portefólio de português - bibliblog | um outro sÍtio da ... · de leitura, são “ a culpa é...

13
Escola Secundária Daniel Sampaio Portefólio de Português Inês Martins N.º15 8.ºC Profª Rosa Silva 10.Março.2016

Upload: lamnguyet

Post on 17-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Escola Secundária Daniel Sampaio

Portefólio de Português

Inês Martins N.º15 8.ºC Profª Rosa Silva

10.Março.2016

Índice:

1. O meu perfil de leitor

2. Atividades em que participei

3. O livro da minha vida

4. Duas sugestões de leitura

5. Contrato de leitura 8.º ano 5.1 As minhas escolhas 5.2 O meu PowerPoint 5.3. Ficha de leitura do 2.º período 6. Balanço das leituras feitas

1. O meu perfil de leitor Os livros que eu prefiro, e que normalmente leio, são do género romance, drama, ficção e aventura. No caso dos romances e do drama, normalmente escolho livros baseados em histórias verídicas e apaixonantes, que me envolvem bastante na leitura. Os livros de ficção e aventura oferecem-me uma leitura mais lúdica e descontraída, pelo seu carácter mais fantasioso. Gosto bastante de ler e faço-o com frequência nos meus tempos livres.

2. Atividades em que participei

Fiz leituras pertencentes a contratos de leitura, nomeadamente: A Abóbada, de Alexandre Herculano; O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado; Novos Contos da Montanha, de Miguel Torga; O Diário de Anne Frank, de Anne Frank.

3. O livro da minha vida

O livro que mais gostei de ler, até hoje, tem como titulo “Ps: ainda te amo”, de Jenny Han, porque é uma história delicada e encantadora, que nos mostra que o amor não é fácil, mas é por isso mesmo que é tão fascinante apaixonarmo-nos.

4. Duas sugestões de leitura Os dois livros que eu sugiro, que não os do contrato

de leitura, são “ A culpa é das estrelas”, de John Green e “Pai nosso”, de Clara Ferreira Alves.

Sugiro estas duas leituras porque, no caso de “A culpa é das estrelas”, é uma história que explora, de maneira brilhante, a aventura divertida, empolgante e simultaneamente trágica que é estar-se vivo e apaixonado. No caso de “Pai nosso”, porque, neste livro, se testemunham os conflitos religiosos, com maior incidência no Médio Oriente, que assolam o mundo há mais de vinte anos, e como foi possível se cruzarem os projetos religiosos dos diferentes países. Esta é uma história que retrata uma realidade com a qual não contactamos e que, ao tomarmos consciência da sua existência, nos sensibiliza. A mim, por exemplo, toca-me particularmente aquilo que está a acontecer atualmente com os refugiados da Síria e o quanto deve ser difícil sair do seu país sem saberem o destino final.

5. Contrato de leitura 8ºano 5.1 As minhas escolhas:

Para o contrato de leitura do 8.ºano, escolhi o livro “A menina mais triste do mundo”, de Cathy Glass. Escolhi este livro por gostar de histórias verídicas e porque, à medida que o fui lendo, me fui envolvendo com o drama da personagem principal, uma menina maltratada pela sua família biológica e que é acolhida por uma família de acolhimento, que com todo o seu amor consegue transformar a vida daquela criança a todos os níveis. Com este livro, podemos “viajar” pelo lado negro da infância, o qual se transforma em felicidade e nos deixa, quanto a mim, uma forte mensagem de esperança.

5.2 O meu PowerPoint:

5.3 Ficha de leitura do 2.º período: Nesta ficha de leitura, falei do livro “Se eu ficar”, de Gayle Forman, a qual foi realizada numa aula de avaliação.

6. Balanço das leituras feitas

As leituras que fiz ensinaram-me a ter um maior conhecimento acerca de diversos temas que, para mim, eram de algum modo desconhecidos, nomeadamente, o tema de guerras religiosas. Outros temas se tornaram mais fáceis de entender, como a temática do amor, por exemplo, ou valores como a aceitação dos outros com as suas diferenças, ajudando-os a construir uma nova vida.

Penso ainda que a leitura de um livro é sempre enriquecedora e amplia os nossos horizontes.