plano de ensino e aprendizagem (pea) - usp · plano de ensino e aprendizagem (pea) objetivos...

18
Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Já usa Moodle e-disciplinas? X Sim Não Precisa de apoio elaborar o ambiente nos e-disciplinas? X Sim Não ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Curso Medicina Código e nome da disciplina RCM 0440 - NUTROLOGIA Período de oferecimento 1º semestre de cada ano Coordenadores Selma Freire de Carvalho Docentes Vivian M. M. Suen, Júlio Sérgio Marchini, José Ernesto dos Santos (Prof. Senior) CARGA HORÁRIA Teórica 10,5 horas (incluindo os horários disponível para assistir vídeo-aulas) Atividade prática 18,5 horas Estudo dirigido 1,5 horas Avaliações e devolutiva 1,5 horas Total 30 horas CONTEXTO: Qual a relevância de sua disciplina para a formação desse profissional? A Nutrologia é uma especialidade médica que tem interface com outras áreas da Medicina, incluindo várias especialidade clínicas, cirúrgicas e na atenção básica à saúde. Dentro das etapas e eixos da estrutura curricular da FMRP-USP, a Disciplina de Nutrologia faz parte da 2º etapa, onde há ênfase no aprendizado de conteúdos pertinentes às ciências médicas propriamente ditas, bem como na assimilação das competências clínicas fundamentais. Com este enfoque, os temas abordados na Disciplina de Nutrologia capacitam o médico para diagnosticar as diferentes manifestações clínicas e/ou laboratoriais de doenças nutricionais primárias ou secundárias às afecções clínicas ou condições cirúrgicas. O conteúdo abordado na Disciplina dá enfoque aos problemas nutricionais mais prevalentes, tanto no nível de assistência primário, secundário e terciário. O conteúdo da Disciplina de Nutrologia inclui conhecimentos, habilidades, competências e atitudes relacionados à Nutrologia, essenciais para o exercício da profissão, independente da área de atuação do egresso. MATRIZ DE COMPETÊNCIAS Os objetivos gerais aspectos cognitivos, procedimentais e atitudinais de aprendizagem. TEMA: Avaliação do estado nutricional Objetivos gerais: O aluno deverá ser capaz de categorizar o estado nutricional de adultos hospitalizados, a partir da interpretação e integração de diferentes métodos de avaliação. Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) interpretar os dados antropométricos, os exames laboratoriais específicos do estado nutricional e os valores de massa magra e massa gorda obtidos na impedância bioelétrica; 2) analisar os dados obtidos em diferentes métodos de avaliação do estado nutricional, de forma a propor o diagnóstico nutrológico.

Upload: others

Post on 18-Sep-2020

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) - USP · Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) indicar e contraindicar a terapia nutricional

Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA)

Já usa Moodle e-disciplinas? X Sim ⃝ Não

Precisa de apoio elaborar o ambiente nos e-disciplinas? X Sim ⃝ Não

ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

Curso Medicina

Código e nome da disciplina RCM 0440 - NUTROLOGIA

Período de oferecimento 1º semestre de cada ano

Coordenadores Selma Freire de Carvalho

Docentes Vivian M. M. Suen, Júlio Sérgio Marchini, José Ernesto dos Santos (Prof. Senior)

CARGA HORÁRIA

Teórica 10,5 horas (incluindo os horários disponível para assistir vídeo-aulas)

Atividade prática 18,5 horas

Estudo dirigido 1,5 horas

Avaliações e devolutiva 1,5 horas

Total 30 horas

CONTEXTO:

Qual a relevância de sua disciplina para a formação desse profissional? A Nutrologia é uma especialidade médica que tem interface com outras áreas da Medicina,

incluindo várias especialidade clínicas, cirúrgicas e na atenção básica à saúde. Dentro das etapas e eixos da estrutura curricular da FMRP-USP, a Disciplina de Nutrologia faz parte da 2º etapa, onde há ênfase no aprendizado de conteúdos pertinentes às ciências médicas propriamente ditas, bem como na assimilação das competências clínicas fundamentais. Com este enfoque, os temas abordados na Disciplina de Nutrologia capacitam o médico para diagnosticar as diferentes manifestações clínicas e/ou laboratoriais de doenças nutricionais primárias ou secundárias às afecções clínicas ou condições cirúrgicas. O conteúdo abordado na Disciplina dá enfoque aos problemas nutricionais mais prevalentes, tanto no nível de assistência primário, secundário e terciário.

O conteúdo da Disciplina de Nutrologia inclui conhecimentos, habilidades, competências e atitudes relacionados à Nutrologia, essenciais para o exercício da profissão, independente da área de atuação do egresso.

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

Os objetivos gerais aspectos cognitivos, procedimentais e atitudinais de aprendizagem.

TEMA: Avaliação do estado nutricional

Objetivos gerais: O aluno deverá ser capaz de categorizar o estado nutricional de adultos hospitalizados, a partir da interpretação e integração de diferentes métodos de avaliação.

Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) interpretar os dados antropométricos, os exames laboratoriais específicos do estado nutricional e os valores de massa magra e massa gorda obtidos na impedância bioelétrica; 2) analisar os dados obtidos em diferentes métodos de avaliação do estado nutricional, de forma a propor o diagnóstico nutrológico.

Page 2: Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) - USP · Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) indicar e contraindicar a terapia nutricional

Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA)

Objetivo de aprendizagem procedimental: o aluno deverá ser capaz de: 1) obter as medidas antropométricas; 2) obter informações sobre a história alimentar utilizando o método recordatório de 24 horas; 3) utilizar programa computadorizado para cálculo da ingestão de macro e micronutrientes.

Objetivo de aprendizagem atitudinal: o aluno deverá ser capaz de interagir adequadamente com o profissional nutricionista nas diversas técnicas de avaliação do estado nutricional, além de relacionar-se com atenção e respeito ao paciente selecionado para a atividade prática.

TEMA: Subnutrição

Objetivos gerais: O aluno deverá ser capaz de conceituar e classificar a subnutrição a partir das diferentes manifestações clínicas e laboratoriais, identificar a(s) etiologia(s) e explicar os mecanismos fisiopatológicos envolvidos na subnutrição.

Objetivos cognitivos: a partir de casos clínicos de pacientes previamente selecionados nas enfermarias, o aluno deverá ser capaz de: 1) comparar os dados obtidos no paciente com os valores de referência; 2) identificar os mecanismos envolvidos na fisiopatogenia da subnutrição;3) justificar o desenvolvimento da deficiência energética e/ou proteica; 4) elaborar um plano terapêutico para a subnutrição, quando possível.

Objetivo de aprendizagem procedimental:

Objetivo de aprendizagem atitudinal: por se tratar de um trabalho em grupo (4 alunos por paciente), haverá ambiente propício para o aluno interagir com seus colegas de grupo e apresentar verbalmente (utilizando Datashow) os resultados obtidos para o restante do grupo (25 alunos).

TEMA: Obesidade

Objetivos gerais: O aluno deverá ser capaz de conceituar e classificar a obesidade e seus diferentes graus, explicar a fisiopatologia e as comorbidades associadas à essa condição, além de propor as bases do tratamento nutrológico (dietético e medicamentoso).

Objetivos cognitivos: o aluno será capaz de: 1) avaliar o estado nutricional a fim de diagnosticar a obesidade; 2) analisar os dados clínicos e laboratoriais a fim de reconhecer a presença de comorbidades associadas; 3) indicar e contraindicar o tratamento cirúrgico; 4) orientar a terapia nutrológica (dietética e medicamentosa).

Objetivo de aprendizagem procedimental: o aluno deverá ser capaz de calcular o índice de massa corporal e a composição corporal de massa magra e massa gorda, a partir da antropometria e impedância bioelétrica.

Objetivo de aprendizagem atitudinal: o aluno deverá ser capaz de: 1) interagir adequadamente com o profissional nutricionista na definição da prescrição dietética, levando em consideração as condições clínicas presentes individualmente; 2) relacionar-se respeitosamente com pacientes obesos, considerando suas dificuldades e limitações.

TEMA: Transtornos alimentares

Objetivos gerais: O aluno deverá ser capaz de conceituar as diferentes formas de transtornos alimentares (anorexia nervosa, bulimia nervosa e outros) de acordo com as definições do DSM-V, explicar a fisiopatologia e a abordagem dietética e medicamentosa.

Page 3: Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) - USP · Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) indicar e contraindicar a terapia nutricional

Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA)

Objetivos cognitivos: o aluno deverá será capaz de: 1) definir os critérios diagnósticos das diferentes apresentações dos transtornos alimentares; 2) citar os diagnósticos diferenciais; 3) reconhecer a necessidade de internação de pacientes com transtornos alimentares; 4) orientar as bases do tratamento dietético e medicamentoso.

Objetivo de aprendizagem procedimental:

Objetivo de aprendizagem atitudinal: o aluno deverá ser capaz de: 1) interagir adequadamente com equipe multiprofissional (psiquiatra, psicólogo e nutricionista) no tratamento do paciente com transtorno alimentar; 2) relacionar-se respeitosamente com pacientes e seus familiares, considerando suas dificuldades e limitações.

TEMA: Dislipidemia

Objetivos gerais: O aluno deverá ser capaz de conceituar, classificar, identificar os fatores de risco e propor as bases do tratamento nutrológico (dietético e o medicamentoso) das dislipidemias.

Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) identificar os pacientes que necessitam de dosagem sanguínea de lipídios; 2) comparar os resultados obtidos no lipidograma do paciente com os pontos de corte da literatura; 3) classificar o tipo de dislipidemia a partir das dosagens sanguíneas e história clínica; 4) indicar a modalidade adequada de tratamento medicamentoso para atingir as metas dos lipídios séricos; 5) propor as mudanças dietéticas adequadas para os tipos específicos de dislipidemias.

Objetivo de aprendizagem procedimental: o aluno deverá ser capaz de calcular o fator de risco cardiovascular de pacientes hipotéticos, a partir do lipidograma e dados clínicos utilizando fórmulas específicas.

Objetivo de aprendizagem atitudinal: o aluno deverá ser capaz de interagir adequadamente com o profissional nutricionista na definição da prescrição dietética, trocando informações que considerem as condições clínicas presentes individualmente.

TEMA: Deficiências de micronutrientes e Suplementação

Objetivos gerais: O aluno deverá ser capaz de identificar as deficiências vitamínicas clássicas e reconhecer as indicações específicas para sua a suplementação.

Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) reconhecer as deficiências de vitaminas e minerais a partir de manifestações clínicas clássicas; 2) propor a suplementação vitamínica ou de minerais de acordo com critérios científicos comprovados.

Objetivo de aprendizagem procedimental:

Objetivo de aprendizagem atitudinal: espera-se que o aluno seja capaz de interagir nos trabalhos em grupo com cortesia e respeito à diversidade.

TEMA: Nutrição enteral

Objetivos gerais: O aluno deverá ser capaz de justificar as indicações e contraindicações da nutrição enteral, estimar as necessidades energéticas e proteicas do paciente, selecionar o tipo de dieta mais adequada para atender às necessidades individuais e esquematizar as complicações dessa terapêutica.

Page 4: Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) - USP · Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) indicar e contraindicar a terapia nutricional

Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA)

Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) indicar e contraindicar a terapia nutricional enteral; 2) reconhecer as diferentes vias de acesso (sondas ou ostomias) de acordo com a duração da terapia ou particularidades do caso; 3) analisar a composição de diferentes dietas enterais a fim de selecionar aquela que mais se adeque às necessidades individuais; 4) modificar o tipo de dieta e/ou a quantidade administrada de acordo com a evolução clínica; 5) explicar as complicações potenciais da terapia nutricional enteral e esquematizar a conduta imediata.

Objetivo de aprendizagem procedimental: o aluno deverá ser capaz de calcular a oferta energética e proteica de pacientes hospitalizados.

Objetivo de aprendizagem atitudinal: além dos aspectos técnicos, o aluno deverá ser capaz de considerar os aspectos éticos na indicação da terapia nutricional enteral, respeitando os desejos de pacientes e familiares. Além disso, essa modalidade de terapia nutricional propicia uma experiência para que o aluno seja capaz de ter a adequada interação com nutricionistas e equipe de enfermagem.

TEMA: Nutrição parenteral

Objetivos gerais: O aluno deverá ser capaz de definir nutrição parenteral e citar os seus componentes, justificar as indicações e contraindicações da nutrição parenteral e esquematizar as complicações dessa terapêutica.

Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) definir nutrição parenteral; 2) indicar e contraindicar a terapia nutricional parenteral; 3) citar os componentes da solução de nutrição parenteral; 4) reconhecer as diferentes vias de acesso venoso de acordo com a duração da terapia; 5) explicar as complicações potenciais da terapia nutricional parenteral.

Objetivo de aprendizagem procedimental:

Objetivo de aprendizagem atitudinal: o aluno será capaz de ter uma adequada interação com enfermeiros e farmacêuticos.

Estratégias de ensino e de aprendizagem que serão utilizadas para alcançar os objetivos gerais

TEMA: Avaliação do estado nutricional

Para atingir os objetivos cognitivos, os alunos serão orientados a assistirem as vídeo-aulas e lerem o material bibliográfico, em horário previamente definido para este fim. Segue-se a atividade prática, a fim de fixar os conceitos essenciais para a compreensão do tema.

Obs: Dinâmica da atividade prática: os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas e cada pequeno grupo será responsável por avaliar o estado nutricional de um paciente internado, previamente selecionado. Será distribuído previamente um roteiro específico com diferentes métodos de avaliação. Quatro diferentes profissionais (incluindo a docente, um médico contratado e duas nutricionistas experientes) passam nos leitos e auxiliam os alunos a obterem e interpretarem as informações solicitadas.

Para alcançar os objetivos procedimentais, os alunos aplicam o questionário alimentar no paciente e/ou seu acompanhante e posteriormente irão analisar os dados em software específico (com o auxílio da nutricionista). Cada aluno irá obter as medidas antropométricas e realizar a impedância bioelétrica (com o auxílio de profissional).

Para alcançar o objetivo atitudinal, os alunos terão contato direto com outros profissionais, além de pacientes e/ou acompanhantes.

Page 5: Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) - USP · Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) indicar e contraindicar a terapia nutricional

Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA)

TEMA: Subnutrição

Para atingir os objetivos cognitivos, os alunos serão orientados a assistirem as vídeo-aulas e lerem o material bibliográfico indicado em horário previamente definido para este fim. Cada grupo de aluno irá preparar e apresentar para o restante da turma o caso clínico do paciente avaliado na aula anterior (Avaliação do Estado Nutricional). Ao final dessa atividade, a docente fará uma comparação dos diferentes casos apresentados, enfatizando as diferentes apresentações da subnutrição.

Para alcançar o objetivo atitudinal, os alunos terão que discutir entre si sobre a forma de conduzir o relatório e a apresentação oral.

TEMA: Deficiências de micronutrientes

Para atingir os objetivos cognitivos, os alunos irão analisar os casos clínicos previamente apresentados (disponíveis no Moodle). Após essa etapa, será realizado uma atividade de fórum em sala de aula. A seguir, os alunos serão subdivididos em 5 pequenos grupos, sendo que seguirá um estudo dirigido de casos clínicos publicados. Cada grupo irá apresentar para seus colegas as informações relevantes no caso clínico. Segue-se o fechamento da atividade onde o docente analisa os casos clínicos em conjunto, enfatizando aspectos gerais.

Para alcançar o objetivo atitudinal, os alunos terão que discutir entre si sobre a forma de conduzir a apresentação oral.

TEMA: Obesidade

Para atingir os objetivos cognitivos, os alunos irão analisar os casos clínicos de pacientes com diagnóstico de obesidade, previamente apresentados (disponíveis no Moodle). Após essa etapa, será realizada uma atividade de fórum em sala de aula. A seguir, os alunos serão subdivididos em 5 pequenos grupos, sendo que seguirá um estudo dirigido de casos clínicos publicados. Cada grupo irá apresentar para seus colegas as informações relevantes no caso clínico, chamando a atenção sobre aspectos que envolvam comorbidades da obesidade, tratamento clínico ou cirúrgico. Segue-se o fechamento da atividade onde o docente analisa os casos clínicos em conjunto, enfatizando aspectos gerais.

Para alcançar o objetivo atitudinal, os alunos terão que discutir entre si sobre a forma de conduzir a apresentação oral.

TEMA: Transtornos alimentares

Para atingir os objetivos cognitivos, os alunos irão analisar os casos clínicos de pacientes com diagnóstico de transtorno alimentar, previamente apresentados (disponíveis no Moodle). Após essa etapa, será realizado uma atividade de fórum em sala de aula. A seguir, os alunos serão subdivididos em 5 pequenos grupos, sendo que seguirá um estudo dirigido de casos clínicos publicados. Cada grupo irá apresentar para seus colegas as informações relevantes no caso clínico, chamando a atenção para diagnóstico diferencial, tratamento medicamentoso e indicações de internação hospitalar. Segue-se o fechamento da atividade onde o docente analisa os casos clínicos em conjunto, enfatizando aspectos gerais.

Para alcançar o objetivo atitudinal, os alunos terão que discutir entre si sobre a forma de conduzir a apresentação oral.

Page 6: Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) - USP · Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) indicar e contraindicar a terapia nutricional

Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA)

TEMA: Dislipidemias

Para atingir os objetivos cognitivos, os alunos irão analisar os casos clínicos de pacientes com diagnóstico de dislipidemia, previamente apresentados (disponíveis no Moodle). Após essa etapa, será realizado uma atividade de fórum em sala de aula. A seguir, os alunos serão subdivididos em 5 pequenos grupos, sendo que seguirá um estudo dirigido de casos clínicos publicados. Cada grupo irá apresentar para seus colegas as informações relevantes no caso clínico, chamando a atenção para estratificação de risco cardiovascular, tratamento medicamentoso e meta terapêutica. Segue-se o fechamento da atividade onde o docente analisa os casos clínicos em conjunto, enfatizando aspectos gerais.

Para alcançar o objetivo atitudinal, os alunos terão que discutir entre si sobre a forma de conduzir a apresentação oral.

TEMA: Nutrição enteral

Para atingir os objetivos cognitivos, os alunos serão orientados a assistirem as vídeo-aulas e lerem o material bibliográfico indicado. Após explicações sobre as possíveis dúvidas, será iniciada atividade prática na forma de estações, em que os alunos circulam por 4 cenários: 1) debate sobre os tipos de dietas enterais e a prescrição, baseada em cálculos; 2) demonstração dos diferentes tipos de sondas e de bomba de infusão; 3) paciente de enfermaria clínica; 4) paciente de enfermaria cirúrgica.

Para atingir o objetivo procedimental, haverá simulações de uma prescrição de dieta enteral como parte do cenário 2 da atividade prática.

Parte dos cenários 3 e 4 da atividade prática se prestam ao objetivo atitudinal.

TEMA: Nutrição parenteral

Para atingir os objetivos cognitivos, os alunos serão orientados a assistirem as vídeo-aulas e lerem o material bibliográfico indicado. Após explicações sobre as possíveis dúvidas, será iniciada atividade prática na forma de estações, em que os alunos circulam por 4 cenários: 1) apresentação dos componentes da nutrição parenteral e análise de uma prescrição; 2) demonstração dos diferentes tipos de cateteres e suas indicações; 3) paciente de enfermaria clínica; 4) paciente de enfermaria cirúrgica.

Parte dos cenários 3 e 4 da atividade prática se prestam ao objetivo atitudinal.

Avaliação da aprendizagem que abrangem aspectos cognitivos, procedimentais e atitudinais

O aluno será avaliado de duas formas:

1) Questões abertas ou testes sobre os temas abordados durante a Disciplina. Haverá duas avaliações no decorrer da Disciplina, sendo uma no meio (3,5 pontos) e outra ao final (4,0 pontos) da carga horária. Os temas abordados na primeira avaliação não serão abordados na segunda avaliação (valor total: 7,5 pontos). Turma A: terá apenas 1 avaliação com todo o conteúdo, devido à falta de horário (pelo feriado e recesso).

2) Relatório e apresentação oral do caso clínico visto na aula de avaliação nutricional, com enfoque no tema Subnutrição (1 ponto). Além do conteúdo e forma, serão considerados os domínios atitudinais durante a apresentação (em grupo)

Page 7: Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) - USP · Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) indicar e contraindicar a terapia nutricional

Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA)

3) Relatório de um caso clínico da aula de transtorno alimentar (0,5 pontos), onde será avaliado o conteúdo (em grupo).

4) Relatório de um caso clínico da aula de dislipidemia (0,5 pontos), onde será avaliado o conteúdo (em grupo)

5) Avaliação por pares, onde cada aluno terá a oportunidade de avaliar o relatório de seus colegas (individual, valor 0,5 pontos)

A devolutiva será feita imediatamente após cada avaliação formativa.

Os relatórios corrigidos serão disponibilizados no Moodle.

Page 8: Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) - USP · Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) indicar e contraindicar a terapia nutricional
Page 9: Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) - USP · Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) indicar e contraindicar a terapia nutricional

CURSO: Medicina COORDENADOR DA DISCIPLINA: Selma Freire de Carvalho

CÓDIGO: RCG0440 ANO: 2020 NOME DA DISCIPLINA: Nutrologia

Data Dia da Semana

Horário Local

Turma Tema da atividade Objetivos de Aprendizagem/ Resultados esperados

Estratégias de Ensino & Aprendizagem

Docente responsável

Início Fim

27/01 Segunda

8:00 9:00 C AVALIAÇÃO NUTROLÓGICA

Conhecer os diversos instrumentos da avaliação nutrológica

Interpretar resultados da avaliação nutrológica

Classificar o estado nutricional a partir dos resultados obtidos

Assistir vídeo-aula Selma Freire

9:00 9:30 636 C Explicações gerais da Disciplina Preleção dialogada Selma Freire

9:30 10:00 636 C AVALIAÇÃO NUTROLÓGICA

Debate sobre a vídeo-aula Selma Freire

10:00 12:00 Enf

+636 C Prática na enfermaria

Selma Freire JS Marchini

28/01 Terça

8:00 9:00 C

DEFICIÊNCIA E SUPLEMENTAÇÃO DE MICRONUTRIENTES

Identificar a deficiência de micronutrientes a partir de quadro clínico

Identificar grupos de risco para deficiência de micronutrientes

Definir suplementação vitamínica e situações em que esta terapêutica está indicada

Leitura de artigos com CC Selma Freire

9:00 10:00 636 C Discussão dos CCs Selma Freire JS Marchini

10:00 12:00 636 C Estudo dirigido com artigos do tema

Selma Freire JS Marchini

30/01 Quinta

8:00 9:00 C SUBNUTRIÇÃO Assistir vídeo-aula Selma Freire

9:00 10:00 640 C OFERTA PROTEICA Identificar as necessidades

proteicas em várias situações clínicas e fisiológicas

Preleção dialogada sobre oferta proteica

Selma Freire

10:00 10:30 640 C

SUBNUTRIÇÃO

Definir subnutrição

Classificar as formas e graus de subnutrição

Citar os fatores etiológicos e a fisiopatologia da subnutrição

Debate sobre vídeo-aula Selma Freire

10:30 12:00 640 C Apresentação dos CCs pelos alunos

Selma Freire JS Marchini

31/01 Sexta

8:00 9:00

OBESIDADE

TRANSTORNOS ALIMENTARES

Obesidade:

Definir obesidade

Identificar as comorbidades associadas

Bases do tratamento Transtornos alimentares

Assistir vídeo-aula Vivian Suen

9:00 10:00 636 C Debate sobre pontos da vídeo-aula

Vivian Suen

Page 10: Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) - USP · Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) indicar e contraindicar a terapia nutricional

10:00 11:00 636 C

Identificar os critérios para diagnóstico

Identificar as indicações de internação e causa de óbito

Apontar diagnósticos diferenciais

Propor bases do tratamento

Discussão de CC Obesidade

Vivian Suen JS Marchini

11:00 12:00 636 C Discussão de CC Transtornos alimentares

Vivian Suen JS Marchini

03/02 Segunda

8:00 9:00 640 C Avaliação 1 + Devolutiva Avaliar o conhecimento dos objetivos de cada tópico acima

Testes de múltipla escolha. Questões abertas

Selma Freire

9:00 10:30 640 C

DISLIPIDEMIA

Conhecer os valores de normalidade dos lipídeos séricos

Identificar os fatores de risco para as dislipidemias

Diagnosticar os diferentes tipos

Propor tratamento de acordo com fatores de risco CV

Adequar o tratamento medicamentoso em situações especiais (gestação e lactação, DRC, SIDA)

Preleção dialogada Vivian Suen

10:30 12:00 640 C Debate CC Dislipidemia Vivian Suen JS Marchini

06/02 Quinta

8:00 9:30 C

NUTRIÇÃO ENTERAL

Enumerar as indicações e contraindicações da NE

Citar as vias de acesso da NE

Identificar, prevenir e tratar as complicações da NE

Prescrever NE: seleção e volume da dieta

Assistir vídeo-aulas Selma Freire

9:30 10:00 640 C Debate sobre a vídeo-aula Selma Freire

10:00 12:00 640

+ Enf C Prática em estações

Selma Freire JS Marchini

10/02 Segunda

8:00 9:30 C

NUTRIÇÃO PARENTERAL

Enumerar as indicações e contraindicações da NP

Selecionar vias e dispositivos de acesso

Identificar, prevenir e tratar as complicações da NP

Citar a composição da NP

Assistir vídeo-aulas Selma Freire

9:30 10:00 636 C Debate sobre a vídeo-aula Selma Freire

10:00 12:00 636

+ Enf C Prática em estações

Selma Freire JS Marchini

17/02 Segunda

10:00 11:00 636 C Avaliação 2 + Devolutiva Avaliar o conhecimento dos objetivos de cada tópico

Testes de múltipla escolha. Questões abertas

Selma Freire

11:00 12:00 636 C Devolutiva Esclarecer as dúvidas Leitura comentada Selma Freire

Page 11: Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) - USP · Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) indicar e contraindicar a terapia nutricional

Data Dia da Semana

Horário Local Turma Tema da atividade

Objetivos de Aprendizagem/ Resultados esperados

Estratégias de Ensino & Aprendizagem

Docente responsável

Início Fim

09/03 Segunda

8:00 9:00 D AVALIAÇÃO NUTROLÓGICA Conhecer os diversos instrumentos da avaliação nutrológica

Interpretar resultados da avaliação nutrológica

Classificar o estado nutricional a partir dos resultados obtidos

Assistir vídeo-aula Selma Freire

9:00 9:30 636 D Explicações gerais da Disciplina

Preleção dialogada Selma Freire

9:30 10:00 636 D

AVALIAÇÃO NUTROLÓGICA

Debate sobre a vídeo-aula Selma Freire

10:00 12:00 Enf+ 636

D Prática na enfermaria Selma Freire JS Marchini

10/03 Terça

8:00 9:00 D

DEFICIÊNCIA E SUPLEMENTAÇÃO DE MICRONUTRIENTES

Identificar a deficiência de micronutrientes a partir de quadro clínico

Identificar grupos de risco para deficiência de micronutrientes

Definir suplementação vitamínica e situações em que esta terapêutica está indicada

Leitura artigos com CCs Selma Freire

9:00 10:00 636 D Discussão dos CCs Selma Freire

10:00 12:00 636 D Estudo dirigido com artigos do tema

Selma Freire JS Marchini

12/03 Quinta

8:00 9:00 D SUBNUTRIÇÃO Assistir vídeo-aula Selma Freire

9:00 10:00 640 D OFERTA PROTEICA Identificar as necessidades proteicas em várias situações clínicas e fisiológicas

Preleção dialogada Selma Freire

10:00 10:30 640 D

SUBNUTRIÇÃO

Definir subnutrição

Classificar as formas e graus de subnutrição

Citar os fatores etiológicos e a fisiopatologia da subnutrição

Debate sobre vídeo-aula Selma Freire

10:30 12:00 640 D Apresentação dos CCs pelos alunos

Selma Freire JS.Marchini

13/03 Sexta

8:00 9:00 D

OBESIDADE

TRANSTORNOS ALIMENTARES

Obesidade:

Definir obesidade

Identificar as comorbidades associadas

Bases do tratamento Transtornos alimentares

Identificar os critérios para diagnóstico

Identificar as indicações de internação e causa de óbito

Apontar diagnósticos diferenciais Propor bases do tratamento

Assistir vídeo-aula Vivian Suen

9:00 9:30 636 D Debate Vivian Suen

9:30 10:30 636 D Discussão de CC Obesidade

Vivian Suen JS Marchini

10:30 12:00 636 D Discussão de CC Transtornos alimentares

Vivian Suen JS Marchini

Page 12: Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) - USP · Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) indicar e contraindicar a terapia nutricional

16/03 Segunda

8:00 9:00 640 D Avaliação 1 + Devolutiva Avaliar o conhecimento dos objetivos de cada tópico

Testes de múltipla escolha, preferencialmente a partir de casos clínicos Questões abertas

Vivian Suen

9:00 10:30 640 D

DISLIPIDEMIA

Conhecer os valores de normalidade dos lipídeos séricos

Identificar os fatores de risco para as dislipidemias

Diagnosticar os diferentes tipos

Propor tratamento de acordo com fatores de risco CV

Adequar o tratamento medicamentoso em situações especiais (gestação e lactação, DRC, SIDA)

Preleção dialogada Vivian Suen

10:30 12:00 640 D Debate CC

Vivian Suen JS Marchini

19/03 Quinta

8:00 9:30 D

NUTRIÇÃO ENTERAL

Enumerar as indicações e contraindicações

Citar as vias de acesso da NE

Identificar, prevenir e tratar as complicações da NE

Prescrever NE: seleção e volume da dieta

Assistir vídeo-aulas Selma Freire

9:30 10:00 640 D Debate sobre a vídeo-aula Selma Freire

Prática em estações Selma Freire JS Marchini 10:00 12:00

640 + Enf

D

23/03 Segunda

8:00 9:30 D

NUTRIÇÃO PARENTERAL

Enumerar as indicações e contraindicações da NP

Selecionar vias e dispositivos de acesso

Identificar, prevenir e tratar as complicações da NP

Citar a composição da NP

Assistir vídeo-aulas Selma Freire

9:30 10:00 636 D Debate sobre a vídeo-aula Selma Freire

10:00 12:00 636 + Enf

D Prática em estações Selma Freire JS Marchini

30/03 Segunda 10:00 11:00 636 D Avaliação 2

Avaliar o conhecimento dos objetivos de cada tópico

Testes de múltipla escolha, preferencialmente a partir de casos clínicos Questões abertas

Selma Freire

11:00 11:30 636 D Devolutiva Esclarecer as dúvidas Leitura comentada Selma Freire

Page 13: Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) - USP · Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) indicar e contraindicar a terapia nutricional

Data Dia da Semana

Horário Local Turma Tema da atividade

Objetivos de Aprendizagem/ Resultados esperados

Estratégias de Ensino & Aprendizagem

Docente responsável Fim Final

23/04 Quinta

8:00 9:00 A AVALIAÇÃO NUTROLÓGICA

Conhecer os diversos instrumentos da avaliação nutrológica

Interpretar resultados da avaliação nutrológica

Classificar o estado nutricional a partir dos resultados obtidos

Assistir vídeo-aula Selma Freire

9:00 9:30 640

A Explicações gerais da

Disciplina Preleção dialogada Selma Freire

9:30 10:00 640

A

AVALIAÇÃO NUTROLÓGICA

Debate sobre a vídeo-aula Selma Freire

10:00 12:00 Enf +

640 A Prática na enfermaria Selma Freire

JS Marchini

24/04 Sexta

8:00 9:00 A

OBESIDADE

TRANSTORNOS ALIMENTARES

Obesidade:

Definir obesidade

Identificar as comorbidades associadas

Bases do tratamento Transtornos alimentares

Identificar os critérios para diagnóstico

Identificar as indicações de internação e causa de óbito

Apontar diagnósticos diferenciais

Propor bases do tratamento

Assistir vídeo-aula Vivian Suen

9:00 9:30 636 A Debate Vivian Suen

9:30 10:30 636 A Discussão de CC Obesidade

Vivian Suen JS Marchini

10:30 12:00 636 A Discussão de CC Transtornos alimentares

Vivian Suen JS Marchini

27/04 Segunda

8:00 9:30 640 A

DISLIPIDEMIA

Conhecer os valores de normalidade dos lipídeos séricos

Identificar os fatores de risco para as dislipidemias

Diagnosticar os diferentes tipos

Propor tratamento de acordo com fatores de risco CV Adequar o tratamento medicamentoso em situações especiais (gestação e lactação, DRC, SIDA)

Preleção dialogada Vivian Suen

9:30 11:00 640 A Debate CC Vivian Suen JS Marchini

11:00 12:00 640 A OFERTA PROTEICA Identificar as necessidades proteicas em várias situações clínicas e fisiológicas

Preleção dialogada Selma Freire

30/04 Quinta

8:00 9:00 A

SUBNUTRIÇÃO

Definir subnutrição

Classificar as formas e graus de subnutrição

Citar os fatores etiológicos e a fisiopatologia da subnutrição

Assistir vídeo-aula Subnutrição

Selma Freire

9:00 10:30 640 A Apresentação dos CCs pelos alunos

Selma Freire

Page 14: Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) - USP · Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) indicar e contraindicar a terapia nutricional

10:30 12:00 640 A DEFICIÊNCIA E

SUPLEMENTAÇÃO DE MICRONUTRIENTES

Identificar a deficiência de micronutrientes a partir de quadro clínico

Identificar grupos de risco para deficiência de micronutrientes

Definir suplementação vitamínica e situações em que esta terapêutica está indicada

Discussão dos CCs colocados no Moodle

Selma Freire JS Marchini

04/05 Segunda

8:00 9:00 A

NUTRIÇÃO PARENTERAL E ENTERAL

Enumerar as indicações e contraindicações da NE e NP

Citar as vias de acesso da NE

Identificar, prevenir e tratar as complicações da NE e NP

Prescrever NE: seleção e volume da dieta

Selecionar vias e dispositivos de acesso

Citar a composição da NP

Assistir vídeo-aulas NE + NP

Selma Freire

9:00 9:30 636 A Debate sobre as vídeo-aulas

Selma Freire JS Marchini

9:30 12:00 636 A Prática em estações Selma Freire JS Marchini

11/05 Segunda

10:00 11:00 636 A Avaliação Avaliar o conhecimento dos objetivos de cada tópico

Testes de múltipla escolha, preferencialmente a partir de casos clínicos Questões abertas

Selma Freire

11:00 11:30 636 A Devolutiva Esclarecer as dúvidas Leitura comentada Selma Freire

Page 15: Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) - USP · Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) indicar e contraindicar a terapia nutricional

Data Dia da Semana

Horário Local Turma Tema da atividade

Objetivos de Aprendizagem/ Resultados esperados

Estratégias de Ensino & Aprendizagem

Docente responsável Início Final

25/05 Segunda

8:00 9:00 B AVALIAÇÃO NUTROLÓGICA Conhecer os diversos instrumentos da avaliação nutrológica

Interpretar resultados da avaliação nutrológica

Classificar o estado nutricional a partir dos resultados obtidos

Assistir vídeo-aula Selma Freire

9:00 9:30 636 B Explicações gerais da Disciplina

Preleção dialogada Selma Freire

9:30 10:00 636 B

AVALIAÇÃO NUTROLÓGICA

Debate sobre a vídeo-aula Selma Freire

10:00 12:00 636 B Prática na enfermaria Selma Freire

JS Marchini

26/05 Terça

8:00 9:00 B

DEFICIÊNCIA E SUPLEMENTAÇÃO DE MICRONUTRIENTES

Identificar a deficiência de micronutrientes a partir de quadro clínico

Identificar grupos de risco para deficiência de micronutrientes

Definir suplementação vitamínica e situações em que esta terapêutica está indicada

Leitura artigos com CCs Selma Freire

9:00 10:00 636 B Discussão dos CCs Selma Freire

10:00 12:00 636 B Estudo dirigido com artigos do tema

Selma Freire JS Marchini

28/05 Quinta

8:00 9:00 B SUBNUTRIÇÃO

Assistir vídeo-aula Selma Freire

9:00 9:30 640 B OFERTA PROTEICA Identificar as necessidades proteicas em várias situações clínicas e fisiológicas

Preleção dialogada sobre oferta proteica

Selma Freire

10:00 10:30 640 B

SUBNUTRIÇÃO

Definir subnutrição

Classificar as formas e graus de subnutrição

Citar os fatores etiológicos e a fisiopatologia da subnutrição

Debate sobre vídeo-aula Selma Freire

10:30 12:00 640 B Apresentação dos CCs pelos alunos

Selma Freire JS Marchini

29/05 Sexta

8:00 9:00 B

OBESIDADE

TRANSTORNOS ALIMENTARES

Obesidade:

Definir, de acordo com a composição corporal

Identificar as comorbidades associadas e as particularidades de sua abordagem terapêutica

Bases do tratamento Transtornos alimentares

Identificar os critérios para diagnóstico

Identificar as indicações de internação

Apontar diagnósticos diferenciais

Assistir vídeo-aula Vivian Suen

9:00 9:30 636 B Discussão sobre as vídeo-aulas

Vivian Suen

9:30 10:30 636 B Discussão de CC de obesidade

Vivian Suen JS Marchini

10:30 12:00 636 B Discussão de CC de transtornos alimentares

Vivian Suen JS Marchini

Page 16: Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) - USP · Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) indicar e contraindicar a terapia nutricional

Propor bases do tratamento

01/06 Segunda

8:00 9:00 640 C Avaliação 1 + Devolutiva Avaliar o conhecimento dos objetivos de cada tópico

Testes de múltipla escolha. Questões abertas

Selma Freire

9:00 10:30 640 C

DISLIPIDEMIA

Conhecer os valores de normalidade dos lipídeos séricos

Identificar os fatores de risco para as dislipidemias

Diagnosticar os diferentes tipos

Propor tratamento de acordo com fatores de risco CV Adequar o tratamento medicamentoso em situações especiais (gestação e lactação, DRC, SIDA)

Preleção dialogada Vivian Suen

10:30 12:00 640 C Debate CC Vivian Suen JS Marchini

04/06 Quinta

8:00 9:30 B

NUTRIÇÃO ENTERAL

Enumerar as indicações e contraindicações da NE

Citar as vias de acesso da NE

Identificar, prevenir e tratar as complicações da NE

Prescrever NE: seleção e volume da dieta

Assistir vídeo-aulas Selma Freire

9:30 10:00 640 B Debate sobre a vídeo-aula Selma Freire

10:00 12:00 640 B Prática em estações Selma Freire JS Marchini

08/06 Segunda

8:00 9:30 B

NUTRIÇÃO PARENTERAL

Enumerar as indicações e contraindicações da NP

Selecionar vias e dispositivos de acesso

Identificar, prevenir e tratar as complicações da NP

Citar a composição da NP

Assistir vídeo-aulas Selma Freire

9:30 10:00 636 B Debate sobre a vídeo-aula Selma Freire

10:00 12:00 636 B Prática em estações Selma Freire JS Marchini

15/06 Segunda 10:00 11:00 636 B Avaliação 2

Avaliar o conhecimento dos objetivos de cada tópico

Testes de múltipla escolha, preferencialmente a partir de casos clínicos Questões abertas

Selma Freire

11:00 11:30 636 B Devolutiva Esclarecer as dúvidas Leitura comentada Selma Freire

Page 17: Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) - USP · Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) indicar e contraindicar a terapia nutricional

Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA)

REFERÊNCIAS para leitura:

Avaliação do estado nutricional

Bristian BR. Nutritional Assessment. In: Goldman L, Ausiello D. Cecil Medicine (ed),

23 rd edition. Saunders Elsevier, 2008, Cap 233, pg 1609-1613.

Rosseto LAB, Cunha SFC, Iucif Jr N. Antropometria e composição corporal em

idosos. In: PECNutro da Associação Brasileira de Nutrologia. Módulo 2 – volume 1,

pg 28-56.

Dias MCG, van Aamholt DPJ, Catalani LA, Rey JSF, Gonzagles MC, Coppini L,

Franco Filho JW, Paes-Barbosa MR, Horie L, Abrahão V, Martins C. Triagem e

Avaliação do Estado Nutricional. In: Projeto Diretrizes da Associação Médica

Brasileira e Conselho Federal de Medicina, 2011. Pg: 471-486.

Subnutrição proteico-energética

Cunha DF, Cunha SFC. Subnutrição Proteico-energética. In: Vannucchi H, Marchini

JS (ed). Nutrição Clínica. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2007, Cap 4; pg: 23-

48.

Klein S. Protein-Energy Malnutrition. In: Goldman L, Ausiello D. Cecil Medicine (ed),

23 rd edition. Saunders Elsevier, 2008, Cap 234, pg 1613-1617.

Obesidade:

Jensen MD, Ryan DH, Apovian CM, Ard JD, Comuzzie AG, Donato KA, Hu FB, Hubbard VS, Jakicic JM, Kushner RF, Loria CM, Millen BE, Nonas CA, Pi-Sunyer FX, Stevens J, Stevens VJ, Wadden TA, Wolfe BM, Yanovski SZ; American College of Cardiology/American Heart Association Task Force on Practice Guidelines; Obesity Society. 2013 AHA/ACC/TOS guideline for the management of overweight and obesity in adults: a report of the American College of Cardiology/American Heart Association Task Force on Practice Guidelines and The Obesity Society. J Am Coll Cardiol. 2014; 63(25 Pt B):2985-3023. doi: 10.1016/j.jacc.2013.11.004.

Rosa-Gonçalves P, Majerowicz D. Pharmacotherapy of Obesity: Limits and Perspectives. Am J Cardiovasc Drugs. 2019; 19(4):349-364. doi: 10.1007/s40256-019-00328-6.

Harris L, Hamilton S, Azevedo LB, Olajide J, De Brún C, Waller G, Whittaker V, Sharp T, Lean M, Hankey C, Ells L. Intermittent fasting interventions for treatment of overweight and obesity in adults: a systematic review and meta-analysis. JBI Database System Rev Implement Rep. 2018; 16(2):507-547.

Transtornos alimentares

Walsh BT. Diagnostic Categories for Eating Disorders: Current Status and What Lies Ahead. Psychiatr Clin North Am. 2019; 42(1):1-10. doi: 10.1016/j.psc.2018.10.001.

Dislipidemia

Falud A A et al, Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose – 2017. Arq Bras Cardiol 2017; 109(2, supl.1)

Page 18: Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) - USP · Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Objetivos cognitivos: o aluno deverá ser capaz de: 1) indicar e contraindicar a terapia nutricional

Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA)

Hipovitaminoses

Vannucchi H. Hipovitaminoses. In: Vannucchi H, Marchini JS (ed). Nutrição Clínica.

Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2007, Cap 10; pg: 109-136.

Mason JB. Vitamins, trace minerals, and other micronutrients. In: Goldman L, Ausiello

D. Cecil Medicine (ed), 23 rd edition. Saunders Elsevier, 2008, Cap 237, pg 1626-

1639.

Nutrição Enteral e Parenteral

Cunha SFC, Araújo GT, Dutra de Oliveira JE, Marchini JS. Terapia Nutrológica oral,

enteral e parenteral. In: Lopes AC. Clínica Médica: Diagnóstico e Tratamento.

Atheneu, volume 3, Cap 176, pg2529-2573.

Cunha SFC, Unamuno MRDL, Chueire FB, Bizari L, Soriano EA, Suen VMM,

Marchini JS. Terapia nutrológica enteral no adulto. In: Ribas Filho, Suen VMM (ed).

Tratado de Nutrologia. 2º ed., Manole. Cap 8, pg 201-220, 2018

Rombeau JL. Enteral nutrition. In: Goldman L, Ausiello D. Cecil Medicine (ed), 23 rd

edition. Saunders Elsevier, 2008, Cap 235, pg 1617-1621.

Wilmer A & Van den Berghe G. Parenteral nutrition. In: Goldman L, Ausiello D. Cecil

Medicine (ed), 23 rd edition. Saunders Elsevier, 2008, Cap 236, pg 1621-1626.