programa de capacitação em colheita de sementes e produção ... · ste projeto é objeto do...

6
Programa de Capacitação em Colheita de Sementes e Produção de Mudas de Espécies Florestais para Fomentar o Reflorestamento no Estado do Pará Amazônia Oriental

Upload: vuongdieu

Post on 18-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Programa de Capacitação em Colheita

de Sementes e Produção de Mudas de

Espécies Florestais para Fomentar o

Reflorestamento no Estado do Pará

Amazônia Oriental

Este projeto é objeto do Plano de Trabalhoaprovado pela Secretaria de DesenvolvimentoAgropecuário e Cooperativismo - SDC/MAPA!

Programa: 22101.20.572.1442.8560.0001 - Fomento àInovação noAgronegócio -INOVAGRO.

Unidades Gestoras: SDC/MAPAe EMBRAPA.

O programa visa à capacitação em colheita defrutos/sementes e em técnicas de produção de mudas deespécies arbóreas em diferentes municípios visando àinserção de pessoal qualificado na Rede de Banco deSementes e Viveiros de espécies florestais no Estado doPará, contribuindo para a melhoria da qualidade de vidadas comunidades e fortalecendo programas dereflorestamento em áreas estratégicas para o setorflorestal.

Objetivos específicos

Capacitar comunitários em municípios selecionados dediferentes mesorregiões do Pará:

a) Sudeste Paraense (Dom Eliseu; Itupiranga; Marabá;Novo Repartimento; Paragominas; Rondon do Pará eTucuruí).

b) Sudoeste Paraense (Altamira; Brasil Novo; NovoProgresso).

c) Nordeste Paraense (Igarapé-açu e Tailândia).

d) Metropolitana de Belém (Belém; Marituba, SantaBárbara do Pará, Santa Izabel e Região das ilhas) emtécnicas de colheita de sementes e produção demudas.

Auxiliar a implantação de viveiros florestais comunitáriosem municípios da Operação Arco Verde, por meio dedoação de kits de viveiro e escalada em árvore, visando àcolheita de sementes e a produção de mudas paracomercialização e fomento das atividades de reposiçãoflorestal.

Promover a aproximação dos comunitários com asequipes dos Laboratórios de Sementes Florestais queconstituem as Redes de Sementes e Mudas de EspéciesFlorestais do Pará e daAmazônia.

Produzir material didático sobre técnicas de colheita desementes e produção de mudas florestais direcionadopara agricultores familiares e suas organizações.

A equipe

É composta por funcionários da Embrapa AmazôniaOriental (pesquisadores, analistas e assistentes),Engenheiros Florestais e técnicos florestais treinados.

Transferência de Tecnologia

Mais de 470 pessoas foram capacitadas em todo Estadodo Pará entre comunitários, estudantes, agricultores,ribeirinhos, técnicos florestais e indígenas. Do mês desetembro de 2008 a junho de 2009, 16 municípios doEstado receberam os cursos de capacitação em colheitade sementes e produção de mudas de espécies florestais.

Figura 1. Aula prática de escalada pelo método espora com cinto desegurança

O convênio entre Embrapae Ministério da Agricultura,Pecuária e Abastecimento(Mapa) permitiu aaquisição de kits viveiros,com capacidade local deproduzir 10 mil mudas deespécies nativas em uma

Figura 2. Aula de escalada pelométodo de Alpinismo

área de 84m2, podendo chegar a 50 mil mudas por ano. Os

viveiros servirão de referência local para a produção demudas com qualidade dando iniciativa ao reflorestamentonas diversas regiões de integração do Estado do Pará.

A Operação Arco Verdedo Governo Federal

É composta por 43 Municípios que mais desmataram nosanos de 2007/2008 em toda Região da Amazônia Legal,onde 16 municípios pertencem ao Estado do Pará. Osmunicípios de Paragominas, Dom Eliseu, Rondon doPará, Novo Repartimento, Itupiranga, Altamira, NovoProgresso e Brasil Novo estão inseridos nesta operação ereceberam os kits de viveiro florestal e kits de escalada emárvores, no intuito de oferecer alternativa de produçãosustentável a esses municípios.

O principal papel da Embrapa é transferir tecnologia paraesses municípios, disponibilizando conhecimento,ajudando aos seus gestores a não fazerem mais partedessa lista, exercendo atividades legais e sustentáveis.

Figura 3. Estrutura do viveirodesmontada.

O kit de viveiro é umaestrutura em açogalvanizado, desmontávele com 7m de largura e 12mde comprimento, comsombrite de 50%, suacapacidade operacional éde 10 mil mudas, chegandoa 50 mil mudas/ano.

Figura 4. Estrutura do viveiromontada.

Os kits de escalada em árvore são compostos por: duasmochilas com capacidade para 60 Litros, uma contendoequipamentos para prática de Rapei e outra contendoequipamentos para prática de escalada com espora.

Figura 5. Kit de escalada emárvore com espora

Figura 6. Kit de alpinismo paraescalada em árvore

Entrega dos kits em municípiosda Operação Arco Verde

Figura 7. Entrega dos kits de viveiro florestal e kits de escalada

O Chefe-Geral da Embrapa Amazônia Oriental, ClaudioCarvalho e membros do MAPA e IDEFLOR promoveramno mês de agosto de 2009 a primeira solenidade deentrega do viveiro florestal e kits de escalada em árvorespara colheita de sementes, com a assinatura do Termo dedoação pelo Prefeito do município de Dom Eliseu.

Figura 8. Entrega dos kits nomunicípio de DomEliseu-PA

CoordenaçãoEmbrapa Amazônia Oriental (Laboratório de Sementes Florestais)Noemi Vianna Martins Leão, PesquisadoraElizabeth Santos Cordeiro Shimizu, Analista

Equipe TécnicaAldemir Fernandes Galvão, Mestrando - UFRAAlessandra Doce Dias de Freitas, Doutoranda - UFRAJEmbrapaAlisson Rodrigo Reis, Doutoranda - UFRAJEmbrapaDirceu de Souza -Instituto Florestal de São PauloEliane Francisca deAlmeida, Doutoranda - UFRAJEmbrapaJair da Costa Freitas, Assistente - EmbrapaJorge de Almeida, Assistente - EmbrapaJosé Valdir Cortinhas Siqueira, Assistente - EmbrapaMaria Ruth do Nascimento, Enga FlorestalRoberto do Espírito Santo Miranda, Técnico Florestal

Parceria

v~..RCE~>~ccc

Ministério daAgricultura, Pecuária e doAbastecimento - MAPA/SDC ;Kátia Marzall, Coordenação de Acompanhamento e Promoção da 1Tecnologia AgropecuárialDepartamento de Propriedade Intelectual e I~

v

Tecnologia da Agropecuária/ Secretaria de Desenvolvimento ~cJ"

AutoriaEmbrapa Amazônia OrientalNoemi Vianna Martins LeãoElizabeth Santos Cordeiro ShimizuAlessandra Doce Dias de Freitas

v~..R

CE~>~ccuÔcc"~C

IRvv~~.ê

Patrocínio

Ministério doDesenvolvimento Agrário

n:C~..cEwoc:Qlc

<X

Realização '"oÕu,

G o V E R N o F E D E R A L

Ministério daAgricultura, Pecuária

e Abastecimento LPAIs RICO IÔ PAIs SEM POBREZA

Embrapa Amazônia OrientalLaboratório de Sementes Florestais

Travessa Doutor Enéas Pinheiro s/n", Bairro do MarcoCEP 66.095-100 - Caixa Postal 48 - Belém/PATelefone (91) 3204-1080 Fax (91) 3276-9845