paula Ângelo estÁ a chegar o natal! Época para … · 2 dl de vinho branco 3 gemas de ovos 1...

2
ACES PIN 1 BOLETIM INFORMATIVO DE NUTRIÇÃO Nº 5 - Novembro/2012 Paula Ângelo (Nutricionista URAP) ESTÁ A CHEGAR O NATAL! ÉPOCA PARA FESTEJAR, NO DIA 24 E 25 DE DEZEMBRO. O Natal é uma época muito festejada em Portugal. É bom lembrarmo-nos que são apenas 2 dias de festas, a véspera de Natal no dia 24 e o dia de Natal no dia 25 de Dezembro. Os dias anteriores a estes e os que vêm depois destes, voltam a ser dias normais, onde a alimentação também deverá voltar ao nor- mal. Assim, só devemos comprar e cozinhar comidas tradicionais do Natal, nes- ses dois dias e não começar 1 mês antes e acabar 1 mês depois. Todas as épo- cas festivas são importantes também para o nosso bem-estar, para sairmos da rotina, para nos permitirmos estar descontraídos, para comermos comidas diferentes das habituais e para convivermos com alegria e companheirismo. Nestes dias, junta-se a família, preparam-se as comidas tradicionais do Natal, que variam de região para região ao longo do país e festeja-se esta época com prazer e animação. Todos se sentam à mesa para um longo estar em família. Convém lembrar que durante este estar em família, podemos sempre conversar, rir, contar histórias passadas e falar de assuntos que dêem prazer a todos. Não é preciso estar o tempo todo a comer, aliás, como nos ensinaram em pequeninos, “não se fala com a boca cheia”. Para além disso, é bom que sintamos o nosso corpo e quando virmos que o estômago já está a dar sinal de estar cheio, pouse os talheres e conviva com os outros. Minho e Douro Litoral Bacalhau da Consoa- da Polvo guisado Arroz doce Mexidos do Natal Sopa dourada Bolinhos de Jerimú Rabanadas minhotas Sonhos RECEITAS TRADICIONAIS DE NATAL POR REGIÃO (Fonte: Associação Portuguesa dos Nutricionistas) Trás-os-Montes e Alto Douro Peru assado no forno Migas doces Pudim de Natal Beira Alta Cabrito assado Leite creme Beira Litoral Formigos Cesaren- ses Broinhas de Natal Estremadura Farófias Bolo-Rei Merendeiras do Natal Ribatejo Bolos Podres do Natal Alentejo Peru recheado Azevias Algarve Filhós de Natal Açores Polvo guisado Bolo de Natal Madeira Bolo de mel ATENÇÃO : Mesmo nos dias de festa, as frutas devem estar presentes como uma opção de sobremesa. São pouco calóricas e ajudam a desenjoar . Quanto às bebidas, por ser um dia de festa, as crianças podem beber um sumo ao seu gosto e os adultos que bebam bebidas alcoólicas devem fazê-lo sempre com moderação. Mesmo assim, a água deve estar sempre presente em cima da mesa e deve-se ir bebendo de forma alternada com as outras bebidas. Aproveite para dar uma caminhada depois do almoço do dia de Natal. Ajuda a não continuar a comer e ainda gasta energia.

Upload: ledien

Post on 01-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ACES PIN 1

BOLETIM INFORMATIVO DE NUTRIÇÃO

Nº 5 - Novembro/2012

Paula Ângelo (Nutricionista — URAP)

ESTÁ A CHEGAR O NATAL!

ÉPOCA PARA FESTEJAR, NO DIA 24 E 25 DE DEZEMBRO.

O Natal é uma época muito festejada em Portugal. É bom lembrarmo-nos que são apenas 2 dias de festas, a véspera de Natal no dia 24 e o dia de Natal no dia 25 de Dezembro. Os dias anteriores a estes e os que vêm depois destes, voltam a ser dias normais, onde a alimentação também deverá voltar ao nor-mal. Assim, só devemos comprar e cozinhar comidas tradicionais do Natal, nes-ses dois dias e não começar 1 mês antes e acabar 1 mês depois. Todas as épo-cas festivas são importantes também para o nosso bem-estar, para sairmos da rotina, para nos permitirmos estar descontraídos, para comermos comidas diferentes das habituais e para convivermos com alegria e companheirismo.

Nestes dias, junta-se a família, preparam-se as comidas tradicionais do Natal, que variam de região para região ao longo do país e festeja-se esta época com prazer e animação. Todos se sentam à mesa para um longo estar em família. Convém lembrar que durante este estar em família, podemos sempre conversar, rir, contar histórias passadas e falar de assuntos que dêem prazer a todos. Não é preciso estar o tempo todo a comer, aliás, como nos ensinaram em pequeninos, “não se fala com a boca cheia”. Para além disso, é bom que sintamos o nosso corpo e quando virmos que o estômago já está a dar sinal de estar cheio, pouse os talheres e conviva com os outros.

Minho e Douro Litoral

Bacalhau da Consoa-da

Polvo guisado

Arroz doce

Mexidos do Natal

Sopa dourada

Bolinhos de Jerimú

Rabanadas minhotas

Sonhos

RECEITAS TRADICIONAIS DE NATAL POR REGIÃO (Fonte: Associação Portuguesa dos Nutricionistas)

Trás-os-Montes e Alto Douro

Peru assado no forno

Migas doces

Pudim de Natal

Beira Alta

Cabrito assado

Leite creme

Beira Litoral

Formigos Cesaren-ses

Broinhas de Natal

Estremadura

Farófias

Bolo-Rei

Merendeiras do Natal

Ribatejo

Bolos Podres do Natal

Alentejo

Peru recheado

Azevias Algarve

Filhós de Natal Açores

Polvo guisado

Bolo de Natal

Madeira

Bolo de mel

ATENÇÃO: Mesmo nos dias de festa, as frutas devem estar presentes como uma opção de sobremesa. São pouco calóricas e ajudam a desenjoar . Quanto às bebidas, por ser um dia de festa, as crianças podem beber um sumo ao seu gosto e os adultos que bebam bebidas alcoólicas devem fazê-lo sempre com moderação. Mesmo assim, a água deve estar sempre presente em cima da mesa e deve-se ir bebendo de forma alternada com as outras bebidas. Aproveite para dar uma caminhada depois do almoço do dia de Natal. Ajuda a não continuar a comer e ainda gasta energia.

RECEITAS (Sugestões da Associação Portuguesa dos Nutricionistas)

Cabrito Assado Ingredientes (para 6 pessoas) 2 Kg de cabrito 1 Kg de batatas 8 colheres de sopa de azeite 6 dentes de alho 2 dl de vinho branco 1 colher de sopa de colorau 1 folha de louro Sal q.b. Preparação: Depois de limpo e preparado, barrar o cabrito interior e exterior-mente com uma papa feita com os alhos esmagados, sal grosso, colorau, louro e azeite. O cabrito deverá ficar assim temperado de um dia para o outro ou pelo menos 3 a 4 horas. Colocar então numa assadeira de barro e levar a assar em forno bem quente. Quando o cabrito estiver meio assado, começar a regar com o vinho branco. Acompanhar com batatas: depois de lavadas, cozer as batatas com a pele. A seguir, pelar e alourar ligeiramente num pouco de azeite onde previamente se aqueceu um dente de alho. Juntar ao cabrito quando estiverem douradas. Composição Nutricional (por pessoa) Calorias: 633 Kcal Hidratos de Carbono: 31,7g Proteínas: 72,6g Gorduras: 21,0g

Leite Creme Ingredientes (4 pessoas) 5 dl de leite magro Casca de 1 limão 1 pau de canela 40g de açúcar 3 gemas de ovos 40g de farinha de trigo Preparação: Bater as gemas com o açúcar e a farinha. Quando a mistura estiver bem homogénea e fofa, regar com o leite fervido com a casca de limão e levar a cozer em lume brando até espessar um pouco. Deitar numa travessa, deixar arrefecer. Polvilhar com canela. Composição Nutricional (por pessoa) Calorias: 160,0 Kcal Hidratos de Carbono: 23,5g Proteínas: 7,0g Gorduras: 4,3g

Ingredientes: 1 pão cacete 3dl de leite magro 300g de açúcar 4 ovos 100g de farinha Azeite para untar

Preparação: Misturar o leite e o açúcar. Bater ligeiramente os ovos. Cortar o pão em fatias com cerca de 1,5cm e passar cada fatia de pão no leite e em seguida nos ovos batidos. Barrar uma forma com o azeite e a farinha. Levar ao forno bem quente, pré-aquecido a 280ºC, diminuindo a tempe-ratura para 180ºC, por aproximadamente 20 minutos. Virar as rabana-das na metade do tempo para dourarem dos dois lados.

Calda: 1 dl de água 50g de açúcar 1 pau de canela 1 cálice de Vinho do Porto Sumo de 1 laranja 50g de pinhões

Preparação da Calda: Levar ao lume a ferver a água, o sumo de laranja, o Vinho do Porto e o açúcar. Juntar o pau de canela e deixar ferver durante 15 minutos. Dei-xar arrefecer, juntar os pinhões e regar as rabanadas.

Composição Nutricional (por rabanada) Calorias: 173,6 Kcal Hidratos de Carbono: 54,7g Proteínas: 5,5g

Rabanadas

LEMBRE-SE: não desperdice a comida que sobrar. Transforme-a em

outras refeições mais saudáveis ou congele-a para outras ocasiões. Feliz Natal