processo formativo em arte: da improvisaÇÃo ao

1
PROCESSO FORMATIVO EM ARTE: DA IMPROVISAÇÃO AO AUTOCONHECIMENTO RESUMO O processo formativo descrito neste trabalho está focado nas práticas performativas enquanto modos de se obter autoconhecimento. O propósito principal da pesquisa é o de mediar diferentes epistemologias com a experiência da graduação em Dança. Buscando nos conceitos de arquétipos, inconsciente coletivo, mito e ritual; um cruzamento com as narrativas das práticas de si como modo de insurgência enquanto professor e artista. O tarot é utilizado como mecanismo de investigação das vivências com a dança e a improvisação cênica. Esta autoetnografia, absorvida em diários de campo e vivências místicas com o arcano do tarot VIIII (9) O Eremita, constrói uma metodologia de dança prismática que guia para o processo criativo da estrela do prisma. OBJETIVO Este trabalho de conclusão de curso tem o como objetivo a construção da subjetividade através de práticas de autoconhecimento na tentativa de insurreição no campo das artes performativas. METODOLOGIA *Autoetnografia/Autobiografia *Proposta metodológica: Dança Prismática *Processo de criação PRINCIPAIS REFLEXÕES/OBJETIVOS ESPECÍFICOS *Trajetória - Eremita *Deslocamento de espaço, realidade e dimensão *Questionamentos sobre ponto de origem; o corpo que sou; gênero e sexualidade que habito; e ocupação na dança *Pontos descobertos que constroem a metodologia baseada na fusão entre tarot(*), arquétipos(*) e dança *Processo de criação CONSIDERAÇÕES FINAIS O processo de criação trata-se da tradução do processo de subjetivação que se materializa em um ritual que se conduz a partir dos signos revelados pelas experimentações com a metodologia; A tríade de capítulos tem a importante função de processo de autocura através da escrita. Em que a tentativa de individuação, reconhecida como um processo contínuo, forma uma narrativa resiliente que visa reconciliar as diferentes faces do prisma. RESULTADOS DA PESQUISA Foto performance 2021 – Foto Danielli Bettini Representação Gráfica da Metodologia Dança Prismática – 2021 Foto performance com a estrela – 2021 Foto: Marcela Faria REFERÊNCIAS JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo / CG. Jung ; [tradução Maria Luíza Appy, Dora Mariana R. Ferreira da Silva]. - Petrópolis, RJ : Vozes, 2000. JODOROWSKY, Alejandro; COSTA, Marianne. O caminho do Tarot. [tradução Alexandre Barbosa de Souza] São Paulo: Editora Campos, 2016. ROLNIK, Suely. Esferas da Insurreição. Notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018. Marcus Vinicius do Prado Santos – Graduando do 8º período do Curso de Licenciatura em Dança (FEFD/UFG) Orientadora: Dra Marlini Dorneles de Lima

Upload: others

Post on 27-Jul-2022

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROCESSO FORMATIVO EM ARTE: DA IMPROVISAÇÃO AO

PROCESSO FORMATIVO EM ARTE: DA IMPROVISAÇÃO AO AUTOCONHECIMENTO

RESUMO

O processo formativo descrito neste trabalho está focado nas práticas performativas enquanto modos de se obter autoconhecimento. O propósito principal da pesquisa é o de mediar diferentes epistemologias com a experiência da graduação em Dança. Buscando nos conceitos de arquétipos, inconsciente coletivo, mito e ritual; um cruzamento com as narrativas das práticas de si como modo de insurgência enquanto professor e artista. O tarot é utilizado como mecanismo de investigação das vivências com a dança e a improvisação cênica. Esta autoetnografia, absorvida em diários de campo e vivências místicas com o arcano do tarot VIIII (9) – O Eremita, constrói uma metodologia de dança prismática que guia para o processo criativo da estrela do prisma.

OBJETIVO

Este trabalho de conclusão de curso tem o como objetivo a construção da subjetividade através de práticas de autoconhecimento na tentativa de insurreição no campo das artes performativas.

METODOLOGIA

*Autoetnografia/Autobiografia

*Proposta metodológica: Dança Prismática

*Processo de criação

PRINCIPAIS REFLEXÕES/OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Trajetória - Eremita

*Deslocamento de espaço, realidade e dimensão

*Questionamentos sobre ponto de origem; o corpo que sou; gênero e sexualidade que habito; e ocupação na dança

*Pontos descobertos que constroem a metodologia baseada na fusão entre tarot(*), arquétipos(*) e dança

*Processo de criação

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O processo de criação trata-se da tradução do processo de subjetivação que se materializa em um ritual que se conduz a partir dos signos revelados pelas experimentações com a metodologia;A tríade de capítulos tem a importante função de processo de autocura através da escrita. Em que a tentativa de individuação, reconhecida como um processo contínuo, forma uma narrativa resiliente que visa reconciliar as diferentes faces do prisma.

RESULTADOS DA PESQUISA

Foto performance 2021 – Foto Danielli Bettini

Representação Gráfica da Metodologia Dança Prismática – 2021

Foto performance com a estrela – 2021 Foto: Marcela Faria

REFERÊNCIAS

JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo / CG. Jung ; [tradução Maria Luíza Appy, Dora Mariana R. Ferreira da Silva]. - Petrópolis, RJ : Vozes, 2000.

JODOROWSKY, Alejandro; COSTA, Marianne. O caminho do Tarot. [tradução Alexandre Barbosa de Souza] São Paulo: Editora Campos, 2016.

ROLNIK, Suely. Esferas da Insurreição. Notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.

Marcus Vinicius do Prado Santos – Graduando do 8º período do Curso de Licenciatura em Dança (FEFD/UFG)

Orientadora: Dra Marlini Dorneles de Lima