poder legislativo

9
1 O Poder Executivo, através de decreto, declara desnecessária a existência de determinado cargo público, atingindo servidor estável. Face à Constituição Federal: a) o Poder Executivo, por meio de decreto, não pode extinguir cargos. b) o Poder Executivo, pode, através de decreto, extinguir cargo, aproveitando o servidor estável em cargo de melhor vencimento. c) o Poder Executivo pode, através de decreto, extinguir cargo, aproveitando o servidor estável em função de melhor vencimento. d) somente por lei poderão ser extintos cargos pertencentes ao Poder Executivo, ficando o servidor público em disponibilidade remunerada. (Você acertou) Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra D. Artigo 48 da CF: "Cabe ao Congresso Nacional (...): X - criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas, observado o que estabelece o art. 84, VI, b. O art. 84 da CF, que versa sobre a competência privativa do Presidente da República, não oferece essa competência ao Presidente da República. Portanto, somente o Congresso Nacional, através de lei, poderá criar, transformar ou extinguir cargos, empregos ou funções públicas. 2 O ministro da Aeronáutica é convocado para prestar, perante o Senado Federal, informações sobre a Escola de Especialistas da Aeronáutica, em Guaratinguetá. Tal deliberação foi adotada pela maioria dos senadores em sessão plenária, mas, sem justificativa, o convocado deixa de comparecer. Nesse caso:

Upload: nickson-amparo

Post on 25-Jul-2015

157 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Poder Legislativo

1 O Poder Executivo, através de decreto, declara desnecessária a existência de determinado cargo público, atingindo servidor estável. Face à Constituição Federal:

   a) o Poder Executivo, por meio de decreto, não pode extinguir cargos. b) o Poder Executivo, pode, através de decreto, extinguir cargo, aproveitando o servidor estável em cargo de melhor vencimento. c) o Poder Executivo pode, através de decreto, extinguir cargo, aproveitando o servidor estável em função de melhor vencimento. d) somente por lei poderão ser extintos cargos pertencentes ao Poder Executivo, ficando o servidor público em disponibilidade remunerada. (Você acertou)    Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra D. Artigo 48 da CF:

"Cabe ao Congresso Nacional (...):X - criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas, observado o que estabelece o art. 84, VI, b.

O art. 84 da CF, que versa sobre a competência privativa do Presidente da República, não oferece essa competência ao Presidente da República. Portanto, somente o Congresso Nacional, através de lei, poderá criar, transformar ou extinguir cargos, empregos ou funções públicas.

2 O ministro da Aeronáutica é convocado para prestar, perante o Senado Federal, informações sobre a Escola de Especialistas da Aeronáutica, em Guaratinguetá. Tal deliberação foi adotada pela maioria dos senadores em sessão plenária, mas, sem justificativa, o convocado deixa de comparecer.

Nesse caso:   a) o ministro da Aeronáutica agiu erroneamente, pois, como ministro militar, tem obrigação de comparecer. b) somente comissões permanentes e temporárias do Congresso Nacional e suas Casas têm competência para convocar ministros de Estado. (Você acertou) c) os senadores não podem deliberar sobre o assunto. d) a convocação somente poderá ser feita pela Câmara dos Deputados.    Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra B. Conforme o artigo 58, § 2°, III da CF, cabe somente às comissões permanentes e temporárias do Congresso nacional poderão convocar Ministros de Estado para prestar informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições.

"Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e

Page 2: Poder Legislativo

temporárias, constituídas na forma e com as atribuições previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criação.(...)§ 2º - às comissões, em razão da matéria de sua competência, cabe:(...)III - convocar Ministros de Estado para prestar informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições".

Se o ministro fosse convocado dessa forma, ele seria obrigado a comparecer. Caso não pudesse, deveria apresentar um motivo plausível para isso. Que não é o nosso caso.

3 Em uma cidade do interior, deputado federal não pertencente ao Estado-membro que o elegeu, é preso em flagrante na prática de homicídio. Qual das alternativas é cabível à espécie?

   a) A autoridade policial lavra o auto de prisão em flagrante, remetendo-o ao Superior Tribunal de Justiça. b) A prisão é inconstitucional. c) A autoridade policial preside a lavratura do auto de prisão em flagrante, sendo o Supremo Tribunal Federal o competente para o julgamento. (Você acertou) d) Conforme mandamento constitucional, deputado federal, mesmo em solo de Estado-membro que não o elegeu, goza de imunidades, cabendo, então à autoridade policial ou judiciária o pedido de licença à Câmara dos Deputados para a instauração do inquérito.    Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra C. Artigo 53, §§ 3º e 4º da CF:

"Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.(...)§ 3º Recebida a denúncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o Supremo Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação.§ 4º O pedido de sustação será apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogável de quarenta e cinco dias do seu recebimento pela Mesa Diretora".

4 Um deputado federal, quando era prefeito municipal, cometeu crime de estelionato, mas o processo só foi instaurado após a extinção do mandato de prefeito e de sua diplomação como Deputado. Esse processo é de competência:

   a) do Supremo Tribunal Federal. (Você acertou) b) da Justiça local, após deliberação da Câmara dos Vereadores. c) da Câmara dos Vereadores, que poderá aplicar o impeachment. d) exclusiva da Câmara dos Deputados.

Page 3: Poder Legislativo

   Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra A. Conforme os artigos 102, I, b, e 53, §1°, da Constituição Federal.

Nos crimes comuns, a competência para julgar deputados ou senadores já diplomados será sempre do Supremo Tribunal Federal.

Art. 53, §1°, da CF:"Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.§ 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal". (Grifo nosso)

Art. 102, I, b:"Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:I - processar e julgar, originariamente:b) nas infrações penais comuns, o Presidente da República, o Vice-Presidente- Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus próprios Ministros e o Procurador-Geral da República". (Grifo nosso)

Portanto, o STF é o competente para julgar esse crime.

Se tal indivíduo não tivesse ainda sido diplomado como deputado federal, o tribunal competente seria o Tribunal de Justiça, conforme o artigo 29, X da Constituição Federal.

5 Compete privativamente à Câmara dos Deputados:   a) dispor sobre a organização e o funcionamento da administração federal, na forma da lei. b) proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa. (Você acertou) c) autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios. d) exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.    Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra B. Dispõe o art. 51, II, da CF: "Compete privativamente à Câmara dos Deputados: (...) II - proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa".

Page 4: Poder Legislativo

6 As Comissões Parlamentares de Inquérito estão constitucionalmente autorizadas a:

   a) solicitar o depoimento de qualquer autoridade ou cidadão, pois possuem os mesmos poderes investigatórios da autoridade judicial. (Você acertou) b) determinar a quebra de sigilo bancário, pois possuem os mesmos poderes investigatórios da autoridade policial. c) promover a responsabilidade civil e criminal dos infratores. d) decretar a prisão preventiva dos infratores, pois possuem os mesmos poderes da autoridade judicial.    Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra A. Segundo art. 58, §3º, da CF: "As comissões parlamentares de inquérito, que terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um terço de seus membros, para a apuração de fato determinado e por prazo certo, sendo suas conclusões, se for o caso, encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores".

7 Assinale a alternativa incorreta. O tratado internacional apresente as seguintes fases de celebração:

   a) Referendo do Congresso Nacional. b) Ratificação. c) Promulgação. d) Plebiscito do Congresso Nacional. (Você acertou)    Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra D. As fases de celebração dos tratados são:1) negociação – (art. 84, VIII, CF): culmina com a assinatura;2) aprovação parlamentar ou referendo do congresso nacional – art. 49, I, CF.3) ratificação – ato do chefe do executivo que confirma a assinatura (regulado pela Convenção de Viena de 1969); 4) promulgação e publicação no dou (diário oficial da união).A negociação e ratificação são chamadas fase internacional, enquanto que o referendo, promulgação e publicação são chamados de fase interna.

8 A convocação extraordinária do Congresso Nacional far-se-á:   a) pelo Presidente do Senado Federal, em caso exclusivo de decretação de estado de defesa, de pedido de autorização para a decretação de estado de sítio.

Page 5: Poder Legislativo

b) pelo Presidente da República, pelos Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, exclusivamente, em caso de urgência ou interesse público relevante, em todas as hipóteses deste inciso com a aprovação da maioria absoluta de cada uma das Casas do Congresso Nacional. c) pelo Presidente do Senado Federal, em caso de decretação de estado de defesa ou de intervenção federal, de pedido de autorização para a decretação de estado de sítio e para o compromisso e a posse do Presidente e do Vice-Presidente- Presidente da República; (Você acertou) d) somente a requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas, em caso de urgência ou interesse público relevante, em todas as hipóteses deste inciso com a aprovação da maioria absoluta de cada uma das Casas do Congresso Nacional.    Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra C. Estabelece o §6º do artigo 57 da CF que "a convocação extraordinária do Congresso Nacional far-se-á:I - pelo Presidente do Senado Federal, em caso de decretação de estado de defesa ou de intervenção federal, de pedido de autorização para a decretação de estado de sítio e para o compromisso e a posse do Presidente e do Vice-Presidente- Presidente da República;II - pelo Presidente da República, pelos Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal ou a requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas, em caso de urgência ou interesse público relevante, em todas as hipóteses deste inciso com a aprovação da maioria absoluta de cada uma das Casas do Congresso Nacional".

9 Analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa CORRETA. I - Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. II - Desde a candidatura, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. III - Ocorrendo um flagrante inafiançável cometido por um deputado, os autos serão remetidos dentro de quarenta e oito horas ao Senado Federal, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.

   a) I e III estão incorretas. b) II e III estão incorretas. (Você acertou) c) I e II estão incorretas. d) Todas estão incorretas.    Você acertou Parabéns! A resposta certa é a letra B. Estabelece o art. 53 que "os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos".Já em seu § 2º, dispõe que "Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão". Assim sendo as afirmações II e III estão incorretas.

Page 6: Poder Legislativo

10 É incorreto afirmar que compete privativamente ao Senado Federal, aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de:

   a) Magistrados, nos casos estabelecidos nesta Constituição; b) Governador de Território; (Sua resposta) c) Procurador-Geral da República; d) Promotores do Estado ao qual representam.    Você errou Sua resposta foi a letra B mas a resposta certa é a letra D. Dispõe o art. 52 da CF que "compete privativamente ao Senado Federal:III - aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de:a) Magistrados, nos casos estabelecidos nesta Constituição;b) Ministros do Tribunal de Contas da União indicados pelo Presidente da República;c) Governador de Território;d) Presidente e diretores do banco central;e) Procurador-Geral da República;f) titulares de outros cargos que a lei determinar".