pedagogia e afeto - igreja evangélica baptista do cacém · pessoas se for transmitida por um...

4
Nº 827 2014.03.23 Uma das virtudes que mais deve- mos cultivar é a construção de uma rede de afetos com as pessoas a quem ensinamos ou pregamos. Em- bora a mensagem que transmitimos seja a mais valiosa e poderosa que existe no mundo, ela só produzirá impacto e mudanças na vida das pessoas se for transmitida por um coração que ama. Esse amor terá de ser isento de preconceitos, ca- paz de amar tanto o idoso como a criança, o culto como o inculto, o preto como o branco, o nacional como o estrangeiro. Foi assim que Jesus agiu e nisso reside em boa parte a grandeza do seu ministério terreno. Deus não nos ama so- mente por aquilo que somos mas também porque cada um de nós é ainda, em maior ou menor grau a imagem de Deus que nos criou. O afeto no trato com os nossos alunos é tão importante como a firmeza com que exercemos a disci- plina e como a fidelidade aos con- teúdos do nosso ensino. Esse afeto acaba por ser retribuído de forma espontânea e natural. Isso é visível na forma como as crianças alunas no Infantário ou na E. B. Dominical reagem quando nos encontram na rua. Anos mais tarde, já adultas, lembram o nosso nome e contam episódios que na altura nos pas- saram despercebidos. O afeto é também importante quan- do a dor fere o nosso coração. É im- portante termos alguém que nos ame e a quem amamos com quem possamos abrir o coração. Na quin- ta-feira a Priscila Bedane chorava a morte do pai abraçada à minha es- posa e lamentava que preparara na véspera (dia do pai) uma prenda para dar o papá e agora não pode- ria nunca mais entregar-lha! Todos precisamos ter um ombro onde chorar. Os mestres que mais me influencia- ram foram os que estiveram comigo nas minhas dificuldades revelando paciência e bondade. É que não basta dominar a matéria e transmiti- la com rigor. A pedagogia sem afeto não é pedagogia, é hipocrisia. É verdade que o Senhor Jesus cen- surou os discípulos pelo pavor da tempestade e reclamou da sua pou- ca fé. Mas Jesus acalmou a tem- pestade e permaneceu no barco com eles. Pastor J. Pinto Ferreira Pedagogia e Afeto

Upload: ngokhanh

Post on 18-Jan-2019

227 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Nº 827 2014.03.23

Uma das virtudes que mais deve-mos cultivar é a construção de uma rede de afetos com as pessoas a quem ensinamos ou pregamos. Em-bora a mensagem que transmitimos seja a mais valiosa e poderosa que existe no mundo, ela só produzirá impacto e mudanças na vida das pessoas se for transmitida por um coração que ama. Esse amor terá de ser isento de preconceitos, ca-paz de amar tanto o idoso como a criança, o culto como o inculto, o preto como o branco, o nacional como o estrangeiro. Foi assim que Jesus agiu e nisso reside em boa parte a grandeza do seu ministério terreno. Deus não nos ama so-mente por aquilo que somos mas também porque cada um de nós é ainda, em maior ou menor grau a imagem de Deus que nos criou.

O afeto no trato com os nossos alunos é tão importante como a firmeza com que exercemos a disci-plina e como a fidelidade aos con-teúdos do nosso ensino. Esse afeto acaba por ser retribuído de forma espontânea e natural. Isso é visível na forma como as crianças alunas no Infantário ou na E. B. Dominical reagem quando nos encontram na

rua. Anos mais tarde, já adultas, lembram o nosso nome e contam episódios que na altura nos pas-saram despercebidos.

O afeto é também importante quan-do a dor fere o nosso coração. É im-portante termos alguém que nos ame e a quem amamos com quem possamos abrir o coração. Na quin-ta-feira a Priscila Bedane chorava a morte do pai abraçada à minha es-posa e lamentava que preparara na véspera (dia do pai) uma prenda para dar o papá e agora não pode-ria nunca mais entregar-lha! Todos precisamos ter um ombro onde chorar.

Os mestres que mais me influencia-ram foram os que estiveram comigo nas minhas dificuldades revelando paciência e bondade. É que não basta dominar a matéria e transmiti-la com rigor. A pedagogia sem afeto não é pedagogia, é hipocrisia. É verdade que o Senhor Jesus cen-surou os discípulos pelo pavor da tempestade e reclamou da sua pou-ca fé. Mas Jesus acalmou a tem-pestade e permaneceu no barco com eles.

Pastor J. Pinto Ferreira

Pedagogia e Afeto

Nº 827

* 10h00 - Escola Bíb. DominicalClasse Maternal: Lindos Peixinhos (Génesis 1:20-23).Pré Primários: Ah! Acabou a bebida! (João 2.1-12).Primários: A Bíblia Para os Meus Amigos (João 1:43-51).Juniores: Por Amor a Ti e a Mim. João 18 e 19:17-30. As próximas li-ções serão sobre o julgamento, cru-cificação e ressurreição do Senhor Jesus.Adolescentes: Conclusão da lição anterior - Questionar sem Desres-peitar (I Coríntios 10.1-13).Jovens e Adultos: Guarde as Suas Palavras. A lição abrange excertos de diversos capítulos de Provérbios.

* 11h00 - Culto de Louvor e Pre-gação. Mensagem: II Reis 4.1-7 Compaixão e provisão. Oferta para Educação Teológica. * 16h30 - Ensaio do Coro * 18h30 - Culto de Adoração. Prosseguindo o ciclo dos Profetas Menores, o Pastor pregará uma vez mais sobre Amós.

Introdutores: Pedro Jerónimo Jr. e Beatriz Carvalho;Diaconisa: Isabel Gonçalves;Música: Jónatas Ferreira (violeta), Rute Figueiredo (piano);Audiovisual: Miguel Leal, Noemi Ferreira, João Pedro Santos.

Nota de Falecimento

Quintino Bedane

Foi com uma enorme dor que re-cebemos a notícia do falecimento do irmão Quintino Bedane. A primeira notícia foi-nos dada pela fi-lha, a Priscila, que nos telefonou na quinta-feira à noite pedindo o nosso apoio em circunstância tão dramá-tica.

O irmão Quintino era natural da Guiné-Bissau, tal como a sua es-posa Quinta, ambos membros da nossa igreja. Nos últimos tempos trabalhava como diplomata na em-baixada da Guiné-Bissau em Rabat (Marrocos) e foi lá que contraiu he-patite “B”, tendo sido enviado para Bissau para tratamento, decisão que a esposa não conseguiu con-trariar e que foi, no mínimo, desas-trosa, se não mesmo criminosa. Veio a falecer longe da esposa, longe das filhas e da sua própria casa. Em Portugal teria segura-mente recebido todo o apoio médico necessário ao seu tratamento. Ain-da na quinta-feira à noite come-çámos a receber mensagens de consternação de membros da igreja em Portugal, na Inglaterra, na Noruega, etc.

O irmão Quintino tinha 45 anos. Deixa duas filhas menores – a Priscila (9 anos) e a Sara (3 anos) – e a esposa grávida de cinco meses. Esta é hora de oração e de soli-dariedade. Que Deus console os seus corações feridos e os sare com a sua graça.

Nº 827

Encontro de FamíliasDevido ao falecimento do irmão Quintino Bedane o encontro familiar agendado para sexta-feira passada foi suspenso, tendo sido realizada uma reunião de oração pela irmã Quinta e suas meninas. Oportuna-mente trataremos o tema que tinha sido agendado para este encontro. Educação TeológicaA nossa oferta de hoje será en-tregue à Convenção Baptista Por-tuguesa para apoio ao Seminário Teológico Baptista no contexto da educação teológica.

Infantes do ReiNo próximo Sábado haverá ativi-dade Infantes do Rei a partir das 10h00. Dia 25 de Abril celebrar-se-á em Rio de Mouro o Dia Nacional dos Infantes do Rei. AniversariantesEstá agendado para o próximo Domingo à tarde o Encontro de aniversariantes do trimestre. Mudança da hora nacionalNa madrugada do próximo Domingo entraremos na “hora de verão”. Não se esqueça de adiantar uma hora o seu relógio.

SenhorasNo Sábado 05 de abril à tarde have-rá encontro regional de senhoras na igreja de Mem Martins. Há já 17 mulheres da nossa igreja inscritas. Consulte mais informações no car-taz afixado.

Amigos do Jardim

O nosso jardim sofreu uma conside-rável reforma. Muitas plantas foram substituídas ou renovadas perse-guindo sempre o objetivo inicial de ser um jardim aromático. Com-prámos 32 roseiras, 40 rosmani-nhos e outras plantas diversas num total aproximado de 110 ao custo médio de 2 euros cada planta. Ape-sar do trabalho voluntário, ficou tudo muito caro, pelo que precisamos de amigos do jardim. Quer oferecer uma ou duas roseiras? Fale com a irmã Lúcia.

Cultos às Quartas-feiras

Nos cultos das quartas-feiras às 19h00 estamos Ezequiel. Trata-se de um livro difícil mas de grande proveito para nós. Ezequiel terá sido levado por Nabucodonosor para a Babilónia na primeira leva de cativos por volta de 597 a.C. Foi lá que foi chamado por Deus e lá ex-erceu o seu ministério profético no cativeiro. Foi contemporâneo de Jeremias e de Daniel.

Propriedade:Igreja Evangélica Baptista do Cacém

Equipa Redatorial:Pastor José Pinto Ferreira, Jónatas Ferreira,Samuel Oliveira.

E-mail: [email protected]: www.igrejabaptistacacem.org

Periodicidade: Semanal

Tiragem: 120 exemplares

Endereço Postal:Rua D. Maria II, 33Apartado 202735-296 Cacém

E-mail: [email protected]

Telefones:

Igreja Baptista: 21.9141936Centro Social Baptista:Sede: 21.9129120Fax: 21.9129129

Atividades Regulares:

Domingo:10.00 - Escola Bíblica Dominical11.00 - Culto de louvor e pregação18.30 - Culto de adoração e edificaçãoTerça-feira:16.00 - História bíblica no infantárioQuarta-feira:14.00 - Momento espiritual no centro de dia16.00 - História bíblica no infantário19.00 - Culto de oração e estudo bíblicoSábado:18.00 - Reunião de Jovens (quinzenal)

Pastor: José Pinto FerreiraTelef.: 21.9260420, 93.3400367E-mail: [email protected]

Ação de Graças:Aniversariantes da semanaMelhoras da irmã Celeste Pallister

Enfermos ou Idosos:Augusta Melo;Mª Celeste Pallister;Mª Conceição Capão; Mª de Lurdes e Jorge Coimbra;Mª Helena Ferreira; Mª Isabel Gonçalves;Mª Luísa Fernandes; Mª Luísa Pereira;Mª Luísa Pereiro;Mª Júlia Fernandes (lar de idosos);Nicolae Leucã;Paulina Campos; Piedade Leonardo (lar de idosos);Rute Oliveira (Irmã de Samuel Oliveira);Telmo Cunha.

Outros:Quinta Bedane e filhas de luto83ª Assembleia Geral da CBP

23/março - António L. Santos25/março - Gabriel N. Cá Bailo28/março - Mª Júlia Fernandes