proposta de tema de dissertaÇÃo -...

12
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL PROPOSTA DE TEMA DE DISSERTAÇÃO Nome do Tema: Avaliação da Permeabilidade de Solos a partir do Ensaio de Adensamento Orientador: Titulação: Departamento, Instituição ou Empresa José Camapum de Carvalho Doutor ENC, UnB Coorientador: Titulação: Departamento, Instituição ou Empresa Sumário do Tema: Vários problemas de análise de resultados de comportamento hidromecânico de solos expansivos são oriundos do entendimento dos reflexos da expansão na porosidade do solo, pois a expansão de origem mineralógica não corresponde a variação do volume de vazios nesses solos. No caso dos solos expansivos geralmente não se leva em conta as variações volumétricas oriundas da alteração da distância interplanar basal o que prejudica as análises de comportamento. Buscando-se o melhor entendimento do fenômeno a dissertação avaliará a partir de ensaios de adensamento, cisalhamento direto, permeabilidade, curva característica e análise mineralógica o comportamento dos solos submetidos a diferentes níveis de expansão. Nessa parte do estudo serão usados caulim e bentonita. Um outro problema com o qual nos deparamos no dia a dia é o da estimativa do coeficiente de permeabilidade a partir do ensaio de adensamento usando a teoria de Terzaghi, mas que, no entanto, para o caso dos solos tropicais, os resultados obtidos a partir desse procedimento são geralmente em torno de 100 vezes inferior aos valores medidos no permeâmetro e em ensaios de permeabilidade in situ. Daí, no que tange aos solos tropicais, se chegar a uma técnica de ajuste dos valores estimados é importante para a prática da engenharia. O assunto foi recentemente objeto da elaboração de um artigo pelo aluno Luan, no entanto, é relevante que sejam feitos ensaios com medida de pressão neutra, para melhor entendimento e validação do modelo proposto. Nesse caso serão usadas amostras coletadas no campo experimental da UnB e as células Rowe disponíveis no laboratório de Geotecnia. O estudo como um todo tem grande aplicabilidade prática. Pré-Requisitos: Gostar da parte experimental e não estar e nem vir a estar trabalhando na fase dos estudos experimentais. Financiamento: O laboratório de Geotecnia dispõe dos equipamentos necessários a realização do estudo. Já dispõe de recursos para as despesas oriundas da pesquisa.

Upload: lytuyen

Post on 10-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL

PROPOSTA DE TEMA DE DISSERTAÇÃO

Nome do Tema: Avaliação da Permeabilidade de Solos a partir do Ensaio de Adensamento

Orientador: Titulação: Departamento, Instituição ou Empresa

José Camapum de Carvalho Doutor ENC, UnB

Coorientador: Titulação: Departamento, Instituição ou Empresa

Sumário do Tema:

Vários problemas de análise de resultados de comportamento hidromecânico de solos expansivos são oriundos do entendimento dos reflexos da expansão na porosidade do solo, pois a expansão de origem mineralógica não corresponde a variação do volume de vazios nesses solos. No caso dos solos expansivos geralmente não se leva em conta as variações volumétricas oriundas da alteração da distância interplanar basal o que prejudica as análises de comportamento. Buscando-se o melhor entendimento do fenômeno a dissertação avaliará a partir de ensaios de adensamento, cisalhamento direto, permeabilidade, curva característica e análise mineralógica o comportamento dos solos submetidos a diferentes níveis de expansão. Nessa parte do estudo serão usados caulim e bentonita. Um outro problema com o qual nos deparamos no dia a dia é o da estimativa do coeficiente de permeabilidade a partir do ensaio de adensamento usando a teoria de Terzaghi, mas que, no entanto, para o caso dos solos tropicais, os resultados obtidos a partir desse procedimento são geralmente em torno de 100 vezes inferior aos valores medidos no permeâmetro e em ensaios de permeabilidade in situ. Daí, no que tange aos solos tropicais, se chegar a uma técnica de ajuste dos valores estimados é importante para a prática da engenharia. O assunto foi recentemente objeto da elaboração de um artigo pelo aluno Luan, no entanto, é relevante que sejam feitos ensaios com medida de pressão neutra, para melhor entendimento e validação do modelo proposto. Nesse caso serão usadas amostras coletadas no campo experimental da UnB e as células Rowe disponíveis no laboratório de Geotecnia. O estudo como um todo tem grande aplicabilidade prática.

Pré-Requisitos: Gostar da parte experimental e não estar e nem vir a estar trabalhando na fase dos estudos experimentais.

Financiamento: O laboratório de Geotecnia dispõe dos equipamentos necessários a realização do estudo. Já dispõe de recursos para as despesas oriundas da pesquisa.

Tema 1: Abertura de Filtração de Geotêxteis Confinados Orientador: Prof. Ennio Marques Palmeira Justificativa do Tema Os geotêxteis são cada vez mais utilizados em filtros de obras geotécnicas e de proteção ao meio ambiente. Para o bom funcionamento de um filtro geotêxtil é necessário o conhecimento da sua abertura de filtração. A abertura de filtração de um geotêxtil é admitida como igual ao diâmetro do maior grão de solo capaz de atravessa-lo. O conhecimento dessa grandeza é de fundamental importância para avaliação da capacidade do filtro geotêxtil em reter os grãos de solo, permitindo somente a passagem do fluido. A Figura 1 esquematiza a importância da determinação dos poros de um geotêxtil não tecido. A abertura de filtração pode variar com a pressão, uma vez os geotêxteis são materiais compressíveis. Assim sendo, a determinação da abertura de filtração de geotêxteis confinados é um problema complexo e necessita de mais pesquisas. O presente trabalho visa investigar a variação de abertura de filtração de geotêxteis confinados com a utilização de equipamento de Ponto de Bolha (Bubble Point Test), disponível no Laboratório de Geotecnia da UnB. O equipamento será adaptado para permitir a aplicação de tensões verticais sobre os espécimes de geotêxtil. Deverão também ser realizados ensaios com geotêxteis impregnados por grãos de solo, uma vez que a presença destes nos vazios do geotêxtil não tecido podem também influenciar a sua abertura de filtração.

canal

constrição (DC)

canal

constrição (DC)

geotêxtil não tecido

Figura 1. Passagem de grão através do geotêxtil. Figura 2. Equipamento de Ponto de Bolha. (Lima 2014). Atividades Na pesquisa serão realizados ensaios em diferentes geotêxteis (tecidos e não tecidos) submetidos a diferentes valores de tensões verticais. Os valores de abertura de filtração obtidos serão comparados com previsões teóricas e com resultados obtidos para os mesmos geotêxteis utilizando outras técnicas de ensaio. Condições de Financiamento para as Atividades Não se vislumbram problemas com financiamento, uma vez que os equipamentos necessários estão disponíveis no Laboratório de Geotecnia da UnB. Requisitos Dedicação exclusiva ao trabalho (o orientador não aceita alunos em tempo parcial). Ter cursado as disciplinas relevantes para o tema.

Fonte de ar comprimido

Filtro de ar Manômetro

Regulador

Célula

Fluxômetro

Universidade de Brasília Programa de Pós-graduação em Geotecnia Proposta de tema para dissertação de mestrado

TEMA: Retroanálise de Estradas Não Pavimentadas Reforçadas com Geossintéticos NOME DO ORIENTADOR: Ennio Marques Palmeira SUMÁRIO DO TEMA: Cerca de 70% das malha viária de um país é constituída de estradas não pavimentadas, inclusive nos países do Primeiro Mundo. Quanto assentes sobre solos de baixa resistência as rupturas são comuns, bem como uma maior necessidade de manutenções periódicas (Fig. 1a). A utilização de geossintéticos como reforço deste tipo de obra (Fig. 1b) proporciona uma maior resistência da via, menor frequência e intensidade de manutenções e aumento significativo da sua vida útil. O presente projeto visa retro analisar resultados de ensaios em grande escala em estradas não pavimentadas realizados em diferentes trabalhos de pesquisa na UnB. Busca-se obter por via numérica resultados que não foram medidos pela instrumentação e avaliar a acurácia de métodos analíticos e empíricos utilizados no dimensionamento destas estruturas. O método dos elementos finitos será utilizado nestas análises. Será investigado o efeito de manutenção superficial no comportamento posterior da via (com e sem reforço) bem como será avaliada a acurácia de alguns métodos que fornecem a carga estática equivalente às cargas cíclicas típicas desse tipo de obra.

geossintético

Efeito MembranaAceleração do adensamento

Distribuição de tensões favorável à estabilidade

Separação entre materiais

solo mole

(a) Deformação excessiva. (b) Contribuições da presença de reforço. Atividades A pesquisa envolverá uma revisão bibliográfica de métodos de dimensionamento de estradas não pavimentadas com e sem reforço, catalogação de resultados ensaios bem instrumentados e análises por elementos finitos utilizando ferramenta numérica apropriada. A comparação entre previsões e medições permitirá calibrar os casos, visando à obtenção de informações adicionais (deformações nos reforços, por exemplo). PRÉ-REQUISITOS: Dedicação exclusiva à pesquisa. Ter cursado disciplinas pertinentes ao tema.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Não deverão haver problemas com financiamento, uma vez que o material e equipamentos necessários para os ensaios estão disponíveis no Laboratório de Geotecnia e o projeto conta com financiamento do INCT/CNPq, cujo orientador é vice coordenador.

Universidade de Brasília Programa de Pós-graduação em Geotecnia Proposta de tema para dissertação de mestrado

TEMA: Resistência à tração de geomembranas submetidas a danos mecânicos

NOME DO ORIENTADOR: Gregório Luís Silva Araújo

CO-ORIENTADOR: Ennio Marques Palmeira

SUMÁRIO DO TEMA: As geomembranas são utilizadas como materiais sintéticos impermeabilizantes há alguns anos. Porém, alguns estudos ainda são necessários para a otimização de seu devido dimensionamento. O comportamento a longo prazo ainda é um grande questionamento em alguns tipos de estrutura. Na construção com o emprego desses materiais, muitas vezes é necessária a execução de camadas de drenagem de líquidos e gases. Por sua vez, os materiais utilizados nessas camadas podem vir a causar danos nas geomembranas. Com a ocorrência desses danos, a resistência à tração diminui e isso pode vir a causar problemas na obra. Um grande exemplo desse tipo de problema são as barragens de rejeito. Como esse tipo de construção atinge grandes alturas, as pressões aplicadas nas geomebranas alcançam elevados valores, fazendo com que o material de drenagem venha a puncionar o material impermeabilizante. Algumas pesquisas (Ruiz, 2014) mostram que, mesmo com a proteção utilizando geotêxtil não tecido, ocorrem danos na geomembrana (Figura 01). Este tema de mestrado visa o estudo da variação de resistência à tração de geomembranas após a aplicação de diferentes níveis de carregamento utilizando um equipamento de grande escala. Os ensaios de tração serão conduzidos em uma prensa mecânica automatizada (Figura 2). Serão realizados vários ensaios para cada nível de carregamento e então será feito um tratamento estatístico dos dados. Complementarmente, serão realizados ensaios utilizando diferentes configurações geomembrana/material granular. Com os resultados obtidos pretende-se, ao final da pesquisa, mostrar as melhores configurações que podem ser utilizadas para sistemas de impermeabilização e drenagem de alguns tipos de obra.

Figura 01. Danos em geomembrana causados por material granular.

Figura 02. Ensaio de Resistência à tração

PRÉ-REQUISITOS: Dedicação exclusiva à pesquisa. Saber ler em inglês.

RECURSOS NECESSÁRIOS:

Universidade de Brasília Programa de Pós-graduação em Geotecnia Proposta de tema para dissertação de mestrado

TEMA: Estudo de materiais alternativos para utilização como material de

preenchimento em estruturas de contenção

NOME DO ORIENTADOR: Gregório Luís Silva Araújo

CO-ORIENTADOR: Yuri Daniel Jatobá Costa (UFRN)

SUMÁRIO DO TEMA: A borracha é um dos resíduos gerados em grande quantidade nos últimos anos. Estima-se que no Canadá e nos Estados Unidos é gerado um pneu por habitante por ano (Shalaby & Khan, 2005). Além disso, esse tipo de resíduo tem vazios da ordem de 75% de seu volume, ocupando muito espaço em áreas de disposição de resíduos como os aterros sanitários. Já existem algumas pesquisas utilizando borracha como material de aterro ou de preenchimento de estruturas de contenção em alguns países (Cetin et al, 2006, Edincliler et al, 2010, Youwai & Bergado, 2004, etc.), mas pouco se sabe de possíveis resultados para os solos presentes na região centro-oeste do Brasil. A grande maioria das pesquisas foi realizada com solos arenosos e pouco se sabe sobre a utilização de borracha em solos argilosos. Existem diferentes subprodutos recicláveis de borracha, de diferentes tamanhos (Figura 01) e um que merece destaque é o advindo de lascas de borracha (Tire Shreds). O presente projeto de pesquisa visa dar continuidade ao trabalho realizado por Chrusciak (2013) onde se pretende utilizar um equipamento de cisalhamento direto (Figura 2) com dimensões maiores que as convencionais (0,30 m x 0,30 m x 0,15 m) visando o estudo de utilização de fragmentos de borracha em obras geotécnicas. A utilização da uma amostra com tais dimensões se deve à necessidade de redução do efeito de escala do tamanho dos grãos de borracha com relação ao equipamento. Os ensaios serão realizados para diferentes teores de mistura e diferentes granulometrias de materiais presentes no Distrito Federal.

Figura 01. Possíveis tipos de borracha utilizada em reciclagem.

Figura 02. Equipamento a ser utilizado na pesquisa.

PRÉ-REQUISITOS: Dedicação exclusiva à pesquisa. Saber ler em inglês.

RECURSOS NECESSÁRIOS:

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOTECNIA

PROPOSTA DE TEMA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Nome do Tema:

Sistema de Classificação mecânica de encostas para fins de projetos de estradas: Proposta metodológica

Nome do Orientador / Co-Orientador: Titulação: Departamento, Instituição ou Empresa

Hernán Eduardo Martínez-Carvajal D.Sc. ENC / FT / UnB

Sumário do Tema:

O processo de planejamento de projetos de estradas em regiões montanhosas passa necessariamente por uma etapa inicial de reconhecimento geológico geotécnico com fins de identificar trechos com estabilidade crítica ou dificuldades geotécnicas especiais. Esta avaliação inicial do terreno é fundamental para definir as etapas seguintes de exploração geotécnica detalhada, ensaios de laboratório, planejamento da licitação, prazos e custos. Não obstante, em muitos casos o geólogo não consegue identificar todos os trechos críticos ou não consegue classificar apropriadamente o seu grado de criticidade e, desta forma, não entrega à equipe de projeto dados relevantes para as etapas seguintes.

O trabalho aqui proposto pretende propor uma metodologia de análise sistemática das encostas de projetos de rodovias em regiões montanhosas com o intuito de fornecer um sistema de classificacao que permita à equipe de geologia: (i) reconhecer trechos críticos, (ii) segmentar o projeto segundo seu comportamento esperado desde o ponto de vista da estabilidade das encostas e (iii) fornecer recomendações de tratamento nos taludes. O sistema de classificação deverá ter em consideração o grau de importância da rodovia que está sendo planejada e desta forma será necessário considerar questões relacionadas com o risco aceitável. Finalmente, o referido sistema deverá ser de fácil aplicação em escalas da ordem de 1:5000 ou maiores a depender da base topográfica disponível. O sistema estará atrelado a uma plataforma SIG sobre a qual serão gerenciados os dados espaciais de : (i) tipo de solo, (ii) geologia, (iii) declividade, (iv) concavidade da encosta e (v) geometria do projeto.

O aluno deverá desenvolver habilidades de programação no Matlab, bem como de gerenciamento e representação espacial de variáveis geológicas, geomorfológicas, de pluviosidade e outras, numa plataforma SIG. Será necessário um grande esforço inicial no processo de coleta das informações básicas necessárias. Trechos experimentais de estradas já construídas serão definidos no primeiro mês de trabalho. A depender da disponibilidade do aluno, os referidos trechos poderão ser escolhidos em estradas no Rio de Janeiro ou nos arredores da cidade de Medellín (Colombia).

Apoio / Financiamento: CAPES, CNPq, PPG.Brasília, DF, 15/06/2014 Hernán E. M. Carvajal

Local e Data Orientador Coorientador

Aprovação da Coordenação de Pós-Graduação em Geotecnia

Local e Data Coordenador

Aju

dem

o P

lane

ta –

Use

m p

apel

rec

icla

do

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL

PROPOSTA DE TEMA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Nome do Tema:

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO RCD ASSSOCIADO A UM SOLO TROPICAL EM BARREIRAS IMPERMEABILIZANTES DE DEPÓSITOS DE RESÍDUOS

Nome do Orientador/Co-Orientador: Titulação: Departamento, Instituição ou Empresa

Luis Fernando Martins Ribeiro DSc. ENC/UnB

Andre Luis Brasil Cavalcante DSc. ENC/UnB

Sumário do Tema (até 500 palavras):

As barreiras impermeabilizantes representam elementos importantes na proteção ambiental dos sistemas de disposição de resíduos urbanos, industriais e de mineração. Os solos tropicais compactados apresentam uma relevante aplicação para construção destas barreiras. Contudo, algumas propriedades destes solos, como a retração, condutividade hidráulica e a compatibilidade adequada com os fluidos contaminantes oriundos desses depósitos, devem ser avaliadas e satisfeitas. Dentro deste contexto, a adição de RCD nos solos tropicais tende representar uma importante alternativa no sentido de adequar algumas destas propriedades e também minimizar os impactos ambientais associados à disposição destes resíduos e a extração de jazidas naturais. Assim, esta pesquisa propõe o estudo experimental para avaliação da condutividade hidráulica em misturas de um solo tropical e RCD associada à compatibilidade entre estas misturas e alguns compostos químicos liberados pelos resíduos. Desta forma, o programa experimental proposto consistirá de ensaios de caracterização das amostras com o objetivo de verificar as possíveis alterações nas propriedades geotécnicas e físico-químicas do solo tropical quando em misturas com diferentes porcentagens de RCD, de ensaios para avaliação da condutividade hidráulica do solo natural e misturas utilizando permeâmetros de parede flexível para diferentes tensões de confinamento e posteriormente ensaios químicos destinados a análise e avaliação da degradação e/ou compatibilidade entre as amostras com diferentes teores de RCD e alguns compostos químicos comumente encontrados em sistemas de disposição de resíduos como: Ácido Sulfúrico, Soda Cáustica, Cianeto, Amônia, entre outros. Espera-se com esta pesquisa obter dados a respeito das alterações nas propriedades índices do solo tropical, destacando mudanças nas características de plasticidade, na capacidade de troca catiônica, pH e na condutividade hidráulica tanto pela a adição de RCD como pela contaminação devido ao fluxo dos diferentes compostos químicos presentes nos resíduos.

Pré-Requisitos:

Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da UnB.

_______________________ _________________________ _________________________ Local e Data Orientador Co-Orientaador

Aprovação da Proposta de Tema em Reunião de Área

_________________________ _________________________ Local e Data Coordenador

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL

PROPOSTA DE TEMA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

NOME DO TEMA:

EFEITOS DO PROCESSO DE RESSECAMENTO EM CAMADAS DE COBERTURAS DE ATERROS DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Nome do Orientador/Co-Orientador: Titulação: Departamento, Instituição ou Empresa

Luis Fernando Martins Ribeiro DSc. ENC/UnB

Sumário do Tema (até 500 palavras):

A contaminação do solo e da água pode ser minimizada ou evitada por meio de um sistema de cobertura e de base impermeável em sistemas de disposição de resíduos industriais, urbanos e de mineração. A camada de cobertura, ao ser impermeável, impede a penetração de precipitação de chuva, que leva a diminuição do volume de lixiviado produzido pelo aterro. Neste sentido, esta pesquisa propõe avaliar os efeitos do processo de ressecamento da camada de cobertura de aterros, considerando principalmente o risco de formação de trincas nos revestimentos de solo compactado. Como metodologia da pesquisa, propõe-se a realização de ensaios de condutividade hidráulica visando identificar as características iniciais do material de cobertura e as implicações relacionadas ao processo de execução da camada de cobertura. Para realização destes ensaios será utilizado um solo laterítico associado a um resíduo de construção e demolição (RCD). Na seqüência, serão realizados ensaios de ressecamento livre, ensaios de simulação de secagem e umedecimento por meio de um equipamento que permite o monitoramento e avaliação de maneira integrada da variação volumétrica, umidade, sucção e temperatura do solo. Pretende-se ainda realizar ensaios de permeabilidade com as amostras obtidas após os diversos ciclos de umedecimento e secagem realizados e assim avaliar os efeitos deste processo na condutividade hidráulica do solo e RCD.

Espera-se com esta pesquisa identificar e analisar a influência das trincas, fissuras decorrentes do processo de ressecamento na condutividade hidráulica dos sistemas de cobertura de aterros de resíduos sólidos.

Pré-Requisitos:

Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da UnB.

_______________________ _________________________ _________________________ Local e Data Orientador Co-Orientaador

Aprovação da Proposta de Tema em Reunião de Área

_________________________ _________________________ Local e Data Coordenador

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOTECNIA

PROPOSTA DE TEMA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Nome do Tema: Análise do risco geomeânico do fraturamento hidráulico.

Nome do Orientador / Co-Orientador: Titulação: Departamento, Instituição ou Empresa

Manoel Porfírio Cordão Neto ENC / FT / UnB

André Assis ENC / FT / UnB

Sumário do Tema:

O desenvolvimento de qualquer país está diretamente ligado a sua capacidade de produção de energia. Dentre as matrizes energéticas existentes, destacam-se as de origem fósseis como o Carvão e o Petróleo. Sobre a produção de petróleo, tem havido um crescimento da exploração de reservas ditas não convencionais – Gás e Óleo de Folhelho ou Xisto (Shale Gas and Oil) e Areias betuminosas (Sand Oil). Esse crescimento tem mudado o panorama energético mundial. Porém, o processo de produção nos reservatórios de folhelho betuminosos requer o uso de uma técnica denominada de Fraturamento Hidráulico que, devido aos riscos inerentes, tem sua utilização proibida em alguns países. O fraturamento hidráulico tem como objetivo principal aumentar a permeabilidade do reservatório por meio da criação de fraturas, sendo também utilizada em reservatórios convencionais como técnica de estimulação de poços. Um dos principais problemas associados a essa técnica é a migração da fratura para camadas inferiores e superiores ao reservatório ou a reativação de fraturas pré-existentes. Isso pode levar a liberação de óleo ou outros materiais tóxicos e radioativos, que podem contaminar aquíferos ou até mesmo a atmosfera. Desta forma, tornar-se necessário quantificar o risco inerente a operação de fraturamento hidráulico. Para isso, um dos primeiros passos é definir e quantificar as ameaças existentes para em seguida associar a isso um custo. Neste trabalho, pretende-se desenvolver uma metodologia de avaliação de ameaças associadas ao fraturamento hidráulico, uma vez que as incertezas dos parâmetros geomecânicos podem ter um grande impacto na propagação de fraturas. Para atingir os objetivos serão utilizadas formulações analíticas e numéricas existentes (PKN, KGD, MEF e MDF) que serão associadas a modelos probabilísticos de modo a permitir a quantificação das ameaças.

Pré requisitos: Ter cursado as disciplinas de mecânica dos solos não saturados, mecânica das rochas e métodos numéricos. Além disso, ter noções gerais de engenharia de petróleo e fraturamento hidráulico.

Brasília, DF, 13/06/2014

Local e Data Orientador Coorientador

Aprovação do PPG Brasília, DF,

Local e Data Coordenador

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOTECNIA

PROPOSTA DE TEMA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Nome do Tema:

Nome do Orientador / Co-Orientador: Titulação: Departamento, Instituição ou Empresa

Manoel Porfírio Cordão Neto ENC / FT / UnB

ENC / FT / UnB

Sumário do Tema:

A avaliação do comportamento de obras geotécnicas geralmente é realizada por meio de programas computacionais que utilizam métodos numéricos, como por exemplo, o método dos elementos finitos. Independente do método numérico utilizado é necessário uma relação que ligue as tensões e as deformações. Para problemas não saturados, é necessária uma relação entre tensão, deformação e sucção. Há na literatura diversas relações disponíveis, entretanto, poucos consideram ao mesmo tempo aspectos como anisotropia, cimentação e condição não saturada. Cordão Neto et al. (2009) apresenta um modelo que considera todos esses aspectos, denominado de MADUS (Modelling-Anisotropic-Destructuration-Unsaturated Soil). Além disso, por meio do conceito de sub-loading (Hashiguch, 1980) esse modelo permite ainda melhorar alguns aspectos do comportamento do solo. Porém, apesar do modelo apresentado por Cordão Neto et al. 2009 e de outros modelos apresentarem avanços em relação a modelos tradicionais, pouco se sabe sobre a influência disso na resposta final, ou seja, se esses aspectos são ou não relevantes quando utilizados na simulação de uma obra geotécnica. Assim, esse trabalho tem como objetivo implementar o modelo num código de elementos finitos e aplicar em obras geotécnicas, tais como aterros, barragens, estruturas de contenções de modo a verificar a real influência da anisotropia, cimentação e outros na resposta final da obra.

Pré requisitos: Ter cursado as disciplinas de mecânica dos solos não saturados e métodos numéricos.

Brasília, DF, 23/06/2014

Local e Data Orientador Coorientador

Aprovação do PPG Brasília, DF,

Local e Data Coordenador

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOTECNIA

PROPOSTA DE TEMA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Nome do Tema: Desempenho de Misturas a Quente Abertas com Asfalto-Borracha de 4a Geração

Nome do Orientador / Co-Orientador: Titulação: Departamento, Instituição ou Empresa

Márcio Muniz de Farias PhD ENC / FT / UnB

Sumário do Tema:

Ligantes asfálticos modificados com borracha moída de pneus (BMP) têm sido largamente empregados em misturas a quente abertas em vários países, especialmente nos EUA, devido ao excelente desempenho no combate a trincas por fadiga e deformações permanentes. Até recentemente havia três processos básicos de preparação de Asfalto-Borracha (Asphalt-Rubber, AR): via seca, via úmida e via terminal. A via seca de fato não constitui um Ligante Modificado, mas apenas a substituição na usina de parte dos agregados minerais por grânulos de borracha. Misturas via seca apresentam pior desempenho em relação aos outros tipos de AR, devido ao pouco tempo de reação no misturador e a dificuldades de compactação, mas têm a vantagem da simplicidade no processo de fabricação. A via úmida consiste na obtenção de um Ligante Modificado numa pré-mistura do ligante asfáltico convencional (CAP) com 15%-20% de BMP, a uma temperatura de 180-190 oC, durante cerca de 45-60 minutos em condições anaeróbicas. Este processo produz o melhor resultado em termos de desempenho de fadiga e deformação permanente, porém exige equipamentos específicos e caros que devem ser acoplados diretamente durante a fase de usinagem da mistura. A via terminal é uma modificação da via úmida que facilita a produção de Ligante Modificado na própria refinaria, longe da usina de asfalto. Isto é conseguido reduzindo a percentagem de BMP a 10%-15% e introduzindo óleos extensores. Infelizmente a quantidade reduzida de BMP e os óleos reduzem o desempenho de misturas com AR via terminal. Ademais tanto a via úmida quanto a terminal exigem o emprego de temperaturas de usinagem mais elevadas e rígido controle de temperatura de compactação. Com vistas a mitigar estes aspectos foi desenvolvida recentemente uma 4a geração de AR, chamada Rubind® (www.rubind.com). Nesta tecnologia emprega-se grânulos de borracha pré-ativados (Reacted and Activated Rubber - RAR), diretamente na fase de usinagem. O uso de RAR permite a reciclagem de uma elevada quantidade de BMP (30%-40%) em um processo de mistura simples como a via seca e com desempenho superior à via úmida. O objetivo desta pesquisa, pioneira no Brasil, é investigar o desempenho do Rubind, empregando técnicas avançadas de ensaios em laboratório da metodologia Superpave. Para tanto pretende-se realizar ensaios de fadiga em amostras trapezoidais com um novo tipo de equipamento, além ensaios de módulo de resiliência e ensaios de deformação permanente. Estes resultados devem ser utilizados para dimensionar um pavimento, segundo o novo guia MEPDG (Mechanistic-Empirical Pavement Design Guide) e comparar com o procedimento convencional.

Apoio / Financiamento: CNPq, CAPES, FAP-DF

Brasília, DF, 16/06/2014 Márcio Muniz de Farias

Local e Data Orientador Coorientador

Aprovação do PPG Brasília, DF,

Local e Data Coordenador

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOTECNIA

PROPOSTA DE TEMA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Nome do Tema: Interação Solo-Estrutura de Edificações e Fundações

Nome do Orientador / Co-Orientador: Titulação: Departamento, Instituição ou Empresa

Renato Pinto da Cunha PhD ENC / FT / UnB

Sumário do Tema:

Por questões pessoais, o Prof. Renato não pode enviar o tema a tempo. Solicitou

que quem tivesse maior interesse escrevesse para ele no e-mail [email protected].

Apoio / Financiamento:

Brasília, DF, 16/06/2014 Renato Pinto da Cunha

Local e Data Orientador Coorientador

Aprovação do PPG

Local e Data Coordenador