programa de ensaios de proficiÊncia de … · foi definida pelos membros do grupo técnico de...

78
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA Produto: Soro de Aves PROCESSO CERTIFICADO ISO 9001:2008 2º RELATÓRIO PARCIAL DE 2014 MOD01 rev11 APOIO: ASSOCIAÇÃO REDE DE METROLOGIA E ENSAIOS DO RIO GRANDE DO SUL AV. ASSIS BRASIL, 8787 - CEP 91140-001 PORTO ALEGRE - RS – BRASIL FONE/FAX: 51 3347-8745 - CNPJ: 97.130.207/0001-12 e-mail: [email protected] - Internet: http://www.redemetrologica.com.br

Upload: buikhanh

Post on 09-Feb-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE

AVIÁRIA

Produto: Soro de Aves

PROCESSO CERTIFICADO ISO 9001:2008

2º RELATÓRIO PARCIAL DE 2014 MOD01 rev11

APOIO:

ASSOCIAÇÃO REDE DE METROLOGIA E ENSAIOS DO RIO GRANDE DO SUL

AV. ASSIS BRASIL, 8787 - CEP 91140-001 PORTO ALEGRE - RS – BRASIL FONE/FAX: 51 3347-8745 - CNPJ: 97.130.207/0001-12

e-mail: [email protected] - Internet: http://www.redemetrologica.com.br

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 2 de 78

ÍNDICE

Introdução ..................................................................................................... 03

Coordenação ................................................................................................. 03

Reconhecimentos ......................................................................................... 03

Itens de ensaio / Rastreabilidade................................................................ 04

Preparação das amostras............................................................................. 04

Confidencialidade ......................................................................................... 04

Teste de homogeneidade e estabilidade.................................................... 04

Análise estatística dos resultados e avaliação de desempenho.............. 04

Gráficos ......................................................................................................... 05

Participantes.................................................................................................. 05

Escolha do método de Ensaio..................................................................... 06

Resultados obtidos 07

MS – Amostras A, B, C, D e E................................................................... 07 MG – Amostras A, B, C, D e E................................................................... 22 Salmonella – Amostras A, B, C, D e E....................................................... 37

Testes de Homogeneidade e Estabilidade.................................................. 47

Considerações finais.................................................................................... 77

Referências normativas ............................................................................... 77

Procedimentos utilizados no projeto e implementação do programa .... 77

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 3 de 78

INTRODUÇÃO O presente relatório apresenta os resultados da 2ª rodada do Programa de Ensaios de Proficiência de Sorologia e Bacteriologia em Sanidade Aviária de 2014. Este Ensaio de Proficiência tem o propósito de: - determinar o desempenho individual dos participantes para os ensaios propostos; - monitorar continuamente o desempenho dos participantes; - propiciar subsídios aos participantes para a identificação e solução de problemas analíticos; - identificar diferenças interlaboratoriais; - agregar valor ao controle da qualidade dos participantes; e - fornecer confiança adicional aos clientes dos participantes. A interpretação dos desempenhos dos participantes é realizada através do Escore Z. São seguidas as orientação do ABNT ISO/IEC 17043 e ISO 13528. Os participantes cujos resultados apresentados neste relatório foram enquadrados como questionáveis ou insatisfatórios devem observar com atenção os comentários gerais no final deste documento. O modelo do EP desenvolvido é, segundo a norma ISO/IEC 17043, Modelo 2: PEP Simultâneo. COORDENAÇÃO A Coordenação deste Ensaio de Proficiência foi conduzida pela Secretaria Executiva da Rede Metrológica, com o devido apoio do Grupo Técnico de Sanidade Aviária da Rede Metrológica RS. Integrantes do Grupo Técnico de Sanidade Aviária:

Nome Entidade E-mail

André Perret LAUDO LAB [email protected]

Ana Maria Paiva* LAB. PORTO BELO [email protected]

* Responsável pelo GT Contatos na Secretaria Executiva: João Carlos Guimarães Lerch (Secretario Executivo) – [email protected] Marília Rodrigues (Coordenadora dos EP ou PI)– [email protected] Filipe Albano (Coordenador da Qualidade) – [email protected] RECONHECIMENTOS Certificada ISO 9001 desde 1997, a Rede Metrológica RS passou em fevereiro de 2004 por auditoria na qual teve incluído no seu escopo de certificação o processo de provisão de programas de comparações interlaboratoriais/ensaios de proficiência. Isso significa dizer que os ensaios de proficiência promovidos pela Rede Metrológica RS são realizados de acordo com um sistema da qualidade devidamente documentado e auditado. Esta ação pioneira é mais uma demonstração do compromisso assumido da Rede Metrológica RS para a melhoria contínua de seus processos, apoiando o aprimoramento da qualidade dos participantes.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 4 de 78

A Rede Metrológica RS é uma das maiores provedoras da América do Sul de Ensaios de Proficiência, cadastrada no EPTIS (European Proficiency Testing Information System) desde novembro de 2006. ITENS DE ENSAIO / RASTREABILIDADE Foram avaliados os seguintes itens de ensaios:

Parâmetro Unidade

MS – Micoplasma Sinoviae

Presença/Ausência (SAR) Título (ELISA)

Título (HI)

MG – Micoplasma

Gallisepticum

Presença/Ausência (SAR) Título (ELISA)

Título (HI)

SALMONELLA Presença/Ausência (SAR)

Presença/Ausência (LENTA)

As análises foram realizadas em uma via. A escolha dos itens de ensaio para o presente programa foi definida pelos membros do Grupo Técnico de Sanidade Aviária da Rede Metrológica RS.

• LOCAL DA PREPARAÇÃO DOS ITENS DE ENSAIO, OBTENÇÃO DA MATRIZ PARA PREPARAÇÃO DOS ITENS DE ENSAIO (SUBCONTRATADO) A preparação das amostras foi de responsabilidade da Rede Metrológica RS com o devido apoio do Grupo Técnico de Sanidade Aviária. As amostras foram produzidas, homogeneizadas e envazadas pelo laboratório Laudo Lab (amostras de soro) que se localiza na Rodovia BR 365, KM 615 - Uberlândia (MG). As amostras foram devidamente identificadas por meio de um rótulo, contendo informações como: nome do Programa, parâmetros a serem ensaiados, tipo da amostra, a rodada e data de envio.

CONFIDENCIALIDADE

A política da Rede Metrológica RS visa manter confidencialidade sobre os participantes do Ensaio de Proficiência. Portanto, os participantes inscritos recebem um código/senha de identificação que é sorteado ou enviado lacrado para cada laboratório. Dessa forma a Rede Metrológica RS fica totalmente isenta da identificação dos mesmos. TESTES DE HOMOGENEIDADE E ESTABILIDADE (SUBCONTRATADO) A Rede Metrológica RS executou uma análise estatística com relação à homogeneidade e à estabilidade das amostras do programa, visando verificar se a variabilidade proveniente da eventual falta de homogeneidade ou estabilidade não foi significante perante a variabilidade total dos ensaios. Estes testes foram realizados durante a realização do programa. Para estas amostras, a Rede Metrológica designou o laboratório Porto Belo, para a realização dos ensaios em questão (Rua Cons. Xavier da Costa, 2190 - Porto Alegre/RS).

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 5 de 78

O teste de homogeneidade e estabilidade foi adaptado da norma ISO 13528:2005 - Statistical methods for use in proficiency testing by interlaboratory comparisons. ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS RESULTADOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Como para os parâmetros quantitativos (MG e MS – Métodos ELISA e HI) não foi possível avaliação do Z escore a Rede Metrológica RS utilizou como critério para avaliação as tabelas de testes de ELISA para MS e MG da marca registrada dos Laboratórios IDEXX, Inc. Nos Estados Unidos. (http://al.idexx.com/publicweb/es_MX/produccion/boletin/noticiasmgms_pg.jsp - acesso em abril/2013) por orientação do Grupo Técnico. Resultados de ensaios qualitativos: Para os ensaios qualitativos os valores de referências foram obtidos através da moda dos resultados dos participantes/analistas ou das tabelas da Idexx e Biochek. A moda é o valor que aparece com maior freqüência em um conjunto de dados. O desempenho de cada analista neste caso foi avaliado e classificado entre “satisfatório/conforme” e “insatisfatório/não-conforme”, comparando o resultado frente ao valor de referência. Convém lembrar que as avaliações obtidas pelos participantes em comparações interlaboratoriais, também chamado controle externo, não atestam a competência (ou não competência) dos mesmos, uma vez que constitui, apenas, parte da informação necessária para que, aliado a outros indicadores e controles internos, se faça um diagnóstico preciso da situação do laboratório. Desta forma, o objetivo deste relatório não é classificar os participantes em função dos seus resultados e sim apresentar de forma conjunta o desempenho dos mesmos. Estas informações servirão de subsídio para análise crítica e implementação de possíveis ações corretivas. Responsáveis pelos cálculos e avaliação de desempenho: Eng. Marília Rodrigues e Eng. Filipe Albano (Rede Metrológica RS). GRÁFICOS Os gráficos apresentados neste relatório referem-se aos resultados dos analistas participantes.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 6 de 78

PARTICIPANTES Os participantes abaixo participam deste programa de ensaio de proficiência. Os mesmos são identificados neste relatório por um código, de conhecimento exclusivo de cada um. Como os códigos foram sorteados no início do programa para cada participante, a Rede Metrológica RS não tem o conhecimento dos respectivos códigos de cada participantes.

EMPRESA CIDADE UF

CEDISA Concórdia SC

IPDVET Curitibanos SC

JBS - LABORATÓRIO DE PATOLGIA Montenegro RS

JF LABORATÓRIO DE PATOLOGIA LTDA CAMPINAS SP

LABORATÓRIO AVIPA DIAGNÓSTICO CAMPINAS SP

Laboratório Ecolvet LONDRINA PR

LABORATÓRIO SÃO CAMILO - DIVISÃO VETERINÁRIA MARINGÁ PR

Laudo laboratório Uberlândia MG

Mercolab Garibaldi Garibaldi RS

MercoLab Laboratórios Ltda Cascavel PR

Porto Belo Porto Alegre RS

PSA - Laboratório de Saude Animal Concórdia Concórdia SC

PSA - Laboratório de Saúde Animal de Uberlândia Uberlândia MG

SPAVE São Paulo SP

TECSA LABORATÓRIOS Belo Horizonte MG

UFBA - LASAB - Laboratório de Sanidade Avícola da Bahia Salvador BA

Universidade Estadual de Londrina - Laboratório de Medicina Aviária Londrina PR

Total de Participantes: 17 laboratórios – 20 analistas

ESCOLHA DO MÉTODO DE ENSAIO Os métodos/técnicas analíticos sugeridos e equivalentes para o programa são:

Parâmetro Método/técnica sugerido e equivalente

MS Sorologia rápida - SAR MS Teste Imunoenzimático - ELISA MS Inibição de Hemaglutinação - HI MG Sorologia rápida - SAR MG Teste Imunoenzimático - ELISA MG Inibição de Hemaglutinação - HI

Salmonella Sorologia rápida - SAR Salmonella Sorologia LENTA

Informamos que se o participante utilizar um método ou técnica diferente das sugeridas e equivalentes deste programa, o mesmo não será considerado aos resultados do grupo para definição da média robusta e desvio robusto.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 7 de 78

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS DADOS – RESULTADOS

MS – Micoplasma Sinoviae - Amostra A (Método: SAR)

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: 19 Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Desempenho 1º Resultado

Desempenho 2º Resultado

Métodos ou técnicas

SANID_1 0 0 conforme conforme SAR SANID_4 0 0 conforme conforme SAR SANID_5 0 0 conforme conforme SAR SANID_6 0 0 conforme conforme SAR SANID_7 0 0 conforme conforme SAR SANID_8 0 0 conforme conforme SAR SANID_9 0 0 conforme conforme SAR

SANID_10 0 0 conforme conforme SAR SANID_11 0 0 conforme conforme SAR SANID_12 0 0 conforme conforme SAR SANID_13 0 0 conforme conforme SAR SANID_14 0 0 conforme conforme SAR SANID_15 0 0 conforme conforme SAR SANID_16 0 0 conforme conforme SAR SANID_17 0 0 conforme conforme SAR SANID_18 0 0 conforme conforme SAR SANID_19 0 0 conforme conforme SAR SANID_21 0 0 conforme conforme SAR SANID_23 0 0 conforme conforme SAR

** Laboratório com resultado insatisfatório Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) - 0: Ausência 0 Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 8 de 78

MS – Micoplasma Sinoviae - Amostra B (Método: SAR)

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: 19 Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Desempenho 1º Resultado

Desempenho 2º Resultado

Métodos ou técnicas

SANID_1 1 1 conforme conforme SAR SANID_4 1 1 conforme conforme SAR SANID_5 1 1 conforme conforme SAR SANID_6 1 1 conforme conforme SAR SANID_7 1 1 conforme conforme SAR SANID_8 1 1 conforme conforme SAR SANID_9 1 1 conforme conforme SAR

SANID_10 1 1 conforme conforme SAR SANID_11 1 1 conforme conforme SAR SANID_12 1 1 conforme conforme SAR SANID_13 1 1 conforme conforme SAR SANID_14 1 1 conforme conforme SAR SANID_15 1 1 conforme conforme SAR SANID_16 1 1 conforme conforme SAR SANID_17 1 1 conforme conforme SAR SANID_18 1 1 conforme conforme SAR SANID_19 1 1 conforme conforme SAR SANID_21 1 1 conforme conforme SAR SANID_23 1 1 conforme conforme SAR

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) - 1: Presença 1 Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 9 de 78

MS – Micoplasma Sinoviae - Amostra C (Método: SAR)

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: 19 Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Desempenho 1º Resultado

Desempenho 2º Resultado

Métodos ou técnicas

SANID_1 0 0 conforme conforme SAR SANID_4 0 0 conforme conforme SAR SANID_5 0 0 conforme conforme SAR SANID_6 0 0 conforme conforme SAR SANID_7 0 0 conforme conforme SAR SANID_8 0 0 conforme conforme SAR SANID_9 0 0 conforme conforme SAR

SANID_10 0 0 conforme conforme SAR SANID_11 0 0 conforme conforme SAR SANID_12 0 0 conforme conforme SAR SANID_13 0 0 conforme conforme SAR SANID_14 0 0 conforme conforme SAR SANID_15 0 0 conforme conforme SAR SANID_16 0 0 conforme conforme SAR SANID_17 0 0 conforme conforme SAR SANID_18 0 0 conforme conforme SAR SANID_19 0 0 conforme conforme SAR SANID_21 0 0 conforme conforme SAR SANID_23 0 0 conforme conforme SAR

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) - 0: Ausência 0 Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 10 de 78

MS – Micoplasma Sinoviae - Amostra D (Método: SAR)

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: 19 Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Desempenho 1º Resultado

Desempenho 2º Resultado

Métodos ou técnicas

SANID_1 0 0 conforme conforme SAR SANID_4 0 0 conforme conforme SAR SANID_5 0 0 conforme conforme SAR SANID_6 0 0 conforme conforme SAR SANID_7 0 0 conforme conforme SAR SANID_8 0 0 conforme conforme SAR SANID_9 0 0 conforme conforme SAR

SANID_10 0 0 conforme conforme SAR SANID_11 0 0 conforme conforme SAR SANID_12 0 0 conforme conforme SAR SANID_13 0 0 conforme conforme SAR SANID_14 0 0 conforme conforme SAR SANID_15 0 0 conforme conforme SAR SANID_16 0 0 conforme conforme SAR SANID_17 0 0 conforme conforme SAR SANID_18 0 0 conforme conforme SAR SANID_19 0 0 conforme conforme SAR SANID_21 0 0 conforme conforme SAR SANID_23 0 0 conforme conforme SAR

** Laboratório com resultado insatisfatório Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) - 0: Ausência 0 Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 11 de 78

MS – Micoplasma Sinoviae - Amostra E (Método: SAR)

Amostra: Soro Rodada: 02

Número de laboratórios que forneceram resultados: 19 Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Desempenho 1º Resultado

Desempenho 2º Resultado

Métodos ou técnicas

SANID_1 1 1 conforme conforme SAR SANID_4 1 1 conforme conforme SAR SANID_5 1 1 conforme conforme SAR SANID_6 1 1 conforme conforme SAR SANID_7 1 1 conforme conforme SAR

** SANID_8 0 0 não-conforme não-conforme SAR SANID_9 1 1 conforme conforme SAR SANID_10 1 1 conforme conforme SAR SANID_11 1 1 conforme conforme SAR SANID_12 1 1 conforme conforme SAR SANID_13 1 1 conforme conforme SAR SANID_14 1 1 conforme conforme SAR SANID_15 1 1 conforme conforme SAR SANID_16 1 1 conforme conforme SAR SANID_17 1 1 conforme conforme SAR SANID_18 1 1 conforme conforme SAR SANID_19 1 1 conforme conforme SAR SANID_21 1 1 conforme conforme SAR SANID_23 1 1 conforme conforme SAR

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) - 1: Presença 1 Percentual de resultados conformes 95% Percentual de Resultados não-conformes 5%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 12 de 78

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS DADOS – RESULTADOSMS - MicoplasmaSinoviae - Amostra A (Método: Elisa) - Título

Amostra: Soro Nº de Resultados: 16 Rodada: 2 Ano: 2014

Código do Laboratório

Método Analítico

1ª via (Título)

2ª via (Título)

Média das 2 vias (Título)

CV da média (%)

Avaliação de Desempenho

SANID_1 ELISA 258 162 210 32,3% Conforme SANID_4 ELISA 158 126 142 15,9% Conforme SANID_5 ELISA 10 1 6 115,7% Conforme SANID_6 ELISA 3 3 3 0,0% Conforme SANID_7 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_9 ELISA 8 1 5 110,0% Conforme SANID_10 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_11 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_12 ELISA 148 130 139 9,2% Conforme SANID_13 ELISA 1 8 5 110,0% Conforme SANID_14 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_16 ELISA 91 101 96 7,4% Conforme SANID_18 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_19 ELISA 3 1 2 70,7% Conforme SANID_21 ELISA 0 0 0 - Conforme SANID_23 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme

** Laboratório com resultado insatisfatório; *** Resultado da via não fornecido.

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Faixa de Resultados:

Satisfatório ≥ 0 ≤

1076 Idexx ou 592 Biochek

Resultado: NEGATIVO

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 13 de 78

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS DADOS – RESULTADOSMS - MicoplasmaSinoviae - Amostra B (Método: Elisa) - Título

Amostra: Soro Nº de Resultados: 16 Rodada: 2 Ano: 2014

Código do Laboratório

Método Analítico

1ª via (Título)

2ª via (Título)

Média das 2 vias (Título)

CV da média (%)

Avaliação de Desempenho

SANID_1 ELISA 2376 2408 2392 0,9% Conforme SANID_4 ELISA 2314 2132 2223 5,8% Conforme SANID_5 ELISA 1517 1356 1437 7,9% Conforme

SANID_6 ELISA 1020 1077 1049 3,8% Conforme SANID_7 ELISA 1435 1661 1548 10,3% Conforme SANID_9 ELISA 1177 1474 1326 15,8% Conforme SANID_10 ELISA 2204 2104 2154 3,3% Conforme SANID_11 ELISA 3881 4358 4120 8,2% Conforme SANID_12 ELISA 2341 2413 2377 2,1% Conforme SANID_13 ELISA 1099 1191 1145 5,7% Conforme SANID_14 ELISA 2025 1701 1863 12,3% Conforme SANID_16 ELISA 2333 2406 2370 2,2% Conforme SANID_18 ELISA 4940 3918 4429 16,3% Conforme SANID_19 ELISA 1757 1633 1695 5,2% Conforme SANID_21 ELISA 4800 4750 4775 - Conforme

SANID_23 ELISA 3285 3424 3355 2,9% Conforme ** Laboratório com resultado insatisfatório; *** Resultado da via não fornecido.

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Faixa de Resultados:

Satisfatório ≥

1077 Idexx ou 593 Biochek

Resultado: POSITIVO

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 14 de 78

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS DADOS – RESULTADOSMS - MicoplasmaSinoviae - Amostra C (Método: Elisa) - Título

Amostra: Soro Nº de Resultados: 16 Rodada: 2 Ano: 2014

Código do Laboratório

Método Analítico

1ª via (Título)

2ª via (Título)

Média das 2 vias (Título)

CV da média (%)

Avaliação de Desempenho

SANID_1 ELISA 109 462 286 87,4% Conforme SANID_4 ELISA 105 95 100 7,1% Conforme SANID_5 ELISA 10 20 15 47,1% Conforme SANID_6 ELISA 5 35 20 106,1% Conforme SANID_7 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_9 ELISA 8 1 5 110,0% Conforme

SANID_10 ELISA 69 1 35 137,4% Conforme SANID_11 ELISA 15 1 8 123,7% Conforme SANID_12 ELISA 105 95 100 7,1% Conforme SANID_13 ELISA 13 8 11 33,7% Conforme SANID_14 ELISA 15 7 11 51,4% Conforme SANID_16 ELISA 57 38 48 28,3% Conforme SANID_18 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_19 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_21 ELISA 0 0 0 - Conforme SANID_23 ELISA 20 1 11 128,0% Conforme

** Laboratório com resultado insatisfatório; *** Resultado da via não fornecido.

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Faixa de Resultados:

Satisfatório ≥ 0 ≤

1076 Idexx ou 592 Biochek

Resultado: NEGATIVO

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 15 de 78

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS DADOS – RESULTADOSMS - MicoplasmaSinoviae - Amostra D (Método: Elisa) - Título

Amostra: Soro Nº de Resultados: 16 Rodada: 2 Ano: 2014

Código do Laboratório

Método Analítico

1ª via (Título)

2ª via (Título)

Média das 2 vias (Título)

CV da média (%)

Avaliação de Desempenho

SANID_1 ELISA 148 315 232 51,0% Conforme SANID_4 ELISA 136 113 125 13,1% Conforme SANID_5 ELISA 22 1 12 129,1% Conforme SANID_6 ELISA 10 3 7 76,1% Conforme SANID_7 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_9 ELISA 3 13 8 88,4% Conforme

SANID_10 ELISA 24 32 28 20,2% Conforme SANID_11 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_12 ELISA 105 87 96 13,3% Conforme SANID_13 ELISA 5 5 5 0,0% Conforme SANID_14 ELISA 39 7 23 98,4% Conforme SANID_16 ELISA 69 69 69 0,0% Conforme SANID_18 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_19 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_21 ELISA 0 0 0 - Conforme SANID_23 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme

** Laboratório com resultado insatisfatório; *** Resultado da via não fornecido.

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Faixa de Resultados:

Satisfatório ≥ 0 ≤

1076 Idexx ou 592 Biochek

Resultado: NEGATIVO

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 16 de 78

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS DADOS – RESULTADOSMS - MicoplasmaSinoviae - Amostra E (Método: Elisa) - Título

Amostra: Soro Nº de Resultados: 16 Rodada: 2 Ano: 2014

Código do Laboratório

Método Analítico

1ª via (Título)

2ª via (Título)

Média das 2 vias (Título)

CV da média (%)

Avaliação de Desempenho

SANID_1 ELISA 2444 2206 2325 7,2% Conforme SANID_4 ELISA 3016 2724 2870 7,2% Conforme SANID_5 ELISA 1633 1201 1417 21,6% Conforme SANID_6 ELISA 2211 1302 1757 36,6% Conforme SANID_7 ELISA 1410 1441 1426 1,5% Conforme SANID_9 ELISA 1807 1309 1558 22,6% Conforme

SANID_10 ELISA 2141 2154 2148 0,4% Conforme SANID_11 ELISA 4040 3126 3583 18,0% Conforme SANID_12 ELISA 2789 3089 2939 7,2% Conforme SANID_13 ELISA 1414 1279 1347 7,1% Conforme SANID_14 ELISA 1738 1394 1566 15,5% Conforme SANID_16 ELISA 2119 1696 1908 15,7% Conforme SANID_18 ELISA 4445 3850 4148 10,1% Conforme SANID_19 ELISA 1818 1710 1764 4,3% Conforme SANID_21 ELISA 4950 4800 4875 - Conforme SANID_23 ELISA 3999 3157 3578 16,6% Conforme

** Laboratório com resultado insatisfatório; *** Resultado da via não fornecido.

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Faixa de Resultados:

Satisfatório ≥

1077 Idexx ou 593 Biochek

Resultado: POSITIVO

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 17 de 78

MS – Micoplasma Sinoviae - Amostra A (Método: HI) - Título

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Resultado qualitativo

Avaliação de Desempenho

Métodos ou técnicas

SANID_1 0 0 Conforme Conforme HI SANID_4 0 0 Conforme Conforme HI

SANID_11 0 0 Conforme Conforme HI SANID_12 0 0 Conforme Conforme HI SANID_19 0 0 Conforme Conforme HI SANID_21 0 0 Conforme Conforme HI SANID_23 0 0 Conforme Conforme HI

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) Negativo Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 18 de 78

MS - MicoplasmaSinoviae - Amostra B (Método: HI) - Título

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Resultado qualitativo

Avaliação de Desempenho

Métodos ou técnicas

SANID_1 320 320 Conforme Conforme HI SANID_4 80 80 Conforme Conforme HI

SANID_11 80 80 Conforme Conforme HI SANID_12 80 80 Conforme Conforme HI SANID_19 80 80 Conforme Conforme HI SANID_21 160 160 Conforme Conforme HI SANID_23 160 160 Conforme Conforme HI

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) Positivo Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 19 de 78

MS - MicoplasmaSinoviae - Amostra C (Método: HI) - Título

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Resultado qualitativo

Avaliação de Desempenho

Métodos ou técnicas

SANID_1 0 0 Conforme Conforme HI SANID_4 0 0 Conforme Conforme HI

SANID_11 0 0 Conforme Conforme HI SANID_12 0 0 Conforme Conforme HI SANID_19 0 0 Conforme Conforme HI SANID_21 0 0 Conforme Conforme HI SANID_23 0 0 Conforme Conforme HI

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) Negativo Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 20 de 78

MS - MicoplasmaSinoviae - Amostra D (Método: HI) - Título

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Resultado qualitativo

Avaliação de Desempenho

Métodos ou técnicas

SANID_1 0 0 Conforme Conforme HI SANID_4 0 0 Conforme Conforme HI

SANID_11 0 0 Conforme Conforme HI SANID_12 0 0 Conforme Conforme HI SANID_19 0 0 Conforme Conforme HI SANID_21 0 0 Conforme Conforme HI SANID_23 0 0 Conforme Conforme HI

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) Negativo Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 21 de 78

MS – Micoplasma Sinoviae - Amostra E (Método: HI) - Título

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Resultado qualitativo

Avaliação de Desempenho

Métodos ou técnicas

SANID_1 320 320 Conforme Conforme HI SANID_4 80 80 Conforme Conforme HI

SANID_11 80 80 Conforme Conforme HI SANID_12 80 80 Conforme Conforme HI SANID_19 160 160 Conforme Conforme HI SANID_21 160 160 Conforme Conforme HI SANID_23 160 160 Conforme Conforme HI

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) Positivo Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 22 de 78

MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra A (Método: SAR)

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: 19 Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Desempenho 1º Resultado

Desempenho 2º Resultado

Métodos ou técnicas

SANID_1 1 1 conforme conforme SAR SANID_4 1 1 conforme conforme SAR SANID_5 1 1 conforme conforme SAR SANID_6 1 1 conforme conforme SAR SANID_7 1 1 conforme conforme SAR SANID_8 1 1 conforme conforme SAR SANID_9 1 1 conforme conforme SAR

SANID_10 1 1 conforme conforme SAR SANID_11 1 1 conforme conforme SAR SANID_12 1 1 conforme conforme SAR SANID_13 1 1 conforme conforme SAR SANID_14 1 1 conforme conforme SAR SANID_15 1 1 conforme conforme SAR SANID_16 1 1 conforme conforme SAR SANID_17 1 1 conforme conforme SAR SANID_18 1 1 conforme conforme SAR SANID_19 1 1 conforme conforme SAR SANID_21 1 1 conforme conforme SAR SANID_23 1 1 conforme conforme SAR

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) 1 Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 23 de 78

MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra B (Método: SAR)

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: 19 Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Desempenho 1º Resultado

Desempenho 2º Resultado

Métodos ou técnicas

SANID_1 0 0 conforme conforme SAR SANID_4 0 0 conforme conforme SAR SANID_5 0 0 conforme conforme SAR SANID_6 0 0 conforme conforme SAR SANID_7 0 0 conforme conforme SAR SANID_8 0 0 conforme conforme SAR SANID_9 0 0 conforme conforme SAR

SANID_10 0 0 conforme conforme SAR SANID_11 0 0 conforme conforme SAR SANID_12 0 0 conforme conforme SAR SANID_13 0 0 conforme conforme SAR SANID_14 0 0 conforme conforme SAR SANID_15 0 0 conforme conforme SAR SANID_16 0 0 conforme conforme SAR SANID_17 0 0 conforme conforme SAR SANID_18 0 0 conforme conforme SAR SANID_19 0 0 conforme conforme SAR SANID_21 0 0 conforme conforme SAR SANID_23 0 0 conforme conforme SAR

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) 0 Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 24 de 78

MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra C (Método: SAR)

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: 19 Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Desempenho 1º Resultado

Desempenho 2º Resultado

Métodos ou técnicas

SANID_1 0 0 conforme conforme SAR SANID_4 0 0 conforme conforme SAR SANID_5 0 0 conforme conforme SAR SANID_6 0 0 conforme conforme SAR SANID_7 0 0 conforme conforme SAR SANID_8 0 0 conforme conforme SAR SANID_9 0 0 conforme conforme SAR

SANID_10 0 0 conforme conforme SAR SANID_11 0 0 conforme conforme SAR SANID_12 0 0 conforme conforme SAR SANID_13 0 0 conforme conforme SAR SANID_14 0 0 conforme conforme SAR SANID_15 0 0 conforme conforme SAR SANID_16 0 0 conforme conforme SAR SANID_17 0 0 conforme conforme SAR SANID_18 0 0 conforme conforme SAR SANID_19 0 0 conforme conforme SAR SANID_21 0 0 conforme conforme SAR SANID_23 0 0 conforme conforme SAR

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) 0 Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 25 de 78

MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra D (Método: SAR)

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: 19 Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Desempenho 1º Resultado

Desempenho 2º Resultado

Métodos ou técnicas

SANID_1 0 0 conforme conforme SAR SANID_4 0 0 conforme conforme SAR SANID_5 0 0 conforme conforme SAR SANID_6 0 0 conforme conforme SAR SANID_7 0 0 conforme conforme SAR SANID_8 0 0 conforme conforme SAR SANID_9 0 0 conforme conforme SAR

SANID_10 0 0 conforme conforme SAR SANID_11 0 0 conforme conforme SAR SANID_12 0 0 conforme conforme SAR SANID_13 0 0 conforme conforme SAR SANID_14 0 0 conforme conforme SAR SANID_15 0 0 conforme conforme SAR SANID_16 0 0 conforme conforme SAR SANID_17 0 0 conforme conforme SAR SANID_18 0 0 conforme conforme SAR SANID_19 0 0 conforme conforme SAR SANID_21 0 0 conforme conforme SAR SANID_23 0 0 conforme conforme SAR

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) 0 Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 26 de 78

MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra E (Método: SAR)

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: 19 Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Desempenho 1º Resultado

Desempenho 2º Resultado

Métodos ou técnicas

SANID_1 1 1 conforme conforme SAR SANID_4 1 1 conforme conforme SAR SANID_5 1 1 conforme conforme SAR SANID_6 1 1 conforme conforme SAR SANID_7 1 1 conforme conforme SAR SANID_8 1 1 conforme conforme SAR SANID_9 1 1 conforme conforme SAR

SANID_10 1 1 conforme conforme SAR SANID_11 1 1 conforme conforme SAR SANID_12 1 1 conforme conforme SAR SANID_13 1 1 conforme conforme SAR SANID_14 1 1 conforme conforme SAR SANID_15 1 1 conforme conforme SAR SANID_16 1 1 conforme conforme SAR SANID_17 1 1 conforme conforme SAR SANID_18 1 1 conforme conforme SAR SANID_19 1 1 conforme conforme SAR SANID_21 1 1 conforme conforme SAR SANID_23 1 1 conforme conforme SAR

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) 1 Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 27 de 78

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS DADOS – RESULTADOSMG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra A (Método: Elisa) - Título

Amostra: Soro Nº de Resultados: 16 Rodada: 2 Ano: 2014

Código do Laboratório

Método Analítico

1ª via (Título)

2ª via (Título)

Média das 2 vias (Título)

CV da média (%)

Avaliação de Desempenho

SANID_1 ELISA 1936 2032 1984 3,4% Conforme SANID_4 ELISA 1295 1293 1294 0,1% Conforme SANID_5 ELISA 1199 1454 1327 13,6% Conforme SANID_6 ELISA 2368 2312 2340 1,7% Conforme SANID_7 ELISA 3041 2856 2949 4,4% Conforme SANID_9 ELISA 1945 1841 1893 3,9% Conforme SANID_10 ELISA 1130 1130 1130 0,0% Conforme SANID_11 ELISA 1277 1380 1329 5,5% Conforme SANID_12 ELISA 1466 1422 1444 2,2% Conforme SANID_13 ELISA 2111 2042 2077 2,3% Conforme ** SANID_14 ELISA 536 528 532 1,1% Não-conforme SANID_16 ELISA 1361 1699 1530 15,6% Conforme SANID_18 ELISA 2650 2499 2575 4,1% Conforme SANID_19 ELISA 2668 2869 2769 5,1% Conforme SANID_21 ELISA 4700 4755 4728 0,8% Conforme

SANID_23 ELISA 2211 2084 2148 4,2% Conforme ** Laboratório com resultado insatisfatório; *** Resultado da via não fornecido.

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Faixa de Resultados:

Satisfatório ≥

1077 Idexx ou 667 Biochek

Resultado: POSITIVO

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 28 de 78

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS DADOS – RESULTADOSMG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra B (Método: Elisa) - Título

Amostra: Soro Nº de Resultados: 16 Rodada: 2 Ano: 2014

Código do Laboratório

Método Analítico

1ª via (Título)

2ª via (Título)

Média das 2 vias (Título)

CV da média (%)

Avaliação de Desempenho

SANID_1 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_4 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_5 ELISA 24 54 39 54,4% Conforme SANID_6 ELISA 1 36 19 133,8% Conforme SANID_7 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_9 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme

SANID_10 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_11 ELISA 65 1 33 137,1% Conforme SANID_12 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_13 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_14 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_16 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_18 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_19 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_21 ELISA 0 0 0 - Conforme SANID_23 ELISA 103 1 52 138,7% Conforme

** Laboratório com resultado insatisfatório; *** Resultado da via não fornecido.

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Faixa de Resultados:

Satisfatório ≥ 0 ≤

1076 Idexx ou 666 Biochek

Resultado: NEGATIVO

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 29 de 78

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS DADOS – RESULTADOSMG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra C (Método: Elisa) - Título

Amostra: Soro Nº de Resultados: 16 Rodada: 2 Ano: 2014

Código do Laboratório

Método Analítico

1ª via (Título)

2ª via (Título)

Média das 2 vias (Título)

CV da média (%)

Avaliação de Desempenho

SANID_1 ELISA 1 275 138 140,4% Conforme SANID_4 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_5 ELISA 24 1 13 130,1% Conforme SANID_6 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_7 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_9 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme

SANID_10 ELISA 390 24 207 125,0% Conforme SANID_11 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_12 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_13 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_14 ELISA 57 57 57 0,0% Conforme SANID_16 ELISA 1 7 4 106,1% Conforme SANID_18 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_19 ELISA 1 13 7 121,2% Conforme SANID_21 ELISA 0 0 0 - Conforme SANID_23 ELISA 1 217 109 140,1% Conforme

** Laboratório com resultado insatisfatório; *** Resultado da via não fornecido.

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Faixa de Resultados:

Satisfatório ≥ 0 ≤

1076 Idexx ou 666 Biochek

Resultado: NEGATIVO

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 30 de 78

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS DADOS – RESULTADOSMG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra D (Método: Elisa) - Título

Amostra: Soro Nº de Resultados: 16 Rodada: 2 Ano: 2014

Código do Laboratório

Método Analítico

1ª via (Título)

2ª via (Título)

Média das 2 vias (Título)

CV da média (%)

Avaliação de Desempenho

SANID_1 ELISA 1 358 180 140,6% Conforme SANID_4 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_5 ELISA 63 25 44 61,1% Conforme SANID_6 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_7 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_9 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme

SANID_10 ELISA 373 93 233 85,0% Conforme SANID_11 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_12 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_13 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_14 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_16 ELISA 34 15 25 54,8% Conforme SANID_18 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_19 ELISA 1 1 1 0,0% Conforme SANID_21 ELISA 0 0 0 - Conforme SANID_23 ELISA 43 20 32 51,6% Conforme

** Laboratório com resultado insatisfatório; *** Resultado da via não fornecido.

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Faixa de Resultados:

Satisfatório ≥ 0 ≤

1076 Idexx ou 666 Biochek

Resultado: NEGATIVO

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 31 de 78

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS DADOS – RESULTADOSMG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra E (Método: Elisa) - Título

Amostra: Soro Nº de Resultados: 16 Rodada: 2 Ano: 2014

Código do Laboratório

Método Analítico

1ª via (Título)

2ª via (Título)

Média das 2 vias (Título)

CV da média (%)

Avaliação de Desempenho

SANID_1 ELISA 1713 1618 1666 4,0% Conforme SANID_4 ELISA 1246 1447 1347 10,6% Conforme SANID_5 ELISA 1128 1170 1149 2,6% Conforme SANID_6 ELISA 2330 2504 2417 5,1% Conforme

SANID_7 ELISA 3129 3002 3066 2,9% Conforme SANID_9 ELISA 2076 2005 2041 2,5% Conforme SANID_10 ELISA 1201 1204 1203 0,2% Conforme SANID_11 ELISA 1251 1565 1408 15,8% Conforme SANID_12 ELISA 1403 1233 1318 9,1% Conforme SANID_13 ELISA 2610 2347 2479 7,5% Conforme ** SANID_14 ELISA 554 621 588 8,1% Não-conforme SANID_16 ELISA 1272 1650 1461 18,3% Conforme SANID_18 ELISA 1780 1322 1551 20,9% Conforme SANID_19 ELISA 2869 2844 2857 0,6% Conforme SANID_21 ELISA 4590 4700 4645 1,7% Conforme

SANID_23 ELISA 2211 2386 2299 5,4% Conforme ** Laboratório com resultado insatisfatório; *** Resultado da via não fornecido.

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Faixa de Resultados:

Satisfatório ≥

1077 Idexx ou 667 Biochek

Resultado: POSITIVO

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 32 de 78

MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra A (Método: HI) - Título

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Resultado qualitativo

Avaliação de Desempenho

Métodos ou técnicas

SANID_1 160 160 Conforme Conforme HI SANID_4 80 80 Conforme Conforme HI

SANID_11 80 80 Conforme Conforme HI SANID_12 80 80 Conforme Conforme HI SANID_19 80 80 Conforme Conforme HI SANID_21 160 160 Conforme Conforme HI SANID_23 160 160 Conforme Conforme HI

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) Positivo Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 33 de 78

MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra B (Método: HI) - Título

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via

2ª via

Resultado qualitativo

Avaliação de Desempenho

Métodos ou técnicas

SANID_1 0 0 Conforme Conforme HI SANID_4 0 0 Conforme Conforme HI

SANID_11 0 0 Conforme Conforme HI SANID_12 0 0 Conforme Conforme HI SANID_19 0 0 Conforme Conforme HI SANID_21 0 0 Conforme Conforme HI SANID_23 0 0 Conforme Conforme HI

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) Negativo Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 34 de 78

MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra C (Método: HI) - Título

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Resultado qualitativo

Avaliação de Desempenho

Métodos ou técnicas

SANID_1 0 0 Conforme Conforme HI SANID_4 0 0 Conforme Conforme HI

SANID_11 0 0 Conforme Conforme HI SANID_12 0 0 Conforme Conforme HI SANID_19 0 0 Conforme Conforme HI SANID_21 0 0 Conforme Conforme HI SANID_23 0 0 Conforme Conforme HI

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) Negativo Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 35 de 78

MG – Micoplasma Gallisepticum- Amostra D (Método: HI) - Título

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Resultado qualitativo

Avaliação de Desempenho

Métodos ou técnicas

SANID_1 0 0 Conforme Conforme HI SANID_4 0 0 Conforme Conforme HI

SANID_11 0 0 Conforme Conforme HI SANID_12 0 0 Conforme Conforme HI SANID_19 0 0 Conforme Conforme HI SANID_21 0 0 Conforme Conforme HI SANID_23 0 0 Conforme Conforme HI

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) Negativo Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 36 de 78

MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra E (Método: HI) - Título

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Resultado qualitativo

Avaliação de Desempenho

Métodos ou técnicas

SANID_1 160 160 Conforme Conforme HI SANID_4 80 80 Conforme Conforme HI

SANID_11 80 80 Conforme Conforme HI SANID_12 80 80 Conforme Conforme HI SANID_19 80 80 Conforme Conforme HI SANID_21 160 160 Conforme Conforme HI SANID_23 160 160 Conforme Conforme HI

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) Positivo Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 37 de 78

Salmonella - Amostra A (Método: SAR)

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: 19 Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Desempenho 1º Resultado

Desempenho 2º Resultado

Métodos ou técnicas

SANID_1 1 1 conforme conforme SAR SANID_4 1 1 conforme conforme SAR SANID_5 1 1 conforme conforme SAR SANID_6 1 1 conforme conforme SAR SANID_7 1 1 conforme conforme SAR SANID_8 1 1 conforme conforme SAR SANID_9 1 1 conforme conforme SAR

SANID_10 1 1 conforme conforme SAR SANID_11 1 1 conforme conforme SAR SANID_12 1 1 conforme conforme SAR SANID_13 1 1 conforme conforme SAR SANID_14 1 1 conforme conforme SAR SANID_15 1 1 conforme conforme SAR SANID_16 1 1 conforme conforme SAR SANID_17 1 1 conforme conforme SAR SANID_18 1 1 conforme conforme SAR SANID_19 1 1 conforme conforme SAR SANID_21 1 1 conforme conforme SAR SANID_23 1 1 conforme conforme SAR

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) 1 Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 38 de 78

Salmonella - Amostra B (Método: SAR)

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: 19 Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Desempenho 1º Resultado

Desempenho 2º Resultado

Métodos ou técnicas

SANID_1 0 0 conforme conforme SAR SANID_4 0 0 conforme conforme SAR SANID_5 0 0 conforme conforme SAR SANID_6 0 0 conforme conforme SAR SANID_7 0 0 conforme conforme SAR SANID_8 0 0 conforme conforme SAR SANID_9 0 0 conforme conforme SAR

SANID_10 0 0 conforme conforme SAR SANID_11 0 0 conforme conforme SAR SANID_12 0 0 conforme conforme SAR SANID_13 0 0 conforme conforme SAR SANID_14 0 0 conforme conforme SAR SANID_15 0 0 conforme conforme SAR SANID_16 0 0 conforme conforme SAR SANID_17 0 0 conforme conforme SAR SANID_18 0 0 conforme conforme SAR SANID_19 0 0 conforme conforme SAR SANID_21 0 0 conforme conforme SAR SANID_23 0 0 conforme conforme SAR

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) 0 Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 39 de 78

Salmonella - Amostra C (Método: SAR)

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: 19 Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Desempenho 1º Resultado

Desempenho 2º Resultado

Métodos ou técnicas

SANID_1 0 0 conforme conforme SAR SANID_4 0 0 conforme conforme SAR SANID_5 0 0 conforme conforme SAR SANID_6 0 0 conforme conforme SAR SANID_7 0 0 conforme conforme SAR SANID_8 0 0 conforme conforme SAR SANID_9 0 0 conforme conforme SAR

SANID_10 0 0 conforme conforme SAR SANID_11 0 0 conforme conforme SAR SANID_12 0 0 conforme conforme SAR SANID_13 0 0 conforme conforme SAR SANID_14 0 0 conforme conforme SAR SANID_15 0 0 conforme conforme SAR SANID_16 0 0 conforme conforme SAR SANID_17 0 0 conforme conforme SAR SANID_18 0 0 conforme conforme SAR SANID_19 0 0 conforme conforme SAR SANID_21 0 0 conforme conforme SAR SANID_23 0 0 conforme conforme SAR

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) 0 Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 40 de 78

Salmonella - Amostra D (Método: SAR)

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: 19 Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Desempenho 1º Resultado

Desempenho 2º Resultado

Métodos ou técnicas

SANID_1 1 1 conforme conforme SAR SANID_4 1 1 conforme conforme SAR SANID_5 1 1 conforme conforme SAR SANID_6 1 1 conforme conforme SAR SANID_7 1 1 conforme conforme SAR SANID_8 1 1 conforme conforme SAR SANID_9 1 1 conforme conforme SAR

SANID_10 1 1 conforme conforme SAR SANID_11 1 1 conforme conforme SAR SANID_12 1 1 conforme conforme SAR SANID_13 1 1 conforme conforme SAR SANID_14 1 1 conforme conforme SAR SANID_15 1 1 conforme conforme SAR SANID_16 1 1 conforme conforme SAR SANID_17 1 1 conforme conforme SAR SANID_18 1 1 conforme conforme SAR SANID_19 1 1 conforme conforme SAR SANID_21 1 1 conforme conforme SAR SANID_23 1 1 conforme conforme SAR

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) 1 Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 41 de 78

Salmonella - Amostra E (Método: SAR)

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: 19 Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Desempenho 1º Resultado

Desempenho 2º Resultado

Métodos ou técnicas

SANID_1 0 0 conforme conforme SAR SANID_4 0 0 conforme conforme SAR SANID_5 0 0 conforme conforme SAR SANID_6 0 0 conforme conforme SAR SANID_7 0 0 conforme conforme SAR SANID_8 0 0 conforme conforme SAR SANID_9 0 0 conforme conforme SAR

SANID_10 0 0 conforme conforme SAR SANID_11 0 0 conforme conforme SAR SANID_12 0 0 conforme conforme SAR SANID_13 0 0 conforme conforme SAR SANID_14 0 0 conforme conforme SAR SANID_15 0 0 conforme conforme SAR SANID_16 0 0 conforme conforme SAR SANID_17 0 0 conforme conforme SAR SANID_18 0 0 conforme conforme SAR SANID_19 0 0 conforme conforme SAR SANID_21 0 0 conforme conforme SAR SANID_23 0 0 conforme conforme SAR

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) 0 Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 42 de 78

Salmonella - Amostra A (Método: LENTA)

Amostra: Soro Rodada: 02

Número de laboratórios que forneceram resultados: 14 Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Desempenho 1º Resultado

Desempenho 2º Resultado

Métodos ou técnicas

SANID_1 1 1 conforme conforme LENTA SANID_4 1 1 conforme conforme LENTA SANID_6 1 1 conforme conforme LENTA SANID_7 1 1 conforme conforme LENTA SANID_8 1 1 conforme conforme LENTA SANID_9 1 1 conforme conforme LENTA

SANID_11 1 1 conforme conforme LENTA SANID_12 1 1 conforme conforme LENTA SANID_13 1 1 conforme conforme LENTA SANID_14 1 1 conforme conforme LENTA SANID_16 1 1 conforme conforme LENTA SANID_19 1 1 conforme conforme LENTA SANID_21 1 1 conforme conforme LENTA

** SANID_23 0 0 não-conforme não-conforme LENTA

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) 1 Percentual de resultados conformes 93% Percentual de Resultados não-conformes 7%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 43 de 78

Salmonella - Amostra B (Método: LENTA)

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: 14 Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Desempenho 1º Resultado

Desempenho 2º Resultado

Métodos ou técnicas

SANID_1 0 0 conforme conforme LENTA SANID_4 0 0 conforme conforme LENTA SANID_6 0 0 conforme conforme LENTA SANID_7 0 0 conforme conforme LENTA SANID_8 0 0 conforme conforme LENTA SANID_9 0 0 conforme conforme LENTA

SANID_11 0 0 conforme conforme LENTA SANID_12 0 0 conforme conforme LENTA SANID_13 0 0 conforme conforme LENTA SANID_14 0 0 conforme conforme LENTA SANID_16 0 0 conforme conforme LENTA SANID_19 0 0 conforme conforme LENTA SANID_21 0 0 conforme conforme LENTA SANID_23 0 0 conforme conforme LENTA

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) 0 Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 44 de 78

Salmonella - Amostra C (Método: LENTA)

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: 14 Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Desempenho 1º Resultado

Desempenho 2º Resultado

Métodos ou técnicas

SANID_1 0 0 conforme conforme LENTA SANID_4 0 0 conforme conforme LENTA SANID_6 0 0 conforme conforme LENTA SANID_7 0 0 conforme conforme LENTA SANID_8 0 0 conforme conforme LENTA SANID_9 0 0 conforme conforme LENTA

SANID_11 0 0 conforme conforme LENTA SANID_12 0 0 conforme conforme LENTA SANID_13 0 0 conforme conforme LENTA SANID_14 0 0 conforme conforme LENTA SANID_16 0 0 conforme conforme LENTA SANID_19 0 0 conforme conforme LENTA SANID_21 0 0 conforme conforme LENTA SANID_23 0 0 conforme conforme LENTA

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) 0 Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 45 de 78

Salmonella - Amostra D (Método: LENTA)

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: 14 Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Desempenho 1º Resultado

Desempenho 2º Resultado

Métodos ou técnicas

SANID_1 1 1 conforme conforme LENTA SANID_4 1 1 conforme conforme LENTA SANID_6 1 1 conforme conforme LENTA SANID_7 1 1 conforme conforme LENTA SANID_8 1 1 conforme conforme LENTA SANID_9 1 1 conforme conforme LENTA

SANID_11 1 1 conforme conforme LENTA SANID_12 1 1 conforme conforme LENTA SANID_13 1 1 conforme conforme LENTA SANID_14 1 1 conforme conforme LENTA SANID_16 1 1 conforme conforme LENTA SANID_19 1 1 conforme conforme LENTA SANID_21 1 1 conforme conforme LENTA SANID_23 1 1 conforme conforme LENTA

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) 1 Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 46 de 78

Salmonella - Amostra E (Método: LENTA)

Amostra: Soro Rodada: 02 Número de laboratórios que forneceram resultados: 14 Ano: 2014

Código do

Laboratório 1ª via 2ª via

Desempenho 1º Resultado

Desempenho 2º Resultado

Métodos ou técnicas

SANID_1 0 0 conforme conforme LENTA SANID_4 0 0 conforme conforme LENTA SANID_6 0 0 conforme conforme LENTA SANID_7 0 0 conforme conforme LENTA SANID_8 0 0 conforme conforme LENTA SANID_9 0 0 conforme conforme LENTA

SANID_11 0 0 conforme conforme LENTA SANID_12 0 0 conforme conforme LENTA SANID_13 0 0 conforme conforme LENTA SANID_14 0 0 conforme conforme LENTA SANID_16 0 0 conforme conforme LENTA SANID_19 0 0 conforme conforme LENTA SANID_21 0 0 conforme conforme LENTA SANID_23 0 0 conforme conforme LENTA

** Laboratório com resultado insatisfatório

Tabela de dados estatísticos para o parâmetro em questão:

Dados Estatísticos Valores obtidos Valor de Referência (moda dos valores dos laboratórios) 0 Percentual de resultados conformes 100% Percentual de Resultados não-conformes 0%

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 47 de 78

TESTES DE HOMOGENEIDADE E ESTABILIDADE – RESULTADOS

As tabelas a seguir apresentam os resultados dos ensaios de homogeneidade e estabilidade.

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: MS - MicoplasmaSinoviae - Amostra A (Método: SAR)

Data da Análise: 17/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostras Via 1 Via 2

1 0 0

2 0 0

3 0 0

4 0 0

5 0 0

6 0 0

7 0 0

8 0 0

9 0 0

10 0 0

As amostras são consideradas homogêneas

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: MS - MicoplasmaSinoviae - Amostra A (Método: SAR)

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostra Via 1 Via 2

1 0 0

2 0 0

7 0 0

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 48 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: MS - MicoplasmaSinoviae - Amostra B (Método: SAR)

Data da Análise: 17/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostras Via 1 Via 2

1 1 1

2 1 1

3 1 1

4 1 1

5 1 1

6 1 1

7 1 1

8 1 1

9 1 1

10 1 1

As amostras são consideradas homogêneas

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: MS - MicoplasmaSinoviae - Amostra B (Método: SAR)

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostra Via 1 Via 2

3 1 1

6 1 1

8 1 1

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 49 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: MS - MicoplasmaSinoviae - Amostra C (Método: SAR)

Data da Análise: 17/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostras Via 1 Via 2

1 0 0

2 0 0

3 0 0

4 0 0

5 0 0

6 0 0

7 0 0

8 0 0

9 0 0

10 0 0

As amostras são consideradas homogêneas

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: MS - MicoplasmaSinoviae - Amostra C (Método: SAR)

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostra Via 1 Via 2

5 0 0

7 0 0

10 0 0

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 50 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: MS - MicoplasmaSinoviae - Amostra D (Método: SAR)

Data da Análise: 17/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostras Via 1 Via 2

1 0 0

2 0 0

3 0 0

4 0 0

5 0 0

6 0 0

7 0 0

8 0 0

9 0 0

10 0 0

As amostras são consideradas homogêneas

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: MS - MicoplasmaSinoviae - Amostra D (Método: SAR)

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostra Via 1 Via 2

2 0 0

4 0 0

5 0 0

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 51 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: MS - MicoplasmaSinoviae - Amostra E (Método: SAR)

Data da Análise: 17/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostras Via 1 Via 2

1 1 1

2 1 1

3 1 1

4 1 1

5 1 1

6 1 1

7 1 1

8 1 1

9 1 1

10 1 1

As amostras são consideradas homogêneas

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: MS - MicoplasmaSinoviae - Amostra E (Método: SAR)

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostra Via 1 Via 2

4 1 1

6 1 1

8 1 1

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 52 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: MS – Micoplasma Sinoviae - Amostra A (Método: Elisa) - Título

Data da Análise: 17/07/2014

Método Utilizado: ELISA

Amostras Via 1 Via 2

1 1 1

2 1 1

3 1 1

4 1 1

5 1 1

6 1 1

7 1 1

8 1 1

9 1 1

10 1 1

As amostras são consideradas homogêneas.

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: MS – Micoplasma Sinoviae - Amostra A (Método: Elisa) - Título

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/2014 Método Utilizado: ELISA

Amostra Via 1 Via 2 3 1 1 7 4 1 10 1 1

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 53 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: MS - MicoplasmaSinoviae - Amostra B (Método: Elisa) - Título

Data da Análise: 17/07/2014

Método Utilizado: ELISA

Amostras Via 1 Via 2

1 1123 1432

2 1352 1424

3 1640 1714

4 1340 1659

5 1282 1531

6 1275 1359

7 1755 1605

8 1166 1334

9 1404 1432

10 1085 1161

As amostras são consideradas homogêneas.

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: MS – Micoplasma Sinoviae - Amostra B (Método: Elisa) - Título

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/2014 Método Utilizado: ELISA

Amostra Via 1 Via 2 1 1392 940

5 1347 1365 9 990 1024

As amostras são consideradas estáveis.

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 54 de 78

PARÂMETRO: MS - MicoplasmaSinoviae - Amostra C (Método: Elisa) - Título

Data da Análise: 17/07/2014

Método Utilizado: ELISA

Amostras Via 1 Via 2

1 1 1

2 1 1

3 1 1

4 1 3

5 1 1

6 1 1

7 1 1

8 5 1

9 1 1

10 1 1

As amostras são consideradas homogêneas.

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: MS - MicoplasmaSinoviae - Amostra C (Método: Elisa) - Título

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/2014 Método Utilizado: ELISA

Amostra Via 1 Via 2 2 1 1

4 1 1 8 1 1

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 55 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: MS - MicoplasmaSinoviae - Amostra D (Método: Elisa) - Título

Data da Análise: 17/07/2014

Método Utilizado: ELISA

Amostras Via 1 Via 2

1 1 1

2 9 1

3 1 3

4 1 1

5 1 1

6 1 1

7 1 1

8 1 1

9 1 1

10 1 7

As amostras são consideradas homogêneas.

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: MS - MicoplasmaSinoviae - Amostra D (Método: Elisa) - Título

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/2014 Método Utilizado: ELISA

Amostra Via 1 Via 2 1 91 1

6 1 1 9 1 1

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 56 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: MS – Micoplasma Sinoviae - Amostra E (Método: Elisa) - Título

Data da Análise: 17/07/2014

Método Utilizado: ELISA

Amostras Via 1 Via 2

1 1708 1193

2 1229 1268

3 1135 1465

4 1123 1123

5 1097 1116

6 659 785

7 840 877

8 654 769

9 872 948

10 882 791

As amostras são consideradas homogêneas.

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: MS - MicoplasmaSinoviae - Amostra E (Método: Elisa) - Título

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/2014 Método Utilizado: ELISA

Amostra Via 1 Via 2 3 833 833

5 723 723 7 898 982

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 57 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra A (Método: SAR)

Data da Análise: 17/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostras Via 1 Via 2

1 1 1

2 1 1

3 1 1

4 1 1

5 1 1

6 1 1

7 1 1

8 1 1

9 1 1

10 1 1

As amostras são consideradas homogêneas

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra A (Método: SAR)

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostra Via 1 Via 2

2 1 1

5 1 1

9 1 1

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 58 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra B (Método: SAR)

Data da Análise: 17/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostras Via 1 Via 2

1 0 0

2 0 0

3 0 0

4 0 0

5 0 0

6 0 0

7 0 0

8 0 0

9 0 0

10 0 0

As amostras são consideradas homogêneas

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra B (Método: SAR)

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostra Via 1 Via 2

1 0 0

3 0 0

10 0 0

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 59 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra C (Método: SAR)

Data da Análise: 17/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostras Via 1 Via 2

1 0 0

2 0 0

3 0 0

4 0 0

5 0 0

6 0 0

7 0 0

8 0 0

9 0 0

10 0 0

As amostras são consideradas homogêneas

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra C (Método: SAR)

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostra Via 1 Via 2

4 0 0

6 0 0

7 0 0

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 60 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra D (Método: SAR)

Data da Análise: 17/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostras Via 1 Via 2

1 0 0

2 0 0

3 0 0

4 0 0

5 0 0

6 0 0

7 0 0

8 0 0

9 0 0

10 0 0

As amostras são consideradas homogêneas

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra D (Método: SAR)

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostra Via 1 Via 2

1 0 0

8 0 0

10 0 0

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 61 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra E (Método: SAR)

Data da Análise: 17/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostras Via 1 Via 2

1 1 1

2 1 1

3 1 1

4 1 1

5 1 1

6 1 1

7 1 1

8 1 1

9 1 1

10 1 1

As amostras são consideradas homogêneas

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra E (Método: SAR)

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostra Via 1 Via 2

3 1 1

6 1 1

7 1 1

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 62 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra A (Método: Elisa) - Título

Data da Análise: 17/07/2014

Método Utilizado: ELISA

Amostras Via 1 Via 2

1 2104 2708

2 2047 1959

3 1950 2232

4 1989 2080

5 2013 2000

6 2260 2206

7 2107 2013

8 2101 2206

9 2155 2451

10 1772 2019

As amostras são consideradas homogêneas.

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra A (Método: Elisa) - Título

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/2014 Método Utilizado: ELISA

Amostra Via 1 Via 2 1 1874 1869 6 1772 1950 9 1869 2021

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 63 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra B (Método: Elisa) - Título

Data da Análise: 17/07/2014

Método Utilizado: ELISA

Amostras Via 1 Via 2

1 1 1

2 1 1

3 1 1

4 1 1

5 1 1

6 1 1

7 1 1

8 1 1

9 1 1

10 1 1

As amostras são consideradas homogêneas.

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra B (Método: Elisa) - Título

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/2014 Método Utilizado: ELISA

Amostra Via 1 Via 2 2 1 6

7 70 1 9 1 1

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 64 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra C (Método: Elisa) - Título

Data da Análise: 17/07/2014

Método Utilizado: ELISA

Amostras Via 1 Via 2

1 1 1

2 1 1

3 1 1

4 1 1

5 1 1

6 1 1

7 1 1

8 1 1

9 1 1

10 1 1

As amostras são consideradas homogêneas.

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra C (Método: Elisa) - Título

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/2014 Método Utilizado: ELISA

Amostra Via 1 Via 2 3 1 1

5 1 1 8 1 1

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 65 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra D (Método: Elisa) - Título

Data da Análise: 17/07/2014

Método Utilizado: ELISA

Amostras Via 1 Via 2

1 1 1

2 1 1

3 1 1

4 1 1

5 1 1

6 1 1

7 1 1

8 1 1

9 1 20

10 1 1

As amostras são consideradas homogêneas.

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra D (Método: Elisa) - Título

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/2014 Método Utilizado: ELISA

Amostra Via 1 Via 2 4 1 1

7 1 1 9 1 1

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 66 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra E (Método: Elisa) - Título

Data da Análise: 17/07/2014

Método Utilizado: ELISA

Amostras Via 1 Via 2

1 2240 2260 2 1838 2094

3 2047 2419

4 2570 2297

5 2247 2286

6 1946 2176

7 2883 2202

8 2685 2640

9 2296 2745

10 3083 2165

As amostras são consideradas homogêneas.

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: MG – Micoplasma Gallisepticum - Amostra E (Método: Elisa) - Título

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/2014 Método Utilizado: ELISA

Amostra Via 1 Via 2 2 1384 1367

5 884 1082 10 1157 1196

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 67 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: Salmonella - Amostra A (Método: SAR)

Data da Análise: 17/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostras Via 1 Via 2

1 1 1

2 1 1

3 1 1

4 1 1

5 1 1

6 1 1

7 1 1

8 1 1

9 1 1

10 1 1

As amostras são consideradas homogêneas

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: Salmonella - Amostra A (Método: SAR)

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostra Via 1 Via 2

1 1 1

3 1 1

7 1 1

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 68 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: Salmonella - Amostra B (Método: SAR)

Data da Análise: 17/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostras Via 1 Via 2

1 0 0

2 0 0

3 0 0

4 0 0

5 0 0

6 0 0

7 0 0

8 0 0

9 0 0

10 0 0

As amostras são consideradas homogêneas

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: Salmonella - Amostra B (Método: SAR)

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostra Via 1 Via 2

2 0 0

5 0 0

8 0 0

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 69 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: Salmonella - Amostra C (Método: SAR)

Data da Análise: 17/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostras Via 1 Via 2

1 0 0

2 0 0

3 0 0

4 0 0

5 0 0

6 0 0

7 0 0

8 0 0

9 0 0

10 0 0

As amostras são consideradas homogêneas

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: Salmonella - Amostra C (Método: SAR)

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostra Via 1 Via 2

4 0 0

6 0 0

9 0 0

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 70 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: Salmonella - Amostra D (Método: SAR)

Data da Análise: 17/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostras Via 1 Via 2

1 1 1

2 1 1

3 1 1

4 1 1

5 1 1

6 1 1

7 1 1

8 1 1

9 1 1

10 1 1

As amostras são consideradas homogêneas

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: Salmonella - Amostra D (Método: SAR)

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostra Via 1 Via 2

1 1 1

4 1 1

10 1 1

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 71 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: Salmonella - Amostra E (Método: SAR)

Data da Análise: 17/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostras Via 1 Via 2

1 0 0

2 0 0

3 0 0

4 0 0

5 0 0

6 0 0

7 0 0

8 0 0

9 0 0

10 0 0

As amostras são consideradas homogêneas

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: Salmonella - Amostra E (Método: SAR)

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostra Via 1 Via 2

2 0 0

5 0 0

7 0 0

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 72 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: Salmonella - Amostra A (Método: LENTA)

Data da Análise: 17/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostras Via 1 Via 2

1 1 1

2 1 1

3 1 1

4 1 1

5 1 1

6 1 1

7 1 1

8 1 1

9 1 1

10 1 1

As amostras são consideradas homogêneas

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: Salmonella - Amostra A (Método: LENTA)

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostra Via 1 Via 2

1 1 1

3 1 1

7 1 1

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 73 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: Salmonella - Amostra B (Método: LENTA)

Data da Análise: 17/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostras Via 1 Via 2

1 0 0

2 0 0

3 0 0

4 0 0

5 0 0

6 0 0

7 0 0

8 0 0

9 0 0

10 0 0

As amostras são consideradas homogêneas

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: Salmonella - Amostra B (Método: LENTA)

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostra Via 1 Via 2

2 0 0

5 0 0

8 0 0

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 74 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: Salmonella - Amostra C (Método: LENTA)

Data da Análise: 17/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostras Via 1 Via 2

1 0 0

2 0 0

3 0 0

4 0 0

5 0 0

6 0 0

7 0 0

8 0 0

9 0 0

10 0 0

As amostras são consideradas homogêneas

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: Salmonella - Amostra C (Método: LENTA)

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostra Via 1 Via 2

4 0 0

6 0 0

9 0 0

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 75 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: Salmonella - Amostra D (Método: LENTA)

Data da Análise: 17/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostras Via 1 Via 2

1 1 1

2 1 1

3 1 1

4 1 1

5 1 1

6 1 1

7 1 1

8 1 1

9 1 1

10 1 1

As amostras são consideradas homogêneas

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: Salmonella - Amostra D (Método: LENTA)

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostra Via 1 Via 2

1 1 1

4 1 1

10 1 1

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 76 de 78

TESTE DE HOMOGENEIDADE

PARÂMETRO: Salmonella - Amostra E (Método: LENTA)

Data da Análise: 17/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostras Via 1 Via 2

1 0 0

2 0 0

3 0 0

4 0 0

5 0 0

6 0 0

7 0 0

8 0 0

9 0 0

10 0 0

As amostras são consideradas homogêneas

TESTE DE ESTABILIDADE

PARÂMETRO: Salmonella - Amostra E (Método: LENTA)

Das amostras dos testes de homogeneidade, foram selecionadas 3 amostras aleatoriamente, conforme orientações da ISO 13528, para execução dos teste de

estabilidade. Os dados abaixo são referentes ao teste de estabilidade das amostras deste Ensaio de Proficiência.

Data da Análise: 29/07/14 Método Utilizado: SAR

Amostra Via 1 Via 2

2 0 0

5 0 0

7 0 0

As amostras são consideradas estáveis.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 77 de 78

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Parâmetros Amostras A, B, C, D, E e F. Comentários estatísticos e técnicos sobre os desempenhos dos participantes

O desempenho dos laboratórios participantes foi muito bom.

Comentários técnicos para participantes que não utilizaram os métodos/técnicas sugeridas ou equivalentes

Todos os laboratórios utilizaram métodos/técnicas sugeridos e aprovados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA.

REFERÊNCIAS NORMATIVAS:

ABNT NBR ISO/IEC 17025 – Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.

ABNT NBR ISO 9001 – Sistema de gestão da qualidade – Requisitos.

ABNT NBR ISO/IEC 17043 – Requisitos gerais para ensaios de proficiência

ISO 5725 – 5 – Accuracy (trueness and precision) of measurement methods ans results – Part 5: Alternative methods for the determination of the precision of a standard measurement method.

ISO 5725 – 6 – Accuracy (trueness and precision) of measurement methods ans results – Part 6:Use in practice of accuracy values.

ISO 13528 – Statistical methods for use in proficiency testing by interlaboratory comparisons.

ISO GUIDE 35 – Reference materials – General and statistical principles for certification.

ISO GUM – Guia para a Expressão da Incerteza de Medição.

MONTGOMERY, D.C. (2004), Introdução ao controle estatístico da qualidade. LTC: Rio de Janeiro.

PROFICIENCY TESTING AUSTRALIA (PTA). Guide to Proficiency Testing Australia. Revised July, 2012. PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NO PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA:

RM82 - Manual da Qualidade do Provedor de Ensaios de Proficiência

RM 36 - Procedimento para realização de Ensaios de Proficiência.

RM85 - Procedimento para Designação do Valor de Referencia e Calculo de Incerteza na área de Ensaios

RM72 - Cartilha para Preparação de Amostras Líquidas ______________________

Porto Alegre, 22 de agosto de 2014.

PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA DE SOROLOGIA E BACTERIOLOGIA EM SANIDADE AVIÁRIA

_________________________________________________________________________________________________

REDE METROLÓGICA RS © - MOD01- Relatório de EP de Ensaios - rev11 Página 78 de 78

Emissão autorizada por: Marília Rodrigues – RMRS Revisado Tecnicamente por: Ana Maria Paiva e André Perret

Emissão nº: 01 X

Preencher somente no caso de revisão ou emenda:

Emissão autorizada por: - Revisado Tecnicamente por: -

Emissão n° (cancela e substitui a emissão nº 1)

-

Item modificado e justificativa: -