projeto 2015 divisão de leitura sme duque de caxias

19
CAEX/Divisão de Leitura-2015

Upload: fabiana-esteves

Post on 21-Jul-2015

294 views

Category:

Education


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto 2015 Divisão de Leitura SME  Duque de Caxias

CAEX/Divisão de Leitura-2015

Page 2: Projeto 2015 Divisão de Leitura SME  Duque de Caxias

CAEX/Divisão de Leitura-2015

APRESENTAÇÃO

A Divisão de Leitura reitera seu compromisso na Rede municipal de Duque de Caxias reafirmando a importância da disseminação de uma cultura leitora e a promoção da leitura literária.

Buscamos na criação das obras de Ana Maria Machado um dos suportes para nortear o projeto mediante sua versatilidade a inspiração fluiu facilmente vindo da própria homenageada que com a monografia premiada pelo Instituto Goethe “Contador que conta um conto faz contato em algum ponto” nos remete a importância da oralidade e memória no percurso literário. Situamos a autora neste contexto como contadora, que através de suas narrativas e experiências como leitora e escritora nos conduzirá a contatos em vários pontos.

Afinal tecer ponto a ponto faz parte da trajetória da contadora de histórias que seduz e encanta com seus fios mágicos. Fios que traz da sua própria vivência literária, das histórias ouvidas em fios de voz ou ditas por seus vários interlocutores.

Ana como fiandeira tece com fios de memória, fios de autores que semeou pela vida e os da imaginação sempre presentes em suas leituras e textos.

Sua arte de tecer com as palavras nos permite unir nossos fios e linhas aos que ela nos oferece e como tecelãs que também somos, desenrolarmos outros tantos fios do novelo de histórias que cada um possui.

Assim teceremos a trama deste projeto de leitura unindo o fio primeiro das histórias da literatura oral, passando a Lobato ponto que marca e dá significado a história da literatura no Brasil, a alguns dos filhos de Lobato entre eles a própria autora e a outras linhas que se entrelaçarão nesta tessitura bordada a várias mãos, como o poeta Manoel de Barros com suas “peraltagens com as palavras”.

Convidamos a todos os Dinamizadores de Leitura que tragam seus fios que podem a princípio parecer frágeis, mas que se fortalecem no enlace dos pontos ao unirem-se fio, voz, palavra, vida.

Fios e linhas escolhidos com seus pares a partir de suas histórias, os alunos e professores, fios estes imprescindíveis, que darão cor e vida na textura dos encontros, a partir das narrativas de Ana. Com pontos necessários, laçadas significativas, entremeados de vivências e seguindo o bordado de enorme beleza com que a autora nos brinda. Para que a trama pertença a todos e se torne mágico tecido, que voe pelos quatro cantos como as leituras de Ana. Que nossos professores e alunos ampliem seus repertórios e espalhem as leituras de quem também tecer um ponto neste tecido literário.

“A partir daí, nem dá mais para tentar seguir minhas leituras, que se espalharam pelos quatro cantos...

Ler não era nada demais era parte da vida.”

(Ana Maria Machado em Força Estranha)

Page 3: Projeto 2015 Divisão de Leitura SME  Duque de Caxias

CAEX/Divisão de Leitura-2015

JUSTIFICATIVA

“... Não fechemos portas e janelas para esses pequenos, de espíritos ávidos pela palavra. Oferecer às crianças narrativas de qualidade, dar-lhes a oportunidade de ter contato com textos literários dos quais elas possam se apropriar e passem a ter como seus, propiciar-lhes boas leituras, enfim, tudo isso constitui um ato de amor e uma responsabilidade social dos adultos.”

Ana Maria Machado

A Divisão de Leitura dando continuidade ao processo de organização, orientação e viabilização da leitura literária na rede municipal de ensino, desenvolve anualmente o projeto norteador das ações da dinamização de leitura, que tem como princípio homenagear um grande nome do cenário literário brasileiro.

Neste ano a homenageada escolhida pelos Professores Dinamizadores de Leitura é a escritora Ana Maria Machado, consagrada mundialmente com livros para crianças, jovens e adultos e grande pensadora do universo da leitura e literatura.

Durante o ano letivo, serão desenvolvidos fazeres literários que ressaltem a obra e a vida da escritora. Concomitante e ampliando as possibilidades do desenvolvimento do projeto serão entrelaçados fios e linhas que formarão tramas.

A primeira trama “De ponto a ponto, costurando histórias com os fios de Ana”, será abordada no 1º semestre e a segunda trama “Espraiar leituras, entrelaçando memórias”, no segundo semestre.

Vale ressaltar que o projeto é fonte de referência para os Professores Dinamizadores de Leitura, que baseados em sua essência traduzem para o chão de suas escolas, com múltiplos significados e resultados, o caráter fundamental do conhecimento, contribuindo social e culturalmente, para a formação literária de seus alunos.

Page 4: Projeto 2015 Divisão de Leitura SME  Duque de Caxias

CAEX/Divisão de Leitura-2015

OBJETIVOS

• Dar continuidade ao processo de organização, orientação e viabilização da leitura literária, na rede municipal de ensino, através do projeto “Quando Ana conta um conto, faz contato em algum ponto”, que ressaltará a vida e a obra da escritora Ana Maria Machado.

• Desenvolver tramas literárias, nos 1º e 2º semestres, correlacionando a homenageada Ana Maria Machado aos escritores e obras literárias que irão entrelaçar contos, pontos e fios, criando uma rede de diálogos;

• Disseminar leitura como prática democrática e fundamental para formação literária de nossos alunos.

Page 5: Projeto 2015 Divisão de Leitura SME  Duque de Caxias

CAEX/Divisão de Leitura-2015

DESENVOLVIMENTO

“Escrevo porque é da minha natureza, é isso que sei fazer direito. Se fosse árvore, dava oxigênio, fruto, sombra. Mas só consigo mesmo é

dar palavra, história, ideia.

Ana Maria Machado (2001)

Um fio de voz conta pedaços de histórias, muitas delas antigas. Cada noite uma nova, sempre sobre o mesmo tema: são "montes de histórias de mulheres e fiapos, fios e linhas de todo tipo, ponto a ponto se tecendo e virando novas tramas". No tecer de ideias, planos e sonhos para o ano de 2015 e respeitando a escolha do autor homenageado, propomos ler, contar e encantar os leitores com as obras literárias de ANA MARIA MACHADO e demais autores que fazem pontes e ampliam as possibilidades de novas releituras.

Para começar, a maior parte da obra de Ana Maria Machado é dirigida a crianças e adolescentes, mas é igualmente apreciada pelos adultos, que percebem, sob a linguagem direta e acessível, a qualidade das imagens e das ideias. A autora consegue manter a leveza de seus textos mesmo quando trata de temas que, por natureza, exigem seriedade.

Nomeamos como TRAMA cada etapa a ser desenvolvida. As tramas devem ser abordadas no âmbito escolar em dois momentos dentro dos seguintes períodos:

1º período – meses de abril, maio, junho e julho;

2º período – meses de agosto, setembro, outubro e novembro.

O Projeto proposto deverá ser realizado pelas salas de leitura das Unidades Escolares, levando-se em consideração ao Projeto Político Pedagógico e os demais projetos, assuntos ou atividades que a escola também pretenda desenvolver em 2015.

Ressaltamos que a nossa homenageada ANA MARIA MACHADO será apresentada aos nossos alunos ao longo do ano letivo. Neste sentido, propomos que sua obra seja compartilhada por meio de práticas leitoras prazerosas.

1ª Trama: De ponto a ponto, costurando histórias com os fios de Ana

“O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. É preciso transver o mundo.

Manoel de Barros (2000)

Ninguém se põe a bordar do nada e ao rumo. Toda bordadeira sabe que é preciso escolher, selecionar o motivo dentre os já existentes ou inventar um novo; na busca pela composição, extrair do arco-íris as cores de que precisa para combiná-las em harmonia. O resultado depende dessas escolhas. É tarefa dos

Page 6: Projeto 2015 Divisão de Leitura SME  Duque de Caxias

CAEX/Divisão de Leitura-2015

mediadores de leitura, à semelhança da bordadeira, joeirar as palavras, fazer seleção do repertório disponível, garimpar uma palavra intocada ou adormecida, (re)inventar. Nesse processo criativo sugerimos inspiração nos traços, linhas e colorido de Roger Mello e arremates com a textura e leveza de Manoel de Barros.

2ª Trama: Espraiar leituras, entrelaçando memórias

“Inventar é um jeito diferente de perguntar e sair experimentando possíveis respostas”.

Ana Maria Machado (2007)

Segundo Luciete Bastos: “A narrativa de Ana Maria assemelha-se a um trabalho de patchwork, pois, assim como este se constrói com pedacinhos de retalhos que são costurados segundo um critério, também a escrita de Ana se constrói juntando-se fragmentos das leituras realizadas, das experiências de vida e da imaginação fértil da autora”. A seu modo, a escritora costura os pedacinhos de sua vivência, dos livros que leu, das histórias que ouviu e monta o seu motivo, o mosaico de sua ficção.

Nessa estrutura convidamos a desenvolver um diálogo afetivo com suas memórias como Bisa Bia, Bisa, Bel, uma menina que conversava com uma bisavó que já morreu, mas foi morar dentro da menina, tatuada em sua pele. O Raul, de Raul da Ferrugem azul, um menino que enferruja à medida que não tem coragem de dizer o que pensa e sente. Entrelaçando as histórias com os 125 anos de nascimento de Cora Coralina e os 150 anos da publicação de Alice no País das Maravilhas.

Page 7: Projeto 2015 Divisão de Leitura SME  Duque de Caxias

CAEX/Divisão de Leitura-2015

BIOGRAFIA DE ANA MARIA MACHADO

Considerada pela crítica como uma das mais versáteis e completas das escritoras brasileiras contemporâneas, a carioca Ana Maria Machado ocupa a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras, que presidiu de 2011 a 2013.

Na sua carreira, os números são generosos. São mais de 40 anos escrevendo, mais de cem livros publicados (dos quais 9 romances e 8 de ensaios), mais de vinte milhões de exemplares vendidos, publicados em vinte idiomas e 26 países. Os prêmios conquistados ao longo da carreira também são muitos, de se perder a conta. Entre eles, 3 Jabutis, o Machado de Assis da ABL em 2001 para conjunto da obra, o Machado de Assis da Biblioteca Nacional para romance, o Casa de Las Americas ( 1980, Cuba), o Hans Christian Andersen, internacional, pelo conjunto de sua obra infantil (2000), o Príncipe Claus (Holanda), o Iberoamericano SM de Literatura Infantojuvenil(2012) , o Zaffari & Bourbon (2013) por melhor romance do Biênio em língua portuguesa . Foi também agraciada, em alguns casos mais de uma vez, com láureas como : Premio Bienal de SP, João de Barro, APCA, Cecilia Meireles, O Melhor para o Jovem, O Melhor para a Criança, Otavio de Faria, Adolfo Aizen, e menções no APPLE (Association Pour la Promotion du Livre pour Enfants, Instituto Jean Piaget, Génève), no Cocori (Costa Rica), no FÉE (Fondation Espace Enfants, Suíça) e Americas Award (Estados Unidos).

Ana Maria nasceu em Santa Tereza, Rio de Janeiro, a 24 de dezembro de 1941. É casada com o músico Lourenço Baeta, do quarteto Boca Livre, tendo o casal uma filha. Do casamento anterior com o médico Álvaro Machado, Ana Maria teve dois filhos.

Estudou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e no MOMA de Nova York, tendo participado de salões e exposições individuais e coletivas no país e no exterior, enquanto fazia o curso de letras (depois de desistir do curso de Geografia). Formou-se em Letras Neolatinas, em 1964, na então Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, e fez estudos de pós-graduação na UFRJ.

Deu aulas na Faculdade de Letras na UFRJ (Literatura Brasileira e Teoria Literária) e na Escola de Comunicação da UFRJ, bem como na PUC-Rio (Literatura Brasileira). Além de ensinar nos colégios Santo Inácio e Princesa

Page 8: Projeto 2015 Divisão de Leitura SME  Duque de Caxias

CAEX/Divisão de Leitura-2015

Isabel, no Rio, e no Curso Alfa de preparação para o Instituto Rio Branco, também lecionou em Paris, na Sorbonne (Língua Portuguesa), na Universidade de Berkeley, Califórnia – onde já havia sido escritora residente – e ocupou a cátedra Machado de Assis em Oxford.

No final de 1969, depois de ser presa pelo governo militar e ter diversos amigos também detidos, deixou o Brasil e partiu para o exílio. Na bagagem para a Europa, levava cópias de algumas histórias infantis que estava escrevendo, a convite da revista Recreio. Lutando para sobreviver com seu filho Rodrigo ainda pequeno, trabalhou como jornalista na revista Elle em Paris e no Serviço Brasileiro da BBC de Londres, além de se tornar professora de Língua Portuguesa em Sorbonne. Nesse período, participou de um seleto grupo de estudantes cujo mestre era Roland Barthes, e terminou sua tese de doutorado em Linguística e Semiologia sob a sua orientação, em Paris, onde nasceu seu filho Pedro. A tese resultou no livro Recado do Nome (1976) sobre a obra de Guimarães Rosa.

Paralelamente, nunca deixou de escrever as histórias infantis, que continuavam a ser publicadas pela revista e só a partir de 1976 passaram a sair em livro.

A volta ao Brasil veio no final de 1972, quando começou a trabalhar no Jornal do Brasil e na Rádio Jornal do Brasil, cujo departamento de Jornalismo chefiou de 1973 a 1980, numa gestão que deixou marcas entre os ouvintes, pela ousadia e inventividade com que soube animar uma equipe jovem no enfrentamento cotidiano contra a censura da ditadura. Como jornalista, trabalhou também no Correio da Manhã, n’O Globo, e colaborou com as revistas Realidade, IstoÉ e Veja e com os semanários O Pasquim, Opinião e Movimento.

Continuando a escrever para crianças, em 1977 ganhou o prêmio João de Barro pelo livro História Meio ao Contrário. O sucesso foi imenso e levou à publicação de muitos livros até então guardados na gaveta. Dois anos depois, junto com Maria Eugênia Silveira, decidiu abrir a Malasartes, a primeira livraria infantil do Brasil , que co-dirigiu por 18 anos, apostando na inteligência do leitor, na criteriosa seleção dos títulos a partir de um conhecimento acumulado, na liberdade de escolha, na convicção de que ler livro bom é uma tentação irresistível e um direito de toda criança. O sucesso foi tal que, daí a um ano, só no Rio de Janeiro, havia 14 livrarias que buscavam seguir o mesmo modelo.

Também foi editora, uma das sócias da Quinteto Editorial, junto com Ruth Rocha. Há mais de três décadas vem exercendo intensa atividade na promoção da leitura e fomento do livro, tendo dado consultorias, seminários da UNESCO em diferentes países e sido vice-presidente do IBBY (International Board on Books for Young People).

Na presidência da Academia Brasileira de Letras deu especial ênfase a programas sociais de expansão do acesso ao livro e à leitura nas periferias e comunidades carentes.

(www.anamariamachado.com/biografia)

Page 9: Projeto 2015 Divisão de Leitura SME  Duque de Caxias

CAEX/Divisão de Leitura-2015

Ana Maria Machado

Page 10: Projeto 2015 Divisão de Leitura SME  Duque de Caxias

CAEX/Divisão de Leitura-2015

BIBLIOGRAFIA DE ANA MARIA MACHADO

INFANTIS

1) ABC do Brasil – editora SM

2) Abrindo caminho – editora Ática

3) Ah, Cambaxirra, Se eu pudesse.. – editora FTD

4) Alguns medos e seus segredos – editora Global

5) Os anjos pintores – editora Berlendis

6) A arara e o guaraná – editora Ática

7) Uma arara e sete papagaios – editora Salamandra

8) Os argonautas – editora Moderna

9) Avental que o vento leva – editora Ática

10) Um avião e uma viola – editora Formato

11) Balas, bombons, caramelos – editora Moderna

12) Banho sem chuva – editora Salamndra

13) O barbeiro e o coronel – editora FTD

14) Beijos mágicos – editora FTD

15) Bento que bento é o frade – editora Salamandra

16) Besouro e prata – editora Ática

17) Beto, o carneiro – editora Salamandra

18) Uma boa cantoria – editora FTD

19) Boladas e amigos – editora Salamandra

20) Brincadeira de sombra – editora Global

21) Cabe na mala – editora Salamandra

22) Cachinhos de ouro – editora FTD

23) Cadê meu travesseiro? – editora Salamandra

24) Camilão, o comilão – editora Salamandra

25) O cavaleiro do sonho: as aventuras e desventuras de Dom Quixote de La Mancha – editora Mercuryo Jovem

26) A cidade: arte para as crianças – editora Edições Grupo Velox

27) Com prazer e alegria – editora Salamandra

Page 11: Projeto 2015 Divisão de Leitura SME  Duque de Caxias

CAEX/Divisão de Leitura-2015

28) Contos de Grimm – editora Salamandra

29) Contos de Grimm volume 2 – editora Salamandra

30) Contos de Grimm volume 3 – editora Salamandra

31) Contos de Grimm volume 4 – editora Salamandra

32) Currupaco papaco – editora Salamandra

33) Curvo ou reto: olhar secreto – editora Global

34) De carta em carta – editora Salamandra

35) De fora da arca – editora Ática

36) Dedo mindinho – editora Moderna

37) Delícias e gostosuras – editora Salamandra

38) Dia de chuva – editora Salamandra

39) Um dia desses – editora Ática

40) O distraído sabido – editora Salamandra

41) O domador de monstros – editora FTD

42) Dona baratinha – editora FTD

43) Doroteia, a centopeia – editora Salamandra

44) Um dragão no piquenique – editora Salamandra

45) O elefantinho malcriado – editora Moderna

46) O elfo e a sereia – editora Global

47) Era uma vez três – editora Berlendis

48) Esta casa é minha – editora Moderna

49) Eu era um dragão – editora Global

50) Explorando a América Latina – editora Ática

51) Festa no céu – editora FTD

52) Fim de semana – editora Moderna

53) Fiz voar o meu chapéu – editora Formato

54) Fome danada – editora Salamandra

55) A galinha que criava um ratinho – editora Ática

56) O gato do mato e o cachorro do morro – editora Ática

Page 12: Projeto 2015 Divisão de Leitura SME  Duque de Caxias

CAEX/Divisão de Leitura-2015

57) O gato massamê e aquilo que ele vê – editora Ática

58) Um gato no telhado – editora Salamandra

59) Gente bem diferente – editora Quinteto

60) Gente, bicho, planta: o mundo me encanta – editora Global

61) Uma gota de mágica – editora Salamandra

62) A grande aventura de Maria fumaça – editora Global

63) Uma história de Páscoa – editora Salamandra

64) História meio ao contrário – editora Ática

65) Histórias africanas – editora FTD

66) Histórias árabes – editora FTD

67) Histórias chinesas – editora FTD

68) Histórias Greco-romanas – editora FTD

69) Jabuti sabido e macaco metido – editora Alfaguara

70) A jararaca, a perereca e a tiririca – editora Alfaguara

71) Jeca, o tatu – editora Ática

72) João bobo – editora FTD

73) O jogo do vira-lata – editora Formato

74) Manos malucos I – editora Salamandra

75) Manos malucos II – editora Salamandra

76) A maravilhosa ponte do meu irmão – editora Objetiva

77) Maré baixa, maré alta – editora Global

78) Maria Sapeba – editora Ática

79) Mas que festa – editora Alfaguara

80) Menina bonita do laço de fita – editora Ática

81) A menina que vivia perdendo – editora Ideias

82) O menino Pedro e seu boi voador – editora Ática

83) Menino Poti – editora Salamandra

84) O menino que virou escritor – editora José Olympio

85) Meu reino por um cavalo – editora Global

Page 13: Projeto 2015 Divisão de Leitura SME  Duque de Caxias

CAEX/Divisão de Leitura-2015

86) Mico maneco – editora Salamandra

87) A minhoca da sorte – editora Moderna

88) Um montão de unicórnios – editora Global

89) Na praia e no luar, tartaruga quer o mar – editora Ática

90) Não se mata na mata: Lembranças de Rondon – editora Mercuryo Jovem

91) Nas asas do mar – editora Ática

92) O natal de Manuel – editora Global

93) Um natal que não termina – editora Salamandra

94) No barraco do carrapato – editora Salamandra

95) No imenso mar azul – editora Salamandra

96) Uma noite sem igual – editora FTD

97) Odisseu e a vingança do Deus do mar – editora Moderna

98) Palavras, palavrinhas, palavrões – editora FTD

99) O palhaço espalhafato – editora Salamandra

100) Palmas para João Cristiano – editora Mercuryo Jovem

101) Passarinho me contou – editora Global

102) O pavão de abre-e-fecha – editora Ática

103) A peleja – editora Berlendis

104) Pena de pato e de tico-tico – editora Salamandra

105) O pescador e mãe d’água – editora Moderna

106) Piadinhas infames – editora Salamandra

107) Pimenta no cocuruto – editora FTD

108) Ponto de vista – editora Melhoramentos

109) Portinholas – editora Mercuryo Jovem

110) Um pra lá, outro pra cá – editora Moderna

111) A princesa que escolhia – editora Alfaguara

112) O príncipe que bocejava – editora Alfaguara

113) Procura-se lobo – editora Ática

114) Quando eu crescer – editora Moderna

Page 14: Projeto 2015 Divisão de Leitura SME  Duque de Caxias

CAEX/Divisão de Leitura-2015

115) O que é? – editora Salamandra

116) Que lambança – editora Salamandra

117) Quem foi que fez? – editora Global

118) Quem me dera – editora Ática

119) Quem perde ganha – editora Global

120) Quem sou eu? – editora Moderna

121) Quenco, o pato – editora Ática

122) O rato roeu a roupa – editora Salamandra

123) Raul da ferrugem azul – editora Salamandra

124) O segredo da oncinha – editora Moderna

125) Senhora dos mares – editora Gaia

126) Severino faz chover – editora Salamandra

127) Surpresa na sombra – editora Salamandra

128) Tatu bobo – editora Salamandra

129) O tesouro da raposa – editora Salamandra

130) O tesouro das cantigas para crianças - volume I – editora Nova Fronteira

131) O tesouro das cantigas para crianças - volume II – editora Nova Fronteira

132) Os três porquinhos – editora FTD

133) Troca-troca – editora Salamandra

134) Um, dois, três, agora é sua vez! – editora Moderna

135) Uma, duas, três princesas – editora Ática

136) Vamos brincar de escola – editora Salamandra

137) O veado e a onça – editora FTD

138) A velha misteriosa – editora Salamandra

139) A velhinha maluque-te – editora Moderna

140) O velho do mar – editora Moderna

141) A zabumba do Quati – editora Salamandra

Page 15: Projeto 2015 Divisão de Leitura SME  Duque de Caxias

CAEX/Divisão de Leitura-2015

JUVENIS

1) Amigo é comigo – editora Global

2) Amigos secretos – editora Ática

3) Bem do seu tamanho – editora Salamandra

4) Bisa Bia, Bisa Bel – editora Salamandra

5) O canto da praça – editora Ática

6) Clássicos de verdade: mitos e lendas greco-romanas – editora Nova Fronteira

7) De olhos nas penas – editora Salamandra

8) Do outro lado tem segredos – editora Alfaguara

9) Do outro mundo – editora Ática

10) Enquanto o dia não chega – editora Alfaguara

11) Era uma vez um tirano – editora Salamandra

12) Histórias à brasileira 1: A Moura torta e outras – editora Companhia das Letrinhas

13) Histórias à brasileira 2: Pedro Malasartes e outras – editora Companhia das Letrinhas

14) Histórias à brasileira 3: O pavão misterioso e outras – editora Companhia das Letrinhas

15) Histórias à brasileira 4: A donzela guerreira e outras – editora Companhia das Letrinhas

16) Hoje tem espetáculo – editora Alfaguara

17) Isso ninguém me tira – editora Ática

18) Mensagem para você – editora Ática

19) O mistério da ilha – editora Ática

20) Mistérios do mar oceano – editora Global

21) Os três mosqueteiros – editora Global

22) Tudo ao mesmo tempo agora – editora Ática

23) Uma vontade louca – editora Ática

Page 16: Projeto 2015 Divisão de Leitura SME  Duque de Caxias

CAEX/Divisão de Leitura-2015

FICÇÃO

1) Alice e Ulisses – editora Objetiva

2) Aos quatro ventos – editora Alfaguara

3) A audácia dessa mulher – editora Alfaguara

4) Canteiros de Saturno – editora Alfaguara

5) Infâmia – editora Alfaguara

6) O mar nunca transborda – editora Alfaguara

7) Palavra de honra – editora Alfaguara

8) Para sempre – editora Alfaguara

9) Sinais do mar – editora Cosac Naify

10) Tropical sol da liberdade – editora Alfaguara

ENSAIOS

1) Balaio: livros e leitura – editora Nova Fronteira

2) Como e por que ler os clássicos desde cedo – editora Objetiva

3) Contracorrente – editora Ática

4) Esta força estranha – editora Atual

5) Ilhas no tempo: algumas leituras – editora Nova Fronteira

6) Recado do nome – editora Companhia das Letras

7) Romântico, sedutor e anarquista: como e porque ler Jorge Amado hoje – editora Objetiva

8) Silenciosa Algazarra – editora Companhia das Letras

9) Texturas – sobre leitura e escritos – editora Nova Fronteira

Page 17: Projeto 2015 Divisão de Leitura SME  Duque de Caxias

CAEX/Divisão de Leitura-2015

Sites de Vídeos das Obras de Ana Maria Machado

-www.youtube.com/wactch?v=pgrOrubNdA8 - Camilão,o comilão

-www.youtube.com/watch?v=T2Dv1wRmr_8 - A Velhinha Maluquete

-www.youtube.com/watch?v=vaZX1SCxAiU - Menina bonita do laço de fita

-www.youtube.com/watch?v=08cektprac - O coronel e o barbeiro

-www.youtube.com/watch?v=TqC3Z8f859Y - A galinha que criava um ratinho

-www.youtube.com/watch?v=FXQhKnUIGYE - A Bruxinha que era boa

-www.youtube.com/watch?v=B7)xM8v6Vo - Raul da Ferrugem azul

-www.youtube.com/watch?v=q1tFzOs.ZnmO - Jabuti Sabido com Macaco Metido

-www.youtube.com/watch?v=mY2pyW89hml – O menino que espiava por dentro

- www.youtube.com/watch?v=wUTnAKk8HY – Cabe na Mala

- www.youtube.com/watch?v=VsTY1yeVpfk – Bisa, Bia, Bisa, Bel

- www.youtube.com/watch?v=1N7Gsci.meg – História Meio ao Contrário

- www.youtube.com/watch?v=08ceKTprac – O Barbeiro e o Coronel

- www.youtube.com/watch?v=wAfmLCXiieE – Os fantásticos livros voadores

- www.youtube.com/watch?v=RIVmQDqyI1c – Severino faz chover

-www.youtube.com/watch?v=YzDrV51njnQ – Palavras, palavrinhas e palavrões

-www.youtube.com/watch?v=Qb4INIc8t_I - O Domador de Monstros

-www.youtube.com/watch?v=56VOkQb3zzo-Projeto Monteiro Lobato e Ana Maria Machado

-www.youtube.com/watch?v=Ih8vMZ6MKOA – Dona baratinha

Sites de Entrevistas com a Autora

- www.youtube.com/watch?v=6mNi_fYgnSA – Jogo de Ideias – Parte 1

- www.youtube.com/watch?v=tRnH88oyg1M – Jogo de ideias – Parte 2

- www.youtube.com/watch?v=r3okGuRQ8Zo – Entrevista na Unigranrio

- www.youtube.com/watch?v=jEQ33d4cy6y – Relato sobre o livro A Infância

- www.youtube.com/watch?v=eznQPGnMxTI – Entrelinhas – Entrevista

Page 18: Projeto 2015 Divisão de Leitura SME  Duque de Caxias

CAEX/Divisão de Leitura-2015

- globotv.globo.com/rede_globo/programa-do-jo/ana-maria-machado

Sites de biografias da Autora

- www.anamariamachado.com

- www.e-biografias.net

Sites citados na pesquisa

www.ple.uem.br/defesas/pdf/smrncantarin.pdf

www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-886L5J/os_fios_da_men_ria_nos_teares_da_imaginaçao_o_de_ana_maria_machado.pdf?sequence=1

www.anamariamachado.com/livros)

Page 19: Projeto 2015 Divisão de Leitura SME  Duque de Caxias

CAEX/Divisão de Leitura-2015

COORDENADORIA DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Pedro Paulo Cavalcante

DIVISÃO DE LEITURA

Margareth Dias

IMPLEMENTADORAS

Ana Luzia Costa Santa Rita

Edileide Penha

Fátima França

Ilza Lucio

Patrícia Góes

Renata Tomé

Susye Catt

ASSISTENTES ADMINISTRATIVOS

Ana Paula Cabral

Henriette Patrice