princípios orçamentários

6
PRINCÍPIO ORÇAMENTÁRIO Marina Maria Dias Martins Ribeiro

Upload: marina-dias

Post on 10-Aug-2015

77 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Princípios Orçamentários

PRINCÍPIO ORÇAMENTÁRIO

Marina Maria Dias Martins Ribeiro

Page 2: Princípios Orçamentários

Princípios Orçamentários

Princípio da Unidade - O orçamento deve ser uno, ou seja, deve existir apenas um orçamento para dado exercício financeiro. O princípio da unidade é respaldado legalmente por meio do Art. 2º da Lei 4.320/64 e pelo § 5º do art. 165 da CF 88.

Princípio da Totalidade - possibilita a coexistência de múltiplos orçamentos que, entretanto, devem sofrer consolidação, de forma a permitir uma visão geral do conjunto das finanças públicas.

Page 3: Princípios Orçamentários

Princípios Orçamentários

Princípio da Universalidade - Princípio pelo qual o orçamento deve conter todas as receitas e todas as despesas do Estado.

Princípio da Anualidade ou Periodicidade – O orçamento deve ser elaborado e autorizado para um determinado período de tempo, geralmente um ano.

Princípio da Exclusividade - A lei orçamentária deverá conter apenas matéria orçamentária ou financeira.

Page 4: Princípios Orçamentários

Princípios Orçamentários

Princípio da Especificação, Especialização ou Discriminação - As receitas e as despesas  devem aparecer de forma discriminada, de tal forma que se possa saber, pormenorizadamente, as origens dos recursos e sua aplicação.

Princípio da Não Vinculação ou Não Afetação das Receitas - Nenhuma parcela da receita geral poderá ser reservada ou comprometida para atender a certos casos ou a determinado gasto.

Page 5: Princípios Orçamentários

Princípios Orçamentários

Princípio do Orçamento Bruto - Todas as parcelas da receita e da despesa devem aparecer no orçamento em seus valores brutos, sem qualquer tipo de dedução.

Princípio do Equilíbrio - O montante da despesa autorizada em cada exercício financeiro não poderá ser superior ao total de receitas estimadas para o mesmo período.

Princípio da Legalidade - a aprovação do orçamento deve observar processo legislativo porque trata-se de um dispositivo de grande interesse da sociedade.

Page 6: Princípios Orçamentários

Princípios Orçamentários

Princípio da Publicidade - O conteúdo orçamentário deve ser divulgado (publicado) nos veículos oficiais de comunicação para conhecimento do público e para eficácia de sua validade.

Princípio da Clareza ou Objetividade - O orçamento público deve ser apresentado em linguagem clara e compreensível a todas as pessoas que, por força do ofício ou interesse, precisam manipulá-lo.

Princípio da Exatidão - As estimativas devem ser tão exatas quanto possível, de forma a garantir à peça orçamentária um mínimo de consistência para que possa ser empregado como instrumento de programação, gerência e controle.