prof. vitor pinto – [email protected] · web viewincorporação crescente de matéria...

8
Teste de avaliação 5 Nome: __________________________________________________ Nº_____ Turma: _____ Grupo I 1. Do total de água doce disponível no planeta, está disponível diretamente para consumo humano cerca de… (A) 97%. (B) 10%. (C) 3%. (D) 1%. Fig. 1 Disponibilidade hídrica no mundo, 2004. 2. Dois dos fatores que explicam a maior disponibilidade hídrica de certas regiões do mundo, como mostra a figura 1, são… (A) os maiores valores de precipitação e a maior permeabilidade dos terrenos. (B) os menores níveis de evaporação e os maiores valores de precipitação. (C) o menor caudal dos rios e a maior permeabilidade dos terrenos. (D) os maiores níveis de evaporação e o maior caudal dos rios.

Upload: others

Post on 09-Feb-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Teste de avaliação 5

Nome: __________________________________________________ Nº_____ Turma: _____

Grupo I

1. Do total de água doce disponível no planeta, está disponível diretamente para consumo humano cerca de…(A) 97%.(B) 10%.(C) 3%.(D) 1%.

Fig. 1 Disponibilidade hídrica no mundo, 2004.

2. Dois dos fatores que explicam a maior disponibilidade hídrica de certas regiões do mundo, como mostra a figura 1, são…(A) os maiores valores de precipitação e a maior permeabilidade dos terrenos.(B) os menores níveis de evaporação e os maiores valores de precipitação.(C) o menor caudal dos rios e a maior permeabilidade dos terrenos.(D) os maiores níveis de evaporação e o maior caudal dos rios.

3. Três regiões do planeta que, na generalidade, apresentam uma disponibilidade hídrica inferiora 4000 m/ano são…(A) Europa Mediterrânica, América Central e Sul da África.(B) Oceânia, Ásia Oriental e Península Arábica.(C) Norte da América do Norte, Ásia Meridional e Norte de África.(D) Norte de África, Ásia Oriental e Península Arábica.

4. As áreas do planeta com menor disponibilidade de água estão mais sujeitas…(A) à desertificação e ao aumento de conflitos pela posse da água.(B) à salinização e ao aumento da mortalidade de pessoas e de animais.(C) ao aumento da mortalidade de pessoas e de animais e à eutrofização.(D) à eutrofização e ao aumento de conflitos pela posse da água.

5. A figura 2 representa o stresse hídrico no mundo, por bacia hidrográfica.

Fig. 2 Stresse hídrico no mundo.

5.1. Define stresse hídrico.5.2. Refere três países em que se verifique:a) um stresse hídrico moderado.b) sobre-exploração ao nível do stresse hídrico.5.3. Apresenta dois fatores que expliquem a desigual distribuição do stresse hídrico no mundo.

Grupo II

1. O aumento da concentração de nutrientes em ambientes aquáticos, tais como rios e lagos, que, levando à proliferação de algas, tende a diminuir a penetração da luz solar e a concentração de oxigénio, pondo em risco a sobrevivência do ecossistema, denomina-se…(A) eutrofização. (B) maré negra. (C) stresse hídrico.(D) intrusão salina.

2. Na orla costeira, a penetração de água salgada nos aquíferos, devido ao consumo excessivo da água doce, chama-se…(A) eutrofização. (B) maré negra.(C) stresse hídrico.(D) intrusão salina.

3. O desastre ecológico resultante de descargas acidentais, de petróleo ou derivados, nos oceanos denomina-se…(A) eutrofização. (B) maré negra. (C) stresse hídrico.(D) intrusão salina.

4. A eutrofização resulta do lançamento, num meio aquático, de efluentes…(A) industriais. (B) agropecuários. (C) domésticos.(D) urbanos.

5. Atenta no texto seguinte.

Portugal recebeu 593 alertas de poluição em águas nacionais desde 2005

A Marinha portuguesa recebeu 593 alertas de poluição em águas nacionais desde 2005, a maioria através de monitorização satélite, mas em apenas 60 destes casos houve uma intervenção por parte das autoridades. Trata-se de uma informação assegurada pela Agência Europeia de Segurança Marítima e cujas observações incidiram "maioritariamente" em águas da Zona Económica Exclusiva (ZEE) nacional, entre Portugal continental e ilhas. Estes acidentes demoraram, em média, "entre dois a três dias" para serem solucionados, sendo que a intervenção da Marinha decorre ao abrigo do plano de contingência "Plano Mar Limpo", que se divide em quatro níveis de intervenção em função da gravidade do derrame e que pode decorrer no mar ou na costa. O último grande acidente de poluição registado em Portugal aconteceu junto à costa da ilha do Faial, Açores, quando o navio "CP Valour", que seguia para Espanha com cerca de 500 contentores a bordo, encalhou a 9 de dezembro de 2005. Segundo a Marinha, este foco "demorou cerca de seis meses a ser combatido".

Jornal i, 5 de agosto de 2012, adaptado

5.1. Indica três fontes de poluição da água salgada.5.2. Refere duas medidas de prevenção da poluição da água salgada.

Grupo III

1. Duas causas da degradação dos solos são…(A) a reflorestação e o consumo racional de água.(B) a reflorestação e a utilização de espécies exóticas de crescimento rápido, como o eucalipto.(C) a desflorestação e a utilização de espécies de crescimento lento, como o pinheiro.(D) a desflorestação e o sobre pastoreio.

2. As fases de evolução de um solo são, por ordem cronológica…(A) I – colonização da camada de matéria mineral pela fauna e flora, que originam quantidades crescentes de matéria orgânica; II – formação de uma camada de sedimentos rochosos, resultante da alteração química e da desagregação mecânica; III – incorporação crescente de matéria orgânica e alteração contínua da rocha-mãe, até ao momento em que atinge o equilíbrio com o clima e vegetação locais.(B) I – formação de uma camada de sedimentos rochosos, resultante da alteração química e da desagregação mecânica; II – colonização da camada de matéria mineral pela fauna e flora, que originam quantidades crescentes de matéria orgânica; III – incorporação crescente de matéria orgânica e alteração contínua da rocha-mãe, até ao momento em que atinge o equilíbrio com o clima e vegetação locais.(C) I – colonização da camada de matéria mineral pela fauna e flora, que originam quantidades crescentes de matéria orgânica; II – incorporação crescente de matéria orgânica e alteração contínua da rocha-mãe, até ao momento em que atinge o equilíbrio com o clima e vegetação locais; III – formação de uma camada de sedimentos rochosos, resultante da alteração química e da desagregação mecânica.(D) I – formação de uma camada de sedimentos rochosos, resultante da alteração química e da desagregação mecânica; II – incorporação crescente de matéria orgânica e alteração contínua da rocha-mãe, até ao momento em que atinge o equilíbrio com o clima e vegetação locais; III – colonização da camada de matéria mineral pela fauna e flora, que originam quantidades crescentesde matéria orgânica.

3. A análise da figura 3 permite concluir que a região de Portugal mais suscetível à desertificação é o…(A) noroeste.(B) nordeste.(C) interior sul.(D) litoral sul

Fig. 3 Suscetibilidade à desertificação emPortugal Continental, 1980-2010.

4. Dois fatores que explicam a maior suscetibilidade à desertificação nessa região são…(A) os solos pobres e as condições climáticas semiáridas.(B) a cobertura vegetal densa e os solos férteis.(C) a cobertura vegetal densa e os solos pobres.(D) as condições climáticas semiáridas e o relevo acidentado.

5. Atenta na afirmação seguinte.

A “desertificação” corresponde à degradação da terra, nas zonas áridas, semiáridas e sub-húmidas secas, em resultado da influência de vários fatores.

Fonte: Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, http://www.icnf.pt

5.1. Indica dois fatores que contribuem para a desertificação.5.2. Refere três consequências da desertificação.

Grupo IV

1. As espécies florestais dominantes em Portugal são, atualmente…(A) o eucalipto e o pinheiro-bravo.(B) o pinheiro-bravo e o sobreiro.(C) o pinheiro-bravo e o pinheiro-manso.(D) o eucalipto e o carvalho.

2. A figura 4 representa a evolução da superfície florestal na ilha do Bornéu, entre 1950 e 2020(estimativa).

Fig. 4 Mancha florestal da ilha do Bornéu, 1950-2020 (estimativa).

2. Duas possíveis causas da desflorestação da ilha do Bornéu são…(A) a conversão para fins agrícolas e a diminuição da expansão urbana.(B) os incêndios florestais e a subexploração da madeira.(C) a diminuição da expansão urbana e as alterações climáticas.(D) a expansão urbana e a sobre-exploração da madeira.

3. A floresta do Bornéu integra a área ecológica das regiões…(A) temperadas.(B) boreais.(C) tropicais.(D) polares.

4. O fenómeno evidenciado na figura 4 tem como consequência…(A) o aumento da biodiversidade e o aumento da infiltração de água no solo.(B) a diminuição da infiltração de água no solo e o aumento do efeito de estufa.(C) a diminuição da biodiversidade e a diminuição do efeito de estufa.(D) a diminuição da erosão dos solos e a diminuição da infiltração de água no solo.

5. Lê o texto seguinte.

Dados recolhidos pela Google e para Universidade de Maryland demonstram, segundo a BBC, que entre 2000 e 2012 o mundo perdeu 230 milhões de hectares de árvores. Segundo alguns ativistas, cada ano é cortado o equivalente a 50 campos de futebol de árvores.

Diário de Notícias, 22 de fevereiro de 2014

5.1. Menciona quatro funções da floresta.5.2. Apresenta duas medidas capazes de atenuar o problema retratado no texto.