pré-requisitos - web viewesta companhia fornece tv por assinatura e serviços...

32
Hands-On Lab Gerenciamento de Projeto Ágil com o Visual Studio Team Foundation Server 2012 Versão do laboratório: 11.0.50727.1 (RTM) Última atualização: 8/21/2012 Tradução: 09/08/2012

Upload: vanthu

Post on 08-Feb-2018

216 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Hands-On LabGerenciamento de Projeto Ágil com o Visual Studio Team Foundation Server 2012Versão do laboratório: 11.0.50727.1 (RTM)

Última atualização: 8/21/2012

Tradução: 09/08/2012

CONTEÚDOS

VISÃO GERAL............................................................................................................................................ 3

EXERCÍCIO 1: PRODUCT BACKLOG E SPRINTS...................................................................................4

EXERCÍCIO 2: TASK BOARD.................................................................................................................. 23

Visão Geral

Neste exercício você aprenderá como o Visual Studio Team Foundation Server 2012 pode ajuda-lo a planejar rapidamente, gerenciar e rastrear o trabalho do seu time. Você irá explorar o novo product backlog, e taskboards que podem ser usados para acompanhar o fluxo do trabalho durante o curso da interação.

Pré-requisitos

Para concluir este laboratório você precisará da máquina vitual fornecida pela Microsoft do Visual Studio 2012. Para mais informações de aquisição e utilização desta máquina virtual, confira esta postagem do blog .

Sobre o Cenário Fabrikam Fiber

Esta série de laboratórios utiliza uma companhia fictícia para você aplicar as soluções apresentadas a diversos cenários, a Fabrikam Fiber. Esta companhia fornece TV por assinatura e serviços relacionados para os Estados Unidos. Eles estão crescendo rápido e adotaram o Windows Azure para escalar o site de interface com o cliente direto com os usuários finais, permitindo que eles criassem ticket de suporte e rastreassem os técnicos. Eles também usam uma aplicação ASP.NET MVC para os representantes de serviços ao cliente administrarem as ordens de serviço dos clientes.

Nesta série de laboratórios, você passará por inúmeros cenários que envolvem a equipe de desenvolvimento e teste da Fabrikam Fiber. A equipe possui de 8 a 10 pessoas, que decidiram usar as ferramentas de gerenciamento do ciclo de vida da aplicação (ALM – Application Lifecycle Management) para gerenciar o código fonte, executar suas versões (builds), testar seus sites, planejar e rastrear o projeto.

Exercícios

Estes lab inclui os seguintes exercícios:

1. Product Backlog e Sprints

2. Taskboard

Tempo estimado para completar o lab: 60 minutos.

Exercício 1: Product Backlog e Sprints

Neste exercício, você aprenderá a usar o Team Foundation Server 2012 para gerenciar seu product backlog, criar work items, pausar work items nas tarefas, e atribuir tarefas aos membros do time. Os novos recursos de backlog permitem facilmente realizar todo este trabalho enquanto você mantem o olho na capacidade do time.

Note: O team project usado neste laboratório usa o template de processo Scrum, mas as principais características demonstradas se aplicam a todas as templates de processo.

1. Faça login utilizando o usuário Julia. Todas as senhas são P2ssw0rd.

2. Inicie o Internet Explorer da barra de tarefas e clique no botão TFS Web Access na barra de favoritos . Isto irá carregar a página principal do projeto FabrikamFiber.

Figura 1Iniciando o acesso ao site do team web

Nota: Há também um Web Access link na janela do Team Explorer dentro do Visual Studio.

3. A visão inicial do Fabrikam Fiber Web team fornece uma visão geral de alto nível da atual interação (Sprint 3) incluindo team workload versos capacidade, manejo de tarefas ao longo do tempo, e Team Favorites, que oferece uma configuração variada para consulta de work

item, build definition, e controle de versão. Além disso, há links para criar rapidamente novos work items e bugs, carregar o backlog, task board, solicitação de feedback, e assim por diante.

Figura 2Tela inicial do Fabrikam Fiber Web team

Nota: Team Favorites pode ser adicionado ou removido de dentro do team web access portal. Por exemplo, navegue até a guia Build para atribuir build definition para um team favorite. Além disso, consultas aos itens de trabalho do team favorite pode ser modificado de dentro do Visual Studio.

4. Como você pode ver abaixo da seção Members, existem vários membros listados neste time. Time (team) é um novo conceito introduzido ao Team Foundation Server 2012 para facilmente gerenciar atribuir, e controlar o trabalho. O Time é responsável por tratar todo o trabalho de engenharia associada à presença WEB do site do Fabrikam Fiber.

5. Selecione a lista de items no topo do portal, do lado direito e perceba que existe um projeto e um time listado. Precione a tecla ESC para manter o atual time selecionado.

Figura 3 Seleção do Time

Nota: Cada time pode ter diferentes Team Favorites listados, diferentes work capacity, e até diferentes work items. O fator determinante de onde o work item irá aparecer é administrado pelo campo Area.

6. Navegue até o Backlog e clique no link View Backlog abaixo da seção Activities.

sFigura 4

Navegação até o Backlog

7. O product backlog contém work items que ainda não foram atribuídos e submetidos à interação. Estes itens de product backlog representam user stories que serão eventualmente serão transformados em tarefas menores para o time trabalhar.

Figura 5Visão do product backlog

Nota: Você deve notar que o interação atual do lado esquerdo da tela é a Sprint 3. O Team Foundation Server usa a data atual para determinar a interação atual. Para fins deste laboratório a máquina virtual que você está usando foi desenvolvida para usar a data de 16 de maio de 2012. Esta data é ajustada cada vez que você dá boot na máquina virtual.

Se sua maquina virtual já foi executada, ela pode não estar na data de 16 de maio de 2012. Então, você deve manualmente mudar a data da sua maquina virtual às 8:00 a.m. em 16 de maio de 2012. No entanto, se você tiver feito modificações nos work items ou no source control antes de iniciar este hands-on-lab, é recomendado que você restaure a maquina virtual para o seu estado original antes de continuar o laboratório.

8. Imagine que o VP da Fabrikam Fiber solicitou que uma nova user story seja implementada para o portal do usuário. Esta nova user story permitirá que os clientes vejam possíveis falhas de serviço. Na seção Contents do Product Backlog, selecione a ultima linha e então crie um novo item de Product Backlog com o seguinte título: “Customer should see weather-related outages on portal.”

Figura 6Adicionando uma nova user story ao product backlog

Nota: Novos work items são geralmente inseridos acima o local selecionado. Com exceção se você selecionar o último work item, ele ficará depois do local selecionado.

9. Selecione o botão Add para adicionar uma nova user story para o backlog

Figura 7Adicionando um novo user story ao product backlog

10. Os work items no product backlog são ordenados baseados na prioridade, no topo ficam aqueles com maior prioridade. Nosso novo work item tem a prioridade mais alta, então mova-o para o topo da lista arrastando e soltando no lugar.

Figura 8Aumentando a prioridade da nova user story

11. Vamos editar o novo user story atribuindo-a a um recurso e colocar uma estimativa inicial do tempo esperado para a funcionalidade. Dê um duplo clique no novo user story.

Figura 9Editando uma nova user story

12. Atribua o novo item para Brian Keller (o product owner do Fabrikam Fiber Web Team), defina o estado para Aproved, defina um esforço inicial de ‘8’ no campo Effort, e então clique no botão Save and Close.

Figura 10Atribuindo o novo user story e estimando um esforço

Nota: Cada time pode escolher um valor de esforço que achar melhor, usando a união dos story points, horas, dias, ou número de refrigerantes necessários. O ponto é que esta medida é um valor relativo em relação a outros work items. O trabalho será divido em horas mais tarde.

Nota: Uma abordagem de planejamento bastante utilizada que ajuda a eliminar o pensamento em grupo e considerar todas as entradas da equipe é conhecida como plannig poker. Você pode ler mais sobre em http://en.wikipedia.org/wiki/Planning_poker.

13. Atribua a nova user story a interação atual, Sprint 3, arrastando e soltando como mostra a figura abaixo.

Figura 3Atribuindo o novo user story a atual interação

Nota: Se você é um purista Scrum, provavelmente você está surpreso com o fato de que acabamos de adicionar o trabalho para uma interação em pleno vôo. Enquanto isto é algo que você nunca deve fazer no mundo real, este é um atalho tomado para fins deste laboratório para simplificar o workflow e ainda mostrar a você todas as características da nova interface do gerenciamento de projeto.

14. Dê uma olhada no Interation Path para a nova user story para certificar-se que ela está atribuída a Sprint 3 como esperado. Esta user story irá permanecer no product backlog até que ela seja submetida ao time.

Figura 4Atribuindo o novo user story a interação atual

15. O visualizador de product backlog também fornece um gráfico de velocidade que mostra a quantidade de trabalho que o time tenha realizado em cada Sprint, com a atual sprint caindo ainda mais para diferenciar entre trabalho em andamento e trabalho concluído. Clique no pequeno gráfico no canto direito superior para aumentar o tamanho.

Figura 5Local do gráfico de velocidade

16. Durante a Sprint 1, o time completou 35 story points no valor de esforço. A Sprint 2 foi levemente mais produtiva com 42 story points concluídos. A interação atual representada pela Sprint 3 mostra que nós completamos até agora 18 story points, com 23 restantes. Lembre-se que esses story points são medidas relativas de esforço que foi acordada com o time.

Figura 6Gráfico de velocidade mostrando o progresso em direção as user stories concluídas.

17. Pressione a tecla Escape para fechar o gráfico de velocidade.

18. O Product Backlog também inclui uma ferramenta simples de forecasting que você pode deixar ligado para ter uma ideia aproximada do que pode ser realizado em interações futuras. Selecione o link do forecast para ligá-lo.

Figura 15Alternando a ferramenta de forecast para “on”

19. Note que o forecasting está atualmente sendo calculado com uma velocidade de 10, o que significa que cada interação futura vai assumir cerca de 10 story points no valor do effort. Como você pode ver, o Sprint 4 foi configurada para incluir 11 story points. Backlog items que não tem Effort atribuídos serão assumidos como 0, portanto, recomenda-se que esse valor seja definido antes de usar a ferramenta de forecast.

Figura 16Resultado do forecasting com velocidade 10

Nota: A user story que nós adicionamos e atribuímos na Sprint 3 é o primeiro item da lista do backlog, e ele não faz parte da Sprint 4 mesmo que inicialmente pareça que sim. A Sprint 4 possui uma linha abaixo dela e inclui as linhas dois e três

20. Como podemos ver no velocity chart, não deverá ser agressivo demais para este time de estrelas, então clique no valor “10” e mude o para 35 e pressione Enter.

Figura 17Alterando o valor da velocidade do forecast

21. Agora que nós temos a velocidade do forecast num valor mais realístico, podemos ter uma ideia do que o time pode realizar ao longo das interações restantes.

Figura 18Alterando o valor da velocidade do forecast

22. O visualizador de product backlog também agrupa as interações anteriores, e futuras interações pelas suas datas de atribuições. Selecione o link Sprint 3 para que possamos dividir o trabalho e atribuir para os membros apropriados do time.

Figura 19Navegando até o backlog atual

23. No backlog para a Sprint 3, feche os dois nós das user stories que têm o estado de ‘Done’ clicando nos triângulos pequenos ao lado direito de seus respectivos títulos.

Figura 20Fechando os nós das user stories concluídas

24. Antes de dividirmos a nova user story, vamos dar uma rápida olhada nesta visualização de backlog. De inicio, ela mostra todas as user stories e suas tarefas associadas que estão atribuídas à interação selecionada, independentemente do estado.

Figura 21Visualização do backlog da interação atual

25. Em resumo, você pode ver o que roda na interação desde 7 a 18 de maio, com três dias de trabalho restantes. À direita da variação da data, existe um pequeno gráfico mostrando o burn down do trabalho restante.

Figura 22Gráfico burn down

26. Clique no gráfico burn down para vê-lo. O gráfico mostra o trabalho restante sobre o curso da Sprint. A atual linha de tendência faz parecer que o time não é capaz de terminar o trabalho associado a tempo, mas lembre-se que nós ainda esperamos alguns trabalhos serem completados antes do final do dia atual (nada foi gravado até agora).

Figura 7Gráfico de burn down ampliado

27. Pressione a tecla Escape para fechar o gráfico burn down.

28. Localize a barra Work geral que mostra o quão próximo estamos da capacidade da interação atual baseada no total do trabalho restante para as tarefas nesta interação e, também, na capacidade do time. Parece que agora estamos bem, mas nós ainda temos que dividir a nova user story em tarefas para o time.

Figura 24Trabalho restante com respeito à capacidade geral do time

29. Selecione o link Capacity para olhar os detalhes da capacidade do time.

Figura 25Local do link Capacity

30. A visão de capacidade nos permite especificar o número de horas por dia que cada membro do time irá trabalhar neste projeto, bem folgas por membro da equipe, e as folgas gerais da equipe. Essas configurações de capacidade aplicam-se a atual interação. Você pode opcionalmente usar a coluna activity para descrever as disciplinas em que cada membro é especializado. Quando as tarefas são divididas por atividade, isto pode fornecer uma outra visão da capacidade do seu time para determinar, por exemplo, se você tem pessoas suficientes trabalhando na documentação para atender as demandas desta interação. Por hora, saia das configurações de capacidade sem realizar modificações.

Figura 26Configurações da capacidade dos times

31. Retorne à visão Contents para o atual product backlog

Figura 27Localização da guia dos Contents

32. Imagine que em reunião o time se compromete com as user stories e as divide em tarefas. Dê um duplo clique no novo work item e mude o seu State de Approved para Committed, e clique em Save and Close. Uma vez que o time se compromete com o trabalho, ele irá desaparecer do product backlog.

Figura 28

Comprometendo-se com uma nova user story

33. Selecione o botão azul com o símbolo ‘+’ a direita da user story para adicionar uma nova tarefa. Ela se tornará uma tarefa filha da user story e será usada para ajudar a descrever os detalhes de implementação necessários para concluir a user story.

Figura 29Local do botão usado para criar novas tarefas

34. Para a nova tarefa, digite “Consume OData feed for weather alerts” no para o título, atribua a tarefa para Cameron Skinner, e no campo Remaining Work o valor de 5 horas. Clique no botão Save and Close.

Figura 30Criando uma nova tarefa

35. Selecione o botão azul com o símbolo ‘+’ a direita do novo work item para adicionar outra nova tarefa.

36. Para a nova tareva, digite “Create UI for alerts” no título, atribua a tarefa para Annie Herruman, e determine 3 horas para o campo Remaining Work. Clique em Save and Close.

Figura 31Criando uma nova tarefa

37. Observe que as novas tarefas foram adicionadas como filhas da user story e que algumas das barras de esforço de trabalho se tornaram vermelhas, indicando que nós temos muito trabalho atribuído para o time baseado na capacidade. Cameron está especialmente sobrecarregada como indicado pelo gráfico de capacidade individual.

Figura 32Product backlog para a interação atual está acima da capacidade

38. Parece que a ultima user story na nossa sprint é bem grande, e não foi iniciada ainda, então ela é uma boa candidata a um reagendamento para uma interação futura em que o time possa realizar a atual carga de tarefas. Arraste e solte a ultima user story, chamada “Technician can edit customer contact details on Windows Phone” para a Sprint 4 no lado esquerdo da janela.

Figura 33Arrastando e soltando as user stories entre as interações

39. Dê uma olhada novamente na barra Work geral para ter certeza que agora está verde. Isto significa que nós estamos bem com a capacidade atual da equipe. Só não conte ao VP, ou ele pode achar outros requisitos de maior prioridade para trabalharmos!

Figura 34Trabalho restante para a interação atual sobre a capacidade

Exercício 2: Task board

Neste exercício, você aprenderá como usar o taskboard para ver o status do trabalho para a interação atual e mover as tarefas entre os estados. Os taskboards são uma ótima ferramenta para determinar qual trabalho precisa ser concluído antes do final da interação.

1. Agora que acabamos de dividir e atribuir o trabalho aos membros, vamos dar uma olhada no taskboard que será usado na próxima reunião stand-up da equipe para relatar e registrar o progresso. Selecione o link board no topo da página principal.

Figura 35Local do link para carregar o taskboard

2. Por padrão, o taskboard mostra doas as tarefas para a interação atual, agrupadas por item de product backlog e pelo estado atual. Arraste e solte a tarefa “Consume OData feed for weather alerts” para a coluna In Progress.

Figura 36Arraste e solte tarefas no taskboard para movê-las entre os estados

Nota: O recurso de touch está ativado no taskboard. Ele não funcionará dentro desta maquina virtual, mas você pode querer pedir ao seu chefe agora aquele monitor touch-screen que você tanto quer para a sua equipe.

3. Dê um duplo clique na tarefa “Consume OData feed for weather alerts” e mude o campo Remaining Work para 1 para simular o trabalho de Peter na tarefa para 4 horas durante o dia, e clique em Save and Close quando terminar.

Figura 8Alterando o trabalho restante para uma tarefa

4. Arraste e solte a tarefa “Create UI for alerts” para a coluna In Progress e mude o campo Remaining Work para 1. As duas novas tarefas de maior prioridade estão agora em progresso com 2 horas estimadas de trabalho para concluir.

Figura 9Tarefas do task board atualizadas

5. Feche os nós das user stories em que as tarefas estão concluídas clicando nos triângulos ao lado esquerdo dos títulos.

Figura 39Fechando os nós das user stories que já foram concluídas

6. Arraste e solte a tarefa para Julia chamada “Review new feature with technician early adopters” para a coluna Done para registrar que o trabalho foi concluído. Observe que o trabalho restante foi automaticamente reduzido a 0 quando você fez isso.

Figura 10Finalizando uma tarefa com o task board.

7. Observe que o gráfico burn down no canto superior direito foi atualizado imediatamente depois que você fez essas mudanças. Clique no gráfico burn down e note que existe menos de 20 horas para que o esforço restante se complete concluindo a interação.

Figura 11Gráfico do Burn Down

8. Feche o gráfico burn down.

9. Observe que cada linha representando um work item mostra um acúmulo de horas restantes, que é um somatório do trabalho restante de todas as tarefas filhas. Além disso, cada coluna

representa o status que possui um acúmulo de trabalho restante, oferecendo uma boa ideia do quanto de trabalho o time está trabalhando ativamente no momento.

Figura 42Taskboard mostrando o acúmulo de horas

10. O taskboard também tem um pivô de membros de time. Selecione o link Team Members próximo ao topo do taskboard.

Figura 43Local do link Team Members para agrupar as tarefas por membro de time

11. Esta visão torna fácil ver qual membro da equipe está trabalhando atualmente e quanto esforço falta para cada um para o restante da interação atual.

Figura 44Agrupando tarefas por membro de equipe no taskboard