pauta da reuniao de 23 de abril de 2013

2
Reunião de 23 de abril de 2013 Pauta Responsável pela elaboração da ata da reunião: Lucas Pacheco Brum. Responsável pela organização do lanche: Lucas Pacheco Brum. Espaço destinado à reunião dos grupos de trabalho (pesquisa e/ou atividade extensiva) já organizados dentre os(as) pibidianos(as), com vistas a tratar do andamento e das perspectivas dos projetos já existentes. Partilha das combinações firmadas dentre os grupos. Explicações sobre o Projeto “Seminário Paulo Freire”. Etapas constituintes: o 1ª Etapa: início da constituição de um caderno de campo, contendo as anotações das visitas às escolas do Pibid. Quem já iniciou a constituir um caderno de campo, poderá prosseguir. Que ainda não o criou, poderá criá-lo para a próxima observação, ou seja, a partir desta reunião. Explicações sobre o que seja um “caderno de campo”. Um caderno de campo é uma ferramenta usada por pesquisadores de várias áreas para fazer anotações quando executam trabalhos de campo. É um exemplo clássico de fonte primária. Os cadernos de campo são normalmente os blocos de notas em que os pesquisadores escrevem suas observações. Esta ferramenta de pesquisa é geralmente usada por biólogos, geólogos, geógrafos, paleontólogos, arqueólogos, antropólogos (etnógrafos), etnomusicólogos e sociólogos. Após servirem para a elaboração das pesquisas, os cadernos de campo transformam-se em documentos, geralmente presente nos arquivos pessoais dos acadêmicos e, dependendo do valor histórico de suas obras, podem passar para arquivos públicos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Caderno_de_campo). o 2ª Etapa: leitura do livro de/sobre Paulo Freire, de acordo com o que já foi organizado anteriormente.

Upload: pibiduergsmontenegro

Post on 14-Aug-2015

145 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pauta da reuniao de 23 de abril de 2013

Reunião de 23 de abril de 2013

Pauta

Responsável pela elaboração da ata da reunião: Lucas Pacheco Brum. Responsável pela organização do lanche: Lucas Pacheco Brum. Espaço destinado à reunião dos grupos de trabalho (pesquisa e/ou atividade

extensiva) já organizados dentre os(as) pibidianos(as), com vistas a tratar do andamento e das perspectivas dos projetos já existentes.

Partilha das combinações firmadas dentre os grupos. Explicações sobre o Projeto “Seminário Paulo Freire”. Etapas constituintes:

o 1ª Etapa: início da constituição de um caderno de campo, contendo as

anotações das visitas às escolas do Pibid. Quem já iniciou a constituir um caderno de campo, poderá prosseguir. Que ainda não o criou, poderá criá-lo para a próxima observação, ou seja, a partir desta reunião. Explicações sobre o que seja um “caderno de campo”.

Um caderno de campo é uma ferramenta usada por pesquisadores de várias áreas para fazer anotações quando executam trabalhos de campo. É um exemplo clássico de fonte primária. Os cadernos de campo são normalmente os blocos de notas em que os pesquisadores escrevem suas observações. Esta ferramenta de pesquisa é geralmente usada por biólogos, geólogos, geógrafos, paleontólogos, arqueólogos, antropólogos (etnógrafos), etnomusicólogos e sociólogos. Após servirem para a elaboração das pesquisas, os cadernos de campo transformam-se em documentos, geralmente presente nos arquivos pessoais dos acadêmicos e, dependendo do valor histórico de suas obras, podem passar para arquivos públicos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Caderno_de_campo).

o 2ª Etapa: leitura do livro de/sobre Paulo Freire, de acordo com o que já foi

organizado anteriormente.o 3ª Etapa: Apresentação das ideias principais do texto, organizando um

PowerPoint. Cada trabalho deverá utilizar o modelo do Pibid (que será disponibilizado), sendo a duração de cada apresentação de 10 minutos. Data para realização deste seminário:___/___/2013. Observações: fazer um dia inteiro de Seminário Paulo Freire, convidando as escolas e comunidade em geral para participar, fornecendo certificados, tendo palestrantes, etc. Sugestão de data: 29/06/2013 (?).

o 4ª Etapa: elaboração de um texto, procurando transversalizar as anotações

presentes no caderno de campo com o Seminário Paulo Freire, ou seja, depois da realização das apresentações dos colegas sobre o que foi lido. Este texto deverá ser elaborado de acordo com as regras disponibilizadas no modelo. Data para a entrega do texto: 24/08/2013.

o Talvez, a partir deste seminário, possamos ter um livro ou algo parecido,

contendo os textos produzidos pelos pibidianos, das palestras, etc. Finalização da reunião.