projeto na redes, somos leitores e autores

28
Cachoeiro de Itapemirim - ES 2011 Centro de Atividades “Jones dos Santos Neves”

Upload: valderedo-sedanofontana

Post on 28-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

Cachoeiro de Itapemirim - ES2011

Centro de Atividades “Jones dos Santos Neves”

Page 2: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

Centro de Atividades “Jones dos Santos Neves”

Alice CesiniAna Carolina PaixãoAndré Ricardo filhoCecília dos SantosChayane Caetano

Clayton BatistaFábio Henrique Buecker

Gabriela PorcariGabriela RiosHugo Guedes

Israel Fellipe PereiraJoão Pedro SilvaJulia Dardengo

Kaylane CardosoLaisa de Freitas

Larissa CostaLayara Santos

Lorenzo MenicucciLucas da Silva

Lucas FernandesMaria Eduarda OliveiraMaria Victória Carvalho

Matheus PicoliPatryck Faé

Pedro Augusto LimaPedro Henrique Seddon

Pedro Lima Rafaela AlvesWillian Coelho

Yan Ferreira

Alunos Autores

Bárbara D’Avila de Souza RabbiValderedo Sedano Fontana (Informática)

DireçãoGiane Azeredo Baldotto

Orientação PedagógicaVilma Vieira Moraes

Professores

Page 3: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

Centro de Atividades “Jones dos Santos Neves”

APRESENTAÇÃOA partir de leituras de diversos contos infantis trabalhados em sala de aula, o projeto

de leitura e escrita, “Na Rede, Somos Leitores e Autores”, desenvolvido com as

turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I, têm como objetivo estimular e ampliar

as práticas de leituras de diversos contos infantis e levar ao aluno a uma percepção

crítica sob os fatos apresentados nos mesmos.

A turma foi dividida em grupos, onde cada grupo teve a tarefa de ler, analisar e

recontar o conto lido.

Após a primeira etapa, no laboratório de informática da escola, os alunos tiveram a

oportunidade de conhecer o blog da turma, bem como, o motivo pelo qual o mesmo

foi criado, o que é um livro virtual (e-book) e aprenderam a usar comandos de

desenhos do programa Paint (Microsoft). Cada grupo desenhou as cenas no aplicativo

e usou o programa MS. WORD (Editor de Texto) para recontar o conto estudo. O

Resultado deste trabalho foi organizado neste e-book e tem a intenção de levar às

famílias de nossos educandos a conhecer parte do que é desenvolvido em nossas

aulas.

Este projeto proporcionou acesso às novas tecnologias, e usou o computador como

ferramenta de aprendizagem, desmistificando seu uso e viabilizando-o como nova

possibilidade de linguagem.

A Escola acredita que projetos como estes através do estímulo à sensibilidade,

criatividade e criticidade faz com que ao aluno, aprenda de forma lúdica, e, em

formação, entenda a importância da prática pela leitura, contribuindo para a

construção de uma cidadania plena.

Giane Azeredo BaldottoDireção

Page 4: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

João Pedro, Pedro Lima, Lucas,Laisa e Maria Victória.

Apresentam

Page 5: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

Era uma vez uma linda princesa chamada Branca de Neve. Seus cabelos eram negros e sua pele era branca como uma neve. A madrasta da Branca de Neve era muito vaidosa e orgulhosa, não aceitava a ideia de alguém ser mais bela do que ela. Por isso sempre consultava seu espelho mágico:-Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?- Não minha rainha, não existe ninguém com tamanha beleza!Um dia, porém, a rainha se surpreendeu:-Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu ?- Sim, minha rainha. Linda como uma flor, a pele branca como uma neve. É ela, a Branca de Neve.

Page 6: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

A madrasta se encheu de fúria. Não suportando a beleza de Branca de Neve, a madrasta ordenou a um caçador:-Leve esta indesejada menina à floresta e mate-a.Assim fez o caçador. Mas a menina lhe implorou que a deixasse viver. E como era encantadora, o caçador, disse-a:-Vá e fuja! Corra para bem longe.Branca de Neve corria assustada pela floresta, sem saber ao certo que rumo tomar.Branca de Neve encontrou uma pequena casa e entrou para descansar.Observou que tudo ali era pequeno. Como estava cheia de fome, bebeu e comeu a comida que ali estava.Após organizar a casa, resolveu deitar-se. Como estava muito cansada, logo adormeceu. Um pouco mais tarde os donos da casa voltaram. Eram setes anões, eles ficaram assustados com a bagunça e foram até o quarto e ficaram encantados com a beleza da jovem moça. Branca de Neve acordou, contou sua história e ficou ali morando na casa, cuidando de seus novos amigos.

Page 7: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

Enquanto isso, a madrasta malvada, consultando o seu espelho, descobriu que a Branca de Neve continuava viva e estava morando com os sete anões.A madrastra era uma bruxa e se transformou em uma velha camponesa. Foi até a casa dos setes anões e ofereceu a menina uma pêra envenenada. Branca de Neve comeu a pêra e caiu no chão.Quando os sete anões voltaram do trabalho, ficaram tristes ao verem sua amiga morta. Colocaram-na em um caixão de vidro e levaram ao topo de uma colina.Um principe que por ali passara, apaixonou-se por Branca de Neve e deu um beijo na menina.Branca de Neve acordou e o príncipe levou a moça para o palácio. Os dois se casaram e viveram felizes para sempre.

Page 8: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

Alice, Willian, Israel e Kaylane

Apresentam

Page 9: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

Era uma vez um homem que se chamava Guedes,ele era carpinteiro e tinha um sonho: ter um filho.Então, Guedes construiu um boneco de madeira.Estava muito tarde, com um temporal, entrou uma luz pela janela e surgiu uma fada que lançou um raio no boneco e falou:-Quando você mentir seu nariz irá crescer.E o sr. Guedes acordou assustado com temporal, e percebeu que não tinha nada, então ele voltou a dormir.No dia seguinte, quando ele acordou, viu que o boneco não estava no lugar de sempre, então, foi procurá-lo. Encontrou o boneco dentro do armário e ficou assustado ao ver que mesmo que se mexia. E o boneco disse: - Fiquei com medo ontem, acabei vindo para o armário

dormir aqui.Guedes ficou mais surpreso ainda, e deu ao boneco o nome de Pinóquio.

Page 10: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

- Meu boneco ganhou vida, vou mandá-lo à escola com as outras crianças.Pinóquio foi à escola e na porta dois garotos mandaram ele ir ao cinema. O filme era muito violente para ele, então, ele saiu de lá.Alguns meninos prenderam o Pinóquio dentro de uma caixa grande e o levaram para uma casa, logo depois Guedes percebeu o sumisso de Pinóquio e foi procurá-lo. Pinóquio conseguiu sair da caixa e correu pela rua. Um guarda tentou agarrá-lo, mas não conseguiu. Ele correu até que suas pernas se quebraram. Nesse momento, Guedes o viu caído no chão e concertou suas pernas, depois disso ele mandou Pinóquio voltar para escola, mas o menino não obedeceu e foi para o circo que estava perto de um rio. Pinóquio ouviu um som saindo do circo e, curioso, foi ver o que havia lá dentro. Ao entrar, ele encontrou uma fada madrinha que lhe disse: toda vez que você falar mentira seu nariz crescerá.

Page 11: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

E o nariz de Pinóquio cresceu, e ele ficou chorando durante horas. Depois disso o nariz dele voltou ao normal, ele se levantou e se desequilibrou e caiu no mar. Veio uma baleia e comeu Pinóquio.Guedes sentiu sua falta e foi procurá-lo no mar, logo viu a baleia e percebeu que vinha um som de dentro dela. Viu que era o Pinóquio e foi salvá-lo da baleia. Então, eles viveram felizes para sempre.

Page 12: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

Gabriela, Larissa, André, Patryck e Julia

Apresentam

Page 13: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

Num belo dia em um lindo castelo, nasceu uma menininha de um rei e de uma rainha, ela era loira, de olhos azuis e cabelos cacheados. O rei decidiu fazer uma festa para a sua linda filha e convidou doze mulheres sábias e três fadas. Um das sábias ele esqueceu de convidar, então, ela entrou no meio da festa e disse:-Quando a princesa fizer quinze anos, espertará o dedo em uma agulha e morrerá. E saiu

Page 14: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

Todos ficaram bem assustados.A décima segunda sábia ainda não tinha dito nada, e não podia desfazer o feitiço, resolveu então, mudar o feitiço.Ela disse:-A princesa não morrerá aos quinzes anos, mas adormecerá profundamente durante cem anos. O rei ordenou que todas as agulhas fossem destruídas. Os anos foram passando e os dons desejados pelas sábias foram se concretizando. A menina tornou-se a mais bela e inteligente princesa de todos os reinos. Quando ela fez quinze anos, foi até uma torre e láencontrou uma senhora finando com uma agulha. A menina gostou do que a velha fazia e pegou a agulha para fiar também. Nesse momento o feitiço se concretizou e ela caiu num sono profundo.

Page 15: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

Ao redor do castelo cresceu um roseiral silvestre que com o passar do tempo, tomou conta do reino.Num reino próximo a esse, um cavaleiro ouviu falar da Bela Acordecida. O Príncipe encantou-se com a sua beleza e a beijou. Ela acordou muito feliz e começou a pular de felicidade.Ele se encontrou com ela e pediu –a em casamento.Ela aceitou e os dois dançaram.OS dois casaram-se e vivera, felizes para sempre.

Page 16: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

Lucas, Lorenzo, Ana Carolina, Cecília e Pedro Henrique

Apresentam

Page 17: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

Era uma vez um príncipe que queria se casar com uma princesa de verdade. Tinha que ter sangue real.Viajou pelo mundo inteiro a procura da princesa dos seus sonhos, mas todas que encontrava já tinha um príncipe, por isso ele ficava muito triste. O príncipe retornou ao seu castelo, triste e desiludido, pois queria se casar com uma princesa de verdade.Uma noite desabou uma tempestade medonha. Chovia demais, com trovões e raios. Um espetáculo tremendo.

Page 18: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

De repente bateram na porta do castelo e o rei pessoalmente foi atender, pois os criados estavam ocupados enxugando as salas cujas as janelas foram abertas pela tempestade. Quem bateu foi uma mulher que dizia ser uma princesa, mas estava encharcada de tal maneira, os cabelos pingando água, as roupas grudadas ao corpo, os sapatos quase desmanchando, por isso, era difícil acreditar que ela fosse realmente uma princesa.A moça tanto afirmou que era uma princesa que a rainha pensou numa forma de provar se o que ela dizia era verdade. Ordenou que sua criada de confiança empilhasse cem colchões no quarto de hóspedes e colocasse sob eles um grão de milho. Aquela seria a cama da princesa.A moça estranhou a altura da cama, mas conseguiu, com a ajuda de uma escada, se deitar. No dia seguinte a rainha perguntou com ela havia dormido.

Page 19: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

-Ôhh ! Não consegui dormir, havia algo duro na minha cama que me deixou até manchas roxas no corpo. O rei , a rainha e o príncipe se olharam surpresos.A moça era realmente uma princesa. Só mesmo uma princesa verdadeira teria a pele tão sensível a ponto de sentir um grão de milho sob sem colchões.O príncipe casou-se com a princesa, mas eles se separaram e o príncipe foi a procura de uma mulher normal.

Page 20: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

Gabriela, Pedro Augusto, Rafaela, Chayane e Yan

Apresentam

Page 21: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

Um dia num lugar bem bonito, a mãe de

Chapeuzinho, chamada Maria disse:

-Chapeuzinho, por favor, leve esses docinhos para

sua avó.

- Claro mamãe, respondeu Chapeuzinho.

E pelo bosque foi andando, rumo a casa de sua avó.

Page 22: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

Foi cantando pelo bosque, quando apareceu um

lobo faminto. O lobo perguntou:

- O que tem nesta cesta?

-Docinhos para minha avó, respondeu

Chapeuzinho, e continuou andando.

O lobo de longe pensou:

- Vou pegar um atalho e chegar primeiro na casa

da vovó para comer a Chapeuzinho.

Page 23: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

Um caçador bem atrapalhado caminhando, viu uma menininha e perguntou:-Para onde você vai? O que tem nessa cesta ?- Vou para a casa de minha avó e aqui tem docinhos muito gostosos.O caçador resolveu acompanhar a menina pelo bosque.Ao chegar na casa, perceberam que o lobo estava vestido de vovó, então, o caçador deu uma lição no lobo e a vovó foi libertada.Todos viveram felizes para sempre!

Page 24: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

Clayton, Matheus, Maria Eduarda, Layara e Fábio

Apresentam

Page 25: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

Era uma vez os três porquinhos atrapalhados

passeando no parque.

Apareceu m lobo e eles fugiram para bem longe

da floresta.

Entraram floresta a dentro e encontraram um local

mais seguro para se abrigar.

Page 26: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

Ao encontrar os porquinhos, o lobo percebeu

que a casa era de tijolo, então o lobo assoprou

bem forte até a casa ir ao chão.

Os irmãos saíram correndo pelo mato.

Page 27: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores

Para se livrar do lobo, os três porquinhos pegaram

uma panela com água quente e jogaram no lobo.

O lobo entendeu que o que ele fazia não era

bonito, e depois desse dia nunca mais se ouviu

falar no tal do lobo mal.

Page 28: Projeto na Redes, Somos Leitores e Autores