programa e calendário -2014 /2015 - paróquia de são...

9
Program “Ide e Paróquia de São L ma e Calendário -2014 (Lv e anuncia o Evangelho Luis – Faro /2015 o” (Mc.16,15)

Upload: nguyentu

Post on 13-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Programa e Calendário

“Ide e anuncia o Evangelho”

Paróquia de São Luis

Programa e Calendário -2014 /2015

(Lv

“Ide e anuncia o Evangelho”

Paróquia de São Luis – Faro

2014 /2015

(Lv

“Ide e anuncia o Evangelho” (Mc.16,15)

Paróquia de São Luis – Faro

Ciclo Pastoral de 2012 – 2017

“Ide e anunciai o Evangelho” (Mc. 16,15)

Na comunhão eclesial, testemunhar Cristo vivo

Ano 2014 – 2015

Chamados à Santidade – “sede Santos” (Lv19,2)

Programa e Calendário

1. INTRODUÇÃO O Templo de Deus é santo, vós sois esse templo (cf 1 Cor 3,16 s). “Da Liturgia, em especial da Eucaristia, conseguem os homens com total eficácia a santificação em Cristo e a glorificação de Deus” (cfSc.10). Continuamos a direcionar a nossa ação pastoral diocesana para o objetivo geral do quinquénio de 2012/2017: responder ao Chamamento que Cristo faz, hoje, à sua Igreja, num mundo em profundas e complexas transformações. Continua a referenciar-nos o lema inspirador deste percurso: Ide e anunciai o Evangelho (Mc 16,15) para, na comunhão eclesial. Testemunhar Cristo vivo. Contemplados os dois primeiros anos que nos interpelaram e motivaram pelo chamamento à fé e chamamento ao amor, vamos prosseguir com o que nos foi dado recolher das iniciativas e experiências feitas, para respondermos, em 2014/2015, ao chamamento à santidade. Todos somos chamados a ser santos. Ser santo não é privilégio de alguns. É vocação de todos. “Todos, na Igreja (…) são chamados à santidade, segundo a palavra do Apóstolo: «esta é, na verdade, a vontade de Deus: a vossa santificação» (1

Ts 4,3; cf Ef 1,4)” (LG39). Cristo, como modelo e mestre de toda a santidade, para ela convidou os seus discípulos, de qualquer condição: sede

perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito (Mt 5,48). O Apóstolo Paulo exorta, igualmente, os cristãos a viverem como é próprio dos santos (Ef 5,3), e como eleitos de Deus, santos e amados, revestidos de sentimentos de misericórdia, benignidade, humildade, mansidão e paciência (C1 3,12) e a produzirem os frutos do Espírito para a santificação (cf.Gl 5,22; Rm.6,22) (LG40). Uma única e mesma santidade é cultivada por todos aqueles que, nos vários géneros de vida e nas diferentes profissões, são guiados pelo Espírito de Deus. (…) Cada um, segundo os dons e as funções que lhe foram confiadas, deve enveredar, sem hesitação, pelo caminho da fé viva, que gera a esperança e opera pela caridade (LG41). Os santos testemunham no mundo o ideal perfeito e realizado duma humanidade plenamente assumida e amadurecida. Por isso revelam a perenidade e a juventude duma vida que a morte não faz esquecer. Templos de Deus pelo Batismo é, vinculados a este sacramento, à Confirmação e Eucaristia, que vamos ser particularmente convidados a aprofundar a nossa vocação à santidade acolhida como dom batismal, alimentada e celebrada na comunidade e testemunhada no mundo. Seremos apoiados neste percurso pela Exortação Apostólica A alegria do Evangelho, do Papa Francisco, nomeadamente pelos capítulos II, III, e V e pelas indicações do Conselho Diocesano de Pastoral. Continuam também a acompanhar-nos as propostas operativas resultantes da reflexão e partilha sinodal, que realizámos em sintonia com a Igreja em Portugal: - a exigência da formação cristã;

- o empenho criativo, ardente e frutuoso na Nova Evangelização;

- a descoberta de novas formas de exercício do ministério sacerdotal;

- a implementação da diversidade de ministérios laicais.

Enfim, vamos acolher a aplicação do objetivo específico deste ano pastoral- chamados à santidade – como oportunidade e apelo a nos reencontrarmos com a nossa condição de “Templos de Deus”, pedras vivas alicerçadas em Cristo e fortalecidas pela “escuta da Palavra, pela fração do pão, pela oração, pela partilha fraterna” e pelo impulso testemunhal e missionário. Como apoio para este percurso espiritual e pastoral, indicam-se as propostas seguintes, na nossa paróquia:

2. AÇÕES A DESENVOLVER

• Assinalar o início do ano pastoral, com uma celebração litúrgica como ponto de partida, e uma ampla informação à comunidade humana e cristã sobre o tema do ano.

• Realçar todos os espaços de formação (catequese aos vários níveis, animação litúrgica, CPM, CPB, escola de leigos, grupos de letio divina, etc) na linha da proposta do ano.

• Retomar e valorizar as celebrações litúrgicas de fé, com incidência sobre a santidade e o apelo à oração.

• Refazer as equipas de ação pastoral em ordem à sua integração nas propostas do ano.

• Propor novos grupos de formação catecumenal, para iniciação, aprofundamento da fé, preparação do crisma ou outros sacramentos.

• Incrementar a oração em família, tendo como ícone a Família de Nazaré.

• Prestar especial atenção às celebrações dominicais e de semana, tempos de oração, momentos de adoração, celebrações marianas, etc, como ocasiões para o despertar ou aprofundar a dimensão da santidade.

• Prover à dinamização das equipas promotoras da ação evangelizadora na catequese a todos os níveis, na pastoral litúrgica, familiar, vocacional, de saúde, e de caridade.

• Promover o conhecimento da vida dos santos, nomeadamente do padroeiro, do santo do próprio nome, e de alguns dos mais conhecidos e atuais.

• Apelar ao espírito de iniciativa em ordem ao melhor aproveitamento dos espaços, agentes e meios disponíveis para a vivência do ano: Igreja Nova, Capela de S. Luis, Areal Gordo, Salão da Penha.

• Proporcionar o estudo da exortação “Alegria do Evangelho” com grupos específicos.

• Implementar projetos de índole sócio-caritativa em ordem à efetiva partilha de bens e ao atendimento das situações ocorrentes, como exigências da santidade.

• Fazer novas diligências em ordem à implementação da “letio divina” como prática habitual na comunidade que vive a dimensão da santidade.

• Encerrar o ano pastoral com a Semana da Paróquia, envolvendo ações de âmbito litúrgico, cultural e convivencial, que já fazem parte do seu património, como expressões de santidade comunitária..

3.ATRIBUIÇÃO DE RESPONSABILIDADES Uma paróquia é uma Comunidade organizada, em que a diversidade de agentes assume as funções a cada um cometidas: pároco, diácono, religiosas, catequistas, (da infância, adolescência, juventude e adultos), animadores da liturgia, (acólitos, meninos de coro, salmistas, leitores, monitores, ministros extraordinários da comunhão, cantores, organista, equipas de acolhimento e atendimento das crianças) animadores da pastoral social, vocacional, familiar e dos doentes, CPM (S) CPB, CNE, equipas de vigilância, decoração, gestão dos espaços, convívios e encarregada geral da igreja. A todos se pede o desempenho da(s) sua(s) função(ões) como um ministério, ou seja, a resposta da fé a uma vocação que lhes foi cometida.

• Assim, o pároco, preside, coordena, dinamiza e anima toda a ação pastoral da comunidade, suas diversas expressões.

• O Diácono, coopera com o pároco nas funções inerentes ao seu ministério, preside aos serviços que lhe são cometidos, tendo ainda a seu cuidado a animação da pastoral familiar, e da zona rural do Areal Gordo, com a implementação de todas as expressões da vida pastoral, adstrita ao seu ministério diaconal.

• Os catequistas, exercerão o seu ministério na comunidade, no setor que a cada um couber, sob a coordenação duma equipa responsável para o setor juvenil e outra para o setor dos adultos.

• Os animadores da liturgia garantirão o regular funcionamento de todas as celebrações litúrgicas, liderados por uma equipa coordenadora e dinamizadora, presidida pelo diácono, com um subcoordenador para o setor dos acólitos; As celebrações serão animadas, em cada domingo do mês, pelos setores da catequese, pastoral da família, pastoral vocacional e pastoral social, respetivamente.

• A equipa de pastoral sócio-caritativa continuará o exercício do seu ministério, com o atendimento, acompanhamento e encaminhamento das situações ocorrentes e a atenção à dimensão da caritativa da comunidade:

• A equipa de pastoral de saúde desenvolverá a sua ação, reformulando as atribuições que a experiência tenha revelado mais convenientes.

• A equipa da pastoral vocacional procurará liderar esta atividade, segundo as orientações inspiradoras de cada ano pastoral.

• O serviço de pastoral familiar, sob a responsabilidade do diácono, elegerá um casal animador e dinamizará as ações da sua área.

• O setor do atendimento, informação, vigilância, decoração e cartório terá a coordenação da respetiva funcionária.

• A gestão corrente e quanto diga respeito ao aspeto administrativo continuará ao cuidado do Conselho para os Assuntos Económicos.

4. ÁREAS ESPECÍFICAS 4.1 No âmbito da formação catequética:

• Catequese de iniciação cristã para todos, por anos e fases, com os respetivos passos, etapas e celebrações, numa caminhada progressiva e sequencial.

• Catecumenado de jovens e adultos, com o itinerário próprio deste caminho, para uma adequada iniciação cristã.

• Formação permanente para todos, sempre aberta a novos grupos, logo que haja candidatos, nos vários centros de formação: Igreja paroquial, capela de S. Luis, Salão do Areal Gordo e Salão da Penha, nomeadamente para os candidatos envolvidos nas celebrações de batismos (pais e padrinhos), de matrimónio (noivos), crismandos ou outros.

• Catequese catecumenal com a síntese das verdades da fé para candidatos à iniciação cristã e à confirmação.

• Outras catequeses: no âmbito do programa diocesano do ano: documentos do vaticano II, catecismo da Igreja Católica etc.

• Outras catequeses: no âmbito do programa diocesano do ano: documentos do vaticanoII, catecismo da Igreja Católica, Evangelho da alegria etc.

• Formação litúrgica, em encontros semanais, para todos, designadamente para os diversos agentes intervenientes nas distintas celebrações dominicais e outras, com a “letio”.

• Encontros de pais, por setores e grupos específicos, com intervenção das equipas de pastoral vocacional e familiar.

• Reforço do agrupamento do CNE, na fidelidade à sua mística e valores.

4.2 Vida Litúrgica Reativar os espaços e momentos de oração, para além da eucaristia diária: Laudes, adoração eucarística à 4ª feira, celebrações penitenciais e outras.

Valorizar a celebração do 1º fim de semana de cada mês, com o envolvimento ativo de catequeses, escutas, pais e famílias.

Preparar e animar convenientemente as celebrações mais festivas, segundo os dias e tempos litúrgicos.

Confiar aos cuidados dos sectores da pastoral cada uma das celebrações do mês; catequese, famílias, vocações, e pastoral social.

Reajustar o quadro dos ministérios litúrgicos, incrementando o serviço de acólitos.

4.3Pastoral Social

• Continuar o atendimento, acompanhamento e encaminhamento de situações de solidão, doença, velhice, marginalidade, desemprego e pobreza de qualquer género, racionalizando melhor os contributos materiais e promovendo ainda mais a valorização humana e cristã das pessoas, através do serviço próprio da Comunidade;

• Dar novo incremento ao serviço da equipa da pastoral da saúde.

• Acolher e acompanhar, na sua integração, os diversos tipos de emigrantes de Leste, africanos, etc.

• Continuar a disponibilizar a capela Nossa Senhora da Esperança para o exercício do culto da igreja ucraniana.

• Acompanhar e gerir o trabalho do Centro Social Paroquial, na área do ensino pré-escolar e Actividades de Tempos Livres.

5.ÓRGÃOS E AGENTES PASTORAIS

Assembleia paroquial – primeiro espaço de participação e corresponsabilidade de todos, na definição de orientações pastorais.

• - Conselho Paroquial – grupo representativo das diversas expressões da vida paroquial, que coopera com o pároco na elaboração e execução das propostas pastorais.

• Equipa de animação pastoral que estabelece a comunhão entre todas as equipas paroquiais.

• Conselho para os Assuntos Económicos – como órgão de colaboração dos fiéis com o pároco, na gestão administrativa da paróquia.

• Outros serviços, movimentos e obras que animam sectores específicos da vida eclesial: catequeses, CPM (s) CPB, Pastoral Familiar, vocacional, CNE, etc…

• O Conselho Paroquial reunirá no início e termo do ano pastoral, para apresentação e avaliação do programa;

• A Assembleia Paroquial será convocada após a Diocesana, para aprovação do programa, em sintonia com o projeto diocesano;

• A equipa de animação terá encontros ocasionais para apreciação do andamento do programa e apresentação de propostas oportunas;

• O Conselho para os Assuntos Económicos fará a gestão corrente dos bens, apresentando contas do exercício do mandato, no termo de cada ano civil.

• Outros serviços, movimentos e obras que animam setores específicos da vida eclesial: catequeses, CPM, CPB, Pastoral Social, Litúrgica, Familiar, Vocacional, CNE, etc… __________________________________________________________________________________________

Segue o calendário de atividades, com as principais ações a levar a efeito ao longo do corrente ano, por cada um dos serviços.

Calendário Pastoral 2014/2015

Setembro 2014

1 Início das inscrições para as catequeses infantil e juvenil, pela 1ª vez

2

3 Aniversário de Ordenação Episcopal de D. Manuel Neto Quintas (2000)

7 Inscrições de noivos, pais e padrinhos CPM, CPB, catequese de adultos e crisma

9 Reunião geral de catequistas Semana da Pastoral Social

13 Reunião geral de acólitos

22 Reunião para responsáveis, 21h30 Conselho Pastoral Paroquial

27 Assembleia Diocesana -Quarteira Dia Mundial do Turismo

28 Reabertura da Catequese 28 a 5/10- Semana Nacional da Educação Cristã

Outubro 2014

1 Início do mês do Rosário, Capela 16h; Igreja Nova 19h. Penha / Areal Gordo

4 Reunião de animadores juvenis

5 Sínodo sobre a família

10 Convívio Fraterno-São Lourenço (10/12)

12 Procissão Mariana – Areal Gordo

15 Reunião geral de catequistas

19 Dia Mundial das Missões. Ofertório

20 20/24 – Retiro anual do Clero – São Lourenço

27 27/31- Reunião de pais dos catequizandos, 21h00

31 Encerramento do mês do Rosário Pré- Seminário até dia 2/11

• A celebração das 11h, do 1º domingo de cada mês, será animada pelos vários grupos de catequese. Nos restantes domingos será da responsabilidade dos sectores da família, liturgia, pastoral social, vocações e CNE.

• No decurso do ano haverá formação litúrgica, às 2º feiras, pelas 21h30.

• A catequese de adultos e para o crisma será às 6ª feiras, pelas 21h.

• O grupo coral terá ensaio às terças-feiras, pelas 21h30 e /ou ao sábado, às 16h.

• Na capela de S. Luis haverá todos os dias, oração de Laudes, às 9h30 e celebração da Eucaristia às 10h Ás 4ª feiras, Adoração ao S.S. a partir das 18h.

• No mês de Outubro far-se-á a celebração diária do terço, após as Laudes e às 16h. às 19h será na Igreja Nova. •

Novembro 2014

1 Festa de todos os Santos Lausperene – (início em São Luís)

2 Oração p/defuntos. Celebração no cemitério às 15h30. Igreja Nova,18h30

9 9/16- Semana dos Seminários -ofertório Dedicação da Basílica de Latrão

11 São Martinho. Convívio

14 Encerramento do Lausperene – (Alcantarilha)

15 Festa do Acolhimento

16 XXXIII Domingo do Tempo Comum. Ofertório para o Seminário

19 Reunião geral de catequistas, 21h00

22 Jornada Bíblica – Ferragudo

23 Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo

Fim do Ano Litúrgico

29 Advento Jovem

30 1º Domingo do Advento – Novo Ano Litúrgico – Ano B Sé Catedral de Faro, abertura do Ano vida Consagrada – 16h Dia de recoleção para os consagrados – Colégio do Alto

Dezembro 2014

3 Reunião geral de catequistas

7 2º Domingo do Advento

8 Imaculada Conceição. Missa Estacional na Sé de Faro, 18h

12 Pré-Seminário até dia 14

13 Celebração penitencial p/ crianças e jovens, 10h30 Retiro de animadores juvenis

14 3º Domingo do Advento

19 Festa de Natal das catequeses

21 4º Domingo do Advento Festa de Natal da comunidade. Bênção de presépios. Almoço

24 Celebração à meia-noite. Cáritas – (10 milhões de Estrelas)

25 Natal

28 Festa da Sagrada Família: Celebração e bênção das famílias – 11h

Janeiro 2015

1 48º Dia Mundial da Paz. Gesto de Paz. Stª. Maria Mãe de Deus – 11h

4 Solenidade da Epifania do Senhor

5 Recomeço das catequeses

10 Jornada Diocesana da Pastoral Liturgia – Ferragudo

11 Festa do Batismo do Senhor

13 Reunião geral de catequistas, 21h00

15 Festa de Santo Amaro, celebração na capela.

16 Pré-Seminário – até dia 18

18 2º Domingo do tempo Comum 18/25 Semana Ecuménica - Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos

22 Na Diocese do Algarve - celebração da Solenidade de S. Vicente

24 Dia Diocesano do Catequista

25 3º Domingo do Tempo Comum Na Diocese do Algarve celebração da Solenidade de S. Vicente. Festa da Conversão de S. Paulo

26 26/28 – Jornadas de atualização do Clero, Algarve

28 São Tomás de Aquino – Presbítero e Doutor da Igreja

Fevereiro 2015

1 4º Domingo do Tempo Comum

2 Festa da Apresentação do Senhor Procissão velas, bênção das crianças e mães -19h15

3 Reunião geral de catequistas

8 5º Domingo do Tempo Comum

11 Dia dos doentes. Unção dos doentes, na celebração – 19h15

14 14/16 – Convívio Fraterno –São Lourenço

15 6º Domingo do Tempo Comum

18 Quarta-feira de Cinzas – Início da Quaresma

20 15º Aniversário da ordenação dos diáconos permanentes Via Sacra Jovem

21 Admissão ao Catecumenado-15h Dia do BP

22 1º Domingo da Quaresma - Rito de Eleição

25 Dia do BP

27 Via Sacra

28 Jornada da Cáritas – Ferragudo

Durante a Quaresma haverá Via-Sacra todas as sextas-feiras, campanha de renúncias para fim a indicar, catequese sobre este tempo e reuniões de pais dos catequizandos.

Março 2015

1 2º Domingo da Quaresma

2 Recoleção do Clero

3 Reunião geral de catequistas

5 5/8 – Curso de Cristandade para Homens

6 Via Sacra

7 7/8- Retiro Jovem

8 3º Domingo da Quaresma - 1º Escrutínio

13 2º Aniversário da Eleição do Papa Francisco Via Sacra

15 4º Domingo da Quaresma - 2º Escrutínio

19 Solenidade de São José. Festa do Pai Nosso. Homenagem aos pais 2º Aniversário da Solene Inauguração do Pontificado do Papa Francisco

20 Via Sacra

22 5º Domingo da Quaresma - 3º Escrutínio

25 Solenidade da Anunciação do Senhor

27 27/28 – Jornada Diocesana da Juventude- Vila Real de Santo António Via Sacra

28 Jornada Diocesana da Juventude

29 Domingo de Ramos na Paixão do Senhor

30 Segunda-Feira Santa

31 Terça-Feira Santa - Dia penitencial vicarial – Igreja de São Pedro- Faro

Abril 2015

1 Quarta-Feira Santa - Via Sacra Pública

2 Quinta-feira Santa -Missa Crismal - Celebração da Ceia do Senhor

3 Sexta-feira Santa – Ofertório para os Lugares Santos de Jerusalém

4 Sábado Santo - Vigília Pascal

5 Domingo de Páscoa

12 2º Domingo da Páscoa - Domingo da Divina Misericórdia Festa da Palavra

19 3º Domingo da Páscoa Festa Grande da Mãe Soberana – Loulé

21 Cachopo- Encontro dos Centros Paroquiais – Cachopo

24 Dia Diocesano do Acólito – Lagos

25 Dia Diocesano do Acólito – Lagos Festa de São Marcos, Evangelista

26 4º Domingo da Páscoa - Domingo do Bom Pastor Festa das bemaventuranças

30 30/4 a 3/5- Curso de Cristandade para Senhoras

Durante o mês de Maio haverá celebração mariana, todos os dias, às 10h após as Laudes e às 16h horas, na capela de S Luis e às 19h, na Igreja Nova.

Maio 2015

1 São José Operário

Peregrinação Nacional dos Acólitos a Fátima Início do mês do Rosário, Capela 16h; Igreja Nova 19h. Penha / Areal Gordo

3 5º Domingo da Páscoa – -Dia da Mãe- homenagem às mães

5 Reunião geral de catequistas

10 6º Domingo da Páscoa Festa da Vida

13 Nossa Senhora de Fátima

14 Festa de São Matias, Apóstolo

15 Dia Mundial da Família

17 Solenidade da Ascensão do Senhor Dia Mundial dos meios de Comunicação Social Festa do Compromisso

24 Domingo de Pentecostes – Profissão de Fé - missa estacional na sé 18h

31 Domingo da Santíssima Trindade – Batismos Encerramento do Mês do Rosário

Junho 2015

1 Dia da Criança

7 Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo Festa da Eucaristia

10 Santo Anjo da Guarda de Portugal

12 Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

13 Imaculado Coração da Virgem Santa Maria

14 11º Domingo do Tempo Comum Festa dos Mandamentos 14/21- Semana da Paróquia

16 Festa do Envio

21 12º Domingo do Tempo Comum 23º Aniversário da Dedicação da Igreja Nova

22 Dia Diocesano do Clero, Vigararia de Tavira

24 Solenidade de São João Batista

25 Avaliação do ano pastoral

27 11º Aniversário da tomada de posse de D. Manuel Quintas

28 13º Domingo do Tempo Comum

29 Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos

Julho 2015

03 Festa de São Tomé, Apóstolo

16 Nossa Senhora do Carmo

19 Solenidade da Dedicação da Sé Catedral de Faro

25 Festa de São Tiago, Apóstolo

Agosto 2015

06 Festa da Transfiguração do Senhor

15 Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

27 Aniversário Natalício de D. Manuel Neto Quintas – Bispo do Algarve