prova abin 2008

Upload: rafaelvieirajr

Post on 29-May-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/9/2019 Prova Abin 2008

    1/14

  • 8/9/2019 Prova Abin 2008

    2/14

    UnB/CESPE ABIN

    Cargo 1: Oficial de Inteligncia 1

    De acordo com o comando a que cada um dos itens de1 a 150 se refira, marque, nafolha de respostas , para cada item: o campodesignado com o cdigoC , caso julgue o itemCERTO ; ou o campo designado com o cdigoE , caso julgue o itemERRADO .A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Pas devidas marcaes, use afolha de respostas , nico documento vlido para a correo das suas provas.

    Sempre que utilizadas, as siglas subseqentes devem ser interpretadas com a significao associada a cada uma delas, da seguiforma: ABIN = Agncia Brasileira de Inteligncia; CF = Constituio Federal; DF = Distrito Federal; ONG = organizano-governamental; SBI = Sistema Brasileiro de Inteligncia; STF = Supremo Tribunal Federal.

    CONHECIMENTOS GERAIS

    Assistimos dissoluo dos discursos1homogeneizantes e totalizantes da cincia e da cultura. Noexiste narrao ou gnero do discurso capaz de dar umtraado nico, um horizonte de sentido unitrio da4experincia da vida, da cultura, da cincia ou dasubjetividade. H histrias, no plural; o mundo tornou-seintensamente complexo e as respostas no so diretas nem7 estveis. Mesmo que no possamos olhar de um curso nicopara a histria, os projetos humanos tm um assentamentoinicial que j permite abrir o presente para a construo de10 futuros possveis. Tornar-se um ser humano consiste emparticipar de processos sociais compartilhados, nos quaisemergem significados, sentidos, coordenaes e conflitos.13 A complexidade dos problemas desarticula-se e,precisamente por essa razo, torna-se necessria umareordenao intelectual que nos habilite a pensar a16 complexidade.

    Dora Fried Schnitman. Introduo: cincia, cultura e subjetividade. In : Dora FriedSchnitman (Org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade , p. 17 (com adaptaes).

    Julgue os seguintes itens, a respeito da organizao das idias notexto acima.1 Subentende-se da argumentao do texto que a

    sistematizao dos gneros do discurso ainda insuficientepara explicar satisfatoriamente o complexo sentido dacultura e da cincia na formao dos sujeitos.

    2 O emprego do sinal indicativo de crase em dissoluo(R.1) deve-se dupla possibilidade de relaes sinttico-semnticas para o verboassistir .

    3 A relao que a orao iniciada por e as respostas (R.7)mantm com a anterior mostra que a funo da conjunoe corresponde funo depor isso .

    4 Preservam-se as relaes entre os argumentos do texto casose empregue, em lugar de que no possamos (R.8), umaorao correspondente com o gerndio: no podendo.

    5 Preservam-se as relaes argumentativas, a noo depluralidade e a correo gramatical da orao ao se empregara expressocada projeto humano em lugar de os projetoshumanos (R.9).

    6 Na linha 11, a flexo de singular na forma verbal consistedeve-se obrigatoriedade da concordncia do verbo com osujeito da orao: ser humano.

    7 O uso da preposioem , no termo nos quais (R.12), indicaque a expresso nominal processos sociais compartilhados(R.12) est empregada como a circunstncia de lugar daemergncia dos significados (R.13), no como o agente desua origem.

    8 No segundo pargrafo, as duas ocorrncias do pronomese,em desarticula-se e torna-se, marcam a impessoalidade

    da linguagem empregada no texto por meio daindeterminao do sujeito.

    Uma vez pesquisado, determinado assunto agrega1novos elementos ao pensamento de seu observador e,portanto, modifica-o. Mudado seu modo de pensar, opesquisador j no concebe aquele tema da mesma forma e,4assim, j no capaz de estabelecer uma relao exatamenteigual do experimento original. No se podendo repetir arelao sujeito-objeto, foroso afirmar que seria impossvel7 a reproduo exata de qualquer situao de pesquisa, o queressalta a importncia da descrio do fenmeno e o cartervivo dos postulados tericos. Em uma viso fenomenolgica,10 os chamados estados da mente perante a verdade podem serdescritos como o tipo de experincia vivida pelo analista deinteligncia no contato com o fenmeno acompanhado.13Assim sendo, os fatos analisados no podem ser dissociadosdaquele que produz o conhecimento. Quando a mente seposiciona perante a verdade, o que de fato ocorre um16 processo ativo de auto-regulao entre uma pessoa, seusconhecimentos preexistentes (a priori ) e um novo fato que seapresenta.19

    Guilherme Augusto Rosito. Abordagem fenomenolgica emetodologia de produo de conhecimentos . In : Revista Brasileira deInteligncia . Braslia: ABIN, v. 2, n. 3, set./2008 (com adaptaes).

    Com referncia ao texto acima, julgue os itens subseqentes.

    9 O desenvolvimento da argumentao do texto mostra queo pronome em modifica-o (R.3) toma como referente aexpresso determinado assunto (R.1).

    10 Em do experimento (R.6), o sinal indicativo de crase estempregado de forma semelhante ao emprego desse sinal emexpresses como moda , s vezes , em que o uso do sinal fixo.

    11 No desenvolvimento da argumentao, a orao No sepodendo repetir a relao sujeito-objeto (R.6-7) expressa acausa que desencadeia as idias do trecho foroso afirmar

    (...) pesquisa (R.7-8).12 Logo aps pesquisa (R.8), estaria gramaticalmente correto

    e coerente com o desenvolvimento das idias do texto oemprego do travesso simples no lugar da vrgula.

    13 Preservam-se as relaes argumentativas e a correogramatical do texto ao se substituir o trecho os chamadosestados da mente perante a verdade podem ser descritos(R.11-12) porpodem serem descritos os chamados estadosda mente em face verdade .

    14 Subentende-se, pelas relaes de sentido que se estabelecemno texto, que daquele (R.15) retoma, por coeso,

    fenmeno (R.13), precedido pela preposiode , exigidapor dissociados (R.14).

  • 8/9/2019 Prova Abin 2008

    3/14

    UnB/CESPE ABIN

    Cargo 1: Oficial de Inteligncia 2

    A hiptese dos campos mrficos, criada pelo ingls1Rupert Sheldrake, representa uma salutar sacudida na biologia,com conseqncias em vrios outros ramos da cincia.

    Nos seres humanos, a ressonncia mrfica pode ser uma4ferramenta utilssima para explicar o aprendizado, em especial ode idiomas. Pela teoria, em geral mais fcil aprender o queoutros j aprenderam antes, graas memria coletiva acessvel7 a todos os indivduos da mesma espcie. Assim, os camposmrficos podem representar um novo ponto de partida paracompreendermos nossa herana cultural e a influncia de nossos10 ancestrais. O prprio bilogo reconhece, porm, que suaconcepo tem um espao em branco a ser preenchido. Se, por umlado, ela ajuda a explicar o modo como os padres de organizao13so repetidos, por outro, no explicita como eles se colocam emprimeiro lugar. Mas essa lacuna estratgica, revela Sheldrake:Isso deixa aberta a questo da criatividade evolucionria.16

    Planeta , ago./ 2005 (com adaptaes).

    No que se refere organizao das idias no texto acima, julgue osprximos itens.

    15 Infere-se da argumentao do texto que Sheldrake, em sua teoria,revoluciona os conceitos da biologia, utilizando-se da prpriahiptese de ressonncia dos conhecimentos de outros ramos dacincia na prpria biologia.

    16 Na articulao dos argumentos do texto, o termo os indivduos(R.8) retoma, por coeso, o mesmo conjunto de seres antesdesignados como seres humanos (R.4).

    17 A flexo de primeira pessoa do plural em compreendermos(R.10) indica que o sujeito da orao em que esse verbo ocorre diferente do sujeito da orao anterior.

    18 A conjuno Se (R.12) inicia uma orao que apresenta umacondio para a realizao do que se afirma na orao principal.

    Um homem do sculo XVI ou XVII ficaria espantado1com as exigncias de identidade civil a que ns nos submetemoscom naturalidade. Assim que nossas crianas comeam a falar,ensinamos-lhes seu nome, o nome de seus pais e sua idade.4Quando arranjarem seu primeiro emprego, junto com sua carteirade trabalho, recebero um nmero de inscrio que passar aacompanhar seu nome. Um dia chegar em que todos os cidados7 tero seu nmero de registro: esta a meta dos servios deidentidade. Nossa personalidade civil j se exprime com maior

    preciso mediante nossas coordenadas de nascimento do que10 mediante nosso sobrenome. Este, com o tempo, poderia muitobem no desaparecer, mas ficar reservado vida particular,enquanto um nmero de identidade, em que a data de nascimento13seria um dos elementos, o substituiria para uso civil. O nomepertence ao mundo da fantasia, enquanto o sobrenome pertence aomundo da tradio. A idade, quantidade legalmente mensurvel16 com uma preciso quase de horas, produto de um outro mundo,o da exatido e do nmero. Hoje, nossos hbitos de identidadecivil esto ligados, ao mesmo tempo, a esses trs mundos.19

    Philippe Aris. Histria social da criana e da famlia .Dora Flaksman (Trad.), p. 1-2 (com adaptaes).

    Com base no texto acima, julgue os itens de19 a 25 .

    19 A argumentao do texto se organiza em torno da idiade que o cidado do tempo atual recebe diferentesidentificaes nos mundos da fantasia, da tradio e dapersonalidade civil.

    20 A idia de suposio expressa na forma verbal ficaria(R.1) permite o emprego desubmetermos , forma verbalno modo subjuntivo, em lugar de submetemos (R.2),

    sem que se prejudiquem a coerncia e a correogramatical do texto.

    21 O emprego da preposio antes do pronome, ema que (R.2), atende regra gramatical que exige apreposioa regendo um dos complementos do verbosubmeter .

    22 A substituio de ensinamos-lhes (R.4) porensinamosa elas preservaria tanto a correo gramatical do textoquanto as relaes semnticas expressas no trecho emquesto.

    23 A organizao do perodo iniciado linha 7 admite asubstituio do sinal de dois-pontos, empregado logoaps registro (R.8), pela conjunoportanto , entrevrgulas, sem que se prejudique a coerncia textual.

    24 A funo textual de esta (R.8) e Este (R.11) retomar, como referente, a idia enunciada na oraoque precede cada um desses pronomes.

    25 Preservam-se a correo gramatical e a coerncia doargumento se, do perodo iniciado por Este, com otempo (R.11) forem retirados os termos no e mas,ambos na linha 12.

    A Bolvia radicalizou a tese da volubilidade doEstado nacional at o incio do sculo XXI, afastando-se elamesma da mdia de recomposio institucional dos demaispases da Amrica do Sul. Os fatos bolivianos que assustamo brasileiro mdio nesses dias e as preocupaes naturaisante a iminncia do corte de suprimento de gs ou dos riscosde uma guerra civil na fronteira porosa, seca e imensa que oBrasil compartilha com aquele pas expem as dificuldadesque permanecem para a formao de instituies do Estadomoderno de direito do outro lado da fronteira.

    Jos Flvio Sombra Saraiva. Duas naes e um Estado imperfeito . In : Correio Braziliense , 13/9/2008, p. 23 (com adaptaes).

    Tomando o texto acima como referncia inicial, julgue ositens de26 a 30 , relativos instabilidade poltica na Bolvia,suas razes histricas e seus desdobramentos recentes, bemcomo suas conseqncias para o processo de integrao emcurso na Amrica do Sul.

    26 A Bolvia, apesar de isolada no contexto sul-americano,vem buscando desenvolver um sistema de alianasextracontinentais seguras com parceiros internacionais

    confiveis e apreciados por todas as lideranas polticasda UNASUL.

  • 8/9/2019 Prova Abin 2008

    4/14

    UnB/CESPE ABIN

    Cargo 1: Oficial de Inteligncia 3

    27 A ausncia de uma sada para o mar a Bolvia localiza-se entre

    os Andes e o mundo platino-brasileiro , elites esgaradas e uma

    economia em franca retrao so fatores que justificam o conjunto

    de dificuldades que a Bolvia vem enfrentando desde 2003.

    28 A doutrina da no-interveno, tradicional na formulao jurdica

    de Estados novos e revivida na Amrica do Sul, focada namanuteno das soberanias polticas dos Estados nacionais, se

    traduz, na crise boliviana, no alheamento dos Estados

    responsveis pelo avano de proposies voltadas para o dilogo

    e no esforo de estabilidade do pas mais central da Amrica

    do Sul.

    29 A dicotomia entre as elites economicamente poderosas do oriente

    boliviano e o governo central dos Andes pauperizado, quase

    artificial e inventada pelas prprias elites, no reflete plenamentea realidade boliviana, com baixos nveis de cidadania em todo o

    territrio e com migraes internas e intensas nos nveis de baixa

    escolaridade e elevada pobreza.

    30 A crescente importncia do Brasil e da Venezuela no cenrio sul-

    americano, inclusive no que se refere mediao entre partes em

    crises regionais, emana da modernizao econmica, da

    tranqilidade poltica e da projeo internacional de que gozam

    os dois pases, em igual proporo e legitimidade internacional.

    A permeabilidade das fronteiras, as modificaes operadas pela

    globalizao e a porosidade das relaes entre economia internacional

    e Estado nacional geraram novos desafios para a defesa e a segurana

    do Estado. A respeito desse tema, julgue os itens de31 a 35 .

    31 Fatores que so apresentados como impulsionadores do declnio

    do Estado e da soberania, como o terrorismo internacional, o

    crime organizado, o narcotrfico e a ameaa de espionagem, so

    igualmente responsveis pela ampliao e expanso de estruturas

    de inteligncia sob comando estatal em quase todo o mundo.

    32 Nos Estados democrticos, cresce a demanda pela formao e

    implementao de polticas governamentais voltadas para os

    controles e supervises dos servios de inteligncia.

    33 Para garantir a segurana do Estado, no importa o regime

    poltico, devendo a eficincia e a eficcia dos servios de

    inteligncia sobre matrias relevantes, como o terrorismointernacional, prevalecer sobre o princpio da transparncia.

    34 A globalizao econmica trouxe consigo apossibilidade de aumento da interao entre osprocessos produtivos e o consumo, mas tambm apresena estratgica de grandes empresas globaisvinculadas, direta ou indiretamente, ao aparelhopoltico e estratgico de Estados nacionais que utilizama internacionalizao para a realizao de seus

    interesses nacionais e para reforar suas capacidadesdecisrias.

    35 Os servios histricos prestados na segunda metade dosculo XX e no incio deste sculo, bem como asegurana institucional de estruturas organizacionaiscomo CIA, KGB e Mossad, so amplamentereconhecidos, dada a confiana que os cidados de seusrespectivos pases e do mundo depositam em taiscorporaes.

    As migraes internacionais ocupam parte importante dasdiplomacias e dos servios de defesa do Estado e doscidados comuns que atravessam fronteiras diariamente, emtodo o mundo. A respeito desse tema, julgue os itensseguintes.

    36 A criminalizao crescente das migraes econmicase sociais denota que o direito de ir e vir da pessoafaz-se subalterno ao privilgio universal da livrecirculao dos capitais.

    37 Legislaes draconianas, como as que vm sendo

    adotadas pela Unio Europia, expem, por um lado, anoo de que a funo histrica da grande imigrao deafricanos e asiticos para o trabalho nas indstriaseuropias do ps-guerra perdeu funo histrica e, poroutro, que a reciprocidade internacional em relao Amrica Latina, formada em parte por imensas levasde desterrados europeus, perdeu valor de direitointernacional ante o realismo poltico dos interessesnacionais e comunitrios europeus.

    38 As migraes internacionais, amenizadas no continente

    africano diante do fim do ciclo belicoso interno dasltimas dcadas do sculo XX, deixou de ser um temarelevante das relaes interestatais afro-europias.

    39 O Brasil, pas marcado, no fim do sculo XIX e inciodo sculo XX, pelas imigraes europias e asiticas,fator importante para a formao do Brasilcontemporneo, mudou seu padro migratrio ao ter-setornado tambm pas de emigrantes.

    40 A migrao forada ou enganosa, muitas vezes emforma de trfico de pessoas, ainda que seja um tema de

    impacto internacional, possui modesta implicao nasegurana dos Estados nacionais neste incio de sculo.

  • 8/9/2019 Prova Abin 2008

    5/14

    UnB/CESPE ABIN

    Cargo 1: Oficial de Inteligncia 4

    CONHECIMENTOS ESPECFICOS

    Do ponto de vista poltico, o mundo apresenta o1aspecto de um grande caos: por um lado, a multiplicao deunies econmicas regionais, por outro, o renascimento denacionalismos, ascenso de fundamentalismo, Estados4divididos. A maioria dos conflitos so internos, intra-estatais.Alm disso, redes internacionais de carter mafioso e o crimeorganizado constituem novas ameaas porque controlam toda7 a espcie de circuitos clandestinos (prostituio,contrabando, trfico de drogas, venda de armas,disseminao nuclear).10

    J. W. Vesentini. Novas geopolticas as representaesdo sculo XXI . Contexto, p. 75 (com adaptaes).

    A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.41 A atuao de organismos internacionais como o Fundo

    Monetrio Internacional e a Organizao Mundial doComrcio tem eliminado as concentraes e osdesequilbrios nas atividades econmicas, provocados peloavano da globalizao.

    42

    observada a formao de unies econmicas regionaispela reunio de pases geograficamente limtrofes ou no,onde perduram polticas de resistncia globalizao daeconomia, impedindo o comrcio com outros blocoseconmicos e pases para concentrar o aumento de riquezados pases pertencentes ao prprio bloco.

    43 Entre as causas atuais para a existncia de conflito entrenaes, ou em um mesmo pas, esto os problemasambientais, que se tornaram tema de discusses e de acordosem fruns internacionais, motivando aes conjuntas.Um exemplo de ao mitigadora levada a efeitocooperativamente entre pases foi a conteno do petrleoderramado no mar por ocasio da Guerra do Golfo.

    44 A ascenso do fundamentalismo teve origem nos conflitosinter-tnicos, particularmente freqentes em pases queabrigam diferentes povos, com diferentes religies.

    Apesar da ampliao dos mercados, a globalizao daeconomia e o crescimento dos fluxos de mercadorias reafirmama desuniformidade do espao terrestre e do visibilidade suaheterogeneidade e sua diversificao pela ao das sociedadesque o modelam.

    In E. Castro. Geografia poltica, territrio, escalasde ao e instituies. Bertrand Brasil, 2006, p. 234.

    Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando osassuntos por ele suscitados, julgue os seguintes itens.45 Em funo da busca da competitividade e da

    heterogeneidade do espao, as empresas se dirigem paralocais onde haja mo-de-obra qualificada e barata e infra-estrutura adequada.

    46 A globalizao, como fenmeno em curso no mundo, caracterizada pela integrao de mercados, levando ocrescimento econmico a todas as regies, articuladassegundo um processo equitativo de distribuio de riqueza.

    47 Para a insero de pases como o Brasil, o Mxico e aArgentina na nova realidade econmica mundial, asorganizaes financeiras internacionais exigiram a reformado Estado, para a ampliao da autonomia deste e para agarantia do crescimento econmico por meio dacentralizao da tomada de deciso.

    O sculo XX assistiu a um rpido crescimento dapopulao mundial, que partiu de 1,6 bilhes e alcanou6,1 bilhes. No se prev uma estabilizao para o atual sculo,porm, para 2050, a expectativa de 9 bilhes de habitantes noplaneta. Abaixo, o grfico mostra os dez pases que deveroapresentar o maior incremento populacional no mundo.

    250

    n d i a

    C h i n a

    P a q u

    i s t o

    N i g

    r i a

    E s t a d

    o s U n i d

    o s

    d a A m

    r i c a

    B a n g

    l a d e s

    h

    I n d o n

    s i a

    B r a s

    i l

    E t i p

    i a

    D e m .

    R e p .

    C o n g

    o

    200

    150

    100

    50

    0

    World Bank. Atlas of global development .Washington, D. C., 2007, p. 25.

    Julgue os itens que se seguem, acerca das informaes do textoe do grfico acima apresentados, bem como dos assuntos a elesrelacionados.48 No grfico, observa-se que o aumento na populao mundial

    em sua maior proporo decorrer do aumento populacionalem alguns pases cujos indicadores socioeconmicosapontam para a necessidade de melhoria quanto ao nvel dedesenvolvimento social.

    49 Ao lado da perspectiva de crescimento populacionalmundial, o movimento de pessoas cruzando fronteiras comoimigrantes um aspecto relacionado ao processo deintegrao global, fonte potencial de conflitos sociais.

    50 Em funo do aumento da populao mundial, a ruralizao movimento migratrio da cidade em direo ao campo um fenmeno significativo nos pases mencionados natabela, diante da incapacidade da economia urbana de proveremprego, moradia, educao e sade.

    51 O Brasil, cujo aumento populacional registrado no grfico,evidencia uma mudana no perfil de crescimento a partir daqueda observada na taxa de crescimento populacional dopas, do aumento da expectativa de vida e da diminuio daparticipao relativa de jovens no total da populao.

    52 Embora o crescimento populacional contribua para oaumento dos problemas ambientais, como a destruio dacobertura florestal e a poluio em suas vrias formas, anecessria intensificao na explorao dos recursos naturaister a sua sustentabilidade ambiental e econmicaassegurada por meio do desenvolvimento da tecnologia, jque esta implica o adequado aumento da produtividade.

  • 8/9/2019 Prova Abin 2008

    6/14

    UnB/CESPE ABIN

    Cargo 1: Oficial de Inteligncia 5

    Ainda em meados do sculo XX, o Brasil era composto demanchas de adensamento econmico isoladas entre si e orientadas parao mercado exterior, o que revelava sua feio espacial herdada de umprocesso de ocupao que deixou marcas diferenciadas no extensoterritrio nacional, conforme se desdobravam, com grandedescontinuidade temporal e geogrfica, os diversos ciclos econmicosvoltados para a exportao.

    IBGE. Brasil em nmeros , v. 14, 2006, p. 45 (com adaptaes).

    Acerca da organizao do espao brasileiro e das atividadeseconmicas desenvolvidas no territrio nacional, julgue os itenssubseqentes.53 Sobre a feio espacial herdada de um processo de ocupao,

    a industrializao promoveu a desconexo entre as regiesbrasileiras, acentuando a supremacia econmica do Sudeste.

    54 A grande descontinuidade temporal e geogrfica mencionada notexto explica-se pelo processo de ocupao territorial em que foiprivilegiada a atividade agrcola, espalhada nas diversas regiesdo pas.

    55 O padro de rede urbana encontrado no pas, hierarquizadosegundo o tamanho das cidades, espelha a integrao e aarticulao de todo o territrio nacional.

    Perduram imagens obsoletas sobre a regio amaznica,verdadeiros mitos. No apenas os mitos tradicionais da terra exticae dos espaos vazios, mas tambm mitos recentes que obscurecem arealidade regional e dificultam a elaborao de polticas pblicasadequadas ao seu desenvolvimento. Nas ltimas dcadas do sculoXX, mudanas bem mais drsticas ocorreram na regio, tanto no quese refere a aspectos polticos e econmicos quanto no que diz respeitoa polticas pblicas. As populaes regionais se organizam e se tornamatores polticos significativos, a cooperao internacional financeirae tecnocientfica assume influncia crescente, e o terceiro setor emergecomo mediador de interesses diversos, reduzindo o papel do Estado.

    B. K.. Becker. Amaznia: nova geografia, nova poltica regional e nova escala de ao . In : M. Coy eKohlhepp (Coords.). Amaznia sustentvel . Garamond, 2005, p. 23-4 (com adaptaes).

    Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os prximos itens,acerca das transformaes poltico-econmicas que tm ocorrido naregio amaznica.56 A forma de ocupao da amaznia mudou, e a valorizao de seus

    produtos extrativos no mercado internacional, que persiste naatualidade, determina a ocorrncia de novos ciclos econmicos.

    57 A implementao de novas polticas regionais trouxe comoconseqncia para a Amaznia a desarticulao dessa regio dadinmica socioeconmica no Brasil, prevalecendo, ento, osinteresses locais, isto , da prpria regio.

    58 O aproveitamento da vastido das terras da regio amaznica pormeio da alocao de pequenos produtores rurais, na segundametade do sculo XX, desencadeou intenso fluxo migratrio paraa regio.

    59 Na regio amaznica, a desconcentrao da propriedade da terra,decorrente da ocupao desta por pequenos agricultores,direcionados por programas de assentamento implementados tantopelo Estado, no caso do Programa Integrado de Colonizao,quanto pela iniciativa particular, tornou a estrutura fundiria daAmaznia diferente da de outras regies do pas, em que existemos conflitos agrrios.

    60 Na Amaznia, o avano da fronteira agrcola ocorre por meio darecuperao das reas degradadas utilizadas para o cultivo deprodutos, cuja exportao representa uma forma de insero doBrasil no mercado internacional.

    Com relao ao processo de modernizao agrcolabrasileira e suas implicaes, julgue os itens subseqentes.

    61 Embora sejam evidentes os esforos de modernizaodas atividades no campo, o aumento do volume daproduo brasileira decorre do aumento da rea de terracultivada.

    62 Resultante da maior insero do pas no contexto

    internacional, a modernizao agrcola, com aconseqente queda da necessidade de trabalho humanono campo, contribuiu para o processo de urbanizaono Brasil.

    63 O desenvolvimento agrcola ocorrido no Brasil coloca-o como provedor de bens primrios para o mercadomundial, j que o pas apresenta incipiente nvel deindustrializao.

    64 No Brasil, as mudanas nos padres produtivos geramefeitos sociais, tais como o desemprego, o subempregoe a migrao inter e intra-regional.

    65

    Os conflitos pela posse de terra no Brasil ocorrem tantonas reas tradicionais de produo agropecuria comonas novas reas de expanso agrcola, a exemplo daregio Centro-Oeste.

    Julgue os seguintes itens, relativos legislao de interesseda atividade de inteligncia.

    66 O SBI, em suas aes, deve cumprir e preservar osdireitos e garantias individuais e demais dispositivos daCF e das leis ordinrias, mas no os derivados detratados, convenes, acordos e ajustes internacionais,tendo em vista que o SBI tem como fundamento a

    preservao da soberania nacional.67 As unidades da Federao podem compor o SBI,

    mediante ajustes especficos e convnios, ouvido ocompetente rgo de controle externo da atividade deinteligncia.

    68 ABIN compete planejar e executar aes, inclusivesigilosas, relativas obteno e anlise de dados para aproduo de conhecimentos destinados a assessorar opresidente da Repblica e, em face da natureza sigilosadas aes, a ABIN pode decretar a interceptao dascomunicaes telefnicas de suspeitos.

    69 Consideram-se conhecimentos sensveis, cujoplanejamento e execuo compete ABIN, aquelesrelacionados a dados ilcitos e sigilosos, para fins deassessoramento ao presidente da Repblica.

    70 O DISBI ter por atribuio coordenar a articulao dofluxo de dados e informaes oportunas e de interesseda atividade de inteligncia do Estado, com a finalidadede subsidiar o presidente da Repblica em seu processodecisrio.

    71 Entende-se por contra-inteligncia a atividade doDISBI destinada a inutilizar informaes sigilosas queforam obtidas com a finalidade de subsidiar o

    presidente da Repblica em seu processo decisrio eque no so mais necessrias.

  • 8/9/2019 Prova Abin 2008

    7/14

    UnB/CESPE ABIN

    Cargo 1: Oficial de Inteligncia 6

    Com base na legislao que dispe acerca da faixa de fronteira, julgue os itens a seguir.72 A pessoa fsica estrangeira legalmente impedida de adquirir

    imvel rural na faixa de fronteira.73 Considere que uma ONG, de origem estrangeira e que tem por

    finalidade a prestao de assistncia aos ndios, pretendeadquirir imvel rural na faixa de fronteira, a fim de viabilizarseus fins no lucrativos. Nessa situao, para que seu pedido

    seja deferido, necessrio, entre outros requisitos, que a ONGestrangeira seja autorizada a funcionar no Brasil e que instruaseu pedido com todos os documentos previstos na legislaosobre a faixa de fronteira, alm dos exigidos pela legislaoagrria especfica.

    74 Salvo com o assentimento prvio do Conselho de Segurana Nacional, ser vedada, na faixa de fronteira, a prtica dos atosreferentes alienao e concesso de terras pblicas, aberturade vias de transporte e instalao de meios de comunicaodestinados explorao de servios de radiodifuso de sons ouradiodifuso de sons e imagens.

    Julgue os itens que se seguem, relativos aos crimes contra asegurana nacional, a ordem poltica e social e seu processo e

    julgamento.75 Quando o fato estiver tambm previsto como crime no Cdigo

    Penal, levar-se-o em conta, para a aplicao da lei especfica,a motivao e os objetivos do agente e a leso real ou potencialaos bens jurdicos definidos em lei para se determinar a leiaplicvel ao caso concreto.

    76 Constitui crime a prtica efetiva e comprovada de sabotagemcontra instalaes militares, meios de comunicao, meios evias de transporte, estaleiros, portos, aeroportos, fbricas,usinas, barragens, depsitos ou outras instalaes congneres,no sendo punveis os atos preparatrios de sabotagem.

    77 Considere a seguinte situao hipottica.Mrcio apoderou-se do controle de aeronave mediante oemprego de violncia contra a tripulao. De sua condutaresultou a morte do piloto. Nessa situao, a lei no prev uma qualificadora por causa damorte. Assim, Mrcio responder por crime contra a segurananacional, definido na legislao especfica, e pelo crime dehomicdio, em concurso material.

    78 Compete justia militar, ressalvada a competncia originriado STF nos casos previstos na CF, processar e julgar os crimescontra a segurana nacional e ordem poltica e social.

    Acerca dos crimes contra a inviolabilidade dos segredos, contra asegurana dos meios de comunicao e transporte e outros serviospblicos e sobre a insero de dados falsos em sistema deinformao, julgue os seguintes itens.79 Em regra, o crime de divulgao de segredo se sujeita ao

    penal pblica condicionada. Todavia, quando resultar prejuzopara a administrao pblica, a ao penal ser pblicaincondicionada.

    80 O indivduo que destruir parcialmente uma linha frrea e, comtal conduta, provocar desastre, cometer crime de atentadocontra a segurana de transporte.

    81 Considere a seguinte situao hipottica.Roberto, funcionrio autorizado para tanto, facilitou a inserode dados falsos nos sistemas informatizados da administraopblica. Nessa situao, se Roberto no tinha a finalidade de obtervantagem indevida para si ou para outrem nem de causar dano,sua conduta no se enquadrar no delito de insero de dadosfalsos em sistema de informaes, segundo o Cdigo Penal.

    Com base na legislao acerca da situao jurdica doestrangeiro no Brasil, julgue os itens que seguem.

    82 Ao estrangeiro portador de visto de cortesia, oficial oudiplomtico, que tenha entrado no pas, poder serconcedida a prorrogao do prazo de estada no Brasil, aqual no exceder 90 dias e poder ser cancelada a critriodo Ministrio da Justia.

    83 Exige-se visto de sada do estrangeiro que pretender sairdo territrio nacional, independentemente de ato doministro da Justia.

    84 A expulso consiste na sada compulsria do estrangeiroe dever ser efetivada para o pas da nacionalidade ou deprocedncia do estrangeiro.

    85 No se conceder a extradio quando se tratar debrasileiro, salvo se a aquisio dessa nacionalidadeverificar-se aps o fato que motivar o pedido.

    86 No se conceder visto ao estrangeiro condenado ouprocessado em outro pas por crime doloso, ainda queno seja passvel de extradio, na forma da legislaobrasileira.

    87 A propriedade de imvel urbano confere ao estrangeiroo direito de obter visto temporrio e autorizao depermanncia no territrio nacional, pelo prazo mximo deum ano.

    Com base na medida provisria que regulamenta o acesso aopatrimnio gentico, julgue os itens subseqentes.

    88 No conceito da atividade exploratria de bioprospecono se inclui a necessidade do potencial de uso comercialdo componente do patrimnio gentico.

    89 Em caso de relevante interesse pblico, assimcaracterizado pelo Conselho de Gesto, o ingresso emrea pblica ou privada para acesso a amostra decomponente do patrimnio gentico dispensar a anunciaprvia dos seus titulares.

    Acerca da poltica nacional de arquivos pblicos e privados, julgue os itens a seguir.

    90 Poder o Poder Judicirio, em qualquer instncia,determinar a exibio reservada de qualquer documentosigiloso, sempre que indispensvel defesa de direitoprprio ou ao esclarecimento de situao pessoal da parte.

    91 O acesso aos documentos pblicos classificados no maisalto grau de sigilo poder ser restringido pelo prazo eprorrogao determinados em lei. Vencido esse prazo eintimados os interessados, tais documentos serodestrudos.

    92 A ABIN no tem competncia para apoiar as atividadesda Secretaria-Executiva do Conselho de Defesa Nacional.

  • 8/9/2019 Prova Abin 2008

    8/14

    UnB/CESPE ABIN

    Cargo 1: Oficial de Inteligncia 7

    Quanto salvaguarda de dados, informaes, documentos emateriais sigilosos de interesse da segurana da sociedade e doEstado, no mbito da administrao pblica federal, julgue osprximos itens.93 Os dados ou informaes sigilosos sero classificados em

    ultra-secretos, secretos, confidenciais e reservados, em razode critrios de convenincia e oportunidade fixados pelasautoridades competentes.

    94 Podem atribuir grau de sigilo aos dados ou informaessigilosas, na classificao de secreto, as autoridades queexeram funes de direo, comando, chefia ouassessoramento, de acordo com regulamentao especfica decada rgo ou entidade da administrao pblica federal.

    95 Dados ou informaes classificados no grau de sigilo ultra-secreto podero ser reclassificados ou desclassificados aqualquer tempo, por deciso de qualquer autoridade da ABIN.

    O princpio da soberania popular comporta cincodimenses, historicamente sedimentadas. O domnio poltico no pressuposto e aceito, carece de justificao, necessita delegitimao; a legitimao do domnio poltico s pode derivar doprprio povo, e no de qualquer outra instncia fora do povo real(ordem divina, ordem natural, ordem hereditria, ordemdemocrtica); o povo , ele mesmo, o titular da soberania ou dopoder, o que significa, de forma negativa, que o poder do povodistingue-se de outras formas de domnio (monarca, classe, casta);de forma positiva, h necessidade de uma legitimao democrticaefetiva para o exerccio do poder, pois o povo o titular e o pontode referncia dessa mesma legitimao ela vem do povo e a estese deve reconduzir; a soberania popular o povo, a vontade dopovo e a formao da vontade poltica do povo existe, eficaz evinculativa no mbito de uma ordem constitucional materialmenteinformada pelos princpios da liberdade poltica, da igualdade doscidados, de organizao plural de interesses politicamenterelevantes e procedimentalmente dotada de instrumentosgarantidores da operacionalidade prtica desse princpio; aConstituio, material, formal e procedimentalmente legitimada,fornece o plano da construo organizatria da democracia, pois ela que determina os pressupostos e os procedimentos segundo osquais as decises e as manifestaes de vontade do povo so jurdicae politicamente relevantes.

    J.J. Gomes Canotilho. Direito constitucional e teoriada constituio , 4. ed., p. 290 (com adaptaes).

    Com base no texto acima e na CF, julgue os seguintes itens.96 A quarta e a quinta dimenses do princpio da soberania

    popular apontadas no texto tm o intuito de impor limites, pormeio da Constituio, vontade momentnea do povo, deforma a impedir que certos direitos e garantias fundamentaissejam abolidos, mesmo que essa seja a vontade da maioria.

    97 Quando o texto afirma que o conceito de povo, de forma positiva , necessita de legitimao democrtica efetiva para oexerccio do poder, no exclui o chamado Estado de polcia ouEstado policial, o qual constitui uma das formas de atuao doestado democrtico de direito.

    98 A legitimao do domnio poltico passa pelo exerccio dacidadania, que no se restringe ao direito de votar e ser votado,mas envolve tambm o direito de participar da vidademocrtica do Estado, o que deve ser feito apenasindiretamente, ou exclusivamente por meio de associaes declasse e de partidos polticos.

    Cada um dos itens a seguir apresenta uma situao hipottica,seguida de uma assertiva a ser julgada luz dos direitos egarantias fundamentais.

    99 Pedro, filho de Joo e Maria, nasceu em um pas daAmrica Latina onde seu pai exercia o cargo deembaixador do Brasil e trabalha, atualmente, em outro

    pas da Amrica Latina como humorista, onde critica ogoverno local. Sentindo-se perseguido nesse pas, Pedroveio para o Brasil. Nessa situao, Pedro poder ser presoe extraditado, pois a injria caracteriza-se como crimecomum, caso em que permitida a extradio.

    100 Maria, eleita senadora da Repblica de um estado daFederao em 2006, casada com o irmo de Leopoldo,que pretende ser candidato ao cargo de governador domesmo estado em 2010. Nessa situao, Leopoldo inelegvel, devido ao grau de parentesco com Maria.

    Quanto organizao do Estado, no que se refere Unio e administrao pblica, julgue os itens que se seguem.

    101 Compete Unio legislar privativamente sobre direitoprocessual, mas a competncia para legislar sobreprocedimentos concorrente entre a Unio, os estados eo DF. Sendo assim, na ausncia de legislao federalsobre normas gerais acerca de procedimentos, os estadose o DF podero disciplinar de forma plena esse tema atque sobrevenha a lei geral federal, quando ento sero asnormas legais estaduais e distritais recepcionadas comoleis federais.

    102 A lei estadual que determina que os recursosoramentrios provenientes da economia com despesascorrentes da defensoria pblica estadual sejam aplicadoscomo pagamento de prmio de produtividade aosservidores e membros daquele rgo no inconstitucional, desde que o valor da remunerao dosservidores e membros da defensoria pblica noultrapassasse, respectivamente, o valor do subsdio mensaldo governador do estado e dos desembargadores dorespectivo tribunal de justia.

    Acerca do Poder Executivo, julgue os prximos itens.

    103 Presidente da Repblica que praticar crime eleitoral nadisputa pela reeleio pode ser julgado pelo SenadoFederal por crime de responsabilidade, aps aprovao dedois teros dos membros da Cmara dos Deputados.

    104 O Conselho da Repblica e o Conselho de Defesa Nacional exercem atividade opinativa em relao ao

    presidente da Repblica, podendo ter a sua composioalterada por meio de lei infraconstitucional.

  • 8/9/2019 Prova Abin 2008

    9/14

    UnB/CESPE ABIN

    Cargo 1: Oficial de Inteligncia 8

    A respeito do controle externo e interno da administrao

    pblica, julgue os itens subseqentes.

    105 Devido a sua natureza singular, a ABIN no se submete

    ao controle externo por parte do Tribunal de Contas da

    Unio, mas apenas ao controle interno da prpria

    Presidncia da Repblica.

    106 A fiscalizao contbil, financeira, oramentria,

    operacional e patrimonial dos rgos da Unio

    realizada pelo sistema de controle externo ou interno

    pode questionar aspectos que envolvam a prpria

    discricionariedade do administrador.

    Acerca da defesa do Estado e das instituies democrticas,

    julgue os itens seguintes.

    107 Em caso de roubo a agncia do Banco do Brasil, o

    inqurito policial deve ser aberto por delegado da

    Polcia Civil, e no, da Polcia Federal.

    108 Uma vez decretado o estado de stio ou de defesa,

    alguns direitos fundamentais podem ser restringidos e

    ficar excludos do controle judicial, como, por

    exemplo, o direito de locomoo, o sigilo de

    comunicao telegrfica e telefnica e o direito de

    reunio.

    No que concerne ordem social e aos ndios, julgue os itens

    a seguir.

    109 O estudo religioso facultativo no ensino fundamental,

    devendo ser ministrado no horrio normal nas escolas

    pblicas, e as aulas do ensino fundamental regular em

    geral devem ser ministradas em lngua portuguesa,

    mesmo para as comunidades indgenas.

    110 No se exige que a propriedade de empresa jornalstica

    e de radiodifuso sonora e de sons e imagens seja

    privativa de brasileiros natos ou naturalizados, desde

    que a responsabilidade editorial e as atividades de

    seleo e direo da programao veiculada sejam

    desempenhadas privativamente por brasileiros natos ou

    naturalizados h mais de dez anos.

    Claudius, servidor pblico federal, foi acusado de terpraticado ato considerado infrao administrativa cuja sano prevista a demisso do servio pblico. Alm disso, esse ato tambmcapitulado como crime, cuja pena de 6 meses a 2 anos de deteno.A administrao pblica teve cincia da prtica desse ato por meio dedenncia annima. Imediatamente aps essa denncia, foi abertasindicncia investigativa sigilosa, em 12/4/2004, a qual acabou pordemonstrar a materialidade do fato e os indcios de participao deClaudius no evento. Em 4/3/2005, publicou-se a portaria instaurando-se o processo administrativo disciplinar, com prazo de concluso de60 dias, prorrogveis por mais 60 dias, o que acabou acontecendo.Claudius se negou a participar da instruo, sendo nomeado defensordativo. Somente em 30/7/2007, foi publicada a portaria de demisso deClaudius, fundada nas provas produzidas no processo administrativodisciplinar. Paralelamente, Claudius respondeu a ao penal, tendosido condenado pena de recluso de 6 meses, que foi substituda poruma pena restritiva de direito.

    Com referncia a essa situao hipottica e ao regime disciplinar dosservidores pblicos, julgue os itens subseqentes.

    111 A denncia annima, na espcie, poderia justificar a instauraoda sindicncia investigativa sigilosa, com vistas a identificar a suaprocedncia, mas no poderia, por si s, justificar a imediataabertura de processo administrativo disciplinar, dado o princpioconstitucional que veda o anonimato.

    112 Sendo Claudius condenado pena de deteno de 6 meses, oprazo prescricional na esfera administrativa ser contadoconsiderando-se a penain concreto , de forma que a pretensopunitiva administrativa do Estado estava prescrita na data dapublicao da citada portaria.

    113 A sindicncia investigativa uma fase necessria do processoadministrativo disciplinar.

    114 Na hiptese em apreo, o prazo prescricional voltou a correr porinteiro depois de 140 dias a contar de 4/3/2005.

    115 No mbito do processo administrativo disciplinar, o interrogatriodo acusado ocorre antes da inquirio das testemunhas, e depoisda sua citao.

    116 Para o STF, viola o direito constitucional ampla defesa e aocontraditrio a nomeao de defensor dativo no processoadministrativo disciplinar que no seja advogado ou formado nocurso superior em Cincias Jurdicas (Direito).

    117 Eventual tentativa para anular judicialmente o ato administrativode demisso de Claudius restar limitada aos aspectos meramenteformais do processo, no podendo o juiz invadir o mrito dadeciso demissionria, mesmo se entender que o caso concreto

    poderia justificar apenas a penalidade de suspenso e no, a dedemisso.

  • 8/9/2019 Prova Abin 2008

    10/14

    UnB/CESPE ABIN

    Cargo 1: Oficial de Inteligncia 9

    Com base no Cdigo de tica Profissional do Servidor PblicoCivil do Poder Executivo Federal Decreto n. 1.171/1994 , julgue os itens que se seguem.

    118 Salvo os casos de segurana nacional, investigaes policiaisou interesse superior do Estado e da administrao pblica,a serem preservados em processo previamente declaradosigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato

    administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade,ensejando sua omisso um comprometimento tico contra obem comum, imputvel a quem a negar.

    119 A comisso de tica tem competncia para aplicar a pena decensura ou advertncia.

    Na segunda fase do concurso para provimento de cargode policial, Flvio matriculou-se no curso de formao, j quetinha sido aprovado nas provas objetivas, no exame psicotcnicoe no teste fsico, que compunham a chamada primeira fase. Noentanto, a administrao pblica anulou o teste fsico, remarcandonova data para a sua repetio, motivo pelo qual foi anulada a

    inscrio de Flvio no curso de formao.Acerca dos atos administrativos referentes situao hipotticaapresentada, julgue os itens subseqentes.

    120 A anulao do exame fsico est inserida no poder deautotutela da administrao, no sendo imprescindvel quehaja contraditrio e ampla defesa, pois o ato em si notrouxe qualquer prejuzo para Flvio j que ele ir refazero teste fsico nem para os demais candidatos.

    121 Considerando que a motivao apresentada pelaadministrao no seja a medida mais adequada para anularo teste fsico de Flvio, o juiz poder aplicar a teoria dosmotivos determinantes para anular o ato anulatrio.

    122 Conforme entendimento do STF, o exame psicotcnico, paraser admitido em concursos pblicos, deve estar previsto emlei e conter critrios objetivos de reconhecido cartercientfico, sendo prescindvel a possibilidade de reexame naesfera administrativa.

    Quanto aos poderes pblicos, julgue os prximos itens.

    123 No h que se confundir a discricionariedade doadministrador em decidir com base nos critrios deconvenincia e oportunidade com os chamados conceitosindeterminados, os quais carecem de valorao por parte dointrprete diante de conceitos flexveis. Dessa forma, adiscricionariedade no pressupe a existncia de conceitos jurdicos indeterminados, assim como a valorao dessesconceitos no uma atividade discricionria, sendo passvel,portanto, de controle judicial.

    124 O ato normativo do Poder Executivo que contenha uma parteque exorbite o exerccio de poder regulamentar poder seranulado na sua integralidade pelo Congresso Nacional.

    125 Decorre do poder disciplinar do Estado a multa aplicadapelo poder concedente a uma concessionria do servio

    pblico que tenha descumprido normas reguladoras impostaspelo poder concedente.

    Nos itens de126 a 150 , a seguir, so avaliados conhecimentos emlngua inglesa .

    Top U.S. law enforcement officials on Monday1described drug cartels that are increasingly mobile, techsavvy, diverse and transnational, factors that are challengingefforts to curb border violence fueled by big profits.4

    Modern organized crime organizations are

    borderless, said FBI Director Robert S. Mueller III, whoadded that the FBI is deeply concerned about high levels of 7 drug trafficking, human smuggling and gang activity, aswell as with the surge in violent crimes linked to the drugtrade such as homicides, kidnappings and extortion.10

    Mueller was among the featured speakers at thetwo-day Border Security Conference at the University of Texas at El Paso, which continues Tuesday.13

    U.S. Rep. Silvestre Reyes, D-Texas, the conferencehost, said this years themes are border protection andeffective commerce.16

    Mueller said much of the increased violence inJurez that has claimed hundreds of lives this year is relatedto two groups fighting over the corridor drug dealers use to19introduce cocaine, marijuana, heroin and methamphetaminesinto the U.S.

    The main factions vying for control of the Jurez-El22Paso corridor are led by Carrillo Fuentes and JoaquinChapo Guzman Loera.

    U.S. law enforcement officials have detected25 Mexican drug cartels in nearly 200 U.S. cities and practicallyevery state. According to a United Nations report releasedlast year, the Jurez cartel has a presence in more than 3528

    countries.Internet: (adapted).

    In relation to the text above, it can be said that

    126 drug trafficking still lacks technological expertise, althoughit is getting more and more mobile.

    127 big profits related to drug trafficking are strengtheningborder violence so as to make it more difficult to control.

    128 transnational organizations have brought about a suddenincrease in fierce deeds.

    129 human smuggling and gang activity are considered non-profitable commerce.130 murderers, abduction and extortion can be mentioned as

    illicit actions associated with drug trade.131 drug trade cartels get together to better control the effective

    commerce of four illegal addictive narcotic substances.132 Fuentes andChapo are both trying to control Juarez-El Paso

    corridor.133 U.S. law enforcement officials have found out about 200

    U.S. cities spread all over the American states.

    134 featured (R.11) means included among people as animportant figure .

  • 8/9/2019 Prova Abin 2008

    11/14

    UnB/CESPE ABIN

    Cargo 1: Oficial de Inteligncia 10

    Irans top nuclear negotiator Saeed Jalili andEU foreign policy chief Javier Solana agreed yesterdayto pursue talks aimed at resolving the nuclear crisis,state television reported.

    Their telephone talks came just days afterEuropean Union nations last week introduced freshsanctions against Iran over its atomic drive, whichWestern nations fear could be a cover for a secretnuclear weapons program.

    The two sides agreed to continue negotiationsin a constructive atmosphere, the television said.Solana and Jalili voiced satisfaction at the constructivetrend of negotiations in Geneva and the contactsafterwards.

    In Brussels, Solanas office confirmed theconversation but gave no details.

    Jalili met on July 19 in Geneva with Solana,who is the point man for the six major powers, whichhave offered Iran a package of incentives in return fora freeze in uranium enrichment activities. They alsospoke by phone on August 4.

    On Friday, the presidency of the 27-member

    EU announced new sanctions against Iran, includingrestrictions on public loans and tougher cargoinspections.

    The move came after Tehran gave anambiguous answer to the demands of the six nations U.N. Security Council permanent members Britain,China, France, Russia and the United States plusGermany.

    Iran is facing a possible fourth round of U.N.Security Council sanctions over its refusal to haltenrichment, a process which makes nuclear fuel butalso the core of an atomic bomb.

    The European Union and the United Stateshave also imposed restrictions on the activities of Irans largest banks, which are running in parallel tothe three sets of sanctions agreed by the SecurityCouncil.

    Internet: (adapted).

    According to the text above, judge the following items.135 Its been reported on TV that Jalilis and Solanas

    target is to put an end in the Iranian nuclear crisis.136 European Union Nations are worried about a

    disguised secret nuclear weapons programme of Iran.

    137 Both Solana and Jalili seem to have had anargument about Iranian nuclear activity.

    138 Jalili is the man who tries to prevent problems bythinking before others.

    139 The presidency of 27-members EU thought to beunnecessary to take tough measures against Iran.

    140 Tehran failed to give a clear answer to the requestof the Security Council permanent members.

    141 Despite the talks between Jalili and Solana, Iranstill proceeds with its process to make nuclear fuelrich which is also the kernel of an atomic bomb.

    142 Besides the three already existing sets of sanctionimposed by the Security Council, the EU and theU.S. have introduced new economic restrictionsinto Iran.

    U.S. scientists find fingerprints can yieldeven more telltale clues

    Scientists have found ways to tease even more clues out of 1fingerprints telltale marks. Its one in a string of developments thatgives modern forensics even better ways to solve mysteries like theanthrax attacks in the United States or the murder of a child beauty4queen. For example, says chemist R. Graham Cooks of PurdueUniversity, if a person handled cocaine, explosives or other materials,there could be enough left in a fingerprint to identify them.7

    Max M. Houck, director of West Virginia UniversitysForensic Science Initiative, says progress in forensics comes from acombination of new techniques, like those involved in the anthrax10 investigation, and existing techniques, like those used in the childmurder case. Improvements in genetic research allowed police to tracethe anthrax used in the 2001 attacks to a specific flask of spores, the13FBI said this week. And while the killing of six-year-old JonBenetRamsey attracted national fascination in 1996, it was only this year thatprosecutors announced that a new series of tests pointed to an16 unidentified attacker, clearing family members of suspicion.

    The testing technique in Ramseys case was not new, Houcksaid. But prosecutors learned it could be relevant to their case in a 200719West Virginia University course.

    In the new fingerprint analysis method, police techniciansarmed with miniaturized mass spectrometers can spray a solvent on a22fingerprint and detect compounds at concentrations as fine as five partsper million in droplets that scatter off the print, Cooks explained in atelephone interview. Five parts per million is equivalent to 142 grams25 of chemical in 29 tonnes of material.

    The testing method, discussed in Fridays edition of the journalScience, could be available in a year or two, Cooks said. He explained28 that materials such as cocaine and military explosives tend to be hardto get off the fingers. If someone who has handled them later handles

    something hard like a file or plastic binder, that will transfer the31

    chemicals, he said. The chemicals are located at the points of thefingerprints ridges, so what is then on the hard surface is the fingerprintin chemical. So police can not only identify the person from the print,34but also connect the person and the drug or chemical, he said.

    Internet: (adapted).

    Based on the text above, judge the following items.

    143 Scientists have now achieved another breakthrough as far asfingerprints are concerned.

    144 A person can easily be identified if she/he has ever used cocaine,explosive or other materials.

    145 Either new techniques or the existing ones are supposed to be used tohelp progress in forensics.

    146 Ramseys family was thought to be guilty for having murderedJonBenet.

    147 In the fingerprint analysis a solvent is not enough to recognizecompounds at fairly high concentrations.

    148 Cooks explained that, as cocaine and military explosives are likely tobe difficult to be taken off, traces of them can be detected in a file orplastic binder if touched by someone who used them.

    149 Cocaine and military explosives remain for a longer time in ones fingertips.

    150 In the text, telltale (R.2) meansrevealing or indicating something .

  • 8/9/2019 Prova Abin 2008

    12/14

    UnB/CESPE ABIN

    Cargo 1: Oficial de Inteligncia 11

    Nos itens de126 a 150 , a seguir, so avaliados conhecimentos emlngua espanhola .

    Inteligencia humana y terrorismo yihadista

    La inteligencia ha sido tradicionalmente un elemento1clave en la lucha antiterrorista. Pero en el caso del terrorismo yihadista, y especialmente en el de los grupos que actan enEuropa o en los Estados Unidos de Amrica, su importancia es4aun mayor, ya que los yihadistas instrumentalizan la presencia deamplias comunidades islmicas, en su mayora de procedenciainmigrante, para pasar desapercibidos y reclutar nuevos7 simpatizantes.

    En dicho contexto, las actividades antiterroristas debencontar con una inteligencia de calidad que les permita discernir10 con precisin entre la nfima minora de radicales y la inmensamayora de pacficos creyentes. De lo contrario, unas actuacionespoliciales indiscriminadas, en razn de convicciones religiosas13o de pertenencia a determinada etnia, acabaran provocando unaindignante sensacin de acoso en el musulmn de a pie y unaimagen sospechosa de las comunidades islmicas ante los ojos16 del resto de la sociedad.

    Las actividades de inteligencia siguen un ciclo

    compuesto por una primera fase de direccin o fijacin de19

    objetivos, una segunda de obtencin de informacin, una tercerade elaboracin y anlisis de la misma, y una cuarta de difusindel producto resultante, es decir, de la inteligencia. En la fase22de obtencin se utilizan diversos sistemas de captacin deinformacin a travs de imgenes (IMINT), trazado de sealeselectrnicas (SIGINT), explotacin de fuentes abiertas (OSINT),25 fuentes humanas (HUMINT) etc.

    En este anlisis vamos a detenernos brevemente en laHUMINT, la inteligencia humana, en materia de lucha contra28 el terrorismo yihadista, y concretamente nos centraremos sloen un medio que consideramos de particular inters y quedenominaremos de la siguiente manera: infiltrados.31

    Una fuente especial de inteligencia humana son losinfiltrados, agentes o colaboradores de los servicios deinformacin policiales o de los servicios de inteligencia34estratgica que logran penetrar en la estructura interna de ungrupo terrorista. Para ello, deben simular que comparten lasconvicciones radicales del resto del grupo y, con frecuencia,37 pertenecer a una etnia de origen similar a la de los otrosintegrantes. En la breve historia del yihadismo en Espaa, laprensa ha filtrado la existencia de este tipo de fuentes: tal fue el40 caso del marroqu Abdelkader el Farssaoui (alias Cartagena).

    El Farssaoui se hizo pasar por imn radical de unoratorio en Villaverde (Madrid) y, de ese modo, se gan la43confianza y asisti a reuniones privadas del grupo liderado porSerhane Ben Abdelmajid y Mustafa El Maymouni, un grupo que

    meses ms tarde formara con otros subgrupos la red terrorista de46

    los atentados del 11 de marzo en Madrid.Farssaoui alert a la polica de la peligrosidad potencial

    del grupo de Serhane. Pero, al trasladarse a la costa de Granada,49 y ms tarde a Almera, perdi el contacto cercano con losterroristas antes de que stos comenzaran a planificar losatentados, por lo que no consta que conociera detalles concretos52sobre la operacin del 11-M.

    Internet: (con modificaciones).

    Juzgue los tems de126 a 150 en relacin al texto de encima.126 Los yihadistas son grupos que emigran desde Europa o Estados

    Unidos.127 Para pasar desapercibidos, los yihadistas tienen que reclutar

    nuevos simpatizantes.

    128 El elemento aun (R.5) es reemplazable porinclusivesin alterar la semntica del texto.

    129 La expresin ya que (R.5) introduce una oracin queexpresa una finalidad.

    130 El verboinstrumentalizar (R.5) tiene, en este caso, elmismo sentido deaprovecharse de .

    131 La expresin En dicho contexto (R.9) es sustituible porEn aquel contexto sin alteraciones semnticas.

    132 La forma verbal deben (R.9) expresa, en este contextode uso, probabilidad.

    133 La forma verbal permita (R.10) no puede serreemplazada porpermite sin alterar la semntica de laoracin a la que pertenece.

    134 La radicalizacin de algunas minoras puede serachacada a la actuacin indiscriminada de la polica.

    135 La expresin De lo contrario (R.12) es sustituible porEn contrario sin alteracin semntica o gramatical.

    136 Las actividades de inteligencia estn constituidas porcuatro ciclos bsicos.137 Los vocablos musulmn (R.15) y yihadista (R.29)

    son usados en el texto con el mismo significado.138 La IMINT pertenece al segundo ciclo de las actividades

    de inteligencia.139 El texto considera a los infiltrados como el medio ms

    importante en la lucha contra el terrorismo yihadista.140 Es adecuado que los infiltrados tengan un origen tnico

    semejante al del grupo que observan.141

    La expresin Para ello (R.36) es reemplazable porPoresto sin alteracin semntica del texto.

    142 El elemento que desempea funciones gramaticalesdiferentes en su uso en las lneas 35 y 36.

    143 La prensa espaola fue autorizada a divulgar lasactividades de Farssaoui.

    144 Farssaoui era originalmente un religioso musulmn quepracticaba en un barrio de la capital de Espaa.

    145 Mustafa El Maymouni frecuentaba los oficios religiososliderados por Farssaoui.

    146 La forma verbal formara (R.46) expresa una accinfutura en relacin a la accin expresada por la oracinanterior.

    147 Las estructuras a la polica (R.48) y a la costa (R.49)desempean funciones gramaticales diferentes.

    148 La estructura de la peligrosidad potencial del grupo(R.48-49) desempea la funcin de complemento dergimen verbal.

    149 La forma verbal comenzaran (R.51) es reemplazablepor comenzasen sin producir alteraciones semnticas ogramaticales.

    150 El elemento pronominal lo (R.52) se refiere a elcontacto (R.50).

  • 8/9/2019 Prova Abin 2008

    13/14

    UnB/CESPE ABIN

    Cargo 1: Oficial de Inteligncia 12

    PROVA DISCURSIVA Nesta prova, que valedez pontos, faa o que se pede, usando o espao para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida

    transcreva o texto para aFOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA , no local apropriado, poisno seravaliado fragmento de texto escrito em local indevido .

    Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima detrinta linhas ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo , identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, poisno ser avaliado texto que tenha

    qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

    Servios de inteligncia so justamente organizaes que dependem do segredo sobre seus

    mtodos de atuao e suas fontes de informao para operar de forma eficaz. Na medida em que o

    processo de institucionalizao desse tipo de organizao implica no apenas um esforo para tornar-

    se estvel (o que depende da agilidade), mas tambm uma busca por reconhecimento e valor aos

    olhos dos cidados (o que depende da transparncia), no se pode simplesmente contornar o

    problema de forma pragmtica, dizendo que a existncia de segredos governamentais e de servios

    de inteligncia constitui exceo a uma regra ou princpio.

    Marco Cepik. Espionagem e democracia . Rio de Janeiro: FGV, 2003, p. 16-7 (com adaptaes).

    Considerando que o texto acima tem carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

    SEGREDO DE ESTADO E CIDADANIA

    Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

    < relao entre segredo de Estado no regime democrtico e cidadania;< atuao dos rgos de inteligncia no Estado democrtico e seus limites;

    < evoluo da rea de inteligncia no Brasil do regime militar ao regime democrtico.

  • 8/9/2019 Prova Abin 2008

    14/14

    UnB/CESPE ABIN

    Cargo 1: Oficial de Inteligncia 13

    Rascunho1

    2

    3

    4

    5

    6

    7

    8

    9

    10

    11

    12

    13

    14

    15

    16

    17

    18

    19

    20

    21

    22

    23

    24

    25

    26

    27

    28

    29

    30