ponto light 01 - ano iii

17
3 • Ponto Light • Janeiro 2011 O lugar dos sonhos para entrar em forma: Tudo de graça Várias modalidades Alternativas à academia Cidade Quebre a monotonia e encare o desafio de manter o peso após meses de reeducação Dieta chata? Bye, bye Ponto Light Ano 3 Edição Nº 01 Janeiro 2011 ponto light A R E V I S T A D O D I E T A E S A ú D E editora Salada de frutas PARE DE ENGORDAR ESTA SOBREMESA Atitude positiva, foco na meta e mais 5 segredos para emagrecer sem mau humor Rasteira na fome FITNESS

Upload: designmv

Post on 28-Jun-2015

1.081 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ponto Light 01 - ano III

3 • Ponto Light • Janeiro 2011

O lugar dos sonhos para entrar em forma: Tudo de graça Várias modalidades Alternativas à academia

Cidade

Quebre a monotonia e encare o desafio de manter o peso após meses de reeducação

Dieta chata? Bye, bye

Ponto Light Ano 3 Edição Nº 01 Janeiro 2011

pontolight

A reVisTA dO dieTA e

sAúd

e

editora

Salada de frutas pare de engordar esta sobremesa

Atitude positiva, foco na meta e mais 5 segredos para emagrecer sem mau humor

Rasteira na fome

FITNESS

Page 2: Ponto Light 01 - ano III

4 • Ponto Light • Janeiro 2011

Pura oportunidade

eu conheço um monte de gente assim e tenho certeza que você também. sabe aquele amigo que mora perto de uma praia linda e passa meses sem colocar os pés na areia? difícil não criticar. Mas, outro dia, eu me peguei fazendo coisa parecida: Faz pouco tempo, eu me mudei para um bairro de ruas planas, bem iluminadas e com calçadas largas. sabe quantas vezes saí para fazer caminhada? Nenhuma, um desperdício. e foi daí que surgiu a ideia de montar o mapa que você encontra nesta edição.

A gente foi atrás de uma série de opções grátis, e divertidas, para estimular seu lado fitness. e a criatividade não para aí. Fugir da monotonia após meses de dieta não é tão simples como parece - junto com o aprendizado vem a chateação e a vontade de dar uma escapada. Leia nossas dicas nas reportagens deste mês e não caia nas tentações.

Agora se tem uma coisa que cai bem no verão é um docinho bem gelado. Mate a vontade e acabe com o calor saboereando uma salada de frutas caprichada, mas sem os ingredientes que arrasam sua cota de pontos. saiba quais são eles nas próximas páginas. e, se quiser variar de vez em quando, use nossas substituições na hora de preparar outras receitas de sobremesas. Mudando pouco, dá para preservar o sabor sem ameaçar a perda de peso.

Até a próxima, Roberta StellaNutricionista chefe da equipe Dieta e Saúde

Convitese você quer participar da revista ponto Light, mande um e-mail para [email protected]

Revista Ponto LightB2U Editora

Direção executivaDaniel Wjuniski e Roberto Lifschitz

Colaboraram nesta ediçãoEquipe de saúde Roberta Stella (nutricionista chefe); Carolina Campos, Bruna Pinheiro e Elania Oliveira (estagiárias de nutrição); Valéria Alvim (personal trainer)

RedaçãoJuliana Parente (edição e revisão); Camila Rutka (chefia de reportagem); Adriane Zimerer (repórter), Ana Maria Madeira, Fernando Menezes, Roberta Vilela e Carolina Gonçalves (estagiários); Felipe Borges (direção de arte); Gabrielle Dias (design); Daniela Sayuri (estagiária de design)

A revista Ponto Light é uma publicação mensal do programa alimentar Dieta e Saúde, distribuída a seus assinantes.

Atendimento Dieta e SaúdeKelly (supervisão); Camila Ramires, Evelin Xavier, Carolina Canolli, Raquel Ribeiro e Jacqueline Pacheco (suporte)

Publicidade Alessandra Vilela (diretora), Silmara Reis e Sandra Rodrigues (executiva de negócios); Laís Guedes e Thais Andrade (estagiárias); Geraldo de Oliveira (analista)

Marketing Guilherme Hernandez (gerente), Denise Cirlinas (coordenadora), André Ventorin (assistente), Thiago Spada (coordenador de mídia) e Taurã Figueiredo (BI)

pontolight É só uma

salada de frutas!

Page 3: Ponto Light 01 - ano III

1. Leite CondensadoApesar de gostoso, ele é rico em gordura e açúcar, por isso deve ser evitado por quem segue uma alimentação mais saudável. Teste essa: se quiser deixar sua salada de frutas mais docinha, use uma colher de mel.

2. Calda de chocolateesta bomba de pontos causa o aumento de peso e do colesterol, além de prejudicar o controle glicêmico.

3. sorvete cremosoA composição dele é feita de açúcar e gordura do pior tipo, a hidrogenada. se for indispensável, prefira uma bola da versão light. experimente um picolé light em vez de uma bola de sorvete na sua taça.

Deixe de lado os complementos que engordam a sobremesa saudável

É só uma salada de frutas!

4. AçúcarÉ um carboidrato simples e seu uso está relacionado ao aumento de peso. Não é composto de nutrientes benéficos à saúde e deve ser substituído pelo adoçante líquido ou em pó.

5. refrigeranteeles possuem substâncias artificiais em grande quantidade, como o corante, além de valor nutricional quase nulo e excesso de sódio. Prefira a salada de frutas pura ou misturada a sucos naturais sem açúcar.

6. Creme de leitedeixa sua receita mais gordurosa e deve ser evitado. se não resistir, escolha a versão light, que contém menos gorduras.

12

3 4 5 6

Só um pouquinho, pode!

GranolaGeralmente, ela é incrementada com açúcar e deve ser consumida com moderação. Pre-fira as versões light, mais saudáveis. dica: uma alternativa para a granola é o müsli, feito de cereais hidratados e secos em baixa temperatura.

Mel Possui minerais e é muito nutritivo. entre-tanto, quando usado em grande quantidade contribui para o ganho de peso.

Page 4: Ponto Light 01 - ano III

6 • Ponto Light • Janeiro 2011

Para superar este desafio, oito dicas ajudam a quebrar a monotonia e seguir em frente com o controle alimentar

D epois de meses fazendo dieta, o desafio deixa de ser as refeições nos horários regulares e a

mescla de vegetais. difícil mesmo é renovar o cardápio sem perder o controle do apetite. “saber variar, sem cair nos exageros, é um dos segredos para manter a disposição na dieta”, afirma a nutricionista do Dieta e Saúde, roberta stella. Para ninguém cair nas opções óbvias, como os sucos e as sopas, e também não reclamar de monotonia, a especialista tem as dicas.

deixando os inimigos longe, sem opções arriscadas por perto, não tem como ceder às tentações. “A lista de compras é um guia para manter a fidelidade aos alimentos necessários para manter uma dieta saudável. Planeje lanchinhos especiais e compre os ingredientes para eles, tendo variedade quando bater a fome. Assim, não tem perigo de ligar para o delivery de pizza

Faça uma lista antes das compras

diversificar a salada significa descobrir novos sabores, texturas e alimentos variando assim os nutrientes que fazem bem ao corpo, como vitaminas e minerais. Além de escolher novas verduras e legumes, é importante inserir novas texturas, como a soja assada e as oleaginosas, caso da castanha de caju.

diversifique a salada

do marasmo

Page 5: Ponto Light 01 - ano III

Que tal comprar uma roupa de um manequim menor em vez de ajustar as antigas? Ou marcar um

encontro com amigos que você não encontra faz tempo? esse tipo de experiência marca, na prática, as mudanças que a dieta está provocando na sua

vida. “Assim, cresce a autoestima e você ganha ânimo para seguir firme e continuar mantendo o peso”, afirma a nutricionista.

Conhecer a quantidade de pontos ou de calorias que um alimento tem não é o suficiente para manter o interesse pela comida. Para saber se o alimento é saudável e contém nutrientes adequados ao organismo, comece interpretando os rótulos. Presença de fibras, baixa ou nenhuma quantidade de gordura trans, de gorduras saturadas ou de sódio são características dos alimentos mais saudáveis.

Para a mudança de hábito alimentar ser efetiva, ela deve ocorrer gradualmente. Por isso, evite pensar em soluções drásticas e vá se adaptando aos poucos. desta forma, sempre vai ter uma novidade para causar estímulo e você não vive o drama da monotonia – causado, muitas vezes, por uma dose alta de transformações feitas todas de uma única vez.

O consumo exagerado de alguns temperos e molhos calóricos passa despercebido pelo radar de quem conta calorias. Antes de renovar os ingredientes da dieta, é bom ficar nos temperos de salada. de acordo com a nutricionista roberta stella, o acompanhamento mais perigoso é o óleo ou o azeite, que fornece nove calorias por grama. Molhos à base de iogurte desnatado com ervas frescas, como o alecrim, também revitalizam até as receitas mais simples.

Que tal companhia na hora da dieta? Aproveite a renovação do cardápio para convencer um familiar ou amigo a perder alguns quilinhos. em dupla, fica muito mais fácil manter a linha e vocês podem se motivar, comemorando juntos cada conquista. “É importante o envolvimento da família no processo de emagrecimento, principalmente, se quem está modificando a alimentação depende de um dos membros da família para o preparo das refeições”, afirma roberta. ”A casa inteira poderá ter uma nova alimentação, mais saudável se todos se envolverem”. Fazer exercícios também é mais desafiador em grupo.

7 • Ponto Light • Janeiro 2011

Cuidado com os falsos amigos

Procure um companheiro de dieta

Aproveite as novas medidas

Conheça o que você come

Mude sempre

do marasmo

Page 6: Ponto Light 01 - ano III

7 versões bem docinhas para fazer parte da dieta sem ameaçar

a perda de peso

Emagreça sobremesasua

8 • Ponto Light • Janeiro 2011

Page 7: Ponto Light 01 - ano III

Leite desnatado, arroz, adoçante culinário não podem faltar, mas o verdadeiro truque está em engrossar o doce com leite em pó desnatado após o arroz cozinhar. Uma casquinha de limão também dá um toque de sabor.

super prática de fazer, essa receita não requer habilidade e fica uma verdadeira tentação. É só misturar em uma panela maçãs picadas e sem casca, adoçante em pó e água, mexendo até engrossar. Pronto: você tem uma sobremesa magrinha e saborosa.

Para os fãs de uma receita geladinha e de coco, este manjar vale a pena ser provado. A base é composta de coco ralado, leite desnatado, maisena, adoçante e leite de coco light e a calda é feita com ameixas sem caroço, adoçante em pó e água. esta receita não perde em nada para a tradicional.

Geladinho, ele é perfeito para a sobremesa ou como lanche da tarde. A receita conta com mangas picadas, suco de limão, suco de laranja, iogurte desnatado, claras de ovo em neve e leite condensado desnatado.

elhorar a alimentação na temporada de férias é tarefa dura. Nos dias de descanso, nada cai

melhor do que uma sobremesa bem gostosa após o almoço. Complicado mesmo é conciliar o doce com a dieta. “Barrar a vontade só faz com que ela volte mais forte depois. É preciso uma alternativa para saciar o desejo sem escorregar”, afirma roberta stella. Para isso, trouxemos algumas dicas de sobremesas mais “magras” e parceiras do seu jeans favorito.

Queridinho nacional, o brigadeiro é figura certa em qualquer lista de doces favoritos. A versão que cabe na dieta inclui margarina light, chocolate em pó light, leite em pó desnatado, leite desnatado e adoçante em pó para culinária.

Quem disse que curau só deve ser consumido em época de festa junina? A versão mais leve reúne leite desnatado, milho e adoçante em pó para culinária. A consistência fica por conta de uma mistura de

gelatina sem sabor com um pouquinho de água para hidratá-la. Logo depois, é só misturar ao

resto dos ingredientes. Não se esqueça de polvilhar canela em cima!

está sem tempo de elaborar uma receita mais complicada, mas quer muito comer um docinho? experimente esta mousse de gelatina de morango, iogurte desnatado, morangos picados e adoçante

culinário. se não gostar de morangos, você pode substituir as frutas e a

gelatina por outros sabores.

M

Brigadeiro Light1 unidade pequena = 1 ponto

Mousse light de morango1 taça = 3 pontos

Manjar de coco light1 taça = 3 pontos

Sorvete de manga light1 bola = 2 pontos

Curau Light1 taça = 2 pontos

Arroz doce light1 taça = 3 pontos

Doce de maçãs1 colher (sopa) = 1 ponto

9 • Ponto Light • Janeiro 2011

Page 8: Ponto Light 01 - ano III

SUA CIDADEÉ AMIGAdos exercícios?

C aminhada, alongamento, exercícios aeróbicos, natação, esportes radicais e ciclismo. Você já pensou que tudo isso pode ser feito de graça, dependendo de onde você mora? Montamos um mapa da cidade dos

sonhos de quem pratica (ou quer começar a praticar) exercícios físicos e anda dando desculpa furada para fugir da academia. identifique o que dá para aproveitar aí perto e comece o ano mais saudável.

Siga as pistas e descubra se você está fechando os olhos para uma opção grátis e muito agradável de entrar em forma

10 • Ponto Light • Janeiro 2011

Page 9: Ponto Light 01 - ano III

11 • Ponto Light • Janeiro 2011

Áreas arborizadasCaminhar em áreas verdes,

como parques e jardins, traz bene-fícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de essex, no reino Unido. Caminhadas de uma hora podem fazer você gastar em torno de 300 calorias. Além disso, a sombra das árvores faz destes lugares uma opção para quem pre-fere o treino nos horários de sol mais forte. As áreas verdes de grandes cidades, no entanto, são ciladas. “elas concentram o poluente dióxido de carbono“, afirma o personal trainer Miguel sarkis.

É AMIGA

PraçasMuitas praças vêm ganhando aparelhos de abdo-

minal, conjuntos de barras para alongamento e até aparelhos similares aos de musculação, mas sem os pesos. Assim, você pode usufruir de uma academia a céu aberto e gratuita. Mas não dispense o acompanhamento profis-sional. “Para começar a fazer exercícios, vá ao médico e faça exames que avaliam o po-tencial aeróbio. e, se você não puder contar com um profissional diariamente, consulte um personal antes de iniciar a atividade, pedindo um treino ade-quado”, recomenda Valéria. dê preferência às praças cujos aparelhos possuam instruções básicas de uso e que, muitas vezes, trazem programas associados ao tempo de corrida ou caminhada.

Mar ou rio

Quem mora no litoral, frequentemente, esnoba o mar e acaba indo pouco à praia. “Mesmo com poucas ondas ou correnteza leve, a resistência é maior do que na água parada da piscina, aumen-tando o gasto calórico”, diz Miguel. Vale o cuidado de observar se a praia ou o rio que você escolheu tem água própria para banho e se o lo-cal não oferece riscos para os nada-dores. Cuidado com as cãibras e com desidratação. Aqueça com cinco minutos de corrida ou caminhada e alongue os mús-culos antes de mergulhar.

Page 10: Ponto Light 01 - ano III

Beira-marAlgumas vezes, a água do mar é

inadequada para o banho, por causa dos perigos ou da sujeira na água. Mas as calçadas bem cuidadas e a areia plana rendem uma alternativa para praticar alongamen-tos, correr, caminhar ou bater uma bola. se houver quiosques, a atividade fica ainda mais divertida com a possibilidade de matar a sede com água de coco ou um suco natural de frutas fresquinhas.

QuadrasO campinho de várzea, a tabela de basquete

ou a rede estendida no meio da rua são ótimas op-ções para quem quer começar a fazer exercícios. “esportes de quadra trabalham diversos grupos musculares e motivam, por serem em equipe e envolverem a competição”, diz Miguel.

Os movimentos rápidos estimulam os reflexos e você ainda ganha resistência, por se movi-mentar durante um tempo longo e ter de prestar máxima atenção ao que está em volta. Mas redobre a atenção com as lesões e contusões desses esportes, pois se machucar também é mais comum neste tipo de atividade. Tente encontrar uma turma com o mesmo condicionamento que você e evite acidentes.

Subindo a ladeiraQuem mora em locais cheios de subidas só

deve ficar de mau humor em cima de um salto alto. Caminhar em ladeiras trabalha bem a musculatura das pernas, principalmente a panturrilha e o qua-dríceps (músculo grande na frente da coxa). “Ca-minhar com variações de sobe e desce faz variar a frequência cardíaca, o que aumenta sua capacida-de cardiorrespiratória”, diz Miguel.

12 • Ponto Light • Janeiro 2011

Page 11: Ponto Light 01 - ano III

Ruas bem calçadasMesmo sem uma praça ou um parque por perto, é

possível aproveitar a vizinhança para entrar em forma. ruas com calçamento em ordem e livres de buracos são espaços que podem ser aproveitados para a ca-minhada ou para a corrida. se for praticar a atividade à noite, prefira regiões iluminadas e livres de tráfego intenso – para afastar o perigo e ficar longe da polui-ção dos veículos.

Eles são indispensáveis!se você tem a sorte de morar numa cidade que favorece o treino ao ar livre, tenha sempre por perto:

CicloviasAs ciclovias são o cenário ideal para quem

anda de bicicleta nas grandes cidades, mas ainda há poucas vias assim no Brasil – por segurança, evite as vias cheias de engarrafamentos e motos. Quem tem que encarar as ruas movimentadas precisa estar treinado a respeitar os pedestres e os semáforos, pedalar sempre à direita e manter distância dos obstáculos e carros.

Óculos de sol: Além de proteger contra a ra-diação, vento e poeira, eles evitam acidentes, já que seus olhos não ficam ofuscados pelo excesso de luz.

Boné: ele segura o suor que escorre pelo rosto e também impede que os raios solares quei-mem demais a pele.

Tênis: estes calçados são mais resistentes para quem pratica esportes de rua. escolha um modelo apropriado à sua atividade para afastar o risco de lesões.

13 • Ponto Light • Janeiro 2011

Água: existem muitos modelos de garrafinhas, Na hora de comprar a sua, repare no peso do aces-sório: quanto mais leve, mais prático. Lembre-se que você terá de carregá-lo.

Protetor solar: só está dispensado dele quem treina ao anoitecer. Para prevenir a ardên-cia causada quando o suor escorre pela pele, procure usar um filtro solar de ativos hidratantes.

Page 12: Ponto Light 01 - ano III

Atitudes positivas e foco na meta de peso são essenciais para transformar

os hábitos alimentares

14 • Ponto Light • Janeiro 2011

m prato colorido de salada, carnes magras, muitas frutas e nem sinal de frituras no

cardápio. Muitas palmas para você! Mas a gente sabe que dieta vai além das garfadas bem escolhidas: a transformação inclui vontade, persistência, determinação e pensamento positivo. Aproveite o gostinho de recomeço que o início do ano traz para bater suas metas de peso e iniciar um novo ciclo de autoestima.

1. Defina suas próprias metasVocê pode obter sucesso quebrando a sua meta

em partes. “Fracionando as metas, você conquista várias vitórias durante o emagrecimento, ganhando motivação para atingir o peso desejado”, explica a nutricionista do Dieta e Saúde, roberta stella.

digamos que você se deu três meses para perder 10 quilos. Faça um gráfico de linha do tempo e construa, semana após semana, com detalhes, as estratégias de listas de compras, cardápios semanais, exercícios e outras atitudes que ajudem a tornar o seu objetivo concreto. e grude seu plano de guerra na geladeira para não perder o foco.

2. Visualize a vitóriasabia que os atletas ensaiam mentalmente cada

passo da rotina vencedora até chegar ao pódio? Você pode fazer o mesmo para tornar seus objetivos tão reais quanto possíveis. Uma técnica que funciona é visualizar situações específicas, que correspondam aos maiores deslizes da dieta. imagine-se fazendo as escolhas certas quando for almoçar no restaurante

FOME!Sai pra lá,

U

Page 13: Ponto Light 01 - ano III

a quilo, jantar fora ou ir a uma festa de aniversário regada a brigadeiros. revisite estes cenários, muitas vezes, e pense sobre como você se sentirá quando realizar suas metas.

3. Não se saboteMuitos de nós, inconscientemente, nos sabotamos

com pensamentos negativos, tais como “eu nunca vou perder peso” ou “nunca vou conseguir perder tanto peso”. sempre que você se pegar pensando desta forma, inverta a situação com pensamentos construtivos, como: “eu não perdi tanto peso como eu gostaria, mas eu posso mudar isso. Vou começar a organizar meu tempo para praticar mais exercícios”.

4. Seja seu próprio guruAlgumas pessoas acreditam que se colocar para

baixo é um ato de modéstia. Mas você não chama um amigo de “gordo” ou “feio”, não é? Pois bem, você merece o mesmo respeito e consideração. Comemore seu progresso e tente não ficar obcecado com contratempos. Uma maneira de fazer isso é anotar uma lista de suas realizações em cada área de sua vida (pessoal, profissional e física). Comece hoje mesmo um diário escrevendo tudo o que você já fez de ‘certo’ e olhe para essa lista com frequência. Quando visualiza o que os seus talentos e habilidades já lhe permitiram alcançar até aqui, fica mais fácil perceber que você consegue – sim! - chegar lá.

5. Evite ser um perfeccionistaTente não pensar na regra do “ou tudo ou nada”.

É comum achar que a dieta está perdida quando há exagero em uma refeição. e, pior ainda, tem quem desista da dieta por causa de um deslize ou de uma semana em que as tentações venceram. Não caia nessa cilada. “retome a dieta e nada de se punir, fazendo uma restrição exagerada por conta disso como dietas desintoxicantes, à base de sucos ou de sopas”, ensina a nutricionista roberta stella. Os altos e baixos são mais do que esperados num programa de emagrecimento. O mais importante é ter o seu objetivo sempre em mente e estar disposto para persistir e voltar ao jogo

6. Siga seu plano de açãoAcreditar que pode alcançar suas metas de perda

de peso é importante, mas você tem de agir também, mudando os hábitos alimentares, organizando a despensa e a geladeira e fazendo atividade física. Não basta imaginar-se magro, é preciso apostar no seu poder de mudança.

Quem quer mudar a alimentação sabe que não é adequado consumir doces e refrigerantes todos os dias. e isso não significa que você tenha que abrir mão das guloseimas para sempre. “Programe-se para comer o seu doce predileto em algum dia da semana. Gerenciando as refeições, dá para emagrecer sem abrir mão dos alimentos preferidos”, diz roberta.

7. Vocêconsegue!Uma forma de reforçar sua autoconfiança é com afirmações positivas. Crie seus próprios mantras e repita diariamente. Frases estimulantes, como “eu sou o máximo” ou “eu vou conseguir”, são motivadoras eficientes. simples assim. Você pode - e vai! - ter sucesso na sua meta de peso, desde que acredite nisso. O lema do “basta querer” nunca esteve tão em alta.

15 • Ponto Light • Janeiro 2011

Page 14: Ponto Light 01 - ano III

16 • Ponto Light • Janeiro 2011

Receitas www.minhavida.com.br/dieta-e-saudeAcesse a central do assinante e aproveite outras receitas:

4 colheres (sopa) de milho2 colheres (sopa) de seleta de legumes3 colheres (sopa) de massa tomate1 pitada de sal

Modo de preparoMassa: Bata no liquidificador o leite, o óleo, os ovos, a farinha de trigo, o amido de milho e o sal. Por último, acrescente o fermento em pó, bata por mais alguns segundos e reserve.

Recheio: refogue o alho e a cebola no óleo. Acrescente o tomate, o tablete de caldo de carne a carne e refogue bem. Adicione a água, o milho, a seleta de legumes, a massa de tomate, o sal e reserve.

Montagem: em uma forma, coloque metade da massa. Adicione o re-cheio e espalhe bem. Por cima do recheio, acrescente a outra metade da massa e leve ao forno pré aquecido por 45 minutos ou até quando inserir um palito na massa e ele sair limpo.

Cedeu ao cansaço? Prepare esta receita simples

rendimento: 15 porçõesPontos por porção: 8

Calorias e nutrientes

por porçãoCalorias: 257,7 calorias

Carboidratos: 17,3 gProteínas: 8,8 g

Gorduras: 17,6 g

IngredientesMassa3 xícaras (chá) de leite1 xícara (chá) de óleo2 ovos1 xícara(chá) de farinha de trigo1 xícara (chá) de amido de milho2 pitadas de sal1 colher (sopa) fermento em pó

Recheio1 dente de alho1/2 cebola picada4 colheres (sopa) de óleo1/2 tomate picado1 tablete de caldo de carne300g de carne moída1 xícara (chá) de água

Torta Salgada

Page 15: Ponto Light 01 - ano III

17 • Ponto Light • Janeiro 2011

www.minhavida.com.br/dieta-e-saudeAcesse a central do assinante e aproveite outras receitas:

Modo de preparoraspe o limão e extraia o suco. Armazene as rapas e o suco separadamente. Tempere o frango com o alho, o gengibre e deixe marinando durante meia hora. Acrescente o suco do limão e armazene por mais algumas horas. separe o suco do frango e reserve. Corte as cebolas em rode-las e refogue-as, com a pimenta, as raspas e o suco do limão. Acrescente o frango, deixe cozinhar por 15 minutos e sirva.

Ingredientes2 unidades de limão 1Kg de peito de frango cortado em cubos2 dentes de alhoGengibre a gosto1/2 unidade de cebolasal a gostoPimenta a gosto

Prove um tempero especial com gengibre e pimenta

rendimento: 8 porçõesPontos por porção: 10

Calorias e nutrientes por porção

Calorias: 285,5 caloriasCarboidratos: 2,1 g

Proteínas: 20,8 gGorduras: 21,7 g

Frango ao limão

Page 16: Ponto Light 01 - ano III

18 • Ponto Light • Janeiro 2011

Modo de preparosepare duas metades de pêssegos para preparar a calda do flan. Bata no liquidificador os pêssegos restantes, o leite condensado, o creme de leite e reserve. Misture a gelatina com a água, leve-a ao fogo, em banho-maria, até dissolver. Acrescente a gelatina dissolvida na mistura do liquidificador e bata até que esteja homogênea. despeje em uma fôrma com furo central e leve à geladeira até endurecer. No momento de servir bata no liquidificador as duas metades de pêssego reservadas com as folhas de hortelã e sirva sobre o flan desenformado.

Refresque-se após o almoço com esta sobremesa

rendimento: 10 porçõesPontos por porção: 7

Calorias e nutrientes por porção

Calorias: 238,4 caloriasCarboidratos: 29,6 g

Proteínas: 4,5 gGorduras: 10,5 g

Ingredientes1 lata de pêssego em calda escorrida1 lata de leite condensado1 lata de creme de leite12 g de gelatina em pó sem sabor5 colheres (sopa) de água6 folhas de hortelã frescas

Flan de pêssegocom calda de hortelã

Page 17: Ponto Light 01 - ano III

19 • Ponto Light • Janeiro 2011

Ingredientes1 maço de brócolis2 cenouras 1 cebola4 colheres (sopa) de maionese light2 colheres (sopa) de iogurte desnatadosal a gosto

Modo de Preparoretire a parte fibrosa do brócolis e cozinhe junto com as cenouras por 5 minutos , pique e reserve .Corte a cebola em cubos pequenos, acrescente o brócolis ,a cenoura e misture. Adicione a maionese light, o iogurte desnatado e corrija o sal. deixe gelar por alguns minutos e sirva.

Salada leve de verãoUm pouquinho de maionese dá o charme

rendimento: 10 porçõesPontos por porção: 1

Calorias e nutrientes por porção

Calorias: 37,5 caloriasCarboidratos: 5,5 g

Proteínas: 1,9 gGorduras: 1,4 g

Ingredientes2 latas de sardinha com óleo de soja2 tomates1 abobrinha italiana crua100 g de queijo mussarela2 xícaras (chá) de arroz cozidosal a gostoPimenta-do-reino moída a gostoFolhas de salsa picadas a gosto.

Modo de PreparoCorte a sardinha e pique os tomates em cubos, fatie a abobrinha, a mussarela e reserve. em um refratário, adicione o arroz cozido, os tomates, a sardinha, a abobrinha e a mussarela. Tempere com sal, pimenta e misture. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno, apenas para aquecer. retire do forno, polvilhe a salsa picada e sirva.

rendimento: 8 porçõesPontos por porção: 4

Calorias e nutrientes por porção

Calorias: 149,0 caloriasCarboidratos: 9,8 g

Proteínas: 11,3 gGorduras: 6,1 g

Arroz de forno saudável