ponto empresarial 18

28
OUT/NOV/DEZ 2012 | Nº18 Publicação do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Ceará. Negociação de honorários contábeis: um encontro de interesses Negociar é uma arte que proporciona conhecimento no mundo dos negócios. Mas quando falamos em negociação de honorários contábeis, uma dúvida surge: afinal, o que é necessário para que o negociador e o cliente fiquem satisfeitos com os serviços? Vem aí a 15ª CONESCAP Sindicato lança o Programa da Qualidade SESCAP, o PQS Entrevista com Robinson de Castro Pág. 18 Pág. 08 Pág. 15

Upload: sescap-ce

Post on 07-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Ponto empresarial

TRANSCRIPT

Page 1: Ponto Empresarial 18

OUT/NOV/DEZ 2012 | Nº18Publicação do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Ceará.

Negociação de honorários contábeis: um encontro de interesses

Negociar é uma arte que proporciona conhecimento no mundo dos negócios. Mas quando falamos em negociação de honorários contábeis, uma dúvida surge: afinal, o que é necessário

para que o negociador e o cliente fiquem satisfeitos com os serviços?

Vem aí a15ª CONESCAP

Sindicato lança o Programa daQualidade SESCAP, o PQS

Entrevista comRobinson de Castro

Pág. 18Pág. 08

Pág. 15

Page 2: Ponto Empresarial 18
Page 3: Ponto Empresarial 18

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 3 |

sta edição da Ponto Em-presarial é a última de 2012, um ano muito im-

portante para o setor contábil ce-arense. Muitos fatos marcaram o ano como importante. Para come-çar, foi o ano do nosso jubileu de prata, no qual se sucedeu uma sé-rie de atividades e eventos.

Lançamos um livro intitulado “A Construção de Uma Fortaleza”, que narra toda a história da nos-sa cidade, desde a construção do forte que nos deu origem, até o ano de 2012, com um capítulo to-talmente dedicado aos 25 anos do SESCAP. Além do livro, lançamos um selo postal, brindamos nossos associados e parceiros com um kit de champanhe e taças personaliza-das e celebramos a data com uma grande festa.

Também foi o ano de inauguração da nossa nova sede. Uma conquis-ta para as futuras gerações de as-sociados e dirigentes, que poderão contar com um espaço moderno e funcional, capaz de abrigar com muito conforto a maioria das nos-sas atividades.

2012 também foi um ano de elei-ções municipais. E eleições munici-pais têm muito a ver com o setor de serviços e, lógico, com o setor con-tábil, pois é uma oportunidade de

discutirmos mudanças e melhorias no relacionamento das autoridades municipais e o cidadão, e de for-ma mais específica, entre o fisco, o contribuinte e os contabilistas. Por isso realizamos uma série de deba-tes com os principais candidatos e a todos eles pudemos entregar nos-sas propostas e sugestões.

Em relação à revista em si, busca-mos como matéria principal um tema surgido em uma das reuniões da Câmara Setorial de Contabili-dade, que é a negociação e preci-ficação de honorários nos serviços contábeis. A matéria busca orien-tar o nosso leitor, colocando-o em contato com novas tendências que se observam na forma de se nego-ciar contratos. Trazemos também uma matéria sobre programas da qualidade e uma panorâmica do PQS - Programa da Qualida-de SESCAP, também lançado em 2012.

Todas as demais seções foram pro-duzidas com muito carinho, para que os nossos leitores continuem recebendo um conteúdo de quali-dade que proporcione desenvolvi-mento e entretenimento.

Boa leitura!

Carlos MapurungaPresidente do SESCAP-Ceará

Editorial

E

2012 - Um ano importante para a contabilidade cearense

Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Ceará.

Endereço: Rua Eduardo Sabóia, 399 Papicu | Fortaleza - CE, CEP: 60175-145Telefone: (85) 3273.2255 - 0800 601 [email protected]

Diretoria Triênio 2010-2013

Presidente:Carlos Augusto Carvalho MapurungaVice-presidente:Daniel Mesquita CoêlhoDiretor Administrativo:Eudes Costa de HolandaDiretor Financeiro: José de Arimatéia QueirozDiretora de Comunicação:Viviane Maciel VieiraDiretora de Eventos:Silvia Solange Marinho PintoDiretor de Relações Trabalhistas:João Carlos Mineiro MoreiraDiretor de Regionais:Helder Viana RochaDiretor de Tecnologia:Anderson Ximenes Prado

SuplentesLuciano Peixoto GuedesJorge Martins de LimaFrancisco Otaciano LopesFrancisco de Assis Lopes de CastroIdelfonso Fernandes da Silva Wanderley de AlmeidaTânia Maria Paz LimeiraFrancisco Helço SalesAna Cláudia Cavalcante Araújo

Conselho Fiscal - TitularesPretextato Salvador Quaresma GomesEuvaldo Holanda NogueiraDanyelle Sales Mapurunga

SuplentesHaroldo Marques De AndradeJosé Teixeira De Souza FilhoNadja Helena Martins Saraiva

Delegados Representantes junto a FenaconCarlos Augusto Carvalho Mapurunga Cassius Regis Antunes Coelho

Impressão: Celigráfi ca

Tiragem: 2.000 exemplares

Projeto Gráfi co, diagramação, ediçãoCQueiroz ComunicaçãoF. (81) [email protected]

Expediente

Filiado à

Page 4: Ponto Empresarial 18

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 4 |

Sumário

Mídias sociais e empresa: uma parceria de sucesso

17

24

25

26

Ações Defesas e Conquistas

Mídia

Dicas

Mural de Fotos

13

Tecnologia05

08

Gestão em Pauta

20

Entrevista

Capa

15

Desafios, oportunidades e soluções para a capital do Cearános próximos anos

Tema Livre

Notícias

18

Doações: SESCAP entrega brinquedos arrecadados à Associação Peter Pan e leite ao IPREDE

Robinson de Castro

Vem aí a 15ª CONESCAP

Programa daQualidade

PROGRAMA DE QUALIDADE

Page 5: Ponto Empresarial 18

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 5 |

Mídias sociais e empresa: uma parceria de sucessoAs mídias sociais existem em seus mais variados tipos, quantidade de usuários e formas de uso. Uma fer-ramenta poderosa para quem atua em áreas relacionadas à web. Mas o quão lucrativo elas podem ser para uma empresa? A resposta não é surpresa para ninguém. Com os meios de comunicação social nunca foi tão fácil e rápido atingir um nú-mero tão grande de pessoas.

O twitter e o facebook, vieram para mudar o relacionamento de mais de 1 bilhão de usu-ários. No mundo dos negócios essa mudan-ça vem sendo sentida, porque essas redes per-mitem melhor relaciona-mento com os clientes e fornece-dores, além da redução de custos, expansão no mercado e não existir limite físico ou geográfico.

No entanto, estar pre-sente nas redes sociais requer conhecimen-to dos ins-trumentos e, principal-mente, do

público com o qual a empresa de-seja se comunicar. Embora cada corporação tenha por costume a sua estratégia em mídias sociais, é necessário traçar metas ligadas ao negócio e a essas mídias, alinha-das aos objetivos do empreendedor para que a parceria tenha sucesso.

Outra ferramenta, entre tantas, que pode contribuir para o desen-volvimento de uma empresa, o

Foursquare, tem se tornado febre em publicações nas

redes sociais. Trata-se de

um serviço de localização, no qual, ao fazer um check-in através do ce-lular, o usuário acaba divulgando um determinado lugar ou estabele-cimento. As empresas, por sua vez, podem fazer um perfil e atualizar com informações, afinal garantir a fidelidade do usuário é importan-te. A empresa ainda pode utilizar recursos para gerar promoções e também obter o feedback do seu público.

Agências de viagens costumam utilizar diversas ferramentas com a finalidade de serem intermedia-doras entre o cliente em potencial e os hotéis. Os designers de bolsas, acessórios, entre outros, divulgam

seus produtos através de blo-gs e sites. Campanhas vi-

sando estratégias de mer-cado são veiculadas com baixos custos e as vanta-gens só aumentam para os usuários dos serviços.

Uma parceria que cresce a passos lar-gos com o surgi-mento de novas tec-

nologias e modifica o comportamento das pes-

soas e das empresas.

Tecnologia

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 5 |

Page 6: Ponto Empresarial 18

Mídias que somam

Em 2011 a fabricante dinamar-quesa de brinquedos Lego lançou um desafio para os indivíduos de-sejosos de embolsar uns trocados. Aquele que desenvolvesse um pro-jeto e alcançasse 10 mil votos, atra-vés do site Lego Cuusoo (uma espé-cie de rede social desenvolvida pela empresa) obtendo a aprovação da fabricante, teria o equivalente a 1% das vendas do produto. A lego en-tendeu o poder da mídia e buscou uma forma de lucrar agradando ao cliente.

No ano seguinte, no Brasil, a Fiat

lançou uma ideia que teve repercussão mun-dial. Os interessados acessavam o site da fabricante de au-tomóveis e descre-viam o carro ideal, cujo projeto intitulado “Um carro para chamar de seu” tinha como foco a criação de um veículo cola-borativo. Resultado: Mais de 20 milhões de pessoas participaram do projeto pelas redes sociais e a empresa, gastando muito pouco, realizou a divulgação do novo car-ro “criado pelo e para o usuário” e ainda fidelizou seus clientes.

• Pesquise conteúdos atraentes para alimentar o site ou blog;

• Procure por palavras-chave quem são os líderes em seu segmento e siga essas empresas, prestando atenção em como elas se comunicam com seus clientes;

• Siga as fan pages dentro do seu segmento ou áreas afins;

• Crie perfis descrevendo o seu negócio com palavras-chave precisas;

• Divulgue aos seus clientes que você está nas mídias sociais;

• Atualize suas páginas, pois elas não terão importância se você não produzir conteúdo;

• Visite seus perfis e identifique conversas nas qual você pode participar;

• Faça ofertas específicas para esses espaços, promoção especial, convide as pessoas a visita-rem seu site ou blog para conhecer lançamentos;

Dicas para promover sua empresa nas redes sociais:

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 6 |

Page 7: Ponto Empresarial 18

conteceu no dia 03 de ou-tubro na UNISESCAP, o Seminário: Como aumen-

tar a sua produtividade com o uso da certificação digital no e-CAC e SIGET. O evento começou com um saboroso café da manhã e a primei-ra palestra coube à chefe de aten-dimento ao cliente da RFB, Cecília Meneses, que falou sobre o atendi-mento ao cidadão. Em seguida, foi a vez do chefe da DIVIC da Supe-rintendência da RFB, Paulo Régis Arcanjo, proferir sobre o Portal e--CAC.

o dia 09 de outubro, foi realizado o Seminário Aspectos Trabalhistas, Previdenciários e Legais

na Concessão de Salários Indire-tos e Benefícios no auditório do SESCAP-Ceará. O evento, que foi exclusivo para associados, tinha como objetivo esclarecer todas as dúvidas e implicações nas relações e contratos de trabalho, decorren-tes dessas práticas. Foram convi-dados como palestrantes especia-listas no assunto, que utilizaram de aspectos do dia a dia, propor-cionando segurança e a adoção das melhores práticas na gestão de RH.

E no turno da tarde, o curso Pres-tação de Contas da Campanha

SESCAP promove curso sobre como aumentar sua produtividade com o uso da certificação digital no e-CAC e SIGET

Realizados o curso EAD Prestação de Contas da Campanha Eleitoral e o seminário Aspectos Trabalhistas, Previdenciários e Legais na Concessão de Salários Indiretos

A

N

Também participou do evento o coordenador do CATRI SEFAZ-CE, Antônio Eliezer Pinheiro, que com o mesmo objetivo apresentou as funcionalidades do SIGET, ferra-menta de acesso à serviços online da SEFAZ. O SIGET ainda não está

Eleitora foi mais uma oferta da UNISESCAP em parceria com a UNIFENACON, visando sempre o aperfeiçoamento dos participantes. Tendo no programa itens que abor-daram desde como arrecadar do-ações, efetuar gastos, passar reci-bos, principais mudanças para este período, até a prestação de contas propriamente dita.

A novidade é que a partir de agora, a UNISESCAP além de oferecer os links, passará também a disponibi-lizar o curso nas suas dependências para aqueles que não têm como participar no seu próprio ambien-te. O curso também foi oferecido na regional de Juazeiro do Norte.

finalizado, mas a UNISESCAP já se antecipando, preocupou-se em pro-porcionar uma oportunidade para que os presentes tivessem contato com o sistema e pudessem já tirar dúvidas e apresentar sugestões.

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 7 |

Notícias

Page 8: Ponto Empresarial 18

SESCAP-Ceará realizou no dia 10 de outubro o curso Seminário Aspectos Trabalhistas, Previdenciá-

rios e Legais na Concessão de Sa-lários Indiretos e Benefícios. Mas dessa vez, o investimento para par-ticipar foi diferente! Os participan-tes levaram brinquedos novos ou usados – em bom estado – que fo-ram doados para uma entidade, em comemoração ao Dia da Criança. E no dia 30 de outubro o sindicato realizou a entrega dos donativos.

A entidade beneficiada foi a Asso-ciação Peter Pan - APP, uma or-ganização sem fins lucrativos, de combate ao câncer infanto-juvenil, que trabalha desde 1996 e assiste a 1680 crianças e adolescentes, bem como os seus familiares.

epois de algumas tenta-tivas e muita pesquisa no mercado, o SESCAP

identificou o melhor parceiro para aplicar e conduzir o seu programa da qualidade, o PQS. O Programa é totalmente vol-tado para empresas contábeis e visa qualificar e criar um dife-rencial competitivo para as em-presas participantes do progra-ma.

Contando com a participação de mais de 25 empresas e vários

convidados, foi lan-çado oficialmente o PQS. A solenidade foi aberta pelo pre-sidente Carlos Ma-purunga, que deu as boas vindas aos presentes e parabe-nizou as empresas que comporão esta primeira turma do

programa, ressaltando que este grupo entra para a história, por ser o pioneiro.

Em seguida a consultora Renata Motta proferiu palestra sobre o tema e explanou as linhas gerais do projeto. Vários diretores esti-veram presentes, prestigiando o lançamento.

O PQS está em formatação, com o seu início programado para 2013 e já foi devidamente apre-sentado e discutido com os asso-ciados do sindicato.

Doações: SESCAP entrega brinquedos arrecadados à Associação Peter Pan e leite ao IPREDE

Sindicato lança o Programa da Qualidade SESCAP, o PQS

O

D

Já no dia 30 de outu-bro, o SESCAP foi ao IPREDE realizar a entrega do leite arre-cadado no Seminário Direitos e Prerroga-tivas do Profissional Contábil - O Caso da Inviolabilidade, re-alizado em 26/10. Sempre preocupado em manter o lado solidário e incentivar os seus associados a participaram de obras deste tipo, o SESCAP-Ceará está buscando inserir ainda mais esta realidade no cotidiano dos seus associados. Por isso, é muito importante que você, caro associado, participe destes eventos e possa contribuir com tais ações.

PROGRAMA DE QUALIDADE

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 8 |Ponto Empresarial | PÁG. 8 |

Notícias

Page 9: Ponto Empresarial 18

Tributação do IR das Pessoas Físicas é tema de curso à distânciaos dias 31 de outubro

e 1º de novembro a AR SESCAP passou por uma auditoria operacional,

procedimento que é realizado anu-almente.

Na ocasião, o procedimento foi realizado pela Casual Auditores. Durante a auditoria, foram obser-vadas instalações técnicas da AR, dossiê dos agentes de registro, re-gularidade documental dos pro-cessos de validação, verificando se os mesmos estão de acordo com as exigências do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, fazendo por fim, vistorias nas má-quinas.

Governo do Estado do Ceará organizou entre os dias 5 e 9 de novembro, o

Seminário de Empreendedorismo. O SESCAP-Ceará foi representado por Orlando Silveira nos Seminá-rios de Empreendedorismo na Co-munidade. Focando trabalhadores autôno-mos informais, empreendedores formalizados, técnicos do poder público, entidades e associações, o evento objetivou apresentar ações de apoio e desenvolvimento ao em-preendedorismo para os trabalha-dores autônomos informais e os empreendedores individuais, bus-

N

O

A UNISESCAP, juntamente com a UNIFENACON, realizou o SES-CAP em curso EAD sobre Tribu-tação do IR das Pessoas Físicas no dia 13 de novembro.

Com o objetivo de esclarecer aos participantes sobre a estrutura e a mecânica incidente em opera-ções financeiras realizadas por pessoas físicas, o curso abordou aspectos como: Ganhos de capi-tal, renda variável e obrigações fiscais de expatriados.

AR SESCAP passa por mais uma Auditoria Operacional

SESCAP-Ceará presente no Seminário de Empreendedorismo na comunidade

Pelo diagnóstico do auditor res-ponsável pela auditoria, durante o trabalho não foi encontrado nada fora dos conformes na AR do SES-CAP-Ceará (índice zero de não con-formidades). O que é resultado de muita dedicação da equipe, que não mede esforços para desempenhar o trabalho com competência e exce-lência.

cando melhoria nos resultados das atividades produtivas. O evento foi bastante importante não só para o público-alvo, como

também para os demais interessa-dos na área, pois visa desenvolver ainda mais o segmento, agregando valor e buscando sempre a garan-tia de direitos e benefícios.

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 9 |

Page 10: Ponto Empresarial 18

Curso aborda Planejamento Tributário para micros, pequenas e médias empresas

presidente, Carlos Mapu-runga, no dia 26 de ou-tubro, deu início ao Se-minário com a seguinte

indagação aos presentes: “Alguém já se imaginou tendo o escritório invadido pela Polícia Federal por conta de um cliente que está sen-do investigado por práticas ilícitas, e por conta disso, levam todos os documentos da sua empresa, im-pedindo a continuidade das ativi-dades”?

Ele afirmou que foi por observar

om o objetivo de desen-volver um estudo sobre a contribuição do planeja-mento tributário para a

manutenção das atividades das mi-cros, pequenas e médias empresas, a UNISESCAP e a UNIFENACON prepararam uma capacitação espe-cial no dia 22 de novembro.

Sob a instrução de Laurenil Tadeu Domingues, os inscritos participa-ram do curso Planejamento Tri-butário para micros, pequenas e médias empresas e desfrutaram de um conteúdo que abordou:

- Gerenciamento de tributos e seus objetivos;

- Regimes de Lucro Real, Presumido e Simples Nacional: as

peculiaridades e previsões legais de cada regime;

- A distribuição de lucros e a legislação de regência de cada

regime;

- Como praticar as mudanças de LR x LP; LP x LR; SN x LP ou LR;

- O RTT nos regimes de LR e LP;

- Ponto de Equilíbrio entre os regimes abrangidos;

- Importância das contribuições PIS/COFINS nos regimes

Lucro Real e Presumido.

O

C

que casos como esse são mais co-muns do que se imagina, que o sin-dicato percebeu a importância de realizar o Seminário, que contou com a presença de Cassius Regis Coelho (CRC-CE e ex-presidente do SESCAP), Francisco Avelino (APCEC), Hugo Venâncio (ASTEC), Cleodon de Brito e Pedro Coelho Neto, ambos ex-presidentes do SESCAP.

O primeiro palestrante foi o Dr. Eloilson Augusto da Silva Landim, que começou falando sobre a pos-

tura do Ministério Público, sen-do seguido pelo Dr. José Navarro, coordenador do Centro de Apoio e Defesa do Advogado da OAB/CE, que defendeu a aplicação da invio-labilidade aos contabilistas, o que já ocorre com os Advogados.

Finalizando o encontro, foi a vez de Ronaldo Hella, que mostrou o que o sistema FENACON/SESCAP/SES-CON tem feito junto com outras entidades, como CFC e IBRACON para defender o sistema contábil.

Mais capacitação com o Seminário Direitos e Prerrogativas do Profissional Contábil: O caso da inviolabilidade

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 10 |

Notícias

Page 11: Ponto Empresarial 18

SESCAP-Ceará realizou a sua confraternização de fim de ano no último dia 06 de

dezembro. O happy hour do setor de serviços começou às 17 horas, na pró-pria sede do Sindicato e contou com a presença de mais de 100 participantes, entre diretores, funcionários, repre-sentantes das empresas associadas, parceiros e dirigentes de outras enti-dades.

Foram momentos de muita descontra-ção, regada a boa música e comida de boteco da melhor qualidade. Os parti-cipantes foram unânimes na aprova-ção desse novo formato de festa e ao final saíram com uma bela lembrança fotográfica da sua participação.

O

SESCAP realiza sua confraternização natalina

UNISESCAP oferece curso EAD Encerramento de Balanços

comercial, societária e tributária, aconteceu no dia 13 de dezembro o curso EAD Encerramento de Balanços.

Luís Henrique Lopes foi o ins-trutor e abordou pontos como: Considerações iniciais; a nova es-trutura do Balanço Patrimonial; quais demonstrações são exigi-das; livros fiscais e contábeis; apuração dos estoques; provisões da folha pagamento; conciliação bancária; provisões do imposto de renda e contribuição social; proposta de destinação do resul-tado; notas explicativas e publica-ção das demonstrações contábeis.

SESCAP realiza sua confraternização natalina

UNISESCAP oferece curso EAD Encerramento de Balanços

om o objetivo de veri-ficar os procedimen-tos necessários para o encerramento do

Balanço Patrimonial, na for-ma exigida pelas legislações

C

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 11 |

Page 12: Ponto Empresarial 18

ara que os associados conheçam as nor-mas sobre Escrituração Fiscal Digital, no que se refere ao PIS/COFINS, que prevê a

entrada das empresas do lucro presumido a partir de jan/2013, a UNISESCAP realizou uma capaci-tação no dia 03 de dezembro.

Com o palestrante, Carlos Eduardo Marastoni, o programa contou com os seguintes tópicos: Pano-rama geral do SPED, Regime de tributação PIS, COFINS e Previdência, EFD (Contribuições), Es-trutura do Arquivo e Programa Validador, com uma abordagem eminente prática e atualizada.

P

Curso EFD Contribuições é realizado para atualização dos associados

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 12 |

Page 13: Ponto Empresarial 18

Nos serviços, o humano é a maior matéria-prima e o trabalho que ele está ca-pacitado a executar é “a

máquina”, sendo a eficiência do trabalho, o produto.

Um bom contrato começa por uma boa negociação. Uma das habili-dades fundamentais para o suces-so pessoal e profissional de qual-quer pessoa. Negociar é uma arte que proporciona conhecimento no mundo dos negócios. Todas as afirmativas são proeminentes. Mas quando falamos em negociação de honorários contábeis, uma dúvida surge: afinal, o que é necessário para que o negociador e o cliente fiquem satisfeitos com os serviços?

Um encontro de interesses, onde a empresa de contabilidade (e tam-bém todo o setor de serviços) não funciona como a linha de produção de uma indústria, que fabrica uma quantidade específica de produtos a partir de máquinas e matéria-pri-ma compradas especialmente para aquele objetivo. Para o americano William Ury, um dos maiores especialistas mundiais em negociação, a arte de negociar “implica em arranjar tempo para se preparar e buscar distância da situ-ação, para enxergar de outro ângu-lo a negociação, além de dominar a habilidade de ouvir com atenção o que o cliente deseja para atender as necessidades dele”.

Uma verdade absoluta: o que o fu-turo cliente compra primeiro é a confiança. Para isso, técnicas sim-ples podem servir de alicerce para a construção e andamento desse ciclo. A começar pela flexibilidade, visando adaptabilidade à situação, e o fortalecimento de ideias que favoreçam ambas as partes. Estar aberto para novos conceitos, dei-xando espaço para manobras nas propostas, ajuda a tornar cada en-contro produtivo e agradável.

Foi pensando nesse ciclo, que mui-tas empresas de contabilidade pas-saram a adotar em seus contratos o trabalho em cima do lucro pre-sumido. De acordo com Amanda Monteiro, associada da Monteiro,

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 13 |

CAPA: Negociação de honorários contábeis: um encontro de interesses

Negociação de honorários contábeis: um encontro de interesses

Page 14: Ponto Empresarial 18

Tecnologia a serviço da contabilidade

A tendência da contabilidade é sair gradativamente dos papeis e migrar para o meio digital. E se tratando da precifi cação dos serviços contáveis, já existem softwares especializados para fazer este tipo de cálculo. O SESCAP através de convênio com a Fortes Informática, disponibiliza licen-ça gratuita do soft HC - Honorários Contábeis.

Mais detalhes no nosso site:http://www.sescapce.org.br/c/estabelecimentos-conveniados-clube-de-vantagens

Albuquerque e Pires, essa é uma re-alidade que funciona dentro das or-ganizações. “Já estamos trabalhan-do com os novos clientes por meio de lucro presumido, ou seja, per-centual baseado no faturamento. Os honorários vão acompanhando o desenvolvimento da empresa”, comentou a contabilista, salientan-do que é uma prática interessante, uma vez que mesmo a organização não estando em funcionamento o contador trabalha, pois existem obrigações a serem cumpridas.

A precifi cação dos honorários

Não existe uma forma única de pre-cificar serviços. Ela pode ser ba-seada no custo total, ou com base no incremento de custo, ou ainda precificação baseada na curva de experiência e etc. A melhor forma é levar em consideração o mercado e, é claro, os clientes para os quais os serviços serão oferecidos. A ne-

gociação é como um casamento, “não tem aquele que ganha mais”. Estudar o ambiente vai levá-lo ao melhor caminho.

Para o contador e presidente do Conselho Regional de Contabilida-de - CRC-CE, Cassius Regis Coelho, o ideal é que o valor do humano seja por volta de 50% do valor total do contrato. “Os outros 50% preve-em os custos com estrutura, obri-gações acessórias, manutenção dos equipamentos etc. Mas essa não é uma regra”, completa.

Segundo o presidente, o contrato final deve possibilitar a revisão de seus valores e itens com um tempo menor que 1 ano. “O sistema tribu-tário brasileiro muda com frequên-cia, alterando prazos, exonerando e incluindo obrigações acessórias, às vezes o cálculo previsto no início do ano é insuficiente (ou até mesmo o inverso, demasiado) para a reali-zação adequada da contabilidade ao longo do ano”, acrescentou en-fatizando que numa negociação de serviços contábeis deve ser coloca-do também um demonstrativo da qualidade da empresa. “O tempo de experiência e o reconhecimento da empresa devem ser considerados, uma vez que isso também influen-cia no preço final do contra-to”, conclui.

Segmentação de contratos

Em escritórios, os profissionais da área contábil não prestam ape-nas serviços de contabilidade, mas também de assessoria e consultoria na tomada de decisões, de investi-mentos, custos, sendo consultados até mesmo em situação de ordem trabalhista (quando o caso é sim-ples e não exige parecer de um ad-vogado do trabalho). Ocorre que na maioria das vezes o contrato nego-ciado só prevê honorários para a execução de serviços e a assessoria ou consultoria demandam consu-mo de estrutura, tanto quanto a execução.

Com base na experiência de outros Estados, O SESCAP-CE sugere a adoção de dois contratos distintos: um para execução e outro para as-sessoria e consultoria.

A tendência da contabilidade é sair gradativamente dos papeis e migrar para o meio digital. E se

incluindo obrigações acessórias, às vezes o cálculo previsto no início do ano é insuficiente (ou até mesmo o inverso, demasiado) para a reali-zação adequada da contabilidade ao longo do ano”, acrescentou en-fatizando que numa negociação de serviços contábeis deve ser coloca-do também um demonstrativo da qualidade da empresa. “O tempo de experiência e o reconhecimento da empresa devem ser considerados, uma vez que isso também influen-cia no preço final do contra-

um para execução e outro para as-sessoria e consultoria.

Albuquerque e Pires, essa é uma re-alidade que funciona dentro das or-

gociação é como um casamento, “não tem aquele que ganha mais”. Estudar o ambiente vai levá-lo ao melhor caminho.

Para o contador e presidente do Conselho Regional de Contabilida-de - CRC-CE, Cassius Regis Coelho, o ideal é que o valor do humano seja por volta de 50% do valor total do contrato. “Os outros 50% preve-em os custos com estrutura, obri-gações acessórias, manutenção dos equipamentos etc. Mas essa não é

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 14 |

Page 15: Ponto Empresarial 18

Ponto Empresarial: Quais são os principais desafi os à frente da Se-cretaria de Desenvolvimento Eco-nômico?

Robinson de Castro: Inicialmente, as ações da Secretaria serão direcionadas para a área do empreendedorismo. A ideia é buscarmos projetos estruturan-tes, a fi m de atrair novos negócios para a Cidade. Além disso, estamos cons-truindo um planejamento econômico, envolvendo toda a sociedade civil. Reu-niremos as mais diversas lideranças empresariais do Estado e do Municí-pio, para traçar novas ideias e direcio-nar os primeiros esforços da SDE. Com isso, vamos induzir esse processo de desenvolvimento econômico, baseado nessas prioridades, que venham a com-por o ambiente de negócios dos próxi-mos anos.

P.E.: Como a sua experiência de empresário do setor contábil pode ser útil no comando destas ações?

R.C.: Na iniciativa privada existe uma certa celeridade, enquanto que no setor público persiste uma morosidade, em razão de uma série de procedimentos, leis e normas que precisam ser obede-cidas. O nosso objetivo dentro dessa

visão empreendedora é trazer para a Secretaria, condições para que suas ações possam acontecer, efetivamen-

te, no prazo mínimo possível. Serão quatro anos de gestão e muita coisa para ser feita. Precisamos selecionar

as prioridades e tratar esses assuntos articulando com outras Secretarias e envolvendo, inclusive, a sociedade ci-vil. Dessa forma será possível deixar algum legado, direcionando o desen-volvimento econômico da Cidade para uma plataforma diferente da que se apresenta hoje, que funciona por for-ça da macroeconomia e não por uma indução do Governo. O planejamento econômico é fundamental para que haja o planejamento urbano.

P.E.: Na sua visão quais devem ser as principais mudanças es-truturais, seja na área pública ou privada, que precisam acontecer para alavancar o desenvolvimen-to do município?

Atualmente, a burocracia é o maior entrave no que diz respeito à atração de novos investimentos e o desenvol-vimento dos negócios. Uma das nossas missões é desburocratizar o processo de constituição e legalização das em-presas, simplifi cando os controles fi s-cais, através de parcerias com outras secretarias, como a de Finanças, as Regionais, a de Urbanismo e Meio Am-biente, dentre outras. Precisamos criar um ambiente favorável ao empreende-dor, a fi m de que a categoria possa se formalizar o mais rápido possível, sem

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 15 |

Entrevista Robinson de CastroContador, advogado, perito, auditor independente e atual Secre-tário Municipal do Desenvolvimento Econômico. Robinson de Castro fala sobre desafi os, visões e projetos para o novo cargo, especialmente para a Ponto Empresarial. Confi ra a entrevista.

Entrevista Robinson de CastroContador, advogado, perito, auditor independente e atual Secre-tário Municipal do Desenvolvimento Econômico. Robinson de Castro fala sobre desafi os, visões e projetos para o novo cargo, especialmente para a Ponto Empresarial. Confi ra a entrevista.

Uma das nossas missões é

desburocratizar o processo de constituição e legalização

das empresas, simplificando os controles fiscais,

através de parcerias com outras Secretarias

Entrevista

Page 16: Ponto Empresarial 18

o município perder a sua prerrogativa de fi scalizar, controlar e arrecadar.

P.E.:Você já tem condições de vislumbrar quais serão os prin-cipais projetos a serem tocados pela Secretaria de Desenvolvi-mento Econômico?

O verdadeiro combustível da economia de Fortaleza, bem como das demais capitais do Brasil, são os microempre-endedores. Não podemos perder esse foco, já que representa mais de 90% da economia do Município, que também se baseia na prestação de serviços. En-tretanto, também pretendemos trazer projetos estruturantes, que possam construir uma cadeia de novos pro-dutos e desenvolver outros talentos, buscando melhorar o nível de inova-ção e tecnologia da Cidade. Por isso queremos investir num Polo Tecnoló-gico. Na região da Praia do Futuro, há uma possibilidade da Telebras investir na criação de um data center de porte internacional, onde serão ancorados cabos ópticos submarinos interligan-do o Brasil aos Estados Unidos, por exemplo, e tornando-se uma âncora para outros fornecedores. Neste caso, clientes e fornecedores desse centro de dados seriam organizados no seu en-torno, o que proporcionaria a criação de um Parque Tecnológico do Muni-cípio, direcionado para atividades de pesquisa, produção e desenvolvimento de pessoas e, evidentemente, atraindo novos negócios. Não podemos também deixar de pensar num Polo Gastronô-mico organizado.

O bairro Varjota, por exemplo, tem uma vocação para isso. Temos que in-vestir, ainda, num Polo de Saúde na região da avenida José Bastos, que já apresenta o Hemoce e uma gama de hospitais importantes para a Cidade. O Polo Criativo poderia ser estimulado nas proximidades da Praia de Iracema,

numa ação coordenada com outras Secretarias, a partir da defi nição das prioridades. O mais importante para a criação desses Polos é que possa-mos buscar uma empresa que se tor-ne âncora das demais.

5) A classe contábil muito re-clama das estruturas de aten-dimento e relacionamento com o fi sco, seja ele municipal, esta-dual ou federal. É possível arti-cular ações entre a sua Secre-taria, as Secretarias Executivas Regionais e a SEFIN para criar um ambiente menos burocrá-tico e mais acessível ao contri-buinte?

Essa é uma das missões da nossa Se-cretaria, ou seja, criar um ambiente propício aos negócios, tornando o município parceiro do empreende-dor. A ideia é que muitos trabalhado-

res que estão na informalidade passem a se formalizar, pois há mais chances de crescimento. Isso será possível através de investimentos na padroni-zação e simplifi cação dos processos. Também vamos investir nas ações de fomento ao crédito e elaborar progra-mas de capacitação direcionados aos empreendedores, além de incentivar a comercialização de seus produtos, seja no mercado local, nacional ou até mes-mo internacional.

6) Qual a contribuição que o seg-mento contábil pode dar para o desenvolvimento econômico e social da nossa capital?

Os contadores são os principais con-sultores das empresas. Portanto, não há canal mais interessante para o di-álogo junto ao empresariado do que através da classe contábil. Queremos uma parceria muito forte com este seg-mento, porque os contadores podem nos fornecer muitos subsídios para que possamos melhorar o ambiente de negócios. Em outro aspecto, os conta-dores serão nossos parceiros para le-var até as empresas nossas intenções de desenvolver o mercado e estimular o crescimento dos empreendimentos. Nesse conjunto, criaremos um arranjo que venha permitir que Fortaleza seja também conhecida como uma cida-de empreendedora e inovadora, para que possamos dar um salto no que diz respeito à sua capacidade econômica, gerando riquezas para fazer frente aos desafi os sociais, que são grandes. Não é possível resolver os desafi os sociais sem recursos, originários da classe produtiva, que emprega e paga tri-butos, gerando esse ciclo virtuoso do processo econômico. Em breve, que-remos promover um encontro com as lideranças da classe contábil para ela-boração de uma agenda positiva, a fi m de alcançarmos esses objetivos, que é de interesse coletivo.

Ponto Empresarial JUL/AGO/SET 2012| PÁG. 16 |

Os contadores são os principais consultores das

empresas. Portanto, não há canal mais

interessante para o diálogo junto ao empresariado do que através da

classe contábil.

Page 17: Ponto Empresarial 18

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 17 |

Ações, Defesas e Conquistas

Sistema FENACON/SESCAP/SESCON conquista importante vitória Data: 28 de dezembro

Foi sancionado no dia 28 de de-zembro de 2012, o Projeto de Lei de Conversão 25/2012 (Medida Pro-visória n 575/12), que entre tantos assunto faz referência no artigo 8º, a questão de redução e escalona-mento de multas por descumpri-mento das obrigações tributárias acessórias.A movimentação, que desde o início teve a iniciativa do Sistema FENA-CON/SESCAP/SESCON, passou por vários processos para chegar até o resultado final.

O SESCAP-Ceará teve participação direta na ação, quando mobilizou no estado do Ceará outras entida-des empresariais e realizou várias reuniões no intuito de sensibilizar os parlamentares sobre a importân-cia que essa medida representará para as empresas.

SESCAP comparece a mais uma mediação com o SINDCONT, na SRTE-CE

SESCAP-Ceará presente em mais uma reunião do Fórum de contribuintes da RFB

Data: 19 de outubro

Aconteceu mais uma reunião entre SESCAP e SINDCONT, sob a me-diação da SRTE-Ceará e estiveram presentes em nome do Sindicato o diretor de relações trabalhistas, João Carlos Mineiro e o assessor jurídico, Felipe Abelleira. O SES-CAP reafirma o seu interesse e dis-posição em negociar e chegar a um bom termo nas discussões, por en-tender a importância da CCT para as empresas de contabilidade, mas não abrirá mão de um acordo que preserve e atenda os interesses das empresas representadas e condi-ções justas de mercado.

Data: 19 de outubro

O SESCAP-Ceará promoveu uma reunião com todos os plantonistas. Representado pelo vice-presidente Daniel Coêlho, e com a participa-ção dos senhores Luiz Soares (Cen-tral Fácil) e Oriá Serpa (SEBRAE). Foram discutidas as principais al-terações propostas, onde uma das principais é a criação do programa de formação permanente do plan-tonistas.

No dia 12 de dezembro foi realiza-da outra reunião, com a presença também do vice-presidente e os plantonistas da Central Fácil e Bal-cão SEBRAE. Esta segunda teve o objetivo de resolver algumas in-definições no formato e funciona-mento dos plantões em 2013.

Data: 21 de novembro

No dia 21 de novembro a diretora Solange Marinho participou dareu-nião do Fórum de Contribuintes da RFB, representando o SESCAP. Entre os assuntos discutidos em pauta: Convênio Junta x Recei-tam ADEs de Exclusão do Simples Nacional e o porquê da RFB não aceitar documentos profissionais ou habilitação para cadastro no SICAF. A reunião foi muito impor-tante, pois os assuntos em pauta precisavam ser discutidos a fim de encontrar uma solução, para assim, beneficiar a classe que representa-mos, garantindo seus direitos.

Data: 07 de novembro

O presidente do subcomitê estadu-al do REDESIM, Carlos Antônio de Moraes Cruz, enviou uma carta con-vidando o presidente, Carlos Mapu-runga, para participar da 3ª reunião ordinária do Subcomitê Estadual de Implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Le-galização de Empresas e Negócio, a REDESIM. O sindicato esteve pre-sente representado pelo presidente e o seu vice, Daniel Coêlho. Na reunião constava em pauta a leitura e aprova-ção da ata da reunião anterior, apro-vação do Projeto de implantação da REDESIM pelo SEBRAE Nacional, entre outros informes.

Reunião do REDESIM tem presença de Carlos Mapurunga e Daniel Coêlho

Presidente e vice participam de Assembleia na FENACON Data: 21 a 23 de novembro

Aconteceu a ACR, Assembleia Ge-ral do Conselho de Representan-tes da FENACON - 2012, no Ho-tel Golden Tulip, em Brasília-DF. Carlos Mapurunga e Daniel Coêlho estiveram presentes, representan-do o SESCAP-Ceará em mais um evento de grande importância para os destinos do setor de serviços. A assembléia foi regada por momen-tos de discussões importantes para todos os que estavam presentes, pois abordou assuntos de neces-sidade para todos os sindicatos e seus associados. No último dia do encontro, os assuntos discutidos foram a 15ª Conescap, a ser reali-zada em Gramado-RS, o Instituto FENACON, Certificação Digital e UNIFENACON.

Sindicato realiza reuniões com plantonistas da Central Fácil e balcão SEBRAE

Page 18: Ponto Empresarial 18

Um momento para deba-ter, trocar ideias, novos negócios e descobrir no-

vas tecnologias. É nesse clima que o ano de 2013 acolhe a 15ª edição da Conescap.

Realizado a cada dois anos, a Con-venção das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de as-sessoramento, Perícias, Informa-ções e Pesquisas é considerado o maior e mais significativo evento do setor de Serviços.

O tema "Empresário de Serviços: Credibilidade, Sensibilidade e Vi-são Estratégica" será o responsá-vel pelo direcionamento de todas as palestras, oficinas e painéis com nomes de expressão no seg-mento empresarial brasileiro e in-ternacional.

Sob o comando da FENACON, o evento terá como anfitriões o Ses-con/RS e o Sescon Serra Gaúcha, e acon-tecerá en-tre

21 e 23 de agosto no Serra Park, em Gramado. A programação foi pensada especialmente nos dois mil gestores esperados, vindos de toda parte do Brasil.

Para o primeiro dia, os partici-pantes contarão com a tradicional entrega de materiais e credenciais, sendo seguido pela recepção, a sessão solene de abertura e o jan-tar de boas-vindas com direito a participação de uma orquestra.

No segundo dia, a programação é intensa e repleta de conhecimen-to, palestras com temas envolven-tes e uma noite cultural. O desta-que do dia fica por conta de James Hunter, com a palestra "O Líder Servidor". Hunter vem criando uma nova cultura do que é uma li-derança de verdade, aliando a im-portância da espiritualidade e da humanização no novo conceito.

O terceiro e último dia continua no ritmo de integração e troca

de conhecimentos, terminando

com

uma confraternização com tema de noite gaúcha. Para finalizar o evento, Mailson da Nóbrega é o pa-lestrante em destaque, proferindo sobre "Perspectivas para a econo-mia brasileira diante das demais economias mundiais".

A Feiness - Em paralelo com a CONESCAP é realizada a Feira Nacional de Negócios do Setor de Serviços (Feiness), que conta com diversos expositores e entre as pa-lestras os participantes aproveitam para conhecer novidades sobre empresas, recebem materiais de divulgação, brindes e podem en-trar em contato com profissionais do país inteiro.

O evento está sendo trabalhado para, como todos os anteriores, fi-car marcado na história do setor de Serviços. Todos os detalhes foram pensados e escolhidos com todo cuidado e atenção que os partici-pantes merecem.

As inscrições podem ser feitas em pacote convencional ou acompa-nhante e para saber mais detalhes basta acessar o site do evento, ti-rar todas as dúvidas realizar a ins-crição. Você, profissional do se-tor de serviços, não pode ficar de fora desse evento que vai ficar na história! Para saber mais, acesse http://www.conescap.com.br.

con/RS e o Sescon Serra Gaúcha, e acon-tecerá en-tre

O terceiro e último dia continua no ritmo de integração e troca

de conhecimentos, terminando

com

U

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 18 |

Tema Livre

Vem aí a15ª CONESCAP

Page 19: Ponto Empresarial 18

Confira a programação completa

12h

às 17h

Entrega de Material e Credenciais

17h

às 18h

Recepção dos Congressistas

18:h

às 20h

Sessão solene de abertura

20h

às 21:00

Abertura e visitação à Feira de Negócios

21h Baile Show: Orquestra de Teutônia

9h30 Abertura da feira de negócios

10h00 às

10h15

Sorteios de brindes

10h15 às

11h45

Painel 3 - Sala 1 - Tema: Benefícios e Aplica-

ções da Certificação Digital

Mesa Redonda 3 – Sala 2 - Tema: Estrutu-

ração Societária e Governança nas Empresas

de Serviços

Oficina 2 – Sala 3 - Tema: Sucessão Familiar

11h45 às

13h30

Almoço de negócios no restaurante do Cen-

tro de Eventos

13h30 às

13h45

Sorteios de brindes

13h45 às

15h00

Painel 4. – Sala 1 - Tema: Mercado de Servi-

ços, Cenários e Oportunidades.

Mesa Redonda 4 – Sala 2 - Tema: Gestão de

Empresas Contábeis

Caso 2 –Sala 3 - Tema: Estudos de probabili-

dade em pesquisas

15h00 às

16h00

Espaço para patrocinadores e rodadas de ne-

gócios

16h00 às

16h30

Intervalo para coffe break

16h30 às

17h30

Palestra Perspectivas para a economia brasi-

leira diante das demais economias mundiais,

com Mailson da N obrega

17h30 às

19h30

Sessão Solene de Encerramento

21h00 Confraternização dos convencionais, por

adesão.

Noite Gaúcha - Jantar por adesão com espe-

táculo regional típico

09h30 Abertura da feira de negócios

10h às

10h15

Sorteios de brindes

10h15 às

11h45

Painel 1 – Sala 1: Tema: Gestão das Ferra-

mentas Digitais nas Organizações

Mesa Redonda 1 – Sala 2 : Tema: Como

Transformar Gerentes em Líderes

Oficina 1 – Sala 3: Tema: EFD Social

11h45

às 13h30

Almoço de negócios no restaurante do Cen-

tro de Eventos

13h30 às

13h45

Sorteios de brindes

13h45

às 15h

Palestra – Sala 1 - Tema: Repensando suas

Atitudes nos Negócios de sua Empresa

Mesa Redonda 2 - Sala 2 - Tema: Como

Transformar as Empresas de Serviço Através

da Comunicação

Caso 1 - Sala 3: Tema: Redes de Cooperação

e Serviços

15h

às 16h

Espaço para patrocinadores e rodadas de ne-

gocios

16h às

16h30

Intervalo para coffee break

16h30

às 17h30

Palestra O Líder Servidor, com James Hun-

ter

20h às

21h30

Noite Cultural

* Palácio dos Festivais: Show com Almir Sa-

ter ou Igreja Matriz: Espetáculo Natal Luz

*Reservas antecipada para uma das atrações

21h30 Noite de confraternização das

delegações

1º. Dia - 21 de agosto de 2013 - Quarta-feira 3º. Dia - 23 de agosto de 2013 - Sexta-feira

2º. Dia - 22 de agosto de 2013 - Quinta-feira

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 19 |

Page 20: Ponto Empresarial 18

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 20 |

Gestão em Pauta

Programas da qualidadem aliado poderoso para estratégia de mercado

Nunca se falou tanto de qualidade como nos últimos anos. São cada vez mais constantes as histórias sobre empresas que, através de in-vestimentos em programas de qua-lidade, se tornaram mais competi-tivas. Em contrapartida, mas em menor proporção, surgem também boatos sobre negócios que “fecha-ram as portas” por não investirem em melhoria continuada na quali-dade dos seus serviços.

Atender as necessidades do mer-cado é uma constante luta no am-biente empresarial. Em outros

Utempos, a certificação através da ISO 9001 garantia que a empre-sa, já padronizadas de acordo com as normas técnicas exigidas para o seu funcionamento, adquirisse credibilidade no mercado. Hoje, o certificado nada mais é do que uma obrigação da organização de pro-var que os seus produtos e serviços estão de acordo com um padrão de organização e produtividade.

De acordo com a diretora respon-sável pela Actuality Consultoria Empresarial, especialista e audito-ra líder (Lead Auditor) em Gestão da Qualidade - ISO 9001, Renata Motta Vasconcellos, “muita coisa mudou nos últimos anos e não fo-

ram apenas as obrigações e a nova forma de fazer a contabilidade dos clientes. O mundo, a economia, as pessoas e os clientes mudaram”, comentou.

Pensando nisso, o SESCAP-CE lançou em novembro de 2012, um programa de qualidade do seg-mento, onde todas as empresas do setor de contabilidade em ativa no Ceará que estiverem dispostas a participar poderão adquirir o Cer-tificado do Programa da Qualidade Sescap (PQS). Ele surge para pre-parar as organizações para a nova realidade mundial, tornando-as mais fortes e competitivas. É como se a organização não se conten-

PROGRAMA DE QUALIDADEPROGRAMA DE QUALIDADE

Page 21: Ponto Empresarial 18

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 21 |

tasse apenas com uma graduação. Mais até do que uma pós-gradua-ção, ou mestrado, ela tivesse o de-ver da buscar pelo algo mais, o seu carro-chefe para alcançar o suces-so, o pós-doutorado com excelên-cia em qualidade.

O projeto tem como alguns dos requisitos analisados: objetivos, planos e metas; gestão global da empresa; comportamento no mer-cado; tratamento com os cliente e funcionários, motivação, entre outros atributos, hoje, indispen-sáveis para uma empresa que bus-ca uma metodologia de gestão de qualidade, aperfeiçoamento e de-senvolvimento constante.

PROGRAMA DE QUALIDADE

Empresas participantes

ACM Contabilidade e Auditoria S/S

ACS Brasil Auditoria e Assessoria Contábil Ltda

ADL Assessoria Contabil S/S

Auditares Contadores Associados S/S-Me

Castro e Amaral Contabilidade S/S Ltda

Condac Contabilidade e Condominios Ltda

Conmax Contabilidade Empresarial S/S Ltda

Coutinho & Carvalho - Contabilidade Gerencial S/S Ltda

Dilavôr Serviços S/S

FADJ Auditoria e Consultoria Contabil Ltda

GESPLAN Gestão Planejamento Contabil

Giro’s Serviços Contabeis Ltda

Ibmaia Contabilidade e Assessoria Ss Ltda

MARPE Contadores Associados

Master Mapurunga Serviços Contábeis

Monteiro, Albuquerque e Pires

Procontábil Ss Me

RCN Contabilidade e Assessoria Empresarial Me

R. Saraiva Organização Contábil Ltda

SECRAN Assessoria & Consultoria Contábil S/S

Silveira Fontenele Assessoria – Offi cce Contábil

SESCAP Ceará

TEPLACON Tecnica e Planejamento Contábil S/S

Page 22: Ponto Empresarial 18

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 22 |

O PQS

Sua essência consiste em ensinar e orientar as empresas a realiza-rem a implantação do programa e desenvolverem os trabalhos, através de treinamentos e consul-torias presenciais e via web, com ferramenta disponibilizada pela Actuality, que é integrada à Asso-ciação Brasileira de Normas Téc-nicas – ABNT, órgão responsável pela normalização técnica no país, única e exclusiva representante no Brasil da entidade internacional: ISO (International Organization for Standardization). Atuando nos segmentos de Consultoria e Trei-namentos em Qualidade, Recursos Humanos, Desenvolvimento Orga-nizacional, Atendimento ao clien-te, Marketing e outros.

As empresas são assistidas de forma individual e de acordo com as suas peculiaridades. Uma fi losofi a pró-pria de gestão é desenvolvida, consi-derando as características próprias e a cultura já existente. O acompanha-mento da consultoria e do SESCAP--CE é fundamental para o sucesso da implantação do programa.

Para Renata, que também atua

como consultora, palestrante, ins-trutora empresarial, entre outras atribuições, a auditoria externa é importante para assegurar a quali-dade técnica e a imparcialidade no método, “O Auditor da Qualidade

possui a formação necessária para a correta medição e avaliação do grau de profundidade e a adequa-da implantação do programa em uma corporação”, concluiu.

Empresas que aprendem a im-plantar programas de qualidade passam a caminhar com as pró-prias pernas, ou seja, não vão mais depender de consultoria após cada

término de trabalho. Uma estraté-gia simples, segura e fácil de pro-porcionar melhorias no ambiente de trabalho.

Qualidade nos serviços

Como diz o ditado: “Não basta ter quantidade, o importante mesmo é a qualidade”, no mundo empre-sarial não é diferente. De fato a qualidade pode ser um expressivo fator de mudança no modo como a organização se relaciona com seu público-alvo.

Uma nova maneira de gerir a orga-nização baseada em um forte en-volvimento da administração, em todos os seus níveis, e de todos os funcionários, no objetivo comum de uma excelente prestação de ser-viços ao cliente.

O processo de preparação de uma empresa para a certificação de qua-lidade é demorado, mas acrescenta credibilidade no mercado e trans-mite aos clientes a preocupação que ela tem em buscar o diferencial. É um atributo que fideliza o “freguês” aquele determinado serviço.

PROGRAMA DE QUALIDADE

Empresas que aprendem a

implantar programas de qualidade passam a caminhar com as

próprias pernas

““

Page 23: Ponto Empresarial 18

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 23 |

Ações que demandam investimen-to, mas que trazem retorno. Todos saem ganhando e o mais impoten-te, muito satisfeitos. Um desafio a ser aceito e seguido com afinco pelas organizações. Portanto é de fundamental importância que o planejamento seja valorizado pe-los responsáveis pela área de qua-lidade das organizações.

Uma técnica que deu certo

De origem japonesa, o Housekee-ping, mais conhecido como 5S, é um programa entre tantos outros, que proporciona progresso com-portamental, ele tem como princi-pal característica a simplicidade. Incide em um conjunto de cinco normas que visa manter e otimizar a organização de qualquer local de trabalho. O mais interessante é que o método pode ser utilizado além das paredes das organiza-ções, ou seja, na vida pessoal, sem custo algum para os seus adeptos.Um programa simples de ser apli-cado. Por meio de trabalhos de racionalização, organização, lim-peza, conservação e disciplina sua empresa se transformará num am-

biente saudável para todos os co-laboradores, clientes e fornecedo-res. A técnica dos 5S, iniciais das cinco palavras em língua japonesa orienta o programa. Confira algu-mas dicas de como aplicá-la em sua empresa.

1 - Seiri (liberação da área ou espaço): liberar seu espaço de trabalho dos elementos desneces-sários. Dê uma boa olhada a sua

volta e observe o que não tem utilização e que podem (ou de-vem) ser descartados.

2 - Seiton (organização): facilita a utilização dos itens de uso. Se-parar esse material e guardá-los em uma ordem de “uso imediato, uso frequente, uso esporádico e uso eventual” ajuda na hora de utilizá-los.

3 - Seiso (limpeza): limpar seu local de trabalho. Reserve al-guns minutos diariamente para desempenhar essa tarefa. Limpe inspecionando e lembre-se, lim-par elimina riscos. Elabore um pequeno programa que padroni-ze a hora, a ordem e os objetos a serem limpos.

4 - Seiketsu (padronização): manter sempre um alto padrão de arrumação e organização no local de trabalho.

5 - Shitsuke (disciplina): trei-nar as pessoas para seguir uma boa disciplina de housekeeping espontaneamente. Essa pode ser a parte mais difícil do programa.

O processo de preparação de

uma empresa para a certificação de qualidade é demorado,

mas acrescenta credibilidade no mercado

Com informações do site hsm.com.br

Page 24: Ponto Empresarial 18

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 24 |

Sublimite estadual do Simples Nacional

O presidente, Carlos Mapurunga, participou de entrevista no programa Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares no dia 08 de novembro para fa-lar sobre o sublimite estadual do Simples e es-clarecer as dúvidas dos telespectadores sobre o assunto.

Já no dia 26, a luta do SESCAP-CE relacionado à defi nição do sublimite do Simples Nacional cita-da numa matéria do Bom Dia Ceará que aborda-va o seminário que a Confederação Nacional de Municípios iria promover em Fortaleza.

Em 26 de dezembro, o presidente Carlos Mapu-runga concede nova entrevista ao Bom Dia Ceará sobre o agendamento do Simples nacional.

PQS – Programa da Qualidade SESCAP

Com o intuito de divulgar o assunto, como um importante instrumento de qua-lifi cação das empresas do setor contábil, o PQS, certifi cação que será viabilizada pelo SESCAP-CE foi amplamente divulgado nos veículos de comunicação do es-tado. Confi ra:

- Coluna Egídio Serpa | Jornal Diário do Nordeste | Data: 25 de outubro

- Negócios | Jornal Diário do Nordeste | Data: 17 de novembro

- Blog do Eliomar | O Povo Online | Data: 27 de novembro

- Programa Mercado & Negócios | Rádio O Povo/CBN | Data: 28 de novembro

- Blog Ceará News | Data: 28 de novembro

- Site InvestNE | Data: 13 de dezembro

- Programa Diário na TV | TV Diário | Data: 17 de dezembro

NAMÍDIA

O assunto em destaque na mídia cearense no último trimestre do ano de 2012 foi a certificação do PQS – Programa da Qualidade SESCAP. Assuntos como o sublimite estadual do Simples Nacional também foi trabalhado junto à imprensa.

Mídia

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 24 |

Acesse o nosso o site do SESCAP-Ceará (www.sescapce.org.br/clippings) e veja o clipping completo.

Page 25: Ponto Empresarial 18

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 25 |

Sites

CDs/DVDs

Gestão Estratégica da Informação, do Conhecimento e das Competências, de Maria Celeste Vasconcelos

Blu-ray The Beatles - Magical Mystery Tour

Lenine.Doc: Trilhas

Ficção 1. Cinquenta Tons de Cinza| Intrinseca

2. Cinquenta Tons Mais Escuros |

Intrinseca

3. 50 Tons de Liberdade | Intrinseca

4. Morte Súbita | Nova Fronteira

5. A Travessia | Arqueiro

6. O Hobbit | Wmf Martins Fontes

7. As Cronicas de Gelo e Fogo | Leya

8. Toda Sua | Paralela

9. Profundamente Sua | Paralela

10. Um Porto Seguro| Novo Conceito

Não Ficção 1. Diálogos Impossíveis | Objetiva

2. Giane - Vida, Arte e Luta | Primeira

Pessoa

3. Carcereiros | Companhoa Das Letras

4. Não Ha Dia Fácil | Paralela

5. Uma Breve Historia do Cristianismo |

Fundamento

6. Gonzaguinha e Gonzagão: Uma

Historia Brasileira | Leya

7. A Queda | Record

8. One Direction | Best Seller

9. Marighella - O Guerrilheiro que

incendiou o mundo | Companhia Das Letras

10. Guia Politicamente Incorreto da

Historia do Brasil | Leya

Negócios / Religião / Autoajuda

1. O Monge e o Executivo | Sextante

2. As 25 Leis Bíblicas do Sucesso | Sextante

3. Os Segredos da Mente Milionária |

Sextante

4. Casais Inteligentes enriquecem juntos

| Gente

5. Feridas da Alma | Agir

6. O Desafi o de Amar | Bv Films

7. O Sinal | Paralela

8. Eu Não Consigo Emagrecer | Best Seller

9. A Caricia Essencial | Gente

10. Viver Com Fé | Casa Da Palavra

Livraria NobelShopping Aldeota - Lojas 423/424 - Piso L4

Fone: (85) 3458.0404 - Fortaleza-CE

Hypescience

Em 1967, seguindo o mesmo extraordinário impacto do álbum Sgt. Pepper Lonely Hearts Club Band e a transmissão mundial de All You Need Is Love, os Beatles criaram, escreveram e dirigiram seu terceiro fi lme, Magical Mystery Tour, uma história como em sonho de um dia de viagem de ônibus para o litoral. Apple Films restaurou totalmente o fi lme clássico, há muito tempo fora de catálogo. A restauração do Magical

Os artigos reunidos nesta obra revelam como as instituições de ensino estão superando o desafi o de buscar novas oportunidades de aprendizado, inovação e competitividade. O livro ressalta a importância da gestão dos ativos intangíveis, geradores de diferenciais e compromisso das organizações rumo à excelência. Os artigos foram oriundos de trabalhos de dissertação de mestrado defendidos no Programa de Mestrado em Administração das Faculdades Pedro Leopoldo (FPL) orientados pela professora e pesquisadora responsável pela organização do livro. Estão inseridos no grupo de pesquisas intitulado "Proteção ao Conhecimento Organizacional", registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científi co e Tecnológico (CNPq) e liderado pela pesquisadora.

Um dos maiores cantores e compositores da MPB traz uma coletânea de raridades pela 1º vez em um só CD. Um repertório composto por músicas de novelas, fi lmes e minisséries. Segundo o próprio Lenina, “uma singularidade deste

Mystery Tour foi supervisionada por Paul Rutan Jr. da Eque Inc., a mesma

empresa que cuidou da aclamada restauração de Yellow Submarine. Todos os formatos, DVD e Blu Ray contêm uma série de conteúdos especiais, como imagens inéditas. Há entrevistas recém-fi lmadas com Paul McCartney, Ringo Starr e outros membros do elenco do fi lme e da produção, bem como comentários em áudio do diretor gravado por

Paul.

Como o nome sugere, o principal assunto do site é sobre ciência. Mas tem artigos em português também sobre bem-estar, saúde, medicina, astronomia e até tecnologia.

www.hypescience.com

material é o fato de que nenhum desses títulos fez parte de meus CDs

de carreira, daí o desejo de disponibilizá-los para o

público”. "Aquilo que Dá no Coração", música de abertura da novela Passione da TV

Globo, é uma das canções do disco.

DicasLivros

Nobel - Top 10 Os artigos reunidos nesta obra revelam como as instituições de ensino estão superando o desafi o de buscar novas oportunidades

registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científi co e

You Need Is Love, os Beatles

clássico, há muito tempo fora

Paul Rutan Jr. da Eque Inc., a mesma

Yellow Submarine. Todos os formatos, DVD e Blu Ray contêm uma série de conteúdos especiais, como imagens inéditas. Há entrevistas recém-fi lmadas com Paul McCartney, Ringo Starr e outros membros do elenco do fi lme e da produção, bem como comentários em áudio do diretor gravado por

material é o fato de que nenhum desses títulos fez parte de meus CDs

público”. "Aquilo que Dá no Coração", música de abertura da novela Passione da TV

Globo, é uma das canções do disco.

Livros

Page 26: Ponto Empresarial 18

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 26 |

Mural de Fotos

II ACRSeminário Lavagem de dinheiro

Lançamento PQS

Seminário Aspectos Trabalhistas, Previdenciários e Legais na Concessão de Salários Indiretos e Benefícios

Reunião da Câmara Setorial de Contabilidade Auditoria Certificação Digital

Entrega de brinquedos Associação Peter Pan

Page 27: Ponto Empresarial 18

Ponto Empresarial OUT/NOV/DEZ 2012| PÁG. 27 |

Certificado Digital no SESCAP-Cearáé-simples, e-prático.

AdquirirComodidade

Sede: Rua Eduardo Sabóia, 399 - Papicu CEP 60.175-145| Fortaleza - Ceará

Posto CRC: Av.

da Universidade,

3057- Benfica

REGIONAL SOBRAL:

REGIONAL JUAZEIRO:

Rua São Pedro, 167 - Central Fácil, Centro

Rua Floriano Peixoto, 488 Centro Sobral

FORTALEZA:

Posto Shopping Avenida: Av. Dom Luís, 300Piso L3 – Loja 342 Aldeota

Posto OAB/Fórum: Av. Desembargador Floriano Benevides, 220, Sala do Advogado - Edson Queiroz

www.sescapce.org.br | 0800 601 2013

Page 28: Ponto Empresarial 18