pdf 64º jornal viver toledo

11
Toledo, de 01 a 07 de outubro de 2010 - Ano 2 - nº 64 VALDIR PAGLIARINI ALVIR PREISNER BRUNO RADUNZ MAYARA MARTAN DOM FRANCISCO WANDERLEY GRAEFF PÁGINA 02 PÁGINA 03 PÁGINA 10 PÁGINA 03 PÁGINA 02 PÁGINA 11 PÁGINA 07 PÁGINA 02 PÁGINA 12 >> DESENVOLVIMENTO | MUNICÍPIO É 10º NO ESTADO E 180º NO PAÍS Domingo é dia de ir às ur- nas; todos clamam pela reforma tributária, mas ninguém tem coragem de fazê-la num país em que quem ganha até 3 salá- rios mínimos paga 54% de impostos; eleição no primeiro turno? Prudência nunca é demais. A Assembleia Geral das Nações Unidas incluiu em seu calendário a data de 1º de outubro, para que seja comemorado o Dia Interna- cional do Idoso. Uma forma de chamar a atenção para a situação em que vivem as pessoas da chamada ter- ceira idade. Engenheiro civil Ademar Malacarne é exemplo de superação; Avenida J.J. Muraro mais bonita após revitalização; Colônia ex- pande as suas fronteiras comerciais; valorização das pessoas é desafio do mundo moderno. Pilates: uma opção de man- ter a forma mesmo com uma agenda bastante ocupada; notícia quente sobre o assun- to mostra que o congelador, mais que solidificar água, é capaz de preservar nutrientes dos alimentos que, de outra forma, iriam para os ares. Como cristãos, estamos plenamente convencidos de que Jesus Cristo é nosso úni- co Senhor e Salvador. Ape- sar desta convicção, muitas vezes esquecemos que um caminho admirável para encontrar-se com nosso Se- nhor é através da Bíblia. Expo Toledo: um show do agronegócio em evento re- cheado de atrativos; Chá com desfile da Essencial Modas: um sucesso; receitas singelas para o sucesso do astronauta Marcos Pontes; acadêmicas da Unipar em ato de responsabilidade civil. Toledo é primeiro na região em índice da Firjan Elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal coloca Toledo como primeiro da região Oeste, entre os dez melhores do Paraná e os 180 mais desenvolvidos do Brasil. Cascavel, Palotina, Marechal Cândido Rondon e Cafelândia fecham os cinco melhores da região. Detalhe de Toledo, na região do parque Ecológico Diva Paim Barth: melhor índice de desenvolvimento da região Mutirão pelo meio ambiente planta árvores em novo parque “Sorrindo no Lago” vai orientar para higiene bucal Reuniões com trabalhadores marcam reta final da campanha de Welter Duílio destaca compromissos regionais da representação política Festival do Sorvete do Rotary Aliança no 12º ano PÁGINA 05 PÁGINA 03 PÁGINA 03 PÁGINA 10 Campus de Santa Helena é o sexto da Unioeste PÁGINA 10 Ato marca execução de 600 terraplenagens Placa simboliza a execução de obra em propriedade rural de Linha Flórida Autoridades e lideranças no ato realizado no Parque do Povo, em implantação na região Norte de Toledo CVC Toledo inaugura segunda-feira 04 de outubro

Upload: jornal-viver-toledo

Post on 06-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

PDF 64º JORNAL VIVER TOLEDO

TRANSCRIPT

Page 1: PDF 64º JORNAL VIVER TOLEDO

Toledo, de 01 a 07 de outubro de 2010 - Ano 2 - nº 64

VALDIR PAGLIARINI ALVIR PREISNER BRUNO RADUNZ MAYARA MARTAN DOM FRANCISCO WANDERLEY GRAEFF

PÁGINA 02

PÁGINA 03

PÁGINA 10

PÁGINA 03

PÁGINA 02 PÁGINA 11 PÁGINA 07 PÁGINA 02 PÁGINA 12

>> DESENVOLVIMENTO | MUNICÍPIO É 10º NO ESTADO E 180º NO PAÍS

Domingo é dia de ir às ur-nas; todos clamam pela reforma tributária, mas ninguém tem coragem de fazê-la num país em que quem ganha até 3 salá-rios mínimos paga 54% de impostos; eleição no primeiro turno? Prudência nunca é demais.

A Assembleia Geral das Nações Unidas incluiu em seu calendário a data de 1º de outubro, para que seja comemorado o Dia Interna-cional do Idoso. Uma forma de chamar a atenção para a situação em que vivem as pessoas da chamada ter-ceira idade.

Engenheiro civil Ademar Malacarne é exemplo de superação; Avenida J.J. Muraro mais bonita após revitalização; Colônia ex-pande as suas fronteiras comerciais; valorização das pessoas é desafi o do mundo moderno.

Pilates: uma opção de man-ter a forma mesmo com uma agenda bastante ocupada; notícia quente sobre o assun-to mostra que o congelador, mais que solidificar água, é capaz de preservar nutrientes dos alimentos que, de outra forma, iriam para os ares.

Como cristãos, estamos plenamente convencidos de que Jesus Cristo é nosso úni-co Senhor e Salvador. Ape-sar desta convicção, muitas vezes esquecemos que um caminho admirável para encontrar-se com nosso Se-nhor é através da Bíblia.

Expo Toledo: um show do agronegócio em evento re-cheado de atrativos; Chá com desfile da Essencial Modas: um sucesso; receitas singelas para o sucesso do astronauta Marcos Pontes; acadêmicas da Unipar em ato de responsabilidade civil.

Toledo é primeiro na região em índice da Firjan

PÁGINA 03

Elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal coloca Toledo como primeiro da região Oeste, entre os dez melhores do Paraná e os 180 mais desenvolvidos do Brasil. Cascavel, Palotina, Marechal Cândido Rondon e Cafelândia fecham os cinco melhores da região.

Detalhe de Toledo, na região do parque Ecológico Diva Paim Barth: melhor índice de desenvolvimento da região

Mutirão pelo meio ambiente planta árvores em novo parque

“Sorrindo no Lago” vai orientar para higiene bucal

Reuniões com trabalhadores marcam reta fi nal da campanha de Welter

Duílio destaca compromissos regionais da representação política

Festival do Sorvete do Rotary Aliança no 12º ano

PÁGINA 05

PÁGINA 03

PÁGINA 03

PÁGINA 10

Campus de Santa Helena é o sexto da Unioeste

PÁGINA 10

Ato marca execução de 600 terraplenagens

Placa simboliza a execução de obra em propriedade rural de Linha Flórida

Autoridades e lideranças no ato realizado no Parque do Povo, em implantação na região Norte de Toledo

CVC Toledoinaugura segunda-feira04 de outubro

Page 2: PDF 64º JORNAL VIVER TOLEDO

sábado e no domingo virou prefeito. Então, caldo de galinha e cautela, que o santo é de barro. CurtinhasVem aí a 9ª Meia Maratona, no dia 24 de outubro. Depois das elei-ções, deve ganhar mais espaço nos noticiários./////////// 22 de Novembro é a data escolhida para a nossa festa, do Troféu Feras do Esporte. Uma segunda feira. /////////// Espero que no domingo à noite, você esteja como eu, de cabeça fria e pronto para enfrentar a segunda feira, independente do resulta-do das eleições.Até depois das eleições. Se não tivermos segundo turno, claro.

mesmo estando isento de quase tudo, pelos planos do sistema de governo. TributosDigo isso porque os números são assustadores. Quem ganha até 3 salários mínimos paga 54% de impostos; quem ganha até 2 salários, paga um pouco menos, mas pasmem, chega aos 48%. Todos pensam que não pagam, mas pagam sim. Até na compra do açúcar, do sal, do feijão e do arroz. Reforma tributária seria a única solução, que todos os políticos defendem, mas ninguém tem coragem de executar. Para os governantes o assunto não interessa, porque diminuiria a arrecadação e daí, com menos recursos, construiria-se menos, e com menos obras, menos fa-turamento. Aquele faturamento direto. Entendeu a matemática? Esperança?Temos esperança de que isso melhore? Eu não tenho. Os novos chegam ao Senado e a Câmara Federal querendo revolucionar o mundo, ou o nosso mundo chamado Brasil, e aos poucos vão arrefecendo, vão diminuindo o ímpeto e, meses depois, fazem parte do sistema. Os mais antigos, sabem que é preciso um cor-porativismo muito forte, mesmo assim podem ser queimado por dentro e por fora. Dentro, pelas autoridades maiores que com certeza o vão isolar de tudo; e por fora, a população, que teria acreditado e depois se decepcionado. Então, para eles, os políti-cos, o certo é rezar pela cartilha existente. “E viva nóis”. Quando isso vai mudar? Só Deus sabe. DomingoNeste domingo vamos votar. Eleger novo presidente (a) senado-res, deputados federais, estaduais e governador. Não esqueça de defi nir antes, fazer a cola e ir tranqüilo para eleger aqueles que você escolheu. Mas não se esqueça do que eu escrevi acima: não espere milagres, não espere que o seu candidato, se eleito, vá fazer aquilo que outros não conseguiram. Mas se trouxer be-nefícios para sua cidade, já estará de bom tamanho. Será?Fala-se muito que as eleições podem terminar no primeiro turno. Para presidente e governador do Paraná. Tenho minhas dúvidas, embora esta seja a previsão mais possível, diante do quadro que se apresenta. Mas, parafraseando o eterno presidente Vicente Mateus do Corinthians, que dizia que o futebol é uma caixinha de cerveja (e não surpresa), diria que as urnas também são, e podem às vezes nos trazer números diferentes daqueles que são esperados. Não foi assim anos atrás quando Lísias Tomé se elegeu prefeito de Cascavel? Era o terceiro nas pesquisas até o

Nunca viNada parecido com o que está acontecendo em termos de cabos eleitorais nesta campanha política. Já vi prefeitos não saírem do cargo disputando reeleições, já vi governadores usando a máqui-na de governo, de uma forma disfarçada mas em grande escala, já vi lista correndo junto a empresários para fortalecer o caixa – quase sempre o caixa 2 - de uma campanha política, já vi quase de tudo, nestes meus 23 anos de marketing político. Nunca vi IIMesmo respeitando o ótimo governo do presidente Lula, que na base do não vi, não sa-bia, fi cou incólume diante de todos os problemas que seu partido, o PT proporcionou ao longo dos últimos quase 8 anos, tenho que registrar que nunca v, um governante, em uso do cargo, trabalhando tan-to por um candidato. O nosso presidente largou a adminis-tração faz tempo para fazer uma campanha que até aqui se anuncia como vencedora. E depois de mais de uma dezena de multas (irrisórias, por sinal) o presidente vem a público para dizer que não acha nada demais trabalhar durante o expediente pela sua candidata. Nunca vi IIIBom, se ganhar o salário integral, percorrer o Brasil de ponta a ponta com avião presidencial, utilizar toda a máquina gover-namental, desde os homens da segurança até distribuição de cestas, passando por inaugurações, não é utilizar a máquina de governo, então não sei mais nada de política. Também não vi nada, para ser coerente com a situação e com seu protagonista. Mas se o Brasil todo está calado, principalmente nossas autori-dades estão caladas, também vou nessa. Em boca fechada não entra mosca. Só agora?Durante a campanha alguns números foram colocados por can-didatos que, já faz tempo, entidades como o Observatório Social de Toledo, estão divulgando. Todos pedindo a reforma tributária e tentando alertar até mesmo o pequeno contribuinte ou até o eleitor/morador de que paga, sim, impostos pesados, mesmo não tendo empresa, mesmo não declarando imposto de renda,

No mês de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Na-ções Unidas incluiu em seu calendário a data de 1º de outubro, para que seja come-morado o Dia Internacional do Idoso. Uma forma de cha-mar a atenção do mundo para a situação em que vivem as pessoas da chamada terceira idade, que possuem 60 anos ou mais.Essa camada da população cresce no mundo inteiro, e no Brasil já soma 19 milhões de cidadãos – cerca de 10% da população. Por isto, os deba-tes sobre o assunto são cada vez mais frequentes, através da televisão, órgãos da im-prensa falada e escrita, semi-nários, conferências, congres-sos e mesmo em produções científi cas.Esse constante crescimento não se verifi ca só do Brasil, mas no mundo inteiro. Estima--se que em 2040, 32% dos 251 milhões de habitantes pre-vistos estarão entre os mais jovens, enquan-to a população idosa deverá chegar a 20%. Espec ia l i s tas concluíram que o novo perfi l da pirâmide etá-ria vai mexer profundamente com a estrutura socioeconômica do País.No Japão, em cuja cultura se preserva o res-peito ao idoso, a expectativa é que a população mais velha bata os 30% daqui a 25 anos. Já na Itália, para fi car em um exemplo europeu, a quantida-de de idosos superará a de tra-balhadores ativos já em 2030.O Brasil caminha para se tor-nar o sexto país do mundo em número de idosos e esse aumento da longevidade vem criando problemas sérios de relacionamento familiar, no sentido de como lidar com es-sas pessoas, que geralmente exigem cuidados especiais. Torna-se difícil para a família compreender a pessoa idosa em sua forma de ser, respei-tando suas vivências, caracte-rísticas e necessidades.A criação do Estatuto do Ido-so no Brasil, em 2003, trouxe garantias, oportunidades e fa-cilidades, para preservação da saúde física e mental, aperfei-

çoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condi-ções de liberdade e dignidade, para todas as pessoas idosas. É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direi-tos do idoso.No seu artigo 3º o Estatuto prevê a obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público em asse-gurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do di-reito à vida, à saúde, à alimen-tação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao traba-lho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comu-nitária.Sabe-se que a parcela da po-pulação idosa com rendimen-tos sufi cientes para conseguir uma existência digna, é baixís-sima. A grande maioria passa por difi culdades de todos os tipos, dependendo de fi lhos, parentes ou auxílios diversos para sobreviver – quando não utiliza sua limitada renda para

o sustento da família.Em muitos ca-sos, o idoso vê-se obriga-do a voltar a trabalhar para complementar a renda familiar. “O idoso pode e deve voltar ao mercado de trabalho. Essa idéia do velhi-

nho aposentado, descansando em uma cadeira de balanço, faz parte de um imaginário que havia no País, mas que está acabando. São poucas as pes-soas que podem sonhar com a aposentadoria, ainda mais com as novas regras da pre-vidência”, analisa a jornalista Karen Gimenez.É possível reverter o olhar que a população tem, no Brasil, onde a velhice ainda sofre pre-conceito e rejeição por parte da sociedade. É preciso que as pessoas se conscientizem de um fato certo, todos nós enve-lhecemos e no futuro também seremos pessoas idosas. Do mesmo modo que tratarmos, com certeza seremos trata-dos.Que os pais ensinem seus fi -lhos sobre a importância do respeito para com as pessoas idosas, valorizando o papel dos avós na família.

02 Toledo/PR • 01 a 07 de outubro de 2010

OPINIÃO

EXPEDIENTEEditora Viver Toledo Ltda.CNPJ 10.995.596/0001-60Rua Santos Dumont, 4110, Sl 07 – Vila IndustrialCEP 85904-450 Toledo - PRFones: (45) 3054-0444 - [email protected] gráfi co: Grécia Comunicação - www.grecia.ppg.br

Diretor e EditorWanderley Graeff [email protected] ComercialAlex [email protected]

Gerência AdministrativaLuciane Graeff lucianegraeff @hotmail.com

DiagramaçãoLídio Ricardo

EquipeKarine Graeff Wanderley Graeff Jr.Mayara MartanBruno Marcos Radunz

por Alvir Preisner | [email protected]ÍTICA & GENTE

D. FRANCISCO BACHBispo da Diocese de Toledo

Na Bíblia o encontro com Cristo, a Palavra do pai

A Palavra de Deus quer percorrer os caminhos do

mundo, quer entrar nas famílias, nas

escolas e nos âmbitos culturais.

Especialistas concluíram que o novo perfil da

pirâmide etária vai mexer profundamente

com a estrutura socioeconômica do

País.

VALDIR [email protected]

Idoso merece respeito

Como cristãos, estamos plenamente convencidos de que Jesus Cristo é nosso único Senhor e Salvador. Apesar desta convic-ção, muitas vezes esquecemos que um caminho admirável para encontrar-se com nosso Senhor é através da Bíblia. Renovar o interesse pela Palavra de Deus é nossa meta. É inegável que, desde o Vaticano II, a Igreja tem dado um gran-de impulso aos estudos bíblicos e à pastoral bíblica nas comu-nidades cristãs. Merece destaque o Sínodo realizado em Roma, em outubro de 2008, que abordou o tema “A Pa-lavra de Deus na vida e na missão da Igreja”. Na sua mensagem fi nal, afi rma que a Bíblia é o cami-nho para encontrar-se com Deus. Este, na cria-ção do mundo, apresenta-se como voz divina e “amorosamente, oferece sua graça, sua aliança, sua salvação”. Em Jesus Cristo, a Palavra de Deus mostra o rosto divino “que revela à humanidade o sentido pleno e unitário da Sagrada Escritura”. A Palavra de Deus tem uma casa, a Igreja, lugar e meio através do qual se apresenta à humanidade e na qual se inserem outras Igrejas e comunida-des cristãs que veneram e amam a Palavra divina. Por fi m, o Sínodo diz que a Palavra de Deus quer percorrer os caminhos do mundo, quer entrar nas famílias, nas escolas e nos âmbitos culturais.O papa João Paulo II, em 1997, no encerramento da Assem-bleia dos Bispos da Conferência Episcopal Italiana, apontou as razões da nossa atenção, contínuo uso e amor à Sagrada Es-critura: “Nela encontramos os princípios doutrinais e as vias pastorais mais apropriadas, para fazer com que o encontro com o Livro Sagrado mantenha a sua intrínseca qualidade de escuta da Palavra de Deus, seja uma aproximação exegeticamente cor-reta, se torne fonte de vida espiritual, anime e revigore toda a ação pastoral, guie e sustente o diálogo ecumênico, manifeste

a grande riqueza também humana e cultural, que brota da Bíblia e tem produzido maravilhosos frutos de civilização na Itália e também em muitas outras nações”. Podemos acrescentar, sem medo de errar, o nosso Brasil e enfatizar os frutos admiráveis acontecidos em nossa Diocese, rememorados no Jubileu de Ouro, solenemente celebrado em 2009.Nosso plano de ação evangelizadora para o quinquênio 2011-2015 compromete-se em reentregar a Bíblia ao povo de Deus,

mediante a sua proclamação litúrgica, homilia, catequese, leitura orante das Sagradas Escritu-ras, a fi m de conduzir ao encontro com o Cris-to, Palavra de Deus vivo através da meditação, oração e contemplação. Deste modo, as comu-nidades paroquiais e religiosas, as pastorais e os movimentos eclesiais, as famílias e os jovens po-derão experimentar a condescendência amorosa de Deus Pai que, mediante a Sagrada Escritura, manifesta a natureza de seu Filho unigênito e o seu desígnio de salvação para cada pessoa.Constatamos que houve grande valorização da

Palavra de Deus em nossa Igreja, contudo há ainda numerosos fi éis que não tem a Bíblia em seus lares. Muitos a tem, mas não a valorizam na sua justa medida. Convém recordar a frase de São Jerônimo: “Ignorar as Sagradas Escrituras, com efeito, signifi ca ignorar Cristo”. Nossa missão de trabalhar para que a Escritura Sagrada seja compreendida e acolhida na plenitude de sua verdade é árdua, porém soam em nossos ouvidos as palavras de São Paulo: “Anunciar o evangelho... é uma necessi-dade que se me impõe. Ai de mim, se eu não evangelizar” (cf. 1Cor 9,16). Coloquemos todos os nossos projetos no coração de Maria, mãe da Igreja e nossa mãe, e unidos em Cristo Jesus, realize-mos com confi ança a missão que nos espera.

Page 3: PDF 64º JORNAL VIVER TOLEDO

03Toledo/PR • 01 a 07 de outubro de 2010

CIDADE>> DESENVOLVIMENTO | MUNICÍPIO É 10º NO ESTADO E 180º NO PAÍS

Toledo é primeiro na região em índice da Firjan

Duílio destaca compromissos regionais da representação política

Toledo ocupa a décima po-sição no Estado e a 180º co-locação nacional no IFDM – Índice Firjan de Desenvol-vimento Municipal, edição 2010, relativa aos dados ofi-ciais de 2007. Elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o ín-dice aponta o grau de desen-volvimento das cidades bra-sileiras levando em conta dados como emprego e ren-da, educação e saúde.

Toledo possui índice médio de 0,8107, extraído das médias de 0,7775 (emprego e renda), 0,8295 (educação) e 0,8252 (saúde), que o coloca na lide-rança no ranking regional.

Entre os cem municípios bra-

sileiros com mais alto índice de desenvolvimento, quatro são paranaenses: Curitiba, Londri-na, Maringá e São José dos Pi-nhais. Entre os dez municípios do estado mais bem colocados, quatro fazem parte da região metropolitana. A lista dos dez é completada por Pinhais, Arau-cária, Telêmaco Borba, Apuca-rana, Rondon e Toledo. Entre os piores, estão Goioxim, Dou-tor Ulysses, Laranjal e Guara-queçaba.

Toledo situa-se à frente de Cascavel, que ocupa a décima terceira colocação no Paraná e a 190º posição nacional com índice de 0,8085; e também de outras cidades com populações maiores, como Ponta Grossa e

Toledo possui seu melhor índice na área da educação: liderança no ranking regional

O deputado estadual Duílio Genari afirma que a represen-tação parlamentar para atingir seus objetivos e beneficiar a po-pulação, deve ter visão e com-promissos regionais, pois os municípios são interdependen-tes, têm todos economia basea-da na agropecuária e suas ne-cessidades e prioridades são sempre semelhantes.

“Vamos trabalhar por Toledo com muita dedicação, da mes-ma forma que vamos lutar pe-las reivindicações de toda a re-gião. Vamos trabalhar também por Cascavel, que tem a maior população da região e onde te-mos muitos familiares e ami-gos”, recorda Duílio.

Ele afirma ter irmão e irmã que residem em Cascavel e sua esposa, dona Azélia Gena-ri, nasceu naquela cidade em 1945, o que dá a idéia da época em que os sogros vieram para o Oeste do Paraná. A madrinha da esposa, dona Natália Fhar-doski, de 85 anos, ainda vive e continua morando em Casca-vel, onde dona Azélia vai visitá--la sempre que possível.

“Após o exercício dos cargos de vereador, presidente da Câ-mara Municipal e prefeito de Toledo por 10 anos, fizemos muitos amigos e conquistamos muitos companheiros no muni-cípio e região, o que ampliamos ainda mais ao longo de seis man-datos de deputado estadual, por mais de 20 anos”, destaca.

“Temos entre nossos aliados de todas as horas e em toda a região, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças que já concorreram ou desejam con-correr a cargo eletivo no próxi-mo pleito com o nosso apoio, o que praticamente nos obriga a permanecer na vida pública. In-gressamos na política levados

pelos amigos ou até por desa-fios de adversários e fica muito difícil deixar a vida pública de uma hora para outra”, destaca.

Segundo Duílio, é preciso retribuir essa atenção e con-tinuar apoiando os amigos e companheiros, com os quais convive semanalmente e luta pelas mesmas causas há tanto tempo. Ainda mais que as au-toridades municipais precisam de respaldo de parlamentares que conhecem o funcionamen-to da máquina administrativa e sabem dos meios para conse-guir recursos para a execução de obras em suas comunidades.

“Prefeitos, vereadores e li-deranças sempre procuram apoiar candidatos de sua con-fiança, experientes e com chan-ces reais de eleição. Mesmo que ninguém possa dizer an-tes do pleito que conseguirá o mandato, achamos que temos a possibilidade de nova reelei-ção, pois já conseguimos isso seis vezes e acreditamos que não traímos e não decepciona-mos aqueles que nos apoiaram em todas essas oportunidades”, acrescenta.

Conforme o parlamentar, para entender essa sua posição basta imaginar o significado de tal convívio e parceria por mais de 20 anos consecutivos. Ten-tar fugir dessa responsabilida-de seria comprar brigas com muitos companheiros de todas as horas.

“Baseados em tudo isso, de-cidimos concorrer novamente e esperamos o apoio especial do Oeste do Paraná mais uma vez. Queremos continuar fa-zendo o que sempre fizemos, que é a defesa permanente e intransigente dos interesses dos municípios da região”, fina-liza Duílio.

Foz do Iguaçu.Na região Oeste, Toledo pos-

sui o primeiro lugar, seguida de

Palotina (17ª no Paraná e 212ª no país) e Marechal Cândido Rondon (18ª e 213ª).

Deputado Duílio Genari: compromissos com a região Oeste do Paraná

Reuniões com trabalhadores marcam reta final da campanha de Welter

Entre as várias ações pro-gramadas para os últimos dias de campanha, o deputado Es-tadual Elton Welter, está dan-do atenção especial a reuniões com trabalhadores. Nos últimos dias, acompanhado de lideran-ças e apoiadores da sua candi-datura Welter visitou empresas e indústrias de vários segmen-tos e conversou com eleitores.

“O trabalhador está muito mais feliz. Foi o beneficiado di-reto das ações positivas do Go-verno Lula, e se tornou o nosso

grande cabo eleitoral”, diz Wel-ter. Na média o deputado tem realizado dez reuniões diárias com trabalhadores em vários municípios das regiões Oeste e Noroeste do Estado.

“Estou levando a mensagem do presidente Lula, da Dilma, da Gleisi, do Requião, e do nos-so futuro governador Osmar Dias. Junto com eles pretendo continuar realizando um gran-de trabalho pelo Paraná. E que-ro o trabalhador me apoiando nesta caminhada”, conclui.

Reuniões com trabalhadores fazem parte das estratégias de campanha

Acit organiza plantio de 3,1 mil árvores em novo parque

Em ação de responsabilidade ambiental prestigiada por re-presentantes de várias entida-des e instituições, foi realiza-do no último sábado o plantio de mudas de árvores nativas no novo Parque do Povo Luiz Clau-

dio Hoffmann, em construção na região norte da cidade.

A ação integra o Projeto Wanga-ri Mathai, desenvolvido em con-junto pela Associação Comercial e Empresarial, Promotoria Públi-ca de Proteção ao Meio Ambiente,

projeto Florir Toledo, Prefeitura e Conselho Municipal do Meio Am-biente. A intenção é devolver ao meio ambiente um pouco do que é consumido, plantando árvores em substituição ao papel usado pelas empresas do município durante o

período de um ano. O mutirão contou com a pre-

sença de diretores da Acit, em-presários, colaboradores e voluntariosa, além de repre-sentantes de várias entidades e instituições.

Ação foi registrada com placa, mostrando a contribuição com o meio ambiente

A ação contou com a participação de dirigentes e colaboradores do Sicoob Oeste

O Rotary Club de Toledo Alian-ça promoverá no dia 7 de novem-bro o XII Festival do Sorvete. O evento será realizado nas qua-dras esportivas do Parque Ecoló-gico Diva Paim Barth.

Com o tema “Um jeito doce de fazer arte e melhorar o mundo”, o festival é uma oportunidade para o clube exercer na prática a atividade básica de Rotary, que é servir, através de prestação de serviços voluntários, melhoran-do a qualidade de vida das comu-nidades locais e mundialmente.

Como acontece tradicional-mente, o evento se transforma numa grande festa particular-mente para as crianças, que

poderão apreciar exposições de arte, grupos de danças e ou-tras atividades plásticas, músi-ca, recreação e, naturalmente, sorvetes.

A arrecadação liquida obtida, provenientes das participações das empresas patrocinadoras parceiras e pela venda de fichas de sorvetes, será revertida para entidades assistenciais de Tole-do e também para a Fundação Rotária, órgão do Rotary Inter-nacional que se dedica a apoiar os mais diversos projetos huma-nitários de Rotary Clubes em to-das as regiões do mundo, além de projetos globais de ação como o Programa Pólio Plus.

O Projeto Papel de Bala existe desde 2004, oferecen-do aos alunos aprofunda-mento em várias linguagens artísticas, sendo contempla-do no projeto Viva Escola de 2009 em artes cênicas, cujo trabalho foi amplamente di-vulgado na TV Paulo Freire no mesmo ano. O Projeto Pa-pel de Bala Grafitagem sur-giu da necessidade de ofere-cer aos alunos recursos que facilitem seu desenvolvi-mento em artes visuais, cujo conceito é entendido como linguagem artística que traz, em seus códigos, um conjun-to de saberes a serem ressig-nificados no processo de en-sino e de aprendizagem.

Este ano, o projeto buscou novas parcerias. A primeira, finalizada neste ano, foi rea-lizada com a Escola Ecológica Professor Ari Arcássio Goes-ler, onde os alunos do projeto

grafitaram no palco da quadra coberta o tema escolhido pela escola. A próxima parceria será a grafitagem do picadeiro do Circo da Alegria da Escola Municipal Anita Garibaldi.

A Exposição de Arte Grafi-tagem Projeto Papel de Bala acontece no Teatro Municipal de Toledo. A abertura aconte-ceu terça-feira e a mostra per-manecerá aberta ao público até o dia 17 de outubro, onde serão mostradas grafitagens em painéis de grande formato (2m X 2m), camisetas e foto-grafias, entre elas, os painéis da Escola Ecológica, da parti-cipação performática no Fera Com Ciência 2010 e do Ginásio de Esportes Castelão do Pre-men. Também serão expostas as grafitagens realizadas pe-los alunos dos segundos anos, com o tema “Animais Africa-nos” e as máscaras africanas dos alunos dos 1ºs anos.

Rotary Aliança promove o tradicional Festival do Sorvete

O Rotary Club Toledo Aliança é presidido por Ruth Winterkorn, na foto com Edemir Baierle, também integrante do clube de serviços

Projeto Papel de Bala do Premen tem exposição

Page 4: PDF 64º JORNAL VIVER TOLEDO

04 Toledo/PR • 01 a 07 de outubro de 2010

BOA MESA

CN

PJ 1

0.99

5.59

6/00

01-6

0 R$

300

,00

Emporio do PãoO melhor em panifi cação e confeitaria. Atende das 7h às 20h20 de segunda a sexta--feira, aos sábados das 7h às 12h e das 16h às 20h20 e aos domingos das 8h às 12h e das 17h às 20h20, com lanches, salgados, tortas, bolos e café expresso. Encomendas pelo e-mail: [email protected]. Rua Dom Pedro II, nº 2099 – fone 3055-3355

Família Jhony’sUma das mais completas ca-sas da gastronomia regional. Compreende vários ambien-tes, incluindo um aconche-gante restaurante a la carte com cardápio diversifi cado e pastelaria com um show de sabores, além de choperia, lanches e petiscos. Diariamente das 10h às 22h. No Shopping Pa-nambi - fone 3055-3827.

Restaurante ChinatownParque Ecológico e Shopping Panambi. Delivery pelos fo-nes 3277-2728 e 3378-1316. Comida chinesa, com mais de duas décadas de tradição. Bu-ff et no almoço e à la carte à noite com mais de cem varie-dades de pratos com peixes, carnes bovina, suína e frango, além de massas.

Um roteiro diversificado na gastronomia ToledanaToledo se notabiliza pela sua diversificada gastronomia. São várias opções em restaurantes, pastelaria, panificadora e confeitaria, sorveteria e casa especializada em batatas recheadas, além de estabelecimentos que oferecem bons ambientes para um happy hour.

Água Doce CachaçariaRestaurante aconchegan-te, ótimo atendimento, pra-tos fartos e deliciosos, inte-gra uma rede com mais de 90 casas espalhadas pelo Brasil. Pratos típicos irresistíveis, como Escondidinho, Bolinho de carne-de--sol, Feijão Tropeiro e Arroz Carreteiro, entre outros. Serviço de bar, consagrado por preparar batidas e coquetéis deliciosos. Av. Parigot de Souza, 3377 – fone 3379-1034.

GigabomNo Shopping Panambi, um ambiente com opções deli-ciosas com buff et de sorvetes com irresistíveis complemen-tos; e cardápio diversifi cado de batatas recheadas. Inú-meras opções numa incrível combinação de sabores para qualquer hora do dia, que atrai clientela de toda a região. Entrega em domicílio – Disque-batata: 3055-2596.

FilezãoRua Santos Dumont, 1595. Serve diariamente um far-to Buff et de saladas, pratos quentes e carnes. É referên-cia para eventos – festas, ani-versários, casamentos, con-fraternizações – contratados para qualquer dia da semana, à noite. Tem capacidade para até 400 pessoas confortavelmente acomodadas, em ambiente climatizado.

Café no BuleUma experiência irresistível com os sabores variados re-sultantes da combinação do melhor café com produtos de excelente qualidade que com-põem um cardápio rico e di-versifi cado. Shopping Panam-bi – Fone 3055-2277. Diariamente, a partir das 10h, cafés e várias sugestões de lanches.

Restaurante SalazarAtendimento diariamente pelo

sistema buff et no almoço e no

jantar. Também serve marmi-

tex. Localizado à Avenida Se-

nador Attílio Fontana, 4611,

próximo à Sadia – fone (45)

9967-3850.

Page 5: PDF 64º JORNAL VIVER TOLEDO

05Toledo/PR • 01 a 07 de outubro de 2010

SAÚDE>> SAÚDE | DENTISTAS PROMOVEM AÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

“Sorrindo no Lago”: evento vai orientar população para higiene bucal

Acontece no dia 17 de outubro, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, a primeira edição do pro-jeto “Sorrindo no Lago”. O even-to está sendo organizado pela re-gional de Toledo da Associação Brasileira de Odontologia e pelo Núcleo Odontológico de Toledo, ligado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo, com o ob-jetivo de orientar a população so-bre higiene bucal, bem como pre-venir e diagnosticar problemas como o câncer bucal.

Cerca de 25 dentistas da ci-dade estarão presentes no lo-

cal com consultório móvel, rea-lizando o trabalho de prevenção e orientando a população sobre a importância da saúde bucal.

Para estimular as crianças, no local serão realizadas diver-sas brincadeiras, teatro e distri-buídos brindes relacionados ao tema, bem como orientação de como se faz a higienização da boca.

O evento será gratuito, e acon-tece a partir das 16h00, na qua-dra esportiva do parque.

“Esta é a primeira vez que rea-lizamos um evento de prevenção. Vamos atender toda a população, mas nosso foco principal são, principalmente, crianças e ido-sos, que são as maiores vítimas de problemas bucais”, explica o presidente da ABO Toledo, Giova-ni De Bona.

Dia do DentistaO evento “Sorrindo no Lago”

integra as comemorações do Dia do Dentista, que transcorre no dia 25 de outubro.

Para comemorar a data, a ABO Toledo também está organizan-do um jantar dançante, que vai acontecer no dia 22, no Buffet Mafalda.

O jantar é aberto a toda a socie-dade. Os interessados em adqui-rir os cartões devem entrar em contato com os organizadores pe-los fones (45) 3055-3955 (Giova-ni) ou 9122-9595 (Juciliane).

Diretoria da ABO – Regional Toledo

Prevenção é a melhor solução para um sorriso perfeito e saudável

Page 6: PDF 64º JORNAL VIVER TOLEDO

06 Toledo/PR • 01 a 07 de outubro de 2010

SOCIALpor Marcos Padilha | [email protected]

“Envelhecer é uma aventura e saber viver é uma arte.” (Dr. Luis Machado)

CHAMA CRIOULACursos de danças Iniciam no próximo dia 10, um domingo, às 19 horas os novos cur-

sos de dança de salão. As inscrições estão abertas para a primeira

turma com os ritmos básicos chote, valsa, marcha, vaneira e milon-

ga. A segunda turma inicia às 20h30 com os ritmos: tango, bolero,

forró e samba de gafi eira. Todos os cursos terão 8 aulas de 1h30 de

duração, cada.

Curso de danças IIAs aulas ocorrerão sempre aos domingos na sede social do CTG

Chama Crioula como os professores Marcos e Claudia Padilha. Os

interessados em participar das aulas poderão fazer suas inscrições

e/ou obter mais informações nos telefones 45 9924-9231/ 9924-

9232, ou no dia 10 a partir das 18h no CTG.

JantarFechando as festividades, o CTG Chama Crioula realizou o jantar

dançante que contou com a presença de pessoas que apreciam

uma boa dança e um bom churrasco. Na ocasião ocorreu a en-

trega de certifi cados para os alunos que terminaram o curso de

danças de salão, além das apresentações artísticas das inverna-

das de dança.

Atualmente, a dança na vida da criança deixou de ser somente uma formação artística, e pas-sou a fazer parte do seu desen-volvimento como ser humano consigo mesmo, com o outro e com seu meio. Isso, pois como diz Achcar (1998), a dança de-senvolve estímulos como: Tátil – sentir os movimentos e seus be-nefícios para o corpo; Visual – ver os movimentos e transformá-los em atos; Auditivo – ouvir a músi-ca e dominar o seu ritmo; Afetivo – emoções e sentimentos trans-postos na coreografi a; Cognitivo – raciocínio, ritmo, coordenação, Motor – esquema corporal, co-ordenação motora associada ao equilíbrio e fl exibilidade. Além de favorecer aspectos como criativi-dade, musicalidade, socialização e conhecimento da dança em si.Na fase de iniciação do apren-dizado, seja qual for o estilo de dança escolhido, há necessidade que as aulas possuam um cará-ter lúdico e bem dinâmico para que as aulas se tornem, antes de mais nada, algo prazeroso. E ao mesmo tempo, será trabalhado itens básicos e necessários para que, gradativamente, as exigên-cias técnicas vão aumentando, pois a dança proporciona o co-nhecimento do corpo, noções de espaço e lateralidade, a prin-cípio. Sabe-se, de acordo com Prisci-

Os benefícios da dança na educação das crianças

Detalhe do encerramento do curso de dança de salão - módulo básico

Formandos do curso de dança de salão, que envolve vários ritmos

la Trevisan (2006) que “…uma criança que na pré-escola teve oportunidade de participar de aulas de dança, certamente, terá mais facilidade para ser alfabe-tizada,…”. A dança, portanto, é um benefício! A criança adquire

confi ança e maturidade, desen-volvendo habilidades e luta pela conquista.Vê-se nos estudantes de dança facilidade em se sociabilizar, o senso de confi ança física e mental, boa postura, habilidade

corporal, compreensão da rela-ção entre música, ritmo e mo-vimento, promovendo o conhe-cimento e o apreço por outras formas de arte, benefi ciando--os em vários aspectos de suas vidas!

Missa Crioula com o padre Raulino, um dos destaques da Semana Farroupilha

Palestra sobre Tradição e Tradicionalismo ministrada por Ernani Magnabosco e professor Paulo da PUCPR’

Cavalheiros durante a cavalgada em comemoração ao Dia do Gaúcho.

FarroupilhaFoi realizado no dia 25 o Jantar dançante que marcou o encerra-

mento das comemorações da Semana Farroupilha, que neste ano

teve uma programação intensa. Com atividades e eventos todos os

dias, destacamos a Missa Crioula rezada pelo Padre Raulino Cava-

glieri no campus da PUCPR. A Semana Farroupilha também contou

com palestras sobre Tradição e Tradicionalismo no Centro de Con-

venções da PUC.

Page 7: PDF 64º JORNAL VIVER TOLEDO

Vôlei ToledãoTerá início na próxima terça (05), o 1º Campeonato Bortolotto Ferro e Aço/Petroaço São João de Vôlei do Toledão. As disputas serão realizadas no feminino e no masculino, com rodadas às terças e quintas-feira. As inscrições são individuais e irão até esta sexta (01).

Futsal FemininoNesta quarta-feira (06), será realizada a decisão de terceiro lugar e a fi nal da 1ª Taça Agacê Móveis e Elétros/MD Estamparia de Fut-sal feminino, no Toledão. Às 19h, as equipes do Toledão/Bortolotto Ferro e Aço e Mundial Auto Center/Bom Princípio se defrontarão na disputa do terceiro lugar, e, às 20h, o título será disputado pelo Toledão/Sicredi Futsal e a equipe de Ouro Verde do Oeste.

Toledo FutsalO Toledo Futsal realizará nesta sexta-feira, em Ponta Grossa, a partida de volta da decisão do Campeonato Paranaense – Série Bronze, equivalente à terceira divisão. Já com a vaga garantida na Série Prata no ano que vem, a equipe toledana foi derrotada em casa por 3 a 0 no primeiro jogo.

PeladãoNo último sábado, foram defi nidos os fi nalistas do Campeonato Pe-ladão de Futebol Suíço 2010. Na categoria feminino, a equipe do Toledão/Bortolotto Ferro e Aço conquistou vaga à fi nal ao derrotar as meninas da Mundial Auto Center/Bom Princípio, e disputará con-tra a equipe da Constrular/Orca Contabilidade/Vip Seguros, que derrotou o time da Prati Donaduzzi por 5 a 0.

Peladão masculinoNa categoria masculino, o time da Massas Viccari/Suquinho Indus-trial garantiu o direito de disputar o titulo após ganhar nos pênaltis da equipe da Ninfa Alimentos/Boa Vista A. No tempo normal, o re-sultado foi de 2 a 2, já nas cobranças de penalidade, a equipe fi nalis-ta levou a vaga após vencer por 3 a 1. A outra vaga, foi conquistada pela equipe do Coelhito/Prisma Sat Total, que derrotou o time da Refrigeração Tropical/Bar do Adão pelo placar de 1 a 0. Por fi m, na categoria masculino veteranos, o Yara/ADM/Global/Seberi Car derrotou a Instaladora Galante por 3 a 0 e enfrentará na fi nal o time do Trocão, que venceu o Três Fazendas/Bom Princípio por 2 a 1.

PilatesA atriz Hilary Swank recente-mente exibiu seu corpo molda-do no Pilates enquanto esteve de ferias no Hawaii. Com 36 anos, não demonstrou nenhum sinal de que se encontra na meia idade enquanto era fotografada por seu namorado John Campisi, que ela namora há quatro anos. Swank, que ganhou seu segundo Oscar por seu papel em 2004 no fi lme Menina de Ouro, foi avistada enquanto estava de biquíni pas-seando na praia perto de seu hotel. Ela disse ser uma pessoa atlé-tica por natureza e gosta de participar de atividades esportivas. Ela teve que ganhar peso para a gravação do fi lme Menina de Ouro, mas através de uma combinação de Pilates e Core Fusion (Pilates +Yoga+Cardio-exercícios) ela emagreceu e assim mantêm a forma.

Pilates IIHilary Swank é a última de uma longa lista de celebridades que se voltaram para o Pilates como uma opção de manter a forma enquan-to se tem uma agenda bastante ocupada. Lady Gaga, que atualmen-te está em turnê, teria pedido um livro sobre as aulas de Pilates em seu quarto de hotel onde quer que se encontre, pois isso a ajuda para se preparar para os shows. Apesar da imagem de desleixada, a cantora leva seus treinamentos muito a sério e leva um conjunto de halteres com ela sempre que viaja. Em Toledo, a Clínica Fisio Centro oferece aulas de pilates e todos os seus benefícios. Agenda uma aula experimental gratuita. A Fisio Centro fi ca na rua Santos Dumont, 1981, fone 3277-3134.

Vegetais congeladosA notícia mais quente sobre o assunto mostra que o congelador, mais que solidifi car água, é capaz de preservar nutrientes dos ali-mentos que, de outra forma, iriam para os ares. O achado vem do Instituto de Pesquisa em Alimentação do Reino Unido (IFR Extra), onde se analisou o valor nutricional de vegetais como couve-fl or, er-vilha e cenoura 16 dias após a colheita, tempo médio que eles levam para chegar à mesa. À temperatura ambiente, as perdas de nutrien-tes alcançaram patamares entre 10 e 25%. As vítimas preferen-ciais foram as vitaminas. O estudo verifi cou prejuízos nos níveis da C, uma aliada das defesas, e nos de betacaroteno, precursor da vitamina A, que é essencial para a visão. Essas substâncias são classifi cadas como termolábeis — ou seja, sensíveis ao calor. Por isso, quando os alimentos são refrigerados logo depois de colhidos, evita-se uma perda de seus nutrientes.

Vegetais congelados IIO feijão verde é outro que se benefi cia dessa estratégia ge-lada. Um trabalho conduzido pela nutricionista Barbara Klein, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, prova que essa vagem retém o dobro de vita-mina C quando refrigerada. “Antes do congelamento, os vegetais passam por um processo conhecido como branqueamento, que é um cozimento rápido em água quente”, explica Barbara. Graças ao

07Toledo/PR • 01 a 07 de outubro de 2010

SAÚDE

ESPORTE

por Mayara Martan

“Amar não é aceitar tudo. Aliás: onde tudo é aceito, desconfio que haja falta de amor.” (Vladimir Maiakovski)

VIVER BEM

12

procedimento, são inativadas enzimas responsáveis por acelerar a extinção vitamínica. À temperatura ambiente, nem mesmo a em-balagem natural das hortaliças, a casca, consegue barrar esse fe-nômeno. A pausa na linha do tempo dos vegetais ocorre tanto no congelamento industrial quanto no doméstico. Porém, na indústria, além de a temperatura ser muito mais baixa, ele é instantâneo, for-mando cristais de gelo minúsculos. Em casa, a história é outra — e mais demorada. Além disso, as gotículas de água se unem em blo-cos que, ao se solidifi carem, podem romper as células do alimento, modifi cando sua estrutura, e até mesmo, a aparência.

O que pode e o que não pode no congelamentoPodeCenoura e abóbora: elas são fontes de betacaroteno, precursor da vitamina A, responsável pela cor alaranjada desse duo e fundamen-tal para a saúde ocular. Congeladas, conservam praticamente 100% do nutriente. Feijão verde: contém vitamina C, que previne o envelhecimento ce-lular e fortalece o sistema imunológico. O congelamento mantém quase 100% das doses da substância presentes na leguminosa logo após a colheita. Brócolis: no processo de resfriamento dessa crucífera, há perda de folato, que atua na formação e maturação de células do sangue. Em compensação, há retenção de 80% da vitamina C.Não podeFolhas: são compostas de quase 80% de água, que se transforma em cristais de gelo durante o resfriamento. Eles rompem estrutu-ras celulares, modifi cando sua textura. Também pode ocorrer perda de vitaminas. Portanto, em vez de apelar para o freezer, o ideal é comprá-las em quantidade sufi ciente para utilizar de pronto.

Antes do resfriamentoMergulhe os vegetais em água quente, a 90 °C, sendo neces-sários 2 minutos para a abobri-nha cortada em pedaços, chu-chu, ervilha fresca em grãos, 3 minutos para abóbora em peda-ços, cenoura em rodelas, couve--fl or em buquês, 4 minutos para aipo, berinjela, brócolis, alho--poró, aspargo, 5 minutos para cenoura inteira, mandioquinha, nabo, palmito (branquear com água e limão), 8 minutos para beterraba inteira, mandioca, milho em espiga. Os vegetais só devem ser retirados do freezer imediatamente antes da utiliza-ção e aquecidos no forno micro-ondas ou no fogão, podendo então ser consumidos em até 24 horas. No caso de vegetais que já são comprados congelados, no supermercado, retire do freezer apenas a quantidade que será consumida naquele dia. Após congelamento e descongelamento corretos, não erre a mão. Deixe os vegetais por pouco tempo no fogo. Isso porque o cozimento prolongado pode deixar um gosto amargo, como ocorre com a couve-fl or. E não se esqueça: vitaminas hidrossolúveis, como as do complexo B e a C, vão parar na água durante o cozimento.

Quer conhecer a técnica do Pilates?

Então venha até a Fisio Centro e

experimente uma aula grátis.Agende um

horário.

Page 8: PDF 64º JORNAL VIVER TOLEDO

08 Toledo/PR • 01 a 07 de outubro de 2010

SOCIAL“A experiência é uma coisa que você não consegue adquirir através do nada.” (Oscar Wilde)

[email protected] DONEGA

CN

PJ 1

0.99

5.59

6/00

01-6

0 R$

300

,00

Groove SocietyQuer ver uma festa cheia de gente bonita, música boa e certeza de diversão? Então você tem que participar das festas organizadas pelo promoter Juliano Garcia. A Groove Society é a próxima festa da agenda do promotor, e vai acontecer no Olinda Park Hotel no dia 1º de no-vembro. O site da festa já está no ar com mais informações www.groovesociety.com.br.

Imobiliária Ativa inaugura novo ambienteHá cinco anos atuando no ramo imobiliário, a Imo-biliária Ativa co-memora o aniver-sário em grande estilo, com casa nova. Desde a úl-tima segunda-fei-ra (20), a Ativa está atendendo na rua Dom Pedro II, 2018 (antiga Santorini Veículos). As novas instalações têm 300m² de ambiente climatizado, com recepção, sala de estar, sala de reunião e de aten-dimento, oferecendo todo o conforto para os clientes.A Imobiliária Ativa trabalha com venda e locação de imóveis residen-ciais e comerciais, e administração de condomínios. Com 20 colabo-radores, sendo nove corretores credenciados ao Creci, a imobiliária presta toda assessoria desde a busca pelo imóvel até o fi nanciamen-to. “Além de fazermos o trabalho de busca, compra e venda de imó-veis, também prestamos consultoria imobiliária, orientando interes-sados em investir no ramo, mostrando a viabilidade, a rentabilidade de cada negócio. Também temos parcerias com alguns construto-res, para vendas de unidades”, explica

Adriana Zanatta, só-cia-proprietária da Ativa, que enfatiza: “hoje temos orgu-lho de dizer que somos a melhor e a maior imobiliá-ria de Toledo”.

ReferênciaO fotógrafo Joder tem ganhado prestígio no meio fotográfi co pela quali-dade de seus trabalhos e, com isso, sua agenda tem sido muito dispu-tada para books e registros de casamentos. Joder aproveita a sua boa fase e amizade com outra respeitável profi ssional da área, Ivete Tonin, para mudar de estúdio e abrir novos contatos. Ivete esta se aposentan-do e decidiu repassar todos seus clientes, contatos e alugar seu belo estúdio para este jovem profi ssional. O estúdio fi ca na rua Santos Du-mont, esquina com Parigot de Souza, fone 3378-1038.

Paiol RestauranteO Paiol Restaurante estará servindo um saboroso jantar a base de peixe, neste sábado (02). Na ocasião serão servidos vários pratos de peixes fritos, assados, ao molho, além de saladas e acompanha-mentos. Os interessados devem fazer reservas pelos fones 3278-5364 ou 8803-5527, com Claudinei ou Sirlene. O Paiol Restaurante fi ca no distrito de Xaxim, a 1.800 metros do campo de futebol.

Page 9: PDF 64º JORNAL VIVER TOLEDO

INTERIOR10 Toledo/PR • 01 a 07 de outubro de 2010

>> ENSINO SUPERIOR | UMA CONQUISTA HISTÓRICA

Governador Pessuti instala campus da Unioeste em Santa Helena

Programa de incentivo à produção de uva distribui palanques, catracas e arame

O governador Orlando Pessu-ti e o secretário da Ciência, Tec-nologia e Ensino Superior, Nil-do Lübke, assinaram em Santa Helena, o decreto lei de instala-ção do campus da Universida-de Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), naquele município.

Segundo Pessuti, o sonho da implantação do campus da Unioeste começou a se trans-formar em realidade na for-mação da equipe de governo. “Chamamos pessoas do Oeste e dispostas a lutar, a reivindicar e a trabalhar pelo avanço da re-gião. No passado, tentaram aca-bar com a Ferroeste, vender a Copel e a Sanepar e quiseram acabar com os colégios agríco-las. O governo da época não ti-nha nenhum compromisso com a interiorização do ensino su-perior”, acrescentou.

“Espero que com a descen-tralização do ensino superior possamos fazer mais e melhor pela educação no Paraná. Cabe ao reitor da Unioeste marcar a data do vestibular para os três primeiros cursos do campus (Ciências Biológicas, Pedagogia e Administração)”.

CURSOSA Unioeste já pensa na im-

plantação de outros cursos, especialmente de engenharia voltada a processamento dos resultados da produção primá-ria. “Estamos pensando em en-genharia florestal, ambiental e de alimentos, além de um cur-so de base de biotecnologia”, anunciou o reitor da Unioeste, Alcebíades Luiz Orlando.

Para a prefeita de Santa Hele-na, Rita Maria Schimidt, “é um sonho de mais de 12 anos. Hoje, temos mais de 20 ônibus trans-portando mais de 800 univer-sitários para outras cidades. O mais importante é que nossos jovens vão ficar aqui, podem trabalhar e ajudar o desenvolvi-mento do município”.

Segundo o prefeito de Mal. C. Rondon, Moacir Luiz Froehli-ch, presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros, “cada real investido numa universi-dade pública se multiplica por dez, porque após a implantação do campus, temos a contrata-ção de professores e servidores, que passam a gastar no comér-cio e a fazer investimentos na cidade. No entanto, o maior ca-pital é o capital intelectual, que surge a partir da formação aca-dêmica dos nossos jovens”.

Governador exibe decreto de instalação do Campus da Unioeste em Santa Helena, ao lado da prefeita de Santa Helena Rita Maria Schimitt e do secretário Nildo Lubke

Pessuti discursa durante o momento histórico para o ensino superior da região

O programa de incentivo à produção de uva para suco, de-senvolvido pela Secretaria de Agropecuária e Abastecimen-to de Toledo, distribuiu palan-ques, catracas e arames para o plantio das videiras, no Centro de Eventos Ismael Sperafico.

Conforme o coordenador do programa, Laudemir Faez, o programa é destinado aos pe-quenos produtores cadastrados no Programa Nacional de Agri-cultura Familiar (PRONAF). “Foram distribuídos aos nove produtores rurais que parti-cipam do programa materiais para o plantio de meio hecta-re por propriedade, somando 4,5 hectares. A parceria entre os produtores é 50% auxílio da prefeitura, e 50% bancado pelo produtor. Apenas os treinamen-tos são gratuitos”, informa.

Em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Exten-são Rural (Emater), o programa oferece treinamentos sobre o

cultivo da uva aos produtores. “Já foram ofertados dois treina-mentos aos nove produtores, o primeiro sobre implantação do pomar, o segundo sobre análise de solo, e agora que chegaram os materiais (palanque, catra-cas e arame) será ministrado o curso de construção do sistema de implantação das videiras em data ainda a ser marcada com os produtores.

Com o objetivo de cadastrar os produtores no programa Compra Direta e inserir o suco de uva na merenda escolar, o programa foi lançado em maio. De acordo com Faez, a primei-ra colheita será na temporada 2011/2012. “Este ano estamos preparando o produtor. As va-riedades mais plantadas para o preparo de suco são Bordô e Isabel precoce”, complementa o coordenador. “A maneira mais prática e mais utilizada para sustentar a parreira é a utiliza-ção dos palanques”.

Foi realizada na semana, na propriedade de Antônio Stock-mann, em Linha Flórida, a en-trega da terraplenagem de nú-mero 600. O marco neste tipo de serviço oferecido aos pro-dutores rurais foi registrado com a colocação de uma placa e a presença de autoridades, entre elas o prefeito de Tole-do, José Carlos Schiavinato, e produtores rurais.

Desde o início da primeira administração, em 2005, fo-ram 600 terraplenagens exe-cutadas, dando um apoio ao produtor rural para a expan-são das suas atividades, com a ampliação e abertura de no-vos chiqueirões, aviários, es-tábulos, entre outros investi-mentos na propriedade rural, diversificando e ampliando as suas atividades.

“É um incentivo muito im-

portante aos produtores rurais. Um custo a menos que ele tem na expansão das suas ativida-des”, comenta o secretário mu-nicipal de Infraestrutura Rural, Lídio Michels. O investimento pode chegar a R$ 5 mil em ser-viços de terraplenagem.

Para beneficiar-se do progra-ma, o produtor deve fazer o seu pedido à Secretaria, mediante protocolo. Cada produtor pode ser contemplado com até 60 ho-ras máquina por projeto. Para receber o benefício, o municí-pio exige que o produtor tenha recebido anteriormente a libe-ração do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para expan-são ou implantação de aviá-rio, chiqueirão ou estábulo, o que representa uma garantia de que o novo empreendimen-to está dentro das exigências ambientais.

Ato marca execução de 600 terraplenagens

A comunidade de São Miguel, no interior do município de To-ledo, recebeu as melhorias na praça, com a instalação de lu-minárias, entre outros equi-pamentos, e uma academia da terceira idade. Com mais esta academia entregue pela ad-ministração municipal são 42 equipamentos como estes já em funcionamento, tanto na cidade como no interior.

A obra, executada em parce-ria, entre a administração mu-nicipal e os moradores, foi en-tregue pelo prefeito José Carlos

Schiavinato, e prestigiada tam-bém por secretários munici-pais, vereadores Renato Rei-mann e Adelar Holsbach, entre outras lideranças e membros da comunidade.

Na entrega da obra, o prefeito destacou a importância destes investimentos para dar aos mo-radores do campo mais qualida-de de vida. Segundo ele, assim como na cidade estão sendo fei-tas várias ações no campo, que dão condições de morar no in-terior com dignidade e qualida-de de vida.

Quatro alunos da escola mu-nicipal Ivo Welter, no Jardim Santa Clara IV, vão participar da 3ª Olimpíada do Raciocí-nio Mentes Inovadoras, em São Paulo, no dia 2 de outu-bro. A escola desenvolve des-de o início do ano um proje-to piloto, com diversos jogos para as crianças, do pré-esco-lar ao quarto ano, visando me-lhor o raciocínio, a criativida-de e a capacidade de soluções

de problemas. As técnicas utilizadas nos jo-

gos também são aplicadas no dia-a-dia para busca de solu-ções aos problemas encontra-dos. O projeto atende alunos da escola, mas também é aberto nas sextas-feiras para demais estudantes da rede municipal de ensino, de acordo com um agendamento prévio.

A Olimpíada é aberta so-mente para alunos do quarto

Cerca de 100 estudantes do curso de Administração da Fa-culdade Sul Brasil (Fasul) co-nheceram a nova sede do escri-tório do Sebrae/PR em Toledo. Inaugurada recentemente, o novo escritório foi palco de uma ‘aula’ diferente, que aproximou os universitários da realidade de como bem administrar uma empresa.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR em Toledo, Alan Alex Debus, a iniciativa possi-bilitou ampliar a visão dos fu-turos profissionais que, logo, estarão gerenciando empreen-dimentos.

“Muitos estudantes, que hoje cursam o segundo e o quar-to períodos do curso, já traba-lham como administradores de empresas. Outros, sairão da universidade para abrir e ge-renciar novos negócios. Des-sa forma, a ideia foi mostrar a gama de soluções que o Se-brae/PR oferece e prepará-los com exemplos práticos de ges-tão, como no desenvolvimento dos planos de negócios. Abri-mos, ainda, a oportunidade de conhecer o funcionamento da entidade, mostrando o traba-lho de orientação prestado pelo consultor, que pode ser outra chance de trabalho futuro para eles”, explica Alan Debus.

Os universitários foram acompanhados pelo professor da Fasul, Lucimar Louzada,

dentro da proposta de integra-ção das disciplinas Gestão da Qualidade, Administração Fi-nanceira II, Teorias da Admi-nistração II e Estatística Apli-cada. “Aproveitamos a parceria que a instituição possui com o Sebrae/PR para oferecermos essa atividade didático-pedagó-gica, realizada dentro de uma perspectiva de projeto integra-dor das disciplinas, haja vista que, a partir do sexto período, esses mesmos alunos, obrigato-riamente, elaborarão um plano de negócios como trabalho de conclusão de curso”, destaca o professor.

Para o professor da Fasul, nesse tipo de evento os alunos podem, in loco, fazer uma refle-xão crítica do processo de ensi-no-aprendizagem. “Tirarmos o aluno de seu ambiente natural de aprendizagem é importante para ele ter contato com essa realidade que será dele no fu-turo, depois de formado. O in-teressante desse evento, visi-ta e palestra, realizado na sede do Sebrae/PR em Toledo, é que os alunos saem de sua zona de conforto para contatar com a realidade do mercado. Todos os professores envolvidos já ti-veram aulas com os alunos e eles deram um feedback positi-vo, inclusive elogiando a gente pela iniciativa e inovação nesse tipo de atividade didático-peda-gógica.”

Alunos vão a SP participar de Olimpíada do projeto Mentes Inovadoras

Sebrae

Universitários de Toledo conhecem realidade empresarial São Miguel ganha

reurbanização de praça e academia da terceira idade

Fábio Ulsenheimer

Melhorias na praça foram entregues na presença de autoridades e moradores

ano, que participaram da sele-ção conforme regras definidas pela coordenação da Olimpía-da. Entre todos os alunos fo-ram selecionados um em cada um dos quatro jogos propos-tos. “Os alunos participaram de uma maratona de jogos e os que se saíram melhor, em cada um deles, foram classi-ficados”, explica a coordena-dora pedagógica do período matutino, Sônia Maria Andre-

azza. Foi selecionado o melhor aluno de cada um dos quatro jogos previstos na Olimpíada.

Foram selecionados para a disputa, representando a es-cola e o município, os estu-dantes Cristian Ribeiro de Je-sus, Orandino Jacinto Júnior, Wellington Henrique Santos Ferreira e Alan Emerson da Rocha. Eles viajam por conta do município, acompanhados de professores da escola.

3054-0444 e

3054-0333

Toledo, de 11 a 17 de junho de 2010 - Ano I - nº 48

Novos números

telefônicos

Page 10: PDF 64º JORNAL VIVER TOLEDO

[email protected]

LEITURAS DA MADRUGADA“Tente mover o mundo. O primeiro passo será mover a si mesmo.” (Platão)

BRUNO RADUNZ

11Toledo/PR • 01 a 07 de outubro de 2010

BR-467 Km-81www.bigpeixe.com.br - [email protected]. Fone (45) 3252-2517

Toda sexta, jantar com música ao vivoAos sábados, rodízio no almoço e jantar

RedeluxAdriano Holzbach está se recuperando de uma cirurgia no quadril e aos poucos voltando a reforçar o time de grandes profi ssionais da Redelux. Além disso, ele está feliz da vida com a ascensão do Grêmio Portoalegrense. Adriano foi um dos grandes jogadores de futebol de salão de Toledo, nos bons tempos da bola pesada na cidade.

J.J. MuraroQuem transitou nos últimos dias pela Avenida J.J. Muraro pode per-ceber a beleza das obras de revitalização dessa que é uma das mais importantes do município. A primeira etapa fi cou linda.

Boa MúsicaNesta sexta e sábado os novos talentos da música vão se apresen-

tar no palco do Teatro Municipal na Etapa Final do Festival Sesi Mú-

sica 2010. São cantores, compositores e instrumentistas que vão

representar a indústria e os melhores estilos e gêneros da nossa

música. A Etapa Final do Festival SESI Música traz neste sábado,

também o show Luz Negra da cantora Fernanda Takai. Em única

apresentação, Taki cantará sucessos de Nara Leão. Os ingressos

para está sexta-feira são gratuitos e para sábado tem um valor ante-

cipado de R$ 15,00 e podem ser adquiridos no Zero Hora. Compa-

reça e traga a família.

NíverComemora idade nova nesta sexta (1º) Zélia de Lima, esposa de Eli José de Lima, que integra a equipe de distribuição do Viver To-ledo. A comemoração será em família, com os fi lhos Fábio, Fabí-ola e Fernanda.

Marcos Sanches e Carlos Alberto Zanella no Big Peixe

Ivo e Lucianita Cachiolo também conferindo as delícias do Big Peixe

Engenheiro de pesca Bob Hickson, engenheiro florestal Paulo Jorge e promotor do Meio Ambiente Giovani Ferri em dia de mutirão de plantio de árvores no Parque do Povo

Dirigentes da Acit, Ramassés Mascarello e Eduardo Della Costa em ação ambiental promovida pela entidade

SucessoQuem tem obtido sucesso em seus empreendimentos é o engenhei-ro civil Ademar Malacarne, da ADM Construtora. Ademar é uma da-quelas pessoas que servem de exemplo de superação, pois passou por reveses há alguns anos atrás, superou as difi culdades com mui-to trabalho e hoje tem sua marca fi xada nos tapumes de grandes construções da cidade e região.

FialOs empresários Edésio Reichert e Júlio César Guedes em ritmo de grandes conquistas com a indústria de fi os têxteis Fial, que produz barbantes coloridos e com polipropileno, atendendo aos lojistas de diversas partes do país.

ColôniaA Cervejaria Colônia continua em alta, expandindo suas fronteiras comerciais, com ótimas vendas na Bolívia e outros países do Merco-sul. Entre seus diretores, destaque para Carlos Dulaba, pessoa que realmente conhece do assunto.

Bruno Radunz, Carlos Dulaba, Beto Niedermeyer e Gilberto Marassi na comemoração do sexto aniversário do Allmayer Supermercado

Valorização das pessoasCom todas as idas e vindas do capitalismo, com a busca de-senfreada de riqueza e poder, o mundo terá um grande desafi o pela frente: o da valorização das pessoas. Chegou-se a um ponto banal em que o capital se sobre-pôs infi nitamente sobre a moral e a ética e a valorização da família.

PromessasSe as promessas de alguns po-líticos voltados ao governo do Estado se concretizarem, em breve teremos mais dois belos hospitais na região: um em To-ledo e outro em Marechal Cân-dido Rondon, o que certamente desafogaria as unidades até ago-ra existentes e seria prestado um serviço de melhor qualidade.

Edna NunesA apresentadora Edna Nunes está radiante com o sucesso de seu do programa Revista Educativa apre-sentado na Rádio Educativa Sul Brasil, às 9h da manhã. São inú-meras as pessoas que interagem enviando mensagens enaltecen-do a programação diferenciada, que conta com a participação de convidados gabaritados em diver-sas áreas do conhecimento, pro-piciando a interação com os ou-vintes em linha direta.

EmbusteO embuste do momento é a tal pulseira magnética “power ba-lance”, com o que os incautos estão jogando dinheiro fora. A vi-garice anuncia que o produto foi desenvolvido por um cientista da Nasa e consiste num holograma quântico feito a uma frequên-cia que entra em contato com o campo energético do corpo, au-mentando efi ciência dos sistemas eletrônicos, físicos e orgânicos do corpo. Pura babaquice, sem comprovação científi ca - hologra-mas emitem tanta radiação eletromagnética quanto uma caneta ou papel higiênico.

Page 11: PDF 64º JORNAL VIVER TOLEDO

12 Toledo/PR • 01 a 07 de outubro de 2010

[email protected]

“Quem perde seus bens perde muito; quem perde um amigo perde mais; mas quem perde a coragem perde tudo.” (Miguel de Cervantes)

WANDERLEY GRAEFFExpoToledoComeçará no próximo fi nal de semana a ExpoToledo 2010.A feira será desenvolvida de 08 a 12 de outubro no Centro de Even-tos Ismael Sperafi co.Rodeio, show, leilões, julgamentos e exposições de animais serão alguns dos atrativos do evento, além da participação de empresas de variados setores, com ênfase para as do agronegócio e veículos.

EssencialMarilene Miola Ribeiro recebeu muitos elogios pelo desfi le no chá benefi cente da Associação de Senhoras de Rotarianos que lotou a Casa da Amizade.A Essencial Modas mostrou as tendências da moda primavera-verão com lindas coleções nos mais variados estilos das marcas que re-presenta. Entre elas, a Via Mulher, cuja coleção estará na loja nos próximos dias.

LiçõesTodos os dias temos aprendizados preciosos, relatos do que os ou-tros aprenderam, de suas experiências. Como aconteceu com a es-petacular palestra do astronauta Marcos Pontes, no Conexão Em-presarial.Ele deixou algumas mensagens interessantes que o Viver captou du-rante entrevista, como receitas para o sucesso:- Deixe tudo de ruim para trás, tirando a poeira dos sonhos.- Nunca deixa que limitem seus sonhos.- As palavras têm muito poder: tudo o que você falar para seu fi lho serve como uma profecia.- As pessoas que não conseguem vencer são as que dizem que você não vai vencer.- Seja você mesmo, as pessoas gostem ou não.

OlímpicoO Clube Olímpico programou para sexta-feira (1º) baile com a Banda Cheiro da Flor, com ingressos antecipados a R$ 15,00 – mulheres R$ 10,00. No sábado, a banda Os Vibrantes anima a noitada com in-gresso para mulheres a apenas R$ 5,00 até às 23h.

ParqueEstão de parabéns todos os en-volvidos no plantio de mudas nativas no Parque do Povo, em implantação na zona norte da cidade.Um mutirão envolveu muita gen-te numa ação ambiental impor-tante para o futuro de Toledo.Quem ainda não visitou as obras do novo parque, vai se surpreen-der com a grandiosidade da área.

Yara Adão José Giordani foi o nome escolhido para a gerência do Yara Country Clube. Foi uma decisão de muita felici-dade pela diretoria presidida por Adilson Teixeira.“Zé” Giordani já presidiu o Yara e é um apaixonado pelo clube, além de ser um cidadão de con-duta irreparável.

UniparA Universidade Paranaense de-senvolveu ação de responsabi-lidade civil no último sábado, véspera do Dia Mundial do Co-ração.Acadêmicas do curso de Far-mácia realizaram testes de gli-cemia e verifi cação de pressão arterial em clientes do Allmayer Supermercado.

Wanderley e Luciane Graeff com Luiz e Mari Ribeiro, quando eles comemoraram as bodas de prata

Júnior Destefeni e Júlia Rohden no Conexão Empresarial 2010

Vilmar Mânica e Adelar Holsbach conferindo o excelente buffet de peixes do Big Peixe

Iedes Ishida e Débora Valério no chá com desfile da Associação de Senhoras de Rotarianos e Essencial Modas

Virlene Hech, Ivanir Wermuth e Vanda Assoni, da Associação de Senhoras de Rotarianos

CambridgeUma dica para você, com mais de 16 anos, para as férias: fazer um curso em Cambridge, com saí-da em grupo em 30/12/10, com acompanhamento da Lumiar Turismo. Referência internacional no ensino da língua inglesa, Cambridge – uma hora de Londres - é uma cidade de sonhos, com uma impressionante arquitetura, belíssimos colleges e grandes parques arborizados. Programação es-portiva, social e cultural com atividades diárias; excursões e acomodação com ótimas famílias in-glesas. Consulte a Lumiar Turismo: Centro (45) 3277-1012 - Shopping Panambi (45) 3055-2012.