programa das festas 2014

2
ORIENTAÇÕES Há uma equipa responsável pela organização. Há lugar para todos e para cada um. Acata com serenidade as orientações que forem dadas. Se tencionas incorporar-te nas Procissões, lembra-te do seguinte: O teu lugar é junto daqueles que têm a mesma insígnia que tu ; Se tens de acompanhar crianças de «anjo», leva-as a teu lado dentro da Procissão. Não mudes de lugar a não ser que a organi- zação te peça que o faças. Guarda silêncio e respeito. Não caminhes em grupo. Mantém-te nas alas da Procissão. Guarda a distância de cerca de um metro daquele que vai à tua frente e não deixes que- brar a procissão. Faz um esforço para que tudo corra bem e a Rainha Santa seja honrada. Ela saberá agradecer-te. A VIDA DA RAINHA SANTA I DATAS 11.02.1270 - Nasce, provavelmente em Saragoça , no Reino de Aragão, em Espanha . 11.02.1282 - Casa, por procuração, em Barcelona, com D. Dinis, Rei de Portugal. 14.06.1282 - Recebe as Bênçãos Matrimoniais com o seu esposo em Trancoso . 04.07.1336 - Morre em Estremoz. 11.07.1336 - Chega a Coimbra o seu corpo que, por sua expressa vontade, aqui ficou encerrado no túmulo que ela mesma mandou construir. 15.04.1516 - É beatificada pelo Papa Leão X. 25.05.1625 - É canonizada pelo Papa Urbano VIII. "Levava uma vez a Rainha santa moedas no regaço para dar aos pobres(. . .) Encontrando-a el-Rei lhe perguntou o que levava, (. ..) ela disse, levo aqui rosas. E rosas viu el-Rei não sendo tempo delas. " Crónica dos Frades Menores, Frei Marcos NA IGREJA DA RAINHA SANTA DIA 1, 2 E 3 DE JULHO Tríduo preparatório com a Santa Missa ou Vésperas e pregação pelo Senhor D. António Moiteiro Ramos Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga, às 21H30.' DIA 4 DE JULHO- DIA DA FESTA 08HOO - Laudes e Missa. 11 HOO - Missa solene presidida pelo Senhor Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes. 16H30 - Missa da Real Ordem de Santa Isabel , com a presença de S.A.R. os Senhores Duques de Bragança. 18HOO - 11 Vésperas DIA 10 DE JULHO Missa às 18 H, seguida da Procissão Penitencial . Chegada à Portagem cerca das 22H, onde haverá saudação e cântico, seguindo-se um espectáculo de pirotecnia. NA IGREJA DE SANTA CRUZ CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA DIA 11 DE JULHO às 8H , 9H , 10H, 11H e 17H30. DIA 12 DE JULHO às 8H , 9H , 10H, 11H e 17H. DIA 13 DE JULHO às 9H, 10H, 11H30 e 16H, seguida da Procissão Solene . À chegada ao Templo da Rainha Santa, haverá breve alocução pelo Senhor Bispo de Coimbra e bênção com o Santo Lenho.

Upload: confraria-rainha-santa-isabel

Post on 24-Nov-2015

3.619 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • ORIENTAES H uma equipa responsvel pela organizao. H lugar para todos e para cada um. Acata com

    serenidade as orientaes que forem dadas. Se tencionas incorporar-te nas Procisses,

    lembra-te do seguinte: O teu lugar junto daqueles que tm a mesma

    insgnia que tu ; Se tens de acompanhar crianas de anjo,

    leva-as a teu lado dentro da Procisso. No mudes de lugar a no ser que a organi-

    zao te pea que o faas. Guarda silncio e respeito. No caminhes em grupo. Mantm-te nas alas da Procisso. Guarda a distncia de cerca de um metro

    daquele que vai tua frente e no deixes que-brar a procisso.

    Faz um esforo para que tudo corra bem e a Rainha Santa seja honrada. Ela saber agradecer-te.

    A VIDA DA RAINHA SANTA I DATAS 11.02.1270 - Nasce, provavelmente em Saragoa , no Reino de Arago, em Espanha. 11.02.1282 - Casa, por procurao, em Barcelona, com D. Dinis, Rei de Portugal.

    14.06.1282 - Recebe as Bnos Matrimoniais com o seu esposo em Trancoso.

    04.07.1336 - Morre em Estremoz.

    11.07.1336 - Chega a Coimbra o seu corpo que, por sua expressa vontade, aqui ficou encerrado no tmulo que ela mesma mandou construir.

    15.04.1516 - beatificada pelo Papa Leo X. 25.05.1625 - canonizada pelo Papa Urbano VIII.

    "Levava uma vez a Rainha santa moedas no regao para dar aos pobres(. . .) Encontrando-a e l-Rei lhe perguntou o que levava,(. . .) ela disse, levo aqui rosas. E rosas viu e l-Rei no sendo tempo delas. "

    Crnica dos Frades Menores, Frei Marcos

    NA IGREJA DA RAINHA SANTA

    DIA 1, 2 E 3 DE JULHO Trduo preparatrio com a Santa Missa ou Vsperas e pregao pelo Senhor D. Antnio Moiteiro Ramos Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga, s 21H30.'

    DIA 4 DE JULHO- DIA DA FESTA 08HOO - Laudes e Missa. 11 HOO - Missa solene presidida pelo Senhor Bispo de Coimbra, D. Virglio Antunes. 16H30 - Missa da Real Ordem de Santa Isabel , com a presena de S.A.R. os Senhores Duques de Bragana . 18HOO - 11 Vsperas

    DIA 10 DE JULHO Missa s 18 H, seguida da Procisso Penitencial . Chegada Portagem cerca das 22H, onde haver saudao e cntico, seguindo-se um espectculo de pirotecnia.

    NA IGREJA DE SANTA CRUZ CELEBRAO DA SANTA MISSA

    DIA 11 DE JULHO s 8H, 9H, 10H, 11H e 17H30. DIA 12 DE JULHO s 8H, 9H, 10H, 11H e 17H. DIA 13 DE JULHO s 9H, 10H, 11H30 e 16H, seguida da Procisso Solene. chegada ao Templo da Rainha Santa, haver breve alocuo pelo Senhor Bispo de Coimbra e bno com o Santo Lenho.

  • INFORMAES IMPORTANTES Os santos foram homens ou mulheres como tu.

    Todos os cristos so chamados santidade. Nas vrias ocupaes e gneros de vida, sempre a mesma santidade que cultivada por aqueles que so conduzidos pelo Esprito Santo, adoram a Deus em esprito e em verdade, e seguem a Cristo pobre, humilde, levando a cruz, a fim de partici-parem da Sua glria.

    A Rainha Santa Isabel modelo de simplicidade, de Amor aos outros, de perdo, de concrdia, de Amor a Deus.

    No te limites a ver passar a Sua Imagem. Se vieste s para isso, foi pouco o que te trouxe Festa.

    A Imagem no a Rainha Santa, mas a sua repre-sentao. Ao olhar para a Imagem, o nosso esprito deve elevar-se para Aquela que est nos cus e pede a Deus por ns.

    S se adora a Deus, os Santos veneram-se. Os cristos conscientes sabem que no devem ajoel-har quando passa a Imagem, mas inclinar a cabea em sinal de respeito e de amor.

    Ao Santo Lenho que vai debaixo do Plio na Procis-so de Domingo que se deve ajoelhar porque uma partcula da Cruz de Cristo.

    PERCURSO DAS PROCISSES Uma Procisso um acto de culto pblico em honra

    de Deus ou dos Santos. Na Festa da Rainha Santa, h duas Procisses.

    -"'~

    PROCISSO PENITENCIAL dia 10 A - Igreja da Rainha Santa Isabel B - Estao Nova C - Largo da Portagem D - Igreja de SAnta Cruz

    IGREJA DE SANTA~ CRUZ ~

    IGREJA DA RAINHA SANTA ISABEL

    \

    PROCISSO SOLENE dia 13

    D - Igreja de Santa Cruz C - Largo da Portagem E - Volta das Caladas

    -

    A - Igreja da Rainha Santa Isabel

    1.a- PROCISSO PENITENCIAL Realiza-se no dia 10 de Julho (Quinta-feira), logo a

    seguir missa das 18H na Igreja da Rainha Santa. uma procisso penitencial e tem como finalidade

    proporcionar s pessoas oportunidade de cumprirem as suas promessas.

    Tem um esprito profundo de orao e penitncia. Guarda silncio, medita e reza.

    No Largo da Portagem haver uma Saudao Rainha Santa.

    2.a- PROCISSO SOLENE uma proc1ssao solene de louvor e nela podem

    tomar parte todas as associaes da Igreja, em mani-festao da sua vitalidade crist.

    Organiza-se depois da Missa Solene na Igreja de Santa Cruz, que ter lugar no Domingo dia 13 de Julho (Domingo) pelas 16 horas e ser presidida pelo Senhor Bispo de Coimbra.

    No deixes de dar um testemunho da tua F de Cris-to atravs do teu silncio e recolhimento, do teu comportamento e atitude.

    01_Desdobrvel A4 frente01_Desdobravel A4 verso