plateia - 13 de dezembro de 2013

16
plateia @emtempo.com.br MANAUS , SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013 ESTE É UM SUPLEMENTO DO JORNAL EM TEMPO. NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE A voz da fé em Manaus P áginas 4 e 5 DIEGO JANATÃ

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 23-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Plateia - Caderno de entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Plateia - 13 de dezembro de 2013

[email protected], SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

ESTE

É U

M S

UPLE

MEN

TO D

O JO

RNAL

EM

TEM

PO. N

ÃO P

ODE

SER

VEN

DIDO

SEP

ARAD

AMEN

TE

A voz da fé em Manaus

Páginas 4 e 5

Kate Barry morre ao cair da janela

A fotógrafa Kate Barry, fi lha da atriz Jane Birkin e do compositor da trilha de James Bond, John Barry, foi encontrada morta em Paris ontem após cair do quarto andar de um prédio.

Barry, 46, conhecida por seu trabalho como fotógrafa de moda, nasceu no ano em que seus pais se separaram, sendo criada pelo cantor francês Serge Gainsbourg. A fotógrafa era meia-irmã dos também atores Charlotte Gains-bourg e Lou Doillon.

A polícia não deu detalhes, apenas disse que investigavam a causa da morte.

As fotos de Barry foram publicadas na revista “Vogue” britânica e no “Sun-day Times”, além de serem exibidas recentemente em Paris.

“Quando criança, eu era muito fo-tografada. Isso deve ter deixado uma impressão”, disse a fotógrafa ao jornal francês “Liberation”, em 2012.

Após problemas com drogas e álcool, a fotógrafa fundou uma clínica de tra-tamento para viciados na França.

A fotógrafa deixa um filho de 26 anos.

FOTÓGRAFA

Plateia16MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Fotos produzidas por Barry foram pu-blicadas em revistas como “Vogue”

DIVULGAÇÃO

DIEGO JANATÃ

[email protected]@[email protected], SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

01_16 PLATEIA FIMSEMANA.indd 16-1 12/12/2013 22:47:54

Page 2: Plateia - 13 de dezembro de 2013

Plateia2MANAUS, SEXTA-FEI-RA, 13 DE DEZEM-BRO DE 2013

Coluna 15MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Coluna 15

Jander [email protected] - www.jandervieira.com.br

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

O ano de 2013 dará adeus com uma grandiosa festa. A coluna está falando do casório de Renata Gon-çalves e Luiz Fellipe Rebelo agen-dado para amanhã, na Catedral Metropolitana de Manaus seguido de recepção no salão Ponta Negra do Tropical Hotel Manaus. O ‘sim’ está sendo o mais esperado da temporada por levar a assinatura impecável de Ana Rebelo, mãe do noivo. Ela é dona de um bom-gosto indiscutível do tipo único.

::::: União pra lá de chicSexta de rock

no Buteko da Piscina

Adriano Arcanjo e Banda Essence são as atrações de hoje, do Buteko da Piscina. A música ao vivo começa às 19h30.

Adriano Arcanjo abre a noite, acom-panhado dos músicos Fábio Oliveira no contrabaixo e Eber Raiker na bateria, com um repertório que vai do samba, passando pela bossa nova e preparan-do o público com o rock pop para os convidados seguintes.

No samba rock, Arcanjo vai de Jorge Ben Jor, Bebeto e outros artistas do estilo. E no rock pop como Capital Inicial, Nando Reis, Titãs.

A banda Essence sobe ao palco a par-tir de meia-noite, com a atual formação composta por Carlos Araújo (bateria), Daniel Lima (voz e baixo) e Marinho Júnior (guitarra). O grupo selecionou músicas de bandas como Jota Quest, Legião Urbana, Capital Inicial, Parala-mas do Sucesso e RPM. O setlist vem recheado, ainda, de composições de artistas e bandas internacionais como Bon Jovi, The Calling, Pink Floyd e Red Hot Chili Peppers, por exemplo.

MÚSICA

Carlos Araújo é baterista e líder da banda de rock amazonense Essence

DIVULGAÇÃO

Jander Vieirajandervieira

O ano de 2013 dará adeus com uma grandiosa festa. A coluna está falando do casório de Renata Gon-çalves e Luiz Fellipe Rebelo agen-dado para amanhã, na Catedral Metropolitana de Manaus seguido de recepção no salão Ponta Negra do Tropical Hotel Manaus. O ‘sim’ está sendo o mais esperado da

União pra lá de chic

União pra lá de chic

União pra

Com o término do ano, iniciam-se as celebrações ao menino Jesus, aos amigos, a vida... Enfi m, tudo se torna motivo para cele-brar e reunir amigos. Os tradicionais Villela’s não poderiam deixar de abrir as portas do chocapartamento –como de costume – para convidados pra lá de bons. Comidinhas da ótima AsnahBarbosa e Chandon geladíssima não poderiam faltar, além é claro, do alto astral ímpar dos anfi triões e a animação dos convivas que entram no embalo natalino.

::::: É tempo de confraternizar!

No melhor estilo do “faça você mesmo”, os amazonenses terão a oportunidade de aprender os segredos da boa comida na Alqui-mia Arte Culinária, uma escola de gastronomia inovadora e inédita no Amazonas, que será lançada, às 19h, da próxima quarta-feira, no Morada Buff et. A escola tem como proposta não apenas mos-trar como se faz uma receita ou outra, mas de disponibilizar aos alunos uma experiência gastronô-mica, de integração, ensinamento e aprendizado. O evento terá a presença do chef Fábio Barbosa do Restaurante La Mar, de Sampa, que dará uma aula prática.

::::: Batedeira

As festas do fim do ano já chegaram e com elas as confraternizações mais divertidas como a da coluna na próxima se-gunda-feira, no Zefinha Bistrô, às 19h03. Selma Reis preparou um menu especialíssimo natalino, passando pelas delícias da Blend Chocolateria, bolo de Natal da Doçu-ras da Gaby e uma pista divertida sob o comando do DJ Sidney Almada. E de quebra, sorteios de valio-sos brindes. Os convites estão circulando.

::::: Noite feliz As festas do fim do

ano já chegaram e com elas as confraternizações mais divertidas como a da coluna na próxima se-gunda-feira, no Zefinha Bistrô, às 19h03. Selma Reis preparou um menu especialíssimo natalino, passando pelas delícias da Blend Chocolateria, bolo de Natal da Doçu-ras da Gaby e uma pista divertida sob o comando do DJ Sidney Almada. E de quebra, sorteios de valio-

Paulinho e Eduardo Guerra

Ana Maria Bandeira

O jovem médico Ra-fael Villela

Aglaê Ca-liri, Sônia Jinkings, Tina Garcia e Lucimar Augusto

Pedrinho Aguiar e Mô-nica Bonfi m

Gracinha Villela e Graça Guerra

Dnair e Lorival Souza só ca-rinhos com a fi lha Gracinha

Os eternos enamorados: Gracinha e Marco Antô-nio, anfi tri-ões perfeitos

FOTOS: MANOEL NETTO

Lou Souza, Mauro Sou-za e Cristina Muniz estão trocando de idade hoje. Os cumprimentos da coluna.

Amanhã, a linda-chique-an-tenada Gizella Ribeiro Bolog-nese vai dar festão moderno daqueles no Clube Sub, no Vieirelves, às 22h30. O mo-tivo? A sua sessão parabéns. Merci pelo convite.

Também amanhã, no al-moço do Emporium Roma, tem comemoração e aniver-sário da empresária Rebe-cka Freire Andrade – dona da grife Blend.

No próximo dia 16, a DD&L Associados comandará happy hour de lançamento de seu calendário para 2014, a par-tir das 17h. Quem assina os cliques é a talentosa Gisela Alfaia.

Ontem, a juíza Lúcia Maria Corrêa Viana foi a grande homenageada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, com a Or-dem do Mérito Judiciário. O TJAM transpirou chique-ria com o elenco feminino chique da cidade.

O sorteio dos grupos do Torneio Mamed Master Tênis (deste ano) acon-tecerá amanhã, às 15h,

no Restaurante Panka-ru Grill. O campeona-to de tênis reúne os melhores tenistas da Academia de Tê-

nis da Ponta Negra anualmente.

A MPB, samba e bossa nova darão o

tom ao show do cantor-compositor Pedro César

Ribeiro, na noite de hoje, no Sax Bar e Restaurante do Mil-lennium, a partir das 20h30.

::::: Sala de Espera

e Eduardo

Ana Maria Bandeira

médico Ra-fael Villela

Aglaê Ca-Aglaê Ca-liri, Sônia liri, Sônia Jinkings, Jinkings, Jinkings, Jinkings, Jinkings, Jinkings, Jinkings, Jinkings, Tina Garcia Tina Garcia e Lucimar e Lucimar Augusto

Pedrinho Aguiar e Mô-nica Bonfi m

Ontem, a juíza Lúcia Maria Corrêa Viana foi a grande homenageada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, com a Or-dem do Mérito Judiciário. O TJAM transpirou chique-ria com o elenco feminino chique da cidade.

O sorteio dos grupos do Torneio Mamed Master Tênis (deste ano) acon-tecerá amanhã, às 15h,

no Restaurante Panka-ru Grill. O campeona-to de tênis reúne os melhores tenistas da Academia de Tê-

nis da Ponta Negra anualmente.

A MPB, samba e bossa nova darão o

tom ao show do cantor-compositor Pedro César

Ribeiro, na noite de hoje, no Sax Bar e Restaurante do Mil-lennium, a partir das 20h30.

Ala feminina animada

02_15 PLATEIA FIMSEMANA.indd 2-15 12/12/2013 23:35:15

Page 3: Plateia - 13 de dezembro de 2013

Encarando com bom hu-mor e boa música, hoje o cantor e compositor Pedro Cesar Ribeiro se apresenta no Sax Bar e Restaurante do Millennium, a partir das 20h30, com repertório de clássicos da MPB, samba e bossa nova.

No repertório, uma se-leção especial de com-posições de Ivan Lins (“Madalena”), Belchior (“Paralelas”), Noel Rosa (“Último Desejo”), Cartola (“O Mundo é Um Moinho”), Chico Buarque (“Samba e Amor”), Vinícius de Moraes (“Insensatez”), João Gilber-to (“Estate”), Tom Jobim (“Desafinado”), Billy Blan-co (“A Banca do Distinto”), Johnny Alf (“Ilusão à Toa”), entre outras.

AutoralPedro Cesar apresenta

ainda algumas de sua pró-prias canções, como “Iara”, “Bossa Pávula”, e de outros compositores regionais, como Zeca Torres (“Porto de Lenha”), Paulo André e Ruy Barata (“Pauapixuna” e “Foi Assim”).

Plateia 3MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Plateia14MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Bossa nova, samba e MPB no Sax

MILLENNIUM

SERVIÇOPEDRINHO RIBEIRO – SHOW MUSICAL

Onde:

Quando: Quanto:

Informa-ções:

Sax Bar e Restaurante (Millennium Center)hoje, às 20h30R$ 103655-3108 / 3655-3100

Baile encerra atividades do Centro do IdosoO Governo do Amazonas, por meio

da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), promove nes-ta sexta-feira, 13, a partir das 16h, a segunda edição do Baile Nostalgia – Da Jovem Guarda a Discoteca, no Centro de Convivência do Idoso (Ceci), na esquina das ruas Wilkens de Matos e Alexandre Amorim, no bairro de Aparecida, zona sul de Manaus.

De acordo com a secretária Regina

Fernandes, o evento faz parte do Ca-lendário Cultural do Centro e atende as solicitações dos idosos para celebrar as festas de fi m de ano. “O baile marca o encerramento das atividades no ano de 2013 e, todos os anos, se transforma numa grande confraternização dos 4,2 mil usuários do Ceci”, disse.

Para o evento, a Secretaria de Estado da Cultura (SEC) disponibilizou três atrações musicais especiais e ornamentação típica

para o ritmo das antigas discotecas. Os ritmos predominantes do baile serão os hits mais tocados nas décadas de 60 a 80. “Vamos fazer uma grande festa e reunir um grande número de pessoas”, disse.

A diretora do Ceci, Renata Kellen Eliziário informou que, no ano passado, o baile reuniu mais de duas mil pessoas. “Neste ano, o Centro também vai promover os concursos para a escolha do melhor traje original e melhor dançarino”, explicou.

NOSTALGIA

Dezenas de meninos e meninas da escola fazem apresentação natalina no Amazonas Shopping, neste sábado, a partir das 19h, com repertório típico

Coral Infantil Latu Sensu canta o Natal

Como parte de sua programação natalina, o Amazonas Shopping apresenta amanhã o Coral In-fantil Latu Sensu, que levará

ao público as mais tradicionais canções desta época do ano.

A apresentação, gratuita, acontece a partir das 19h, na escadaria da praça central do centro de compras, com du-

ração de uma hora.No repertório canções como “Jingle

Bells”; “Oh Happy Day”; “We Wish You a Merry Christmas”; “Então É Natal” e “O Natal Vem Vindo (Coca-Cola)”; entre ou-tras bastante conhecidas do público.

O coral é formado por 30 alunos do curso de inglês do Colégio Lato Sensu, unidade Cidade Nova, e que já

fazem parte do projeto Magic Fridays (sextas-feiras mágicas). Essa é a pri-meira vez que o grupo se apresenta no Amazonas Shopping.

A criançada que ainda não levou a cartinha para o Papai Noel também pode aproveitar e fazer uma visitinha ao Bom Velhinho em sua casa, na praça central do Amazonas Shopping.

Ao todo, 30 crianças estão com a missão de interpretar diversas obras que são características deste período de fi m de ano

DIVULGAÇÃO

Conhecido da grande mas-sa com a personagem Fred Mercury Prateado, do progra-ma “Pânico na TV”, Eduardo

Sterblitch estará em Manaus pela segunda vez. Porém, ao contrário da primeira quando se apresentou com o grupo Deznecessários, ele retorna a capital do Amazonas com seu próprio espetáculo batizado de “O Melhor Melhor Show do Mundo”, amanhã, às 22h30, no Teatro Manauara. Durante a entrevista, ele diz que o mercado de stand-up comedy só se manterá com os bons humoristas, que só presta atenção em críticas construtivas e que fez questão de incluir a capital do Amazonas em sua turnê.

EM TEMPO - Você é ator, mas ganhou fama como humorista. É muito complicado fazer humor no Brasil?

Eduardo Sterblitch - Acredito que seja até fácil fazer humor no Brasil, se pensarmos que o país tem um pú-blico fi el ao gênero, sempre ávido por novidades. Se estabelecer com uma

carreira artística é que são outros quinhentos. É como qualquer outro trabalho, demanda dedicação. Tem que suar mesmo!

EM TEMPO - Como lida com as críticas quando você aborda temas ditos “politicamente incorretos”?

ES - Considero as críticas quando elas são construtivas. Afi nal, ninguém nasce pronto e se aperfeiçoar é um privilégio. Sempre haverão temas es-pinhosos, o que torna difícil agradar a todos. O importante é não perder o bom humor.

EM TEMPO - Como você enxerga o surgimento de novos nomes do humor nacional? Principalmente os vindos de projetos como o “Porta dos Fundos”, por exemplo.

ES - Eu vejo isso da melhor maneira possível. Todo mundo sai ganhando com esta profusão de novas ideias. Novidades sempre são inspiradoras.

EM TEMPO - Você acha que o mercado do stand-up está satu-rado?

ES - Quando se pega uma boa ideia e se transforma em um produto, é

inevitável que haja uma saturação. Os bons comediantes de stand-up, acredito, se manterão atuantes e relevantes sempre.

EM TEMPO - Você teve a opor-tunidade de participar do longa “Rio, Eu Te Amo” juntamente com Fernanda Montenegro. Como foi a experiência?

ES - Filmar com a “Fernandona” não pode ser outra coisa senão simples-mente incrível. Quando recebi o convite não pensei duas vezes. A experiência foi demais! Estou louco para ver o resultado disso pronto. Espero estar a altura do talento de uma das melhores artistas que este país possui.

EM TEMPO - O que seria “O Me-lhor Melhor Show do Mundo”?

ES - “O Melhor Melhor Show do Mun-do” é essa turnê que já se apresentou de Norte a Sul do Brasil com grande sucesso de público, onde interagimos com a plateia, em um ritmo louco de troca de fi gurinos, esquetes e muita música. Animação é o que não falta!

EM TEMPO - Você esteve em Manaus há 4 anos com os Dezne-

cessários. Como está a expectativa para voltar a Manaus?

ES - Falei para o pessoal da produção que não poderia faltar Manaus no cro-nograma da turnê. Tenho um carinho muito grande pelo público da cidade e fui muito bem recebido da última vez. Espero que minha volta seja tão animada quanto.

EM TEMPO - E justamente por estar em turnê, o espetáculo pas-sa por mudanças? Ou seja, você adapta determinadas piadas para o cotidiano de cada lugar?

ES - A adaptação rola de forma muito natural. Como boa parte do espetáculo conta com interação com a plateia, o roteiro meio que se molda pelo que o público dá de informação. As apresen-tações acabam se tornando bastante exclusivas, por assim dizer.

EM TEMPO - Quais os planos para 2014?

ES - Dezembro é o momento de sentar e defi nir todos os projetos que virão pela frente. O que posso dizer por enquanto é que haverão muitas novi-dades. É só aguardar que, no momento certo, as surpresas serão divulgadas.

Eduardo STERBLITCH

‘Ninguém NASCE PRONTO e se aperfeiçoar É UM privilégio’

DIVULGAÇÃO

BRUNO MAZIERIEspecial EM TEMPO

03_14 PLATEIA FIMSEMANA.indd 14-3 12/12/2013 22:53:10

Page 4: Plateia - 13 de dezembro de 2013

Capa4MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Canal [email protected]

Bate-rebate• A Bandeirantes também já tem planifi cado o esquema de cobertura

do Carnaval, que mais uma vez terá Salvador como base central de todos os trabalhos.

• José Luiz Datena entra em férias na Band nesta sexta-feira. Márcio Campos volta a reassumir o comando do “Brasil Urgente”.

• Recebi e agradeço o livro da Faa Morena, “Achados e Perdidos”.• A Globo mexeu no cabelo de todas as atrizes de “Em Família”, subs-

tituta de “Amor à Vida”...• ... Giovanna Antonelli e Tainá Muller, entre outras, já estão com novos

penteados.• Glória Maria e Moacyr Franco também foram convidados pelo Boni

para sair no Carnaval da Beija-Flor.• Sem futebol, a programação de domingo da Globo sofre alterações.

Marcelo Serrado adotou um estilo semelhante ao do colega Fábio Porchat: está em todas, e avaliando projetos para TV, cinema e teatro.

Atualmente com “Crô - O Filme”, “A mulher da sua vida” - “Fantástico”, e “Alexandre e Outros heróis”, que estreia dia 18, na Globo, Serrado também prepara uma peça, que planeja dividir com Anderson Di Rizzi.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

C’est fi ni

Reta fi nalEm meio a essa zoeira toda dos

últimos dias, restam apenas dois pro-gramas para o “Pânico” encerrar os seus trabalhos deste ano. Depois só melhores momentos e alguma coisa gravada para janeiro.

Evidente que, por tudo o que acon-teceu, especialmente com o caso Sa-brina Sato ainda em questão, todas as atenções estarão voltadas para ele.

Plano B Os acontecimentos são todos mui-

to recentes, mas os “cabeças” do “Pânico” entendem que a reposição para a saída da Sabrina, se tudo vier a se confi rmar, pode acontecer sem maiores transtornos.

Já existem, segundo se comenta, duas candidatas muito fortes sendo conversadas.

Falta isso A Globo, quando se utiliza de mate-

rial antigo, esquece de colocar neces-sários caracteres para a boa informa-

ção dos seus telespectadores.O “Esporte Espetacular” dos 40

anos, domingo passado, por exemplo, exibiu trechos do vôlei de ouro, de Barcelona, em 92. Mas em momento nenhum apareceu que a narração foi do Luiz Alfredo. Por que não?

Ideia de programa - 1 No SBT alguns diretores tentam

viabilizar a ideia de um programa es-portivo para ser apresentado durante a realização da Copa do Mundo. O título provisório, “SBT na Copa”, até já existe.

Uma mesa diária, com debates e informações.

Ideia de programa - 2 Dentro do SBT, o projeto deste pro-

grama esportivo já tem a aprovação do artístico e o apoio do comercial.

O plano, porém, esbarra na questão das imagens. Não foram nada ani-madores, pelo menos até agora, os contatos realizados para conseguir a liberação do material.

Flávio Ricco

Colaboração:José Carlos Nery

Flávio Ricco 13MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Está correndo um papo, que o Boninho e nem ninguém da Globo confi rma, sobre a participação de seis ex-BBBs na próxima edição do programa.

Fala-se, inclusive, numa fase eliminatória para eles.

Em questão

ROB

ERTO

NEM

ANIS

Lívia escaladaLívia Andrade está escalada para compor na equi-

pe do Carnaval do SBT na Bahia. Vai ocupar o lugar da Karyn Bravo, que agora em janeiro já estará em licença maternidade.

Eliana, Helen Ganzaroli, César Filho e César Portiolli também estão confi rmados.

Responsável por comandar uma das bandas gospel mais conhe-cidas não apenas no Brasil, mas também no mundo – leia-se:

Diante do Trono –, a cantora Ana Paula Valadão está em Manaus devidamen-te acompanhada de seus músicos, do Ministério Boas Novas e da banda Mercê, para uma apresentação que será realizada hoje, às 19h, no Centro de Convenções Canaã.

Em entrevista ao EM TEMPO, a artista falou da experiência de gravar um CD e um DVD em Manaus, a re-ceptividade do público mediante esse trabalho, o crescimento da música gospel no Brasil, a caravana que está organizando para Israel em 2014, como lida com as críticas, o universo das redes sociais e afirma que: não “dá ouvidos” àquilo que lhe adoece, apenas o que lhe faz bem.

EM TEMPO – O Diante do Trono já esteve em Manaus inúmeras vezes. Como é a relação de vocês

com a capital do Estado?Ana Paula Valadão – Já perdemos

as contas de quantas vezes estive-mos aqui. Este ano é a segunda vez. Tivemos a oportunidade de conhecer Itacoatiara, nossa primeira vez no interior do Amazonas e foi muito legal. E voltamos depois da gravação do nosso 15º CD/DVD, no Centro de Convenções (sambódromo). É sem-pre tudo muito lindo. Só de sobrevoar a cidade, vem a lembrança de vários eventos que participei aqui, de vá-rias dificuldades que enfrentamos e várias vitórias que conquistamos, amigos que tenho aqui... Isso tudo me emociona muito!

EM TEMPO – E por falar dessa gravação que foi feita em Ma-naus, como foi essa experiência e a aceitação do público depois do material pronto?

APV – A abertura de Manaus foi maravilhosa para nós. Tivemos com o conselho de pastores que representa a maioria das igrejas evangélicas da cidade e todos nos apoiado. Fi-zemos parte da Marcha Para Jesus

e, ao final, houve a concentração no sambódromo, onde cabem 350 mil pessoas e estava lotado. Tivemos um grande coral de pessoas de Manaus que se reuniu ao longo de uma se-mana participando de ensaios, então foi muito linda essa mobilização. Fizemos uma história bonita nesse período. O disco “Creio” ganhou como Melhor CD Gospel de 2013 em uma votação com mais de 2 milhões de votos populares no troféu chamado Promessas e, para mim, essa respos-ta é muito especial, porque não foi só o público local que votou, mas do Brasil inteiro. E o DVD, também de mesmo nome, foi muito bem aceito também porque ele não aconteceu só ali no momento do show, mas fizemos alguns clipes em vários pontos da cidade, fomos a uma tribo indígena, a algumas comunidades ribeirinhas no lago Manacapuru, onde nossa igreja tem alguns trabalhos... Acredito que o público manauense reconheceu que tentamos fazer uma homenagem a essas belezas com a qual estão todos acostumados, mas quem é de fora, fica encantado.

Ana Paula VALADÃO

‘Cantamos A NOSSA vida!’

Só de sobrevoar a cidade, vem a lem-brança de vários eventos que parti-cipei aqui, de várias difi culdades que enfrentamos e várias vitórias que conquis-tamos, amigos que tenho aqui. Tudo isso me emociona muito”

BRUNO MAZIERIEspecial EM TEMPO

DIEGO JANATÃ

04_13 PLATEIA FIMSEMANA.indd 4-13 12/12/2013 22:55:46

Page 5: Plateia - 13 de dezembro de 2013

5PlateiaMANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Plateia12MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

5h Jornal do SBT 6h Igreja Universal 7h Jornal do SBT 8h Bom Dia & Cia 10h05 Waisser 10h55 Programa A Voz da Esperança 11h35 Programa Agora 12h25 Programa Livre 13h15 As Visões da Raven 13h30 Maria do Bairro 14h30 Por Ela....sou Eva15h Cuidado com o Anjo15h45 A Madrasta 16h30 Eu A Patroa e as Crianças17h20 Jornal Em Tempo 17h45 SBT Brasil18h30 Chiquititas19h15 Rebelde 20h Seriado 21h Programa do Ratinho22h Tela de Sucesso0h15 Jornal do SBT 1h Big Bang a Teoria1h30 Mike & Molly2h Sobrenatural/supernatural3h Programa Jogo da Gente3h30 Igreja Universal

SBT

PROGRAMAÇÃO DA TV

GLOBO3h55 Telecurso Educação Básica - PROFPRF

4h10 Telecurso Profi ssionalizante - Comércio

4h25 Telecurso Ensino Médio - História

4h45 Telecurso Ensino Fundamental - Geografi a

5h Globo Rural

5h30 Bom Dia Brasil

6h30 Bom Dia Amazônia

7h30 Bom Dia Brasil (Reapresentação)

8h30 Mais Você

9h57 Bem Estar

10h40 Encontro Com Fátima Bernardes

12h Amazonas TV

12h40 Globo Esporte

13h10 Jornal Hoje

13h40 Vídeo Show

14h25 O Cravo e a Rosa

15h50 Sessão da Tarde

16h46 Globo Notícia

16h50 Malhação

17h20 Jóia Rara

18h10 Jornal do Amazonas

18h30 Jornal Nacional

19h10 Além do Horizonte

20h10 Amor à Vida

21h35 Globo Repórter

22h35 A Mulher do Prefeito

23h20 Jornal da Globo

23h55 Programa do Jô

1h25 Corujão do Esporte

2h15 Corujão

4h35 Festival de Desenhos

RECORD6h15 Record Kids - Pica Pau7h40 Fala Brasil 9h Hoje Em Dia 11h Magazine 12h Alô Amazonas 13h15 Craque na TV 13h30 Programa da Tarde 16h15 Cidade Alerta 17h55 A Crítica na TV 18h40 Jornal da Record 19h30 Peladão - O Reality20h30 Todo Mundo Odeia o Chris21h30 Csi Nova York 22h30 Pecado Mortal 23h30 Câmera Record0h30 Go On - Seguindo Em Frente1h10 Programação IURD

BAND4h Popeye4h10 Primeiro Jornal - Reapresentação4h50 Primeiro Jornal5h Nosso Tempo5h30 Primeiro Jornal6h Dia Dia7h10 Band Kids 9h10 Jogo Aberto (Hd)10h30 Teleshow Festa Clube10h35 Comunidade Alerta11h10 Notícia de Agora11h25 Exija Seus Direitos12h05 Camera 1312h55 Cidade Urgente13h20 Ação na TV14h Violleta14h50 Os Simpsons15h50 Brasil Urgente 17h50 Band Cidade 18h20 Jornal da Band 19h25 Minuto do Futebol - Boletim19h28 Show da Fé20h20 Zoo20h30 Os Simpsons21h30 Pânico na Band - Reapresentação23h15 Agora É Tarde Com Danilo Gentili 0h15 Jornal da Noite (Hd)2h Minuto do Futebol – Boletim2h05 Igreja Universal

EM TEMPO – Em 2014, o Diante do Trono gravará um trabalho em Israel. Como está o andamento desse projeto?

APV – Nós teremos uma caravana na qual as pessoas poderão viajar conosco e o roteiro desse evento está pronto. Todos os detalhes estão fechados, cada dia está determinado, os locais que visitaremos, nossos parceiros com relação aos equipa-mentos que serão usados, tudo isso está selado. Não faremos algo para multidão. Nosso desejo é que a ca-ravana participe da gravação, o que torna isso bem exclusivo. Claro que teremos convidados que são os ju-deus messiânicos e os árabes cristãos convertidos. Ou seja, a igreja cristã de Israel. Pessoas que moram lá, são israelenses e creem em Jesus e que não são muitos, vivendo em situações difíceis de perseguição por serem minoria. Fora isso, o público máximo deve chegar a 500 pessoas.

EM TEMPO – Muito se comenta sobre a força da música gospel dentro do cenário nacional. Como você avalia isso?

APV – A qualidade desse gênero cresce cada vez mais. Com o surgi-mento de músicos talentosos, can-tores incríveis e com produções de bom gosto, com grandes produções e muito investimento. E isso se deve a abertura do povo brasileiro para a música gospel. Então a tendência é crescer, cada dia ganhar mais es-paço nas rádios, nas TVs seculares,

pois isso é o reconhecimento desse público que só aumenta.

EM TEMPO – O Diante do Trono completou 15 anos. Como você avalia esse tempo de carreira?

APV – Cantamos a nossa vida! Então, ao mesmo tempo em que olhamos para trás e vemos a car-reira crescendo, vemos a nossas experiências com Deus. As histórias que vivemos de fé, de vitória, de superação de difi culdades. É tudo muito emocionante! É a nossa vida cantada.

EM TEMPO – Sabemos que todo mundo que está sob a luz dos ho-lofotes acaba recebendo críticas. Como você lida com elas?

APV – Procuro não ler o que es-tão falando ao meu respeito, não fi co na internet pesquisando porque descobri que existem pessoas muito cruéis, que se promovem “batendo” nos outros, xingando os outros e não trazendo uma crítica construtiva, mas com o propósito de destruir. Às vezes que li e ouvi algo, aquilo me fez muito mal. Então procuro ouvir coisas de pessoas que me cercam e me amam que podem me ajudar a melhorar. Mas alguém que eu nem conheço, não sei a motivação por trás daquele comentário negativo, não dou ouvido a essas coisas, pois não me melhora, só me adoece.

EM TEMPO – O Diante do Tro-no possui todas as redes sociais

possíveis. Como é esse contato direto com os fãs?

APV – Desde que inventaram o Twitter, Instagram e Facebook, nos aproximou muito das pessoas, para que elas possam imediatamente co-mentar o que cada um que dizer. É muito lindo! Ouvir/ler o testemunho de alguém que foi abençoado com uma música ou alguma postagem nossa é uma benção e me anima muito. Claro que existe uma crítica ou outra, mas fi ltramos tudo, perce-bemos quando alguém está querendo contribuir. Então, acho que as redes sociais fazem mais bem do que mal e nós usamos para o bem.

EM TEMPO – Como está a ex-pectativa para o show de hoje e o que estão preparando para a apresentação?

APV – Esse evento é muito espe-cial porque vamos estar juntos com o Ministério Boas Novas e a banda Mercê. E essa é uma história bonita porque o Ministério Boas Novas é uma banda muito grande aqui do Amazonas e a pastora Ana Lúcia Câ-mara, ela tem se tornado uma amiga para mim. E no passado, estivemos juntos em um evento e aconteceu uma situação nos bastidores que não presenciei e nem fi quei sabendo que, somente agora, ela me contou. Só que o cristão perdoa. Então estamos felizes por cantarmos juntos. Será algo emblemático e queremos lotar o Canaã com tudo que tem direito ao longo de duas horas de show.

Procuro não ler o que dizem a meu respeito, não fi co na internet pesquisando isso porque descobri que existem pessoas muito cruéis, que se promovem batendo nos outros, xingando e sem críticas cons-trutivas”

Banda Mercê também está no palco do evento de música “gospel”

SERVIÇOSHOW DO DIANTE DO TRONO

Quando

Onde

Quanto

Hoje, a partir das 19hCentro de Con-venções Canaã (avenida Rodrigo Otávio, Japiim)R$ 20 (pista/meia) e R$ 50 (VIP/meia)

A qualidade desse gênero (gospel) cres-ce cada vez mais. Com o surgimento de músicos talentosos, cantores incríveis e com produções de bom gosto e de muito investimento, a tendência é crescer ainda mais”

Valadão diz se sentir bem em Manaus

05_12 PLATEIA FIMSEMANA.indd 12-5 12/12/2013 22:59:20

Page 6: Plateia - 13 de dezembro de 2013

Cinema 11MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

HORÓSCOPO

GREGÓRIO QUEIROZÁRIES - 21/3 a 19/4 Tendência a se enlevar com os sonhos e os sorri-sos das pessoas. Disposição sonhadora bastante estimulada. Um amigo ou alguém especial pode ser a fonte desse estímulo.

TOURO - 20/4 a 20/5 Intuição precisa e luminosa, em especial para se livrar de problemas. Um dia para agir certo, tanto na vida em geral quanto particularmente nas questões profissionais.

GÊMEOS - 21/5 a 21/6 Ideias elevadas e de alta compreensão va-gueiam por sua mente. Facilidade em aprender e concluir a respeito da verdade. Não só as verdade gerais, mas a que lhe diz respeito.

CÂNCER - 22/6 a 22/7 Bom dia para os negócios e encontrar os apoios certos. A consonância e o favorecimento tendem favorecer os assuntos práticos: trabalho e acordos financeiros.

LEÃO - 23/7 a 22/8 O idealismo estimula o espírito romântico na vida a dois. Em suas associações: pontos de convergência e interesses a serem desenvolvidos em conjunto.

VIRGEM - 23/8 a 22/9 O convívio dentro dos afazeres da vida a dois pode ser fonte de grandes alegrias, por aproximá-lo da pessoa querida. Coisas pequenas reverberam grandes sentimentos.

LIBRA - 23/9 a 22/10 O Sol em bom aspecto com Netuno estimula o espírito místico e religioso, tanto quanto estimula os sentimentos amorosos idealistas e talvez um tanto platônicos.

ESCORPIÃO - 23/10 a 21/11A vida prática pode ter algo de mágica. Boa opor-tunidade de experimentar o sentimento místico de união a algo maior, por meio da dedicação à família e às tarefas ligadas a ela.

SAGITÁRIO - 22/11 a 21/12 Encontro de um encanto especial em alguém ou algo que antes não lhe dizia muito. Tendência a idealizar demais as situações. As pessoas soam e ressoam muito mais.

CAPRICÓRNIO - 22/12 a 19/1 A realidade prática pode ter algo de mágica ou ainda alguma graça especial. Também boa sorte nos negócios. Há sinais importantes a serem lidos nas coisas mais simples.

AQUÁRIO - 20/1 a 18/2 A comunicação ocorre no nível da inspiração e da intuição. Momento para se encontrar com pessoas especiais e de mostrar ser alguém especial para as pessoas queridas.

PEIXES - 19/2 a 20/3 O momento favorece compreender algo das limitações materiais que tem encontrado. A compreensão traz melhor relação com as con-dições materiais em que está.

Plateia6MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

CONTINUAÇÕESREPRODUÇÃO

Segundo filme da trilogia de adaptação da obra-prima The Hobbit, de J.R.R. Tolkien, “O Hobbit: A Desolação de Smaug” dá continuidade à aventura de Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) em sua épica jornada com o Mago Gandalf (Ian McKellen) e treze Anões, liderados por Thorin Escudo de Carvalho (Richard Armi-tage), para o Reino dos Anões de Erebor. Cinemark 1 – 12h50, 16h30, 20h (dub/diariamente), 23h30 (dub/somente sexta-feira e sábado), Cinemark 6 – 21h50 (3D/leg/diariamente), 11h30, 14h50, 18h30 (3D/dub/diariamente), Cinemark 7 - 22h30 (3D/dub/diariamente), 12h10, 15h40, 19h10 (3D/dub/diariamente); Cinépolis 1 – 13h05, 16h40, 20h45 (3D/leg/diariamente); Cinépolis 4 – 17h (3D/leg/diariamente), 13h30, 20h30 (3D/dub/diariamente), Cinépolis 5 – 11h (3D/leg/somente sexta-feira e sábado), 14h30, 18h, 21h30 (3D/leg/diariamente); Playarte 1 – 14h10, 17h20 (3D/dub/diariamente), 0h01 (3d/leg/somente sexta-feira), 20h30 (3D/leg/diariamente), 23h40 (3D/leg/so-mente sexta-feira e sábado); Playarte 5 – 12h10, 15h20, 18h30 (dub/diariamente), 21h40 (dub/somente sexta-feira e sábado); Playarte 6 – 18h31 (dub/diariamente), 21h41 (dub/somente sexta-feira e sábado), Playarte 7 – 13h30, 16h40, 19h50 (leg/diariamente), 23h (leg/somente sexta-feira e sábado).

O Hobbit – A Desolação de Smaug: EUA. 12 anos.

ESTREIA

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

REPRODUÇÃO

Linha de Frente: EUA. 16 anos Cinépolis 10 – 13h45 (leg/diariamente).

Carrie, a Estranha: EUA. 16 anos. Cinemark 5 – 14h20, 16h50, 19h20, 21h40 (dub/diariamente); Cinépolis 10 – 16h10, 21h10 (leg/diariamente); Playarte 4 – 13h10, 15h15, 17h20, 19h25, 21h30 (dub/diariamente), 23h35 (dub/somente sexta-feira e sábado).

Como Não Perder Essa Mulher: EUA. 16 anos. Cinemark 2 – 14h10, 18h50 (dub/diariamente), 23h40 (dub/somente sexta-feira e sábado); Cinépolis 2 – 22h05 (leg/diariamente); Playarte 10 – 13h10, 15h05 (dub/diariamente).

Última Viagem à Vegas: EUA. 12 anos. Cinemark 2 – 11h40, 16h20, 21h10 (dub/diariamente); Cinépolis 2 – 17h05 (leg/diariamente), Cinépo-lis 10 – 18h35 (leg/diariamente); Playarte 2 – 13h50, 16h, 18h10, 20h20 (dub/diariamente), 22h30 (dub/somente sexta-feira e sábado).

Crô: BRA. 12 anos. Cinemark 8 – 11h, 13h, 15h, 17h30, 19h40, 22h20 (diariamente); Cinépolis 2 – 14h10, 19h45 (diariamente); Cinépolis 9 – 13h15, 15h20, 17h30, 19h35, 22h (diariamente); Playarte 3 – 13h30, 15h25, 17h20, 19h15, 21h10 (diariamente), 23h05 (somente sexta-feira e sábado).

Um Time Show de Bola: ARG/ESP. Livre. Cinemark 4 – 15h20, 17h50 (dub/diariamente), Cinemark 5 – 11h50 (dub/diariamente); Cinépolis 6 – 13h (dub/diariamente).

Vovô Sem Vergonha: EUA. 14 anos. Cinépolis 7 – 14h15, 16h30, 19h15, 21h45 (leg/diariamente); Playarte 10 – 17h, 19h, 21h (leg/diariamente), 23h (leg/somente sexta-feira e sábado).

Jogos Vorazes – Em Chamas: EUA. 14 anos. Cinemark 3 – 15h50, 19h, 22h10 (dub/diariamente); Cinépolis 6 – 15h35, 18h50, 22h15 (leg/diariamente);

Playarte 9 – 17h50, 20h50 (dub/diariamente), 23h45 (leg/somente sexta-feira e sábado).

Bons de Bico: EUA. Livre. Cinemark 3 – 11h15, 13h30 (dub/diariamente); Playarte 6 – 12h30, 14h30, 16h30 (dub/diariamente).

Thor 2 – O Mundo Sombrio: EUA. 10 anos. Cinemark 4 – 12h40, 20h20 (dub/diariamente), 23h (dub/somente sexta-feira e sábado); Playarte 9 – 13h, 15h25 (dub/diariamente).

Meu Passado Me Condena: BRA. 12 anos. Playarte 8 – 12h50, 14h55, 17h (diariamente).

Sobrenatural – Capítulo 2: EUA. 14 anos. Playarte 8 – 19h05, 21h15 (dub/diariamente), 23h25 (dub/somente sexta-feira e sábado).

Cultura do Norte é destaque em festival

O Festival Cauxi, em sua quarta edição, será realizado amanhã no Ao Mirante Bar, com vários shows

Para um festival cuja proposta é promover a cultura da Região Norte, nada mais adequado do que contar com a presença de um

artista como Neuber Uchôa, um entusias-ta da arte amazônica. Músico autônomo que canta, compõe e produz, ele foi con-vidado para participar da quarta edição do Festival Cauxi, evento que contará com shows dos grupos AlaídeNegão – o anfitrião –, The Stone Ramos, P8 Crew e Casa de Caba, além de intervenções do projeto Bacaba, do Pará.

O Festival Cauxi vai ser realizado ama-nhã, no Ao Mirante Bar, mas hoje acontece a festa de lançamento, no espaço Arte e Fato, com as presenças dos grupos Tudo Pelos Ares e Livre Prisionero, e ainda uma

participação especial da AlaídeNegão.Neuber Uchôa conta que sempre re-

serva boas expectativas para seus shows em Manaus. “É sempre uma satisfação imensa dividir o palco com quem está fazendo música de qualidade. Espero sempre apresentar o meu melhor”, afirma. Ele lembra que chegou a ser convidado para o Festival Cauxi do ano passado, mas estava envolvido com as atividades da “Casa do Neuber”, espaço aberto por ele em Roraima para shows de artistas da Amazônia. “É uma casa alternativa e, sempre que posso, trago cantores amazonenses como Torrinho e Paulinho Kokay”, diz.

Para o show de amanhã, Neuber adianta que o público pode esperar um repertório de músicas “pra cima”. “Eu componho músicas alegres, gosto de privilegiar isso”, explica o artista, que

costuma misturar diversos tipos de so-noridades. “Minha música é recheada de sons caribenhos, salsa, música nordestina e indígena”.

O cantor e compositor nasceu em Boa Vista, Roraima, e em 30 anos de carreira já lançou músicas como “Nossa Bossa”, “Cruviana”, “Makunaimando” e “Ave”, que concorreu no 1º Festival de MPB de Roraima e ficou em 3º lugar. Começou a cantar ainda criança em programas de auditório e, na adolescência, compôs os primeiros versos com seu violão. Ele é um dos cantores mais populares do seu Estado – ao lado de Eliakin Rufino e Zeca Preto, com quem forma a “Re-gionalíssima Trindade” do movimento cultural Roraimeira – e já teve canções suas gravadas por artistas de gêneros tão diversos como rock e forró.

Neuber Uchôa considera como identi-

LUIZ OTAVIO MARTINSEspecial Em Tempo

Neuber considera como identidade ar-tística a pluralidade

da região

DIVULGAÇÃO

SERVIÇOFESTA DE LAN-ÇAMENTO DO IV FESTIVAL CAUXI

QuandoOnde

Quanto

hoje, a partir das 22h Arte e Fato (rua 10 de Julho, 443, Centro) R$ 10

SERVIÇOIV FESTIVAL CAUXI

QuandoOnde

Quanto

amanhã, a partir das 22hAo Mirante Bar (rua Padre Agostinho Caballero Martins, 287, Santo Agostinho)R$ 15 (antecipado, na banca do Caboquês Ilustrado, no Manauara Shopping) e R$ 20 (na bilheteria)

dade artística de Roraima a pluralidade existente na região. “A pluralidade que está presente no nosso povo também está presente na nossa música. Hoje em dia todo mundo faz a mesma coisa. A única coisa original é o regionalismo”, diz.

06_11 PLATEIA FIMSEMANA.indd 6-11 12/12/2013 23:00:22

Page 7: Plateia - 13 de dezembro de 2013

Cinema10MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Coluna 7MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Fernando Coelho [email protected] - www.conteudochic.com.br

>> O presidente da Câ-mara Municipal de Ma-naus, vereador Bosco Saraiva convida para a sessão solene de outorga da “Medalha de Ouro Cida-de de Manaus” ao procura-dor geral de Justiça, Fran-cisco das Chagas Santiago Cruz, de sua propositura, hoje às 10 horas no ple-nário Adriano Jorge.

>> Francisco e Liduína Alves, Luiz Mariano e Ana Rebelo estão convidando para a cerimônia religiosa do casamento de seus fi-lhos Renata e Luiz Fellipe, amanhã na Catedral Nossa Senhora da Conceição, às 20h, seguida de recepção no Tropical Hotel.

>> A joalheria Jaqueline Chagas está com a cole-ção mundial itinerante da estrelada marca Brumani, até o dia 19 de dezembro. Vale conferir.

>> Amanhã, na SUB, festa e aniversário de Gi-zella Bolognese, com pista de dança.

>> Moisa e Charles Guerreiro desembarcaram de uma temporada em Nova York.

>> Vitrine

Saga com elfa boa de brigaAdaptado da obra do britânico J. R. R. Tolkien, o segundo fi lme da trilogia “Hobbit” tenta ser mais igualitário entre os sexos, já que o livro não tem uma única fêmea entre os personagens

Se este é considerado um mundo machista, imagine a Terra Média, o mundo fi ctício criado por J. R. R. Tolkien (1892-1973), onde a

maioria de suas histórias se passa.“O Hobbit: A Desolação de Smaug”, que

estreia hoje, não passaria no teste Bech-del, uma ferramenta adotada em cinemas da Suécia para avaliar fi lmes do ponto de vista da igualdade de gênero.

Pelas regras do teste, um fi lme só é aprovado se tiver ao menos duas perso-nagens femininas com nomes; além disso, elas têm que conversar entre si sobre algo que não seja homens.

A avaliação foi criada pela cartunista americana Alison Bechdel (“Fun Home”), em uma tirinha de 1985.

Adaptado da obra do britânico Tolkien, o segundo fi lme da trilogia Hobbit tenta ser mais “igualitário”, já que o livro não tem uma única fêmea entre os personagens.

Para evitar que o público fosse submeti-do a duas horas e 40 minutos de anões, orcs e alguns poucos elfos, o diretor Peter Ja-ckson lançou mão de fi gurantes femininas,

pegou emprestado de sua outra trilogia, “O Senhor dos Anéis”, a rainha Galadriel (Cate Blanchett) para uma brevíssima aparição e criou uma personagem.

Trata-se da elfa Tauriel, interpretada por Evangeline Lilly, mais conhecida como a Kate do seriado “Lost”.

Fã de Tolkien - diz ela que “O Hobbit” era o seu favorito na infância -, Lilly afi rma ver bons motivos para a criação da sua personagem. O mais forte é a “mensagem” que o fi lme passará às crianças.

“A menina de 10 anos vai ao cinema e pensa ‘não tenho chance nessa história’ e esse é um dos meus filmes favoritos. Qual a mensagem subliminar?”, ques-tiona Lilly.

“Não quero desafi ar Tolkien, ele es-creveu quando as mulheres não tinham reconhecimento social. Mas, em 2013, é inapropriado e injusto fazer nove horas de fi lme [duração da trilogia] sem nenhuma mulher”, diz a atriz.

Os puristas discordam. Muitos desa-bafaram no Twitter dizendo que Tauriel estraga o fi lme. No Facebook, há um grupo

chamado “Tolkien fans against Tauriel” (fãs de Tolkien contra Tauriel) que publica notícias sobre o fi lme acompanhadas de comentários como “Eles [Peter Jackson e a co-roteirista Fran Walsh] não têm respeito por Tolkien ou pelo cânone” ou o trocadilho “Keep calm and kill Tauriel” (mantenha a calma e mate Tauriel).

Para piorar a situação, Tauriel é envol-vida em um triângulo amoroso. Signifi ca que, além de uma mulher, um romance alheio à obra de Tolkien foi incluído no fi lme.

A elfa aparece quando os anões lidera-dos pelo herdeiro do trono Thorin (Richard Armitage) e acompanhados do hobbit Bilbo (Martin Freeman) se aproximam do reino de Thranduil (Lee Pace). Tauriel e Legolas (Orlando Bloom) capturam o grupo e os encarceram.

Acontece que Tauriel desenvolve afeição por um anão, Kili (Aidan Turner). “Ele é até alto para um anão”, comenta a persona-gem, chamando a atenção de Legolas, que arrasta asa pela elfa.

Quando ela resolve desobedecer as or-

dens do rei e partir para ajudar os anões, Legolas a segue.

Os romances, porém, não se realizam. Basta a sugestão deles para irritar os fãs.

Originalmente, essa parte romântica não estava programada, assim como muitas sequências de ação. Foi adicio-nada quando Jackson decidiu que, em vez de dois, faria três “O Hobbit”. Lilly teve de voltar ao set na Nova Zelândia meses depois da conclusão para filmar novas cenas.

“Tauriel é implacável, inconsequente, perigosa, apaixonada. Tenho orgulho dela porque, em fi lmes atuais, mulheres po-derosas agem como se fossem homens. Tauriel usa suas armas para lutar por justiça e verdade”, diz a atriz sobre sua elfa quase ninja.

“Há puristas que querem deixar Tolkien como é e eu respeito isso, mas gosto da ambiguidade. Como fã de Tolkien, gostei das mudanças. Elas deixam o filme melhor.”

Por Isabelle Moreira Lima

Para evitar que o público fosse submetido a duas horas e 40 minutos de anões, orcs e alguns elfos, o diretor Peter Jackson lançou mão de fi gurantes femininas

DIVULGAÇÃO

ColunaMANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Fernando Coelho [email protected] - www.conteudochic.com.br

O urologista Cristiano Paiva com o principal nome

da cirurgia urológica em robótica do país, Cássio

Andreoni, do Albert Einstein, com quem acaba de

fi rmar importante parceria

O ministro Humberto Eustáquio Soares Martins

recebendo a homenagem do TCE-AM e do vice-

governador José Melo

. Em solenidade concorrida, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Eustáquio Soares Martins foi condecorado, na manhã de ontem, pelo Tribunal de Contas do Estado do Ama-zonas (TCE-AM), com a mais alta con-decoração da corte de Contas, o “Colar do Mérito de Contas”.

. A comenda foi entregue ao ministro pelo vice-governador, José Melo. Parti-ciparam da solenidade os ministros do STJ, Mauro Campbell e Ari Pargendler; o presidente do Tribunal de Justiça do Ama-zonas (TJAM), Ari Moutinho; o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto; o procurador-ge-ral do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), Francisco Cruz; e o procurador-geral do Ministério Público junto ao TCE, Carlos Alberto Almeida, além dos conselheiros do TCE-AM, au-ditores e procuradores de Contas.

. A medalha “Colar do Mérito de Con-tas” do TCE-AM foi instituída por meio da resolução nº 1, abril de 2005. Ela é conferida tendo como base as realizações e méritos de cidadãos, que merecem um especial reconhecimento da corte de Contas.

>> Homenagem

. Está marcado para o dia 27 de dezembro, no Lappa – a casa noturna com a cara carioca no Vieiralves -, o pré-réveillon que agitará a cidade, dando o start para as festas de fim de ano.

. Será na última sexta-feira do ano!

. A festa terá o alto-astral do repertório da cantora Taina Pimentel, do Grupo Calçada e a bateria de Escola de Samba. Info-line: 8156-5995 ou 8118-9717. Agendem!

>> Pré-réveillon

. Com a presença da blogueira Lalá Nolleto, de Goiânia, a marca Água de Coco reuniu convidados num get-together, movimentadís-simo na quarta-feira.

. No evento, com lista de con-vidados assinada pelo colunista Alexandre Prata e lançamento da revista da grife. Noite regada a champagne e house music.

>> Fashion

Renatinha Braga e a sobrinha Maria Luiza

. A modernidade chegou à Carteira de Trabalho.

. O Governo do Amazonas, por meio da Ouvidoria Geral do Estado, informa que, a partir deste mês, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) deixa de ser emitida manualmente e passa a ser digitalizada. Para o novo procedimento, o cidadão deve se di-rigir aos PACs portando os seguintes documentos (originais e cópias): RG, certidão de nascimento ou casamento, CPF, comprovante de residência atual; e ainda uma foto 3x4 (com fundo branco e sem o uso de óculos).

. O prazo para a entrega da CTPS é de 15 a 20 dias. Informações 0800-2862300.

>> Digitalizada

Giselle e Geovana Alfaia

Eliane Schneider e Lucia Viana

Alexandre Prata e Norma Araújo, na festa da Água de Coco

FOTOS: DIVULGAÇÃO

07_10 PLATEIA FIMSEMANA.indd 10-7 12/12/2013 23:06:27

Page 8: Plateia - 13 de dezembro de 2013

Roteiro8MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Roteiro 9MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Fátima Silva canta ‘Samba de Responsa’“Samba de Responsa” é o show que Fá-

tima Silva apresenta amanhã, com vários convidados, no bar e restaurante Zero Grau. A apresentação inicia às 23h.

A proposta do “Samba de Responsa” é fazer um passeio pelo gênero musical produzido no Amazonas. No repertó-rio do show constam canções como “Pandeiro É Meu Nome”, de Chico da Silva; “Brasileira”, composição de Lu-cinha Cabral que ganhou nova versão; “Serpente”, de Miguel Faria; “A Casa da Mãe da Gente”, Junior Rodrigues e “Feitio de Paixão”, composta por Royce do Cavaco e Paulo Onça.

Num segundo momento do show, ela fará um repertório de artistas consa-grados nacionalmente e que são ícones no samba de raiz como: Clara Nunes, Beth Carvalho, Jorge Aragão, Jovelina Pérola Negra e muitos outros.

A primeira convidada a subir no pal-co será a cantora Márcia Siqueira. Em seguida Edilson Santana mostra todo seu talento. O Grupo Fino do Samba será a última atração e acom-panhará a cantora Fátima Silva com “A macumba da Nêga”, “Vou te dei-xar no sereno”, “Bagaço da Laranja” e Brincadeira Tem Hora”.

SHOW

, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Overload celebra 17 anos de rock

Banda amazonense faz do aniversário uma verdadeira confraternização entre amigos, músicos de outras bandas e ex-integrantes, com repertório abrangente

A banda pop rock Over-load, co-nhecida por

permear algumas das principais baladas da cidade de Manaus, comemora 17 anos de atividade, hoje. O show especial acontece hoje, no palco do All Night Pub, a partir das 22h. Esta é a séti-ma edição da festa,

batizada desde 2006 de “Overfest”.Além dos integrantes

que compõem a banda Overload, atualmente, ou-

tros ex-membros subirão ao palco para lembrar do passado e

mostrar que, embora tenham deixado

a carreira no grupo, a amizade fi cou intac-ta. Entre os convidados especiais estão nomes como Iuri Paiva, Beto Belini, Ro-drigo Junqueira e Jeferson Mathias. “Além destes, vamos ter a honra de contar com o talento do Marcelo Laredo, que divide o palco conosco quando montamos o projeto Overbox (junção de integrantes das bandas Overload e Juke Box)”, afi rma a vocalista Anna Terra. Segundo ela, o show comemo-rativo terá duas partes distintas, portanto, sendo uma com setlist voltado para o que a Overload costuma tocar e outra com um perfi l diferente – embora bem aproximado – do que executam enquanto Overbox.

No repertório, Anna Terra enfatiza que o público poderá ouvir, cantar e dançar sucessos de artistas mundialmente conhe-cidos, como Journey, Van Halen, Katy Perry e Bruno Mars, entre outros. “Vamos tocar desde os clássicos dos anos 1980 até o pop atual”, resume a cantora.

Entre as experiências de palco adquiridas pela Overload em 17 anos de música estão aberturas de shows importantes como Barão Vermelho, Raimundos, Colin Hay

e Los Hermamos, por exemplo. “A gente aguarda todo mundo para celebrar essa grande festa. Prometemos surpresas e muita diversão”, diz Anna.

O primeiro show da história da banda Overload aconteceu em agosto de 1996, um evento benefi cente em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), chamado “Feira da Bondade”.

Atualmente, com um repertório que in-clui músicas atuais do mundo pop rock mundial, mesclado aos sucessos dos anos 1980, a Overload se destaca pela amiza-de que une os integrantes, mesmo com diversas modifi cações na formação, que hoje confi gura-se com Anna Terra (voz), Gebes Neto (teclados), Ricardo Mena e Alexandre (bateria), Ricardo Beça (violão), Evaldo (guitarra e voz), Christian (baixo) e Marcelo Perlingero (guitarra).

A primeira formação da banda era com-posta por Marcelo Perlingero (guitarra), Alexandre “Chambinho” Novaes (bateria), Douglas Abreu (contrabaixo), Yuri Paiva (voz) e os irmãos Pinheiro, Evaldo (teclados) e Christian (guitarra).

GUSTAV CERVINKAEquipe EM TEMPO

Em quase duas décadas, Overload passou por várias formações

Liceu de Parintins faz Concerto de Natal

Os alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro (Laocs), do município de Parintins, realiza hoje o Concerto de Natal, envolvendo parte do núcleo de música da instituição, que inclui alunos de teclado, violão, flauta e os corais infantil, adulto e de Libras (formado por aqueles que possuem deficiência auditiva).

Segundo a diretora da unidade, An-dressa Oliveira, essa é uma forma de prática de grupo experimental dos alunos, para mostrar os conhecimentos nessa trajetória (mostra pedagógica). “Isso também contribui para formação de plateia. Será uma apresentação de 45 minutos, onde estarão muitos dos clássicos de Natal, como ‘Noite Feliz’, ‘Jingle Bells’, ‘Adeste Fideles’ e outros”,

diz a diretora.Na apresentação, estão incluídos os

instrutores do núcleo de música, Cícero Antônio (instrutor da banda de música), Cristhian Bulcão e Rogério Brandão (ins-trutores de violão), Alceo Anselmo (ins-trutor de teclados), Elder Reis (instrutor do coral infantil e adulto), Eneas Dias (instrutor de percussão para surdos) e Tarcísio Gonzaga (regente do coral em Libras). “Ao todo, 90 alunos participam do concerto”, afi rma Oliveira.

O concerto está previsto para co-meçar às 18h. “Porém, o espaço está aberto para visitação das 9h às 12h e das 14h às 19h, com as galerias de arte Jair Mendes e Vandir Santos, me-moriais Caprichoso e Garantido, salas de multimídia (CDs e DVDs), cineclube Odineia Andrade (com som digital e projeções em 3D) e biblioteca Fred Goes”, enfatiza a gestora.

CULTURA

Fátima tem mais de 20 anos de carreira musical

SERVIÇO“SAMBA DE RES-PONSA” – SHOW MUSICAL

QuandoOnde

Quanto

Pontos de Venda

Amanhã, às 23hZero Grau (rua Voluntá-rios da Pátria, 147, Vila da Prata)R$ 100 (mesa para quatro lugares)bilheteria do Zero Grau

GUSTAV CERVINKAEquipe EM TEMPO

Crianças e adolescentes do Laocs de Parintins durante uma das atividades

DIVULGAÇÃO

REPRODUÇÃO

DIVULGAÇÃO

08_09 PLATEIA FIMSEMANA.indd 8-9 12/12/2013 23:17:17

Page 9: Plateia - 13 de dezembro de 2013

Roteiro8MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Roteiro 9MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Fátima Silva canta ‘Samba de Responsa’“Samba de Responsa” é o show que Fá-

tima Silva apresenta amanhã, com vários convidados, no bar e restaurante Zero Grau. A apresentação inicia às 23h.

A proposta do “Samba de Responsa” é fazer um passeio pelo gênero musical produzido no Amazonas. No repertó-rio do show constam canções como “Pandeiro É Meu Nome”, de Chico da Silva; “Brasileira”, composição de Lu-cinha Cabral que ganhou nova versão; “Serpente”, de Miguel Faria; “A Casa da Mãe da Gente”, Junior Rodrigues e “Feitio de Paixão”, composta por Royce do Cavaco e Paulo Onça.

Num segundo momento do show, ela fará um repertório de artistas consa-grados nacionalmente e que são ícones no samba de raiz como: Clara Nunes, Beth Carvalho, Jorge Aragão, Jovelina Pérola Negra e muitos outros.

A primeira convidada a subir no pal-co será a cantora Márcia Siqueira. Em seguida Edilson Santana mostra todo seu talento. O Grupo Fino do Samba será a última atração e acom-panhará a cantora Fátima Silva com “A macumba da Nêga”, “Vou te dei-xar no sereno”, “Bagaço da Laranja” e Brincadeira Tem Hora”.

SHOW

, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Overload celebra 17 anos de rock

Banda amazonense faz do aniversário uma verdadeira confraternização entre amigos, músicos de outras bandas e ex-integrantes, com repertório abrangente

A banda pop rock Over-load, co-nhecida por

permear algumas das principais baladas da cidade de Manaus, comemora 17 anos de atividade, hoje. O show especial acontece hoje, no palco do All Night Pub, a partir das 22h. Esta é a séti-ma edição da festa,

batizada desde 2006 de “Overfest”.Além dos integrantes

que compõem a banda Overload, atualmente, ou-

tros ex-membros subirão ao palco para lembrar do passado e

mostrar que, embora tenham deixado

a carreira no grupo, a amizade fi cou intac-ta. Entre os convidados especiais estão nomes como Iuri Paiva, Beto Belini, Ro-drigo Junqueira e Jeferson Mathias. “Além destes, vamos ter a honra de contar com o talento do Marcelo Laredo, que divide o palco conosco quando montamos o projeto Overbox (junção de integrantes das bandas Overload e Juke Box)”, afi rma a vocalista Anna Terra. Segundo ela, o show comemo-rativo terá duas partes distintas, portanto, sendo uma com setlist voltado para o que a Overload costuma tocar e outra com um perfi l diferente – embora bem aproximado – do que executam enquanto Overbox.

No repertório, Anna Terra enfatiza que o público poderá ouvir, cantar e dançar sucessos de artistas mundialmente conhe-cidos, como Journey, Van Halen, Katy Perry e Bruno Mars, entre outros. “Vamos tocar desde os clássicos dos anos 1980 até o pop atual”, resume a cantora.

Entre as experiências de palco adquiridas pela Overload em 17 anos de música estão aberturas de shows importantes como Barão Vermelho, Raimundos, Colin Hay

e Los Hermamos, por exemplo. “A gente aguarda todo mundo para celebrar essa grande festa. Prometemos surpresas e muita diversão”, diz Anna.

O primeiro show da história da banda Overload aconteceu em agosto de 1996, um evento benefi cente em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), chamado “Feira da Bondade”.

Atualmente, com um repertório que in-clui músicas atuais do mundo pop rock mundial, mesclado aos sucessos dos anos 1980, a Overload se destaca pela amiza-de que une os integrantes, mesmo com diversas modifi cações na formação, que hoje confi gura-se com Anna Terra (voz), Gebes Neto (teclados), Ricardo Mena e Alexandre (bateria), Ricardo Beça (violão), Evaldo (guitarra e voz), Christian (baixo) e Marcelo Perlingero (guitarra).

A primeira formação da banda era com-posta por Marcelo Perlingero (guitarra), Alexandre “Chambinho” Novaes (bateria), Douglas Abreu (contrabaixo), Yuri Paiva (voz) e os irmãos Pinheiro, Evaldo (teclados) e Christian (guitarra).

GUSTAV CERVINKAEquipe EM TEMPO

Em quase duas décadas, Overload passou por várias formações

Liceu de Parintins faz Concerto de Natal

Os alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro (Laocs), do município de Parintins, realiza hoje o Concerto de Natal, envolvendo parte do núcleo de música da instituição, que inclui alunos de teclado, violão, flauta e os corais infantil, adulto e de Libras (formado por aqueles que possuem deficiência auditiva).

Segundo a diretora da unidade, An-dressa Oliveira, essa é uma forma de prática de grupo experimental dos alunos, para mostrar os conhecimentos nessa trajetória (mostra pedagógica). “Isso também contribui para formação de plateia. Será uma apresentação de 45 minutos, onde estarão muitos dos clássicos de Natal, como ‘Noite Feliz’, ‘Jingle Bells’, ‘Adeste Fideles’ e outros”,

diz a diretora.Na apresentação, estão incluídos os

instrutores do núcleo de música, Cícero Antônio (instrutor da banda de música), Cristhian Bulcão e Rogério Brandão (ins-trutores de violão), Alceo Anselmo (ins-trutor de teclados), Elder Reis (instrutor do coral infantil e adulto), Eneas Dias (instrutor de percussão para surdos) e Tarcísio Gonzaga (regente do coral em Libras). “Ao todo, 90 alunos participam do concerto”, afi rma Oliveira.

O concerto está previsto para co-meçar às 18h. “Porém, o espaço está aberto para visitação das 9h às 12h e das 14h às 19h, com as galerias de arte Jair Mendes e Vandir Santos, me-moriais Caprichoso e Garantido, salas de multimídia (CDs e DVDs), cineclube Odineia Andrade (com som digital e projeções em 3D) e biblioteca Fred Goes”, enfatiza a gestora.

CULTURA

Fátima tem mais de 20 anos de carreira musical

SERVIÇO“SAMBA DE RES-PONSA” – SHOW MUSICAL

QuandoOnde

Quanto

Pontos de Venda

Amanhã, às 23hZero Grau (rua Voluntá-rios da Pátria, 147, Vila da Prata)R$ 100 (mesa para quatro lugares)bilheteria do Zero Grau

GUSTAV CERVINKAEquipe EM TEMPO

Crianças e adolescentes do Laocs de Parintins durante uma das atividades

DIVULGAÇÃO

REPRODUÇÃO

DIVULGAÇÃO

08_09 PLATEIA FIMSEMANA.indd 8-9 12/12/2013 23:17:17

Page 10: Plateia - 13 de dezembro de 2013

Cinema10MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Coluna 7MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Fernando Coelho [email protected] - www.conteudochic.com.br

>> O presidente da Câ-mara Municipal de Ma-naus, vereador Bosco Saraiva convida para a sessão solene de outorga da “Medalha de Ouro Cida-de de Manaus” ao procura-dor geral de Justiça, Fran-cisco das Chagas Santiago Cruz, de sua propositura, hoje às 10 horas no ple-nário Adriano Jorge.

>> Francisco e Liduína Alves, Luiz Mariano e Ana Rebelo estão convidando para a cerimônia religiosa do casamento de seus fi-lhos Renata e Luiz Fellipe, amanhã na Catedral Nossa Senhora da Conceição, às 20h, seguida de recepção no Tropical Hotel.

>> A joalheria Jaqueline Chagas está com a cole-ção mundial itinerante da estrelada marca Brumani, até o dia 19 de dezembro. Vale conferir.

>> Amanhã, na SUB, festa e aniversário de Gi-zella Bolognese, com pista de dança.

>> Moisa e Charles Guerreiro desembarcaram de uma temporada em Nova York.

>> Vitrine

Saga com elfa boa de brigaAdaptado da obra do britânico J. R. R. Tolkien, o segundo fi lme da trilogia “Hobbit” tenta ser mais igualitário entre os sexos, já que o livro não tem uma única fêmea entre os personagens

Se este é considerado um mundo machista, imagine a Terra Média, o mundo fi ctício criado por J. R. R. Tolkien (1892-1973), onde a

maioria de suas histórias se passa.“O Hobbit: A Desolação de Smaug”, que

estreia hoje, não passaria no teste Bech-del, uma ferramenta adotada em cinemas da Suécia para avaliar fi lmes do ponto de vista da igualdade de gênero.

Pelas regras do teste, um fi lme só é aprovado se tiver ao menos duas perso-nagens femininas com nomes; além disso, elas têm que conversar entre si sobre algo que não seja homens.

A avaliação foi criada pela cartunista americana Alison Bechdel (“Fun Home”), em uma tirinha de 1985.

Adaptado da obra do britânico Tolkien, o segundo fi lme da trilogia Hobbit tenta ser mais “igualitário”, já que o livro não tem uma única fêmea entre os personagens.

Para evitar que o público fosse submeti-do a duas horas e 40 minutos de anões, orcs e alguns poucos elfos, o diretor Peter Ja-ckson lançou mão de fi gurantes femininas,

pegou emprestado de sua outra trilogia, “O Senhor dos Anéis”, a rainha Galadriel (Cate Blanchett) para uma brevíssima aparição e criou uma personagem.

Trata-se da elfa Tauriel, interpretada por Evangeline Lilly, mais conhecida como a Kate do seriado “Lost”.

Fã de Tolkien - diz ela que “O Hobbit” era o seu favorito na infância -, Lilly afi rma ver bons motivos para a criação da sua personagem. O mais forte é a “mensagem” que o fi lme passará às crianças.

“A menina de 10 anos vai ao cinema e pensa ‘não tenho chance nessa história’ e esse é um dos meus filmes favoritos. Qual a mensagem subliminar?”, ques-tiona Lilly.

“Não quero desafi ar Tolkien, ele es-creveu quando as mulheres não tinham reconhecimento social. Mas, em 2013, é inapropriado e injusto fazer nove horas de fi lme [duração da trilogia] sem nenhuma mulher”, diz a atriz.

Os puristas discordam. Muitos desa-bafaram no Twitter dizendo que Tauriel estraga o fi lme. No Facebook, há um grupo

chamado “Tolkien fans against Tauriel” (fãs de Tolkien contra Tauriel) que publica notícias sobre o fi lme acompanhadas de comentários como “Eles [Peter Jackson e a co-roteirista Fran Walsh] não têm respeito por Tolkien ou pelo cânone” ou o trocadilho “Keep calm and kill Tauriel” (mantenha a calma e mate Tauriel).

Para piorar a situação, Tauriel é envol-vida em um triângulo amoroso. Signifi ca que, além de uma mulher, um romance alheio à obra de Tolkien foi incluído no fi lme.

A elfa aparece quando os anões lidera-dos pelo herdeiro do trono Thorin (Richard Armitage) e acompanhados do hobbit Bilbo (Martin Freeman) se aproximam do reino de Thranduil (Lee Pace). Tauriel e Legolas (Orlando Bloom) capturam o grupo e os encarceram.

Acontece que Tauriel desenvolve afeição por um anão, Kili (Aidan Turner). “Ele é até alto para um anão”, comenta a persona-gem, chamando a atenção de Legolas, que arrasta asa pela elfa.

Quando ela resolve desobedecer as or-

dens do rei e partir para ajudar os anões, Legolas a segue.

Os romances, porém, não se realizam. Basta a sugestão deles para irritar os fãs.

Originalmente, essa parte romântica não estava programada, assim como muitas sequências de ação. Foi adicio-nada quando Jackson decidiu que, em vez de dois, faria três “O Hobbit”. Lilly teve de voltar ao set na Nova Zelândia meses depois da conclusão para filmar novas cenas.

“Tauriel é implacável, inconsequente, perigosa, apaixonada. Tenho orgulho dela porque, em fi lmes atuais, mulheres po-derosas agem como se fossem homens. Tauriel usa suas armas para lutar por justiça e verdade”, diz a atriz sobre sua elfa quase ninja.

“Há puristas que querem deixar Tolkien como é e eu respeito isso, mas gosto da ambiguidade. Como fã de Tolkien, gostei das mudanças. Elas deixam o filme melhor.”

Por Isabelle Moreira Lima

Para evitar que o público fosse submetido a duas horas e 40 minutos de anões, orcs e alguns elfos, o diretor Peter Jackson lançou mão de fi gurantes femininas

DIVULGAÇÃO

ColunaMANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Fernando Coelho [email protected] - www.conteudochic.com.br

O urologista Cristiano Paiva com o principal nome

da cirurgia urológica em robótica do país, Cássio

Andreoni, do Albert Einstein, com quem acaba de

fi rmar importante parceria

O ministro Humberto Eustáquio Soares Martins

recebendo a homenagem do TCE-AM e do vice-

governador José Melo

. Em solenidade concorrida, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Eustáquio Soares Martins foi condecorado, na manhã de ontem, pelo Tribunal de Contas do Estado do Ama-zonas (TCE-AM), com a mais alta con-decoração da corte de Contas, o “Colar do Mérito de Contas”.

. A comenda foi entregue ao ministro pelo vice-governador, José Melo. Parti-ciparam da solenidade os ministros do STJ, Mauro Campbell e Ari Pargendler; o presidente do Tribunal de Justiça do Ama-zonas (TJAM), Ari Moutinho; o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto; o procurador-ge-ral do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), Francisco Cruz; e o procurador-geral do Ministério Público junto ao TCE, Carlos Alberto Almeida, além dos conselheiros do TCE-AM, au-ditores e procuradores de Contas.

. A medalha “Colar do Mérito de Con-tas” do TCE-AM foi instituída por meio da resolução nº 1, abril de 2005. Ela é conferida tendo como base as realizações e méritos de cidadãos, que merecem um especial reconhecimento da corte de Contas.

>> Homenagem

. Está marcado para o dia 27 de dezembro, no Lappa – a casa noturna com a cara carioca no Vieiralves -, o pré-réveillon que agitará a cidade, dando o start para as festas de fim de ano.

. Será na última sexta-feira do ano!

. A festa terá o alto-astral do repertório da cantora Taina Pimentel, do Grupo Calçada e a bateria de Escola de Samba. Info-line: 8156-5995 ou 8118-9717. Agendem!

>> Pré-réveillon

. Com a presença da blogueira Lalá Nolleto, de Goiânia, a marca Água de Coco reuniu convidados num get-together, movimentadís-simo na quarta-feira.

. No evento, com lista de con-vidados assinada pelo colunista Alexandre Prata e lançamento da revista da grife. Noite regada a champagne e house music.

>> Fashion

Renatinha Braga e a sobrinha Maria Luiza

. A modernidade chegou à Carteira de Trabalho.

. O Governo do Amazonas, por meio da Ouvidoria Geral do Estado, informa que, a partir deste mês, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) deixa de ser emitida manualmente e passa a ser digitalizada. Para o novo procedimento, o cidadão deve se di-rigir aos PACs portando os seguintes documentos (originais e cópias): RG, certidão de nascimento ou casamento, CPF, comprovante de residência atual; e ainda uma foto 3x4 (com fundo branco e sem o uso de óculos).

. O prazo para a entrega da CTPS é de 15 a 20 dias. Informações 0800-2862300.

>> Digitalizada

Giselle e Geovana Alfaia

Eliane Schneider e Lucia Viana

Alexandre Prata e Norma Araújo, na festa da Água de Coco

FOTOS: DIVULGAÇÃO

07_10 PLATEIA FIMSEMANA.indd 10-7 12/12/2013 23:06:27

Page 11: Plateia - 13 de dezembro de 2013

Cinema 11MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

HORÓSCOPO

GREGÓRIO QUEIROZÁRIES - 21/3 a 19/4 Tendência a se enlevar com os sonhos e os sorri-sos das pessoas. Disposição sonhadora bastante estimulada. Um amigo ou alguém especial pode ser a fonte desse estímulo.

TOURO - 20/4 a 20/5 Intuição precisa e luminosa, em especial para se livrar de problemas. Um dia para agir certo, tanto na vida em geral quanto particularmente nas questões profissionais.

GÊMEOS - 21/5 a 21/6 Ideias elevadas e de alta compreensão va-gueiam por sua mente. Facilidade em aprender e concluir a respeito da verdade. Não só as verdade gerais, mas a que lhe diz respeito.

CÂNCER - 22/6 a 22/7 Bom dia para os negócios e encontrar os apoios certos. A consonância e o favorecimento tendem favorecer os assuntos práticos: trabalho e acordos financeiros.

LEÃO - 23/7 a 22/8 O idealismo estimula o espírito romântico na vida a dois. Em suas associações: pontos de convergência e interesses a serem desenvolvidos em conjunto.

VIRGEM - 23/8 a 22/9 O convívio dentro dos afazeres da vida a dois pode ser fonte de grandes alegrias, por aproximá-lo da pessoa querida. Coisas pequenas reverberam grandes sentimentos.

LIBRA - 23/9 a 22/10 O Sol em bom aspecto com Netuno estimula o espírito místico e religioso, tanto quanto estimula os sentimentos amorosos idealistas e talvez um tanto platônicos.

ESCORPIÃO - 23/10 a 21/11A vida prática pode ter algo de mágica. Boa opor-tunidade de experimentar o sentimento místico de união a algo maior, por meio da dedicação à família e às tarefas ligadas a ela.

SAGITÁRIO - 22/11 a 21/12 Encontro de um encanto especial em alguém ou algo que antes não lhe dizia muito. Tendência a idealizar demais as situações. As pessoas soam e ressoam muito mais.

CAPRICÓRNIO - 22/12 a 19/1 A realidade prática pode ter algo de mágica ou ainda alguma graça especial. Também boa sorte nos negócios. Há sinais importantes a serem lidos nas coisas mais simples.

AQUÁRIO - 20/1 a 18/2 A comunicação ocorre no nível da inspiração e da intuição. Momento para se encontrar com pessoas especiais e de mostrar ser alguém especial para as pessoas queridas.

PEIXES - 19/2 a 20/3 O momento favorece compreender algo das limitações materiais que tem encontrado. A compreensão traz melhor relação com as con-dições materiais em que está.

Plateia6MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

CONTINUAÇÕESREPRODUÇÃO

Segundo filme da trilogia de adaptação da obra-prima The Hobbit, de J.R.R. Tolkien, “O Hobbit: A Desolação de Smaug” dá continuidade à aventura de Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) em sua épica jornada com o Mago Gandalf (Ian McKellen) e treze Anões, liderados por Thorin Escudo de Carvalho (Richard Armi-tage), para o Reino dos Anões de Erebor. Cinemark 1 – 12h50, 16h30, 20h (dub/diariamente), 23h30 (dub/somente sexta-feira e sábado), Cinemark 6 – 21h50 (3D/leg/diariamente), 11h30, 14h50, 18h30 (3D/dub/diariamente), Cinemark 7 - 22h30 (3D/dub/diariamente), 12h10, 15h40, 19h10 (3D/dub/diariamente); Cinépolis 1 – 13h05, 16h40, 20h45 (3D/leg/diariamente); Cinépolis 4 – 17h (3D/leg/diariamente), 13h30, 20h30 (3D/dub/diariamente), Cinépolis 5 – 11h (3D/leg/somente sexta-feira e sábado), 14h30, 18h, 21h30 (3D/leg/diariamente); Playarte 1 – 14h10, 17h20 (3D/dub/diariamente), 0h01 (3d/leg/somente sexta-feira), 20h30 (3D/leg/diariamente), 23h40 (3D/leg/so-mente sexta-feira e sábado); Playarte 5 – 12h10, 15h20, 18h30 (dub/diariamente), 21h40 (dub/somente sexta-feira e sábado); Playarte 6 – 18h31 (dub/diariamente), 21h41 (dub/somente sexta-feira e sábado), Playarte 7 – 13h30, 16h40, 19h50 (leg/diariamente), 23h (leg/somente sexta-feira e sábado).

O Hobbit – A Desolação de Smaug: EUA. 12 anos.

ESTREIA

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

REPRODUÇÃO

Linha de Frente: EUA. 16 anos Cinépolis 10 – 13h45 (leg/diariamente).

Carrie, a Estranha: EUA. 16 anos. Cinemark 5 – 14h20, 16h50, 19h20, 21h40 (dub/diariamente); Cinépolis 10 – 16h10, 21h10 (leg/diariamente); Playarte 4 – 13h10, 15h15, 17h20, 19h25, 21h30 (dub/diariamente), 23h35 (dub/somente sexta-feira e sábado).

Como Não Perder Essa Mulher: EUA. 16 anos. Cinemark 2 – 14h10, 18h50 (dub/diariamente), 23h40 (dub/somente sexta-feira e sábado); Cinépolis 2 – 22h05 (leg/diariamente); Playarte 10 – 13h10, 15h05 (dub/diariamente).

Última Viagem à Vegas: EUA. 12 anos. Cinemark 2 – 11h40, 16h20, 21h10 (dub/diariamente); Cinépolis 2 – 17h05 (leg/diariamente), Cinépo-lis 10 – 18h35 (leg/diariamente); Playarte 2 – 13h50, 16h, 18h10, 20h20 (dub/diariamente), 22h30 (dub/somente sexta-feira e sábado).

Crô: BRA. 12 anos. Cinemark 8 – 11h, 13h, 15h, 17h30, 19h40, 22h20 (diariamente); Cinépolis 2 – 14h10, 19h45 (diariamente); Cinépolis 9 – 13h15, 15h20, 17h30, 19h35, 22h (diariamente); Playarte 3 – 13h30, 15h25, 17h20, 19h15, 21h10 (diariamente), 23h05 (somente sexta-feira e sábado).

Um Time Show de Bola: ARG/ESP. Livre. Cinemark 4 – 15h20, 17h50 (dub/diariamente), Cinemark 5 – 11h50 (dub/diariamente); Cinépolis 6 – 13h (dub/diariamente).

Vovô Sem Vergonha: EUA. 14 anos. Cinépolis 7 – 14h15, 16h30, 19h15, 21h45 (leg/diariamente); Playarte 10 – 17h, 19h, 21h (leg/diariamente), 23h (leg/somente sexta-feira e sábado).

Jogos Vorazes – Em Chamas: EUA. 14 anos. Cinemark 3 – 15h50, 19h, 22h10 (dub/diariamente); Cinépolis 6 – 15h35, 18h50, 22h15 (leg/diariamente);

Playarte 9 – 17h50, 20h50 (dub/diariamente), 23h45 (leg/somente sexta-feira e sábado).

Bons de Bico: EUA. Livre. Cinemark 3 – 11h15, 13h30 (dub/diariamente); Playarte 6 – 12h30, 14h30, 16h30 (dub/diariamente).

Thor 2 – O Mundo Sombrio: EUA. 10 anos. Cinemark 4 – 12h40, 20h20 (dub/diariamente), 23h (dub/somente sexta-feira e sábado); Playarte 9 – 13h, 15h25 (dub/diariamente).

Meu Passado Me Condena: BRA. 12 anos. Playarte 8 – 12h50, 14h55, 17h (diariamente).

Sobrenatural – Capítulo 2: EUA. 14 anos. Playarte 8 – 19h05, 21h15 (dub/diariamente), 23h25 (dub/somente sexta-feira e sábado).

Cultura do Norte é destaque em festival

O Festival Cauxi, em sua quarta edição, será realizado amanhã no Ao Mirante Bar, com vários shows

Para um festival cuja proposta é promover a cultura da Região Norte, nada mais adequado do que contar com a presença de um

artista como Neuber Uchôa, um entusias-ta da arte amazônica. Músico autônomo que canta, compõe e produz, ele foi con-vidado para participar da quarta edição do Festival Cauxi, evento que contará com shows dos grupos AlaídeNegão – o anfitrião –, The Stone Ramos, P8 Crew e Casa de Caba, além de intervenções do projeto Bacaba, do Pará.

O Festival Cauxi vai ser realizado ama-nhã, no Ao Mirante Bar, mas hoje acontece a festa de lançamento, no espaço Arte e Fato, com as presenças dos grupos Tudo Pelos Ares e Livre Prisionero, e ainda uma

participação especial da AlaídeNegão.Neuber Uchôa conta que sempre re-

serva boas expectativas para seus shows em Manaus. “É sempre uma satisfação imensa dividir o palco com quem está fazendo música de qualidade. Espero sempre apresentar o meu melhor”, afirma. Ele lembra que chegou a ser convidado para o Festival Cauxi do ano passado, mas estava envolvido com as atividades da “Casa do Neuber”, espaço aberto por ele em Roraima para shows de artistas da Amazônia. “É uma casa alternativa e, sempre que posso, trago cantores amazonenses como Torrinho e Paulinho Kokay”, diz.

Para o show de amanhã, Neuber adianta que o público pode esperar um repertório de músicas “pra cima”. “Eu componho músicas alegres, gosto de privilegiar isso”, explica o artista, que

costuma misturar diversos tipos de so-noridades. “Minha música é recheada de sons caribenhos, salsa, música nordestina e indígena”.

O cantor e compositor nasceu em Boa Vista, Roraima, e em 30 anos de carreira já lançou músicas como “Nossa Bossa”, “Cruviana”, “Makunaimando” e “Ave”, que concorreu no 1º Festival de MPB de Roraima e ficou em 3º lugar. Começou a cantar ainda criança em programas de auditório e, na adolescência, compôs os primeiros versos com seu violão. Ele é um dos cantores mais populares do seu Estado – ao lado de Eliakin Rufino e Zeca Preto, com quem forma a “Re-gionalíssima Trindade” do movimento cultural Roraimeira – e já teve canções suas gravadas por artistas de gêneros tão diversos como rock e forró.

Neuber Uchôa considera como identi-

LUIZ OTAVIO MARTINSEspecial Em Tempo

Neuber considera como identidade ar-tística a pluralidade

da região

DIVULGAÇÃO

SERVIÇOFESTA DE LAN-ÇAMENTO DO IV FESTIVAL CAUXI

QuandoOnde

Quanto

hoje, a partir das 22h Arte e Fato (rua 10 de Julho, 443, Centro) R$ 10

SERVIÇOIV FESTIVAL CAUXI

QuandoOnde

Quanto

amanhã, a partir das 22hAo Mirante Bar (rua Padre Agostinho Caballero Martins, 287, Santo Agostinho)R$ 15 (antecipado, na banca do Caboquês Ilustrado, no Manauara Shopping) e R$ 20 (na bilheteria)

dade artística de Roraima a pluralidade existente na região. “A pluralidade que está presente no nosso povo também está presente na nossa música. Hoje em dia todo mundo faz a mesma coisa. A única coisa original é o regionalismo”, diz.

06_11 PLATEIA FIMSEMANA.indd 6-11 12/12/2013 23:00:22

Page 12: Plateia - 13 de dezembro de 2013

5PlateiaMANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Plateia12MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

5h Jornal do SBT 6h Igreja Universal 7h Jornal do SBT 8h Bom Dia & Cia 10h05 Waisser 10h55 Programa A Voz da Esperança 11h35 Programa Agora 12h25 Programa Livre 13h15 As Visões da Raven 13h30 Maria do Bairro 14h30 Por Ela....sou Eva15h Cuidado com o Anjo15h45 A Madrasta 16h30 Eu A Patroa e as Crianças17h20 Jornal Em Tempo 17h45 SBT Brasil18h30 Chiquititas19h15 Rebelde 20h Seriado 21h Programa do Ratinho22h Tela de Sucesso0h15 Jornal do SBT 1h Big Bang a Teoria1h30 Mike & Molly2h Sobrenatural/supernatural3h Programa Jogo da Gente3h30 Igreja Universal

SBT

PROGRAMAÇÃO DA TV

GLOBO3h55 Telecurso Educação Básica - PROFPRF

4h10 Telecurso Profi ssionalizante - Comércio

4h25 Telecurso Ensino Médio - História

4h45 Telecurso Ensino Fundamental - Geografi a

5h Globo Rural

5h30 Bom Dia Brasil

6h30 Bom Dia Amazônia

7h30 Bom Dia Brasil (Reapresentação)

8h30 Mais Você

9h57 Bem Estar

10h40 Encontro Com Fátima Bernardes

12h Amazonas TV

12h40 Globo Esporte

13h10 Jornal Hoje

13h40 Vídeo Show

14h25 O Cravo e a Rosa

15h50 Sessão da Tarde

16h46 Globo Notícia

16h50 Malhação

17h20 Jóia Rara

18h10 Jornal do Amazonas

18h30 Jornal Nacional

19h10 Além do Horizonte

20h10 Amor à Vida

21h35 Globo Repórter

22h35 A Mulher do Prefeito

23h20 Jornal da Globo

23h55 Programa do Jô

1h25 Corujão do Esporte

2h15 Corujão

4h35 Festival de Desenhos

RECORD6h15 Record Kids - Pica Pau7h40 Fala Brasil 9h Hoje Em Dia 11h Magazine 12h Alô Amazonas 13h15 Craque na TV 13h30 Programa da Tarde 16h15 Cidade Alerta 17h55 A Crítica na TV 18h40 Jornal da Record 19h30 Peladão - O Reality20h30 Todo Mundo Odeia o Chris21h30 Csi Nova York 22h30 Pecado Mortal 23h30 Câmera Record0h30 Go On - Seguindo Em Frente1h10 Programação IURD

BAND4h Popeye4h10 Primeiro Jornal - Reapresentação4h50 Primeiro Jornal5h Nosso Tempo5h30 Primeiro Jornal6h Dia Dia7h10 Band Kids 9h10 Jogo Aberto (Hd)10h30 Teleshow Festa Clube10h35 Comunidade Alerta11h10 Notícia de Agora11h25 Exija Seus Direitos12h05 Camera 1312h55 Cidade Urgente13h20 Ação na TV14h Violleta14h50 Os Simpsons15h50 Brasil Urgente 17h50 Band Cidade 18h20 Jornal da Band 19h25 Minuto do Futebol - Boletim19h28 Show da Fé20h20 Zoo20h30 Os Simpsons21h30 Pânico na Band - Reapresentação23h15 Agora É Tarde Com Danilo Gentili 0h15 Jornal da Noite (Hd)2h Minuto do Futebol – Boletim2h05 Igreja Universal

EM TEMPO – Em 2014, o Diante do Trono gravará um trabalho em Israel. Como está o andamento desse projeto?

APV – Nós teremos uma caravana na qual as pessoas poderão viajar conosco e o roteiro desse evento está pronto. Todos os detalhes estão fechados, cada dia está determinado, os locais que visitaremos, nossos parceiros com relação aos equipa-mentos que serão usados, tudo isso está selado. Não faremos algo para multidão. Nosso desejo é que a ca-ravana participe da gravação, o que torna isso bem exclusivo. Claro que teremos convidados que são os ju-deus messiânicos e os árabes cristãos convertidos. Ou seja, a igreja cristã de Israel. Pessoas que moram lá, são israelenses e creem em Jesus e que não são muitos, vivendo em situações difíceis de perseguição por serem minoria. Fora isso, o público máximo deve chegar a 500 pessoas.

EM TEMPO – Muito se comenta sobre a força da música gospel dentro do cenário nacional. Como você avalia isso?

APV – A qualidade desse gênero cresce cada vez mais. Com o surgi-mento de músicos talentosos, can-tores incríveis e com produções de bom gosto, com grandes produções e muito investimento. E isso se deve a abertura do povo brasileiro para a música gospel. Então a tendência é crescer, cada dia ganhar mais es-paço nas rádios, nas TVs seculares,

pois isso é o reconhecimento desse público que só aumenta.

EM TEMPO – O Diante do Trono completou 15 anos. Como você avalia esse tempo de carreira?

APV – Cantamos a nossa vida! Então, ao mesmo tempo em que olhamos para trás e vemos a car-reira crescendo, vemos a nossas experiências com Deus. As histórias que vivemos de fé, de vitória, de superação de difi culdades. É tudo muito emocionante! É a nossa vida cantada.

EM TEMPO – Sabemos que todo mundo que está sob a luz dos ho-lofotes acaba recebendo críticas. Como você lida com elas?

APV – Procuro não ler o que es-tão falando ao meu respeito, não fi co na internet pesquisando porque descobri que existem pessoas muito cruéis, que se promovem “batendo” nos outros, xingando os outros e não trazendo uma crítica construtiva, mas com o propósito de destruir. Às vezes que li e ouvi algo, aquilo me fez muito mal. Então procuro ouvir coisas de pessoas que me cercam e me amam que podem me ajudar a melhorar. Mas alguém que eu nem conheço, não sei a motivação por trás daquele comentário negativo, não dou ouvido a essas coisas, pois não me melhora, só me adoece.

EM TEMPO – O Diante do Tro-no possui todas as redes sociais

possíveis. Como é esse contato direto com os fãs?

APV – Desde que inventaram o Twitter, Instagram e Facebook, nos aproximou muito das pessoas, para que elas possam imediatamente co-mentar o que cada um que dizer. É muito lindo! Ouvir/ler o testemunho de alguém que foi abençoado com uma música ou alguma postagem nossa é uma benção e me anima muito. Claro que existe uma crítica ou outra, mas fi ltramos tudo, perce-bemos quando alguém está querendo contribuir. Então, acho que as redes sociais fazem mais bem do que mal e nós usamos para o bem.

EM TEMPO – Como está a ex-pectativa para o show de hoje e o que estão preparando para a apresentação?

APV – Esse evento é muito espe-cial porque vamos estar juntos com o Ministério Boas Novas e a banda Mercê. E essa é uma história bonita porque o Ministério Boas Novas é uma banda muito grande aqui do Amazonas e a pastora Ana Lúcia Câ-mara, ela tem se tornado uma amiga para mim. E no passado, estivemos juntos em um evento e aconteceu uma situação nos bastidores que não presenciei e nem fi quei sabendo que, somente agora, ela me contou. Só que o cristão perdoa. Então estamos felizes por cantarmos juntos. Será algo emblemático e queremos lotar o Canaã com tudo que tem direito ao longo de duas horas de show.

Procuro não ler o que dizem a meu respeito, não fi co na internet pesquisando isso porque descobri que existem pessoas muito cruéis, que se promovem batendo nos outros, xingando e sem críticas cons-trutivas”

Banda Mercê também está no palco do evento de música “gospel”

SERVIÇOSHOW DO DIANTE DO TRONO

Quando

Onde

Quanto

Hoje, a partir das 19hCentro de Con-venções Canaã (avenida Rodrigo Otávio, Japiim)R$ 20 (pista/meia) e R$ 50 (VIP/meia)

A qualidade desse gênero (gospel) cres-ce cada vez mais. Com o surgimento de músicos talentosos, cantores incríveis e com produções de bom gosto e de muito investimento, a tendência é crescer ainda mais”

Valadão diz se sentir bem em Manaus

05_12 PLATEIA FIMSEMANA.indd 12-5 12/12/2013 22:59:20

Page 13: Plateia - 13 de dezembro de 2013

Capa4MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Canal [email protected]

Bate-rebate• A Bandeirantes também já tem planifi cado o esquema de cobertura

do Carnaval, que mais uma vez terá Salvador como base central de todos os trabalhos.

• José Luiz Datena entra em férias na Band nesta sexta-feira. Márcio Campos volta a reassumir o comando do “Brasil Urgente”.

• Recebi e agradeço o livro da Faa Morena, “Achados e Perdidos”.• A Globo mexeu no cabelo de todas as atrizes de “Em Família”, subs-

tituta de “Amor à Vida”...• ... Giovanna Antonelli e Tainá Muller, entre outras, já estão com novos

penteados.• Glória Maria e Moacyr Franco também foram convidados pelo Boni

para sair no Carnaval da Beija-Flor.• Sem futebol, a programação de domingo da Globo sofre alterações.

Marcelo Serrado adotou um estilo semelhante ao do colega Fábio Porchat: está em todas, e avaliando projetos para TV, cinema e teatro.

Atualmente com “Crô - O Filme”, “A mulher da sua vida” - “Fantástico”, e “Alexandre e Outros heróis”, que estreia dia 18, na Globo, Serrado também prepara uma peça, que planeja dividir com Anderson Di Rizzi.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

C’est fi ni

Reta fi nalEm meio a essa zoeira toda dos

últimos dias, restam apenas dois pro-gramas para o “Pânico” encerrar os seus trabalhos deste ano. Depois só melhores momentos e alguma coisa gravada para janeiro.

Evidente que, por tudo o que acon-teceu, especialmente com o caso Sa-brina Sato ainda em questão, todas as atenções estarão voltadas para ele.

Plano B Os acontecimentos são todos mui-

to recentes, mas os “cabeças” do “Pânico” entendem que a reposição para a saída da Sabrina, se tudo vier a se confi rmar, pode acontecer sem maiores transtornos.

Já existem, segundo se comenta, duas candidatas muito fortes sendo conversadas.

Falta isso A Globo, quando se utiliza de mate-

rial antigo, esquece de colocar neces-sários caracteres para a boa informa-

ção dos seus telespectadores.O “Esporte Espetacular” dos 40

anos, domingo passado, por exemplo, exibiu trechos do vôlei de ouro, de Barcelona, em 92. Mas em momento nenhum apareceu que a narração foi do Luiz Alfredo. Por que não?

Ideia de programa - 1 No SBT alguns diretores tentam

viabilizar a ideia de um programa es-portivo para ser apresentado durante a realização da Copa do Mundo. O título provisório, “SBT na Copa”, até já existe.

Uma mesa diária, com debates e informações.

Ideia de programa - 2 Dentro do SBT, o projeto deste pro-

grama esportivo já tem a aprovação do artístico e o apoio do comercial.

O plano, porém, esbarra na questão das imagens. Não foram nada ani-madores, pelo menos até agora, os contatos realizados para conseguir a liberação do material.

Flávio Ricco

Colaboração:José Carlos Nery

Flávio Ricco 13MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Está correndo um papo, que o Boninho e nem ninguém da Globo confi rma, sobre a participação de seis ex-BBBs na próxima edição do programa.

Fala-se, inclusive, numa fase eliminatória para eles.

Em questão

ROB

ERTO

NEM

ANIS

Lívia escaladaLívia Andrade está escalada para compor na equi-

pe do Carnaval do SBT na Bahia. Vai ocupar o lugar da Karyn Bravo, que agora em janeiro já estará em licença maternidade.

Eliana, Helen Ganzaroli, César Filho e César Portiolli também estão confi rmados.

Responsável por comandar uma das bandas gospel mais conhe-cidas não apenas no Brasil, mas também no mundo – leia-se:

Diante do Trono –, a cantora Ana Paula Valadão está em Manaus devidamen-te acompanhada de seus músicos, do Ministério Boas Novas e da banda Mercê, para uma apresentação que será realizada hoje, às 19h, no Centro de Convenções Canaã.

Em entrevista ao EM TEMPO, a artista falou da experiência de gravar um CD e um DVD em Manaus, a re-ceptividade do público mediante esse trabalho, o crescimento da música gospel no Brasil, a caravana que está organizando para Israel em 2014, como lida com as críticas, o universo das redes sociais e afirma que: não “dá ouvidos” àquilo que lhe adoece, apenas o que lhe faz bem.

EM TEMPO – O Diante do Trono já esteve em Manaus inúmeras vezes. Como é a relação de vocês

com a capital do Estado?Ana Paula Valadão – Já perdemos

as contas de quantas vezes estive-mos aqui. Este ano é a segunda vez. Tivemos a oportunidade de conhecer Itacoatiara, nossa primeira vez no interior do Amazonas e foi muito legal. E voltamos depois da gravação do nosso 15º CD/DVD, no Centro de Convenções (sambódromo). É sem-pre tudo muito lindo. Só de sobrevoar a cidade, vem a lembrança de vários eventos que participei aqui, de vá-rias dificuldades que enfrentamos e várias vitórias que conquistamos, amigos que tenho aqui... Isso tudo me emociona muito!

EM TEMPO – E por falar dessa gravação que foi feita em Ma-naus, como foi essa experiência e a aceitação do público depois do material pronto?

APV – A abertura de Manaus foi maravilhosa para nós. Tivemos com o conselho de pastores que representa a maioria das igrejas evangélicas da cidade e todos nos apoiado. Fi-zemos parte da Marcha Para Jesus

e, ao final, houve a concentração no sambódromo, onde cabem 350 mil pessoas e estava lotado. Tivemos um grande coral de pessoas de Manaus que se reuniu ao longo de uma se-mana participando de ensaios, então foi muito linda essa mobilização. Fizemos uma história bonita nesse período. O disco “Creio” ganhou como Melhor CD Gospel de 2013 em uma votação com mais de 2 milhões de votos populares no troféu chamado Promessas e, para mim, essa respos-ta é muito especial, porque não foi só o público local que votou, mas do Brasil inteiro. E o DVD, também de mesmo nome, foi muito bem aceito também porque ele não aconteceu só ali no momento do show, mas fizemos alguns clipes em vários pontos da cidade, fomos a uma tribo indígena, a algumas comunidades ribeirinhas no lago Manacapuru, onde nossa igreja tem alguns trabalhos... Acredito que o público manauense reconheceu que tentamos fazer uma homenagem a essas belezas com a qual estão todos acostumados, mas quem é de fora, fica encantado.

Ana Paula VALADÃO

‘Cantamos A NOSSA vida!’

Só de sobrevoar a cidade, vem a lem-brança de vários eventos que parti-cipei aqui, de várias difi culdades que enfrentamos e várias vitórias que conquis-tamos, amigos que tenho aqui. Tudo isso me emociona muito”

BRUNO MAZIERIEspecial EM TEMPO

DIEGO JANATÃ

04_13 PLATEIA FIMSEMANA.indd 4-13 12/12/2013 22:55:46

Page 14: Plateia - 13 de dezembro de 2013

Encarando com bom hu-mor e boa música, hoje o cantor e compositor Pedro Cesar Ribeiro se apresenta no Sax Bar e Restaurante do Millennium, a partir das 20h30, com repertório de clássicos da MPB, samba e bossa nova.

No repertório, uma se-leção especial de com-posições de Ivan Lins (“Madalena”), Belchior (“Paralelas”), Noel Rosa (“Último Desejo”), Cartola (“O Mundo é Um Moinho”), Chico Buarque (“Samba e Amor”), Vinícius de Moraes (“Insensatez”), João Gilber-to (“Estate”), Tom Jobim (“Desafinado”), Billy Blan-co (“A Banca do Distinto”), Johnny Alf (“Ilusão à Toa”), entre outras.

AutoralPedro Cesar apresenta

ainda algumas de sua pró-prias canções, como “Iara”, “Bossa Pávula”, e de outros compositores regionais, como Zeca Torres (“Porto de Lenha”), Paulo André e Ruy Barata (“Pauapixuna” e “Foi Assim”).

Plateia 3MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Plateia14MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Bossa nova, samba e MPB no Sax

MILLENNIUM

SERVIÇOPEDRINHO RIBEIRO – SHOW MUSICAL

Onde:

Quando: Quanto:

Informa-ções:

Sax Bar e Restaurante (Millennium Center)hoje, às 20h30R$ 103655-3108 / 3655-3100

Baile encerra atividades do Centro do IdosoO Governo do Amazonas, por meio

da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), promove nes-ta sexta-feira, 13, a partir das 16h, a segunda edição do Baile Nostalgia – Da Jovem Guarda a Discoteca, no Centro de Convivência do Idoso (Ceci), na esquina das ruas Wilkens de Matos e Alexandre Amorim, no bairro de Aparecida, zona sul de Manaus.

De acordo com a secretária Regina

Fernandes, o evento faz parte do Ca-lendário Cultural do Centro e atende as solicitações dos idosos para celebrar as festas de fi m de ano. “O baile marca o encerramento das atividades no ano de 2013 e, todos os anos, se transforma numa grande confraternização dos 4,2 mil usuários do Ceci”, disse.

Para o evento, a Secretaria de Estado da Cultura (SEC) disponibilizou três atrações musicais especiais e ornamentação típica

para o ritmo das antigas discotecas. Os ritmos predominantes do baile serão os hits mais tocados nas décadas de 60 a 80. “Vamos fazer uma grande festa e reunir um grande número de pessoas”, disse.

A diretora do Ceci, Renata Kellen Eliziário informou que, no ano passado, o baile reuniu mais de duas mil pessoas. “Neste ano, o Centro também vai promover os concursos para a escolha do melhor traje original e melhor dançarino”, explicou.

NOSTALGIA

Dezenas de meninos e meninas da escola fazem apresentação natalina no Amazonas Shopping, neste sábado, a partir das 19h, com repertório típico

Coral Infantil Latu Sensu canta o Natal

Como parte de sua programação natalina, o Amazonas Shopping apresenta amanhã o Coral In-fantil Latu Sensu, que levará

ao público as mais tradicionais canções desta época do ano.

A apresentação, gratuita, acontece a partir das 19h, na escadaria da praça central do centro de compras, com du-

ração de uma hora.No repertório canções como “Jingle

Bells”; “Oh Happy Day”; “We Wish You a Merry Christmas”; “Então É Natal” e “O Natal Vem Vindo (Coca-Cola)”; entre ou-tras bastante conhecidas do público.

O coral é formado por 30 alunos do curso de inglês do Colégio Lato Sensu, unidade Cidade Nova, e que já

fazem parte do projeto Magic Fridays (sextas-feiras mágicas). Essa é a pri-meira vez que o grupo se apresenta no Amazonas Shopping.

A criançada que ainda não levou a cartinha para o Papai Noel também pode aproveitar e fazer uma visitinha ao Bom Velhinho em sua casa, na praça central do Amazonas Shopping.

Ao todo, 30 crianças estão com a missão de interpretar diversas obras que são características deste período de fi m de ano

DIVULGAÇÃO

Conhecido da grande mas-sa com a personagem Fred Mercury Prateado, do progra-ma “Pânico na TV”, Eduardo

Sterblitch estará em Manaus pela segunda vez. Porém, ao contrário da primeira quando se apresentou com o grupo Deznecessários, ele retorna a capital do Amazonas com seu próprio espetáculo batizado de “O Melhor Melhor Show do Mundo”, amanhã, às 22h30, no Teatro Manauara. Durante a entrevista, ele diz que o mercado de stand-up comedy só se manterá com os bons humoristas, que só presta atenção em críticas construtivas e que fez questão de incluir a capital do Amazonas em sua turnê.

EM TEMPO - Você é ator, mas ganhou fama como humorista. É muito complicado fazer humor no Brasil?

Eduardo Sterblitch - Acredito que seja até fácil fazer humor no Brasil, se pensarmos que o país tem um pú-blico fi el ao gênero, sempre ávido por novidades. Se estabelecer com uma

carreira artística é que são outros quinhentos. É como qualquer outro trabalho, demanda dedicação. Tem que suar mesmo!

EM TEMPO - Como lida com as críticas quando você aborda temas ditos “politicamente incorretos”?

ES - Considero as críticas quando elas são construtivas. Afi nal, ninguém nasce pronto e se aperfeiçoar é um privilégio. Sempre haverão temas es-pinhosos, o que torna difícil agradar a todos. O importante é não perder o bom humor.

EM TEMPO - Como você enxerga o surgimento de novos nomes do humor nacional? Principalmente os vindos de projetos como o “Porta dos Fundos”, por exemplo.

ES - Eu vejo isso da melhor maneira possível. Todo mundo sai ganhando com esta profusão de novas ideias. Novidades sempre são inspiradoras.

EM TEMPO - Você acha que o mercado do stand-up está satu-rado?

ES - Quando se pega uma boa ideia e se transforma em um produto, é

inevitável que haja uma saturação. Os bons comediantes de stand-up, acredito, se manterão atuantes e relevantes sempre.

EM TEMPO - Você teve a opor-tunidade de participar do longa “Rio, Eu Te Amo” juntamente com Fernanda Montenegro. Como foi a experiência?

ES - Filmar com a “Fernandona” não pode ser outra coisa senão simples-mente incrível. Quando recebi o convite não pensei duas vezes. A experiência foi demais! Estou louco para ver o resultado disso pronto. Espero estar a altura do talento de uma das melhores artistas que este país possui.

EM TEMPO - O que seria “O Me-lhor Melhor Show do Mundo”?

ES - “O Melhor Melhor Show do Mun-do” é essa turnê que já se apresentou de Norte a Sul do Brasil com grande sucesso de público, onde interagimos com a plateia, em um ritmo louco de troca de fi gurinos, esquetes e muita música. Animação é o que não falta!

EM TEMPO - Você esteve em Manaus há 4 anos com os Dezne-

cessários. Como está a expectativa para voltar a Manaus?

ES - Falei para o pessoal da produção que não poderia faltar Manaus no cro-nograma da turnê. Tenho um carinho muito grande pelo público da cidade e fui muito bem recebido da última vez. Espero que minha volta seja tão animada quanto.

EM TEMPO - E justamente por estar em turnê, o espetáculo pas-sa por mudanças? Ou seja, você adapta determinadas piadas para o cotidiano de cada lugar?

ES - A adaptação rola de forma muito natural. Como boa parte do espetáculo conta com interação com a plateia, o roteiro meio que se molda pelo que o público dá de informação. As apresen-tações acabam se tornando bastante exclusivas, por assim dizer.

EM TEMPO - Quais os planos para 2014?

ES - Dezembro é o momento de sentar e defi nir todos os projetos que virão pela frente. O que posso dizer por enquanto é que haverão muitas novi-dades. É só aguardar que, no momento certo, as surpresas serão divulgadas.

Eduardo STERBLITCH

‘Ninguém NASCE PRONTO e se aperfeiçoar É UM privilégio’

DIVULGAÇÃO

BRUNO MAZIERIEspecial EM TEMPO

03_14 PLATEIA FIMSEMANA.indd 14-3 12/12/2013 22:53:10

Page 15: Plateia - 13 de dezembro de 2013

Plateia2MANAUS, SEXTA-FEI-RA, 13 DE DEZEM-BRO DE 2013

Coluna 15MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Coluna 15

Jander [email protected] - www.jandervieira.com.br

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

O ano de 2013 dará adeus com uma grandiosa festa. A coluna está falando do casório de Renata Gon-çalves e Luiz Fellipe Rebelo agen-dado para amanhã, na Catedral Metropolitana de Manaus seguido de recepção no salão Ponta Negra do Tropical Hotel Manaus. O ‘sim’ está sendo o mais esperado da temporada por levar a assinatura impecável de Ana Rebelo, mãe do noivo. Ela é dona de um bom-gosto indiscutível do tipo único.

::::: União pra lá de chicSexta de rock

no Buteko da Piscina

Adriano Arcanjo e Banda Essence são as atrações de hoje, do Buteko da Piscina. A música ao vivo começa às 19h30.

Adriano Arcanjo abre a noite, acom-panhado dos músicos Fábio Oliveira no contrabaixo e Eber Raiker na bateria, com um repertório que vai do samba, passando pela bossa nova e preparan-do o público com o rock pop para os convidados seguintes.

No samba rock, Arcanjo vai de Jorge Ben Jor, Bebeto e outros artistas do estilo. E no rock pop como Capital Inicial, Nando Reis, Titãs.

A banda Essence sobe ao palco a par-tir de meia-noite, com a atual formação composta por Carlos Araújo (bateria), Daniel Lima (voz e baixo) e Marinho Júnior (guitarra). O grupo selecionou músicas de bandas como Jota Quest, Legião Urbana, Capital Inicial, Parala-mas do Sucesso e RPM. O setlist vem recheado, ainda, de composições de artistas e bandas internacionais como Bon Jovi, The Calling, Pink Floyd e Red Hot Chili Peppers, por exemplo.

MÚSICA

Carlos Araújo é baterista e líder da banda de rock amazonense Essence

DIVULGAÇÃO

Jander Vieirajandervieira

O ano de 2013 dará adeus com uma grandiosa festa. A coluna está falando do casório de Renata Gon-çalves e Luiz Fellipe Rebelo agen-dado para amanhã, na Catedral Metropolitana de Manaus seguido de recepção no salão Ponta Negra do Tropical Hotel Manaus. O ‘sim’ está sendo o mais esperado da

União pra lá de chic

União pra lá de chic

União pra

Com o término do ano, iniciam-se as celebrações ao menino Jesus, aos amigos, a vida... Enfi m, tudo se torna motivo para cele-brar e reunir amigos. Os tradicionais Villela’s não poderiam deixar de abrir as portas do chocapartamento –como de costume – para convidados pra lá de bons. Comidinhas da ótima AsnahBarbosa e Chandon geladíssima não poderiam faltar, além é claro, do alto astral ímpar dos anfi triões e a animação dos convivas que entram no embalo natalino.

::::: É tempo de confraternizar!

No melhor estilo do “faça você mesmo”, os amazonenses terão a oportunidade de aprender os segredos da boa comida na Alqui-mia Arte Culinária, uma escola de gastronomia inovadora e inédita no Amazonas, que será lançada, às 19h, da próxima quarta-feira, no Morada Buff et. A escola tem como proposta não apenas mos-trar como se faz uma receita ou outra, mas de disponibilizar aos alunos uma experiência gastronô-mica, de integração, ensinamento e aprendizado. O evento terá a presença do chef Fábio Barbosa do Restaurante La Mar, de Sampa, que dará uma aula prática.

::::: Batedeira

As festas do fim do ano já chegaram e com elas as confraternizações mais divertidas como a da coluna na próxima se-gunda-feira, no Zefinha Bistrô, às 19h03. Selma Reis preparou um menu especialíssimo natalino, passando pelas delícias da Blend Chocolateria, bolo de Natal da Doçu-ras da Gaby e uma pista divertida sob o comando do DJ Sidney Almada. E de quebra, sorteios de valio-sos brindes. Os convites estão circulando.

::::: Noite feliz As festas do fim do

ano já chegaram e com elas as confraternizações mais divertidas como a da coluna na próxima se-gunda-feira, no Zefinha Bistrô, às 19h03. Selma Reis preparou um menu especialíssimo natalino, passando pelas delícias da Blend Chocolateria, bolo de Natal da Doçu-ras da Gaby e uma pista divertida sob o comando do DJ Sidney Almada. E de quebra, sorteios de valio-

Paulinho e Eduardo Guerra

Ana Maria Bandeira

O jovem médico Ra-fael Villela

Aglaê Ca-liri, Sônia Jinkings, Tina Garcia e Lucimar Augusto

Pedrinho Aguiar e Mô-nica Bonfi m

Gracinha Villela e Graça Guerra

Dnair e Lorival Souza só ca-rinhos com a fi lha Gracinha

Os eternos enamorados: Gracinha e Marco Antô-nio, anfi tri-ões perfeitos

FOTOS: MANOEL NETTO

Lou Souza, Mauro Sou-za e Cristina Muniz estão trocando de idade hoje. Os cumprimentos da coluna.

Amanhã, a linda-chique-an-tenada Gizella Ribeiro Bolog-nese vai dar festão moderno daqueles no Clube Sub, no Vieirelves, às 22h30. O mo-tivo? A sua sessão parabéns. Merci pelo convite.

Também amanhã, no al-moço do Emporium Roma, tem comemoração e aniver-sário da empresária Rebe-cka Freire Andrade – dona da grife Blend.

No próximo dia 16, a DD&L Associados comandará happy hour de lançamento de seu calendário para 2014, a par-tir das 17h. Quem assina os cliques é a talentosa Gisela Alfaia.

Ontem, a juíza Lúcia Maria Corrêa Viana foi a grande homenageada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, com a Or-dem do Mérito Judiciário. O TJAM transpirou chique-ria com o elenco feminino chique da cidade.

O sorteio dos grupos do Torneio Mamed Master Tênis (deste ano) acon-tecerá amanhã, às 15h,

no Restaurante Panka-ru Grill. O campeona-to de tênis reúne os melhores tenistas da Academia de Tê-

nis da Ponta Negra anualmente.

A MPB, samba e bossa nova darão o

tom ao show do cantor-compositor Pedro César

Ribeiro, na noite de hoje, no Sax Bar e Restaurante do Mil-lennium, a partir das 20h30.

::::: Sala de Espera

e Eduardo

Ana Maria Bandeira

médico Ra-fael Villela

Aglaê Ca-Aglaê Ca-liri, Sônia liri, Sônia Jinkings, Jinkings, Jinkings, Jinkings, Jinkings, Jinkings, Jinkings, Jinkings, Tina Garcia Tina Garcia e Lucimar e Lucimar Augusto

Pedrinho Aguiar e Mô-nica Bonfi m

Ontem, a juíza Lúcia Maria Corrêa Viana foi a grande homenageada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, com a Or-dem do Mérito Judiciário. O TJAM transpirou chique-ria com o elenco feminino chique da cidade.

O sorteio dos grupos do Torneio Mamed Master Tênis (deste ano) acon-tecerá amanhã, às 15h,

no Restaurante Panka-ru Grill. O campeona-to de tênis reúne os melhores tenistas da Academia de Tê-

nis da Ponta Negra anualmente.

A MPB, samba e bossa nova darão o

tom ao show do cantor-compositor Pedro César

Ribeiro, na noite de hoje, no Sax Bar e Restaurante do Mil-lennium, a partir das 20h30.

Ala feminina animada

02_15 PLATEIA FIMSEMANA.indd 2-15 12/12/2013 23:35:15

Page 16: Plateia - 13 de dezembro de 2013

[email protected], SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

ESTE

É U

M S

UPLE

MEN

TO D

O JO

RNAL

EM

TEM

PO. N

ÃO P

ODE

SER

VEN

DIDO

SEP

ARAD

AMEN

TE

A voz da fé em Manaus

Páginas 4 e 5

Kate Barry morre ao cair da janela

A fotógrafa Kate Barry, fi lha da atriz Jane Birkin e do compositor da trilha de James Bond, John Barry, foi encontrada morta em Paris ontem após cair do quarto andar de um prédio.

Barry, 46, conhecida por seu trabalho como fotógrafa de moda, nasceu no ano em que seus pais se separaram, sendo criada pelo cantor francês Serge Gainsbourg. A fotógrafa era meia-irmã dos também atores Charlotte Gains-bourg e Lou Doillon.

A polícia não deu detalhes, apenas disse que investigavam a causa da morte.

As fotos de Barry foram publicadas na revista “Vogue” britânica e no “Sun-day Times”, além de serem exibidas recentemente em Paris.

“Quando criança, eu era muito fo-tografada. Isso deve ter deixado uma impressão”, disse a fotógrafa ao jornal francês “Liberation”, em 2012.

Após problemas com drogas e álcool, a fotógrafa fundou uma clínica de tra-tamento para viciados na França.

A fotógrafa deixa um filho de 26 anos.

FOTÓGRAFA

Plateia16MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Fotos produzidas por Barry foram pu-blicadas em revistas como “Vogue”

DIVULGAÇÃO

DIEGO JANATÃ

[email protected]@[email protected], SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013, SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2013

01_16 PLATEIA FIMSEMANA.indd 16-1 12/12/2013 22:47:54