prefeitura municipal de pombal procuradoria...

5
MUNICÍPIO DE POMBAL PREFEITURA MUNICIPAL DE POMBAL PROCURADORIA JURÍDICA DO MUNICÍPIO Pregão Presencial n°003/2015 Processo 09.084.054.004/2015 Origem: Comissão Permanente de Licitação Assunto: REGISTRO DE PREÇOS PARA LOCAÇÃO DE VEÍCULOS PARA ATENDER AS NECESIDADES DA SECRETARIA DE AGRICULTURA E SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DESDE MUNIIPIO. Ementa: Análise juridico-formal do Edital de Pregão Presencial e anexo, o qual tem por objeto registro de preços para locação de veículos para atender as necessidades da secretaria de agricultura e secretaria do meio ambiente desde municipi o,, pelo tipo empreitada de menor preço por item, sob critério de aceitabilidade de preço por item. certame licitatório apropriado aos preceptivos constantes na Lei de Licitações, observadas as alterações posteriores. Pregão é uma modalidade de licitação pública destinada a contratos de aquisição de bens ou de prestação de serviços, ambos considerados comuns, cujo julgamento das propostas antecede a fase de habil i tacão, admi tindo que os licitantes de melhor classificação renovem as suas propostas oralmente. Constam dos presentes autos a Requisição 08.948.697.004/2015, contendo as especi fi cações do ob j eto da presente licitação, descrição dos produtos, vigência da contratação e estimativa de preços, bem como a informação referente a dotação orçamentaria para contratação em tela. Foi nos encaminhado o Edital de Pregão Presencial e Minuta da ata de registro de preços, que recebeu o numero de ordem 003/2015tipo menor preços por item, para análise jurídico- formal. I. RELATÓRIO Por força do artigo 38, parágrafo único da Lei de Licitações (Lei 8.666/93) vêm os autos do processo em epígrafe, a esta Assessoria Jurídica, nesta data, para análise de minuta de edital de Pregão presencial 003/2015 da ata do registro de preços administrativo, a ser celebrado entre o município de Pombal e a empresa vencedora do certame ora em comento.

Upload: trinhdien

Post on 29-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PREFEITURA MUNICIPAL DE POMBAL PROCURADORIA …portal.elmar.inf.br/ci/uploads/201151/00003201511/Parecer Juridico.pdf · Licitações (Lei 8.666/93) vêm os autos do processo em epígrafe,

MUNICÍPIO DE POMBALPREFEITURA MUNICIPAL DE POMBAL

PROCURADORIA JURÍDICA DO MUNICÍPIO

Pregão Presencial n°003/2015Processo n° 09.084.054.004/2015Origem: Comissão Permanente de LicitaçãoAssunto: REGISTRO DE PREÇOS PARA LOCAÇÃO DE VEÍCULOS PARA ATENDERAS NECESIDADES DA SECRETARIA DE AGRICULTURA E SECRETARIA DO MEIOAMBIENTE DESDE MUNIIPIO.

Ementa:

Análise juridico-formal do Edital de Pregão Presencial e anexo, oqual tem por objeto registro de preços para locação de veículospara atender as necessidades da secretaria de agricultura esecretaria do meio ambiente desde municipi o,, pelo tipoempreitada de menor preço por item, sob critério deaceitabilidade de preço por item. certame licitatório apropriadoaos preceptivos constantes na Lei de Licitações, observadas asalterações posteriores.

Pregão é uma modalidade de licitação públicadestinada a contratos de aquisição de bens ou de prestação deserviços, ambos considerados comuns, cujo julgamento daspropostas antecede a fase de habil i tacão, admi tindo que oslicitantes de melhor classificação renovem as suas propostasoralmente.

Constam dos presentes autos a Requisição n°08.948.697.004/2015, contendo as especi fi cações do ob j eto dapresente licitação, descrição dos produtos, vigência dacontratação e estimativa de preços, bem como a informaçãoreferente a dotação orçamentaria para contratação em tela.

Foi nos encaminhado o Edital de Pregão Presencial eMinuta da ata de registro de preços, que recebeu o numero deordem 003/2015tipo menor preços por item, para análise jurídico-formal.

I. RELATÓRIO

Por força do artigo 38, parágrafo único da Lei deLicitações (Lei 8.666/93) vêm os autos do processo em epígrafe, aesta Assessoria Jurídica, nesta data, para análise de minuta deedital de Pregão presencial n° 003/2015 da ata do registro depreços administrativo, a ser celebrado entre o município dePombal e a empresa vencedora do certame ora em comento.

Page 2: PREFEITURA MUNICIPAL DE POMBAL PROCURADORIA …portal.elmar.inf.br/ci/uploads/201151/00003201511/Parecer Juridico.pdf · Licitações (Lei 8.666/93) vêm os autos do processo em epígrafe,

MUNICÍPIO DE POMBALPREFEITURA MUNICIPAL DE POMBAL

PROCURADORIA JURÍDICA DO MUNICÍPIO

Juntou-se, ao respectivo processo, autorização paraaquisição, devidamente assinada, onde se evidencia adi sponibil i dade orcamentári a (l ei 8.666/93 art. 14) , bem como, adescrição sucinta de seu objeto, citou os créditos e despesas(Lei 8.666/93 art. 14 c/c art. 38), e onde, igualmente severifica a existência de crédito orcamentário para coberturadesta, atestado pela secretaria Municipal de Administração eFinanças. Apensou edital do Pregão Presencial n" 003/2015 comrespectivos anexos, para análise e parecer deste Órgão jurídico.

É o relatório.

II. MÉRITO

A Administração Pública, via de reqra, e, no teor dopreceituado no art. 37, XXI da Lei Maior, quando de suas comprase l i ci tacões, realização de obras e servi cos, está adstri ta aprocedimento de licitação pública, que possibilita a esta,aquisição menos onerosa do objeto ou serviço que propõe adquirir,a melhor proposta, para o que pretende alienar, observada, emtodo caso, a isonomia entre participantes do processo, verbis:

Art. 37 - A Administração pública direta e indireta de qualquer dosPoderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípiosobedecera aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade,publicidade e eficiência e, também ao seguinte: (redação dada ao caput pelaEmenda Constitucional n° 19/98).

XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras,serviços, compras e alienações serão contratadas mediante processo delicitação publica que assegure igualdade de condições a todos osconcorrentes, com clausulas que estabeleçam obrigações de pagamento,mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da Lei, o qualsomente permitirá as exigências de qualificação técnica e económicaindispensáveis a garantia do cumprimento das obrigações.

Coube a Lei de Licitações (L. 8.666/93) disciplinaras emanações constitucionais supra, na qual se observam asmodal idades em que estas podem ocorrer, ti pôs, suasi nexi gi bil i dades ou di spensas, bem como, correiatos contratos ouconvénios.

Page 3: PREFEITURA MUNICIPAL DE POMBAL PROCURADORIA …portal.elmar.inf.br/ci/uploads/201151/00003201511/Parecer Juridico.pdf · Licitações (Lei 8.666/93) vêm os autos do processo em epígrafe,

J

MUNICÍPIO DE POMBALPREFEITURA MUNICIPAL DE POMBAL

PROCURADORIA JURÍDICA DO MUNICÍPIO

Dentre as modal i dades admi ssiveis para l i ci tacãoencontra-se o Pregão Presencial. Configurar o pregão como umamodalidade licitatoria significa adotar um novo procedimento caraseleção da proposta mais vantajosa, com observância do principioda ispnomia. uma modalidade de licitação consiste em umprocedimento ordenado segundo certos princípios e finalidades. Oque diferencia uma modalidade de outra é a estruturaçãoprocedimental, a forma de elaboração de propostas e o universo depossíveis participantes. Este é a forma de licitação em razão doqual, interessados de um determinado ramo de fornecimento deprodutos ou serviços, pertinente ao objeto do mesmo, os quaisdevem apresentar requisitos mínimos para satisfazer a respectivamodal i dade l i ci tatori a, conforme arti go 4°, inci só XIII,da Lei10.520/02, respeitadas as disposições do edital ao qual sevincula a respectiva modalidade licitatoria, verbis:

De acordo com o artigo 22 da Lei n° 8.666/1993, são cinco asmodalidades de Licitação: l - concorrência; l! - tomada de preço; III -convite; IV - concurso; V - leilão e, a partir do advento da Lei n° 10.520/02 ainstituição das modalidades pregão e pregão eletrônico, os quais serãotratados nos capítulos VI e VII deste estudo.

VI - Pregão Presencial

§ T - Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá seradotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

§ 2° Decreto 3.555/005 - Pregão é uma modalidade de licitação emque a disputa pelo fornecimento de bens ou serviços comuns é feita emsessão pública, por meio de propostas de preços escritas e lances verbais.

o pregão através de uma dentre suas muitas peculiaridades. Alise refere que a característica do leilão é fazer-se a selecão dovencedor através de "propostas e lances em sessão pública". Sobreo tema, voltar-se-á adiante, mas é relevante destacar que este éum dos pontos peculiares do pregão, mas não é o único. Além da

Page 4: PREFEITURA MUNICIPAL DE POMBAL PROCURADORIA …portal.elmar.inf.br/ci/uploads/201151/00003201511/Parecer Juridico.pdf · Licitações (Lei 8.666/93) vêm os autos do processo em epígrafe,

J

MUNICÍPIO DE POMBALPREFEITURA MUNICIPAL DE POMBAL

PROCURADORIA JURÍDICA DO MUNICÍPIO

conjugação de propostas e lances em sessão pública, outrosângulos merecem destaque.

O determi nante da modal i dade, emprocesso, tem por fulcro o preceituado10.520/02, conforme se vê supra, por sepresente contratação, pesquisa de preçodelineados para respectivo certame.

comento,no art.adequar,

no1°o

presenteda Lei

valor daem anexo, aos limites ali

O Edital, em estudo, evidencia a forma de execução de serviços emodalidades licitatória usada, respectivamente, pelaAdministração, ex vi artigo 14, c/c art.22, II, §2°, c/c 23, II,"b" e art. 45 §1", I, e demais artigos aplicáveis à espécie,todos da Lei de Li ci tacão (ibi d) e modifi cações posterií ores, combase no valor estimado, conforme consta da autorização deserviços, onde o Município de pombal pretende comprar sobreregistro de preços para locação de veículos para atender asnecessi dades da secretari a de agri cultu rã e secretari a do mei oambiente desde município,, conforme especificações constantes noanexo i, parte integrante do presente Pregão Presencial.

Quanto o tipo de licitação encontra-se este, emconsonância com o estabelecido na Lei de Licitação (ibid), ex viart.45, §1°, o qual reza o menor preço por item a ser obtidopela administração, segundo o critério de menor preço por itemart. 40, x - quando da realização do certame.

Quanto ao julgamento do certame, deve este se guiar peloprincipio do julgamento objetivo insculpido no art. 4°, inciso xda já ci tada l ei e ref l eti do na Cl áusul a VIII do Edi tal emanalise.

Quanto aos demais itens do edital do Pregão Presencial eanexos, cujo teor foi anal i sado, por esta Assessori a Técnica,naquilo em que se afigurou necessário, guarda sintonia com osditames legais atinentes à modalidade licitatória referenciada,haja vista, o art. 1° da Lei 10.520 de 17 de julho de 2002 ealterações posteriores.

III - CONCLUSÃO

Ad hunc modum e considerado as peças colacionadas aospresentes autos, trazidas ao conhecimento desta AssessoriaJurídica, bem com, a regular incidência do normativo aplicável aocaso sub exami ne, face ao exposado ao mandamento do art. 4°,

Page 5: PREFEITURA MUNICIPAL DE POMBAL PROCURADORIA …portal.elmar.inf.br/ci/uploads/201151/00003201511/Parecer Juridico.pdf · Licitações (Lei 8.666/93) vêm os autos do processo em epígrafe,

MUNICÍPIO DE POMBALPREFEITURA MUNICIPAL DE POMBAL

PROCURADORIA JURÍDICA DO MUNICÍPIO

inci só I, da Lei Federal 10.520/2002 e demai s di sposi ti vosaplicáveis, e, sem prejuízo das demais providencias necessáriasno orbe administrativo, a juízo da autoridade competente, é de seaprovar a presente proposição com fulcro no art. 38, parágrafoúnico da L. 8.666/93, podendo o feito ter seu prosseguimento, comvistas ao fim colimado pelo interesse publico.

Diante do exposto, opino pela aprovação das minutas,propondo o retorno do processo à CPL para as providênciasdecorrentes

É O PARECER,

Pombal PB, 08 de Janeiro de 2015,

Assessor JurídicoOAB/RN n° 11.654- OAB n° 10.299-A