proposta planejamento fundação vale

80
Desenvolvimento PROPOSTA DE PLANEJAMENTO OUT. 2013 Institucional de Mídias Digitais

Upload: laurianne-franco

Post on 17-Feb-2017

147 views

Category:

Data & Analytics


0 download

TRANSCRIPT

Desenvolvimento

PROPOSTA DE PLANEJAMENTO

OUT. 2013 Institucional de

Mídias Digitais

Apresentação

FUNDAÇÃO VALE

Pontos Contemplados do Briefing a.) Construção de Website \ Hotsite\ Ferramentas de Colaboração; b.) Aplicações, Formulários e Infográficos e Conteúdos Específicos; c.) Projetos Especiais e Serviços Adicionais para a Construção de Estratégias Web; d.) Hospedagem do site da Fundação Vale; e.) Suporte às iniciativas das áreas temáticas da Fundação Vale, em especial EAD.

Tangível adj. Que se consegue tocar;

Que se pode perceber através do tato; Figurado. Que é compreensível; que se entende com facilidade. Figurado. Diz-se das propriedades (bens) que existem concretamente. (Etm. do latim: tangibilis)

Conceito de Planejamento / Tangibilidade

Conceito eleito para este trabalho

Tangibilidade ❯ Tornar tangível é tornar percebível pelos sentidos. Não

exatamente concreto, mas real. Presença na FV. ❯ No caso da Fundação Vale, tornar uma estratégia digital

tangível será aplicar valores que possam se tornar concretos na mente e na vida dos stakeholders.

❯ Do Intangível ao tangível. Como tornar sólida uma estratégia digital?

❯ Tornar tangível é tornar perceptível pelos sentidos. Não exatamente concreto, mas real.

❯ O objetivo deste planejamento é orientar ações que concedam tangibilidade à presença da Fundação Vale no mundo digital.

Conceito eleito para este trabalho

Aumentar da visibilidade e reforço de posicionamento da Fundação Vale através de:

❯ Redesign do Portal da Fundação Vale com maior usabilidade e proposta de centralização na experiência do usuário;

❯ Definir uma estratégia de marketing de conteúdo baseada nas expertises da Fundação Vale e nas tendências sociais, para aproximar mais ainda a Fundação Vale das comunidades nas quais atua, da sociedade e demais stakeholders;

Objetivo deste planejamento

Aumentar da visibilidade e reforço de posicionamento da Fundação Vale através de:

❯ Reforçar a presença online da Fundação Vale, gerenciar o relacionamento com leads e sociedade em geral, além de mensurar o retorno social da estratégia digital e dos investimentos;

❯ Dar suporte às iniciativas de educação à distância e projetos educacionais em diversos formatos de mídias e plataformas, como forma de promoção da inclusão social e empoderamento individual e coletivo.

Objetivo deste planejamento

ESTRATÉGIAS GERAIS: Parâmetros para a tangibilidade

Útil. Divertido. Criativo. Referencial. ❯ O marketing de conteúdo atualmente é o rei das estratégias corporativas

em todo o mundo e não é diferente no terceiro setor. ❯ As pessoas acessam a internet para divertirem-se (interação social, jogos),

resolverem problemas (serviços, compras) e aprender (autodidatismo, busca por informações).

Conteúdo como base

Fonte: http://blogs.adobe.com/digitalmarketing/

Fonte: http://www.iinterativa.com.br/45-dados-sobre-marketing-de-conteudo/

Fonte: Adobe (2013) – Gráfico por Géssica Helmann & Cia

Distribuição por tipo de conteúdo

Plataformas escolhidas agindo em consonância. Imagens e textos em multiplataformas com linguagem coerente e otimização. Mais redes sociais disponibilizando conteúdo, mais lugares para ser encontrado. Mais links direcionando para o site, mais resultados de pesquisa.

Unicidade + Variedade

Empatia. Sincronicidade. Contexto. Atenção ao outro. Monitoramento de tendências e conversações para a criação de conteúdo sinérgico com as tendências sociais. Parcerias com secretarias de educação, outras instituições e com organizações populares para a criação de projetos com plataformas digitais e disponibilização de conteúdos exclusivos e especializados.

Inteligência social

Desenvolvimento criativo de resultados sociais. Os processos sociais de inovação são estimulados pela educação e autonomia criativa e intelectual de indivíduos e comunidades. Novas metodologias, novas plataformas e uma nova mentalidade orientada para a inovação tem a capacidade para fomentar o empreendedorismo e ações sustentáveis, começando pela criação de espaços de aprendizagem e formação de redes.

Inovação social

Crie, disponibilize e estimule o aproveitamento da informação em Redes. Estímulo ao aprendizado, ao uso criativo do conteúdo produzido e ao empoderamento com resultados práticos para indivíduos e criação de redes\comunidades baseadas em conhecimentos. Copyleft como política de distribuição de conteúdos. Estímulo a metodologias que privilegiem a interação e co-criação.

Engajamento Criativo

MATRIZ TEMÁTICA DA FUNDAÇÃO VALE:

❯ Respeito à diversidade; ❯ Saúde; ❯ Negócio Sociais; ❯ Acesso à informação; ❯ Esportes; ❯ Mídias Digitais; ❯ Políticas públicas de inclusão social e

territorial; ❯ Cidadania; ❯ Acesso à cultura;

❯ Profissionalização e geração de renda\emprego;

❯ Educação de jovens e adultos; ❯ Música; ❯ Voluntariado; ❯ Projetos e Parcerias locais; ❯ Ambiente e Sustentabilidade; ❯ Inovação e estímulo à Criatividade; ❯ Contar histórias das comunidades onde

atua.

Matriz Temática: Conteúdos a serem trabalhados

❯ Todas os temas e relações possíveis entre Desenvolvimento Humano e Econômico através da mobilização social.

O Coração disso tudo

Ferramentas

Conteúdo útil, criativo e social

Search Engine Optmization (SEO)

Mídias Sociais (Criação, Gestão de Relacionamento e Métricas)

Mobile

AS PROPOSTAS

Redesign do Portal para a aparência de blog corporativo (mais informal, criativo e de navegação intuitiva): ❯ Versão desktop leve e de carregamento rápido; ❯ Versão otimizada para plataformas portáteis (smartphone e tablet) para

Android, iOS e Windows Phone; ❯ Parâmetros de User Experience (UX) para facilitar a interação com usuário. ❯ Textos bilíngues (português e inglês).

A.) Portal Social da Fundação Vale

O blog corporativo tem de representar oficialmente a empresa, fundação, produto ou serviço. Entre as principais razões para utilizar este formato, destacamos: 1) Voz da empresa: o blog corporativo pode dar notícias, expor suas posições

sem restrição de tamanho, mídia ou formato. 2) Relacionamento com stakeholders: ferramentas como linkagem, indicações,

comentários e conteúdo do leitor fazem do blog um importante canal de relacionamento.

3) Fidelização: um blog com conteúdo útil constantemente atualizado será favoritado ou adicionado em leitores de feed.

Blog Corporativo

4) Referência de conteúdo: o blog pode ser um meio de demonstrar uma determinada expertise, por meio de conteúdo produzido pelos executivos e colaboradores.

5) Interação com mídias sociais: permitem a incorporação de conteúdos como vídeos (YouTube), fotos (Flickr), apresentações (Slideshare) etc.

6) Posicionamento em buscas: blogs com um bom fluxo de conteúdo podem tornar-se relevantes em buscas relacionadas.

7) Branding: os tipos de posts produzidos em um blog de determinada marca também influenciam no branding. Produzir ou recomendar determinado conteúdo também fala sobre a marca, seus valores, percepções de mundo, etc.

Blog Corporativo

Sugerimos a criação de um comitê onde serão propostos pautas semanais para a criação de conteúdos e de atividade inerentes ao site e suas versões (mobile/ traduções), sendo: ❯ Reuniões semanais para o planejamento geral de pautas (cliente e agência); ❯ Criação de uma agenda de publicação de conteúdo (agência); ❯ Reuniões mensais sobre novas tendências (conteúdo e tecnologia); ❯ Reuniões trimestrais com acompanhamento do planejado vs executado; ❯ Relatórios mensais com análise sobre tráfego e acesso e sobre os impactos dos

conteúdos publicados neste cenário.

Operação Proposta

http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/

http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/

http://www.gereports.com/

http://blog.evernote.com/

http://blog.evernote.com/

http://www.gse.it/it/Pages/default.aspx/

O site atual tem um conteúdo bom, mas não está sendo divulgado. ❯ Iniciativas de storytelling interessantes em

vídeos, mas alguns são prejudicados pela baixa qualidade de imagem e som.

❯ Ícones de compartilhamento escondidos no rodapé dos textos.

❯ Não há link para redes sociais da empresa na homepage.

❯ Interface “multimídia” para

apresentação das fotos precisa de mais interatividade(o usuário precisa fechar a imagem para abrir outra, não há um botão de apresentação ou para passar para a imagem seguinte).

❯ Webséries bem produzidas e com conteúdos interessantes, porém com poucas visualizações nas redes sociais (não há link para visualizar o conteúdo nas redes sociais, como o Youtube e Vimeo).

Análise do Site atual

A Fundação possui um potencial de criação de conteúdo em imagens e vídeos com uma riqueza cultural por causa da sua atuação geográfica; Sugerimos potencializar as redes tradicionais como Twitter e Facebook, além de começar a atuar de maneira incisiva em redes de compartilhamento fotográfico (Instagram, Pinterest) de vídeos (Youtube e Vimeo) e do Google Plus. Todas estas plataformas surgem como oportunidade de divulgação de qualquer conteúdo que contenham imagens, como infográficos, vídeos e textos, melhorando a “encontrabilidade” em resultados de buscadores como o Google e Bing. Plataforma de monitoramento: sugerida Scup.

B.) Mídias Sociais ativadas e integradas ao Portal

Exemplo: Integração das mídias sociais no site PETROBRAS

Exemplo: Indicadores de Compartilhamentos nas redes sociais Update o Die

❯ Incentivar a metodologia EAD como forma alternativa de educação para o Empreendedorimo e Empoderamento social ampliando o acesso do Portal Aprendizagem para a sociedade em geral.

❯ Oferecer cursos abertos e com direito a certificado de conclusão via plataforma Moodle;

❯ Oferta de Hangouts e Webinars gratuitos sobre os temas de expertise da empresa, aproveitando o capital intelectual de seus colaboradores e voluntários;

❯ Oportunizar a formação de redes de conhecimento a partir de uma iniciativa corporativa\institucional que vai além dos limites da empresa.

C.) EAD - Moodle

O Coursera é uma plataforma online de aprendizado que reúne algumas das mais renomadas instituições do mundo que oferecem cursos livres, gratuitos e com uma linguagem multimídia divertida e acessível. Tem interface amigável, todas as aulas são disponibilizadas em vídeos que podem ser baixados, links para textos e avaliações periódicas que, ao serem concluídas, dão direito a certificado de conclusão da universidade que oferece o curso. Atualmente é a plataforma de EAD mais famosa do mundo e uma das que possui o maior numero de cursos e reúne estudantes e professores de vários países que trocam informações e experiências entre si, trabalhando em grupo e avaliando os pares (avaliação peer-to-peer).

CASES: Coursera

https://www.coursera.org/

O Knight Center para o Jornalismo nas Américas é uma instituição sediada na Universidade de Austin (Texas - EUA) para a disseminação do jornalismo, principalmente o científico, na América Latina e Caribe. Todos os cursos utilizam a plataforma Moodle e são gratuitos. Também conferem certificado de conclusão após a conclusão das avaliações do curso.

CASES: Knight Center

http://journalismcourses.org/login/index.php

Universidade Corporativa do Grupo Fiat que conta com ambiente de aprendizado baseado em e-learning centrado na inovação, na dinâmica de redes , construção social do conhecimento e desenvolvimento de lideranças.

E-learning: ISVOR

http://www.isvor.com.br/

O Bliive é um serviço gratuito de rede social de ensino e aprendizagem, ou uma rede social de tutoria. Qualquer pessoa pode oferecer suas habilidades e buscar aquelas que tenham interesse em aprender. O sistema é de troca de tempo presencial ou online: a cada hora ensinada, o “facilitador” ganha créditos que podem ser utilizados para outra troca de tempo por mais aprendizado.

Troca de informações, Inovação em Aprendizado: Bliive

http://bliive.com

Produção de conteúdo em texto, imagens, games, vídeos e infográficos voltados para a Aprendizagem, Inovação e Entretenimento. White Papers, Séries do Facebook (Instagram e Pinterest), Podcasts, Séries em vídeo (entrevistas, Common Crafts), webinars, etc; Mapeamento de blogs e instituições que produzem conteúdo e acordo com a Matriz de Conteúdo sugerida para fins de colaboração (servir como fonte) e replicação de conteúdo (usar como fonte), e formação de parcerias digitais.

D.) Fábrica de Conteúdo

A Oxford College of Marketing oferece webinars gratuitos sobre marketing, tendências, planejamento e também sobre como ingressar na instituição e conseguir bolsas de estudo. Após os webinars, o conteúdo fica disponível com acesso livre.

Webinars: Oxford College of Marketing

http://www.oxfordcollegeofmarketing.com/webinars.html

A HBR oferece webinars na sua maioria gratuitos sobre marketing, liderança, coaching, tendências de mercado, mundo corporativo. São palestras e workshops via plataforma online e em tempo real com especialistas de renome mundial e colaboradores da Revista.

Webinars: Harvard Business Review

http://hbr.org/multimedia/webinars

Conteúdo: Programa Da Vinci - Isvor

Programa de curadoria de conteúdo da Fiat do Brasil que disponibiliza noticias sobre inovação, transformação social e tecnológicas e seus impactos. Começou como uma necessidade de estimular a criatividade e inovação dentro das empresas (que seus funcionários pensassem “fora da caixa”) e acabou se tornando uma iniciativa social aberta, que ultrapassou os portões da empresa e hoje é um canal de novidades e inspiração para quem trabalha com criatividade e inovação.

http://www.programadavinci.com.br

http://www.programadavinci.com.br

Conteúdo e Colaboração em Rede: Good.is

O Good.is é uma rede social que se baseia no progresso social e coletivo através da troca de informações. Como é uma rede social, exige a criação de um perfil no qual é reconhecida a autoria dos textos. Os autores/usuários são reconhecidos nas redes com suas contribuições que podem ser textos sobre seus cases pessoais e corporativos, suas ideias sobre desenvolvimento pessoal e econômico, cidades, ambiente, metodologias criativas e sustentáveis, ações em comunidades e redes.

www.good.is

❯ A Language Practice Hangout, comunidade da rede social Google+ foi idealizada por pessoas que desejam aprender idiomas conversando com falantes nativos sem gastar muito dinheiro.

❯ Através dos Hangouts do Google (ferramenta de video chat), que são gratuitos, os usuários podem aderir a discussões temáticas que aperfeiçoam suas habilidades no idioma desejado.

Hangouts: Language Practice Community

https://plus.google.com/communities/117021348126795052161

A Ashoka é uma organização mundial, sem fins lucrativos, pioneira no campo da inovação social, trabalho e apoio aos empreendedores sociais. Ela possui uma rede de empreendedores sociais que é responsável pela troca de informações, colaboração e disseminação de projetos conhecimentos, práticas, ferramentas de gestão e planejamento do setor privado para o setor social.

Inovação e Empreendedorismo Social: Ashoka

http://www.ashoka.org.br

Simplificar e tornar mais acessível uma informação sobre temas complexos, estatísticas e ou processos de produção: esta é uma das funções da infografia. Produzir infográficos periódicos sobre alguns dos temas da Matriz de Conteúdo é um fator que pode melhorar o engajamento e também servir de fonte de pesquisas acadêmicas e aprendizagem. Infográficos também são alvo da maioria dos compartilhamentos em redes sociais, como as imagens de pessoas, animais e paisagens.

Infográficos

http://www.theworkfoundation.com

Um “White Paper” é um documento de referência feito por entidade que é especialista no assunto em questão, que serve de relatório, informe ou guia sobre algum problema e suas soluções, orientados para a tomada de decisões. São um tipo de conteúdo com alta busca e compartilhamento. Em geral, são em formato pdf, personalizados com a marca da empresa e ficam disponíveis através de cadastro opt-in (formulários com nome, e-mail e profissão), que mais tarde pode ser usado pela Fundação para o envio newsletters.

White papers: The Work Foundation

http://www.theworkfoundation.com

http://www-01.ibm.com/

Uma revista de acesso gratuito ao conteúdo e propõe-se a dizer coisas interessantes que vão além da marca, oferecendo informação, entretenimento, inovação.

Não só esta revista em particular, mas qualquer proposta de revista que expresse compromisso com conteúdos úteis, divertidos e diferentes ganha alcance diferenciado em plataformas digitais.

Atualmente, a distribuição para tablets deixa o formato de revista mais atraente e com possibilidades de interação criativa com conteúdos multimídia (jogos, vídeos, aplicações, etc).

Conteúdo: Revista V – Blog V Volkswagem

http://www.vw.com.br/pt/planeta_volkswagen/revista_v.html

❯ O Forum for the Future é uma organização americana do terceiro setor que possui uma página de blogs e blogueiros colaboradores em seu site.

❯ Esta estratégia é interessante pois cria o sentimento de “causa”, conecta os diversos seguidores destas personalidades no ambiente do Portal, gera fluxo de visitantes pois a divulgação é agregada aos perfis pessoais de cada blogueiro.

❯ Trata-se de valor agregado que é diretamente proporcional à reputação do blogueiro/colaborador.

Blogs / Blogueiros relacionados: Forum for the Future

http://www-01.ibm.com/

A Durrell Wildlife Conservation Trust é uma empresa do Terceiro Setor que encabeça as causas de conservação de animais em extinção. A campanha The Lonely Dodo (O dodo solitário) criou o hotsite e o vídeo que fala sobre o dodo, um animais já extinto. Esta campanha simples e criativa ganhou prêmios em 2013 e a narração do vídeo é do renomado ator britânico Stephen Fry.

Hotsite e Vídeo: The Lonelu Dodo

http://www.thelonelydodo.com/watch

ETAPAS

* Item não contemplado no escopo do projeto, mas que faz parte da finalização dos esforços de comunicação, e é de responsabilidade da Contratante.

PROJETO Desenvolvimento institucional de Mídias Digitais

para a Fundação Vale

1. REDESIGN DO PORTAL

2. DEFINIÇÃO DA ESTRATÉGIA DE

CONTEÚDO

3. FORMATAÇÃO DE PARCERIAS PARA A

PRODUÇÃO DE CONTEÙDO

4. DIVULGAÇÃO

IMPRENSA*

1. Portal Social FUNDAÇÃO VALE

Arquitetura

Interface do Portal Back end

Desenvolvimento

Front end

Integração com o Moodle

Testes

Versão beta

Aprimoramentos

Versão Final

2. DEFINIÇÃO DA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO

Portal Social FUNDAÇÃO VALE

Guia de Estilo

Definição de Linha Editorial

Redes Sociais

Política de Uso

Configuração de layout e informações institucionais

Agenda de Produção de

Conteúdo

Documentos com relação de formato,

periodicidade estratégia de

pautas

3. FORMATAÇÃO DE PARCERIAS PARA A

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

Comunidades locais das áreas que a Fundação

Vale atua

Blogueiros e formadores de opinião de acordo

com a matriz de conteúdo

Instituições governamentais,

privadas e terceiro setor que estejam afinizadas com os objetivos da FV.

4. DIVULGAÇÃO

IMPRENSA*

Planejamento da Campanha de divulgação do novo Portal*

Lançamento da Campanha e Mensuração * Item não contemplado no escopo do projeto, mas que faz parte

da finalização dos esforços de comunicação, e é de responsabilidade da Contratante.

Como todo o planejamento, este é o primeiro passo para o refinamento das ações em busca dos objetivos digitais da Fundação Vale. Este documento foi fruto da pesquisa baseada no briefing cedido e material institucional disponível na internet. Os cases aqui utilizados foram filtrados com base na sustentação das justificativas desta proposta de planejamento e são consideradas publicamente como soluções criativas e inovadoras tanto para o Terceiro Setor, quanto para as iniciativas Públicas e Privadas.

Considerações Finais

Obrigado!