72ª edição do jornal viver toledo

16
Toledo, de 26 de novembro a 02 de dezembro de 2010 - Ano 2 - nº 72 VALDIR PAGLIARINI ALVIR PREISNER BRUNO RADUNZ DOM FRANCISCO WANDERLEY GRAEFF PÁGINA 02 PÁGINA 03 PÁGINA 03 PÁGINA 02 PÁGINA 11 PÁGINA 07 PÁGINA 02 PÁGINA 12 Em tempos de boatos de uma possível tentativa de cerceamento da liberdade de imprensa no Brasil, ar- tigo enfoca despacho em favor do programa CQC, sobre reportagem que demonstrava o desvio de um bem doado a órgão público. O persistente Alvir Preis- ner com o troféu Feras do Esporte; Beto e Gisele Niedermeyer em busca de novidades para a sua rede de supermercados; a ori- gem da expressão “bafo de onça”; Brasil tem mais de um celular por habitante. Especulações sobre federali- zação do Porto de Paranaguá causam polêmica no estado; Poder Judiciário tem avalia- ção muito ruim em pesquisa, o que é preocupante; a festa do Troféu Feras do Esporte , que rendeu homenagem da Câmara Municipal de Toledo. A cultura atual que vivencia- mos apresenta-se como uma realidade ambígua. Existe um aspecto atraente, que prome- te comodidade e bem-estar na vida material, mas por outro lado nos traz interro- gações e sérias inquietações ao colocar em cheque os va- lores tradicionais. Toledão promoverá co- quetel de apresentação do novo ambiente do seu salão social e anexos; Co- amo vai comemorar os 40 anos com café da manhã em Toledo; Arco-Íris repre- senta marcas de camisas e ternos com exclusivida- de para Toledo. Campanha vai alertar e orientar para políticas de combate ao câncer da pele >> SAÚDE | DERMATOLOGISTAS DESENVOLVEM AÇÃO DE PREVENÇÃO A Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, será realizada sábado. O evento tem entre os objetivos alertar e orientar a população sobre a doença e sua prevenção e levan- tar dados que servirão para orientar políticas de combate à doença. Em Toledo, a campanha será desenvolvida na Uni- med Costa Oeste. Acit homenageia ex- presidentes em seus 43 anos Troféu Feras do Esporte premia destaques de 2010 Confira: especial do Prêmio Toledo 2010 PÁGINA 10 Dezem realiza Tour do Vinho em parceria com Hotel Bourbon PÁGINA 10 Canyon Guartelá vira cenário em ensaio de moda Turismo Prefeito José Carlos Schiavinato, ex-presidente Hermes de Césaro, presidente Eduardo Della Costa e vereador Adriano Remonti no descerramento de foto do ex-dirigente

Upload: jornal-viver-toledo

Post on 26-Mar-2016

242 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

72ª edição do Jornal Viver Toledo

TRANSCRIPT

Page 1: 72ª edição do Jornal Viver Toledo

Toledo, de 26 de novembro a 02 de dezembro de 2010 - Ano 2 - nº 72

VALDIR PAGLIARINI ALVIR PREISNER BRUNO RADUNZ DOM FRANCISCO WANDERLEY GRAEFF

PÁGINA 02

PÁGINA 03

PÁGINA 03

PÁGINA 02 PÁGINA 11 PÁGINA 07 PÁGINA 02 PÁGINA 12

Em tempos de boatos de uma possível tentativa de cerceamento da liberdade de imprensa no Brasil, ar-tigo enfoca despacho em favor do programa CQC, sobre reportagem que demonstrava o desvio de um bem doado a órgão público.

O persistente Alvir Preis-ner com o troféu Feras do Esporte; Beto e Gisele Niedermeyer em busca de novidades para a sua rede de supermercados; a ori-gem da expressão “bafo de onça”; Brasil tem mais de um celular por habitante.

Especulações sobre federali-zação do Porto de Paranaguá causam polêmica no estado; Poder Judiciário tem avalia-ção muito ruim em pesquisa, o que é preocupante; a festa do Troféu Feras do Esporte , que rendeu homenagem da Câmara Municipal de Toledo.

A cultura atual que vivencia-mos apresenta-se como uma realidade ambígua. Existe um aspecto atraente, que prome-te comodidade e bem-estar na vida material, mas por outro lado nos traz interro-gações e sérias inquietações ao colocar em cheque os va-lores tradicionais.

Toledão promoverá co-quetel de apresentação do novo ambiente do seu salão social e anexos; Co-amo vai comemorar os 40 anos com café da manhã em Toledo; Arco-Íris repre-senta marcas de camisas e ternos com exclusivida-de para Toledo.

Campanha vai alertar e orientar para políticas de combate ao câncer da pele

>> SAÚDE | DERMATOLOGISTAS DESENVOLVEM AÇÃO DE PREVENÇÃO

A Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, será realizada sábado. O evento tem entre os objetivos alertar e orientar a população sobre a doença e sua prevenção e levan-tar dados que servirão para orientar políticas de combate à doença. Em Toledo, a campanha será desenvolvida na Uni-med Costa Oeste.

Acit homenageia ex-presidentes em seus 43 anos

Troféu Feras do Esporte premia destaques de

2010

Confira: especial do Prêmio Toledo 2010

PÁGINA 10

Dezem realiza Tour do Vinho em parceria com Hotel Bourbon

PÁGINA 10

Canyon Guartelá vira cenário em ensaio de moda

Turismo

Prefeito José Carlos Schiavinato, ex-presidente Hermes de Césaro, presidente Eduardo Della Costa e vereador Adriano Remonti no descerramento de foto do ex-dirigente

Page 2: 72ª edição do Jornal Viver Toledo

A festa de Cristo Rei encerra o Ano Litúrgico da Igreja católica. Oxalá tudo quanto fi zemos ao longo deste ano, tenha sido feito “em nome do Senhor Jesus, para a glória de Deus Pai” (CI 3,17). Todas as coisas e todos os acontecimentos convergem para ele. É essa verdade que a festa de hoje quer celebrar, dando a Jesus o título de Rei do Uni-verso. Ele é o”chefe da nova humanidade” (Ad Gentes, 3), tendo santifi -cado em si mesmo todas as criaturas, chamadas agora a participar de seu reinado, que é um reinado eterno e universal, de verdade, de amor, de justiça e de paz.

Quando falamos em nova humanidade, lembramos que Jesus instaurou um novo relacionamento entre o Criador e as criaturas. Sendo a primeira das criaturas (Cl 1,15) e sendo Deus ao mesmo tempo, nele Deus “nos abençoou com toda a bênção” (Ef 1,3). Tornou--nos inseparáveis de sua glória, quando “ressuscitou Jesus dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus... e sujeitou a seus pés todas as coisas e o cons-tituiu cabeça suprema de toda a Igreja, que é o seu corpo” (cf. Ef 1,20-23).

Ora, onde está a cabeça, aí está também o corpo. Quando uma cabeça é coroada, o corpo inteiro assume o peso e a glória da coroa. Por isso, a festa de hoje, ao mesmo tempo que celebra a soberania universal de Jesus Cristo, celebra também a nossa corresponsabili-dade na construção do Reino dos Céus, núcleo central da missão de Jesus na terra. Festa do Rei, festa dos súditos, pois fazemos parte do corpo místico de Cristo pelo batismo recebido.

Recordemos o episódio da prisão e morte de Jesus. A resposta à pergunta de Pilatos: “Tu és o Rei dos Judeus?” (Jo 18, 33), Jesus

respondeu com uma explicação, atendo-se ao conceito de rei pre-visto pelos profetas, como em Daniel (Dn 7,13-14), a saber, alguém animado pelo Espírito de Deus, capaz de trazer à terra a justiça, a verdadeira piedade, a paz duradoura, a alegria do serviço, criando uma nova humanidade, fi el ao plano amoroso do Criador. O Apoca-lipse confi rma a fi gura do rei bíblico-religioso, afi rmando que Jesus

Cristo é a testemunha fi el, que ama o Pai e a nós com o máximo amor e, que para fazer a vontade do Pai e salvar-nos, derrama seu sangue, redimindo-nos, consagrando-nos e fazendo-nos reinar com ele (cf. Ap 1,5-8).

Para o cristão, trono e cruz não se separam. Na Sexta-Feira Santa afi rmamos que Cristo reinou do alto do lenho da cruz. Toda a vida pública de Jesus, segundo o evangelho de João, é uma marcha cons-ciente para a tomada de posse do trono, que é a cruz. A cruz não é um momento de fracasso ou fra-queza de Cristo, mas um dom livre e consciente de si mesmo à vontade do Pai. O próprio Jesus já havia

afi rmado na parábola do Bom Pastor: “O Pai me ama, porque dou a minha vida para de novo retomá-la. Ninguém a tira de mim. Sou eu mesmo que a dou. Tenho o poder de dá-Ia e retomá-la. Recebi esta ordem de meu Pai” (Jo 10,17-18). A dignidade, a majestade e a realeza de Jesus, aludidas na parábola do Bom Pastor, foram proclamadas aber-tamente no julgamento anterior à Paixão, fi cando sempre destacada a plena liberdade de Jesus em doar-se para que todos tivessem a ” vida em plenitude” (Jo 10,10). Reinaremos com Cristo se vivermos de acordo com os valores da Boa Nova que nos anunciou.

Em tempos de boatos de uma possível tentativa de cercea-mento da liberdade de imprensa no Brasil, aqui vai uma su-gestão. Assistam no youtube aos vídeos intitulados “roubo da TV Barueri”.

Resumidamente, o episódio tem início com a doação de uma TV pelo programa CQC – da Rede Bandeirantes de Televisão – à Secretaria de Educação da cidade de Barueri, no interior de São Paulo. No local, foi dito que a doação era de um em-presário que estava fechando um estabelecimento comercial. Acontece que a TV recebeu em seu interior, um rastreador – o mesmo utilizado para veículos – com o objetivo de verificar o verdadeiro destino que seria dado ao aparelho.

Sete horas após a doação, a televisão seguiu para um deter-minado endereço – que não era de uma escola, mas de uma residência – e lá permaneceu por vários meses, sendo usada.

O secretário de Educação do município foi visitado pelo programa e informado do ocorrido. Ao mesmo tempo, outro repórter aguardava na frente da residência onde ela se en-contrava. É quando surge da residência, uma pessoa com o aparelho, que é colocado dentro de um veículo. Interpelado pele repórter, a pessoa evi-ta qualquer co- mentário e o carro sai com o objeto em questão, que é devolvido à Se-cretaria de Educação.

Porém, toda essa história não se tornou pública, graças à intervenção do prefeito da cidade, que en- trou na justiça e conseguiu im- pedir a veicu-lação da maté- ria. Mas foi só por uma sema- na. Felizmen-te, como ainda temos liberda-de de imprensa no Brasil, o Dr. Marrey Uint, desembargador da Terceira Câ- mara de Direito Público, do Tribunal de Justiça de São Paulo autorizou a vei-culação.

Em despacho, ele declarou que “não existe democracia sem uma Imprensa Livre e o preço dessa liberdade é balizado pela responsabilidade decorrente dos atos praticados por seus in-tegrantes e veículos.”

No documento, ainda consta o repúdio do promotor pela ”atitude truculenta e ilegal das autoridades da cidade”, pois “primeiro desviaram um recurso doado por nós - um televisor de tela plana - à Secretaria de Educação daquele município; depois impediram a reportagem de ir ao ar na última segun-da-feira, no CQC, na Band, através de artifício jurídico que foi deferido pela MMa Juíza Nilza Bueno.”

A matéria foi ao ar uma semana depois e está à disposição de quem quiser acompanhar o desenrolar dos fatos, em um conjunto de cinco vídeos. Entre eles a “posição” do prefeito da cidade sobre o ocorrido, que não teve como fugir das per-guntas nada discretas do repórter do CQC, Danilo Gentili.

Marcelo Tas, líder do programa, em seu blog comenta que “a ação da agravante mostra apenas o grau de credibilida-de nos homens públicos brasileiros, sugerindo, infelizmente, que ‘lançada a isca, a pesca é certa’ ”.

Portanto, fica no ar um alerta. Amigos do alheio, cuidado, vocês podem estar sendo vigiados…

Felizmente ainda podemos contar com programas “sérios” na televisão brasileira. Como define o líder do CQC, um veí-culo para jornalismo, provocação e cidadania. E a pensar que muitas vozes do senso comum costumam alegar que não tem nada que presta na televisão brasileira.

Vale a pena assistir aos vídeos.

Porto

Início da semana, muita revolta principalmente na área política, com

o vazamento da informação de que o governador Orlando Pessuti

estaria discutindo em Brasília a devolução do Porto de Paranaguá

para a União. Ora, convenhamos, seria um absurdo muito grande.

Em fi m de mandato, governador nenhum tem autonomia para defi nir

aos 45 do segundo tempo, uma decisão tão séria como essa. Será

que temos que devolver o Porto por que não temos ninguém compe-

tente para fazer dar lucro esse Porto, como acontece com todos os

outros? Salvador, Recife, Santos, Itajaí, Rio Grande, são cidades que

vivem, ou algumas já viveram, em função do movimento fi nanceiro

gerado pelos seus portos.

BrigaA oposição saiu batendo em Orlando Pessuti, e batendo feio. Ade-

mar Traiano, que será líder do governador Beto Richa a partir de

janeiro, disse que já está arregimentando apoio de deputados e lide-

ranças para barrar este absurdo. Nereu Moura que defende Pessuti,

de seu partido o PMDB, disse na tribuna da Assembléia que isso é

absurdo (também achamos, né?) e que esta afi rmação não é verda-

deira. Bom, vamos aguardar, por que onde tem fumaça tem fogo.

Ninguém iria inventar uma história dessas, não é mesmo?

JustiçaNosso Poder Judiciário foi avaliado em pesquisa do IPEA, Instituto

de Pesquisas Econômica e Aplicada, e o resultado não foi nada bom.

Principalmente para quem trabalha neste setor. Indagados sobre

que nota daria ao Judiciário brasileiro, os entrevistados chegaram

a uma média de 4,55, bem abaixo do esperado. Pois este poder,

deveria nos dar exemplo, não é verdade?

Justiça IIRealizada em 26 Estados e no Distrito Federal, a pesquisa nos trou-

xe números que nos levam a uma refl exão. Se menos da metade

aprova aquele que deveria ser o poder modelo para todos nós, com

exemplos de seriedade, honestidade e coerência, imaginem se a

pesquisa se estender para outros departamentos, digamos, menos

comprometidos com a verdadeira necessidade do cumprimento da

lei. A rapidez na decisão dos casos foi considerada insufi ciente, fra-

ca, pelos entrevistados e a média chegou, pasmem, a apenas 1,18%.

Mesma nota dada pelos entrevistados quando o tema foi imparciali-

dade dos magistrados.

Justiça IIIPara a maioria dos entrevistados pelo IPEA, a justiça trata de forma

diferenciada as pessoas dependendo da classe social, sexo e etnia.

Lembram daquele juiz de Cascavel, que impediu um cidadão pobre,

de entrar no fórum por que estava de chinelos de dedo? Foi noticia

nacional o dito juiz. Esse caso, só veio a conhecimento de todos por

que havia um cinegrafi sta por acaso no local e que com sensibili-

dade, sentiu que era chegada sua hora, seus 15 segundos de glória

e gravou tudo. Caso contrário seria mais um descaso de nossas

autoridades que passaria despercebido. Esta pesquisa é apenas um

retrato do nosso Brasil. Se no judiciário é assim...

Feras do Esporte

A XI Edição do Troféu Feras do Esporte aconteceu dentro da norma-

lidade, dentro do esperado. Atletas, dirigentes, técnicos, lideranças

e antigos ídolos atenderam ao nosso pedido e lotaram o salão

do Toledão. Sou suspeito, mas a maioria achou que a promo-

ção atendeu a expectativa. Cronistas esportivos, imprensa local

e regional presente, sempre dando aquela força ao nosso evento

divulgaram e continuam divulgando o que lá aconteceu. Progra-

mas Canal Geral da TV Tarobá com Sandrinho e Denise Sperafi co,

Ligado em Você da RIC TV com Mauro Picini, Show de Bola da

TV Naipi com Cléo Matos e Neri Ribeiro, além de Sidnei Buzanelo

e Stan Godói em canal da Net em Foz do Iguaçu, devem trazer

reportagens neste fi nal de semana.

Feras do Esporte IIA imprensa – e a imprensa na verdade é apenas a mídia impres-

sa, entenda-se jornal, revista, informativo -, também está nos

apoiando sempre. Viver Toledo sob o comando de Wanderley

Graeff , Jornal Do Oeste através do editor Márcio Pimentel e di-

reção de Armando Manfrói, Lance a Lance do abnegado Mauro

02 Toledo/PR • 26 de novembro a 02 de dezembro de 2010

OPINIÃO

EXPEDIENTEEditora Viver Toledo Ltda.CNPJ 10.995.596/0001-60Rua Santos Dumont, 4110, Sl 07 – Vila IndustrialCEP 85904-450 Toledo - PRFones: (45) 3054-0444 - [email protected] gráfi co: Grécia Comunicação - www.grecia.ppg.br

Diretor e EditorWanderley Graeff [email protected] ComercialAlex [email protected]

Gerência AdministrativaLuciane Graeff lucianegraeff @hotmail.com

Depto Comercial - VendasAna Maria Bellocchio

EquipeKarine Graeff Wanderley Graeff Jr.Mayara MartanBruno Marcos RadunzDiagramaçãoLídio Ricardo

por Alvir Preisner | [email protected]ÍTICA & GENTE

D. FRANCISCO BACHBispo da Diocese de Toledo

Ele vive e reina e nós vivemos e reinamos com Ele

Amigos do alheio: Tremei!

Quando falamos em nova humanidade,

lembramos que Jesus instaurou um

novo relacionamento entre o Criador e as

criaturas.

Toda essa história não se tornou pública,

graças à intervenção do prefeito da cidade, que entrou na justiça e conseguiu impedir

a veiculação da matéria.

Bianchi, Friends do Jean Carvalho, Revista Versões do Jairo Zeni,

também as quatro emissoras de rádio da cidade, União, Guaçu,

Educativa e Mundial, nos prestigiaram. Isso é importante, pois

nossos homenageados precisam é desta divulgação, além do

prêmio recebido.

PatrocinadoresSe nosso trabalho, o papel da imprensa, o surgimento de talentos

que mereçam o destaque são importantes, também os nossos par-

ceiros, patrocinadores merecem nossos agradecimentos. Unimed

Costa Oeste, Unicred Cooperativa de Crédito, Supermercados Lu-

nitti, Cervejaria Colônia, Vinícola Dezem, entenderam nossa mensa-

gem e nos possibilitaram esta realização.

CâmaraPor iniciativa do vereador Adelar Holsbach, o “Pelanca”, os vereado-

res de Toledo aprovaram por unanimidade requerimento nos conce-

dendo Voto de Congratulações pela realização do Troféu feras do

Esporte. Nosso agradecimento aos 11 vereadores, nos nossos 11

anos de Feras do Esporte. Valeu. Esse tipo de atitude nos motiva

a continuar com este trabalho, que realmente dá trabalho, mas é

compensador. Obrigado.

VALDIR [email protected]

Page 3: 72ª edição do Jornal Viver Toledo

Os dermatologistas parti-ciparão neste sábado, 28, de mais uma edição da Campa-nha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O evento será desenvolvido nas principais cidades do país tendo entre os objetivos alertar e orientar a população sobre a doença e sua prevenção, buscar detec-tar casos de lesões suspei-tas tanto de pré-malignidade como de câncer de pele e en-caminhá-los para o tratamen-to. Outro objetivo do evento é levantar dados que servi-rão para orientar políticas de combate à doença. Em Toledo, a campanha será desenvolvi-da na Unimed Costa Oeste.

De acordo com o dermato-logista Orley Álvaro Campag-nolo, na última campanha de 2009 - certificada pelo Gui-

03Toledo/PR • 26 de novembro a 02 de dezembro de 2010

CIDADE>> SAÚDE | DERMATOLOGISTAS DESENVOLVEM AÇÃO DE PREVENÇÃO

Wanderley Graeff Jr.

Campanha vai alertar e orientar para políticas de combate ao câncer da pele

Acit comemora 43 anos com homenagem a ex-presidentes

ness como a maior do gênero no mundo - foram examinados em Toledo 117 pacientes, dos quais 42 masculinos (35,90%) e 75 femininos (64,10%). Hou-ve predomínio da faixa etária dos 41 aos 70 anos com 80 pa-cientes (68,38%) e da raça bran-

Della Costa ressalta forte ligação de dirigentes com a entidade

campanha em Toledo será nas dependências da Unimed Cos-ta Oeste, na Rua Santos Du-mont, 2705 centro, fone (45) 3277-8000, com atendimento de especialistas (dermatolo-gistas), iniciando-se com uma palestra às 8h, seguida de atendimento individual.

É importante salientar que, em função do tempo e devido ao grande número de pessoas, não será possível prestar in-formações sobre outras doen-ças que fujam ao objetivo da campanha e o exame não será propriamente uma consul-ta médica, mas uma triagem de casos e os diagnosticados como suspeitos serão orien-tados a procurar tratamento. Em Toledo, a campanha conta com o apoio da Unimed Costa Oeste e da Fundação Waldyr Luiz Becker de Apoio ao Pa-ciente com Câncer.

ca com 88 pessoas (75,21%), seguida pela parda com 23 pessoas (19,66%). 60 pesso-as declararam usar filtro so-lar (51,28%), contra 46 que não o utilizam (39,32%) e 12 dis-seram não se expor (10,26%). Dos examinados, 15 já tive-ram câncer de pele (12,82%) e 35, história familiar da doen-ça (29,91%). Foram observados 32 casos suspeitos de câncer de pele (27,35%) e 34 pessoas com lesões de pele pré-malignas (29,06%), isto é, com potencial de progredir para o câncer.

Embora os números da cam-panha não reflitam exatamen-te a incidência na população, apontam para uma elevada freqüência de câncer da pele e justificam a mobilização de to-dos para combater a doença. A Sociedade disponibiliza o fone 0800-7013187 que dá infor-mações sobre a campanha. A

Dermatologista Orley Campagnolo: campanha busca conscientizar população para prevenção

Ex-presidente Joel Loh recebeu homenagem entregue pelo presidente Eduardo Della Costa

Novas lideranças passaram a integrar as fileiras do PP

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) co-memorou seus 43 anos de fun-dação com uma homenagem a empresários que dirigiram a entidade, em evento que reu-niu autoridades, diretores, ex--presidentes e seus familiares, terça-feira (23).

Fundada em 1967, a Acit teve 28 presidentes, conta atual-mente com 1.800 associados e é uma referência entre as As-sociações Comerciais do Para-ná pelo trabalho desenvolvido, produtos e serviços oferecidos e representatividade, entre ou-tros aspectos.

No evento o empresário Joel Loh, que conduziu a adminis-tração da entidade na gestão 2009-2010, foi homenageado com a outorga da Medalha Mé-rito Empresarial e a inclusão do quadro com sua fotografia na Galeria dos Ex-Presidentes.

Para o empresário Joel Loh, a homenagem é muito signifi-cativa e marca um período de aprendizado, que trouxe gran-de realização pessoal e profis-sional. “Contribuir com a Acit foi uma grande oportunidade e momento de aprendizado. Tenho o sentimento de dever cumprido pela contribuição ao associativismo, neste trabalho voluntário, em favor de toda a comunidade empresarial e esta homenagem é motivo de alegria

e marcante em minha vida.” Também foi homenageado o

empresário Hermes Antonio Césaro, que no período de 20 de julho a 26 de novembro de 1982 era vice-presidente e as-sumiu a presidência da entida-de, por ocasião do afastamento de Albino Corazza Neto, que li-cenciou-se para concorrer a um mandato eletivo. Neste período foi conquistada a doação do ter-reno onde foi construído o Edi-fício Centro Comercial Comuni-tário de Toledo.

Por decisão do Conselho Maior, composto por ex-presi-dentes, pelo reconhecimento ao trabalho prestado o empresá-rio recebeu a homenagem com a inclusão do quadro com sua fotografia na Galeria de Ex-Pre-sidentes.

Segundo Hermes Antonio Césaro, este acontecimento foi muito importante e emocionou--o demais, por ser “um apai-xonado” pelas causas associa-tivistas. “É um orgulho fazer parte desta galeria, porque tive um mandato ‘tampão’ e com aquele pequeno grupo, naque-la época, colocamos toda nossa energia porque acreditávamos no trabalho e no papel da Acit para o crescimento da cidade. Não esperávamos que a entida-de chegasse ao patamar em que está hoje e vemos que semea-mos a semente em terra boa.”

Conforme o presidente da Acit, Eduardo Della Costa, é ex-tremamente importante fazer parte da história da entidade e ter a oportunidade de prestar reconhecimento às pessoas que deram sua contribuição. O com-prometimento e a ligação dos diretores é muito forte e per-manece nos dias de hoje, des-taca. ”A ligação se mantém ao longo do tempo, tanto que hoje tivemos aqui 13 dos ex-presi-dentes. Este grupo dá o suporte para a nova geração de diretores e mostra a razão da entidade ser forte e representativa, sendo to-talmente apolítica, com o mais puro associativismo empregado nestas relações. Este é o grande

ganho da entidade.” Destacou também o reco-

nhecimento ao presidente que o antecedeu. “O Joel foi um lí-der inspirador que fez um be-líssimo trabalho à frente da en-tidade e solidificou ainda mais a nossa associação. Foi muito fácil sucedê-lo na condução dos trabalhos e fico feliz em fazer parte desta comemoração”, dis-se Della Costa.

Ressaltou igualmente o reco-nhecimento ao empresário Her-mes Antonio Césaro. “Com esta atitude o Conselho Maior da Acit corrigiu a história, homenage-ando um empresário que se de-dicou intensamente à entidade e ao trabalho associativo.”

Deputado Welter em compasso de espera quanto ao futuro

O deputado estadual Elton Welter (PT) considera imprová-vel que venha a assumir uma cadeira na Assembleia Legis-lativa já a partir dos primeiros momentos da nova legislatura, a ser iniciada em 1º de feverei-ro. Mesmo apresentando um crescimento expressivo de vo-tação saltando de 28 mil para 41.918 votos, Welter não obteve a reeleição para o terceiro man-dato, ficando na primeira su-plência.

“É praticamente impossí-vel, não acredito nesta possi-bilidade. Os suplentes têm que aguardar. Sou primeiro suplen-te da legenda e estou em uma situação privilegiada, ainda mais com a votação que fiz. Mas acredito na sensibilidade dos dirigentes do PT e enquan-to isso ficarei no aguardo”, dis-se ao Viver Toledo.

Sobre a possibilidade de as-sumir um cargo no governo federal, Elton Welter garante: “Não estou pleiteando isso. É algo para o partido decidir.” O mandato do parlamentar será encerrado em 31 de janeiro.

Deputado Welter: crença na sensibilidade dos dirigentes do PT

A Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste do Paraná (Garantioeste) já tem autori-zação para dar início às suas atividades, que visam bene-ficiar empreendedores que encontram mais dificuldade em ter acesso ao sistema fi-nanceiro.

A finalidade da Garantio-este é viabilizar o acesso ao crédito para empresas de mi-cro, pequena e médio porte e também para o empreende-dor individual. Serão forne-cidas cartas de garantia de no mínimo R$ 5 mil e no má-ximo R$ 70 mil.

Além de fornecer garantias, através de carta de fiança, o papel da SGC será aproxi-mar suas empresas associa-das dos agentes financeiros, sejam bancos ou cooperati-vas de crédito.

Atuará também na prepa-ração da documentação ne-cessária e orientação quanto à obtenção de recursos finan-ceiros mais adequados para as empresas, procurando tam-bém reduzir custos aos em-presários.

Conforme o diretor execu-tivo da Garantioeste, Odanir Guerra, a expectativa é de que as taxas de juros fiquem abai-xo dos níveis que o mercado vem praticando. “Isto porque a concessão da Carta de Fian-ça pela SGC reduz o risco de inadimplência junto às insti-tuições financeiras, além da orientação quanto à melhor forma de utilização das ferra-mentas de gestão nas empre-sas”, explica.

Os empresários interessa-dos poderão obter mais in-formações junto à Associação

Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), agências do Sis-tema Sicoob e no escritório da instituição, localizado no Lar-go São Vicente de Paulo, nº 1333, 6º andar, sala 61, no Edi-fício Centro Comunitário e Co-mercial de Toledo (CCCT), ou pelo fone (045) 3055 2604 e no site .www.garantioeste.org.br.

A Garantioeste é resulta-do de uma ação conjunta do Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR – Oeste), Acit e Associações Comerciais de Cascavel e Foz do Igua-çu, Coordenadoria das As-sociações Comerciais e Em-presariais do Oeste do Paraná (Caciopar), Federação das As-sociações Comerciais e Em-presariais do Estado do Pa-raná (Faciap), de Prefeituras e outras entidades da região com apoio do Sebrae.

O Partido Progressista (PP) pro-moveu na última semana nova ro-dada de filiações de lideranças. Foi em solenidade na sede do Escri-tório Regional do deputado fe-deral Dilceu Sperafico.

Passaram a integrar as filei-ras do PP: Gilson Francisco, Laudemir Schumacher, Marcos Carneiro e Almir de Oliveira.

Prestigiaram o evento o de-putado Dilceu Sperafico, o pre-feito José Carlos Schiavinato, o vice-prefeito Lúcio de Marchi, o presidente da Câmara Munici-pal, vereador Renato Reimann, os vereadores Luís Fritzen e Eu-des Dallagnol e os integrantes da equipe do deputado Sperafico Ary Moschetta e Edilson Gnas.

Garantioeste inicia atividades no suporte ao crédito a empreendedores

PP promove nova rodada de filiações

Page 4: 72ª edição do Jornal Viver Toledo

04 Toledo/PR • 26 de novembro a 02 de dezembro de 2010

GERAL

AGORA ABERTO AOS DOMINGOSPromoção válida para M. C. Rondon e Toledo

SERVIÇOBig Peixe Pesque Pague e RestauranteFone: 3252-2517 / 9124-5245Endereço: BR 467 – km 81 - Lopeí

Um endereço privilegiado para uma boa refeição e para o lazer

TIKAO

Há vinte anos atuando na gastronomia e na área de la-zer, o Pesque Pague e Res-taurante Big Peixe possui um variado cardápio à base de peixes, além de um espaço privilegiado para afugentar o estresse através de uma boa pescaria.

Com rodízio de peixes gre-lhados às quartas-feiras e

aos sábados, buffet de peixes com música ao vivo às sex-tas-feiras, domingos e feria-dos, além de servir à la carte nas segundas, terça e quintas, o Big Peixe oferece a melhor qualidade em seus produtos, aliados ao bom atendimento prestado pela família Daga e seus colaboradores.

Além da excelente gastro-

nomia oferecida, o Big Pei-xe possui vários açudes dire-cionados à pesca, no sistema pesque-pague ou pesca espor-tiva. E a variedade de espécies é um atrativo a parte.

O empreendimento da fa-mília Daga faz reservas para confraternizações de empre-sas e famílias, colocando à disposição sua qualidade.

A melhor maneira de um adulto cuidar dos seus dentes

A boa higiene bucal é a con-dição essencial para manter um sorriso bonito e saudável durante toda a vida adulta. Os adultos também têm cáries e doenças gengivais que podem tornar-se problemas sérios. Du-rante toda sua vida de adulto é

essencial que você continue a:- Escovar os dentes no mí-

nimo três vezes ao dia usan-do um creme dental com flúor para remover a placa bacteria-na, aquela película pegajosa que se forma sobre os dentes e que é a principal causa da gengivite e das cáries.

- Usar fio dental diariamen-

te para remover a placa bacte-riana que se instala entre os dentes e sob a gengiva. Se a placa não for retirada, pode endurecer e formar o tárta-ro, que só poderá ser retirado pelo dentista.

- Limitar a ingestão de açú-cares e alimentos que con-têm amido, principalmente

alimentos pegajosos. Quanto mais você come entre as re-feições, maior a oportunidade dos ácidos da placa bacteria-na conseguirem atacar o es-malte dos dentes.

Consulte seu dentista pe-riodicamente para um exa-me profissional detalhado ou uma limpeza.

A melhor maneira de um adulto cuidar dos seus dentes

Page 5: 72ª edição do Jornal Viver Toledo

05Toledo/PR • 26 de novembro a 02 de dezembro de 2010

>> FEAUTO | OPORTUNIDADE PARA REALIZAR BONS NEGÓCIOS

Feira de Automóveis é atração do final de semana em Toledo

Page 6: 72ª edição do Jornal Viver Toledo

06 Toledo/PR • 26 de novembro a 02 de dezembro de 2010

SOCIALpor Marcos Padilha | [email protected]

“Ninguém pode voltar e criar um novo início, mas todo mundo pode começar hoje e criar um novo final” (Chico Xavier)

CHAMA CRIOULA

12

Enart 2010O parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul vestiu pilchas para receber o mundo tradicionalista que se reuniu durante os dias do Enart 2010. Milhares de pessoas, amantes ou não do tradicionalismo gaúcho, assistiram nos diversos palcos as apresentações dos melhores representantes, nas várias mo-dalidades que são disputadas no evento. Mescla de amor telúrico às tradições e empenho para a con-quista de objetivos, centenas de jovens sonham e almejam o tão desejado troféu. Num ambiente de fraternidade, comungam ideais e partilham momentos de saudoso reencontro com a convivência familiar. São gerações diversas. São pais, filhos e netos, lutando uni-dos por um mesmo objetivo: levar adiante o tradicionalismo gaúcho, alargando fronteiras e abrindo as porteiras que apar-tam os gaúchos das tradições do Rio Grande do Sul.Acompanhar este encontro, é a oportunidade de resgatar va-lores e virtudes características de um povo que admira de ma-neira incondicional suas raízes, é vivenciar instantes de intra-duzível beleza.

IntegraçãoApós três dias de competição, encerraram por volta das 19h20 de domingo, 21, as competições do 25º Enart. Neste momento, todos os grupos retornaram ao palco do Ginásio Poliesportivo para a Dança da Integração. Na sequência, ocorreu a divulgação do resultado fi nal que teve como campeão estadual 2010 0 CTG Juventude da Cidade de Alegrete RS.

FepartÀs vésperas do Fepart os grupos de dança do CTG Chama Crioula realizarão a pré estréia na próxima quarta-feira, 01, a partir das 19h no CTG Chama Crioula. Com entrada franca, to-dos os pais, amigos e admiradores da boa dança estão convi-dados para apreciar um verdadeiro espetáculo de dança, com as coreografias e trajes inéditos. Para a apresentação estarão participando músicos de três estados, Mato Grosso do Sul, Paraná e do Rio Grande do Sul.

por Mayara MartanVIVER BEMPele sedosa ISabemos que o cuidado diário com o corpo, é capaz de trazer inúme-ros benefícios, não só para a beleza, como para a saúde de uma manei-ra geral. Diante disso vamos comentar sobre o banho. A época do ano ou mesmo a hora do dia podem acabar interferindo nos produtos que usamos, sendo uma nova oportunidade para introduzir novos produtos àqueles que já possuímos. É sempre bom ter várias opções, tanto di-ários como para ocasiões especiais, ao seu alcance, que cuidarão de você dos pés à cabeça. O sabonete é um produto barato e efi ciente para limpar sua pele, mas se você achar que eles estão ressecando sua pele, uma opção é mudar o produto para aqueles que possuem hidratante ou óleos em sua fórmula. A primeira vista, você amenizará o problema.

Pele sedosa IIA maioria das pessoas pode usar qualquer tipo de sabonete comum, mas se você possui a pele muito seca ou sensível, opte por aquele que tenha o PH neutro. Já os géis e banho de espuma, na verdade, são “de-tergentes” suaves que limpam a pele enquanto fi cam em emersão.No mercado estes tipos de produtos são encontrados com uma enorme variedade para escolher, incluindo alguns aditivos, que vão desde ervas aos óleos essencias. Caso sejam muito fortes para seu tipo de pele, aqueles que oferecem vantagens do tipo “2 em 1”, são os mais reco-mendados, pois também contém hidratante para relaxar a pele.

Pele sedosa IIIPara passar o sabonete no corpo, usamos sempre uma esponja, pois aju-dam a retirar a sujeira acumulada pela correria do dia a dia. As esponjas naturais são mais caras, mas tem uma vida útil maior. Porém, para preser-vá-las após seu uso, o ideal é que você enxágue com água morna e limpa e deixa-a secar naturalmente. Os óleos de banho são fundamentais para quem tem a pele considerada seca, caso possua uma banheira, esses óle-os fi cam fl utuando na superfície da água, deixando assim seu corpo cober-to por uma película fi na quando sair do banho. Antes de qualquer coisa, é fundamental que você confi e na marca que escolher, e acima de tudo, caso aparece alguma alteração em sua pele, o ideal é que o uso de tais produtos sejam suspensos e que procure o dermatologista de sua confi ança.

Celulite IAnticoncepcionais podem causar as temíveis celulites! Pois é, mes-mos aqueles de última geração, que tem uma dosagem muito baixa

de estrogênio, podem ainda sim estimular o aparecimento das tão indesejáveis celulites. Além de toda e qualquer mulher não gostar de tê-las em qualquer parte do corpo, que diga-se de passagem suamos a camisa para que elas não apareçam, as celulites ainda deixam nos-sa pele com o aspecto de casca de laranja, principalmente se você for sensível à hormônios ou que já têm tendência ao problema. Para você ter uma idéia, de acordo com a Sociedade Brasileira de Medi-cina Estética, a celulite afeta 8 entre 10 mulheres. Três fatores são contribuem para o surgimento das celulites: hereditariedade, altera-ções hormonais e problemas circulatórios.

Celulite IIHereditariedade: de uma olha-dinha, discreta nos membros de sua família, pois se existem ca-sos na sua família, você também pode ter. Alterações hormonais: quando os níveis de estrogênio estão al-tos, eles provocam uma certa bagunça em seu metabolismo, que podem acabar agravando ou acarretando o surgimento delas.Problemas circulatórios: aqui se o sangue não fl ui bem pelo cor-po, consequentemente a drenagem das toxinas também fi ca preju-dicada e isso acaba deixando o líquido, que fi ca entre as células, mais viscoso.

Celulite IIIAlém dos fatores que citamos acima, existem ainda o sedentarismo, uma má alimentação, stress, roupa apertada, por exemplo, são al-guns fatores que só ajudam à agravar o problema. Por isso, se você faz uso de anticoncepcionais, fi que com os olhos abertos, porque muitas vezes só damos contas dos “furinhos” no corpo meses após termos começado a tomar o anticoncepcional. Além de todos os tra-tamentos que já conhecemos para combater a celulite, neste caso, onde elas surgiram por causa do anticoncepcional, o melhor a se fa-zer é conversar com seu ginecologista, assim poderão tentar uma outra pílula ou à um outro método anticoncepcional.

às vésperas do Fepart, as belas prendas do Chama Crioula se preparam para a pré-estréia marcada para quarta feira, 1º de dezembro

Em tempo de formatura, Iná das Graças e João Eleotério recebem os certificados de Danças de Salão das Mãos de Alcidio no Certi da Vila Pioneiro

CTG Aldeia dos Anjos de Gravataí RS na abertura do Enart 2010

Eduardo Hoffmann e Adriane Haas, em reunião familiar

Page 7: 72ª edição do Jornal Viver Toledo

07Toledo/PR • 26 de novembro a 02 de dezembro de 2010

ESPORTE>> FESTA DO ESPORTE | EXPRESSÕES DA REGIÃO SÃO HOMENAGEADOS

Troféu Feras do Esporte premia destaques de 2010

Realizada na última segunda--feira (22) no salão social do To-ledão, a XI edição do Troféu Fe-ras do Esporte reuniu diversas personalidades do esporte e da imprensa da paranaense. Orga-nizada e idealizada pelo radia-lista, apresentador e colunista do Viver Toledo, Alvir Preisner, o evento premiou vários espor-tistas e incentivadores do espor-te que tiveram destaque no ano de 2010. Além do prêmio “Fora de Série”, que contemplou as personalidades que marcaram e ainda marcam época no espor-te, as contemplações foram divi-didas nas categorias “Melhores do Ano”, “Especial” e “Especial – Imprensa”.

No prêmio “Fora de Série”, fo-ram premiados: Wilson Veiga Jr., o “Rita Lee” – Dirigente do Fut-sal de Foz do Iguaçu; Ney Vic-tor – Técnico do Cascavel Futsal e presidente do Cascavel Clube Recreativo; Suzani Silva Paz – Natação; Mauro Maiorki – Secre-tário de Esportes de Toledo; An-tonio Carlos Moreira – Dirigente da Federação Paranaense de Fut-sal; Cláudio Brugnago – Bolão; Silvana A.dos Santos - Atletismo.

Na categoria “Melhores do Ano” foram premiados: Rober-

to Braatz - Árbitro Auxiliar Fifa; Ana Heloísa Venzel – Judô; Ana Carolina - Natação; Abatol – Basquetebol Toledo; Marcelinho - Foz Futsal; Gezi Damasceno – Técnico Futebol Fem; Robson Re-calcatti – Técnico Futsal; Rui Co-min – Técnico Natação; Nilceu Aparecido Santos – Ciclismo; Bru-no Domingos Lara – Vôlei; Nicole Muller – Ginasta; Simone Luiz – Ginasta; Bruna Silva - Ginasta; Ni-colas Kreyzmann – Natação; Equi-pe Cipauto Romera Toledo Futsal; Equipe Copagril Futsal – MCR; Equipe Handebol Cadeirantes Unipar; Helder Ludwig – Futebol Americano Foz; Levino Vaz “Cafu” – Técnico Futsal; Loiri Dalla Corte “Lóli” Presidente Foz FC; Willian Batista de Carvalho – atletismo; ACF Corbélia – Futsal.

As premiações do troféu “Es-pecial”, foram entregues a João da Silva Pedro “Vaquinha” – Fu-tebol; Hélio Ninho – Futebol; Da-niel Scalco “Schimia” – Diretor de Esportes; Renato da Silva – Dirigente Futebol Amador; An-derson Dezem Veronese – Fute-bol; Fábio Langoski – atletismo e Ademir Kaefer – Futebol. E na categoria “Especial Imprensa” foram premiados o Jornal Viver Toledo, o site e jornal esporti-

01 02 03

05

08

11

15

16 17

12 13 14

09 10

06 07

04

vo Lance a Lance, o Informativo Friend’s, a Revista Versões, o Jornal do Oeste, a Rádio União, a Rádio Guaçu, a Rádio Mundial FM, a Rádio Educativa FM, o Pro-grama Show de Bola - Tv Naipi, o Programa Canal Geral - Tv Ta-robá, o Site Anestezia, a Agência Idéias, a D. Graminho Produção, a Criativa Produções e o Progra-ma Ligado Em Você – Ric Tv.

01 – O diretor/proprietário do Jornal Viver Toledo, Wanderley Graeff, recebendo a premiação das mãos de Pedrinho Furlan

02 – Ana Heloísa Venzel com o troféu de “Melhores do Ano”

03 – O árbitro auxiliar da FIFA

Roberto Braatz recebendo o tro-féu das mãos de Michelle Okano

04 – Nickolas Zeni Kretzmann posando com o troféu recebido na categoria “Melhores do Ano”

05 – João da Silva Pedro, com o troféu recebido na categoria “Especial” e Wanderley Graeff

06 – Ademir Kaefer, ex-joga-dor do Internacional, Cruzeiro e Seleção Brasileira, com o troféu na categoria “Especial”

07 – Wanderley, Luciane e Ju-ninho Graeff com o troféu recebi-do pelo Jornal Viver Toledo

08 – Mayara Martan e Karin Graeff na entrega do Troféu Fe-ras do Esporte

09 – O dirigente de futsal Wil-son “Rita Lee” Veiga Junior, o téc-nico do Cascavel Futsal, Ney Vic-tor, o dirigente da FPFS, Antônio Carlos Moreira e o técnico do To-ledo Futsal, Robson Recalcatti com seus respectivos prêmios

10 – Diego Zocca, Cristiano e Jeferson Titon, jogadores do To-ledo Futsal

11 – Feliz e Carmen Fornari acompanhando a premiação do Troféu Feras do Esporte

12 – O idealizador e realizador do Troféu Feras do Esporte, Alvir Preisner discursando aos convi-dados

13 – O técnico do Toledo Fut-

sal, Robson Recalcatti, posando com seu troféu

14 – Antônio Carlos Moreira recebendo cumprimentos de Al-vir Preisner

15 – Moacir e Marylis Kretz-mann, prestigiando a entrega do troféu ao filho, Nickolas

16 – Hélio Ninho receben-do troféu das mãos do Dr. Orley Campagnolo

17 – Beto Lunitti entregando prêmio ao atleta do Foz Futsal, Marcelinho

18 - Renato Lemes da Silva - Renato Lemes da Silva recebeu o prêmio “Especial” do Troféu Fe-ras do Esporte.

18

Page 8: 72ª edição do Jornal Viver Toledo

08 Toledo/PR • 26 de novembro a 02 de dezembro de 2010

SOCIAL

Caminhão é um verdadeiro salão de belezas sobre rodas

CinePanambi

(45) 3378-4774PROGRAMAÇÃO DE

19/11 a 25/11

HARRY POTTER E AS RELIQUIAS DA MORTEAventura.Classifi cação

indicativa 12 anos.Sessões:

Diariamente: : 15h00, 19h00 e 21h30

NANNY MCPHEE E AS LIÇÕES MÁGICAS

Comédia. Dublado. Classifi cação

indicativa:Livre.

Sessões:Diariamente:16h00min

A SUPREMA FELICIDADE

Drama.Classifi cação indicativa:12 anos.

Sessões:Diariamente: 18h20min

ATIVIDADE PARANORMAL 2Suspense .Terror.

Classifi cação indicativa:14 anos.

Sessões:Diariamente: 20h30min

TROPA DE ELITE 2

Policial. Classifi cação indicativa:16 anos.

Sessões:Diariamente: 22h00min.Shopping Panambi ganha Prêmio Impar

O Shopping Panambi ga-nhou o prêmio Impar da RIC TV/Record no segmento Sho-pping Center na região de Toledo. É a segunda vez que o Shopping Panambi é lem-brado como marca de prefe-

rência e afinidade regional. O Prêmio Impar (Índice

das Marcas de Preferência a Afinidade Regional) englo-ba pesquisa, feita em parce-ria com o Ibope Inteligência, que mapeia o comportamen-

to e as preferências do con-sumidor paranaense, apon-tando as marcas preferidas em todo o Estado em mais de 40 categorias de produtos e serviços

Além de levantar as mar-

cas preferidas e mais respei-tadas, o Impar traça também o perfil do consumidor para-naense no que diz respeito a hábitos de consumo, quali-dade de vida, meio ambiente e esportes.

Bioextratus e Farmácia Panambi trazem a Toledo a Oficina da Beleza

O caminhão denominado Ofi cina da Beleza Bio Extratus estará em Toledo no dia 02 de dezembro, uma quinta-feira, das 13 às 18 horas, através de uma parceria com a Farmácia Panambi.

A Ofi cina da Beleza já esteve em Toledo ante-riormente. Devidamente equipado, ele foi uma das atrações da edição deste ano da Feira Shopping, no estande do Spaço da Beleza.

O caminhão permanecerá ao longo de todo o dia no estacionamento do Shopping Panambi, e a Bio Extratus e a Farmácia Panambi oferecem análise capilar gratuita. Na compra de quatro produtos da Bio Extratus, a cliente ganha uma hidratação capi-lar completamente grátis, e na compra de cinco pro-dutos, além da hidratação capilar, recebe uma fi nali-zação capilar com escova. As parceiras convidam aos visitantes do Shopping Panambi a conhecer o salão de belezas sobre rodas para comprovar a qualidade dos produtos da marca.

Shopping Panambi já vive o clima do NatalA campanha de

vendas para o Na-tal 2010 assim como a ornamentação que insere o Shopping Panambi no clima natalino foi apresen-tada quarta-feira, num evento que con-tou com a apresenta-ção da Orquestra São Gonçalo. Os músicos se dedicam a manter a acesa a tradição da música sertaneja raiz em Toledo e região.

Os clientes dos es-tabelecimentos do Shopping já estão re-cebendo os cupons que darão direito a concorrerem a duas motos zero quilôme-tro. decoração de Natal.

A ornamentação do shopping foi confeccionada pelos artis-tas plásticos Neimar Proença e Tuka Rocha. Foram produzi-dos dez duendes de 90 cm, dois Papais Noéis e uma Mamãe Noel, a Sagrada Família, uma esteira e um saco de presente no tamanho de 1.50m x 2m. As obras foram confeccionadas em E.V.A., com estrutura de ferro e em tamanhos reais. As peças, denominadas “Fábrica de Brinquedos”, estão expos-tas no hall central e também na entrada principal.

Page 9: 72ª edição do Jornal Viver Toledo

09Toledo/PR • 26 de novembro a 02 de dezembro de 2010

Page 10: 72ª edição do Jornal Viver Toledo

ESPECIAL10 Toledo/PR • 26 de novembro a 02 de dezembro de 2010

>> TURISMO E GASTRONOMIA I PARCERIA VIABILIZA PASSEIOS EM VINÍCOLA TOLEDANA

Vinícola Dezem realiza Tour do Vinho em parceria com Hotel Bourbon

Eleandro Correia

A Vinícola Dezem em par-ceria com o hotel Bourbon de Cascavel lançou o projeto “Tour do Vinho.” O pacote in-clui uma garrafa de vinho De-zem - que pode ser escolhida entre Cabernet Franc ou Sau-vignon Blanc - transporte de ida e volta à Vinícola Dezem em Toledo, degustação dos ou-tros rótulos da casa, café da manhã, estacionamento corte-sia e internet Wi-Fi. O pacote custa R$250,00 se a diária for para apartamento individual e R$270,00 para duplo.

A Vinícola Dezem tem agra-dado os paladares mais sofisti-cados com a elaboração de vi-nhos diferenciados e originais, que refletem o conceito de ter-roir da região de Toledo. Inau-

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASILESTADO DO PARANÁCOMARCA, MUNICIPIO E DISTRITO DE TOLEDORUA ALMIRANTE BARROSO1 1713 - CENTRO

O senhor SÉRGIO PAZZOTI LAURINDO, ofi cial do cartório de registro civil de pessoas naturais, no uso de suas atribuições (art. 1527), FAZ SABER, a quem interressar, que as pessoas a seguir nominadas requereram suas habilidades para casarem-se civilmente perante este Cartório, apresentando os documen-tos exigidos pelo art. 1.525, I a IV, do Código Civil Brasileiro.

SE ALGUÉM souber de impedimento ou causa suspensiva, oponha-o na forma do art. 1529 do Código Civil. DADO E PASSADO nesta cidade e comarca de toledo-pr, aos 12 dia 26 do mês de novembro de 2010. (ass.) Sérgio Pazzoti Laurindo - Ofi cial

Vinícola que inseriu Toledo no mapa da produção de vinhos finos

Turismo

Turismo

Canyon Guartelá vira cenário em ensaio fotográfico de moda

Que relação tem o Canyon Guartelá com o mundo da moda? Se não havia conexão alguma, agora há: um ensaio fotográfico conceitual de moda foi realizado tendo como cenário os arenitos, campos e mata do cerrado na re-gião paranaense dos Campos Ge-rais. A sessão fotográfica de uma empresa de moda feminina, de Maringá, está publicada na quinta edição da Perfect Way Magazine e mostra a modelo Sabrina Medeiros com vestidos da coleção verão em contraste, ou em total harmonia, com a exuberante natureza local.

A Perfect Way Magazine será dis-ponibilizada no site www.perfec-tway.com.br e apresenta as imagens registradas em cachoeira, pedras e árvores na área de um camping, que cedeu o plano de fundo para o edito-rial de moda.

O fotógrafo Eleandro Correia registrou, na opinião da consul-tora de moda da empresa, Cris-tiane Medeiros, a força da natu-reza e da beleza feminina. “Além dos encantos do lugar, que é in-contestável, buscamos os ele-mentos da natureza nos ensaios como efeito realçador da beleza da mulher e das peças apresen-tadas”, analisa.

A proprietária do camping e funcionária da Prefeitura de Ti-bagi, Dora Martins, aprovou o re-sultado. “Ficaram lindas as fotos. A modelo é belíssima, as roupas também, mas para mim o mais bonito mesmo é a paisagem de fundo”, destaca.

Ela acredita que mesmo não sendo um material dirigido ao tu-rismo, a revista pode motivar a visitação. “Nós recebemos turis-tas de todas as partes do Brasil, mas a maioria é de paranaenses do Norte do Estado que se deliciam com as paisagens mostradas na re-vista”, afirma Dora.

Quem deseja conhecer de per-to estas paisagens dos Campos Gerais no Guartelá, visitar o cam-ping e ainda aproveitar para po-sar para fotos nos mesmos luga-res, pode obter mais informações no Disk Turismo da Prefeitura: 0800-643-1388.

Força da natureza e beleza feminina no ensaio no cenário do canyon paranaense

Governo entrega obras e assina convênios na Unioeste de Toledo

Ensino Superior

O secretário da Ciência, Tec-nologia e Ensino Superior, Nil-do José Lübke, assinou con-vênios e inaugurou obras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo. O total dos investimentos é de quase R$ 2 milhões.

Foram inaugurados, com re-cursos do Governo do Estado, o prédio administrativo e a re-adequação da rede elétrica e os serviços de infraestrutura de saneamento básico do campus. O valor dessas obras é superior a R$ 1 milhão.

Com recursos da Unida-de Gestora do Fundo Paraná (UGF), o secretário assinou con-vênios no valor de R$ 518 mil para a readequação dos equi-

pamentos de pesquisa do Cen-tro de Pesquisa em Aquicultura Ambiental (CPAA) e para a ilu-minação, cercamento e pintura do campus.

Também com recursos de mais de R$ 73 mil, da Fundação Araucária de Apoio ao Desen-volvimento Científico e Tecno-lógico do Paraná, o secretário assinou um termo de convênio com a Funiversitária para ins-talação do conjunto de ar condi-cionado para o prédio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus de Toledo.

Segundo o secretário Nil-do Lübke, os investimentos no ensino superior são priorida-des do atual governo do Esta-do e fortalecem o sistema pú-

blico. “Os recursos contribuem para uma melhor qualidade de aprendizado para os jovens que ingressam nas Instituições de Ensino Superior do Paraná”.

De acordo com o diretor-geral do campus de Toledo, José Díl-son Silva de Oliveira, as novas obras e os convênios fazem par-te do plano diretor do campus e possibilitam a adequação estru-tural e modernização da institui-ção. “Tudo isso contribui signifi-cativamente para as atividades da universidade, que são o ensi-no, a pesquisa e a extensão”.

Durante a solenidade, tam-bém foi inaugurado o estacio-namento do campus e entregue uma escritura de área doada pela Prefeitura de Toledo.

Sanovicz apresenta plano de marketing para Foz do Iguaçu

O setor de turismo de Foz do Iguaçu contratou o consultor Edu-ardo Sanovicz para desenvolver uma nova estratégia de marketing a fim de reordenar o planejamen-to e execução das ações do Destino Iguaçu, com o objetivo de aumen-tar o fluxo turístico e rentabilidade da oferta. As lideranças do turismo aprovaram o conceito do novo Pro-grama de Promoção e Marketing e Vendas, que foi apresentado na manhã do dia 18, durante reunião no Mabu Thermas & Resort, porém ainda serão feitas algumas altera-ções de acordo com as necessida-des do município.

Para fazer este ajuste, o consul-tor, através de sua equipe, vai fazer um agendamento com as lideran-ças para conhecer e adaptar a de-manda conforme as possibilidades técnicas e orçamentárias do setor, uma vez que o objetivo é tornar os resultados cada vez mais eficazes. “Vamos dialogar com cada uma das lideranças a fim de afinar o progra-ma, que deverá ficar pronto em janei-ro de 2011 e logo em seguida ser exe-cutado”, informa Eduardo Sanovicz.

A nova estratégia terá quatro ei-xos: o turismo vizinho, que atinge um raio de 150 quilômetros; o de 400 quilômetros; o de mais de 400 km e o exterior. Para cada eixo será ofertado um produto diferente e correspondente a cada perfil; como o público final, o formador de opi-nião e o canal de distribuição, que são os agentes de viagem e os ope-radores de turismo. “Nos baseamos no histórico de quase meio século de turismo existente; nos milhares de profissionais que trabalham na cidade e nos programas que já es-tão em andamento para elaborar o novo plano de marketing”, define o consultor.

O setor de turismo de Foz do Iguaçu teve um crescimento em média de 9,34% ao ano, desde a criação da estratégia de marketing Foz do Iguaçu Destino do Mundo em 2007. Visando alavancar ainda mais a principal economia de Foz do Iguaçu, se faz necessário a re-ordenação das ações, objetivando a qualificação e aumento da oferta nos mercados nacionais e interna-cionais. “O novo planejamento vai permitir a correção do que já existe e melhorar a qualidade das ações. Para isso fomos buscar um dos me-lhores especialistas do setor no Bra-sil”, destaca o presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla.

Para o presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Ca-milo Rorato, o consultor Eduardo Sanovicz poderá dar muitos sub-

sídios e informações para desen-volver e aprimorar o crescimento turístico de Foz do Iguaçu, pois a elaboração do programa está sen-do feita de forma conjunta com o setor publico e privado. “Queremos aperfeiçoar e aprimorar o desenvol-vimento turístico visando um cres-cimento contínuo a médio e longo prazo”, reafirma Rorato.

No entender do secretário Muni-cipal de Turismo, Felipe Gonzalez, a elaboração da nova estratégia e a contratação de Sanovicz, demons-tra o amadurecimento das lideran-ças em verificar que as ações de mercado precisam ser reordena-das para oferecer resultados melho-res e satisfatórios. “Precisamos nos preocupar se o foco dos investimen-tos está correto para que as ações tenham continuidade e os resulta-dos sejam sustentáveis”, comenta Gonzalez.

Análise - A contratação de Edu-ardo Sanovicz se deu a partir da

necessidade de alavancar o cresci-mento do turismo de lazer, negócios e eventos e a permanência média do turista em Foz do Iguaçu. A par-tir de uma analise dos resultados positivos que o setor vinha apresen-tado, depois da implantação da es-tratégia de marketing Foz do Igua-çu Destino do Mundo, as lideranças do setor de turismo definiram que era necessário alçar voos mais al-tos e buscar um profissional que fi-zesse um planejamento envolvendo os mercados nacionais e interna-cionais e focar os investimentos a fim de obter resultados a médio e longo prazo. “O objetivo é qualifi-car e reposicionar melhor o Desti-no Iguaçu no mercado nacional e internacional nos diferentes seto-res, seja o turismo de lazer, negó-cios ou de eventos, já que temos uma grande infraestrutura para contemplar todos os segmentos”, afirma o vice-presidente do Iguas-su CVB, Enio Eidt.

gurada em maio de 2005 pelos empresários Amélio e Suzan Dezem, a cantina familiar com vinhedos próprios ocupa uma

área de mais de 30 alqueires e tem capacidade para envasar até 100 mil garrafas/ano de vi-nhos e espumantes.

Page 11: 72ª edição do Jornal Viver Toledo

[email protected]

LEITURAS DA MADRUGADA“A amizade começa quando, estando juntas, duas pessoas podem permanecer em

silêncio sem se sentirem constrangidas.” (Tyson Gentry)

BRUNO RADUNZ

11Toledo/PR • 26 de novembro a 02 de dezembro de 2010

* Júlia Lóh Radunz

O sonho de muitos, quase sem-pre, está baseado em algo ma-terial, como bens, e dinheiro. Porém, o meu era como o de poucos. Poucos somente com-parados à maioria, pois a mino-ria, nesse caso, equivale a 20 mil pessoas. Entre elas estava eu. E depois de 3 horas, vários sonhos realizados.

Era uma noite de quarta-feira, mais precisamente no dia 13 de outubro, às 21h15. Foi quando ele surgiu. Meus olhos brilharam, minha respiração fi cou difícil e a emoção que já estava a mil au-mentou ainda mais.

Lá estava ele entre todas aque-las luzes que pareciam saltitar sobre o palco. Cabelos pretos ba-gunçados, roupa inteira da mes-ma cor, cinto prata reluzente e seu jeito engraçado e inconfun-dível de andar. Segurava sua gui-tarra, instrumento com o qual ga-nhara sua vida e subira à fama.

Porém, nada disso seria possí-vel sem sua voz, sua linda voz. Su-ave aos ouvidos, mesmo acompa-nhada de solos de guitarra. Doce, mesmo ao falar sobre conspira-ções. Fatal para os que não acre-

ditam em suas palavras, a ponto de fazer os mesmos mudarem de opinião com um simples verso.

Nesse lugar eu percebi o amor por parte de todos. Nos fãs, nos pais que acompanhavam fi lhos, mas principalmente nele, que se preocupava exclusivamente com nós, seus fãs. Lá, gritar era sinô-nimo de alegria; ao mesmo tem-po em que era sinônimo de indig-nação, quando todos cantavam juntos as músicas em que ele e seus dois amigos, Mike e Tre-co-ol, criticavam o que estava erra-do e exigiam mudanças. Canções decoradas, gravadas na mente e no coração. Porém, chorar na-quele local era sinônimo de felici-dade e principalmente, emoção.

Billie Joe Armstrong é seu nome. Pertence ao grupo Green Day; uma banda norte-america-na de Rock n’ Roll. Somente com sua voz e presença, realizou o sonho de mais de 20 mil pesso-as, que queriam ver de perto o homem que através de uma mú-sica consegue impor respeito e criticar, sem medo algum, o que é errado.

* Júlia Lóh Radunz é aluna do Colégio La Salle e fi lha do es-critor Bruno Marcos Radunz.

Coisas da vida...CoragemCom esta palavra defi no o estilo persistente do nosso colega colu-nista do Viver Toledo, Alvir Preisner. Ele realizou na última semana, com sucesso, a XI Edição do Troféu Feras do Esporte, que premiou os destaques de 2010. Sempre é bom lembrar que Alvir foi um dos melhores jogadores de futsal que enfrentei e vi jogar.

MéritoEscrevi na última edição que a Secretaria da Educação havia se mu-dado para outro prédio. Nada mais justo do que valorizar o trabalho desenvolvido pela equipe que foi considerada a segunda melhor em educação no Estado, fi cando somente atrás de Maringá, e na fren-te de Curitiba.

Origem das expressõesBafo de onça – A onça é um animal carnívoro que se lambuza bastante na hora de comer a caça. Por esta razão, fede muito e sua presença é detectada à distância na mata. Assim, as pes-soas que possuem o hálito fétido passaram a ser chamadas de “bafo de onça”.

AllmayerQuem retorna de viagem pela região Sul são os empresários Beto e Gisele Niedermeyer. Sempre antenados com a atualidade dos seus negócios, eles foram conferir as novidades das grandes redes de supermercados, para implementá-las em suas lojas de Toledo e Marechal Cândido Rondon e, na construção da nova loja, em Cas-cavel. Novidades à vista.

De evento recente da Amop, o deputado estadual Duílio Genari com o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) e o empresário Assis Gurgacz

Diretor da CBN/Cascavel, Valdomiro Cantini e o superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, Gilmar Piola

No Prêmio Amop de Jornalismo, Camile Frizon, Armado Manfroi, Angélica Maria, Márcio Pimentel e Fabíola Della Vechia, da equipe do Jornal do Oeste

Mensagem“Cuidado com os seus pensa-mentos,Eles se transformam em pala-vras.Cuidado com suas palavras,Elas se transformam em ações.Cuidado com suas ações,Eles se transformam em hábi-tos.Cuidado com seus hábitos,Eles moldam o seu caráter.Cuidado com seu caráter,Ele controla o seu destino...”

Sperafi coO deputado federal Dilceu Spe-rafi co comemora a assinatura de convênio que repassará re-cursos para a cidade de Ma-rechal Cândido Rondon. Será para a compra de um novo ôni-bus escolar, que irá atender a demanda existente naquele município.

CelularesDados de pesquisa divulga-da pela Anatel recentemen-te, mostram uma realidade im-pressionante. Existem no Brasil 194,4 milhões de aparelhos de celulares para uma população de 193,5 milhões de pessoas, ultrapassando assim a marca de mais de um celular por ha-bitante.

Refl exosAinda sobre a pesquisa, o Bra-sil ocupa o oitavo lugar no ranking mundial, fato este co-memorado, pois com a moda-lidade a economia cresce, a informação prolifera e a segu-rança aumenta.

Jiuliana e Gilberto Minosso com Júnior conferindo os sabores do Restaurante Armazém, em Cascavel

Curtindo a fase de titia coruja, Sissi Martinazzo com o sobrinho Pedro Graeff Martinazzo

O presidente da Sicredi oeste, Círio Kunzler, curtindo uma de atleta em jogo organizado pelas seleções Ouro e Prata

Marilene e Luiz Carlos Ribeiro no Baile de Aniversário do Toledão

Page 12: 72ª edição do Jornal Viver Toledo

12 Toledo/PR • 26 de novembro a 02 de dezembro de 2010

[email protected]

“A esperança não murcha, ela não cansa, também como ela não sucumbe a crença. Vão-se sonhos nas asas da descrença, voltam sonhos nas asas da esperança.” (Augusto dos Anjos)

WANDERLEY GRAEFF

PedroAgradeço pelas manifestações de apreço dos muitos amigos pelo nascimento de Pedro Graeff Martinazzo, fi lho de Beto e Karine. Pedro é o primeiro neto do colunista e de Luciane, assim como dos vovôs Vilson e Luci Martinazzo.Entre as manifestações que recebemos no e-mail, estão as dos amigos que seguem:Ary e Guiomar Moschetta, Jorge Guirado (CATVE), Divonsir “Zico” Cardo-so (Nishi/Toyota), Tales Montovani (Grécia Comunicação), Elvis Lima (Blanco Lima), Daniel Holzbach (Redelux), Ariete Tonelo e Nino Granata (Pizza Itália), Luiz e Marilene Ribeiro (Essencial Modas), Luci Motta (Toletur), Adroaldo Com-panhoni (Inviolável), Alderi Daniel (Inviolável Palmas-TO), Alvir Preisner (Viver To-ledo/Rádio União), Milton Martins, Batista Franco, Tom Martins e Zeni Donassollo (Rádio Guaçu), Márcio Pimentel (Jornal do Oeste), Maristela de Morais (Imprensa/Acit), Vicente Paulo Valério (Colônia), Eliane Cargnelutti Torres e família; Oscar Fran-cisco Monteiro da Silva (Rotary Club Toledo), Eraldo Ferraz e Nésio Luiz Federhen.

40 anosSerá para comemorar os seus 40 anos de fundação que a Coamo promoverá evento nesta sexta (26) em seu entreposto de Toledo.Na programação, cerimonial comemorativo e café da manhã.O convite ao Viver Toledo é assinado pelo gerente Marino Mugnol.

Arco-ÍrisA Arco-Íris Confecções tem as roupas ideais para os homens de bom gosto. A loja tem exclusividade em Toledo para as camisas e perfumes Dudalina, além dos termos APA e Caborneli. São mar-cas de referência em roupas que vestem bem, com estilo e ele-gância, produtos diferenciados que se ajustam ao corpo. A Arco--Íris - A roupa que veste sua vida - está localizada à Rua Barão do Rio Branco, 1565 – fone 3252-0411.

ToledãoO Toledão promoverá coquetel de apresen-tação do novo am-biente do seu salão social e anexos.Será para um gru-po de convidados, segunda-feira, às 20 horas.O Toledão investiu na climatização do salão social e em novas cadeiras es-tofadas, estando aberto à realização de eventos como casamentos e for-maturas.

Maiara Gabriela Dal Bosco, em ensaio assinado por Rodrigo Vipych - styling: Ju Negrisolli; maquiagem: Suelen Johann

Na reinauguração do Super Muffato, Isabel, Darvi e Mateus Bombonatto, Ederson e Kelly Muffato e Reni Muffato

Page 13: 72ª edição do Jornal Viver Toledo

13Toledo/PR • 26 de novembro a 02 de dezembro de 2010

ESPECIAL PREMIO DESTAQUE EMPRESARIALDella Costa mostra o caminho: anunciar a conquista

Para o presidente da Acit, Eduardo Della Costa, o Prê-mio Toledo Destaque Empre-sarial, respaldado pelas enti-dades envolvidas, realmente faz com que o empresário te-nha orgulho de apresentá-lo prêmio após recebê-lo. Ele dá a sugestão de que as empre-sas saibam tirar proveito da conquista, dando ciência aos consumidores através dos meios de comunicação.

Della Costa defende a tese de que tão importante quan-to receber a premiação é o empresário dar ciência da conquista, utilizando a mí-dia. “É nessa hora que a di-retoria das empresas deve ter a sensibilidade de procurar suas agências de publicida-de e buscar os meios de co-municação, pois não podem deixar de divulgar a conquis-ta do Prêmio Toledo Destaque Empresarial, que é uma real conquista da opinião publica. Então, o empresário tem que usar isso para levantar mais ainda sua empresa, pois é um orgulho para a sua empresa e para a cidade. E os meios de co-municação devem se preparar para que as empresas venham expor o prêmio”.

Para o dirigente, “acabou aquela desconfiança que se gerava em outros prêmios

Eduardo Della Costa: “tão importante quanto receber o prêmio é anunciar a conquista”

que vinham de entidades que ninguém conhecia. En-tão, hoje percebemos o orgu-lho das empresas que rece-bem este prêmio e realmente ele acaba sendo um balizador para as empresas percebe-rem com está sua marca den-tro da cidade”.

O presidente da Acit, Edu-ardo Della Costa, enfatiza que as empresas que rece-bem o Prêmio Destaque não são necessariamente as me-lhores ou as que vendem mais. Segundo ele, “a premia-ção é para as empresas mais lembradas pela população na pesquisa e serve como incen-tivo aos empresários. As em-presas que não são citadas podem aproveitar para rever

suas estratégias de ação.”Metodologia científicaConforme o decano do cam-

pus local da PUCPR, Rena-to Tracht, a pesquisa tem ca-ráter científico, do tipo “top of mind”, ou seja, levanta o nome da empresa mais lem-brada, o que vem na mente do entrevistado ao ser ques-tionado. A distribuição dos questionários é estatística, dependendo da densidade demográfica de cada bairro e distritos.

Supermercados Lunitti

Mythus Celular

Nice Tour

Clínica Odontológica Odonto San

Redelux Materiais Elétricos

Page 14: 72ª edição do Jornal Viver Toledo

14 Toledo/PR • 26 de novembro a 02 de dezembro de 2010

ESPECIAL

Page 15: 72ª edição do Jornal Viver Toledo

15Toledo/PR • 26 de novembro a 02 de dezembro de 2010

ESPECIAL

Page 16: 72ª edição do Jornal Viver Toledo

16 Toledo/PR • 26 de novembro a 02 de dezembro de 2010

ESPECIAL

Para prefeito, prêmio é estímulo para ampliação da clientela

O prefeito José Carlos Schiavinato prestigiou a entrega do Prêmio Toledo Destaque Em-presarial 2010. Para o chefe do Executivo, que foi ao evento acom-panhado do vice-prefei-to Lúcio de Marchi, en-fatizou ao Viver Toledo que “como o próprio

nome diz, é um prê-mio onde as empresas obtiveram destaque na economia e que foram lembrados pelos consu-midores de Toledo”.

Na opinião do prefeito, o prêmio se reveste de maior importância ain-da na medida em que ele destaca a participação

empresarial na socieda-de “e isso trás um dina-mismo a mais para os empresários, para cada vez mais buscarem a me-lhoria em seus negócios, ao mesmo tempo focan-do na ampliação da sua clientela”.

Representando o Po-der Legislativo na sole-

nidade, o vereador João Martins enfatizou que “o Prêmio Toledo Destaque Empresarial dá grande satisfação e reveste-se de importância para as empresas contempladas. Pois isso é um mereci-mento do trabalho reali-zado pelos colaboradores da empresa”.

Prefeito Schiavinato

Clínica Veterinária Auqmia

Central Tintas

Panificadora e Confeitaria Central Distribuidora de Bebidas Sol e Mar (lugar RC que está repetido) Rádio Guaçu

Vip SegurosRC Esportes Ótica Cristal

Status Motos Honda Guia Localizar

Camélia FloresCoamo Cooperativa Agroindustrial

Vereador João Martins