88ª edição jornal viver toledo

12
Toledo, de 01 a 07 de abril de 2011 - Ano 2 - nº 88 DOM FRANCISCO ALEX DONEGA POLÍTICA E GENTE VIVER BEM BRUNO RADUNZ WANDERLEY GRAEFF PÁGINA 02 PÁGINA 08 PÁGINA 02 PÁGINA 07 PÁGINA 11 PÁGINA 12 Como um bem da criação, fruto do amor de Deus, a água destina-se a todos os seres para a sobrevivência da humanidade e das espé- cies. Seus benefícios são para todos e não somente para aqueles que vivem em países onde a água é abundante. Jantar envolveu pré-candi- dato e liderança apontada como nome cristalino para compor chapa; em tem- pos de conversações, um nome assombra a qualquer eventual postulante. É o do ex-prefeito Derli Donin; Mar- condes é exemplo de per- sistência e luta. Femai é lançada pela Asso- ciação Comercial e Empre- sarial de Toledo; não é hora de comprar carro: espere a Feauto; escola de idiomas Wizard premia alunos com dinheiro por indicação; a his- tória do 1º de abril, o dia da mentira. Japoneses dão exemplo de um país sem saques; inicia- tiva louvável dos maçons de Toledo na tragédia do Litoral; bastidores agitados no Partido Verde; no artigo da semana, “Somos todos idiotas”, torcedores são fei- tos de bobos pelos times e jogadores. O vírus 4 da dengue atua como os demais em circula- ção; especialistas americanos apontam estratégia simples, eficiente e barata para a per- da de peso: tomar água; novi- dade em vista: vacina contra hipertensão: em Dicas, solu- ções simples para os mais va- riados tipos de manchas. Dirigentes do Sicredi Oes- te e do Rotary Club Tole- do comemoram parceria; Sicoob Oeste registrou o mais baixo índice de inadimplência do mercado financeiro; “Chico Paulis- ta”, participa em Curitiba de eventos relacionados ao turismo. PÁGINA 03 PÁGINA 03 PÁGINA 10 PÁGINA 07 >> INDÚSTRIA | FEMAI SERÁ MAIOR QUE EM 2010 Divisão de acesso Amop Acit projeta expressão nacional para Feira de Máquinas e Indústria Rua Estilac Leal, 1614 esq. com Almirante Barroso - centro 3054-5573 A 2ª Feira de Máquinas, Automação e Indústria – Fe- mai será realizada em se- tembro, com projeção de praticamente dobrar o seu tamanho em relação à pri- meira edição, realizada no ano passado. A Femai foi lançada pela Associação Co- mercial e Empresarial de To- ledo, que estima que o even- to deverá alcançar projeção nacional em poucos anos. A Femai será realizada de 22 a 24 de setembro, no Centro de Eventos Ismael Sperafi- co e já contava, quarta-feira, com 28 reservas confirma- das dos 50 estandes que es- tarão disponíveis. Evento foi lançado na semana e tem sucesso assegurado com antecedência em 2011 Deputado e lideranças gestionam pela recuperação de torre Torre de empresa de telefonia é uma das mais altas edificações do Paraná, com mais de 100 metros Cidade se mobiliza para fazer Toledo voltar à elite Evento em Ouro Verde terá show da dupla João Neto e Frederico Ouro Verde do Oeste prepara Festa do Peão de Boiadeiro Falta de consenso suspende eleição; Schiavinato é candidato Virada Cultural tem data e locais definidos PÁGINA 03

Upload: jornal-viver-toledo

Post on 12-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

88ª edição Jornal Viver Toledo

TRANSCRIPT

Page 1: 88ª edição Jornal Viver Toledo

Toledo, de 01 a 07 de abril de 2011 - Ano 2 - nº 88

DOM FRANCISCO ALEX DONEGA POLÍTICA E GENTE VIVER BEM BRUNO RADUNZ WANDERLEY GRAEFF

PÁGINA 02 PÁGINA 08 PÁGINA 02 PÁGINA 07 PÁGINA 11 PÁGINA 12

Como um bem da criação, fruto do amor de Deus, a água destina-se a todos os seres para a sobrevivência da humanidade e das espé-cies. Seus benefícios são para todos e não somente para aqueles que vivem em países onde a água é abundante.

Jantar envolveu pré-candi-dato e liderança apontada como nome cristalino para compor chapa; em tem-pos de conversações, um nome assombra a qualquer eventual postulante. É o do ex-prefeito Derli Donin; Mar-condes é exemplo de per-sistência e luta.

Femai é lançada pela Asso-ciação Comercial e Empre-sarial de Toledo; não é hora de comprar carro: espere a Feauto; escola de idiomas Wizard premia alunos com dinheiro por indicação; a his-tória do 1º de abril, o dia da mentira.

Japoneses dão exemplo de um país sem saques; inicia-tiva louvável dos maçons de Toledo na tragédia do Litoral; bastidores agitados no Partido Verde; no artigo da semana, “Somos todos idiotas”, torcedores são fei-tos de bobos pelos times e jogadores.

O vírus 4 da dengue atua como os demais em circula-ção; especialistas americanos apontam estratégia simples, eficiente e barata para a per-da de peso: tomar água; novi-dade em vista: vacina contra hipertensão: em Dicas, solu-ções simples para os mais va-riados tipos de manchas.

Dirigentes do Sicredi Oes-te e do Rotary Club Tole-do comemoram parceria; Sicoob Oeste registrou o mais baixo índice de inadimplência do mercado fi nanceiro; “Chico Paulis-ta”, participa em Curitiba de eventos relacionados ao turismo.

PÁGINA 03

PÁGINA 03

PÁGINA 10

PÁGINA 07

>> INDÚSTRIA | FEMAI SERÁ MAIOR QUE EM 2010

Divisão de acessoAmop

Acit projeta expressão nacional para Feira de Máquinas e Indústria

Rua Estilac Leal, 1614 esq. com Almirante Barroso - centro

3054-5573

A 2ª Feira de Máquinas, Automação e Indústria – Fe-mai será realizada em se-tembro, com projeção de praticamente dobrar o seu tamanho em relação à pri-meira edição, realizada no ano passado. A Femai foi lançada pela Associação Co-mercial e Empresarial de To-ledo, que estima que o even-to deverá alcançar projeção nacional em poucos anos. A Femai será realizada de 22 a 24 de setembro, no Centro de Eventos Ismael Sperafi-co e já contava, quarta-feira, com 28 reservas confirma-das dos 50 estandes que es-tarão disponíveis.

Evento foi lançado na semana e tem sucesso assegurado com antecedência em 2011

Deputado e lideranças gestionam pela recuperação de torre

Torre de empresa de telefonia é uma das mais altas edificações do Paraná, com mais de 100 metros

Cidade se mobiliza para fazer Toledo voltar à elite

Evento em Ouro Verde terá show da dupla João Neto e Frederico

Ouro Verde do Oeste prepara Festa do Peão de Boiadeiro

Falta de consenso suspende eleição; Schiavinato é candidato

Virada Cultural tem data e locais definidos

PÁGINA 03

Page 2: 88ª edição Jornal Viver Toledo

2 – a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento.

MarcondesO ex-vereador Wilmo Barcellos Marcondes é um exemplo para as novas gerações. Ele prega a necessidade de luta e indigna-ção contra as mazelas praticadas pelos políticos, como a eleva-ção substancial de salários, por exemplo. Luta ainda pela extin-ção das pensões milionárias de ex-governadores e viúvas de ex--governadores. Ele lidera debates populares sobre esses e outros assuntos.

global, estes números tendem a aumentar consideravelmente. O problema da escassez e privação da água é ainda mais dramático quando se trata de populações que vivem na pobreza. O conceito “família de nações” recorda que a responsabilidade sobre o destino dos países menos favorecidos re-cai sobre os que estão em melhor situação. Em uma família, cada membro

é responsável por todos e cada um dos demais membros, donde o sofrimento de um se converte no sofrimento de todos. O número de crianças que morrem casa ano devi-do à falta de acesso à água potável e saneamento básico é uma perda para o futuro de toda a humanidade.

Inegavelmente a água deve ser uma preocupação de to-dos nós. É argumento errôneo e egoísta pensar que no Bra-sil temos água em abundância e que são os outros é que devem preocupar-se. Não nos esqueçamos que a Terra é aldeia global não só no campo da comunicação, mas tam-bém no contexto de todos os seus recursos, inclusive hídri-cos. Convém recordar que todos os seres humanos estão unidos por uma origem comum e o mesmo destino supre-mo do convívio eterno com Deus. A água é um bem públi-co, para o bem de todos, dentro do contexto dos direitos, obrigações e responsabilidades que cabem a cada um de nós.

Estamos sendo convidados a criar uma cultura da im-portância da água, em vista de sua essencialidade. Com

que facilidade nós a desperdiçamos. Há uma urgente necessidade que re-eduquemos a sociedade, a começar de nós mesmos, para uma nova atitu-de diante dela. Na antiguidade a água era venerada e protegida, às vezes inclusive celebrada como fonte de vida, destacando-se formalmente sua importância. Não permitamos que ela seja considerada apenas como um mero produto de consumo. A água tem, por si mesma, um inestimável e in-substituível valor. Defender a água é defender a vida. Cuidar da água é vi-ver a fraternidade.

ção pública mudou demais. Muitas coisas que eram possíveis, não são mais feitas hoje”.

ResponsabilidadeNa entrevista, Derli assegurou que “como mandatário maior, assumi todas essas responsabilidades e respondo por isso com toda tranqüilidade, pois isso não afetou em nada minha vida e te-nho consciência tranqüila que na minha casa não entrou dinheiro que não fosse do meu salário ou do resultado do meu trabalho”.

WelterAo mesmo tempo em que trava uma batalha pelo mandato na Assembleia Legislativa, Elton Welter (PT) assume a liderança do processo de discussões sobre o futuro político de Toledo no âm-bito das oposições. “Minha tarefa é trabalhar intensamente para unifi car as oposições da cidade. Farei de tudo e abdicarei de qual-quer vaidade pessoal e espero que as demais lideranças também façam isso. Temos que construir um projeto em conjunto para que a oposição esteja unida e fortalecida, e procurar achar um método adequado para decidir quem encabeçará a chapa”, prega.

LunittiO presidente do PMDB, Beto Lunitti, pré-candidato a prefei-to, segue a mesma linha de ra-ciocínio. Para ele, tudo aponta para a união das oposições. “E não estamos construindo am-biente somente para o PT e o PMDB, mas para outros parti-dos da oposição, fortalecendo uma aliança e promovendo um grande debate no nosso muni-cípio. Trazer à exposição todas as questões que envolvem uma administração pública, propor tudo o que precisa, ir pro debate e levar isso à opinião pública e naturalmente isso será feita na ocasião certa”, assegura.

SupercrechesEntre as 718 supercreches anunciadas pelo governo federal, Toledo insere-se na primeira seleção de cidades paranaenses incluídas no programa. Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu estão incluí-das na segunda seleção. No total, 6 mil creches é a meta que a pre-sidenta Dilma pretende construir em seu mandato por meio do PAC

Vice em vistaAs articulações visando o processo eleitoral de 2012 vão aconte-cendo nos bastidores da política toledana. Um jantar em caráter informal envolveu um pré-candidato declarado à sucessão muni-cipal e liderança apontada como um bom nome para compor a chapa. Consta que a conversa foi cristalina, sendo expostos os argumentos e as condições para o aceite, que envolveriam até mudanças estruturais profundas numa sigla partidária envolvida.

O nomeEm tempos de muita conversa por enquanto ainda sem muita consistência sobre a sucessão municipal, um nome assombra a qualquer eventual postulan-te. É o do ex-prefeito Derli Do-nin (PP). Sete anos depois de ter deixado o poder, ele é ine-gavelmente uma reserva ex-traordinária da situação para a disputa de 2012. Desde que não ocorra nenhum impeditivo legal por conta de processos refe-rentes à sua gestão que enfrenta, Derli seria o nome que daria ao seu grupo político a condição privilegiada dos jogadores de truco que vão para a cartada fi nal com duas manilhas.

TranquilidadeEm entrevista exclusiva ao Viver Toledo no ano passado, Derli disse que está tranqüilo “pois em nada que se discute referente ao meu nome é tocado no assunto desvio de dinheiro publico ou apropriação de recursos públicos...”. “... Eu assumi uma prefei-tura falida, com inúmeros problemas e vários vícios. E pratica-mente todos os processos que estou respondendo na justiça são oriundos dos primeiros anos de administração que tive”.

RespaldoNa oportunidade, o ex-prefeito salientou que “apesar de meus opositores tentarem colocar outra imagem referente a mim es-tou convivendo tranquilamente com isso. Mas nenhum deles de chegar e dizer que o Derli se apropriou de recursos e dinheiro público. Eles podem dizer que houve alguns atos administrativos errados, porém todas as ações que fi z dentro da prefeitura tive-ram parecer jurídico. Sabemos que a mudança de foco em relação a uma administra-

O apóstolo João, no Capítulo 9, narra uma passagem de Jesus, di-zendo que veio ao mundo para abrir os olhos aos cegos.

Quem de nós já não teve a opor-tunidade de ler ou ouvir sobre esse assunto, que é o tema do quarto do-mingo de Quaresma deste fi nal de semana?

Jesus havia acabado de curar um cego, pessoa conhecida, da região. Todos fi caram ma-ravilhados com o acontecido, e em-bora tivessem ali com eles, a pro-va viva do mila-gre, foram até os fariseus, a fi m de buscar uma expli-cação para o fato. Os fariseus eram a elite religiosa da época e já há tem-po buscavam mo-tivos para prender Jesus, acusando-o de curandeirismo e outras “blasfê-mias”. Haviam in-clusive proibido a entrada no templo de pessoas que viessem a falar dele.

Ao dizer que havia vindo ao mun-do para abrir os olhos aos cegos, Jesus queria se referir não aos ce-gos dos olhos materiais, mas àque-les que não conseguem, ou fi ngem não conseguir, ver a quantidade de desgraça que assola a humanidade. Pior, sequer conseguem ver o que se passa ao seu lado. E não movem uma palha para ajudar a mudar a si-tuação.

Neste sentido, abrir os olhos sig-nifi ca ver e tentar compreender o que se desenrola ao nosso redor. Deixar de fi ngir que não é responsa-bilidade nossa. Que não são as auto-ridades e também nenhuma lei que vão mudar o mundo.

Como cita o artigo do site Artigo-nal.com, tinha Jesus o objetivo de abrir os olhos dos homens para a verdade que liberta, cura e transfor-

ma. Para fechar os olhos de homens “sábios aos seus próprios olhos”, que acabam por transformar em ver-dade suas mentiras, como seres hu-manos falhos e limitados que são.

Quantos de nós representam, nos dias de hoje, o papel dos fariseus, que eram homens estudiosos, inte-lectuais, de profundo conhecimen-to e sabedores da verdade. A estes, que se fazem de cegos, certamen-

te está reservado uma prestação de contas bastante acurada. Por outro lado, no aspecto espiritual, quando somos cegos em relação à Verdade, ao cometermos al-gum delito dian-te de Deus, somos considerados “per-doáveis” por viola-mos algo do qual não tivemos dis-cernimento para entender.

Portanto, o juí-zo de Deus mani-festa-se de forma diferenciada en-

tre o “cego” e o que “enxerga”, tal como ocorre com a justiça terrena, pois Deus, na Sua perfeita justiça não forma juízo com critérios idên-ticos entre uns e outros. Cada um é visto pelo Senhor na sua individuali-dade, porque cada um de nós é es-pecial aos olhos de Deus! E porque cada um de nós se encontra em di-ferentes estágios de conhecimento da Verdade.

O que se espera é que, indepen-dente do grau de evolução que cada ser humano se encontra, deve se-guir o caminho da justiça e do amor, tendo sempre em mente a importân-cia de ações baseadas em verdades simples, deixadas a nós por Jesus: tratarmo-nos todos com amor e só fazermos ao outro aquilo que que-remos que seja feito a nós mes-mos. E o resto nos será dado por acréscimo.

02 Toledo/PR • 01 a 07 de abril de 2011

OPINIÃO

EXPEDIENTEEditora Viver Toledo Ltda.CNPJ 10.995.596/0001-60Rua Santos Dumont, 4110, Sl 07 – Vila IndustrialCEP 85904-450 Toledo - PRFones: (45) 3054-0444 - [email protected] gráfi co: Grécia Comunicação - www.grecia.ppg.br

Diretor e EditorWanderley Graeff [email protected] ComercialAlex [email protected]

Gerência AdministrativaLuciane Graeff lucianegraeff @hotmail.com

Depto Comercial - VendasAna Maria Bellocchio

EquipeKarine Graeff Wanderley Graeff Jr.Mayara MartanBruno Marcos RadunzDiagramaçãoLídio Ricardo

por Wanderley Graeff | [email protected]ÍTICA & GENTE

O pior cego é aquele que não quer ver

Jesus queria se referir não aos cegos dos olhos materiais,

mas àqueles que não conseguem, ou fingem não

conseguir, ver a quantidade de

desgraça que assola a humanidade.

VALDIR [email protected]

O QUE DISSERAM“O povo polonês se interessa bastante pelo nosso país,

pela nossa cultura.”Luiza Bordignon Cypriano, estudante toledana que cumpre intercâmbio rotário na Polônia, salientando que se sente

uma entusiasta pelo Brasil e que aprendeu a valorizá-lo mais estando em um país distante.

“Sem este profissional, Toledo corre o risco de fechar de vez o aeroporto, a Agência Nacional de Aviação Civil, pode tirar o aeroporto da rota dos aeroportos

reconhecidos.”Adriano Remonti, vereador, em proposição em que aponta ao Poder Executivo a contratação de rádio-operador para

trabalhar no Aeroporto Luiz Dalcanalle Filho.

“Estamos contratando de acordo com a demanda e de acordo com nossa capacidade de efetuar os contratos.”

Celso Loch, gerente da Caixa, explica que não há uma limitação de recursos para o crédito imobiliário na agência de

Toledo.

“Porque ele não tem família. Não tem pai e não tem mãe. Se tiver, é uma figura que está dentro da casa.”

Edélcio Pelisson, professor, salientando que o jovem de hoje, em sua grande maioria, não se interessa por nada.

Estamos na Quaresma, vivenciando a Campanha da Fraternidade que nos coloca diante da refl exão e ações concretas em favor da Vida no nosso Pla-neta. Coincidentemente, o evangelho do domingo fala do encontro entre Je-sus e a samaritana, que foi buscar água no poço de Jacó e acaba encon-trando-se com Jesus Cristo, a fonte da água viva que sacia eternamente o ser humano. Cavar um poço era uma obra grandiosa na antiguidade, o risco era grande, na maioria dos ca-sos eram mais os insucessos que os resultados positi-vos. O poço cavado no terreno que fora de propriedade do Patriarca Jacó (Gen. 33,19) tinha uma profundidade de 32 metros e conseguiu dar água ininterruptamente por 500 anos.

Como um bem da criação, fruto do amor de Deus por nós, a água destina-se a todos os seres para a sobrevivên-cia da humanidade e de todas as espécies. Deus destinou a terra e tudo o que ela contém para o bem de seus fi -lhos e fi lhas. A água é um bem comum universal. Seus be-nefícios são para todos e não somente para aqueles que vivem em países onde a água é abundante. A água está intrinsecamente vinculada aos direitos humanos funda-mentais, como o direito à vida. O papa João Paulo II, em 2004, escreveu: “Como dom de Deus, a água é instrumen-to vital, imprescindível para a sobrevivência e, portanto, um direito de todos”. Felizmente, a Assembléia Geral da ONU, no dia 28 de julho de 2010, aprovou uma resolução afi rmando que a água e o saneamento básico são direitos humanos essenciais. Foram 122 votos favoráveis e, incrivelmente, 41 abstenções, certamente provocadas por interesses comerciais.

Ficamos atônitos quando escutamos que, segundo a Organização Mun-dial da Saúde, 900 milhões de pessoas não têm acesso à água potável, o que representa aproximadamente 13% da população mundial. E as coisas não tendem a fi car apenas nesse patamar, pois em vista do aquecimento

Cuidar da água é viver a Fraternidade

D. FRANCISCO BACHBispo da Diocese de Toledo

Do fundo do baú

A foto mostra como era Porto Mendes, muito antes

da formação do Lago de Itaipu. As instalações do porto fi cavam muitos

metros acima da calha do Rio Paraná, difi cultando o acesso de passageiros e o

transporte de mercadorias entre o porto e as

embarcações.

Derli Donin

Beto Lunitti

Wilmo Marcondes

O poço cavado no terreno que fora de propriedade

do Patriarca Jacó (Gen. 33,19) tinha uma profundidade

de 32 metros e conseguiu dar água ininterruptamente

por 500 anos.

Page 3: 88ª edição Jornal Viver Toledo

03Toledo/PR • 01 a 07 de abril de 2011

CIDADE>> INDÚSTRIA | FEMAI SERÁ MAIOR QUE EM 2010 Manifestação

Organizadores projetam expressão nacional para Femai

A 2ª Feira de Máquinas, Auto-mação e Indústria – Femai será realizada em setembro, com pro-jeção de praticamente dobrar o seu tamanho em relação à pri-meira edição, desenvolvida no ano passado. A Femai foi lançada quarta-feira, em café da manhã para empreendedores, parceiros e dirigentes da Associação Co-mercial e Empresarial de Toledo, que projetam que o evento deve-rá, em poucos anos, alcançar pro-jeção nacional.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Toledo, Se-brae/PR, Fiep, Sicoob Oeste, PUC-PR e UTFPR. O Sebrae/PR anunciou que promoverá em paralelo à feira um seminário de inovação.

A Femai será realizada de 22 a 24 de setembro, no Centro de Eventos Ismael Sperafico e já contava, quarta-feira, com 28 reservas confirmadas dos 50 estandes disponíveis, segun-do o diretor de Feiras da Acit, Marcos Destefeni, que come-mora a parceria com o Núcleo de Gastronomia da entidade: “Teremos 14 empresas do se-tor da gastronomia atuando em conjunto, de forma que este se-tor será um atrativo a parte e profissionalizado”.

A expectativa dos organiza-dores é que a Femai se conso-lide em poucos anos como um dos principais eventos do setor de máquinas, automação e in-dústria do país. “Cascavel con-solidou-se com o Show Rural e a Femai terá o mesmo peso para Toledo, num futuro pró-ximo, tendo em vista o poten-cial industrial de Toledo. Num

comparativo, Toledo soma 120 mil habitantes e possui 530 in-dústrias, enquanto Cascavel com quase 300 mil habitantes, conta com menos, indústrias, cerca de 320”, salienta o presi-dente da Acit, Walmor Lodi.

Para o coordenador regional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Augusto Spe-rotto, “as empresas devem es-

tar preparadas para produzir aquilo que o consumidor quer e o papel da Femai é o de apre-sentar as novidades das empre-sas. O consumidor está cada vez mais exigente e é preciso inovar e deixá-lo satisfeito, do contrário, o empreendedor não ficará com o seu dinheiro. Ele aplicará naquilo que lhe agra-da”, apregoa.

Médicos vão interromper atendimento aos planos de saúde

Os médicos de todo o país vão interromper o atendimento aos planos de saúde na próxi-ma quinta-feira. A Associação Médica de Toledo está se so-mando à manifestação promo-vida pelas entidades médicas nacionais e estaduais no que está sendo chamado de “gran-de ato de suspensão do atendi-mento aos planos e seguros de saúde”, no próximo dia 7 de abril, não por acaso a mesma data em que é comemorado o Dia Mundial da Saúde.

Entre as reivindicações da categoria estão os reajustes dos honorários médicos e a aprova-ção de projeto de lei que con-temple a relação entre médicos

e planos de saúde. De acordo com o presidente

da Associação Médica de Toledo, Claudio Hayashi, serão suspen-sas todas as consultas e proce-dimentos eletivos de pacientes conveniados a planos e seguros de saúde, com novo agendamen-to das consultas e dos demais atendimentos. Ele ressalva que será mantida a assistência nos casos de urgência e emergência e que a medida abrange todos os planos de saúde.

As entidades médicas es-tão divulgação a “Carta Aber-ta à População”, que esclarece e pede o apoio dos usuários à mobilização dos médicos. (Veja nesta edição).

Os parceiros da Femai, por ocasião do lançamento, quarta-feira feira, na Acit

Roberto Roncato, Claudio Hayashi, Leonardo Schmidt e Gelson Leonardi, na Associação Médica de Toledo: paralisação

Deputado e lideranças gestionam pela recuperação de torre

Lideranças toledanas estão rei-vindicando providências da opera-dora de telefonia Oi, com vistas à recuperação da pintura e conclu-são do projeto do mirante de ob-servação turística da torre da em-presa, em Toledo. A mais recente iniciativa partiu do deputado Duí-lio Genari (PP), que gestionou jun-to à direção da empresa, através de ofício, apontando os anseios da co-munidade em relação à torre, uma das mais altas estruturas edifica-das em território paranaense.

O visual da torre encontra-se em péssimo estado, uma vez que há muitos anos não é realizada a pintura. O deputado Duílio Genari pediu tambem a retomada dos es-tudos para a conclusão do miran-te da torre, salientando que a obra irá valorizar o empreendimento da empresa.

A edificação foi construída no início dos anos 90, pela então Tele-par, com estrutura para instalação do mirante, semelhante ao existen-te em torre de Curitiba, mas a obra jamais foi concluída. Alem do mi-rante, o investimento contemplaria tambem um elevador para o aces-so, já que a estrutura possui altura superior a 100 metros.

A recuperação da torre vem sen-do defendida por vereadores na Câmara Municipal e pelo médico e ex-prefeito Avelino Campagnolo. Ele vem cobrando medidas da Oi em seu programa semanal Tribu-na Sem Máscara, na Rádio Guaçu, emissora da qual é proprietário.

A torre da Oi possui 109,5 metros de altura e é um das edificações mais altas do Paraná

Falta de consenso suspende eleição da Amop

Nenhuma chapa se inscreveu até o prazo regulamentar ven-cido às 9 horas de terça-feira (29/3), conforme determina o Estatuto da Amop (Associação dos Municípios Oeste do Para-ná). Por isso, de acordo com de-liberação do presidente da en-tidade, o prefeito de Jesuítas, Aparecido José Weiller Junior, a eleição que estava programada para ser realizada nesta quinta--feira (31/3) foi adiada por tem-po indeterminado e a atual di-retoria permanece no posto até que nova data seja agendada.

“Os prefeitos e prefeitas ain-da não chegaram a um con-senso em torno de um nome comum. Para que não ocorra disputa e com isso a integração da entidade não seja abalada, a diretoria executiva optou pela suspensão da eleição. Um esfor-

ço político será feito a partir de agora para buscar uma solução. Vamos discutir internamen-te essa questão e assim que ti-vermos uma resposta, iremos anunciar a data para realização do novo pleito”, declara Junior.

O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato (PP), é um dos nomes apontados para a presidência

O radialista Ge-túlio Ubiratan Cos-ta dos Santos atuou em Toledo no início dos anos de 1980, na equipe comanda-da por Jaime Zeni na Rádio União, onde se notabilizou como um dos melhores plan-tonistas de esportes do Paraná. ele atuou com nomes como Aroldo Martan, Nél-son Tenório, Téo de Andrade, Wanderley Graeff, Alfredo Ribei-ro, José Heriberto e Marco Antonio Pereira, entre outros.

Após deixar Toledo, Ubiratan, migrou para o Espírito Santo, onde atuou em emissoras de rádio e televisão e elegeu-se vereador na cidade de Linhares. Anos mais tarde, passou a trabalhar em Tei-xeira de Freitas-BA, onde elegeu-se deputado estadual pelo PMN com expressiva votação.

Recentemente, Ubiratan teve aprovada por unanimidade dos de-putados estaduais baianos sua indicação para receber o título de “Cidadão Baiano”. Ele já recebeu honrarias como a comenda maior da Câmara Municipal de Linhares/ES e o título de “Cidadão Teixei-rense” da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas.

Onde está?

Virada Cultural tem data e locais definidosA 1ª Virada Cultural de Toledo

será realizada nos dias 28 e 29 de maio, contando com 24 horas de diferentes atividades culturais, reunindo talentos da casa e con-vidados especiais. A programa-ção será concentrada no Centro de Eventos Ismael Sperafico, no Parque Ecológico Diva Paim Bar-th, ao ar livre, e no Teatro Munici-pal de Toledo. Em todos os locais,

o acesso será livre. A programação começa no sá-

bado, 28, às 18h, e estende-se até por volta das 22h de domingo, 29, com diversas atrações.

“Por enquanto, o que temos confirmado é a dupla Léo e Giba”, adianta o ouvidor geral do muni-cípio, que integra a comissão or-ganizadora, Lourival Neves Jú-nior. Segundo ele, o evento deste

ano será uma pequena amostra do que se espera para novas edi-ções no futuro, cada ano com mais atrações. Os artistas locais inte-ressados em participar da progra-mação poderão inscrever-se na Casa da Cultura. Uma comissão vai avaliar os trabalhos inscritos e fazer uma seleção, consideran-do o número de participantes e a atividade desenvolvida.

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

Médicos vão interromper o atendimento aos planos de saúde no dia 7 de abril Prezado cidadão, prezada cidadã Os médicos de todo o País irão suspender o atendimento aos planos e seguros de saúde no próximo 7 de abril, Dia Mundial da Saúde. Nesse dia, os médicos não realizarão consultas e outros procedimentos. Os pacientes previamente agendados serão atendidos em nova data. Todos os casos de urgência e emergência receberão a devida assistência. A paralisação é referendada pela Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e pelo conjunto das sociedades de especialidades médicas. Trata-se de um ato em defesa da saúde suplementar, da prática segura e eficaz da medicina e, especialmente, por mais qualidade na assistência prestada aos cidadãos. O objetivo é protestar contra a forma desrespeitosa com que os médicos e os pacientes são tratados pelas empresas que atuam no setor. Os planos de saúde interferem diretamente no trabalho do médico: criam obstáculos para a solicitação de exames e internações, fazem pressão para a redução de procedimentos, a antecipação de altas e a transferência de pacientes. Os contratos entre as operadoras e os médicos também são irregulares, estão em desacordo com as normas estabelecidas pela Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Nos últimos dez anos, os reajustes dos honorários médicos foram irrisórios, enquanto os planos aumentaram suas mensalidades bem acima da inflação. Alertamos a sociedade que tal situação é hoje insustentável, com riscos de sérios prejuízos à saúde e à vida daqueles que decidiram adquirir um plano de saúde, na busca de uma assistência médica de qualidade. As empresas de planos de saúde precisam urgentemente atender a reivindicação das nossas entidades, estabelecendo regras contratuais claras que respeitem a autonomia do médico e definam critérios e periodicidade de reajustes dos honorários profissionais. É necessário também que a ANS exerça seu papel fiscalizador, exigindo dos planos de saúde o cumprimento da regulamentação. Curitiba, 22 de março de 2011.

Associação Médica do Paraná Conselho Regional de Medicina do Paraná

Sindicato dos Médicos do Paraná

Rua Cândido Xavier, 575 Água Verde 80240-280 Curitiba/PR

Fone: (41) 3024-1415 Fax: (41) 3242-4593 www,amp.org.br

Rua Victório Viezzer, 84 80810-340 Curitiba/PR

Fone: (41) 3240-4000 Fax: (41) 3240-4001 [email protected]

Rua Coronel Joaquim Sarmento,177 80520-230 – Curitiba/PR Fone/Fax (41)3338-871

simepar@sime

Page 4: 88ª edição Jornal Viver Toledo

04 Toledo/PR • 01 a 07 de abril de 2011

EMPRESAS E NEGÓCIOSSicoob Oeste recebe guias do DARF

O Sicoob Oeste está autori-zado a receber as guias do Do-cumento de Arrecadação da Receita Federal – DARF. O procedimento na cooperati-va teve início no último dia 23 de março, permitindo, através de convênio firmado pelo Ban-coob, mais uma importante prestação de serviços aos co-operados.

Segundo a diretora financei-ra do Sicoob Oeste, Solange Pin-zon Martins, “o recebimento do

DARF era o que faltava para os cooperados pessoa jurídica po-derem centralizar toda sua mo-vimentação financeira na pró-pria cooperativa”.

O Sicoob já vinha receben-do boletos, contas de luz, água e telefone, entre outros recebi-mentos, mas o cooperado tinha a necessidade de buscar em ou-tras instituições o atendimento para o recolhimento dos docu-mentos da Receita Federal.

“Este é mais um serviço que

Uma boa opção para um bom café da manhã ou um lanche a qualquer hora do dia é a Doce Café, Cafeteria e Confeitaria.

A Doce Café oferece excelen-tes opções em tortas doces e sal-gadas, salgados assados, sandu-íche natural, docinhos, mousses, entre outras delícias, que podem ser degustadas com cafés, capuc-cinos quentes ou gelados, chás, sucos ou refrigerantes.

O ambiente da cafeteria é cli-matizado e tem rede wi-fi.

EncomendasA Doce Café também acei-

ta encomendas para festas. No cardápio, do-ces e salgados comuns, além de mini bolos, doces decora-dos, entre ou-tras delícias. A confeitaria também pro-duz bolos com pasta americana e bonecos em biscuit, muito uti-lizados em casamentos.

A Doce Café também aceita encomendas para coffe break.

o Sicoob presta aos seus asso-ciados e estamos nos aprimo-rando cada vez mais para poder sempre atender melhor nossos cooperados” finaliza Solange.

Doce Café: opção para um lanche da tarde ou para seu evento

SERVIÇO

Doce Café – Cafeteria e ConfeitariaRua Ledoíno José Biavatti, 1656 – Vila Industrial (a uma quadra do Teatro Municipal).Fone (45) 3378-2245.

Doce Café: opção para o lanche da tarde ou para seu evento

Page 5: 88ª edição Jornal Viver Toledo

05Toledo/PR • 01 a 07 de abril de 2011

EMPRESAS & NEGÓCIOS>> EMPREENDEDORISMO | DIRIGENTES DA ACIT VISITAM PREFEITO

Schiavinato anuncia investimentos e diz que empréstimo rendeu R$ 2 mi

O prefeito José Carlos Schia-vinato recebeu a visita de in-tegrantes da nova diretoria da Associação Comercial e Empre-sarial de Toledo, presidida pelo empresário Walmor Lodi. No primeiro contato oficial, depois da eleição da nova diretoria da entidade, eles entregaram o con-vite para a posse festiva, no dia 8 de abril, às 20h30, no salão de inverno do Olinda Park Hotel.

Durante o contato, Schiavina-to falou sobre vários projetos em andamento e colocou-se à dispo-sição da Acit para defender pro-jetos de interesse comum, como o Aeroporto Regional. Segundo ele, mesmo com os investimen-tos pontuais que estão sendo fei-tos no aeroporto de Cascavel, o projeto de construção do Aero-porto Regional continua forte e de interesse do município. O prefeito adiantou aos empresá-rios que já fez alguns contatos em Curitiba visando a retomada das discussões sobre o projeto, pela importância dele para o de-senvolvimento da região. “Esta-mos discutindo e no momento oportuno vamos chamar a ACIT, que também defende esta ban-deira, para viabilizar este proje-to, que é para médio prazo”, des-tacou ele.

Schiavinato adiantou aos em-presários alguns dos investi-mentos que pretende fazer no município e destacou a impor-tância da iniciativa privada, res-pondendo aos investimentos do setor público. Conforme o pre-feito, as ações de reurbanização deverão ter sequência, com ave-nidas e rotatórias, que se mos-traram eficazes, disciplinando o trânsito e reduzindo o núme-ro de acidentes, além de deixar

a cidade mais bonita. Paralelo a estes investimentos públicos percebe-se o empenho da inicia-tiva privada, também investindo em seus estabelecimentos.

O prefeito anunciou novos in-vestimentos em iluminação pú-blica, entre eles a assinatura do contrato para a iluminação da Avenida J. J. Muraro, que está sendo urbanizada, e a troca do sistema de iluminação pública do Largo São Vicente de Paulo, entre a Rui Barbosa e a Santos Dumont. Serão colocados cerca de 10 superpostes com ilumina-ção idêntica a da Avenida Pau-lista, em São Paulo.

O prefeito também confirmou para breve a instalação de um sistema de bicicletas interligan-do várias regiões da cidade com ciclovia. Serão cinco pontos da cidade, onde o usuário vai poder pegar e entregar a bicicleta, pa-gando uma pequena taxa. Este serviço, bastante utilizado em países de primeiro mundo, já foi implantado na forma de projeto piloto no Parque Frei Alceu, no Jardim Porto Alegre, com exce-lente aceitação. No local a pes-soa utiliza a bicicleta sem custo para a prática de atividades físi-cas e posteriormente devolve no mesmo ponto onde foi retirada.

Schiavinato falou ainda dos investimentos feitos em pavi-mentação rural e comentou sobre o financiamento com o Banco Interamericano de Desen-volvimento (BID) que represen-tou uma economia de R$ 2 mi-lhões, graças a desvalorização do dólar. “O valor que pegamos emprestado é menor do que va-mos pagar”, acrescentou o pre-feito, ressaltando a importância dos investimentos feitos. Outro

SERVIÇOGorduxo MimadoPet shop e canilRua Haroldo Hamilton, 596 – Cen-tro Comercial do LagoFone (45) 3054-7262.

Construção e ReformaCréditoresponsável

Construção e Reformaresponsável

Construção e Reforma

A disponibilidade está condicionada à análise de crédito do associado. SAC Sicredi - 0800 724 7220 / Defi cientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519.

Consulte o seu gerente e informe-se sobre a disponibilidade e os prazos das melhores opções de crédito para você. Use essa força a seu favor.

• Crédito dos materiais de construção à mão-de-obra;• Simples e rápido, na medida de suas necessidades.

sicredi.com.br

Jan/

2011

Crédito para construir, ampliar ou reformar? Você vai se sentir em casa no Sicredi.

processo de financiamento está sendo executado, desta vez com a Agência Francesa de Desen-volvimento, que deverá possibi-litar investimentos na área am-biental, além de mais qualidade de vida à população.

O prefeito comunicou aos em-presários que na próxima sema-na deverá ir a Brasília para fa-zer novos contatos para tentar viabilizar a autorização para a licitação do Hospital Regional, uma importante obra na área de saúde, não só para Toledo como para os demais municí-pios que fazem parte da 20ª Re-gional. Além de recursos para esta obra, estão assegurados do governo federal investimentos

para a construção de uma cre-che, três novas unidades de saú-de (Concórdia, Pancera e San-ta Clara IV) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que será instalada próximo à UTF-PR, além de financiamento do PAC para urbanização de áre-as com novas casas populares. Mesmo já tendo esgotada a cota do município para o programa Minha Casa, Minha Vida, Schia-vinato disse que estão sendo fei-tos novos contatos visando ou-tras formas de financiamento com a CEF para atingir a meta de construir 2.200 casas até o final do seu mandato. Os terre-nos para isso já foram adquiri-dos pelo município.

Gorduxo Mimado: o melhor para o seu cão

Detalhe da visita dos empresários ao chefe do Executivo toledano

Desde dezembro, To-ledo conta com a Gor-duxo Mimado, pet shop e canil, num dos pontos mais agradá-veis da paisagem da cidade. A Gorduxo Mi-mado está localizada no Centro Comercial do Lago.

A empresa propor-ciona banho e tosa para o seu cão, deixan-do-o sempre em dia com a higiene. Alem disso, a loja conta li-nha completa de ração e acessórios.

CanilQuem pretende ad-

quirir um cãozinho com garantia de boa procedência, não pode deixar de conhecer o canil da Gorduxo Mimado, que tem à venda filhotes de várias raças.

Esta semana, a loja tem a disposição filhotinhos das raças bull-dog inglês, basset round, sharpei, shinauzer e wipt.

Gorduxo Mimado: pet shop e canil

Na Gorduxo Mimado, seu cãozinho tem tratamento completo de higiene com banho e tosa

Ketrin Graciele Tiez Wutzke e Nadine Thauana Iappe, da equipe Gor*ux* Mimado

Page 6: 88ª edição Jornal Viver Toledo

06 Toledo/PR • 01 a 07 de abril de 2011

SOCIAL“Uma pessoa precisa de uma boa reputação para sobreviver” (a.d.)

por Marcos Padilha | [email protected] CRIOULA

DILCEU SPERAFICODeputado FederalE-mail: dep.dilceusperafi [email protected]

A aposentadoria justa e demais direitos da terceira idade

Entre os grandes desafi os do Congresso Nacional para a atu-al Legislatura está a decisão de fazer justiça aos aposentados da Previdência Social.

O ideal seria estender a to-dos os inativos os direitos de algumas categorias privilegia-das, como aposentadoria inte-gral e plano de saúde mantido pelo poder público, mas como são avanços impraticáveis, é preciso buscar compensações. Entre elas, o fi m do fator previ-denciário e a garantia de reajus-te anual da aposentadoria equi-valente ao do salário mínimo.

Se para o trabalhador ativo é possível oferecer a recom-posição baseada no índice de infl ação do exercício anterior, somada ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), de dois anos atrás, nos parece jus-to e inadiável oferecer benefí-cio semelhante ao aposentado.

Até porque é na terceira ida-de que a pes-soa necessita de maior assis-tência, confor-to e segurança. Como ensina a sabedoria mile-nar, é na aten-ção dispensada às crianças, ido-sos e animais que se avalia a evolução cultu-ral dos povos.

Por isso, se o Brasil está re-almente consolidando a con-dição de nova superpotência econômica e celeiro do mundo, precisa refl etir tal progresso na qualidade de vida da popula-ção, especialmente das pesso-as mais dependentes do aten-dimento público.

Somente garantindo ganhos reais às aposentadorias se ga-rantirá um mínimo de dignidade e segurança aos que trabalha-ram, produziram e recolheram tributos e contribuições, duran-te a vida inteira.

Uma aposentadoria decen-te e sufi ciente para a alimenta-ção, medicação, moradia e la-zer, é a retribuição mínima que a sociedade deve oferecer aos seus idosos.

Na Legislatura passada apro-vamos o fi m do fator previden-ciário e reajustes maiores aos segurados da Previdência So-

cial, mas foram propostas veta-das pelo Executivo. Nosso de-safi o é agora retomar a luta por tais conquistas.

O Executivo, por sinal, já ace-na com mudanças no siste-ma previdenciário, incluindo a adoção de idade mínima para a aposentadoria de trabalhado-res da iniciativa privada.

Na Europa, apesar de pro-testos da população, já foram aprovadas limitações de 67 anos para homens e 62 para mulheres, mas sua adoção no Brasil nos parece uma violência contra o trabalhador nacional.

As diferenças de expectativa de vida, condições de trabalho, qualidade de vida e dos servi-ços públicos prestados à popu-lação, impedem qualquer equi-paração.

No dia em que o trabalha-dor brasileiro tiver os mesmos

direitos e re-ceber as mes-mas atenções de seus cole-gas europeus, talvez possa-mos discutir a viabilidade da equivalência de obrigações e be-nefícios.

Enquanto o aposentado bra-sileiro depender da assistência

familiar e enfrentar difi culda-des em postos de saúde e hos-pitais, não podemos puni-lo com mais encargos e restri-ções.

Pelo contrário, devemos fa-zer justiça à sua contribuição na geração das riquezas e es-tabilidade social do País, garan-tindo-lhe velhice digna e tran-qüila.

Na medida em que cai o nú-mero de fi lhos e mais mulheres ingressam no mercado de tra-balho, precisamos estar cada vez mais atentos às necessida-des de independência e auto-nomia dos idosos.

Se fi lhos adultos não têm mais tempo e nem disposição para cuidar de pais e avós, o poder público tem a obrigação de lhes garantir renda e servi-ços públicos de qualidade, co-meçando pela aposentadoria justa e prosseguindo com aten-dimento de saúde adequado às necessidades da terceira idade.

Como ensina a sabedoria milenar, é

na atenção dispensada às crianças, idosos e

animais que se avalia a evolução cultural dos

povos.

NOVO ENDEREÇO

Jantar dançanteSábado dia 09, a partir das 20h, acontece o tradicional jantar dan-çante do CTG Chama Crioula. Após o jantar ocorrerão apresenta-ções de danças. Os cartões já estão disponíveis na secretaria do CTG Chama Crioula e com integrantes dos grupos de danças e membros da patronagem. Os cartões também estarão disponíveis na bilheteria na hora do evento.

Qualidade de vidaEm tempos que se evidência a busca por melhor qualidade de vida e prática de esportes, a dança de salão surge como uma ótima opção de atividade física. Especialmente para aqueles que não curtem a freqüência em atividades esportivas, muitas vezes por falta de tem-po ou até mesmo disposição. O CTG Chama Crioula vem inovar com as aulas de dança de salão todos os domingos a partir das 19h. As aulas são descontraídas e agradáveis. Vá conhecer e participar das aulas, desfrutando de momentos destinados ao seu bem estar. Para obter mais informações acesse o site: www.dancamarcospadilha.com.br ou peça informações pelo fone 45 9924-9232.

PioneirosAtividades artísticas e culturais marcaram a programação do Encon-tro dos Pioneiros no Centro de Eventos Ismael Sperafi co. O encon-tro serve para lembrar a data da chegada da primeira caravana de desbravadores, no dia 27 de março de 1946. Oriundos do Rio Gran-de do Sul, os primeiros desbravadores acamparam as margens do rio Toledo, iniciando a colonização da cidade. Todos os anos, como forma de homenagear e reconhecer a importância destes na coloni-zação do município é realizado um grande evento.

Festa do Pioneiro: Invernada Mirim apresentando danças tradicionais gaúchas e danças de salão

Danças tradicionais apresentados pelos dançarinos da Invernada Juvenil na Festa do Pioneiro Durante a apresentação do CTG os dançarinos convidaram os pioneiros para uma confraternização

Patrão do CTG Orandi e Ivonete Gayardo, durante o almoço em homenagem aos Pioneiros

Momento espiritual durante o

almoço, com o pastor Wagner

Tehzy e o padre Hélio

Bamberg

Iná das Graças e João Eleotério no almoço de homenagem aos pioneiros de Toledo

Page 7: 88ª edição Jornal Viver Toledo

Orlando, nos Estados Unidos, no fi nal do ano passado. A vacina, de efeito prolongado, funcionará como um antígeno para estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos contra a angiotensina II”, explica Juerg Nussberger, um dos autores da pesquisa.

Vacina contra hipertensão II

A angiotensina II é uma das moléculas que contraem os vasos san-güíneos do nosso corpo. Não esperamos neutralizar todo o excesso de angiotensina dos hipertensos com o imunizante. Mesmo porque não há nem sequer comprimido que faça isso. No Brasil as opiniões são cautelosas e entusiastas. A angiotensina faz parte de um grupo de substâncias necessárias para garantir que o sangue corra pelo nosso corpo. Bloquear a sua ação me parece um pouco temerário, ressalva. A expectativa é de que a vacina venha a ser introduzida no mercado daqui a cinco anos e que sejam necessárias de duas a quatro injeções anuais, já que a vida média dos anticorpos é de quatro meses.

Dengue tipo 4O vírus 4 da dengue atua como os demais em circulação (1, 2, 3), que apresentam os mesmos sintomas – dores de cabeça, no corpo e articulações, febre, diarreia e vômito – e devem ser tratados da mesma forma – repouso e hidratação. Esse ressurgimento do ví-rus tipo 4 abre precedente para mais uma epidemia da doença no Brasil. Em todo o país 34 pessoas já foram infectadas pelo vírus – Amazonas (11 casos), Pará (3), Bahia (2), Piauí (1), Rio de Janeiro (2) e Roraima (15, sendo 11 em 2010 e 4 em 2011), desde o retorno do vírus ao país, em agosto de 2010.

Dengue tipo 4 IINeste ano, 23 casos foram notifi cados, e, em 2010, 11, em números do Ministério da Saúde. Esse tipo de vírus não era registrado há 28 anos no país, mas voltou a circular em agosto do ano passado. Isso serviu de alerta para as autoridades de saúde, pois boa parte da população brasileira, pessoas abaixo dos 30 anos, em especial crianças e jovens, não tem imunidade contra esse vírus.

Água pra emagrecer!Não acredita? Pois então saiba o que anda alarde-ando um time de espe-cialistas da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos. Eles descobriram uma estratégia simples, efi ciente e barata quan-do o assunto é perda de peso: tomar água. De acordo com o estudo, quem bebe dois copos do líquido — zero caloria — antes de cada refeição dá menos garfadas e, consequentemente, elimina mais quilos do que aqueles que abrem mão da fórmula H2O de emagrecimento.

Água pra emagrecer! IIPara corroborar a tese, os cientistas americanos dividiram em dois grupos homens e mulheres acima do peso ou até mesmo obesos, com idade entre 55 e 75 anos. Metade dessa gente foi orientada a seguir uma dieta de baixa ingestão calórica e beber água antes do café da manhã, almoço e jantar. O restante adotou o mesmo regime alimentar, porém sem recorrer aos goles de água. Depois de 12 se-manas, o primeiro grupo havia perdido em média 15,5 quilos — um sucesso comparado aos 11 quilos do outro.

Água pra emagrecer! IIIAo tomarmos água, a leptina e o PYY, dois hormônios envolvidos no controle da saciedade, são liberados pelo estômago. A leptina atua no próprio estômago, enquanto o PYY é produzido no momento em que a água chega ao intestino. São eles os responsáveis por enviar a mensagem de que estamos satisfeitos ao cérebro. Ao receber essa informação, a massa cinzenta se contentará com pratos menos far-tos.

Vacina contra hipertensãoNem todos os que sofrem de hipertensão - e essa gente forma uma legião de 17,5 milhões só no Brasil - têm disciplina para o ritual de engolir uma ou mais pílulas diariamente. Não à toa, o anúncio de cientistas do Hospital Universitário Canton de Vaud e do Cytos Bio-technology, laboratório sediado na Suíça, causou estardalhaço no encontro anual da American Heart Association (AHA), realizado em

07Toledo/PR • 01 a 07 de abril de 2011

GERALpor Mayara Martan

“Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?” (Fernando Pessoa)

VIVER BEMDICAS

12

Para facilitar a limpeza- Para acabar com as formiguinhas que aparecem na pia e no armário co-loque alguns cravos da Índia.

- Para tirar manchas de tinta da roupa, deixe-a de molho no leite, ou esfre-gue-a com sal e limão ou ainda com líquido de Dakin (hipoclorina).

- Para tirar o mofo de armários, coloque um saleiro com bicarbonato de sódio ou cal virgem na gaveta do mesmo.

- Para tirar manchas de gordura da roupa, coloque farinha de trigo ou tal-co sem perfume sobre a mesma, coloque um papel absorvente e passe o ferro por cima do papel. A gordura ficará no papel.

- Para tirar manchas de café ou chá da roupa, lave imediatamente com água fervente ou esfregue com um cubinho de gelo.

- Para que os tostados soltem com facilidade na hora de lavar os refratá-rios é só untar as alças e as beiradas dos mesmos com margarina.

- Para acabar com as formiguinhas da pia ponha pó de café usado onde elas caminham.

- Os vidros ficarão limpos e transparentes se lavados com uma mistura de 1 litro de água e 1 colher de vinagre.

Curitiba terá frota com maiores ônibus do mundo

Começará a operar em Curitiba o ligeirão azul, o Mega BRT, maior ônibus do mundo. Com 28 metros de cumprimento, 2,75 me-tros de largura e capacidade para 270 passageiros, nove ônibus ini-ciarão nos próximos dias s operações nas linhas Pinheirinho-Car-los Gomes e Boqueirão.

Até o final do ano, a frota curitibana será renovada em 29%, so-mando 554 ligeirões, que operam com biocombustível e são mais rápidos, pois fazem menor número de paradas e possuem tecnolo-gia de sensores que permite a abertura dos semáforos, o que lhe garante prioridade no cruzamento.

Exemplo japonês

As fotos mostram o antes e o depois de um trecho de rodovia destruído pelo tsunami no Japão e reconstruído em apenas seis dias. Sem dúvida, um modelo a ser seguido.

Ouro Verde do Oeste

Festa do Peão de Boiadeiro será a maior de todos os tempos

A Comissão Organizadora da Festa do Peão de Ouro Verde do Oeste já definiu as principais atrações da 26ª edição do even-to, que será realizado de 28 de abril à 1º de maio. Alem dos ro-deios, shows artísticos nacio-nais estão agendados.

A prefeita de Ouro Verde do Oeste, Cleonice Alves Cardo-so, aponta que esta deve ser a maior festa já realizada na ci-dade: “Estamos investindo para que a nossa comunidade e os visitantes possam viver mo-

mentos especiais, com muito conforto e segurança”.

O presidente da Comissão Or-ganizadora da Festa, Amauri de Carvalho Alves, informa que para o Rodeio em Touros, foram contratadas a Cia. Paulo Emílio, de São José do Rio Preto/SP, a Cia Brutus Show, de Corbélia e a Cia. Bulls, de Altônia. Para o Rodeio em Cavalos, foi con-tratada a Cia. Novo Horizonte, de Icaraíma. Ainda para o ro-deio, a Comissão investiu na contratação da sonorização e

a iluminação, junto à Cia. Pau-lo Emílio, que possui estrutura de última geração, composta de aproximadamente 30 toneladas de equipamentos e promete ser um show à parte na festa.

Para os shows, já estão con-firmadas, na sexta feira, 29, a dupla de renome nacional João Neto e Frederico e, para o sábado, a revelação do ser-tanejo universitário Conrado e Aleksandro.

O rodeio classificatório terá a locução de “pratas da casa”,

sendo contratados os locutores Daniel Tibiriça e Gleydson Ro-drigues, que se juntarão ao experiente Ilson Galli para narrar as emoções das monta-rias em touros e cavalos. A Co-missão Organizadora destaca que os ingressos para o even-to já estão disponíveis nos tradicionais postos de ven-das de Ouro Verde do Oeste e Toledo. O tradicional almoço com costelão vai abrir a pro-gramação do domingo, últi-mo dia da festa.

Cascavel terá Feira de Bezerros em maioA Sociedade Rural Oeste do

Paraná prepara um evento que deve mobilizar pecuaristas do Paraná e estados vizinhos. É a Feira de Bezerros de Cascavel, que acontecerá no dia 14 de maio, nas dependências do Par-que de Exposições.

Segundo o presidente Erwin

Soliva, a Feira deve reunir 1.500 bezerros selecionados junto às melhores propriedades asso-ciadas à Rural Oeste. “Os pre-ços da arroba subiram 40,4% no acumulado de 2010. A forte de-manda é favorável ao vendedor, mas a Feira acresce vantagens adicionais. Em vez de negociar

com apenas um comprador, te-remos um grupo maior de inte-ressados no mesmo local e dis-postos a pagar um preço justo pela qualidade e melhor gené-tica. Isto representa vantagem para quem traz seus bezerros à nossa Feira”, raciocina Erwin, lembrando que os compradores

também sairão ganhando, com a concentração de oferta e qua-lidade dos animais.

Os pecuaristas interessados em comercializar seus lotes de bezer-ros já podem se inscrever junto à secretaria-executiva da Socieda-de Rural do Oeste do Paraná ou pelo fone (45) 3228-2526.

Page 8: 88ª edição Jornal Viver Toledo

08 Toledo/PR • 01 a 07 de abril de 2011

SOCIAL

Loja Centro (45) 3277-1012Loja Shopping Panambi (45) 3055-2012

www.voelumiar.com.br

CinePanambi

(45) 3378-4774PROGRAMAÇÃO DE

01 a 07/04/2011

SALA 1:FILME 1: ESPOSA DE MENTIRINHA (Estréia

sábado)Comédia, Romance.

Classifi cação indicativa 10 anos.Sessões:

Diariamente: 19h30 e 21h30

Sab, dom: 16h00, 19h30 e 21h30

SALA 2:FILME 1: RANGO

Animação.Do mesmo Diretor de Piratas do

CaribeAnimação.Dublado.

Classifi cação indicativa livre. Sessões:

Diariamente: 19h20Sab,dom: 15h30 e 19h20

FILME 2: BRUNA

SURFISTINHACom: Deborah Secco,

Cássio Gabus Mendes, Drica Moraes.

Drama.Classifi cação indicativa 16 anos.

Sessões:Diariamente: 21h20

Lumiar Turismo: 18 anos realizando sonhos

DisneyCom a bagagem 18 anos de experiência, a Lumiar Turismo oferece

um programa especial de viagem com acompanhamento para Orlan-do e New York, que inclui além da supervisão durante toda a viagem da proprietária da agência, Maria Cristina de Cecco Della Costa, as-sessoria e acompanhamento de guias experientes desde o Brasil, serviços de tesouraria e até suporte fi nanceiro, quando necessário.

Há vários anos a Lumiar proporciona esta maravilhosa viagem, sem-pre no mês de julho. A próxima saída será no dia 10 de julho. Serão 12 noites em Orlando visitando os principais parques - Magic Kingdom Park, Sea World, EPCOT Center, Bush Gardens, Universal Studios/Hard Rock Caff e, Disney Hollywood Studios, Animal Kingdom e Universal Is-land of Aventures/Hard Rock Caff e/City Walk – e ainda festa de confra-

O Shopping Panambi conta com uma loja

de uma das mais conceituadas agências de turismo da região:

A Lumiar Turismo.Quem anda pelo shopping, pode

fazer uma visita à agência e conhecer as vantagens de adquirir

um pacote com a Lumiar.

Tênis de Mesa

Shopping tem desafio de saque sábado e domingoSerá realizado neste sá-

bado e domingo no Shopping Panambi, o 2º Desafi o do Sa-que, promovido pelo professor Emerson Jerônimo em parceria com o Shopping Panambi e a Secretaria de Esportes.

O desafio consiste em o de-safiante devolver 3, 4 ou 5 saques do professor Jerôni-mo, que é nove vezes cam-peão paranaense de tênis de

mesa, concorrendo a brindes cedidos pelos lojistas do Sho-pping Panambi. Será monta-da uma mesa oficial de Tênis de Mesa, no hall central do Shopping Panambi. O desa-fiante não precisa levar ra-quete ou bolinha, todo ma-terial será fornecido pela equipe do desafio.

As pessoas em geral estão convidadas para o evento, to-

ternização para comemorar os aniversariantes do ano.Além da Disney, o grupo fi cará três noites em New York, onde po-

derá conhecer a famosa e fascinante Times Square, participar de um jantar no requintado Planet Holywood e até assistir um dos es-petáculos da Broadway, além de passear nas melhores e mais famo-sas lojas de departamento como Niketown, Channel, Gucci, Louis Vuitton, Diesel, Saks, Macy”s e Bloomingdales, aproveitando assim as novidades e promoções de época.

mando contato mais estreito com a modalidade olímpica, recordista em medalhas de ouro em toda a história dos

Jogos Pan Americano.O desafio será desenvolvi-

do no sábado e domingo, das 18h até às 21h.

Grupo que esteve na Disney recentemente, com a equipe Lumiar Turismo

Luana e Samia

Marina , Isabella , Bruna , Maria Luisa e Carolina

Karina e Mayra

Esporte olímpico, tênis de mesa terá desafio neste final de semana

Luciana , Anna Rosa e Thainara

Page 9: 88ª edição Jornal Viver Toledo

SOCIAL“A idade não nos protege do amor. Mas o amor, até certo ponto, nos protege da idade.” (Jeanne Moreau)

09Toledo/PR • 01 a 07 de abril de 2011

[email protected] DONEGA

Unopar Toledo (45) 3378-5406 - Av Parigot de Souza, 2986

WizardA Escola de Idiomas Wizard está enchendo o bol-so de seus alunos e com certeza deixando-os mais felizes. O aluno que indicar amigos para estudar e for efetivada a matrícula, ganha um prêmio de R$ 100,00 por indicação. O legal é quando indica 5 e 10 alunos. Com 5 alunos, ganha R$ 500,00 e uma máquina fotográfi ca e indicando 10 alunos, o prê-mio é R$ 1.000,00, mais um videogame Nintendo Wii. A promoção é por tempo indeterminado.

FemaiA Associação Comercial e Em-

presarial de Toledo realizou na

semana o lançamento da 2ª Fe-

mai - Feira de Máquinas, Auto-

mação e Indústria. A Feira acon-

tecerá nos dias 22, 23 e 24 de

setembro no Centro de Eventos

Ismael Sperafi co.

FeautoPara aqueles que estão interes-

sados em comprar um carro, a

dica é segurar um pouco e es-

perar. A Acit está organizando a

17ª Feira de Automóveis (Feau-

to), nos dias 8, 9 e 10 de abril,

no Centro de Eventos Ismael

Sperafi co. A Feira contará com

28 expositores que levarão mais

de 700 carros seminovos e usa-

dos, alem de motocicletas para

comercialização.

Mentira saudávelEsta sexta-feira é o dia de

mentira, pregar peças e en-

ganar seus amigos e conheci-

dos. Pode mentir à vontade, é

1º de abril! Existem várias ver-

sões que explicam como come-

çou a tradição do dia da menti-

ra. A mais aceita liga o primeiro

de abril à França do século XVI,

quando estava em vigor o ca-

lendário Juliano, que conside-

rava o início do ano novo pró-

ximo de abril. Em 1564, depois

da adoção do calendário grego-

riano, o rei Carlos IX de Fran-

ça determinou que o ano novo

iniciasse em primeiro de janei-

ro. Nem todos aceitaram essa

mudança de datas, então fo-

ram considerados tolos e se

tornaram alvo de pegadinhas.

As mais comuns eram enviar

presentes e convidar para as

falsas festas. Em países de lín-

gua inglesa esse dia é conheci-

do como “April Fool’s Day”, ou

Dia dos Tolos.

A pedagoga Márcia Carlucci da Escola de Idiomas Wizard entregando prêmio de R$ 100,00 para os alunos Carla Campagnolo, Juliano Pizzoto e Paula Campagnolo, que indicaram amigos para estudar na escola

A teacher Patrícia Capelett entregando o Prêmio para Márcia Alves Oliveira

A teacher Bruna Toniolo com os alunos Carlos Cassini e José Oscar Diel

Carlos Carlucci entregando prêmio ao Léo Jarbas Casarin

Juliano Pizzoto recebeu R$ 100,00 por indicar o amigo Rafael Bressan

Mercia, sócia-proprietária, entregando o prêmio de duas indicações para teacher Fernanda Sinch

Lidiane Rocha e Paulo Daradda com a sócia-proprietária Márcia Carlucci

O apresentador e colunista Mauro Picini comemora idade nova neste sábado (02). Desejamos ainda mais sucesso em sua vida e muitas felicidades

JantarNeste sábado o Restaurante Paiol vai organizar um jan-

tar a base de peixe. O cardápio sempre conta com uma

grande variedade de peixes feitos sob os cuidados de

Claudinei Dal Bosco. É necessário confirmar presença

antecipadamente por telefone: (45) 3278-5364/8803-

5527, com Claudinei ou Sirlene Dal Bosco. Endereço do

Paiol Restaurante: Xaxim, a 1800 metros do campo de

futebol.

ParabénsOs parabéns da coluna para algu-

mas pessoas que completaram ida-

de nova e outras que vão comemo-

rar nos próximos dias: Marcos Heck

(29), Tatuador Amendoim (29), Diana

da Atitude Modas (30), Arielle Done-

ga (30), Mauro Picini (02/04), Kéia

Tonin (04/03)

Page 10: 88ª edição Jornal Viver Toledo

ESPORTES10 Toledo/PR • 01 a 07 de abril de 2011

>> FUTEBOL I LIDERANÇAS CAPTAM RECURSOSDivisão de acesso

Cidade se mobiliza para fazer Toledo voltar à elite

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASILESTADO DO PARANÁCOMARCA, MUNICIPIO E DISTRITO DE TOLEDORUA ALMIRANTE BARROSO1 1713 - CENTRO

O senhor SÉRGIO PAZZOTI LAURINDO, ofi cial do cartório de registro civil de pessoas naturais, no uso de suas atribuições (art. 1527), FAZ SABER, a quem interressar, que as pessoas a seguir nominadas requereram suas habilidades para casarem-se civilmente perante este Cartório, apresentando os documen-tos exigidos pelo art. 1.525, I a IV, do Código Civil Brasileiro.

SE ALGUÉM souber de impedimento ou causa suspensiva, oponha-o na forma do art. 1529 do Código Civil. DADO E PASSADO nesta cidade e comarca de toledo-pr, aos 01 dia do mês de abril de 2011. (ass.) Sérgio Pazzoti Laurindo - Ofi cial

O futebol é um dos meios mais eficientes de divulgação de uma cidade. E quando o time vai bem e tem apoio, um clima bom se espalha pela re-gião pela motivação que isso dá. É nisso que aposta o Toledo para a temporada de 2011

A Divisão de Acesso do Cam-peonato Paranaense começará no dia 22 de maio, com a es-treia do Toledo ocorrendo no Estádio 14 de Dezembro, dian-te do Sport de Campo Mourão. Lideranças esportivas da cida-de estão trabalhando para via-bilizar os recursos necessários à pretensão toledana de retor-nar à elite do futebol estadual.

Alem de Toledo e Sport, dis-putarão o campeonato os se-guintes times: Nacional (Rolân-dia), Serrano (Prudentópolis), Londrina, F.C. Cascavel, Foz do Iguaçu, Iguaçu/AGEX (União da Vitória), São José (S.J. dos Pinhais) e Grêmio Metropolita-no (Maringá).

O radialista Edilson José Hom-ma, da Rádio Guaçu, está entre os membros da comissão de capta-ção de recursos, juntamente com Irno Picinini, presidente do clu-be, Carlos Dulaba, Ortiz, Divonsir “Zico” Cardoso, Wilson dos San-tos, Batista Franco, Marcos Maio-rki, Dayro Genari, o agricultor Schuba, de Xaxim e Jair Scarpato.

Segundo Edilson, a recep-tividade tem sido boa entre os desportistas e empresá-rios toledanos quanto às pla-cas publicitárias, que possuem dois tamanhos e valores, além de bonificações para o empre-sário que adquiri-las. A placa de R$500,00 será colocada no alambrado, no ponto visual dos torcedores que ficarão senta-

dos nas cadeiras da área cober-ta. Essa placa tem altura de um metro de altura por três metros de comprimento. O empresá-rio pagará cinco parcelas de R$ 500,00, começando em abril e terminando em agosto, explica.

De acordo com Edilson, “se o

Jogo entre Toledo e Atlético em 2010, com bom público e placas divulgando empresas: bom resultado

empresário quiser divulgar um pouco mais sua empresa, tem à disposição as placas que cer-cam o campo, na visão das câ-meras da televisão e para isso, existem propostas da TV Edu-cativa e da Rede Massa para a transmissão.” Essas placas têm seis metros de comprimento por 1,1 metro de altura, e custam 5 parcelas de R$ 1000,00, cada. O empresário que adquirir esta placa ganhará uma cartei-ra com direito a assistir todos os jogos do Toledo no Estádio 14 de Dezembro, nas cadei-ras cobertas e ainda ganhará uma camisa oficial da equipe. Já a placa de R$ 500,0, terá como bonificação ingressos para os jogos em casa.

Segundo o radialistas, “quando se fala em futebol, você encontra pessoas corre-tas, que abrem as portas de

suas empresas. Sabemos que a equipe foi recentemente rebaixada para a Segunda Divisão, de uma forma dura. Acontece de a gente chegar à empresa e nem ser recebido, mas temos muitos empresá-rios que estão compreenden-do o momento e fazendo par-te desse bloco de amigos do Toledo”.

Edílson José salienta que muitas marcas e produtos fi-cam conhecidos através do es-porte, “como na Liga Futsal, algumas marcas como John Deere e Copagril, que aumen-tou suas vendas em 40% no Brasil e 18% no exterior de-pois que a equipe entrou na Liga Futsal. Portanto, divulgar sua empresa, marca ou produ-to através do esporte, sempre dá bons resultados e é o cami-nho certo”, diz.

Jogo entre Toledo e Atlético em 2010, com bom público e placas divulgando empresas: bom resultado

ESPORTEpor Wanderley Graeff Jr.

Karatê

A Associação de Karatê Shogum/Secretaria de Esportes e La-zer do Município de Toledo, participou da 1ª Copa Estadual de Karatê Interestilos, realizada em Mamborê/PR. O evento reuniu 17 Associações do Estado e 316 caratecas participantes. Toledo foi representado por 37 atletas, das academias do Toledão, Yara Country Clube e Escolinhas Municipais do Jd. Panorama, Jd. Gise-le, Vila Pioneira e do Jd.Coopagro, e conquistou o titulo de Cam-peão, com 46 medalhas, sendo 13 medalhas de ouro, 20 de prata e 13 de bronze.

Peladão130 equipes confi rmaram participação no Peladão 2011 – cate-goria livre. As 130 equipes foram divididas em 32 grupos. Nas ca-tegorias feminino e veteranos, as inscrições se encerraram na úl-tima quinta-feira (31), quando foi realizado o Congresso Técnico no Auditório da Prefeitura.

JudôEm seletiva realizada nos últimos dias 26 e 27, quatro atletas da Associação Ricardo Santos/Secretaria de Esportes/Prefeitu-ra de Toledo garantiram vaga para disputar o Campeonato Brasi-leiro da Região 5, que acontece nos dias 16 e 17 de abri, em Bal-neário Camboriú (SC). Arthur de Matos (48 kg) e Daniele Mocelin (58 kg) da categoria sub-15; Jonathan Gardini (81 kg) do sub-17 e Ana Venzel (78 kg) da sub-20, conquistaram o título em suas ca-tegorias e vão disputar o nacional.

FutsalA equipe toledana de futsal conquistou a quarta colocação na 1ª etapa do 11º Circuito Oeste de Futsal, realizado em Missal. Após reformulação devido à mudança de categoria, a equipe que vem treinando há apenas 40 dias garantiu um bom resultado, de acor-do com o técnico Aparecido Lima, o Cido. O conjunto toledano já voltou aos treinamentos, visando a Taça Paraná Sub-17, as de-mais etapas do Circuito Oeste e os Jogos da Juventude.

Page 11: 88ª edição Jornal Viver Toledo

[email protected]

LEITURAS DA MADRUGADA“Uma família é igual a um jardim. Tem época de plantar, de regar, de dar frutos. Mas o mais importante é saber a hora de podar; se for bem podado, brota com mais vigor.”

(Raul Anselmo Randon)

BRUNO RADUNZ

11Toledo/PR • 01 a 07 de abril de 2011

Bruno Marcos Radunz

Quero escrever agora para você colorado, você gremista, você palmeirense, você fl amen-guista, você torcedor de futebol. No último domingo, como acon-tece a cada fi m de semana, pre-parei-me para assistir ao jogo do meu time de coração. Quan-do vi a escalação do meu time, percebi que um jogador não es-tava no meio dos que iriam jo-gar. Rapidamente o repórter a beira do campo se esforça para explicar que o jogador havia sido vendido.

E o mais engraçado é que al-guns dias antes, ao fazer um gol, bateu no peito, esbravejou, beijou a camisa como dizendo: - Este é o meu time de coração.

E na semana seguinte já esta-va em outro país...

Faz tempo que sei disso, mas só agora, como torcedor do Grêmio, depois do caso Jonas, resolvi me manifestar e dizer a verdade. A verdade é que eu e você que gostamos de futebol somos verdadeiros idiotas.

E teve também o caso do Ro-naldinho...

Você discute com seu amigo por causa de futebol, ofende o juiz, insulta o jornalista, você passa a noite sem dormir, sonha acordado com um novo centroa-vante, vai ao aeroporto para re-cebê-lo, pula de alegria na vi-tória, rasga de raiva o jornal, viaja atrás do time, vê jogo na chuva.

Nós somos verdadeiros idio-tas. Eles não estão nem aí co-migo ou com você. Eles se di-zem “profi ssionais”. Mentira. Um profi ssional de verdade é um amador. Porque faz as coi-sas com amor. Porque seus va-lores são mais do que valores monetários. Ele quer ser recom-pensado, sim, mas por um tra-balho digno, tratando os outros com dignidade, sendo ele pró-prio digno e reto. Sendo um ho-mem de verdade.

Jonas e Ronaldinho são símbo-los desse profi ssionalismo que não é profi ssional. Dessa imora-

lidade em que se transformou o futebol. Jonas, antes de ir embo-ra sem nem dar explicação, xin-gou a torcida. Perfeito! Naquele momento, ele foi verdadeiro.

Ele queria dizer isso mesmo. Queria dizer como você é otário, burro, trouxa. Você que paga in-gresso, compra camiseta, dá audiência.

Já Ronaldinho fez leilão entre os times interessados, perden-do a chance de voltar ao seu clube de origem e reconstruir sua imagem denegrida anos atrás, quando deixou literalmen-te na mão o clube que lhe des-cobriu e formou.

Idiota, é o que somos.E pensar que qualquer jogador

mediano, nos dias de hoje rece-be salários de três dígitos antes do ponto, enquanto um profes-sor, um policial, um enfermeiro esforçam-se para cobrir os limi-tes de seus cheques especiais, ganhando uma miséria, sem di-reito de imagem ou patrocínio em seus calçados e vestimen-tas. E eles que deveriam ser nossos ídolos.

E ainda, para completar, ver times de futebol ser escalados não pelos seus treinadores, mas sim pelos empresários de joga-dores que exigem que seus pro-tegidos joguem, para poderem estar na vitrine e serem vendi-dos, gerando riquezas a esses bandoleiros que acodem os ti-mes com dinheiro, visto que a maioria dos grandes clubes não consegue honrar seus compro-missos.

Eu, como alguém que volta e meia escrevo sobre essa ativi-dade econômica, que é o fute-bol, sugiro: gaste sua energia e seu tempo com outra ativida-de. Leia um livro, assista a um bom fi lme, vá a uma peça de te-atro, saia com os amigos, vá até o Parque Ecológico caminhar, ame sua mulher, brinque com seu fi lho ou até jogue bola. Mas não seja mais idiota!

*Bruno Marcos Radunz é ad-ministrador de empresas, pa-lestrante e escritor. [email protected]

Somos todos idiotas

Na Festa do Pioneiro, os casais Alvira e Benjamino Donassolo, Lúcia e Donassolo, que chegaram a Toledo em 1948, de uma família em que cinco irmãos casaram-se com cinco irmãs

A excelente equipe de churrasqueiros que presta serviços de ótima qualidade aos associados do Toledão

A bucólica paisagem rural gaúcha que dá saudades em muita gente é de Jaguarão-RS, em terras de familiares do colunista

Raul e Vera Tesche, leitores do Viver Toledo em Três de Maio-RS

JapãoÉ impressionante a cultura japo-nesa. Depois de ter o país atingi-do pelo mais violento dos terre-motos e na sequência um tsunami devastador, assisti, com lágrimas nos olhos, parte da população tentando encontrar comida nos escombros, sem nenhum registro de saque a supermercados ou as-semelhados. Se Fosse no Brasil...

EnchentesÉ louvável a atitude dos integran-tes da Loja Maçônica Willy Barth. Eles desenvolveram campanha para arrecadação de alimentos para as vítimas das enchentes do litoral do Paraná, especialmente Antonina e Morretes. A popula-ção de Toledo respondeu positi-vamente à campanha, sendo ar-recadados muitos donativos.

GovernoO grande perigo que corremos no Brasil é que com toda a fraterni-dade do povo o governo se acomode e não faça sua parte, fazendo corpo mole porque a própria população resolve os problemas que aparecem.

Conferindo a festa que reverenciou os desbravadores de Toledo, os pioneiros Alella e Ondy Niederauer

Partido VerdeÉ interessante a movimentação nos bastidores para a composição da nova executiva do Partido Verde em Toledo. Nomes expoentes da sociedade, principalmente ligados à cultura, têm ingressado no par-tido, livre de ranços antigos e com propósitos interessantes e bem defi nidos.

CQCImpressionei-me com a participação do Ronaldo Fenômeno em pro-grama recente do CQC, da Bandeirantes. Com muito bom humor, participou com desenvoltura e com sua humildade característica. Mais um golaço na carreira do Fenômeno.

AgradecimentoAgradeço às dezenas de pessoas que me escreveram ou ligaram enaltecendo o artigo em que relatei na última edição - a aventura e a coragem de se publicar um livro.

ConstataçãoA vida me ensinou que para co-nhecermos os amigos é neces-sário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso verifi ca-mos a quantidade, e, na desgra-ça, a qualidade.

DestaqueDestaco nesta edição o gerente do Núcleo de Pessoas Jurídicas do Sicredi da Barão do Rio Bran-co, Marcelo Dombrowski pela sua simpatia e profi ssionalismo. Mar-celo está residindo faz um ano em Toledo e já conquistou um grande número de amigos e clientes.

Page 12: 88ª edição Jornal Viver Toledo

12 Toledo/PR • 01 a 07 de abril de 2011

[email protected]

“Amo a liberdade, por isso deixo as coisas que amo livres. Se elas voltarem é porque as conquistei. Se não voltarem é porque nunca as possuí.” (John Lennon)

WANDERLEY GRAEFF

MATRICULE-SE JÁ

PERFEITO

SENSACIONAL

O que sempre foi

agora está

3277-2109Centro

3277-0748Lago

TorreLideranças toledanas reivindicam da operadora de telefonia Oi a pintura de sua torre e a instalação do mirante para observação panorâmica da cidade. Sem trocadilhos, seria de bom tom a Oi atender aos apelos de Toledo, afi nal de contas a empresa arreca-da uma fortuna na cidade, que ganharia um atrativo turístico extraordinário.Com 109,5 metros, a torre da Oi é uma das mais al-tas edifi cações existentes em território paranaense.

PereiraO Grupo Pereira está concentrando esforços nos de-talhes para o impulso às obras de construção da uni-dade de água mineral, em Novo Sobradinho.Na semana, foram realizadas reuniões envolvendo engenheiros e representantes das empresas envolvi-das na obra para discutir questões técnicas.O empresário Osmar Pereira estima o início das ven-das para outubro.

SicrediDirigentes do Sicredi Oeste e do Rotary Club Toledo comemoram a parceria fi rmada.“Recebemos com muita satisfação o convite do Rotary para essa parceria, que associará a marca da Sicredi a um evento consagra-do, voltado para o esporte e consequentemente para a saúde da co-munidade”, disse ao Viver Toledo o presidente da Sicredi Oeste PR, Círio Kunzler.A cooperativa de crédito será a patrocinadora master da 10ª Meia Maratona Rotary-Sicredi.

GallaA quem pretende organizar um evento com gente espe-cializada e de confi abilidade a toda prova que o colunista assina embaixo: dez anos de mercado deram aos empreen-dedores da Galla Eventos um know-how extraordinário no mercado.A empresa é uma das mais sólidas do mercado regional, contando com sede própria em Cascavel e fi rme atuação em formaturas, casamentos e recepções em geral.No último ano, a Galla, ain-da com a assinatura de Soma Eventos, organizou todos os detalhes de eventos memo-ráveis, entre eles casamentos cinematográfi cos de integran-tes da alta sociedade regional, em que sua estrutura atuou com 40 manobristas, alem de eventos que tiveram como cenários os resorts Bourbon e Mabu, em Foz do Iguaçu.O fone para contato da Galla Eventos é o (45) 3224-7437 e um dos seus empreendedores é meu irmão Almir Alberto Graeff .

As irmãs Gladis e Ione estão à frente da Galla Eventos

CopaO toledano José Francisco Campos, o “Chico Paulista”, participa em Curitiba de eventos relacionados ao turismo, a começar pelo Semi-nário Bem Receber Copa - Ecoturismo e Aventura.O Programa Bem Receber Copa - iniciativa do Ministério do Turismo - qualifi cará o setor de turismo envolvendo os segmentos de ecotu-rismo, turismo de aventura, alimentação, hospedagem, transportes e serviços em geral com foco no maior evento do futebol mundial.Chico Paulista é vice-presidente da Adeturoeste (Agência de Desen-volvimento Turístico do Oeste do Paraná.

Rápidas- Coisas que ninguém vê: enterro de anão e os donos das conces-sionárias de pedágio do Paraná, os mais caros do Brasil.

- A Sociedade Rural de Toledo promove Leilão de Gado de Corte. Será nesta 6ª feira, às 20 horas, no Centro de Eventos Ismael Sperafico.

- Curso básico de dança de salão – xote, vaneira, valsa e marcha - será realizado em maio no Toledão. Duração de cinco aulas, às quar-tas-feiras, com os instrutores Analice e Leandro. Investimento: R$ 80,00 – não sócios, R$ 120,00.

- Era bom demais para ser verdade: a compensação pela renúncia fiscal do Imposto de Renda refletirá no aumento do preço das bebidas.

- O empresário Luciano Cremonese foi eleito presidente da Associa-ção Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Ron-don (Acimacar). A posse festiva será no dia 07 de abril.

SicoobA cooperativa de crédito Sicoob Oeste registrou em 2010 o mais baixo índice de inadimplência do mercado fi nanceiro nacional: apenas 0,04%, ou seja, pratica-mente nada.O volume de cheques devolvi-dos também foi muito baixo: 10 por mil, contra 120 do mercado fi nanceiro.O contato próximo, olho no olho, com dirigentes e colabora-dores, e o fato de o usuário do sistema ser o dono da coopera-tiva, são algumas das razões do sucesso do Sicoob Oeste.

VarelaCélebre frase atribuída ao médi-co Dráuzio Varela:“No mundo atual está se inves-tindo cinco vezes mais em re-médios para virilidade masculi-na e silicone para mulheres do que na cura do mal de Alzhei-mer. Daqui a alguns anos, tere-mos velhas de seios grandes e velhos de pinto duro, mas eles não se lembrarão para que ser-vem”.

PalestraO Teatro Municipal de Toledo se abrirá sábado, às 20 horas, para a palestra de Richard Simonetti. Com 49 obras publicadas, com destaque para “Quem Tem Medo da Morte?”, com mais de 200 mil exemplares vendidos, Simonetti é um

Entre as princesas Diana Cristina Ferreira e Fernanda Rodrigues de Farias, a Garota Parque Temático das Águas Jéssica Fernanda Ferreira Gomes

Juliana e Israel Amorim, que se casaram recentemente, em evento no Toledão

Agitu’sSimplicio e Marlene Royer recepcionam clientes e amigos para o coque-tel de reinauguração da loja Agitu´s. A partir da próxima terça-feira, 05, a Agitu´s abrirá as suas portas à Rua Barão do Rio Branco, 1417, no co-ração da cidade com o que há de melhor em moda esportiva.

Luiz Carlos e Marilene Ribeiro, ela em tempo de comemoração de idade nova, dia 5

Presidente da Sociedade Rural, João Alberto Bombardelli, e os vereadores Rogério Massing e Ademar Dorfschmidt no lançamento da Femai