proteÇÃo do extrato aquoso da planta ... · web viewconsiderando que a cor da gema é a...

4
VII SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS DA UNESP – DRACENA VIII ENCONTRO DE ZOOTECNIA – UNESP DRACENA DRACENA, 05 e 06 DE OUTUBRO DE 2011 Efeito da adição de níveis de selênio orgânico sobre a pigmentação da gema de ovos de codorna japonesa 1 Carvalho, L. C 2 ; Cruz, V. C 3 ;Pereira 2 , M. M;Fascina, V. B 4 ; Polycarpo, G.V 5 ;Ferreira, R.V 2 ; Mcnabb, M.M 2 ; Crivellari, R. 2 1 Parte da iniciação científica do primeiro autor, financiada pela FAPESP 2 Discentes da Faculdade de Zootecnia - UNESP. e-mail: [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected] 3 Docente da Faculdade de Zootecnia - UNESP. e-mail: [email protected] 4 Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia - UNESP. Bolsista FAPESP. e-mail: [email protected] 5 Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia - UNESP. Bolsista FAPESP. e-mail: [email protected] Introdução A criação de codornas está aos poucos conquistando uma posição de destaque no ramo da avicultura, entre as suas características podemos citar, baixo investimento inicial, maturidade sexual precoce, fácil manejo, baixo consumo de ração, além de proporcionar produtos de ótima qualidade (ovos e carne). O uso de rações com níveis insuficientes de nutrientes ocasionam queda na produção e tamanho dos ovos, além disso, ocorrem significativas perdas em decorrência da má qualidade da casca. Portanto, para se obter um bom rendimento na produção e evitar prejuízos, é necessário que o animal receba quantidades necessárias de todos os nutrientes, incluindo os minerais, que participam de todos os processos metabólicos na ave. Os minerais na formulação de rações são adicionados às dietas na sua forma inorgânica, entretanto, têm-se pesquisado a adição de minerais orgânicos na dieta de poedeiras objetivando maior biodisponibilidade desses nutrientes, dentre eles destaca-se o selênio. Estudos com selênio na forma orgânica relatam cor de gema mais intensa, fato justificado pela provável influencia deste mineral na pigmentação da gema do ovo, visto que o selênio é rico em caroteno, substância que participa de funções vitais dos animais,

Upload: others

Post on 03-Feb-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROTEÇÃO DO EXTRATO AQUOSO DA PLANTA ... · Web viewConsiderando que a cor da gema é a característica interna mais observada pelo consumidor, e que os animais não são capazes

VII SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS DA UNESP – DRACENAVIII ENCONTRO DE ZOOTECNIA – UNESP DRACENA

DRACENA, 05 e 06 DE OUTUBRO DE 2011

Efeito da adição de níveis de selênio orgânico sobre a pigmentação da gema de ovos de codorna japonesa1

Carvalho, L. C2; Cruz, V. C3;Pereira2, M. M;Fascina, V. B4; Polycarpo, G.V5;Ferreira, R.V2; Mcnabb, M.M2;

Crivellari, R.2

1Parte da iniciação científica do primeiro autor, financiada pela FAPESP 2Discentes da Faculdade de Zootecnia - UNESP. e-mail: [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected] 3Docente da Faculdade de Zootecnia - UNESP. e-mail: [email protected] 4Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia - UNESP. Bolsista FAPESP. e-mail: [email protected] 5Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia - UNESP. Bolsista FAPESP. e-mail: [email protected]

Introdução A criação de codornas está aos poucos conquistando uma posição de destaque no

ramo da avicultura, entre as suas características podemos citar, baixo investimento inicial, maturidade sexual precoce, fácil manejo, baixo consumo de ração, além de proporcionar produtos de ótima qualidade (ovos e carne). O uso de rações com níveis insuficientes de nutrientes ocasionam queda na produção e tamanho dos ovos, além disso, ocorrem significativas perdas em decorrência da má qualidade da casca. Portanto, para se obter um bom rendimento na produção e evitar prejuízos, é necessário que o animal receba quantidades necessárias de todos os nutrientes, incluindo os minerais, que participam de todos os processos metabólicos na ave.

Os minerais na formulação de rações são adicionados às dietas na sua forma inorgânica, entretanto, têm-se pesquisado a adição de minerais orgânicos na dieta de poedeiras objetivando maior biodisponibilidade desses nutrientes, dentre eles destaca-se o selênio. Estudos com selênio na forma orgânica relatam cor de gema mais intensa, fato justificado pela provável influencia deste mineral na pigmentação da gema do ovo, visto que o selênio é rico em caroteno, substância que participa de funções vitais dos animais, fazendo parte de pigmentos estruturais importantes. Considerando que a cor da gema é a característica interna mais observada pelo consumidor, e que os animais não são capazes de sintetizar pigmentantes, porém capazes de absorver de 20 a 60% dos que são adicionados à ração, o objetivo do presente estudo foi avaliar a influencia de diferentes níveis de selênio orgânico sobre a coloração da gema de ovos de codorna.

Material e MétodosO experimento foi conduzido no setor de avicultura da UNESP - Campus de

Dracena. Foram alojadas 200 aves em um galpão convencional contendo 40 gaiolas de arame galvanizado medindo 0,17m de altura, 0,35m de largura e 0,35m de profundidade, equipadas com comedouro linear tipo calha e bebedouro tipo nipple. O fornecimento de água

Page 2: PROTEÇÃO DO EXTRATO AQUOSO DA PLANTA ... · Web viewConsiderando que a cor da gema é a característica interna mais observada pelo consumidor, e que os animais não são capazes

VII SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS DA UNESP – DRACENAVIII ENCONTRO DE ZOOTECNIA – UNESP DRACENA

DRACENA, 05 e 06 DE OUTUBRO DE 2011

e ração foi ad libitum. O arraçoamento foi realizado duas vezes/dia, às 8h00 e às 18h00, completando somente os comedouros que faltavam ração. O programa de luz foi de 18 horas de luz – L e 6 horas de escuro - E, com lâmpadas incandescentes de 60 watts. As aves foram submetidas aos seguintes tratamentos: dieta controle, sem suplementação microminerais na forma orgânica; inclusão de 0,25 ppm de Se na forma orgânica; 0,50 ppm de Se na forma orgânica; 0,75 ppm de Se na forma orgânica; 1,00 ppm de Se na forma orgânica. Foram avaliados três ovos de cada unidade parcela experimental. Após quebra dos ovos, a gema foi avaliada visualmente e comparativamente com o auxilio de leque colorimétrico (DSM), por um único avaliador atribuindo escore numérico de 1 a 15. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de regressão com auxílio do procedimento REG do SAS (2002).

Resultados e DiscussãoA pigmentação da gema não foi influenciada (P>0,05) pelos diferentes níveis de

selênio na forma orgânica no presente estudo (Tabela 1). Apesar de estudos demonstrarem que minerais na forma orgânica apresentam melhor biodisponibilidade (SPEARS et al., 1992; LEE et al., 2001), o selênio orgânico não melhorou a pigmentação da gema dos ovos. Estes resultados corroboram com Bavaresco et al. (2010) avaliando selênio e cromo orgânico em poedeiras semipesadas e Cruz et al. (2010) avaliando selênio e zinco quelatados em codornas japonesas que também não encontraram diferenças na pigmentação das gemas.

Entretanto, Pan et al. (2010) observaram melhora na coloração de gema em ovos de poedeiras semipesadas alimentadas com dietas contendo diferentes níveis de selênio orgânico. Os autores observaram que aumento no nível de selênio na dieta proporcionou pigmentação de gema mais intensa, fato não observado neste estudo.

ConclusãoOs diferentes níveis de selênio não influenciam na pigmentação de gema de ovos de

codorna japonesa.

ReferênciasBAVARESCO, C.; MANZKE, N.E.; BOSCHINI, C.; PROVENCI, M.; LOPES, L.L.; RUTZ, F.; ROLL, V.F.B. Minerais orgânicos na dieta de poedeiras semipesadas e a qualidade interna dos ovos. In: IX Mostra da Produção Universitária da Universidade Federal do Rio Grande, 2010.

Page 3: PROTEÇÃO DO EXTRATO AQUOSO DA PLANTA ... · Web viewConsiderando que a cor da gema é a característica interna mais observada pelo consumidor, e que os animais não são capazes

VII SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS DA UNESP – DRACENAVIII ENCONTRO DE ZOOTECNIA – UNESP DRACENA

DRACENA, 05 e 06 DE OUTUBRO DE 2011

CRUZ, V.C.; CERQUEIRA, L.; LUZ, P.A.C.; ZANETTI, L.H.; PITONDO, B.M. Lipídios totais e coloração da gema em ovos de codornas (Coturnix coturnix japonica) alimentadas com dietas suplementadas com selênio e zinco quelatados. In: 47ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 2010, Salvador-BA. Anais da 47ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. Brasília-DF : SBZ-Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010. v. 47.

LEE, S.H.; CHOI, B.J.; LEE, J.K.; ACDA S.P. Evaluation metal-amino acid chelates and complexes at various levels of copper and zinc in weanling pigs and broiler chicks. Asian-Australian Journal of Animal Science, v. 14, n. 12, p. 1734-1740, 2001.

PAN, E.A. RUTZ, F.; DIONELLO, N.J.L.; ANCIUTI, M.; BRABBE, E.L. Desempenho de poeideiras semipesadas arraçoadas com a suplementação de selênio orgânico. Revista Brasileira de Agrociência, v. 16, n. 1-4, p. 83-89, 2010.

SAS Institute Inc., User Installation Guide for the SAS® System, Version 9 for Microsoft® Windows®, Cary, NC: SAS Institute Inc., 2002.

SPEARS, J.W.; SCHOENHERR, W.D.; KEGLEY, E.B.; FLOWERS, W.L.; ALHUNSEN, H.D.; Efficacy of iron methionine as a source for iron for nursing pigs. Journal of Animal Science, v.70, p.243, 1992. Supplement1.