por dentro · 2016-12-28 · aulas de ginástica laboral por dentro ano 1 - número 19 ... so do...

8
Aulas de Ginástica Laboral Por dentro Ano 1 - Número 19 - 12 de Agosto de 2013 do Por dentro da Área de Pessoal Página 5 Página 7 Pág.4 Página 3 Pág.6 Dança de Salão na Sede I Seminário de Extensão Rural Encontro Mundial de Agroecologia Pág.6 Artigo: Reformas Administrativas no Brasil

Upload: hoangkiet

Post on 01-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Aulas de Ginástica Laboral

Por dentro Ano 1 - Número 19 - 12 de Agosto de 2013 do

Por dentro da Área de Pessoal Página 5

Página 7

Pág.4

Página 3

Pág.6

Dança de Salão na Sede

I Seminário de Extensão Rural

Encontro Mundial de Agroecologia

Pág.6

Artigo: Reformas Administrativas no Brasil

Por dentro do Incaper

12 de Agosto de 2013

O trabalho do Incaper por toda parte

2

Incaper por toda parte

Oficinas do Proater no Extremo NorteAs apresentações do redese-

nho do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proa-ter) nos municípios do Extremo Norte ocorreram nos dias 29, 30 e 31 de julho. As novidades no Programa chegaram de maneira positiva para os servidores.

“A nova metodologia permiti-rá adequar muitas questões im-portantes no Proater. O espaço foi bom para tirarmos dúvidas sobre a nova forma de proceder”, afirmou o extensionista de Barra de São Francisco, João Marcos Martins Cardoso.

Para o chefe do escritório de São Mateus, Jorge Gomes Soares, a principal inovação no proces-so do Proater e no planejamento de ações é o acompanhamento dos resultados em tempo real. “A possibilidade de poder acompa-nhar os resultados alcançados de acordo com as metas estabeleci-das é um diferencial para o nosso trabalho”, afirmou.

A próxima localidade que irá receber as oficinas do Proater é o Centro Regional Centro Serrano nos dias 12, 13 e 14 de agosto. Os municípios participantes são: Santa Teresa, Itarana, Itaguaçu, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Serra, Fundão, Cariacica, Via-na, Vila Velha, Guarapari, Marechal Floriano, Paraju, Pedra Azul, Domingos Martins, Brejetuba, Conceição do Castelo, Venda Nova, Afonso Cláudio e Laranja da Terra.

Novas atividades

Servidores discutem mudanças do Proater em São Mateus

Oficina do Proater em Montanha

Por dentro do Incaper

12 de Agosto de 2013 3

Incaper por toda parte

Realizado entre os dias 31 de julho e 03 de agosto na UNESP, em Botucabu, São Paulo, o III Encontro Internacional de Agro-ecologia teve como tema “Redes para a Transição Agroecológica na América Latina”. O Incaper participou por meio do Coorde-nador de Agroecologia e Agricul-tura Orgânica, Adolfo Brás Sun-derhus e da servidora do ELDR de Alegre, Joana Junqueira.

De acordo com Adolfo, a ativi-dade teve o objetivo de comparti-lhar e unir experiências inovadoras sobre pesquisa em agroecologia, agricultura orgânica e educação ambiental, no campo e na univer-sidade. “Houve troca de conheci-mentos e discussão de ações capa-zes de promover o diálogo entre pesquisa, extensão rural e a rea-lidade no meio rural, situando a agroecologia como marco teórico e metodológico importante para a consolidação de estratégias de de-senvolvimento rural sustentável”, disse Adolfo.

Ele também afirmou que foi uma oportunidade de a Coorde-nação de Agroecologia e Agri-cultura Orgânica fortalecer suas ações. “Além do intercâmbio de

conhecimentos, a nossa partici-pação foi fundamental porque incentivou a geração de conheci-mento em agroecologia e agricul-tura orgânica não somente pelo viés da produção, manipulação e processamento de produtos orgâ-nicos, mas, sobretudo, com o olhar voltado para o conhecimento dos agricultores, colocando-os como públicos verdadeiramente priori-tários dessa ação, incluindo os as-sentados e assentadas da reforma agrária e povos e comunidades tradicionais”, relatou Adolfo.

O evento fortaleceu a perspec-tiva da Coordenação de Agroe-

cologia e Agricultura Orgânica do Incaper em assumir o desafio de proporcionar a construção de uma nova matriz tecnológica, comprometida com uma agricul-tura para produção de alimentos sadios e limpos. “Precisamos as-sumir práticas coletivas de natu-reza social e produtiva dentro de uma visão mais holística e abran-gente para agroecologia e produ-ção orgânica, a partir do saber e conhecimento dos agricultores e agricultoras familiares e cam-poneses do Estado em toda sua diversidade e pluralidade social”, concluiu Adolfo.

Incaper participa do III Encontro Internacional de Agroecologia

Cerca de 1200 pessoas participaram do evento

Mesa de discussão sobre os Rumos, Conquistas e Desafios da Politica Nacional de Agroecolo-gia e Produção Orgânica

Por dentro do Incaper

12 de Agosto de 20134

Extensão Rural em debate em Barra de São Francisco

Incaper por toda parte

No dia 02 de agosto, foi reali-zado o I Seminário Técnico so-bre Extensão Rural em Barra de São Francisco. A atividade reu-niu técnicos do Incaper, Idaf, das prefeituras e da iniciativa priva-da, instituições de ensino, bem como autoridades dos municí-pios de Barra de São Francisco, Mantenópolis, Alto Rio Novo, Águia Branca, Mantena, Nova Venécia, Ecoporanga, Vila Pavão e Água Doce do Norte.

DebatesNa programação, houve pales-

tra sobre a importância das parce-rias institucionais no processo de Ater com o Secretário Municipal de Agricultura de Cachoeiro de Itape-mirim, José Arcanjo Nunes; sobre a inclusão socioprodutiva no meio rural com o extensionista do Inca-per, Fábio Lopes Dalbom e sobre a abordagem sistêmica dos procedi-mentos de Ater com o extensionista Daniel do Nascimento Duarte.

Durante as apresentações, des-tacaram-se as ações da Secretaria Municipal de Agricultura e Abaste-cimento de Cachoeiro de Itapemi-rim, que tem promovido diversas ações de organização, estruturação e gestão da Secretaria, com apoio efetivo ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentá-vel (CMDRS), com destaque para a realização do Censo Rural, pelo qual se fez um levantamento deta-lhado da realidade do município e da agricultura.

Outro destaque do Seminá-rio foi o trabalho que vem sen-do desenvolvido em Iconha com as associações e cooperativa de agricultores familiares para aces-so às políticas públicas de apoio à comercialização, como o PNAE e PAA. Diversos municípios estão sendo atendidos pelos agriculto-res familiares com a entrega de produtos nas escolas, hospitais, casas de idosos, entre outras en-tidades assistenciais.

AvaliaçãoDe acordo com o chefe da Área

de Ater, Maxwel Assis de Souza, o Seminário foi de grande relevân-cia. “Percebi a satisfação dos par-ticipantes com a iniciativa, pois o evento se tornou um momento de integração e debate sobre as ques-tões da extensão rural na atualida-de e os desafios que se impõem a ela. O sentimento dos técnicos após a realização do evento foi de que o Seminário deveria ser repetido no ano que vem, para que outras ex-periências sejam apresentadas e so-cializadas”, afirmou Maxwel.

O Chefe Regional do CRDR Extremo Norte, Nilson Araújo Barbosa, também afirmou que: “A atividade foi ideal para alinharmos o debate sobre a extensão rural no Estado. O espaço foi propício para discutir melhor as políticas públi-cas para a agricultura entre auto-ridades e extensionistas. É uma atividade que pode ser realizada em outros Centros Regionais”.

Técnicos dos municípios do Extremo Norte discutem ações para a extensão rural

Por dentro do Incaper

12 de Agosto de 2013 5

Por dentro da Área de Pessoal

Elas são as profissionais que cuidam da nossa história funcional no Incaper. Para receber nossos salários, para agendar as férias, para tirar licença médica, dependemos do trabalho das servidoras da Área de Pesso-al, do Departamento de Recursos Humanos (DRH). A fim de conhecer mais esse trabalho tão importante e, muitas vezes, imperceptível, o Por dentro do Incaper entrevistou as responsáveis pela área. Confira:

Quais as principais atividades desenvolvidas pela Área de Pessoal?

Esta área gerencia todas as ações relacionadas à vida funcio-nal do servidor, como folha de pagamento, controle de frequên-cia e de férias, afastamentos por algum tipo de licença e contagem de tempo para aposentadoria. Além disso, é responsável pelo acervo funcional dos servidores independentemente do tempo em que permaneceram no Incaper.

Cabe ressaltar que, desde 2007, o registro da vida funcional do servidor é feito pelo Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIARHES). Antes, era feito manualmente em uma ficha amarela.

Qual sua importância?Esta área trabalha com as

questões mais pessoais do servidor: seu salário, suas férias, seus abo-nos, suas licenças. É também onde se arquiva a história do servidor. Tudo que é do servidor fica guar-dado conosco independentemente do tempo que permaneceu ou da época. Temos documentos desde o tempo da Acares, em 1956.

Existe alguma orientação da área para os servidores?

Atualmente, é importante que os servidores que estejam per-to de se aposentar procurem o DRH para averbar ou solicitar a contagem do tempo de contribui-ção, visando agilizar o seu pro-cesso de aposentadoria no IPA-JM. Também é necessário que a modificação na data das férias, quando houver, seja previamente comunicada.

É interessante que o servidor

saiba que no Portal do Servidor, no site da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), é possível ter acesso a diversas in-formações da sua vida funcional. Basta entrar com seu número funcional e senha no endereço www.servidor.es.gov.br

Quem é a equipe?A Área de Pessoal conta com

duas servidoras: Marissol Passos Corrêa e Jane Maria Bertholi, a qual é chefe da Área de Pessoal. A primeira ingressou no Incaper em março de 2012 e a segunda em 1986, na Emcapa. Jane atua há 27 anos na Área de Pessoal.

ContatoE-mail: [email protected] ou [email protected]: (27) 3636-9852

Por dentro dos setores

Jane e Marrisol são as servidores da Área de Pessoal

Por dentro do Incaper

12 de Agosto de 20136

Espaço Técnico-Científico

Artigo - Reformas Administrativas no Brasil: uma abordagem teórica e crítica

Autora: Aparecida Nascimento (Analista de Suporte em Desenvolvimento Rural – DPC – Sede)

O ensaio teórico, publicado na Revista de Gestão (REGE), da Facul-dade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP), contextualiza o cenário das reformas adminis-trativas, levantando reflexões sobre o tema. Foi apresentada a base do sistema de ação cultural brasileiro, seus subsistemas, traços marcantes e a forma pela qual se manifestam e influenciam o cotidiano.

Foram apresentados os mode-los de reformas e tendências atu-ais, em particular as correntes da Nova Gestão Pública e do Novo

Serviço Público, as quais se ba-seiam na participação do cidadão como cogestor. Propõem uma re-flexão sobre as contribuições tan-to de cada movimento de reforma quanto da filosofia do Novo Ser-viço Público, segundo a qual a so-ciedade civil é agente no processo de cogestão do serviço público, entendendo que, dessa forma, o governo seja exercido de forma re-almente democrática.

Revista de Gestão (REGE), São Paulo, v. 20, n.1, p. 61-78, jan./mar. 2013. Classificação Qualis B2 (FEA/USP).

Qualidade de vida

Acesso: http://www.regeusp.com.br/arquivos/1369.pdf

Baila comigo! O Projeto Qualidade de Vida, com enfoque em ações preventivas, oferece mais uma oportunidade de integração e lazer para os servi-dores do Incaper. Terão início, no dia 21 de agosto, aulas de Dança de Salão, na área de lazer da Sede. As atividades ocorrerão às segundas e quartas-feiras, das 17h40 às 18h30 e serão ministradas pelo servidor do Incaper, Fernando Almeida de Abreu, assistente administrativo do Departamento de Operações Técni-cas (DOT).

“Iremos aprender forró, samba de gafieira, bolero, vanerão e rock

De acordo com a assistente social do Incaper, Janaína Odhara Paulino, essa atividade insere-se no Eixo Atividade Esportiva do Projeto Qualidade de Vida. “A música favorece o desenvolvimento pessoal, contribui para o bem-estar, propicia a interação interpessoal, diminui a ansiedade, promove o relaxamento e ajuda a lidar com as emoções”, afirmou.

Os servidores interessados em frequentar as aulas de dança devem realizar sua inscrição no DRH, com as assistentes sociais, Neia e Janaína, ou pelo telefone (27) 3636-9853. As primeiras aulas serão gratuitas e após a formação da turma, será proposta uma taxa de contribuição.

Inscrições

soltinho, no estilo dos anos 60. Não precisa saber dançar para participar das aulas. Quando eu comecei não sabia nada e depois de seis meses de aula passei a ser monitor na Com-panhia de Dança Ranoely Barreto”, afirmou Fernando.

Também disse que não é ne-cessário ter previamente um par. “Como as pessoas se conhecem do ambiente de trabalho, será mais fá-cil a interação”, disse Fernando. Ele explicou que a dança possibilita às pessoas que fiquem mais à vontade nos ambientes, pois pela dança é possível interagir.

Por dentro do Incaper

12 de Agosto de 2013 7

É hora de se mexer! Ginástica laboral na Sede

Na próxima sexta-feira (16), ocor-rerá a aula inaugural de Ginástica Laboral na Sede do Incaper. A par-tir desta data, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, de 13h30 às 14h, serão ministrados exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e de respiração. Quem irá conduzir as atividades é a profes-sora de educação física, Karla Paste.

Essa iniciativa surgiu de uma pesquisa de opinião feita com os servidores da Sede sobre o interes-se em participar da ginástica labo-ral. A proposta obteve a aprovação de 87,1% dos servidores. Na refe-rida pesquisa, constatou-se que as principais formas de desloca-mento para o trabalho são o ôni-bus, carro e moto. Somado a isso, identificou-se que 90,3% dos ser-vidores passam a maior parte do tempo sentados e, quando muito, caminham distâncias curtas.

Em torno de 20% dos servido-res não realizam nenhuma ativida-de física, mas apresentam interesse em fazer. Cerca de 35,5% dos par-ticipantes afirmaram ser o cansa-ço o principal fator que impede a prática de exercícios. “A ginástica laboral irá orientar e prevenir as disfunções posturais, dores e lesões por esforço repetitivo. Irá promo-ver um bem-estar geral, reduzindo o nível de estresse”, afirmou a as-sistente social do Incaper, Hilde-neia Patrício Ribeiro. Ela disse que outros resultados esperados dessa ação são integrar os servidores e diminuir o sedentarismo.

A fim de organizar melhor as aulas de ginástica, o DRH solicita que os servidores façam uma ins-crição prévia com as assistentes so-ciais, Neia e Janaína, pelo telefone (27) 3636-9853.

A prática da Ginástica Laboral ocorre no Centro Regional Cen-tro Serrano, em parceria com a ASSIN, desde setembro de 2012. Durante três dias na semana, às 7h30, são realizados exercícios de alongamento. Para a pesqui-sadora Maria Elizabete Olivei-ra Abaurre, a ginástica laboral proporciona um bem-estar aos servidores. “Eu gosto muito da atividade, pois fazemos um bom alongamento logo pela manhã. É um bom momento para integra-ção e descontração entre os cole-gas”, disse Bete.

Para o Auxiliar em Desenvolvi-mento Rural, José Coelho da Silva,

o Zequinha, a ginástica laboral tem melhorado sua disposição para o trabalho. “Me sinto mais disposto para trabalhar. Até diminuiu mi-nha barriguinha. É difícil eu falhar em alguma aula”, relatou.

No Centro Regional Centro Norte, em Linhares, foi aplicada a pesquisa de interesse na prática da Ginástica Laboral e, em breve, terão início as atividades. Na Fa-zenda Experimental de Bananal do Norte, em Pacotuba, a pes-quisa está em fase de aplicação de questionário. “A proposta é que a prática da Ginástica Labo-ral abranja, aos poucos, todos os Centros Regionais”, disse Neia.

Ação nos Centros Regionais

Qualidade de vida

As atividades físicas ocorrem três vezes durante a semana

No Centro Serrano, servidores começam o dia com ginástica laboral

Por dentro do Incaper

12 de Agosto de 2013

7

Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação internaRua Afonso Sarlo, 160 - Bento Ferreira Vitória-ES - CEP 29052-010 Tel / Fax (27) 3636 9865 Departamento de Comunicação e Marketing [email protected] www.incaper.es.gov.br Twitter: @incaperFacebook: Incaper

Diretor-Presidente: Evair Vieira de MeloDiretor-Técnico: Aureliano Nogueira da CostaChefe de Departamento: Liliâm Maria Ventorim FerrãoAssessoria de Comunicação: Juliana Es-teves/Luciana SilvestreEdição: Luciana SilvestreRevisão: Marcos Roberto da Costa Diagramação: Cristiane Silveira/ Rafael Teixeira (estagiário)Periodicidade: Semanal

Expediente

8

Movimentação de servidores

Desde o dia 23 de julho, a ser-vidora Maria de Fátima Fonseca Moreira, Assistente de Suporte em Desenvolvimento Rural do ELDR de Iconha, se afastou por aposen-tadoria. Ela iniciou suas atividades 29 anos atrás na então Emcapa.

Fátima trabalhou durante 16 anos na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, alguns me-ses no ELDR de Alegre e 11 anos no ELDR de Iconha. “Durante todo esse tempo, o que mais me

Aposentadoria: Maria de Fátima Fonseca Moreira

Maria de Fátima aposenta após 29 anos de trabalho na instituição

marcou foi o período em que tra-balhei na Fazenda. Éramos uma grande família. Não fomos ape-nas colegas de trabalho. Fomos amigos. Gostei muito de todo o tempo em que trabalhei no Inca-per. Sempre trabalhei com pesso-as boas”, relatou Fátima.

Ela disse que pretende des-cansar e passear. “Eu penso em morar perto da praia e talvez consiga alguma ocupação dife-rente por lá”, afirmou.

Agenda

Oficina do Proater em Santa Teresa.

12/08

14, 15 e 16/08

Visita de integrantes da Comissão de Balanço Social à Epagri.

Oficina do Proater na Serra e em Marechal Floriano.Oficina do Proater em Domingos Martins.

13/08

14/08

Um minuto de silêncio em sinal de respeito. Antes de começarem a reunião técnica sobre cafeicultura na GranExpoES, pesquisadores e

In memoriam

extensionistas do Incaper fizeram orações em memória de um cole-ga e familiares de servidores que faleceram recentemente:

Luiz Carlos Graça (Berloque), servidor aposentado;

Vitória F. Vargas de Souza, es-posa do servidor aposentado Ail-ton Vargas de Souza;

Teresinha Mercandeli Crau-zer, mãe da servidora do ELDR de Laranja da Terra, Mariza Crauzer Schultz;

João Maurício Rutowitzch, es-poso da servidora Lêda Dianni Almeida Vitória, da Assessoria Jurídica do Incaper.

Essa ação demonstrou o senti-mento de todos os servidores do Incaper, que lamentam a partida dessas pessoas queridas.

Servidores do Incaper fazem um minuto de silêncio em memória dos que partiram

19 a 23/08

Curso sobre elaboração de projetos de agroindústrias familiares. Hotel Praia Sol, Nova Almeida, Serra.