pauta da reuniao de 2 de julho de 2013

2
Reunião de 2 de julho de 2013 Pauta Responsável pela elaboração da ata da reunião: Rodrigo da Rocha Leite. Responsável pela organização do lanche: Guilherme Antônio Stempkowski Garibotti. Aplicações das oficinas para/pelos pibidianos: A Arte de Ler Ementa: atividades em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro relacionadas à leitura. Processos interdisciplinares em artes e leitura. Cartografia com palavras. Trabalho com textos de autores brasileiros para a criação de cenas e imagens. Expressões corporais, a partir da leitura literária. Objetivos: oportunizar momentos de leitura, a partir das interlocuções entre as subáreas das artes. Ministrantes: Alexandra C. Moojen, Diewerson Raymundo do Nascimento, Lucas Pacheco Brum, Sophia Dessotti, Patrícia de Sousa Borges, Ranielly Boff Scheffer. Educação Musical: diferentes tempos e espaços Ementa: Concepções sobre educação musical. Música como linguagem e forma de conhecimento, considerando os processos de produção, apreciação e reflexão. Relação entre música, cultura e educação. Objetivos: Ampliar e aprimorar o universo musical tendo em vista um envolvimento direto com música em atividades desenvolvidas em sala de aula e em apresentações musicais diversas. Conhecer o universo musical de uma forma abrangente, através de atividades de envolvimento direto com música e recursos teórico-práticos. Realizar atividades de apreciação, execução e composição musical individual e coletivamente. Ministrantes: Daniele Isabel Ertel, Ranielly Boff Scheffer, Sophia Dessotti. Jogando com Dança e Teatro Ementa: Trabalho com jogos cênicos. Exploração com os elementos do ritmo musical em associação aos conceitos de tempo, espaço, níveis e improvisação. Sensibilização corporal através do “toque e do olhar”.

Upload: pibiduergsmontenegro

Post on 23-Jan-2017

141 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pauta da reuniao de 2 de julho de 2013

Reunião de 2 de julho de 2013

Pauta

Responsável pela elaboração da ata da reunião: Rodrigo da Rocha Leite. Responsável pela organização do lanche: Guilherme Antônio Stempkowski Garibotti. Aplicações das oficinas para/pelos pibidianos:

A Arte de LerEmenta: atividades em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro relacionadas à leitura. Processos interdisciplinares em artes e leitura. Cartografia com palavras. Trabalho com textos de autores brasileiros para a criação de cenas e imagens. Expressões corporais, a partir da leitura literária.Objetivos: oportunizar momentos de leitura, a partir das interlocuções entre as subáreas das artes.Ministrantes: Alexandra C. Moojen, Diewerson Raymundo do Nascimento, Lucas Pacheco Brum, Sophia Dessotti, Patrícia de Sousa Borges, Ranielly Boff Scheffer.

Educação Musical: diferentes tempos e espaçosEmenta: Concepções sobre educação musical. Música como linguagem e forma de conhecimento, considerando os processos de produção, apreciação e reflexão. Relação entre música, cultura e educação.Objetivos: Ampliar e aprimorar o universo musical tendo em vista um envolvimento direto com música em atividades desenvolvidas em sala de aula e em apresentações musicais diversas. Conhecer o universo musical de uma forma abrangente, através de atividades de envolvimento direto com música e recursos teórico-práticos. Realizar atividades de apreciação, execução e composição musical individual e coletivamente.Ministrantes: Daniele Isabel Ertel, Ranielly Boff Scheffer, Sophia Dessotti.

Jogando com Dança e TeatroEmenta: Trabalho com jogos cênicos. Exploração com os elementos do ritmo musical em associação aos conceitos de tempo, espaço, níveis e improvisação. Sensibilização corporal através do “toque e do olhar”.Objetivos: Improvisar com vistas à desinibição. Desenvolver noção de ritmos, tempo, espaço e níveis. Descobrir novas possibilidades de uso do corpo, em se tratando de dança e teatro. Desenvolver a sintonia no trabalho em grupo.Ministrantes: Patrick Aozani Moraes e Thais Backes Klein.

Improvisação para Música e TeatroEmenta: A oficina parte de elementos comuns ao teatro e música como ritmo, escuta e percepção. Jogando com estas possibilidades e propondo a apropriação das vivências por parte dos participantes para que possam improvisar a partir delas, expressando-se livremente.Objetivos: Perceber o corpo e o espaço, explorando novas relações com ambos; Improvisar a partir das relações vivenciadas com os jogos musicais e teatrais.Ministrantes: Mariliane Dessotti e Marlise do Rosário Machado.

Próximos encontros:o 9 de julho : organização do “Seminário Paulo Freire”.o 16 de julho : organização do “Seminário Paulo Freire”.