programas de expressÕes 10ª, 11ª e 12ª classes · a comunicação é o ponto de partida para a...

24
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O PRÉ-ESCOLAR E PARA O ENSINO PRIMÁRIO OPÇÃO: ENSINO PRIMÁRIO PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes D25

Upload: lemien

Post on 08-Nov-2018

227 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O PRÉ-ESCOLAR E PARA O ENSINO PRIMÁRIO

OPÇÃO: ENSINO PRIMÁRIO

P R O G R A M A S D E

EXPRESSÕES10ª, 11ª e 12ª Classes

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

logo RepublicaAngola1.pdf 1 16/08/14 17:26

D25

Page 2: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se

FichA TécnicA

TíTulO

Programas de Expressões - 10ª, 11ª e 12ª Classes

Formação de Professores para o Pré-Escolar e para o Ensino Primário

Opção: Ensino Primário

EDiTORA

Editora Moderna, S.A.

PRé-iMPRESSãO, iMPRESSãO E AcAbAMEnTO

GestGráfica, S.A.

AnO / EDiçãO / TiRAGEM

2016 / 1.ª Edição / 2.000 Ex.

E-mail: [email protected]

© 2016 EDiTORA MODERnAReservados todos os direitos. É proibida a reprodução desta obra por qualquer meio (fotocópia, offset, fotografia, etc.) sem o consentimento escrito da editora, abrangendo esta proibição o texto, as ilustrações e o arranjo gráfico. A violação destas regras será passível de procedimento judicial, de acordo com o estipulado no Código dos Direitos de Autor.

Page 3: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se

ínDicE

I. Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

II. Objectivos Gerais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

III. Estrutura e Organização do Programa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

IV. Objectivos da 10ª Classe . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

V. Conteúdos Programáticos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

VI. Objectivos da 11ª Classe . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

VII. Conteúdos Programáticos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

VIII. Objectivos da 12ª Classe . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

IX. Conteúdos Programáticos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

X. Sugestões Metodológicas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

XI. Avaliação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

XII. Nota Explicativa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

XIII. Bibliografia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

5

7

8

9

10

13

14

17

18

20

21

22

23

Page 4: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se
Page 5: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se

5

Com a aprovação da Lei de Bases do Sistema de Educação introduziram-se inovações consideráveis no subsistema de formação de professores, responsáveis pela formação de professores, entre outros, do ensino primário, que deverá responder a um ensino primário de seis classes.

Assim, adopta-se um modelo integrado, em que a selecção das disciplinas procura assegurar a formação de um profissional polivalente no exercício das suas funções, ao longo dos seis primeiros anos de escolaridade.

Novas perspectivas se abrem e nas quais se destaca a introdução de novas disciplinas como: Desenvolvimento Pessoal e Social, Expressões e Estudo do Meio . Estas disciplinas permitirão ao futuro professor além de ajudar a construir conhecimentos, capacitar os alunos para a resolução dos problemas da vida, promovendo o seu desenvolvimento integral num caminhar progressivo para uma desejável autonomia do eu e de uma mais saudável integração no mundo.

Assim sendo, os planos curriculares para a Formação de Professores do Ensino Primário, incluirão uma área de formação geral, uma de formação específica e, ainda, uma de formação profissional, leccionadas da 10ª à 13ª classes, em que o aluno-mestre seja capaz de adquirir o saber, o saber fazer e o saber ser.

Lembramos, que outros aspectos serão encontrados ao longo da leitura que se fizer dos programas das diferentes disciplinas do currículo.

A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se sob formas de expressão ou linguagem sujeita a determinadas regras.

A disciplina de Expressão assume-se como um meio de comunicação expressiva que assenta na percepção de si próprio e dos outros, do seu corpo e do mundo que o rodeia através da utilização e transformação deliberada dos seus meios expressivos e da realidade circundante. O ser humano tem, deste modo, acesso à satisfação estética e ao prazer dos seus desempenhos.

i.inTRODuçãO

Page 6: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se

PROGRAMAS DE EXPRESSÕES6

Através das áreas de Expressão Plástica, Musical e Motora, que surgem nesta disciplina de uma forma integrada, pretende-se que o futuro professor do Ensino Primário:

• Compreenda o valor formativo das expressões, quer de uma forma integrada, quer na sua especificidade.

• Desenvolva a capacidade criadora e a sensibilidade estética.

• Desenvolva formas de reflexão e auto-crítica, que lhe permita a orientação constante do seu próprio desempenho.

Page 7: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se

10.ª , 11ª E 12ª CLASSES 7

• Desenvolver as capacidades de percepção e expressão/comunicação em contacto com o meio.

• Contribuir para o estudo e conhecimento integral dos meios e técnicas de expressão plásticas.

• Proporcionar conhecimentos da linguagem musical tradicional e contemporânea.

• Proporcionar ao aluno um conjunto de vivências que lhe permita a compreensão das condicionantes do acto motor e lúdico.

• Desenvolver a sensibilidade para os valores da identidade cultural ,da religião, país e da sociedade.

• Desenvolver uma atitude de reflexão constante em relação as experiências vividas.

• Desenvolver as capacidades criativas na organização de situações de aprendizagem no contexto do Ensino Primário.

• Aprender a gerir os conteúdos das diversas áreas numa situação de aprendizagem globalizante.

• Consciencializar para o papel formativo da disciplina.

ii. ObjEcTivOS GERAiS

Page 8: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se

PROGRAMAS DE EXPRESSÕES8

As disciplinas representadas nas três áreas com conteúdos específicos possuem elementos comuns que lhes permite sempre que possível estarem interligados. Deste modo, no primeiro momento ocupar-se-á do aprofundamento de conhecimentos, enquanto que a parte final caminhará para o sentido das metodologias, culminando com a globalização das expressões.

Ao distribuir-se os tempos lectivos aos docentes atribuem-se um tempo/espaço separado para cada uma das três áreas das expressões (Plástica, Musical e Motora).

Por cada um destes três blocos horários haverá um docente que coordenará a organização das aprendizagens. Na fase final, os tempos lectivos serão distribuídos de forma concentrada e os professores das três áreas deverão acompanhar os projectos dos alunos na parte da globalização das expressões.

Como nos podemos aperceber ,nos três anos lectivos dá-se mais peso a expressão plástica, por ser a área que possuí conteúdos que exigem maior tempo de prática. Ex.: Desenho, Modelação, Pintura e tantos outros.

O princípio de globalização aplicado nas três áreas, pressupõe a ligação dos conteúdos deste através da interpretação das formas combinadas que concorrem para a autenticidade, espaço, movimento, forma, ritmo, equilíbrio, regra e harmonia.

Estes elementos vêm representados em actividades de carácter lírico, sonoro e visual, sempre com o objectivo de cumprir com o papel de expressar ou criar mediante jogos educativos.

iii. ESTRuTuRA E ORGAniZAçãO DO PROGRAMA

Page 9: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se

10.ª , 11ª E 12ª CLASSES 9

• Desenvolver capacidades de percepção diferenciada do meio envolvente tendo por base a organização da mobilidade, da forma e do som.

• Desenvolver capacidades de utilização das técnicas básicas da expressão plástica, musical e motora.

• Compreender e estabelecer relações entre elementos técnicos das expressões plásticas, musicais e motoras como a seguir se indicam nos conteúdos programáticos.

iv. ObjEcTivOS DA 10ª clASSE

Page 10: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se

PROGRAMAS DE EXPRESSÕES10

EXPRESSãO PlÁSTicA

Conteúdos:

• Desenho à vista

• Estudo dos elementos de organização formal

• Contacto com técnicos e materiais tradicionais na perspectiva de contribuir para a construção de objectivos de utilidade imediata, tendo em conta a relação forma-função.

• Ordenamento de formas geométricas simples e complexas

• Meios e Técnicas de Expressão Plástica

a) Aprendizagem das diversas técnicas de pintura.

b) Aprendizagem das diversas técnicas de Impressão.

c) Aprendizagem das diversas técnicas de Modelação

d) Aprendizagem das diversas técnicas de Tecelagem.

e) Construção de materiais didácticos e outros (Pincéis, Pastas, etc.).

EXPRESSãO MuSicAl

Conteúdos:

• O som musical

a) Diferença entre o som musical e o ruído

b) Parâmetros ou propriedades do som

c) Transmissão do som

• Conhecimentos básicos de música

a) Notas. Pontos. Linhas Suplementais. Claves. As pausas

v. cOnTEÚDOS PROGRAMÁTicOS DA 10ª clASSE

Page 11: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se

10.ª , 11ª E 12ª CLASSES 11

b) Direcção do som. Pulso e acento. Compassos simples e compostos.

c) Símbolos de prolongação. Barras de repetição. Ligaduras.

d) Tom e semi tom. Símbolo de alteração

e) Dinâmica. Movimento. Andamentos

• Prática Instrumental

a) Selecção de instrumentos musicais para crianças do ciclo infantil

b) Instrumentos recomendados para o quarto ano de vida

c) Instrumentos recomendados para o quinto ano de vida

• Cultura musical

a) Importância do conhecimento da Evolução da Cultura Nacional e Internacional.

b) Identificação auditiva e breve comentário sobre alguma obra musical (nacional ou universal), representativa de alguma época estilo ou ritual.

c) A postura artístico - cultural nos lugares públicos.

EXPRESSãO MOTORA

Conteúdos:

• Ginástica

a) Exercícios para o desenvolvimento das capacidades físicas condicionais, coordenativas e da mobilidade.

b) Rolamento a frente e atrás, partindo da posição de sentido e depois em corrida.

c) Pino de cabeça com e sem ajuda do colega ou da parede.

d) Avião no solo.

e) Roda parada e depois em corrida.

f) Salto eixo.

Page 12: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se

PROGRAMAS DE EXPRESSÕES12

g) Salto entre mãos no Bock com ajuda do trampolim.

h) Esquemas genéricos.

• Atletismo - Ar Livre

a) Corridas de velocidade

b) Corridas de resistência

c) Corridas de estafeta

d) Salto em comprimento e altura

e) Arremesso de peso

f) Actividades de ar livre.

• Desportos colectivos (Andebol, Basquetebol e Voleibol)

a) Técnica defensiva

b) Técnica ofensiva

c) Sistema táctico simples

- Defensivo

- Ofensivo

d) Jogos.

Page 13: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se

10.ª , 11ª E 12ª CLASSES 13

• Estudar as características e a classificação do desenvolvimento humano tendo como base a percepção motora, auditiva e a comunicação visual.

• Identificar os métodos educativos e artísticos na aplicação de novas situações de aprendizagem (jogos, danças, caracterização de personagens e cores).

• Desenvolver as habilidades manuais e técnicas de forma globalizante que permitam a organização de formas plásticas, sonoras e motoras.

vi. ObjEcTivOS DA 11ª clASSE

Page 14: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se

PROGRAMAS DE EXPRESSÕES14

EXPRESSãO PlÁSTicA

Conteúdos:

• Desenho

• Estudo dos elementos de organização formal

• Contacto com técnicas e materiais tradicionais na perspectiva de contribuir para a construção de objectivos de utilidade imediata, tendo em conta a relação forma-função.

• Meios e técnicas de Expressão Plástica

a) Aprendizagem das diversas técnicas de pintura

b) Aprendizagem das diversas técnicas de Impressão

c) Aprendizagem das diversas técnicas de Modelação

d) Aprendizagem das diversas técnicas de Tecelagem.

• Construção

a) Construção de materiais didácticos e outros (Pincéis, Pastas, etc.).

EXPRESSãO MuSicAl

Conteúdos:

• Técnica e leitura musical

a) Compassos compostos de tempos ternários.

b) Intervalos, classificação e composição.

c) Escalas maiores e menores, harmonia, tonalidade. Escala Cromática do maior.

d) Os modos. Maior e menor. Escalas diatónicas maiores e menores.

e) Estrutura de frases. Símbolos de articulação.

vii. cOnTEÚDOS PROGRAMÁTicOS DA 11ª clASSE

Page 15: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se

10.ª , 11ª E 12ª CLASSES 15

• Prática Instrumental

a) O meio sonoro

b) Como se desenvolve a orquestra. As Famílias e os instrumentos musicais.

c) Aplicação de unidades rítmicas nas distintas escalas maiores e menores.

• O canto e direcção coral

a) Aspectos técnicos e melódicos no Canto

b) O carácter expressivo da música. Dinâmica

c) Características e classificação da voz Humana.

d) Interpretação de algumas obras do Repertório.

• Cultura musical.

a) Percepção. Diferenças da música moderna. Características

b) Comentários e interpretação das formas musicais, estilos compositores de épocas distintas.

EXPRESSãO MOTORA

Conteúdos:

• Introdução ao estudo da motricidade

a) A terminologia fundamental

b) O crescimento, maturação e desenvolvimento

- Teorias de desenvolvimento

- Desenvolvimento motor

- Áreas de estudo do desenvolvimento motor

c) A aprendizagem motor

- Processo evolutivo das teorias de aprendizagem motora

Page 16: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se

PROGRAMAS DE EXPRESSÕES16

- A estrutura do processo de aprendizagem motor

- A formação de hábitos motores e a sua relação com as etapas de aprendizagem.

- As transferências dos hábitos motores

• Actividades expressivo - Criativas.

a) Imitação de personagens

b) Imitação de brinquedos e objectos mecânicos

c) Jogos rítmicos

d) Danças (populares e tradicionais)

• Actividades lúdico-motoras.

Page 17: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se

10.ª , 11ª E 12ª CLASSES 17

• Vivenciar situações em grupo que favoreçam a prática numa perspectiva globalizante das expressões.

• Conhecer fundamentos Ciêntificos-pedagógicos das expressões.

viii. ObjEcTivOS DA 12ª clASSE

Page 18: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se

PROGRAMAS DE EXPRESSÕES18

EXPRESSãO PlÁSTicA

Conteúdos:

• Metodologia de Ensino

• Aplicação da linguagem e técnicas de expressão numa perspectiva globalizante.

EXPRESSãO MuSicAl

Conteúdos:

• Retrospectiva musical

a) Breves considerações sobre os períodos musicais

b) A música e os meios de difusão massiva

c) O poder expressivo da música

• Transposição de melodias

a) Organização rítmica com todas figuras de som e silêncio ou pausa

b) Ciclo de canções didácticas populares nacionais e internacionais. Metodologia para o seu ensino. Repertório escolar.

• Canto e direcção coral.

a) A educação estética e educação artística na formação do futuro professor

b) O instrumento vocal no canto. Sua colocação.

c) Direcção coral nos compassos binários, ternários e quaternários simples e compostos. Metodologia para a direcção de canônes a duas, três e quatro vozes. Papel e figura do regente

• A expressão musical nos outros países

a) Princípios Pedagógicos e Estágios de desenvolvimento suas Metodologias.

iX. cOnTEÚDOS PROGRAMÁTicOS DA 12ª clASSE

Page 19: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se

10.ª , 11ª E 12ª CLASSES 19

- Hungria, Alemanha, Áustria, Espanha, Cabo - Verde e outros.

b) Execução musical em grupo: Procedimentos musicais elementares

• Aplicação da linguagem das expressões perspectivas globalizante.

EXPRESSãO MOTORA

Conteúdos:

• Metodologia das actividades físicas

• Metodologia de Ginástica

a) Metodologia do atletismo- Ar Livre

b) Metodologia dos desportos Colectivos (Basquetebol, Andebol e Voleibol)

• Preparação do trabalho de globalização das expressões

Page 20: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se

PROGRAMAS DE EXPRESSÕES20

Nos primeiros contactos com os alunos dever-se-á desenvolver jogos didácticos de modo a estimular e incentivar o aluno a criar interesse pela disciplina e ajudá-lo a desinibir-se. Serão orientados do mesmo modo exercícios de criação livre que permitam a familiarização do aluno, assim como a avaliação inicial das suas capacidades.

Os alunos desenvolverão projectos individuais ou em grupo no âmbito da disciplina ou interdisciplinares de acordo com os objectivos, os conteúdos programáticos e a dinâmica do curso.

Fomentar-se-ão situações individuais ou em grupo que favoreçam a investigação, a resolução de problemas e a intervenção na escola e no meio ambiente.

O estudo do desenvolvimento gráfico infantil deverá ser feito numa perspectiva teórica-prática.

A expressão motora, particularmente, será desenvolvida em sessões teóricas, práticas e de reflexão em grupo.

Favorecer-se-ão experiências no campo das expressões, entendidas como dimensão cultural e estética da sociedade.

Haverá a exploração de meios, materiais e técnicas utilizadas na região.

É importante que este capítulo não se confunda com as metodologias específicas de intervenção abordadas no terceiro ano para cada ano.

O contexto espacial, as matérias e as formas de as abordar, bem como as considerações materiais para a prática, nomeadamente o equipamento e materiais de intervenção justificam por si só particularidades metodológicas.

X. SuGESTÕES METODOlÓGicAS

Page 21: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se

10.ª , 11ª E 12ª CLASSES 21

• Dever-se-à traçar várias estratégias para a avaliação e diversos instrumentos de observação e avaliação adequados ao tipo de conteúdo a integrar e as actividades a desenvolver.

• A avaliação revestirá carácter formativo, durante o processo e sumativo em dois momentos, no final do 1º semestre e no final do 2º semestre. Tendo em vista a consciencialização da aprendizagem, a avaliação continua terá a participação do aluno embora seja da responsabilidade do docente.

• A auto-avaliação será objecto de aprendizagem como contributo indispensável para a avaliação do aluno, do processo e produtos.

• O professor poderá definir os critérios de avaliação com participação dos alunos, como futuros professores do Ensino Primário.

• Para a avaliação deve se ter em conta o princípio satisfatório do produto, tanto mais que as mesmas se revestem essencialmente de manifestação observáveis de comportamento, quer seja pela via da performance, quer pela via da aprendizagem.

• A nota final será atribuída pela seguinte fórmula:

EP - Expressão Plástica

EMu - Expressão Musical

EMo - Expressão Motora

R - Nota das Expressões

G - Nota do trabalho globalizante

MF - Média Final

Xi. AvAliAçãO

EP + EMu + EMo= R

3R + G

= MF2

Page 22: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se

PROGRAMAS DE EXPRESSÕES22

Levamos ao conhecimento da Direcção da Escola e do Conselho Pedagógico que este programa inclui meias horas o que implicará um enquadramento da disciplina de expressões nos horários com uma certa especificidade.

Para a fase da globalização das três áreas no último semestre do curso, dever-se-à sempre dispensar uma semana para que os alunos possam executar e apresentar o projecto da globalização das expressões.

Xii. nOTA EXPlicATivA

Page 23: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se

10.ª , 11ª E 12ª CLASSES 23

ABREU, Eugénia; MAIA, J. P.; JACINTO, Nuno e outros (2014) – Metodologia das Expressões; Porto: Plural Editores, Grupo Porto Editora.

AGUILERA, Ariel Ruiz (1989) – Metodologia do Ensino da Educação Física. La Habana: Ed. Pueblo y Educación.

ANGOLA, MED (1986) – DIRECÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO ESCOLAR (D.N.E.F.D.E.) – Avaliar e Classificar.

ANTUNES, M.; CARADINHO, Adelino - O Livro de Educação Física, 9º Ano. Portugal: Didáctica Editora.

A VILA, C. (1994) – Proposta curricular para o ensino da Educação Física, 2ºgrau. S. Paulo: C.E.N.P.S.D.P.

FARIA, Alfredo Gomes de (1972) – Introdução à Didáctica de Educação Física. Rio de Janeiro: Forum Editora.

JOLY, Ilza, Zenker, Leme (2003) – Educação e educação musical: conhecimentos para Compreender a criança e suas relações com a música. ln HENTSCHKE,L; DEL BEN, L. (Orgs.). Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula: São Paulo: Ed. Moderna. Cap. 7.

LOURO, Viviane dos Santos (2006) – Educação musical e deficiência: propostas pedagógicas. São José dos Campos, SP: Ed. do autor.

MARQUES, Conceição; TIMÓTEO, Nelson, (1997) – O novo troca-tintas - 3° ano - ensino básico. Porto: Porto Editora.

MARQUES, Conceição; TIMÓTEO, Nelson, (2000) – Pequenos artistas 2: Expressão e educação plástica - 2º ano - ensino básico. Porto: Porto Editora.

RANGEL, Ana, Marques, Luísa (1988) – O meu amigo Duarte: Expressão e Educação Plástica - 4º ano - ensino básico. Porto: Porto Editora.

RODRIGUES, Gaston Perez (1989) – Metodologia de la Investigacion Pedagogica y Psicologica. La Habana: Ed. Pueblo y Educación.

SOBRAL, Francisco (1980) – Fundamentos e Técnicas de Avaliação em Educação Física. Lisboa: ISEF.

SOBRAL, Francisco (1983) – Introdução à Educação Física. Lisboa: Livros Horizonte.

Xiii. bibliOGRAFiA

Page 24: PROGRAMAS DE EXPRESSÕES 10ª, 11ª e 12ª Classes · A comunicação é o ponto de partida para a inserção do homem na sociedade, seja ela corporal, oral ou escrita e manifesta-se