ponto light edição 9 ano 2

17
Ponto Light Ano 2 Edição Nº 9 Setembro 2010 editora Ele tem sabor delicado e entra no chocolate, no queijo e até na sopa SPA deixa de ser luxo e vira opção rápida para relaxar e cuidar da beleza 12 perguntas e uma conclusão: chega de achar que dieta só serve para emagrecer Compare e decida qual deles vai para o seu prato Poderoso grão 30 minutos no paraíso Atum ou salmão? Corpo enxuto e sem dor 4 dicas para cair na malhação sem travar no dia seguinte

Upload: rodolfofjunior

Post on 26-Jun-2015

8.568 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ponto Light Edição 9 Ano 2

3 • Ponto Light • Setembro 2010

Ponto Light Ano 2 Edição Nº 9 Setembro 2010

editora

Ele tem sabor delicado e entra no chocolate, no queijo e até na sopa

SPA deixa de ser luxo e vira opção rápida para relaxar e

cuidar da beleza

12 perguntas e uma conclusão: chega de achar que dieta só

serve para emagrecer

Compare e decida qual deles vai para o seu prato

Poderoso grão 30 minutos no paraíso

Atum ou salmão? Corpo enxuto e sem dor4 dicas para cair na malhação

sem travar no dia seguinte

Page 2: Ponto Light Edição 9 Ano 2

4 • Ponto Light • Setembro 2010

A graça é você quem dá!

Existem dias sem graça e existe gente sem graça. E existe quem faça um esforço danado para levar uma vida inteira sem graça, sem charme ou diversão. Claro que nem sempre é fácil ter de enfrentar uma lista enorme de obrigações, desde as contas vencendo, as tarefas que nunca podem esperar até os compromissos sociais – muitas vezes mais fonte de chateação do que de festa.

Mas será que o problema está nas situações ou na resistência que a gente cria diante delas? No mês passado, recebemos três visitas muito especiais no Dieta e Saúde. Nalú, Anninha e Larissa

estiveram por aqui e falamos bastante sobre sonhos, conquistas, novos amigos e, claro, sobre dieta. Foi quando nossas convidadas revelaram um segredo: a fi xação em emagrecer vai diminuindo

conforme você ganha intimidade com os alimentos.É isso mesmo, fazer as pazes com os nutrientes é um dos

aprendizados da dieta e saber tirar proveito disso só traz vantagens, como você pode ver na sua revista deste mês. Quando consegue ir além do óbvio, sua dieta faz bem mais que emagrecer. Dá para melhorar o sono, comer menos (por falta de apetite, e não por imposição) e combater a preguiça.

Aliás, falando no assunto, também fomos atrás da Valéria com uma pergunta difícil: como caprichar no treino sem sofrer com as dores no corpo nos dias depois dos exercícios? Se você acha que não tem jeito para isso, precisa conferir as dicas da sua personal trainer e parar de sofrer.

Inclusive, defi na dia e hora para por um ponto fi nal em toda sensação ruim que ande rondando seus dias: passar horas de relaxamento no SPA é um prêmio cada vez mais acessível para gente como você, que não mede esforços para fi car bem consigo mesmo.

Até a próxima, Roberta StellaNutricionista chefe da equipe Dieta e Saúde

ConviteSe você quer participar da revista ponto Light, mande um e-mail para [email protected]

Revista Ponto LightB2U Editora

Direção executivaDaniel Wjuniski e Roberto Lifschitz

Colaboraram nesta ediçãoEquipe de saúdeRoberta Stella (nutricionista chefe); Carolina Campos, Bruna Pinheiro e Elania Oliveira (estagiárias de nutrição); Valéria Alvim (personal trainer)

RedaçãoJuliana Parente (edição e revisão); Camila Rutka (chefi a de reportagem); Adriane Zimerer (repórter), Ana Maria Madeira, Andressa Basílio, Fernando Menezes e Vitor Valencio (estagiários); Felipe Borges (direção de arte); Gabrielle Dias (design); Daniela Sayuri (estagiária de design)

A revista Ponto Light é uma publicação mensal do programa alimentar Dieta e Saúde, distribuída a seus assinantes.

Atendimento Dieta e SaúdeKelly (supervisão); Camila Ramires, Evelin Xavier, Carolina Canolli, Raquel Ribeiro e Jacqueline Pacheco (suporte)

Publicidade Alessandra Vilela (diretora), Silmara Reis e Sandra Rodrigues (executiva de negócios); Laís Guedes e Thais Andrade (estagiárias); Geraldo de Oliveira (analista)

Marketing Guilherme Hernandez (gerente), Denise Cirlinas (coordenadora), André Ventorin (assistente) e Mariane Castro (estagiária)

pontolight

Page 3: Ponto Light Edição 9 Ano 2
Page 4: Ponto Light Edição 9 Ano 2

6 • Ponto Light • Setembro 2010

Poderoso grão:Mais soja no cardápio põe fim à dieta sem graça

ucesso em restaurantes vege-tarianos e nos pratos femininos,

pelo combate aos sintomas da menopausa, a soja ainda enfrenta

a rejeição de muita gente. Se você se encaixa nesse grupo, não há mais desculpas. Dezenas de produtos à base da leguminosa pro-metem “se encaixar” melhor ao paladar daque-les que fazem cara feia a essa superproteína.

Soja, para que te quero?Ela é rica em proteínas, que auxiliam na re-

paração dos tecidos e na formação de enzimas e hormônios. No entanto, o carro-chefe nutri-cional do grão são as isoflavonas, famosas pela prevenção do câncer de mama, de prós-tata e do colo de útero. Cada vez mais estudos confirmam que o consumo de soja reduz o ris-co de doenças cardiovasculares, diabetes, ate-rosclerose, colesterol alto e até de osteoporose, uma vez que a soja é também fonte de cálcio, além de conter o hormônio responsável pela síntese óssea. “O consumo em grãos deve ser de, pelo menos, uma xícara diária”, explica a nutricionista Roberta Stella, do Dieta e Saúde. As mulheres são ainda mais favorecidas com o consumo. Isso porque a soja ameniza as ondas de calor, sudorese, insônia e irritabilidade, sin-tomas típicos da menopausa.

S

Page 5: Ponto Light Edição 9 Ano 2

7 • Ponto Light • Setembro 2010

Tem soja aqui?As receitas com a soja estão cada vez mais elabo-

radas. Também não param de surgir novidades indus-trializadas, que instingam você a sair do cardápio con-vencional. Com a ajuda da nutricionista Bruna Murta, da rede Mundo Verde, preparamos uma listinha com algumas sugestões à base de soja para você vencer o preconceito.

Leite de soja / Além de ter menos gorduras que o leite de vaca, tem um sabor mais suave e é de fácil digestão. Pode ser consumido puro ou de forma aromatizada com chocolate, baunilha ou morango.

Tofu / Bem apreciado na culinária asiática, o tofu, também conhecido como queijo de soja, tem textura fi rme e sabor delicado e, por isso, pode ser utilizado em pães, torradas, sanduíches, pastas, saladas, sopas e massas.

Grãos de soja torrados e salgados / São opções de aperitivos light no “Happy Hour”, no lan-chinho da tarde ou na hora de servir as visitas em casa. Alguns tipos contam com temperos naturais que ajudam a variar o sabor.

Hambúrguer ou croquete de soja / Pre-sença certa em restaurantes vegetarianos, a soja é utilizada como substituta da carne por ter uma com-posição protéica similar e, quando bem preparada, se assemelha a carne tanto em relação à aparência quanto em relação ao sabor.

Missô (pasta fermentada de soja) / Pasta muito utilizada na culinária japonesa, é feita a partir de fer-mentação de arroz, cevada e soja com sal. Esta pasta vem geralmente dissolvida em água quente para fazer a sopa, conhecida como missoshiro. Mas, por ser rica em todos os nutrientes da soja, o líquido também pode ser acrescentado em massas e molhos.

Na panela!Molho de missô para saladasIngredientes:> 200g de ricota> 2 ovos> ½ cebola média ralada> 2 xícaras (chá) de proteína texturizada de soja> ¼ xícara (chá) de azeite de oliva extra-virgem> ¼ xícara (chá) de missô claro

Modo de preparo: Colocar todos os ingredientes e uma xícara de água no liquidifi cador. Bater até formar um creme. Armazenar em um recipiente hermeticamente fechado no refrigerador.

Almôndegas de soja com ricotaIngredientes:> 2 xícaras (chá) de proteína texturizada de soja> ¼ xícara (chá) de farinha de trigo integral> 1 colher (sopa) de fermento em pó > Sal a gosto > 2 ovos > ½ cebola média ralada> ¼ xícara (chá) de ervas frescas > 200g de ricota

Modo de preparo: Colocar a proteína texturizada de soja de molho em água por cerca de meia hora. Espre-mer contra uma peneira até retirar boa parte da água. Transferir para uma tigela, juntar a farinha de trigo e o fermento em pó peneirados, o sal marinho, os ovos, a cebola e as ervas. Misturar bem até obter uma massa homogênea. Em seguida, moldar com a massa almôn-degas de tamanho uniforme, rechear com a ricota e fechar. Untar uma forma e colocar as almôndegas e levar ao forno por aproximadamente 15 minutos.

Pois é, esse tipo de chocolate foi desenvolvido especialmente para pessoas com alergia ao leite, mas todos podem consumi-lo. Porém, fi que atento aos rótulos. Mesmo sem leite na composição, algumas versões podem conter quantidades signifi cativas de gorduras.

levar ao forno por aproximadamente 15 minutos.

Chocolatede soja?

Page 6: Ponto Light Edição 9 Ano 2

Pegue fi rme no treino sem sofrer com os

músculos doloridos no dia seguintePELO TREINO

Pegue fi rme no treino sem sofrer com os

músculos doloridos no dia seguintePELO TREINO

A s dores sentidas depois do treino, para muita gente, acabam surtindo efeito tran-quilizante. Há quem só acredite nos resul-

tados quando o corpo reclama. Puro mito, segundo os especialistas. “É normal sentir uma leve dor nos músculos após o treino, mas não é verdade que o exercício só faz efeito se o corpo fi ca dolorido de-pois”, afi rma o fi siologista Raul de Oliveira, da Uni-fesp. Normalmente, o problema é causado pelas microlesões musculares (típicas dos exercícios e que não devem ser motivo de preocupação) ou pela con-centração de ácido lático nos vasos sanguíneos que irrigam os músculos.

Mas, mesmo quando o incômodo aparece, ele não é desculpa para você fi car parado. Seguir para a academia no dia seguinte, sem medo de ter os mo-vimentos paralisados, fi ca simples com as dicas dos especialistas. Tenha todas elas por perto e se entre-gue sem medo aos exercícios.

Receita PoderosaPare de achar que o alongamento antes do trei-

no é perda de tempo. Esses movimentos funcionam como uma espécie de alerta, avisando os músculos que os exercícios mais pesados estão chegando.

Segundo a pesonal trainer do Dieta e Saúde, Va-léria Alvim, 15 minutos de aquecimento são a fórmula ideal para preparar o corpo.

O alongamento deve ser realizado nos músculos das pernas (anteriores e posteriores), das costas, braços, sem esquecer os punhos, e pescoço. Além disso, a escolha certa dos nutrientes contribui para

8 • Ponto Light • Setembro 2010

Page 7: Ponto Light Edição 9 Ano 2

você treinar sem lesões. “Arroz, feijão, bife e salada formam uma refeição completa e deliciosa, mas o prato é pesado demais para ser consumido meia hora antes de treinar”, afi rma Raul de Oliveira. Um lanche com proteínas magras (queijo branco e peito de peru) no pão integral mantém o nível de energia adequado para os exercícios. Se quiser, acrescente um suco de laranja ao pedido.

Gelo ou água quente?As soluções caseiras são aliadas simples e efi -

cientes na hora de aliviar os músculos. “Coloque gelo ou uma bolsa de água fria nas regiões doloridas e faça movimentos circulares durante 20 minutos, cuidando para manter intervalos a cada cinco minutos para não queimar a pele”, ensina Valéria Alvim. “O gelo age como anti-infl amatório natural e não há contra-indicações para o uso”, diz Raul Oliveira. Já a água quente não é uma boa escolha. “Um banho quente relaxa os músculos e o corpo, mas esquentar demais os vasos sanguíneos, sem acompanhamento médico, pode provocar mais microlesões”, completa o espe-cialista.

Nem aí para a dorEncostar o corpo por causa das dores é a pior ma-

neira de combater o problema. “Para evitar o descon-forto, alguns alunos só voltam a se exercitar depois de semanas, quando as dores foram embora comple-tamente. Mas, com o intervalo de sedentarismo, os músculos não conseguem se acostumar ao esforço e fi cam doloridos novamente após o treino”, afi rma Valéria.

O antídoto para esta fase mais sensível é conheci-do como recuperação ativa. O método é simples: en-quanto estiver sentindo dores, pegue leva nas cargas usadas para trabalhar os músculos que estão recla-mando, mas não fi que parado.

“A produção de ácido lático, uma das causas das

dores, ocorre mesmo quando estamos dormindo ou em repouso”, afi rma o fi siologista da Unifesp. “Após um exercício intensivo, esse ácido é produzido em uma quantidade que o organismo não consegue re-absorver, fi cando acumulado nos vasos sanguíneos que irrigam os músculos”. Os exercícios mais leves fazem com que a região dolorida seja mais irrigada por sangue, removendo o acúmulo do ácido lático, sem forçar os músculos.

Massagem para relaxar

Massagear as áreas doloridas pode incomodar no início, já que o corpo está sensível – em alguns casos, é possível até identifi car pequenas lesões ou infl ama-ções musculares. Mas se você tiver pique de enfrentar um trabalho especializado, acredite no resultado. Os movimentos certos são capazes de relaxar os múscu-los, contraídos pela atividade física, promovendo um efeito analgésico natural.

9 • Ponto Light • Setembro 2010

Page 8: Ponto Light Edição 9 Ano 2

10 • Ponto Light • Setembro 201010 • Ponto Light • Setembro 2010

Mais do que emagrecer, uma dieta balanceada melhora o sono, combate a preguiça, deixa você mais confi ante e até diminui a fome,

por incrível que pareça

erder peso é tudo o que você deseja quando começa uma dieta. Vale até encarar

restrições e deixar de lado a sobremesa, pensando em entrar novamente na calça jeans ou sentar sem preocupações com a barriga. É comum usar a vaidade como passaporte para começar uma alimentação balanceada.

Mas o que muita gente acaba deixando de lado é a oportunidade de transformar completamente a rotina a partir da alimentação.

Comendo bem, você preserva a saúde. Controlando os horários dá para regular a fome, acabar com a insônia e até melhorar a pele. Junto a tudo isso, claro que a balança responde e vai diminuindo o número no marcador. “Quando começa uma dieta, sua alimentação sai do piloto automático. Você passa a pensar nas suas escolhas, uma conquista fundamental e que quase ninguém se dá conta”, afi rma nutricionista do Dieta e Saúde, Roberta Stella. Mas as mudanças não param por aí e, para aguçar o seu senso de percepção, veja a seguir as respostas da especialista para 12 perguntas que esclarecem como tirar proveito máximo da sua reeducação alimentar.

Saia doÓBVIO!P Dá para usar a dieta

para quebrar preconceitos à mesa?

Você vai começar com frutas, legumes e verduras. A reeducação alimentar incentiva o consumo dos ve-getais, porque eles são ricos em nutrientes e contam com baixo número de pontos.

Além disso, a dieta sugere novas maneiras de pro-var os alimentos de sempre: sopas frias, frutas aque-cidas e temperos variados tornam qualquer cardápio mais saboroso e ajudam a enriquecer a variedade de alimentos que você consome diariamente. Mas vale uma dica: esta mudança deverá ser gradual, e nada de desistir na primeira tentativa.

Dá para fazer dieta e comer bem, ao mesmo tempo?

Depende da dieta escolhida. Muitas dietas são altamente restritas, o que não ajuda a manter uma alimentação saudável.

O programa alimentar do Dieta e Saúde estimu-la você a fazer escolhas balanceadas. Alimentos com

1)

2)

Page 9: Ponto Light Edição 9 Ano 2

11 • Ponto Light • Setembro 2010

Saia doÓBVIO!

11 • Ponto Light • Setembro 2010

maior quantidade de gordura, por exemplo, apresentam maior pontuação e, naturalmente, acabam sendo menos consumidos. Mas, como nada é proibido, aos poucos você mesmo aprende a compor uma refeição saudável, nutritiva e gostosa.

Existe alguma relação entre dieta e boa memória?

Uma dieta equilibrada pode ajudar a memória. Para se lembrar de tudo, não deixe de caprichar no consumo de alimentos ricos em vitamina E (encontrada no óleo de girassol e nos peixes), vitamina B6 (presente em cereais integrais e semente de gergelim); vitamina B12 (carnes, leite e ovos são boas fontes); ferro (mineral encontrado no feijão, soja e ervilha e nas carnes vermelhas, princi-palmente); zinco (presente em carnes e cereais integrais) e carboidratos, encontrados em frutas, legumes e cereais integrais.

Como fazer dieta e não sentir preguiça?

Uma dieta balanceada oferece a quantidade de ener-gia e nutrientes adequados para você. Dessa forma, em vez de sentir preguiça ou falta de disposição, surge um estímulo extra para a prática de exercícios físicos. Com-binados, treino e alimentação saudável rendem resulta-dos muito rápidos e ajudam você a bater as metas de peso muito mais rápido. Em tempo: a beterraba está sen-do encarada como a melhor amiga de quem treina desde a publicação de um estudo da Universidade de Exeter, na Inglaterra, indicando que tomar meio litro de suco de beterraba por dia pode aumentar a capacidade física em até 16%.

É possível ganhar músculos fazendo dieta?

Sim, basta ajustar sua alimentação ao tipo de treino que está sendo realizado. Conforme mantém a regula-ridade dos exercícios, você passa a perder gordura e aumenta a porcentagem de massa magra, ou seja, de músculos.

3)

4)

5)

Page 10: Ponto Light Edição 9 Ano 2

12 • Ponto Light • Setembro 2010

Fazer dieta melhora a pele, cabelos e unhas?

Consumir os nutrientes na quantidade correta

contribui para que seu corpo obtenha componentes importantes para a construção e manutenção das cé-lulas, incluindo aquelas presentes na pele, no cabelo e nas unhas. Atuando diretamente na reparação dos tecidos, a vitamina A não pode faltar no prato de quem se preocupa com a estética. Cenoura, mamão e bró-colis são algumas fontes desta vitamina.

Também não se esqueça da vitamina B2, presente no espinafre, na berinjela e no fígado bovino, essencial para conservar a pele viçosa.

Como uma dieta favorece o sistema imunológico?

Proteínas (aminoácidos), vitamina A e minerais como o ferro estão entre os componentes envolvidos no bom funcionamento do sistema imunológico, por isso é importante ter certeza de que suas escolhas alimentares são balanceadas e incluem todos os gru-pos de nutrientes.

Dessa forma, as defesas do seu corpo saem forta-lecidas e, ao mesmo tempo, você perde peso.

6)

7)9)

8) Uma boa dieta favorece a longevidade?

A boa alimentação, sem dúvida nenhuma, é um fator de prevenção de doenças e ainda contribui para a melhoria da qualidade de vida. Reduzindo a quanti-dade de gordura, por exemplo, você previne doenças do coração, mesmo efeito obtido com o controle na in-gestão de sal. O cuidado no consumo de açúcar ajuda na prevenção do diabetes. E tudo isso combinado faz com que você viva mais e melhor.

Fazer dieta ajuda toda a família a comer melhor?

Sim. Quando existem opções saudáveis à mesa, é importante que a família inteira seja estimulada a

Fazer dieta melhora Fazer dieta melhora

Consumir os nutrientes na quantidade correta contribui para que seu corpo obtenha componentes importantes para a construção e manutenção das cé-lulas, incluindo aquelas presentes na pele, no cabelo e nas unhas. Atuando diretamente na reparação dos tecidos, a vitamina A não pode faltar no prato de quem 8)8)8 Uma boa dieta Uma boa dieta

favorece a favorece a

Page 11: Ponto Light Edição 9 Ano 2

10)

11)Por que a dieta faz com que o sono melhore?

Muitas vezes, o sono é atrapalhado pela fome no-turna ou pelo extremo oposto: refeições muito

pesadas feitas antes de ir para a cama. A primeira medida é defi nir um horário pa-

drão para descansar e controlar suas refeições, fazendo um lanche leve

cerca de uma hora antes de se deitar. Uma alimentação rica em gorduras exige um período muito

maior para a digestão e, por isso, deve ser evitada no jantar.

13 • Ponto Light • Setembro 2010

melhore? melhore?

Muitas vezes, o sono é atrapalhado pela fome no-turna ou pelo extremo oposto: refeições muito

pesadas feitas antes de ir para a cama. A primeira medida é defi nir um horário pa-

drão para descansar e controlar suas refeições, fazendo um lanche leve

cerca de uma hora antes de se deitar. Uma alimentação rica em gorduras exige um período muito

maior para a digestão e, por isso, deve ser evitada no jantar.

Muitas vezes, o sono é atrapalhado pela fome no-turna ou pelo extremo oposto: refeições muito

os nutrientes certos nos horários determinados. As refeições principais devem

ser intercaladas com lanches a cada três horas. Pães integrais, sucos, iogurtes desnatados e frutas devem ser presença constante na sua despensa e na geladeira.

provar os novos alimentos. Aos poucos, as escolhas saudáveis vão tomando conta da mesa, ocupando o espaço que era reservado para frituras. Sempre que preparar uma salada, faça mais do que um prato e deixe à mesa para que todo mundo possa experimen-tar. Estimule as crianças a provar vegetais e vá acos-tumando, desde cedo, o paladar delas aos sabores co-loridos. Dessa forma, elas tendem a não se preocupar com o sobrepeso ao atingir a idade adulta.

Como a dieta melhora a autoestima?

Isso acontece de várias formas, não somente porque as formas fi cam mais defi nidas. Quando per-cebe que você tem condições de vencer obstáculos e derrotar o inimigo que vinha atrapalhando os seus planos, a autoestima sai fortalecida. Você fi ca mais confi ante e esta sensação acaba sendo refl etida nos relacionamentos e na vida profi ssional. Os altos e bai-xos encontrados no dia a dia deixam de ter um peso tão grande e o traquejo para lidar com as difi culdades torna tudo mais fácil.

Como fazer dieta e, ao mesmo tempo, sentir menos fome?

Com o consumo adequado dos alimentos, seu corpo passa a contar com nutrientes que mantêm o metabolismo trabalhando em ritmo regular, sem gran-des picos. Dessa forma, os momentos de fome intensa deixam de existir. Mas, para isso, é preciso consumir

Page 12: Ponto Light Edição 9 Ano 2

14 • Ponto Light • Julho 2010

oi-se o tempo que Spa era visto como algo luxuoso, inalcançável, alguns com uma rotina de exército para

emagrecer ou considerados “coisa de mulher” - além de custar uma fortuna e fi car afastado dos grandes pólos. Hoje, há muitos Spa’s acessíveis, localizados em regiões centrais da cidade, com preços convidativos, seja para espantar as tensões ou dar um trato na aparência. Alguns, inclusive, são verdadeiros salões de beleza. A seguir, derrubamos alguns mitos que impediam você de desfrutar estes templos de re-laxamento.

eSPArrame-seBastam 30 minutos num Spa para você nascer de novo

F

Page 13: Ponto Light Edição 9 Ano 2

eSPArrame-se

É só para quem quer emagrecer?

Hoje, as dietas e tratamentos para perder medi-das fi caram em plano secundário com o conceito de day Spa, em que você fi ca apenas algumas horas no local.

Os Spa’s são pensados como um local onde é pos-sível aprender bons hábitos, pois oferecem, mesmo que por um dia, alimentação balanceada, tratamentos relaxantes e exercícios físicos sob medida - que po-dem inspirar os visitantes a saírem revigorados após a estadia. Massagem relaxante, modeladora, além de banhos de ofurô fazem parte do cardápio revitalizador. “Para escolher um bom Spa, o cliente deve observar tanto o conforto, quanto o cardápio, as atividades fí-sicas e os profi ssionais envolvidos nesses serviços”, explica Roberto Nogueira, gerente do Unique Garden, de São Paulo.

E não é só o corpo que sai revigorado. Há quem prefi ra dedicar os cuidados aos cabelos. O Spa Holís-tico Luz Girassol, no Rio de Janeiro, oferece um trata-mento com hidratação e nutrição à base de chantilly que sai por R$ 100.

É muito caro?É preciso fazer uma pesquisa para buscar as me-

lhores opções de preço. Mas com menos de R$ 100 é possível aproveitar um tratamento que se encaixa até

no meio de uma semana cheia de trabalho. Uma dica é aproveitar as segundas, terças e quar-

tas-feiras, nas quais muitos estabelecimentos fazem promoções.

No One Day Spa, em Belo horizonte, por exemplo, é possível fazer dois tratamentos com R$ 100: uma sessão de aromaterapia, com toalhas mornas aromá-ticas, proporcionando benefícios semelhantes a uma noite de sono, seguida de uma massagem express, que alivia as tensões nas costas, ombros e cabeça.

É só para mulheres? Nada disso. A maioria dos Spa’s atende homens e

mulheres em todos os tratamentos e alguns deles ofe-recem opções exclusivas para a ala masculina, como o Ser Urbano, em Porto Alegre. O Spa Homem, conta com hidratação capilar, corte, hidratação nos pés e banho de ofurô com ervas. O mimo sai por R$165,00 e dura, em média, uma hora e meia. Mas, quem faz, diz que vale cada centavo.

É só para quem tem tempo? No passado, as pessoas precisavam se hospedar

em um Spa para colher seus benefícios. E aí tem que arrumar espaço na agenda mesmo. Agora, você pre-cisa dispor de apenas 30 minutos para receber uma revigorante massagem shiatsu. A técnica usa movi-mentos intensos e que melhoram a circulação sanguí-nea. Já com uma hora livre, você pode conseguir um pacote que inclui massagem e hidratação profunda. Seu corpo e sua mente agradecem.

Você já parou para pensar que um tratamento ou até um dia inteiro em um Spa é um presente que pode agradar em cheio os mais variados tipos de pessoas? A maioria dos Spa’s já oferece cartões presente, com valores a partir de R$ 50 e várias opções de tratamentos, individuais ou combinados.

Vale Presente

15 • Ponto Light • Setembro 2010

Page 14: Ponto Light Edição 9 Ano 2

16 • Ponto Light • Setembro 2010

Receitas www.minhavida.com.br/dieta-e-saudeAcesse a central do assinante e aproveite outras receitas:

Modo de preparoNuma panela, ferva bastante água com os dentes de alhos cortados no meio. Junte o salmão e deixe cozinhar, por cerca de 8 minutos. Descarte o alho e pique bem o salmão com a faca e reserve. Pique também o salmão defumado. Em uma tigela, misture o salmão cozido e o salmão defumado picados com a maionese e o creme de leite. Adicione os demais ingredientes e misture bem. Sirva com torradinhas.

Patê de SalmãoUma alternativa de proteína para o lanche saudável

Rendimento: 25 porçõesPontos por porção: 1

Calorias e nutrientes por porção

Calorias: 42,2 KcalCarboidratos: 1,2 g

Proteínas: 3,5 gGorduras: 2,5 g

Ingredientes6 dentes de alho 300 gramas de salmão 100 gramas de salmão defumado 2 colheres (sopa) de maionese 2 colheres (sopa) de creme de leite40 gramas de salsão picado1 pitada de sal 2 colheres (sopa) de azeite de oliva 2 colheres (sopa) de suco de limão 1 pitada de pimenta do reino branca em pó

Page 15: Ponto Light Edição 9 Ano 2

17 • Ponto Light • Setembro 2010

www.minhavida.com.br/dieta-e-saudeAcesse a central do assinante e aproveite outras receitas:

1 pitada de pimenta do reino em pó 1 pitada de sal

Modo de preparoHidrate a proteína na água morna, por 20 minutos. Escorra toda a água e esprema bem o excesso. Misture bem a proteína com o ovo, o alho, a cebola, o cheiro verde, a farinha de trigo, o orégano, pimenta do reino e o sal. Modele os hambúrgueres e frite com pouco óleo.

Ingredientes2 copos de água morna 1 xícara (chá) de proteína texturizada de soja granulada1 ovo2 dentes de alho picados1 unidade de cebola picada 1 colher (sopa) de cheiro verde7 colheres (sopa) de farinha de trigo1 pitada de orégano

Hambúrguerde sojaPrepare em casa e aproveite os benefícios do grão

Rendimento: 5 porçõesPontos por porção: 5

Calorias e nutrientes por porçãoCalorias: 191,2 KcalCarboidratos: 29,3 g

Proteínas: 15,0 gGorduras: 1,4g

Page 16: Ponto Light Edição 9 Ano 2

18 • Ponto Light • Setembro 2010

Modo de preparoNo processador, bata rapidamente o atum com a ricota e a clara de ovo. Adicione o restante dos ingredientes e bata até formar uma massa homogênea. Faça bolinhas com a massa e coloque-as em uma assadeira anti-aderente (ou untada com azeite). Regue levemente as bolinhas com azeite e coloque para assar em forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 20 minutos.

Uma forma diferente de acrescentar peixe ao cardápio

Rendimento: 6porçõesPontos por porção: 6

Calorias e nutrientes por porçãoCalorias: 182,9 KcalCarboidratos: 6,2 g

Proteínas: 11,1 gGorduras: 12,5g

Ingredientes1 lata de atum sólido em óleo200 gramas de ricota 1 clara de ovo 1 colher (sopa) de cebolinha picada2 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 pitada de sal1 colher de salsinha picada2 colheres (sopa) de azeite de oliva

de atumAlmôndega

Page 17: Ponto Light Edição 9 Ano 2

Ingredientes50 gramas de soja em grãos1 colher (sopa) de azeite2 colheres (sopa) de cebola picada 1 dente de alho picado ½ abobrinha 1 unidade de cenoura1 xícara (chá) de água, 1 pitada de sal1 pitada de pimenta do reino branca em pó ½ tomate picado2 colheres (sopa) de salsinha

Modo de PreparoCozinhe os grãos de soja e reserve. Refogue no azeite, a cebola e o alho picados. Junte a abobrinha e a cenoura cortadas em cubos pequenos e continue refogando. Acrescente a água, o sal e a pimenta, cozinhe em fogo baixo. Quando a cenoura já estiver macia adicione o tomate, a salsinha e a soja cozida. Deixe cozinhar por mais 2 minutos. Sirva quente.

Ingredientes1 copo de extrato de soja (leite de soja) ½ xícara (chá) de açúcar refi nado ½ xícara (chá) de água2 colheres (sopa) de achocolatado em pó 1 colher (sopa) de margarina sem sal50 g de granulado

Modo de PreparoBata no liquidifi cador o extrato de soja, o açúcar e a água por 5 minutos para obter o extrato de soja condensado. Em uma panela despeje o conteúdo do liquidifi cado, adicione o achocolatado e a margarina. Leve ao fogo e mexa até desgrudar da panela. Coloque em um prato e deixe esfriar. Enrole os brigadeiros e passe no granulado.

Bridageiro de sojaDeixe a sobremesa mais nutritiva

Rendimento: 20 porçõesPontos por porção: 1

Calorias e nutrientes por porção

Calorias: 38,9 KcalCarboidratos: 7,2 g

Proteínas: 0,3gGorduras: 0,8 g

Rendimento: 20 porçõesPontos por porção: 1

Calorias e nutrientes por porção

Calorias: 38,9 KcalCarboidratos: 7,2 g

Proteínas: 0,3 gGorduras: 0,8 g

19 • Ponto Light • Setembro 2010

Cozido de legumes com sojaSirva como entrada ou acompanhamento