prova imperio romano a

12
1 HISTÓRIA 6 o Ano Ensino Fundamental Tema 1 4º Bimestre Civilização greco-romana: Roma. Estamos apresentando para você as Orientações Pedagógicas referentes ao 4° Bimestre do 6° ano do Ensino Fundamental. Nelas estão sendo propostas avidades para serem realizadas em sala de aula com seus alunos. O nosso objevo é facilitar o seu dia a dia. Por isso, estas orientações foram pensadas em um número de aulas para o desenvolvimento do conteúdo e, também, para as avidades e avaliações. Entendemos que estas sugestões formam um canal de diálogo entre a Equipe de História e você, professor, que dará o retorno com sugestões novas e de alterações, acréscimos ou supressões. Parlhamos da ideia de que o ensino é uma constante elaboração. Ele é dinâmico e que toda troca permite uma melhoria de trabalho, o que nada mais é que do que o entendimento do ensino- -aprendizagem como um processo. Neste 4° bimestre do 6º ano, o Currículo Mínimo estabeleceu como proposta a abordagem de um conteúdo, Civilização Greco-Romana: Roma. Este conteúdo é de extrema importância para compreender a Ocidentalidade, uma vez que a parr do estudo da expansão romana é possível compreender o processo de aculturação, resistência cultural, diversidade cultural e mulcultura- lismo, conceitos em voga nos debates da contemporaneidade, bem como, entender a inuência do Lam sobre as principais manifestações linguíscas do mundo Ocidental, com destaque para a Língua Portuguesa. Estudar Roma possibilita também reconstruir a história de conceitos, como Império e República, que em virtude de seu caráter polissêmico, são apropriados por diversos atores em diferentes contextos sociais. - Perceber as visões greco-romanas em relação ao “outro” e esmular o respeito à diversidade cultural; - compreender os conceitos de República e Império em Roma; - idencar os diferentes grupos e os conitos sociais na República e no Império; - discur o conceito de monoteísmo, na tradição hebraica, e sua importância para o crisanismo; - contextualizar o surgimento do crisanismo e sua expansão. - O professor poderá trabalhar com iconograas sobre a escravidão anga e moderna, com o objevo de desconstruir a relação, produzida pelo senso comum, entre escravidão e etnia, ana- lisando-a, em Roma, em sua lógica social e econômica. Também pode destacar a desumanização inerente ao processo, apontando para a necessidade do respeito à diferença. Neste 4º bimestre, o professor poderá salientar o dia comemoravo da consciência negra (20 de novembro), como ponto desencadeador para debater a questão da diversidade étnico-cultural brasileira. - O professor poderá, através de lmes, como Gladiador, sob a direção de Ridley Sco, idencar os diferentes grupos, seus papéis sociais, interesses e conitos. Conexões com Habilidades e Competências Sugestões de avidades

Upload: diego-leao

Post on 25-Oct-2015

185 views

Category:

Documents


16 download

TRANSCRIPT

Page 1: Prova Imperio Romano A

1

HISTÓRIA 6o Ano − Ensino Fundamental

Tema 1

4º Bimestre

Civilização greco-romana: Roma.

Estamos apresentando para você as Orientações Pedagógicas referentes ao 4° Bimestre do 6° ano do Ensino Fundamental. Nelas estão sendo propostas ati vidades para serem realizadas em sala de aula com seus alunos. O nosso objeti vo é facilitar o seu dia a dia. Por isso, estas orientações foram pensadas em um número de aulas para o desenvolvimento do conteúdo e, também, para as ati vidades e avaliações. Entendemos que estas sugestões formam um canal de diálogo entre a Equipe de História e você, professor, que dará o retorno com sugestões novas e de alterações, acréscimos ou supressões.

Parti lhamos da ideia de que o ensino é uma constante elaboração. Ele é dinâmico e que toda troca permite uma melhoria de trabalho, o que nada mais é que do que o entendimento do ensino--aprendizagem como um processo.

Neste 4° bimestre do 6º ano, o Currículo Mínimo estabeleceu como proposta a abordagem de um conteúdo, Civilização Greco-Romana: Roma. Este conteúdo é de extrema importância para compreender a Ocidentalidade, uma vez que a parti r do estudo da expansão romana é possível compreender o processo de aculturação, resistência cultural, diversidade cultural e multi cultura-lismo, conceitos em voga nos debates da contemporaneidade, bem como, entender a infl uência do Lati m sobre as principais manifestações linguísti cas do mundo Ocidental, com destaque para a Língua Portuguesa. Estudar Roma possibilita também reconstruir a história de conceitos, como Império e República, que em virtude de seu caráter polissêmico, são apropriados por diversos atores em diferentes contextos sociais.

- Perceber as visões greco-romanas em relação ao “outro” e esti mular o respeito à diversidade cultural;

- compreender os conceitos de República e Império em Roma;

- identi fi car os diferentes grupos e os confl itos sociais na República e no Império;

- discuti r o conceito de monoteísmo, na tradição hebraica, e sua importância para o cristi anismo;

- contextualizar o surgimento do cristi anismo e sua expansão.

- O professor poderá trabalhar com iconografi as sobre a escravidão anti ga e moderna, com o objeti vo de desconstruir a relação, produzida pelo senso comum, entre escravidão e etnia, ana-lisando-a, em Roma, em sua lógica social e econômica. Também pode destacar a desumanização inerente ao processo, apontando para a necessidade do respeito à diferença. Neste 4º bimestre, o professor poderá salientar o dia comemorati vo da consciência negra (20 de novembro), como ponto desencadeador para debater a questão da diversidade étnico-cultural brasileira.

- O professor poderá, através de fi lmes, como Gladiador, sob a direção de Ridley Scott , identi fi car os diferentes grupos, seus papéis sociais, interesses e confl itos.

Conexões com Habilidades e Competências

Sugestões de ati vidades

Page 2: Prova Imperio Romano A

2

HISTÓRIA6o Ano − Ensino Fundamental

- O professor poderá solicitar aos alunos que formulem um trabalho escrito comparando a Repú-blica na Roma anti ga e no Brasil hoje. Posteriormente, poderá conduzir um debate em sala sobre o tema apontando para os diferentes signifi cados dos conceitos, como era a República romana, quais os grupos e interesses presentes naquele momento e as questões da atualidade brasileira.

- O professor poderá incenti var seus alunos a elaborar histórias em quadrinhos acerca de dife-rentes temas ligados à Roma anti ga, como: o mito fundador de Roma, as guerras expansionistas romanas, a vida dos escravos em Roma, a revolta de escravos, entre outras inúmeras possibilida-des. Caso a unidade escolar, possua um laboratório de informáti ca, o docente poderá uti lizar o site htt p://www.meugibi.com/gibi.php?id=20222, como ferramenta para auxiliar na elaboração da ati vidade. Como sugestão de conclusão da ati vidade, o professor poderá construir com a turma uma caixa onde disponibilizará os quadrinhos para os demais alunos.

- O professor poderá, também, fomentar a criação de dramati zações sobre diversos assuntos re-lacionados ao conteúdo do bimestre, tais como: a morte do imperador Julio César, o encontro entre Julio César e Cleópatra, os confl itos sociais entre patrícios e plebeus, entre outros temas.

- O professor poderá através do auxílio do site htt p://www.brasilescola.com/historiag/roma-an-ti ga-seus-problemas-urbanos.htm, comparar os problemas urbanos na Roma anti ga e na locali-dade da escola.

Audiovisual:

Material do TV Escola.

Parte 1: htt p://www.youtube.com/watch?v=2VF_pXPpgZM. (aproximadamente 11 min.). Acessa-do em 14 de junho de 2012, às 10h00.

Parte 2: htt p://www.youtube.com/watch?v=JRW4R7G7kJc (aproximadamente 11 min.). Acessado em 14 de junho de 2012, às 10h30.

Nestes vídeos elaborados para auxiliar o professor em sala de aula, o docente pode apresentar o conteúdo de modo lúdico através desta visão panorâmica sobre o conteúdo, elencando as ques-tões que serão aprofundadas posteriormente.

Astérix e Obélix contra César. Direção de Claude Zidi (1999, 106 min.). Comédia baseada nas aventuras dos personagens dos quadrinhos, Astérix e Obélix. A história retrata a expansão dos romanos e a tentati va de ocupar a aldeia gaulesa dos personagens que resistem, graças a uma porção mágica, a esta invasão.

Livros paradidáti cos:

FERREIRA, Olavo Leonel. Visita à Roma anti ga. 2º Ed. São Paulo: Moderna, 2003. (Coleção Desa-fi os). O livro apresenta um panorama do coti diano da Roma anti ga com uma linguagem simples para o público juvenil.

WATERS, Gaby. Viagem no tempo para a Roma anti ga. São Paulo: Scipione, 2004. O livro narra a viagem de dois adolescentes em um trem que viaja no tempo até a Roma anti ga.

GUANERI, Anita. Como seria sua vida na Roma Anti ga? São Paulo: Scipione, 1997. O livro traz curiosidades sobre o coti diano, cultura e hábito da população romana na Anti guidade.

Documentos textuais:

PINSKY, Jaime. 100 textos da História Anti ga. São Paulo: Contexto, 2006.

Carta do governador romano, Plínio, o Jovem, para o imperador Trajano de Roma pedindo conse-lhos sobre como lidar com os cristãos. Disponível em htt p://www.allaboutt hejourney.org/portu-guese/plinio-o-jovem.htm Acessado em 14 de junho de 2012, às 19h00.

Material de apoio

Page 3: Prova Imperio Romano A

3

HISTÓRIA 6o Ano − Ensino Fundamental

Neste link, htt p://www.ebooksbrasil.org/eLibris/eneida.html, encontra-se o poema épico, Eneida, de Virgílio, que consiste na base da lenda da criação de Roma. Acessado em 14 de junho de 2012 às 19h30.

Sites:

htt p://asterixbrasil.wordpress.com/category/quadrinhos/. Este site disponibiliza algumas histó-rias em quadrinhos de Astérix e Obélix,. Acessado em 15 de junho de 2012, às 16h00.

.htt p://www.espacoacademico.com.br/060/60venturini.htm. Neste site, encontra-se um arti go que estuda a relação de poder na Roma anti ga Acessado em 16 de junho de 2012, às 17h00.

Sobre o cristi anismo, o site htt p://www.starnews2001.com.br/cristi anismo.html fornece informa-ções sobre o tema. Acessado em 16 de junho de 2012, às 13h00.

Aqui, htt p://www.starnews2001.com.br/historia/ancient_rome.html, poderão ser encontrados dados sobre a sociedade romana, inclusive sobre o papel social das mulheres. Acessado em 13 de junho de 2012, às 12h00.

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História: Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2009. Unidade 05, p. 222-286. 6° ano.

BRAICK, Patrícia Ramos, MOTA, Myriam Becho. História: Das cavernas ao terceiro milênio. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2006. Capítulos 13, 14 e 15, p. 193-239. 6º ano.

PILETTI, Nelson, PILETTI, Claudino e TREMONTE, Thiago. História e Vida Integrada. São Paulo: Áti ca, 2010. Capítulos 14, 15 e 16, p. 139-173. 6º ano.

PROJETO ARARIBÁ. História. São Paulo: Moderna, 2007. Unidades 07 e 08, p. 188-237. 6º ano.

VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix: História. São Paulo: Scipione, 2009. Capítulos 12 e 13, p.200-234. 6º ano.

Ciências 6F2B

Foco: Qualidade ambiental e qualidade de vida: o componente cultural do ambiente.

Habilidade e competência: Indicar possíveis soluções de competências individuais, comunitárias e políti co-administrati vas.

Geografi a 6F4B

Foco: Relação homem e natureza.

Habilidades e competências: Identi fi car efeitos da ação humana nas dinâmicas naturais; identi fi -car e problemati zar questões ambientais; conhecer diferentes formas de apropriação do espaço (desenvolvimento sustentável, etc.).

Como sugestão, os professores das citadas disciplinas poderão debater os problemas urbanos na Roma anti ga e no estado do Rio de Janeiro (ou na cidade em que se localiza a escola), apontando possíveis soluções para os problemas locais encontrados.

Conexão com livro PNLD

Interdisciplinaridade

Page 4: Prova Imperio Romano A

4

HISTÓRIA6o Ano − Ensino Fundamental

Língua Portuguesa 6F4B

Eixo: Poema

Habilidades e competências: Identi fi car o senti do de palavras e/ou expressões a parti r do contexto.

Os professores poderão trabalhar o poema épico, Eneida, de Virgílio, para perceber como esta forma de escrita também pode ser uti lizada como fonte histórica.

A parti r do século III, o Império Romano ocidental entrou em declínio. A queda do Império Roma-no foi causada por uma série de fatores que fragilizaram o governo.

ASSINALE a opção que apresenta uma causa da queda do Império Romano:

a) Inexperiência políti ca.

b) Invasões Bárbaras.

c) Expansão do politeísmo.

c) Baixos impostos.

Gabarito: B

2 - Leia o trecho a seguir.

Gladiadores romanos: combates eram quase sempre até a morte.

htt p://www.suapesquisa.com/imperioromano/gladiadores.htm

Os gladiadores eram escolhidos entre os prisioneiros de guerra e escravos. Com o passar das lutas, caso reunisse muitas vitórias, tornavam-se heróis populares. Nas arenas (a mais famosa era o Coli-seu de Roma), os gladiadores lutavam entre si, uti lizando vários armamentos como, por exemplo, espadas, escudos, redes, tridentes, lanças, etc. Parti cipavam também das lutas montados em ca-valos ou usando bigas (carros romanos puxados por cavalos). Muitas vezes estes gladiadores eram

Sugestão de avaliação

Page 5: Prova Imperio Romano A

5

HISTÓRIA 6o Ano − Ensino Fundamental

colocados na arena para enfrentar feras (leões, onças e outros animais selvagens). O combate entre gladiadores terminava quando um deles morria ou fi cava ferido com impossibilidade de conti nuar a luta. Os gladiadores mais bem sucedidos ganhavam, além da popularidade, muito di-nheiro e, com o tempo, podiam largar a carreira de forma honrosa. Estes privilegiados ganhavam uma pensão do império e um gládio (espada de madeira simbólica).

A luta entre gladiadores fazia parte da políti ca do “pão-e-circo” insti tuída no Império Romano, cujo objeti vo principal era:

a) Amenizar a revolta dos romanos com os problemas sociais.

b) Incenti var o combate à fome e oferecer diversão para todos.

c) Esti mular o espírito guerreiro entre as camadas populares.

d) Apoiar as artes e esti mular as rebeliões sociais no Império.

Gabarito: A

3-

Fonte: CD-ROM Construtor de provas- Ensino Fundamental II. Abril Educação. Editora Áti ca.

a) Dê um tí tulo para essa linha do tempo.

b) Os fatos históricos listados nessa linha do tempo estão ligados a vida políti ca, econômica ou social? Justi fi que sua resposta.

RESPOSTA

a) A trajetória políti ca greco-romana.

b) Os fatos mencionados na linha do templo contemplam aspectos políti cos. Mostram os períodos e a formas políti cas adotadas nas civilizações greco-romanas.

4 - Observe as fi guras e as informações a seguir.

Page 6: Prova Imperio Romano A

6

HISTÓRIA6o Ano − Ensino Fundamental

Teatro do Coliseu em Roma

O Coliseu: um gigante de mármore era constantemente palco de grandes jogos de gladiadores.

O teatro do Coliseu comportava até 90.000 espectadores. Essa é uma cena do fi lme “O Gladiador” de Ridley Scott .

“Os espetáculos de sangue na arena podem ser interpretados como um ritual que refor-çava o poder e a autoridade do Império Romano. Quem eram os gladiadores? Homens sem direitos, marginalizados ou condenados por subversão da ordem pública; o Estado romano celebrava a sua superioridade e a sua característi ca de povo dominador”.

(Texto uti lizado como referência de J. A. Shelton. As Roman Did. Oxford, 1998, p.350)

Os romanos, segundo a opinião do autor do texto anterior, aceitavam, EXCETO:

a) a morte do gladiador por ser este uma ameaça à superioridade do povo romano.

b) a morte do gladiador como uma celebração do poder do Estado Romano.

c) o espetáculo de sangue como forma de demonstração de autoridade do Estado Romano.

d) o ritual de morte como um reforço da condição de povo dominador sobre indivíduos sem direitos.

Gabarito: B

5 - Observe as fi guras a seguir.

I

Page 7: Prova Imperio Romano A

7

HISTÓRIA 6o Ano − Ensino Fundamental

II

III

IV

V

Page 8: Prova Imperio Romano A

8

HISTÓRIA6o Ano − Ensino Fundamental

As imagens anteriores referem-se às civilizações grega ou romana.

Marque a alternati va que apresenta a CORRETA associação entre as fi guras e as civilizações que elas representam.

a) As imagens II, IV e V pertencem à civilização grega.

b) As imagens I e III pertencem à civilização romana.

c) As imagens III e IV pertencem à civilização romana.

d) As imagens II e IV pertencem à civilização grega.

Gabarito: D

6 - A parti r do século III, o Império Romano ocidental entrou em declínio. A queda do Império Romano foi causada por uma série de fatores que fragilizaram o governo.

ASSINALE a opção que apresenta uma causa da queda do Império Romano:

a) Invasões Bárbaras.

b) Baixos impostos.

c) Expansão do politeísmo.

d) Inexperiência políti ca.

Gabarito: A

7 - Analise as informações a seguir.

Page 9: Prova Imperio Romano A

9

HISTÓRIA 6o Ano − Ensino Fundamental

Além de cuidar dos fi lhos e da casa, as mulheres romanas ainda se preocupavam em se manter belas para seus maridos. Era comum que se penteassem, fi zessem maquiagem e que se vesti ssem com belos trajes para recepcionar seus maridos ao fi nal do dia.

htt p://www.planetaeducacao.com.br/novo/arti go.asp?arti go=405

ASSINALE a alternati va que contem informações corretas sobre a condição das mulheres em Roma Anti ga:

a) Podiam parti cipar das importantes decisões políti cas.

b) Eram educadas para exercer o papel de senhora do lar.

c) Conquistaram liberdade e direitos no período republicano.

d) Podiam frequentar os tribunais e exercer funções públicas.

Gabarito: B

8 - Leia o texto a seguir.

Durante o período republicano e imperial, os romanos seguiram uma religião politeísta (crença em vários deuses), muito semelhante à religião prati cada na Grécia Anti ga. Esta religião foi absor-vida pelos romanos, graças aos contatos culturais e conquistas na Península Balcânica.

Sobre os aspectos religiosos da Roma Anti ga é CORRETO afi rmar que os romanos

a) não acreditavam em mau-olhado e em adivinhações.

b) condenavam a astrologia por a considerarem pecaminosa.

c) possuíam santuários domésti cos para cultuar deuses protetores do lar e da família.

d) podiam escolher a sua religião, os rituais religiosos não eram controlados.

Gabarito: C

9 - Com seu signifi cati vo crescimento, no século IV, o cristi anismo passou a ser considerada reli-gião ofi cial do Império Romano. A práti ca do politeísmo foi, aos poucos, sendo abandonada.

EXPLIQUE como o cristi anismo transformou-se em religião ofi cial do Império romano.

Gabarito:

Inicialmente perseguido pelo seu caráter monoteísta, o cristi anismo tornou-se religião ofi cial do Império romano a parti r do Edito de Tessalônica, em razão da forte identi dade e da adesão das camadas oprimidas aos seus fundamentos.

10 - DIREITO ROMANO

É um conjunto de normas, regras jurídicas, vigentes em Roma, desde sua fundação (754/753 a.C. – século VIII a.C.) até a codifi cação de Justi niano (século VI d.C.). Durante quase 13 séculos, muitas

Page 10: Prova Imperio Romano A

10

HISTÓRIA6o Ano − Ensino Fundamental

foram as mudanças políti cas, sociais e econômicas. Com estas mudanças, resulta a evolução e as crises de direitos.

EXPLIQUE a importância do Direito Romano para as civilizações do mundo contemporâneo.

Gabarito:

A ciência jurídica foi uma das mais importantes contribuições da civilização romana para o mundo contemporâneo, entre elas, o Direito Romano, base original dos códigos civis modernos.

Audiovisual

- Documentário da History Chanell, sobre a Roma anti ga com aproximadamente, 90 min. Disponí-vel em htt p://www.youtube.com/watch?v=DoJeuS5ahXc&feature=related , acessado em 15 de junho de 2012, às 12h00.

Neste documentário, o professor terá a possibilidade de obsevar aspectos da sociedade romana clássica, inclusive, poderá selecionar cenas que auxiliarão na apresentação do conteúdo suge-rido.

- Documentário da Discovery sobre o Coliseu, com aproximadamente 43 min. Disponível em: htt p://www.youtube.com/watch?v=CXctZPYfT5I, Acessado em 15 de junho de 2012, às 11h30.

Aqui, o professor poderá observar informações e curiosidades sobre um dos grandes símbolos de Roma, o Coliseu.

- Documentário sobre a revolta de Spartacus, com aproximadamente, 50 min. Disponível em htt p://www.youtube.com/watch?v=ZJ43ZqxxVUE , acessado em 15 de junho de 2012, às 13h00.

- SPARTACUS. Direção de Stanley Kubrick, EUA, 1960, 183 min. O fi lme retrata a revolta de escravo liderado por Espártaco.

Nestes dois recursos midiáti cos, o docente terá a possibilidade de conhecer mais profundamente, a mais famosa revolta de escravos na Roma anti ga, a revolta de Spartacus. Podendo também selecionar cenas para ilustrar o conteúdo, como exemplo: a parte que apresenta o coti diano do escravo em Roma, o confronto com o exército romano e o julgamento e punição dos envolvidos.

- GLADIADOR. Direção de Ridley Scott . EUA, 2000. 155 min. O fi lme narra a história do ex- general romano, Maximus, transformado em escravo-gladiador que se submete a políti ca do “pão e circo” para vingar a morte de sua família e do Imperador.

Através deste fi lme, o professor poderá contextualizar a políti ca do “pão e circo” dos espetáculos públicos, como as lutas de gladiadores, como meio de diminuir a tensão social.

Livros de referências

GUARINELLO, Norberto Luiz. Imperialismo greco-romano. São Paulo: Áti ca, 1987. Neste livro, o autor discute o conceito de Imperialismo que como todo o conceito carrega em si um caráter polissêmico; observando as fases e característi cas do expansionismo romano, bem como, as re-lações econômicas e políti cas deste processo, e sua importância para a formação do conceito de cidadania em Roma.

CORASSIN, Maria Luiza. A reforma agrária na Roma Anti ga. São Paulo: Brasilien-se, 1988. Neste livro, a autora analisa a questão da terra na Roma anti ga, salien-tando sua importância na formação socioeconômica, políti ca e cultural desta civili-zação, bem como, apresenta as reformas dos irmãos Graco e suas consequências.

Material de apoio ao professor

Page 11: Prova Imperio Romano A

11

HISTÓRIA 6o Ano − Ensino Fundamental

CARDOSO, Ciro Flamarion S. A cidade-estado Anti ga. São Paulo: Áti ca, 1987. No capítulo 1, Car-doso analisa o conceito de cidade-estado na Anti guidade. No capítulo 4, analisa mais detalhada-mente, Roma e suas especifi cidades e na Conclusão, faz uma breve discussão historiográfi ca sobre o tema.

Arti gos cientí fi cos:

www.historia.uff .br/revistaplethos/arquivos/vol2num1/11joao.pdf. No arti go, o autor, João Car-los Furlani, analisa a recepção de ideais ascéti cos pelas mulheres no século IV, com destaque à fi gura de Olímpia, uma diaconisa da igreja de Constanti nopla, com o propósito de compreender o alcance da sua liderança na capital na condição de patrocinadora de obras de caridade.

No arti go, “Uma introdução ao Baixo Império Romano: Pesquisa e Debate Cientí fi co no Brasil”, disponível em htt p://www.historia.uff .br/revistaplethos/arquivos/vol2num1/9brunno.pdf, o au-tor, Brunno Oliveira Araujo, apresenta a produção cientí fi ca sobre o tema nos últi mos 15 anos no Brasil.

Neste link, htt p://www.heladeweb.net/N1%202000/ana_teresa_marques_goncalves.htm, a au-tora, Ana Teresa Gonçalves estuda a plebe urbana de Roma e Grupos Provinciais no Período Seve-riano através do discurso de Herodiano.

Aqui, htt p://anatomiadomacaco.wordpress.com/2011/08/12/senhores-de-escravos-senhores-da--razao/, o autor, José Ernesto Moura Knust, apresenta sua dissertação de mestrado em que pesquisa a racionalidade das prescrições sobre os trabalhadores escravos no De Agri Cultura de Catão e no De Re Rusti ca de Varrão. A hipótese inicial de trabalho é que Catão e Varrão ilustram um processo de racionalização das ati vidades produti vas e do controle social da mão-de-obra nos campos italianos dentro de um quadro ideológico ti picamente escravista e patriarcal, fazendo frente às transforma-ções e contradições fundamentais do sistema econômico-social que se desenvolvia na Itália tardo--republicana.

- Neste site, htt p://www.historiadigital.org/historia-geral/idade-anti ga/civilizacao-romana/, os alunos terão acesso a resumos sobre o conteúdo, curiosidades sobre a civilização romana e alguns de seus imperadores e jogos sobre o período histórico.

- Nesta página, htt p://www.360tr.com/34_istanbul/ayasofya/english/#, o aluno terá a possibili-dade de visitar virtualmente a Basílica de Santa Sofi a, com uma perspecti va de 360º. Apesar de estar em língua estrangeira, no caso em inglês, a sua navegação é simples, basta movimentar as setas para a direção que deseja visualizar.

- Aqui, htt p://www.infoescola.com/artes/arte-romana/, o aluno poderá obter maiores informa-ções sobre a arte na Roma Anti ga.

- Neste link, o aluno terá acesso ao mito fundador de Roma: .htt p://www.brasilescola.com/historiag/a-origem-miti ca-roma.htm.

Sobre a tragédia em Pompéia, os alunos encontram informações no site: htt p://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/furia-vulcano-pompeia-433930.shtml.

Seção saber mais para nossos alunos

Page 12: Prova Imperio Romano A