pdf 54º ediÇÃo jornal viver toledo

12
ALEX DONEGA Toledana recebe ganha o títu- lo de uma das melhores baila- rinas do Brasil; Toledo sediará VIII Encontro Interestadual de Corais Italianos; Coral Cham- pagnat e a Orquestra de Câ- mara da PUCPR em outubro no Teatro Municipal. Pág. 8 Chegou o grande dia do lança- mento do livro sobre a vida de Arnoldo Bohnen; presidente da Igreja Evangélica Luterana fez visita a Toledo; Empol reinau- gurará sua loja da Parigot; Boi no Rolete em Marechal Cândi- do Rondon. BRUNO RADUNZ D. FRANCISCO CARLOS BACH Antes mesmo de nos criar, Deus nos conheceu e nos amou, desde toda a eternida- de, com amor infinito e livre. Fomos feitos por Ele e para Ele e, por isso, trazemos no nosso próprio ser a exigência do amor. Pág 2 WANDERLEY GRAEFF Duas instituições já projetariam curso de Medicina em Toledo; Festa Julina do Toledão será re- alizada nesta sexta-feira (23); final de semana tem lançamen- to de livro; festa do boi em Ma- rechal Cândido Rondon. Pág. 12 Pág. 11 VALDIR PAGLIARINI Ao fazer uma análise do caso do goleiro Bruno, do Flamengo, o professor destaca: “Dinheiro na mão é vendaval” e tem o poder de arrastar tudo, principalmen- te valores morais e tudo o mais que se fundamenta na lei e na ordem. Pág. 2 Pág. 2 ALVIR PREISNER Copa é o destino correto para os R$ 40 milhões em caixa da Copel?; Na cartilha dos presi- denciáveis, a briga tem sido boa; política feita de mais per- das do que ganhos; RR x Pes- suti: cada vez mais feia a briga entre os ex-aliados. Pág. 3 Pág. 3 Pág. 3 Toledo, de 23 a 29 de julho de 2010 - Ano 2 - nº 54 Agora aberto todos domingos Richa firma compromisso com causa do Aeroporto do Oeste Empresas & Negócios. Pág. 4 Richa respondeu a questionamentos do Viver Toledo sobre o aeroporto e a Ferroeste PP filia lideranças e objetiva eleição de dez vereadores em 2012 Semana da Família terá show de Antonio Cardoso Excelência em cortinas e decorações em novo endereço Trabalho de voluntários como Orides Barp junto ao braseiro dos costelões é um dos segredos do sucesso do evento Toledo e Marechal Cândido Rondon Brotos e Artes: sinônimo de qualidade em decoração e paisagismo Decoração de igreja realizada pela Brotos e Artes: beleza e qualidade Produtos da Miriam Rios: excelência e bom gosto em cortinas, roupa de cama, almofadas e tapetes Empresas & Negócios. Pág. 4 Miriam Rios Festa de São Cristóvão foi um grande evento Viagem. Pág. 5 Pág. 7 Apresentação do CTG Chama Crioula na 5ª Mostra de Danças Gaúchas Adão Camelo, no Teatro Municipal de Toledo: tradicionalismo ganha espaço no Viver Toledo Viver Toledo estreia página voltada ao tradicionalismo gaúcho

Upload: jornal-viver-toledo

Post on 28-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

PDF 54º EDIÇÃO JORNAL VIVER TOLEDO

TRANSCRIPT

Page 1: PDF 54º EDIÇÃO JORNAL VIVER TOLEDO

ALEXDONEGAToledana recebe ganha o títu-lo de uma das melhores baila-rinas do Brasil; Toledo sediará VIII Encontro Interestadual de Corais Italianos; Coral Cham-pagnat e a Orquestra de Câ-mara da PUCPR em outubro no Teatro Municipal. Pág. 8

Chegou o grande dia do lança-mento do livro sobre a vida de Arnoldo Bohnen; presidente da Igreja Evangélica Luterana fez visita a Toledo; Empol reinau-gurará sua loja da Parigot; Boi no Rolete em Marechal Cândi-do Rondon.

BruNO rADuNz

D. FrANCISCOCArLOS BACHAntes mesmo de nos criar, Deus nos conheceu e nos amou, desde toda a eternida-de, com amor infinito e livre. Fomos feitos por Ele e para Ele e, por isso, trazemos no nosso próprio ser a exigência do amor. Pág 2

WANDErLEy GrAEFFDuas instituições já projetariam curso de Medicina em Toledo; Festa Julina do Toledão será re-alizada nesta sexta-feira (23); final de semana tem lançamen-to de livro; festa do boi em Ma-rechal Cândido Rondon.

Pág. 12 Pág. 11

VALDIrPAGLIArINIAo fazer uma análise do caso do goleiro Bruno, do Flamengo, o professor destaca: “Dinheiro na mão é vendaval” e tem o poder de arrastar tudo, principalmen-te valores morais e tudo o mais que se fundamenta na lei e na ordem.Pág. 2 Pág. 2

ALVIrPrEISNErCopa é o destino correto para os R$ 40 milhões em caixa da Copel?; Na cartilha dos presi-denciáveis, a briga tem sido boa; política feita de mais per-das do que ganhos; RR x Pes-suti: cada vez mais feia a briga entre os ex-aliados.

Pág. 3

Pág. 3Pág. 3

Toledo, de 23 a 29 de julho de 2010 - Ano 2 - nº 54

Agora aberto todos domingos

Toledo, de 11 a 17 de junho de 2010 - Ano I - nº 48

Richa firma compromisso com causa do Aeroporto do Oeste

Empresas & Negócios. Pág. 4

richa respondeu a questionamentos do Viver Toledo sobre o aeroporto e a Ferroeste

PP filia lideranças e objetiva eleição de dez vereadores em 2012

Semana da Família terá show de Antonio Cardoso

Excelência em cortinas e decorações em novo endereço

Trabalho de voluntários como Orides Barp junto ao braseiro dos costelões é um dos segredos do sucesso do evento

Toledo e Marechal Cândido Rondon

Brotos e Artes: sinônimo de qualidade em decoração e paisagismoDecoração de igreja realizada pela Brotos e Artes: beleza e qualidade

Produtos da Miriam rios: excelência e bom gosto em cortinas, roupa de cama, almofadas e tapetes

Empresas & Negócios. Pág. 4

Miriam Rios

Festa de São Cristóvão foi um grande evento

Viagem. Pág. 5

Pág. 7

Apresentação do CTG Chama Crioula na 5ª Mostra de Danças Gaúchas Adão Camelo, no Teatro Municipal de Toledo: tradicionalismo ganha espaço no Viver Toledo

Viver Toledo estreia página voltada ao tradicionalismo gaúcho

Page 2: PDF 54º EDIÇÃO JORNAL VIVER TOLEDO

A PALAVRA DE D. FRANCISCO VALDIR PAGLIARINI

OPINIÃO

Diretor e EditorWanderley [email protected]

Diretor ComercialAlex [email protected]

Editora Viver Toledo Ltda.CNPJ 10.995.596/0001-60

Rua Santos Dumont, 4110, Sl 06 – Vila IndustrialCEP 85904-450 Toledo - PR

Fone (45) 8811-4875E-mail: [email protected]

Expediente EquipeKarine GraeffJéssica ZoiaWanderley Graeff Jr.Mayara MartanBruno Marcos Radunz

Gerência AdministrativaLuciane [email protected]

DiagramaçãoLídio Ricardo

02 Toledo, de 23 a 29 de julho de 2010 Toledo, de 11 a 17 de junho de 2010 - Ano I - nº 48

Toledo, de 11 a 17 de junho de 2010 - Ano I - nº 48

Alvir Preisner

Copa 2014Polêmica das boas, ao menos nas entrelinhas dá para entender muita

coisa, tem sido causada pela Copa 2014, ameaçada de realizar jogos em Curitiba. Deu “pra sacar” que a Copel tem mais de 40 milhões em caixa. Mas, então, a empresa tem um lucro desse tamanho e ainda de vez em quando aumenta a tarifa? Por que, se é uma empresa do governo e não precisa de tanto superávit assim? Ao invés de ajudar no estádio do Atlé-tico, a Arena, poderia sim, e já falei isso diversas vezes, reduzir a tarifa ou então, liberar os pagamentos até 500 ou mil reais, por determinado período. Ajudaria, sim, a todos e fi caria dentro da lei.

LivroNosso companheiro Bruno Radunz vem aí

com mais uma obra literária. Ele fala sobre Arnoldo Bohnen –Minha História de Vida. Uma homenagem justíssima num livro que tem lançamento neste dia 23 de julho no hall da Prefeitura de Toledo.

CartilhaNa cartilha dos presidenciáveis, a briga tem sido boa. O marketing

funciona e um lado procura anular o fator positivo do outro. José Ser-ra tem insistido nas entrevistas e debates falando sobre o programa Bolsa Família, que nasceu com ele, a exemplo do Bolsa Saúde. Confun-de a opinião geral, com certeza. E Dilma tem destacado que o PSDB de José Serra vai acabar com alguns programas de assistência social, mas Serra desmente.

Confusões na mente do eleitor a parte, a estratégia de Serra pare-ce que tem funcionado, desestabilizando em parte a adversária, pois aquela corrida desenfreada de Dilma parece ter sido interrompida. Mas tudo ainda é prematuro, é muito cedo, mas que a disputa está muito igual, isso está.

CandidatosAté o momento, quase todos os candidatos repetem a máxima: va-

mos melhorar o transporte, a educação, a saúde, reduzir o desempre-go, etc. e tal. Mas ninguém perguntou e ninguém respondeu ainda so-bre como fazer. Com que recursos e como corrigir erros que persistem há décadas. A nossa sociedade está viciada em pontos fundamentais, o que difi culta ainda mais a vida dos governantes. Em Toledo, depois da informatização nos postos de atendimento descobriu-se que por ser de graça, algumas pessoas procuram marcar várias consultas num

espaço curto de tempo, e nem sempre aparecem. Mas atrapalham, com certeza, tomando vagas de outros que realmente estariam preci-sando do mesmo horário.

PerdemosNa última eleição Toledo perdeu a grande oportunidade de eleger

um vice-governador. Picuinhas de partidos - e aí o PT tem a sua parce-la de culpa no cartório - impediu Derli Donin de ser vice-governador. Quando lembramos que a diferença foi de apenas 10 mil votos, era justamente na cidade que esta diferença poderia e não foi revertida. Membros de um partido defendem o seu partido, sabemos disso. Mas quando se trata de uma causa maior, todos teríamos que unir forças. Não é assim quando se tem um bom projeto e todos, vereadores ou deputados, votam juntos em favor do projeto para a cidade ou Estado pois a causa é boa?

Perdemos IIDe novo as coisas no Paraná se repetem e Alvaro Dias perde a oportu-

nidade de ser candidato a vice-presidente na chapa de José Serra. Tudo bem, agora a eleição é outra. Mas o próprio irmão se defi nir atendendo dirigentes do seu partido e do presidente Lula em prejuízo de uma cau-sa maior não dá para entender. Osmar pensou nele governador e Dilma presidente, o que pode, claro, acontecer. Ele, Osmar, fi ca bem.

Mas, se não vencer as eleições no Paraná e José Serra vencer para presidente, como é que fi ca? Sem mandato, carimbado por ter preju-dicado seu irmão num projeto nacional, deixa uma eleição de senador tranqüila em minha opinião, para atender pedidos de outros?

Perdemos IIIDeve ter rolado poucas e boas nos gabinetes e corredores de Brasília

para termos as mudanças que tivemos. Orlando Pessuti fi ca sem man-dato a partir de janeiro e deve ter negociado alguma coisa; Osmar arma palanque para Dilma no Paraná em detrimento do irmão que poderia ser vice-presidente em caso de vitória, reduzindo as forças do PSDB nacio-nal no Paraná.

E ainda faz com que Álvaro Dias recolha as armas e evite um confron-to familiar, que ele sempre prezou e faz questão de dizer isso sempre. Paralelamente, o vice-presidente na chapa de Serra, Índio da Costa, pa-rece não estar preparado. Aliás, Marina da Silva do PV disse isso, lem-brando que ele não estaria preparado nem para ser cacique. E mesmo se eleito for, é carioca. E o Paraná mais uma vez fi ca em segundo plano. Perdemos aqui, perdemos ali e vamos levando.

[email protected]

No dia 24 de maio próximo passado, os fundadores e membros da Fazenda Esperança, receberam das mãos do presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, cardeal Stanislaw Rylko, o reconhecimento como Associação In-ternacional de Fiéis. Parabenizamos e alegramo-nos com este feliz reconhecimento da Santa Sé, ainda mais que a Fazenda Esperança está presente em nossa Diocese, ten-do celebrado seus 10 anos de existência no domingo pas-sado, 11 de julho. Em entrevista à Rádio Vaticano, o Frei Hans Stapel afi rmou: “Temos uma missão de não parar. Onde houver alguém sofrendo por causa da dependência (química), devemos ir”. Felizmente em nosso meio e em nossa Igreja há pastorais, como a do Auxílio Fraterno, e várias instituições voltadas para os mais pobres. É o rosto da Igreja samaritana de Jesus.

A Conferência de Aparecida, seguindo e aprofundando os passos de Medelin e Puebla, faz também a opção pre-ferencial pelos pobres e excluídos, pois “Deus que se fez pobre por nós, para nos enriquecer com sua pobreza” (DA 392), e ainda “Tudo o que tenha relação com Cristo tem relação com os pobres, e tudo o que está re-lacionado com os pobres clama por Jesus Cristo” (DA 393).

“O amor da Igreja pelos pobres faz parte de sua tradição constante. Inspira-se no Evan-gelho das bem-aventuranças, na pobreza de Jesus e em sua atenção aos pobres... Não se estende apenas à pobreza material, mas tam-bém às numerosas formas de pobreza cultural e religiosa”. “Quando damos aos pobres as coisas indispen-sáveis, não praticamos com eles grande generosidade pes-soal, mas lhes devolvemos o que é deles. Cumprimos um de-ver de justiça e não tanto um ato de caridade” (Catecismo da Igreja Católica, 2444 e 2446).

O ponto de partida é que, antes mesmo de nos criar, Deus nos conheceu e nos amou, desde toda a eternida-de, com amor infi nito e livre. Fomos feitos por Ele e para Ele e, por isso, trazemos no nosso próprio ser a exigência do amor. Deus nos fez seres amorosos. Isto signifi ca que o ser humano só se realiza, verdadeiramente, no amor, no sentido mais pleno dessa palavra. O amor ao próximo é decorrência obrigatória dessa comunicação amorosa, é um desdobramento, um refl exo do amor de Deus, que de-vemos fazer incidir sobre nossos irmãos e irmãs, sem ex-clusão de ninguém.

O evangelho de Jesus Cristo, Palavra do Pai, é claro ao evidenciar que o amor a Deus se realiza no amor ao próxi-mo e, de modo especial, aos mais pobres, carentes e exclu-ídos da sociedade. Ao acolher e servir o pobre com amor

fazemos o que Cristo nos ensinou, quando se fez nosso ir-mão, pobre como nós. O serviço aos pobres é medida pri-vilegiada, embora não exclusiva, de nosso seguimento de Cristo. O melhor serviço ao irmão é a evangelização que o dispõe a realizar-se como fi lho de Deus, o liberta das injustiças e o promove integralmente (cf. Puebla 1145).

Concretiza-se o amor a Deus quando praticamos as obras de misericórdia, que devemos recordar sempre, como ações caritativas, pelas quais socorremos o próximo nas suas necessidades corporais e espirituais. São obras de mi-sericórdia espiritual ensinar ao que não sabe, dar bons conselhos ao que necessita, corrigir o que erra, perdoar as injúrias, consolar os tristes, suportar com paciência as ad-versidades e fraquezas do próximo, rogar a Deus pelos vi-vos e pelos mortos. As obras de misericórdia corporal con-sistem, sobretudo, em dar de comer ao faminto e de beber ao sedento; dar moradia aos desabrigados; vestir os des-pojados e maltrapilhos; visitar os doentes e prisioneiros; sepultar os mortos. Se praticarmos, pelo menos, algumas destas ações, já nos tornaremos coerentes com o amor que

Deus colocou em nós, amor que se demons-tra através da misericórdia.

Em Malta, no dia 18 de abril de 2010, fa-lando aos jovens, o Papa Bento XVI afi rma-va: “Já falei sobre a necessidade de prestar atenção aos mais jovens, aos anciãos e aos enfermos. Mas o cristão é chamado a trans-mitir a mensagem saudável do Evangelho a todos. Deus ama cada indivíduo deste mun-

do, aliás, Ele ama cada pessoa de cada época da história do mundo. Na morte e na ressurreição de Jesus, que se torna presente cada vez que celebramos a Missa, Ele ofe-rece a vida em abundância a todas estas pessoas. Como cristãos, somos chamados a manifestar o amor de Deus que compreende todos. Por isso, temos que socorrer o po-bre, o fraco e o marginalizado; temos que ter um cuidado especial por aqueles que estão em difi culdade, que pade-cem a depressão ou a ansiedade; temos que cuidar do por-tador de defi ciência e fazer tudo aquilo que podemos para promover a sua dignidade e qualidade de vida; deveríamos prestar atenção às necessidades dos imigrantes e daqueles que procuram asilo nas nossas terras; deveríamos esten-der a mão com amizade aos crentes e não-crentes. Esta é a nobre vocação de amor e de serviço que todos nós rece-bemos. Permiti que isto vos leve a dedicar as vossas vidas ao seguimento de Cristo. Não tenhais medo de ser amigos íntimos de Cristo!”

* Dom Francisco Carlos Bach é Bispo de Toledo

Amamos a Deus quando amamos o próximoQuem assistiu ao Fantástico do domingo passado,

pode ver o ex-goleiro do Flamengo, dizendo estar as-sustado com tudo o que está acontecendo. Afi rmava que seu único envolvimento foi no sentido de ter fi -cado com a criança, quando a mãe a entregou, atra-vés do seu amigo Macarrão. Disse que havia dado todos os poderes ao amigo, que o mesmo resolvesse o que fosse preciso, para que ele se preocupasse so-mente com o futebol.

Uma pessoa de origem humilde, como é o caso do amigo Macarrão, passar a ter o controle sobre a vida de alguém com a fama que Bruno tinha, é mesmo muito perigoso. O fato é que “dinheiro na mão é vendaval” e tem o poder de arrastar tudo, principalmente valores morais e tudo o mais que se fun-damenta na lei e na ordem.

Grandes fi guras do esporte, além de especialistas consultados, sugerem que jogadores de futebol deveriam passar por um exame psicológico antes de se-rem contratados. Isso evitaria atitudes como as de Bruno, que levados pela fama, acabam se considerando acima da lei; muitas vezes tratados como semi-deuses.

O jogador Zico, maior ídolo do Flamengo de todos os tempos, em entrevista ao Fantástico, disse que la-menta o fato da situação ter chegado aonde chegou. Referia-se à declaração de Bruno à imprensa, saindo em defesa do colega Adriano, que havia brigado com a esposa, dizendo: “quem nunca saiu na mão com uma mulher?...” declaração no mínimo infeliz do go-leiro, que já deixava claro seu descontrole emocional.

Quando o “imperador” Adriano se envolveu com criminosos no Rio de Janeiro, no início do mês de Junho, não estaria ele julgando-se acima da lei e da ordem? O craque deixou-se fotografar ao lado de lí-deres do tráfi co, empunhando uma arma, como se aquilo fosse uma simples diversão. A imprensa noti-ciou fotos do jogador, fazendo apologia ao Comando Vermelho.

Na ocasião, o Ministério Público ouviu o jogador

por quase duas horas e divulgou à imprensa que con-sidera gravíssimos os fatos, que levavam a crer que o jogador fosse suspeito e que havia fortes indícios de que ele havia repassado dinheiro a trafi cantes.

Se formos observar, são muito comuns os casos de fi gurões dos esportes envolvidos com situações com-prometedoras. O que dizer do nosso vizinho argentino Maradona? Para quem duvida, basta consultar o nosso amigo “Google” para confi rmar. Ele não é somente um ídolo, é também um deus. O deus da igreja marado-niana mundial, com muitos fi éis, inclusive no Brasil!

O fato é que até o início desta se-mana, continuavam presos em Conta-gem, região metropolitana de Belo Ho-rizonte, em Minas Gerais, sob suspeita de sequestrar e matar a jovem Eliza Sa-mudio, o goleiro Bruno, e outras sete pessoas.

Todos os indícios levam a crer que o ex-goleiro do Flamengo teria sido o mandante do crime, porém, como não existem provas concretas, a morte da jovem permanece encoberta por uma cortina de suspeitas.

O advogado de Bruno tenta um habe-as corpus para libertá-lo, enquanto não se consigam provas defi nitivas. Ele alega a inocência do goleiro e ainda vai mais longe ao perguntar qual o crime que seu cliente cometeu. Como o corpo não foi encon-trado, não há prova de que sequer tenha havido um assassinato.

O episódio acaba atingindo diretamente o Flamen-go, clube mais popular do Rio de Janeiro, que na ver-dade não tem nenhuma responsabilidade pelos fa-tos. Mas atinge também todos os brasileiros, que são obrigados a presenciar tanta violência. Crimes como este, cuja suspeita é de que o corpo tenha sido des-membrado, com partes dele dadas aos cães e o res-tante concretado... É de uma brutalidade inaceitável.

Ao menos, que a justiça seja feita e que os verda-deiros culpados seja punidos.

* Valdir Pagliarini é professor.

A violência nossa de cada dia...

“Dinheiro na mão é vendaval” e

tem o poder de arrastar tudo, principalmente valores morais e tudo o mais que

se fundamenta na lei e na ordem.

RR x PessutiCada vez mais feia a briga entre os dois ex-aliados. Nem mesmo o

início da campanha que reúne os dois no mesmo palanque, amenizou a situação. Viagem a Apucarana e Ivaiporã e o homem dizia que com Pessuti não iria. Não foi, pois Pessuti tem na sua cidade de origem, Ivaiporã, forte reduto eleitoral. Pior ainda aconteceu quando o atual governador tentou exonerar a presidente do Provopar, Lúcia Arruda, irmã de Requião e ela disse que não saia.

VergonhaPessuti cortou subsídios, repasses, verbas destinadas e muito mais.

E ela não sai. Diz que foi eleita e não nomeada. Uma vergonha, cá en-tre nós, que aumenta a briga pública daqueles que deveriam dar exem-plo. Pegou muito mal. Resta saber como o eleitor vai reagir a isso. Eu tenho a fórmula, mas não posso escrever.

MaratonaVem aí mais uma edição da Meia Marato-

na, Meia Rústica, Maratoninha e Caminha pela Saúde. O lançamento será dia 28 de ju-lho na Casa da Amizade e o convite vem assi-nado pelo presidente do Rotary Toledo, Oscar Monteiro da Silva e pelo presidente da Uni-med Costa Oeste, Manoel Joaquim de Oliveira. O médico Torao Takada é o grande construtor desta maratona que extrapolou divisas nacio-nais e chega à nona edição coberta de glórias.

Rapidinhas- Nenhum nome de Toledo na relação de candidatos con-

testados para impugnação. Já de Cascavel, Alfredo Kaefer e Alessandro Meneguel precisam apresentar argumentos con-vincentes para continuarem candidatos.

- Ricardo Barros, também está nesta lista o que complica muito a coligação em caso de confi rmação de sua impugnação.

- Perguntinha cretina que todo brasileiro gostaria de perguntar: quem vigia (ou fi scaliza) o presidente Ricardo Teixeira da CBF?

- Quem perguntou foi a revista Carta Capital em sua capa da edi-ção número 605, referindo-se aos bilhões - isso mesmo -, bilhões, que entram na conta da Confederação Brasileira de Futebol. E poucos sabem disso.

“Deus que se fez pobre por nós, para nos

enriquecer com sua pobreza”

Page 3: PDF 54º EDIÇÃO JORNAL VIVER TOLEDO

03Toledo, de 23 a 29 de julho de 2010

Toledo, de 11 a 17 de junho de 2010 - Ano I - nº 48

Cidade

“Eu não sou candidato de mim mesmo, sou candidato de um partido e só estarei em cam-panha se o partido estiver in-tegralmente me apoiando.” A afirmação é do ex-prefeito Derli Donin, ao Viver Toledo, sobre a sua candidatura a deputado es-tadual pelo Partido Progressista.

Questionado se a condição para confirmar a candidatura se-ria a existência de apenas uma candidatura do PP, Derli disse textualmente que “eu não sei se uma candidatura, mas um com certeza estará com o apoio inte-gral do partido e eu vou trabalhar para isso. Agora, se eu não ti-ver apoio integral do partido, eu não posso ser candidato de mim mesmo. Até porque o cidadão eleito, ele não detém mais o car-go para ele, se ele deixar o partido ele o perde, é o que a legisla-ção diz. Então, não adianta eu ser candidato de mim mesmo. Eu sou candidato do meu partido e só vou, claro, numa eleição, com 100% de apoio do partido”.

O candidato da Coligação Novo Paraná ao Governo do Es-tado, Beto Richa, comprome-teu-se em Toledo com a implan-tação de um Plano Aeroviário Estadual e com a articulação em torno da implantação do Aero-porto Regional do Oeste. “Esta região carece das condições ide-ais de logística e vamos traba-lhar para reverter o descaso com que o Paraná vem sendo trata-do, como a inexistência de um Plano Aeroviário e o rombo na Ferroeste comprovam”, disse ao visitar a cidade para a inaugu-ração do comitê de campanha, localizado à Rua Raimundo Le-onardi, próximo à Rádio Guaçu.

Acompanharam Beto Richa na visita a Toledo o candidato a vi-ce-governador, Flávio Arns, os candidatos ao Senado Gustavo Fruet e Ricardo Barros, o depu-tado federal Dilceu Sperafico, o deputado estadual Duílio Gena-ri, o prefeito José Carlos Schia-vinato, prefeitos da região, ve-readores e outras lideranças, entre elas o ex-prefeito e candi-dato a deputado estadual Derli Donin e o presidente da Coopa-vel, Dilvo Grolli.

Durante entrevista coletiva, Richa abordou outros aspectos de seu projeto de governo, en-tre eles a criação de uma Agên-cia de Desenvolvimento do Agro-negócio e a instituição de um fórum permanente para a agri-cultura. Ele reforçou que fará

Beto Richa garante comprometimento com a causa do Aeroporto Regional

uma gestão voltada para o diá-logo, marcada pela serenidade e o equilíbrio nas relações com a sociedade, a iniciativa privada e entidades representativas. Sobre a questão das invasões de terra, foi categórico ao assegurar que “os mandados de reintegração de posse determinados pela Justiça serão cumpridos”.

O candidato defendeu a neces-sidade de o Estado voltar a in-vestir na infraestrutura de logís-

tica e transporte para acelerar o escoamento da produção e redu-zir os custos. “Precisamos recu-perar o tempo perdido e acabar com os gargalos na infraestrutu-ra, melhorando nossas rodovias, as estradas rurais, aeroportos, ferrovias e especialmente o Por-to de Paranaguá”, disse.

Beto Richa assegurou que como governador, exercerá a li-derança inerente ao cargo, agre-gando as bancadas paranaenses

para defender os legítimos in-teresses do Paraná em Brasília. “Com competência técnica e co-esão política, o Estado poderá ampliar consideravelmente sua participação no orçamento fe-deral, na atração de recursos e na obtenção de financiamentos internacionais. É fundamental que o Paraná recupere sua ca-pacidade de investimento, du-ramente abalada nos últimos anos”, disse ele.

Wanderley Graeff Jr.

Beto Richa na coletiva, respondendo a questionamento do Viver Toledo sobre aeroporto e Ferroeste

O Partido Progressista (PP) já volta as suas atenções para 2012, quando a Câmara Muni-cipal de Toledo ampliará o nú-mero de vereadores dos atuais onze para dezenove. Para isso, iniciou o processo de renovação e fortalecimento das suas filei-ras, com a filiação de novas li-deranças e estabelece como meta a eleição de uma grande bancada, mais que triplicando a sua representação no Poder Le-gislativo.

Em solenidade realizada no escritório regional do deputado federal Dilceu Sperafico, o par-tido realizou o primeiro ato de uma série de filiações que virão. Prestigiaram o evento os princi-pais expoentes da sigla – além do próprio Sperafico, o deputa-do estadual Duílio Genari, o pre-feito José Carlos Schiavinato, o

vice-prefeito Lúcio de Marchi, os vereadores Renato Reimann, Luís Fritzen e Eudes Dallagnol e o ex-prefeito Derli Donin.

Ingressaram no PP o geren-te dos Correios, Wilson Novato da Luz, que assumiu a função em Toledo há cerca de um ano, transferido de Curitiba; o publi-citário Alcésio Antonio Ladeia, que foi filiado à sigla em Santa Helena, onde dirigiu a Juventu-de Progressista; e a enfermeira Fátima Aparecida Kaipers.

O deputado Dilceu Sperafico salientou na oportunidade que vai se empenhar pessoalmen-te para que o PP fique ainda mais fortalecido para as elei-ções municipais de 2012. “Este é o início de um trabalho que tem o objetivo de eleger dez dos dezenove futuros vereado-res”, disse.

Derli: candidatura só com 100% de apoio do partido

Derli Donin: não sou candidato de mim mesmo

O deputado estadual Duílio Genari afirma que buscará um novo mandato com os objetivos de continuar lutando por obras e recursos para Toledo e região, manter a representação política do Oeste e prosseguir legislando em defesa dos interesses da po-pulação paranaense.

Líder da Bancada do Partido Progressista (PP), na Assembléia Legislativa, o parlamentar con-correrá ao 7° mandato de depu-tado estadual e 9° cargo eletivo consecutivos, ambos recordes na história política da região.

“O nosso principal propósito é continuar fazendo o que sempre fizemos. Visitando os municí-pios, ouvindo prefeitos, vereado-res e lideranças, encaminhando projetos e reivindicações e bus-cando verbas para as prefeituras, junto com as tarefas de legislar e fiscalizar a aplicação dos recur-sos públicos”, afirma Duílio.

“Queremos manter nossa ex-periência no Legislativo e co-nhecimento do funcionamento do Executivo, acumulados em seis mandatos consecutivos, a disposição e a serviço dos muni-

Duílio destaca objetivos da busca do 7° mandato de deputado estadual

O deputado federal e candidato ao Senado, Ricardo Barros, e o deputado estadual Duílio Genari

A Semana Nacional da Família terá início na Diocese de Toledo com o show “Vocação e Famí-lia”, do cantor e compositor ca-tólico Antonio Cardoso. A apre-sentação será dia 8 de agosto, no Teatro Municipal de Toledo, às 19h30.

No show, que integra o pro-jeto “O amor torna tudo novo”, Antonio Cardoso promete mui-ta interatividade com a plateia. “Mais que um espetáculo musi-cal, é uma mensagem que for-

talece a caminhada do Povo de Deus”, afirma. Em aproximada-mente duas horas de show, An-tonio Cardoso intercala canções com momentos de mensagens cristãs, orações e outros atrati-vos que têm a ver com a mensa-gem que quer transmitir.

O repertório é composto por canções de sua autoria, bem como trabalhos realizados por meio de parcerias que surgiram ao longo de sua carreira na mú-sica religiosa mesclada com te-

mas sociais. “No show eu canto canções que gravei, canções do Pe. Zezinho que gravamos jun-tos e canções populares”, revela Antonio Cardoso.

Em sua carreira de cantor reli-gioso, que tem mais de 30 anos, Antonio Cardoso lança um olhar diferente sobre o futuro da fa-mília. Numa de suas canções, intitulada “Lá na casa dos meus pais”, ele interpreta a recorda-ção de um ambiente em que se aprende sobre paz, sobre Deus

e sobre como ser Igreja. A letra também valoriza muito os pais.

O show de Antonio Cardo-so é uma promoção da Pastoral Familiar da Diocese de Toledo, em conjunto com as pastorais e movimentos eclesiais que atu-am junto à família, e visa cha-mar a atenção para temas refe-renciais de sua existência. Os ingressos antecipados e a meia entrada, válida para estudantes e idosos, estão sendo vendidos ao preço de R$ 5,00.

cípios, que necessitam de apoio do Estado para executar obras e prestar serviços à população”, acrescenta o parlamentar.

Atendendo a essas priorida-des, ele construiu carreira que inclui participação decisiva na execução das principais obras públicas de Toledo dos últimos 35 anos e conquista dos maio-res investimentos estaduais na região em 20 anos.

“Nosso alicerce continuará sendo o apoio de companhei-ros e amigos leiais de décadas em Toledo, mas na campanha de 2010 teremos nossa base elei-toral ampliada para cerca de 40 municípios do Oeste e Centro-Oeste, onde contaremos com o respaldo de prefeitos, vereado-res e lideranças”, acrescenta o parlamentar.

Outros acréscimos, segun-

do ele, serão os candidatos aos pleitos majoritários da aliança integrada pelo PP no Paraná. “O candidato a governador Beto Ri-cha une a ousadia e a esperan-ça da juventude, à experiência de quem já exerceu os cargos de deputado estadual, vice-prefei-to e prefeito reeleito de Curiti-ba, com recorde de aprovação popular, somada à condição de filho e seguidor do saudoso ex-governador e ex-senador José Richa”, explica Duílio.

Outro ponto importante, se-gundo ele, é que o candidato já reconheceu publicamente a con-tribuição do Oeste ao desenvol-vimento do Paraná e assumiu compromisso público com as principais reivindicações da re-gião, como o Aeroporto Regio-nal, a duplicação da BR-277 e a extensão da Ferroeste até Guaíra.

Conforme ele, será muito fá-cil pedir votos para Richa e isso também beneficiará a sua can-didatura. O mesmo acontece, segundo ele, com os candidatos ao Senado da coligação, os de-putados federais Ricardo Barros e Gustavo Fruet.

PP filia lideranças e foca eleição de dez vereadores em 2012

Deputado Dilceu Sperafico abona ficha da enfermeira Fátima Aparecida Kaipers

Semana Nacional da Família será aberta com show de Antonio Cardoso

Antonio Cardoso: show em Toledo em agosto

Page 4: PDF 54º EDIÇÃO JORNAL VIVER TOLEDO

04 Toledo, de 23 a 29 de julho de 2010 Toledo, de 11 a 17 de junho de 2010 - Ano I - nº 48

EMPRESAS & NEGÓCIOS

[email protected]

Toledo, de 12 a 18 de março de 2010

“Você faz suas escolhas, e suas escolhas

fazem você.” (Steve Beckman)

Ano 1 • nº 23Edição Toledo/PR • 4 a 10 de dezembro de 2009 08

Atendimendo de 2º a sábado4º feira promoção R$ 12,80-Universitário R$ 11,80

Avenida Parigot de Souza, 4241 - Jardim Santa Maria

Vinte e poucos anos No último sábado (06), o colunista do Viver Toledo Alex Donega cele-

brou sua festa de 25 anos. A festa, ao estilo rock n” roll, aconteceu no Ka-ballah Club, a nova casa de eventos de Toledo, que fi cou cheio de gente boni-ta. Confi ra algumas fotos da festa que agitou o fi nal de semana pelas lentes de Albert Aguiar.

Perfect EventosA Perfect TV, afi liada da tv a cabo RCA, esteve presente na festa des-te colunista e aproveitou para gra-var o programa Perfect Eventos, que está presente nas melhores baladas e eventos sociais de Toledo. O progra-ma vai ao ar neste sábado (13), às 22h30, no canal 14.

1. O aniversariante Alex Donega2. Gracielli Ely, Jovana Bossani, Eliane Tavares e Heloisa Gambin3. Francimara Monteiro ,Anna e Cesar Diego Car-rari4. Paula Zorzo, Jaci Soares e Vitor Pinheiro5. Mauro Picini e Alex Donega6. A doutora Anna Paula Carrari com este colu-nista7. Alex Donega, Iara Schneider e Laisa Fruhauf8. Jovana Bossani e Eliane Tavares9. Aline e Arley Camargo10. Fabiano Bonatto, Alex Donega e Junior Ja-cobs11. Carol Lui e Rodrigo Volpatto12. Marcia e Edilson Utzig13. Claudia Arteman e Junior Vieira14. Edcarlos Chaves e Ana Paula Martins

1 2

3

4 5

6

7

8

9

1011

12

13

14

fotos

Neste mês, a Miriam Rios está com uma promo-ção de reinauguração: toda linha de produtos (com exceção das persianas e siliconizados) está com descontos de 20 até 50% de descon-to à vista, ou o valor normal em até seis vezes no cartão, cheque ou crediário próprio.

Novo endereçoDesde o dia 5 de julho, a Miriam Rios Corti-nas e Decorações está atendendo em novo e amplo endereço: Avenida Maripá, 5018, fones (45) 3055-2050 e 3277-2050. A loja abre de segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h00, sem intervalo para o almoço, e aos sábados das 8h30 às 12h30.

Qualidade e diversidade em cortinas e decorações em novas instalações

Miriam Rios

Qualidade e diversidade nos produtos e bom atendimento, são alguns preceitos bá-sicos da atuação da Miriam Rios Cortinas e Decorações, que desde 1995 atende Toledo e região com o que há de melhor em corti-nas, persianas, tapetes, colchas, almofadas, edredons e enxovais em geral.

Com um quadro funcional de 25 pessoas, a loja trabalha com produtos de várias marcas com estoque pronto em medidas padrões. No entanto, o carro chefe são as cortinas sob medida, produzidas em indústria própria.

“Temos nossa própria indústria, o que nos permite trabalharmos com produtos sob medida e à escolha do cliente. Fazemos or-çamentos sem compromisso e, a partir do momento que o cliente faz sua encomen-da, prezamos ao máximo o prazo de entre-ga”, explica a direção da loja, que desta-ca também: “aqui na nossa loja procuramos

atender todos os públicos e, por isso, te-mos produtos dos mais simples aos mais so-fi sticados”.

NovidadesRecentemente, a equipe da loja esteve em

Blumenau (SC), participando da Texfair, a maior feira têxtil da América Latina. Lá, a proprietária Rosemari Ramos Donassolo co-nheceu as novidades para 2011 que inclusi-ve já estão chegando à loja: “esta semana já recebemos alguns produtos da nova coleção e logo teremos ainda mais opções de novi-dades em tecidos e acessórios. Aliás, a nossa loja é referência quando se fala em acessó-rios como pingentes, ponteiras, braçadeiras, varões, entre outros”, diz Rosemari.

Outra novidade é a linha bebê. Na Mi-riam Rios Cortinas e Decorações, as mamães encontram enxoval completo e antialérgico para os pequenos.

Qualidade e diversidade em tecidos para cortinas confeccionadas em indústria própria

Linha bebê: sempre com novidades na loja

Beleza, qualidade, sofi sticação e bom gos-to. Isso tudo pode ser encontrado na Floricul-tura Brotos e Artes, que desde 2002 atende aos toledanos com o que há de melhor em fl o-res, plantas e decorações.

Na fl oricultura, o cliente encontra todas as espécies de fl ores, das mais simples as mais sofi sticadas, além de itens para compor lindas cestas de presentes, como chocolates, vinhos, velas, bichinhos de pelúcia, etc.

Na área de eventos, a Brotos e Artes tam-bém é sinônimo de beleza e qualidade. “Tra-balhamos com decorações de coquetéis, jan-tares, aniversários, formaturas e casamentos, além de cerimoniais. Utilizamos fl ores e pro-dutos de qualidade para podermos criar am-bientes bonitos e agradáveis. Afi nal, dias es-peciais são únicos e merecem toda atenção e cuidado”, explica a proprietária da loja, An-dréia Dallabrida, que completa: “iniciamos em

Promoção marca inauguração do novo espaço

Brotos e Artes: beleza e qualidade em decoração e eventos

Jardinagem tem local próprio

Em fevereiro de 2009 a Brotos e Artes sentiu a ne-cessidade de ampliar o ne-gócio. “Devido ao aumento no número de casamentos atendidos e das exigências das noivas em relação a pe-ças decorativas, plantas ver-des entre outros produtos para embelezar os espaços dentro dos salões de fes-tas, todo o nosso material também foi aumentando de quantidade e não tínhamos mais espaço para guardar tudo. Então, surgiu a idéia do Garden, onde temos um amplo espaço para nosso depósito e também para as plantas de paisagismo. Gra-ças a Deus a idéia deu cer-to e a aceitação está sendo excelente. Além de atender-mos aos eventos, executa-mos projetos de paisagismo para áreas comerciais e resi-denciais”, salienta Andréia.

Na fl oricultura, são encontradas todas as espécies de fl ores

Salão decorado para casamento: qualidade e beleza

2002 e com muita luta e dedicação superamos as difi culdades, pois estávamos trabalhando no que queríamos e gostávamos. O ramo de fl ores não é muito fácil, pois o produto é perecível. Às vezes está tudo lindo e meia hora depois, devido a fatores como clima ou o ambiente onde está exposto, pode estar tudo murcho. Por isso é preciso muito cuida-do, carinho e dedicação”.

Garden: Rua Armando Luiz Arrosi, 1149, cen-tro, fone 3252-5586.

ServiçoBrotos e ArtesFloricultura: Rua Rui Barbosa, 1362, centro, fone 3252-5585.

Page 5: PDF 54º EDIÇÃO JORNAL VIVER TOLEDO

noites, para relaxar com a famí-lia, talvez se sinta incomodado com a predominância de deter-minado estilo musical”, comen-ta o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Maríti-mos, Ricardo Amaral.

Embora nunca percam seu charme, os cruzeiros estão mais

informais, mas na bagagem é sempre bom incluir um traje mais fino para o jantar do co-mandante. Cruzeiros mais lon-gos têm, em geral, duas noites especiais. “Durante o dia, o cru-zeiro marítimo pede roupas le-ves e informais. Trajes de banho e piscina, bermudas e calçados

confortáveis, assim como ócu-los escuros e um boné ou cha-péu com viseira são imprescin-díveis”, revela Amaral.

Em Toledo e região, a Lumiar Turismo já comercializa os cru-zeiros para a temporada de ve-rão, com inúmeras opções de viagens.

05Toledo, de 23 a 29 de julho de 2010

Toledo, de 11 a 17 de junho de 2010 - Ano I - nº 48

Wanderley [email protected]

- Turismo- Motor- Hotelaria- Gastronomia- Enofilia

A exuberância das Cataratas do Iguaçu canaliza cada vez mais turistas à região da Tríplice Fronteira

A temporada de Cruzeiros Ma-rítimos 2010/2011 na costa brasileira começa no dia 3 de outubro. Serão 20 navios, dois a mais que na temporada an-terior, que ficarão no litoral do País até maio de 2011. Há ro-teiros de três e quatro noites e outros maiores, como os de 7, 8, 9 e 10 noites. Alguns cru-zeiros incluem Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este e quem planeja a viagem com an-tecedência sai ganhando – pode aproveitar as promoções e pa-gar com prazo maior.

“A diversidade de roteiros é muito grande, então basta ter atenção para fazer uma via-gem inesquecível. Por exemplo, quem quer aproveitar o fim de semana num cruzeiro de três

A hospedagem no Mabu Thermas & Resort, nas Cata-ratas do Iguaçu, será ainda mais gostosa durante o mês de julho. Além de saborear os pratos disponíveis no car-dápio, os hóspedes poderão aprender com o chef Alexan-dre Bressanelli como prepa-rá-los. Entre os dias 22 e 24 deste mês, o chef ministrará aulas de gastronomia no pro-grama Menu de Inverno Mabu Thermas & Resort by Chef Bressanelli.

Três deliciosos temas serão abordados: Risotos (quinta-fei-ra), Carnes Exóticas (sexta-fei-ra) e Salmão (sábado). As ins-crições são gratuitas e restritas aos hóspedes. Cada turma terá entre 15 e 20 alunos. As aulas acontecerão no Espaço Carmem Miranda, das 14h às 18h, acompa-nhadas por um caderno de recei-tas e o menu degustação com har-monização de bebidas. A atividade faz parte da programação especial de inverno do resort, que também tem festas temáticas, passeios, tri-lhas ecológicas e várias opções de diversão para toda a família.

Um dos eventos festivos mais tradicionais de Toledo, a Festa de São Cristóvão registrou su-cesso absoluto. Isso eviden-ciou tanto em público, como também em organização, como resultado do empenho dos in-tegrantes da comunidade que trabalharam voluntariamente com muito afinco para que to-dos os detalhes fossem observa-dos nos mínimos detalhes.

Na avaliação da coordenado-ra geral da festa, Jacinta Schu-macher, o evento atingiu ple-

namente os seus objetivos. O padre Ademir Alves Teixeira, pá-roco da Paróquia São Cristóvão, também se mostrava plenamen-te satisfeito. “Tudo deu certo, inclusive com o tempo dando uma trégua na chuva e no frio parta que a festa fosse um su-cesso”, disse, agradecendo o empenho da comunidade na re-alização de uma grande festa.

Quem visitou a festa pela pri-meira vez, foi só elogios. O ca-sal José Luiz e Marisa Graeff Machado, de Cascavel, se disse

impressionado com a organiza-ção, a higiene e a apresentação dos pratos. “Foi uma festa mui-to boa. Até mesmo para adquirir fichas de bebida não precisamos enfrentar filas, pois havia pes-soas sempre por perto vendendo as mesmas”, disse ele.

“Que costelão macio e sabo-roso”, disse Luiz Carlos Ribei-ro, que costuma participar da maioria dos eventos realizados em Toledo e foi só elogios à Fes-ta de São Cristóvão. “Foi de uma organização impecável”, disse.

Diversidades nos cruzeiros pela costa brasileira na próxima temporada

Mabu oferece aulas de gastronomia aos hóspedes

Durante as aulas, o chef Bressa-nelli apresentará a técnica de pre-paração dos pratos, além de dicas e variações das receitas

Festa de São Cristóvão é mais uma vez sucesso pleno

As aulas especiais de gastro-nomia foram sucesso em 2009 e por isso o hotel realizará uma nova edição do projeto. Destaque do programa, o chef Bressanelli é membro da Associação Brasilei-ra da Alta Gastronomia (ABAGA) e da Federação Italiana de Chefes de Cozinha (FIC), com passagem por importantes hotéis e restaurantes brasileiros.

Padre Ademir Teixeira e a coordenadora geral Jacinta Schumacher

Vereador Ademar e Suzamar Dorfschmidt

Grupo de amigos, entre eles o deputado Elton Welter

André Copini, Beto Niedermeyer, Clóvis Polachini e Valdecir Mocelin

Neudi Mosconi e Laerte Galante

Marisa e José Luiz Machado

Aparecido Mendes Cardoso e Vilson (Via Brasil)

Ernesto e Anita Catuzzo

Detalhe do pavilhão interno, um dos pontos de realização do evento

Page 6: PDF 54º EDIÇÃO JORNAL VIVER TOLEDO

06 Toledo, de 23 a 29 de julho de 2010

Toledo, de 11 a 17 de junho de 2010 - Ano I - nº 48

CHAMA CRIOULAFestivalO CTG Chama Crioula embarca neste sábado (24) para mais uma jornada rumo ao Festival Estadual “Fepart”, que será re-alizado no CTG Recordando Os Pagos, em Francisco Beltrão, nos dias 24 e 25 de julho de 2010. Trata-se do 5º Circuito de Danças Tradicionais do Pa-raná, que tem como objetivo classifi car os melhores grupos para o Festival Estadual que ocorrerá nos dias 12,13 e 14 de novembro de 2010.

Festival IIOs classifi cados na etapa estadual representarão o estado do Paraná no Festival Nacional. Tudo passa, então, pelo evento em Francisco Beltrão, onde estarão participando mais de 60 CTGs. O CTG Chama Crioula será representado com 100 dança-rinos nas modalidades Mirim, Juvenil, Xirú e Adulto.

Festa JulinaA 2ª Festa Julina do CTG Chama Crioula contou com a partici-pação de pais e alunos desde o planejamento até a execução.A festa teve apresentação dos alunos de danças folclóricas e de dança de salão, amigos, familiares e membros da comuni-dade. O evento foi realizado no salão social do CTG e o público estimado foi de aproximadamente 500 pessoas. Aconteceram durante a festa apresentações de quadrilhas e casamentos caipiras. Além das inúmeras atividades recreati-vas havia muitos quitutes característicos como pipoca, quen-tão, milho verde, pinhão, entre outros.

Jantar DançanteNo dia 17 de julho foi realizado o jantar dançante com o encerramento e formatura do Curso de Danças - Módulo Básico e Mó-dulo de Tango, Bolero e Chotes Afi gurado.O evento lotou o salão social do CTG, e o cardápio foi o tradicional Costelão. Após o jantar foi realizado a cerimônia de en-cerramento do Curso de danças de Salão onde participaram da formatura aproxima-damente 60 casais que a partir de agora estarão colocando em prática o aprendiza-do dos vários ritmos.

Coreografi aDurante a cerimônia os formandos apre-sentaram uma coreografi a de Chote e Tan-go para os presentes, mostrando o que aprenderam durante as aulas de Dança de Salão. Mas não parou por aí: a Escolinha realizou sua primeira apresentação ao pú-blico com uma coreografi a que retrata as brincadeiras de crianças com o Tema “Bru-xinha de Pano, A Trote e Alecrim”.

Clima de encantamento dominou o salão na apresentação da Escolinha Rúbia e Ricardo no Jantar Dançante do CTG Chama Crioula

FériasOs alunos de danças Tradicionais Gaúchas e de Salão realizadas no CTG estarão em férias a partir do dia 26 de julho. O retorno às ativi-dades será no dia 1º de agosto com os cursos de dança de salão e no dia 02 de agosto com os grupos de dança tradicionais.

AgendaDia 01/08/2010 – Terá início, às 19h o 3º Curso de Dança de Salão – Módulo Básico, que contempla os ritmos: Chote, Valsa, Marcha, Vaneira e Milonga 2/1. No mesmo dia, às 20h30 terá início o 2º Curso de Dança de Salão – Módulo Tango, Bolero, samba de Gafi eira, Forró e Soltinho.As inscrições poderão ser feitas pelos fones 45 9924-9231/9924-9232 ou no local. As inscrições estão abertas a todos os interessados.

Aniversariantes • 02/07 – Monandra Rosa Lupatini• 15/07 – André Borba do Prado• 17/07 – Pedro Henrique de Brito

André, Ana Alice e Ricardo Balsan (Nobre Seguros) na formatura do Curso de Dança

Jurema e Celso Scherer, ao centro, com os padrinhos Ari e Beloni Giordani, também em tempo de formatura

Eduarda Cristina Padilha é integrante da Escolinha de Danças

Egon e Reni Wagner, entre Jussara e Jaime Gatto, na formatura do Curso de Dança

Ademar e Célia (Posto Corujão) no Jantar Dançante

Grupo Pré Mirim da Escolinha de Danças na Festa Julina do CTG Chama Crioula

• 18/07 – Manuela Estefânia Boff• 21/07 – Vitor Mateus Klaus• 28/07 – Alex Junior da Silva

Ambrosio e Lizete Odorcik também prestigiando o Jantar Dançante

Sabrina, Gabriela, Matheus e Vitor na Festa Julina

Marcos Padilha - [email protected]

“Trago a chama da emoção e o amor por esta terra, honrando minha tradição! Reconheço

a beleza da querência, e ressalto, com consciência, a minha essência.”

Page 7: PDF 54º EDIÇÃO JORNAL VIVER TOLEDO

07Toledo, de 23 a 29 de julho de 2010

Toledo, de 11 a 17 de junho de 2010 - Ano I - nº 48

Especialista e Mestre em:

CRO-PR 5647

(45) 3252-4858 | 3055-4858AVENIDA PARIGOT DE SOUZA, 671 JARDIM PORTO ALEGRE

ViVer Bem

esportes

Mayara Martan

12

“Os fracos nunca perdoam. O perdão é uma virtude dos

fortes!”

Distúrbios alimentares noturnos

Uns preferem fechar a boca antes de dormir, outros fazem apenas uma refeição leve. Mas há ainda quem não dispense um bom pra-to de comida e uma sobremesa. Em alguns casos, o hábito pode ser um distúrbio, que precisa ser tratado. Quem sofre deste mal geral-mente come pouco durante o dia e assalta a geladeira à noite. An-gústia e ansiedade são alguns dos fatores que podem desencadear o transtorno alimentar noturno. Quando a vontade de comer aperta, a pessoa sente necessidade de comer qualquer coisa que faça vo-lume e busca nos alimentos uma forma de aliviar suas tensões ou necessidades afetivas. E a síndrome do comer noturno não atinge apenas quem está acordado. Muitos têm a crise durante o sono, le-vantam de madrugada, comem e só percebem o que aconteceu no dia seguinte, ao encontrarem vestígios de comida ao lado da cama ou quando são avisados por outras pessoas.

Distúrbios alimentares noturnos IIA terapia cognitiva e a terapia comportamental são as mais indi-

cadas. Em alguns casos, recomenda-se o uso de medicamentos an-tidepressivos e reguladores de sono, principalmente quando ocorre o declínio de humor. Uma boa dica de como controlar o transtorno alimentar noturno é trocar a vontade de comer por coisas que dêem prazer. Um bom banho, uma saída e até exercícios físicos podem ajudar. Entretanto, se a crise bater e for difícil resistir, faça da gela-deira sua aliada. A dica é consumir alimentos balanceados. O ideal é que todos os nutrientes como carboidratos, proteínas, lipídios, vi-taminas e minerais sejam equilibrados de acordo com as necessida-des da pessoa. Como o metabolismo fica mais lento à noite, é pre-ferível consumir frutas, carboidratos integrais (pão integral, arroz integral, cereais integrais), proteína magra (peite de frango e pei-xes de carne branca), iogurte natural desnatado, legumes, verduras e água de coco. As frutas mais indicadas são maçã, mamão, pêra, abacaxi, uva e morango.

Distúrbios alimentares noturnos III

A refeição deve ter uma boa variedade de legumes e verduras, no mínimo de quatro cores diferentes. Alimentos gordurosos, pão fran-cês, arroz branco, biscoitos, fritura e o consumo de doces em exces-so devem ficar fora do cardápio noturno. Uma má alimentação tam-bém interfere na qualidade do sono. Bebidas alcoólicas e alimentos que contém cafeína, como chá preto, mate e chocolate, são estimu-lantes e podem atrapalhar o sono. Quanto ao horário, especialistas recomendam que, se a pessoa for jantar, espere três horas antes de ir para a cama. Se fizer um lanche leve, por exemplo, não há proble-ma em ir dormir logo em seguida.

Decisões exaustivasA roupa da festa, o filme no cinema, o prato do almoço. Quantas

escolhas fazemos todos os dias? No fim das contas, esse número infindável de resoluções cotidianas pode provocar uma baita fadi-ga mental, abrindo alas para lapsos e afins. É o que revela um es-tudo publicado pela Associação Psicológica Americana. Indivíduos impelidos a tomar uma decisão, mesmo que agradável, logo depois se saíram mal em testes de matemática, mostrou a pesquisa. Fazer muitas escolhas pode ser prejudicial. Isso porque elas atrapalham a capacidade de organização das idéias, explica Kathleen Vohs, au-tora do trabalho. Assim, sempre que houver algo importante para resolver, evite se desgastar com dúvidas irrelevantes, aconselha. E deixe que alguém de confiança se encarregue das questões menores.

Dor física versus dor na almaPerder um amor ou ser traído por um amigo pode ser mais trau-

mático do que quebrar um braço. A conclusão é de um estudo da Universidade Purdue, nos Estados Unidos. Os cientistas entrevista-ram jovens universitários sobre dores físicas e emocionais que vi-venciaram nos últimos cinco anos. Em seguida, eles foram submeti-dos a um teste mental, no qual o desempenho foi considerado pior à medida que a emoção fosse mais intensa. Quem relatou ter pas-sado por experiências sociais desagradáveis obteve uma pontuação mais baixa. Esse tipo de recordação despertou sofrimento mais fa-cilmente do que as memórias da dor física, afirma Zhansheng Chen, autor da pesquisa.

Dor física versus dor na alma II

Alívio emocional Por meio de pensamentos simples dá pra diminuir o impacto das

memórias dolorosas. Confira as dicas de Ricardo Monezi, especia-lista em medicina comportamental da Universidade Federal de São Paulo.

- Procure se colocar no lugar do outro tentando entender as ra-zões de determinada atitude. Acostume-se a perdoar.

- Respeite seus próprios sentimentos e aprenda a expressá-los de forma equilibrada e coerente.

- Invista na sua auto-estima realizando atividades prazerosas e que realcem seus talentos.

- Tente se conhecer melhor refletindo sobre suas reações e seu modo de agir no dia-a-dia.

Destaque em Portugal

O jogador Leonel Olímpio é um dos destaques da equipe do Paços de Ferreira para as disputas do Campeonato Português. A primeira jornada da Liga Sagres 2010/2011 terá início dia 15 de agosto. Le-onel é genro dos empresários Simplício e Marlene Royer e passou as suas férias em Toledo, onde atuou algumas partidas pela equipe de Veteranos do Toledão. Ele vem de ótima temporada como titular

absoluto da meia-cancha do Paços de Ferreira, que faz a sua pré-temporada na Serra da Estrela.

Mais medalhas para a GR Seis medalhas. Esse foi o total de medalhas que as ginastas to-

ledanas conquistaram no final de semana passado no Torneio In-ternacional Summer of Kyustendil, na Bulgária. desempenho com a conquista de seis medalhas, sendo cinco de ouro e uma de prata. A equipe participou com as atletas Luana Rohde e Mayra Gmach, na categoria juvenil, e Manoella Sorrentino, no infantil. Luana foi a campeã geral na disputa na categoria juvenil e Mayra teve nota sufi-ciente para o segundo lugar geral. Ela somente não levou a medalha por que um dos critérios desta competição era o de premiar apenas uma representante por país. Por aparelho, Luana ficou em primeiro em corda e em arco e Mayra em primeiro em bola e em maças. Na categoria infantil, Manoella ficou em quarto lugar na classificação geral e em segundo lugar no aparelho bola, em sua primeira dispu-ta internacional.

Toledo FutsalO elenco da equipe Cipauto/Romera/Toledo Futsal vai a Apucara-

na, onde neste sábado (24) encara o time local pela quarta rodada da segunda fase da Chave Bronze do Campeonato Paranaense de Futsal. Na rodada passada, o time de Toledo venceu Mariópolis, por 7 a 5.

Campeonato PeladãoSerão realizados neste sábado (24), os jogos da terceira rodada do

Campeonato Peladão de Futebol Suíço. Serão 16 jogos, nos campos do Cheban (Jardim Porto Alegre), Campo do Gisele, Campo Sinté-tico Clarino Gonçalves e Campo dos Amadores. As disputas iniciam às 14 horas.

CongressoDe julho a setembro, as Testemunhas de Jeová realizarão 400

congressos em 155 cidades do Brasil. O tema do congresso, “Con-tinue Achegado a Jeová”, destaca a importância de manter uma forte relação pessoal com Jeová Deus. As Testemunhas de Jeová acreditam que a amizade com Deus é vital para encontrar felici-dade agora, resistir a tentações e sobreviver à iminente destrui-ção dos perversos na Terra.

ToledoO público está convidado a assistir a qualquer sessão ou a todo

o programa, que em Toledo será desenvolvido de 6 a 8 de agosto, no Centro de Eventos Ismael Sperafico. As sessões da manhã co-meçarão às 9h todos os dias. Na sexta-feira e no sábado, o pro-grama terminará às 16h35 e, no domingo, às 15h40. Organiza-do pela Congregação Cristã das Testemunhas de Jeová, cerca de 4.500 congressistas de Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu e região assistirão ao Congresso. A assistência total esperada no Brasil é de mais de 1,2 milhão de pessoas. Todas as sessões do congresso são abertas ao público, e a entrada é franca. Não se fazem cole-tas. No mundo todo, há cerca de 7,3 milhões de Testemunhas de Jeová ativas em 236 países e territórios. Para mais informações, veja o site www.jw-media.org.

Page 8: PDF 54º EDIÇÃO JORNAL VIVER TOLEDO

08

[email protected]

Toledo, de 23 a 29 de julho de 2010 Toledo, de 11 a 17 de junho de 2010 - Ano I - nº 48

CinemaPROGRAMAÇÃO DE 23 a 29/07

Cine Panambi

TOY STORY 3

Animação. Dublado. Classi-fi cação indicativa:Livre.

Diariamente: 14h30, 16h20 e 19h20

ECLIPSE

Romance. Suspense. Classi-fi cação indicativa: 12 anos

Sessões:Diariamente: 21h15

SHREK PARA SEMPRE

Animação.Dublado. Classifi -cação indicativa: Livre.

Sessões:Diariamente: 14h40,

16h30, 19h30 e 21h30

“Você faz o que parece ser uma simples escolha: escolhe um homem, um emprego, ou um

bairro - e o que você escolheu não é um homem, um emprego, ou um bairro, mas uma vida.”

(Jessamyn West)

Status Motos3378-6600

Gedilson e Vilson Jacobowski (Arco-Iris), conferindo o Toletur Fashion no Yara Country Clube

Juninho Graeff e Tati Canova na Festa de São Cristóvão

João e Mirim de Almeida, empreendedores das Lojas Veneza

Maria Thereza e Vitório Ragasson

Talento localKarla Tem Tem aca-bou de receber o tí-tulo de uma das me-lhores bailarinas do Brasil e foi convidada para fazer participa-ção especial em um DVD que será grava-do em Curitiba, com o músico Mário Kirlis, considerado um dos maiores mestres da música Oriental. Karla fez uma apresentação recentemente no Jô Soares, comprovando e demonstrando toda sua desenvoltura e habilidade na dança do ventre.

Karla Tem Tem, que fez apresentação no Yara, no último sábado

CoraisA Secretaria de Cultura está organizando o VIII Encontro Interes-tadual de Corais Italianos, que acontecerá no dia 31 de julho, no Teatro Municipal. O evento reunirá os mais conceituados corais do estado. Toledo está entre as cidades do Paraná com o maior núme-ro de corais, sendo uma das atividades culturais mais desenvolvidas junto Aos colégios.

Conexão EmpresarialEm sua quarta edição, o projeto Conexão Empresarial da Acit vai acontecer em setembro. Esta edição será marcada pela presença de palestrantes renomados como Caco Barcellos, Carla Galo, Massaru Ogata e Marcos Pontes. O objetivo é proporcionar aos associados e seus colaboradores oportunidades de capacitação, incentivando a melhoria no âmbito empresarial, fornecendo recursos que agregam conhecimentos aos participantes, tanto em nível técnico quanto comportamental.

InovandoO Shopping Panambi está com seu site no ar, www.shoppin-gpanambi.com.br. O designe fi cou muito bonito e prático. No site é possível ver a progra-mação completa do cinema, conseguir o contato de todas as lojas e fi car ligado nas pro-moções imperdíveis que o sho-pping organiza.

OlímpicoO público baileiro e que gosta de um bom forró tem encon-tro marcado. Neste sábado, a atração será a Banda For-ró Amor de Novela, conjunta-mente com a Banda Fole.

Boa músicaO decano Renato Tracht, da PUC Toledo, confi rmou a este colu-nista a presença do Coral Cham-pagnat e a Orquestra de Câmara da PUCPR para o mês de outu-bro no Teatro Municipal. Prova-velmente a entrada será trocado por alimento, e será repassado para alguma entidade benefi -cente de Toledo.

CensoA partir do dia 02 de agosto, mais de 100 recenseadores do IBGE estarão batendo de casa em casa em Toledo, para estar fazendo o Censo 2010. Por segurança só atenda os recenseadores que estiverem identifi cados com seus res-pectivos crachás e coletes. O Censo 2010 tem por objetivo construir um retrato do país inteiro e pensar nas novas estratégias de planejamento para a próxima década.

Duas RodasNa próxima terça-feira (27) é comemorado o Dia do Motociclista.

Toledo tem grupos de motociclistas, entre eles os 7Galo e o Javali Moto Clube, e a cidade conta a cada biênio com o West Road, um dos maiores encontros de motociclistas do Paraná. Em comemora-ção à data a Status Honda está com ótimas promoções para as mo-tos zero Km, e o cliente ganha de brinde o 1º emplacamento. CG 150 Titan Mix Ks, sem entrada + 48 fi xas de R$ 261,00 - CG 125 Fan ES, sem entrada + 48 fi xas de R$ 244,00 - Lead 110, última unidade 2009/2010 preta, sem entrada + 48 fi xas de R$ 234,00.

Page 9: PDF 54º EDIÇÃO JORNAL VIVER TOLEDO

09Toledo, de 09 a 15 de julho de 2010 Toledo, de 11 a 17 de junho de 2010 - Ano I - nº 48

bOA mESA

Boa Mesa09Toledo, de 12 a 18 de março de 2010

Ano 1 • nº 23Edição Toledo/PR • 4 a 10 de dezembro de 2009

Francieli MazieroDa equipe do Viver

O Restaurante Filezão tem oito anos de mercado no muni-cípio e há sete integra o Núcleo Setorial de Gastronomia de To-ledo. Foi uma das primeiras em-presas a obter o Selo de Qua-lidade, criado em 2003, para certifi car os estabelecimen-tos que seguem rígidas normas

e padrões de qualidade da Vi-gilância Sanitária, e que é re-novado ano a ano. Destaca-se também por dispor de exames periódicos laboratoriais a to-dos os colaboradores. Conforme Edemir Baierle, como integran-te do Núcleo participa de cur-sos, visitas técnicas, inclusive a São Paulo, e aprimora o conhe-cimento trocando informações com os outros membros.

BUFÊ

Filezão é ponto de encontro para o almoço

Carmem e Féliz Fornari e Vanusa e Antônio Carlos Silveira Daniela e Jefferson Fazzolari

Érica Crescêncio, Juliana Ribeiro e Edenilson Cardoso

Francieli Mazzieiro e Karine Graeff Martinazzo

Helena e Odair Nascimento

Leoclides Bisognin

Márcia, Elvio e Bruno Baierle Marina e Andréia Basso

ExtensãoEm 2008, o Filezão abriu sua primeira fi lial, na Parigot de Souza, ane-

xo ao Supermercado Muffato. Os ambientes são agradáveis, climatiza-dos e possuem internet sem fi o gratuíta, oferecendo acesso livre aos clientes. Contudo, o atendimento do bufê com mais de 20 pratos frios e 16 quentes, é de segunda-feira a sábado das 11h00 às 14h00 em am-bos locais. Já o marmitex só é feito no restaurante do centro, na Rua Santos Dumont 1595, que deve, em breve, ter informatizado o atendi-mento aos clientes.

ReconhecimentoSegundo Baierle, uma prova e também um reconhecimento de

toda essa dedicação é a eleição do Filezão pelo quinto ano consecu-tivo como restaurante mais lembrado pela população no Prêmio To-ledo Destaque Empresarial da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), Prefeitura Municipal e Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). Outro fator relevante é o cadastro junto ao Ministério do Turismo como restaurante especializado em turismo.

EstruturaA estrutura física do Filezão é completa para eventos, inclusive

com estacionamento próprio e espaço para cerca de 400 pessoas. O local pode ser reservado para casamentos, formaturas, aniversários, coquetéis, reuniões empresariais e confraternizações. Mais infor-mações e orçamentos podem ser obtidos no site www.fi lezao.com.br ou pelos telefones (45) 3277-9692 no Centro ou 3055-4422, no Jardim Porto Alegre.

Rua Pedro dos Santos, 689

Shopping Panambi

3378-1316

Delivery3277-2728

www.pastelariabomsabor.com.br

O Brasil já aprovou.E você, vai resistir?

Comidas & Bebidas Típicas do Brasil

Avenida Parigot De Souza, 3377

Salgados, Lanches

e Chawarma

R Guaíra, 3636 - Em frente a UniparR Guaíra, 3636 - Em frente a Unipar3252-2971

Disk Batata 3055-2596Shopping Panambi

Buffet de Sorvetes e Batata Recheada

Boa Mesa09Toledo, de 12 a 18 de março de 2010

Ano 1 • nº 23Edição Toledo/PR • 4 a 10 de dezembro de 2009

Francieli MazieroDa equipe do Viver

O Restaurante Filezão tem oito anos de mercado no muni-cípio e há sete integra o Núcleo Setorial de Gastronomia de To-ledo. Foi uma das primeiras em-presas a obter o Selo de Qua-lidade, criado em 2003, para certifi car os estabelecimen-tos que seguem rígidas normas

e padrões de qualidade da Vi-gilância Sanitária, e que é re-novado ano a ano. Destaca-se também por dispor de exames periódicos laboratoriais a to-dos os colaboradores. Conforme Edemir Baierle, como integran-te do Núcleo participa de cur-sos, visitas técnicas, inclusive a São Paulo, e aprimora o conhe-cimento trocando informações com os outros membros.

BUFÊ

Filezão é ponto de encontro para o almoço

Carmem e Féliz Fornari e Vanusa e Antônio Carlos Silveira Daniela e Jefferson Fazzolari

Érica Crescêncio, Juliana Ribeiro e Edenilson Cardoso

Francieli Mazzieiro e Karine Graeff Martinazzo

Helena e Odair Nascimento

Leoclides Bisognin

Márcia, Elvio e Bruno Baierle Marina e Andréia Basso

ExtensãoEm 2008, o Filezão abriu sua primeira fi lial, na Parigot de Souza, ane-

xo ao Supermercado Muffato. Os ambientes são agradáveis, climatiza-dos e possuem internet sem fi o gratuíta, oferecendo acesso livre aos clientes. Contudo, o atendimento do bufê com mais de 20 pratos frios e 16 quentes, é de segunda-feira a sábado das 11h00 às 14h00 em am-bos locais. Já o marmitex só é feito no restaurante do centro, na Rua Santos Dumont 1595, que deve, em breve, ter informatizado o atendi-mento aos clientes.

ReconhecimentoSegundo Baierle, uma prova e também um reconhecimento de

toda essa dedicação é a eleição do Filezão pelo quinto ano consecu-tivo como restaurante mais lembrado pela população no Prêmio To-ledo Destaque Empresarial da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), Prefeitura Municipal e Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). Outro fator relevante é o cadastro junto ao Ministério do Turismo como restaurante especializado em turismo.

EstruturaA estrutura física do Filezão é completa para eventos, inclusive

com estacionamento próprio e espaço para cerca de 400 pessoas. O local pode ser reservado para casamentos, formaturas, aniversários, coquetéis, reuniões empresariais e confraternizações. Mais infor-mações e orçamentos podem ser obtidos no site www.fi lezao.com.br ou pelos telefones (45) 3277-9692 no Centro ou 3055-4422, no Jardim Porto Alegre.

Rua Pedro dos Santos, 689

Shopping Panambi

3378-1316

Delivery3277-2728

www.pastelariabomsabor.com.br

O Brasil já aprovou.E você, vai resistir?

Comidas & Bebidas Típicas do Brasil

Avenida Parigot De Souza, 3377

Salgados, Lanches

e Chawarma

R Guaíra, 3636 - Em frente a UniparR Guaíra, 3636 - Em frente a Unipar3252-2971

Disk Batata 3055-2596Shopping Panambi

Buffet de Sorvetes e Batata Recheada

Boa Mesa09Toledo, de 12 a 18 de março de 2010

Ano 1 • nº 23Edição Toledo/PR • 4 a 10 de dezembro de 2009

Francieli MazieroDa equipe do Viver

O Restaurante Filezão tem oito anos de mercado no muni-cípio e há sete integra o Núcleo Setorial de Gastronomia de To-ledo. Foi uma das primeiras em-presas a obter o Selo de Qua-lidade, criado em 2003, para certifi car os estabelecimen-tos que seguem rígidas normas

e padrões de qualidade da Vi-gilância Sanitária, e que é re-novado ano a ano. Destaca-se também por dispor de exames periódicos laboratoriais a to-dos os colaboradores. Conforme Edemir Baierle, como integran-te do Núcleo participa de cur-sos, visitas técnicas, inclusive a São Paulo, e aprimora o conhe-cimento trocando informações com os outros membros.

BUFÊ

Filezão é ponto de encontro para o almoço

Carmem e Féliz Fornari e Vanusa e Antônio Carlos Silveira Daniela e Jefferson Fazzolari

Érica Crescêncio, Juliana Ribeiro e Edenilson Cardoso

Francieli Mazzieiro e Karine Graeff Martinazzo

Helena e Odair Nascimento

Leoclides Bisognin

Márcia, Elvio e Bruno Baierle Marina e Andréia Basso

ExtensãoEm 2008, o Filezão abriu sua primeira fi lial, na Parigot de Souza, ane-

xo ao Supermercado Muffato. Os ambientes são agradáveis, climatiza-dos e possuem internet sem fi o gratuíta, oferecendo acesso livre aos clientes. Contudo, o atendimento do bufê com mais de 20 pratos frios e 16 quentes, é de segunda-feira a sábado das 11h00 às 14h00 em am-bos locais. Já o marmitex só é feito no restaurante do centro, na Rua Santos Dumont 1595, que deve, em breve, ter informatizado o atendi-mento aos clientes.

ReconhecimentoSegundo Baierle, uma prova e também um reconhecimento de

toda essa dedicação é a eleição do Filezão pelo quinto ano consecu-tivo como restaurante mais lembrado pela população no Prêmio To-ledo Destaque Empresarial da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), Prefeitura Municipal e Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). Outro fator relevante é o cadastro junto ao Ministério do Turismo como restaurante especializado em turismo.

EstruturaA estrutura física do Filezão é completa para eventos, inclusive

com estacionamento próprio e espaço para cerca de 400 pessoas. O local pode ser reservado para casamentos, formaturas, aniversários, coquetéis, reuniões empresariais e confraternizações. Mais infor-mações e orçamentos podem ser obtidos no site www.fi lezao.com.br ou pelos telefones (45) 3277-9692 no Centro ou 3055-4422, no Jardim Porto Alegre.

Rua Pedro dos Santos, 689

Shopping Panambi

3378-1316

Delivery3277-2728

www.pastelariabomsabor.com.br

O Brasil já aprovou.E você, vai resistir?

Comidas & Bebidas Típicas do Brasil

Avenida Parigot De Souza, 3377

Salgados, Lanches

e Chawarma

R Guaíra, 3636 - Em frente a UniparR Guaíra, 3636 - Em frente a Unipar3252-2971

Disk Batata 3055-2596Shopping Panambi

Buffet de Sorvetes e Batata Recheada

Um roteiro diversificado na gastronomiaToledo se notabiliza pela sua diversificada gastronomia, incluindo um rico calendário de festividades na cidade e in-

terior. Paralelamente, a cidade conta com excelentes opções para o consumo de alimentos no cotidiano, com destaque para as empresas que integram o Núcleo Setorial de Gastronomia da Associação Comercial e Empresarial de Toledo.São várias opções em restaurantes, pastelaria, panificadora e confeitaria, sorveteria e casa especializada em ba-

tatas recheadas, além de estabelecimentos que oferecem bons ambientes para um happy hour.

Golden Chopp e Golden Grill

Em três endereços: Centro Comercial Catedral e Centro Comercial do Lago e Shopping Panambi, com os fones 3055-4650 e 3277-3347. Serve almoço a quilo – apenas R$ 1,49 a cada 100g, com um cardápio delicioso e equilibrado. Ambiente agradável para o happy hour, com chopp, porções e lanches, servidos a qualquer hora do dia. Experimente a pizza do Golden do Shopping Panambi – é uma das melhores da cidade.

Empório do Pão

Sempre com novidades em sua linha de produtos, oferece o me-lhor em panificação e confeitaria. Localizada à Rua Dom Pedro II, nº 2099 – fone 3055-3355, o Empório do Pão atende das 7h às 20h20 de segunda a sexta-feira, aos sábados das 7h às 12h e das 16h às 20h20 e aos domingos das 8h às 12h e das 17h às 20h20, com lan-ches, salgados, tortas, bolos e café expresso. Encomendas podem ser solicitadas pelo e-mail: [email protected]

Família Jhony’s

No mais freqüentado ambiente da região, o Shopping Panambi, o Restaurante Família Jhony´s é uma das mais completas casas da gastronomia regional, oferecendo uma diversificada gama de produ-tos. O Jhony´s compreende vários ambientes, incluindo um acon-chegante restaurante a la carte com um cardápio diversificado e pastelaria com um show de sabores, além de choperia, lanches e pe-tiscos. Diariamente das 10h às 22h. Fone para reservas: 3055-3827.

Restaurante Chinatown

Dois endereços: Parque Ecológico e Shopping Panambi. Atendi-mento em sistema delivery pelos fones 3277-2728 e 3378-1316. É especializado em comida chinesa e possui mais de duas décadas de tradição num segmento que caiu no gosto dos cidadãos de Toledo e região Oeste. Para o almoço, o sistema é Buffet, com serviço à la carte à noite com mais de cem variedades de pratos com peixes, carnes bovina, suína e frango, além de massas.

Água Doce Cachaçaria

Uma viagem pela culinária brasileira, num restaurante aconche-gante, com um doce cantinho para as crianças, ótimo atendimento, pratos fartos e deliciosos. Faz parte de uma rede com mais de 90 ca-sas espalhadas por todo o Brasil, que valoriza o produto e a cultura nacional, oferecendo pratos típicos irresistíveis, como Escondidinho, Bolinho de carne-de-sol, Feijão Tropeiro e Arroz Carreteiro, entre ou-tros. O serviço de bar incomparável, consagrado por preparar batidas e coquetéis deliciosos. E o diferencial temático: cachaças seleciona-das de altíssima qualidade. Av. Parigot de Souza, 3377 (3379-1034).

Gigabom

No Shopping Panambi, um ambiente com opções deliciosas com buffet de sorvetes com irresistíveis complementos; e um cardápio diversificado de batatas recheadas. São inúmeras opções numa in-crível combinação de sabores para qualquer hora do dia, que atrai clientela de toda a região. A casa atende pelo sistema de entrega em domicílio – o Disque-batata: 3055-2596.

Filezão

Rua Santos Dumont, 1595, e Avenida Parigot de Souza, anexo ao Super Mufatto – fones 3277-9692 e 3055-4422, serve diariamente um farto Buffet de saladas, pratos quentes e carnes. O estabelecimento da região central da cidade é uma referência para eventos – festas, aniversários, casamentos, confraternizações – contratados para qual-quer dia da semana, à noite. Tem capacidade para até 400 pessoas confortavelmente acomodadas, em ambiente climatizado.

Café no Bule

Uma experiência irresistível com os sabores variados resultantes da combinação do melhor café com produtos de excelente qualida-de que compõem um cardápio rico e diversificado. O Café no Bule é um bom lugar para relaxar, divertir-se, bater papo, deixar a hora passar na companhia de amigos e experimentar as receitas exclusi-vas a qualquer hora do dia. Shopping Panambi – Fone 3055-2277. Diariamente, a partir das 10h, cafés e várias sugestões de lanches.

Page 10: PDF 54º EDIÇÃO JORNAL VIVER TOLEDO

“Há 2 espécies de chatos: os chatos propriamen-te ditos e ... os amigos, que são os nossos chatos

prediletos”. (Mário Quintana)

10 Toledo, de 23 a 29 de julho de 2010 Toledo, de 11 a 17 de junho de 2010 - Ano I - nº 48

[email protected]

AniversariantesThiago Zoia – Fabiula Canevesi

Rettor – Lucimar Canevesi - Lisia-ne Sewald – Cheila Patussi – Jean

Schroder

Toledo, de 11 a 17 de junho de 2010 - Ano I - nº 48

Rua Santos Dumont, 4110em frente ao Allmayer Supermercado.

Novo endereço

Dia dos PaisUm ótimo programa para come-morar o Dia dos Pais é o jantar que está sendo promovido pela Igreja Nossa Senhora de Fáti-ma, do distrito de Vila Nova, para marcar esta data tão espe-cial. O jantar será realizado no sábado, dia 07 de agosto.

AmizadeO time de futebol Boate Azul, de Vila Nova, está organizando para o feriado de 07 de setem-bro o 1º Campeonato da Ami-zade. Os interessados em par-ticipar do evento, que além de torneio de futebol terá ou-tras atrações ao longo do dia, podem obter mais informações com a organização, pelo fone (45) 3269-1181.

PalestraA Secretaria de Agropecuária e Abastecimento promove na quinta-fei-ra, 29, uma palestra sobre problemas reprodutivos de vacas leiteiras e criação de bezerras. A palestra será no auditório da prefeitura de Tole-do, a partir das 13h30min é está sendo realizada através do Programa Condomínios de Inseminação Artificial. Todos os produtores de leite da região estão convidados para participar do evento.

Vila FlóridaAcontece no dia 29 de agos-to, em Vila Flórida, a Festa dos Trilheiros. Os organizadores do evento estão preparando um dia cheio de atividades para os par-ticipantes. Quem gosta de ve-locidade, lazer e diversão não pode perder esta festa.

Hildor e Maria Johann completaram 29 anos de casamento no dia 15 de julho, e recebem a homenagem do filho Cristiano Johann

Isabelly Rafaela Davi completa 3 anos no próximo dia 26 e recebe os parabéns dos pais Valdecir e Josiane

Jovino Canevesi, Ildo Pasqualli, Iara e Inacio Schossler, Jaime Heinen e Odir Zoia: equipe organizadora do café colonial

Madalena e os filhos, de Novo Sarandi, prestigiaram o café colonial de Vila Nova

Fabiula Canevesi Rettor que comemora nova idade neste sábado (24)

Thiago Zoia, na foto com a namorada Jéssica Dobler, comemora nova idade nesta sexta-feira (23)

Por Jéssica ZoiaA chuva e o frio do final de

semana passado não atrapalha-ram o Café Colonial, realizado no sábado (17), em Vila Nova. Pelo contrário, o clima contri-buiu para que mais de 700 pes-soas prestigiassem o evento, dando início às atividades da 19ª edição da Festa do Leitão Assado na Estufa, que acontece

em outubro.“O evento foi um sucesso e

nem mesmo o tempo frio e chu-voso atrapalhou. Todos foram bem servidos e saíram satisfei-tos”, disse o presidente da co-missão organizadora, Odir Zoia.

Agora, os organizadores vol-tam suas atenções para a festa, uma das maiores e mais tradi-cionais do interior toledano.

Problemas reprodutivos de va-cas leiteiras e criação de bezer-ras serão os temas da palestra que a Secretaria de Agropecuá-ria e Abastecimento promove no dia 29 de julho, no auditório da prefeitura de Toledo. O evento terá início às 13h30 e está sen-do realizado através do Progra-ma Condomínios de Insemina-ção Artificial.

Todos os produtores de leite da região estão convidados para participar da palestra, que será ministrada pela médica veteri-nária Michely Tulio, que falará sobre o manejo sanitário e nu-tricional na criação de bezerras,

e também o médico veterinário João André de Matos Oliveira que vai explanar aos produtores sobre a sanidade animal: ênfase em doenças reprodutivas.

Conforme a médica veteriná-ria da Secretaria de Agropecu-ária e Abastecimento e coor-denadora do programa, Eliane Sperafico, será apresentado aos participantes durante a palestra o resultado de uma pesquisa fei-ta pela secretaria em seis pro-priedades rurais de Toledo. “Foi coletado sangue de vacas leitei-ras e serão mostrados os proble-mas reprodutivos que sofrem os animais”, informa Eliane.

Os toledanos Olívio Oldoni, Delmar, e ainda Ereneu Ans-chau, de Dez de Maio, e Claudir Gasparetto, de Vila Nova, são campeões brasileiro de bolão.

Os quatro bolonistas parti-ciparam de 08 a 11 de julho, em Marechal Cândido Rondon,

do 1º Campeonato Brasileiro de Clubes de Bolão, que teve a participação de 15 equipes.

Os toledanos competiram pela equipe de Francisco Bel-trão, que ao final do certame somou 1780 pinos e sagrou-se campeão.

O Museu Histórico Willy Bar-th, de Toledo, abriu quarta-feira, 21, em Marechal Cândido Rondon, no Instituto Cultural Casa Gasa, uma exposição de fotos de motoristas e colonos. A exposição integra a progra-mação dos 50 anos de emanci-pação política e administrativa de Marechal Cândido Rondon, que pertencia anteriormente ao município de Toledo.

São fotos do acervo do mu-seu reunindo colonos e moto-ristas em suas atividades di-árias, fazendo trabalhos na lavoura, transporte de car-

gas, de pessoas e de alimen-tos, entre outros no período de 1940 a 1960, explica a co-ordenadora do Museu Históri-co, Lurdes Barbieri. Segundo ela, a exposição já foi mos-trada em outras ocasiões no município e pela primeira vez em Marechal Cândido Rondon, onde fica aberta até o dia 21 de setembro.

“Muitos pioneiros que re-sidem lá passaram antes por aqui e fizeram parte da histó-ria local”, diz a coordenadora. A exposição é aberta ao públi-co, sem cobrança de ingresso.

Palestra abordará problemas reprodutivos de vacas leiteiras

Bolonistas de Toledo conquistam título brasileiro

Ereneu Anchau, de Dez de Maio, Claudir Gasparetto, de Vila Nova, Olívio Oldoni e Delmar ajudaram a equipe de Francisco Beltrão a conquistar o título de campeã brasileira

Mal. C. Rondon

Exposição conta a história de colonos e motoristas

Mais de 700 pessoas prestigiaram o café colonial em Vila Nova

Café colonial de Vila Nova foi sucesso de público: mais de 700 pessoas prestigiaram o evento

Toledo, de 11 a 17 de junho de 2010 - Ano I - nº 48

Rua Santos Dumont, 4110

em frente ao Allmayer Supermercado.

Novo endereço

(45) 3054-1743

Page 11: PDF 54º EDIÇÃO JORNAL VIVER TOLEDO

11Toledo, de 23 a 29 de julho de 2010

Toledo, de 11 a 17 de junho de 2010 - Ano I - nº 48

Atendimendo de 2º a sábado4º feira promoção R$ 12,80-Universitário R$ 11,80

Avenida Parigot de Souza, 4241 - Jardim Santa Maria

[email protected]

Leituras da madrugada“Pagamos um preço por tudo que temos e tomamos no mundo, e embora valha a pena ter ambições, o preço

delas é pequeno.” (Lucile Maud Montgomery)

Falando em

CulturaMarcio Franz “Formiga”

FestinIniciou ontem

(22) o 35º Festin – Festival de Inverno, etapa local de in-terpretação e com-posição. Os prepa-rativos no Teatro Municipal iniciaram na terça-feira (20) com a montagem da banda e ensaio dos calouros. Foram mais de 100 inscritos para o festival e selecionados 70 candidatos. Os in-gressos podem ser adquiridos ao valor de R$ 2,00 e o evento tem início sempre às 20h00. A fi nal do festival será no domingo (25).

ProgramaçãoNa quinta-feira, na estréia do festival, se apresentaram os pré-

selecionados nas categorias juvenil e adulto sertaneja. Já hoje (23), a apresentação fi ca por conta dos candidatos às categorias composição e especial. No sábado (24), adulto popular e especial se apresentam ao público. No domingo, último dia de espetáculo, acontece a grande fi nal com a apresentação dos cinco melhores classifi cados em cada categoria.

Concerto de PianoAcontece na próxima terça-feira (27) o concerto como pianista

Rômulo Aoto de Ramos. O evento é uma promoção da Secretaria da Cultura de Toledo. O concerto tem início às 19h30, no Teatro Municipal e os ingressos são gratuitos. Informações: 3055-8712 ou 3055-8741.

Rômulo Aoto de RamosRômulo é pa-

ranaense de Curitiba e ini-ciou seus estu-dos de piano aos 11 anos de ida-de com a profes-sora Olga Kiun. Hoje faz aulas no Conservatoire de Lausanne – Site Fribourg, Suíça, para estudo de piano na classe de Ricardo Cas-tro e Pierre Goy. Recebeu o prêmio Jovem Talento 2004-2005 pelo Soroptimist Internacional of the Américas – Região Brasil SI Batel. De 2003 a 2006 foi premiado em todos os concursos nacionais que participou – Artlivre, Souza Lima, Associação Brasileira dos Profes-sores de Piano ABPP, Concurso cidade de Florianópolis da UDESC Universidade Estadual de Santa Catarina. Em 2005

ExposiçãoO Museu Histórico Willy Barth, de Toledo, abriu na última quar-

ta-feira (21), em Marechal Cândido Rondon, no Instituto Cultural Casa Gasa, uma exposição de fotos de motoristas e colonos de To-ledo. A exposição integra a programação dos 50 anos de emanci-pação política e administrativa de Marechal Cândido Rondon, que pertencia anteriormente ao município de Toledo. São fotos que fazem parte do acervo do museu histórico Willy Barth, reunindo colonos e motoristas em suas atividades diárias, fazendo traba-lhos na lavoura, transporte de cargas, de pessoas e de alimentos, entre outros no período de 1940 a 1960.

Clarice Polachini, Gisele Niedermeyer e Solange Albuquerque conferindo a Festa de São Cristóvão

Claudia e Adriano Siega também conferindo o evento no Yara

Neusa Albarello e Suzana Mazocco em evento no Yara Country Clube

Moacir Lombardi (Buffet Chateau) e Marco Antonio de Melo em evento no Yara

Arnoldo BohnenChegou o grande dia. Acontece nes-ta sexta-feira o lançamento do livro “Arnoldo Bohnen – Minha História de Vida”, que relata todo o trans-correr de vida de um dos cidadãos mais ilustres de Toledo, um ícone da história, e que perpetuará atra-vés do livro, sua passagem marcan-te e decisiva na história do municí-pio. O evento é as 19h30, no hall da Prefeitura.

São CristóvãoAs preces do Padre Ademir e sua comunidade por um bom tempo no domingo funcionaram a con-tento. A chuva, que se mostrava intermitente havia dias, deu uma trégua, o sufi ciente para a reali-zação da festa.

São Cristóvão IIMais uma vez sucesso absoluto tanto na organização como na pre-sença de público, no envolvimento dos integrantes da comunida-de para o preparo e desenrolar da programação. Destaque especial para o delicioso costelão servido no almoço de domingo. Diga-se de passagem, todas as unidades do costelão foram fornecidos pelo All-mayer Supermercado, e elogiado por todos.

EmpolSerá na próxima terça-feira, dia 27 de julho a reinauguração da loja da Empol Embalagens, na Avenida Parigot de Souza. Com novo e amplo espaço, a loja fi cou muito aconchegante, com aspectos de modernida-de e bom gosto. Parabéns aos empresários Clóvis e Clarice Polachini.

Boi no RoleteAcontece neste domingo, 25, a 31º Festa Nacional do Boi no Role-te, em Marechal Cândido Rondon. São esperadas pessoas de várias partes do Brasil, pelo interesse que o evento desperta. Para o perí-odo da tarde é reservado show gospel com Régis Danese. Um bom programa para o domingo.

Ademar DorfschmidtQuem está decidido e em plena campanha ao cargo de deputado es-tadual é o vereador Ademar Dorfschmidt, com o qual tive o privilé-gio de trabalhar na antiga Dipema Auto Center. Ademar é uma grata revelação da política toledana dos últimos tempos.

LuaUm fato que marcou na história ocorreu no dia 20 de julho de 1969. O homem, através de seu conhecimento e sua audácia, pisava pela primeira vez na lua.

Igreja LuteranaA Igreja Evangélica Luterana Cristo Redentor, capitaneada pelos pastores Nelson Kissler e Eliseu Krumenauer, esteve em festa no úl-timo dia 10 de julho, com a presença do presidente da Igreja Lute-rana do Brasil, pastor Egon Kaspereck. Ele visitou a comunidade e participou de culto ecumênico, dirigindo palavras a todos os mem-bros, e vendo o belo trabalho realizado, principalmente na Entidade Dorcas, que é uma referência no Brasil.

Page 12: PDF 54º EDIÇÃO JORNAL VIVER TOLEDO

OpiniãO 12 Toledo, de 23 a 29 de julho de 2010

Toledo, de 11 a 17 de junho de 2010 - Ano I - nº 48

Wanderley [email protected]

BR-467 Km-81www.bigpeixe.com.br - [email protected]. Fone (45) 3252-2517

Sábado: Rodízio de peixes - Almoço e JantarDomingo: Buffet à base de peixes

“Minha devoção à verdade empurrou-me para a política; e posso dizer, sem a mínima hesitação, e também com toda humildade,

que não entendem nada de religião, aqueles que afirmam que ela nada tem a ver com a

política.” (Gandhi)

CENTRO

45 3056.1001

SHOPPING PANAMBI

45 3055.2012

“Passe o carnaval 2011 com a Lumiar nos destinos mais famosos do Brasil e a bordo do melhor navio da nossa Costa!!!”

Em agosto

Aguardem!!

A RC Esportes estará de aniversário e terá grandes surpresas.

Juliane Ávila, que acaba de completar 15 anos, em foto de Rodrigo Vipych - styling: Ju Negrisolli; maquiagem: Suelen Johann

Na Festa de S. Cristóvão, Fernanda Vermelho e Gracielle Voiciehoski

ÁfricaOs irmãos Eduardo e Humberto Della Costa podem ser considerados os mais “copeiros” dos toledanos. Eles retornaram na última semana de sua quarta experiência em Co-pas do Mundo – Estados Unidos, Alemanha, França e, mais recente-mente, África do Sul, país onde esticaram a viagem por vários dias após o término da competição.Na chegada a Toledo, os dois foram recebidos por familiares e ami-gos com um rodízio de pizza preparado pelo genro de Humberto, o italiano Ricardo Rusalem, quando relataram um pouco do que tes-temunharam no país africano.

Eduardo, Humberto e Neiva Della Costa, no retorno dos irmãos do continente africano

Kamille e Ricardo Rusalem, ele experts em pizzas

MedicinaO anúncio da liberação de recursos da ordem de R$ 18,5 milhões para o início das obras do Hospital Regional já suscita projeções po-sitivas para a saúde em Toledo.Uma delas é a possibilidade de implantação do curso de Medicina na cidade. Duas das cinco instituições de ensino superior existentes em Toledo já trabalhariam com essa perspectiva.

PromoçãoA Essencial Modas (Barão - fone 3252-1900) está em temporada de promoção. O estoque de lãs tem descontos de 20 a 50%.

Expo ToledoFaltando cerca de 70 dias para a realização da Expo Toledo 2010, a Sociedade Rural de Toledo vive dias de intenso trabalho.O evento será realizado de 8 a 12 de outubro e terá jantar de lança-mento no dia 13 de agosto, no Salão de Inverno do Olinda Park Hotel.Entre as atrações, os shows de Guilherme e Santiago e Hugo Pena e Gabriel, rodeio, leilões e julgamentos de animais e uma feira ecolo-gicamente correta, com a reciclagem total dos resíduos produzidos pelos expositores e visitantes.

Adriano Mazocco, Gilberto Albarello e Marcelo Yamanaka são da equipe do Sicoob Oeste

Os gêmeos Flávio e Gustavo e modelos do Toletur Fashion, no Yara Country Clube

William, Serginho e Preta, promotores do evento, com os gêmeos Flávio e Gustavo

ToledãoA tradicional Festa Julina do To-ledão será realizada nesta sex-ta-feira (23), com início às 20 horas. O evento marcará o en-cerramento da Colônia de Férias 2010, com muitas brincadeiras e comidas típicas, além de um touro mecânico.A animação será do Musical Lú & Vilson. Ingressos ao valor simbólico de R$ 3,00.

FestaA semana será repleta de atra-tivos em Marechal Cândido Ron-don. Os 50 anos do município serão comemorados com a edi-ção histórica da Expo Rondon, ao longo da semana, e a Festa Nacional do Boi no Rolete, no domingo.Com direito, ainda, ao bom café colonial servido pela comunida-de mais germânica do Paraná.

LivroA bela história de vida do ex-prefeito Arnoldo Bohnen rendeu mais um livro assinado pelo escritor Bruno Marcos Radunz.O lançamento será nesta sexta-feira, às 19h30, no hall de entrada da prefeitura.

Bruno Radunz, que lança novo livro nesta sexta, com Paulo Henrique Niedermeyer na Festa de São Cristóvão