por que vir À igreja? · nário do mundo, tiveram o mestre por ex-celência, receberam o...

2
PROGRAMA DIA HORA CULTO Quinta 19:30 Culto de Oração Sábado 19:30 Ensaio do Louvor Domingo 09:00 09:30 10:30 19:00 Louvor EBD Pastoral Celebrando a Salvação LEITURA DA BÍBLIA Domingo 06 Levítico 16-18 Segunda 07 Levítico 19-21 Terça 08 Levítico 22-24 Quarta 09 Levítico 25-27 Quinta 10 Números 01-03 Sexta 11 Números 04-06 Sábado 12 Números 07-09 06/11/2016 Antes de sermos salvos andávamos “segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar” (Ef 2:1), gozando de tudo o que há no mundo:”a concupiscência da car- ne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida”(I Jo 2:16). Agradar a Deus nos era impossível (Rom 8:8) e, mesmo que o fosse, não era o nosso desejo agradá-Lo (João 5:40). A igreja verdadeira é o último lugar onde o pecador quer se achar, porque lá se prega a Palavra de Deus que é, para o homem, lou- cura (I Co 1:23). O homem natural pode ape- nas participar da religião e ter seu orgulho engrandecido como os fariseus (Lc 18:11,12). MAS, depois da salvação, regenerado, ele passa a ter uma nova natureza (II Co 5:17) que se renova para o conhecimento segundo a imagem daquele que o criou (Cl 3:10). O desejo desse novo cristão, assim como o dos mais antigos da Bíblia é: “quanto mais conhe- cimento da Palavra de Deus e de Cristo, me- lhor!” Vamos já à igreja! Com a nova natureza a igreja tornou-se sinônimo de benção. Em contrapartida, a velha vida entre os ami- gos do mundo tornou-se antônimo de benção (Sl 84:10). Se você não tiver o desejo de ir à igreja do Deus vivo para crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salva- dor Jesus Cristo (II Pe 3:18), há um problema sério e espiritual na sua alma. Talvez você necessite da obra graciosa efetuada pela sal- vação. Se esta for a sua necessidade, saiba que os pecadores devem se arrepender dos seus pecados e crer em Cristo Jesus, o único salvador dos pecadores (I Pe 3:18). Se você já tem o desejo de congregar com o povo de Deus e crescer na graça e no conhecimento de Cristo, então, venha cumprir o desejo do seu coração junto a pessoas que professem a mesma fé e ordem. Faça isso, venha à igreja! POR QUE VIR À IGREJA? 1. POR CAUSA DA SALVAÇÃO

Upload: others

Post on 13-Jan-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: POR QUE VIR À IGREJA? · nário do mundo, tiveram o Mestre por ex-celência, receberam o verdadeiro conheci-mento, aprenderam da fonte limpa e isenta de erros. Todavia o seu Senhor

PROGRAMADIA HORA CULTO

Quinta 19:30 Culto de Oração

Sábado 19:30 Ensaio do Louvor

Domingo09:0009:3010:3019:00

LouvorEBDPastoralCelebrando a Salvação

LEITURA DA BÍBLIADomingo 06 Levítico 16-18

Segunda 07 Levítico 19-21

Terça 08 Levítico 22-24

Quarta 09 Levítico 25-27

Quinta 10 Números 01-03

Sexta 11 Números 04-06

Sábado 12 Números 07-09

06/1

1/20

16

Antes de sermos salvos andávamos “segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar” (Ef 2:1), gozando de tudo o que há no mundo:”a concupiscência da car-ne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida”(I Jo 2:16). Agradar a Deus nos era impossível (Rom 8:8) e, mesmo que o fosse, não era o nosso desejo agradá-Lo (João 5:40). A igreja verdadeira é o último lugar onde o pecador quer se achar, porque lá se prega a Palavra de Deus que é, para o homem, lou-cura (I Co 1:23). O homem natural pode ape-nas participar da religião e ter seu orgulho engrandecido como os fariseus (Lc 18:11,12).

MAS, depois da salvação, regenerado, ele passa a ter uma nova natureza (II Co 5:17) que se renova para o conhecimento segundo a imagem daquele que o criou (Cl 3:10). O desejo desse novo cristão, assim como o dos mais antigos da Bíblia é: “quanto mais conhe-cimento da Palavra de Deus e de Cristo, me-lhor!” Vamos já à igreja! Com a nova natureza a igreja tornou-se sinônimo de benção. Em contrapartida, a velha vida entre os ami-gos do mundo tornou-se antônimo de benção (Sl 84:10). Se você não tiver o desejo de ir à igreja do Deus vivo para crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salva-dor Jesus Cristo (II Pe 3:18), há um problema sério e espiritual na sua alma. Talvez você necessite da obra graciosa efetuada pela sal-vação. Se esta for a sua necessidade, saiba que os pecadores devem se arrepender dos seus pecados e crer em Cristo Jesus, o único salvador dos pecadores (I Pe 3:18). Se você já tem o desejo de congregar com o povo de Deus e crescer na graça e no conhecimento de Cristo, então, venha cumprir o desejo do seu coração junto a pessoas que professem a mesma fé e ordem. Faça isso, venha à igreja!

POR QUE VIR À IGREJA?

1. POR CAUSA DA SALVAÇÃO

Page 2: POR QUE VIR À IGREJA? · nário do mundo, tiveram o Mestre por ex-celência, receberam o verdadeiro conheci-mento, aprenderam da fonte limpa e isenta de erros. Todavia o seu Senhor

INTRODUÇÃO

Continuando o nosso estudo, vamos obser-vando que não podemos viver a vida cristã em todas as suas capacidades, separados do Espí-rito Santo. Ele tem em Suas mãos as rédeas da Igreja, e também tem em si todas as necessia-des essenciais que a Igreja precisa para fazer a Obra de Deus. Querer obter algum progresso no Reino de Deus sem contar com o Espírito, é impossível, pois além de não lograrmos êxi-to bíblico de nosso trabalho, vamos produzir uma associação humanizada e não uma con-gregação de santos, semelhante a Jesus.

FONTE DO PODER

Os discípulos freqüentaram o melhor semi-nário do mundo, tiveram o Mestre por ex-celência, receberam o verdadeiro conheci-mento, aprenderam da fonte limpa e isenta

de erros. Todavia o seu Senhor não lhes per-mitiu entrar no ministério ou realizar a obra para qual foram vocacionados, sem que fos-sem batizados pelo Espírito Santo, revesti-dos do poder do Espírito, cheios do Espírito Santo. A ordem expressa de Cristo foi esta: “Permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lc 24:49.) Jesus Cristo ordenou assim, porque o que os Seus discípulos tinham a realizar era além das capacidades humanas, e não bastava o conhecimento recebido; eles necessitavam de poder, “porque a luta não é contra a carne, nem o sangue” (Ef 6:10-12.) O poder necessário para realização da obra de Jesus Cristo vem do Espírito, e é Ele quem capaci-ta o povo de Deus. A nossa habilitação vem do Espírito Santo. Baseado nessa verdade, o apóstolo Paulo nos exorta a “não apagar ou extinguir o Espí-rito” (Ef 5:18) e a nos revestir da força do poder de Senhor (Ef 6:10.) No dia de Pentecostes, o Espírito desceu, como Jesus havia prometido – “Eis que so-bre vós envio a promessa do Pai.” (Joel 2:28; Lc 24:49). Com a descida do Espíri-to, os discípulos foram cheios de poder – “Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo.” (At 1:8.) Então, cheios do poder outorgado pelo Santo Espírito, os dis-cípulos se levantaram e saíram, realizando a obra de Cristo. Como conseqüência da-quilo, os paralíticos andaram, os mortos fo-ram ressuscitados, os endemoninhados li-bertos, sinais e prodígios foram operados, e milagres de pessoas que se entregavam a Je-sus, aceitando-O como Salvador e Senhor. Essa obra maravilhosa foi possível, porque o capacitador, a fonte de poder, o Espírito Santo, esteve presente para habilitá-los.

EDIFICADOR

O Espírito Santo tem também função de edificar. Ele aperfeiçoa a Igreja. Por meio dos ministérios, por Ele distribuídos (I Co 12:11), o Corpo de Cristo recebe edificação. A edificação parte do particular para o geral isto é, de cada membro para todo o Corpo. O Espírito veio residir e presidir em nós. Na pro-porção em que nos submetemos ao Espírito, a nossa vida começa a ser mudada, produzindo em nós o caráter de Cristo, o fruto Espírito, e “somos transformados de glória em glória, à Sua imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (II Co 3:18.) Dessa forma, Ele opera em nós a santi-ficação, moldando-nos à imagem de Cristo. O Espírito é o agente de Deus, por inter-médio dos ministérios, para edificar o Seu povo. Toda ênfase deve ser dada ao Espíri-to na vida cristã, porque não haverá vidas transformadas e aperfeiçoamento genuíno sem a presença do agente edificador, o Es-pírito Santo.

CONCLUSÃO

Devemos, portanto, olhar para a Pessoa Ben-dita do Espírito Santo como a nossa fonte de poder e capacitação, entendento que Ele é quem precisamos para ser, viver e fazer tudo aquilo que Deus determinou e espera para cade um de nós. Nossa relação com os céus passa pela co-munão plena com Espírito, nosso avanço na igreja de Deus vem de nossa entrega e sub-missão ao Espírito, nossa suficiência vem do Espírito. Jamais poderemos ir a qualquer lugar na caminhada com Deus, sem a ajuda, direção e capacitação do Espírito Santo.