pdf 61º jornal viver toledo

12
Toledo, de 10 a 16 de setembro de 2010 - Ano 2 - nº 61 ALEX DONEGA ALVIR PREISNER BRUNO RADUNZ VALDIR PAGLIARINI CHAMA CRIOULA WANDERLEY GRAEFF PÁGINA 08 PÁGINA 03 PÁGINA 03 PÁGINA 09 PÁGINA 03 PÁGINA 03 PÁGINA 05 PÁGINA 03 PÁGINA 02 PÁGINA 11 PÁGINA 02 PÁGINA 06 PÁGINA 12 Toledo em tempo de fes- tas: neste domingo a de São Francisco de Assis; no outro, a do Porco no Role- te; Redelux com descontos eletrizantes de até 50% em todos os setores da loja; Olímpico com casa cheia em dia de Os Serranos. >> URBANISMO | PROPOSTA COPIA AÇÕES DA EUROPA E EUA Parceria para revitalização de espaços urbanos Intensificadas ações contra construções e loteamentos irregulares Saúde pública em tempos difíceis em Toledo e Casca- vel – Bom Jesus fecha aten- dimento para o SUS e HU também não recebe recur- sos; eleições para governa- dor podem ser decididas em 14 Estados no primeiro tur- no; vem aí a Meia Maratona e o Feras do Esporte. “Pelanka” próximo dos 30 anos no ramo ótico; Boca é local onde as notícias circu- lam; Sociedade Rural promo- ve Leilão de Gado de Corte; Toledo tem uma fera na arte do fabrico de violões; Ênio Luiz Perin completa 30 anos de sucesso profissional. O professor escreve sobre a nova Lei de Adoção em vigor que pretende auxiliar os pais que desejam adotar crianças maiores; e que prevê que as crianças continuem com a família biológica ou com os parentes mais próximos, sempre que possível. Na página do CTG, Cascavel abre as porteiras para receber tradicionalistas no 3º Rodeio Farroupilha; Jantar Dançante do Chama Crioula marca iní- cio das festividades do Dia do Gaúcho e da Semana Farrou- pilha; Cambicho, china, cusco, no Dicionário Gaúcho. Visão empreendedora: Pau- lo Garcia, da Todeschini, saú- da concorrência para fortale- cer pólo de modulados; em debate a altura máxima das construções nas regiões dos lagos; Conexão tem terceira palestra; Feira Shopping em tempo de vendas. Detalhe da região do Parque Ecológico Diva Paim Barth: proposta quer levar embelezamento urbano a várias regiões da cidade Falta de galerias é motivo para embargo de loteamento Toledanos prestigiam desfile cívico da Independência Milhares de pessoas assistiram ao desfile em homenagem à Independência em Toledo Loja fortalece pólo de modulados na Parigot de Souza Balaroti abre show room em Toledo As delícias da praça de alimentação do Shopping Panambi Núcleo de Gastronomia faz visita técnica à Argentina Destino Iguaçu ganha nova ligação aérea com Montevidéu

Upload: jornal-viver-toledo

Post on 26-Mar-2016

265 views

Category:

Documents


14 download

DESCRIPTION

PDF 61º JORNAL VIVER TOLEDO

TRANSCRIPT

Page 1: PDF 61º JORNAL VIVER TOLEDO

Toledo, de 10 a 16 de setembro de 2010 - Ano 2 - nº 61

ALEX DONEGA ALVIR PREISNER BRUNO RADUNZ VALDIR PAGLIARINI CHAMA CRIOULA WANDERLEY GRAEFF

PÁGINA 08

PÁGINA 03

PÁGINA 03

PÁGINA 09

PÁGINA 03

PÁGINA 03

PÁGINA 05

PÁGINA 03

PÁGINA 02 PÁGINA 11 PÁGINA 02 PÁGINA 06 PÁGINA 12

Toledo em tempo de fes-tas: neste domingo a de São Francisco de Assis; no outro, a do Porco no Role-te; Redelux com descontos eletrizantes de até 50% em todos os setores da loja; Olímpico com casa cheia em dia de Os Serranos.

>> URBANISMO | PROPOSTA COPIA AÇÕES DA EUROPA E EUA

Parceria para revitalização de espaços urbanos

Intensificadas ações contra construções e loteamentos irregulares

Saúde pública em tempos difíceis em Toledo e Casca-vel – Bom Jesus fecha aten-dimento para o SUS e HU também não recebe recur-sos; eleições para governa-dor podem ser decididas em 14 Estados no primeiro tur-no; vem aí a Meia Maratona e o Feras do Esporte.

“Pelanka” próximo dos 30 anos no ramo ótico; Boca é local onde as notícias circu-lam; Sociedade Rural promo-ve Leilão de Gado de Corte; Toledo tem uma fera na arte do fabrico de violões; Ênio Luiz Perin completa 30 anos de sucesso profissional.

O professor escreve sobre a nova Lei de Adoção em vigor que pretende auxiliar os pais que desejam adotar crianças maiores; e que prevê que as crianças continuem com a família biológica ou com os parentes mais próximos, sempre que possível.

Na página do CTG, Cascavel abre as porteiras para receber tradicionalistas no 3º Rodeio Farroupilha; Jantar Dançante do Chama Crioula marca iní-cio das festividades do Dia do Gaúcho e da Semana Farrou-pilha; Cambicho, china, cusco, no Dicionário Gaúcho.

Visão empreendedora: Pau-lo Garcia, da Todeschini, saú-da concorrência para fortale-cer pólo de modulados; em debate a altura máxima das construções nas regiões dos lagos; Conexão tem terceira palestra; Feira Shopping em tempo de vendas.

Detalhe da região do Parque Ecológico Diva Paim Barth: proposta quer levar embelezamento urbano a várias regiões da cidade

Falta de galerias é motivo para embargo de loteamento

Toledanos prestigiam desfile cívico da Independência

Milhares de pessoas assistiram ao desfile em homenagem à Independência em Toledo

Loja fortalece pólo de modulados na Parigot de Souza

Balaroti abre show room em Toledo

As delícias da praça de alimentação do Shopping Panambi

Núcleo de Gastronomia faz visita técnica à Argentina

Destino Iguaçu ganha nova ligação aérea com Montevidéu

Page 2: PDF 61º JORNAL VIVER TOLEDO

Escrevi no VTQuem me acompanha aqui no Viver Toledo, sabe o que escrevi quando da visita de Osmar Dias, que discursou e concedeu cole-tiva no pavilhão da igreja do Jd. Santa Maria. Orlando Pessuti (foto), que acabara de ser trocado, passando de candidato ao go-verno para cabo eleitoral, foi várias vezes citado por Osmar. Pessuti era isso, era aquilo, respondia quando Osmar não sabia, como nos assuntos de segurança, transporte, duplicações, enfi m, eu escrevi se Pessuti era tudo aquilo, e ele é quem sabia as respostas, porque a coligação não o escolheu para ser candidato? Escrevi antes e repi-to. Me parece que com Pessuti, teríamos segundo turno. E o próprio também acha isso, de acordo com a mesma entrevista.

Curtas e BoasVem aí a 9ª Meia Maratona, dia 24 de outubro, trabalho incansável do médico e desportista Torao Takada***** De 8 à 12 de Outubro também teremos a 10ª Expo-Toledo ***** Não recebi material do Caça e Pesca, mas vamos assim mesmo prestigiar o Porco Assado no Rolete, dia 19 de setembro*****Também vem aí, em novembro, a XI Festa Troféu Feras do Esporte, que realizamos anualmente, no Olinda Park Hotel***

FraseDe Orlando Pessuti, governador do Paraná: “Trabalhei, lutei, me empenhei por Requião 27 anos. Ele não agüen-tou me apoiar por 27 dias”.Até a semana que vem.

sitário, antigo Hospital Regional de Cascavel também não recebe os repasses fi nanceiros que já ultrapassam os R$ 1,6 milhão. Quer dizer, saúde não é fundamental para quem governa nosso Estado. Alegação? A falta de dinheiro. Que desculpa esfarrapada! Se existe dinheiro para tudo, orçamento para tudo, que raios de desculpa é essa? EleiçãoSem contar que estamos em véspera de eleição. Como é que al-guém vem a público dizer que está construindo hospitais, liberando recursos para todo o Paraná na área da saúde principalmente, se as provas estão aí, com pessoas corretas, idôneas, acima de qualquer suspeita, reclamando o não repasse de verbas? Em Toledo a família Okano. Em Cascavel um Alberto Pompeu, tradicional empresário, de tradicional família, aposentado depois de quase 50 anos adminis-trando sua Livraria Lex, que aceitou um abacaxi danado tentando recuperar um Hospital Universitário combalido.

Eleição IIParece que estou exagerando? Não estou não, com certeza não es-tou. Conheço as pessoas a quem me refi ro, e conheço muito bem. A única preocupação nesse momento, é que políticos sérios, alguns já no ramo, outros entrando agora, estão ao lado desses nossos governantes. Que pregam uma coisa e fazem outra. E ainda man-tém esperanças de vencer eleições, mesmo depois de publicamente cometerem erros grotescos como esses. Uma pena que nem toda nossa população tenha acesso a números e informações como a que estamos nos referindo. Como diria o gaúcho: “não me faça pe-gar nojo”. Acaba?Segundo levantamento da UOL, por quem tenho um respeito pro-fi ssional muito grande, ainda mais baseado em Ibope e Datafolha, poderemos ter as eleições para governador decididas em 14 Esta-dos no primeiro turno. O Paraná, de acordo com estas informações, seria o único do Sul do Brasil a defi nir dia 3 de outubro, em favor de Beto Richa. Talvez por isso o presidente Lula esteja se desgastando em viagens e mais viagens ao Paraná, tentando carregar a gaita. Mas parece que nem mesmo o conceituado presidente Lula, do alto dos seus 94% de aprovação, incluindo-se os regulares, está conse-guindo virar o jogo. Culpa de quem? ColigaçãoJá dissemos, escrevemos aqui até mesmo na semana passada que a coligação no Paraná foi muito mal feita, por pessoas que se agredi-ram muito e publicamente nos últimos anos. Requião com o minis-tro Paulo Bernardo, Requião com Orlando Pessuti, Osmar Dias com a direção do PT, Requião e Osmar Dias desde a última campanha, Osmar criticando o programa Bolsa Família, afi rmando categorica-mente que o presidente Lula estava criando uma nação preguiçosa - lembra disso? - e por aí afora. O próprio governador Pessuti, em entrevista recente, falou de tudo isso, na Band News. Mas isso nun-ca foi e nem será segredo para ninguém.

Chega dos mesmos?Conheci Jamil Nakad um bom juiz de direito, com quem tive o prazer de conviver no fi m dos anos 90. Sempre de bom humor, apreciador de um bom whisky escocês, era realmente um “boa praça” aquele agora ex- juiz de direito. Pois foi ele quem criou o “Chega dos mes-mos”. Fez sucesso em sua campanha para governador do Estado do Paraná, porém, sem nenhuma estrutura conseguiu poucos votos. Mas fi cou na boca do povo a sua frase “Chega dos mesmos”. E era justamente e tão somente isto que ele queria: ser notado, chamar a atenção para alguma coisa. Parece que conseguiu. CamarãoTanto conseguiu que mais de dez anos depois, o Professor Camarão (foto), candidato a deputado estadual por Toledo, repete sua frase. Mas, sempre tem um “mas”, não é? O profes-sor precisa lembrar que se o slo-gan surte efeito, pode também ter efeito negativo. Digo por que me parece que aqui em Toledo ele faz dobradinha também com Dilceu Sperafi co, que há muitos anos é deputado federal e parte para mais uma reeleição. Então, nesse caso, Camarão está errando em seu marketing, já que agride o próprio companheiro de chapa. Eu, por sinal, já declarei meu voto e o adesivo de Sperafi co está em meu carro. O professor Camarão precisa reavaliar esta frase de campanha. Bom JesusDuas cidades tradicionais, ir-mãs, pois foram criadas e ins-taladas no mesmo dia. Cascavel e Toledo vivem situações seme-lhantes também na questão da saúde pública. O Hospital Bom Jesus, sabemos, está numa bri-ga boa com o governo do Esta-do que não paga o que deve em relação ao SUS, mais de meio milhão de reais. Serviços já prestados, medicamentos comprados, profi ssionais da medicina, alguns receberam outros tem a receber, e o nome do conceituado Hospital Bom Jesus fi ca prejudicado. Jus-tamente ele, Bom Jesus, administrado por uma família sem igual na cidade, Okano, de uma lisura a qualquer prova. Fechou as portas para o SUS, protestando contra o governo do Estado, depois de de-zenas de tentativas para resolver o impasse. UniversitárioNão bastasse o Bom Jesus de Toledo que parou com o SUS e nin-guém sabe como fi cam os quase vinte municípios que utilizavam os seus ótimos serviços, chega a notícia de que o Hospital Univer-

A nova Lei de Adoção em vigor no Brasil há cerca de um ano, pretende auxiliar os pais que de-sejam adotar crianças maiores e com isso dar oportunidade àque-las que veem seu sonho de obter uma família, se esvaindo à medi-da que passam os dias. A lei tam-bém prevê que as crianças conti-nuem com a família biológica ou com os parentes mais próximos, sempre que possível.

O Globo Repórter do dia 03 de setembro, mostrou o caso de três irmãos que foram retirados dos pais quando ainda eram bem pe-quenos e entregues em uma casa de abrigo para menores. Através da adoção, foram separados e to-maram rumos distintos.

Mas o que parecia ser o fi m da união dos irmãos, acabou unindo as três famílias, tornando-as uma só. A união dos três gerou uma grande família, que hoje se esfor-ça para manter o vínculo, sempre que possível, através de reuniões e comemorações.

Davi, o mais velho, já tinha 9 anos quando foi adotado pela psi-cóloga Izabel Arias, que foi vitima de preconceito, por ter adotado uma criança grande. Ela ques-tiona: “Por que tem que ser um bebê? Eu não sa-beria o que fazer com uma criança pequena”. Foi uma adoção que parecia estar pre-destinada, mãe e fi lho são reali-zados e felizes. Os dois deixam transparecer que a união é tão for-te que parece vir de outras vidas.

Mas até chegar às mãos e ao coração de Izabel, Davi passou pela casa de parentes e ami-gos. Foram cinco famílias, mas nenhuma delas teve condições fi nanceiras de assumir a adoção defi nitiva. Enquanto isso, ele foi sendo repassado e devolvido, sem nenhuma explicação. O ra-paz não consegue esconder a dor que passou. A mesma dor que sofrem milhares de crian-ças e adolescentes em todo o Brasil.

A devolução é um dos maiores traumas que uma adoção não concretizada pode provocar. A psicóloga Catiana Sharney, da vara da Infância e Juventude de Curitiba, diz que a devolução é um desastre na vida da criança. O tempo que ela passou dentro de

uma entidade, faz com que sinta uma difi culdade muito grande em se afeiçoar e a se entregar emo-cionalmente a uma família. Quan-do a adoção não se concretiza, a criança, que vê ruir a possibilida-de de realização do sonho de ter uma família, passa por um trauma de proporções arrasadoras.

Acostumada a ouvir relatos de pais e fi lhos que não se adapta-ram à nova condição familiar, Ca-tiana contribuiu muito na mudan-ça da lei de adoção, que hoje está em vigor no Brasil. Ela explica que é preciso que os pais sejam pre-parados para receberem os fi lhos do coração, que já têm uma his-toria de vida. Neste sentido, um trabalho muito importante vem sendo feito, há bastante tempo, em Curitiba, o que tem levado muitos pais a fugirem ao padrão de querer adotar somente recém--nascidos. E escolheram adotar crianças maiores.

Há 10 anos é obrigatório o cur-so, o que levou a nunca mais ha-ver devolução de fi lhos adotados, em nossa capital. Eles aprendem a evitar problemas de relaciona-mento, comuns entre pais e fi lhos adotivos. Aprendem que é normal que os fi lhos, quando chegam,

querem testar o amor da nova fa-mília. Tudo deve ser feito para que, de um lado, os pais realizam o sonho de ganhar fi lhos e do ou-tro, as crianças, que já perderam muito com pouca idade, consigam

uma oportunidade de ter uma família.

O economista Jose Marcelo Mo-reira é um dos pais adotivos de crianças maiores. Ele fala que “a vantagem da adoção tardia é que você adota e também é adotado pelo seu fi lho. É uma avenida de mão dupla, já que a criança pode escolher se quer ou não ser ado-tada pela pessoa interessada. É realmente um ganho dos dois lados”.

Quem já passou pela experiên-cia da adoção diz que é preciso confi ar que nossos fi lhos são preparados para nós e Deus os coloca em nossas vidas no tem-po certo, do jeito certo. É um ato de amor tão grande que traz be-nefícios incalculáveis, tanto para quem adota quanto para quem ganha um lar.

02 Toledo/PR • 10 a 16 de setembro de 2010

OPINIÃO

EXPEDIENTEEditora Viver Toledo Ltda.CNPJ 10.995.596/0001-60Rua Santos Dumont, 4110, Sl 07 – Vila IndustrialCEP 85904-450 Toledo - PRFones: (45) 3054-1743 - [email protected] gráfi co: Grécia Comunicação - www.grecia.ppg.br

Diretor e EditorWanderley Graeff [email protected] ComercialAlex [email protected]

Gerência AdministrativaLuciane Graeff lucianegraeff @hotmail.com

DiagramaçãoLídio Ricardo

EquipeKarine Graeff Jéssica ZoiaWanderley Graeff Jr.Mayara MartanBruno Marcos Radunz

por Alvir Preisner | [email protected]ÍTICA & GENTE

D. FRANCISCO BACHBispo da Diocese de Toledo

No último domingo de agosto, em todo o Brasil, comemorou-se o Dia do Catequista. Para celebrar a data, o bispo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Biblico-Catequética da CNBB, dom Eugênio Rixen, escreveu uma mensagem. Já na introdução re-corda: “Catequista, você é especial para Deus! Sua VOCAÇÃO foi gestada no coração do Pai, para que pudesse chegar aos corações dos seus fi lhos e fi lhas com a mensagem da VIDA: Jesus Cristo”. Segue o texto, ao qual me uno, parabenizando os catequistas da Diocese de Toledo. “O último domingo de agosto é o DIA DO CATEQUISTA. É com admi-ração, reconhecimento e gratidão que a Igreja celebra essa festivi-dade. Celebrar o DIA DO CATEQUISTA é sempre uma GRAÇA, motivo de alegria e de refl exão mais profunda sobre o SER DO CATEQUIS-TA, sua vocação e missão na Igreja e sociedade. Sentimos ainda os “ECOS” e a chama da esperança que ardeu em nosso coração com a realização da Terceira Semana Brasileira de Cate-quese. Sentimo-nos movidos pela força do Espírito, que nos chama e envia, pelas intuições e propostas do tema da Terceira Semana Brasileira de Catequese: “Ini-ciação à Vida Cristã”. Nesse espírito, celebrar o dia do Catequista tem um signifi cado especial, pois são vocês, catequistas, os protagonistas, aqueles que fa-zem com que o processo de um NOVO JEITO DE FA-ZER CATEQUESE seja possível. Portanto, confi amos em cada um de vocês, com seus dons partilhados, junto com as forças vivas de toda a Igreja, as comu-nidades, as pastorais, os movimentos, para que a ini-ciação à vida cristã seja possível. Ao celebrar o DIA DO CATEQUISTA queremos refl etir sobre a voca-ção do catequista, que é a vocação do Profeta - aquele que fala em nome de Deus e da comunidade a que pertence. A iniciativa sempre parte de Deus. O chamado a ser catequista não é algo pessoal, mas obra divina, graça. A missão do catequista está na raiz da palavra CATEQUESE, que vem do grego Katechein e quer dizer (fazer eco). Logo, catequista é aquele que se coloca a serviço da Palavra, que se faz instrumento para que a Palavra ecoe. O Senhor chama você para que, através da sua vida, da sua pessoa, da sua comunicação, a Pa-lavra seja proclamada, Jesus Cristo seja anunciado e testemunhado. Catequista, você não é só transmissor de idéias, conheci-mentos, doutrina, pois sua experiência fundante está no ENCONTRO PESSOAL com a pessoa de Jesus Cristo. Essa experiência é comuni-cada pelo SER, SABER e SABER FAZER em comunidade (DNC 261).O

ser e o saber do catequista sustentam-se numa espiritualidade da gratuidade, da confi ança, da entrega, da certeza de que o SENHOR está presente, é fi el. Catequista, você é especial para Deus! Sua VOCAÇÃO foi gestada no coração do Pai, para que pudesse chegar aos corações dos seus fi lhos e fi lhas com a mensagem da VIDA: Jesus Cristo. Sabemos das difi culdades que enfrenta para realizar a sua missão, mesmo assim teimosa e dedicadamente prossegue neste peregrinar de partilha, de despojamento e aprendizagens. Isso demonstra que você cultiva uma profunda espiritualidade ali-cerçada na Palavra, nos sacramentos, na vida em comunidade. É a experiência do discípulo missionário que vai se confi gurando na sua trajetória de avanços, desafi os e alegrias. É a pedagogia divina, que se concretiza na sua vida permeada de fragilidades e grandeza, medos e coragem, HUMANA e HUMANIZADORA.

É com a certeza da ação amorosa do Deus da Vida que você assume a missão de profeta que ouve o cha-mado de Deus: “Levanta-te e Vai à Grande Cidade (Jn 1,2). Seu anúncio é traduzido em atitudes proféticas que testemunham os valores evangélicos, é o SER DO CATEQUISTA partilhado na sua inteireza, no serviço generoso, para que o REINO aconteça.Catequista, que a experiência do encontro com Jesus Cristo seja a força motivadora capaz de lhe trazer o encantamento por esse fascinante caminho de disci-pulado, cheio de desafi os que o fazem crescer e aca-bam gerando profundas alegrias. Catequista, nesse dia acolha o abraço de gratidão de milhares de pessoas, vidas agradecidas, pela sua pre-

sença na educação da fé de crianças, adolescentes, jovens e adul-tos. Em sua ação se traduz de uma forma única e original a vocação da Igreja-Mãe que cuida maternalmente dos fi lhos que gerou na fé pela ação do Espírito.Querido Catequista, PARABÉNS! Que a Força da Palavra, continue a suscitar-lhe a fé e o compromisso missionário. Que os sacramen-tos sejam a fonte inesgotável da misericórdia, da reconciliação, da justiça e do REENCANTAMENTO. Que a comunidade continue sendo o referencial da experiência do Encontro com Cristo naque-les que sofrem, naqueles que buscam acolhida e necessitam ser “CUIDADOS”. A benção amorosa do PAI, que cuida com carinho dos seus filhos e filhas, que um dia nos chamou a viver com ale-gria a vocação do discípulo missionário, esteja na sua vida, na vida da sua comunidade hoje e sempre.”

Parabéns aos catequistas

É preciso que os pais sejam preparados para

receberem os filhos do coração, que já têm uma historia de vida.

O catequista não é só transmissor de idéias,

conhecimentos, doutrina, pois sua experiência

fundante está no encontro pessoal com a pessoa de Jesus Cristo

VALDIR [email protected]

Tempo certoMichelle, Jorge e Sandro Okano: no limite

Page 3: PDF 61º JORNAL VIVER TOLEDO

03Toledo/PR • 10 a 16 de setembro de 2010

CIDADE>> URBANISMO | PROPOSTA COPIA AÇÕES DA EUROPA E EUA

Experiência é proposta para revitalização de espaços urbanos

O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, participou em Maringá, do Simpósio de Administração Compartilha-da de Espaços Urbanos, quan-do foram apresentadas experi-ências em andamento no Rio de Janeiro, São Paulo e Marin-gá de recuperação de espaços urbanos numa parceria entre o poder público e a iniciativa pri-vada. A experiência foi copiada dos Estados Unidos e de países da Europa visando o melhora-mento de espaços urbanos de-gradados.

A experiência propõe ações conjuntas para a manuten-ção de espaços públicos, com a contratação de seguranças, limpeza e paisagismo de áre-as, construção de calçadas, troca de sistema de ilumina-ção, entre outras benfeitorias para melhorar áreas urbanas, assegurando benefícios aos usuários, incluindo morado-res e proprietários de estabe-

A prefeitura de Toledo está intensificando a fiscalização de obras de construção civil em Toledo e a implantação de no-vos loteamentos. A medida, se-gundo a secretária municipal de Planejamento, Maísa Kuhn Fazzolari, visa inibir a constru-ção de edificações e abertura de loteamentos irregulares, que podem trazer transtornos e ris-cos para os moradores e a po-pulação em geral. Para ampliar a fiscalização foram contrata-dos dois novos fiscais para atu-ar exclusivamente neste setor, além de nos últimos anos ter sido reforçada a equipe respon-sável pela avaliação de novas edificações e loteamentos, vi-sando agilizar a documentação necessária e atender a deman-da crescente de novos pedidos.

“Nos últimos anos, o setor de construção civil aumentou muito e precisamos estar aten-tos para evitar construções e lo-teamentos irregulares”, explica Maísa. O município também fir-mou uma parceria com o Con-selho Regional de Engenharia e Arquitetura, responsável pela fiscalização da atuação profis-sional de engenheiros e arqui-tetos, para a troca de informa-ções. Pela parceria, a prefeitura informa os profissionais que não estão cumprindo as exigên-cias da legislação com relação a construções e novos loteamen-tos. Nos últimos dois meses, o

Foi aprovado em primeira vo-tação no último dia 31 de agos-to na Assembleia Legislativa do Paraná o Projeto de Lei nº 314/210 de autoria do Poder Executivo Estadual que amplia o efetivo da Polícia Militar. O mesmo projeto prevê também a criação de novas companhias independentes da PM em vá-rias regiões do Estado.

Na região Oeste, Guaíra será uma das cidades que ganhará uma Companhia Independente. Hoje o município possui um ba-talhão respondendo diretamen-te ao comando do 19º BPM, de Toledo.

Sobre o efetivo da Polícia Mi-litar o projeto aprovado em pri-meiro turno fixa o número de 26.747 militares no Paraná.

O deputado estadual Elton Welter (PT) que já realizou vá-rios trabalhos visando uma me-lhor estruturação do setor de Segurança Pública do Estado, como a criação do 19º Batalhão da PM em Toledo, comentou que o projeto visa dar eficiência ao trabalho da Polícia Militar o que resultará em melhor aten-dimento a população. “Tanto o aumento de efetivo, tão neces-sário em todo o Estado, quanto à criação de novas Companhias Independentes, devem resultar num trabalho ainda mais eficien-

O presidente da Ferroeste, o economista toledano Neuroci Antonio Frizzo, visitou o Ter-minal Ferroviário José Carlos Senden Júnior, em Cascavel. Foi nesta quinta-feira (09).

Frizzo realizou uma visto-ria técnica para acompanhar a evolução das operações de

carga e descarga do terminal, depois da implantação de me-didas pela nova diretoria com vistas à recuperação econômi-co-financeira da empresa. A Ferroeste estava em situação praticamente falimentar, com dívidas de mais de R$ 8 mi-lhões.

Detalhe urbano de Toledo: cidade se desenvolve e busca soluções em todas as áreas

lecimentos comerciais, atra-vés da valorização imobiliária e atração de novos clientes pelas opções e facilidades oferecidas.

Estas experiências foram aplicadas em alguns países da Europa e Estados Unidos com excelentes resultados e come-

çam a ser discutidas no Bra-sil. Em Maringá, a intenção é fazer investimentos conjuntos em uma praça e uma avenida central. Mesmo com os inves-timentos feitos pela iniciativa privada, estes continuam pa-gando normalmente os seus

impostos. As contribuições são deduzidas em contas de água ou luz e passam a ser au-tomáticas entre os moradores e proprietários de estabeleci-mentos comerciais.

A proposta foi apresentada a integrantes da diretoria da As-sociação Comercial e Empresa-rial de Toledo. O prefeito propôs ações em conjunto em peque-nas áreas, visando melhorar a qualidade dos serviços ofere-cidos à população. Ele citou a dificuldade, por exemplo, de o município manter ações sim-ples como o embelezamento de ruas e praças com o plan-tio de flores. Ele acredita que a parceria com a iniciativa pri-vada poderia acelerar o atendi-mento à população em diferen-tes áreas, melhorando aspectos urbanos. Para isso ele apresen-tou a ideia à Associação de Mo-radores, que ficou de discutir a sua viabilidade e interesse com demais empresários.

Intensificadas ações contra construções e loteamentos irregulares

O pioneiro Ondy Hélio Niederauer fez visita de cortesia ao jornal Viver Toledo, acompanhado do neto, o engenheiro Jeferson Niederauer Rodrigues, que reside em Joinville-SC e passou o feriado na terra natal. Eles foram recebidos pelo editor Wanderley Graeff.

Construções com irregularidades sofreram embargos por parte da prefeitura

setor de fiscalização efetivou 11 embargos, entre construções e loteamentos novos irregulares. O volume é bem acima da mé-dia, que ficava antes em um ou dois por mês.

As obras somente podem ser iniciadas depois da emissão do alvará de licença de construção ou emitido um termo de acordo entre o município e o proprie-tário do loteamento. “Muitas vezes os proprietários enca-minham a documentação, mas não aguardam a liberação do alvará. Neste caso, o proprietá-rio fica sujeito ao embargo por irregularidade na construção e novos loteamentos”, comenta Maisa. Segundo ela, a licença é indispensável para que sejam averiguadas questões como o li-mite de construção em determi-

nadas áreas, a exigência de va-gas para estacionamento, entre outras questões, conforme de-termina o Código de Obras do Município. Recentemente, diz ela, o município, depois de mo-vida uma ação judicial, demoliu uma construção totalmente ir-regular e que colocava em ris-co a segurança de pessoas. Ela destacou que é importante que os proprietários aguardem a li-beração da licença, tanto para edificações como loteamentos novos, sob pena de ter prejuí-zos maiores como demolições ou mesmo pagamento de mão--de-obra sem que ela possa exe-cutar o serviço contratado.

A fiscalização efetiva da pre-feitura, esclarece ela, é funda-mental para manter a organi-zação da cidade e também para

garantir a valorização imobili-ária do município. A fiscaliza-ção, acrescenta, é necessária para atender os parâmetros exi-gidos em lei de recuos nos ter-renos, ocupação do solo, im-permeabilidade (assegurando limites mínimos de infiltração da água evitando possíveis ala-gamentos) entre outras ques-tões para uma ocupação orde-nada da cidade.

A prefeitura também está fis-calizando a abertura de condo-mínios rurais. A medida aten-de também uma recomendação da Promotoria Pública, uma vez que estes condomínios são proibidos pela falta de infraes-trutura e caracteriza-se como crime imobiliário. Estes condo-mínios são irregulares por não oferecer condições mínimas de infraestrutura, como água, luz, pavimentação rural, entre ou-tros, exigidos pela legislação municipal.

A prefeitura está tomando novas providências com rela-ção aos embargos de dois lote-amentos localizados no Jardim Panorama e São Francisco, por não atenderem as exigências do município com relação a ga-lerias de águas pluviais. Mes-mo embargadas, as obras no lo-cal não foram paralisadas e o município deverá tomar novas providências para assegurar o cumprimento das exigências previstas.

Guaíra terá Companhia Independente da Polícia Militar

Deputado Welter: aumento do efetivo e criação de novas Companhias Independentes como a de Guaíra darão mais eficiência ao trabalho da PM

te da PM. A proximidade com a população de todas as regiões e as decisões mais rápidas com as novas Companhias, como a de Guaíra, também terão efeito po-sitivo”, disse Welter.

Ao todo o Projeto do Governo do Estado prevê vinte a quatro medidas estruturantes da PM em todo o Estado. No Corpo de Bombeiros está previsto a cria-ção de grupamentos regionais em Paranaguá, Curitiba, Fran-cisco Beltrão, e Pato Branco. O projeto deverá voltar à pauta a partir de outubro para aprova-ção final.

Frizzo confere atividades do terminal da Ferroeste

O novo voo entre Montevi-déu/Foz do Iguaçu/Monte-vidéu começa dia 15 de se-tembro e será operado pela companhia aérea BQB. Serão duas freqüências semanais: quartas-feiras com chegada ao Aeroporto Cataratas em Foz do Iguaçu às 14h30 e retorno para Montevidéu/Uruguai, às

14h45; Domingos - 10h30, sa-ída 11 horas. A BQB Líneas Aéreas é uma empresa Uru-guaia que foi criada no co-meço deste ano e pertence ao mesmo grupo da BuqueBus, principal empresa que faz a travessia de Buenos Aires/AR a Montevidéu/UY, utili-zando ferryboat.

Foz do Iguaçu ganha novo voo

Integrantes do Núcleo Setorial de Gastronomia, do Programa Empreender, vinculado à Asso-ciação Comercial e Empresarial de Toledo(Acit), realizaram a primei-ra missão técnica internacional e visitaram a Argentina, nos dias 31 de agosto a 2 de setembro.

A comitiva, composta por 10 empresários, visitou a Feira In-ternacional de Equipamentos, Produtos e Serviços de Gastrono-mia e Hotelaria, a Hotelga 2010, em Buenos Aires, instalada em área de 23 mil metros quadrados e que contou com mais de 280 expositores.

No evento aconteceu a final do Torneio Nacional de Chefs e a co-mitiva pode acompanhar por al-gumas horas as técnicas mostra-das por quatro grandes chefes de cozinha argentinos na prepara-

ção de diversos pratos.Os empresários visitaram o

Restaurante La Bistecca, onde obtiveram informações sobre a elaboração de pratos e funciona-mento das cozinhas. Neste res-taurante o grupo encontrou-se com o representante do Progra-ma ProArgentina, Esteban Por-tieri, da Secretaria de Indústria e Comércio,

Também foram visitados o res-taurante Cabanãa Las Lilás, da rede Rubaiyat; uma casa tradicio-nal argentina onde são servidos pratos típicos, além de panifica-doras e sorveterias e cafeterias em Buenos Aires.

Segundo o empresário Edemir Baierle, do Restaurante Filezão, é importante buscar novas infor-mações e neste sentido a missão técnica foi muito válida. “A expe-

riência agregou muitos conheci-mentos. Visitamos restaurantes renomados e outros estabeleci-mentos de excelente nível. Ob-servamos bastante a questão da finalização e apresentação de pra-tos e inclusive nos próximos dias estaremos lançando um novo prato em nosso restaurante.”

Destacou também o aspecto do atendimento e apresentação dos garçons. “Observamos práti-cas de atendimento diferenciado, com vestimentas e apresentação impecável dos garçons, a maio-ria deles, de meia idade, demons-trando experiência e etiqueta profissional.”

Na avaliação da empresária Márcia Regina Leonel Durigon, da Sinhá Massas, a viagem foi muito produtiva. “Foi uma experiência muito importante e enriquecedo-

ra. Tivemos contato com uma ou-tra cultura, com hábitos diferentes e ao visitarmos a feira e estabele-cimentos semelhantes aos nossos pudemos agregar novos conheci-mentos que certamente são positi-vos para nossos negócios.”

A empresária Josiane Gues-ser, da Golden Grill, ressalta que a missão técnica foi uma oportu-nidade excelente para conhecer “uma nova cultura, diversificada no setor de alimentação, além de inovações em equipamentos na feira, entre outros aspectos ob-servados que serão de grande va-lia aos empresários”.

As empresas que participaram da missão técnica foram Café no Bule Cafeteria, Família Jhonys, Gigabom, Golden Chopp, Golden Grill, Sinhá Massas e Restaurante Filezão.

Núcleo de Gastronomia faz visita técnica à Argentina

Page 4: PDF 61º JORNAL VIVER TOLEDO

04 Toledo/PR • 10 a 16 de setembro de 2010

GERAL

Col

igaç

ão: U

NIÃ

O P

ELO

PAR

ANÁ:

PT

- PD

T - P

MD

B - P

R -

PCdo

BC

NPJ

Can

dida

to: 1

2.16

8.73

5/00

01-0

8

www.zecadirceu.com.br

CN

PJ 1

0.99

5.59

6/00

01-6

0 R

$ 30

0,00

O salmão é um peixe facilmente encontrado hoje nos supermerca-dos e casas especializadas em pescados. Nesta edição, uma receita bem simples para saborear esse peixe de excelente sabor .

Ingredientes:100g de tranché de salmão160g de maçã10g de azeite10g de gengibre

Preparo: Grelhe o salmão. Cozinhe a maçã por aproximadamente 15 min e retire a casca. Em seguida, bata no liquidifi cador. Monte o prato com o salmão, coloque o azeite, rale o gengibre e junte ao mo-lho. Rendimento: 1 porção

Rendimento: 12 panquecasTempo de preparo: 45 minutos

Ingredientes:1/2 embalagem de Biscoito Cream Cracker (400g)3 ovos2 xícaras (chá) de leite150g de açúcar1 1/2 lata de creme de leite150g de coco ralado1 colher (sopa) de farinha de trigo1 colher (sopa) de margarina1 colher (chá) de essência de baunilha2 colheres (sopa) de conhaque1kg de abacaxi, em cubinhos150g de chocolate meio amargo

Modo de preparo:Comece preparando a massa das panquecas. Leve ao processa-

dor o biscoito e bata até obter uma farofa fi na.

Leve a farofa de biscoito ao liquidifi cador junto com 1 colher (sopa) de farinha de trigo, 2 ovos, 1 gema, 1 colher (sopa) de man-teiga ou margarina, 2 xícaras (chá) de leite, 1 colher (chá) de essên-cia de baunilha, 2 colheres (sopa) de conhaque, bata bem e reserve.

Unte com manteiga ou margarina uma frigideira tipo panquequei-ra, espalhe de modo uniforme uma concha pequena de massa e dei-xe fritar dos dois lados. Repita o procedimento até acabar a massa e reserve.

Prepare o recheio de abacaxi com coco. Numa panela média, jun-te 1 kg de abacaxi, 150g de açú-car e deixe cozinhar até a água secar. Deixe amornar, acrescen-te 150g de coco, 1 lata de cre-me de leite, mexa delicadamen-te e reserve.

Prepare o molho de choco-late. Num refratário pequeno, junte 150g de chocolate meio amargo e leve ao microondas por 2 minutos, acrescente 1/2 lata de creme de leite, mexa de-licadamente e reserve.

Recheie as panquecas com o doce de abacaxi e o coco, regue com o molho de chocolate, pol-vilhe coco por cima e sirva a se-guir.

Salmão ao molho de gengibre com creme de maçã

Panqueca recheada com abacaxi e coco ao molho de chocolate

Prato é muito simples de se fazer e sabor é excelente

CN

PJ/

Can

d.: 1

2.17

9.59

8/00

01-0

7 -

CN

PJ

Pelic

ano:

05.

112.

031/

0001

-58

- T

irage

m 3

0

(PT - PMDB - PC do B PDT PRB PR PSB PSC PTC PTN) - - - - - - -

CN

PJ/

Can

d.:

CN

PJ/

Can

d.: 1

2.17

9.59

8/00

01-0

7 -

CN

PJ

P 1

2.17

9.59

8/00

01-0

7 -

CN

PJ

PC

NP

J/C

and.

: 12.

179.

598/

0001

-07

- C

NP

J P

CN

PJ/

Can

d.:

elic

ano:

elic

ano:

elic

ano:

05.

112.

031/

0001

-58

-

05.

112.

031/

0001

-58

-

elic

ano:

05.

112.

031/

0001

-58

-

elic

ano:

www .w elter1 3166.com.br

CN

PJ 1

0.99

5.59

6/00

01-6

0 R$

300

,00

BR-467 Km-81www.bigpeixe.com.br - [email protected]. Fone (45) 3252-2517

Toda sexta, jantar com música ao vivoAos sábados, rodízio no almoço e jantar

As mulheres candidatas a algum cargo político nas pró-ximas eleições ainda são mi-noria. Dos mais de 121 mil candidatos que fizeram os re-gistros junto à Justiça Eleitoral, somente 21,05% são do sexo fe-minino. Apesar de serem pou-cas numericamente, o analis-ta político Antonio Augusto de Queiroz do Departamento In-tersindical de Assessoria Parla-mentar (DIAP), lembra que as mulheres tem grande capacida-de de se organizar e defender as causas.

Gleisi Hoffmann, candidata a uma cadeira no Senado Fede-ral pelo PT e bem cotada pelas pesquisas de intenção de voto, entende que a política ainda precisa se abrir mais para as mulheres. “Não faz cem anos que nós adquirimos o direito ao voto, daí a ser votada é uma grande caminhada. A política nunca se preocupou conosco, porque éramos consideradas incapazes. E quando começa-mos a votar, por um bom tem-po eram os maridos e os pais que orientavam o voto femini-no”, lembra.

Agora, diz Gleisi, as mulhe-res começaram a se conscien-tizar que precisam participar do processo, porque as deci-

sões políticas interferem dire-tamente nas suas vidas. “Quan-do você decide sobre educação, saúde e segurança pública, ma-joritariamente você está deci-dindo sobre temas que impli-cam nas relações cotidianas da mulher com os seus filhos e sua família”, argumenta.

Quando as mulheres têm oportunidade, diz, elas mos-tram a sua força e o seu va-lor em qualquer área da vida. “Não vai ser diferente na polí-tica. Agora é que nós estamos começando a despertar para a importância que tem a políti-ca em nossas vidas. Por isso, é que nós temos pouca presen-ça e muitos questionam a nos-sa atuação. É importante dizer que o que nos faltou para apa-recer mais na política, e ainda nos falta muito, é oportunida-de”, analisa.

Para Gleisi, a candidatura da Dilma Rousseff à Presidên-cia instala um novo período na política, onde as mulheres pas-sam a acreditar mais no seu po-tencial de participação. “A Dil-ma vai instalar no Brasil um novo período para as mulheres que é o período do “Eu posso”. Espero que a minha possível passagem no Senado também seja uma referência para es-

Gleisi quer incentivar participação da mulher na política

timular a juventude e as mu-lheres a participar da política. Quero que elas percebam que podem ser vereadoras, depu-tadas, senadoras, presidente e podem fazer a diferença para o seu estado e o seu país”, in-centiva.

Ela acredita que as qualida-des amorosas, compassivas e sustentadoras do lado femini-no farão diferença. “Serão es-

senciais para conduzir nossa sociedade por essas águas tão turbulentas. Precisamos do olhar feminino em todos os se-tores da sociedade, desde movi-mentos sociais organizados até na Presidência da República. A força da mulher nos cuidados com os direitos humanos, na sensibilidade com o próximo, na visão de tolerância e diálo-go”, completa.

Page 5: PDF 61º JORNAL VIVER TOLEDO

05Toledo/PR • 10 a 16 de setembro de 2010

EMPRESAS & NEGÓCIOS>> MÓVEIS | CIDADE GANHA NOVA LOJA DE MÓVEIS PLANEJADOS

Balaroti inaugura show room em Toledo

Um concorrido coquetel mar-cou a inauguração do show room da Balaroti em Toledo. A empresa tem sua fábrica de móveis planejados e matriz em Umuarama e conta com uma rede de lojas espalhada por ci-dades do Paraná e São Paulo.

Capitaneada por Adriano Ba-laroti, a loja toledana está loca-lizada à Av. Parigot de Souza, próximo ao Teatro Municipal, e conta com show room de mó-veis planejados com vários am-bientes, incluindo sala, cozi-nha, quartos de casal e solteiro.

A Balaroti é uma rede que conta com estabelecimentos em Umuarama, Londrina, Maringá, Cianorte, Paranavaí, Curitiba, Campinas e Ribeirão Preto.

A loja toledana está localizada nas proximidades do Teatro Municipal

Adriano Balaroti recebeu, entre os convidados, Izabela e Jackson Kalinoski

Agnaldo Oliveira, Monique Tosti, Fábio Rocha, Denival Villi Alves, Lucimar Oliveira e Geisiel Oliveira, da equipe da Balaroti em Toledo

Page 6: PDF 61º JORNAL VIVER TOLEDO

06 Toledo/PR • 10 a 16 de setembro de 2010

SOCIALpor Marcos Padilha | [email protected]

“Algumas pessoas demonstram tanto respeito por seus superiores que não sobra nada para si próprios” (a.d.)

CHAMA CRIOULA

Danúbia e Arnaldo Padilha Júnior, professores da Escola de Danças Primeiros Passos de Cascavel

Em Cascavel, Rodeio Farroupilha e Etapa do Circuito de Classifi cação do Fepart/2010

O CTG Rodeio da Tradição, da cidade de Cascavel, pela terceira vez abre suas porteiras para receber os amigos tradicionalistas de to-dos os rincões de nosso querido país, para a realização do 3º Ro-deio Farroupilha. Será nestes dias 10, 11 e 12 de setembro, no Par-que de Exposições Celso Garcia Cid.A programação do evento conta com as competições campeiras e artísticas. Em paralelo à programação do Rodeio, será realizado o Painel de Danças Tradicionais, versando sobre o Livro “Danças Tra-dicionais Gaúchas”, terceira edição, do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul, no sábado, 11, com inicio às 8 horas e encerramento ao meio-dia. Serão palestrantes Toni Sidi Pereira, diretor Artístico da CBTG e Márcio Silva, diretor de Danças do MTG--PR. As inscrições e informações deverão ser feitas com Osvaldo Mar-tins, diretor Artístico do MTG-PR.O painel será exclusivo aos Instrutores de Danças Tradicionais. O CTG Chama Crioula se fará presente participando das modalidades individuais de Declamação, Canção, Gaita e Violão.

As belas Prendas Laís, Paula, Sabrina e Júlia em apresentação no Chama Crioula

Delci e Nelson Brito no último Jantar Dançante Edila e Valdir Zimermann no Jantar Dançante

Adriane Haas aniversariante do mês com a sobrinha Eduarda Cristina Padilha

Sergio Zan músico do CTG Chama Crioula fazendo um costado para João Luiz Corrêa

Jantar DançanteNeste sábado, 12 de setembro, será realizado o Jantar Dançante do Chama Crioula, marcando o início das festividades do Dia do Gaúcho e da Semana Farroupilha. O Jantar será na sede social do CTG e contará com as apresentações artísticas das Invernadas de Danças, Pré-mirim, Mirim, Juve-nil, Adulto e Xirú. Os cartões do jantar já estão disponíveis na secretaria do CTG. O valor será de R$ 15,00 e o prato da noite será churrasco.

MateadaUma Mateada movimentou os tradicionalistas no último do-mingo, 05, em frente à Prefei-tura de Toledo. Foi uma gran-de roda de chimarrão que contou com a presença dos integrantes do Centro de Tradições Gaúchas Chama Crioula. Durante a mate-ada foram realizadas apresenta-ções artísticas. Em seguida foi realizado o hasteamento das ban-deiras ao som do Hino Nacional.

A Roda de Chimarrão (Mateada)Vamos matear? Esta é a pergunta que dá início a uma roda de chimarrão, uma das mais singulares manifestações culturais do sul do país. A roda de chimarrão é um exercício de liberdade, de homens que se tratam como irmãos. Democrática, sempre tem lugar para mais um. Arguta e rápida no jogo das palavras, a roda começa com o cevador fechando o mate e servindo primeiro a quem estiver à sua direita, sempre com a mão direita. A prosa do mate, ou o mate conversado, é uma rica troca de experiências e conhecimentos. Mesmo na cida-de, onde pouco tempo resta para essa troca, a roda de chimarrão ainda mantém, com pequenas mudanças, o ritual tradicional. A roda começa com o cevador (preparador) ou, em casos especiais, pela pessoa mais velha ou por alguém se que deseje homenagear. Na roda, o cevador é o mestre de cerimônia. Apenas ele pode arru-mar o mate. Depois de cada mateada, a cuia deve voltar ao cevador. Ele deve ajeitar o mate e colocar a água. A mão de servir ou beber o mate é sempre a direita. Essa é também a direção da roda.Quem chegar depois de estar formada a roda deve seguir essa dire-ção, colocando-se antes do mateador, e aguardar sua vez. Para participar de uma roda, alguns procedimentos precisam ser seguidos. Fazer roncar a cuia, sorvendo até a última gota do chi-marrão, por exemplo, é obrigação de cada participante da roda. Não é de bom tom deixar restos da infusão na cuia. Nas rodas de mate, só se agradece quando não se quer mais matear. Mesmo parando de beber, a pessoa pode permanecer na roda e partici-par das conversas. Alguns dos elementos da roda de chimarrão, antes considerados indispensáveis, foram substituídos sem alterar seu espírito. Assim aconteceu com a chaleira, que caiu em desuso pela difi culdade de encontrar, nas cidades, locais adequados para aquecer a água. A adoção da garrafa térmica deu maior mobilidade ao mateador e, de certo modo, “urbanizou” a roda de chimarrão, que hoje pode ser for-mada em praças, esquinas ou escritórios sem qualquer difi culdade. Para transportar os apetrechos do mateador moderno existem vá-rios tipos de bolsas, com lugares estabelecidos e adequados para guardar a erva mate, a cuia, a bomba, o porta-cuia e a garrafa tér-mica. O bom mateador, solito ou de roda, pode levar seus avios ele-gante e organizadamente para qualquer lugar

Page 7: PDF 61º JORNAL VIVER TOLEDO

vezes e perdeu apenas uma.

Amador 2010O Campeonato Amador terá a realização da 4ª rodada neste domingo (12). No Recanto Municipal, o Náutico recebe o Co-opagro. Em Dez de Maio, o Socedema enfrenta o Panorama. No distrito de Dois Irmãos, o Santos terá como adversário o Ipiranga, de Vila Ipiranga. O São Paulo joga em casa tentando a primeira vitória contra o São Luiz, e, por fim, no campo do Jardim Gisele, o Comercial recebe o Penharol. Todos os jogos terão preliminares com os times juvenis, a partir das 14h00.

Toledo nos Jap´sA Delegação de Toledo fez bonito na fase regional dos 53º Jogos Abertos do Paraná, encerrada na semana passada em Assis Chateaubriand. Conquistaram classificação à fase final dos Jap´s, em outubro, em Maringá, as seguintes equipes: basquetebol, ciclismo, futsal, judô, natação e tênis de mesa (masculino e feminino), bolão e GR (feminino), e tênis e vôlei (masculino).

Basquete campeão Mais uma vez o basquete masculino mostrou sua força. No último final de semana, os comandados da técnica Mar-li Costa faturaram o título da fase regional dos Jap´s e garantiram presença na fase final dos jogos, que vai acon-tece no mês de outubro, em Maringá. Vale ressaltar que toda a equipe é formada por atletas “pratas da casa”, que treinam e moram em Toledo, e dedicam suas horas vagas à prática esportiva, diferentemente do que acontece em outros municí-pios, que muitas vezes contratam atletas para os jogos.

PeladãoNesta sexta-feira (10), acon-tece a rodada das quartas de final do Peladão Veteranos. Os confrontos serão Yara/ADM/Global/Seberi Car x Boa Vista; Instaladora Galan-te x Herbioeste/Concórdia do Oeste; Frenesi/Ót.Cristal/Ana-bell/Valdir Seguros x Trocão; e Três Fazendas/Bom Princípio x AER Sadia. Os jogos acontecem nos dois campos do Estádio 14 de Dezembro, a partir das 19h00.

Peladão IIJá no sábado (11), acontecem os jogos da categoria principal, com a seguinte programação: 15h00: Tanc.Neves/Estoque Tec./Mãozinha Pneus x Massas Viccari/Suquinho Industrial; 16h00: Refrigeração Tropical/Bar do Adão x Flexoeste Etique-tas; 17h00: Olegário Mudanças/Lanc. Terminal x Coelhito/Prisma Sat Total; 18h00: Mecânica Neycar/Lojas Tupi x Ninfa Alimentos/BoaVista A.

Toledo FutsalO Toledo Futsal volta à quadra neste sábado (11), pela semi-final do Campeonato Paranaense - Chave Bronze. A equipe comandada pelo técnico Róbson Recalcatti, que no último fi-nal de semana conquistou uma vaga à fase final dos Jogos Abertos do Paraná, que será realizado em outubro, em Ma-ringá, briga por uma vaga contra a equipe do Ivaí, no ginásio Aldanir Ângelo Rossoni, no Jardim Coopagro. O jogo terá início ás 20h15min.

Veteranos do ToledãoA equipe de Veteranos do clube Toledão vai a campo neste domingo (12) diante da equipe de Vila Ipiranga. Neste ano, a equipe jogou 13 vezes e obteve 10 vitórias, empatou duas

Propriedades do abacateSegundo estudos feitos no Méxi-co, maior produtor da fruta, fi cou comprovado que as mulheres dia-béticas que seguiram uma dieta à base de abacate, durante quatro semanas seguidas, obtiveram a redução do colesterol e da glice-mia. Elas eram subordinadas à utilização da insulina. O abacate contém açúcar, fi tosterol, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico. A metade de um aba-cate, com 110 gramas, fornece 162 calorias e mais proteína do que qualquer outra fruta – cerca de 2g e, nesta quantidade, pode substituir a carne, porque contém gordura e o mesmo valor nutritivo. Por isto, pode fazer parte de uma refeição ou de um lanche. A gordura do abacate, por ser de origem vegetal, não aumenta o colesterol.

Propriedades do abacate II *Vitamina A, que é necessária para manter a boa visão; é anticancerí-gena e combate os radicais livres.As vitaminas do complexo B facilitam o metabolismo normal dos car-boidratos.*Vitamina B1, ou tiamina, protege contra a síndrome da morte súbita, controla a diabetes e é útil no tratamento de herpes.*Vitamina B2 (ribofl avina) é essencial para a produção de energia do organismo e auxilia a formação da glutationa.*Vitamina C aumenta a imunidade contra infecções, reduz o colesterol e combate a infertilidade, tendo também ação anticancerígena.*Vitamina E protege contra doenças cardiovasculares, estimula o siste-ma imunológico, protegendo contra doenças da pele e fortalecimento das unhas. Combate os radicais livres, servindo como antioxidante. É conhecida, também, como a vitamina da beleza.Além de todas estas vitaminas, o abacate possui a gordura monoinsa-turada, que é a mesma do azeite de Oliva, que contém ácido oléico, seu principal componente e que defende as artérias da gordura oxidante do mau colesterol – LDL – tendo efeito destruidor sobre elas.

Propriedades do abacate IIIAlém de tudo que já foi citado, o abacate possui os seguintes sais mi-nerais:* Fósforo - junto ao cálcio - contribui para a mineralização dos neurô-nios, melhorando o raciocínio. Fortalece os ossos, combatendo a oste-oporose. é indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular; junto com o cálcio e a vitamina D, atua na formação de ossos e dentes, combate o raquitismo, a ocorrência de fraturas; evita músculos atrofi a-dos; alterações nervosas e contribui para a mineralização dos neurô-nios, melhorando o raciocínio. * Ferro: indispensável na formação do sangue - combate a anemia - atu-ando como veiculador do oxigênio para todo o organismo.* Magnésio: é essencial à vida, ajudando no metabolismo da glicose e nutrindo os nervos e o cérebro; atua na formação dos tecidos, ossos e dentes; ajuda a metabolizar os carboidratos; controla a excitabilidade neuromuscular. Combate a extrema sensibilidade ao frio e ao calor.* Potássio: age associado ao sódio, regularizando as batidas do cora-ção e o sistema muscular; contribui para a formação das células. Dilata os vasos sanguíneos* Possui relevante valor energético devido às gorduras responsáveis pelo aumento do bom colesterol, - HDL. Tem efeito protetor das arté-rias e, por consequência, sobre a saúde cardiovascular, ao contrário do LDL - o mau colesterol.* Possui glutationa, antiradical livre, que protege o nosso organismo de agentes cancerígenos.* Suas substâncias ativas, testerol e lecitina, o tornam efi caz no trata-mento das artroses, reumatismo e gota, eliminando as dores reumá-ticas, a partir da extração de um excelente azeite obtido da fruta. É anti-infl amatório. * Auxilia na desintoxicação do fígado.* Diabetes: para as pessoas que sofrem deste mal, é aconselhável co-mer a polpa durante quinze dias.

* Afrodisíaco: atribui-se à polpa do abacate uma capacidade afrodisí-aca. *Cálcio: atua na formação de tecidos, ossos e dentes; age na coagu-lação do sangue e na oxigenação dos tecidos; combate as infecções e mantém o equilíbrio de ferro no organismo.

Propriedades do caroço do abacate* Afrodisíaco – o caroço tam-bém pode ser utilizado como um excelente afrodisíaco: au-menta a libido. Preparo – Depois de esmagá-lo, adicione vinho branco. Coloque em um recipiente de vidro escuro e protegido da luz e deixe a infu-são, no mínimo, por 20 dias – não pode ser por menos tempo. Agite o recipiente algumas vezes, dia-riamente. Depois deste período, tome um cálice uma vez ao dia. Em forma de Chá * Elimina a diarréia, a tênia e outros vermes intestinais: Utilize o caroço, tostado e moído bem fi no até virar pó e coloque duas colheres de café em uma xícara de água morna e tome três vezes ao dia. * Elimina a caspa O Chá utilizado diretamente no couro cabeludo elimina a caspa, fortale-ce os cabelos e combate a calvície.O caroço também pode ser consumido fresco, podendo fi car na gela-deira por algum tempo, sem estragar.

Propriedade das folhasUso externo* Para tratar nevralgia, ou cefaléia (dor de cabeça) - Esquente um pouco d’água e coloque algumas folhas secas. Quando a mistura estiver morna, coloque sobre a cabeça, em forma de compressa, várias vezes ao dia, enquanto precisar.Uso internoA folha do abacateiro pode ser usada verde ou seca para fazer chá.* Como Diurético: o chá é utilizado como diurético para eliminar cálcu-los renais * Como antifl atulento: elimina a formação de gases intestinais;* Fígado: ajuda a vesícula a liberar a bile, melhorando a digestão das gorduras. Se o fígado estiver saturado de gordura e tóxicos, e se você não sofre de problema com pressão arterial, tome três goles do chá de folhas secas, de hora em hora, durante todo o dia, por 15 dias.* Diabetes: o chá de folhas secas serve especialmente aos diabéticos.Como utilizar: tomar uma xícara de chá de folhas secas, sem açúcar, pós as refeições.* Cansaço físico: Tome duas xícaras de chá das folhas secas, com algu-mas gotas de limão e uma colher de mel. * Para emagrecer: por melhorar a digestão das gorduras, tomando três xícaras ao dia, ajuda nas dietas de emagrecimento. Não se deve au-mentar as dosagens.*Emenagogos (são plantas picantes para amargas que aliviam a con-gestão do sangue) - provoca ou restabelece a menstruação.*Gengivas e dentes: fortalece as gengivas e dentes, é só mastigar suas folhas.*Afecções da garganta: gargarejar com chá das folhas.

Cuidados com o consumo do chá1) Se você tiver problemas de palpitação, utilize sempre as folhas se-cas. As verdes costumam provocar palpitações cardíacas.2) As pessoas que tiverem problema com a pressão arterial devem evitar tomar grandes quantidades diárias do chá, ou seja, mais de 3 xícaras por dia. Por ser diurético, pode reduzir muito a pressão arterial.3) O aconselhável é tomar pela manhã e no máximo até às 17 horas. Evite ingerir no início da noite, para evitar o desconforto de ter que levantar da cama pra ir ao banheiro.

07Toledo/PR • 10 a 16 de setembro de 2010

SAÚDE

ESPORTE

por Mayara Martan

“É preciso que eu suporte duas ou três larvas se eu quiser conhecer as borboletas.” (do livro “O Pequeno Príncipe”).

VIVER BEM

12

Page 8: PDF 61º JORNAL VIVER TOLEDO

08 Toledo/PR • 10 a 16 de setembro de 2010

[email protected]

“Primeiro aprenda a ser um artesão. Isso não impedirá você de ser um gênio.” (Eugène Delacroix)

ALEX DONEGA

Os irmãos Sofia e Francisco são filhos de Naura Tonin e André Angonese, em foto de Kéia Tonin

Emanuela e a irmã Milena Utzig almoçando no Filezão. Emanuela irá comemorar 11 anos no dia16 de setembro

CN

PJ 1

0.99

5.59

6/00

01-6

0 R$

300

,00

CN

PJ 1

0.99

5.59

6/00

01-6

0 R$

300

,00

SerranosO Clube Olímpico teve casa cheia no último domingo, por ocasião do mati-baile com Os Serranos. Muitos admiradores do grupo gaúcho e adeptos de um bom baile num dos melho-res ambientes da região com-pareceram e se divertiram ao embalo do consagrado grupo gaúcho.

Festa do PorcoUma das maiores festas gas-tronômicas do país, a 37ª Fes-ta Nacional do Porco no Rolete será realizada no próximo dia 19, no Clube Caça e Pesca. A expectativa é de um público de 30 mil pessoas que deve-rão degustar o prato típico to-ledano.

ReformaA construção do novo prédio da Câmara Municipal de Toledo ainda não foi concluída. O local será destinado ao setor de administração do Legislativo, enquanto no espaço atual fi carão os gabinetes, incluindo oito novos por conta do aumento de vagas na Câmara, na próxima legislatura.

RedeluxA loja de materiais elétricos e iluminação Redelux está a cada dia pen-sando mais na satisfação de seus clientes. Além de ser a única a contar com estacionamento coberto exclusivo, agora a Redelux está com des-contos eletrizantes de até 50% de desconto em todos os setores da loja.

São FranciscoA comunidade da Paróquia São Francisco de Assis, do Jardim Coopa-gro, organiza neste domingo (12) a festa que recebe o nome da paró-quia. O evento já é uma tradição em Toledo. O prato típico é paleta de-sossada e recheada.

ProgramaO professor doutor Jeff erson Staduto é o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Desenvolvimento Regional e Agrone-gócio, nível de Mestrado e Doutorado da Unioeste de Toledo. Um dos motivos pelo qual Jeff erson está com um largo sorriso no rosto é que o programa sempre tem sido muito bem avaliado pelo Capes.

MestradoAs inscrições para o mestrado em Desenvolvimento Regional e Agro-negócio da Unioeste estão abertas até o dia 27 de outubro. Os exames de seleção constituem-se de duas etapas. O valor de inscrição é de R$ 100,00 e apenas 18 candidatos serão selecionados.

Gente no embalo d´Os Serranos no Clube Olímpico

Mara e César Paludo no evento no Olímpico

AFM-HON-KVSH 404x266-18706-014.indd 1 9/22/09 5:25:29 PM

Status Motos

3378-6600

Av. Parigot de Souza, 1765- Centro

Page 9: PDF 61º JORNAL VIVER TOLEDO

09Toledo/PR • 10 a 16 de setembro de 2010

Cine PanambiOs fi lmes Nosso Lar e Meu Malvado Favorito conti-nuam em cartaz no Cine Panambi. Em breve, estarão em cartaz O Aprendiz de Feiticeiro, O Último Mes-tre do Ar e o sucesso nacional, O Bem Amado.

Meu Malvado FavoritoGru (Steve Carell) é o maior vilão do momento, mas tem seu posto abalado pelo novato Vetor (Jason Segel). Para recuperar o topo, ele planeja roubar a Lua, auxiliado pelas criaturas Minion. O problema é que três meninas órfãs veem nele a fi gura de um pai. Diante disso, Gru fi ca dividido entre roubar a Lua e abandonar as pequenas ou fi car com elas e desistir dos seus planos.

O Aprendiz de feiticeiroBalthazar Blake (Nicolas Cage) é um feiticeiro que mora em Manhattan. Ele busca defender a cidade de seu arquinimigo, Maxim Horvarth (Al-fred Molina), mas não é capaz de cumprir esta tarefa sozinho. Para tanto ele recruta Dave Stutler (Jay Baruchel), um rapaz comum mas com um potencial oculto, para ser seu aprendiz. Balthazar passa então a minis-trar um rápido curso na arte e ciência da magia, de forma a torná-lo seu aliado na luta constante contra as forças de Horvarth.

O Último Mestre do ArHá muito tempo atrás, o mundo era dividido em quatro grupos: Nação do Fogo, Tribo da Água, Reino da Terra e Nômades do Ar. Essas nações viviam em perfeito equilíbrio, até o dia em que a Nação do Fogo atacou. O Avatar, mestre dos quatro elementos, é o respon-sável por manter o equilíbrio do mundo e quando o mundo mais precisou, ele desapareceu. Cem anos após esse acontecimento, dois jovens da tribo da água do sul encontram o avatar, um habilidoso dominador de ar chamado Aang.

O Bem AmadoBaseado na obra de Dias Gomes, “O Bem Amado” conta a história do prefeito Odorico Paraguaçu, que tem como meta prioritária em sua administração na cidade de Sucupira a inauguração de um ce-mitério. É apoiado pelas irmãs Cajazeiras - com as quais o político viúvo mantém relações muito próximas. E tem em Vladimir (Tonico Pereira), dono do único jornal da cidade, seu principal opositor. A história passada no início dos anos 60 é narrada por Neco Pedreira (Caio Blat), um jovem que se apaixona por Violeta (Maria Flor), a fi lha do prefeito, moça moderna que estuda na capital. Os dois vivem um romance proibido enquanto Odorico sonha em abrir o cemitério municipal. Por falta de defunto, o prefeito nunca consegue realizar sua meta. Odorico arma situações para que alguém morra - inclusive importando um moribundo (Ernesto) que não morre e contratando Zeca Diabo, o matador responsável pela morte de seu antecessor.

Praça de alimentação: parada obrigatória no Shopping PanambiA praça de alimentação é parada obrigatória para quem freqüenta o Shopping Panambi. De segunda a segunda, a praça de alimentação do shopping funciona das 10h às 22h com cardápios e opções para agradar todos os gostos.

GigabomO Gigabom oferece lanches, sorvetes, sucos, panquecas, mini-pizzas e as deliciosas batatas recheadas.E esta semana, algumas opções de batatas es-tão em promoção: batata de strogonoff de fran-go + cheddar + calabresa + batata palha; ou strogonoff de carne + requeijão + palha; ou bo-lonhesa + catupiry + palha + guaraná kuat lata, por apenas R$ 9,90.O Gigabom tem sistema de entrega. Você pode fazer o pedido pelo fone 3055-2596. O Gigabom tem alguns sabores de batatas recheadas

em promoção esta semana

O melhor da culinária chinesa pode ser encontrado no Restaurante Chinatown

Café no BuleO Café no Bule é o lugar ideal

para quem aprecia um bom café

com deliciosas tortas. Além de

várias opções em cafés, quen-

tes e frios, há chás, sucos, cho-

colates, capuccinos, além de

deliciosas tortas doces e salga-

das, pão de batata, tortinhas,

sanduíches, docinhos, entre ou-

tras delicias. Fone 3055-2277.

Família Jhonny´sO Jhonny´s tem um dos ambientes mais aconche-

gantes e charmosos do Shopping Panambi.

Na Família Jhonny´s, o cliente pode optar por sabo-

rear os deliciosos pastéis, doces ou salgados, com

ou sem borda recheada, e sanduíches variados, ou

então os pratos caprichados com saladas, massas,

carnes, peixes, sopas, fondues, além das porções

de mini-pastéis, batata frita, frango com bacon,

frios, etc. Toda quinta-feira no Jhonny´s, tem músi-

ca ao vivo. Fone 3055-3830.

ChinatownO Restaurante Chinatown é a opção para

quem gosta de pratos orientais. Todos os

dias, o restaurante serve buff et com o me-

lhor da comida chinesa tanto no almoço,

quanto no jantar. Se o cliente preferir, há

outras opções no cardápio do serviço a la

carte. Saladas, yakissoba, frango xadrez, ro-

linho primavera, entre outros pratos, além

da saborosa banana caramelizada, são algu-

mas das opções encontradas no Chinatown.

Fone 3378-1316

Fondue: um dos pratos do cardápio da Família Jhonny´s

O Café no Bule é o lugar ideal para que aprecia um bom café

Promoção:Batata nº 12, nº15, nº

24 + Kuat lata por R$ 9,90

CINEMACine

Panambi(45) 3378-4774

PROGRAMAÇÃO DE 03/09 a 09/09

NOSSO LAR Com: Renato Prieto,

Fernando Alves Pinto, Rosane Mulholland,

Cardoso, Paulo Goulart.Drama.

Classifi cação indicativa: Livre.

Sessões: diariamente 19h40

e 21h30Sábado, domingo e quarta: 15h30, 19h40 e 21h30

MEU MALVADO

FAVORITOAnimação, Família,

InfantilDiariamente: 19h30

Sábado, domingo e quarta: 16h00 e

19h30

MERCENÁRIOSCom: Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li,

Dolph Lundgren.Ação, Aventura.

Legendado. Classifi cação

indicativa: 12 anos.Diariemente 19h30

Page 10: PDF 61º JORNAL VIVER TOLEDO

SOCIALpor Jéssica Zoia Rettor | [email protected]

“Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugná-la-ía-mos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito”. (Fernando Pessoa)

ANIVERSARIANTES DA SEMANARaquel Feistler – Jéssica Rover – Mariana Lambert Port

Vinicius Schtockann

VIVER INTERIOR

10 Toledo/PR • 10 a 16 de setembro de 2010

Falando em

CulturaMarcio Franz “Formiga”

07/09 - Terça - 8h30DESFILE CÍVICO Educação, Formação para a vidaLocal: Parque Ecológico Diva Paim Barth. 11 e 12/09 II FESTOLEDO Festival de DançasLocal: Teatro MunicipalRealização: PromodançaInformações: 3055-8741 / 3055-8742

16 e 17/09IV MOSTRA DE CIRCO E TO-LEDOLocal: Teatro MunicipalSessoes as 9h e as 14hRealização: Circo da Alegria.Informações: (45) 9968-9167

16/09 – Quinta-feira – 20h30DEPOIS DESSE DIA...Show CircenseLocal: Teatro MunicipalIngressos: R$ 5,00 Realização: Circo ÁticoInformações – 3055-8741 / 9968-9167

17/09 – Sexta-feira - 20h30NO PROBLEMShow CircenseLocal: Teatro MunicipalIngressos: R$ 5,00 Realização: Circo ÁticoInformações – 3055-8741 / 9968-9167

18/09 – Sábado – 19h304ª NOITE ESPETACULARLocal: Teatro MunicipalIngressos: R$ 7,00 (antecipados) R$ 10,00 (bilheteria)Realização: Cavaleri ProduçõesInformações: 9951-6184

Toledo, de 11 a 17 de junho de 2010 - Ano I - nº 48

Leia Assine e Anuncie

3054-1743

19/09 – Domingo – 20hV CINEMÚSICA Uma pequena história da músi-ca no cinemaLocal: Teatro MunicipalIngressos: R$ 8,00 + 1kg de ali-mento não perecível Realização: Escola Música & CiaInformações: 3055-2548

22/09 – Quarta-feira – 20h30ALMIR SATERLocal: Teatro MunicipalIngressos: R$ 40,00 (promocio-nal), R$ 30,00 (meio) e R$ 60,00 (bilheteria)Realização: Zorzo Produções.Informações: 3055-8712 / 3055-8741

24/09 – Sexta-feira – 20hWALTER MORAISAbertura da Semana Farroupi-lhaLocal: Teatro MunicipalIngressos: R$ 10,00 (meio) e R$ 20,00 (inteiro)Informações: 3055-8712 / 3055-8741

25/09 – Sábado – 20hGRUPO SIKURISMúsica chilena e latino-ameri-canaLocal: Teatro MunicipalIngressos: R$ 5,00 + 1kg e ali-mento não perecívelInformações: 3055-8712 / 3055-8741

28/09 – Terça-feira – 19h30ESPETÁCULO PAPEL DE BALANoite de talentos do colégio Pre-menLocal: Teatro MunicipalIngressos: R$ 3,00Realização: Colégio Estadual Presidente Castelo BrancoInformações: 3252-2174

Agenda cultural de setembro

Michel´s FestSerá no próximo dia 26 de setembro, a 16ª Michel´s Fest, a fes-ta gastronômica do distrito de São Miguel. A festa terá baile, matinê, mati-baile, entre outras atrações. Mas o ponto alto é o almoço com o prato típico: costelão assa-do na estufa.

ReinauguraçãoAcontece neste domingo, dia 12, a festa de reinauguração da praça central do distrito de Vila Nova. O evento terá música ao vivo com Leo & Giba, a partir das 20h00.

Jaqueline Fidler ilustra a coluna desta semana

Leila e Graciele, de Vila Nova, participaram de recente baile no distrito de Dez de Maio

A cabeleireira de Vila Nova esteve presente no evento da Beauty Fair, em São Paulo

Mariana Lamberti Port comemorou seu aniversário no dia 8 de setembro

Patricia e Cristiano Frana, do distrito de São Miguel

Distritos de Toledo comemoram 7 de setembro

Por Jéssica Zoia

Como todos os anos, a Es-cola Municipal Luiz Basei, do distrito de Novo Saran-di, promoveu o desfile em homenagem a pátria, como acontece desde 1968, envol-vendo não apenas os alunos, mas também os moradores do distrito.

“A escola é da comunidade de Novo Sarandi, e a comu-nidade faz a escola. Por isso, todos os anos organizamos o desfile e convidamos a popu-lação a participar”, explica a diretora Andréia Wilde.

Em Novo Sarandi, o des-taque o desfile é a fanfarra,

composta atualmente por 40 pessoas, todas residentes no distrito.

Escola modeloA Escola Municipal Luiz Ba-

sei é um exemplo para outras instituições. “Anualmente, te-mos três promoções em que a APM trabalha para arrecadar fundos que servem para man-ter a nossa escola com exce-lente padrão de qualidade e estrutura. Hoje, temos ar con-dicionado, aparelhos de tv, dvd e rádio nas salas de aula, bom acervo na biblioteca, par-quinho, entre outras comodi-dades para os nossos alunos”, fala a diretora.

Por Jéssica Zoia

No distrito de Novo Sobradi-nho, o desfile em comemoração ao 7 de Setembro aconteceu no domingo, dia 5. “Realizamos o desfile desde 1994, quando con-seguimos montar uma peque-na fanfarra, com instrumentos doados. Os componentes eram

pessoas da comunidade, jo-vens, adultos, professores e al-guns alunos da nossa escola. Tínhamos nessa primeira apre-sentação em torno de 20 par-ticipantes. Hoje, são dezenas”, explica o Clovis, diretor da es-cola de Novo Sobradinho, res-ponsável pela organização do desfile.

Mais uma comunidade ru-ral será beneficiada com pavi-mentação asfáltica. Foi assina-do o contrato de asfalto entre a prefeitura, Emdur e a Associa-ção de Moradores de Linha Três Quedas para a execução de 7,6 quilômetros de estradas rurais. O trecho a ser executado será entre Vila Ipiranga, passando por Linha Três Quedas até o distrito de Dez de Maio.

A assinatura do contrato foi feita em cerimônia na comuni-dade, com a presença do pre-feito, José Carlos Schiavinato, do vice-prefeito, Lúcio de Mar-chi, vereadores Luís Fritzen e Rogério Massing, do presiden-te da Associação de Moradores, Gerson Knorst, entre outros in-tegrantes da comunidade. Tam-

bém prestigiaram o ato o dire-tor superintendente da Emdur, José Eduardo Bertozzi Correa e o secretário de Infraestrutura Rural, Lídio Michels.

No total serão investi-dos R$ 1.222.894,75, sendo 902.094,75 da prefeitura, dos quais 60 mil em recursos fede-rais. Outros R$ 320 mil serão assumidos pela comunidade. O investimento vai beneficiar di-retamente 54 famílias, morado-ras desta região.

Conforme o diretor superin-tendente da Emdur, o muni-cípio tem contratados 173,69 quilômetros de estradas rurais. Destes 97,51 já foram executa-dos pelo município, restando 76,18 quilômetros já definidos em contrato.

Novo Sobradinho também promoveu desfile

Fanfarra de Novo Sobradinho, na comemoração do 7 de Setembro

Assinado contrato de asfalto em parceria em Linha Três Quedas

O distrito de Novo Sarandi comemorou o 7 de Setembro com desfile pelas ruas do distrito

Page 11: PDF 61º JORNAL VIVER TOLEDO

[email protected]

LEITURAS DA MADRUGADA“Eu gostaria de lhe agradecer pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do

que eu sou. Pela capacidade de me olhar devagar, já que nessa vida muita gente já me olhou depressa demais.” (Pe. Fábio de Melo)

BRUNO RADUNZ

11Toledo/PR • 10 a 16 de setembro de 2010

Izolde e Valdir Eckstein conferindo o Viver Toledo no Big Peixe Nadir e Roque Daga, que dedicam várias horas de trabalho por dia ao Big Peixe e às demais atividades da propriedade da família

Valdenir, Jackeline e Sandra Sampaio saboreando uma Colônia no Big Peixe

Exercício da tolerância*Bruno Marcos RadunzEm minha última estada no Rio de Janeiro quando fui presenciar o

casamento de um amigo dos tempos da juventude, na volta peguei

um táxi para o aeroporto. Fomos tranqüilos, pois estava com mais

de uma hora adiantado com relação ao check-in.

Estávamos rodando na faixa certa, conversávamos justamente so-

bre o trânsito da cidade quando de repente um carro preto saltou

do estacionamento na nossa frente.

O taxista pisou no freio, deslizou e escapou do outro carro por um

triz!

Foi uma manobra rápida e arriscada...

O motorista do outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar

para nós nervosamente.

Mas o taxista que me conduzia ao aeroporto apenas sorriu e ace-

nou para o outro motorista, fazendo um sinal de positivo. E ele o

fez de maneira bastante amigável.

Indignado lhe perguntei: ‘Por que você fez isto? Este cara cometeu

um erro grave de trânsito, quase arruína o seu carro e por pouco

não nos manda para o hospital!

Foi quando o motorista do taxi me surpreendeu mais ainda, além

da manobra efi ciente que fi zera alguns instantes atrás...

Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo. An-

dam por aí carregadas de lixo, cheias de frustrações, cheias de rai-

va, traumas e de desapontamentos. À medida que suas pilhas de

lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar, e às ve-

zes descarregam sobre a gente.

-Não tome isso pessoalmente. Isto não é problema seu! Disse ele.

-Apenas sorria, acene, deseje-lhes o bem, e vá em frente. Não pe-

gue o lixo de tais pessoas e nem o espalhe sobre outras pessoas

no trabalho, em casa, ou nas ruas. Fique tranqüilo... . Respire e

deixe o lixeiro passar....

O princípio disso é que pessoas felizes não deixam os caminhões

de lixo estragar o seu dia.

Continua ele:

-A vida é muito curta, não leve lixo consigo. Limpe os sentimen-

tos ruins, aborrecimentos do trabalho, picuinhas pessoais, ódio e

frustrações.

-Ame as pessoas que te tratam bem. E trate bem as que não o fa-

zem.

-A vida é dez por cento o que você faz dela e noventa por cento a

maneira como você a recebe!

Confesso que fi quei quase sem argumentos depois de tudo o que

ouvira naqueles momentos.

Ao chegarmos ao aeroporto, sãos e salvos, após pagar o valor da

corrida e agradecer pelos bons préstimos e pela lição que havia

escutado, perguntei ao motorista;

-Desculpe em te perguntar, mas quanto que você ganha trabalhan-

do com este táxi?

E ele me respondeu:

-Em torno de oitocentos a mil reais por mês, porque o táxi não é

meu, é da cooperativa.

-E o senhor é feliz com o que ganhas?

Respondeu ele garbosamente:

-Olha amigo, consigo pagar meu aluguel e levar alimentos para

casa e comprar alguns livros no sebo para mim e para meu fi lho

ler. Eu leio muito, sabia...

Com estas palavras ele acabara de dar a prova de que aquilo que

falara sobre a tolerância tinha um motivo específi co: a leitura!

A leitura faz a diferença na vida das pessoas. Uma pessoa que lê

não sai por aí dilapidando o patrimônio dos outros, não pixa mu-

ros, não quebra praças...

Uma pessoa que lê se torna tranqüila, tem argumentos para entre-

vistas e tem respostas para as difi culdades da vida.

E para você, querido leitor, espero que esta história que aconteceu

comigo possa ser útil para a sua vida, que ela te leve a andar sem-

pre livre de lixos, e que seja muito feliz!

Pensem nisso!

*Bruno Marcos Radunz é administrador de empresas, pales-trante, escritor e articulista do Viver Toledo.

Edson e Vânia Schwinn no baile d´Os Serranos no Clube Olímpico

Odila e Edelberto Wessel (Moinho Toledense) também conferindo a noitada com os Serranos no Clube Olímpico

Silvana e Luiz Carlos “Farinha” de Bona no Olímpico

Arlindo Niedermeyer foi conferir com familiares o excelente Buffet de peixes do Big Peixe

Ótica CristalPrestes a completar 30 anos de atividades, a Ótica Cristal, do em-presário Adelar Holsbach, o “Pelanka”, acaba de receber nova li-nha de óculos de sol das marcas Ray Ban, Giorgio Armani e Vitor Hugo, num novo conceito em óculos da espécie, e com preços acessíveis.

SucessoO sucesso do Pelanka não é por acaso. Iniciou na Ótica em 1981 como offi ce-boy do então proprietário Ivo Tomazoni, que viu no menino qualidades que aos 17 anos o galgaram ao posto de ge-rente da empresa. De lá para cá é uma história com muitos de-safi os, porém, com muitas conquistas. Importante salientar a gratidão que Pelanka nutre por Ivo Tomazoni, caso raro nos dias de hoje.

Dario VelozzoO Colégio Estadual Dario Vello-zo promoverá no dia 23 de ou-tubro o 14º Concurso Garota Dario Vellozo. Nos eventos ante-riores houve uma massiva par-ticipação da comunidade com mais de 1300 pessoas presen-tes. O colégio tem como diretor o professor Euclides Jair Freese.

Boca MalditaQuem cumpre religiosamen-te visitas diárias à Boca Maldi-ta sabe o quanto as notícias cir-culam no famoso café. Pessoas de diversos ramos empresariais e sociais trocam informações e decidem também vários negó-cios, constituindo-se num local onde a formação de opinião pro-lifera e as amizades são reaviva-das constantemente.

LeilãoNesta sexta-feira, 10, às 20 horas, acontece no Recinto de Leilões Darci Domingos Tonin, localizado no Centro de Eventos Ismael Spe-rafi co, o Leilão Especial de Gado de Corte. Assina a promoção a So-ciedade Rural de Toledo, em parceria com a Leiloingá.

SaudadeMuito justa a homenagem ao Darci Domingos Tonin, levando seu nome ao Recinto de Leilões. Darci era uma pessoa especial. Um amigo querido, um desportista nato, artilheiro, batalhador por suas causas e os da sociedade rural e que partiu muito cedo. É uma da-quelas pessoas que faz muita falta numa comunidade. Deixou um grande legado, além do seu trabalho: os fi lhos Carlos Henrique, o “Branco” e Ana Karina.

Edson GoettemsA cidade de Toledo tem entre seus habitantes um verdadeiro arte-são na arte do fabrico de violões. É Edson Goettems, que em seu atelier tem fabricado violões especiais para diversas partes do Bra-sil, inclusive municiando diversos artistas famosos com suas peças.

Ênio PerinSanto de casa não faz milagre. O ditado está sendo desfeito pelo belo trabalho desenvolvido pelo arquiteto Ênio Luiz Perin, que com-pleta 30 anos de atividades com amplo sucesso. Ele tem em seu acervo técnico mais de 300 projetos nas áreas da arquitetura, urba-nismo, planejamento urbano e planejamento regional.

TrajetóriaÊnio participou com experientes arquitetos paranaenses da equipe que elaborou a Política de Desenvolvimento Urbano e Regional para o Estado do Paraná em 2003 e integrou a Coordenação Técnica na elaboração dos Planos Regionais de Desenvolvimento Estratégico do Paraná, em 2007

Obras Destacam-se entre as realizações de Ênio Perin projetos como o Parque Ecológico Diva Paim Barth, a Câmara de Vereadores, o prédio da ACIT, sem deixar de citar a elaboração de planos dire-tores de vários municípios, entre os quais Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso.

Page 12: PDF 61º JORNAL VIVER TOLEDO

12 Toledo/PR • 10 a 16 de setembro de 2010

[email protected]

“Sê humilde se queres adquirir a Sabedoria. Sê mais humilde ainda, quando tiveres se assenhoreado da Sabedoria.” (H.P. Blavatsky)

WANDERLEY GRAEFF

Venha conferir a Coleção Verão na linha academia e a coleção 2011 de biquínis.

Fernanda Zem, Tatiane Weisenmann e Melina Santana na inauguração da Balaroti

André Balaroti (Forma Design), Margareth Rech, presidente da AEAT e a designer Cintia Constante

Zenia, Thiago, Thais e Celso Potulski, ele à frente da Atlanta, da área de segurança eletrônica

AGORA ABERTO AOS DOMINGOSPromoção válida para M. C. Rondon e Toledo

Edifi caçõesUma audiência pública será realizada no dia 29 de setembro para defi -nir o uso e a ocupação do solo das zonas dos lagos.Está em debate a altura máxima das construções e o risco de se criar um paredão de prédios em ruas próximas ao Parque Ecológico Diva Paim Barth.Já para a futura zona do lago 2, onde está sendo construído o Parque do Povo Luiz Claudio Hoff mann, a proposta é de lotes com áreas mínimas de 600 metros, enquanto as edifi cações deverão ter altura máxima de dois pavimentos nas duas primeiras quadras ao redor e assim sucessi-vamente até o máximo de sete pavimentos.

ModuladosO empresário Paulo Garcia, da Todeschini, viu com bons olhos a inaugu-ração da Balaroti, empresa que, assim como a sua, atua no segmento de móveis planejados.Ele demonstra uma visão empreendedora ao analisar que a abertura da nova empresa fortalece a avenida Parigot de Souza como um pólo de modulados.As duas empresas estão praticamente de frente uma para a outra e bem próximo dali também há a Conceito Interiores, do mesmo ramo.

AeroportoO Aeroporto Internacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu, registrou em agosto o melhor mês de sua história. O movimento de embarques e desembarques totalizou 108 mil passageiros.Atualmente, são 18 voos diários com uma ocupação média de 70%, movimentação que confi rma o bom momento do turismo de Foz: foram 724 mil passageiros no período janeiro-agosto (54% a mais que no mes-mo período em 2009), mais do que o dobro da média nacional.

ConexãoA terceira palestra do Conexão Empresarial será realizada segunda--feira, 13, no Teatro Municipal. A Associação Comercial e Empresa-rial de Toledo escalou para o evento Massaru Ogata, com o tema “Motivação para vendas com resultado”. A última palestra do Co-nexão será no dia 21, com o astronauta brasileiro Marcos Pontes.

Feira ShoppingA Associação Comercial e Empresarial de Toledo está em plena fase de comercialização dos estandes para a 18ª Feira Shopping, de 22 a 26 de junho de 2011. De acordo com o coordenador geral, Danilo Gass, a comercialização antecipada, adotada há três anos, facilita a participação dos associados. As empresas podem planejar e pagar em até nove vezes antes de chegar o evento.

UnicredLideranças toledanas participaram do 8º Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito. Entre elas, estavam o médico Orley Ál-varo Campagnolo, presidente da Unicred Pioneira do Paraná, acom-panhado do gerente geral Feliz Fornari. O evento foi realizado no Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu.

Karine Graeff Martinazzo recebeu as amigas Fernanda Valcarenghi, Maísa Kuhn Fazzolari, Sandra Diel Rocha e Maria Cecília Martinazzo para o chá de fraldas de Pedro

Kátia, César, Bianca e Lucas de Césaro