porque o terrorismo acontece? · porque o terrorismo acontece? o que faz as pessoas decidirem...

5
Porque o terrorismo acontece? O que faz as pessoas decidirem cometer atos de terrorismo e o que pode ser feito sobre isso? As pesquisas refletem que há duas razões: Injustiça social e política e a crença de que violência ou sua ameaça será eficaz e promove a mudança. O primeiro é nobre o suficiente, o segundo, altamente questionável, então qual é a alternativa? Pergunta feita a Osho, Já se passaram muitos anos desde a Segunda Guerra Mundial e essa "paz" parece estar agora ameaçada pelo terrorismo. Gostaria de falar sobre porque o terrorismo está acontecendo agora? "Tudo está profundamente relacionado com tudo mais que acontece. O evento do terrorismo está certamente relacionado com o que está acontecendo na sociedade. A sociedade está se desmoronando. A sua antiga ordem, disciplina, moralidade, religião, descobriu-se que tudo está baseado de forma errada. Perdeu o seu poder sobre a consciência das pessoas. O terrorismo simplesmente simboliza que destruir seres humanos não importa, que não há nada nos seres humanos que é indestrutível, que é tudo matéria – e você não pode matar a matéria, você pode apenas alterar a sua forma. Uma vez que o homem

Upload: nguyendien

Post on 27-Apr-2018

219 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Porque o terrorismo acontece?

O que faz as pessoas decidirem cometer atos de terrorismo e o que pode ser feito sobre isso? As pesquisas refletem que há duas razões: Injustiça social e política e a crença de que violência ou sua ameaça será eficaz e promove a mudança. O primeiro é nobre o suficiente, o segundo, altamente questionável, então qual é a alternativa?

Pergunta feita a Osho, Já se passaram muitos anos desde a Segunda Guerra Mundial e essa "paz" parece estar agora ameaçada pelo terrorismo. Gostaria de falar sobre porque o terrorismo está acontecendo agora?

"Tudo está profundamente relacionado com tudo mais que acontece. O evento do terrorismo está certamente relacionado com o que está acontecendo na sociedade. A sociedade está se desmoronando. A sua antiga ordem, disciplina, moralidade, religião, descobriu-se que tudo está baseado de forma errada. Perdeu o seu poder sobre a consciência das pessoas.

O terrorismo simplesmente simboliza que destruir seres humanos não importa, que não há nada nos seres humanos que é indestrutível, que é tudo matéria – e você não pode matar a matéria, você pode apenas alterar a sua forma. Uma vez que o homem

seja considerado apenas uma combinação de matéria e nenhum lugar seja dado a um ser espiritual dentro dele, então matar torna-se apenas um jogo. “

Osho, Beyond Psychology, Talk #18

Mas como nós chegamos a este estado de coisas? O que há por trás disso?

“O terrorismo tem muitas subcorrentes. Uma é que por causa de armas nucleares, as nações estão derramando a sua energia nesse campo, pensando que armas antigas estão desatualizadas. Elas estão desatualizadas, mas os indivíduos podem começar a usá-las. E você não pode usar armas nucleares contra indivíduos – isso seria simplesmente estúpido. Um terrorista individual lança uma bomba – isso não justifica que um míssil nuclear deva ser enviado.

O que eu quero enfatizar é que a arma nuclear deu a pessoas a liberdade de usar armas comuns, uma liberdade que não era possível nos velhos tempos porque os governos também estavam usando as mesmas armas.

Agora os governos estão concentrados em destruir as armas antigas, jogando-as no oceano, vendendo-as para países que são pobres e que não podem pagar armas nucleares. E todos esses terroristas estão vindo desses países pobres, com as mesmas armas que foram vendidas aos seus países. E eles têm uma proteção estranha: você não pode usar armas nucleares contra eles, você não pode lançar bombas atômicas neles. E agora eles conquistaram um poder econômico e de estado e isso se torna algo muito mais aterrador para os países oficialmente instituídos. “

Osho, Beyond Psychology, Talk #18

Qual é o papel da religião no terrorismo?

“As coisas estão interligadas. A primeira coisa que deve ser mudada é que o homem deveria ser mais alegre – o que todas as religiões destruiram. Os verdadeiros criminosos não são apanhados. Essas são as vítimas, os terroristas e os outros criminosos.

Todas as religiões é que são os verdadeiros criminosos, porque elas destruíram todas as possibilidades de alegrar-se. Elas destruíram a possibilidade de desfrutar das pequenas coisas da vida; elas condenaram tudo que a natureza lhe providencia para fazê-lo feliz, para fazê-lo sentir-se entusiasmado, sentir-se agradável.

Elas tiraram tudo; e se elas não conseguiram tirar algumas coisas porque elas estão tão enraizadas na sua biologia – como o sexo – elas conseguiram pelo menos envenená-las.”

Osho, Beyond Psychology, Talk #18

E qual é o papel desempenhado pela política?

“O primeiro são as religiões instituídas – os seus valores devem ser removidos para que o homem possa sorrir novamente, possa rir novamente, possa deleitar-se novamente, possa ser natural novamente.

Segundo, o que o comunismo está dizendo deve ser colocado claramente perante as pessoas – que é psicologicamente errado. Você está caindo de uma armadilha para a outra. Não há dois humanos iguais; daí que a ideia de igualdade é uma besteira. E se você decidir ser igual, então você tem que aceitar a ditadura do proletariado. Isso significa que você tem que perder a sua liberdade.

Primeiro a igreja tirou a sua liberdade, deus tirou a sua liberdade. Agora o comunismo substitui a sua igreja e tirará a sua liberdade.

E sem liberdade, você não pode se alegrar.

O terrorismo não está nas bombas, em suas mãos; o terrorismo está no seu inconsciente.”

Osho, Beyond Psychology, Talk #18

Isso é difícil de ouvir, que o terrorismo é no meu inconsciente. O que posso fazer para mudar isso?

“A nova situação é que todo o ser humano precisa passar por terapias, precisa entender as intenções do seu inconsciente, precisa passar por meditações para que possa se acalmar, tornar-se fresco – e olhar para o mundo com uma nova perspectiva de silêncio."

Osho, Beyond Psychology, Talk #18

OSHO © 2016 OSHO International

Copyright & Trademark Information

OSHO International Meditation Resort Impressions

Denisse

Eu trabalhava como gerente de projetos para uma empresa no México e quando terminou o meu projeto eu quis vir à Índia para aprender a meditar. Eu verifiquei na Internet, mas nenhum lugar me chamou atenção. Eu tenho um tio que dirige uma escola de yoga; Ele me disse que ele tinha vindo para o OSHO International Meditation Resort em Puna e teve uma grande experiência aqui, então talvez que eu podesse tentar. Ele realmente parecia

muito relaxado e calmo assim eu fiquei convencida. Eu não tinha lido nada do Osho, mas um amigo no México me contou sobre o Programa Creative Living. Seus amigos tinham feito e gostei muito então eu ne inscrevi.

Estou feliz por ter escolhido vir aqui e quero agradecer a este lugar por tudo que aprendi. As meditações, a energia, as pessoas, a natureza, criam um espaço místico onde tudo está conectado. Este lugar me deu a oportunidade de ser brincalhona, para desfrutar de cada momento, a não ser séria sobre o trabalho – e a grande-chave que se eu mantiver minha energia com "como" em vez de "o quê", posso fluir. Nestes três meses de viver criativa estou lembrando de viver minha vida com totalidade e me permitindo a ser mais consciente.

Quando eu voltar para o México e retornar para a minha empresa familiar de fazer os uniformes da escola, este programa vai me ajudar em trabalhar com totalidade e ser compassiva com as pessoas.

OSHO © 2016 OSHO International

Copyright & Trademark Information

News & Updates

The Speaking Tree: Existem Tantos Tons de Cinza

OSHO © 2016 OSHO International

Copyright & Trademark Information