programação rec-beat 2014

36
01 a 04 de março · Cais da Alfândega | Recife | PE | Brasil

Upload: antonio-gutierrez

Post on 31-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

REC-BEAT | 19 ANOS DE CARNAVAL O Rec-Beat está entre os mais importantes festivais independentes do Brasil. Há 19 anos promove, na cidade do Recife, em meio ao carnaval pernambucano, o encontro entre a diversidade da nova produção musical brasileira com sonoridades de todo o mundo. www.recbeat.com @recbeatfestival

TRANSCRIPT

Page 1: Programação Rec-Beat 2014

01 a 04 de março · Cais da Alfândega | Recife | PE | Brasil

Page 2: Programação Rec-Beat 2014
Page 3: Programação Rec-Beat 2014

APRESENTAÇÃO

O Rec-Beat chega a sua 19a edição transformando mais uma vez o Carnaval do Recife no cenário de uma di-versificada mostra que dialoga com a atual produção musical brasileira, garimpa novidades sonoras inter-nacionais e ainda pontua atrações representativas da história da nossa música. Com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Recife e in-centivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Fun-cultura, o festival reúne 27 atrações, incluindo grupos infantis e DJ’s, em quatro dias de programação que tomam conta de seu palco montado no Cais da Alfânde-ga, no Bairro do Recife, sempre ao lado da inspiradora imagem do rio Capibaribe. Aberto ao público, o Rec-Beat fica, portanto, no coração do Carnaval de Pernambuco, um lugar que tem servido de cenário para encontros entre pessoas dispostas a re-pensar seu local na cidade, o uso e a apropriação desses espaços. É uma proposta singular, onde é possível conhecer música nova e transformar essas canções em trilha sonora para encontros entre aqueles que reconhecem, ali, uma atmosfera à parte do que acontece em outros pontos da cidade. Confira nossos horários e atrações neste livreto.

Page 4: Programação Rec-Beat 2014

JUVENIL SILVA (PE)

Juvenil Silva pode ter surgido como a liga principal de uma nova cena musical que surge no Recife, algo entre o pós-hippie e o psicodélico em que se teria se transformado o rock local. Mas, a bem da verdade, as canções de “Desapego”, seu primeiro disco lançado em 2013, acrescentam novas cores à paleta do tropicalismo que sempre esteve presente no imaginário criativo da música de Pernambuco. Trata-se de uma expansão dos limites estéticos possíveis de um repertório que soa sempre familiar.

Sábado · 01/03 · 21h foto: Jão Vicente

Page 5: Programação Rec-Beat 2014

DAAU (BÉLGICA)

Da Antuérpia, Bélgica, DAAU apresenta seu sétimo álbum em vinte anos de carreira, “Eight Definitions”, no Rec-Beat 2014. Formada em 1992, Die Anarchistische Abendunterhaltung (“O entretenimento anarquista”, em alemão) mistura instrumentos clássicos com música moderna de um jeito muito particular. O resultado é um som experimental, inovador, que une estilos a uma pitada de eletrônico.

Sábado · 01/03 · 22hfoto: 2013Tom Verbruggen

Page 6: Programação Rec-Beat 2014

BRUNO SOUTO (PE)

O cantor e compositor pernambucano Bruno Souto traz o show de lançamento do seu elogiadíssimo disco “Estado de Nuvem”. Esta é a primeira apresentação do músico no Recife desde que se lançou em carreira solo, tendo seu CD figurando em diversas listas de melhores do ano em publicações como Folha de S. Paulo, revista Rolling Stone, Bizz e em sites especializados como Urbanaque e Scream & Yell.

Apresenta:

Sábado · 01/03 · 23h10 foto: Rafael Kent2

Page 7: Programação Rec-Beat 2014

MUD MORGANFIELD (EUA)

O bluesman norte-americano Mud Morganfield começou a cantar no começo da década de 80 após o falecimento de seu pai, ninguém menos que o próprio rei do blues de Chicago, o lendário Muddy Waters. Segue a trilha com uma voz poderosa e carisma inconfundível que já encantou plateias da Rússia ao Brasil. Seu disco mais recente, “Son of a Seventh Son” mostra que ele carrega com orgulho o legado da família.

Sábado · 01/03 · 00h30foto: Kurt Swanson

Page 8: Programação Rec-Beat 2014

RECBITINHO*: Espetáculo “Circo De Lampezão e Maria Botina” -

Caravana Tapioca (PE)

Trabalho que surgiu em 2010 pelo encontro de Anderson Machado com Giulia Cooper, a partir de pesquisas no universo do teatro, malabarismo, mágica, palhaçaria e música. Para o domingo (02) do Rec-Beat, eles trazem o espetáculo “O Circo de Lampezão e Maria Botina”, com uma divertida história de uma garota que sonha em ser levada de sua casa por um cangaceiro.

Domingo · 02/03 · 16h

*Atrações do Recbitinho no Paço Alfândega.

foto: divulgação

Page 9: Programação Rec-Beat 2014

QUANTA LADEIRA (PE)

O Quanta Ladeira reúne artistas da terra, junto com aqueles que estão de passagem, para cantar paródias de músicas conhecidas, com bastante humor e críticas políticas. Quem comanda a brincadeira é Lula Queiroga, sempre acompanhado de figuras como Bráulio Tavares, Fafá de Belém e Silvério Pessoa. As músicas são versões bem humoradas de sucessos que vão de Capiba a Nação Zumbi. O que chama atenção são as letras, famosas por não perdoarem ninguém. Todo mundo que está em evidência passa pelas rimas cantadas sempre em coro pelo público que garante o sucesso do Quanta Ladeira há mais de 10 anos.

Domingo · 02/03 · 17hfoto: divulgação

Page 10: Programação Rec-Beat 2014

Formada em 2009, em Fortaleza, Jonnata Doll & Os Garotos Solventes logo ganhou repercussão na cena independente do Nordeste com suas apresentações viscerais e performáticas. Suas músicas atualizam uma sonoridade pré-punk de Iggy Pop e Lou Reed, com letras em português que celebram o hedonismo livre de clichês.

JONNATA DOLL & OS GAROTOS SOLVENTES (CE)

Domingo · 02/03 · 20h foto: Manoela Cardoso

Page 11: Programação Rec-Beat 2014

ANINHA MARTINS (PE)

Destaque dessa nova geração, Aninha Martins é a grande voz feminina de um grupo local aos quais se somam nomes como Juvenil Silva, Graxa, Matheus Mota, entre outros. Ex-vocalista da banda Sabiá Sensível, Aninha fez a estreia de seu projeto solo com composições dos parceiros musicais German Ra e Hugo Coutinho, com canções que brincam com vários imaginários da cidade, embaladas por performances hipnotizantes.

Domingo · 02/03 · 21hfoto: Renata Pires

Page 12: Programação Rec-Beat 2014

GUADALUPE PLATA (ESPANHA)

Da Europa, mais precisamente da Província de Jaén, Espanha, o Rec-Beat apresenta o trio Guadalupe Plata. Pedro de Dios, Carlos Jimena e Paco Luis trazem uma atitude punk e desinibida ao blues norte-americano, numa formação clássica de baixo artesanal, bateria, guitarra e voz. O impacto potente das músicas, em encontro com performances arrebatadoras, já renderam convites para grandes festivais, como o Primavera Sound.

Domingo · 02/03 · 22h foto: divulgação

Page 13: Programação Rec-Beat 2014

ARRIGO BARNABÉ (SP)

O desafio imposto ao surgimento da carreira de Arrigo Barnabé não foi pequeno. Ficou com ele e seus comparsas da Vanguarda Paulista a tarefa de trazer uma nova força criativa para a música brasileira após a Tropicália. E foi isso que ele fez, ao lado de nomes como a banda Isca de Polícia, Grupo Rumo, entre outros. Para esta edição do Rec-Beat, ele traz seu novo projeto “O Neurótico e as Histéricas”, com uma banda formada por mulheres cantando apenas músicas do compositor Hermelino Nader.

Domingo · 02/03 · 23h10foto: divulgação

Page 14: Programação Rec-Beat 2014

MUNDO LIVRE S/A (PE)

Em 2014 o “Samba Esquema Noise”, disco de estréia do Mundo Livre S/A, completa 20 anos de lançamento. Não só materializou uma das bandas mais importantes do cenário musical nacional, como virou uma referência do som da década de 90. Produzido por Carlos Eduardo Miranda e mixado por Bob Mac, teve participações na época de Malu Mader, Nasi e dos Titãs. Para celebrar, a banda vai tocar o disco na íntegra, num show mais que especial no Rec-Beat.

Apresenta:

Domingo · 02/03 · 00h30 foto: divulgação

Page 15: Programação Rec-Beat 2014

RECBITINHO*: Fadas Magrinhas (PE)

Formada pelas irmãs gêmeas Lulu e Aninha Araújo é acompanhada pelos músicos Publius Lentulus, Hugo Linns e Ricardo Fraga. Lançaram, em 2013, um disco homônimo que consolidou a trajetória de um trabalho que já soma cerca de dois anos de estrada. Seu repertório intercala músicas de Erastos Vasconcelos, Hugo Linns, Chico César e Marcelo Jeneci, entre outras já conhecidas do imaginário da música infantil.

*Atrações do Recbitinho no Paço Alfândega.

Segunda · 03/03 · 16hfoto: divulgação

Page 16: Programação Rec-Beat 2014

PROJETO CCOMA (RS)

Do Rio Grande do Sul, o Projeto CCOMA é um duo dejazz instrumental contemporâneo, formado pelo trompetista Roberto Scopel e pelo percussionista Swami Sagara que une tambores à música eletrônica, com hang drum e trompete, criando o que eles chamam de Future Jazz. O resultado é composto por uma música orgânica, com metais e percussão, acompanhado por programação eletrônica, com elementos de música caribenha, argentina, andina e africana.

Segunda · 03/03 · 20hfoto: Marcelo Casagrande

Page 17: Programação Rec-Beat 2014
Page 18: Programação Rec-Beat 2014

& os Garotos Solventes (CE)

Page 19: Programação Rec-Beat 2014

& os Garotos Solventes (CE)

Page 20: Programação Rec-Beat 2014
Page 21: Programação Rec-Beat 2014

LULINA (PE)

Bem antes de se mudar para São Paulo, em seus projetos que serviriam de base para a carreira solo, a pernambucana Lulina sempre foi conhecida por uma pegada mais introspectiva e lo-fi, em canções embaladas apenas por seu violão. Mas em “Pantim”, segundo disco da carreira lançado no fim de 2013, ela mostra uma nova fase, com mais ênfase em sua banda e com letras que falam, de uma perspectiva bem melancólica, da complexa transição para a idade adulta.

Segunda · 03/03 · 21hfoto: divulgação

Page 22: Programação Rec-Beat 2014

MAX CAPOTE (URUGUAI)

Liderada pelo músico Fabian Acosta, Max Capote traz uma mistura de soul com bolero, programação eletrônica com rock retrô em canções simples e espontâneas. O grupo foi indicado ao Grammy Latino em 2011, na categoria Artista Revelação, e já integrou o lineup de festivais como o South by Southwest, nos Estados Unidos. Irreverente e divertido, seus dois discos “Chicle” e “Grandes Exitos” chamaram atenção da revista norte-americana Billboard como um dos artistas para se estar atento este ano.

Segunda · 03/03 · 22h foto: divulgação

Page 23: Programação Rec-Beat 2014

MANOEL CORDEIRO E OS DESUMANOS (PA)

No começo da década de 90, quando começava a se moldar a atual sonoridade da música do Pará, era natural que as músicas estivessem divididas entre cúmbia e os ritmos caribenhos. Manoel Cordeiro foi o primeiro a perceber e experimentar uma fusão dessas músicas com uma sonoridade mais brasileira. Os Desumanos, nome dado pelo seu filho Felipe Cordeiro, vem da ideia de estarem livres de qualquer preconceito, prontos para misturar tudo em nome da música. Felipe acompanha o pai no projeto junto com o músico e produtor Kassin e o francês Stephane San Juan.

Segunda · 03/03 · 23h10foto: Caroline Bittencourt

Page 24: Programação Rec-Beat 2014

MAITE HONTELÉ (COLÔMBIA)

Trompetista holandesa, naturalizada na Colômbia, Maite conheceu a Salsa pela coleção de discos dos pais e, anos mais tardes, o trompete a levou direto a Medellín, onde reside hoje. Seu terceiro disco, “Déjame Así”, foi lançado em 2013, somando a experiência de ter divido palco com grandes nomes latinos como o Buena Vista Social Club, Ruben Blades, Juan Carlos Coronel e Oscar D’León.

Segunda · 03/03 · 00h30 foto: divulgação

Page 25: Programação Rec-Beat 2014

Para fechar a programação do Recbitinho na terça-feira (4) a Caravana Tapioca volta, mas dessa vez com o espetáculo “Brincando no Picadeiro”. Sob as alcunhas de Nina e Cavaco, eles prometem transportar todos, pela imaginação, diretamente para o mundo mágico do circo. Com muita música, magia e malabarismo, os palhaços divertem e convidam as crianças para interagir com o espetáculo, que é todo apresentado de forma musicada.

Terça · 04/03 · 16h

RECBITINHO*:Espetáculo “Brincando no Picadeiro“ -Caravana Tapioca (PE)

*Atrações do Recbitinho no Paço Alfândega.

foto: Caroline Bittencourt

Page 26: Programação Rec-Beat 2014

BOOGARINS (GO)

Apesar do pouco tempo de vida, o Boogarins caminha a passos acelerados para se tornar uma das grandes bandas da cena independente do Brasil. Direto de Goiânia, eles trazem uma psicodelia pop que costura referências que vão de Mutantes ao contemporâneos Tame Impala. Antes de fazerem o primeiro show fora de casa, as músicas que circulavam na internet chamaram a atenção da mídia internacional, tendo receptividade positiva em importantes veículos especializados, como no site Pitchfork e na MTV norte americana.

Terça · 04/03 · 20h foto: Luiz Campos Jr

Page 27: Programação Rec-Beat 2014

GRAXA (PE)

Angelo Souza, o Graxa, é o elo perdido entre a nova cena musical que tem reunido novos artistas do Recife, com um dos pontos altos da psicodelia da música brasileira de tempos passados. Em “Molho”, seu álbum de estréia, passam ecos de Tom Zé, Lula Côrtes e Cartola, embalados pelo peso de sua voz lenta e grave, letras bem elaboradas, e as melodias sujas do teclado rústico.

Terça · 04/03 · 21hfoto: Jacaré Video

Page 28: Programação Rec-Beat 2014

SKIP&DIE (HOLANDA / ÁFRICA DO SUL)

Skip&Die talvez seja a tradução mais literal para a expressão “música do mundo”. O quarteto é um encontro entre a Holanda e a África do Sul, mas suas músicas foram gravadas na estrada. O afrobeat dá a marcação do ritmo, que se mescla com outras músicas do folclore africano, dos balcãs e do Oriente Médio. Eles gravaram em quatro, dos 11 idiomas oficiais da África - inglês, afrikanans, xhosa e zulu - além de espanhol e português. Suas músicas são, portanto, mais que uma mistura, um diário de viagem.

Terça · 04/03 · 22hfoto: Laura Andalou Lores

Page 29: Programação Rec-Beat 2014

JOÃO DONATO (AC/SP)

Compositor e arranjador, Donato é uma lenda da Música Popular Brasileira. Ficou conhecido na década de 50 ao romper com a linha criativa da Bossa Nova ao experimentar fusões entre o jazz, a música latina e afro-cubana. Após um hiato de quase duas décadas, João Donato retomou a carreira em meados dos anos 90 e, desde então, sempre se mostrou um criador inquieto, tendo feito parcerias musicais com figuras como Marcelo D2 e Marcelinho da Lua. No Rec-Beat, ele traz um show especial para comemorar os 40 anos do disco “Quem é Quem”, acompanhado por alguns músicos da banda Bixiga 70.

Terça · 04/03 · 23h10foto: Manoela Cardoso

Page 30: Programação Rec-Beat 2014

EMICIDA (SP)

O rapper paulistano Emicida traz para o festival o show do primeiro disco “O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui”, que protagonizou diversas das listas de melhores álbuns de 2013. Nele, Emicida transcende o rap em rimas que dialogam com o samba, rock e batucada e que mostram porque ele está na linha de frente da nova música independente do Brasil. O show será gravado com exclusividade para o Red Bull Music Academy Radio e estará disponível após o festival no site rbmaradio.com.

Terça · 04/03 · 00h30 foto: Ênio César

Page 31: Programação Rec-Beat 2014

Dj’s, Imagens e Iluminação

DJ CAL JADER (INGLATERRA)

DJ TROPICAZA (MÉXICO)

O Rec-Beat 2014 escalou Dj’s para todos os dias do festival que tem a missão de esquentar o público do Cais da Alfândega a partir das 19h30 e nos intervalos dos shows.Ainda, o festival conta também com Veejay Mozart, responsável pela videocenografia, e Jathyles Miranda que assina o projeto de iluminação cênica do festival.

Um dos principais militantes da chamada “New Wave Tropical” no Reino Unido, Jader organiza festas de música latina em Londres.

Carlos Icaza, o Tropicaza, é conhecido internacionalmente pela sua coleção de raridades em vinil da música soul mexicana da década 60.

Sábado · 01/03 · 19h30

Domingo · 02/03 · 19h30

foto: divulgação

foto: divulgação

Page 32: Programação Rec-Beat 2014

ORIGINAL DJ COPY (PE)

DJ RENATO DAMATA (PE)

Um dos maiores ativistas da cultura livre de Pernambuco também comanda a trilha de festas como Brega Naite e Sem Loção.

Damata se tornou rapidamente um dos embaixadores da Black Music em Pernambuco, com seus remixes e scratches que misturam rare groove, funk e hip-hop.

Segunda · 03/03 · 19h30

Terça · 04/03 · 19h30

Dj’s, Imagens e Iluminação

foto: divulgação

foto: divulgação

Page 33: Programação Rec-Beat 2014

Dj’s, Imagens e Iluminação

VJ MOZART/VJ’S RETINANTZ (PE)

JATHYLES MIRANDA (PE)

Formado em artes plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco, Mozart assina a videocenografia que acompanha os shows da 19a edição do festival. Ele é integrante do coletivo pernambucano de artistas multimídia Vj’s Retinantz.

Lighting designer cênico, sócio da Casa Luz, Jathyles assina o projeto de iluminação do palco do Rec-Beat. Foi responsável por projetos de iluminação cênica para bandas como Cordel do Fogo Encantado e Mundo Livre S/A, além de inúmeros espetáculos de teatro.

foto: divulgação

foto: Fred Jordao

Page 34: Programação Rec-Beat 2014

EQUIPEPRODUÇÃO

Antonio Gutierrez: Curadoria | Direção GeralGabriela Izidoro: CoordenaçãoLilian Pimentel: Produção ExecutivaJúlia Izidoro: Coordenação de LogísticaJamila Marques: Produção - LogísticaLucianne Vasconcelos: Produção - MarketingMauro Fernandes: Produção TécnicaAlejandro Vargas: Produção TécnicaCynara Melo: Produção - FinanceiroJéssica Miranda: Assistente de produção-FinanceiroAdryana Thyara: Catering - Coordenação

COMUNICAÇÃO

Tathianna Nunes: Coordenação de ComunicaçãoBruno Nogueira: Assessoria de Imprensa -Produção de conteúdoRafael Queiroz: Assessoria de Imprensa - Redes SociaisRafael Batista: Assessoria de Imprensa - AssistenteFlora Pimentel: FotografiaRalph Fernandes: FotografiaFernando Peres: IlustraçãoLuciana Bacelar: Design GráficoDZ3: Webdesign

TÉCNICA

Can Robert: Direção de Palco - Técnico de MonitorFernando Narciso: Técnico de PAJathyles Miranda: Light DesignerBrinquinho: RoadieJoão Henrique: RoadieJunior Chapa: RoadiePero Luiz: RoadieDeric Ferreira: Roadie

Page 35: Programação Rec-Beat 2014
Page 36: Programação Rec-Beat 2014

PATROCÍNIO:

INCENTIVO:

www.recbeat.com