projeto na rede, somos leitores e autores

28
Cachoeiro de Itapemirim - ES 2011 Centro de Atividades “Jones dos Santos Neves”

Upload: valderedo-sedanofontana

Post on 10-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Projeto de Leitura e Escrita Tecnologias na Educação

TRANSCRIPT

Cachoeiro de Itapemirim - ES2011

Centro de Atividades “Jones dos Santos Neves”

Centro de Atividades “Jones dos Santos Neves”

Ana Flávia Louzada GuanabaraBrendo Leonardeli Rocha de Lima

Camili Fraga GomesCarlos Almeida GarciaDavi Avelar BertulozoDiego Misse Cardoso

Eduarda Blunck BeloniaEduardo Siller de MeloEster Balardino Gava

Gabriel Baldotto LiberatoreGabriel da Cunha Dias

Gabriel dos Santos Bravo FranciscoGiovanni de Oliveira Sequim

Glaydston Krystien Coelho Inácio FerreiraGuilherme Nantet da Fonseca

João Vitor Vargas BatistaLeandro Nobre de Freitas

Livia Feletti CecconLucas Sereno Langa Moura da Silva

Luiz Felipe Nascimento GraceliMaria Eduarda G. Martins de Sá Forte

Maria Victória Correa SpadettiMatheus da Silva Gomes

Maurílio CoelhoMayara Evelyn Suppeletto de SouzaMazurkhyewerson Figueira da Silva

Paulo Henrique CansiPedro Lucas Silva Pirovani

Samuel Thompson BarbosaThiago Nascimento Gonçalves

Alunos Autores

Thais Fiori Tirello ContariniValderedo Sedano Fontana (Informática)

DireçãoGiane Azeredo Baldotto

Orientação PedagógicaVilma Vieira Moraes

Professores

Centro de Atividades “Jones dos Santos Neves”

APRESENTAÇÃOA partir de leituras de diversos contos infantis trabalhados em sala de aula, o projeto

de leitura e escrita, “Na Rede, Somos Leitores e Autores”, desenvolvido com as

turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I, tem como objetivo estimular e ampliar

as práticas de leituras de diversos contos infantis e levar ao aluno a uma percepção

crítica sob os fatos apresentados nos mesmos.

A turma foi dividida em grupos, onde cada grupo teve a tarefa de ler, analisar e

recontar o conto lido.

Após a primeira etapa, no laboratório de informática da escola, os alunos tiveram a

oportunidade de conhecer o blog da turma, bem como, o motivo pelo qual o mesmo

foi criado, o que é um livro virtual (e-book) e aprenderam a usar comandos de

desenhos do programa Paint (Microsoft). Cada grupo desenhou as cenas no aplicativo

e usou o programa MS. WORD (Editor de Texto) para recontar o conto estudo. O

Resultado deste trabalho foi organizado neste e-book e tem a intenção de levar às

famílias de nossos educandos a conhecer parte do que é desenvolvido em nossas

aulas.

Este projeto proporcionou acesso às novas tecnologias, e usou o computador como

ferramenta de aprendizagem, desmistificando seu uso e viabilizando-o como nova

possibilidade de linguagem.

A Escola acredita que projetos como estes através do estímulo à sensibilidade,

criatividade e criticidade faz com que ao aluno, aprenda de forma lúdica, e, em

formação, entenda a importância da prática pela leitura, contribuindo para a

construção de uma cidadania plena.

Giane Azeredo BaldottoDireção

Glaydston, Luiz Felipe, Davi, Lucas e Gabriel

Apresentam

Era uma vez um menino muito solitário e inteligente. Um belo dia, ele teve uma ideia de construir um boneco de madeira para ser o seu amigo. Numa noite, o menino desejou que seu amigo “Pinóquio” ganhasse vida. Quando Gepeto foi dormir apareceu uma fada madrinha, que com sua varinha mágica, fez um feitiço, transformando-lhe em humano. Apareceu então, um feiticeiro do mal e fez com que Pinóquio voltasse a ser um boneco, porém com vida. Toda vez que esse boneco mentisse, seu nariz cresceria cada vez mais, e quando falasse a verdade, voltaria ao normal.

Quando Gepeto acordou, viu Pinóquio vestindo-se sozinho e tomou um belo susto.Gepeto disse: - Pinóquio, você ganhou vida ? Como?

Pinóquio explicou toda a história acontecida e os dois foram para à escola.No caminho havia um circo, mas eles não tinham dinheiro e o dono do circo era bonzinho e deixou eles entrarem.

No caminho para escola, dois ladrões assaltaram Gepeto e Pinóquio, prendendo-os em um navio.Os dois caíram no mar e foram parar na barriga de uma baleia que os cuspiu novamente para o mar.

Eles se agarraram em uma caixa e nadaram até a terra. Depois de um tempo acordaram, foram para casa e viveram felizes para sempre.

Maria Victória, Mayara, Camili, Ester e Eduarda

Apresentam

Era uma vez um rapaz muito rico que tinha uma linda filha. Certo dia, ele ficou viúvo e pensando no futuro de sua filha, resolveu casar-se novamente. Infelizmente, acabou casando com uma mulher que tinha duas filhas muito invejosas. Cinderela sofria muito. Ela tinha que trabalhar o dia todo, e usava roupas velhas e sujas.

As irmãs a chamavam de “gata suja”. Certo dia o rei anunciou uma festa que duraria três dias e todas as moças do reino foram convidadas para que o príncipe pudesse escolher a sua noiva.Quando souberam da festa as irmãs obrigaram Cinderela a arrumá-las com belos vestidos. Cinderela não tinha roupa adequada para ir à festa, e tinha que trabalhar até tarde.

Cinderela chorou muito de tristeza. Até que apareceu uma fada madrinha que fez um vestido maravilhoso e transformou uma planta em uma linda carruagem. Quando Cinderela chegou ao palácio, todos ficaram encantados com a sua beleza e as irmãs não a reconheceram.

O príncipe dançava somente com ela. Cinderela não via o tempo passar.Quando ela precisou ir embora, saiu correndo do baile e deixou para trás o seu anel de cristal.O príncipe apaixonado por ela, experimentou o anel nas mãos de todas as moças do reino, mas nenhuma tinha uma mão tão pequena e delicada.

Finalmente, quando chegou a vez de Cinderela experimentar o anel, este lhe serviu perfeitamente.O príncipe levou Cinderela para o palácio e viveram felizes para sempre.

Mazurkhyewerson, Gabriel, Maurílio, Pedro Lucas e Samuel

Apresentam

Era uma vez uma linda menina que usava um

capuz verde que lhe fora dado pela vovó. Por isso,

todos a chamavam de Chapeuzinho Verde.

Um dia, sua mãe fez pãezinhos e pediu a filha para

levá-los à vovó que estava doente.

Pediu a filha que não conversasse com estranho no caminho.

Mas um lobo esperto pegou um outro caminho e chegou a casa da vovó muito antes de Chapeuzinho Verde.O lobo bateu na porta e a vovó perguntou:- Quem é?O lobo respondeu:- É sua neta, Chapeuzinho Verde! – Disfarçando a voz.

Deitada na cama, vovó gritou:- Vire a tranca e o trinco se abrirá.O lobo entrou, atirou-se em cima da vovó e num instante a devorou, vestiu suas roupas e deitou-se a espera da menina.

Chapeuzinho chegou na casa da vovó e perguntou:- Vovó, por que você é peluda, feia e tem cabelo de mato amarelo?O lobo levantou da cama e tentou atacar Chapeuzinho Verde.

A menina saiu correndo, e o lobo atrás dela.Apareceu um caçador, que deu um tiro no lobo e abriu sua barriga com uma faca. O caçador libertou a vovó de dentro da barriga do lobo. E todos viveram felizes para sempre.

Brendo, Diego, Ana Flávia, Maria Eduarda e Guilherme

Apresentam

Era uma vez um gato que tinha um chapéu de couro, que havia encontrado em uma floresta. O dono dele era um camponês que morava em uma cabana de madeira e palha. O gato também tinha uma casinha de madeira.Um dia, eles estavam indo para o castelo quando o seu dono tomava banho de rio. Passou uma carruagem e o gato pediu socorro. O homem da carruagem jogou a corda para ajudar a salvar o camponês.

Depois de salvo, eles foram convidados para irem ao Castelo. Lá tinha um mago ruim que queria comer o gato. O gato falou:-Se você é tão esperto, poderia se transformar em um rato.O mago virou um rato e o gato o engoliu com uma bocada só. Quando o camponês chegou ao castelo a filha do rei se apaixonou por ele.

O camponês pediu a princesa para ir até a casa dele e o rei deixou. O pobre camponês arrumou uma mesa bem bonita, esperando Elizabeth para jantar. Também sentou na mesa o pai do camponês. Nesse instante ele a pediu em casamento. No dia seguinte eles foram procurar uma igreja e arrumaram tudo para o casamento.

Eles se arrumaram bem bonitos, trocaram alianças e viveram felizes para sempre no castelo.

Giovani, Carlos, Matheus, Paulo e Thiago

Apresentam

Era uma vez uma pobre mãe que tinha um filho rebelde e esbanjador. O seu avô era muito pobre porque um gigante tinha roubado sua guitarra mágica e seu ornitorrinco que colocava ovos de ouro. O avô morreu pobre.A única coisa que sobrou , foi um touro.Um dia não tendo mais o que comer, a mãe pediu que o menino trocasse o touro por um frango. No caminho o garoto encontrou um açougueiro que propôs trocar o touro por cinco sementes mágicas de melão. O garoto aceitou a oferta.

Quando ele chegou em casa, a mãe ficou furiosa com a troca e lançou as sementes pela janela.A mãe foi deitar chorando porque não tinha o comer.

No dia seguinte João levantou cedo com muita fome, ficou espantado quando viu um pé de melão gigante que chegava nas nuvens.Como ele gostava de aventuras, escalou o pé de melão.Depois de escalar alguns minutos, encontrou uma casa nas nuvens, e lá tinha um gigante roncando. Era o mesmo gigante que roubou a guitarra mágica e o ornitorrinco do seu avô.

João foi até uma sala onde encontrou as cosias do avô.E quando pegou o ornitorrinco, o gigante acordou com o barulho.João escapou e desceu muito rápido pelo pé de melão. O gigante foi atrás, mas como não foi muito rápido, não o alcançou. Quando João desceu, pegou um facão e cortou o pé de melão. O gigante levou um grande tombo e acabou morrendo.João contou a aventura para a sua mãe, que ficou feliz. De posse da guitarra mágica e com muitos ovos de ouro, eles nunca mais sentiram fome.Viveram felizes para sempre.

Lívia, João Vitor, Leandro,Eduardo e Gabriel

Apresentam

Era uma vez uma menina chamada Bela. Ela gostava de buscar maçãs perto de sua casa. Um dia, ela pediu ao pai para tirar rosas no reino encantado e seu pai foi. Chegando lá ele encontrou a fera que pediu para ajudá-lo o pai não aceitou ajuda e a fera foi embora, mas ofereceu uma carona em seu cavalo ao pai de Bela.

O pai de Bela chegou em casa muito feliz e deu as rosas à filha. Bela agradeceu. No dia seguinte a fera apareceu novamente e convidou Bela e seu pai para um baile.

Quando chegaram ao baile a fera convidou Bela para dançar e ela aceitou. O pai de Bela também estava dançando com uma velhinha. Eles dançaram até o final do baile.

Eles dançaram até o final do baile e no caminho

para casa, acabaram se perdendo.

Eles se uniram, procuraram durante toda a noite

até que encontraram o caminho de volta.

Eles se tornaram muito amigos, até que um dia

resolveram se casar e foram todos morar num

lindo castelo, onde viveram felizes para sempre.