147ª edição do jornal viver toledo

12
Toledo/PR • de 08 a 14 de junho de 2012 - Ano 3 - nº 147 D. FRANCISCO LAMARTINE MACIEL POLÍTICA E GENTE VALDIR PAGLIARINI WANDERLEY GRAEFF PÁGINA 08 PÁGINA 06 PÁGINA 06 PÁGINA 11 PÁGINA 02 PÁGINA 06 PÁGINA 12 Tudo decidido quanto ao meu destino, fui com meu irmão Fabiano comprar as passagens na agência da Cruzeiro do Sul. Fomos atendidos por uma funcio- nária que não estava muito disposta. Ela começou pro- curando Toledo no nordeste do Brasil. Uma das solenidades que nos permite refletir sobre o amor de Deus, concretizado na pessoa de Jesus Cristo, é a do Sagrado Coração de Jesus. Permite-nos conhecer, corresponder e expressar nossa plena adesão a Jesus Cristo no seu seguimento e missionariedade. Uma arma efi caz contra o crime: o Banco de Dados de DNA para crimes violentos e/ou hediondos. O proje- to permitirá no Brasil o uso ofi cial de um sistema que reunirá informações sobre o DNA de materiais encontra- dos em cenas de crimes, e também do criminoso. Sucessão: oposições defi- nem chapa; situação debate melhor nome para secundar João Poletto; Rusch teria feito um pedido a Richa para não se envolver na questão toleda- na; eles não morrem mais de amores um pelo outro e pos- suem pendências, mas evi- denciam cordialidade mínima. Gente bonita ilustra a coluna Feira Shopping é destaque em Toledo; Fonte Luminosa Banda Show anima Baile dos Namorados no Toledão; “Alô Décio, arruma uma paca aí!”; Conexão: mais de 50% dos passaportes já postos a empresários ávidos de novi- dades e motivação para si e seus colaboradores. PÁGINA 05 3277 A melhor Pizza da cidade Feira Shopping 2012 Gastronomia Municipalismo Infraestrutura Projetos PÁGINA 03 Recursos contemplam trechos de pavimentação no interior toledano PÁGINA 03 PÁGINA 03 PÁGINA 03 PÁGINA 05 Milhares irão às compras até domingo Festival atrai turistas ao litoral do PR Amop lança eventos, enaltece a história e comemora 43 anos Ferroeste é bandeira da nova diretoria da Amop CEF orienta engenheiros a evitar erros na elaboração Aberta quarta-feira, a Feira Shopping 2012 será desenvol- vida até domingo, 10, no Centro de Eventos Ismael Sperafi- co, reunindo mais de 100 expositores e um público estimado em mais de 50 mil pessoas. Em sua 19ª edição, o evento é um dos principais do setor de comércio e serviços do Paraná e se consolida a cada ano como uma referência em atrativos cul- turais e na gastronomia. PÁGINA 09 Evento será realizado até domingo e a exemplo das edições anteriores, com grande presença de público O Barreado, prato típico do litoral, é um dos atrativos do festival Duílio garante recursos para pavimentação urbana e rural Reunião na Amop passou orientações aos representantes dos municípios Oposições definem dobradinha Lunitti- Pelanka Expo Havan Noivas domingo em Toledo Expo Havan Noivas está na sexta edição e chega a Toledo no domingo

Upload: jornal-viver-toledo

Post on 06-Mar-2016

242 views

Category:

Documents


14 download

DESCRIPTION

147ª edição do Jornal Viver Toledo

TRANSCRIPT

Page 1: 147ª edição do Jornal Viver Toledo

Toledo/PR • de 08 a 14 de junho de 2012 - Ano 3 - nº 147

D. FRANCISCO LAMARTINE MACIEL POLÍTICA E GENTE VALDIR PAGLIARINI WANDERLEY GRAEFF

PÁGINA 08

PÁGINA 06PÁGINA 06 PÁGINA 11 PÁGINA 02 PÁGINA 06 PÁGINA 12

Tudo decidido quanto ao meu destino, fui com meu irmão Fabiano comprar as passagens na agência da Cruzeiro do Sul. Fomos atendidos por uma funcio-nária que não estava muito disposta. Ela começou pro-curando Toledo no nordeste do Brasil.

Uma das solenidades que nos permite refletir sobre o amor de Deus, concretizado na pessoa de Jesus Cristo, é a do Sagrado Coração de Jesus. Permite-nos conhecer, corresponder e expressar nossa plena adesão a Jesus Cristo no seu seguimento e missionariedade.

Uma arma efi caz contra o crime: o Banco de Dados de DNA para crimes violentos e/ou hediondos. O proje-to permitirá no Brasil o uso ofi cial de um sistema que reunirá informações sobre o DNA de materiais encontra-dos em cenas de crimes, e também do criminoso.

Sucessão: oposições defi-nem chapa; situação debate melhor nome para secundar João Poletto; Rusch teria feito um pedido a Richa para não se envolver na questão toleda-na; eles não morrem mais de amores um pelo outro e pos-suem pendências, mas evi-denciam cordialidade mínima.

Gente bonita ilustra a coluna

Feira Shopping é destaque em Toledo; Fonte Luminosa Banda Show anima Baile dos Namorados no Toledão; “Alô Décio, arruma uma paca aí!”; Conexão: mais de 50% dos passaportes já postos a empresários ávidos de novi-dades e motivação para si e seus colaboradores.

Wanderley Graeff

PÁGINA 05

3277-2728 3378-1316

A melhor Pizza da cidade

Feira Shopping 2012

Gastronomia

Municipalismo

Infraestrutura

Projetos

PÁGINA 03

Recursos contemplam trechos de pavimentação no interior toledano

PÁGINA 03

PÁGINA 03

PÁGINA 03

PÁGINA 05

Milhares irão às compras até domingo

Festival atrai turistas ao litoral do PR

Amop lança eventos, enaltece a história e comemora 43 anos

Ferroeste é bandeira da nova diretoria da Amop

CEF orienta engenheiros a evitar erros na elaboração

Aberta quarta-feira, a Feira Shopping 2012 será desenvol-vida até domingo, 10, no Centro de Eventos Ismael Sperafi-co, reunindo mais de 100 expositores e um público estimado em mais de 50 mil pessoas. Em sua 19ª edição, o evento é um dos principais do setor de comércio e serviços do Paraná e se consolida a cada ano como uma referência em atrativos cul-turais e na gastronomia.

PÁGINA 09

Evento será realizado até domingo e a exemplo das edições anteriores, com grande presença de público

O Barreado, prato típico do litoral, é um dos atrativos do festival

Duílio garante recursos para pavimentação urbana e rural

Reunião na Amop passou orientações aos representantes dos municípios

Oposições definem dobradinha Lunitti-Pelanka

Expo Havan Noivas domingo em Toledo

Expo Havan Noivas está na sexta edição e chega a Toledo no domingo

Page 2: 147ª edição do Jornal Viver Toledo

A guerra elei-toral de Casca-vel, até sábado último, estava assim: o 12 meio “baleado”, apre-sentava escoria-ções provenien-tes de algumas espingardas de pressão de gen-te ruim de pon-taria da oposição. Mas também já sangrava em alguma me-dida com tiros de canhão vindos da Tancredo Neves, onde está o Ministério Público. O quadro requeria cuidados, mas não havia risco de morte política. Até por que, chumbinho de alumínio não mata elefante. A leitura era fácil: a oposi-ção recruta alguns bons nomes, porém os poucos que se enfi leiram nesta qualidade não foram testados nas urnas e parecem desprovidos - até prova em contrário - da tal “via-bilidade eleitoral”.

Sábado a coisa mudou. O deputado estadual Leonaldo Para-nhos, após meses de camufl agem, disse que será candidato. Isso muda tudo. Pela primeira vez, a oposição tem um nome para enfrentar a artilharia palaciana de igual para igual no eventual segundo turno. O tiro de Paranhos acertou Edgar de raspão e Alfredo em cheio. O tucano cultivava a esperança de ter Paranhos e Adelino. O “Imperador do Norte” permanece se equilibrando com um pé em cada canoa no riozinho que separa o Morumbi do Periollo. E Paranhos é candidato.

Nos bastidores, o Pitoco apurou que a oposição já começa a se mover em direção ao publicitário. Um vice provido de recursos (tempo na TV e “munição”) já está engatilhado. E siglas robustas, que se aliariam até ao capeta para afundar a embarcação 12, virão por osmose, agora ou depois. Aqui dá para enfi leirar o DEM, PMDB e PP. E dependendo do calibre da próxima bala que vem da Tancredo, Edgar sairá da disputa. Ele conversou longamente com Alfredo na noite do último sá-bado. E a trégua entre os dois pode evoluir para uma aliança, onde o PDT indica o vice e Edgar formaliza o casório com o Palácio Iguaçu.

Editorial

Leonaldo Paranhos da Silva não é o candidato dos sonhos de setores “patrimonialistas” da oposição. A personalida-de do deputado oscila entre a resignação da fé que o con-verteu e o rompante passional. É um indomável. Não será possível por rédeas, mandar no eventual governo dele. Paranhos é regido de personalidade forte, e isso confron-ta com interesses de alguns potenciais aliados. De toda forma, ele agora é o cara a ser batido pelo projeto reeleito-ral. Muito se falou em 45 e 12. Paranhos agora colocou o cavalo 20 na cancha reta. Anote aí IA Câmara de Cascavel - alegando questiúnculas suposta-

mente regimentais – rejeitou a emenda popular que procura-va conter a gastança no Legislativo e manter em 15 o número de vereadores. O mérito da questão nem foi a voto.

Anote aí IIRespeitaram o clamor popular e as mais de 11 mil assina-

turas da emenda popular elaborada pelo Observatório So-cial, os vereadores Luiz Amélio Burgarelli, Léo Mion, Nelsinho Padovani, Otto Reis Filho, Paulo Tonin e Julio Cezar Leme da Silva.

Anote aí IIIVotaram contra a emenda popular e pela gastança desen-

freada da Câmara, os seguintes vereadores: Gilmar Gaitkoski, João da Tropical, Robertinho Magalhães, Mário Seibert, Mar-cos Rios, Osmar Bispo dos Santos e Paulo Bebber.

“Não é a Justiça nem a imprensa que pagam meu salário na

merda desta Câmara”(Discurso mal cheiroso de Mário Seibert, na sessão do Le-

gislativo)

Jairo Eduardo

Contagem regressivaA contagem regressiva está em pleno curso para a defi ni-ção ofi cial dos candidatos à sucessão municipal. Com os nomes dos candidatos ma-joritários já conhecidos, um jogo intenso de bastidores vem se travando pela escolha dos candidatos a vice-pre-feito. Dois vereadores estão na disputa – Rogério Massing (PSDB), pela situação, e Adelar Holsbach, o “Pelanka (PDT), pelas oposições (foto). Os partidos das oposições se reuniram segunda-feira e de-cidiram por consenso - extra-ofi cialmente, já que a ofi cialização se dará nas convenções - pela indicação de “Pelanka” (PDT), como pré--candidato a vice-prefeito.

EstratégiaAs oposições, portanto, saíram na frente na defi nição da chapa com-pleta. A estratégia oposicionista pode ter relação com os boatos que costumam circular neste período de defi nição, incluindo surpresas de última hora no intrincado jogo da política em que, quem manda, muitas vezes pode estar a quilômetros de distância.

SituaçãoPor sua vez, a situação ainda debate qual é o nome ideal para fi gurar ao lado de João Poletto (PP). O PSDB sustenta que não abre mão da indicação pelo histórico do partido, principal parceiro de sustenta-ção das quatro gestões do PP à frente da Prefeitura de Toledo. Ao mesmo tempo, o Democratas tambem deseja a vice em Toledo e, consta, o assunto tem sido objeto de conversas entre o presidente estadual da sigla, deputado Élio Rusch, e o governador Beto Richa.

PedidoRusch teria feito um pedido a Richa para não se envolver na ques-tão toledana. A indicação do vice - o pretendente é o presidente do partido em Toledo, Gilberto Marassi -, seria uma prerrogativa para o Democratas se manter no apoio ao grupo situacionista. Com as aspirações dos aliados a administrar, as lideranças do PP terão mui-to trabalho até o dia 30 de junho, prazo limite para a realização das convenções municipais.

MedicinaO prefeito José Carlos Schia-vinato defendeu a implemen-tação de uma medida provi-sória exigindo um aumento de 20 por cento no número de vagas nas universidades para os cursos de Medicina, com remuneração às instituições de ensino, e o fornecimento de uma bolsa de estudos para médico generalista, desde o ingresso

02

OPINIÃO

EXPEDIENTEEditora Viver Toledo Ltda.CNPJ 10.995.596/0001-60Rua Santos Dumont, 4110, Sl 07 – Vila IndustrialCEP 85904-450 Toledo - PRFones: (45) 3054-0444 - [email protected]

Diretor e EditorWanderley Graeff [email protected]

Gerência AdministrativaLuciane Graeff lucianegraeff @hotmail.comAssinaturasKarin Alessandra Graeff

EquipeKarine Graeff Wanderley Graeff Jr.

DiagramaçãoLidio Ricardo

por Wanderley Graeff | [email protected]ÍTICA & GENTE

“Muitos homem cometem o erro de substituir o conhecimento pela afirmação de que é verdade aquilo que desejam.” (Bertrand Russell)

Toledo/PR • 08 a 14 de junho de 2012

Agora o 12 tem adversário?Paranhos vem para o “limpo” e sacode a sucessão municipal

na universidade. Foi no I Seminário sobre a Saúde nos Municípios Brasileiros (foto), realizado em Vitória (ES). Para o prefeito toledano, as medidas contribuiriam para ampliar a oferta de profi ssionais e melhorar a qualidade dos serviços de atenção primária de saúde prestados à população.

Mão em mãoO pré-candidato a prefeito Beto Lunitti (PMDB) tem participado dos mais variados eventos e a disposição que evidencia dá a medida de que ele será um páreo duro na corrida da sucessão municipal. Na Festa do Leitão Desossado e Recheado à Xaxim, no último domingo, observei à distância, o pré-candidato passando de mesa em mesa e cumprimentando uma a uma as pessoas presentes.

Estados UnidosA Câmara Municipal de Toledo vota em segundo turno, em sessão extraordinária, nesta sexta-feira, Projeto de Resolução que autoriza o prefeito José Carlos Schiavinato a afastar-se do cargo e ausentar--se do País, no período de 19 a 31 de outubro de 2012. O objetivo será participar, como representante do Município de Toledo, da Mis-são Técnica Amop - Agronegócio EUA.

FlagranteEles já não morrem mais de amores um pelo outro, possuem pendências a resolver decorrentes da dissolução da sociedade na rede de supermer-cados e, por conta disso, a amizade foi para o espaço. No entanto, Benir Rotta (PDT) e Beto Lunitti (PMDB) continuam mantendo uma relação de cordialidade mínima, conforme com-prova a foto exclusiva do Viver Toledo, registrada na festa em Xaxim.

CalendárioO calendário da Justiça Eleitoral será aberto entre os dias 10 e 30 de junho para o período destinado às convenções partidárias para escolha dos can-didatos. Nesse período, emissoras de rádio e TV estão proibidas de trans-mitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção.

Convenção do PTO Partido dos Trabalhadores agendou a sua convenção municipal para o dia 15, uma sexta-feira, na sede do Sindicato dos Metalúrgi-cos. Mas é certo que a convenção permanecerá em aberto até 30 de junho, em local e horário a ser defi nidos.

Museu O Museu Willy Barth ganhou novas peças para compor o seu acervo. Um consultório dentário da década de 50 foi doado ao Museu pelo primeiro dentista do município, Lamartine Braga Côrtes, que tam-bém foi um dos primeiros cirurgiões da região. O pioneiro e ex-vice--prefeito de Toledo repassou os equipamentos, que foram utilizados por ele, ao longo de anos de profi ssão em Toledo.

DILCEU SPERAFICODeputado Federal

Não são comuns, mas há eventos esportivos onde a beleza e a grandeza do espetáculo são tão ou mais festejados que os próprios resultados das competições.

Nessas ocasiões, o cenário das disputas e o comportamento do público, dividem com o talento e o desempenho dos atletas, o brilho e o desfecho das promoções.

Foi o que aconteceu no Troféu Brasil de Ginástica e 1ª Etapa do Circuito Caixa de Ginástica, entre os dias 25 e 27 de maio, em Toledo, disputados pela primeira vez em cidade do interior.

O sucesso foi tão grande que não se sabe ainda quem encantou mais a platéia, se o palco do evento ou os consagrados competidores presentes. Entre eles, ginastas como Sérgio Sasaki, Daniele Hipóli-to, Daiana dos Santos, Jade Barbosa, Laís Souza e Natália Gaudio, além de estrelas locais, como Angé-lica Kvieczynski e Simone Luiz, citando apenas dois exemplos.

A repercussão extremamente positiva nos meios de comunicação da cidade, região e Estado, e o reco-nhecimento público de visitantes, deram a dimensão exata do sucesso da empreitada, que, por sinal, não aconteceu por acaso ou por algum golpe de sorte.

Se Toledo alcançou nova e invejável projeção na-cional e internacional, consolidando candidatura de sede de preparação de delegações estrangeiras das Olimpíadas de 2016, deve isso à competência de suas lideranças e organizações.

Especialmente ao prefeito José Carlos Schiavinato e empresário Pedrinho Furlan, ao lado de instituições como o Sesi, que apostaram na cidade e na ginástica rítmica há muitos anos, fazendo de Toledo o principal pólo nacional da modalidade.

Sem a reforma, ampliação e equipamento do Ginásio de Espor-tes Alcides Pan, investimentos maciços na infraestrutura urbana e

atuação da Equipe Sesi/Sadia, Toledo jamais poderia ambicionar a condição de sede de eventos dessa dimensão.

Como sem as demonstrações de educação e esportividade de cerca de 20 mil pessoas, que acompanharam e aplaudiram as apre-sentações, a cidade certamente não teria conquistado a simpatia, respeito e admiração de tantos e tão importantes visitantes.

Como os rasgados elogios da presidente da Con-federação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende, que disse estar encantada com a organização e a estrutura do município, especialmente na área de esportes.

Mesmo que visitando a cidade pela primeira vez, ela declarou que Toledo é hoje referencial na ginás-tica rítmica, pelo apoio que dá à modalidade e talen-tos que vem revelando, incluindo ginastas de reno-me internacional.

Isso signifi ca que o município já habilitado para re-ceber equipes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, terá apoio da confederação na defi nição de locais de preparação de delegações visitantes, antes do início das competições.

Os eventos, portanto, serviram para confi rmar que Toledo está preparado para receber grandes campe-onatos, tanto no que se refere à estrutura da cidade e quadras esportivas, como no apoio e participação do público.

Mostrou isso ao receber campeões mundiais de ginástica artística e rítmica, feminina e masculina,

totalizando 97 atletas e 200 outras pessoas, como preparadores e dirigentes de delegações estaduais, organizando a melhor de todas as edições de ambas as competições.

É consagração que nos enche de orgulho e satisfação e nos moti-va a continuar defendendo os interesses da sociedade e buscando novos e ainda maiores recursos federais para o município e região.

Se Toledo alcançou nova e

invejável projeção, consolidando

candidatura de sede de preparação

de delegações estrangeiras das Olimpíadas de

2016, deve isso à competência de

suas lideranças e organizações.

Toledo, as competições de ginástica e as Olimpíadas de 2016

Page 3: 147ª edição do Jornal Viver Toledo

03Toledo/PR • 08 a 14 de junho de 2012

CIDADEMunicipalismo

Eleições 2012

Amop lança eventos, enaltece a história e comemora 43 anos de existência

A história da maior entida-de municipalista do Paraná, a Amop (Associação dos Municí-pios do Oeste do Paraná), que comemora 43 anos de funda-ção, foi celebrada terça-feira (5/6), em evento realizado em sua sede, em Cascavel.

Com 52 municípios associa-dos, a Amop foi criada em 9 de junho de 1969, tendo como pri-meiro presidente Julio Werner Hackradt, prefeito de Foz do Iguaçu. Hoje, presidida por José Carlos Schiavinato, prefeito de Toledo, a Amop consolida-se como baluarte dos interesses oestinos, defensora da unidade regional e elo entre os interes-ses maiores da região.

Nestes 43 anos, 28 presiden-tes comandaram os destinos da entidade e muito se avançou

em termos de conquistas, como a duplicação de rodovias, ferro-via, hospital público e universi-dade gratuita. Porém, há mui-to ainda por se fazer, declara Schiavinato. “As bandeiras de luta estão mais vivas do que nunca. Não deixamos de so-nhar com o nosso aeroporto re-gional: basta observar o boom que o Aeroporto de Cascavel experimenta: são três compa-nhias aéreas com vôos quase sempre lotados”, destaca.

A Amop luta ainda pela cons-trução de ambulatórios dos consórcios intermunicipais de saúde, pela implantação grada-tiva de escolas em período in-tegral, pela melhoria da quali-dade das estradas estaduais e federais e outras conquistas. “Cremos que os avanços são

nítidos. Hoje quase não se vê mais reprovação de contas de prefeituras em nossa região, tal qual acontece com outras partes do Paraná e do Brasil”, acentua.

Segundo o presidente da Amop, a entidade vive um novo momento, especialmente com a aproximação ainda maior da parceria com a Itaipu Binacio-nal e com o PTI (Parque Tecno-lógico de Itaipu), que está lan-çando sementes promissoras para um futuro ainda mais di-nâmico. “A instalação de uma sala de prefeitos no PTI, a qua-lificação de multiplicadores do Siconv (Sistema de Convênios do Governo Federal) e a melho-ria das conexões e velocidade de comunicações via fibra óti-ca estão em nosso horizonte em curto prazo”, declara. Comemoração na sede da entidade municipalista teve direito a bolo

Lunitti e Pelanka formam a dobradinha das oposições

Os partidos do chamado Con-selho das Oposições – PMDB, PT, PDT, PSC, PSDC, PCdoB e PPL, decidiram por consenso pela definição dos nomes do em-presário Beto Lunitti (PMDB) e do vereador Adelar Holsbach, o “Pelanka” (PDT), para a compo-sição da chapa majoritária que disputará o pleito municipal de 7 de outubro. Com isso, acabam as especulações sobre a indica-ção do candidato a vice de Lu-nitti. Os dois nomes deverão ser homologados nas convenções partidárias que serão realizadas ao longo deste mês de junho.

O deputado estadual Elton Welter participou do encontro juntamente com os presidentes Edinaldo dos Santos (PSC), Ro-sane Lorenzetti (PPL), Antônio de Freitas (PSDC), Ascânio But-zge (PDT), Beto Lunitti (PMDB)

e Valtair Apolinário (PT). Jomah Rabah, presidente do PC do B, não participou da reunião por motivo profissional. Também es-tiveram presentes os vereadores Adriano Remonti, Leoclides Bi-sognin, Paulo dos Santos e Ade-mar Dorfschmidt.

O vereador Adelar Holsbach agradeceu o empenho e a tran-quilidade dos partidos que indi-caram seu nome para vice. “Sou um soldado e estou à disposi-ção de todos para que possamos vencer as eleições e apresentar um projeto forte e de resultados para Toledo”, comentou.

Beto Lunitti lembrou que o momento é fruto do diálogo e do entrosamento dos partidos que agora formam uma força única.

ForçaO deputado Elton Welter afir-

mou que acredita na força e na

capacidade de cada um dos inte-grantes. “Cada um dos partidos precisou abrir mão de algumas posições para fortalecer essa parceria e contribuir com o pro-cesso democrático”, considerou, destacando que nos próximos dias outras siglas devem se so-mar ao bloco de oposição. Welter destacou seu comprometimento com o projeto e reafirmou que fará todo o esforço para a mo-bilização e articulação da co-munidade. “Compartilho do desejo de governar junto com os cidadãos de Toledo. Acre-dito na capacidade das lide-ranças que hoje formam essa parceria de sucesso e reafir-mo meu compromisso de lutar lado a lado para que uma nova gestão possa se estabelecer e contribuir para com o cresci-mento de Toledo”, finalizou.

Partidários da candidatura majoritária das oposições após a reunião que decidiu pelos nomes

Duílio garante recursos para pavimentação urbana e rural

O deputado estadual Duílio Genari obteve novos e significa-tivos recursos estaduais, para a execução de importantes obras em benefício da população ur-bana e rural de Toledo.

São mais de 1,3 milhão de re-ais, contratadas através de dois convênios, firmados pelo pre-feito José Carlos Schiavinato com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, para a pavimentação de estradas ru-rais e recape asfáltico de vias urbanas.

O primeiro convênio, prevê investimentos de 1,067 milhão de reais, dos quais 850 mil libe-rados pelo Governo do Estado e 217,8 mil reais representam a contrapartida do município.

Os recursos serão aplicados na pavimentação de diversos trechos de estradas vicinais, que ligam a sede do distrito de São Luiz do Oeste à Linha Gra-mado; as sedes dos distritos de Novo Sarandi e Dois irmãos; a sede do distrito de Dez de Maio à Linha Três Quedas; as sedes dos distritos de Vila Ipiranga e São Miguel; e a sede do distrito de Concórdia do Oeste à Linha Santo Antônio.

O segundo convênio, no va-lor de 300 mil, prevê a aplica-ção de 250 mil reais do Gover-no do Estado e 50 mil reais da contrapartida da Prefeitura, na recuperação da pavimentação de diversas e importantes vias urbanas de Toledo.

Serão beneficiados trechos das Avenidas Parigot de Souza e Presidente Costa e Silva e da Rua Carlos Barbosa, totalizando 26,7 mil m2 de asfalto a ser revestido.

“Foi com muita satisfação que defendemos a aprovação dos projetos, contribuímos para a liberação dos recursos e leva-mos os documentos para a assi-natura do prefeito Schiavinato”, comemorou o parlamentar.

“Dessa forma cumprimos nossa tarefa de zelar pelos in-teresses do município e buscar benefícios para a população da cidade e interior de Toledo, que tanto trabalha, produz e contri-bui para o desenvolvimento de todo o Paraná”, finalizou o de-putado Duílio.

Infraestrutura

Expansão da Ferroeste é bandeira da nova diretoria da Amop

Para o presidente da Asso-ciação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), José Carlos Schiavinato, a ampliação dos ra-mais da Ferroeste está entre as principais bandeiras da nova di-retoria para a região.

Segundo Schiavinato, que tam-bém é prefeito de Toledo, o pro-jeto da Ferroeste vem avançan-do “a passos rápidos por meio do interesse do governo federal e mais recentemente do gover-no do Estado do Mato Grosso do Sul, que observam esse empre-endimento como fundamental para a consolidação da infraes-trutura logística macrorregio-nal, bem como dos governos pa-raguaio e argentino”.

A defesa da ferrovia, cuja cria-ção, desde o princípio, esteve re-lacionada ao movimento político e econômico da região Oeste, foi

O primeiro contrato foi firmado na agência da Caixa em Ibaiti, no Norte Pioneiro

A obra homenageia e valoriza a cultura local e os agricultores de Toledo

No Dia Mundial do Meio Am-biente, a Comissão de Consti-tuição e Justiça-CCJ da Assem-bleia Legislativa rejeitou, por seis votos contra cinco, projeto do deputado Elton Welter (PT) que incentivava a agricultura de baixa emissão de carbono.

O argumento utilizado pelos deputados que votaram contra o projeto é que ele teria um “ví-cio de iniciativa”, por entender que o assunto é de competência do Executivo. Destaque-se que o projeto já havia recebido pa-recer favorável de dois relato-res da Comissão de Constitui-

ção e Justiça.Welter, líder da Oposição,

criticou a decisão da CCJ, afir-mando que o argumento uti-lizado deveria ser de “vício de origem”: “Certamente, o resul-tado seria diferente se o autor pertencesse à bancada do go-verno”.

A agricultura de baixa emis-são de carbono já é um proje-to do governo federal, baseado em algumas práticas que com-provadamente agridem menos o meio ambiente: plantio dire-to, integração pecuária/flores-ta, plantio de florestas, recupe-

ração de pastagens e adubação verde, entre outras.

“É lamentável que, exata-mente no Dia Mundial do Meio Ambiente, tenhamos tido uma votação tão infeliz”, comentou Welter.

O Deputado irá recorrer a própria C.C.J, com base no ar-tigo 33-A, § 2º, do Regimen-to Interno. Caso o recurso seja rejeitado, o Deputado recorre-rá ainda ao Plenário da Assem-bleia, com amparo no artigo 33-A, § 3º, do Regimento Interno. (Veja no link a íntegra do proje-to - http://is.gd/ulSuSp)

O Teatro Municipal, um dos cartões postais de Tole-do, ganhou mais uma obra de arte, O Semeador, uma es-cultura feita pelo artista toledano Cleciano Bellochio. A obra foi entregue pelo prefeito José Carlos Schiavinato e pela secretária de Cultura, Rosangela Reche de Souza, em ato que contou ainda com a presença do autor do tra-balho, Cleciano Bellochio, do vereador Rogério Massing, da integrante do Conselho Estadual de Cultura, Moema Viezzer, membros do Conselho Municipal de Cultura, ar-tistas entre outros representantes da comunidade.

“Este espaço já estava reservado para uma obra de arte, desde a sua concepção. O Semeador vai despertar inúmeras reações. Uns vão gostar, outros vão criticar e outros ainda sequer vão perceber a sua existência. O im-portante é que ele vai permanecer aí e estimular uma ou outra reflexão”, comentou o prefeito de Toledo, José Car-los Schiavinato.

apresentada pelo dirigente asso-ciativista na edição de maio do editorial do primeiro informati-vo da entidade nesta nova gestão.

A Amop é a maior associação municipalista do Paraná, res-

salta o presidente da entidade, acrescentando que o Oeste do Es-tado experimenta uma nova rea-lidade em seu desenvolvimento. “Somos a bola da vez”, declarou. A Amop congrega 52 municípios.

Teatro Municipal ganha escultura de O Semeador

Welter critica rejeição de projeto ecológico pela CCJ

Page 4: 147ª edição do Jornal Viver Toledo

Toledo/PR • 09 a 15 de março de 2012Toledo/PR • 09 a 15 de março de 201204

3277-2728 3378-1316Rua Pedro dos Santos Shopping Panambi

Cine Panambi

(45) 3378-4774PROGRAMAÇÃO

DE 07/06 a 14/06/2012

SALA 1MADAGASCAR 3 – OS

PROCURADOSAnimação. Dublado.

Classificação indicativa: livreSessões: Quinta (feriado), sexta, sábado, domingo e quarta: 15h40, 19h20 e

21h00.Segunda, terça e quinta:

19h20

OS VINGADORES Ação, ficção. Dublado.

Classificação indicativa: 10 anos.

Sessões: Segunda, terça e quinta: 21h00

SALA 2OS VINGADORES

Ação, ficção. Dublado. Classificação indicativa: 10

anosSessões: Quinta (feriado), sexta, sábado, domingo e

quarta: 15h30

AMERICAN PIE : O REENCONTRO

Comédia, romance. Dublado. Classificação indicativa: 14

anosSessões: diariamente 19h30

Toledo/PR • 08 a 14 de junho de 2012

Sicredi Feira Shopping

Dia dos NamoradosBuff et Especial no restaurante 1(Rua Pedro dos Santos Ramos)

Page 5: 147ª edição do Jornal Viver Toledo

05Toledo/PR • 08 a 14 de junho de 2012

Lista de PresentesPara facilitar ao máximo esta etapa tão prazerosa (a escolha dos

presentes), a Havan criou o serviço de Lista de Presentes, que não se limita somente ao casamento, podendo ser utilizada em outras datas festivas, como chás-de-bebê, chás-de-panelas, aniversários, etc. Inspirada na tradicional lista de casamento, ela permite que os clientes escolham os produtos que desejam ganhar e divulguem aos amigos, colegas e familiares, tudo de maneira rápida e efi ciente

GERAL

Havan

CEF orienta engenheiros a evitar erros na elaboração de projetos

Em reunião realizada segun-da-feira (4/6) na sede da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) em Cascavel, representantes da CEF (Caixa Econômica Federal) orientaram engenheiros das prefeituras as-sociadas à entidade sobre o cor-reto preenchimento de dados que são pré-requisitos obriga-tórios para projetos que preve-em a liberação de recursos da União aos municípios.

O evento contou também com a presença de arquitetos, se-cretários municipais de Plane-jamento e Projetos e membros da diretoria da Amop. Estive-ram presentes o prefeito de Toledo e presidente da Amop, José Carlos Schiavinato, o pre-

feito de Corbélia e segundo vi-ce-presidente da Amop, Eliezer José Fontana, o superintenden-te regional da CEF, Luiz Car-los Costa Formigari, o geren-te de filial da Gedur (Gerência de Desenvolvimento Urbano) de Cascavel, Solange Maria Reder Anacleto de Souza e o gerente regional da CEF, Ezio Luiz Lena.

“Temos que alinhar nossas ações para evitar o retrabalho, ou seja, fazer duas ou mais ve-zes a mesma coisa, por conta de erros que às vezes ocorrem por falta de informação. Quando a tramitação é facilitada, evita-se dificuldades para a obtenção de linhas de crédito do governo para as mais diversas áreas”, destaca Schiavinato.

PARTICIPE!

TOLEDO10 de Junho, das 14h às 20h

Av. José João Muraro, 625

CASA BEM COM VOCÊ

10 de Junho, das 14h às 20h

Patrocínio:

A sexta edição da Expo Ha-van Noivas 2012 será realiza-da em Toledo, neste domingo, 10 de junho. O evento acon-tecerá das 14 às 20 horas, no interior da loja Havan. A feira tem entrada gratuita e brinda-rá os participantes com desfiles de trajes e sorteio de brindes. Doze expositores estarão apre-sentando ao público as últimas tendências e novidades em pro-dutos e serviços para a organi-zação de casamentos, festas e outras comemorações.

A cada edição, empresas es-pecializadas em buffet, doces e bolos, fotografia e filmagem, trajes, decoração, convites, mú-sica e som, espaço para even-tos, além de hotéis, participam expondo seus produtos e servi-

ços. A Expo Havan Noivas To-ledo contará com os seguintes expositores: Maximu’s Atelier, Atelier Lucinha Silveira, Gru-po Musical Blue Angels, Hotel Bourbon Cascavel, Letícia Sara-bia Acessórios, Green Hall Casa de Eventos, Restaurante e Bu-ffet Filezão, Beer House, Mac-carini Creative Video, Fabiano Oliveira Foto Arte, Lângaro Cal-çados, Mania Mineira Móveis e Decorações.

O diferencial da edição Tole-do será o espaço montado na entrada da loja, com posters de fotos e TV’s, divulgando o tra-balho das empresas Maccarini Creative Video e Fabiano Oli-veira Foto Arte. A Beer Hou-se também traz um diferencial para este evento, com a degus-

Expo Havan Noivas segue neste domingo em Toledotação de espumantes da Casa Perini no estande da loja. Pon-tualmente às 16 horas e às 18 horas acontecerão desfiles com trajes de festas e noivas, com Maximu’s Atelier e Atelier Lu-cinha Silveira. Às 19 horas ha-verá um sorteio de brindes ofe-recidos pelos patrocinadores e expositores do evento.

Os Hotéis Baía Norte, Fa-zzenda Park, Pousada Pedra da

Ilha e Plaza Camboriú também participam da Expo Havan Noi-vas 2012 em Toledo, expondo banners e distribuindo flyers para mostrar sua estrutura de hospedagem. Estas empresas parceiras estão oferecendo diá-rias para casal, que serão sorte-adas ao final da temporada (em setembro), entre os casais ca-dastrados em todas as edições do evento.

Expo Havan Noivas está na sexta edição e chega a Toledo no domingo

Page 6: 147ª edição do Jornal Viver Toledo

LAMARTINE BRAGA CÔRTESPrimeiro dentista de Toledo e ex-vice-prefeito

06 Toledo/PR • 08 a 14 de junho de 2012

VIVER BEM

Uma arma efi caz contra o cri-me deverá em breve ser utilizada em nosso país. Foi aprovado pela Câmara dos Deputados, no início do mês de maio, o Banco de Da-dos de DNA para crimes violentos e/ou hediondos.

O projeto, que segue para a sanção presidencial, permitirá no Brasil o uso ofi cial de um sistema, utilizado nos EUA e em mais de 30 países, que reunirá informa-ções sobre o DNA de materiais encontrados em cenas de crimes, e também do criminoso.

O DNA é um material genético individual. Cada pessoa tem uma combinação única, que funciona como um RG.

Os perfi s ge-néticos serão ar-mazenados em bancos de da-dos sigilosos, ad-ministrados pela Polícia Civil dos Estados ou Fede-ral. E serão des-cartados quando terminar o prazo de prescrição do crime. Esses per-fi s deverão seguir normas constitu-cionais e interna-cionais de direi-tos humanos. Ou seja, não poderão revelar traços somáticos ou comportamentais – apenas o gênero do suspeito.

O senador Ciro Nogueira, au-tor do projeto, informa que atu-almente os resultados de iden-tifi cação genética pelo DNA são aceitos em todo o mundo. Ele não pode por si só provar s culpabili-dade criminal de uma pessoa ou inocentá-la, mas “pode estabele-cer uma conexão irrefutável en-tre a pessoa e a cena do crime”. O que se auxiliará e muito na sua resolução.

O material coletado alimenta-rá a chamada Rede Integrada de Bancos de Perfi s Genéticos, de-senvolvido pela Polícia Federal dos Estados Unidos, o FBI.

No Brasil, a rede deverá ser abastecida por perícias dos Es-tados, com dados retirados de vestígios genéticos deixados nos locais de crimes. Há três anos, o Ministério da Justiça anunciou um acordo de cooperação técni-

ca gratuita com o governo ameri-cano que previa testes do progra-ma de identifi cação em Amapá, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Paraíba e Paraná.

Atualmente, a lei só prevê a identifi cação criminal por datilos-copia (impressão digital) e foto-grafi a. O texto aprovado estabe-lece que os condenados sejam obrigatoriamente identifi cados por meio da coleta de material genético, como sangue, sêmen, unhas, fi os de cabelo e pele, por meio de “técnica adequada e in-dolor”.

Os métodos utilizados hoje, o de produzir provas, já causou muitas injustiças levando pesso-

as inocentes a serem condena-das por crimes não cometidos. Já que a possibi-lidade de erros neste sistema é grande. O novo método reduzirá a possibilidade de erro judiciário, e tornará a deci-são mais segura.

Lançar mão de métodos científi -cos, para a maio-ria dos especia-listas, é o melhor

caminho, já que hoje é possível contar com o auxílio da Ciência, que pode oferecer resultados com muita segurança e pratica-mente zero de possibilidade de erro.

O advogado criminalista Thia-go Gomes Anastácio, afi rma que a Justiça precisa, de fato, utili-zar meios mais modernos para elucidar casos de crimes. Para ele, não é mais possível aceitar processos com testemunhas ofe-recendo três versões distintas sobre um mesmo fato, das quais, uma delas será a determinante para fundamentar a impressão do julgador.

Alguns setores de defesa de direitos humanos do governo queriam tirar do texto a coleta obrigatória de material genéti-co, mas o projeto foi mantido na íntegra. Mesmo porque, fi ca garantido um dos direitos fun-damentais do cidadão, que é o direito à privacidade.

Tudo decidido quanto ao meu destino, eu fui com o Fabiano (o meu irmão, amigo e companheiro de todas as horas) comprar as pas-sagens na agência da Cia. “Cruzei-ro do Sul”, ali na esquina da Rua 15 de Novembro com a Rua Barão do Rio Branco, no centro da capital paranaense.

Fomos atendidos por uma fun-cionária que não estava muito dis-posta. Começou procurando Tole-do no nordeste do Brasil e eu falei para ela que Toledo era perto de Foz do Iguaçu, ao que ela, meio ner-vosinha, respon-deu:

- Eu sei!- É, mas não pa-

rece! - retruquei “delicadamen-te”, ao que ela se acalmou e nos en-tregou as passa-gens (a minha só de ida), e o horário do táxi que iria nos apanhar em casa para levar ao aeroporto, como era costume naquela época, quando pou-cas pessoas tinham carro próprio.

No dia 11 de janeiro de 1955 o Fabiano, Irene, Alice, a Abigail e eu fomos ao aeroporto Afonso Pena, para minha primeira viagem de avião, e toda a emoção daquela despedida que começou em casa com papai, dona Marina, minha querida madrasta e suas irmãs (as Pinas).

Mais tarde a Alice me contou que papai foi ao meu quarto e não conseguiu segurar as lágrimas, de emoção.

Já no avião em movimento, ain-da me lembro da Irene, Alice e Abi-gail acenando adeus, e eu durão,

com lágrimas nos olhos e pernas moles, estava como aqueles pa-triotas que enfrentam um pelotão de fuzilamento.

O incentivo da Irene e a compa-nhia do Fabiano na viagem foi que me deram coragem. Não imagi-no como seria enfrentar o desafi o do desconhecido sem um compa-nheirão como ele.

Os aviões daquela época eram o Douglas DC-3, os bimotores bom-bardeiros da 2ª Guerra, modifi -cados para transporte de passa-

geiros depois da guerra, e que na invasão da Nor-mândia foram adaptados para transporte de pa-raquedistas com a sigla C-47.

Eram aviões muito fortes e se-guros, que pousa-vam e decolavam em qualquer pis-ta e em qualquer tempo, com um

só motor, e mesmo com pane nos dois ainda conseguia quase “pla-nar” e fazer pouso forçado como um guerreiro, pois para isso fora projetado e construído.

Os DC-3 voavam a mais ou me-nos a 600 metros de altura, e a vista da paisagem era diferente de hoje. Parecia que a gente estava em um balão, observando as ca-sas, as ruas, os rios, os animais, os ”degraus” dos planaltos, as dife-renças na vegetação, campos a se perder de vista, os capões, os pinheirais, a mudança de cor da terra, os pousos e decolagens. De Curitiba a Toledo era um fi l-me emocionante com 1h40 de duração.

Uma arma contra o crime

Fabiano, meu irmão e companheiro

Os métodos utilizados hoje, o

de produzir provas, já causou muitas injustiças levando

pessoas inocentes a serem condenadas

por crimes não cometidos.

No dia 11 de janeiro de 1955 o Fabiano, Irene,

Alice, a Abigail e eu fomos ao aeroporto Afonso Pena, para

minha primeira viagem de avião

VALDIR [email protected]

“Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo.” (Pitágoras)

Mayara Martan

Pipoca: um estouro em antioxidantes e fi brasUm punhado de milho, um fi ozinho de óleo e uma panela no fogo... Voilà! Bastam alguns minutos - e muitos “pops” - para a combina-ção resultar em massas brancas, pequenas e bem macias. É a famosa pipoca. Vira e mexe no centro de acaloradas discussões, ela cos-tuma ser acusada de ser um tanto quanto traiçoeira para a saúde. A presença de gor-dura e o fato de nos incentivar a extrapolar nas pitadas de sal estão en-tre as principais queixas.

Pipoca: um estouro em antioxidantes e fi bras IINo que depender da ciência, entretanto, a má fama está com os dias contados. É que, se preparada corretamente - não vale apelar para a praticidade da versão de micro-ondas -, ela é uma explosão de benefí-cios, informação reforçada por um estudo recente da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos. Segundo o time de cientistas, a pipoca reúne mais certos antioxidantes do que uma porção de frutas e verdu-ras. Ou seja: ela seria uma aliada ardilosa na guerra contra os radicais livres, aquelas moléculas instáveis e perigosas que atacam as células e provocam desastres que vão de envelhecimento precoce a câncer.

Pipoca: um estouro em antioxidantes e fi bras IIIIsso se deve à diferença entre a quantidade de água encontrada na pi-poca, que é de 3 a 5%, e a detectada nos vegetais, que chega a 90%. Na prática, esses valores referentes à umidade revelam que no subprodu-to do milho os compostos fenólicos - benditos antioxidantes! - fi cariam concentrados, enquanto nas outras classes alimentares eles aparece-riam mais diluídos.

Pipoca: um estouro em antioxidantes e fi bras IVA pipoca é o único snack formado 100% pelo grão. Já os antioxidantes encontrados em ou-tros produtos à base de sementes integrais, por exemplo, são removidos ou sofrem degradação durante o processamento. Só para você saber - e não morrer mais de raiva -, as substâncias protetoras da saúde estão na casca, aquela capa que teima em fi car agarrada nos dentes. E, se o milho que levar para casa der origem a uma pi-poca naturalmente amarela ou creme, bingo! Sinal de que a parte fofi -nha do alimento é ainda fonte de carotenoides.

Como atuamEssas substâncias também atuam como antioxidantes e, no corpo, são convertidas em vitamina A”, ensina a cientista de alimentos Maria Cris-tina Dias Paes, da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG). A

Uma das solenidades que nos permite refl etir sobre o amor de Deus, concretizado na pessoa de Jesus Cristo, é a do Sagrado Co-ração de Jesus. Permite-nos co-nhecer, corresponder e expres-sar nossa plena adesão a Jesus Cristo no seu seguimento e mis-sionariedade. Na linguagem bí-blica o “coração” indica o centro da pessoa, a sede de seus senti-mentos e de suas intenções. No Co-ração de Cristo Redentor adoramos o amor de Deus à humanidade, sua infi nita misericórdia e vontade de salvar todo o gênero humano.

Cultuar e consagrar-se ao Sa-grado Coração de Jesus signifi ca adorar ao Filho de Deus que nos amou até o fi m, foi transpassado por uma lança e do alto da cruz derramou sangue e água, fonte inesgotável de vida nova e eter-na. Só dessa fonte inesgotável de amor é que podemos tirar a força necessária para viver, amar e realizar nossa vocação e missão. Ao aprofundar nossa relação com o Coração de Je-sus, reaviva-se em nós o amor de Deus; ele é acolhido em nos-

sa vida e nos tornamos suas fi -éis testemunhas.

Somos chamados a contem-plar e admirar o sacratíssimo Coração de Jesus Cristo para aprender o que é o amor e o que signifi ca amar. Mais ainda, pre-cisamos beber nessa fonte ines-gotável de vida, donde brota a Igreja e seus sa-cramentos, para abrir-nos ao mis-tério de Deus e de seu amor e deixar-nos trans-formar por ele. Todo aquele que mergulhar no co-ração de Jesus e beber da água viva que ele ofe-rece, será capaz de dar respostas a si e às necessidades do nosso tempo, nas várias dimensões da vida e atividades humanas, des-de as espirituais às sociais.

O segredo da vida da Igreja e de cada um dos cristãos nasce do Sagrado Coração. São pala-vras do Beato João Paulo II: “Pró-

Somos chamados a contemplar e admirar

o sacratíssimo Coração de Jesus

Cristo para aprender o que é o amor e o que significa amar.

No coração de Jesus, o Amor Divino

D. FRANCISCO BACHBispo da Diocese de Toledo

ximo do coração de Cristo, o coração humano aprende a co-nhecer o sentido verdadeiro e único da vida e do próprio des-tino, a compreender o valor de uma vida autenticamente cristã, a prevenir-se de certas perver-sões do coração, a unir o amor fi lial a Deus com o amor ao pró-

ximo. Assim é a verdadeira re-paração exigida pelo Coração do Salvador sobre as ruínas acumu-ladas pelo ódio e pela violência, e poderá ser edifi -cada a civilização do Coração de Cristo” (Insegna-menti, vol. IX/2, 1986, pág. 843).

Quem aceita o amor de Deus interiormente, é por ele plas-mado e chamado à missão. Faz de nós autênticos missionários, onde quer que estejamos. Para a evangelização de hoje é ne-cessário que o Coração de Cris-to seja reconhecido como o co-

ração da Igreja, pois é ele quem chama à conversão e à reconci-liação. É ele quem atrai os co-rações puros e famintos de jus-tiça aos caminhos do amor que são as bem-aventuranças. É ele quem realiza a comunhão arden-te dos membros do único Corpo. É ele quem permite aderir-se à boa nova e acolher as promessas da vida eterna. É ele quem envia em missão.

A devoção e consagração ao Sagrado Coração nos conduz à Igreja, nos leva aos sacramen-tos, nos põe diante da Palavra de Deus que alimenta nossas vi-das, nos leva à oração fi lial que se dirige ao Pai de misericórdia e Deus de toda a consolação. Esta devoção nos leva à comuni-dade eclesial, a viver da graça e do amor de Deus e caminhar pe-las vias da santidade. Uma vida de escuta da Palavra de Deus, de oração e de sacramentos é necessária e fundamental para uma renovação da Igreja e para ter vida em comunhão com ela, sendo testemunhas do amor de Deus entre as pessoas.

transformação é ótima para o sistema imunológico e para os olhos, que fi cam blindados contra degeneração macular relacionada à idade. Ape-sar de grudenta, a casca da pipoca está cheia de atributos. Afi nal, nela também estão doses generosas de fi bras, substâncias que con-tribuem para a formação do bolo fecal. Para eliminá-lo com maior facilidade, é necessário aumentar o consumo de água. O melhor é que o papel das fi bras não fi ca restrito a dar um empurrão ao fun-cionamento do intestino.

Mais benefíciosElas também são reverenciadas por tornar a digestão mais lenta, pro-longando, assim, a sensação de barriga forrada - uma vantagem e tanto para quem quer derrubar o ponteiro da balança. Já na parte fofa e geral-mente branca dessa pequena notável fi ca guardado outro amigão do or-ganismo: o amido resistente. O nome convém dizer, não foi dado à toa. Isso porque ele passa praticamente intacto pelo aparelho digestivo. Só no intestino grosso é que micro-organismos da fl ora o transformam em ácidos graxos de cadeia curta.

Não ao pacotinho prontoMas não vá achando que o sinal está verde para se entupir com a pi-poca vendida no cinema ou a industrializada para micro-ondas. O reco-mendado para se benefi ciar das qualidades do alimento é prepará-lo na boa e velha panela, com só um pouquinho de óleo para não formar uma verdadeira bomba calórica.

Verdura + exercício = mudança de DNA?Todo mundo sabe que fazer exer-cícios e comer verduras faz bem. Mas novos estudos estão revelan-do que esses hábitos são ainda mais poderosos do que se ima-gina: eles podem mudar o seu DNA, alterando o funcionamento dos genes. A prova disso surgiu em um estudo realizado por cientistas da Universidade de McGill, no Canadá. Eles acompanharam 27 mil pessoas que possuíam o gene 9p21 que aumenta o risco de doenças cardíacas. Nos voluntários que consumiram uma dieta rica em vegetais, esse gene parou de funcionar. Isso acontece porque o microRNA, molécula presente no material das plantas, interage com o DNA humano - tendo de ativar ou desativar nosso genes.

Tem maisAlém dos nutrientes das plantas, também estamos comendo infor-mações que podem regular nosso material genético. Já a atividade física é capaz de mexer com o DNA dos músculos. Quando você se exercita, entram em ação enzimas que alteram o funcionamento dos genes dos músculos. Elas reprogramam o tecido para que ele quei-me gordura e açúcar de forma mais efi ciente. Em ambos os casos, as alterações são temporárias. Se você parar de se exercitar ou co-mer verduras, seus genes voltarão ao estado anterior. A chave da vida saudável está programada no seu código genético - mas tam-bém depende de bons hábitos no dia-a-dia.

Por que domingo é o dia mais deprê da semana?Domingo pode gerar uma sensação desagradável de fi m de felicidade. Em 1969, o Minnesota State Hospital, nos Estados Unidos, descobriu que, nesse dia, algumas pessoas têm falta de entusiasmo semelhante à dos pacientes com depressão. Mas o culpado não é o domingo. É a segunda-feira. As pessoas tendem a preferir sexta a domingo porque na sexta nós vemos o fi m de semana que chegará, e no domingo a única coisa em que pensamos é na semana de trabalho.

Page 7: 147ª edição do Jornal Viver Toledo

07Toledo/PR • 08 a 14 de junho de 2012

ESPORTES

“Cenas do fi lme GLADIADOR, estrelado por Russel Crowe, escri-to por David Franzoni e produzido pela Universal Pictures”:

- Inverno de 180 A.D., no auge do poder do domínio romano, a Campanha dos 12 Anos do Impe-rador Marcus Aurelius, aproxima-va-se da luta derradeira contra os bárbaros e conseqüente conquista da Germânia.

Era a última fronteira a ser ven-cida, porém os soldados (6.000 homens) estavam famintos e com muito frio. Nevava intensamente há dias. Depois desta conquista, Marcus Aurelius planejava a paz, pois dos 20 anos de comando, apenas quatro anos foram marca-dos pela paz, dezesseis anos guer-reando e conquistando novos con-tinentes.

Os soldados aguardavam o sinal, ansiosos, para a estocada fi nal e a volta para casa. Em suas fi leiras, num imponente cavalo negro, des-tacava-se o gene-ral das tropas ro-manas Maximus Décimus, que ob-servava atenta-mente a movimen-tação do inimigo.

Passando em suas fi leiras, de-monstrava sinais de carinho para com seus comba-tentes. Preparou--se. Empunhou uma espada, pas-sou ordens ao seu auxiliar, Quintus, a quem falou: - Força e Honra!

Dirige-se aos soldados:Em três semanas, estarei fazen-

do a colheita do meu trigo, nas montanhas... Imaginem onde vo-cês estarão e assim será...

Mantenham posição, fi quem jun-tos comigo.

Se virem-se sozinhos, cavalgan-do por campos verdes, com o sol em suas faces... Não se pertur-bem... Pois estarão no Elísio... E mortos (risos...).

Irmãos, o que fazemos em vida, ecoa na eternidade...

ROMA VICTOR!Ao meu sinal, libertem o infer-

no!...E os romanos venceram a ba-

talha. Saldo: 3000 feridos, 2000 mortos, mas a última fronteira con-quistada.

Com a narração de algumas ce-nas do fi lme, espero poder exem-plifi car a importância das pesso-as positivas em nossa vida, assim

como foi o General Maximus para seus soldados. Fosse ela uma pes-soa fraca, sem palavras de incen-tivo aos seus moribundos comba-tentes, certamente teria perdido a batalha. Onde ele atuou? No ego das pessoas, no subconsciente de todos.

Assim somos nós. Quando con-versamos com pessoas negativas somos impelidos ao baixo astral, fi camos defensivos, o dia parece conspirar contra nós.

Uma pessoa negativa, depressi-va, pode acabar com um projeto de vida que estava sendo cultiva-do há muito tempo em sua men-te. Normalmente elas são pesso-as fracassadas, traumatizadas ou que passaram uma decepção mui-to grande em sua vida.

Por isso temos que nos cercar de pessoas alegres, que não tem o costume de olhar para trás, que encaram a vida de frente e que são capazes não de somar nossas

energias naque-le sonho aludido, mas sim o de mul-tiplicá-los.

Para o pessimis-ta, tudo está ruim. O governo não presta as pessoas não valem nada, enfi m, tudo está errado. (Se ele se tocasse que a úni-ca coisa errada é ele...). Para con-seguirmos algu-

ma mudança nesses casos, dessas pessoas negativas, só boas conver-sas conselheiras de amigos mais íntimos, ou, na pior das hipóteses, indicarem-se um psicólogo ou um psiquiatra para que o induza à mu-dança de comportamento.

Sejamos nós sempre altruístas, seletivos, perseverantes, alegres. Sejamos nós as pessoas positi-vas que os outros tantos necessi-tam ouvir. Sejamos nós, um Gene-ral Máximus das tropas romanas e comandar nossos amigos à vitória com o simples poder de nossas pa-lavras. Sejamos o que somos vito-riosos, sempre...

Percebo que muitas pessoas acabam sendo persuadidas por es-sas pessoas sem altruísmo, são fa-cilmente infl uenciadas. Esse ano vai ser ruim, esse ano vai ser difícil. A difi culdade está dentro de cada mente. Você faz seu dia seguinte fl uir. Só existe uma pessoa no mun-do capaz de tornar você uma pes-soa vitoriosa: você mesmo!

ROMA VICTOR!...

O positivismo em nossas vidas

Quando conversamos com pessoas negativas

somos impelidos ao baixo astral, ficamos

defensivos, o dia parece conspirar

contra nós.

MEETING INTERNACIONAL

F-Truck

Angélica conquista ouros na disputa

Sadia\Prefeitura de Toledo\Sesi destaca-se em Copa Sul-Americana

BRUNO RADUNZEmpresário e Escritor

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASILESTADO DO PARANÁCOMARCA, MUNICIPIO E DISTRITO DE TOLEDORUA ALMIRANTE BARROSO1 1713 - CENTRO

O senhor SÉRGIO PAZZOTI LAURINDO, ofi cial do cartório de registro civil de pessoas naturais, no uso de suas atribuições (art. 1527), FAZ SABER, a quem interressar, que as pessoas a seguir nominadas requereram suas habilitações para casarem-se civilmente perante este Cartório, apresentando os documen-tos exigidos pelo art. 1.525, I a IV, do Código Civil Brasileiro.

SE ALGUÉM souber de impedimento ou causa suspensiva, oponha-o na forma do art. 1529 do Código Civil. DADO E PASSADO nesta cidade e comarca de toledo-pr, aos 08 dias do mês de maio de 2012. (ass.) Sérgio Pazzoti Laurindo - Ofi cial

André Henrique Scain Andréia SchaurenAramis Claudio Cunha de Barros Ivanete ZorzoAugusto de Deus Mota Jucilene Nunes de OliveiraCilimar Salvador Marciani de Farias CosmeFabio Domingues dos Santos Garcia Mara BerejanskiJosé Roberto Casanova Inês Aparecida da SilvaNélson Alexandre Gama Furtado Magale Elizabeth HenzSimão Calvete Corrêa da Silva Lariessa Cristina SchererValdecí Luiz Schneider Ivania Diel

Relação de processos de casamentos

As atletas da Sadia\Prefeitu-ra de Toledo\Sesi tiveram óti-mos resultados na Copa Sul--Americana de Clubes de Ginástica, realizada no final de semana em Vitória (ES), juntamente com o III Meeting Internacional de Ginástica. A Copa contou com a participa-ção de 23 atletas da equipe e a representação de três países: Brasil, Chile e Colômbia. De 9 a 10 anos, Geane Silva con-quistou as medalhas de ouro em mãos livres, arco e bola e no individual geral; Letícia Lusa de prata em mãos livres e bola e bronze no individual geral e Thuanny Costa, pra-ta no individual geral e bron-ze em arco. Rafaela Silva (11 a 12 anos) ficou com a prata em mãos livres e bronze em fita. A irmã, Bruna Silva (13 a 15 anos), que se recupera de uma lesão na mão, ficou com o bronze nas maças. No adulto (acima de 16 anos), Angélica Kvieczynski conquistou no to-tal quatro medalhas de ouro: in-dividual geral e nos aparelhos fita, maças e bola. Simone Luiz ficou com o bronze nas maças

e no individual geral.No conjunto, a equipe da Sa-

dia\Prefeitura de Toledo\Sesi conquistou três medalhas de prata e uma de bronze. Foram duas medalhas de prata no ju-venil (conjuntos de bola e de cordas) e uma de prata no adul-

to (conjunto de bolas) e outra de bronze (conjunto de arcos).

Por equipe, de 9 a 10 anos, a Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi ficou com a medalha de ouro; de 11 a 12 anos, as tole-danas ficaram em terceiro lu-gar. Entre as concorrentes por

equipe de 13 a 15 anos, a Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi ficou em segundo lugar. Acima de 16 anos, a Sadia/Prefeitura de To-ledo/Sesi foi a campeã. No con-junto geral de 13 a 15 anos, a Sadia/Prefeitura de Toledo fi-cou em segundo lugar.

As ginastas toledanas deram um show na Copa Sul-Americana

No último final de semana, o Brasil concluiu o III Meeting Internacional de Ginástica Rít-mica com 13 medalhas. As atletas da Sadia\Prefeitura de Toledo\Sesi, que integram a se-leção brasileira individual e de conjunto, ajudaram nestas con-quistas. Angélica Kvieczynski integra a seleção individual e Mayra Gmach, o conjunto.

A competição contou com a participação de atletas de cinco países: Brasil, Rússia, Argenti-na, Venezuela e Colômbia.

O Brasil garantiu a prata no Conjunto Geral, ouro e prata no Individual Geral -, a Seleção Brasileira de Conjunto conquis-tou duas: uma na coreografia com cinco bolas e outra na de dois arcos e três fitas. A Rússia ficou com o ouro nas duas sé-ries, enquanto a Argentina fi-cou com dois bronzes.

Angélica Kvieczynski , dona do título no Individual Geral, conquistou mais três ouros para o País nos aparelhos arco, bola e fita.

Atletas de Toledo se preparam para a Copa Paraná de Rugby

Toledo Futsal atua nesta sexta em Paranavaí

Depois de problemas extra--quadra, troca de treinador e uma derrota em casa de 5 a 0 para o Marreco Futsal, de Fran-cisco Beltrão, o Toledo Futsal segue na chave Ouro.

Nesta sexta (08), o time vai

ao Noroeste do estado, onde en-frenta o São Lucas, de Parana-vaí pela 13ª rodada do Campe-onato Paranaense de Futsal da Chave Ouro.

O Toledo está com 13 pontos ganhos.

Depois da derrota em casa para o Marreco, o Toledo volta à quadra nesta sexta, quando enfrenta o Paranavaí, fora de casa

Prova em Cascavel é confirmada no calendário

A sexta etapa do Campeona-to Brasileiro de Fórmula Truck, no dia 5 de agosto, tem o “Au-tódromo de Cascavel Zilmar Beux” como sede. A presiden-te da categoria, Neusa Navarro, esteve na cidade paranaense vistoriando as obras acompa-nhada do prefeito Edgar Bueno. O coordenador de Operações da categoria, Roberto Cirino, tam-bém participou da visita, que levou à confirmação do evento de daqui a dois meses.

A etapa de 5 de agosto não tinha local definido no calen-dário da Truck. Já havia a ten-dência da corrida acontecer em Cascavel, onde a catego-ria não tem uma etapa desde março de 2007. A confirma-ção dependia do andamen-to do trabalho de revitaliza-ção do autódromo, que Bueno anunciou em fevereiro. A vi-sita ao canteiro de obras e o compromisso que o prefeito assumiu levaram Neusa Na-varro a confirmar a volta do evento à cidade.

“Voltar aqui é um presente da Fórmula Truck para Cascavel, e também um presente de Casca-vel para a Fórmula Truck. Eu sentia falta de Cascavel”, falou Neusa, depois de, sob aplausos, confirmar ao prefeito, aos se-cretários municipais e aos jor-nalistas presentes ao autódro-mo que a cidade está de volta ao calendário da categoria. “Al-guns patrocinadores cobravam há tempo a etapa em Cascavel, é um alívio voltar e dar esse re-torno a eles”, disse.

O trabalho de aplicação da nova camada asfáltica no traça-do de 3.032 metros – cuja lar-gura mínima passará a 12 me-tros – e de edificação dos novos boxes terá início nesta semana. “Nem tudo vai ficar pronto, mas o principal, que são a pista e os boxes, vão estar prontos para a corrida”, declarou Neusa. A tor-re de controle será construída depois do evento e, para a etapa de agosto, uma estrutura provi-sória será providenciada pela prefeitura.

Page 8: 147ª edição do Jornal Viver Toledo

08 Toledo/PR • 08 a 14 de junho de 2012

GERALSERVIÇO

A Feira Shopping 2012 é uma realização da Acit com o patrocínio mas-ter do Bancoob e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), por incentivo da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, RICTV Record e Sicoob. O evento também conta com o pa-trocínio da Unimed Costa Oeste, BRF Brasil Foods, Caixa Econômica Federal, Itaipu Binacional e Cervejaria Colônia. O apoio é da Prefeitura de Toledo. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.fei-rashoppingtoledo.com.br.

Feira Shopping 2012 é atração até domingo em Toledo

Evento

Aberta quarta-feira, a Fei-ra Shopping 2012 será de-senvolvida até domingo, 10, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, reunindo mais de 100 expositores e um público estimado em cerca de 60 mil pessoas. Em sua 19ª edição, o evento é um dos principais do setor de comércio e servi-ços do Paraná e se consolida a cada ano como uma referên-cia em atrativos culturais e na gastronomia.

A Praça dos Sabores dispo-nibiliza aos visitantes pratos das cozinhas Italiana e Orien-tal, no jantar, alem de opções nos espaços Lanches e Cafés.

Na cozinha Italiana, as mas-sas, a polenta, a carne de por-co e o acompanhamento de saladas e molhos prometem aguçar a fome dos visitan-tes. No lado Oriental da praça

Feri Shopping em registro da última edição: evento de compras, gastronomia e cultura

de alimentação do Centro de Eventos Ismael Sperafico tam-bém há destaque para as tra-dicionais massas elaboradas com carnes e verduras à base de shoyu, como o Yakisoba e o Sukiaki. Os pratos começam a ser servidos a partir das 19h.

Nesta 19ª edição, o Centro Beneficente de Educação In-fantil Ledi Maas - Lions Clu-be, o Centro Social e Educa-cional Aldeia Infantil Betesda e a Associação Promocional e Assistencial de Toledo - Lar dos Idosos são as entidades a

que serão destinadas os recur-sos obtidos durante o evento. A ação conta com o apoio dos acadêmicos do curso de Gas-tronomia da União Educacio-nal de Cascavel (Univel) e dos sócios da Associação Cultural e Esportiva de Toledo (Ceato).

A feira é uma realização da Acit com o patrocínio master do Bancoob e Banco Regional de Desenvolvimento do Extre-mo Sul (BRDE), por da Lei de Incentivo à Cultura do Minis-tério da Cultura, RICTV Re-cord e Sicoob. O evento tam-bém conta com o patrocínio da Unimed Costa Oeste, BRF Brasil Foods, Caixa Econômi-ca Federal, Itaipu Binacional e Cervejaria Colônia. O apoio da Prefeitura de Toledo, Outras informações podem ser obti-das pelo site www.feirashop-pingtoledo.com.br.

Unimed oferece preços diferenciados para Feira Shopping 2012

Na Feira Shopping 2012 a Unimed Costa Oeste rea-liza uma campanha de ven-das com preços diferenciados para planos empresariais e fa-miliares.

Para empresas com três pessoas ou mais pessoas, ha-verá carência zero para con-sultas e exames laboratoriais

e a isenção de 50% das carên-cias para os demais procedi-mentos, exceto para a Cober-tura Parcial Temporária (CPT) no caso de doenças pré-exis-tentes, em que o cumprimen-to é integral.

Para planos familiares com a inclusão de duas pessoas, haverá desconto de 20%. Para

três pessoas, 25% e para qua-tro integrantes ou mais o des-conto será de 30%. Para famí-lias a partir de três pessoas, terá também a redução de 50% das carências, exceto Co-bertura Parcial Temporária.

Esses descontos e isenções se darão apenas para planos contratados durante a Feira.

No evento, como nos anos anteriores, a Unimed Cos-ta Oeste também realizará o sorteio de um plano de saúde assistencial Costa Oeste em quarto coletivo, válido por 12 meses para os visitantes que comparecerem ao estande e preencherem o cupom duran-te a Feira.

Page 9: 147ª edição do Jornal Viver Toledo

SERVIÇOFestival Sabores do LitoralData: 1 a 30 de junhoLocal: Antonina, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes, Guaratuba e Ilha do MelFan page: https://www.facebook.com/SaboresdoLitoral

TURISMOToledo/PR • 24 de fevereiro a 01 de março 2012Toledo/PR • 24 de fevereiro a 01 de março 2012 09Toledo/PR • 08 a 14 de junho de 2012

Festival gastronômico atrai turistas ao litoral do PRO litoral do Paraná vai estar

ainda mais atraente no mês de junho. É quando acontece a 2ª edição do Festival Sabores do Litoral, evento que reúne 27 restaurantes do litoral do Esta-do, 35% a mais do que a pri-meira edição realizada em ou-tubro de 2011, para divulgar a gastronomia da região e incen-tivar o turismo na baixa tem-porada.

A edição deste ano traz como novidade 12 pratos, elabora-dos com exclusividade para o Festival. São eles: Linguado à Belvedere, Chapa de Peixe com Palmito, Bistrô Caiçara, Paella Capelista, Camarão a Nazaré, Feijoada de Frutos do Mar, Mo-queca Capixaba, Linguado à Valeska, Frutos do Mar à Para-naguá, Sabor Olimpo, Bobó de Camarão da Dona Helô e Peixe Grelhado com Amêndoas. Es-tes e os demais pratos poderão ser degustados durante o even-to com desconto de 20%.

Participam desta edição, as cidades de Antonina, Mati-nhos, Pontal do Paraná, Para-naguá, Morretes, Guaratuba, além da Ilha do Mel. “A ideia do projeto é movimentar o li-toral do Paraná, estimulando a visitação dos turistas em épo-ca de baixa temporada e va-lorizando o que há de melhor na culinária regional”, explica Evandro Vianna, diretor supe-rintendente da Ecovia.

O Festival Sabores do Litoral é uma iniciativa da Concessio-nária Ecovia, em parceria com a Agência de Desenvolvimento

PREFA

Sustentável do Litoral do Para-ná (Adetur) com o apoio da As-sociação Brasileira de Bares e Restaurantes do Litoral Para-naense (Abrasel Litopar).

De acordo com o presiden-te da Abrasel Litopar, Manuel Alapont, a expectativa não po-deria ser melhor. “Já estamos na segunda edição do festival e esperamos que ele faça par-te da agenda fixa de eventos do nosso litoral. Aumentamos o número de restaurantes parti-cipantes, o que comprova o su-cesso do projeto”, comemora.

Para o presidente da Adetur, Gustavo Trevizan, a segunda edição do festival evoluiu e os restaurantes estão empenha-dos para que o evento se torne uma festa permanente e movi-mente a economia e o turismo na região. “A intenção é fomen-tar o turismo no litoral duran-te o ano inteiro valorizando a cultura e a gastronomia dessas cidades. Além disso, a ideia de criar novas receitas buscando novos sabores enriquece ainda mais os nossos restaurantes”, afirma.

Como parte da divulgação do festival, foi produzida uma re-vista com informações de to-dos os restaurantes participan-tes e seus pratos. A publicação será distribuída gratuitamente na praça de pedágio da Ecovia.

Detalhes do evento também podem ser acompanhados pela fan page Sabores do Litoral no Facebook (www.facebook.com/saboresdolitoral). Duran-te o período em que ocorreu

a 1ª edição do Festival Sabo-res do Litoral, foram vendidos 1.678 pratos.

InusitadoUm dos pratos mais popu-

lares da culinária nacional, a feijoada, ganhou uma ver-são diferente e especialmente desenvolvida para o Festival. Trata-se da Feijoada de Frutos do Mar, criada pelo restauran-te Sol Nascente, de Pontal do Paraná. Os tradicionais ingre-dientes (como feijão preto, car-ne de porco e temperos) foram substituídos por peixes e crus-táceos.

“Eu queria inventar algo di-ferente do cassoulet e acabei criando a Feijoada de Frutos do Mar. Fui aperfeiçoando a recei-ta aos poucos e espero agradar com essa última versão que va-mos servir no Festival”, conta Jeferson Loregian, proprietá-rio do restaurante que oferece

o prato. A feijoada criativa leva camarão, mexilhão, ostra, peda-ços de salmão, atum, polvo, tem-peros orientais e, claro, feijão.

TradiçãoA maioria dos pratos servi-

dos no Festival leva peixe ou frutos do mar como principal ingrediente. Entretanto, o pra-to mais famoso do Litoral do Estado, o barreado, também será oferecido aos turistas. A receita remonta o fim do sécu-lo 18, época em que as pesso-as se reuniam para dançar o fandango e precisavam de uma alimentação que os fizesse re-sistir aos vários dias de festa. Com o passar dos anos, o bar-reado foi integrado à cultura gastronômica e se tornou um dos símbolos do Paraná.

Para Juliano Correia, pro-prietário do Santuário Nhun-diaquara, em Morretes, “o bar-reado representa a tradição do

O tradicional barreado e a feijoada de frutos do mar estão entre as delícias do festival gastronômico do litoral PR

A charmosa Morretes participa do Festival

Estado e aqui é preparado de maneira autêntica, com a fa-rinha selando a panela e cozi-nhando por 24 horas”. O prato

é servido com os acompanha-mentos tradicionais como ba-nana, laranja e a farofa de bar-reado.

Page 10: 147ª edição do Jornal Viver Toledo

SOCIAL“Sucesso parece ser em grande parte uma questão de continuar depois que outros desistiram.” (William Feather)

[email protected] DONEGA

10 Toledo/PR • 08 a 14 de junho de 2012

3378-4888 9914-9965-Desencardimento-Lavagem-Espelhamento-Higienização-Limpeza de Bancos de Couro

LARGO SÃO VICENTE DE PAULA, 1056,

CENTROQuinzena do Agasalhode 14 à 30 de maio

3278-5330

Surpreenda quem você ama com presentes da Loja Corpo Íntimo

CadeirasA partir do ano que vem al-

guns municípios da re-

gião Oeste do Paraná terão

mais vereadores. A mudan-

ça para a próxima legislação

(2013/2016) está ampara-

da pela Constituição Fede-

ral. Dos 50 municípios oesti-

nos, seis aprovaram em 2011

o aumento do número de ca-

deiras. A maior alteração

ocorreu em Toledo, onde os

vereadores aprovaram o au-

mento de 11 para 19 cadeiras

para a próxima legislatura.Água para todo o mêsOs quatro primeiros dias de junho vieram acompanhados por muita chuva em toda a região. Do dia 1º até ontem à tarde, municípios como Toledo, Marechal Cândido Rondon e Quatro Pontes haviam registrado 160 milíme-tros de precipitação, ou seja, o volume esperado para todo o mês.

MartiparA loja Martipar está completando 20 anos. Aproveitando a data co-memorativa a loja está com promoção neste mês de aniversário, cheque para o 13º salário e parcelamento em 4 vezes no cheque ou cartão, com o preço à vista

1- A modelo Nivalda Alves num Belo ensaio fotográfico (colocar 3 colunas)

2- O proprietária do Clube Olímpico, Ivan Becker com sua amiga Ana

Maria Bellocchio. Ivan está feliz da vida já que seu empreendimento está

completando 18 anos de sucesso neste mês de junho. Este colunista

parabeniza este empresário que tem deixado a vida de muita gente sempre

animada ao ritmo de um bom baile

3-Os pombinhos apaixonados Marcia e Elso Carlucci tiraram recentemente

sua segunda Lua de Mel em direção ao nordeste brasileiro. Primeiro

participaram da Convenção Nacional da Wizard que aconteceu em Salvador

e teve show especial de Ivete Sangalo, em comemoração aos 25 anos da

Escola. Em seguida o casal passou por Aracaju-SE

4-Elso e Edilson Gentil com a novíssima aquisição da Auto Escola Mais

5-Márcia Albuquerque e Ana Carolina aproveitando a noite toledana. Ambas

se mudaram recentemente para Toledo, e já estão amando Toledo, que é

considerada por muitos como a Suíça do Paraná

01

03 04

05

02

Largo São Vicente de Paulo, 1056 - Centro

3055-3043

Page 11: 147ª edição do Jornal Viver Toledo

11Toledo/PR • 08 a 14 de junho de 2012

[email protected]

38

Natália Gáudio, atleta da Escola de Campeãs no ES, campeã de GR no Troféu Brasil de Ginástica

TrânsitoSe faz necessário, com urgência, uma campanha de educação no trânsito de Toledo, especialmente nos horários críticos. É um absurdo o que vem acontecendo. Uma situação me chamou a atenção, quando um veiculo tentava sair do estaciona-mento na Barão, simplesmente não conseguia por que outros não lhe davam espaço. Depois de boa demora, alguém parou para deixá-lo sair, só que um veículo Saveiro passou por este do lado direito e não permitiu a saída dele, e pior, continuou “zigue-zaguendo” até o Largo São Vicente de Paula.

Trânsito IIIsso que ocorreu tem sido recorrente, tanto com motoristas quanto com motociclistas. Educação zero no trânsito. É pre-ciso uma atitude rápida e eficaz das autoridades , de entida-des e clubes de serviço, antes que algo mais grave aconteça. Fica o alerta.

Dia dos Namorados“Sintam-se mais,Vivam-se muito.Aceitem-se todo, Conheçam-se em tudo...Experimentem-se...E complementem-seA_mando do seu coração.”Feliz Dia dos Namorados a todos

Jhennifer Martins, 1ª Princesa Miss Universo Paraná 2012

Ana Silvia dos Santos Pereira, prestigiando o Gramixinga Rock Festival e o namorado, Raul Bordim, que mandou super bem na guitarra

Fernanda Rosa Laurindo, Gabriela Maria Andrioli e Lilian Dal Bosco

Deywi Magnanti, presença constante nas melhores baladas eletrônicas

Comemorando níver as gêmeas Katia e Katiane Schumacher

Vanessa Lira curtindo o Gramixinga Rock Festival

Raul Boesel, Sharam e Guga numa noite mágica na Bielle Club

Page 12: 147ª edição do Jornal Viver Toledo

Rápidas

Estão abertas na Secretaria

da Cultura as inscrições para

a etapa local do 37º Festin –

Interpretação e Composição.

Para informações: (45) 3055-

8713 e 3378-4548.

O espetáculo teatral “Amar

é...”, uma comédia quase ro-

mântica, será levada ao palco

do Teatro Municipal, quinta-fei-

ra, 14, às 20h. Ingressos anteci-

pados a R$ 15,00. Informações:

(41) 9804-6513 e (45) 3055-

8742.

A Acit promoverá workshop

de comércio exterior, no dia

14 de junho. Informações so-

bre o evento: fone (45) 3055-

4616.

Martinho da Vila, um dos

maiores cantores e composito-

res de Música Popular Brasilei-

ra vai se apresentar no Grand

Salon, do Iguazu Grand Casino,

em Puerto Iguazu, neste sába-

do, 9 de junho.

12 Toledo/PR • 08 a 14 de junho de 2012

[email protected]

“Não é possível destruir o passado, para reconstruir o presente, mas é possível reconstruir o presente, para reescrever o passado.” (Augusto Cury)

WANDERLEY GRAEFF

Aline Gorriz e Caroline Marques conferiram a festa em Xaxim com a equipe da Querência Máquinas

Airton Lima, Adilson Teixeira e Adalberto Variani no espaço da Caixa na festa em Xaxim

Com o pessoal da Dullius Corretora de Seguros, na festa em Xaxim, Rubens Godoi (Bradesco Seguros), Guilherme Dullius, Valdo Gunha (Porto Seguro/Itaú) e Luiz Dullius

Ana Maria Formighieri, da Sul Gráfica, com a filha Valana

Nico Rosch e Valmor Collet conferiram a festa com o pessoal da Rota da Construção

Elis, Clécio, Gladis e Bruna Wendpap em evento recente no Restaurante Filezão

Feira ShoppingUm público estimado em 60 mil pessoas passará pela Feira Shop-ping 2012, aberta quarta-feira e que se prolonga até domingo, 10.O evento é uma ótima oportunidade de compras para o consumidor regional e conta também bons atrativos culturais e gastronômicos, com renda revertida a entidades assistenciais da cidade.O acesso ao Centro de Eventos Ismael Sperafi co é gratuito.

PacaLigaram para o Décio Holzbach:

- Alô! To marcando um jantar com amigos e quero fazer uma encomenda!

- Pois não. O que você deseja?

- Quero uma paca!

- Não, não, meu amigo. Eu vendo faca, não paca! – retrucou o Décio.

A ligação se repetiu por vários dias, sempre com pessoas diferentes. Os

corneteiros apontam que o autor da sacanagem é conterrâneo do Décio

– ele nasceu no distrito de São Miguel – e atua no setor supermercadista.

ConexãoTire-se o chapeu para o trabalho desenvolvido pela Associação Co-mercial e Empresarial de Toledo como mola propulsora de grandes eventos.É o caso do Conexão Empresarial, que todo ano lota as mais de mil cadeiras do majestoso Teatro Municipal.Com a edição deste ano não será diferente: mais de 50% dos passa-portes para as palestras já foram comercializados por empresários ávidos de novidades e motivação para si e seus colaboradores para o evento agendado para o mês de setembro.Não poderia ser diferente, levando-se em consideração o timaço es-calado pela Acit: Oscar Schmidt, Ozires Silva, Dado Schneider e Lei-la Navarro.

ToledãoO Toledão apresenta um exce-lente programa para este sába-do, 9, a partir das 23h.O clube promove o mais tradi-cional Baile dos Namorados da região, com animação da Fonte Luminosa Banda Show.Ao mesmo tempo, o clube pro-jeta o baile de aniversário de 40 anos, com Os Serranos, em no-vembro.Para informações sobre os eventos do Toledão: fone (45) 3378-3044.

Mastersat Eletrodomesticos, Eletronicos e Informatica LtdaRua Barao do Rio Branco, 1782 - Centro - Toledo - PR

Tel (45) 3054-5009 / (45) 3054-5045