plano de estudo prova 03 / 1ª sÉrie 3º...

36
PLANO DE ESTUDO PROVA 03 BIOLOGIA / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTRE NOME: NOTA: TURMA: MÓDULOS: 20, 21, 22 e 23 QUESTÃO 01 Os centríolos são organelas celulares relacionadas com [A] o surgimento de vacúolos autofágicos. [B] a remoção do excesso de água. [C] o processo de recombinação genética. [D] a formação de cílios e flagelos. [E] os fenômenos de plasmólise e deplasmólise. QUESTÃO 02 As funções de síntese protéica, síntese de lipídios, digestão intracelular, respiração celular e formação do fuso acromático são realizadas, respectivamente, pelas seguintes estruturas: [A] ribossomo, retículo endoplasmático liso, mitocôndrias, lisossomos e centríolos [B] ribossomo, retículo endoplasmático liso, lisossomos, mitocôndrias e centríolos [C] ribossomo, lisossomos, retículo endoplasmático liso, mitocôndrias e centríolos [D] retículo endoplasmático liso, mitocôndrias, lisossomos, centríolos e ribossomos [E] retículo endoplasmático liso, ribossomos, lisossomos, centríolos e mitocôndrias QUESTÃO 03 O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção (Y) de ATP na glicólise por molécula de glicose oxidada: Os valores de X e Y são, respectivamente: [A] 2 e 4 [B] 4 e 2 [C] 2 e 8 [D] 8 e 4 QUESTÃO 04 Na fabricação de iogurtes e coalhadas, utilizam-se "iscas", isto é, colônias de microrganismos que realizam a fermentação do leite. Em relação a esse processo, é correto afirmar que [A] consiste em respiração aeróbica. [B] é realizado por vírus anaeróbicos láticos. [C] resulta da liberação de ácido lático e energia. [D] resulta na formação de ácido acético e CO 2 . QUESTÃO 05 A respiração aeróbica se processa em três etapas distintas: Glicólise, Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória, que visam à liberação de energia a partir da quebra de moléculas orgânicas complexas. Assinale a alternativa correta com relação a essas etapas. [A] Através da cadeia respiratória, que ocorre nas cristas mitocondriais, transferência dos hidrogênios transportados pelo NAD e pelo FAD, formando água. [B] Das etapas da respiração, a glicólise é uma rota metabólica que só ocorre nos processos aeróbios, enquanto o ciclo de Krebs ocorre também nos processos anaeróbios. [C] O ciclo de Krebs e a glicólise ocorrem no citoplasma. [D] No ciclo de Krebs, uma molécula de glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico. [E] A utilização de O 2 se dá no citoplasma, durante a glicólise. QUESTÃO 06 No ciclo evolutivo da 'Taenia solium', o homem fará o papel de hospedeiro intermediário quando [A] andar descalço em local contaminado. [B] ingerir ovos da 'Taenia'. [C] for picado por 'Anopheles'. [D] comer carne de porco com larvas da 'Taenia.' [E] Nadar em água com caramujo contaminado. QUESTÃO 07 A figura a seguir ilustra a infestação de um determinado verme no homem.

Upload: nguyennhi

Post on 17-Mar-2018

226 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

PLANO DE ESTUDO – PROVA 03

BIOLOGIA / 1ª SÉRIE

3º TRIMESTRE

NOME: NOTA:

TURMA:

MÓDULOS: 20, 21, 22 e 23

QUESTÃO 01 Os centríolos são organelas celulares relacionadas com [A] o surgimento de vacúolos autofágicos. [B] a remoção do excesso de água. [C] o processo de recombinação genética. [D] a formação de cílios e flagelos. [E] os fenômenos de plasmólise e deplasmólise. QUESTÃO 02 As funções de síntese protéica, síntese de lipídios, digestão intracelular, respiração celular e formação do fuso acromático são realizadas, respectivamente, pelas seguintes estruturas: [A] ribossomo, retículo endoplasmático liso, mitocôndrias, lisossomos e centríolos [B] ribossomo, retículo endoplasmático liso, lisossomos, mitocôndrias e centríolos [C] ribossomo, lisossomos, retículo endoplasmático liso, mitocôndrias e centríolos [D] retículo endoplasmático liso, mitocôndrias, lisossomos, centríolos e ribossomos [E] retículo endoplasmático liso, ribossomos, lisossomos, centríolos e mitocôndrias

QUESTÃO 03 O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção (Y) de ATP na glicólise por molécula de glicose oxidada:

Os valores de X e Y são, respectivamente: [A] 2 e 4 [B] 4 e 2 [C] 2 e 8 [D] 8 e 4

QUESTÃO 04

Na fabricação de iogurtes e coalhadas, utilizam-se "iscas", isto é, colônias de microrganismos que realizam a fermentação do leite. Em relação a esse processo, é correto afirmar que [A] consiste em respiração aeróbica. [B] é realizado por vírus anaeróbicos láticos. [C] resulta da liberação de ácido lático e energia. [D] resulta na formação de ácido acético e CO2.

QUESTÃO 05

A respiração aeróbica se processa em três etapas distintas: Glicólise, Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória, que visam à liberação de energia a partir da quebra de moléculas orgânicas complexas.

Assinale a alternativa correta com relação a essas etapas.

[A] Através da cadeia respiratória, que ocorre nas cristas mitocondriais, há transferência dos hidrogênios transportados pelo NAD e pelo FAD, formando água.

[B] Das etapas da respiração, a glicólise é uma rota metabólica que só ocorre nos processos aeróbios, enquanto o ciclo de Krebs ocorre também nos processos anaeróbios.

[C] O ciclo de Krebs e a glicólise ocorrem no citoplasma.

[D] No ciclo de Krebs, uma molécula de glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico.

[E] A utilização de O2 se dá no citoplasma, durante a glicólise.

QUESTÃO 06

No ciclo evolutivo da 'Taenia solium', o homem fará o papel de hospedeiro intermediário quando

[A] andar descalço em local contaminado. [B] ingerir ovos da 'Taenia'. [C] for picado por 'Anopheles'. [D] comer carne de porco com larvas da 'Taenia.' [E] Nadar em água com caramujo contaminado.

QUESTÃO 07

A figura a seguir ilustra a infestação de um determinado

verme no homem.

Page 2: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

A verminose e a forma larval representadas são, respectivamente

[A] teníase e cercária. [B] teníase e cisticerco. [C] esquistossomose e cercária. [D] esquistossomose e miracídio.

QUESTÃO 08

O ciclo biológico do 'Schistosoma mansoni', que causa no

homem a esquistossomose e tem como hospedeiro

intermediário um molusco, está representado na figura a

seguir. As figuras 1, 2, 3 e 4 ilustram medidas profiláticas

para doenças causadas por parasitos.

Assinale a opção que apresenta medidas profiláticas

CORRETAS para a esquistossomose e as formas do

parasito que contaminam, respectivamente, o molusco e o

homem:

[A] 1 e 2; miracídio e ovo [B] 2 e 4; cercária e miracídio [C] 1 e 3; cercária e ovo [D] 2 e 3; ovo e cercária [E] 1 e 4; miracídio e cercária

QUESTÃO 09

As planárias são vermes acelomados, pequenos e achatados dorso-ventralmente; apresentam um tubo digestório com inúmeras ramificações.

O tamanho e a forma das planárias estão diretamente relacionados

[A] à capacidade regenerativa de seu mesênquima. [B] ao sistema nervoso ganglionar ventral. [C] à presença de células flama. [D] aos ocelos acima dos gânglios cerebroides. [E] à ausência de um sistema circulatório.

QUESTÃO 10

Um determinado animal adulto é desprovido de crânio e apêndices articulares. Apresenta corpo alongado e cilíndrico. Esse animal pode pertencer ao grupo dos

[A] répteis ou nematelmintos. [B] platelmintos ou anelídeos. [C] moluscos ou platelmintos. [D] anelídeos ou nematelmintos. [E] anelídeos ou artrópodes.

Page 3: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

PLANO DE ESTUDO – PROVA 03

ESPANHOL / 1ª SÉRIE

3º TRIMESTRE

NOME: NOTA:

TURMA:

MÓDULOS: 20, 21, 22 e 23

QUESTÃO 01

Las formas verbales “habló” y “dijo”, que aparecen en el primer globo de la tira cómica: [A] Tratan de una acción que va a ocurrir en un futuro lejano. [B] Son formas del pretérito perfecto simple o indefinido y son siempre usadas cuando se quiere exprimir tiempo inacabado. [C] Pertenecen al pretérito imperfecto del indicativo y se refieren a una acción pasada.

[D] Se refieren a una acción pasada y son usadas para exprimir tiempo acabado.

[E] Corresponden a una acción continua que empieza en el presente y sigue ocurriendo en el futuro.

QUESTÃO 02

Según el contenido de la tira cómica (que es una charla entre Mafalda y Susanita), se puede decir que: [A] Susanita, la interlocutora de Mafalda, se pone de acuerdo con lo que dijo el sociólogo en la tele.

[B] La duda de Susanita, la interlocutora de Mafalda, refleja un grave problema social y merecía la pena que el sociólogo la hubiera

aclarado para todos los telespectadores.

[C] La duda de Susanita, interlocutora de Mafalda, es también una de las dudas de Mafalda.

[D] El problema que atormenta a Susanita, la interlocutora de Mafalda, fue discutido anoche en un programa de TV por un sociólogo.

[E] La opinión de Mafalda acerca del sociólogo es muy positiva y ella aprovecha para hacer una alabanza.

QUESTÃO 03

Completa el texto con los verbos entre paréntesis conjugados en el pretérito indefinido: En Rio de Janeiro las personas suelen aprovechar todo el tiempo de ocio en actividades que más les gustan. El sábado pasado ______________ (tomar) mi coche y ______________ (ir) a pasear por algunos sitios de la ciudad más linda del mundo. ______________ (iniciar / yo) la mañana de sábado yendo hasta el barrio de Ipanema y Lagoa. ______________ (andar) alrededor de la laguna y ______________ (ver) la gente que paseaba, corría, conversaba, jugaba, se divertía con sus familias y amigos, etc. ______________ (pasar) más de dos horas observando la gente que iba y venía. ______________ (salir) de allí y ______________ (ir) a la playa. Una vez más ______________ (ver) personas practicando deporte por salud o porque les gusta. ______________ (caminar) por la playa y ______________ (notar) personas que ______________ (encontrarse) por azar de sus actividades de fin de semana, personas que ______________ (combinar) un campeonato en la arena y personas que solo estaban sentadas mirando el mar. (…) [A] Tomaba – fuimos – iniciaron – andó – vió – pasaron – saliste – vamos – vió – caminé – notamos – nos encontramos – combiné.

[B] Tomé – fui – Inicié – Anduve – vi – Pasé – Salí – fui – vi – Caminé – noté – se encontraron – combinaron.

[C] Amé – encontramos – anduve – iniciaremos – escribieron – borraste – vió – pasé – vimos – dormisteis – navegó – amaba – iba.

[D] Tomaron – fui – Inicié – Anduve – vi – Pasé – Salimos – fui – vi – Caminé – noté – se encontraron – combinaron.

[E] Tomastes – fui – Inicié – Anduve – vimos – Pasé – Salí – fueron – vi – Caminé – noté – se encontraron – combinaron.

Page 4: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

QUESTÃO 04

¿Qué expresiones se usan en la tira para preguntar por el estado de una persona y hablar sobre ese estado?

[A] “Me duele la cabeza, el estómago, la garganta y tengo fiebre”.

[B] “Con razón no te sientes bien”.

[C] Me duele el pecho y me falta el aire.

[D] ¿Qué te pasa? / No me siento bien.

[E] Yo quiero una medicina pues no me siento bien.

QUESTÃO 05

Completa el texto a partir de la tira cómica.

La niña le dice a su tía Carmen que no _________________. Esta quiere saber qué _________________; la sobrina le responde

que _________________ la cabeza, el estómago, la garganta y que _________________ fiebre. La tía cierra el diálogo reafirmando

que entiende por qué la niña no _________________ bien.

[A] Se siente bien / le pasa / le duele / tiene / se siente.

[B] Me siento bien / te pasa / me duele / tengo / me siento.

[C] Te sientes bien / nos pasa / te duele / tienes / te sientes.

[D] Nos sentimos bien / os pasa / nos duelen / tenemos / nos sentimos.

[E] Os sentís bien / le pasa / os duele / tenéis / se siente.

QUESTÃO 06

El verbo “doler” es un verbo que tiene una estructura distinta de los otros verbos, pues es un verbo que sólo se conjuga en las

terceras personas y de acuerdo con los sustantivos. Las frases abajo están incorrectas, excepto:

[A] Me duelen la mano.

[B] A Anabel le duele los oídos.

[C] A mi madre y a mí nos duele la cabeza.

[D] A Juan y a Ricardo les duelen la barriga.

[E] A las chicas les duele las rodillas.

QUESTÃO 07

Los números ordinales clasifican las personas, cosas, temas, etc., en posiciones. Cuando uno va a disputar cualquier competición

sabe que existen posiciones y que, comúnmente, solo son mencionadas las tres primeras posiciones como las más importantes del

campeonato, pero todos los competidores son puestos en el orden de logro. De acuerdo con el estudiado, tacha la frase correcta:

[A] Viajaremos en el tercer fin de semana.

[B] Angélica vive en el primero piso de un gran edificio.

[C] Rubí está en nona colocación en la lista.

[D] Ramón fue la otava persona a llegar.

[E] La primer casa de esa calle es la mía.

Respirar el humo ajeno

La organización Mundial de la Salud advierte del peligro que el tabaco supone no sólo para la salud de la persona que fuma, sino también para los que conviven habitualmente con ella. Independientemente de la molestia que pueda suponer para un no fumador permanecer en un lugar donde las demás personas fuman, hay que tomarse muy en serio los problemas que esto pueda ocasionar a su salud. De todos es sabido que el tabaco puede provocar muchas alteraciones en el organismo del fumador. Siempre que nos referimos a los riesgos del consumo de tabaco hablamos principalmente del cáncer y de los problemas cardiovasculares.

Page 5: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

Pero, ¿qué pasa con los no fumadores? Las personas fumadoras no son las únicas afectadas; los no fumadores que conviven con personas que fuman tampoco están a salvo de llegar a sufrir todas estas posibles alteraciones. Son los llamados fumadores pasivos, que sufren las consecuencias del tabaquismo de las personas que los rodean. Y ellos si que no pueden, muchas veces, evitarlo. Los fumadores pasivos no tienen, desde luego, los mismos riesgos que los fumadores, pero sí tienen mucho más que las personas que viven y trabajan en un ambiente donde nadie fuma. El humo del tabaco cuenta con más de mil componentes y entre ellos destacan por sus efectos nocivos para nuestra salud tres: la nicotina, el alquitrán y el monóxido de carbono. Las personas fumadoras reciben estas sustancias directamente del cigarro a su organismo, pero el humo las extiende por el aire, de forma que los fumadores pasivos las inhalan al respirar. Según estudios de la Organización Mundial de la Salud, entre un veinte y un treinta por ciento de los casos de cáncer de pulmón que se dan en personas que no fuman corresponden a fumadores pasivos, es decir, pacientes que conviven con gente que sí los hace. Sin necesidad de llegar al extremo del cáncer o el infarto, el hecho de permanecer durante ocho horas en un lugar de trabajo donde hay fumadores provoca sequedad en las mucosas, irritación de garganta, enrojecimiento de ojos, catarros, bronquitis crónicas e incluso también cuadros de asma. En cuanto a los niños cuyos padres son fumadores, se ha comprobado que llegan a respirar en un año el humo equivalente a 150 cigarrillos. Hay empresas en las que ya se premia al trabajador que no fuma aumentándosele los días de vacaciones o dándole una paga extra. La Carta Contra el Tabaco, elaborada por las autoridades sanitarias, especifica que el aire puro libre del humo del tabaco es un derecho esencial para un medio ambiente sano y sin contaminación.

Revista Mía, nº 313 (adaptado)

QUESTÃO 08

(UERGS) La palabra que expresa idea opuesta a “nadie” es:

[A] Ninguno.

[B] Cualquier.

[C] Nada.

[D] Algún.

[E] Todos.

QUESTÃO 09

La palabra “nadie” se clasifica como:

[A] Adverbio de negación.

[B] Sustantivo común.

[C] Conjunción adversativa.

[D] Pronombre indefinido.

[E] Adjetivo reciproco.

QUESTÃO 10

Los indefinidos son aquellos que se refieren a una persona o a una cosa sin que uno sepa quiénes son o cuántos son, es decir, el

indefinido habla de una manera que generaliza lo dicho. La frase donde el indefinido está empleado correctamente es:

[A] Nada cree en lo que se pasó.

[B] La compré alguno mes atrás.

[C] Hay alguien de bueno en la historia que me cuentas.

[D] Dijo que no quería nadie para comer.

[E] Ya tiene bastante comida en el armario.

Page 6: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção
Page 7: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

PLANO DE ESTUDO – PROVA 03

FILOSOFIA / 1ª SÉRIE

3º TRIMESTRE

NOME: NOTA:

TURMA:

MÓDULOS: 20, 21, 22 e 23

QUESTÃO 01

Ao declarar que a "moral e a religião pertencem inteiramente à psicologia do errar" Nietzsche pretendia, necessariamente o quê com essa afirmação em sua filosofia? (mod.20)

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ QUESTÃO 02

O que o niilismo, segundo a filosofia de Nietzsche, propôs como ideia básica em oposição a moral cristã?: (mód.20)

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ QUESTÃO 03

Na perspectiva do conhecimento, Nietzsche foi o filósofo que diagnosticou, à época, uma realidade social. Que realidade social seria essa? (mód.20)

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ QUESTÃO 04

Na filosofia de Nietzsche, é fundamental entender a crítica que ele faz à metafísica. Nesse sentido, é correto afirmar que essa crítica é válida, por quê?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ QUESTÃO 05

Qual a base do surgimento do comportamento ético segundo a filosofia de Nietzsche?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Page 8: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

QUESTÃO 06

O que significa Genealogia na filosofia de Michael Foucault?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ QUESTÃO 07

Para Wittgenstein como aparecem e são representados os fenômenos no mundo?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ QUESTÃO 08

Hegel, prosseguindo na árdua tarefa de unificar o dualismo de Kant, substituiu o EU de Fichte e o absoluto de Schelling por outra entidade: A ideia. No entanto, em sua dialética, Hegel a torna em um instrumento importante na construção de conhecimento. Por que a dialética passou a ser um instrumento importante para o conhecimento em Hegel?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ QUESTÃO 09

Vivemos na chamada Idade Contemporânea. Nesse sentido, o que caracterizou, em princípio, essa era histórica?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ QUESTÃO 10

Com Piaget, ficou claro que a educação deve-se frisar que educar a criança não se refere tanto a transmissão de conhecimentos, mas a importância do desenvolvimento cognitivo, em suas etapas, para a educação fluir e o conhecimento aparecer. Que etapas são essas necessárias para que a educação aconteça?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Page 9: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

PLANO DE ESTUDO – PROVA 03

FÍSICA / 1ª SÉRIE

3º TRIMESTRE

NOME: NOTA:

TURMA:

MÓDULOS: 20, 21, 22 e 23

QUESTÃO 01 Um bloco está em repouso sobre uma superfície horizontal. Nesta situação, atuam horizontalmente

sobre o bloco uma força 1F de módulo igual a 7 N e uma força de atrito entre o bloco e a superfície (Figura

a). Uma força adicional 2F , de módulo 3 N, de mesma

direção, mas em sentido contrário à 1F , é aplicada no bloco (Figura b). Com a atuação das três forças

horizontais (força de atrito, 1F e 2F ) e o bloco em repouso.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o módulo da força resultante

horizontal rF sobre o bloco:

[A] rF 3 N

[B] rF 0

[C] rF 10 N

[D] rF 4 N

[E] rF 7 N QUESTÃO 02

Três livros idênticos, de peso 8 N cada, encontram-se

em repouso sobre uma superfície horizontal (ver

figura). Qual é o módulo da força que o livro 2 exerce

no livro 1?

[A] 16 N

[B] 4 N

[C] 8 N

[D] zero [E] 24 N

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Sobre uma mesa plana alguns estudantes conseguiram montar um experimento simples, usando dois corpos

cujas massas são: m 3 kg e M 7 kg, em que simulam duas situações distintas, conforme a descrição e a figura a seguir. I. Não existe o atrito.

II. Existe o atrito com um coeficiente de atrito 2 7.μ

QUESTÃO 03 Tendo em vista as duas situações (I – sem atrito e II – com atrito) e admitindo-se que o atrito na polia e a sua massa são desprezíveis e a aceleração da gravidade é

2g 10 m s , então, pode-se afirmar que as

acelerações 1a e 2a nos casos I e II são, em 2m s ,

iguais respectivamente a

[A] 2 e 1.

[B] 3 e 2.

[C] 4 e 2.

[D] 3 e 1.

[E] 4 e 1. QUESTÃO 04 Com relação às Leis de Newton, analise as proposições. I. Quando um corpo exerce força sobre o outro, este reage sobre o primeiro com uma força de mesma intensidade, mesma direção e mesmo sentido. II. A resultante das forças que atuam em um corpo de

massa m é proporcional à aceleração que este corpo adquire. III. Todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que uma força resultante, agindo sobre ele, altere a sua velocidade. IV. A intensidade, a direção e o sentido da força resultante agindo em um corpo são iguais à intensidade, à direção e ao sentido da aceleração que este corpo adquire.

Page 10: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

Assinale a alternativa correta.

[A] Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras. [B] Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras. [C] Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. [D] Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. [E] Todas afirmativas são verdadeiras. QUESTÃO 05

Dois blocos, 1 e 2, são arranjados de duas maneiras distintas e empurrados sobre uma superfície sem atrito, por uma

mesma força horizontal F. As situações estão representadas nas figuras I e II abaixo.

Considerando que a massa do bloco 1 é 1m e que a massa

do bloco 2 é 2 1m 3m , a opção que indica a intensidade da força que atua entre blocos, nas situações I e II, é, respectivamente,

[A] F / 4 e F / 4.

[B] F / 4 e 3F / 4.

[C] F / 2 e F / 2.

[D] 3F / 4 e F / 4.

[E] F e F. QUESTÃO 06

Um aluno da Escola de Especialistas de Aeronáutica que participaria de uma instrução de rapel ficou impressionado com a altura da torre para treinamento. Para tentar estimar a altura da torre, fincou uma haste perpendicular ao solo,

deixando-a com 1m de altura.

Observou que a sombra da haste tinha 2 m e a sombra da

torre tinha 30 m.

Desta forma, estimou que a altura da torre, em metros, seria de:

[A] 10

[B] 15

[C] 20

[D] 25 QUESTÃO 07

Um objeto está à frente de um espelho e tem sua imagem aumentada em quatro vezes e projetada em uma tela que

está a 2,4 m do objeto, na sua horizontal.

Que tipo de espelho foi utilizado e qual o seu raio de curvatura?

[A] Côncavo; 64 cm.

[B] Côncavo; 36 cm.

[C] Côncavo; 128 cm.

[D] Convexo; 128 cm.

[E] Convexo; 64 cm. QUESTÃO 08

Espelhos esféricos côncavos são comumente utilizados por dentistas porque, dependendo da posição relativa entre objeto e imagem, eles permitem visualizar detalhes precisos dos dentes do paciente. Na figura abaixo, pode-se observar esquematicamente a imagem formada por um espelho côncavo. Fazendo uso de raios notáveis, podemos dizer que a flecha que representa o objeto

[A] se encontra entre F e V e aponta na direção da imagem. [B] se encontra entre F e C e aponta na direção da imagem. [C] se encontra entre F e V e aponta na direção oposta à imagem. [D] se encontra entre F e C e aponta na direção oposta à imagem. QUESTÃO 09

Ao acordar pela manhã, Camilla levantou-se e saiu em direção perpendicular ao espelho plano colado à parede de

seu quarto, com velocidade constante de 45,0 cm / s. Nesta situação, pode-se afirmar que

[A] a imagem de Camilla aproximou-se dela a 45,0 cm / s. [B] a imagem de Camilla aproximou-se do espelho a

90,0 cm / s.

[C] a imagem de Camilla aproximou-se dela a 90,0 cm / s. [D] a imagem de Camilla afasta-se do espelho a

45,0 cm / s.

[E] a imagem de Camilla afasta-se dela a 90,0 cm / s.

Page 11: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

QUESTÃO 10 Observe atentamente a imagem abaixo. Temos uma placa metálica de fundo preto sobre a qual foram escritas palavras com cores diferentes. Supondo que as cores utilizadas sejam constituídas por pigmentos puros, ao levarmos essa placa para um ambiente absolutamente escuro e a iluminarmos com luz monocromática azul, as únicas palavras e cores resultantes, respectivamente, que serão percebidas por um observador de visão normal, são:

[A] (PRETO, AZUL e VERMELHO) e (azul) [B] (PRETO, VERDE e VERMELHO) e (preto e azul) [C] (PRETO e VERMELHO) e (preto, azul e verde) [D] (VERDE) e (preto e azul)

Page 12: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção
Page 13: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

PLANO DE ESTUDO – PROVA 03

GEOGRAFIA / 1ª SÉRIE

3º TRIMESTRE

NOME: NOTA:

TURMA:

MÓDULOS: 20, 21, 22 e 23

QUESTÃO 01

(FGV-eco) Analise a figura a seguir.

Os fluxos na figura identificam a circulação de um produto entre as áreas vendedoras e as compradoras. Assinale a alternativa que identifica corretamente um dos fluxos numerados. [A] 1 – O carvão mineral da Rússia e dos países da CEI, principais produtores mundiais, é vendido para a Europa e a Ásia. [B] 2 – A água virtual, commodity valorizada no mercado mundial, é comercializada da América do Sul para os Estados Unidos.

[C] 3 – O petróleo é vendido por um grande número de fornecedores de vários continentes para os Estados Unidos, grande consumidor mundial. [D] 4 – Os minérios radioativos são vendidos pelos países do Sul para as centrais nucleares de países desenvolvidos. [E] 5 – O xisto betuminoso e o gás natural são vendidos pelos países do norte da África para a Europa ocidental. QUESTÃO 02

(FUVEST) O gráfico abaixo exibe a distribuição percentual do consumo de energia mundial por tipo de fonte. Com base no gráfico e em seus conhecimentos, identifique, na escala mundial, a afirmação correta. [A] A queda no consumo de petróleo, após a década de 1970, é devida à acentuada diminuição de sua utilização no setor aeroviário e, também, à sua substituição pela energia das marés.

Page 14: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

[B] O aumento relativo do consumo de carvão mineral, a partir da década de 2000, está relacionado ao fato de China e Índia estarem entre os grandes produtores e consumidores de carvão mineral, produto que esses países utilizam em sua crescente industrialização. [C] A participação da hidreletricidade se manteve constante, em todo o período, em função da regulamentação ambiental proposta pela ONU, que proíbe a implantação de novas usinas. [D] O aumento da participação das fontes renováveis de energia, após a década de 1980, explica-se pelo crescente aproveitamento de energia solar, proposto nos planos governamentais, em países desenvolvidos de alta latitude. [E] O aumento do consumo do gás natural, ao longo de todo o período coberto pelo gráfico, é explicado por sua utilização crescente nos meios de transporte, conforme estabelecido no Protocolo de Cartagena. QUESTÃO 03

(UERJ) Na atualidade, o petróleo é um recurso natural de grande importância para o crescimento econômico, representando uma das principais fontes de riqueza e investimento para os países do mundo. No mapa abaixo, registram-se os desiguais fluxos comerciais de produção e consumo desse recurso.

Explicite a situação atual do Brasil como produtor e sua participação no comércio mundial de petróleo. Em seguida, identifique dois espaços econômicos desenvolvidos que importam mais de três milhões de barris de petróleo por dia.

____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ QUESTÃO 04

Leia o texto e, a seguir, aponte a alternativa que se adeque à sua interpretação: “A máquina a vapor, tornando possível o uso da energia em todos os artifícios mecânicos, em quantidades maiores do que qualquer outra coisa conseguiria realizar no passado, foi a chave para tudo o que ocorreu em seguida, sob o nome de Revolução Industrial. A face do mundo mudou mais drasticamente (e mais rapidamente) do que em qualquer outra época desde a invenção da agricultura, cerca de 10 mil anos antes.”

(ASIMOV, I. Cronologia das Ciências e das Descobertas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993, p. 395).

[A] O autor acentua o caráter prejudicial da máquina a vapor para a agricultura.

[B] Segundo o texto, a máquina a vapor foi decisiva para o advento da Revolução Industrial, já que este foi o primeiro dispositivo tecnológico que realizou uma transformação profunda no âmbito da produção.

Page 15: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

[C] O autor aponta o caráter negativo da mudança drástica e rápida que a Revolução Industrial provocou no mundo contemporâneo.

[D] Segundo o texto, a máquina a vapor era eficiente porque funcionava à base de eletricidade.

[E] O texto indica que a agricultura, durante 10.000 anos, impediu que a indústria se desenvolvesse. QUESTÃO 05

O governo chinês anunciou, nesta quinta-feira, que decidiu pôr fim à política do filho único. Por mais de três décadas, impediu-se que casais tivessem mais de uma criança, o que causou impacto na sociedade e na economia do país. Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, o Partido Comunista determinou que, agora, os casais poderão ter dois filhos.

Adaptado de bbc.com, 29/10/2015.

A principal justificativa para a decisão do governo chinês está apontada em: [A] ampliar o poder de consumo do mercado [B] reduzir o custo da mão de obra da indústria [C] viabilizar a proposta de democratização do estado [D] retardar o processo de envelhecimento da população QUESTÃO 06

Durante três décadas a economia chinesa cresceu a uma taxa média de 10% ao ano. Embora este crescimento tenha

desacelerado na última década, a China continua em expansão a uma taxa anual em torno de 7%, superior à das maiores

economias mundiais. Diversos fatores foram responsáveis pelo sucesso da economia chinesa, embora nenhum deles, isoladamente, possa ser apontado como o principal.

Com base no texto acima, no gráfico e na foto; [A] Cite e explique dois fatores responsáveis pelo crescimento da economia chinesa;

____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ [B] Avalie os custos sociais e ambientais do crescimento econômico para a sociedade chinesa;

____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ [C] Indique duas consequências da diminuição do ritmo de crescimento da China para a economia mundial.

___________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ QUESTÃO 07

Sobre a economia chinesa é correto afirmar-se que

[A] as Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) são áreas do território chinês destinadas à atuação do capital estrangeiro para

instalação de indústrias voltadas à exportação.

Page 16: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

[B] as Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) são áreas do território chinês destinadas à atuação do capital estatal para instalação de indústrias voltadas à exportação.

[C] um problema a ser enfrentado pela China, apesar de todo o crescimento econômico alcançado pelo país, é a pobreza, sobretudo

nas áreas urbanas. [D] um problema enfrentado pela China é a carência de recursos naturais que torna necessária a importação de toda a matéria-

prima utilizada. [E] mesmo com grande crescimento econômico e forte expansão industrial, a China vem mantendo uma exemplar sustentabilidade

ambiental. QUESTÃO 08

A charge, publicada em 2007 por um jornal inglês, ironiza a inserção da China na economia internacional.

A mensagem veiculada pela charge [A] indica a abertura da interface litorânea ao investimento de capital externo, graças à criação de zonas econômicas especiais, e o

fechamento da fronteira continental, ameaçada por movimentos separatistas. [B] representa a adoção pelo governo chinês do chamado socialismo de mercado, no qual são mantidas as instituições políticas

centralizadas, mas se adotam, no plano econômico, princípios da economia de mercado. [C] mostra a dualidade da economia chinesa, em que a aceitação do capital externo na modernização da economia urbano-industrial

contrasta com a estrutura fundiária, ainda marcada pelos princípios socialistas. [D] identifica a ruptura do modelo socialista, graças à adoção dos princípios liberais, tanto no plano econômico – sociedades por

ações – quanto no político-pluralismo partidário e alternância de poder. [E] apresenta a nova configuração da política chinesa, na qual todos os cidadãos deliberam, como acionistas, sobre as decisões

políticas e o planejamento econômico do país. QUESTÃO 09

As equipes de resgate trabalham contra o tempo neste domingo [23.06.2013] para salvar os milhares de pessoas que permanecem ilhadas no norte da Índia devido aos deslizamentos de terra e às inundações provocadas pelas chuvas, que podem ter provocado mil mortes. As pesadas chuvas, que atingem o subcontinente de junho a setembro, costumam provocar alagamentos, mas começaram mais cedo este ano, pegando muitas pessoas de surpresa e expondo a falta de preparo para prever e enfrentar a situação.

http://noticias.terra.com.br. Adaptado.

As chuvas torrenciais abordadas pelo texto estão associadas ao fenômeno climático denominado [A] Monções de verão. [B] El Niño. [C] La Niña.

[D] Monções de inverno. [E] Aquecimento global.

Page 17: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

QUESTÃO 10

Leia a história em quadrinhos abaixo.

Esses quadrinhos, criados por Guy Delisle, retratam cenas do cotidiano de: [A] Bagdá, onde o MSF presta socorro às vítimas da guerra civil. [B] Cabul, que apresenta arquitetura típica de cidades europeias. [C] Damasco, dominada por grupos fundamentalistas xintoístas. [D] Istambul, dominada por uma grande população muçulmana. [E] Jerusalém, onde o espaço terciário é diferenciado pela cultura.

Page 18: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção
Page 19: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

PLANO DE ESTUDO – PROVA 03

HISTÓRIA / 1ª SÉRIE

3º TRIMESTRE

NOME: NOTA:

TURMA:

MÓDULOS: 20, 21, 22 e 23

QUESTÃO 01 "Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em

Assembleia Nacional Constituinte para instituir um

Estado democrático, destinado a assegurar o exercício

dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a

segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a

igualdade e a justiça, como valores supremos de uma

sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos (...),

promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte

Constituição (...)".

("Preâmbulo da Constituição da República Federativa do Brasil", 1988)

"D. Pedro I, por graça de Deus e unânime aclamação

dos povos, Imperador constitucional e Defensor

Perpétuo do Brasil: Fazemos saber a todos os nossos

súditos, que tendo-nos requerido os povos deste

Império, juntos em Câmaras, que nós quanto antes

jurássemos e fizéssemos jurar o Projeto de Constituição

(...)".

("Preâmbulo da Constituição Política do Império do Brasil", 1824)

[A] Tomando como referência os textos apresentados,

IDENTIFIQUE uma característica da Constituição de

1824 e uma característica da Constituição de 1988.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

[B] EXPLIQUE a relação entre o Poder Moderador e os

demais poderes políticos de Estado, instituída pela

Constituição brasileira de 1824.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 02 A transformação do Rio de Janeiro em corte real começou apenas dois meses antes da chegada do príncipe regente, quando notícias do exílio real – tão “agradáveis” quanto “chocantes”, cheias de “sustos e alegrias” – foram recebidas. Entretanto, como descobriram os residentes da cidade, os preparativos iniciais para acomodar Dom João e os exilados marcaram apenas o começo da transformação do Rio de Janeiro em corte real, pois o projeto de construir uma “nova cidade” e capital imperial perdurou por todo o

reinado brasileiro do príncipe regente. Construir uma corte real significava construir uma cidade ideal; uma cidade na qual tanto a arquitetura mundana como a monumental, juntamente com as práticas sociais e culturais dos seus residentes, projetassem uma imagem inequivocamente poderosa e virtuosa da autoridade e do governo reais. (Kirsten Schultz. Versalhes tropical, 2008. Adaptado.) Explique o principal motivo da transferência da Corte portuguesa para o Brasil, em 1808, e indique duas mudanças importantes por que o Rio de Janeiro passou para receber e abrigar a família real.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 03 Em janeiro de 1808, D. João, Príncipe Regente do Império Português, expediu a seguinte Carta Régia: “Eu, o Príncipe-Regente [...] atendendo à representação que fizestes subir à minha Real presença, [...] sou servido ordenar [...] o seguinte: Primeiro – Que sejam admissíveis nos portos do Brasil todos e quaisquer gêneros, fazendas e mercadorias, transportadas em navios estrangeiros das potências que se conservam em paz e harmonia com a minha Real Coroa [...]. Segundo – Que não só os meus vassalos, mas também os sobreditos estrangeiros possam exportar para os portos que bem lhes parecer, a benefício do comércio e agricultura, que tanto desejo promover, todos e quaisquer gêneros e produções coloniais [...]. O que tudo assim fareis executar com o zelo e atividade que de vós espero.”

(Adaptado de Coleção das Leis do Brasil – 1808.)

Com base nesse documento e nos conhecimentos históricos, escreva um texto abordando as consequências dessas determinações de D. João sobre o pacto colonial.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Page 20: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

QUESTÃO 04

"O Rio de Janeiro é a capital do Brasil há bastante

tempo, muito antes de a família real deixar Lisboa.

Traçarei uma breve descrição dessa cidade a partir do

que pude apurar durante a minha estada. [...]

O comércio [...] progrediu muito depois que a cidade

tornou-se residência real [...]

Os ingleses têm aberto muitos cafés no Rio de Janeiro,

uma novidade, que tenho certeza, será bem acolhida.

De fato, desde março de 1808, toda a cidade vem

passando por transformações e recebendo melhorias.

Conde Thomas O'Neill, 1809. Apud Jean Marcel Carvalho

França. "Outras visões do Rio de Janeiro Colonial - Antologia de

Textos". Rio de Janeiro, José Olympio, 2000. Pp: 310-320.

A descrição do inglês Thomas O'Neill destaca algumas

das transformações ocorridas desde a chegada da

Corte portuguesa ao Rio de Janeiro no ano de 1808.

[A] Explique por que, a partir da abertura dos portos

(1808), ocorreu a preponderância dos ingleses nas

transações comerciais com o Brasil.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

[B] Cite duas transformações culturais ocorridas na

cidade do Rio de Janeiro durante o Período Joanino

(1808-1821).

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 05

"O final do século XVIII foi um momento de grande

turbulência política internacional, com ressonâncias no

sistema colonial montado pelas nações europeias. As

ideias liberais agitavam as mentes, acenavam com a

possibilidade de mudanças. Para as colônias traziam a

esperança de independência política."

REZENDE, Antônio Paulo e DIDIER, Maria Thereza. "Rumos

da História: a construção da modernidade - O Brasil Colônia e

o mundo moderno". São Paulo: Atual, 1996, p. 238.

Tomando como referência a citação acima e seus conhecimentos sobre as revoltas coloniais no Brasil, identifique as diferenças entre a Inconfidência Mineira e a Inconfidência Baiana.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: O texto a seguir é referência para a(s) questão(ões) a seguir. Eu chamo, pois, república todo Estado regido por leis, independente da forma de administração que possa ter; porque então somente o interesse público governa, e a coisa pública algo representa. Todo governo legítimo é republicano (...). As leis não são propriamente senão as condições de associação civil. O povo, submetido às leis, deve ser o autor das mesmas; compete unicamente aos que se associam regulamentar as condições da sociedade.

Rousseau, Jean-Jacques. Do contrato social. versão para E-Book, <eBookBrasil.com>. Tradução Rolando Roque da Silva. p. 54.

QUESTÃO 06 Durante o século XVIII, foi se constituindo uma corrente de pensamento chamada iluminismo. Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) era um dos seus mais importantes representantes. Escreva um texto sobre o iluminismo, comentando três representantes contemporâneos de Rousseau e três das propostas mais importantes desse movimento intelectual.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 07 Analise o trecho publicado na Enciclopédia pelo filósofo francês Denis Diderot. A autoridade do príncipe é limitada pelas leis da natureza e do Estado. [...] O príncipe não pode, portanto, dispor de seu poder e de seus súditos sem o consentimento da nação e independentemente da escolha estabelecida no contrato de submissão [...]. Autoridade política, Enciclopédia, 1751. A partir da leitura do trecho e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,

Page 21: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

[A] IDENTIFIQUE a corrente de pensamento a qual pertenceu Denis Diderot.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

[B] DEFINA o sistema político criticado pelo trecho.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

[C] EXPLIQUE um dos motivos que mobilizou Diderot e

muitos de seus contemporâneos a se oporem ao sistema político vigente.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 08 Sob qualquer aspecto, este [a Revolução Industrial] foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha. É evidente que isto não foi acidental.

(Eric Hobsbawm. A era das revoluções: 1789-1848, 1986.)

Aponte dois fatores que justifiquem a importância dada pelo texto à Revolução Industrial e indique dois motivos do pioneirismo britânico.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 09

"Tempos difíceis" é um romance do escritor inglês

Charles Dickens, publicado em 1854. A história se

passa na cidade de Coketown, em torno de uma fábrica

de tecidos de algodão:

Umas tantas centenas de operários na fábrica, umas tantas centenas de cavalos-vapor de energia (...) O dia clareou e mostrou-se lá fora (...) As luzes apagaram-se e o trabalho continuou. Lá fora, nos vastos pátios, os tubos de escapamento do vapor, os montes de barris e ferro velho, os montículos de carvão ainda acesos, cinzas, por toda parte, amortalhavam o véu da chuva e do nevoeiro.

[A] Qual a importância do carvão e do ferro na 1a

Revolução Industrial?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

[B] Comente as condições de trabalho nas fábricas

inglesas no século XIX, a partir do texto apresentado.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 10

"Na realidade, a prudência recomenda que não se

mudem os governos instituídos há muito tempo por

motivos leves e passageiros; e, assim sendo, toda

experiência tem mostrado que os homens estão mais

dispostos a sofrer, enquanto os males são suportáveis,

do que a se desagravar, abolindo as formas a que se

acostumaram. Mas quando uma longa série de abusos

e usurpações, perseguindo invariavelmente o mesmo

objeto, indica o desígnio de reduzi-los ao despotismo

absoluto, assistem-lhes o direito, bem como o dever, de

abolir tais governos e instituir novos - Guardas para sua

futura segurança."

Declaração de Independência dos Estados Unidos da

América (4 de julho de 1776)

O fragmento faz menção a medidas de natureza

coercitiva impostas pela Inglaterra às Treze Colônias

após a Guerra dos Sete Anos (1756-1763).

[A] Cite e explique uma destas medidas.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

[B] Identifique e explique um princípio, presente no texto, derivado da mentalidade democrática e liberal da época.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Page 22: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção
Page 23: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

PLANO DE ESTUDO – PROVA 03

INGLÊS / 1ª SÉRIE

3º TRIMESTRE

NOME: NOTA:

TURMA:

MÓDULOS: 20, 21, 22 e 23

→ Leia e responda a questão 1.

Mary's Hobbies andInterests

Mary has a lot of hobbies and interests. She usually

gets up early so she can run before work. She doesn't often

have time to ski, but she occasionally goes on Saturdays

during the winter. Mary often rides a horse at a stable near

here home. She sometimes goes after work, but she usually

goes horseback riding on Sundays. She loves music. She

always goes to choir practice on Wednesday evenings and

sings in church on Sundays. She doesn't have much extra

money, so she rarely goes to concerts in the city. She seldom

watches TV because she likes doing things outside. She

usually goes to the gym if it's raining outside. She isn't often

alone because she has a lot of friends. She occasionally does

something alone, but she usually does her activities with one

of her friends.

QUESTÃO 01

Marque a opção que apresenta três advérbios de frequência que estão dentro do texto acima. [A] usually, occasionally, often [B] sometimes, rarely, does [C] usually rarely, activities [D] seldom, something, friends [E] she, occasionally, concerts

→ Leia o texto e responda as questões 02 e 03.

At the market’s mark

by Sonia Racy

The number of Brazilians living alone grows. IBGE –

Brazilian Institute of Geography and Statistics – discovered, in

its last survey, that 5 million Brazilians live alone. Of this total,

63% are senior citizens, but 22% are people in the 20 to 29

years old age range. It is a market that grows 6 to 7% a year

and draws attention from different segments of the economy.

After all, most of these consumers earn from 10 to 20

minimum wages and have college degrees.

QUESTÃO 02

A que se refere o índice de 63% mencionado no texto? [A] número de pessoas que moram sozinhas [B] total de adolescentes que moram sozinhos [C] número de cidadãos idosos que moram sozinhos [D] idade média de quem mora sozinho [E] Ao crescimento de mercado QUESTÃO 03

De acordo com o texto, a maioria dos consumidores que

moram sozinhos:

[A] são solitárias [B] recebem um bom salário e são graduados [C] procuram alguém para dividir um imóvel [D] seguem diferentes segmentos da economia [E] tem entre 20 e 29 anos

→ Leia o texto e responda as questões 04 e 05.

Mobile phone users slow traffic down

By Brian Osborne

Sick of traffic congestion? Well, part of the blame needs to go

to motorists who talk on mobile phones. At least, that is the

conclusion of a study conducted by the University of Utah.

The study found that if you use your mobile phone while

driving, you are less likely to pass slower vehicles. If you think

the study is not talking about you, because you have a hands-

free device, then you are wrong. According to previous

studies performed by psychology Professor Dave Strayer of

the University of Utah, the ultimate distraction for drivers is the

conversation – not just holding the mobile phone.

QUESTÃO 04

Por que motoristas que dirigem enquanto conversam ao

celular retardam o fluxo do tráfego?

[A] Pois param o carro para falar ao telefone [B] Porque ficam menos propensos a ultrapassar veículos que estão em menor velocidade [C] Por causa do conteúdo da conversa [D] Pelo medo de serem avistados por policiais [E] Porque gostam de andar devagar QUESTÃO 05

A que conclusão chegou o Professor Dave Strayer em suas

pesquisas?

[A] Que segurar o telefone distrai o motorista [B] As conversas telefônicas ficam mais interessantes durante a condução de um veículo [C] Que as centrais multimídias dos carros facilitam a conversação [D] As pessoas ficam mais atentas quando dirigem ao volante [E] Que a principal distração do motorista é a conversa em si QUESTÃO 06

Marque a opção que contenha o Genitive case adequado

para completar a oração abaixo.

→ She had nothing to do with...comments.

[A] Tinna's [B] Tinna is [C] Tinna´re [D] Tinna' m [E] Tinna' QUESTÃO 07

Observe as orações e escolha a opção correta:

I - There isn't_______food left in the refrigerator.

II - After school, I need to do________ homework.

[A] no – any [B] any – some [C] some – some [D] any – any [E] no – no

Page 24: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

QUESTÃO 08

Qual a opção correta de acordo com a regras do Genitive Case? The women´s room is here, and the _______ one is there. [A] of men’s [B] mens´s [C] men’s [D] men [E] mans QUESTÃO 09

Marque a opção que completa corretamente a lacuna.

→ Lucy: There is _______________ on the corner looking at

us.

Mary: What do you think he wants?

Lucy: I don’t know, but I think we should leave.

Mary: Ok. Let’s go.

[A] somebody [B] anybody [C] nobody [D] everyone [E] none QUESTÃO 10

Qual frase a seguir está incorreta de acordo com as regras do

futuro GOING TO:

[A] She is goint to travel tomorrow. [B] They’re going to go to the party. [C] We are going to prepare the food together. [D] I’m going to the beach with my friends. [E] Are you going to work on the weekends?

Page 25: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

PLANO DE ESTUDO – PROVA 03

LITERATURA / 1ª SÉRIE

3º TRIMESTRE

NOME: NOTA:

TURMA:

MÓDULOS: 20, 21, 22 e 23

QUESTÃO 01

Vagabundo

Eu durmo e vivo ao sol como um cigano, Fumando meu cigarro vaporoso; Nas noites de verão namoro estrelas; Sou pobre, sou mendigo e sou ditoso! Ando roto, sem bolsos nem dinheiro; Mas tenho na viola uma riqueza: Canto à lua de noite serenatas, E quem vive de amor não tem pobrezas. (...)

(Álvares de Azevedo)

A visão de mundo expressa pelo eu lírico nos versos de

Álvares de Azevedo revela o(

[A] desequilíbrio do poeta adolescente e indeciso, que não é capaz de amar uma mulher nem a si próprio [B] valorização da vida boêmia que proporciona um outro tipo felicidade, desvinculada de valores materiais. [C] postura acrítica que o poeta tem diante da realidade, seja em relação ao amor, seja em relação à vida social. [D] lamento do poeta que leva a vida peregrina e pobre, sem bens materiais e nenhuma forma de felicidade. [E] constatação de que a música é o único expediente capaz de levá-lo à obtenção de recursos materiais. QUESTÃO 02

Oh! nos meus sonhos, pelas noites minhas Passam tantas visões sobre meu peito! Palor de febre meu semblante cobre, Bate meu coração com tanto fogo! Um doce nome os lábios meus suspiram (...).

(Álvares de Azevedo, Lira dos vinte anos)

Nessa passagem, há marcas textuais típicas da função

emotiva da linguagem. Essas marcas estão associadas a

uma característica fundamental da poesia byroniana

brasileira, que é o

[A] egocentrismo. [B] indianismo. [C] medievalismo. [D] nacionalismo. [E] nativismo. QUESTÃO 03

Lembrança de morrer

[...] Eu deixo a vida como deixa o tédio Do deserto o poento caminheiro, - Como as horas de um longo pesadelo Que se desfaz ao dobre sineiro [...]

AZEVEDO, Álvares de. Poesias completas de Álvares de Azevedo. 7. ed. Rio

de Janeiro: Ediouro, 1995. p. 37.

Este fragmento mostra uma atitude escapista típica do

romantismo. O eu lírico idealiza

[A] a vida como um ofício de prazer, destinado à fruição eterna. [B] a morte como um meio de libertação do terrível fardo de viver. [C] o tédio como a repetição dos fragmentos belos e significativos da vida. [D] o deserto como um destino sereno para quem vence as hostilidades da vida. [E] n.d.a QUESTÃO 04

Sobre o Ultrarromantismo, é incorreto afirmar:

[A] Grupo composto por jovens poetas universitários de São

Paulo e Rio de Janeiro nas décadas de 50 e 60 do século

XIX. Foram fortemente influenciados pela leitura de obras

literárias de Musset e Byron, escritores cujo estilo de vida

imitavam.

[B] Uma de suas principais características é o espírito do mal

do século, uma onda de pessimismo doentio que se traduzia

no apego a certos valores decadentes, como a bebida e o

vício, na atração pela noite e pela morte.

[C] Entre as principais características do Ultrarromantismo

estão o nacionalismo, o indianismo, o regionalismo, a

pesquisa histórica, folclórica e linguística, além da crítica aos

problemas nacionais.

[D] Seus principais representantes foram os poetas Álvares

de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e

Junqueira Freire.

[E] Também conhecido como segunda geração do

romantismo, o Ultrarromantismo apresentou características

como egocentrismo exacerbado, pessimismo, satanismo e

atração pela morte.

QUESTÃO 05

Vou-me embora pra PasárgadaLá sou amigo do reiLá tenho a mullher que eu queroNa cama que escolhereiVou-me embora pra Pasárgada (Manuel Bandeir Minha terra tem palmeiras,Onde canta o Sabiá;As aves, que aqui gorjeiam,Não gorjeiam como lá. (Gonçalves Dias) A semelhança e a diferença que há entre o lá de Gonçalves

Dias e o lá de Manuel Bandeira são:

[A] Para ambos, o lá representa um mundo de coisas boas, maravilhosas; entretanto, para Gonçalves Dias o lá é o Brasil, a pátria. Para Bandeira, não se coloca a questão de pátria; o lá é um mundo imaginário.

Page 26: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

[B] Para ambos, o lá representa a pátria; por isso, para Gonçalves Dias o lá é o Brasil, a pátria. Para Bandeira, não se coloca a questão de pátria; o lá é um mundo imaginário.

[C] Para ambos, o lá representa um mundo de coisas boas, maravilhosas; entretanto, para Gonçalves Dias o lá é Portugal, a pátria. Para Bandeira, não se coloca a questão de pátria; o lá é um mundo repleto de emoções.

[D] Para ambos, o lá representa um mundo de coisas boas, maravilhosas; entretanto, para Gonçalves Dias o lá é Portugal, a pátria. Portanto para Bandeira, não se coloca a questão de pátria; o lá é um mundo imaginário.

[E] Para ambos, o lá representa um mundo de diferentes emoções; entretanto, para Gonçalves Dias o lá é o Brasil, a pátria. Para Bandeira, não se coloca a questão de pátria; o lá é um mundo solitário. QUESTÃO 06

Canção do exílio

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar sozinho, à noite Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que disfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá.

Gonçalves Dias

Gonçalves Dias consolidou o romantismo no Brasil. Sua

“Canção do exílio” pode ser considerada tipicamente

romântica porque

[A] apóia-se nos cânones formais da poesia clássica greco-romana; emprega figuras de ornamento, até com certo exagero; evidencia a musicalidade do verso pelo uso de aliterações.

[B] exalta a terra natal; é nostálgica e saudosista; o tema é tratado de modo sentimental, emotivo.

[C] utiliza-se do verso livre, como ideal de liberdade criativa; sua linguagem é hermética, erudita; glorifica o canto dos pássaros e a vida selvagem.

[D] poesia e música se confundem, como artifício simbólico; a natureza e o tema bucólico são tratados com objetividade; usa com parcimônia as formas pronominais de primeira pessoa.

[E] refere-se à vida com descrença e tristeza; expõe o tema na ordem sucessiva, cronológica; utiliza-se do exílio como o meio adequado de referir-se à evasão da realidade. QUESTÃO 07

São rudos, severos, sedentos de glória, Já prélios incitam, já

cantam vitória, Já meigos atendem à voz do cantor: São

todos Timbiras, guerreiros valentes! Seu nome lá voa na boca

das gentes, Condão de prodígios, de glória e terror!

(...)

Da tribo pujante, Que agora anda errante Por fado

inconstante, Guerreiros, nasci; Sou bravo, sou forte, Sou filho

do Norte; Meu canto de morte, Guerreiros, ouvi.

(...) Gonçalves Dias

Os versos acima:

[A] ilustram a característica romântica da projeção do estado de espírito do poeta nos elementos da natureza. [B] exemplificam a característica romântica do pessimismo, mal-do-século, que vê na natureza algo nefando, capaz de matar o poeta. [C] exploram a característica romântica do sentimentalismo amoroso, que vê em tudo a tragédia do amor não correspondido. [D] apontam a característica romântica do nacionalismo, que valoriza a paisagem de nossa terra. [E] apresentam a característica romântica do descritivismo, capaz de valorização exagerada da natureza. QUESTÃO 08

A afirmação: "Enquanto, na Europa, os escritores voltavam-

se para os tempos da Idade Média, valorizando os heróis que

ajudaram a libertar e construir suas nações, no Brasil

desenvolveu-se o Indianismo", que é uma das formas

significativas assumidas pelo:

[A] nacionalismo realista. [B] sentimentalismo romântico. [C] sentimentalismo realista. [D] nacionalismo romântico. [E] realismo naturalista. QUESTÃO 09

Leia:

Lembrança de morrerEu deixo a vida como deixa o tédioDo

deserto, o poento caminheiro, — Como as horas de um longo

pesadelo Que se desfaz ao dobre de um sineiro

AZEVEDO, Álvares. Lira dos vinte anos. SP: Martins Fontes. 1996.

Esses versos exemplificam um aspecto do ideário da

segunda geração romântica brasileira, que se pode traduzir

adequadamente:

[A] pelo sentimento de revolta diante da perspectiva da morte. [B] pelo culto à vida como um bem inestimável, que não se quer perder. [C] pela visão da morte como solução para os sofrimentos da vida. [D] pelo destaque positivo da longevidade que caracteriza a vida. [E] pela desvalorização do espírito religioso, simbolizada no “dobre de um sineiro”.

Page 27: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

QUESTÃO 10

Meu Deus! Eu chorei tanto no exílio! Tanta dor me cortou a voz sentida, Que agora neste gozo do proscrito Chora minh’a alma e me sucumbe a vida! (Casimiro de Abreu)

Era uma noite – eu dormia E nos meus sonhos revia As

ilusões que sonhei! E no meu lado senti... Meu Deus por que

não morri? Por que no sono acordei? (Alvares de Azevedo)

É para mim uma das coisas mais admiráveis que tenho visto

nesta terra, o caráter desse índio.Desde o primeiro dia que

aqui entrou, salvando minha filha, a sua vida tem sido um ato

de abnegação e heroísmo. Crede-me, Álvaro, é um

cavalheiro português no corpo de um selvagem!

(José de Alencar – O Guarani)

Eu, por minha parte, fraco argumentador, só tenho pensado

no celibato à luz do sentimento e sob a influência da

impressão singular que desde verdes anos em mim a ideia da

irremediável solidão da alma a que a igreja condenou os seus

ministros,...

(Alexandre Herculano – Eurico, o presbítero)

A partir da leitura dos fragmentos de textos do Romantismo,

apresentados acima, podemos identificar, respectivamente,

as seguintes características desse movimento literário

ocorrido no século XIX:

[A] Sentimentalismo, egocentrismo, indianismo, religiosidade. [B] Idealização, fusão do grotesco e do sublime, indianismo, religiosidade. [C] Sentimentalismo, crítica social, indianismo, religiosidade. [D] Subjetivismo, egocentrismo, medievalismo, religiosidade. [E] Idealização, egocentrismo, indianismo, religiosidade.

Page 28: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção
Page 29: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

PLANO DE ESTUDO – PROVA 03

MATEMÁTICA / 1ª SÉRIE

3º TRIMESTRE

NOME: NOTA:

TURMA:

MÓDULOS: 20, 21, 22 e 23

QUESTÃO 01

A expressão 3

33

22

22

xx

xx

é igual a:

QUESTÃO 02

O produto das soluções da equação (43 - x)2 - x = 1 é:

QUESTÃO 03

Suponha que o crescimento de uma cultura de bactérias

obedece à lei N(t) = m. 2 t/2

, na qual N representa o

número de bactérias no momento t, medido em horas. Se,

no momento inicial, essa cultura tinha 200 bactérias,

determine o número de bactérias depois de 8 horas.

QUESTÃO 04

Seja a função f, de R em R, definida por f(x) = 2x2 – 24x +1. O valor mínimo de f é

QUESTÃO 05

O custo de produção de um determinado artigo é dado por

C(x) = 3x2 – 15x + 21. Se a venda de x

unidades é dada por V(x) = 2x2 + x, para que o

lucro L(x) = V(x) – C(x) seja máximo, devem ser

vendidas

QUESTÃO 06 Numa PG de quatro termos, a razão é 5 e o último termo é 375. O primeiro termo dessa PG é [A] 1 [B] 2 [C] 3 [D] 4

QUESTÃO 07 A medida do lado, o perímetro e a área de um quadrado estão, nessa ordem, em progressão geométrica. Qual a área do quadrado?

QUESTÃO 08

A expressão

12t0,t6

cos22)t(f

Representa a variação da profundidade do trabalho de uma ferramenta de corte em relação ao tempo de operação. Em que instante essa profundidade é máxima? [A] t = 9 [B] t = 12 [C] t = 6 [D] t = 3 [E] t = 2 QUESTÃO 09

Sendo a7 = 21 e a9 = 27, calcule o valor da razão

QUESTÃO 10 Os lados de um triângulo retângulo estão em P.A, sabendo que o perímetro deste triângulo vale 24 cm, calcule a medida do maior lado deste triângulo

Page 30: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção
Page 31: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

PLANO DE ESTUDO – PROVA 03

PORTUGUÊS / 1ª SÉRIE

3º TRIMESTRE

NOME: NOTA:

TURMA:

MÓDULOS: 20, 21, 22 e 23

TEXTO I

– 5 tiros? – É. – Brincando de pegador? – É. O PM pensou que... – Hoje? – Cedinho.

COELHO, M. In: FREIRE, M. (Org.). Os cem menores contos brasileiros do século. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.

QUESTÃO 01

Os sinais de pontuação são elementos com importantes funções para a progressão temática.

Nesse miniconto, as reticências foram utilizadas para indicar

[A] uma fala hesitante. [B] uma informação implícita. [C] uma situação incoerente. [D] a eliminação de uma ideia. [E] a interrupção de uma ação.

QUESTÃO 02

Há no texto duas palavras em destaque. Assinale a alternativa que indica, respectivamente, a classificação dessas palavras. [A] Advérbio de tempo e advérbio de modo. [B] Advérbio de modo e advérbio de lugar. [C] Advérbio de tempo e Advérbio de tempo. [D] Advérbio de tempo e advérbio de afirmação. [E] Advérbio de dúvida e advérbio de negação.

TEXTO II

Vida obscura

Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro,

ó ser humilde entre os humildes seres,

embriagado, tonto de prazeres,

o mundo para ti foi negro e duro.

Atravessaste no silêncio escuro

a vida presa a trágicos deveres

e chegaste ao saber de altos saberes

tornando-te mais simples e mais puro.

Ninguém te viu o sentimento inquieto,

magoado, oculto e aterrador, secreto,

que o coração te apunhalou no mundo,

Mas eu que sempre te segui os passos

sei que cruz infernal prendeu-te os braços

e o teu suspiro como foi profundo!

SOUSA, C. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1961.

QUESTÃO 03

Na obra acima, o autor transpôs para seu lirismo uma sensibilidade em conflito com a realidade vivenciada. No soneto, essa

percepção traduz-se em

[A] sofrimento tácito diante dos limites impostos pela discriminação. [B] tendência latente ao vício como resposta ao isolamento social. [C] extenuação condicionada a uma rotina de tarefas degradantes. [D] frustração amorosa canalizada para as atividades intelectuais. [E] vocação religiosa manifesta na aproximação com a fé cristã.

Page 32: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

TEXTO III

Humor não é bullying

Natalia Klein

1Não existe nada mais fácil do que sacanear quem já é frequentemente sacaneado. É tiro certo, todos vão achar graça.

2Mas aí não

estamos falando de humor. O nome disso é bullying.

[...] 3Recentemente, dei uma entrevista em que me perguntaram sobre os limites do humor. Por uma infelicidade, publicaram apenas

um trecho da minha resposta, em que eu digo que "não posso mais fazer piadas com anão, negros, homossexuais".

4É importante deixar claro que eu disse sim essa frase pavorosa. Mas em um contexto muito mais amplo. O que eu expliquei – ou,

pelo menos, tentei explicar – é que não se pode fazer piadas envolvendo assuntos polêmicos sem correr o risco de ser tachado de preconceituoso.

5Mas fingir que o preconceito não existe é infinitamente pior.

6Não sou a favor de fazer graça de quem já tem que lidar diariamente com a intolerância.

7Sou a favor de se fazer piada da

intolerância em si. Em colocar na mesa os nossos podres para que a gente lembre que eles existem.

(Fonte: http: //www.adoravelpsicose.com.br/2011/10/humor-nao-e-bullying.html Acessado em:27/08/2015)

QUESTÃO 04

De acordo com o texto, junto aos seus conhecimentos de mundo, explique o que pode ser considerado bullying.

____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ QUESTÃO 05

Os advérbios em português servem para traduzir variadas circunstâncias, mas também, em alguns contextos, como nos textos argumentativos, são usados para expressar um ponto de vista defendido pelo produtor do texto.

Esse segundo uso do advérbio aparece em

[A] “Não sou a favor de fazer graça de quem já tem que lidar diariamente com a intolerância (...)” (ref. 6) [B] “Recentemente, dei uma entrevista em que me perguntaram sobre os limites do humor.” (ref. 3) [C] “Não existe nada mais fácil do que sacanear quem já é frequentemente sacaneado.” (ref. 1) [D] “Mas fingir que o preconceito não existe é infinitamente pior.” (ref. 5) [E] ”

1Não existe nada mais fácil do que sacanear quem já é frequentemente sacaneado.”

QUESTÃO 06

Assinale a alternativa que indique a definição correta de preposição:

[A] Preposição é a palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência.

[B] Preposição é a palavra invariável que liga duas orações ou duas palavras de mesma função em uma oração.

[C] Preposição é a palavra ou conjunto de palavras que exprimem sentimentos, emoções e reações psicológicas.

[D] Preposição é a palavra cuja função principal é indicar o posicionamento, o lugar de um ser, relativamente à posição ocupada por uma das três pessoas gramaticais.

[E] Preposição é a palavra que exprime uma quantidade definida, exata de seres (pessoas, coisas etc.), ou a posição que um ser ocupa em determinada sequência.

QUESTÃO 07

Assinale a única alternativa que não apresenta uma preposição: [A] “Não existe nada mais fácil do que sacanear quem já é frequentemente sacaneado.” [B] “Recentemente, dei uma entrevista em que me perguntaram sobre os limites do humor.” [C] “É importante deixar claro que eu disse sim essa frase pavorosa.” [D] “Não sou a favor de fazer graça de quem já tem que lidar diariamente com a intolerância.” [E] “é que não se pode fazer piadas envolvendo assuntos polêmicos sem correr o risco de ser tachado de preconceituoso.”

Page 33: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

QUESTÃO 08

Sobre as conjunções, é correto afirmar:

[A] As conjunções são unidades linguísticas desprovidas de independência, ou seja, não aparecem sozinhas no enunciado porque

apenas introduzem a ideia de função gramatical de um elemento.

[B] As conjunções são expressões modificadoras do verbo que apresentam uma ideia de circunstância e atuam como adjunto

adverbial em uma oração.

[C] As conjunções são palavras que podem ser utilizadas no lugar de um nome, referir-se a ele ou acompanhar o nome com a

intenção de qualificá-lo.

[D] As conjunções têm por finalidade traduzir nossos estados emotivos. Apresentam independência e podem constituir, por si,

verdadeiras orações.

[E] As conjunções são unidades da língua que têm por finalidade reunir orações em um mesmo enunciado, classificando-se em

conjunções coordenativas e subordinativas.

TEXTO IV

O que é bullying virtual ou cyberbullying?

É o bullying que ocorre em meios eletrônicos, com mensagens difamatórias ou ameaçadoras circulando por e-mails, sites, blogs (os diários virtuais), redes sociais e celulares. É quase uma extensão do que dizem e fazem na escola, mas com o agravante de que as pessoas envolvidas não estão cara a cara. Dessa forma, o anonimato pode aumentar a crueldade dos comentários e das ameaças e os efeitos podem ser tão graves ou piores. “O autor, assim como o alvo, tem dificuldade de sair de seu papel e retomar valores esquecidos ou formar novos”, explica Luciene Tognetta, doutora em Psicologia Escolar e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Disponível em http://revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 3 ago. 2012 (adaptado).

QUESTÃO 09

Segundo o texto, com as tecnologias de informação e comunicação, a prática do bullying ganha novas nuances de perversidade e é

potencializada pelo fato de:

[A] atingir um grupo maior de espectadores.

[B] dificultar a identificação do agressor incógnito.

[C] impedir a retomada de valores consolidados pela vítima.

[D] possibilitar a participação de um número maior de autores.

[E] proporcionar o uso de uma variedade de ferramentas da internet.

TEXTO V

Nos últimos três anos foram assassinadas mais de 140 mil pessoas no Brasil. Uma média de 47 mil pessoas por ano. Uma parcela expressiva destas mortes, que varia de região para região, é atribuída à ação da polícia, que se respalda na impunidade para continuar cometendo seus crimes. São 25 assassinatos ao ano por cada 100 mil pessoas, índice considerado de violência epidêmica, segundo organismos internacionais. Se os assassinatos com armas de fogo são uma face da violência vivida na nossa sociedade, ela não é a única. Logo atrás, em termos de letalidade, estão os acidentes fatais de trânsito, com cerca de 33 mil mortos em 2002 e 35 mil mortes por ano em 2004 e 2005. Isto, sem falar nos acidentados não fatais socorridos pelo Sistema Único de Saúde, que multiplicam muitas vezes os números aqui apresentados e representam um custo que o IPEA estima em R$ 5,3 bilhões para o ano de 2002. A lista da violência alonga-se incrivelmente. Sobre as mulheres, os negros, os índios, os gays, sobre os mendigos na rua, sobre

os movimentos sociais etc. Uma discussão num botequim de periferia pode terminar em morte. A privação do emprego, do salário

digno, da educação, da saúde, do transporte público, da moradia, da segurança alimentar, tudo isso pode ser compreendido,

considerando que incide sobre direitos assegurados por nossa Constituição, como tantas outras formas de violência.

(Silvio Caccia Bava. Le Monde Diplomatique Brasil, agosto 2010. Adaptado.)

QUESTÃO 10

Segundo o texto,

[A] as formas de violência mais difíceis de eliminar são aquelas relacionadas aos assassinatos e aos acidentes fatais de trânsito.

[B] os assassinatos com armas de fogo, nas periferias, constituem a face perversa da impunidade exercida pela polícia.

[C] nossa Constituição assegura direitos restritos aos negros, aos índios e aos gays e, assim, eles costumam também ser alvo de muita violência.

[D] como causa de mortalidade, os acidentes de trânsito são quase tão importantes quanto os assassinatos, no ranking da violência no Brasil.

[E] o conjunto das mortes pela violência – assassinatos, acidentes de trânsito e constrangimentos a vários grupos sociais – onera os cofres do Estado.

Page 34: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção
Page 35: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

PLANO DE ESTUDO – PROVA 03

QUÍMICA / 1ª SÉRIE

3º TRIMESTRE

NOME: NOTA:

TURMA:

MÓDULOS: 20, 21, 22 e 23

QUESTÃO 01

O hidróxido de sódio é preparado comercialmente pela

reação de carbonato de sódio com hidróxido de cálcio,

representada pela equação química abaixo, a qual não se

encontra balanceada. Quantos gramas, aproximadamente, de

hidróxido de sódio podem ser obtidos tratando- se 1 kg de

carbonato de sódio com hidróxido de cálcio?

3232 CaCONaOH)OH(CaCONa

[A] 705 g. [B] 75,5 g. [C] 755 g. [D] 0,755 g. [E] 377,5 g. QUESTÃO 02

Uma amostra de 200g de carbonato de cálcio impuro, com

90% de pureza, reage com excesso de HCl, conforme a

seguinte equação:

CaCO3 + 2HCl → CaCl2+ CO2+ H2O

Com base nesta informação, determine a massa de água e

de CO2: (Dados: Ca=40; C=12; O=16: Cl=35,5.)

[A] 88g de CO2 e 36g de H2O [B] 88g de CO2 e 32,4g de H2O [C] 79,2g de CO2 e 32,4g de H2O [D] 88g de CO2 e 40g de H2O [E] 97,8g de CO2 e 40g de H2O QUESTÃO 03

O Dióxido de Titânio (TiO2) é o pigmento mais consumido no

mundo (70% do total) e também o mais importante dentre os

pigmentos brancos. Este pigmento tem por função conferir

brilho, brancura e opacidade a uma grande diversidade

deprodutos, tais como tintas, plásticos, papel, alimentos,

fibras, borrachas e cosméticos. Dentre os minérios de titânio,

a ilmenita é a matéria-prima mais utilizada para a produção

de dióxido de titânio, respondendo por mais de 80% do total

mundial. Cinco países (Austrália, África do Sul, EUA, China e

Noruega) detêm 69% das reservas mundiais de ilmenita. No

Brasil utiliza-se apenas a ilmenita para a produção de dióxido

de titânio.

(Fonte:http://www.cimm.com.br/portal/verbetes/exibir/1333-dioxido-de-titanio tio2)

A porcentagem de TiO2 em um minério pode ser determinada

através da seguinte reação:

3TiO2(s) + 4BrF3(l) → 3TiF4(s) + 2Br2(l) + 3O2(g)

Se 12,0 g do minério produzem 0,96 g de O2, a porcentagem

aproximada de TiO2 nesse minério é de:

[A] 10% [B] 20% [C] 30% [D] 40% [E] 50%

QUESTÃO 04

Um produto farmacêutico com propriedades antiácidas pode

ser preparado à base de hidróxido de alumínio. Esse

produto é usado para reduzir a acidez estomacal provocada

pelo excesso de ácido clorídrico, de acordo com a reação de

equação não balanceada:

OHAlClHCl)OH(Al 233

Se bebermos 3,90 g de hidróxido de alumínio, o número de mols do ácido clorídrico, neutralizado no estômago, é igual a: [A] 0,30 [B] 0,15 [C] 0,10 [D] 0,05 [E] 0,20 QUESTÃO 05

Nas usinas siderúrgicas, a obtenção de ferro metálico a partir

de hematita )OFe( 32 envolve a seguinte reação, não

balanceada:

)g(2)s()g()s(32 COFeCOOFe

A massa, em gramas, de ferro metálico, obtida quando dois

mols de )s(32OFe são consumidos na reação, é

aproximadamente igual a: [A] 112 [B] 224 [C] 336 [D] 448 [E] 540 QUESTÃO 06

Andradita é um mineral contendo cátions cálcio e ferro, e o

ânion ortossilicato (SiO 44 ). Ele foi encontrado na América do

Norte e sua fórmula é Ca3Fe2(SiO4)3. Recebeu este nome em homenagem ao famoso mineralogista brasileiro, José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), também conhecido, na História da Ciência, como o descobridor do elemento químico lítio e, na História brasileira, como o “Patriarca da Independência”. De acordo com dados da tabela periódica, podemos afirmar que os números de oxidação dos íons cálcio e ferro (na andradita) e a configuração eletrônica do íon lítio são, respectivamente:

[A] +2, +3 e 1s

2.

[B] +2, +3 e 1s2 2s

1.

[C] +1, +2 e 1s2 2s

1.

[D] +1, +3 e 1s2 2s

2.

[E] +2, +2 e 1s2.

QUESTÃO 07

Mesmo em locais não poluídos, a chuva contém ácido

carbônico. Em locais poluídos, passam a estar presentes

ácido nítrico e ácido sulfúrico, que dão origem ao fenômeno

conhecido como chuva ácida.

Page 36: PLANO DE ESTUDO PROVA 03 / 1ª SÉRIE 3º TRIMESTREcolegioforcamaxima.com.br/pdf/ensino-medio/primeira-serie-terceiro... · O esquema a seguir resume o consumo (X) e a produção

Considerando-se os ácidos citados no texto, podemos afirmar

que suas fórmulas moleculares são respectivamente:

[A] H2CO3, HClO2 e H2SO4 [B] H2CO3, HNO2 e H3PO4 [C] H2CO3, HNO3 e H2SO4 [D] HClO4, H3PO4 e HNO2 [E] H2CO3, HNO2 e H2SO3 QUESTÃO 08

Os ácidos e as bases são muito comuns em nosso cotidiano:

a bateria de um automóvel contém ácido sulfúrico; o ácido

muriático usado para a limpeza de pisos e azulejos contém o

ácido clorídrico; o amoníaco utilizado para limpeza geral,

contém hidróxido de amônio; e o hidróxido de magnésio

encontra-se presente no leite de magnésia, usado para

combater a acidez estomacal.

As fórmulas químicas associadas aos compostos destacados

no texto acima são, respectivamente:

[A] H2SO4; HC ; NH4OH; Mg(OH)2.

[B] H2SO3; HC ; NH3OH; MgOH.

[C] H2S; OHC ; AmOH; Mg(OH)2.

[D] H2SO4; 2OHC ; NH3OH; MgOH.

[E] H2SO3; OHC ; NH4OH; Mg(OH)2.

QUESTÃO 09

Observe o esquema abaixo:

A força de um ácido é medida pelo seu grau de ionização (),

ou seja, pela relação entre o número de moléculas ionizadas

e o número total de moléculas dissolvidas. Em qual das

soluções – de mesma concentração e na mesma

temperatura- a lâmpada (L) do esquema apresenta maior

brilho?

[A] HF

[B] HNO3

[C] H3PO4

[D] H2S

[E] H4SiO4

QUESTÃO 10

Em caso de acidente, o sistema de segurança air bag, usado

em automóveis, é acionado por um microcomputador. Ocorre

desencadeamento de reações, liberando nitrogênio, que infla

prontamente o saco plástico - air bag.

Considere as reações:

1. NaN3(s) Na(s) + N2(g)

2. Na(s) + KNO3(s) Na2O(s) + K2O(s) + N2(g)

O nitrogênio apresenta, na seqüência das reações 1 e 2, os números de oxidação que estão na alternativa: [A] 1, 0, +4, 0 [B] 1, 0, +5, 0 [C] 1/3, 1, +4, 1 [D] -1/3, 0, +5, 0 [E] 1, 1, +5, 1