precisa-se de ajudante de papai noel - funarte.gov.br · precisa-se de ajudante de papai noel não...

5
Fundação Nacional de Artes Coordenação de Recursos Humanos Programa Qualidade de Vida DEZEMBRO - 2013 ANO 3 " h o NÚMERO 12 Ainda nesta edição: Canal CRH - GDAC; Especial Bandeiras - Amazonas; Curiosidade da Amazonas; Aniversariantes do mês de Janeiro; Saúde - AIDS; Cuidados evitam intoxicação alimentar nas festas de fim de ano ORIGEM DO NATAL E O SIGNIFICADO DA COMEMORAÇÃO O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal. As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal. Fonte: www.suapesquisa.com/historiadonatal PRECISA-SE DE AJUDANTE DE PAPAI NOEL Não é preciso diploma, fluência em outras línguas e tampouco experiência. Brinquedos engrandecem a alma, promovem a saúde, transformam crianças em adultos felizes. A solidariedade ajuda no surgimento de seres humanizados. As crianças de hoje, serão os adultos de amanhã. A felicidade de uma criança começa com sua doação. Todos os brinquedos arrecadados serão doados à instituição sociais. As doações podem ser de brinquedos novos ou seminovos. Proporcione a alegria de uma criança. Doe brinquedos.

Upload: vuongdiep

Post on 20-Jan-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Fundação Nacional de Artes

Coordenação de Recursos Humanos

Programa Qualidade de Vida

DEZEMBRO - 2013 ANO 3

"

h

o

NÚMERO 12

Ainda nesta edição:

● Canal CRH - GDAC;

● Especial Bandeiras - Amazonas;

● Curiosidade da Amazonas;

● Aniversariantes do mês de Janeiro;

● Saúde - AIDS;

● Cuidados evitam intoxicação alimentar nas festas de fim de ano

ORIGEM DO NATAL E O SIGNIFICADO DA COMEMORAÇÃO O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

Fonte: www.suapesquisa.com/historiadonatal

PRECISA-SE DE AJUDANTE

DE PAPAI NOEL

Não é preciso diploma, fluência em outras línguas e tampouco experiência.

Brinquedos engrandecem a alma, promovem a saúde, transformam crianças em adultos felizes. A solidariedade ajuda no surgimento de seres humanizados. As crianças de hoje, serão os adultos de amanhã.

A felicidade de uma criança começa com sua doação.

Todos os brinquedos arrecadados serão doados à instituição sociais.

As doações podem ser de brinquedos novos ou seminovos.

Proporcione a alegria de uma

criança. Doe brinquedos.

A bandeira do Estadi Amazonas, foi adotada por ocasião da Lei nº 1513 de 14 de janeiro de 1982.

Seu desenho consiste em um retângulo de proporção largura-comprimento igual a 15:21 dividido em três faixas horizontais de mesma largura nas cores branco, vermelho, azul. Há no canto esquerdo superior um cantão azul sobre a faixa branca na qual há 25 estrelas prata de cinco pontas na qual uma destas está sempre coltada para a parte superior. As estrelas estão dispostas do seguinte modo: a primeira fileira tem 8 (oito) estrelas; a segunda tem 4( quatro); a terceira tem 4 (quatro); a quarta tem 8 (oito) estrelas, eqüidistantes uma da outra proporcionalmente ao interior do retângulo. No centro há uma estrela de tamanho maior que as demais.

As 25 estrelas no canto esquerdo superior representam os 25 municípios em que se dividia o estado em 4 de agosto de 1897. A estrela maior representa a capital, Manaus. As duas faixas brancas na horizontal representam esperança e a faixa vermelha, as dificuldades superadas.

Na bandeira amazonense, ao branco e azul somou-se o vermelho (que pode ser interpretado em relação à época de preparação da bandeira), exatamente para que fosse levada aos campos de combate em Canudos, no ano de 1897, pelo batalhão militar amazonense (atual Polícia Militar do Estado do Amazonas), que se integrou às forças dos demais estados naquela luta.

Fonte: www.wikipedia.org

Especial Bandeiras

A cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, recebeu esse nome em homenagem à nação indígena dos Manaós.

O segundo arquipélago de água doce do mundo fica no Amazonas e se chama Anavilhanas. Localizado no estado do Amazonas, o Arquipélago de Anavilhanas é formado por cerca de 400 ilhas. O maior peixe de água doce do mundo é o Pirarucu, uma espécie típica do Amazonas. Um pirarucu é capaz de atingir até 2,5 metros de comprimento e pesar 250 quilos.

Ao contrário do que se propaga por aí, o Rio Amazonas é o mais extenso do mundo, não o Nilo. O Amazonas supera o Nilo em 140 Km.

Fonte: http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/

GDAC - Gratificação por

Desempenho O Decreto 7133 de 19 de março de 2010, implantou os critérios e procedimentos gerais a serem observados para a realização das avaliações de desempenho individual e institucional e o pagamento de gratificações de desempenho da Administração Pública Federal, incluindo a GDAC. Mas o que é a GDAC? GDAC é a Gratificação de Desempenho de Atividades Culturais devida aos servidores ocupantes de cargos de provimento efetivo do Plano Especial de Cargos da Cultura, quando lotados e em exercício das atividades inerentes às atribuições do respectivo cargo no Ministério da Cultura ou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, na Fundação Nacional de Arte - FUNARTE, na Fundação Biblioteca Nacional - FBN e na Fundação Cultural Palmares - FCP. O pagamento da GDAC está condicionado à uma avaliação de desempenho que é o monitoramento sistemático e contínuo da atuação individual do servidor e institucional dos órgãos e das entidades de lotação dos servidores integrantes dos planos de cargos e de carreiras abrangidos pelo art. 1o do Decreto 7.133/10, tendo como referência as metas globais e intermediárias destas unidades. Por se tratar de um monitoramento sistemático e contínuo, possibilita a identificação de três elementos de suma importância para o desenvolvimento individual: a identificação do potencial de cada servidor, as necessidades de

capacitação e/ou sua adequação

funcional.

Fonte: Decreto nº 7.133 de 19 de março de 2010

Janeiro

02 · Dia Nacional do Samba 14 . Dia Nacional do Ministério Público

02. Dia Nacional das Relações Públicas

03. Dia Internacional do Portador de Deficiência

04 · Dia da Propaganda 25 · Natal

08 · Dia da Família 26 · Dia da Lembrança

09 · Dia do Alcoólico Recuperado 31 · Reveillon

10 · Declaração Universal Direitos Humanos

22 · Início do verão

23 · Dia do Vizinho

Data NOME SETOR

6 Maria Adelaide Maia dos Santos

CEDOC

11 Oswaldo Luiz Pereira Guimarães

DIPAT

13 Maria Camilla Cardoso Soares Pereira

CCOM

15 Valéria de Araújo Mendes CEDOC

16 Elisabeth de Dios Abad Dell'Osa

CEDOC

16 Susana Neves Cabral DIREX

21 Marta Concebida de Paula SP

23 Vladimir de Almeida Gonçalves

COCIRCO

23 Marcos Landeira Coelho DINFO

26 Mirian Siqueira de Miranda CTAC

28 Floriano Soares de Melo DIPAT

29 Therezinha de Jesus Ribeiro Rey

CEDOC

29 Ana Luiza Ferreira de Araújo DIPAT

30 José Roberto da Silva CAV

30 Juliana Amaral dos Santos CEPIN

Com a proximidade do Réveillon começam os preparativos para a festa de ano novo. Mas, você já parou para pensar no impacto de tudo isso para o seu bolso e para o meio ambiente? Cada cerimônia provoca um impacto ambiental extraordinário, com enorme consumo de água, energia e recursos naturais.

Só os convidados que viajam de carro ou ônibus para o evento já aumentam a emissão de CO2 (gás carbônico) e, se forem de avião, é pior ainda.

No entanto, é possível comemorar de forma sustentável, sem perder o charme e a alegria das festas de Réveillon:

Lista de compras

Fazendo uma lista de compras, você consegue ter noção mais concreta do que precisa e ajuda a evitar compras por impulso, que sempre levam ao desperdício.

Escolha empresas e fornecedores responsáveis!

Valorize empresas e fornecedores que comprovadamente praticam a responsabilidade socioambiental, que envolve uma gama de valores e práticas, como o respeito às leis trabalhistas.

Cuidado com os utensílios

O primeiro ponto é reutilizar materiais de festas passadas. Além disso, dê preferência aos papéis e embalagens recicláveis, e aos copos, talheres e pratos reutilizáveis. Ao fim da festa, guarde o que for possível e recicle o restante.

Mesa farta e consciente!

Compre apenas a quantidade de comida e bebida que você estima que realmente será consumida. Prefira, também, os produtos cultivados na sua região, pois isso diminui o custo de transporte e o desperdício.

Atenção à decoração

Guarde os enfeites com cuidado e reutilize-os em outras comemorações. Se for comprar itens novos, escolha os artesanais ou feitos a partir de materiais reciclados.

Dispense pacotes de presente

Sugira aos convidados que os presentes venham sem embrulho, que gastam um monte de papel, fita, laço e plástico. De acordo com o instituto, "pacotes de presente precisam desaparecer na transição para a sociedade sustentável do século 21".

Faça doações

No lugar de presentes, peça doações para determinada entidade de sua simpatia e confiança. Essa é uma forma de evitar o consumo desnecessário, o gasto por impulso e ainda oferece à entidade a chance de comprar o que ela realmente precisa!

Fonte: http://vilamulher.terra.com.br/dinheiro/carreira/reveillon-sustentavel-festa-sem-agredir-o-meio-ambiente

O 1º de dezembro se transformou em dia de luta contra a Aids com o apoio da Organização das Nações Unidas - ONU - e a

Assembleia Mundial de Saúde. Nesse dia, é importante reforçar a solidariedade e a compaixão com as pessoas portadoras do

vírus HIV. As campanhas também visam diminuir o preconceito em relação aos portadores do HIV, explicando as maneiras de

contágio. A Organização Mundial da Saúde passou a escolher grupos sociais atingidos pela Aids e definir estratégias para uma

campanha com o objetivo de sensibilizar a opinião pública. Desde 1988, esse dia vigora no Brasil. Uma portaria foi assinada

visando alertar a população contra os avanços da doença. O vírus HIV é o causador da Aids e foi descoberto em 1979, pelo

Instituto Pasteur, na França. A sigla do vírus está em inglês e significa Vírus da Imunodeficiência Humana. A sigla Aids, em

português, significa Síndrome da Imunodeficiência Humana.

Por que o laço vermelho como símbolo?

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado

em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam

morrido ou estavam morrendo de aids. O Visual Aids tem como objetivos conscientizar as pessoas para a transmissão do HIV/

aids, divulgar as necessidades dos que vivem com HIV/aids e angariar fundos para promover a prestação de serviços e

pesquisas.

O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual

Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.

Foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991.

Ele se tornou símbolo popular entre as celebridades nas cerimônias de entrega de outros prêmios e virou moda.

Fonte: mensagenscomamor.com.br

Não para a palavra "Aidético"

É sempre importante reforçar essa informação. Sendo a aids uma sigla de língua inglesa (Acquired Immune Dificiency

Syndrome), não justifica a derivação em palavra de língua portuguesa. É preciso entender também que a aids não é uma

doença, mas sim uma síndrome (conjunto de sinais e sintomas). Além disso, o termo adota a intenção subjetiva de estigmatizar

as pessoas que vivem com HIV, o vírus da aids, tornando-as sinônimas da doença. Dizer que alguém é aidético significa dizer

que essa pessoa é a própria doença, que tem uma nova identidade relacionada ao HIV. Destitui-se o cidadão de seus direitos

individuais, passando a ser visto como uma pessoa com a morte anunciada. Também é necessário diferençar as etapas da

evolução da imunodeficiência. Os portadores do vírus da aids só desenvolvem a doença quando seus organismos não

conseguem mais se defender das doenças oportunistas, ocasionadas pela baixa imunidade (poucos linfócitos T4). Os termos

corretos que deverão ser utilizados, caso seja possível, são: soropositivos para o HIV ou portadores do HIV (tanto para quem

tem o vírus como para quem está doente) ou doente de aids (somente para quem já está desenvolvendo doenças oportunistas

relacionadas à aids).

DIREÇÃO EXECUTIVA

COORDENAÇÃO-GERAL DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO

COORDENAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E APOIO DE PESSOAL

PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA

CRH PERTO DE VOCÊ

Para divulgação no Espaço Aberto/Agenda Cultural, envie o conteúdo da programação a ser divulgada para [email protected] ou entre em contato pelo telefone: (21)2279-8593/8020

100 anos de Nelson Rodrigues

na Funarte MG

Sobre o evento:

Exposição que comemora o centenário de Nelson Rodrigues. Cedidos do riquíssimo acervo do CEDOC da Funarte, textos do próprio autor, de diretores, matérias de jornal, programas das peças, críticas e memoráveis e históricas fotos, desde a estreia com A Mulher Sem Pecado até A Serpente, sua última peça, fazem a fotografia da época em painéis deslizantes que levam a um passeio pelo o que ele chamou de “O Teatro Desagradável”: as peças Psicológicas, as Míticas, chegando às Tragédias Cariocas – muito felizmente dividas desta maneira por Sábato Magaldi. Cenário de Ronald Teixeira, vencedor do Golden Triga (maior prêmio de cenografia do mundo, na Quadrienal de Praga); iluminação de Aurélio de Simoni; e trilha sonora de João Schmid e Nelsinho Rodrigues (músicas que o autor ouvia, no escuro, todas as noites, após o jantar e antes de escrever seu teatro). O áudio de uma entrevista concedida pelo autor à Fernanda Montenegro, em 1974, ao Serviço Nacional de Teatro será disponibilizado em fones. Sua máquina de escrever e uma roupa de seu uso do cotidiano também ficarão expostos ao público, assim como alguns documentos.

Visitação: de 22 de outubro a 20 de dezembro, de segunda

à sexta, das 10h às 18h.

Cuidados evitam intoxicação

alimentar nas festas de fim de ano A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo alerta sobre o

risco de intoxicação nas festas de fim de ano. Segundo a

médica Maria Bernadete de Paula Eduardo, responsável pela

Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentos da

secretaria, o ideal é deixar os alimentos aquecidos a 70ºC ou

dentro da geladeira. Em temperatura ambiente pode haver o

crescimento de bactérias ou de suas toxinas, que causam

diarreia e vômito, e outras disfunções orgânicas.

É recomendado que as refeições fiquem fora de refrigeração

por no máximo duas horas, não excedendo esse tempo.

“Além disso, não é recomendável deixar as sobras de comida

em cima do fogão ou dentro de um forno desligado, mas

guardá-las o mais rapidamente possível na geladeira”.

Cozinhar, assar ou fritar muito bem as carnes bovinas, suínas,

aves, peixes, ovos e outros produtos de origem animal é muito

importante, pois o interior do alimento deve estar bem aquecido

para matar as bactérias ou outros micro-organismos. Também

é recomendável separar bem os alimentos, como os lavados e

desinfetados, por exemplo. A faca deve ser sempre limpa, já

que, se usada em um alimento contaminado, pode infectar

outro em seguida, o que é muito comum acontecer.

Lavar bem as mãos, frutas e verduras com água tratada

também é indispensável. Ao final das refeições, a dica é

guardar sempre as sobras de alimentos dentro da geladeira.

Também é preciso ter um cuidado especial com refeições à

base de ovo, que podem transmitir Salmonella Enteritidis,

bactéria responsável por 50% dos casos de gastroenterites,

segundo a secretaria.

http://noticias.r7.com/saude