preparo e padronização de soluÇÃo de hcl 0,1 m

2
PREPARO DE SOLUÇÃO DE HCl 0,1 mol/L PARTE A: PREPARAÇÃO DA SOLUÇÃO DE HCl 1a etapa: A partir da densidade e do grau de pureza da solução concentrada de HCl, encontrado no rótulo do produto comercial, calcular o volume necessário para preparar 1000 mL de solução 0,1 mol/L de HCl. 2a etapa: Tomar o volume calculado em pipeta. Transferir para balão volumétrico de 1000 mL que já contenha certo volume de água destilada. 3a etapa: Completar o volume com água destilada e homogeneizar a solução. PARTE B: PADRONIZAÇÃO COM PADRÃO PRIMÁRIO (CARBONATO DE SÓDIO) 1a etapa: Pesar 0,053 g de carbonato de sódio seco em balança analítica, com sensibilidade de 0,1 mg. 2a etapa: Transferir quantitativamente o sólido pesado para erlenmeyer de 250 mL e dissolver em 25 mL de água destilada. 3a etapa: Adicionar 2 gotas de alaranjado de metila 0,2 % e titular com a solução de HCl 0,1 mol/L até mudança de cor do indicador (do amarelo para laranja “casca de cebola”). 4a etapa: Repetir três vezes o procedimento. 5a etapa: Calcular a concentração molar real e o fator de correção da solução. OBS: Solução de alaranjado de metila 0,2 % = dissolver 0,2 g de alaranjado de metila em 100 mL de água destilada. Dados sobre HCl Densidade = 1,19 g/ml % pureza = 37% Orientações : (Parte A) 1° Determinar a massa de HCl necessária para a preparação de 1 litro de solução 0,1 mol/litro. Use fórmula da molaridade. Preparar 1 litro. É suficiente para essa

Upload: delbianc9579

Post on 24-Apr-2015

533 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PREPARO e padronização de  SOLUÇÃO DE HCl 0,1 M

PREPARO DE SOLUÇÃO DE HCl 0,1 mol/L

PARTE A: PREPARAÇÃO DA SOLUÇÃO DE HCl

1a etapa: A partir da densidade e do grau de pureza da solução concentrada de HCl, encontrado no rótulo do produto comercial, calcular o volume necessário para preparar 1000 mL de solução 0,1 mol/L de HCl.

2a etapa: Tomar o volume calculado em pipeta. Transferir para balão volumétrico de 1000 mL que já contenha certo volume de água destilada.

3a etapa: Completar o volume com água destilada e homogeneizar a solução.

PARTE B: PADRONIZAÇÃO COM PADRÃO PRIMÁRIO (CARBONATO DE SÓDIO)

1a etapa: Pesar 0,053 g de carbonato de sódio seco em balança analítica, com sensibilidade de 0,1 mg.

2a etapa: Transferir quantitativamente o sólido pesado para erlenmeyer de 250 mL e dissolver em 25 mL de água destilada.

3a etapa: Adicionar 2 gotas de alaranjado de metila 0,2 % e titular com a solução de HCl 0,1 mol/L até mudança de cor do indicador (do amarelo para laranja “casca de cebola”).

4a etapa: Repetir três vezes o procedimento. 5a etapa: Calcular a concentração molar real e o fator de correção da solução.

OBS: Solução de alaranjado de metila 0,2 % = dissolver 0,2 g de alaranjado de metila em 100 mL de água destilada.

Dados sobre HCl

Densidade = 1,19 g/ml% pureza = 37%

Orientações: (Parte A) 1° Determinar a massa de HCl necessária para a preparação de 1 litro de solução 0,1 mol/litro. Use fórmula da molaridade. Preparar 1 litro. É suficiente para essa turma toda e para a atividade toda. Escolha um grupo para executar a tarefa.2º Transformar a massa em volume. Use fórmula da densidade.3º Medir o volume e transferir para balão adequado, este contendo uma pequena quantidade de água destilada.4º Completar o volume até o menisco.5º Na padronização (Parte B), os quatro grupos executam o processo três vezes e confirmam a molaridade e o fator de correção utilizando média aritmética dos valores obtidos na titulação. 6º Todos os cálculos desenvolvidos devem ser relatados passo a passo e entregues no final da aula, um relatório por grupo.