pim iv redes gti

23
Com a globalização e a evolução dos meios de comunicação criou- se um mercado que hoje está em franca expansão: mercado de dispositivos móveis. Este mercado surgiu para atender uma demanda de conectividade para a obtenção de maiores e mais rápidos resultados nas corporações. Os antigos celulares, que em seus primórdios serviam apenas para realizar ligações, nos dias de hoje tem todas as potencialidades de um computador comum, dando ao seu portador, caso necessário, a possibilidade de realizar tarefas de seu trabalho (como ler e responder e-mails, acessar servidores através de VPNs, etc.). Este trabalho tem como principal objetivo estudar as tecnologias necessárias e também a implantação do sistema almejado pela empresa TelePIM. Sendo assim, este trabalho abordará conceitos de redes de computadores, metodologia científica e modelagem de processos, afim de que o projeto desta empresa seja coerente com as necessidades de negócio e, também, estas sejam atendidas da melhor maneira possível, dentro de seus requisitos.

Upload: guilhermepeluzzo

Post on 21-Dec-2015

30 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Apresentamos neste trabalho uma proposta de implementação de um grande projeto solicitado pela universidade UniPIM chamado Web 3.0

TRANSCRIPT

Page 1: Pim IV Redes GTI

Com a globalização e a evolução dos meios de comunicação criou-se um mercado que hoje está em franca expansão: mercado de dispositivos móveis. Este mercado surgiu para atender uma demanda de conectividade para a obtenção de maiores e mais rápidos resultados nas corporações. Os antigos celulares, que em seus primórdios serviam apenas para realizar ligações, nos dias de hoje tem todas as potencialidades de um computador comum, dando ao seu portador, caso necessário, a possibilidade de realizar tarefas de seu trabalho (como ler e responder e-mails, acessar servidores através de VPNs, etc.).

Este trabalho tem como principal objetivo estudar as tecnologias necessárias e também a implantação do sistema almejado pela empresa TelePIM. Sendo assim, este trabalho abordará conceitos de redes de computadores, metodologia científica e modelagem de processos, afim de que o projeto desta empresa seja coerente com as necessidades de negócio e, também, estas sejam atendidas da melhor maneira possível, dentro de seus requisitos.

Page 2: Pim IV Redes GTI

PIM IV – PROJETO WEB 3.0 EXPERIENCE 

RESUMO 

Apresentamos neste trabalho uma proposta de implementação de um grande projeto solicitado pela universidade UniPIM, chamado “WEB 3.0 Experience”. A primeira fase do projeto foi desenvolvida com base no conceito WEB 3.0. Trata-se de um sistema que possibilita ao aluno interagir dinamicamente em sua estrutura e em tempo real. A esse sistema demos o nome de “Sistema WEB 3.0”. A segunda parte do projeto é o desenvolvimento e implementação de uma infraestrutura exclusiva para acessar o Sistema WEB 3.0. Foram criadas as salas “WEB 3.0 Experience Room” e todo projeto de rede para comunicação entre os 27 Pólos. Através dos fundamentos técnicos e princípios aprendidos nas disciplinas aplicadas no semestre, desenvolvemos um modelo de redes LAN e WAN, definindo o range de endereçamento IP adequado ao projeto solicitado. 

Palavras-chave: UniPIM, WEB 3.0, LAN, WAN, IP 

ABSTRACT 

In this work a proposal to implement a major project UniPIM requested by the university, called "Web 3.0 Experience." The first phase of the project was developed based on the concept Web 3.0. It is a system that allows the student to interact dynamically in structure and in real time. The system that we named "WEB 3.0 System." The second part of the project is the development and implementation of a unique infrastructure to access the System WEB 3.0. Rooms were set up "WEB 3.0 Experience Room" and every project network for communications between the poles 27. Through the technical fundamentals and principles learned in the disciplines applied in the semester, we developed a model of LAN and WAN networks, setting the IP address range appropriate to the project requested. 

Keywords: UniPIM, WEB 3.0, LAN, WAN, IP 

SUMÁRIO 

Page 3: Pim IV Redes GTI

INTRODUÇÃO 6 1. A EMPRESA WEB3.PIM 8 2. A UNIVERSIDADE UniPIM 9 3. CONCEITOS WEB 10 4. O PROJETO WEB 3.0 EXPERIENCE 11 4.1. Requisitos do Projeto 11 4.2. Proposta 11 4.3. Planilha de Custos 13 4.4. Cronograma 14 5. O SISTEMA WEB 3.0 15 6. INFRAESTRUTURA 17 6.1. WEB 3.0 Experience Room 17 6.2. Configuração dos equipamentos 17 7. DATACENTER 19 8. CONFIGURAÇÃO DE REDE 20 8.1. REDE LAN (Local Area Network) 20 8.2. REDE WAN (Wide Area Network) 20 8.3. MPLS (Multiprotocol Label Switching) 21 8.4. Plano de endereçamento IP 22 9. MONITORAÇÃO DO AMBIENTE 25 10. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 26 CONCLUSÃO 28 REFERÊNCIAS 30 

INTRODUÇÃO 

Neste trabalho representamos a empresa WEB3.PIM, localizada em São Paulo, capital. Prestamos serviços de consultoria em TI e Telecomunicações, desenvolvendo sistemas e implementando soluções de redes e comunicações. Nossa cliente é a UniPIM que atua no ramo educacional e possui um campi por estado brasileiro e no Distrito Federal. Seu objetivo é ampliar e atualizar o seu ambiente WEB. No primeiro capítulo faremos uma breve descrição de nossa empresa e na sequência falaremos de nossa cliente e a forma que o projeto será faseado. No terceiro capítulo explicaremos um pouco sobre o que é a Internet e os conceitos das fases WEB 1.0, WEB 2.0 e WEB 3.0. Todos os requisitos do projeto constam capítulo 4, assim como nossa proposta de implementação. No capítulo 5 detalharemos o Projeto “Web 3.0 Experience” solicitado pela Universidade UniPIM. Foi utilizado o conceito WEB 3.0 para utilizar essa nova tecnologia afim da integração dos alunos de todos os campus da universidade. Podemos encontrar a descrição de toda infraestrutura física nos capítulos 6, 7 e 8, abrangendo a toda configuração da sala WEB 3.0 Experience Room, dos equipamentos necessários, do Datacenter e da rede de telecomunicações. Dessa forma, apresentaremos uma proposta de moderna infraestrutura interna para

Page 4: Pim IV Redes GTI

integração de dados, obtendo melhor desempenho e mobilidade da rede (acesso e consulta de dados, intranet, e-mail, etc). A UniPIM é a primeira universidade a utilizar essa tecnologia, portanto esse projeto é restritamente confidencial. Nos últimos capítulos estamos mencionando a importância e segurança da informação, sugerindo alguns cuidados que devem ser tomados. 

E finalizando, faremos as considerações finais, demonstrando através de uma análise gerencial, quais foram os nossos desafios e como atingimos nosso objetivo. 

1. A EMPRESA WEB3.PIM 

Somos uma empresa prestadora de serviços de consultoria em TI e Telecomunicações. Oferecemos soluções pontuais sob demanda, além de produtos dos fabricantes líderes de mercado. Fundada em 2011 e localizada em São Paulo/SP, temos a missão de atender pequenas, médias e grandes empresas de diversos segmentos, oferecendo consultoria de acordo com a necessidade de cada cliente. Temos como premissas em nossos serviços a pontualidade, o comprometimento e a qualidade de nossas entregas. 

Page 5: Pim IV Redes GTI

2. A UNIVERSIDADE UniPIM 

Nossa cliente é a UniPIM que atua no ramo educacional e tem como objetivo ampliar e atualizar seu ambiente WEB em todos os Pólos espalhados nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. A UniPIM quer inovar e ser a percussora na utilização da WEB 3.0 entre as universidades. Para isso, desenvolveremos um projeto de sistema e outro para o ambiente computacional baseado no conceito desse novo ciclo da internet, a WEB 3.0, obedecendo as seguintes fases: 

• Projeto de estrutura de rede; 

• Construção e implementação do projeto; 

• Implantação e validação da estrutura de rede. 

3. CONCEITOS WEB 

A rede mundial de computadores (Internet) nasceu durante a Guerra Fria com o objetivo de evitar a perda de comunicação no caso de ataques inimigos. Entre os anos de 1970 e 1980, passa a ser utilizada como meio de comunicação acadêmica. Em 1990 conquista a população em geral através da utilização de uma interface gráfica e a criação de sites dinâmicos e visualmente interessantes. A essa fase chamamos WEB 1.0 ("read-only web" - empurrada) em que o internauta faz o papel de espectador não podendo desenvolver o conteúdo dos sites visitados.Entre os anos 2000 e 2009 é criada a WEB 2.0 ("read-write web" - compartilhada) mudando o uso da web e deixando o mundo totalmente dependente da Internet. Além de se conectar a uma empresa ou produto, os usuários passam a interagir com a

Page 6: Pim IV Redes GTI

empresa/produto e um para o outro. As redes sociais como o Orkut, Facebook e Twitter começam a aparecer a partir de 2006. Em 2010 a WEB 3.0 "read-write-execute Web – colaborativa em tempo real" surge, iniciando o próximo ciclo da internet com a pretensão de uso mais inteligente, mais dinâmico e mais interativo já disponível na rede. Essa inovação prioriza as estruturas dos sites através da junção de várias tecnologias, como por exemplo, a banda larga, o acesso móvel à internet, a tecnologia de rede semântica, que serão usadas ao mesmo tempo, com mais sinergia e de maneira inteligente, podendo atingir um estágio de maturidade simultaneamente, passando da World Wide Web (www) para World Wide Database (base de dados mundial). Estamos vivenciando uma transição entre WEB 2.0 e WEB 3.0. O compartilhamento de informações de forma dinâmica faz parte da nossa realidade. O acesso às redes sociais, aos blogs, chats, fóruns, etc, já chega às empresas. Partindo do princípio da nova era, apresentamos nossa proposta de rede social voltada ao ambiente acadêmico, onde de forma dinâmica e colaborativa podemos partilhar o conteúdo para orientação do aluno. 4. O PROJETO WEB 3.0 EXPERIENCE 

4.1. Requisitos do Projeto 

Sistema Web 3.0: Desenvolver um sistema baseado no conceito WEB 3.0. Esse sistema receberá o nome de Sistema Web 3.0 e ficará disponível na intranet da universidade UniPIM. 

Sala WEB 3.0 Experience Room: Sala destinada aos alunos para acessar o Sistema Web 3.0. Deverá comportar 04 equipamentos em cada Pólo interligados através de um switch nível 02. Ao todo serão 27 salas distribuídas pelos Pólos da universidade, em todo o Brasil. 

Servidores de Aplicação e Banco de Dados: Ficarão na sala de equipamentos no DATACENTER da UniPIM localizado em São Paulo/SP 

Rede LAN: Desenvolver e montar um projeto de rede LAN. 

Rede WAN (Intranet): Desenvolver e montar um projeto de rede WAN para atender a demanda do tráfego em tempo real. 

Plano de endereço IP: • LAN: Classe C • IPV4 • WAN: trata-se de uma intranet, deve ser um range de endereço de rede privada 

4.2. Proposta 

Desenvolvimento de um sistema com conceito WEB 3.0 possibilitando que os alunos experimentem a nova tecnologia que está mudando a cara da internet. Esse sistema ficará hospedado na intranet da UniPIM e deverá ser acessado exclusivamente nos equipamentos das salas WEB 3.0 Experience Room. Esses equipamentos estarão

Page 7: Pim IV Redes GTI

interligados através de uma rede LAN e um switch nível 02. Os Pólos se comunicarão com o Datacenter através de uma rede WAN, com um range de endereçamento IPv4 privado para todos os campus da Universidade UniPIM. Utilizaremos a tecnologia MPLS para essa comunicação. Serão contratados dois links dedicados com tecnologia MPLS de 1GB através de uma operadora de telefonia. Um será utilizado como link primário, e o outro será o link secundário, que agirá como contingência no caso de uma indisponibilidade. Esse projeto será classificado como confidencial, possibilitando o sigilo do novo produto destinado a UniPIM. O dono da informação será o Reitor, mas o projeto ficará sob custódia de nossa empresa até a sua implantação. Após essa fase, a classificação das informações será pública. Abaixo seguem as fases do projeto e o SLA de cada uma delas: 

1ª Fase PROJETO 2ª Fase IMPLEMENTAÇÃO 3ª Fase IMPLANTAÇÃO 15 a 30 dias 60 dias 06 meses 

Elaboração e apresentação da proposta, discriminando: 

1. Projeto de sistema 

2. Projeto de rede 

3. Recursos necessários 

4. Custos 

5. Prazos 1. Aquisição de equipamentos 

2. Elaboração da infraestrutura de rede 

3. Desenvolvimento do sistema 

4. Planejamento da implantação 1. Implantar o projeto em fases: 01 Pólo por vez 

2. Realizar a validação pós implantação através de testes de conectividade entre o CPD e o Pólo. 

4.3. Planilha de Custos 

Custos Fixos Equipamento Qtd Valor Unitário Valor Total Estações de Trabalho 108 R$ 990,00 R$ 106.920,00 

Page 8: Pim IV Redes GTI

Switch Cisco 4948-5 27 R$ 25.000,00 R$ 675.000,00 Roteador Cisco A56R1006 27 R$ 250.000,00 R$ 6.750.000,00 Pacote colocado (por ponto) de Cabeamento UTP CAT5 e Conectores RJ 45 108 R$ 100,00 R$ 10.800,00 Servidores (Aplicação e Banco de Dados) e S.O. 02 R$ 10.000,00 R$ 20.000,00 Rack 42 U´s 01 R$ 6.000,00 R$ 6.000,00 TOTAL R$ 7.568.720,00 Mão de Obra Qtd Valor Unitário Valor Total Projeto, Instalação física e lógica de equipamentos 01 R$ 300.000,00 R$ 300.000,00 Desenvolvimento do Sistema Web 3.0 01 R$ 20.000,00 R$ 20.000,00 TOTAL R$ 320.000,00 TOTAL GERAL R$ 7.888.720,00 

Custos Recorrentes Serviço Contratado Qtd Valor Unitário Valor Total Link 1 GB EBT ou Telefônica com tecnologia MPLS 02 R$ 15.000,00 R$ 30.000,00 Funcionários de Sustentação 08 R$ 4.000,00 R$ 32.000,00 TOTAL R$ 62.000,00 TOTAL GERAL R$ 62.000,00 

4.4. Cronograma 

5. O SISTEMA WEB 3.0 

O Sistema WEB 3.0 é uma espécie de Portal do Aluno, composto por uma Home Page onde estarão disponíveis informações do aluno, como perfil, foto, dados cadastrais, funcionais, correio eletrônico, informações sobre o curso, secretaria virtual, biblioteca virtual, calendário, chats, fóruns interativos e mural para troca de mensagens. Através desse portal, o aluno poderá disponibilizar seu perfil com o objetivo de se relacionar com outros alunos. No perfil inicial o aluno visualiza seus dados e as orientações para navegação. Poderá atualizar seus dados pessoais, como endereço, número de documentos, o currículo profissional, facilitando a busca por um emprego ou até mesmo, criar um link com as suas redes sociais. Poderá também incluir uma foto (imagem jpg ou bmp) com limite

Page 9: Pim IV Redes GTI

de 400kb. Através do serviço de mensageria, o aluno poderá incluir um email existente ou criar um novo dentro da instituição. O principal objetivo é receber informações sobre o seu curso, a instituição e ainda participar de fóruns e salas de bate-papo. O acesso às informações sobre o curso, secretaria virtual, biblioteca virtual, calendário e chats será através de um link com o portal oficial da universidade, onde também é possível realizar consultas de notas, disciplinas, faltas, documentação, financeiro e solicitação de serviços. O Fórum de Discursão é um espaço virtual com objetivo de debater assuntos específicos de sua área. Os membros participantes expõem suas dúvidas (respeitando-se intervalos de tempo) e ao decorrer do um período as mesmas são lidas e respondidas. Cada fórum possui suas regras, mas a grande maioria possuem regras em comum contra spam, brigas, tópicos inúteis, etc. Uma equipe de moderação será a responsável pela manutenção e controle das regras, mas os usuários também podem ajudar os moderadores notificando-os a cada vez que perceberem um desvio. O Mural é um espaço disponível para postagem de mensagens a outros alunos, divulgação de serviços, grupos de estudo, etc. 

6. INFRAESTRUTURA 

6.1. WEB 3.0 Experience Room 

O Sistema WEB 3.0 deverá ser acessado exclusivamente através das salas denominadas “WEB 3.0 Experience Room”. Serão criadas 27 salas, uma em cada Pólo e todas com as mesmas características. Serão disponibilizadas 04 estações de trabalho para os alunos. Essas estações serão interligadas através de uma rede LAN e um switch nível 2, que aumentará a velocidade de tráfego dentro da rede, pois

Page 10: Pim IV Redes GTI

permite que várias máquinas se comuniquem ao mesmo tempo. Será instalada a mesma infraestrutura em cada um dos 27 Pólos da UniPIM, porém será mantido no Pólo de São Paulo o Database principal.

6.2. Configuração dos equipamentos 

A configuração de hardware utilizado em todas as salas será a mesma. Escolhemos a melhor configuração para atender ao Sistema WEB 3.0 levando em conta o desempenho, o investimento a curto e longo prazo e o custo/benefício para a UniPIM. • Processadores: o processador que apresentou melhor custo/benefício e melhor desempenho foi o da Série Athlon X2. Seus recursos e tecnologias são voltados aos usuários que procuram alto desempenho mas não querem gastar com o processador mais caro do momento. 

• Memória RAM: Utilizaremos 04 GB RAM para suportar o Sistema Operacional, o Sistema WEB 3.0 e não deixar os equipamentos caírem em desuso com rapidez. Dessa forma teremos acessos mais rápidos e com menos incidência de travamentos e upgrades. 

• Hard Disk: Levando em consideração a capacidade de armazenamento do HD que também deve atender a uma lógica custo/benefício, iremos adquirir os equipamentos com no mínimo 160 GB (pré-requisitos da aplicação) e no máximo 500 GB (Pré-requisito para o equipamento não ficar backlevel rapidamente). 

• Sistema Operacional: o sistema operacional a ser instalado nas estações será o Windows 7, versão mais recente e mais completa da Microsoft. É uma atualização compatível com aplicações e hardwares com os quais o Windows Vista já era compatível. 

No Sistema WEB 3.0 aplicado na UniPIM, o aluno apenas terá acesso ao browser, os links utilizados não serão conectados a internet, somente a intranet que contará com as informações de maneira fácil e rápida. O objetivo aqui não é acessar a internet e sim, proporcionar ao aluno uma nova experiência e familiaridade ao futuro da internet. O bloqueio de menus já é praticado em “lan houses” e em empresas com o mesmo objetivo: impedir o acesso de conteúdo não permitido, protegendo o terminal e a rede da instituição. 

7. DATACENTER 

O Sistema WEB 3.0 está hospedado em servidores de Aplicação e de Banco de Dados que estarão armazenados fisicamente na sala de equipamentos do Datacenter

Page 11: Pim IV Redes GTI

da UniPIM. O Datacenter fica localizado no Pólo de São Paulo, em um andar com acesso restrito e controlado, com controle de ar condicionado separado dos outros andares, em uma sala ampla com o piso elevado (para passagem de cabos elétricos e de dados). Os equipamentos estão localizados em rack´s apropriados (metálicos) e fechados, com sistema de detecção de fumaça e extintores apropriados. Apesar do suprimento de energia do local ser realizado pela concessionária local, contém geradores de energia com capacidade limitada. Em caso de interrupção de energia, os administradores do Datacenter estão preparados para o plano de retirada dos colaboradores e alunos e para a desativação adequada dos equipamentos. 

8. Redes de Computadores e Telecomunicações 

8.1. REDE LAN (Local Area Network) 

Os equipamentos da sala PW-Tester, estarão interligados através de cabos do tipo CAT 5e e conectores RJ45 passados por canaletas até o switch nível 2, que faz o roteamento dos pacotes, configurando assim um rede LAN com IPv4 com range de numeração privado de topologia Tipo ESTRELA. 

Page 12: Pim IV Redes GTI

Figura 1 - Rede LAN - Topologia tipo Estrela. Fonte de referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_em_estrela

8.2. REDE WAN (Wide Area Network) 

A rede LAN da PW-Tester se conectará aos dispositivos móveis que acessam a plataforma de conteúdo da TelePIM, que estarão distribuídos por toda a extensão da cidade de Londrina, através da rede WAN. Assim como as redes LANs, as WANs são redes privadas que conectam as pessoas dentro de suas organizações. A internet é uma rede WAN pública. Com a necessidade da criação de uma rede WAN que interligue todos os dispositivos móveis que acessam a plataforma de conteúdo da TelePIM com largura de banda satisfatória, utilizaremos tecnologia de rede MPLS através de um link dedicado de 01 GB, contratado de uma operadora de telefonia. Atenderemos o requisito do projeto de darmos um range de endereço IPv4 Privado para essa rede. 

Figura 2 - Topologia Rede WAN - Fonte de referência: http://carlos1990.wordpress.com/2009/12/04/topologias-das-redes/ 

8.3. MPLS (Multiprotocol Label Switching) 

A rede WAN utilizará a tecnologia MPLS para se conectar. O MPLS surgiu da necessidade de solução de alguns problemas das redes IP.

Page 13: Pim IV Redes GTI

Funciona através da inclusão de rótulo em pacotes IP na entrada do backbone. Em seguida, o processo de encaminhamento de dados é feito baseado nesse rótulo e não mais no endereço IP, simplificando o roteamento. A rede MPLS pode evitar que ocorram perdas ou atrasos na transmissão de pacotes devido a uma boa gestão de tráfego, acrescentando maior qualidade aos serviços. Foi desenvolvido para redes com camada IP e de enlace ATM, porém pode ser utilizado com quaisquer outras combinações de protocolos de rede e de enlace. Por esse motivo recebe o nome de Multiprotocol Label Switching. A empresa TelePIM fará a transmissão de informação estratégica e sigilosa pela Intranet, ou seja, somente terão acesso a essas informações pessoas ligadas a TelePIM. Dessa forma, não se faz necessário utilizar recursos de internet ou firewalls. Abaixo, temos a topologia da Rede WAN através do MPLS. 

8.4. Plano de endereçamento IP 

Será utilizado como range de IPs válido para a rede interna do Data Center o intervalo 192.168.1.0/24. Apesar da pequena quantidade de estações de trabalho existentes na sala PW-Tester, este range de IPs permite o crescimento da quantidade de elementos de rede em até 255 pontos de acesso, garantindo a escalabilidade da solução interna.

Para a rede WAN, utilizaremos o range privado 10.0.0.0/8 para o link principal e o range privado 192.168.29.0/24 para o link de contingência, ou secundário.

9. MONITORAÇÃO DO AMBIENTE 

A Informação é o bem mais valioso em uma empresa e a garantia de sua segurança é fundamental para o sucesso de qualquer projeto. Sabendo-se que o sigilo, a integridade e disponibilidade de suas informações é uma das maiores preocupações de uma empresa, nós da Web3.PIM implementamos várias metodologias de segurança como Sistema de Monitoramento, Firewall, VPN para proteger proativa mente a informação. Não basta apenas dificultar atividades não autorizadas na rede, mas também identificar e registrar quaisquer ocorrências que violem essa política. Nós implementamos todos esses mecanismos, mas há necessidade de um acompanhamento contínuo, um monitoramento gerenciado, controlado e centralizado. Faz-se necessária auditoria periódica nos sistemas. Realizaremos alguns dos principais testes de como Auditoria de Senhas, Varredura de Rede e Vulnerabilidades, Teste de Invasão, Verificação de integridade e Análise de Registros (logs). Atualmente algumas normas internacionais como SoX e PCI-DSS exigem estes testes para certificação, principalmente o Teste de Invasão. Uma equipe de sustentação deverá ser contratada a fim de controlar os incidentes e problemas no ambiente. Sugerimos 04 pessoas em Gestão de Incidentes para Suporte Nível 1 e 04 pessoas em Gestão de Problemas para Suporte Nível 2. 

Page 14: Pim IV Redes GTI

10. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 

Hoje em dia a informação é uma parte importante da empresa e precisa ser tratada com patrimônio, e na UniPIM, isto não pode ser diferente, por isto procuramos sempre implementar as melhores práticas para proteção e controle das informações, utilizando como referencia o ITIL, Cobit e a ISO 17799. A informação a respeito dos alunos, professores, colaboradores, estratégias e indicadores, se utilizada de forma indevida pode colocar em risco o nome da Universidade no mercado. Manter a base de informação da Universidade segura, mas ao mesmo tempo ágil e com alta performance deve ser uma premissa para que as decisões sejam tomadas de forma assertiva. A gestão de riscos faz parte da Governança de TI que deve ser implantada na Universidade. Processos precisam ser implementados para mitigação de riscos e devem ser definidos indicadores para mostrar onde estes riscos podem ser diminuídos. Para identificar o risco é necessário definir o escopo do que se deseja ou necessita analisar e, feito isto, é necessário identificar o que pode dar errado dentro do escopo que foi definido. Com isto é possível fazer uma análise quantitativa e qualitativa, o que permite identificar o impacto e a probabilidade da ocorrência, e também estimar o prejuízo em valores. Uma ação técnica que pode ser tomada para evitar que arquivos e dados “escapem” do ambiente seguro da Universidade é instalar um software chamado SafeBoot. Este software faz a criptografia dos arquivos que estão gravados em disco e isto impede que arquivos que estejam no ambiente da Universidade sejam lidos, caso eles tenham sido gravados em uma mídia removível e levados para outro ambiente. Isto poderá apenas ser feito por um usuário autorizado, que no caso deste projeto será o Reitor e, por questão de segurança, alguém mais que ele delegar. De acordo com os processos de Governança, utilizando o ITIL como melhores práticas, será feito o controle de toda e qualquer alteração feita neste projeto e nos próximos, onde deverá ser confeccionada uma documentação da mudança, que deverá ser submetida a um comitê técnico e gerencial para aprová-la ou não. Com isto garantimos que todas as alterações sistêmicas e no projeto sejam controladas e identificadas, avaliando os seus riscos técnicos, administrativos e estratégicos. Outras soluções podem ser aplicadas com o intuito de segurança da informação: • Restrição de acessos; • Segregação de função; • Gestão de Identidade (Ciclo de vida do usuário); • Prevenção a vazamento de dados; • Programa de análise de anexos de e-mail; • Programa de analise de USB, CD/DVD, etc.; • Acessos restritos a e-mails externos, sites externos e webmails; No caso mencionado na proposta do PIM, se a área de Security detectou o vazamento de informações através de um funcionário de TI, caberá à empresa demiti-lo, pois isso justifica uma falta grave como a má fé. 

Page 15: Pim IV Redes GTI

Para evitar esse desvio, medidas devem ser tomadas a curto, médio e longo prazo, através de processos de segurança e governança. 

CONCLUSÃO 

A UniPIM pretende inovar através do Projeto “WEB 3.0 Experience”, proporcionando aos seus alunos um diferencial. Uma nova tecnologia disponibilizada exclusivamente para eles. O acesso restrito a esse sistema apenas das salas “WEB 3.0 Experience Room” contribui para seriedade e o propósito da universidade. A ideia de uma sala exclusiva demonstra a preocupação com o aluno em proporcionar um local confortável e focado no objetivo, evitando dispersão daqueles que querem somente acessar a internet. O “Sistema WEB 3.0” da UniPIM será de extrema utilidade para o aluno e promoverá, a curto prazo, a integração de alunos e professores, além de servir como um canal de informação entre a UniPIM e seus alunos. O uso do sistema é de fácil assimilação por seus usuários, uma vez que quase todos já utilizam algum tipo de rede social. Dessa forma, o interesse e o aumento da curva de aprendizado serão bastante acentuados. A infraestrutura oferecida pela UniPIM será uma das mais modernas e completas, garantindo a qualidade de informação e a posição de destaque junto a concorrência. Mas para que tudo isso seja realizado, será necessário um investimento alto por parte da universidade, pois há um enorme e complexo projeto de redes. Com certeza o retorno virá, mesmo que a longo prazo. O fato da UniPIM se destacar da concorrência despertará o interesse de alunos de outras universidades que buscam qualidade e inovação de ensino. Fato muito importante em todo esse projeto, a segurança da informação mereceu destaque de forma que os dados dos usuários e documentos confidenciais sejam mantidos em âmbito interno da UniPIM. Será necessária a contratação de uma equipe especializada em suportar o novo ambiente. A manutenção deverá ser periódica, respeitando as boas práticas de Governança. Contudo, os frutos virão e o investimento inicial será brevemente resgatado. Esperamos ter contribuído de alguma forma com a nossa proposta de sistema, de infraestrutura de redes e nossas sugestões de melhorias. 

Page 16: Pim IV Redes GTI

REFERÊNCIAS 

DIAS, Cláudia. Segurança e Auditoria da Tecnologia da Informação. Axcel Books, 2003. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. ITAÚ UNIBANCO. Gestão de Projetos. São Paulo, 2011. MELHORIA DE PROCESSOS DO SOFTWARE BRASILEIRO. Disponível em: Acesso em 04 outubro 2011. MODELAGEM DE DADOS. Disponível em: . Acesso em 04 dez 2011. NBR ISO/IEC 17799 – Tecnologia da Informação. Código de Prática para Gestão da Segurança da Informação. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Rio de Janeiro, 2003. REZENDE, Denis Alcides e ABREU, Aline França. Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. Editora Atlas. São Paulo, 2000. SAFE BOOT CONTENT ENCRYPTION. Disponível em: Acesso em: 08 dez. 2011 SALES, João Rufino de. Computerword. Disponível em: Acesso em: 01 dez. 2011 SOARES, Luiz Fernando - Rede de computadores das LANs, MANs e WANs às Redes ATM. 2ª edição, Ed. Campus, 1995 TANENBAUM, Andrew S. - Rede de computadores. 4ª Edição, Ed. Camp

Page 17: Pim IV Redes GTI

Através do estudo de Redes de Computadores e Telecomunicações pode-se entender a complexidade que pode ter a criação e a manutenção de uma rede. Entende-se também que é necessário um minucioso estudo para que se possa escolher os melhores métodos, aparelhos, topologias de rede para que estes possam atender aos requisitos do ambiente em questão. Uma escolha errada poderia facilmente levar uma empresa à não atender suas principais demandas de negócio (podendo, assim, causar indisponibilidade de serviço, lentidão no serviço prestado, falhas de segurança graves, etc). Conclui-se também que o ambiente no qual a empresa TelePIM está inserida é um ambiente complexo e sensível, demandando assim muito cuidado e estudo dos profissionais envolvidos nesta tarefa.

Page 18: Pim IV Redes GTI

No primeiro capítulo é apresentada a empresa TelePIM, seu histórico e suas atividades fim. É através deste capítulo que se pode conhecer melhor o mercado no qual esta empresa está inserida, bem como seus desafios e suas necessidades.

No segundo capítulo é abordada a modelagem de processos utilizando UML. Através deste capítulo, poder-se-á ser capaz de compreender as técnicas utilizadas na análise e também no desenho de sistemas em geral, bem como especificar suas entidades, fluxo de dados e comportamento. Especificamente, através destes conhecimentos, será possível modelar a solução necessária para atender às necessidades da empresa TelePIM.

No capítulo 3 é analisada a metodologia científica, suas vantagens, desvantagens e aplicações práticas para a solução de problemas. No que tange a empresa TelePIM, é abordada a maneira como a empresa realiza as suas pesquisas e estudos de caso, provas de conceito e outros testes necessários para disponibilizar um serviço de qualidade no mercado.

No quarto capítulo existe uma abordagem voltada para o conhecimento das redes de computadores e telecomunicações, conhecendo algumas de suas principais características. Através destes conhecimentos e dos estudos realizados nos capítulos anteriores, pode-se definir qual a melhor solução para as necessidades de negócio da empresa TelePIM.