peÇa profissional

14
PEÇA PROFISSIONAL A sociedade empresária Ribeirão Ltda., estabelecida em Itajaí/SC, dedica-se ao comércio de medicamentos. Ela contratou o empregado Alex Brito, em 04/02/2019, para exercer a função de assistente jurídico. Contudo, diante da necessidade de redução do seu quadro pessoal, concedeu-lhe aviso prévio, em 08/10/2019, na forma indenizada. Alex ficou muito triste com a situação e ainda tentou apelar junto à direção da sociedade empresária para que não fosse dispensado, pois tinha sua faculdade para custear e família para ajudar nas despesas. Porém, a sociedade empresária manteve a extinção, tal qual havia manifestado originalmente. Foi marcado, então, o dia 05/11/2019 para o pagamento das verbas rescisórias devidas e a entrega dos documentos hábeis para o requerimento de outros direitos, no próprio local de trabalho, sendo que os pertences pessoais já haviam sido retirados da reclamada. Ocorre que, no dia marcado, Alex não compareceu e não comunicou nenhuma justificativa para sua ausência. A sociedade empresária tentou contato telefônico e foram enviadas duas cartas para o endereço informado por ele na ficha de registro de empregados, mas tudo em vão. Até mesmo os ex- colegas de trabalho enviaram mensagens para o whatsaap de Alex, na tentativa de fazê-lo ir à sociedade empresária para o acerto de contas, mas igualmente não houve sucesso. Sabe-se, contudo, que Alex continua desempregado. Diante disso, a sociedade empresária procura você para, na condição de advogado(a), adotar as medidas judiciais cabíveis para a espécie. Observando o tempo já decorrido, elabore a peça necessária à defesa dos interesses da sociedade empresária, considerando todos os direitos previstos na legislação trabalhista. (Valor: 5,00) Obs.: a peça deve abranger todos os fundamentos de Direito que possam ser utilizados para dar respaldo à pretensão. A simples menção ou transcrição do dispositivo legal não confere pontuação. Nos casos em que a lei exigir liquidação de valores, não será necessário que o examinando a apresente, admitindo-se que o escritório possui setor próprio ou contratado especificamente para tal fim. (Valor: 5,00)

Upload: others

Post on 01-Aug-2022

12 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PEÇA PROFISSIONAL

PEÇA PROFISSIONALA sociedade empresária Ribeirão Ltda., estabelecida em Itajaí/SC, dedica-se ao comércio demedicamentos. Ela contratou o empregado Alex Brito, em 04/02/2019, para exercer a função deassistente jurídico. Contudo, diante da necessidade de redução do seu quadro pessoal,concedeu-lhe aviso prévio, em 08/10/2019, na forma indenizada. Alex ficou muito triste com asituação e ainda tentou apelar junto à direção da sociedade empresária para que não fossedispensado, pois tinha sua faculdade para custear e família para ajudar nas despesas. Porém,a sociedade empresária manteve a extinção, tal qual havia manifestado originalmente. Foimarcado, então, o dia 05/11/2019 para o pagamento das verbas rescisórias devidas e a entregados documentos hábeis para o requerimento de outros direitos, no próprio local de trabalho,sendo que os pertences pessoais já haviam sido retirados da reclamada. Ocorre que, no diamarcado, Alex não compareceu e não comunicou nenhuma justificativa para sua ausência. Asociedade empresária tentou contato telefônico e foram enviadas duas cartas para o endereçoinformado por ele na ficha de registro de empregados, mas tudo em vão. Até mesmo os ex-colegas de trabalho enviaram mensagens para o whatsaap de Alex, na tentativa de fazê-lo ir àsociedade empresária para o acerto de contas, mas igualmente não houve sucesso. Sabe-se,contudo, que Alex continua desempregado. Diante disso, a sociedade empresária procura vocêpara, na condição de advogado(a), adotar as medidas judiciais cabíveis para a espécie.Observando o tempo já decorrido, elabore a peça necessária à defesa dos interesses dasociedade empresária, considerando todos os direitos previstos na legislação trabalhista.(Valor: 5,00) Obs.: a peça deve abranger todos os fundamentos de Direito que possam serutilizados para dar respaldo à pretensão. A simples menção ou transcrição do dispositivo legalnão confere pontuação. Nos casos em que a lei exigir liquidação de valores, não seránecessário que o examinando a apresente, admitindo-se que o escritório possui setor próprioou contratado especificamente para tal fim.(Valor: 5,00)

Page 2: PEÇA PROFISSIONAL
Page 3: PEÇA PROFISSIONAL
Page 4: PEÇA PROFISSIONAL
Page 5: PEÇA PROFISSIONAL
Page 6: PEÇA PROFISSIONAL
Page 7: PEÇA PROFISSIONAL

QUESTÃO 01

Rogério, auditor empregado da empresa de auditoria externa Mr. Rosa S/A, foidispensado por justa causa diante da alegação de desídia no desempenho das suasfunções. O trabalhador pretende ajuizar reclamatória trabalhista questionando o motivoda rescisão e postulando o pagamento de verbas rescisórias e horas extraordinárias nãoremuneradas. No caso, trata-se de empregador que promove realização de atividadesfora do lugar do contrato de trabalho. Diante dos fatos narrados, responda aos itens aseguir: A) De acordo com as regras de competência territorial em qual local deverá Rogério ingressarcom a ação: (0,60)B) Na hipótese de Rogério ser tranferido para Nova Yoork – EUA e, posteriormente, resolvaajuzar uma reclamação trabalhista postulando o pagamento de verbas contratuais e resilitórias,quais serão as regras de direito material aplicadas pela justiça brasileira na hipótese deprocedência da ação? (0,65) 

Page 8: PEÇA PROFISSIONAL
Page 9: PEÇA PROFISSIONAL

QUESTÃO 02

Denis vendedor, solicitou ao seu empregador Marcelão, há dez dias antes do término dorespectivo período aquisitivo, a conversão de 1/3 do período de férias em abonopecuniário. Por sua vez, em momento posterior e com antecedência de sessenta dias,Marcelão informou a Denis a respeito do período designado para gozo de suas férias.O pagamento de férias acrescidos do terço constitucional foi efetuado no primeiro diaapós o início das férias. Marcelão não pagou o abono pecuniário, por entender indevidano caso concreto a conversão parcial, diante de data de solicitação da providência.Ainda, durante o período aquisitivo, Denis havia faltado oito vezes ao serviço, de formainjustificada, ocorrendo o desconto salarial. Além disso, no mesmo período aquisitivo,Denis faltou ao trabalho, de modo justificado, por vinte dias não consecutivos. Diantedos fatos narrados, responda aos itens a seguir: A) Nesta situação hipotética, é devido a Denis o pagamento em dobro da remuneração deférias, incluído o terço constitucional, por ter sido realizada a quitação pelo empregador fora doprazo legal? (0,60)B) Em relação ao pedido de abono pecuniário solicitado ao empregador, está correto? (0,65)

Page 10: PEÇA PROFISSIONAL
Page 11: PEÇA PROFISSIONAL

QUESTÃO 03

Nusa foi contratada pela empresa Sol S/A, por contrato de prazo determinado de dozemeses, com termo prefixado, para execução de serviços de natureza transitória, comremuneração mensal de R$ 3.000,00(três mil reais). Diante dos fatos narrados, respondaaos itens a seguir: A) Nesse caso, se houvesse o desligamento imotivado de Nusa no contrato a termo e semcláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão antecipada, Nusa deverá serindenizada? (0,60)B) E se Nusa houvesse se desligado do contrato antes do prazo, haveria dever de indenizaçãoà empresa? (0,65)

Page 12: PEÇA PROFISSIONAL
Page 13: PEÇA PROFISSIONAL

QUESTÃO 04

Maria de Jesus lhe procura para ajuizar uma reclamação trabalhista, durante aaudiência as partes celebram um acordo, sendo assim o juiz homologa o valor ajustadoem R$ 5.000 (cinco mil reais). No final de semana seguinte, em um churrasco de famíliaMaria reencontra uma antiga amiga advogada que lhe conta ter conseguido acordosmelhores para outros ex-funcionários da mesma empresa. Irresignada com a situação asua cliente lhe procura e relata o ocorrido e mostra indignação com o acordo celebradoquerendo que você interponha o recurso adeuado.Diante dessa situação você como advogado(a) do caso: A) Poderia interpor recurso ordinário da sentença homologatória do acordo? Justifique. (0,60)B) Caso Maria de Jesus ajuizasse uma nova ação idêntica, você contratado(a) pela empresapoderia alegar qual preliminar em contestação. Justifique. (0,65)

Page 14: PEÇA PROFISSIONAL