port aula 3

58
 CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOS PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI www.pontodosconcursos.com.br 1  A U LA 3: S I N TA X E D E C O N C ORD Â N C IA Nosso assunto de hoje é CONCORDÂNCIA, que consiste no mecanismo que leva as palavras a adequarem-se umas às outras harmonicamente na construção frasal.  “Concordar” significa “estar de acordo c om”. Assim, na concordância, tanto nominal quanto verbal, os elementos que compõem a frase devem estar em consonância uns com os outros. Essa concordância poderá ser feita de duas formas: - gramatical ou lógica – segue os padrões gramaticais vigentes; - atrativa ou ideológica – dá ênfase a apenas um dos vários elementos, com valor estilístico. CONCORDÂNCIA VERBAL – variação do verbo, conformando-se ao número e à pessoa do sujeito. CONCORDÂNCIA NOMINAL – adequação entre o substantivo e os elementos que a ele se referem (artigo, pronome, adjetivo). À medida que comentarmos as questões de prova da ESAF, iremos abordar cada um dos casos de concordância, indistintamente (verbal e nominal). Procuramos selecionar o maior número possível de situações em que esse tópico do programa costuma ser exigido. Como muitas questões abordam tanto concordância nominal quanto verbal, tornando-se impossível tratar cada uma delas de forma isolada, a solução foi, para tornar mais didático o nosso estudo, agrupar os casos repetidos sob títulos. Uma última dica: questões do tipo “assinale o item com erro de natureza gramatical” abordam TODOS os aspectos gramaticais, inclusive (e principalmente) relacionados à sintaxe de concordância, tanto verbal como nominal. Por isso, ao resolver este tipo de questão, todo cuidado é pouco; aja como se estivesse “pisando em ovos”, analisando palavra por palavra (verificando a ortografia), oração por oração (concordância, regência, pontuação etc.). Finalmente, lembramos que, como algumas questões tratam de assuntos diversos em suas alternativas, mantivemos o item que será objeto de análise e comentário. Julgue, nesses casos, se o item está certo ou errado, sem que isso represente o gabarito da questão.  QUESTÕES DE PROVA DA ESAF 1 - (AFC 2002) Assinale a norma gramatical que justifica, com correção e propriedade, a flexão plural do verbo ser no período abaixo.

Upload: daniela-freund-borrmann

Post on 11-Jul-2015

450 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 1/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 1

AULA 3 : SI NTAXE DE CONCORDÂNCI A

Nosso assunto de hoje é CONCORDÂNCIA, que consiste nomecanismo que leva as palavras a adequarem-se umas às outrasharmonicamente na construção frasal.

 “Concordar” significa “estar de acordo com”. Assim, na concordância,tanto nominal quanto verbal, os elementos que compõem a frasedevem estar em consonância uns com os outros.

Essa concordância poderá ser feita de duas formas:

- gramatical ou lógica – segue os padrões gramaticais vigentes;

- atrativa ou ideológica – dá ênfase a apenas um dos várioselementos, com valor estilístico.

CONCORDÂNCIA VERBAL – variação do verbo, conformando-se ao

número e à pessoa do sujeito.CONCORDÂNCIA NOMINAL – adequação entre o substantivo e oselementos que a ele se referem (artigo, pronome, adjetivo).

À medida que comentarmos as questões de prova da ESAF, iremosabordar cada um dos casos de concordância, indistintamente (verbale nominal).

Procuramos selecionar o maior número possível de situações em queesse tópico do programa costuma ser exigido.

Como muitas questões abordam tanto concordância nominal quantoverbal, tornando-se impossível tratar cada uma delas de formaisolada, a solução foi, para tornar mais didático o nosso estudo,agrupar os casos repetidos sob títulos.

Uma última dica: questões do tipo “assinale o item com erro denatureza gramatical” abordam TODOS os aspectos gramaticais,inclusive (e principalmente) relacionados à sintaxe de concordância,tanto verbal como nominal. Por isso, ao resolver este tipo de questão,todo cuidado é pouco; aja como se estivesse “pisando em ovos”,analisando palavra por palavra (verificando a ortografia), oração por

oração (concordância, regência, pontuação etc.).Finalmente, lembramos que, como algumas questões tratam deassuntos diversos em suas alternativas, mantivemos o item que seráobjeto de análise e comentário. Julgue, nesses casos, se o item estácerto ou errado, sem que isso represente o gabarito da questão.

QUESTÕES DE PROVA DA ESAF

1 - (AFC 2002) Assinale a norma gramatical que justifica, comcorreção e propriedade, a flexão plural do verbo ser no período

abaixo.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 2/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 2

  “Já é mais do que conhecido que o principal problema do sistematributário nacional são justamente as contribuições, e não osimpostos propriamente ditos.” 

(Revista CNT, “Lixo tributário”)

a) “Com os verbos ser e parecer a concordância se faz depreferência com o predicativo, se este é plural.” (Luiz AntonioSacconi)

b) “Nas frases em que ocorre a locução invariável é que, o verboconcorda com o substantivo ou pronome que a precede, pois são elesefetivamente o seu sujeito.” (Celso Cunha & Lindley Cintra)

c) “Se tanto o sujeito como o predicativo forem personativos enenhum dos dois for pronome pessoal, a concordância seráfacultativa (pode-se concordar com o sujeito ou o predicativo).” 

(Dileta S. Martins & Lúbia S. Zilberknop)d) “Expressões de sentido quantitativo (...) acompanhadas decomplemento no plural admitem concordância verbal no singular ouno plural.” (Manual de Redação da Presidência da República)

e) “Se o sujeito composto tem os seus núcleos ligados por sérieaditiva enfática (...), o verbo concorda com o mais próximo ou vai aoplural (o que é mais comum quando o verbo vem antes dosujeito)”.(Evanildo Bechara)

Gabarito: AComentário.

Esta questão foi escolhida para ser a primeira por ser um verdadeiro “aulão” sobre concordância.

Cada opção apresenta uma regra aplicável ao assunto e, noenunciado, solicita-se ao candidato que se indique a regra cabível aoparágrafo. A resposta foi letra a.

 “Aula” da opção a:O verbo ser é um verbo bastante especial. Por estabelecer umarelação entre o sujeito e o seu predicativo, a concordância pode sedar tanto com o primeiro quanto com o segundo elemento. Há,contudo, algumas regras que prevalecem sobre essa faculdade.

Qualquer que seja a sua função sintática (sujeito ou predicativo),prevalece a concordância com o elemento que estiver representadopor:

1ª – um pronome pessoal reto: “Todo eu  era olhos e coração.

(Machado de Assis)”;

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 3/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 3

2ª – uma pessoa, em detrimento de outro que seja uma “coisa” (substantivo, pronome substantivo, oração substantiva): “Ovídio é muitos poetas ao mesmo tempo, e todos excelentes.” (A.F.Castilho).

Observe que no item ‘c’ há menção sobre essa concordância:

havendo elementos personativos em ambas as funções, aconcordância é facultativa com o sujeito ou com o predicado, a nãoser que em um deles haja um pronome pessoal, caso em queprevalece a concordância com este elemento (cai na 1ª regra deprevalência).

Quando os dois elementos (do sujeito e do predicativo) forem  “coisas” (substantivos, pronomes substantivos, oraçõessubstantivas), a concordância é facultativa, dando-se preferência àconcordância com o elemento no plural:

  “Na vida, nem tudo são  flores.”, “O resto são atributos semimportância.” Voltando à questão, no parágrafo destacado, o verbo ser tem porsujeito “o principal problema do sistema tributário nacional” (núcleo:problema) e por predicativo do sujeito “as contribuições”. Assim, osdois elementos são “coisas” e a concordância se faz,preferencialmente, com o elemento plural – no caso, com opredicativo.

 “Aula” da opção b: 

A regra exposta pelo item b refere-se à concordância em frases quecontenham a expressão “é que”.

Vamos à lição de Celso Cunha e Lindley Cintra, em Nova Gramáticado Português Contemporâneo:

 “A locução é que  é invariável e vem sempre colocada entre o sujeitoda oração e o verbo a que ele se refere. Assim: ‘José é que   trabalhou, mas os irmãos é que  se aproveitaram do seu esforço.’.” 

Perceba que a locução poderia ser retirada sem prejuízo para operíodo: “José trabalhou, mas os irmãos se aproveitaram do seuesforço.”.

Por isso, é classificada como uma locução denotativa de realce, quetem a única função de destacar os termos que acompanha (no caso,os substantivos José e irmãos, respectivamente).

E continuam os professores:

 “É uma construção fixa, que não deve ser confundida com outrasemelhante, mas móvel, em que o verbo ser  antecede o sujeito epassa, naturalmente, a concordar com ele e a harmonizar-se com otempo dos outros verbos.

Compare-se, por exemplo, ao anterior o seguinte exemplo:

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 4/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 4

 ‘José é que   trabalhou, mas f o ra m   os irmãos qu e  seaproveitaram do seu esforço.’ 

Ou este:

 ‘Fo i  José qu e  trabalhou, mas os irmãos é que  se aproveitaram

do seu esforço.’ Também não deve ser confundido com a expressão de realce é que  oencontro da forma verbal é  com a conjunção integrante q u e  emcontextos do tipo: ‘Bom é que  não haja mais discussões.’ equivalentea ‘É bom qu e  não haja mais discussões.’.” 

Nesse último caso, a conjunção integrante que introduz uma oraçãoque exerce a função sintática de sujeito da oração principal:

[É bom] – oração principal – PERGUNTA-SE: O que é bom?

[que não haja mais discussões] – oração subordinada subjetiva

 “Aula” da opção c:

Em se tratando da concordância do verbo ser em um predicadonominal (verbo de ligação), em que existem sujeito e predicativo dosujeito, há algumas regras de prevalência:

1º) A concordância com um pronome pessoal prevalece sobre todosos demais elementos, exerça o pronome a função de sujeito ou depredicativo. Ex: Suas esperanças (coisa – substantivo) no casamento

era eu  .2º) Na sua ausência, a concordância o termo que se refira a umapessoa (personativo) prevalece sobre o que representa uma “coisa” (por “coisa” entenda-se um substantivo, um pronomesubstantivo ou uma oração substantiva). Ex: San to An tôn io  (pessoa) er a  as esperanças (coisa – substantivo) da solteirona. 

Se ambos forem personativos, a concordância com qualquer dostermos é facultativa (sujeito ou predicativo).

3º) Se ambos os elementos forem “coisas”, a concordância é

facultativa com qualquer dos elementos, preferindo-se aquela feitacom o termo no plural. Ex: Tudo (coisa - pronome substantivo) são f l o res  (coisa - substantivo).

Em resumo, na concordância verbal com o verbo ser:

•  entre PRONOME PESSOAL x COISA/PESSOA – prevalecePRONOME;

•  entre PESSOA x COISA – prevalece PESSOA;

•  entre COISA x COISA – concordância facultativa, PREFERÊNCIA

para o termo no plural.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 5/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 5

 “Aula” da opção d:

Texto original do Manual de Redação da Presidência da República:

  “Expressões de sentido quantitativo (grande número de, grandequantidade de, parte de, grande parte de, a maioria de, a maior parte

de, etc), também chamadas de termos partitivos, por indicar parte deum todo, acompanhadas de complemento no plural, admitemconcordância verbal no singular, estabelecendo a concordância com onúcleo do conjunto – concordância gramatical ou lógica, ou no plural,concordando com o complemento – concordância atrativa ouideológica:

 ‘A maioria dos condenados acabou (ou acabaram) por confessarsua culpa.’ 

  ‘Um grande número de Estados aprovaram (ou aprovou) a

Resolução da ONU.’   ‘Metade dos Deputados repudiou (ou repudiaram) asmedidas.’.” 

 “Aula” da opção e:

Por série aditiva enfática entendemos todas as expressões queenumerem elementos de mesma função sintática, no caso, sujeito,com o mesmo sentido da conjunção aditiva ‘e’: não só... mastambém; não só... como.

Sobre esse ponto do assunto, contudo, há divergência doutrinária.

Enquanto o mestre Evanildo Bechara, como vimos, faculta a flexãoverbal, Celso Cunha e Lindley Cintra (obra citada) destacam que, senão houver pausa entre os sujeitos (e, portanto, não houver vírgula),o verbo irá para o plural:

 “Qualquer se persuadirá de que não só a nação mas também o  p r íncipe est a r iam  pobres.” 

Observe como foi tratado esse assunto em outra prova da ESAF.

2 -(Assistente de Chancelaria/2002)

As viagens ao exterior e os encontros com figurões estrangeirosconstituem, desde o reinado de Dom Pedro II, um trunfo naestratégia das lideranças brasileiras. De fato, as críticas às viagensinternacionais do Presidente da República ou de outros dirigentesparecem despropositadas. Tanto o governo como a oposição devemreposicionar os interesses brasileiros num mundo em plena mutação.O problema que se coloca é de outra natureza e se resume numa

interrogação pouco formulada na campanha presidencial: quaisdevem ser os rumos de nossa diplomacia?

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 6/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 6

(Luiz Felipe de Alencastro, Ve ja  , 10/04/2002, com

adaptações)

Assinale a relação de condição incorreta a respeito do emprego dasestruturas lingüísticas no texto.

d) o conectivo “Tanto...como”(l.5) for substituído por Não só ... mastambém, o verbo seguinte pode ser empregado no plural,

 “devem”(l.5), ou no singular, deve.

Item CORRETO

Comentário.

Foi considerada correta a faculdade de flexão, mesmo a série aditivaestando sem pausa, ou seja, sem vírgulas.

Logo, a partir dessas duas questões, podemos afirmar que oentendimento da ESAF é que, em séries aditivas enfáticas, o sujeitopoderá facultativamente se flexionar no singular ou no plural, com ousem pausa.

CONCORDÂNCIA COM PRONOME RELATIVO ‘QUE’ 

3 - (AFC 2002) Assinale a proposição correta a respeito da estruturamorfossintática do texto abaixo.

  “A ‘Guerra Fiscal’ pertence a uma classe geral de fenômenos queemergem quando iniciativas políticas dos Governos subnacionaisadquirem conotações negativas e geram efeitos econômicosperversos em decorrência do caráter insuficiente ou conjunturalmenteinoperante do quadro político-institucional que regula os conflitosfederativos, o qual se revela incapaz de garantir um equilíbrio mínimoentre interesses locais de forma a evitar efeitos macroeconômicos esociais perversos.” 

(C. Cavalcanti & G. Prado, com adaptações)

a) A forma verbal “emergem”(l.2), flexionada no plural, constituiincorreção, pois sua concordância deve se dar com o substantivo

 “classe”(l.1), núcleo do grupo nominal “classe geral de fenômenos”.

Item INCORRETO.

Comentário.

Pronome relativo é assim chamado por fazer referência a algumoutro termo (substantivo, pronome substantivo, oração substantiva)

 já mencionado anteriormente (ANTECEDENTE).

O pronome relativo dá início a uma oração que atribui a esseantecedente uma característica, estado ou condição. Por esse motivo,

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 7/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 7

a oração iniciada pelo pronome relativo é uma oração subordinadaadjetiva. Assim, concluímos que SEMPRE UM PRONOME RELATIVO DÁINÍCIO A UMA ORAÇÃO ADJETIVA.

Para respeitar as regras de concordância, deve-se observar a qual

termo o pronome relativo está se referindo, e com ele será feita aconcordância verbal.

No caso da questão de prova, iremos reproduzir parcialmente apassagem para melhor análise:

 “A ‘Guerra Fiscal’ pertence a uma classe geral de fenômenos queemergem quando iniciativas políticas dos Governos subnacionaisadquirem conotações negativas” 

Nesse período composto, há três orações:

1ª – oração principal – “A ‘Guerra Fiscal’ pertence a uma classe geral

de fenômenos” 2ª – oração subordinada adjetiva – “que emergem” – restringe oconceito do substantivo fenômenos.

3ª – oração subordinada adverbial – “quando iniciativas políticas dosGovernos subnacionais adquirem conotações negativas” – apresentauma idéia circunstancial de momento.

Note que o sujeito da oração adjetiva “que emergem” é o pronomerelativo que. O substantivo fenômenos pertence à oração principal.Contudo, é como se o pronome relativo somente estivesse “ocupando

o lugar” de fenômenos na oração adjetiva – ele exerce a função desujeito do verbo emergir, mas a concordância deve ser feita com apalavra que está substituindo – fenômenos.

Até imagino o pronome relativo falando para o verbo “Olha só, sou euo seu chefe substituto, mas quem manda mesmo é o meu patrão, otermo a quem eu me refiro, ou seja, o meu referente - fenômenos.Aqui, só estou ocupando um lugar que seria dele (“fenômenosemergem”). Então, se você quiser concordar com alguém, concordecom ele, ok?”.

Percebe-se que o pronome relativo que tem por antecedente osubstantivo fenômenos (o que emerge não é a classe, mas osfenômenos), e por isso correta estaria a flexão do verbo no plural(emergem).

4 - (AFC 2002) Assinale a opção em que o trecho do texto foitranscrito de forma gramaticalmente correta.

d) Modernizar, palavra neutra em matéria de valores morais, podesimplesmente servir de pretexto para justificar a adesão ao

paradigma dominante, desqualificando, ao mesmo tempo, comodinossauros pré-históricos, os que a ele resiste.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 8/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 8

 

Item INCORRETO.

Comentário.

Em outra ordem, a última parte da construção equivale a “desqualificando, ao mesmo tempo, como dinossauros pré-históricos,os que r es ist e a e les  ”.

Nessa estrutura, você percebeu a incorreção gramatical?

Mais uma vez, o sujeito da forma verbal é um pronome relativo que.

O pronome relativo remete a concordância ao termo antecedente aque se refere. No caso, o referente é o demonstrativo “os”,equivalente a “aqueles”; por isso, o verbo deverá ser conjugado na3ª pessoa do plural – na ordem direta “desqualificando os que

res is tem  a ele.” , ou na ordem apresentada no texto:  “desqualificando os que a ele res is tem .”.

VERBOS ACOMPANHADOS DO PRONOME ‘SE’ 

5 - (Analista Comércio Exterior/ 1998) Marque o item sublinhado queapresenta erro gramatical ou impropriedade vocabular.

A primeira expedição científica à(A) Amazônia foi feita em 1638 porGeorge Marcgrave, um naturalista alemão. Até o final do século XVII,o que se procuravam(B) eram animais exóticos, dentro da ótica do

"estranho mundo novo": peixe que dá choque, aranhas gigantes,mamíferos que vivem submersos nos rios. Nos séculos seguintes, oobjetivo passou a ser a coleta do maior número possível de bichos dediferentes espécies. Até os anos 40, os museus estrangeiros pagavamcoletores profissionais(C) para levar espécimes(D) da fauna e floranacionais(E) para suas coleções. O Brasil só assumiu a pesquisacientífica na Amazônia há poucas décadas. Agora, a idéia é conhecerpara preservar.

(Baseado em Flávia Varella, Veja - Amazônia, 24/12/1997)

a) Ab) B

c) C

d) D

e) E

GABARITO: B 

Comentário.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 9/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 9

Quando um verbo de transitividade direta ou direta e indireta estiveracompanhado do pronome se, todo cuidado é pouco: poderemosestar diante de uma construção de voz passiva.

Para confirmação, temos de fazer duas perguntas:

1 – O verbo é transitivo direto (TD) ou transitivo direto e indireto(TDI)?

2 – Existe uma idéia passiva na construção?

Se ambas as respostas forem SIM, estamos diante de umaconstrução de voz passiva e, então, o verbo deverá se flexionar deacordo com o sujeito paciente.

A existência de um objeto direto na transitividade do verbo énecessária pois, como vimos na aula sobre verbos, o objeto direto daconstrução de voz ativa irá exercer a função essencial de sujeito da

voz passiva.Na questão de prova ora comentada, “o que se procuravam eramanimais exóticos”, temos de fazer duas análises: a primeira, emrelação à construção:

1ª pergunta: O verbo é transitivo direto (TD) ou transitivo direto eindireto (TDI)?

Resposta: O verbo procurar é transitivo direto (alguém procuraalguma coisa).

2ª pergunta: Existe uma idéia passiva na construção?Resposta: Sim, existe idéia passiva – os animais eram procurados.

Conclusão: temos uma construção de voz passiva.

A segunda análise versa sobre o antecedente do pronome relativoque. Para isso, vamos separar as orações:

Período composto: “o | que se procuravam |eram animais exóticos” 

1ª oração: o [pronome demonstrativo = aquilo] eram animais

exóticos – ORAÇÃO PRINCIPAL2ª oração: que se procuravam – ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA

O pronome que é relativo e tem como antecedente o pronomedemonstrativo o. Por isso, o verbo que o segue deverá ficar nosingular.

Para melhor compreensão, iremos fazer a substituição do pronomerelativo QUE pelo termo que substitui, o pronome demonstrativo “o”.Para simplificar ainda mais, em vez de “o”, colocaremos “aquilo”, seuequivalente.

 “que se procurava” - “aquilo se procurava” = AQUILO eraprocurado.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 10/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 10

Viu? O verbo só poderá ficar no singular.

Na oração principal (“o eram animais exóticos”), devemos lembrar daconcordância do verbo ser.

De um lado, como sujeito, existe um pronome substantivodemonstrativo o - COISA.

De outro lado, na função de predicativo do sujeito, há um substantivoacompanhado de um adjetivo: animais exóticos - COISA.

Portanto, tanto de um lado (sujeito) como de outro (predicativo), oselementos são “coisas” (substantivos, pronomes substantivos ouorações substantivas).

Assim, a concordância pode se dar com qualquer deles,

PREFERENCIALMENTE com o elemento que estiver no PLURAL – “...eram animais exóticos” .

Isso justifica a flexão do verbo ser no plural.

6 - (Analista Comércio Exterior/ 1998) Marque o item sublinhado queapresenta erro gramatical ou impropriedade vocabular. 

No próximo ano, estará a Declaração Universal de Direitos Humanoscompletando seu cinqüentenário, no limiar do novo século. Ao longodas cinco últimas décadas, testemunhamos o processo histórico de

gradual formação, consolidação, expansão e aperfeiçoamento daproteção internacional dos direitos humanos, conformando(A) umdireito de proteção dotado de especificidade própria. Esse processopartiu das premissas de que(B) os direitos humanos são inerentes aoser humano e, como tais(C) antecedem a(D) todas as formas deorganização política, e de que sua proteção não se esgota na ação doEstado. Ao longo deste meio século, como respostas às necessidadesde proteção, tem-se(E) multiplicado os tratados e instrumentos dedireitos humanos, a partir da Declaração Universal de 1948, tidacomo ponto de partida do processo de generalização da proteção

internacional dos direitos humanos.(Baseado em Antônio Augusto Cançado Trindade)

a) A

b) B

c) C

d) D

e) E

Gabarito: E

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 11/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 11

Comentário.

Mais uma vez, estamos diante de um verbo acompanhado de umpronome se, o que poderá ser um caso de construção de voz passiva.

Vamos, então, responder às perguntas de confirmação:

1 – É um verbo transitivo direto (TD) ou direto e indireto (TDI)?

Como não se trata de um verbo, mas de uma locução verbal, temosde analisar a transitividade do verbo principal da locução –multiplicar. Na construção, este é um verbo transitivo direto –

  ‘Alguém/alguma coisa multiplicou os tratados e os instrumentos dedireitos humanos.’. Sim, é TD.

2 – Há idéia passiva? Sim, ‘os tratados e os instrumentos de direitoshumanos foram multiplicados.’ 

Conclusão: CONSTRUÇÃO DE VOZ PASSIVA.Relembre que a flexão verbal numa locução: quem se modifica é overbo auxiliar (ter) mas da maneira que o principal (multiplicar) ofaria. Assim, a construção verbal correta, em concordância com osujeito representado por “os tratados e os instrumentos de direitoshumanos”, é têm-se multiplicado.

7 - (TCE RN/2000) Marque o item em que um dos dois períodos estágramaticalmente incorreto:

c) No gênero das leis federativas, é possível discernir duas espéciesbem visíveis: leis federais intransitivas e transitivas. / No gênero dasleis federativas, podem-se discernir duas espécies bem visíveis: leisfederais intransitivas e transitivas.

Item CORRETO

Comentário.

Novamente, verbo acompanhado do pronome se. Vamos àsperguntas:

1- É verbo TD ou TDI?

Sim. Na locução “poder discernir”, a transitividade de discernir(verbo principal) é DIRETA, pois significa diferenciar, distinguir,discriminar.

2 – Há idéia passiva?

Sim, duas espécies de leis federativas poderão ser discernidas, ouseja, diferenciadas.

Então, trata-se de voz passiva e o verbo auxiliar deverá flexionar-sede acordo com o núcleo do sujeito paciente – espécies – e ir para oplural – podem-se discernir.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 12/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 12

Haveria uma outra possibilidade de construção: “pode-se discernir duas espécies bem visíveis: leis federais intransitivas e transitivas.” 

Neste caso, o sujeito da forma verbal “pode-se” é a oração reduzidade infinitivo “discernir duas espécies...”. Esse tipo de construção é

possível com os verbos PODER, DEVER e outros. Um outro exemplo:1 - Devem-se manter os animais nas jaulas. – Os animais devemser mantidos nas jaulas. – construção de voz passiva = verboauxiliar concorda com o núcleo do sujeito: animais.

2 – Deve-se manter os animais nas jaulas – Deve-se [manter osanimais nas jaulas] - sujeito oracional = verbo na 3ª pessoa dosingular.

São formas igualmente válidas, cada uma com uma análise sintáticadiferente. Esse ponto pode ser objeto de questão do tipo “com

barrinha no meio”, cujo enunciado costuma ser “assinale a opção emque os dois períodos estão corretos”.

8 - (TCE RN/2000) Marque o segmento do texto que apresentaerro(s) de construção sintática.

a) Em julho último, editou a União a Lei ordinária no 8.666, cujoartigo 5o impôs à Administração Pública, nos três níveis de Governo,a obrigação de pagar, em “estrita ordem cronológica das datas desuas exigibilidades”, para cada fonte diferenciada de recursos, os

bens e serviços que adquirir.b) A ementa dessa Lei esclarece que a norma está regulamentadano inciso XXI do artigo 37 da Constituição, que impõe o processo delicitação nas aquisições governamentais de bens e serviços,assegurando que nos certames é preciso haver “igualdade decondições” entre os concorrentes e que nos contratos “se estabeleçaobrigações de pagamento, mantida as condições efetivas daproposta”.

c) A União legislou obviamente no exercício da competência que

lhe deferiu o inciso XXVII do artigo 23 da Constituição, para editarnormas gerais de licitação e contratação.

d) E, ao fazê-lo, inseriu dispositivo não pertinente a esse campo,mas sim ao direito financeiro.

e) Mas também aí a competência para legislar, emboraconcorrentemente com os Estados e Distrito Federal, foi atribuída àUnião pelo artigo 24, inciso I, da Constituição.

(Baseado em Austen da Silva Oliveira)

Gabarito: B 

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 13/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 13

Comentário.

Observe como a concordância verbal, em construção de voz passivapronominal, é constantemente objeto de questões da ESAF. Por isso,temos de treinar bastante essa análise.

Quando o enunciado aborda erro de construção sintática, esse erropode estar em sintaxe de concordância, de regência, de colocação, ouseja, deve-se analisar cada oração com bastante critério paraperceber o equívoco. Como mencionei lá no começo, é para “andarpisando em ovos”.

No item B, o erro foi com relação à flexão do verbo estabelecer.Este verbo está acompanhado do pronome se e, por isso, vamos àanálise:

1 – É verbo TD ou TDI? Sim. Alguém estabeleceu obrigações de

pagamento.2 – Há idéia passiva? Sim. As obrigações foram estabelecidas.

Conclusão: VOZ PASSIVA.

Sujeito: obrigações de pagamento

Núcleo do sujeito: obrigações

Construção correta: “se estabeleçam obrigações de pagamento” 

O outro erro refere-se à concordância nominal, logo na seqüência: oque será “mantida”?

Resposta: “as condições efetivas da proposta”.

Como o núcleo do sintagma nominal é condições, o adjetivo a elecorrespondente deverá se flexionar no gênero feminino e númeroplural – mantidas, ficando assim: “... assegurando que nos certamesé preciso haver ‘igualdade de condições’ entre os concorrentes e quenos contratos ‘se estabeleçam  obrigações de pagamento, m a n t i d a s   as condições efetivas da proposta’.” .

9 -(Fiscal de Fortaleza – 1998) Indique entre os itens sublinhados oque contém erro gramatical ou impropriedade vocabular.

Tudo parece indicar, a essa altura, que(A) as repercussões da crisedos países asiáticos sobre a América Latina serão bem menosacentuadas do que(B) se imaginava faz(C) poucos meses. Pouco apouco, foram-se percebendo(D) que os problemas daquela regiãosão devidos à(E) desorganização de seus sistemas financeiros e auma especulação imobiliária desenfreada.

(Gazeta Mercantil, 21 e 22/2/1998, adaptado)

a) Ab) B

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 14/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 14

c) C

d) D

e) E

GABARITO: D 

Comentário.

Primeiramente, uma locução verbal acompanhada de pronome ‘se’ requer análise:

1-  o verbo principal (perceber) é TD ou TDI? Sim.

2-  Há idéia passiva? Sim – Algo foi sendo percebido.

Conclusão: construção de voz passiva.

Acontece que o sujeito não está expresso na forma de um nome(substantivo), mas de uma oração (subordinada) substantiva.Pergunta-se: o que foi sendo percebido?

Resposta: “que os problemas daquela região são...” – o sujeito daforma verbal está representada por uma oração.

No caso de sujeito oracional, o verbo DEVE FICAR na 3ª pessoa dosingular (“fo i -se percebendo  que os problemas daquela regiãosão...”).

10 - (Oficial de Chancelaria/2002) Assinale a opção que correspondea erro gramatical.Nunca antes foram tão(1) favoráveis as condições para uma políticaexterna de realizações no Brasil. É preciso(2) aproveitar essascondições, multiplicar o seu efeito benéfico, pô-las(3) a serviço deinteresses muito claros – e preementes(4) – do Brasil em suasrelações com o mundo exterior. Fizemos(5) muito para consolidaruma imagem nova, de credibilidade e confiabilidade, de um País queé capaz de enfrentar com determinação e autoconfiança os seusproblemas. Demos passos concretos nesse sentido e estamos

recolhendo os benefícios.(Adaptado de www.mre.gov.br, Comissão de Relações Exteriores da

Câmara dos Deputados)a) 1b) 2c) 3d) 4e) 5

Gabarito: D

Comentário.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 15/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 15

Não existe registro do vocábulo PREEMENTE, mas de PREMENTE, quesignifica “urgente”, aplicável ao contexto. Talvez a banca tenhatentado associar esse vocábulo inexistente ao substantivoPREEMINÊNCIA (superioridade/grandeza) ou ao adjetivoPREEMINENTE.

O que nos interessa nessa questão é comentar o item (2), em quetemos um bom exemplo de sujeito oracional anteposto a umpredicado nominal. Por ser “neutro”, o sujeito representado sob aforma de uma oração mantém o verbo no singular e,conseqüentemente, da mesma forma, o predicativo do sujeito (épreciso). Nesse caso, o sujeito composto está representado pelastrês orações reduzidas de infinitivo: (1ª) aproveitar essas condições,(2ª) multiplicar o seu efeito benéfico, (3ª) pô-las a serviço deinteresses muito claros – ... – do Brasil em suas relações com omundo exterior.

11 - (TCE ES/2001)

O pensamento moral da Ilustração baseava-se em três idéiascentrais: a idéia de que a moral podia ter um fundamento secular; aidéia de que o indivíduo, considerado como célula elementar dasociedade, tinha direito à auto-realização e à felicidade e podiadescentrar-se com relação à vida comunitária, criticando-a de fora; ea idéia de que existe uma natureza humana universal, de que

existem princípios universais de validação ética, e de que existe umpequeno núcleo de normas materiais universais.

(Sérgio Paulo Rouanet)

Assinale a opção que está incorreta em relação ao texto.

d) A expressão "baseava-se" (l.1) pode, sem prejuízo para a correçãogramatical do período, ser substituída por eram baseados.

Item INCORRETO (gabarito da questão).

Comentário.Verbo acompanhado de pronome se. Análise:

1 – É verbo TD ou TDI? Sim, na construção, “Alguém baseou opensamento em três idéias centrais.” 

2 – Idéia passiva? Sim, o pensamento foi baseado.

A opção sugere a troca da voz passiva pronominal pela construção devoz passiva analítica (verbo auxiliar + verbo principal). O erro residena concordância do verbo auxiliar. Como o sujeito (paciente) estárepresentado pelo substantivo pensamento, a forma correta seriaera baseado.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 16/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 16

Deve-se tomar muito cuidado para manter a flexão de número(singular), de tempo (pretérito imperfeito) e de modo (indicativo) natransposição de vozes verbais.

12 - (AFC 2002) 

Os argumentos em favor da política industrial mudam, mas em geraleles continuam sofrendo da mesma falta de embasamentoeconômico. Um deles, que vem sendo repetido de uns tempos paracá, é o da economia de divisas. Identifica-se um item de peso napauta de importações como, por exemplo, componentes eletrônicos.Ora, se o dispêndio com este produto é alto, por que então não fazercom que ele seja produzido no país por meio de uma políticaindustrial ativa, poupando-se, desta forma, moeda forte?

(Adaptado de Cláudio Haddad)

Assinale, entre as substituições sugeridas, a que está em desacordocom a norma culta.

d) “Identifica-se”(l.4) por É identificado

Item CORRETO.

Comentário.

Repete-se a exigência de troca da voz passiva pronominal (sintética)para voz passiva analítica, desta vez com correção.

Foram preservados o tempo e o modo verbal (presente doindicativo), bem como respeitada a concordância com o sujeitopaciente, que tem como núcleo o substantivo masculino singularitem (“Identifica-se um i t em  de peso”)

13 - (TCE ES/2001) Assinale o trecho que respeita as regrasgramaticais da norma culta.

a) Pesquisas nos Estados Unidos mostra que a tolerância ao erro no

comércio eletrônico é zero. Quem compra um CD e não recebe,simplesmente "deleta" o endereço da loja virtual pisou na bola.

d) A reação contrária do consumidor é desmezurada. Na redeesperam-se serviço nota 1000 - ou nada aquém disso.

Itens INCORRETOS 

Comentário.

Erro da opção a: quem mostra que a tolerância ao erro no comércio

eletrônico é zero são as pesquisas. Por isso, o verbo mostrar deveria estar no plural – “Pesquisas nos Estados Unidos mostram...” .

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 17/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 17

Erro da opção d: além do erro na grafia de desmensuradas, houveum erro de sintaxe de concordância.

O verbo esperar (na construção, transitivo direto) estáacompanhado do pronome se e apresenta uma idéia passiva (serviço

nota 1000 é esperado pelo consumidor), o que nos leva a concluirque se trata de uma construção de voz passiva pronominal, cujoverbo deve estar de acordo com o sujeito paciente (serviço). Aconstrução correta, portanto, seria “Na rede, espera  -se serviço nota1000” ). 

14 - (TRF 2003) Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.

A ciência moderna desestruturou saberes tradicionais, e seuparadigma mecanicista, que encara o mundo natural como máquina

desmontável, levou a razão humana aos limites da perplexidade,porquanto a fragmentação do conhecimento em pequenos redutosfechados se afasta progressivamente da visão do conjunto. Aexcessiva especialização das partes subtrai o conhecimento do todo.Daí resulta a dificuldade teórica e prática para que o espírito humanose situe no tempo e no espaço da sua existência concreta.

(José de Ávila Aguiar Coimbra, Fronteiras da Ética, p. 27)

e) Em “se situe”(l.8) o pronome “se” indica indeterminação do sujeitoe contribui para conferir impessoalidade ao texto.

Item INCORRETO.

Comentário.

Vamos definir, agora, as diferenças entre o pronome apassivador “se” e o índice de indeterminação do sujeito “se”: a transitividade doverbo dentro da oração e a idéia que o contexto oracional apresenta(se passiva ou ativa).

Como vimos reiteradas vezes, o verbo transitivo direto (TD) etransitivo direto e indireto (TDI), por possuírem o complementodireto, podem formar uma estrutura de voz passiva, já que o objetodireto irá exercer, nessa construção, a função sintática de sujeitopaciente.

Na construção de voz passiva, o verbo deverá fazer a concordânciacom o sujeito paciente:

Viam-se ao longe as p r im e i ras casas   (verbo transitivo direto) 

Ofereceu-se u m g r a n d e p r ê m i o   ao primeiro colocado. (verbotransitivo direto e indireto).

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 18/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 18

Além da transitividade do verbo, deve haver uma idéia passiva doelemento que exerce a função de sujeito (como nos exemplos acima:as casas eram vistas / o prêmio era oferecido)

Os demais verbos (transitivo indireto, intransitivo, verbo de ligação),

se estiverem acompanhados do pronome “se”, estarão formando osujeito indeterminado e o pronome correspondente chama-se índiceou partícula de indeterminação do sujeito.

Usa-se construção de sujeito indeterminado quando não se sabe - ounão se quer dizer – quem pratica/praticou a ação verbal. Também éusado em orações de sentido genérico, vago. São duas as formas deconstrução:

1 - o verbo (exceto transitivo direto ou direto e indireto) permanecena 3ª pessoa do singular acompanhado do pronome se (índice /partícula de indeterminação):

Necessitava-se, naqueles dias, de novas esperanças. (verbotransitivo indireto) 

Estava-se muito feliz com o resultado das provas. (verbo deligação) 

Morria-se de tédio nas noites de inverno.(verbo intransitivo)

2 – o verbo (qualquer que seja sua transitividade na construção),sem o pronome, fica na 3ª pessoa do singular:

Desviaram dinheiro dos cofres públicos.

Bateram na porta.

Falaram mal de você.

Na questão da ESAF, o verbo situar – transitivo direto (alguém situaalguma coisa) – apresenta ao sujeito uma idéia passiva (que oespírito humano seja situado). Por isso, constrói voz passivapronominal, cujo verbo deverá concordar com o sujeito. A afirmaçãodo item e, portanto, não procede.

(TRF 2003)15 - Assinale o trecho que, ao preencher a lacunacorrespondente, provoca erro gramatical, de pontuação ou de coesãotextual.

  ___________(1)_______________ com predominância de fusões eaquisições de empresas, a mudança de natureza das inversõesdiretas iniciou-se nos Estados Unidos na década de 80.

 ________(2)__________ acompanhada de uma grande expansão doinvestimento de portfólio e da formação de megacorporações,estendeu-se aos demais países nos anos 90.

  ______________(3)__________ apoiada na valorização global dasBolsas, ocorreu com maior intensidade na segunda metade dos anos90. _________(4)___________ de movimento de natureza

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 19/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 19

patrimonial que deu lugar a dois processos simultâneos: a fusão deempresas, com fechamento de plantas no centro industrializado, e oconcomitante deslocamento para a periferiadinâmica.__________________(5)__________ da

concorrência mundial ensejou a criação concentrada de capacidadeprodutiva nos setores de nova tecnologia e nas regiões capazes depromover uma integração virtuosa ao processo de internacionalizaçãocapitalista.

a) 1- É necessário esclarecer que,

b) 2 - Tal transformação na economia,

c) 3 - Essa aceleração da centralização de capital,

d) 4 - Tratavam-se, essencialmente,e) 5 - Esse último estágio da evolução da estrutura

Gabarito: D (alterado após os recursos)

Comentário.

Questão clássica de sujeito indeterminado versa sobre o verbo tratar.Quando significa “a questão que importa ou que se discute”, étransitivo indireto e pronominal (“Trata-se de uma nova técnicacirúrgica.” ). Forma, com o pronome “se”, uma estrutura de sujeitoindeterminado, devendo o verbo SEMPRE ficar na 3ª pessoa dosingular – Trata-se de.

No item a, estamos diante de um sujeito oracional, que leva o verbopara a 3ª pessoa do singular.

16 - (AFRF 2005) Assinale a opção que constituiria, de maneiracoerente com a argumentação e gramaticalmente correta, umapossível resposta para a pergunta final do texto.

d) Segundo alguns pensadores modernos, não se tratam de projeçõesutópicas os empreendimentos culturais e sociais que renovam valoresmodernistas, enriquecendo saberes especializados.

Item INCORRETO.

Comentário.

Observe que o verbo tratar foi, mais uma vez, indevidamenteflexionado. Por fazer parte de um sujeito indeterminado, o verbodeve ficar na 3ª pessoa do singular. A construção correta, portanto,seria “não se trata de projeções utópicas”.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 20/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 20

 

17 - (TTN 1998) Marque o texto que contém erro de estruturaçãosintática ou de pontuação.

a) A cada dia que passa, uma revolução silenciosa vai tomando

conta das mentalidades dos empresários e altos executivosbrasileiros, cristalizando-se e arregimentando forças entre osespecialistas em Recursos Humanos.

b) Pouco a pouco, ela se concretiza nas necessidades específicas dasindústrias de tecnologia de ponta e recolhe novos testemunhos doslíderes que lutam para fazer negócios, vencer uma concorrênciaencarniçada ou simplesmente manter suas corporações de pé emmeio à borrasca da recessão.

c) E chega à conclusão mais simples possível: que nem só de

computadores, tecnologias de ponta, robôs ou telefones celularesvive uma empresa, se ela não contar com uma equipe profissional,treinada, entusiasmada, e, ainda por cima, motivada.

d) A nova mentalidade começa por botar o ovo em pé e reconhecero valor insubstituível, inigualável, da qualidade do trabalho humano.

e) Esta revolução trata-se de uma mudança radical dementalidade, que começou a tomar corpo no finalzinho dos anos 80,depois de toda aquela onda de contenção de despesas, cortes depessoal, diminuição de "elefantes brancos" empresariais, fim deestoques inúteis, melhoria de qualidade, de competitividade e deprodutividade.

(Márcio Roberto Graf, com adaptações) 

Gabarito: E

Comentário.

Por formar uma estrutura oracional de sujeito indeterminado, aexpressão “trata-se de” não admite sujeito, como o apresentado naintrodução do item e (“Esta revolução trata-se de...”).

18 - (CVM 2000)  Marque o segmento do texto que contém erro deestruturação sintática.

a) Já se tornou lugar-comum afirmar que investir em ciência etecnologia é condição necessária para o desenvolvimento de um país.

b) Se essa afirmação pode ser considerada consensual, não o é acompreensão acerca de qual tipo de investimento deve ser feito.

c) De fato, pode-se afirmar que a forma de financiamento para

ciência e tecnologia é dependente da visão que o governo tem dodesenvolvimento da sociedade.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 21/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 21

d) Não foi por outro motivo que, durante o regime militar, se optarampor pesados investimentos na construção de um aparato de pesquisavinculado ao Estado.

e) Aquele modelo refletia o singular nacionalismo dos militares, em

aliança com setores da burocracia estatal.(Henrique Carlos de O. de Castro, com adaptações)

Gabarito: D

Comentário.

O verbo optar, no contexto, é transitivo indireto (Alguém optoupor alguma coisa.) e está acompanhado do pronome “se”, o queaponta para uma construção de sujeito indeterminado. Desse modo,

o verbo deverá permanecer na 3ª pessoa do singular – “Não foi poroutro motivo que, durante o regime militar, se op tou   por pesadosinvestimentos...”.

No item c, observamos uma passagem de sujeito oracional com overbo auxiliar “poder”, que possibilita duas análises:

I– “pode-se | afirmar | que a forma de financiamento para aciência e tecnologia é dependente da visão | que o governo temdo desenvolvimento da sociedade.” 

1ª oração: “pode-se” – oração principal – o verbo fica na 3ª pessoa

do singular porque seu sujeito está sob forma oracional (2ª oração).2ª oração: “afirmar” – oração subordinada subjetiva reduzida deinfinitivo (exerce a função sintática de sujeito do “pode-se”, queequivale a “é possível” - o que é possível? Afirmar.)

3ª oração – “que a forma de financiamento para a ciência etecnologia é dependente da visão” – oração subordinada objetivadireta (exerce a função sintática de objeto direto de “afirmar”).

4ª oração – “que o governo tem do desenvolvimento da sociedade” –oração subordinada adjetiva restritiva (oração que serve para limitar

o alcance do substantivo “visão”, presente na oração anterior)I I– “pode-se afirmar | que a forma de financiamento para a ciênciae tecnologia é dependente da visão | que o governo tem dodesenvolvimento da sociedade.” 

1ª oração – “pode-se afirmar” – oração principal formada por umalocução verbal e um pronome apassivador. O verbo auxiliar “poder” fica no singular porque o sujeito está sob forma oracional (é asegunda oração).

2ª oração – “que a forma de financiamento para a ciência e

tecnologia é dependente da visão” – oração subordinada subjetiva –

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 22/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 22

agora, esta oração exerce a função sintática de sujeito paciente daforma verbal expressa na 1ª oração (de voz passiva).

3ª oração – “que o governo tem do desenvolvimento da sociedade” –oração subordinada adjetiva restritiva (oração que serve para limitar

o alcance do substantivo “visão”, presente na oração anterior) – nãohouve mudança em relação à análise anterior.

A banca poderia ter explorado a classificação da segunda oração daanálise II. Está vendo como a ESAF, muitas vezes, é boazinha?

19 - (Analista Comércio Exterior/ 1998) Marque o item em que umdos dois períodos está gramaticalmente incorreto.

a) A qualquer observador da história moderna pode afigurar-separadoxal que a primeira conferência multilateral sobre o tema

do desenvolvimento social se tenha realizado numa época emque o neoliberalismo, como alternativa "eficiente" ao chamadoEstado-Providência, e o culto do mercado, como fator deregulação da convivência social configuram a ideologiadominante. / A qualquer observador da história moderna pode-se afigurar paradoxal que a primeira conferência multilateralsobre o tema do desenvolvimento social se tenha realizadonuma época em que o neoliberalismo, como alternativa"eficiente" ao chamado Estado-Providência, e o culto domercado, como fator de regulação da convivência social

configuram a ideologia dominante.b) O primeiro paradoxo a respeito da Cúpula Mundial sobre o

Desenvolvimento Social reside no fato da proposta de suarealização ter sido aceita mais rapidamente pelos paísesdesenvolvidos do que pelo conjunto de países emdesenvolvimento. / O primeiro paradoxo a respeito da CúpulaMundial sobre o Desenvolvimento Social reside no fato de aproposta de sua realização ter sido aceita mais rapidamentepelos países desenvolvidos do que pelo conjunto de países emdesenvolvimento.

c) O triunfalismo do Ocidente desenvolvido com o esboroamentodo antigo bloco comunista e a alegada vitória do liberalismotraduzia-se, então, não apenas na noção da "nova ordeminternacional" preconizada pelo Presidente Bush dentro doGrupo dos Sete. / O triunfalismo do Ocidente desenvolvido como esboroamento do antigo bloco comunista e a alegada vitóriado liberalismo traduziam-se, então, não apenas na noção da"nova ordem internacional" preconizada pelo Presidente Bushdentro do Grupo dos Sete.

d) Alguns países desenvolvidos brandiam a noção de goodgovernance, ou "boa governança", na qual se embutia uma

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 23/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 23

crítica aos países do Terceiro Mundo como locus exclusivo dodesperdício de recursos e da corrupção governamental – antes,naturalmente, da Operação Mãos Limpas na Itália. / Algunspaíses desenvolvidos brandiam a noção de good governance, ou"boa governança", em que se embutia uma crítica aos países do

Terceiro Mundo como locus exclusivo do desperdício de recursose da corrupção governamental – antes, naturalmente, daOperação Mãos Limpas na Itália.

e)  Temiam os países em desenvolvimento que a conferênciaproposta se transformasse num foro de repreensão no sentidoNorte-Sul, em que os países ricos viessem a tentar impor novostipos de condicionalidades a assistência e cooperaçãointernacionais. / Temiam os países em desenvolvimento que aconferência proposta se transformasse num foro de repreensãono sentido Norte-Sul, em que os países ricos viessem a tentarimpor novos tipos de condicionalidades à assistência e àcooperação internacionais.

GABARITO: C

Comentário.

No segundo segmento da opção c, temos um daqueles erros clássicosde concordância verbal – entre o núcleo do sujeito e o verbo estãocolocados vários elementos: “O t r i u n fa l i s m o   do Ocidente

desenvolvido com o esboroamento do antigo bloco comunista e aalegada vitória do liberalismo t r a d u z i a m -s e   (...)”.

Verbo traduzir com o pronome ‘se’ – vamos à análise:

1 – é transitivo direto;

2 – apresenta idéia passiva.

Logo, construção de voz passiva.

O sujeito paciente tem por núcleo o substantivo triunfalismo. Assim,a forma verbal deverá ficar no singular – traduzia-se.

O que pode ter induzido muita gente a erro foi imaginar que ‘aalegada vitória’ seria um outro núcleo do sujeito. Para dirimir essaquestão, devemos observar o contexto.

Sabendo que ‘esboroamento’  tem por sinônimo o substantivodeclínio, pode-se extrair do texto que foram dois os fatores quelevaram ao triunfalismo do Ocidente: a derrocada comunista e avitória do liberalismo (há, inclusive, uma estreita relação entre essesdois acontecimentos).

Com isso, concluímos que qualquer análise sintática só pode ser feita

em conjunto com uma análise semântica, ou seja, para se verificar aconcordância, temos a necessidade de compreender o texto.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 24/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 24

 

CONCORDÂNCIA COM SUJEITO COMPOSTO

20 - (TCE ES/2001) Em relação à estrutura gramatical do texto,assinale o fragmento correto.

a) A vida moral e a vida do poder dá a impressão de correremparalelas, com raras convergências.

b) Este desencontro entre a ética e a política incomodam e indignama todos que querem ver e sentir a presença de virtudes na conduçãodos negócios públicos.

c) Há um aspecto clássico, mas sempre atual, do problema dasrelações entre a moral e o poder, a saber: o da mentira na gestãopública.

d) Há muitos argumentos que justifica a mentira como exceção aoprincípio ético da veracidade.

e) Mas, hoje, na teoria democrática, ao assim chamado direito dogovernante de mentir em benefício da comunidade, se contrapõem,para contê-los, o direito a uma informação exata e honesta dosgovernados.

(Itens adaptados de Celso Lafer)

GABARITO: C 

Comentário.

A concordância se faz com o núcleo do sujeito.

No caso de sujeito simples, há apenas um núcleo.

No caso de sujeito composto, há mais de um núcleo.

Quando a oração está na ordem DIRETA, ou seja, na forma deSUJEITO + VERBO + COMPLEMENTO, o verbo deveráOBRIGATORIAMENTE fazer a concordância gramatical, isto é,concordar com o(s) núcleo(s), uma vez que eles já foramapresentados.

Se a oração estiver em ordem INVERSA, com o sujeito compostoapós o verbo (VERBO + SUJEITO COMPOSTO), a concordância poderáser, FACULTATIVAMENTE, gramatical (com todos os elementos) ouatrativa, concordando, nesse caso, com o núcleo mais próximo.

Exemplo:

Nas estações de trem, fica difícil a entrada e a saída das composiçõesnos horários de maior movimento. (concordância atrativa)

Nas estações de trem, ficam difíceis a entrada e a saída dascomposições nos horários de maior movimento.

(concordância gramatical).

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 25/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 25

No item a, temos um sujeito composto anteposto ao verbo. Por isso,a única forma possível de concordância é a gramatical – o verbo irápara o plural: “A vida moral (SUJEITO 1) e a vida do poder (SUJEITO2) DÃO a impressão (...)”.

No item b, o núcleo está representado pelo substantivodesencontro, e com ele os verbos deverão concordar: “Estedesencontro entre a ética e a política  i n c o m o d a  e i n d i g n a  ” (o queincomoda e indigna é o desencontro).

No item d, o pronome relativo que tem por antecedente osubstantivo argumentos. Assim, o verbo deverá com ele concordar– “Há muitos argumentos que  jus t i f i cam a mentira”.

O item e apresenta uma construção em ordem inversa, o que poderiaconfundir a análise do candidato.

Colocando os termos da oração na ordem direta, temos que: “o direito a uma informação exata e honesta dos governados secontrapõem ao assim chamado direito do governante de mentir embenefício da comunidade ”.

Dessa forma, pode-se perceber que o sujeito da forma verbal “contrapõem” é DIREITO, e com ele deverá o verbo concordar: “aoassim chamado d i re i t o   do governante de mentir em benefício dacomunidade, se con t rapõe  , para contê-los, o direito a umainformação exata e honesta dos governados.” 

21 - (TC PR/2002-2003) Assinale a opção gramaticalmente correta.

a) A maior cooperação dos órgãos de controle é medida indispensávelpara aumentar a eficácia da fiscalização de obras públicas. Adificuldade de fiscalizar obras aumenta constantemente devido àsofisticação cada vez maior dos mecanismos de desvio de recursos,porquanto das próprias peculiaridades do processo de planejamento,contratação e execução de obras públicas.

b) A cooperação, sobretudo entre o Tribunal de Contas da União e os

Tribunais de Contas dos estados, na troca de experiências einformações, de modo a ampliar uma base de conhecimentos comunse criarem uma rede de controle que permita detecção mais rápida deirregularidades, é a melhor alternativa para enfrentar asadversidades, uma vez que a maioria das grandes obras públicas épatrocinada com recursos federais e estaduais.

c) Hoje há maior sintonia do TCU com o Congresso Nacional nafiscalização de obras públicas, e os contratos ou convênios relativos aobras em que o tribunal tenha apontado indícios de irregularidadesgraves fica com os recursos orçamentários bloqueados.

d) É importante estimular o controle social, pois as limitações derecursos dos órgãos de fiscalização tornam praticamente impossível o

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 26/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 26

monitoramento contínuo de todos os empreendimentos. O TCUcolocou em sua página na Internet, para consulta pública, dadosrelativos a obras com indícios de irregularidades graves. Desse modo,qualquer um pode acompanhar os problemas existentes nas obrasrealizadas em sua comunidade e cobrar dos responsáveis as

providências corretivas.e) Os recursos somente são liberados após o TCU constatar de que aadoção de providências corretivas pelo gestor da obra e após a ediçãode um decreto legislativo específico. O TCU tem encontradoanualmente irregularidades graves em cerca de um terço das obrasfiscalizadas.

Gabarito: D

Comentário.Com relação à passagem apresentada no item c, pergunta-se: oque/quem fica com os recursos orçamentários bloqueados?

Resposta: os contratos ou convênios relativos a obras em que otribunal tenha apontado indícios de irregularidades graves (emnegrito, os núcleos do sujeito).

Para estar em harmonia com o sujeito composto anteposto a si, overbo deverá ser conjugado no plural – “... os contratos ou convêniosrelativos a obras em que o tribunal tenha apontado indícios de

irregularidades graves  f i cam  com os recursos orçamentáriosbloqueados”.

Mais adiante, comentaremos a oração (correta) “as limitações derecursos dos órgãos de fiscalização tornam praticamente impossível omonitoramento contínuo”, presente no item d – um caso deconcordância com verbo transobjetivo.

As demais opções apresentam os seguintes erros:

Opção a) emprego indevido da conjunção “porquanto” (causal)prejudica a coerência textual, uma vez que mais adequada seria uma

conjunção de valor concessivo.Opção b) a flexão verbal do verbo “criar” na passagem “de modo aampliar ... e criarem uma rede de controle...” – o verbo fica na formade infinitivo não flexionado – criar.

Opção e) problema na regência verbal do verbo constatar, que étransitivo direto – constatar que. 

22- (Analista Comércio Exterior/ 1998) Marque o item sublinhado queapresenta erro gramatical ou impropriedade vocabular.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 27/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 27

Três setores devem reforçar seus lucros neste ano:telecomunicações, fertilizantes e construção civil. As empresas detelecomunicações devem ganhar com o aumento de demanda e,principalmente, com os ajustes preparando(A) a privatização. A boasafra e a possibilidade de manutenção de preços dos commodities

agrícolas em patamar elevado(B) poderá(C) ajudar as empresas dosetor de fertilizantes. Nesse caso, porém, há um risco: possíveisimpactos da crise asiática sobre o preço dos commodities. Asprevisões de crescimento moderado são(D) para as empresas deenergia elétrica, pela perspectiva de baixo crescimento do PIB. Aqueda dos preços internacionais do petróleo e a possível redução dedemanda por petroquímicos devem(E) limitar o crescimento do setor.

(Baseado em Tatiana Bautzer, Jornal do Brasil - Economia,22/03/1998)

a) A

b) B

c) C

d) D

e) E

GABARITO: CComentário.

Agora, temos um caso de sujeito composto (“A boa sa f ra   e aposs ib i l idade   de manutenção de preços dos commodities agrícolasem patamar elevado” ), cujos  núcleos são safra e possibilidade.Assim, a locução verbal, posposta ao sujeito, deverá fazer aconcordância gramatical, concordando com os dois núcleos – (“A boasa f ra  e a poss ib i l idade  de manutenção de preços dos commoditiesagrícolas em patamar elevado poderão ajudar”). Percebeu quantaspalavras separaram os núcleos do sujeito da forma verbalcorrespondente? Uma boa dica é sublinhá-los, de modo a evitar quesejam esquecidos.

Perceba que o item E, considerado correto ( “A queda   dos preçosinternacionais do petróleo e a possível redução   de demanda porpetroquímicos devem   l i m i t a r   o crescimento do setor.” ), reproduz amesma estrutura sintática do item C – sujeito composto e antepostoao verbo o flexiona no plural – em negrito os núcleos do sujeito e alocução verbal.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 28/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 28

23 - (FISCAL MS/2001) Leia o texto abaixo para responder à questão.

Mesmo sem ser incluído entre os países cujo “desenvolvimento aconvite” foi fortemente apoiado — por motivos geopolíticos — pelogoverno americano, o Brasil transformou-se no laboratório de uma

estratégia associada — pública e privada — de industrialização quecontemplou todos os segmentos do capitalismo central. Não se podeesquecer que, depois da vitória da Revolução Chinesa e da Guerra daCoréia, e do início da descolonização asiática, o ‘desenvolvimentismo’ se transformou na resposta capitalista — tolerada pelos liberais — aoprojeto socialista para os países subdesenvolvidos. Esse foi um fatordecisivo para que o projeto de industrialização e o intervencionismoestatal do novo modelo econômico contassem com o apoio de quasetodos os segmentos da classe dominante brasileira e de suas elitespolíticas regionais. Quando essas facilidades se estreitaram, com ofim do padrão dólar e a crise econômica mundial dos anos 70, equando a política econômica internacional dos Estados Unidos e ageoeconomia dos países centrais mudaram, com a restauraçãoliberalconservadora dos anos 80, o consenso e a coalizãodesenvolvimentista se desfizeram.

(José Luís Fiori, Um país ao sul dos impérios,Correio Braziliense, 22/07/2001)

Em relação ao texto, assinale a opção em que a substituição sugeridaé gramaticalmente incorreta.

e) “contassem” (l.11) por contasse .

Item INCORRETO (gabarito da questão)

Comentário.

Mais um caso de sujeito composto. Para análise, reproduzimos apassagem onde se localiza a troca proposta.

 “Esse foi um fator decisivo para que o projeto de industrialização e ointervencionismo estatal do novo modelo econômico contassem como apoio de quase todos os segmentos da classe dominante brasileira

e de suas elites políticas regionais.” Pergunta-se: o que iria contar com o apoio de quase todos ossegmentos da classe dominante brasileira e de suas elites políticasregionais?

Resposta: O projeto de industrialização e o intervencionismo estatal.

Os núcleos do sujeito são projeto e intervencionismo.

Por apresentar mais de um núcleo, estando o sujeito ANTEPOSTO aoverbo, não se admite a construção do verbo no singular. A troca

implicaria erro de concordância verbal.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 29/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 29

24 - (TRF/2000) Assinale a opção em que há erro gramatical.

Ao contrário das flutuações do nível de atividade, os processos deajuste econômico tendem(A) a gerar mudanças estruturais naeconomia. Como esses processos requerem(B) tempo para serem(C)

realizados, enquanto trabalhadores estão se movendo de umemprego para outro, a magnitude desses custos e a rapidez com queo mercado se ajusta às(D) novas condições de funcionamento daeconomia depende(E), em grande medida, do grau de flexibilidadedo mercado de trabalho.

(Edward Amadeo et al., com adaptações)

a) A

b) B

c) Cd) D

e) E

Gabarito: E

Comentário.

Qual é o sujeito da forma verbal depende?

Resposta: tudo isto - “a m a g n i t u d e  desses custos e a rap idez  comque o mercado se ajusta às(D) novas condições de funcionamento daeconomia”, cujos núcleos foram destacados.

Desse modo, como o sujeito composto está anteposto ao verbo, estedeverá ir para o plural – dependem.

CONCORDÂNCIA COM VERBOS TRANSOBJETIVOS

25 - (AFC STN/2002) Assinale o trecho transcrito com errogramatical.

a) O Sistema Integrado de Administração Financeira do GovernoFederal (SIAFI) é o principal instrumento de administraçãoorçamentária e financeira da União que oferece suporte aos órgãoscentrais, setoriais e executores da gestão pública, tornandoabsolutamente segura a contabilidade da União.

b) Ligados ao Sistema encontram-se todos os órgãos daAdministração Direta, Autarquias, Fundações, Empresas Públicas,Sociedades de Economia Mista e órgãos dos Poderes Legislativo eJudiciário.

c) Por meio do SIAFI são obtidas as informações que subsidiam oBalanço Geral da União e os relatórios de execução do orçamento e

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 30/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 30

de administração financeira, que compõem a demonstração dasContas apresentadas ao Congresso Nacional pelo Presidente daRepública, em conformidade com a Constituição Federal.

d) Encontram-se disponível, ainda, um serviço de troca de

mensagens, que interliga cerca de 30 mil usuários em todo o Brasilagilizando a comunicação entre as Unidades Gestoras.

e) Principal usuário do SIAFI, o Tesouro Nacional é responsável peladefinição das normas de utilização do Sistema, orientando econtrolando as atividades dos gestores públicos que o utilizam.

(Trechos adaptados de http://www.stn.fazenda.gov.br)

Gabarito: D

O verbo encontrar, nessa construção com o sentido de achar-seem certo estado ou condição, é transitivo direto pronominal(encontrar-se, em que o pronome exerce a função sintática de objetodireto), exigindo, também, um predicativo do objeto direto.

Como o sujeito é um serviço de troca de mensagens, cujo núcleoé serviço, o verbo deverá permanecer no singular –  “Encontra-sedisponível, ainda, um serviço...”.

Aproveitamos o mote para falarmos sobre a concordância nominalentre o adjetivo e o substantivo, quando o primeiro exerce certasfunções sintáticas:

1 - ADJETIVO na função sintática de ADJUNTO ADNOMINAL –essa função (adjunto adnominal = junto ao nome) vem somentecomplementar o significado dos substantivos, ao atribuir a elescaracterísticas. Por isso, é considerado um termo acessório. Quando oadjetivo exerce a função de adjunto adnominal (“junto ao nome”) eestá:

- anteposto aos substantivos, deve fazer a concordância atrativa,obrigatoriamente - exemplo: Vimos pelo caminho belos pastos ecasas / Vimos pelo caminho belas casas e pastos.

- posposto aos substantivos, pode concordar com todos ossubstantivos (concordância gramatical ou lógica), uma vez que ossubstantivos já foram apresentados, ou concordar com mais próximo(concordância atrativa ou ideológica): Vimos pelo caminho pastos ecasas belas (atrativa)/ belos (gramatical). Se houver gênerosdiferentes, prevalece, na concordância gramatical, o gêneromasculino.

2 - ADJETIVO na função sintática de PREDICATIVO DO

SUJEITO – em predicados nominais, com verbos de ligação (Elesparecem preocupados, Elas estão tristes), ou em predicados verbo-

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 31/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 31

nominais, com verbos indicativos de ação associados a adjetivos quese referem ao sujeito (Eles saíram do escritório preocupados, Elaspassaram a tarde tristes), temos a função sintática de predicativodo sujeito. Essa função, que pode ser exercida por um substantivoou um adjetivo, mesmo distante, atribui ao sujeito um estado,

condição, característica.Quando um adjetivo exercer esta função e estiver:

- anteposto ao sujeito composto (normalmente junto com overbo) , poderá fazer, facultativamente, a concordância gramatical ouatrativa, desde que siga a concordância que o verbo fizer – Estavam  bastante ans iosos  o advogado e a ré / Estava  bastante ans ioso  oadvogado e a ré / Estava bastante ans iosa a ré e o advogado.

- posposto ao sujeito composto, deverá fazer a concordânciagramatical, atendendo ao seguinte raciocínio: se o sujeito composto

  já foi mencionado, a única concordância possível é com todos oselementos – concordância gramatical.

3 - ADJETIVO na função sintática de PREDICATIVO DO OBJETO– os verbos que permitem esse tipo de construção são os chamadostransobjetivos. Além de serem transitivos diretos, deles se exige maisalguma informação, trazida pelo elemento que exerce a função depredicativo do objeto. São verbos como   julgar, considerar, chamar,encontrar e outros. Não se pode dispensar a informação trazida pelo

predicativo do objeto, sob risco de se prejudicar a coerência oracional– exemplo: O júri considerou o réu.... – ficou faltando alguma coisa.Aquilo que se diz a respeito do réu (o que foi considerado a seurespeito) exerce essa função de predicativo do objeto.

Uma boa maneira de se distinguir o adjetivo que exerce a função deadjunto adnominal daquele que exerce a função de predicativo doobjeto é substituir o substantivo (objeto direto) por um pronomeátono correspondente. Exemplo:

a) Contexto: Havia muitos dias que meu cavalo de estimaçãomorrera, mas seu corpo não havia sido encontrado. Até que, um dia,andando pelo campo... encontrei o cavalo morto. – Encontrei-o.

Quando o adjetivo acompanha o substantivo e todos os dois –substantivo e adjetivo - são substituídos pelo pronome, o adjetivoestará exercendo a função de adjunto adnominal.

b) Contexto: Havia muitos dias que meu cavalo de estimação sumira.Ninguém sabia de seu paradeiro. Até que, um dia, andando pelo

campo... encontrei o cavalo morto. – Encontrei-o morto.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 32/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 32

Neste caso, o adjetivo permanece, mesmo após a troca dosubstantivo pelo pronome. Isso significa que essa informação énecessária para a compreensão pelo leitor/ouvinte. A função exercidapelo adjetivo, neste caso, é a de predicativo do objeto.

Agora que o significado da função de predicativo do objeto foiapresentado, voltaremos a falar sobre a concordância nominal com oadjetivo que exerce esta função. É bem simples.

Se o adjetivo estiver na função de PREDICATIVO DO OBJETOQUALQUER QUE SEJA SUA POSIÇÃO EM RELAÇÃO AO SUBSTANTIVO(anteposto ou posposto), a única concordância admitida é agramatical (com todos os elementos). Exemplo: Encontrei o cavaloe a vaca mortos / Encontrei mortos a vaca e o cavalo.

Reveja a questão 20 e faça a análise da oração do item d (correta): “as limitações de recursos dos órgãos de fiscalização tornampraticamente impossível o monitoramento contínuo de todos osempreendimentos.”. Observe que o sujeito (núcleo: limitações) leva overbo “tornar” para o plural (t o rn a m  ), mas o adjetivocorrespondente ao objeto direto “monitoramento” é mantido nosingular (impossível – na função sintática de predicativo do objetodireto). Isso porque o verbo “tornar”, nesta acepção, é transobjetivo– além do complemento verbal representado pelo objeto direto, eleexige alguma informação adicional trazida pelo predicativo do objeto

direto.Em resumo, as regras da concordância nominal com adjetivo são:

- na função de ADJUNTO ADNOMINAL – depois dos substantivos -concordância gramatical ou atrativa; antes dos substantivos -somente a concordância atrativa (obrigatoriamente);

- na função de PREDICATIVO DO OBJETO – em qualquer posição,antes ou depois dos substantivos – concordância gramatical;

- na função de PREDICATIVO DO SUJEITO – segue o verbo e,anteposto ao sujeito, pode fazer a concordância gramatical ou

atrativa; posposto ao sujeito, deve obrigatoriamente fazer aconcordância gramatical.

26 - (Fiscal de Fortaleza/2003) Leia o texto para responder àquestão.

O “desenvolvimento” no mundo capitalista vem dos países do Nortepara os países do Sul; vem dos mercados ricos, das empresastransnacionais, das agências multilaterais e dos governos do grupodos mais ricos, em um movimento que tende à apropriação e ao

controle do patrimônio natural e cultural dos países do Sul, e àhomogeneização dos modos de vida, incluindo necessidades,

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 33/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 33

quereres, gostos e modos de expressão. Vem do macro para o micro,do espaço global para o local, daqueles que se consideram

  “civilizados” para aqueles que esses consideram “atrasados” e  “subdesenvolvidos”. Aqueles agentes políticos e econômicos atuamsegundo esses pressupostos e essa lógica e manipulam os sistemas

políticos e culturais para que se estabeleçam nos países do Sulgovernos subordinados a esses mesmos valores, conceitos eobjetivos, isto é, governos e políticos que se identifiquem muito maiscom os ricos do Hemisfério Norte do que com a maioria trabalhadorae empobrecida das suas populações.

(Sandra Quintela e Marcos Arruda)

Em relação ao texto assinale a opção correta.

d) Em “que se consideram”(l.8) o “se” indica indeterminação dosujeito.

Item INCORRETO.

Comentário.

Agora que já apresentamos a definição de verbo transobjetivo,podemos comentar essa questão de prova.

Na passagem “Vem do macro para o micro, do espaço global para olocal, daqueles que se consideram “civilizados” para aqueles queesses consideram “atrasados” e “subdesenvolvidos”, o verbo

considerar é transobjetivo, ou seja, é um verbo transitivo direto queexige um predicativo do objeto como complemento verbal, como noexemplo “Fulano considerava Beltrano seu amigo” , em que Fulano é osujeito, Beltrano é o objeto direto e seu amigo é predicativo doobjeto.

Como possui o objeto direto, pode ser construído na voz passiva,tanto analítica ( “Beltrano era considerado amigo por Fulano” ) quantopronominal (“Considera-se Beltrano amigo” ).

No texto da questão, o trecho “daqueles que se consideram

 ‘civilizados’...”  poderia ser reescrito como “daqueles que sãoconsiderados ‘civilizados’...”, transpondo-se a oração da voz passivapronominal para voz passiva analítica, o que comprova que opronome ‘se’ não é índice de indeterminação do sujeito, maspronome apassivador.

27- (Fiscal de Fortaleza – 1998) Indique entre os itens sublinhados oque contém erro gramatical ou impropriedade vocabular.

Nos Estados Unidos e na França, as burocracias capturam(A) o

espírito das culturas administrativas anglo-saxãs(B) e gaulesas. NaAmérica do Norte, a burocracia pede emprestadas(C) à(D) diabólica

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 34/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 34

eficiência do mundo empresarial a simplificação, a velocidade, opragmatismo e a incorporação da tecnologia (fax, computador,telefone e cartão de crédito). Mais ainda, os burocratas sãotementes a(E) um público reclamador.

(Claudio de Moura Castro, adaptado - Veja, 25/2/1998)

a) A

b) B

c) C

d) D

e) E

GABARITO: C 

Comentário.

Pergunta-se: o que a burocracia pede emprestado à diabólicaeficiência do mundo empresarial?

Resposta: “a simplificação, a velocidade, o pragmatismo e aincorporação da tecnologia (fax, computador, telefone e cartão decrédito)” 

Primeiramente, cabe-nos analisar a transitividade do verbo. “Alguémpede algo a alguém” – a princípio, trata-se de um verbo transitivodireto e indireto. Aplicando esse conceito à passagem do texto, eexcluindo informações desnecessárias à análise, teríamos que:

 “A burocracia (su je i to  ) pede (v e rb o  ) a simplificação, a velocidade, opragmatismo e a incorporação da tecnologia (ob je tos d i re tos   - oque é pedido) à eficiência do mundo empresarial (o b j e to i n d i r e t o  –sujeito a quem se pede algo).

E o que acontece com o “emprestadas”, que não foi mencionadoacima? A quem esse adjetivo se refere? Ele se refere aos elementosque exercem a função de objeto direto (a simplificação, a velocidade,o pragmatismo e a incorporação da tecnologia).

Estaria esse adjetivo somente atribuindo uma característica aoselementos [função de adjunto adnominal] ou seria eleindispensável à compreensão do ato verbal em si [“não é pedir algo,mas pedir algo emprestado” – função de predicativo do objetodireto]? A correta é a segunda opção. Esse adjetivo é essencial paraa compreensão do que efetivamente se praticou. Sem ele, haveriaalteração semântica no texto.

Concluímos que a função exercida pelo adjetivo “emprestadas” é a depredicativo do objeto direto.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 35/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 35

Relembrando: a concordância do adjetivo na função de predicativo doobjeto é sempre gramatical, isto é, concorda com todos oselementos que exercem a função de objeto direto. Então, o adjetivocorretamente flexionado seria emprestados, já que prevalece ogênero masculino plural nos elementos que compõem o objeto direto

(a simplificação, a velocidade, o pragmatismo e a incorporação datecnologia).

28- (AFRF 2002.1) Marque o segmento do texto que foi transcritocom erro gramatical.

a) Em recente acórdão, proferido no AG nº 96.01.01984-7/DF,ajuizado contra decisão que, em processo executivo, homologoucálculos de atualização de dívida da Fazenda Pública decorrente decondenação em reclamação trabalhista, não conheceu do recurso aPrimeira Turma Suplementar do Tribunal Regional Federal da 1ªRegião.

b) Este o único fundamento do julgado: “ ... na sistemáticaprocessual trabalhista inexiste recurso contra sentença homologatóriade cálculos de liquidação, porque a CLT, em norma clara e objetiva,composta nos parágrafos 3º e 4º do seu artigo 844, prevê, comexclusividade, o instituto dos embargos para impugnação de ato

 jurisdicional de tal jaez.

c) Incorreu, data vênia, o ato decisório ora analisado em dois grandes

e manifestos equívocos.d) O primeiro deles é confundir “cálculos de atualização” do valor dotítulo exeqüendo com “liquidação da sentença”.

e) Na atual sistemática processual civil, essa atualização, depois detornada certa o valor da condenação, ainda que decorrente de contaelaborada pelo exeqüente, não constitui uma “liquidação”: no cursode processo executivo, tem a natureza de questão incidente deste.

(Baseado em Diomar Bezerra Lima)

Gabarito:E 

Comentário.

Ninguém merece uma questão como essa. E onde mais poderia estaro erro? É óbvio que na letra e, pois um dos objetivos da banca écansar o candidato (só os fortes sobrevivem...) e fazer com que ele,antes de chegar à resposta certa, marque “qualquer coisa” para selivrar da questão maldita!!!

O que poderia suscitar dúvida nas demais opções, imagino eu, são:

a) a regência do verbo conhecer em “não conhecer do recurso” encontra respaldo no Dicionário Prático de Regência Verbal, de Celso

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 36/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 36

Luft –   “(Jur.) Ter (juiz ou tribunal) competência para intervir numprocesso”.

b)  jaez significa qualidade, espécie, segundo Aurélio-versãoeletrônica.

c) data venia é uma expressão latina respeitosa com que se iniciauma argumentação divergente da de outrem. O vocábulo vênia jáencontra registro nos dicionários, com significado de licença,permissão ou perdão, absolvição.

d) exeqüendo é um adjetivo jurídico que se refere ao que está emexecução, uma sentença ou um documento.

Na opção e, onde reside o erro, o que será “tornada certa”?

Resposta: o valor da condenação. O núcleo desse grupo nominal évalor, com o que os termos deverão concordar: tornado certo.

CONCORDÂNCIA COM APOSTO RESUMITIVO

29 - (Especialista MPOG – 2000) Os fragmentos abaixo constituemum texto que foi transcrito com erros. Assinale a opção grama-ticalmente correta.

e) Novas carreiras, equiparação de salários defasados em relaçãoao que pagam o mercado e a realização de concursos públicos (hámuito interrompidos), além do oferecimento de oportunidades de

treinamento, tudo isso foi feito tendo em vista a prioridade de conferiro melhor atendimento ao cidadão-cliente.

Item INCORRETO 

Comentário.

Com a mudança na ordem direta (SUJEITO + VERBO +COMPLEMENTO), o examinador tenta induzir o candidato ao erro. Napassagem, pergunta-se: quem paga salários? Resposta: o mercado.Assim, a construção correta seria: “...equiparação de saláriosdefasados em relação ao que paga o mercado...” .

Uma dúvida que poderia ter surgido seria em relação à concordânciacom o pronome indefinido “tudo” (“tudo isso foi feito tendo emvista...”).

A função desse pronome é resumir o que foi mencionadoanteriormente. O pronome indefinido “tudo” exerce a função sintáticade aposto resumitivo e esse é um dos poucos casos em que aconcordância não é feita com o(s) núcleo(s) do sujeito, função essaexercida pelo sintagma nominal “Novas carreiras, equiparação de

salários defasados em relação ao que pagam o mercado e arealização de concursos públicos (há muito interrompidos), além do

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 37/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 37

oferecimento de oportunidades de treinamento”. Por apresentar umsujeito muito complexo, com diversos elementos, optou-se porresumir em um único pronome (apresentado na expressão “tudoisso”) e com ele fazer a concordância verbal.

30 - (TC PR/2002-2003)

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná tem uma história a contar.São mais de 50 anos de fiscalização perene da coisa pública, cujosprincípios foram pinçados da própria história das Cortes de Contas detodo o mundo. Das contribuições gregas e romanas ao modelocanadense de auditoria moderna, do Tribunal Imperial do Brasil de1824 ao Tribunal de Contas de 1890, do insigne paranaense ManoelFrancisco Correia, filho de Paranaguá e primeiro Presidente doTribunal de Contas da União, aos ilustres pares que hoje conduzemessa casa, tudo contribuiu para o desenvolvimento de um órgão defiscalização eficiente e dinâmico – dado o constante aperfeiçoamentodas ações –, e para a solidificação institucional de um colegiadoindependente e atuante, como o Tribunal de Contas paranaense. Edentro de sua competência, o Tribunal de Contas tem buscado nainformação, por intermédio dos mais diferenciados meios decomunicação, a formação de sua história, na luta incessante eimplacável contra a corrupção e o mau uso do dinheiro público.

www.tcparaná.gov.br

Em relação ao texto, assinale a opção correta.e) O uso da palavra “tudo”(l.9) é recurso coesivo que retoma deforma sintética as informações anteriores, exigindo a concordância doverbo “contribuir” no singular.

Item CORRETO (gabarito da questão).

Comentário.

O que se afirma no item e já foi comentado na questão anterior. O

pronome “tudo”, bem como outros pronomes (nada, todos,ninguém), nesse tipo de construção, tem a função de retomar, deforma resumida, o sujeito já apresentado (normalmente enumerativo,longo e complexo) e, excepcionalmente, substitui o elemento(sujeito) com quem o verbo deveria concordar. 

31 - (TC PR/2002-2003) Assinale a opção correta.

O problema da corrupção e do uso indevido do dinheiro do povo naadministração pública constitue(1) um mal que, em maior ou menor

escala, atinge todas as sociedades. No Brasil, a atuação do TCU é degrande importância no combate ao desvio do dinheiro público. Neste

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 38/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 38

ano e até agora, os julgamentos do Tribunal implicaram emcondenações de maus gestores que atingiram acerca de(2)quatrocentos milhões de reais, recursos esses que serão revertidosaos(3) cofres da Nação. Na área de fiscalização de obras públicas, emsintonia com o Congresso Nacional, poderá ser bloqueado,(4) no

Orçamento da União para 2003, recursos federais para mais de 160obras auditadas pelo TCU, nas quais(5) apresentaram irregularidadesgraves, compreendendo recursos da ordem de bilhões de reais.

www.tcu.gov.br Notas da imprensa, 25-11-2002, com adaptações.

a) 1

b) 2

c) 4

d) 3

e) 5

Gabarito: D

Comentário.

O item correto é o (3), letra d. Vários candidatos não perceberam aarmadilha na correspondência entre os números e as letras dasopções. Houve inversão entre os itens (3) e (4) e as opções c e d.Com isso, muita gente deve ter marcado a letra c pensando estar

indicando o item correto (3), quando, na verdade, estava marcandoum dos itens incorretos, o (4)! Pura maldade!

Em suma: essa não foi somente uma prova de Língua Portuguesa,mas também um teste avaliador da atenção do candidato.

A questão em si foi simples. As incorreções são:

Item (1) – constitui 

Item (2) - “que atingiram cerca de (aproximadamente) quatrocentosmilhões de reais” 

Item (5) – “as quais (as obras) apresentaram irregularidades” O item que merece maior comentário é o (4) – houve desacerto entreo sintagma verbal “poderá ser bloqueado” e o termo a que ele sereferia: “recursos federais”. A construção correta seria “Na área defiscalização de obras públicas, em sintonia com o Congresso Nacional,poderão se r b loqueados  , no Orçamento da União para 2003,recur sos federa is  para mais de 160 obras auditadas pelo TCU”.

32 - (TFC SFC/2000) Assinale a opção em que ocorre erro de

concordância verbal.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 39/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 39

a) Em uma economia estatal ou centralmente planejada, aresponsabilidade pelas decisões econômicas são centralizadas nasmãos do governo.

b) Os meios de produção – com exceção da mão-de-obra - são de

propriedade coletiva.c) A burocracia governamental decide quais são os produtos – eem que quantidade – serão produzidos de acordo com um planonacional centralizado.

d) Os recursos são alocados entre unidades através do sistema decotas.

e) Os defensores desse sistema enfatizam os benefícios dasincronização e distribuição de recursos em um todo unificado,evitando o desperdício da duplicação inerente à competição.

(Adaptado de Enciclopédia Compacta deConhecimentos Gerais – Isto É- p.204 e 205)

Gabarito: A

Comentário.

Com relação às informações apresentadas no item a, pergunta-se: oque é centralizado nas mãos do governo?

Resposta: a responsabilidade pelas decisões econômicas.

O núcleo do sujeito é responsabilidade, de modo que o verbo deligação e o predicativo do sujeito, para que se respeitem as normasde concordância, deverão ficar na 3ª pessoa do singular – aresponsabilidade pelas decisões econômicas é centralizada nasmãos do governo.

33- (FISCAL MS / 2001) Marque a palavra, a seqüência ou o sinal depontuação sublinhado, que foi mal empregado.

Três fatores condicionam hoje o panorama nacional:(A) a crise

argentina, a crise de energia e as incertezas políticas. A persistênciadesses(B) quadros reduzem(C) o ritmo de crescimento do país de 4%para cerca de 2% ao ano(D) e deixa o mercado cambial maisinstável(E).

(Geraldo Carbone, adaptado)

a) A

b) B

c) C

d) De) E

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 40/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 40

 

GABARITO: C

Comentário.

A essa altura, você já deve ter percebido como vêm sendoapresentadas as questões de concordância. São duas as técnicasusadas para que o candidato se confunda, esqueça o que já leu e errea concordância verbal: o núcleo do sujeito se distancia do verbo eentre os dois são colocados diversos elementos (em número opostoao do núcleo do sujeito); ou altera-se a ordem direta dos elementosda oração, sem que, em nenhum dos casos, se respeite aconcordância verbal.

Na questão ora analisada, o núcleo do sujeito é persistência e overbo reduzir deveria estar no singular (“A persistência desses

quadros reduz o ritmo de crescimento do país...” ).

34 - (FISCAL MS / 2001) Assinale a opção em que o texto foitranscrito com erro de concordância.

a) Seja qual for a forma adotada para controle global sobre as forçasglobais, não pode ser uma cópia ampliada das instituiçõesdemocráticas desenvolvidas nos primeiros séculos da históriacontemporânea.

b) Tais instituições se fizeram na medida do Estado nacional – que

era então a totalidade social maior – e são particularmente poucoaptas para ampliação em uma escala global.

c) O Estado nacional também não era uma hipérbole dos mecanismoscomunitários, mas, pelo contrário, era o produto final de formasradicalmente novas de convivência humana, assim como asolidariedade social.

d) O Estado nacional, que finalmente proporcionou a tão procuradaresposta aos desafios da “primeira secessão”, surgiram apesar dosobstinados defensores das tradições comunitárias e mediante

progressiva erosão das já débeis e diminutas soberanias locais.e) Toda resposta eficaz à globalização não pode ser nada além deglobal. E o destino de semelhante resposta global depende de quesurja e tome corpo um âmbito político global, entendido como algodistinto de “internacional”.

(Zygmunt Bauman, O desafio ético da globalização,

Correio Braziliense, 21/07/2001)

GABARITO: DComentário.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 41/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 41

Com relação à passagem apresentada no item d, pergunta-se: o quesurgiu apesar dos obstinados defensores das tradições comunitárias emediante progressiva erosão das já débeis e diminutas soberaniaslocais?

Resposta: “o Estado nacional”, sujeito do período, cujo núcleo érepresentado por Estado. Assim o verbo deveria estar no singular(surgiu) – “O Estado  nacional, que finalmente proporcionou a tãoprocurada resposta aos desafios da “primeira secessão”, su rg iu   apesar dos obstinados defensores das tradições comunitárias emediante progressiva erosão das já débeis e diminutas soberaniaslocais”.

35 - (AFC STN/2002) Julgue os trechos abaixo quanto à correçãogramatical e assinale a opção correspondente.

IV. “Eu, como outros analistas, vimos a experiência argentina deperto e, mesmo que o Brasil tenha um governo democrático forte,com instrumentos para agir rápido e munição para disparar, nadapodem contra as forças do mercado”, disse o economista.

Item INCORRETO.

Comentário.

Dessa vez, o pronome indefinido “nada” exerce a função de

complemento verbal de “poder” (“O Brasil pode nada   contra asforças de mercado.”). O sujeito está representado pelo substantivopróprio Brasil. Observe que o erro foi de concordância verbal,devendo a construção ser: “... e, mesmo que o Bras i l   tenha umgoverno democrático forte, com instrumentos para agir rápido emunição para disparar, nada pode   contra as forças do mercado”,disse o economista.” .

Sobre a concordância com sujeitos ligados por conjunção comparativa(“Eu, como outros analistas, vimos a experiência argentina...” ),reproduzimos a lição dos professores Celso Cunha e Lindley Cintra:

 “Quando dois sujeitos estão unidos por uma das conjunçõescomparativas como, ass im como, bem como  e equivalentes, aconcordância depende da interpretação que dermos ao conjunto.Assim, o verbo concordará:

a) com o primeiro sujeito, se quisermos destacá-lo:

O n o m e  , como o corpo, é  nós também.

O dólar  , como a girafa, não ex is t e  .

Neste caso, a conjunção conserva pleno o seu valor comparativo, e osegundo termo vem enunciado entre pausas, que se marcam, naescrita, por vírgulas.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 42/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 42

b ) com os dois sujeitos englobadamente (isto é, o verbo irá para oplural), se os considerarmos termos que se adicionam, que sereforçam, interpretação que normalmente damos, por exemplo, aestruturas correlativas do tipo t an to . . . como  .

É inútil acrescentar que t an to e le como eu espe ramos   quevocê nos dê sempre notícias.

Tan to um com o ou t r o se ocupavam  em mercadejar.” 

Considerando que o segmento “Eu, como outros analistas, ...” melhorse encaixaria na definição de letra a, a concordância deveria ser feitacom o pronome reto: “Eu, como outros analistas, v i  a experiênciaargentina de perto”.

Bem, por hoje é só (só?!?!?!). 

Na próxima aula, voltamos a tratar desse assunto, apresentandooutros casos de concordância.

LISTA DAS QUESTÕES COMENTADAS.

1 - (AFC 2002) Assinale a norma gramatical que justifica, comcorreção e propriedade, a flexão plural do verbo ser no períodoabaixo.

  “Já é mais do que conhecido que o principal problema do sistematributário nacional são justamente as contribuições, e não osimpostos propriamente ditos.” 

(Revista CNT, “Lixo tributário”)

a) “Com os verbos ser e parecer a concordância se faz depreferência com o predicativo, se este é plural.” (Luiz Antonio

Sacconi)b) “Nas frases em que ocorre a locução invariável é que, o verboconcorda com o substantivo ou pronome que a precede, pois são elesefetivamente o seu sujeito.” (Celso Cunha & Lindley Cintra)

c) “Se tanto o sujeito como o predicativo forem personativos enenhum dos dois for pronome pessoal, a concordância seráfacultativa (pode-se concordar com o sujeito ou o predicativo).” (Dileta S. Martins & Lúbia S. Zilberknop)

d) “Expressões de sentido quantitativo (...) acompanhadas de

complemento no plural admitem concordância verbal no singular ouno plural.” (Manual de Redação da Presidência da República)

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 43/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 43

e) “Se o sujeito composto tem os seus núcleos ligados por sérieaditiva enfática (...), o verbo concorda com o mais próximo ou vai aoplural (o que é mais comum quando o verbo vem antes dosujeito)”.(Evanildo Bechara)

2 -(Assistente de Chancelaria/2002)

As viagens ao exterior e os encontros com figurões estrangeirosconstituem, desde o reinado de Dom Pedro II, um trunfo naestratégia das lideranças brasileiras. De fato, as críticas às viagensinternacionais do Presidente da República ou de outros dirigentesparecem despropositadas. Tanto o governo como a oposição devemreposicionar os interesses brasileiros num mundo em plena mutação.O problema que se coloca é de outra natureza e se resume numainterrogação pouco formulada na campanha presidencial: quais

devem ser os rumos de nossa diplomacia?(Luiz Felipe de Alencastro, Ve ja  , 10/04/2002, com

adaptações)

Assinale a relação de condição incorreta a respeito do emprego dasestruturas lingüísticas no texto.

d) o conectivo “Tanto...como”(l.5) for substituído por Não só ... mastambém, o verbo seguinte pode ser empregado no plural,

 “devem”(l.5), ou no singular, deve.

3 - (AFC 2002) Assinale a proposição correta a respeito da estruturamorfossintática do texto abaixo.

  “A ‘Guerra Fiscal’ pertence a uma classe geral de fenômenos queemergem quando iniciativas políticas dos Governos subnacionaisadquirem conotações negativas e geram efeitos econômicosperversos em decorrência do caráter insuficiente ou conjunturalmenteinoperante do quadro político-institucional que regula os conflitosfederativos, o qual se revela incapaz de garantir um equilíbrio mínimoentre interesses locais de forma a evitar efeitos macroeconômicos esociais perversos.” 

(C. Cavalcanti & G. Prado, com adaptações)

a) A forma verbal “emergem”(l.2), flexionada no plural, constituiincorreção, pois sua concordância deve se dar com o substantivo

 “classe”(l.1), núcleo do grupo nominal “classe geral de fenômenos”.

4 - (AFC 2002) Assinale a opção em que o trecho do texto foitranscrito de forma gramaticalmente correta.

d) Modernizar, palavra neutra em matéria de valores morais, pode

simplesmente servir de pretexto para justificar a adesão ao

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 44/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 44

paradigma dominante, desqualificando, ao mesmo tempo, comodinossauros pré-históricos, os que a ele resiste.

5 - (Analista Comércio Exterior/ 1998) Marque o item sublinhado que

apresenta erro gramatical ou impropriedade vocabular.

A primeira expedição científica à(A) Amazônia foi feita em 1638 porGeorge Marcgrave, um naturalista alemão. Até o final do século XVII,o que se procuravam(B) eram animais exóticos, dentro da ótica do"estranho mundo novo": peixe que dá choque, aranhas gigantes,mamíferos que vivem submersos nos rios. Nos séculos seguintes, oobjetivo passou a ser a coleta do maior número possível de bichos dediferentes espécies. Até os anos 40, os museus estrangeiros pagavamcoletores profissionais(C) para levar espécimes(D) da fauna e floranacionais(E) para suas coleções. O Brasil só assumiu a pesquisa

científica na Amazônia há poucas décadas. Agora, a idéia é conhecerpara preservar.

(Baseado em Flávia Varella, Veja - Amazônia, 24/12/1997)

a) A

b) B

c) C

d) D

e) E

6 - (Analista Comércio Exterior/ 1998) Marque o item sublinhado queapresenta erro gramatical ou impropriedade vocabular. 

No próximo ano, estará a Declaração Universal de Direitos Humanoscompletando seu cinqüentenário, no limiar do novo século. Ao longodas cinco últimas décadas, testemunhamos o processo histórico degradual formação, consolidação, expansão e aperfeiçoamento daproteção internacional dos direitos humanos, conformando(A) um

direito de proteção dotado de especificidade própria. Esse processopartiu das premissas de que(B) os direitos humanos são inerentes aoser humano e, como tais(C) antecedem a(D) todas as formas deorganização política, e de que sua proteção não se esgota na ação doEstado. Ao longo deste meio século, como respostas às necessidadesde proteção, tem-se(E) multiplicado os tratados e instrumentos dedireitos humanos, a partir da Declaração Universal de 1948, tidacomo ponto de partida do processo de generalização da proteçãointernacional dos direitos humanos.

(Baseado em Antônio Augusto Cançado Trindade)

a) A

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 45/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 45

b) B

c) C

d) D

e) E

7 - (TCE RN/2000) Marque o item em que um dos dois períodos estágramaticalmente incorreto:

c) No gênero das leis federativas, é possível discernir duas espéciesbem visíveis: leis federais intransitivas e transitivas. / No gênero dasleis federativas, podem-se discernir duas espécies bem visíveis: leisfederais intransitivas e transitivas.

8 - (TCE RN/2000) Marque o segmento do texto que apresentaerro(s) de construção sintática.

a) Em julho último, editou a União a Lei ordinária no 8.666, cujoartigo 5o impôs à Administração Pública, nos três níveis de Governo,a obrigação de pagar, em “estrita ordem cronológica das datas desuas exigibilidades”, para cada fonte diferenciada de recursos, osbens e serviços que adquirir.

b) A ementa dessa Lei esclarece que a norma está regulamentadano inciso XXI do artigo 37 da Constituição, que impõe o processo delicitação nas aquisições governamentais de bens e serviços,assegurando que nos certames é preciso haver “igualdade decondições” entre os concorrentes e que nos contratos “se estabeleçaobrigações de pagamento, mantida as condições efetivas daproposta”.

c) A União legislou obviamente no exercício da competência quelhe deferiu o inciso XXVII do artigo 23 da Constituição, para editarnormas gerais de licitação e contratação.

d) E, ao fazê-lo, inseriu dispositivo não pertinente a esse campo,

mas sim ao direito financeiro.e) Mas também aí a competência para legislar, emboraconcorrentemente com os Estados e Distrito Federal, foi atribuída àUnião pelo artigo 24, inciso I, da Constituição.

(Baseado em Austen da Silva Oliveira)

9 -(Fiscal de Fortaleza – 1998) Indique entre os itens sublinhados o

que contém erro gramatical ou impropriedade vocabular.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 46/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 46

Tudo parece indicar, a essa altura, que(A) as repercussões da crisedos países asiáticos sobre a América Latina serão bem menosacentuadas do que(B) se imaginava faz(C) poucos meses. Pouco apouco, foram-se percebendo(D) que os problemas daquela regiãosão devidos à(E) desorganização de seus sistemas financeiros e a

uma especulação imobiliária desenfreada.

(Gazeta Mercantil, 21 e 22/2/1998, adaptado)

a) A

b) B

c) C

d) D

e) E

10 - (Oficial de Chancelaria/2002) Assinale a opção que correspondea erro gramatical.Nunca antes foram tão(1) favoráveis as condições para uma políticaexterna de realizações no Brasil. É preciso(2) aproveitar essascondições, multiplicar o seu efeito benéfico, pô-las(3) a serviço deinteresses muito claros – e preementes(4) – do Brasil em suasrelações com o mundo exterior. Fizemos(5) muito para consolidaruma imagem nova, de credibilidade e confiabilidade, de um País queé capaz de enfrentar com determinação e autoconfiança os seus

problemas. Demos passos concretos nesse sentido e estamosrecolhendo os benefícios.

(Adaptado de www.mre.gov.br, Comissão de Relações Exteriores daCâmara dos Deputados)

a) 1b) 2c) 3d) 4e) 5

11 - (TCE ES/2001)

O pensamento moral da Ilustração baseava-se em três idéiascentrais: a idéia de que a moral podia ter um fundamento secular; aidéia de que o indivíduo, considerado como célula elementar dasociedade, tinha direito à auto-realização e à felicidade e podiadescentrar-se com relação à vida comunitária, criticando-a de fora; ea idéia de que existe uma natureza humana universal, de queexistem princípios universais de validação ética, e de que existe umpequeno núcleo de normas materiais universais.

(Sérgio Paulo Rouanet)

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 47/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 47

Assinale a opção que está incorreta em relação ao texto.

d) A expressão "baseava-se" (l.1) pode, sem prejuízo para a correçãogramatical do período, ser substituída por eram baseados.

12 - (AFC 2002)  Os argumentos em favor da política industrialmudam, mas em geral eles continuam sofrendo da mesma falta deembasamento econômico. Um deles, que vem sendo repetido de unstempos para cá, é o da economia de divisas. Identifica-se um item depeso na pauta de importações como, por exemplo, componenteseletrônicos. Ora, se o dispêndio com este produto é alto, por queentão não fazer com que ele seja produzido no país por meio de umapolítica industrial ativa, poupando-se, desta forma, moeda forte?

(Adaptado de Cláudio Haddad)

Assinale, entre as substituições sugeridas, a que está em desacordocom a norma culta.

d) “Identifica-se”(l.4) por É identificado

13 - (TCE ES/2001) Assinale o trecho que respeita as regrasgramaticais da norma culta.

a) Pesquisas nos Estados Unidos mostra que a tolerância ao erro nocomércio eletrônico é zero. Quem compra um CD e não recebe,simplesmente "deleta" o endereço da loja virtual pisou na bola.

d) A reação contrária do consumidor é desmezurada. Na redeesperam-se serviço nota 1000 - ou nada aquém disso.

14 - (TRF 2003) Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.

A ciência moderna desestruturou saberes tradicionais, e seuparadigma mecanicista, que encara o mundo natural como máquinadesmontável, levou a razão humana aos limites da perplexidade,porquanto a fragmentação do conhecimento em pequenos redutos

fechados se afasta progressivamente da visão do conjunto. Aexcessiva especialização das partes subtrai o conhecimento do todo.Daí resulta a dificuldade teórica e prática para que o espírito humanose situe no tempo e no espaço da sua existência concreta.

(José de Ávila Aguiar Coimbra, Fronteiras da Ética,

São Paulo: Senac, 2002, p. 27)

e) Em “se situe”(l.8) o pronome “se” indica indeterminação do sujeitoe contribui para conferir impessoalidade ao texto.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 48/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 48

(TRF 2003)15 - Assinale o trecho que, ao preencher a lacunacorrespondente, provoca erro gramatical, de pontuação ou de coesãotextual.

  ___________(1)_______________ com predominância de fusões e

aquisições de empresas, a mudança de natureza das inversõesdiretas iniciou-se nos Estados Unidos na década de 80. ________(2)__________ acompanhada de uma grande expansão doinvestimento de portfólio e da formação de megacorporações,estendeu-se aos demais países nos anos 90.

  ______________(3)__________ apoiada na valorização global dasBolsas, ocorreu com maior intensidade na segunda metade dos anos90. _________(4)___________ de movimento de naturezapatrimonial que deu lugar a dois processos simultâneos: a fusão deempresas, com fechamento de plantas no centro industrializado, e oconcomitante deslocamento para a periferiadinâmica.__________________(5)__________ da

concorrência mundial ensejou a criação concentrada de capacidadeprodutiva nos setores de nova tecnologia e nas regiões capazes depromover uma integração virtuosa ao processo de internacionalizaçãocapitalista.

a) 1- É necessário esclarecer que,

b) 2 - Tal transformação na economia,

c) 3 - Essa aceleração da centralização de capital,

d) 4 - Tratavam-se, essencialmente,

e) 5 - Esse último estágio da evolução da estrutura

16 - (AFRF 2005) Assinale a opção que constituiria, de maneiracoerente com a argumentação e gramaticalmente correta, umapossível resposta para a pergunta final do texto.

d) Segundo alguns pensadores modernos, não se tratam de projeçõesutópicas os empreendimentos culturais e sociais que renovam valoresmodernistas, enriquecendo saberes especializados.

17 - (TTN 1998) Marque o texto que contém erro de estruturaçãosintática ou de pontuação.

a) A cada dia que passa, uma revolução silenciosa vai tomandoconta das mentalidades dos empresários e altos executivosbrasileiros, cristalizando-se e arregimentando forças entre osespecialistas em Recursos Humanos.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 49/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 49

b) Pouco a pouco, ela se concretiza nas necessidades específicas dasindústrias de tecnologia de ponta e recolhe novos testemunhos doslíderes que lutam para fazer negócios, vencer uma concorrênciaencarniçada ou simplesmente manter suas corporações de pé emmeio à borrasca da recessão.

c) E chega à conclusão mais simples possível: que nem só decomputadores, tecnologias de ponta, robôs ou telefones celularesvive uma empresa, se ela não contar com uma equipe profissional,treinada, entusiasmada, e, ainda por cima, motivada.

d) A nova mentalidade começa por botar o ovo em pé e reconhecero valor insubstituível, inigualável, da qualidade do trabalho humano.

e) Esta revolução trata-se de uma mudança radical dementalidade, que começou a tomar corpo no finalzinho dos anos 80,depois de toda aquela onda de contenção de despesas, cortes depessoal, diminuição de "elefantes brancos" empresariais, fim deestoques inúteis, melhoria de qualidade, de competitividade e deprodutividade.

(Márcio Roberto Graf, com adaptações)

18 - (CVM 2000)  Marque o segmento do texto que contém erro deestruturação sintática.

a) Já se tornou lugar-comum afirmar que investir em ciência e

tecnologia é condição necessária para o desenvolvimento de um país.b) Se essa afirmação pode ser considerada consensual, não o é acompreensão acerca de qual tipo de investimento deve ser feito.

c) De fato, pode-se afirmar que a forma de financiamento paraciência e tecnologia é dependente da visão que o governo tem dodesenvolvimento da sociedade.

d) Não foi por outro motivo que, durante o regime militar, se optarampor pesados investimentos na construção de um aparato de pesquisavinculado ao Estado.

e) Aquele modelo refletia o singular nacionalismo dos militares, emaliança com setores da burocracia estatal.

(Henrique Carlos de O. de Castro, com adaptações)

19 - (Analista Comércio Exterior/ 1998) Marque o item em que umdos dois períodos está gramaticalmente incorreto.

a) A qualquer observador da história moderna pode afigurar-separadoxal que a primeira conferência multilateral sobre o tema

do desenvolvimento social se tenha realizado numa época emque o neoliberalismo, como alternativa "eficiente" ao chamado

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 50/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 50

Estado-Providência, e o culto do mercado, como fator deregulação da convivência social configuram a ideologiadominante. / A qualquer observador da história moderna pode-se afigurar paradoxal que a primeira conferência multilateralsobre o tema do desenvolvimento social se tenha realizado

numa época em que o neoliberalismo, como alternativa"eficiente" ao chamado Estado-Providência, e o culto domercado, como fator de regulação da convivência socialconfiguram a ideologia dominante.

b) O primeiro paradoxo a respeito da Cúpula Mundial sobre oDesenvolvimento Social reside no fato da proposta de suarealização ter sido aceita mais rapidamente pelos paísesdesenvolvidos do que pelo conjunto de países emdesenvolvimento. / O primeiro paradoxo a respeito da CúpulaMundial sobre o Desenvolvimento Social reside no fato de aproposta de sua realização ter sido aceita mais rapidamentepelos países desenvolvidos do que pelo conjunto de países emdesenvolvimento.

c) O triunfalismo do Ocidente desenvolvido com o esboroamentodo antigo bloco comunista e a alegada vitória do liberalismotraduzia-se, então, não apenas na noção da "nova ordeminternacional" preconizada pelo Presidente Bush dentro doGrupo dos Sete. / O triunfalismo do Ocidente desenvolvido como esboroamento do antigo bloco comunista e a alegada vitória

do liberalismo traduziam-se, então, não apenas na noção da"nova ordem internacional" preconizada pelo Presidente Bushdentro do Grupo dos Sete.

d) Alguns países desenvolvidos brandiam a noção de goodgovernance, ou "boa governança", na qual se embutia umacrítica aos países do Terceiro Mundo como locus exclusivo dodesperdício de recursos e da corrupção governamental – antes,naturalmente, da Operação Mãos Limpas na Itália. / Algunspaíses desenvolvidos brandiam a noção de good governance, ou"boa governança", em que se embutia uma crítica aos países do

Terceiro Mundo como locus exclusivo do desperdício de recursose da corrupção governamental – antes, naturalmente, daOperação Mãos Limpas na Itália.

f)  Temiam os países em desenvolvimento que a conferênciaproposta se transformasse num foro de repreensão no sentidoNorte-Sul, em que os países ricos viessem a tentar impor novostipos de condicionalidades a assistência e cooperaçãointernacionais. / Temiam os países em desenvolvimento que aconferência proposta se transformasse num foro de repreensãono sentido Norte-Sul, em que os países ricos viessem a tentar

impor novos tipos de condicionalidades à assistência e àcooperação internacionais.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 51/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 51

 

20 - (TCE ES/2001) Em relação à estrutura gramatical do texto,assinale o fragmento correto.

a) A vida moral e a vida do poder dá a impressão de correrem

paralelas, com raras convergências.b) Este desencontro entre a ética e a política incomodam e indignama todos que querem ver e sentir a presença de virtudes na conduçãodos negócios públicos.

c) Há um aspecto clássico, mas sempre atual, do problema dasrelações entre a moral e o poder, a saber: o da mentira na gestãopública.

d) Há muitos argumentos que justifica a mentira como exceção aoprincípio ético da veracidade.

e) Mas, hoje, na teoria democrática, ao assim chamado direito dogovernante de mentir em benefício da comunidade, se contrapõem,para contê-los, o direito a uma informação exata e honesta dosgovernados.

(Itens adaptados de Celso Lafer)

21 - (TC PR/2002-2003) Assinale a opção gramaticalmente correta.

a) A maior cooperação dos órgãos de controle é medida indispensável

para aumentar a eficácia da fiscalização de obras públicas. Adificuldade de fiscalizar obras aumenta constantemente devido àsofisticação cada vez maior dos mecanismos de desvio de recursos,porquanto das próprias peculiaridades do processo de planejamento,contratação e execução de obras públicas.

b) A cooperação, sobretudo entre o Tribunal de Contas da União e osTribunais de Contas dos estados, na troca de experiências einformações, de modo a ampliar uma base de conhecimentos comunse criarem uma rede de controle que permita detecção mais rápida deirregularidades, é a melhor alternativa para enfrentar asadversidades, uma vez que a maioria das grandes obras públicas épatrocinada com recursos federais e estaduais.

c) Hoje há maior sintonia do TCU com o Congresso Nacional nafiscalização de obras públicas, e os contratos ou convênios relativos aobras em que o tribunal tenha apontado indícios de irregularidadesgraves fica com os recursos orçamentários bloqueados.

d) É importante estimular o controle social, pois as limitações derecursos dos órgãos de fiscalização tornam praticamente impossível omonitoramento contínuo de todos os empreendimentos. O TCU

colocou em sua página na Internet, para consulta pública, dadosrelativos a obras com indícios de irregularidades graves. Desse modo,

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 52/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 52

qualquer um pode acompanhar os problemas existentes nas obrasrealizadas em sua comunidade e cobrar dos responsáveis asprovidências corretivas.

e) Os recursos somente são liberados após o TCU constatar de que a

adoção de providências corretivas pelo gestor da obra e após a ediçãode um decreto legislativo específico. O TCU tem encontradoanualmente irregularidades graves em cerca de um terço das obrasfiscalizadas.

22- (Analista Comércio Exterior/ 1998) Marque o item sublinhado queapresenta erro gramatical ou impropriedade vocabular.

Três setores devem reforçar seus lucros neste ano:telecomunicações, fertilizantes e construção civil. As empresas de

telecomunicações devem ganhar com o aumento de demanda e,principalmente, com os ajustes preparando(A) a privatização. A boasafra e a possibilidade de manutenção de preços dos commoditiesagrícolas em patamar elevado(B) poderá(C) ajudar as empresas dosetor de fertilizantes. Nesse caso, porém, há um risco: possíveisimpactos da crise asiática sobre o preço dos commodities. Asprevisões de crescimento moderado são(D) para as empresas deenergia elétrica, pela perspectiva de baixo crescimento do PIB. Aqueda dos preços internacionais do petróleo e a possível redução dedemanda por petroquímicos devem(E) limitar o crescimento do setor.

(Baseado em Tatiana Bautzer, Jornal do Brasil - Economia,22/03/1998)

a) A

b) B

c) C

d) D

e) E

23 - (FISCAL MS/2001) Leia o texto abaixo para responder à questão.

Mesmo sem ser incluído entre os países cujo “desenvolvimento aconvite” foi fortemente apoiado — por motivos geopolíticos — pelogoverno americano, o Brasil transformou-se no laboratório de umaestratégia associada — pública e privada — de industrialização quecontemplou todos os segmentos do capitalismo central. Não se podeesquecer que, depois da vitória da Revolução Chinesa e da Guerra daCoréia, e do início da descolonização asiática, o ‘desenvolvimentismo’ se transformou na resposta capitalista — tolerada pelos liberais — aoprojeto socialista para os países subdesenvolvidos. Esse foi um fator

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 53/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 53

decisivo para que o projeto de industrialização e o intervencionismoestatal do novo modelo econômico contassem com o apoio de quasetodos os segmentos da classe dominante brasileira e de suas elitespolíticas regionais. Quando essas facilidades se estreitaram, com ofim do padrão dólar e a crise econômica mundial dos anos 70, e

quando a política econômica internacional dos Estados Unidos e ageoeconomia dos países centrais mudaram, com a restauraçãoliberalconservadora dos anos 80, o consenso e a coalizãodesenvolvimentista se desfizeram.

(José Luís Fiori, Um país ao sul dos impérios,Correio Braziliense, 22/07/2001)

Em relação ao texto, assinale a opção em que a substituição sugeridaé gramaticalmente incorreta.

e) “contassem” (l.11) por contasse .

24 - (TRF/2000) Assinale a opção em que há erro gramatical.

Ao contrário das flutuações do nível de atividade, os processos deajuste econômico tendem(A) a gerar mudanças estruturais naeconomia. Como esses processos requerem(B) tempo para serem(C)realizados, enquanto trabalhadores estão se movendo de umemprego para outro, a magnitude desses custos e a rapidez com queo mercado se ajusta às(D) novas condições de funcionamento da

economia depende(E), em grande medida, do grau de flexibilidadedo mercado de trabalho.

(Edward Amadeo et al., com adaptações)

a) A

b) B

c) C

d) D

e) E

25 - (AFC STN/2002) Assinale o trecho transcrito com errogramatical.

a) O Sistema Integrado de Administração Financeira do GovernoFederal (SIAFI) é o principal instrumento de administraçãoorçamentária e financeira da União que oferece suporte aos órgãoscentrais, setoriais e executores da gestão pública, tornandoabsolutamente segura a contabilidade da União.

b) Ligados ao Sistema encontram-se todos os órgãos daAdministração Direta, Autarquias, Fundações, Empresas Públicas,

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 54/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 54

Sociedades de Economia Mista e órgãos dos Poderes Legislativo eJudiciário.

c) Por meio do SIAFI são obtidas as informações que subsidiam oBalanço Geral da União e os relatórios de execução do orçamento e

de administração financeira, que compõem a demonstração dasContas apresentadas ao Congresso Nacional pelo Presidente daRepública, em conformidade com a Constituição Federal.

d) Encontram-se disponível, ainda, um serviço de troca demensagens, que interliga cerca de 30 mil usuários em todo o Brasilagilizando a comunicação entre as Unidades Gestoras.

e) Principal usuário do SIAFI, o Tesouro Nacional é responsável peladefinição das normas de utilização do Sistema, orientando econtrolando as atividades dos gestores públicos que o utilizam.

(Trechos adaptados de http://www.stn.fazenda.gov.br)26 - (Fiscal de Fortaleza/2003) Leia o texto para responder àquestão.

O “desenvolvimento” no mundo capitalista vem dos países do Nortepara os países do Sul; vem dos mercados ricos, das empresastransnacionais, das agências multilaterais e dos governos do grupodos mais ricos, em um movimento que tende à apropriação e aocontrole do patrimônio natural e cultural dos países do Sul, e àhomogeneização dos modos de vida, incluindo necessidades,quereres, gostos e modos de expressão. Vem do macro para o micro,do espaço global para o local, daqueles que se consideram

  “civilizados” para aqueles que esses consideram “atrasados” e  “subdesenvolvidos”. Aqueles agentes políticos e econômicos atuamsegundo esses pressupostos e essa lógica e manipulam os sistemaspolíticos e culturais para que se estabeleçam nos países do Sulgovernos subordinados a esses mesmos valores, conceitos eobjetivos, isto é, governos e políticos que se identifiquem muito maiscom os ricos do Hemisfério Norte do que com a maioria trabalhadorae empobrecida das suas populações.

(Sandra Quintela e Marcos Arruda)Em relação ao texto assinale a opção correta.

d) Em “que se consideram”(l.8) o “se” indica indeterminação dosujeito.

27- (Fiscal de Fortaleza – 1998) Indique entre os itens sublinhados oque contém erro gramatical ou impropriedade vocabular.

Nos Estados Unidos e na França, as burocracias capturam(A) o

espírito das culturas administrativas anglo-saxãs(B) e gaulesas. NaAmérica do Norte, a burocracia pede emprestadas(C) à(D) diabólicaeficiência do mundo empresarial a simplificação, a velocidade, o

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 55/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 55

pragmatismo e a incorporação da tecnologia (fax, computador,telefone e cartão de crédito). Mais ainda, os burocratas sãotementes a(E) um público reclamador.

(Claudio de Moura Castro, adaptado - Veja, 25/2/1998)

a) A

b) B

c) C

d) D

e) E

28- (AFRF 2002.1) Marque o segmento do texto que foi transcritocom erro gramatical.

a) Em recente acórdão, proferido no AG nº 96.01.01984-7/DF,ajuizado contra decisão que, em processo executivo, homologoucálculos de atualização de dívida da Fazenda Pública decorrente decondenação em reclamação trabalhista, não conheceu do recurso aPrimeira Turma Suplementar do Tribunal Regional Federal da 1ªRegião.

b) Este o único fundamento do julgado: “ ... na sistemática

processual trabalhista inexiste recurso contra sentença homologatóriade cálculos de liquidação, porque a CLT, em norma clara e objetiva,composta nos parágrafos 3º e 4º do seu artigo 844, prevê, comexclusividade, o instituto dos embargos para impugnação de ato

 jurisdicional de tal jaez.

c) Incorreu, data vênia, o ato decisório ora analisado em dois grandese manifestos equívocos.

d) O primeiro deles é confundir “cálculos de atualização” do valor dotítulo exeqüendo com “liquidação da sentença”.

e) Na atual sistemática processual civil, essa atualização, depois detornada certa o valor da condenação, ainda que decorrente de contaelaborada pelo exeqüente, não constitui uma “liquidação”: no cursode processo executivo, tem a natureza de questão incidente deste.

(Baseado em Diomar Bezerra Lima)

29 - (Especialista MPOG – 2000) Os fragmentos abaixo constituemum texto que foi transcrito com erros. Assinale a opção grama-ticalmente correta.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 56/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 56

e) Novas carreiras, equiparação de salários defasados em relaçãoao que pagam o mercado e a realização de concursos públicos (hámuito interrompidos), além do oferecimento de oportunidades detreinamento, tudo isso foi feito tendo em vista a prioridade de conferiro melhor atendimento ao cidadão-cliente.

30 - (TC PR/2002-2003)

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná tem uma história a contar.São mais de 50 anos de fiscalização perene da coisa pública, cujosprincípios foram pinçados da própria história das Cortes de Contas detodo o mundo. Das contribuições gregas e romanas ao modelocanadense de auditoria moderna, do Tribunal Imperial do Brasil de1824 ao Tribunal de Contas de 1890, do insigne paranaense ManoelFrancisco Correia, filho de Paranaguá e primeiro Presidente doTribunal de Contas da União, aos ilustres pares que hoje conduzemessa casa, tudo contribuiu para o desenvolvimento de um órgão defiscalização eficiente e dinâmico – dado o constante aperfeiçoamentodas ações –, e para a solidificação institucional de um colegiadoindependente e atuante, como o Tribunal de Contas paranaense. Edentro de sua competência, o Tribunal de Contas tem buscado nainformação, por intermédio dos mais diferenciados meios decomunicação, a formação de sua história, na luta incessante eimplacável contra a corrupção e o mau uso do dinheiro público.

www.tcparaná.gov.brEm relação ao texto, assinale a opção correta.

e) O uso da palavra “tudo”(l.10) é recurso coesivo que retoma deforma sintética as informações anteriores, exigindo a concordância doverbo “contribuir” no singular.

31 - (TC PR/2002-2003) Assinale a opção correta.

O problema da corrupção e do uso indevido do dinheiro do povo naadministração pública constitue(1) um mal que, em maior ou menorescala, atinge todas as sociedades. No Brasil, a atuação do TCU é degrande importância no combate ao desvio do dinheiro público. Nesteano e até agora, os julgamentos do Tribunal implicaram emcondenações de maus gestores que atingiram acerca de(2)quatrocentos milhões de reais, recursos esses que serão revertidosaos(3) cofres da Nação. Na área de fiscalização de obras públicas, emsintonia com o Congresso Nacional, poderá ser bloqueado,(4) noOrçamento da União para 2003, recursos federais para mais de 160obras auditadas pelo TCU, nas quais(5) apresentaram irregularidadesgraves, compreendendo recursos da ordem de bilhões de reais.

www.tcu.gov.br Notas da imprensa, 25-11-2002, com adaptações.

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 57/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 57

a) 1

b) 2

c) 4

d) 3

e) 5

32 - (TFC SFC/2000) Assinale a opção em que ocorre erro deconcordância verbal.

a) Em uma economia estatal ou centralmente planejada, aresponsabilidade pelas decisões econômicas são centralizadas nasmãos do governo.

b) Os meios de produção – com exceção da mão-de-obra - são depropriedade coletiva.

c) A burocracia governamental decide quais são os produtos – eem que quantidade – serão produzidos de acordo com um planonacional centralizado.

d) Os recursos são alocados entre unidades através do sistema decotas.

e) Os defensores desse sistema enfatizam os benefícios dasincronização e distribuição de recursos em um todo unificado,evitando o desperdício da duplicação inerente à competição.

(Adaptado de Enciclopédia Compacta deConhecimentos Gerais – Isto É- p.204 e 205)

33- (FISCAL MS / 2001) Marque a palavra, a seqüência ou o sinal depontuação sublinhado, que foi mal empregado.

Três fatores condicionam hoje o panorama nacional:(A) a criseargentina, a crise de energia e as incertezas políticas. A persistênciadesses(B) quadros reduzem(C) o ritmo de crescimento do país de 4%para cerca de 2% ao ano(D) e deixa o mercado cambial maisinstável(E).

(Geraldo Carbone, adaptado)

a) A

b) B

c) C

d) D

e) E

5/11/2018 port aula 3 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/port-aula-3 58/58

CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS EM EXERCÍCIOSPROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

www.pontodosconcursos.com.br 58

34 - (FISCAL MS / 2001) Assinale a opção em que o texto foitranscrito com erro de concordância.

a) Seja qual for a forma adotada para controle global sobre as forçasglobais, não pode ser uma cópia ampliada das instituições

democráticas desenvolvidas nos primeiros séculos da históriacontemporânea.

b) Tais instituições se fizeram na medida do Estado nacional – queera então a totalidade social maior – e são particularmente poucoaptas para ampliação em uma escala global.

c) O Estado nacional também não era uma hipérbole dos mecanismoscomunitários, mas, pelo contrário, era o produto final de formasradicalmente novas de convivência humana, assim como asolidariedade social.

d) O Estado nacional, que finalmente proporcionou a tão procuradaresposta aos desafios da “primeira secessão”, surgiram apesar dosobstinados defensores das tradições comunitárias e medianteprogressiva erosão das já débeis e diminutas soberanias locais.

e) Toda resposta eficaz à globalização não pode ser nada além deglobal. E o destino de semelhante resposta global depende de quesurja e tome corpo um âmbito político global, entendido como algodistinto de “internacional”.

(Zygmunt Bauman, O desafio ético da globalização,

Correio Braziliense, 21/07/2001)

35 - (AFC STN/2002) Julgue os trechos abaixo quanto à correçãogramatical e assinale a opção correspondente.

IV. “Eu, como outros analistas, vimos a experiência argentina deperto e, mesmo que o Brasil tenha um governo democrático forte,com instrumentos para agir rápido e munição para disparar, nadapodem contra as forças do mercado”, disse o economista.