prefeitura municipal de santa rosa estado do rio...

14
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL LOTE 01 - MAGISTÉRIO E QUADRO GERAL JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU ALTERAÇÃO DE GABARITOS PRELIMINARES De acordo com o Edital de Abertura 01/2017 que rege este Concurso Público, argumentações inconsistentes, extemporâneas, que estiverem fora das especificações estabelecidas para a interposição, que contiverem questionamentos de natureza administrativa (por exemplo, relacionados às normas previamente estipuladas em Edital) não obterão resposta da banca avaliadora e, por isso, não terão respostas publicadas na Internet. Não serão computadas as questões não assinaladas na grade de respostas, nem as que contiverem mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível. NÍVEL FUNDAMENTAL MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA CARGO(S): AJUDANTE DE SERVIÇOS PÚBLICOS, AUXILIAR DE OFICINA MECÂNICA, ZELADOR QUESTÃO: 13 - MANTIDA alternativa 'A'. Ao final do texto, é destacada a informação de que ele foi adaptado especialmente para esta prova. Isso dá a liberdade para serem feitas quaisquer modificações nele. Assim, a palavra “unica” inexiste na Língua Portuguesa, sendo “única” sua grafia correta. As demais alternativas exibem palavras grafadas corretamente. NÍVEL MÉDIO MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA CARGO(S): PROFESSOR DE SÉRIES INICIAIS, TÉCNICO EM CONTABILIDADE, TÉCNICO EM ELETRICIDADE, TÉCNICO EM EQUIPAMENTO DE SONORIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO, TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, TÉCNICO EM SISTEMA DE MICROINFORMÁTICA, TOPÓGRAFO, FISCAL DE MEIO AMBIENTE, OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS QUESTÃO: 01 - MANTIDA alternativa 'E'. Pela ordem: “o que” marca o uso de pronome demonstrativo que substitui “aquilo que”. Além disso, “oque” inexiste na norma culta da Língua Portuguesa; “que” representa um pronome relativo, que pode ser substituído por “a qual”; “mal vistas” é o correto, pois poderiam ser “bem vistas”, o que esclarece a presença do advérbio “mal”, em vez do adjetivo “mau” na frase em questão.

Upload: trinhcong

Post on 21-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA ESTADO DO RIO …downloads.santarosa.rs.gov.br/downloads/1518106061u36.pdf · estes também servem para “isolar palavras, locuções ou frases

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

LOTE 01 - MAGISTÉRIO E QUADRO GERAL

JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO

OU ALTERAÇÃO DE GABARITOS PRELIMINARES De acordo com o Edital de Abertura 01/2017 que rege este Concurso Público, argumentações inconsistentes, extemporâneas, que estiverem fora das especificações estabelecidas para a interposição, que contiverem questionamentos de natureza administrativa (por exemplo, relacionados às normas previamente estipuladas em Edital) não obterão resposta da banca avaliadora e, por isso, não terão respostas publicadas na Internet. Não serão computadas as questões não assinaladas na grade de respostas, nem as que contiverem mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

NÍVEL FUNDAMENTAL

MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA

CARGO(S): AJUDANTE DE SERVIÇOS PÚBLICOS, AUXILIAR DE OFICINA MECÂNICA, ZELADOR

QUESTÃO: 13 - MANTIDA alternativa 'A'. Ao final do texto, é destacada a informação de que ele foi adaptado especialmente para esta prova. Isso dá a liberdade para serem feitas quaisquer modificações nele. Assim, a palavra “unica” inexiste na Língua Portuguesa, sendo “única” sua grafia correta. As demais alternativas exibem palavras grafadas corretamente.

NÍVEL MÉDIO

MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA

CARGO(S): PROFESSOR DE SÉRIES INICIAIS, TÉCNICO EM CONTABILIDADE, TÉCNICO EM

ELETRICIDADE, TÉCNICO EM EQUIPAMENTO DE SONORIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO, TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, TÉCNICO EM SISTEMA DE MICROINFORMÁTICA, TOPÓGRAFO,

FISCAL DE MEIO AMBIENTE, OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

QUESTÃO: 01 - MANTIDA alternativa 'E'. Pela ordem: “o que” marca o uso de pronome demonstrativo que substitui “aquilo que”. Além disso, “oque” inexiste na norma culta da Língua Portuguesa; “que” representa um pronome relativo, que pode ser substituído por “a qual”; “mal vistas” é o correto, pois poderiam ser “bem vistas”, o que esclarece a presença do advérbio “mal”, em vez do adjetivo “mau” na frase em questão.

Page 2: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA ESTADO DO RIO …downloads.santarosa.rs.gov.br/downloads/1518106061u36.pdf · estes também servem para “isolar palavras, locuções ou frases

QUESTÃO: 03 - MANTIDA alternativa 'A'. Adjetivos compostos requisitam o emprego de hífen (CEGALLA, 2010, p. 82). Por isso, a grafia correta da alternativa A é “norte-americano”, a única que demanda ajuste ortográfico. Além disso, a palavra "bem-humorado" está grafada na mesma linha, o que dispensa qualquer análise sobre translineação.

QUESTÃO: 05 - MANTIDA alternativa 'A'. O advérbio “realmente” é classificado como de afirmação (CEGALLA, 2010, p. 259).

QUESTÃO: 06 - MANTIDA alternativa 'D'. Sérios” e “equilibrada” são exemplos de ditongos crescentes, enquanto “reputação” e “neutra” representam ditongos decrescentes (CEGALLA, 2010, p. 26), sendo correta a indicação da alternativa D.

QUESTÃO: 09 - MANTIDA alternativa 'D'. Conforme Cegalla (2010, p. 36), quanto à regra prática da divisão silábica, "não se separam letras que representam ditongos". É o caso de SO-CIE-DA-DE, palavra mencionada pelo autor, assim como de E-MO-CIO-NAL. Como se sabe, o “hiato” marca a existência de um intervalo entre vogais, de modo a figuraram em sílabas distintas. Considerando as separações silábicas de “coi-sas”, “car-rei-ra”, “e-mo-cio-nal”, “de-ve-ri-a” e “vi-sões”, há presença de hiato apenas na alternativa D. Portanto, a letra D é a alternativa correta.

QUESTÃO: 10 - MANTIDA alternativa 'D'. Passando “ânimo” para o singular, a frase ficaria assim: “Hoje o ânimo anda tão aflorado que até um olhar de reprovação pode desencadear um conflito”. Assim, três palavras (que aparecem sublinhadas) deveriam ser modificadas para assegurar uma adequada concordância verbo-nominal da frase.

QUESTÃO: 11 - MANTIDA alternativa 'E'. A palavra “networking” não é definida de forma aprofundada pelo autor da reportagem, e sim somente citada por ele, sendo falsa a primeira afirmação. O conceito de “inteligência emocional” não é detalhado por quem escreveu a matéria jornalística. Apenas há o comentário de que quem a possui “é capaz de ler as dinâmicas mais sutis de cada ambiente e analisar o comportamento alheio”, sendo falsa, também, a segunda afirmação, afinal inteligência emocional não se resume a essa habilidade, e, para efeito de prova, somente o texto pode ser considerado como objeto de análise. Se houve a preocupação em procurar conceituar o que é "inteligência emocional", é justamente porque o texto contém uma lacuna quanto a esse aspecto. Já a fala do psicólogo Travis Bradberry é reproduzida em quase todos os parágrafos com a intenção de repassar conselhos ao leitor sobre o assunto retratado. Tal fonte funciona como um consultor, uma referência intelectual que tem a capacidade de transmitir orientações aos leitores, sendo, assim, verdadeira a terceira afirmação.

QUESTÃO: 14 - MANTIDA alternativa 'E'. Na frase “falar sobre si mesmo no trabalho é importante — e muitas vezes indispensável — para o sucesso”, uma das possibilidades de seu uso tem a ver com a intenção do autor de isolar uma ideia a fim de realçá-la ou enfatizá-la, estando correta a primeira afirmação. Se os travessões fossem substituídos por parênteses, a frase não ficaria ininteligível, pois estes também servem para “isolar palavras, locuções ou frases intercaladas no período, com caráter explicativo” (CEGALLA, 2010, p. 433), sendo incorreta a segunda afirmação. Como as vírgulas também são usadas para separar conteúdos de caráter explicativo, é verdadeira a terceira afirmação.

QUESTÃO: 16 - MANTIDA alternativa 'D'. Na frase ”via de regra, diz Bradberry, ninguém deveria revelar suas crenças políticas no trabalho”, as vírgulas servem para separar conteúdo intercalado de caráter explicativo, estando correta a primeira afirmação. Acerca da pontuação, pondera Cegalla (2010, p. 428) que não é possível “traçar normas rigorosas sobre a matéria”. Levando em consideração essa premissa, na frase “se você não controla o seu próprio veneno, mais cedo ou mais tarde se tornará o alvo da vez”, se a vírgula fosse suprimida, de fato, não haveria maiores distorções quanto à compreensão da mensagem original. A frase continuaria apresentando uma condição que viria a afetar quem não controla o seu próprio veneno, também sendo correta a segunda afirmação. Já na frase “a partir do momento em que você e seu colega souberem quanto cada um ganha, vocês nunca mais se verão da mesma forma”, se a vírgula fosse substituída por ponto, haveria distorções quanto à compreensão da mensagem original, pois o período ficaria incompleto e, com isso, a frase demandaria ser complementada para assegurar as coerências semântica e sintática. Assim, está incorreta a terceira afirmação.

QUESTÃO: 17 - MANTIDA alternativa 'C'. A alternativa C apresenta a correta adaptação do trecho mencionado para a terceira pessoa do singular do imperativo negativo, não sendo demais recordar que “abrir” constitui um verbo regular pertencente à terceira conjugação.

Page 3: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA ESTADO DO RIO …downloads.santarosa.rs.gov.br/downloads/1518106061u36.pdf · estes também servem para “isolar palavras, locuções ou frases

QUESTÃO: 19 - MANTIDA alternativa 'D'. O verbo “revelar”, em geral, é transitivo direto, e sua regência, quando transitivo indireto, não prevê o uso da preposição “de”, sendo falsa a primeira afirmação. Já o verbo “discordar” é transitivo indireto, porém sua regência não pressupõe o uso da preposição “entre”, sendo falsa, igualmente, a segunda afirmação. A regência nominal para o adjetivo “rápido” requisita o uso da preposição “em”. Além disso, a regência nominal para o substantivo “percepção” admite o uso da preposição “sobre”, o que torna verdadeira a terceira afirmação e correta a alternativa D.

MATÉRIA: LEGISLAÇÃO

CARGO(S): PROFESSOR DE SÉRIES INICIAIS, TÉCNICO EM CONTABILIDADE, TÉCNICO EM

ELETRICIDADE, TÉCNICO EM EQUIPAMENTO DE SONORIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO, TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, TÉCNICO EM SISTEMA DE MICROINFORMÁTICA, TOPÓGRAFO,

FISCAL DE MEIO AMBIENTE, OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

QUESTÃO: 22 - MANTIDA alternativa 'A'. As argumentações apresentadas salientam que as assertivas II, III e IV são incorretas, considerando o artigo nono da Lei Orgânica. Então, se explicitamente nenhuma dessas três é permitida ao município, logo a assertiva I é a única alternativa de resposta a ser assinalada. Questão mantida.

QUESTÃO: 25 - MANTIDA alternativa 'E'. A alternativa A estaria correta se não houvesse o Parágrafo Único no Art. 51 da Lei Orgânica, no qual a questão foi claramente baseada, vejamos: texto da Lei: “Art. 51. Vagando os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito, far-se-á eleição noventa dias após aberta a última vaga. Parágrafo único. Ocorrendo a vacância após cumpridos três quartos do mandato do Prefeito, a eleição, para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pela Câmara Municipal.” (tal texto é encontrado no link informado na argumentação enviada, para acesso à Lei). Enunciado da questão: “Vagando os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito, após cumpridos três quartos do mandato do Prefeito, a eleição, para ambos os cargos, será feita pela Câmara Municipal”. Portanto, a alternativa E é a única que responde corretamente à questão.

QUESTÃO: 28 - MANTIDA alternativa 'D'. “Incorporar” ao vencimento significa que o valor percebido pelo exercício da função de confiança será pago para sempre ao servidor, quando tal remuneração é devida apenas enquanto perdurar tal exercício, a argumentação baseada no Art. 53 não se aplica à questão, já que ela não trata de incorporação de valores. O mesmo vale para a argumentação baseada no Art. 52, que trata sobre cargos em comissão: a questão também não trata sobre esse tipo de cargo. A manutenção do gabarito divulgado encontra respaldo nos Artigos 44 a 48, onde pode-se confirmar a alternativa D como correta.

MATÉRIA: CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CARGO(S): PROFESSOR DE SÉRIES INICIAIS

QUESTÃO: 32 - MANTIDA alternativa 'A'. A referida questão está relacionada aos tipos de reforma educacional definidas por Perrenoud. Neste sentido, o gabarito correto é a letra A, pois a transformação do currículo é classificada pelo autor como sendo uma reforma de segundo tipo. (p. 160)

QUESTÃO: 38 - MANTIDA alternativa 'A'. O gabarito correto é a letra A, pois, conforme consta no livro de Mitler (2008), a integração envolve, justamente, que o aluno se prepare para ser colocado na escola regular, portanto, ele é que deve adaptar-se à escola. Nessa visão, necessariamente, a escola não mudará para acomodar uma diversidade cada vez maior de alunos. A perspectiva da inclusão escolar implica uma reforma nas escolas em termos de currículo, avaliação, pedagogia e formas de agrupamento dos alunos nas atividades de sala de aula. A integração requer a adaptação do aluno à escola, enquanto que, na inclusão, a escola é que necessita se adaptar e se reorganizar para trabalhar com as diferenças.

QUESTÃO: 60 - MANTIDA alternativa 'B'. O gabarito da questão é a letra B. O referido documento apresenta dois sentidos para o termo alfabetização: o processo de apropriação do sistema de escrita alfabético; o processo de letramento envolvendo as vivências culturais mais amplas. É na junção desses dois processos que a alfabetização acontece.

Page 4: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA ESTADO DO RIO …downloads.santarosa.rs.gov.br/downloads/1518106061u36.pdf · estes também servem para “isolar palavras, locuções ou frases

CARGO(S): TÉCNICO EM CONTABILIDADE

QUESTÃO: 31 - MANTIDA alternativa 'D'. As citações apresentadas na questão 31 foram embasadas no programa do respectivo concurso: Contabilidade Geral - PADOVEZE, Clóvis Luís. Manual de Contabilidade Básica.

QUESTÃO: 34 - MANTIDA alternativa 'D'. Segue cálculo do DRE: Faturamento Bruto : 60.000 - Deduções ( icms s/vendas: 8.500 - Descontos: 2.000 - Vendas canceladas : 6.000 = Receita Líquida: 43.500 - CMV ( 12.000 ) = Lucro Bruto : 31.500

QUESTÃO: 37 - MANTIDA alternativa 'D'. A citação de conta devedora e credora consta em inúmeras bibliografias de Contabilidade. No caso do respectivo concurso, está elencada em Contabilidade Geral através da bibliografia de SANTOS, José Luiz (et al.). Contabilidade Geral. A única alternativa que preenche os requisitos da questão é a D.

QUESTÃO: 40 - MANTIDA alternativa 'A'. A citação que embasou a formulação da respectiva questão é apresentada nas referências bibliográficas do respectivo concurso. Neste caso, por SANTOS, José Luiz (et al.). Contabilidade Geral, no programa de Contabilidade Geral.

QUESTÃO: 48 - MANTIDA alternativa 'B'. A citação que embasou a questão apresentada faz parte das referências bibliográficas do respectivo concurso. Neste caso, a Lei federal 8.666, de 21 de junho de 1993 (atualizada pela Lei 8.883/1994), em seu artigo 2º.

QUESTÃO: 52 - MANTIDA alternativa 'E'. A citação que embasou a referida questão faz parte das referências bibliográficas apresentadas no referido concurso. Neste caso, a Lei complementar 101, de 04 de maio de 2000 em seu artigo art. 29.

QUESTÃO: 55 - MANTIDA alternativa 'A'. A citação que embasou a questão apresentada faz parte das referências bibliográficas do respectivo concurso. Neste caso, a Lei complementar 101, de 04 de maio de 2000, em seu art. 48.

QUESTÃO: 60 - MANTIDA alternativa 'A'. Citação que embasou a questão apresentada faz parte das referências bibliográficas do respectivo concurso. Neste caso, a Portaria Conjunta STN/SOF Nº 2, de 22 de dezembro de 2016 e Portaria STN nº 840, de 21 de dezembro de 2016 em sua página 32.

CARGO(S): TÉCNICO EM ELETRICIDADE

QUESTÃO: 58 - MANTIDA alternativa 'E'. A relação entre a razão das impedâncias é dada por: (Np/Ns)²=Zp/Zs .

CARGO(S): TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

QUESTÃO: 42 - MANTIDA alternativa B. A questão 42 foi extraída da Bibliografia “SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. Manuais de Legislação Atlas (Lei n°6.514, de 22 de dezembro de 1977 e Normas Regulamentadoras (NR) aprovadas pela Portaria 3214, de 8 de junho de 1978. São Paulo: Editora Atlas.”, especificamente da Norma Regulamentadora 15, a qual refere que o “FRIO é considerado insalubre em decorrência de inspeção realizada no local de trabalho, em percentual de 20%”.

CARGO(S): TÉCNICO EM SISTEMA DE MICROINFORMÁTICA

QUESTÃO: 52 - ALTERA GABARITO DE ALTERNATIVA 'C' PARA ALTERNATIVA 'B'. Houve erro no cadastro do gabarito preliminar.

Page 5: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA ESTADO DO RIO …downloads.santarosa.rs.gov.br/downloads/1518106061u36.pdf · estes também servem para “isolar palavras, locuções ou frases

QUESTÃO: 54 - MANTIDA alternativa 'E'. De acordo com MORIMOTO, C. E. Hardware II, o Guia Definitivo. São Paulo: GDH Press e Sul Editores, 2010, pág. 494, o barramento USB 3.0 oferece uma velocidade de até 4,8 gigabits por segundo.

QUESTÃO: 55 - ALTERA GABARITO DE ALTERNATIVA 'E' PARA ALTERNATIVA 'A'. Houve erro no cadastro do gabarito preliminar.

CARGO(S): TOPÓGRAFO

QUESTÃO: 40 - ALTERA GABARITO DE ALTERNATIVA 'A' PARA ALTERNATIVA 'B'. O gabarito

correto da questão que resulta no somatório de ângulos internos igual a 540° referente a figura referida é

a letra B (84°13’02”).

QUESTÃO: 41 - MANTIDA alternativa 'B'. O gabarito da questão está correto. A definição de Rumo de

uma linha, segundo bibliografia de referência do certame (McCormac, Jack-Topografia), está descrita na

página 137 (capítulo 9 – item 9.4) e coincide com a alternativa B. A outra definição, citada no recurso,

como sendo constante em outra referência bibliográfica indicada (BORGES, A.C. Topografia Aplicada à

Engenharia Civil) tem redação diferente, entretanto de sentido equivalente, não abrindo possibilidade para

entendimento de que outra alternativa esteja correta, ou de que a por nós indicada como a correta torne-

se incorreta.

QUESTÃO: 59 - MANTIDA alternativa 'A'. O gabarito da questão está correto. A definição de Azimute de

uma linha, segundo bibliografia de referência do certame (McCormac, Jack-Topografia), está descrita na

página 136 (capítulo 9 – item 9.3) e coincide com a alternativa A. A outra definição citada no recurso,

como sendo constante em outra referência bibliográfica indicada (BORGES, A.C. Topografia Aplicada à

Engenharia Civil), tem redação diferente, entretanto, de sentido equivalente, não abrindo possibilidade

para entendimento de que outra alternativa esteja correta, ou de que a por nós indicada como a correta

torne-se incorreta.

CARGO(S): FISCAL DE MEIO AMBIENTE

QUESTÃO: 32 – MANTIDA a alternativa A. Comparando o conteúdo da CONAMA 237/1997, que traz em seu trecho "..., consideradas efetiva ou POTENCIALMENTE poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso”. Porém, a afirmação da questão menciona que através do licenciamento ambiental, a administração pública exerce o controle sobre as atividades humanas que interferem nas condições ambientais, mas não restringe somente a essas atividades. Assim, essa afirmação é verdadeira.

QUESTÃO: 34 – MANTIDA a alternativa 'C'. A pergunta norteadora da questão solicita que o candidato assinale a alternativa que contém as assertivas que NÃO complementam o texto do enunciado. Sendo assim, quando referenciamos IMPACTOS AMBIENTAIS, tanto “A igualdade de gênero na região impactada” e “As escolhas políticas da população local” são questões exclusivamente sociais. Portanto, mantém-se o gabarito divulgado.

QUESTÃO: 36 - ANULADA. O programa de conhecimentos específicos citado no edital não apresenta as atribuições do fiscal ambiental.

QUESTÃO: 39 – MANTIDA a alternativa B. De acordo com a Conama 357/2005, conforme consta no art. 2º Para efeito desta Resolução são adotadas as seguintes definições: I - águas doces: águas com salinidade igual ou inferior a 0,5 ‰; II - águas salobras: águas com salinidade superior a 0,5 ‰ e inferior a 30 ‰; III - águas salinas: águas com salinidade igual ou superior a 30%; IV - ambiente lêntico: ambiente que se refere à água parada, com movimento lento ou estagnado; V - ambiente lótico: ambiente relativo a águas continentais moventes; Assim, a assertiva “Águas salobras: águas com salinidade superior a 0,5%.” permanece falsa, pois não há como afirmar que qualquer valor acima de 0,5 seja aceitável, visto que há um limite (30%).

Page 6: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA ESTADO DO RIO …downloads.santarosa.rs.gov.br/downloads/1518106061u36.pdf · estes também servem para “isolar palavras, locuções ou frases

QUESTÃO: 40 - MANTIDA alternativa 'B'. Considerando o enunciado quais estão INCORRETAS, de acordo com CONAMA nº 430/2011, X - Lançamento INDIRETO: quando ocorre a condução do efluente, submetido ou não a tratamento, por meio de rede coletora que recebe outras contribuições antes de atingir o corpo receptor, ou seja, é lançamento indireto e não direto. XI - Nível TRÓFICO: posição de um organismo na cadeia trófica, ou seja, é nível trófico e não nível antrópico. Portanto, mantém-se o gabarito divulgado.

QUESTÃO: 42 - ANULADA. Considerando a legislação ambiental vigente, a poluição atmosférica pode acarretar condições adversas às atividades sociais e econômicas.

QUESTÃO: 60 - ANULADA. De acordo com o Art. 1º da Resolução CONAMA Nº 430/2011, que complementa a Resolução no 357, de 17 de março de 2005, CONAMA. A assertiva I está correta e não incorreta como indica a alternativa constante no gabarito preliminar. Também as demais alternativas necessitam de maior complementação para determinar se estavam corretas ou incorretas.

NÍVEL SUPERIOR

MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA

CARGO(S): PROFESSOR DE CIÊNCIAS, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, BIÓLOGO,

ENGENHEIRO AGRÔNOMO, ENGENHEIRO FLORESTAL, ENGENHEIRO QUÍMICO

QUESTÃO: 01 - MANTIDA alternativa 'A'. Em relação à primeira assertiva, o sujeito do verbo 'vir' é "Fatos (...) madeira" (l.07-10), ou seja, o sujeito é plural e o verbo deve receber o acento. Já em relação à segunda assertiva, o sujeito é "a maioria da energia elétrica", logo o verbo não recebe acento.

QUESTÃO: 03 - MANTIDA alternativa 'B'. Na questão, a alteração de 'resultado' por 'consequência' acarreta a necessidade de duas outras mudanças: o artigo 'o' precedente, na linha 06 passa a ser 'a', e a palavra 'percebido', na linha 07, passa a ser 'percebida'.

QUESTÃO: 04 - MANTIDA alternativa 'E'. Na linha 08, a primeira vírgula separa um aposto, entretanto a segunda vírgula tem como principal função a separação de itens em uma série. Nesse sentido, mantém-se o gabarito.

QUESTÃO: 07 - MANTIDA alternativa 'E'. Nem todos os verbos admitem conversão para a voz passiva, somente aqueles cuja transitividade seja direta. Todos os outros casos não admitem, mesmo que sejam feitas alterações. Nesse sentido, apenas a alternativa 'E' corresponde aos critérios de conversão.

QUESTÃO: 09 - MANTIDA alternativa 'D'. A questão solicita que sejam analisadas as assertivas relativas às formas verbais que se encontram entre as linhas 34 e 35. Relativamente à assertiva II, em que se solicita verificar a possibilidade de conversão da reduzida expressa por 'Diminuir", que exerce a função de sujeito oracional (oração subordinada substantiva reduzida de infinitivo). Assim a conversão da reduzida para a desenvolvida é absolutamente pertinente. No Caso : Diminuir gastos com energia elétrica... assumiria a forma: Que se diminuíssem os gastos com energia elétrica .... É importante ressaltar que a oração subordinada substantiva subjetiva pode estar expressa de três forma, quando desenvolvida: com verbo na voz passiva sintética, com verbo na voz passiva analítica ou, ainda, com verbo impessoal, ,na terceira pessoa do singular (Ver Bechara pag. 383). É importante, ainda ressaltar que a oração substantiva - quando reduzida - pode estar no início da frase, assim como a desenvolvida não deve iniciar um período, visto que fere as regras que determinam a construção frasal. Entretanto, a conversão, em especial das subjetivas, dependendo da forma que assumem, podem estar em lugares distintos (observem-se os exemplos trazidos por Bechara).

QUESTÃO: 13 - ANULADA. Na questão, o enunciado deveria ser "palavra 'que' NÃO funciona como pronome relativo?". Não há, portanto, gabarito.

Page 7: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA ESTADO DO RIO …downloads.santarosa.rs.gov.br/downloads/1518106061u36.pdf · estes também servem para “isolar palavras, locuções ou frases

QUESTÃO: 14 - ALTERA GABARITO DE ALTERNATIVA 'D' PARA ALTERNATIVA 'A'. A questão solicitava que fossem analisadas as seguintes assertivas: Na linha 03, a palavra ‘se’ poderia ser deslocada para imediatamente após ‘fala’, sem provocar incorreção à frase - afirmação incorreta, visto que naquele contexto observa-se a necessidade de uso da palavra se em situação de próclise, em virtude da ocorrência da conjunção subordinativa 'Quando' (conforme Cegalla, p. 538). II. Na linha 16, a palavra ‘se’ representa um pronome apassivador - afirmação correta, a palavra se junto ao verbo estimar representa uma expressão de voz passiva sintética. III. Na linha 18, em ‘originam-se’, a palavra ‘se’ é parte integrante do verbo, visto tratar-se de um verbo transitivo pronominal. Tal afirmação está correta, conforme evidencia-se em Faraco (p.316) e em Cunha (dicionário de regência verbal).

QUESTÃO: 16 - MANTIDA alternativa 'B'. Em relação à primeira assertiva, a supressão de 'principalmente' altera o sentido da frase, pois retiraria o sentido de que o excesso de CO2 é gerado sobretudo por indústrias e automóveis, mas não somente por esses. Já em relação à segunda assertiva, a inversão dos termos da frase não acarretaria mudanças no sentido nem necessidades de alteração, como inserção de dois pontos. Ao fazer a inversão, tem-se a mesma frase em diferente ordem (verbo-objeto-sujeito), e não um aposto.

QUESTÃO: 19 - MANTIDA alternativa 'C'. A assertiva II está parcialmente incorreta, visto que a palavra 'eólica', no contexto de uso, não é um substantivo, mas sim um adjetivo.

QUESTÃO: 20 - MANTIDA alternativa 'D'. A questão solicitava que fossem analisadas as três assertivas relativas à informações contidas no texto, sendo considerada incorreta a III. Inicialmente é importante dizer que a questão solicitava que fossem indicadas as incorretas e que isso equivale apenas à afirmação III. Deste modo, nos parece que houve um problema de interpretação da ordem das questões, visto que a maioria dos recursos ratifica o gabarito indicado pela alternativa C.

Vejamos, pois, as assertivas: I. Aquecimento global, consumo demasiado, esbanjamento de água, dentre outros problemas que o homem provoca são prejudiciais a ele próprio e a Terra. Esta assertiva está de acordo com o texto, portanto correta, conforme se verifica entre as linhas 04 e 05 do texto, além das informações contidas la linha 12. Ainda, se pode verificar que a ideia contida nessa afirmação está contemplada ao longo do texto, em especial no segundo parágrafo e também o último. Observe a afirmação contidas entre as linhas 11-12: Especialistas não cansam de apontar que esse ciclo de elevação de temperaturas pode levar ao fim a vida na Terra. Ou seja, se as atitudes do homem não mudarem, ele a a própria Terra serão prejudicadas. Quanto à assertiva II: O fato de o homem tomar conta do lugar em que mora – o planeta Terra - com o máximo cuidado e interesse remete a um modo de proceder ou agir consciente e evoluído. Tal afirmação tem aporte entre as linhas 27 e 30 do texto (...zelar por um planeta sustentável é uma atitude consciente e evolutiva, que deve estar em todas as esferas de nossas vidas, tanto pessoal quanto social. Ações sustentáveis comprovadamente podem salvar o planeta e melhorar a qualidade de vida desta e das futuras gerações.); soma-se a isso o que Aurélio nos traz como sinônimo de atitude: "Modo de proceder ou agir; comportamento, procedimento; Propósito, ou maneira de se manifestar esse propósito". Quanto à assertiva III - Colaborar com a sustentabilidade requer mudanças comportamentais que se conseguem sem custo ou esforço; a ação individual é a chave para mudar todo um cenário sem necessidade de outros comprometimentos. - está está em desacordo com as ideias contidas no contido, especialmente naquilo colocado entre as linhas 31 e 33 - Não é tão difícil quanto parece contribuir para um planeta mais sustentável. Com pequenas atitudes, podemos fazer nossa parte e pressionar autoridades e governos para cumprirem suas medidas. Além do que consta no último parágrafo. Desde modo, apenas a afirmação III está em desacordo com as ideias contidas no texto, conforme gabarito divulgado.

CARGO(S): PROCURADOR DO MUNICÍPIO

QUESTÃO: 01 - MANTIDA alternativa 'E'. No que concerne o uso da crase: na linha 26, a lacuna deve ser preenchida por à, uma vez que o verbo referir-se tem regência indireta e a palavra que segue é feminina; na linha 28, o preenchimento também é com à, em virtude da regência de 'comparada' e da existência de palavra feminina; já na linha 33, não há crase, uma vez que a lacuna é procedida de verbo.

QUESTÃO: 03 - MANTIDA alternativa 'C'. No contexto da frase "a Idade Média é sempre vista como uma fase complicada em termos de desenvolvimento de tecnologias uma vez que foi um período bastante soturno", o vocábulo 'soturno' tem o sentido de 'sombrio, lúgubre', conforme o dicionário Houaiss. É importante observar que a relação de causa-consequência fica clara, pois o desenvolvimento da tecnologia não ocorreu em virtude do período ser sombrio, que infundia pavor, medo, e não ao contrário. Além disso, o uso da palavra 'encalvecido' não estabelece a mesma relação, além de ser um uso figurativo da palavra, dependendo da necessidade de mais possíveis informações presentes no texto.

Page 8: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA ESTADO DO RIO …downloads.santarosa.rs.gov.br/downloads/1518106061u36.pdf · estes também servem para “isolar palavras, locuções ou frases

QUESTÃO: 04 - MANTIDA alternativa 'D'. A questão solicitava que se analisassem os vocábulos 'técnicas, ritmo, advento, conectividade' em virtude de questões ortográficas e fonéticas. As assertivas I e II estão incorretas, pois todas as palavras possuem mais fonemas do que letras: /tek(i)nikas, rit(i)mo, ad(i)vento, conek(i)tividade/. Nesse sentido, pode-se perceber o acréscimo de mais um fonema na fala (i), em virtude de questões fonéticas da linguagem, o que faz a assertiva III correta.

QUESTÃO: 06 - MANTIDA alternativa 'E'. A questão solicitava se as alterações propostas acarretavam mudanças de sentido ou de forma no texto, o que ocorria em todas as assertivas. Na assertiva I, a substituição de 'um grande universo' por 'um Big Bang' provoca mudanças, uma vez que um grande universo sem fronteiras é diferente do conceito de Big Bang, que representa o momento inicial em que o universo se criou e o seu contínuo movimento de expansão. Na assertiva II também há alteração, uma vez que mínimas condições indicam a existência de apenas condições básicas para a estrada ser usável. A assertiva III também causa alterações, uma vez que o advérbio ‘também’ dá uma ideia de que não é apenas o que foi dito antes, mas aquilo somado à ideia nova.

QUESTÃO: 08 - MANTIDA alternativa 'A'. Na frase "Uma das mudanças mais significativas foi a substituição do ferro pelo aço nas indústrias”, a alteração de 'Uma' por 'Algumas' causaria necessidade de o verbo ir para o plural: "Algumas das mudanças mais significativas FORAM a substituição...".

QUESTÃO: 10 - MANTIDA alternativa 'C'. Na frase "Mesopotâmicos e egípcios dedicaram-se com afinco", a palavra 'se' é classificada como pronome reflexivo, conforme pode ser visto no Dicionário de Regência (Cunha).

QUESTÃO: 11 - MANTIDA alternativa 'B'. Em relação à assertiva II da questão 11, o adjetivo "nômade" adiciona ao substantivo o sentido de errante, que significa "aquele que vagueia, que é erra (no sentido de percorrer". Se olharmos o sentido de 'nômade', veremos, conforme o dicionário Aurélio, que refere- se a "tribos ou povos errantes, sem habitação fixa que se deslocam constantemente em busca de alimentos, pastagens, etc."

QUESTÃO: 12 - MANTIDA alternativa 'E'. A questão solicitava que se analisassem as mudanças em relação à regência verbal, ou seja, independente de outras possíveis alterações (concordância, tempo, aspecto verbal), o objetivo era analisar a capacidade de observar os aspectos concernentes à regência. Nesse sentido, todas as assertivas ensejam mudanças de regência: I - "explora um estágio" por "se encontra EM um estágio"; II - "desenvolveu técnicas" por "faz uso DE técnicas"; III - "ao aprender como realizar" por "ao tomar conhecimento DE como se realiza".

QUESTÃO: 13 - MANTIDA alternativa 'B'. A questão solicitava que se analisassem as propostas de retomadas no texto. A assertiva I está incorreta, pois, na linha 27, ‘que’ não retoma a expressão ‘século XV’, mas sim ‘invenção da imprensa de Gutemberg’. Já a assertiva II está correta, pois, na linha 38, ‘que’ retoma a palavra ‘tecnologias’ e também funciona como sujeito do verbo ‘ganharam’ (l.38). Por fim, na linha 41, ‘que’ não funciona como sujeito do verbo ‘existisse’, mas sim so verbo ‘recebeu’, o que faz com que a assertiva III esteja incorreta.

QUESTÃO: 15 - MANTIDA alternativa 'C'. A questão solicitava que se analisassem o sentido da frase “Vivemos uma fase em que a conectividade derrubou barreiras” (l.43-44) quando rescrita, levando em consideração aspectos como uso de pronomes e de voz passiva. Veja-se: na assertiva I, “Nós vivemos em um tempo em que as barreiras foram derrubadas pela conectividade”, a inserção do artigo definido ‘as’ não altera sobremaneira o sentido da frase, pois não se está fazendo uma associação com entidades particulares, específicas, em contraponto com uma designação mais genérica, indefinida. Apesar de parecer ser uma tendência da língua, na frase em questão não há inferências dessa ordem sendo feitas. Tal fato seria destoante caso pensássemos em uma diferença entre os artigos definidos e indefinidos, mas não necessariamente entre a supressão e a presença do artigo. Já em relação a assertiva III, essa é falsa, pois há um uso errado do pronome ‘onde’: “Vive-se um tempo onde se derrubaram barreiras pela conectividade”. Tal pronome deve ser usado quando há referência de espaço/lugar (conforme Cegalla; Bechara). Pelo exposto, mantém-se o gabarito.

QUESTÃO: 17 - MANTIDA alternativa 'C'. A questão versava sobre como determinadas palavras funcionam como gatilhos de inferência. Conforme Fiorin (2007), um dos marcadores de pressuposição é o adjetivo, como ocorre com o vocábulo 'primeiro'. Tal palavra indica que aquele ciclo de sedentarismo foi o antecedeu todos os outros. Ou seja, por mais que não se fale nos ciclos decorrentes, é possível inferir que esse foi o fundamental, o que precedeu outros. Por tais motivos, mantém-se o gabarito.

Page 9: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA ESTADO DO RIO …downloads.santarosa.rs.gov.br/downloads/1518106061u36.pdf · estes também servem para “isolar palavras, locuções ou frases

QUESTÃO: 18 - MANTIDA alternativa 'A'. Para responder à questão, fazer-se-ia necessário ter um conhecimento do conteúdo geral do texto. É importante observar, também, que a questão solicitava não apenas tal compreensão total, mas qual proposta de substituição não alteraria o sentido do título original. Nesse caso, a alternativa (a) desenvolve tal aspecto, pois "O desenvolvimento tecnológico: da antiguidade à idade Contemporânea" envolve o tema que permeia todos os parágrafos, fazendo com que 'antiguidade' seja entendido não como um tempo específico, mas como uma contraposição aos tempos atuais. Todos os outros títulos trazem aspectos diferentes: em (b) cita-se a evolução não só da tecnologia, mas do ser humano, em (c) cita-se as mudanças sociotecnológicas, em (d), fala-se de contradições, em (e) toca-se nas invenções humanas. Se olharmos o título original "a evolução da tecnologia", fica-se evidente que se fala em uma questão de evolução temporal (antiguidade-atualidade) da tecnologia, e não da sociedade ou outros aspectos. Por esses motivos, mantém-se o gabarito.

QUESTÃO: 19 - MANTIDA alternativa 'D'. A questão versava sobre as ideias contidas no texto e sobre a sua interpretação. A assertiva III “Inúmeros avanços tecnológicos caracterizaram a Idade Contemporânea, inclusive permitindo a comunicação entre nações a partir de um simples clicar.” encontra respaldo no último parágrafo do texto.

1. Inúmeros avanços tecnológicos caracterizaram a Idade Contemporânea = “reconhecida como a ‘Era das invenções’, a Idade Contemporânea promoveu transformações ainda mais profundas na sociedade assim como no ritmo produtivo”.

2. inclusive = advérbio que indica a ideia de que o referente se inclui em um outro grupo. Logicamente, se a idade contemporânea é a idade dos inventos, o advérbio indica que o que vai ser dito depois faz parte, está incluído nesse grupo de invenções.

3. permitindo a comunicação entre nações a partir de um simples clicar = “Vivemos uma fase em que a conectividade derrubou barreiras como fronteiras de nações permitindo que estejamos ........ do que se passa no outro lado do mundo com o mero pressionar de um botão”. Nesse último aspecto, pode-se perceber que a comunicação entre as nações está relacionada ao fato da conectividade (que é primordialmente uma função comunicativa) não ter mais barreiras físicas, como fronteiras.

Pelo exposto, mantém-se o gabarito.

MATÉRIA: LEGISLAÇÃO

CARGO(S): PROFESSOR DE CIÊNCIAS, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, BIÓLOGO,

ENGENHEIRO AGRÔNOMO, ENGENHEIRO FLORESTAL, ENGENHEIRO QUÍMICO

QUESTÃO: 21 - ALTERA GABARITO DE ALTERNATIVA 'A' PARA ALTERNATIVA 'B'. De fato, as ausências de Amarilis justificam a sujeição à perda de mandato. Altera-se o gabarito de alternativa A para alternativa B.

CARGO(S): PROCURADOR DO MUNICÍPIO

QUESTÃO: 21 - MANTIDA alternativa 'A'. A questão baseia-se na Lei Orgânica, prevista como conteúdo a ser abordado na prova. Não cabe aqui, nesse momento, discutir a constitucionalidade ou não dos artigos dessa lei. Questão mantida.

QUESTÃO: 22 - MANTIDA alternativa 'C'. Pelos mesmos princípios citados no recurso, a banca entende que o gabarito está correto. Ignorar qualquer distinção entre brasileiros é dar-lhes tratamento igualitário. Isso não significa desrespeito às leis vigentes. Se a Lei Orgânica Municipal proíbe de forma expressa a criação de qualquer distinção entre brasileiros, logo entende-se que é possível ignorar qualquer distinção eles. Como argumentado no questionamento, isto está implícito. A questão permanece mantida.

QUESTÃO: 23 - MANTIDA alternativa 'B'. Considerando o enunciado da questão e suas assertivas – estas, transcrições fieis dos incisos I e II do Art. 23 – e sabendo que as vedações aos servidores públicos civis do Município de Santa Rosa são explorar, sob qualquer título, atividade profissional paralela à sua, em próprios da municipalidade; e estabelecer-se comercialmente e manter relações comerciais com órgãos públicos do Município (Art. 158, I e II), não resta dúvidas sobre o tipo de posse de Antônio da Padaria. Assim, a questão fica mantida.

Page 10: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA ESTADO DO RIO …downloads.santarosa.rs.gov.br/downloads/1518106061u36.pdf · estes também servem para “isolar palavras, locuções ou frases

QUESTÃO: 30 - MANTIDA alternativa 'E'. De acordo com o Art. 80, inciso IX, “Constituem gratificações e adicionais dos servidores públicos municipais: retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento.” Portanto, a questão possui resposta correta e permanece mantida.

MATÉRIA: CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CARGO(S): PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

QUESTÃO: 32 - MANTIDA alternativa 'C'. Na questão 32, o que foi trocado e por isso considerada falsa foi a unidade temática, o texto se refere a unidade temática brincadeiras e jogos e não esporte como está escrito na segunda assertiva da questão.

QUESTÃO: 36 - MANTIDA alternativa 'D'. A alternativa correta da questão 36 está como correta a alternativa D.

QUESTÃO: 40 - MANTIDA alternativa 'E'. A questão 40 faz referência a um parágrafo que descreve a autonomia, constante na página 85 do PCNs do 3º e 4º ciclos.

QUESTÃO: 43 - MANTIDA alternativa 'E'. Nesta questão, as definições foram retiradas do livro Educação Física Adaptada de Marcia Goggarti e Roberto Barueri, pg.44-46. Consta que as informações utilizadas nas questões devem ser oriundas das bibliografias utilizadas dentro do edital.

QUESTÃO: 49 - MANTIDA alternativa 'D'. A questão teve uma modificação do texto original produzido pela banca. Houve a colocação da bibliografia utilizada para um maior esclarecimento (ou seja, é uma informação adicional), porém a bibliografia teve um erro de digitação, o que não invalida a questão. Além disso, considera-se que o profissional da área tinha conhecimento das bibliografias do edital e dos conteúdos programáticos.

QUESTÃO: 57 - MANTIDA alternativa 'C'. Esta questão foi retirada do livro pedagogia do esporte de tani Go, Jorge Bento e Ricardo Petersen, na página 228.

QUESTÃO: 59 - MANTIDA alternativa 'A'. O requerente argumenta com o mesmo que o texto diz.

CARGO(S): PROFESSOR DE CIÊNCIAS

QUESTÃO: 33 - MANTIDA alternativa 'D'. Questão com base no item 13 das Referências indicadas no Edital : 13.BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. MEC/SEB/DICEI, 2013 – Página 21 - Disponível em - http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. “O conceito de qualidade na escola, numa perspectiva ampla e basilar, remete a uma determinada ideia de qualidade de vida na sociedade e no planeta Terra. Inclui tanto a qualidade pedagógica quanto a qualidade política, uma vez que requer compromisso com a permanência do estudante na escola, com sucesso e valorização dos profissionais da educação. Trata-se da exigência de se conceber a qualidade na escola como qualidade social, que se conquista por meio de acordo coletivo. Ambas as qualidades – pedagógica e política – abrangem diversos modos avaliativos comprometidos com a aprendizagem do estudante, interpretados como indicações que se interpenetram ao longo do processo didático-pedagógico, o qual tem como alvo o desenvolvimento do conhecimento e dos saberes construídos histórica e socialmente.” (Pág. 21). Sob esta ótica de qualidade na educação muitos autores, como Libâneo – itens 6 e 7; Morim – item 9 e Savianni – item 13, deixam claro em suas obras que a qualidade na educação é mais que medir a aprendizagem dos estudantes e passa pela necessidade de avaliar também institucionalmente a escola traçando o perfil do alunos e profissionais da educação bem como o nível de maturidade administrativa e governança da escola. Então pode se concluir com base na obra destes autores que usar apenas índices de aprendizado em Matemática e Língua Portuguesa pode configurar um reducionismo do padrão de qualidade da escola e da educação. A questão relaciona os ensinamentos de várias obras e ainda fixa sua base no item 13 das referências descritas no Edital.

Page 11: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA ESTADO DO RIO …downloads.santarosa.rs.gov.br/downloads/1518106061u36.pdf · estes também servem para “isolar palavras, locuções ou frases

QUESTÃO: 39 - MANTIDA alternativa 'C'. Questão com base no item 13 das Referências indicadas no Edital: 13.BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. MEC/SEB/DICEI, 2013 – Páginas 282, 283 e 284 (Artigo 5º) – ” Art. 5º O AEE é realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns, podendo ser realizado, também, em centro de Atendimento Educacional Especializado da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas com a Secretaria de Educação ou órgão equivalente dos Estados, Distrito Federal ou dos Municípios.” Disponível em - http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file

QUESTÃO: 41 - ALTERA GABARITO DE ALTERNATIVA 'E' PARA ALTERNATIVA 'A'. A alternativa correta para o gabarito é a letra “A”: Pedagogia Progressista". As tendências pedagógicas progressistas analisam de forma crítica as realidades sociais, cuja educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social, explicando o papel do sujeito como um ser que constrói sua realidade. Ela assume um caráter pedagógico e político ao mesmo tempo na busca de formar um cidadão consciente dos seus direitos. É dividida em três tendências e todas pregam a distribuição de cultura (e consequentemente a de renda) como uma das formas de combater a desigualdade social. No Brasil essas ideias foram (e são defendidas) por Libânio, Saviani, Freire, Grossi, entre outros.

QUESTÃO: 48 - ANULADA. Há duas alternativas possíveis para o gabarito dessa questão. São afirmativas INCORRETAS, pois: Alternativa B: apresenta bactérias como Protista, onde na verdade é um Monera. Alternativa C: apresenta esquistossomo como Nematelminto, sendo um Platelminto. Não há informações erradas nas alternativas A, D ou E, mantendo-as CORRETAS. Alternativa A: os vírus não possuem organização celular, não apresentam membrana plasmática, ou citoplasma, organelas ou núcleo. Alternativa D: a classificação dos anelídeos é oligoquetas (oligo = pouco e chaeta = cerdas); poliquetas (poli= muito e cheta = cerdas) e hirudíneos (sem cerdas). Alternativa E: os cefalópodes são a classe de moluscos marinhos a que pertencem os polvos e as lulas, tendo seu significado em kephale = cabeça e podos = pés.

QUESTÃO: 50 - MANTIDA alternativa 'D'. A única alternativa incorreta é a de letra D. A alternativa E traz como exemplo de divisão celular a reprodução dos seres unicelulares e a multiplicação de seres multicelulares, não negando a existência de outros exemplos possíveis do uso da divisão celular por esses seres. Ainda assim, não é a partir da divisão celular que os seres multicelulares se reproduzem, embora a divisão celular faça parte do processo reprodutivo.

QUESTÃO: 54 - MANTIDA alternativa 'C'. Alternativa A: Há processos de tratamento de doenças que recebem o nome popular de "vacina" apesar de não ter a ação de produção de anticorpos pelo corpo. Um exemplo é a imunoterapia também chamada de vacina alergênica. As vacinas HPV e meningocócica C não são utilizadas para tratamento de doenças, apenas para prevenção. Alternativa B: As vacinas HPV e meningocócica C são administradas via intramuscular. A contra VOP em gotas. Alternativa C: o sistema imunológico reage à vacina produzindo ANTICORPOS. Alternativa D: a dose é menor que a doença real para não gerar ação contrária ao esperado e adoecer o indivíduo. Alternativa E: as vacinas mencionadas no texto (HPV e meningocócica C) podem ser administradas em crianças, jovens, adultos e idosos.

QUESTÃO: 55 - ALTERA GABARITO DE ALTERNATIVA 'B' PARA ALTERNATIVA 'C'. A alternativa correta para gabarito é a letra “C” 3 – 1 – 2 – 4. O gabarito anterior invertia a relação coluna 1/coluna 2 diante das imagens 2 e 3. O correto é a imagem 2 ser denominada submetacêntrico (com centrômero deslocado do centro, formando braços desiguais) e a de número 3 acrocêntrico (cujo centrômero permanece localizado muito próximo de uma das extremidades).

QUESTÃO: 58 - ANULADA. A questão tratava do manejo do trigo e não apenas do processo de plantio. Foi um equívoco a escrita do enunciado com o termo "plantio".

QUESTÃO: 60 - ALTERA GABARITO DE ALTERNATIVA 'E' PARA ALTERNATIVA 'D'. A alternativa correta para gabarito é a letra “D” Alternativa A: A sublimação é a passagem direta da água da fase sólida para de vapor não caracterizando nem a chuva, nem a neve ou a chuva de granizo. Alternativa B: A formação do granizo ocorre após a condensação da água, no momento da precipitação da água das nuvens e não antes da formação delas. Alternativa C: o granizo não se forma quando em próxima a superfície de contato, mas sim ao sair como gota da nuvem e encontrar o ar abaixo de 0ºC. Alternativa E: essa característica é da geada.

Page 12: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA ESTADO DO RIO …downloads.santarosa.rs.gov.br/downloads/1518106061u36.pdf · estes também servem para “isolar palavras, locuções ou frases

CARGO(S): BIÓLOGO

QUESTÃO: 52 – MANTIDA alternativa A No eixo Y, está sendo apontada a variável “Taxa” e, para cada curva considerada, foi especificada a devida relação (linha contínua para taxa de respiração e linha pontilhada para taxa de fotossíntese). As duas linhas referem-se a taxas, no entanto, cada uma delas para um processo diferente, conforme especificado no enunciado da questão.

QUESTÃO: 54 - MANTIDA alternativa C De acordo com Odum E (2007), referência recomendada para o concurso, a frase apresentada na questão define os organismos que possuem equivalente ecológico. O termo organismo está sendo usado corretamente, pois se relaciona à espécimes que ocupam o mesmo nicho ecológico em diferentes regiões geográficas. O termo metapopulações não tem qualquer relação com a definição fornecida na questão já que se trata de um conjunto de subpopulações de uma mesma espécie que não se encontram ligadas entre si.

CARGO(S): ENGENHEIRO QUÍMICO

QUESTÃO: 35 - MANTIDA alternativa B. A porosidade depende da resistência. Isso significa que se a porosidade aumentar, a resistência também aumentará. E outro lado, sabemos que a condutância é recíproca de resistência. Então, nesta questão, a porosidade aumenta, então a resistência aumenta e a condutância diminui. Não há problemas na formulação da questão está bem claro a relação da resistência com a condutância de um material, a interpretação das questões também faz parte da prova.

QUESTÃO: 44 - MANTIDA alternativa C. Questão relacionada a Equações químicas e estequiometria conteúdo de base fundamental para engenharia química. Portanto, realizando o cálculo da questão 44:

Como foi solicitado na questão a resposta mais APROXIMADA AO VALOR CALCULADO é a alternativa

C (Cl2 (M = 70,90 g/mol)). Não há problemas na formulação da questão e a interpretação das questões

também faz parte da prova. Referência bibliográfica: MAIA, Daltamir Justino; BIANCHI, J. C. de. Química

Geral – Fundamentos. São Paulo: Pearson, 2007.

QUESTÃO: 49 - MANTIDA alternativa B. Indeferido o pedido de anulação da questão, pois está

relacionado aos gases e o conteúdo está referido no edital de abertura e retificado. Conteúdos

relacionados a questão: Termodinâmica e Fenômenos de transporte

Referência bibliográficas :SMITH, John; VAN NESS, H. C; ABOTT, M. Introdução à Termodinâmica da

Engenharia Química. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007; BIRD, R. Byron; STEWART, Warren,

LIGHTFOOT. Edwing. Fenômenos de transporte. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004

QUESTÃO: 57 - MANTIDA alternativa D. Indeferido o pedido de anulação da questão 57. Resolução e justificativa da questão 57: Está relacionado a Primeira lei da termodinâmica - conversão energética (a energia não pode criar e não pode destruir, mas converte uma forma para outra). Cálculo realizado: mgh = mS (t2-t1) (500 * 40) * 9.81 * 4 = (500 * 40 + 20) * 4.2* (t2-25) t2 = 34,4.

Page 13: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA ESTADO DO RIO …downloads.santarosa.rs.gov.br/downloads/1518106061u36.pdf · estes também servem para “isolar palavras, locuções ou frases

QUESTÃO: 58 - ANULADA. Respostas corretas I e III, sem alternativa correta.

CARGO(S): ENGENHEIRO FLORESTAL

QUESTÃO: 31 - ANULADA. Realmente houve equívoco na digitação da palavra Natural quando o correto seria Nacional.

CARGO(S): PROCURADOR DO MUNICÍPIO

QUESTÃO: 34 - MANTIDA alternativa 'C'. Recurso indeferido. A questão trata da Intervenção da União nos Estados, assunto regulado no Título III da Constituição Federal (Da Organização do Estado), assunto expressamente indicado no Edital. Recurso não acolhido.

QUESTÃO: 37 - MANTIDA alternativa 'E'. Recurso indeferido. Na ação de desapropriação é possível a discussão de vícios do procedimento administrativo, como por exemplo, a ausência de competência do Ente Público para a espécie de administração em questão. Recurso não acolhido.

QUESTÃO: 52 - MANTIDA alternativa 'A'. Recurso indeferido. A formulação da questão está de acordo com a legislação pertinente à responsabilidade ambiental, Lei nº 9.605/98, que em seu art. 4º dispõe: "Poderá ser desconsiderada a pessoa jurídica sempre que sua personalidade for obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados à qualidade do meio ambiente". Recurso não acolhido.

QUESTÃO: 53 - MANTIDA alternativa 'C'. Recurso indeferido. A questão tem por objeto o princípio da anterioridade. O Imposto sobre rendas e proventos está sujeito a este princípio. A referência no singular, no enunciado da questão, não afasta a correção da alternativa "C", eis que é a única que corresponde adequadamente ao objeto da questão. Recurso não acolhido.

QUESTÃO: 54 - MANTIDA alternativa 'B'. Recurso indeferido. A doutrina nacional é uniforme no entendimento de que o Imposto Predial e Territorial Urbano está sujeito ao princípio da progressividade. Recurso não acolhido

QUESTÃO: 57 - ALTERA GABARITO DE ALTERNATIVA 'A' PARA ALTERNATIVA 'B'. Houve equívoco na indicação do gabarito. A alternativa correta, de acordo com o disposto no art. 2º da Consolidação das Leis do Trabalho, é "B". Recurso acolhido para alteração do gabarito.

CARGO(S): ENGENHEIRO AGRÔNOMO

QUESTÃO: 41 - MANTIDA alternativa 'D'. A assertiva I está incorreta, pois há redução do consumo de água pelas plantas no sistema hidropônico (CALVETE, et al., 2012. in: CHAVARRIA; SANTOS, 2012, página 179), e as demais assertivas corretas, mantendo o gabarito divulgado.

QUESTÃO: 45 - MANTIDA alternativa 'C'. Segundo Filgueira (2000), capítulo 15, página 262 o autor cita que a cultura é de dia longo para bulbificar e de dia curto para florescer, mantendo a alternativa A como correta. A alternativa B está correta, pois o mesmo autor, página 263 afirma que a bulbificação do alho é influenciada pelo frio ao qual as gemas dormentes dos bulbilhos, bem como das plantas, foram expostas. A alternativa D está correta pois o autor afirmar na página 262 que em razão das exigências termoclimáticas da cultura, as plantas têm condições de desenvolvimento apenas nos meses de outono e inverno. A alternativa E está correta pois o autor afirma na página 263 que cultivares tardias necessitam de vernalização pré-plantio de bulbos inteiros, possibilitando a produção de alho nobre no centro-sul do Brasil. A alternativa C está incorreta, pois, segundo o mesmo autor, na página 262, o calor é um fator limitante a cultura, mantendo como correto o gabarito divulgado.

QUESTÃO: 51 - ALTERA GABARITO DE ALTERNATIVA 'E' PARA ALTERNATIVA 'C'. A falta do termo

“priorizada” na assertiva II da questão torna incorreta a mesma, pois a legislação não obriga a

recomposição ou recuperação nas áreas de influência do empreendimento ou nas cabeceiras dos rios se

isso não for possível. O recurso procede.

Page 14: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA ESTADO DO RIO …downloads.santarosa.rs.gov.br/downloads/1518106061u36.pdf · estes também servem para “isolar palavras, locuções ou frases

QUESTÃO: 53 - MANTIDA alternativa 'A'. A alternativa A está incorreta, pois segundo Bissani et al. (2008), página 193, os adubos orgânicos em geral não apresentam os teores de N, P e K nas proporções adequadas para suprir esses nutrientes às plantas. A alterativa B está correta, pois segundo Bissani et al. (2008), página 191, os elementos sódio, potássio e cloro presentes nos materiais orgânicos são prontamente disponíveis às plantas no momento da aplicação.

QUESTÃO: 58 - ANULADA. As alternativas “B” e “C” completam corretamente as lacunas, pois a temperatura da folha é aumentada pela diminuição da temperatura e vice-versa. O recurso procede.

QUESTÃO: 59 - ANULADA. A legislação não prevê o plantio de espécies exóticas, tornando a assertiva IV da questão incorreta, não tendo alternativas corretas. O recurso apresentado pelo candidato é procedente.