processos de beneficiamento totvs.pdf

22
Processos de Beneficiamento Apropriação de Custos com Controle Poder 3º Antonio M. Apolinário Santos TOTVS IP 1 Recebendo Material para Beneficiar -> Cliente envia produtos para manutenção (Custo do produto cliente não entrará na composição do custo da ordem de produção) Objetivo: Capacitar os usuários responsáveis pela administração de materiais na empresa, bem como mostrar os cadastros corretos envolvidos nas transações de recebimento de produtos para beneficiamento, além das apropriações e movimentações adequadas para correta valorização das ordens de produções. Tabelas envolvidas: SF4 Cadastro de TES; SB2 Saldos Físicos e Financeiros; SB6 Poder de Terceiros; SC5/SC6 Pedido de Vendas (Cabeçalhos / Itens); SF1/SD1 Documentos de Entradas (Cabeçalhos / Itens); SF2/SD2 Documentos de Saídas (Cabeçalhos / Itens); SB1 Cadastro de Produtos; SF5 Tipos de Movimentações. SF4 Cadastro de TES: F4_DUPLIC Gera Duplicata; F4_ESTOQUE Atualiza Estoque; F4_PODER3 Controla Poder de Terceiros; F4_TESDV TES utilizada na devolução / retorno de materiais. SB6 Controle Poder de Terceiros: B6_TES Código da TES utilizada; B6_TIPO Tipo de Movimentação De / Em Terceiros; B6_IDENT Identificador de rastreabilidade; B6_TPCF Identificador de Cliente / Fornecedor; B6_SALDO Saldo de Poder de Terceiros; B6_PODER3 Indica se é Remessa ou Devolução. SB2 Saldos Físicos Financeiros: B2_QTNP Quantidade de Terceiros em nosso Poder; B2_QNPT Quantidade nossa em Poder de Terceiros; B2_QTER Quantidade de Poder de Terceiros sem movimentação de estoque. SC6 Itens dos Pedidos de Vendas: C6_IDENTB6 Identificador de rastreabilidade para Poder de Terceiros. SD1 Itens do Documento de Entrada: D1_IDENTB6 - Identificador de rastreabilidade para Poder de Terceiros. SD2 Itens do Documento de Saída: D2_IDENTB6 Identificador de rastreabilidade para Poder de Terceiros. SB1 Cadastro de Produtos: B1_AGREGCU Permite ou não agregar o custo do produto. SF5 Tipos de Movimentações: F5_AGREGCU Agrega ou não o custo da produção.

Upload: andre-luiz-de-mello

Post on 22-Oct-2015

379 views

Category:

Documents


13 download

TRANSCRIPT

Page 1: Processos de Beneficiamento TOTVS.pdf

Processos de Beneficiamento – Apropriação de Custos com Controle Poder 3º

Antonio M. Apolinário Santos TOTVS IP 1

Recebendo Material para Beneficiar -> Cliente envia produtos para manutenção

(Custo do produto – cliente não entrará na composição do custo da ordem de

produção)

Objetivo: Capacitar os usuários responsáveis pela administração de materiais na empresa, bem

como mostrar os cadastros corretos envolvidos nas transações de recebimento de produtos para beneficiamento, além das apropriações e movimentações adequadas para correta valorização das ordens de produções.

Tabelas envolvidas:

SF4 – Cadastro de TES;

SB2 – Saldos Físicos e Financeiros;

SB6 – Poder de Terceiros;

SC5/SC6 – Pedido de Vendas (Cabeçalhos / Itens);

SF1/SD1 – Documentos de Entradas (Cabeçalhos / Itens);

SF2/SD2 – Documentos de Saídas (Cabeçalhos / Itens);

SB1 – Cadastro de Produtos;

SF5 – Tipos de Movimentações. SF4 – Cadastro de TES: F4_DUPLIC – Gera Duplicata; F4_ESTOQUE – Atualiza Estoque; F4_PODER3 – Controla Poder de Terceiros; F4_TESDV – TES utilizada na devolução / retorno de materiais. SB6 – Controle Poder de Terceiros: B6_TES – Código da TES utilizada; B6_TIPO – Tipo de Movimentação De / Em Terceiros; B6_IDENT – Identificador de rastreabilidade; B6_TPCF – Identificador de Cliente / Fornecedor; B6_SALDO – Saldo de Poder de Terceiros; B6_PODER3 – Indica se é Remessa ou Devolução. SB2 – Saldos Físicos Financeiros: B2_QTNP – Quantidade de Terceiros em nosso Poder; B2_QNPT – Quantidade nossa em Poder de Terceiros; B2_QTER – Quantidade de Poder de Terceiros sem movimentação de estoque. SC6 – Itens dos Pedidos de Vendas: C6_IDENTB6 – Identificador de rastreabilidade para Poder de Terceiros. SD1 – Itens do Documento de Entrada: D1_IDENTB6 - Identificador de rastreabilidade para Poder de Terceiros. SD2 – Itens do Documento de Saída: D2_IDENTB6 – Identificador de rastreabilidade para Poder de Terceiros. SB1 – Cadastro de Produtos: B1_AGREGCU – Permite ou não agregar o custo do produto. SF5 – Tipos de Movimentações: F5_AGREGCU – Agrega ou não o custo da produção.

Page 2: Processos de Beneficiamento TOTVS.pdf

Processos de Beneficiamento – Apropriação de Custos com Controle Poder 3º

Antonio M. Apolinário Santos TOTVS IP 2

Cadastros Básicos Cadastro de TES: Remessa do Cliente TES de Entrada: Gera Duplicata = Não; Atualiza Estoque = Sim; Poder Terceiros = Remessa; TES de Devolução = Informar a TES utilizada para (Devolução - Pedido de Vendas)

Page 3: Processos de Beneficiamento TOTVS.pdf

Processos de Beneficiamento – Apropriação de Custos com Controle Poder 3º

Antonio M. Apolinário Santos TOTVS IP 3

Cadastro de TES: Devolução para o Cliente Devolução: TES de saída: Gera Duplicata = Não; Atualiza Estoque = Não – Não atualiza estoque ao apontar a OP o produto será consumido no apontamento da ordem de produção; Poder Terceiros = Devolução.

Cadastro de Produtos: Produto do cliente Veja o campo em destaque:

NOTA: APÓS A INCLUSÃO DO CADASTRO NESTA CONFIGURAÇÃO NÃO DEVE-SE REALIZAR A TROCA DESTE CONTEÚDO.

Page 4: Processos de Beneficiamento TOTVS.pdf

Processos de Beneficiamento – Apropriação de Custos com Controle Poder 3º

Antonio M. Apolinário Santos TOTVS IP 4

Cadastro de Tipo de Movimentos: Custo do produto recebido do cliente não será apropriado para Ordem de Produção Produto do cliente que não terá seu custo apropriado para Ordem de Produção (Serviço) deverá ter o campo em destaque configurado desta forma.

Fluxo do Processo: Recebendo produto do Cliente: Documento de Entrada: SD1 Observe os campos em destaque. Tipo da nota: Tipo B - Beneficiamento

Page 5: Processos de Beneficiamento TOTVS.pdf

Processos de Beneficiamento – Apropriação de Custos com Controle Poder 3º

Antonio M. Apolinário Santos TOTVS IP 5

Após a inclusão do produto no sistema veja o saldo atualizado:

Geração do Pedido de Vendas: SC5/SC6 Venda do serviço de recuperação

Criação de um pedido de venda do serviço observe que este pedido deve ser do tipo NORMAL e a TES usada deve ser uma configurada para esta finalidade (Venda de Serviços).

Page 6: Processos de Beneficiamento TOTVS.pdf

Processos de Beneficiamento – Apropriação de Custos com Controle Poder 3º

Antonio M. Apolinário Santos TOTVS IP 6

Planejamento, Controle de Produção: Cadastro de Estruturas: SG1 Criar estrutura para o produto “RECUPERAÇÃO”, o produto do cliente estará compondo a estrutura do serviço.

Ordem de Produção: SC2 Gerar ordem de produção do serviço por vendas (SV.10.0.114) Apontamento de produção: Produção / Produção MOD II

Page 7: Processos de Beneficiamento TOTVS.pdf

Processos de Beneficiamento – Apropriação de Custos com Controle Poder 3º

Antonio M. Apolinário Santos TOTVS IP 7

Ao realizar o respectivo apontamento de produção usando o TM código 300 o sistema apropria todos os componentes amarrados pela estrutura, observe o movimento do tipo RE9, porém o valor (Custo) informado no documento de entrada não fará parte dos custos da produção desta OP.

Isso só é possível, pois a configuração do cadastro do produto do cliente (10.0.114) referente ao campo B1_AGREGCU esta igual a PERMITE, e o cadastro do tipo de movimento (300) referente ao campo F5_AGREGCU está igual a NÃO (VEJA IMAGENS ACIMA) Análise dos custos apropriados para ordem de produção: Relatório Relação por OP (MATR860)

Apesar de termos o custo de todos produtos envolvidos na produção, o custo total da ordem de produção pelo sistema não tem contabilizado o movimento RE9 que é referente a entrada do item do cliente.

Page 8: Processos de Beneficiamento TOTVS.pdf

Processos de Beneficiamento – Apropriação de Custos com Controle Poder 3º

Antonio M. Apolinário Santos TOTVS IP 8

Saldo Atualizado após o Apontamento da Produção: Produto do Cliente Note que o saldo (quantidade disponível) do produto está zerado, isso porque quando apontamos a produção este item é requisitado pela ordem de produção (Por isso a TES de devolução (Do produto do cliente) deve ser cadastrada como ATUALIZA ESTOQUE = NÃO, o saldo em estoque já foi usado para OP)

Page 9: Processos de Beneficiamento TOTVS.pdf

Processos de Beneficiamento – Apropriação de Custos com Controle Poder 3º

Antonio M. Apolinário Santos TOTVS IP 9

Devolução do produto do cliente e cobrança do serviço: Alterar o pedido que originou a ordem de produção (Pedido de vendas – SERVIÇO): Incluir um novo item referente a devolução do produto do cliente. (Não necessariamente o serviço deve estar incluso no mesmo pedido de venda) Significa um RETORNO de um material do CLIENTE que está em poder da Empresa. O usuário deverá incluir ou editar (Quando tiver um pedido do serviço + retorno do produto) um Pedido de Venda TIPO = N – Normal, lembrando sempre de TECLAR <F4> NO CAMPO QUANTIDADE para amarrar a Nota Fiscal de Entrada, para isto deve-se PRIMEIRO DIGITAR O TES.

Outra opção de Retorno: Para situações onde haverão dois pedidos separados, um referente a cobrança pelo beneficiamento e outro referente a devolução do produto do cliente, então utiliza-se a opção “RETORNAR” localizado na rotina “PEDIDO DE VENDAS”.

Page 10: Processos de Beneficiamento TOTVS.pdf

Processos de Beneficiamento – Apropriação de Custos com Controle Poder 3º

Antonio M. Apolinário Santos TOTVS IP 10

Informe os dados para pesquisa:

Ao utilizar a opção “RETORNAR” o sistema preenche todos os dados necessários para o controle de poder de terceiros.

Consulta saldo do produto: Recuperação (Serviço)

Page 11: Processos de Beneficiamento TOTVS.pdf

Processos de Beneficiamento – Apropriação de Custos com Controle Poder 3º

Antonio M. Apolinário Santos TOTVS IP 11

Enviando Material para Beneficiar -> Fornecedor recebe produto para

beneficiamento

Objetivo: Capacitar os usuários responsáveis pela administração de materiais na empresa, bem

como mostrar os cadastros corretos envolvidos nas transações de envio de produtos para beneficiamento, além das apropriações e movimentações adequadas para correta valorização das ordens de produções. Cadastros Básicos: Cadastro de TES: Remessa para o Fornecedor TES de Saída: Gera Duplicata = Não; Atualiza Estoque = Sim; Poder de Terceiros = Remessa; TES de Devolução = Informar a TES utilizada para (Devolução – Documento de Entrada)

Page 12: Processos de Beneficiamento TOTVS.pdf

Processos de Beneficiamento – Apropriação de Custos com Controle Poder 3º

Antonio M. Apolinário Santos TOTVS IP 12

Cadastro de TES: Retorno do Fornecedor Devolução: TES de entrada: Gera Duplicata = Não; Atualiza Estoque = Sim; Poder de Terceiros = Devolução.

Cadastro de Produtos: Produto que será enviado para o fornecedor Veja o campo em destaque: Padrão do sistema é NÃO PERMITE (Não precisa ser alterado)

NOTA: APÓS A INCLUSÃO DO CADASTRO NESTA CONFIGURAÇÃO NÃO DEVE-SE REALIZAR A TROCA DESTE CONTEÚDO.

Page 13: Processos de Beneficiamento TOTVS.pdf

Processos de Beneficiamento – Apropriação de Custos com Controle Poder 3º

Antonio M. Apolinário Santos TOTVS IP 13

Cadastro de Tipo de Movimentos: Custo do produto deve ser apropriado para Ordem de Produção

Fluxo do Processo: Enviando produto para beneficiamento externo: Planejamento, Controle de Produção: Cadastro de Estruturas: SG1 (Modelo I)

Nota: Nesta configuração, onde não é informado o item SERVIÇO na estrutura a identificação da OP no documento de entrada do item (Serviço), torna-se obrigatório a fim obter a apropriação dos custos correta após o apontamento de produção. (Veja detalhes pág. 19).

Page 14: Processos de Beneficiamento TOTVS.pdf

Processos de Beneficiamento – Apropriação de Custos com Controle Poder 3º

Antonio M. Apolinário Santos TOTVS IP 14

Cadastro de Estruturas: SG1 (Modelo II) Nota: Para situações que é inviável a identificação da OP no documento de entrada do item (Serviço), coloca-se o item SERVIÇO na estrutura do produto.

Nesta configuração ao abrir a OP o sistema identifica na necessidade do item SERVIÇO (Matéria prima na estrutura) e gera SC do mesmo que posteriormente terá um PC vinculado. Ao ter o item lançado no sistema este atualiza o saldo do estoque, quando é realizado o apontamento da produção; o sistema automaticamente faz um movimento RE1 apropriando seu custo corretamente para a respectiva ordem de produção. Veja abaixo os movimentos gerados após o apontamento de produção:

Page 15: Processos de Beneficiamento TOTVS.pdf

Processos de Beneficiamento – Apropriação de Custos com Controle Poder 3º

Antonio M. Apolinário Santos TOTVS IP 15

Ordem de Produção: SC2 Gerar ordem de produção do PA será necessário gerar saldo do PI sequencia 003 (BN02002) para envio da carcaça para tratamento, ou seja, deverá ser apontado a OP do PI para posterior remessa para beneficiamento. Nota: Também pode ser aberto OP do PI sequencia 002 (BN02002.1)

Apontamento da OP: Ordem de Produção do PI

Após o apontamento do produto intermediário, é gerado saldo para o mesmo, em seguida podemos encaminhá-lo para o fornecedor proceder seu beneficiamento. Também são apropriados os componentes (MP’s) deste produto intermediário (MOVIMENTO RE1).

Page 16: Processos de Beneficiamento TOTVS.pdf

Processos de Beneficiamento – Apropriação de Custos com Controle Poder 3º

Antonio M. Apolinário Santos TOTVS IP 16

Observe a figura acima, o produto intermediário que foi apontado tem seu status alterado na OP, as sequencias 001 e 002 deverão aguardar o retorno do beneficiamento feito pelo fornecedor para prosseguimento das atividades. Geração do Pedido de Vendas: SC5/SC6 Remessa para Beneficiamento (Tratamento) Pedido de Venda: Tipo B – Beneficiamento

Page 17: Processos de Beneficiamento TOTVS.pdf

Processos de Beneficiamento – Apropriação de Custos com Controle Poder 3º

Antonio M. Apolinário Santos TOTVS IP 17

Saldo do Produto após sua saída: Cadastro de Produtos

Movimentações realizadas: Entenda a composição dos custos através das movimentações realizadas após o apontamento da produção (000048 01 003 - BN02002). Os produtos BN02004 e BN02005 (Matéria-prima) serão apropriados para o produto BN02002 => $590,40 + $2.870,00 = $ 3.460,40 (Custo do BN02002 até o momento sem o serviço executado externamente).

Page 18: Processos de Beneficiamento TOTVS.pdf

Processos de Beneficiamento – Apropriação de Custos com Controle Poder 3º

Antonio M. Apolinário Santos TOTVS IP 18

Os custos dos componentes serão apropriados para a ordem de produção:

Recebendo o produto beneficiado pelo fornecedor: Documento de entrada Significa o RETORNO de um material da EMPRESA EM terceiros pelo FORNECEDOR. O usuário deverá incluir uma Nota Fiscal de entrada TIPO = N – Normal, lembrando sempre de SELECIONAR O ICONE NF ORIGINAL para amarrar a Nota Fiscal de Saída, para isto deve-se PRIMEIRO DIGITAR O TES. Nota: Pode-se usar tecla de atalho F7 para busca dos dados originais de remessa, após digitação do código do item mais a TES de devolução.

Page 19: Processos de Beneficiamento TOTVS.pdf

Processos de Beneficiamento – Apropriação de Custos com Controle Poder 3º

Antonio M. Apolinário Santos TOTVS IP 19

Informe os dados do fornecedor:

Ao utilizar a opção “RETORNAR” o sistema preenche todos os dados necessários para o controle de poder em terceiros. Nota: Quando o fornecedor retornar o produto com a nota fiscal dele, preencher o campo “FORM. PROP. = NÃO” para que seja possível o preenchimento do número da nota do fornecedor. Nota de devolução do fornecedor: Devolução mais cobrança pelo serviço

Ao realizar este procedimento o sistema já realiza um movimento de apropriação para a OP indicada no campo do documento de entrada RE5

Page 20: Processos de Beneficiamento TOTVS.pdf

Processos de Beneficiamento – Apropriação de Custos com Controle Poder 3º

Antonio M. Apolinário Santos TOTVS IP 20

Veja agora o Kardex dos produtos envolvidos neste processo: Produto BN02002: Produto que foi enviado para beneficiamento, após o apontamento da produção:

Produto BN02003: Código que é lançado no documento de entrada referente a cobrança do serviço executado pelo fornecedor:

Produto: BN02002.1: Após o apontamento de produção depois do retorno do produto beneficiado e a cobrança do serviço, este item terá os custos de todos seus componentes -> BN02002 + BN02003 $3.460,40 + $ 6.150,00 = $9.610,40

Page 21: Processos de Beneficiamento TOTVS.pdf

Processos de Beneficiamento – Apropriação de Custos com Controle Poder 3º

Antonio M. Apolinário Santos TOTVS IP 21

Analise de relatório: Relação por OP – MATAR860

Outras informações: Relatórios para o controle de peças EM poder de terceiros e peças DE poder de terceiros (MATR480)

Page 22: Processos de Beneficiamento TOTVS.pdf

Processos de Beneficiamento – Apropriação de Custos com Controle Poder 3º

Antonio M. Apolinário Santos TOTVS IP 22

Relatório que emite a relação de todas as NF's envolvidas no processo de controle de Poder de Terceiros (MATR485)