prata segue em frente - janeiro

4
Novas máquinas agrícolas e ônibus adquiridos pelo Executivo AMPLIAÇÃO DA FROTA Prefeitura adquire máquinas e veículos para atender a necessidade dos pratianos A Prefeitura Municipal de São Domingos do Prata adquiriu mais dois tratores agrícolas e um ônibus escolar, além disso, recebeu a doação de uma máquina retroescavadeira. Os tratores serão destinados para dar apoio aos produ- tores rurais do município, sendo que a aquisição destes foi realizada através de um convênio com o Ministério da Agricultura e da Caixa Econômica Federal. A retroescavadeira foi uma doação do Governo Federal, através do Ministério Agrário, que auxiliará na promoção da agricultura familiar e, em especial, na manutenção das estradas. O novo ônibus foi adquirido com recursos pró- prios da Prefeitura e será destinado ao transporte escolar. Mais sete novos cursos do Pronatec para São Domingos do Prata PÁGINA 2 Presidente da Monique Leclercq fala sobre o trabalho da Fundação PÁGINA 3 Entenda como funciona a distribuição de remédios PÁGINA 4 Comercial Futebol Clube vence Campeonato PÁGINA 4 FARMÁCIA BÁSICA ESPORTE MUNICIPAL

Upload: siteduprata

Post on 29-Jul-2015

202 views

Category:

Entertainment & Humor


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Prata Segue em Frente - Janeiro

Novas máquinas agrícolas e ônibus adquiridos pelo Executivo

AMPLIAÇÃO DA FROTAPrefeitura adquire máquinas e veículos para atender a necessidade dos pratianos

A Prefeitura Municipal de São Domingos do Prata adquiriumais dois tratores agrícolas e um ônibus escolar, além disso,recebeu a doação de uma máquina retroescavadeira.

Os tratores serão destinados para dar apoio aos produ-tores rurais do município, sendo que a aquisição destes foirealizada através de um convênio com o Ministério da

Agricul tura e da Caixa Econômica Federa l . Aretroescavadeira foi uma doação do Governo Federal,através do Ministério Agrário, que auxiliará na promoçãoda agricultura familiar e, em especial, na manutenção dasestradas. O novo ônibus foi adquirido com recursos pró-prios da Prefeitura e será destinado ao transporte escolar.

Mais setenovos cursosdo Pronatec

para SãoDomingosdo Prata

PÁGINA 2

Presidenteda Monique

Leclercqfala sobreo trabalho

da FundaçãoPÁGINA 3

Entenda comofunciona a

distribuiçãode remédios

PÁGINA 4

ComercialFutebol

Clube venceCampeonato

PÁGINA 4

FARMÁCIABÁSICA

ESPORTEMUNICIPAL

Page 2: Prata Segue em Frente - Janeiro

Alunos durante formatura

Informativo Oficial da Prefeitura de São Domingos do PrataProdução e Editoração: Assessoria de Comunicação - Jornalistas: Lorena Martins Caldeira Paiva | Reg. 14930/MG,

Lívia Mara Araújo Ávila | Reg. 12169/MG - Diagramação: alGi Comunicação VisualSite Oficial: www.saodomingosdoprata.mg.gov.br - Rua Getúlio Vargas, 224 - Centro (31) 3856-1385

Inscrições abertas paramais sete cursos no Prata

São Domingos do Prata foi contem-plado com mais sete cursos do Progra-ma Nacional de Acesso ao Ensino Téc-nico e Emprego (Pronatec). São 30 va-gas para cada curso, sendo três turmasde nível técnico e quatro de FormaçãoInicial e Continuada.

Os cursos técnicos são de Enfermagem,Logística e Contabilidade, já os de For-mação Inicial e Continuada são de Auxili-ar Administrativo, Recepcionista em Ser-viço Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal ePedreiro de Alvenaria.

Os interessados devem procurar a Se-cretaria Municipal de Educação até o dia25 de janeiro, munidos de xerox dos do-cumentos pessoais, comprovante de resi-dência e comprovante de escolaridade.Para os cursos técnicos é exigido ensinomédio completo.

O Pronatec é um programa do Governodo Estado que visa aumentar as oportuni-dades educacionais dos trabalhadores, pormeio de cursos de formação inicial e conti-nuada ou qualificação profissional.

FORMATURAOs alunos dos cursos Inglês

Básico, Monitor de TransporteEscolar e Recepcionista, do Pro-natec, receberam seus certifica-dos de conclusão dos cursos nofinal de dezembro. A formatura foirealizada na Câmara Municipal.

201 alunos recebemcertificados do Proerd

O ProgramaEducacional deResistência àsDrogas (Proerd)formou no finaldo ano, 201 alu-nos em São Do-mingos do Pra-ta. A solenidadeaconteceu noCentro EsportivoPratiano (Ce-nesp) e contou

com total apoio da Prefeitura Municipal. O curso, que teve duração de trêsmeses, foi destinado aos alunos do 5º ano da Escola Municipal Lúcio Montei-ro de Oliveira, Escola Estadual Coronel Francisco Rolla, Escola Estadual CônegoJoão Pio e Escola Estadual Vicente de Paula Fraga.

O Proerd é um programa de caráter social e preventivo, ministrado por poli-ciais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vezpor semana em sala de aula. Durante as aulas são abordados diversos temassobre a prevenção do uso de drogas e da violência.

Prefeito Fernando Rolla entrega medalhas aos alunos do Proerd

Pronatec

Page 3: Prata Segue em Frente - Janeiro

Oficina de Música

Wilson Liberato de Abreu, bancárioaposentado, 59 anos

Fundação Monique Leclercq

15 ANOS DE HISTÓRIA

Apresentações de Dança

A Fundação Monique Leclercq com-pletou 15 anos no dia 14 de dezembrode 2013. Seu trabalho é baseado naassistência à escola e à família, dandoacesso ao reforço escolar e em váriasatividades voltadas para as crianças deSão Domingos do Prata. A fundaçãoatende mais de 200 crianças e adoles-centes e, atualmente, conta com 23 fun-cionários e 21 voluntários.

A entrevista deste mês é com o presi-dente da Fundação, Wilson Liberato deAbreu, que está à frente da entidade des-de sua fundação.

A Fundação completou 15 anos noúltimo mês. Qual avaliação você fazdo trabalho realizado pela institui-ção durante todos esses anos e qual aimportância dela para São Domingosdo Prata?

O trabalho da Fundação é a conti-nuidade das obras sociais realizadaspelas irmãs dominicanas. Acredito quea grande importância da Fundação paracidade foi o direcionamento de nossascrianças, adolescentes e jovens, atra-vés de um suporte com ocupação nocontra turno da escola.

Wilson, fale um pouco sobre o atu-al trabalho da Fundação. Quantascrianças são atendidas, qual a faixaetária delas e como fazer para ingres-sar na Fundação?

Atualmente a Fundação conta com250 crianças com idades entre 7 e 18anos. Nós oferecemos diversas oficinascomo: reforço escolar e alimentar, espor-

te, lazer, inclusão digital, artes cênicas,dança, teatro, artesanato e noções demeio ambiente. A Fundação funciona desegunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Para ingressar é necessário realizarmatrícula no início do ano e existe umesforço para atender o maior númeropossível de crianças. Os alunos são indi-cados através das escolas, do Caps,Cras, Conselho Social, familiares, etc.

É importante ressaltar que além do tra-balho realizado com as crianças, a Fun-dação também procura ajudar as famíli-as. Durante todos esses anos, a Funda-ção colaborou com construção, adapta-ção e reforma de mais de 80 casas.

A Fundação conta com muitos par-ceiros e voluntários? De que forma aPrefeitura ajuda?

São muitos parceiros e sem eles nãosobreviveríamos. A Prefeitura do Prata éuma das instituidoras da Fundação. Elacolabora com uma ajuda financeira men-

sal, três funcionários e arca com as con-tas de luz e internet. Muita gente não sabe,mas os quiosques da Praça da Matriz sãoalugados e o valor pago referente à cadaquiosque é destinado para uma institui-ção diferente da cidade. O aluguel dabanca de revista é o que vem para a Fun-dação Monique Leclercq. A Prefeitura éuma grande parceira nossa.

Além de ajuda financeira, a Prefei-tura apoia o trabalho realizado pelaFundação de alguma outra forma?

Todas as vezes que solicitamos viagens,transporte de materiais, apoio em even-tos, entre outros serviços, somos atendi-dos e contamos com muito apoio.

Quais os principais desafios enfren-tados hoje pela instituição?

O principal desafio continua sendo o finan-ceiro, porque as vezes deixamos de inovar, pelafalta de recursos suficientes. Outra dificuldadeé o desconhecimento da população. Acho quese as pessoas entendessem de verdade o tra-balho da Fundação, se fossem mais presen-tes e viessem ver de perto como funciona,iriamos colher mais frutos, com certeza.

Page 4: Prata Segue em Frente - Janeiro

Distribuição de medicamentos

FARMÁCIA BÁSICA

Entenda como funciona a distribuiçãode remédios no município

A Farmácia Básica disponibiliza umestoque de medicamentos para o atendi-mento a toda população de São Domin-gos do Prata. Ela atualmente está situa-da no Posto de Saúde Rômulo GomesLima, no centro da cidade, e oferece di-ariamente, diversos medicamentos gra-tuitos à comunidade, mediante apresen-tação de receita médica.

A Farmácia Básica atende toda popu-lação, porém é mais procurada pelosmais de 3 mil hipertensos e 550 diabéti-cos, sendo, que desses, 197 são usuári-os de insulinas, totalizando cerca de 200receitas ao dia. A unidade do Prata con-ta com 135 especialidades de medica-mentos, além da farmácia do Centro deAtenção Psicossocial (Caps), que dispo-nibiliza mais 44 especialidades.

Em julho do ano passado foi apro-vada uma portaria do Governo Esta-dual que determina o aumento do fi-nanciamento de medicamentos docomponente básico. Diante disso,São Domingos do Prata, a partir des-te mês, disponibilizará um maior nú-mero de remédios para hipertensão,diabetes, antibióticos, analgésicos,anti-inflamatórios, anticoncepcionais,antiparasitários, entre outros.

AUMENTO NADISTRIBUIÇÃO DEMEDICAMENTOS

FALTA DE MEDICAMENTOSA Farmácia Básica do Prata não recebe medicamentos desde novembro de

2013. Os recorrentes atrasos na entrega se devem a mudanças de transportado-ras contratadas pelo Governo do Estado. A previsão é de que neste mês as en-tregas se regularizem e os medicamentos voltem a ser distribuídos da forma cor-reta. A Prefeitura Municipal conta com a compreensão de todos os usuários.

Comercial é Campeão MunicipalApós 28 anos,

a equipe do distri-to de Alfié, o Co-mercial FutebolClube venceu oFabril EsporteClube na grande fi-nal do Campeona-to Municipal de

São Domingos do Prata realizada no dia 15 dezembro, no Estádio Raimundo Eva-risto (Campo do Nacional). O resultado final do jogo foi Comercial 1 X Fabril 0.

Após o apito final, o prefeito Fernando Rolla e demais autoridades realizaram a ceri-mônia de entrega das premiações. O campeonato Municipal 2013 foi promovido pelaLiga Esportiva Pratiana (LEP), com apoio da Prefeitura Municipal de São Domingos doPrata, através da Divisão de Esportes. Os times receberam uniforme completo, bolas eredes. A arbitragem e premiação também foram todas custeadas pela Prefeitura.

Equipe do Comercial venceu por 1 X 0

Casa de Cultura promove Cantata de NatalA Prefeitura Municipal de São Domingos

do Prata, através da Casa de Cultura Chi-quito Moraes realizou dois grandes Concer-tos de Natal da cidade. O primeiro eventoaconteceu no dia 15 de dezembro na Câma-ra Municipal e, o segundo, denominado Can-tata de Natal, no dia 22, na Igreja da Matriz.

O concerto contou com a participaçãodos alunos dos cursos de violão, teclado,flauta doce e canto coral, e a Cantata comos corais Prata Encanto & Voz e Vozes de

Prata. Atualmente, a Casa de Cultura atende cerca de 250 alunos, com faixa etária entre7 e 15 anos. As aulas são totalmente gratuitas.

O trabalho realizado pela Casa de Cultura tem a finalidade de oferecer à população opor-tunidades de crescimento nos aspectos culturais e históricos. O objetivo do Setor é incentivara educação através da arte, estimular a convivência em grupo, a disciplina e a organização.

Apresentação de “flauta doce”