passeata em são paulo comemora dia internacional da mulher ... · a pesquisa só foi encerrada...

8
Centrais fazem manifestação pedindo redução da Selic Leia também ABRIL - 2012 - 10.000 exp. Salários são reajustados em Dia Internacional da Mulher Mexeu com você, mexeu com o Siemaco 5 Esportes 6 Cursos 4 Treinamentos 4 Diretores, assessores e funcionários do Siemaco participaram dia 7 de março da manifestação organizada pelas centrais sindicais UGT, Força Sindical, CGTB, CTB e NCST para defender a manutenção da trajetória de queda da taxa básica de juros, a Selic. Página 5 O Dia Internacional da Mulher foi comemorado pela Secretaria da Mulher do Siemaco em dois grandes eventos: dia 8 de março, numa passeata organizada por centenas de entidades, entre partidos políticos, centrais sindicais e organizações não governamentais, e no dia 10 de março, quando reuniu cerca de 300 trabalhadoras na Colônia de Férias Pé na Areia, em Bertioga. Página 7.

Upload: trinhdieu

Post on 16-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Passeata em São Paulo comemora Dia Internacional da Mulher ... · A pesquisa só foi encerrada dois anos depois, em dezembro de 2010, permitindo traçar um amplo perfil da categoria,

Centrais fazem manifestação

pedindo redução da Selic

Leia também

ABRIL - 2012 - 10.000 exp.

Salários são reajustados em

Dia Internacional da Mulher

Mexeu com você, mexeu com o Siemaco 5Esportes 6

Cursos 4Treinamentos 4Diretores, assessores e

funcionários do Siemaco participaram dia 7 de março da manifestação organizada pelas centrais sindicais UGT, Força Sindical, CGTB, CTB e NCST para defender a manutenção da trajetória de queda da taxa básica de juros, a Selic. Página 5

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado pela Secretaria da Mulher do Siemaco em dois grandes eventos: dia 8 de março, numa passeata organizada por centenas de entidades, entre partidos políticos, centrais sindicais e organizações não governamentais, e no dia 10 de março, quando reuniu cerca de 300 trabalhadoras na Colônia de Férias Pé na Areia, em Bertioga. Página 7.

Passeata em São Paulo comemora Dia Internacional da Mulher Uma passeata comemorativa ao Dia Internacional da Mulher reuniu cerca de 2 mil pessoas no região central de São Paulo. Organizada por centenas de entidades, entre partidos políticos, centrais sindicais e organizações não governamentais, a manifestação percorreu ruas próxima à Praça da Sé e contou com a participação do Siemaco e da Secretaria da Mulher Siemaco.

“Estamos aqui para tornar visível que a gente vive ainda uma situação de extrema desigualdade, as mulheres ainda sofrem violência de seus maridos e de seus companheiros. Viemos exigir uma mudança real e concreta na vida das mulheres”, disse Camila Furchi, da Marcha Mundial das Mulheres.

“Falta ainda, por exemplo, a gente ganhar o mesmo salário, falta a gente superar essa ideia de que as mulheres são responsáveis, só elas, pelo trabalho doméstico. Falta a gente tornar realmente intolerável que uma mulher sofra uma violência de seu marido”, acrescentou Camila.

A pouca quantidade de mulheres no legislativo e no executivo também foi um tema criticado pelos participantes da manifestação, que pediram apoio para a eleição de mulheres nas próximas votações. “O que a gente tem que fazer é nas próximas eleições dar o acesso ao poder para as companheiras que vão ser candidatas. Somos a maioria no Censo, mas a minoria no poder”, destacou a cantora, deputada estadual em São Paulo e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Leci Brandão.

De acordo com o Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais, apenas 9,1% das prefeituras são ocupadas por mulheres. Nas câmaras municipais, esse percentual é 12,5%, na Câmara Federal, 8,8%, e no Senado, 14,8%.

Fotos:

Page 2: Passeata em São Paulo comemora Dia Internacional da Mulher ... · A pesquisa só foi encerrada dois anos depois, em dezembro de 2010, permitindo traçar um amplo perfil da categoria,

2

E X P E D I E N T E

w w w. s i e m a c o . c o m . b rs i e m a c o @ s i e m a c o . c o m . b r

Jornalista ResponsávelIsabel D´Amico (MTB 12093)

DesignDayton Nardelli

Tiragem10.000 Exemplares

PresidenteMoacyr Pereira

SupervisãoWagner Antonelli

Tribuna do Asseio SEDE: Alameda Eduardo Prado, 648 – Santa Cecília – CEP: 01218-012 - Tel.: 3821-6444SUB-SEDE: Rua Dr. Carlos Augusto de Campos, 165 - S. Amaro – CEP: 04750-060 - Tel: 5521-9108

Siemaco lança livro com o perfil dos trabalhadores da limpeza

Em 2008, o Siemaco encomendou uma pesquisa ao Dieese – Departamento

Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos para traçar o perfil dos mais de 100 mil trabalhadores responsáveis pela manutenção, asseio, conservação e embelezamento dos espaços por onde circula a população paulistana.

A pesquisa só foi encerrada dois anos depois, em dezembro de 2010, permitindo traçar um amplo perfil da categoria,

revelando quem são nossos trabalhadores, condições de vida, situação salarial e de emprego, além de condições de trabalho. Foram aplicados cerca de três mil questionários e os depoimentos colhidos refletem a percepção dos trabalhadores sobre eles mesmos e também como avaliam o tratamento que recebem nos locais de trabalho e na sociedade.

Ao encomendar a pesquisa ao Dieese, o objetivo do Siemaco foi o de conhecer melhor toda a categoria, permitindo, desta forma, traçar os objetivos a serem perseguidos pela diretoria para atender melhor os trabalhadores do Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes. A partir dos dados obtidos com a pesquisa, o Siemaco e o Dieese elaboraram o livro Perfil dos Trabalhadores em Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo, lançado dia 24 de janeiro de 2012. A obra já é o primeiro fruto resultado da pesquisa, pois visa

mostrar para toda a sociedade quem é este trabalhador que, de maneira quase anônima, exerce uma das principais funções para toda a cidade.

“O Perfil encomendado pelo Siemaco ao Dieese vai gerar uma possibilidade extraordinária de tanto os trabalhadores quanto os empresários do setor corrigirem distorções no relacionamento e a j u d a r á , p r i n c i p a l m e n t e , sensibilizar a opinião pública que se sentirá, tenho certeza, chocada diante do preconceito existente”, afirmou Moacyr Pereira no lançamento do livro. O presidente do Siemaco também enfatizou que o livro é uma sequência natural do movimento Sindicato Cidadão, que teve início com o então presidente do Siemaco, Roberto Santiago, presente ao evento, e hoje deputado federal, presidente da Femaco e vice presidente da UGT e do Siemaco. “Quando comemoramos 50 anos do Siemaco-SP além de um mega evento para reafirmar

a auto-estima da categoria c o n s e g u i m o s c o l o c a r monumentos representando trabalhadores da limpeza urbana e do asseio na Praça marechal Deodoro, em São Paulo, com a ajuda do vereador Gilberto Natalini”, lembrou Moacyr.

O evento de lançamento contou ainda com a presença de Moacyr Pereira, presidente do Siemaco; Roberto Santiago deputado federal, presidente da Femaco e vice-presidente da UGT e do Siemaco; Ricardo Patah, presidente da UGT; Davi Zaia, secretário de Emprego e Trabalho, que no ato representava o governador Geraldo Alckmin; Rui Monteiro, presidente do SEAC-SP; Ariovaldo Caodaglio, presidente do Selur; vereador Gilberto Natalini; Fabiane Santiago, prefeita de Piracaia; Manassés de Oliveira, diretor da Fenascon; e José Silvestre, do Dieese, que fez um relato sobre a pesquisa realizada.

Diap considera estratégica a presença do deputado Roberto Santiago na Comissão do Trabalho da CâmaraO Diap (Departamento

Intersindical de Assessoria Parlamentar), órgão que acompanha a atividade dos parlamentares e a conjuntura política, ressaltou a atuação do deputado Roberto Santiago (PSD/SP) que “faz a diferença”, segundo André Luís dos Santos, assessor do Diap. Ele analisou o contexto para o primeiro semestre na Câmara, do ponto de vista do interesse dos trabalhadores: “A presença do deputado Roberto Santiago (PSD-SP) na Comissão do Trabalho como titular em 2012 será estratégica, aumentando o coro dos sindicalistas presentes nos debates. O ano legislativo é curto por conta das eleições municipais. Na prática, temos

apenas o primeiro semestre para trabalhar em 2012”, disse. “Com a presença dele há mais chances de levar adiante o debate e a votação da estabilidade do dirigente sindical (PL 6708/09) e a aposentadoria especial para servidor na área de risco (PLP 330/2006). É um parlamentar combatente que faz a diferença”.

O deputado Roberto Santiago (PSD-SP) - que atuou como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor em 2011 foi indicado como titular da Comissão do Trabalho para atuar em 2012 na Câmara Federal dia 7 de março. Vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), negociou o polêmico texto do marco legal do Trabalho Terceirizado entre empresários.

O deputado também compõe a Câmara de Desenvolvimento Econômico e Social, um colegiado selecionado pelo presidente Marco Maia para negociar saídas para temas que não encontram consenso na Câmara, de interesse de trabalhadores e empresários como a redução da jornada para 40 horas semanais sem redução salarial, o fim do fator previdenciário e a Convenção 158 pelo fim da demissão imotivada, entre outros. Deputado Roberto Santiago vem se destacando no Congresso pela sua atuação frente aos interesses da classe trabalhadora.

(Fonte: UGT-RS)

Page 3: Passeata em São Paulo comemora Dia Internacional da Mulher ... · A pesquisa só foi encerrada dois anos depois, em dezembro de 2010, permitindo traçar um amplo perfil da categoria,

3

Novos salários já estão valendo

Já estão em vigor os novos valores de salários, benefícios e do PLR (Participação dos Lucros e/ou Resultados). Os salários e o PLR foram reajustados em 15% e a cesta básica, que era de R$ 130,00 passou para R$ 180,00. Veja abaixo a tabela de salários, benefícios e do PLR.

PLR - Participação nos Lucros e/ou ResultadosValor de R$313,37

PISO SALARIAL MÍNIMO

Ajudante de Jardinagem / Serviços Servente de Jardinagem

Capinador de Córregos, Canais, Sistemas de Drenagem e Afins

Operador de Roçadeira / Operador de Microtrator

Operador de Moto Serra

Jardineiro

Tratorista em Manutenção de Áreas Verdes

R$701,96

R$701,96

R$701,96

R$718,81

R$744,07

R$735,73

R$828,74

Cesta Básica / Vale Cesta no Valor de R$180,00ou 26 Vales Refeições de R$6,92

Page 4: Passeata em São Paulo comemora Dia Internacional da Mulher ... · A pesquisa só foi encerrada dois anos depois, em dezembro de 2010, permitindo traçar um amplo perfil da categoria,

4

Material escolar gratuito é no SiemacoVocê é sócio e ainda não retirou o kit de material escolar que o Siemaco

está distribuindo gratuitamente? Não deixe para a última hora, pois eles estão acabando! Os kits estão sendo distribuídos aos sócios que tem dependentes matriculados no Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano – ou no Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano. Ligue para nós e informe-se: 3821-6444.

3106-0095

Treinamentos profissionais 2012Os treinamentos profissionais promovidos pelo Siemaco são abertos para sócios e não sócios e são realizados em nossa sede social e em nossa subsede. Confira a programação:

Últimas vagas para os cursos de informática e inglês

Restam poucas vagas para os cursos de informática e inglês promovidos pelo Siemaco para sócios e não sócios e realizados na Sede e na subsede.

As aulas de informática custam:

R$ 15,00 para sócios e dependentes

R$ 30,00 para não sócios

O curso tem duração de 5 meses, com a opção de duas horas semanais ou 4 horas aos sábados, mas esta opção somente na Sede. Durante o curso, que tem carga horária de 80 horas, o aluno aprende a trabalhar com Windows/Word/Excel/Internet .

Já no curso de Inglês – Projeto rumo a Copa de 2014, realizado em parceria com o Sindiscola (fones 3106-0095 e 3106-0209) é composto por dois níveis:

Básico I - para iniciantes (que não possuem nenhum conhecimento) com duração de 5 meses

Básico II - para alunos iniciantes (que possuem algum conhecimento na língua inglesa) com duração de um ano.

As mensalidades custam:

Básico I - Matrículas e material gratuito para sócios e dependentes - mensalidade R$ 28,00. Para não sócios e familiares - matricula R$ 60,00 - mensalidade R$ 38,00.

Básico II - Matrículas e material gratuito para sócios e dependentes - mensalidade R$ 50,00. Para não sócios e familiares - matricula R$ 60,00 e mensalidade R$ 60,00.

Maiores informações e inscrições, ligue 3821-6444.

A b r i l12/04 - Limpeza Profissional – Sede - 18h – 22h13/04 - Encarregado – Sede - 16h30 – 22h3013/04 - Motivação - Santo Amaro - 18h00 – 22h0019/04 - Encarregado - Santo Amaro - 16h30 – 22h3020/04 - Portaria – Sede - 16h30 – 22h3020/04 - Limpeza Profissional - Santo Amaro - 18h00 – 22h0027/04 - Motivação – Sede - 18h – 22h00M a i o03/05 - Limpeza Hospitalar - Santo Amaro - 18h – 22h10/05 - Limpeza Hospitalar – Sede - 18h – 22h11/05 - Motivação - Santo Amaro - 18h00 – 22h0017/05 - Tratamento de Pisos – Sede - 18h00 – 22h0017/05 - Portaria - Santo Amaro - 16h30 – 22h3018/05 - Copa – Sede - 16h30 – 22h3024/05 - Supervisão – Sede - 18h – 22h0024/05 - Recepção - Santo Amaro - 18h00 – 22h0025/05 - Recepção – Sede - 18h – 22h25/05 - Copa - Santo Amaro - 16h30 – 22h3026/05 - Motivação - Sede/Sábado - 08h – 12h26/05 - Motivação - Sede/Sábado - 14h – 18hJ u n h o 01/06 - Limpeza de Vidros – Sede - 16h30 – 22h3013/06 - Tratamento de Pisos - Santo Amaro - 18h – 22h15/06 - Motivação - Santo Amaro - 18h00 – 22h0016/06 - Encarregado – Sede -08h – 14h20/06 - Tratamento de Pisos – Sede - 18h00 – 22h0022/06 - Motivação – Sede - 18h – 22h22/06 - Portaria - Santo Amaro - 16h30 – 22h3023/06 - Motivação - Sede/Sábado - 08h – 12h23/06 - Motivação - Sede/Sábado - 14h – 18h29/06 - Portaria – Sede - 16h30 – 22h30

Page 5: Passeata em São Paulo comemora Dia Internacional da Mulher ... · A pesquisa só foi encerrada dois anos depois, em dezembro de 2010, permitindo traçar um amplo perfil da categoria,

Casos resolvidosEmpresa: Bureau Servs. Técs. S/C Ltda.Setor: Cemitério IsraelitaApós fiscalização do sindicato, ficou constatado que a empresa não havia efetuado o

pagamento da diferença de R$ 49,20 no valor do Vale Cesta que a partir do mês janeiro 2012 passou de R$ 130,80 para R$ 180,00.

O sindicato também verificou que a Insalubridade estava sendo paga aos trabalhadores com o cálculo sobre o salário mínimo, sendo que o correto, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, é sobre o salário normativo do trabalhador.

Diante as irregularidades, a assessoria do Siemaco entrou em contato com representantes da empresa que efetuaram o pagamento das diferenças aos trabalhadores deixando a situação regularizada.

Empresa: Construtora Banfor Ltda.Setores: Parque Buenos Aires, Trianon, Aclimação e IndependênciaA empresa iniciou a prestação de serviços no mês de Dezembro/2011 efetuando pagamento dos pisos salariais dos trabalhadores com

base no salário mínimo e pagamento de R$ 50,00 a título de Cesta Básica, contrariando a Convenção Coletiva de Trabalho assinada entre o SINDVERDE, sindicato patronal e o SIEMACO, sindicato que representa os trabalhadores.

Após a constatação das irregularidades o SIEMACO solicitou a empresa para que os pisos salariais corretos fossem regularizados de imediato juntamente como as diferenças e alteração no fornecimento do benefício de Cesta Básica com o valor inferior, para Vale Cesta ou Tíquete Refeição de R$ 180,00, que é o valor correto.

Empresa: Plena Terceirização de Servs. Ltda.Setores: Parque Toronto, São Domingos, Felicidade, Vl. Dos Remédios, Piqueri, Rodrigo Gasper, Raul Seixas, Chác. das Flores, Chico Mendes e Sta. Amélia.O benefício de Vale Cesta/Tíquete Refeição já foi pago aos trabalhadores corretamente no mês de fevereiro 2012 juntamente com as

diferenças de R$49,20. Os companheiros estavam recebendo o benefício com o valor inferior de 130,80 sendo que o correto é R$180,00 que passou a vigorar

já em janeiro/2012, a situação só foi resolvida devido a atuação do sindicato que garantiu para que os pagamentos fossem efetuados aos trabalhadores e também o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho por parte da empresa Plena.

MEXEU COM VOCÊ, MEXEU COM O SIEMACO

Representantes de centrais sindicais UGT, Força Sindical, CGTB, CTB e NCST ocuparam dia 7 de março a calçada em frente ao prédio do Banco Central (BC), na Avenida Paulista, em manifestação para defender a manutenção da trajetória de queda da taxa básica de juros, a Selic.

Diretores e assessores do Siemaco também participaram da manifestação, embora para a UGT, mais uma vez o Copom decepcionou, reduzindo a taxa Selic em apenas 0,75 ponto percentual, insuficiente para desestimular a entrada de capital estrangeiro especulativo no Brasil. Segundo

Ricardo Patah, presidente da UGT, “isso preocupa particularmente agora, que os países europeus provocaram

um verdadeiro “tsunami financeiro”, como definiu a presidente Dilma Rousseff. Também preocupa a UGT que nem mesmo essa tímida queda da taxa Selic chegue aos consumidores, que são extorquidos com juro mensal médio de 10,9% ao usar o crédito rotativo de cartões. Por isso, queremos do Governo medidas efetivas que tragam os juros a patamares suportáveis. Os trabalhadores e a sociedade estão pagando a conta graças a timidez do Copom. O crescimento do PIB de 2,7% no ano passado não pode ser atribuído apenas a crise europeia, mas a falta de ação do Copom, que mantendo os juros altos favorece a especulação contra a produção e o consumo”, frisou Patah.

Centrais sindicais fazem manifestação pedindo redução da Selic

5

Page 6: Passeata em São Paulo comemora Dia Internacional da Mulher ... · A pesquisa só foi encerrada dois anos depois, em dezembro de 2010, permitindo traçar um amplo perfil da categoria,

Futebol amistoso

No mês de fevereiro/2012 foi realizado um amistoso de futebol de campo entre o SIEMACO e os companheiros da CONSTRURBAN que prestam serviços no Parque Brigadeiro Faria Lima, o placar final terminou com a vitória do sindicato.

SIEMACO 2 x 0 CONSTRURBAN Valeu Companheiros!!!

Laíssa Sobral, 19, nunca gostou muito de estudar, mas, com a “filosofia” -vivida na pele, como ela diz- de que pobre não é ouvido, decidiu, há dois anos, ter o diploma de curso superior. E hoje cursa gestão ambiental na USP. A vontade de fazer faculdade começou a cutucá-la no 2º ano do ensino médio, em 2009. Ela trabalhava como catadora de material reciclável na cooperativa Granja Julieta (zona sul de São Paulo), da qual sua mãe já era presidente, e, após um incêndio que destruiu o local, se engajou para conseguir um novo espaço. Em meio à luta, conheceu ONGs e fez amigos universitários. E percebeu que, com um diploma, teria mais chance de lutar pela cooperativa. Um dia sua mãe, Mara Lúcia Sobral, 46, foi a uma palestra sobre gestão ambiental e comentou com Laíssa, que se interessou e falou sobre o tema com uma professora de geografia, que lhe passou informações sobre cursos.

Apoio - Foram poucos os incentivos que teve na vida escolar. Ela conta que apenas quatro docentes a estimularam a se interessar pelos estudos. Mas, se tinha pouco incentivo no colégio, na cooperativa tinha dona Josefa, uma das cooperadas. “Ela corria com um pau atrás de mim para me fazer ir para a aula”, lembra. Com nove irmãos sob o mesmo teto -hoje são 12-, Laíssa ia estudar numa praça. Sua mãe

Catadora de material reciclável entra na USPnão terminou o ensino fundamental, mas sempre obrigou os filhos a ler. E a fazer alguma atividade cultural. Sua escolha foi pelo teatro. E assim conheceu um grupo que fazia saraus “na quebrada mesmo”, e viu crescer seu interesse em virar universitária.

Estudou e entrou no curso de gestão ambiental da FMU em 2011. Mas a vida era difícil. Faculdade particular: R$ 515 por mês. Transporte: R$ 250. Renda na cooperativa: R$ 800. Ouviu, então, falar de uma incubadora de cooperativas da USP e resolveu prestar concurso para trabalhar lá. Eram cerca de cem candidatos e só três -incluindo ela entraram.

Via sedex - Laíssa resolveu, em junho, transferir a faculdade para a USP. Sem dinheiro para comprar os livros indicados no edital, recebeu ajuda de uma amiga, que fez campanha num blog. Livros, então, começaram a chegar. “Veio até via Sedex”, lembra. Resultado: ela foi aprovada no curso de gestão ambiental da USP Leste.

Questionada se pensa na trajetória de Graça Foster, presidente da Petrobras que foi catadora quando criança, diz: “Claro. É um exemplo a ser seguido. Mas a minha busca é para que toda a classe oprimida se torne importante”.

(Fonte: Folha de São Paulo/Luisa Alcântara da Silva)

6

Page 7: Passeata em São Paulo comemora Dia Internacional da Mulher ... · A pesquisa só foi encerrada dois anos depois, em dezembro de 2010, permitindo traçar um amplo perfil da categoria,

Passeata em São Paulo comemora Dia Internacional da Mulher Uma passeata comemorativa ao Dia Internacional da Mulher reuniu cerca de 2 mil pessoas no região central de São Paulo. Organizada por centenas de entidades, entre partidos políticos, centrais sindicais e organizações não governamentais, a manifestação percorreu ruas próxima à Praça da Sé e contou com a participação do Siemaco e da Secretaria da Mulher Siemaco.

“Estamos aqui para tornar visível que a gente vive ainda uma situação de extrema desigualdade, as mulheres ainda sofrem violência de seus maridos e de seus companheiros. Viemos exigir uma mudança real e concreta na vida das mulheres”, disse Camila Furchi, da Marcha Mundial das Mulheres.

“Falta ainda, por exemplo, a gente ganhar o mesmo salário, falta a gente superar essa ideia de que as mulheres são responsáveis, só elas, pelo trabalho doméstico. Falta a gente tornar realmente intolerável que uma mulher sofra uma violência de seu marido”, acrescentou Camila.

A pouca quantidade de mulheres no legislativo e no executivo também foi um tema criticado pelos participantes da manifestação, que pediram apoio para a eleição de mulheres nas próximas votações. “O que a gente tem que fazer é nas próximas eleições dar o acesso ao poder para as companheiras que vão ser candidatas. Somos a maioria no Censo, mas a minoria no poder”, destacou a cantora, deputada estadual em São Paulo e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Leci Brandão.

De acordo com o Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais, apenas 9,1% das prefeituras são ocupadas por mulheres. Nas câmaras municipais, esse percentual é 12,5%, na Câmara Federal, 8,8%, e no Senado, 14,8%.

Fotos:

Passeata em São Paulo comemora Dia Internacional da Mulher Uma passeata comemorativa ao Dia Internacional da Mulher reuniu cerca de 2 mil pessoas no região central de São Paulo. Organizada por centenas de entidades, entre partidos políticos, centrais sindicais e organizações não governamentais, a manifestação percorreu ruas próxima à Praça da Sé e contou com a participação do Siemaco e da Secretaria da Mulher Siemaco.

“Estamos aqui para tornar visível que a gente vive ainda uma situação de extrema desigualdade, as mulheres ainda sofrem violência de seus maridos e de seus companheiros. Viemos exigir uma mudança real e concreta na vida das mulheres”, disse Camila Furchi, da Marcha Mundial das Mulheres.

“Falta ainda, por exemplo, a gente ganhar o mesmo salário, falta a gente superar essa ideia de que as mulheres são responsáveis, só elas, pelo trabalho doméstico. Falta a gente tornar realmente intolerável que uma mulher sofra uma violência de seu marido”, acrescentou Camila.

A pouca quantidade de mulheres no legislativo e no executivo também foi um tema criticado pelos participantes da manifestação, que pediram apoio para a eleição de mulheres nas próximas votações. “O que a gente tem que fazer é nas próximas eleições dar o acesso ao poder para as companheiras que vão ser candidatas. Somos a maioria no Censo, mas a minoria no poder”, destacou a cantora, deputada estadual em São Paulo e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Leci Brandão.

De acordo com o Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais, apenas 9,1% das prefeituras são ocupadas por mulheres. Nas câmaras municipais, esse percentual é 12,5%, na Câmara Federal, 8,8%, e no Senado, 14,8%.

Fotos:

Secretaria da Mulher reúne trabalhadoras em BertiogaDia Internacional da Mulher

Como forma de comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Mulher do Siemaco, através da diretora Márcia Adão e das coordenadoras Clotilde Monteiro e Roberta Butolo, promoveu um encontro dia 10 de março na Colônia de Férias Pé na Areia, em Bertioga, reunindo 300 trabalhadoras. Até o sol radiante contribuiu para que o dia fosse todinho de alegria e muita diversão. Durante todo o dia as trabalhadores curtiram muito sol e piscina, massagens e aulas de aeróbica com o professor Rogério Costa. Não faltou ainda um delicioso almoço e o sorteio de prêmios, além da distribuição de brindes, com material didático explicativo sobre a Lei Maria da Penha e a Violência Doméstica, elaborado especialmente para a ocasião.

Passeata em São Paulo reúne mais de 2 mil mulheres

Uma passeata comemorativa ao Dia Internacional da Mulher reuniu cerca de 2 mil pessoas no região central de São Paulo. Organizada por centenas de entidades, entre partidos políticos, centrais sindicais e organizações não governamentais, a manifestação percorreu ruas próxima à Praça da Sé e contou com a participação do Siemaco e da Secretaria da Mulher Siemaco. “Estamos aqui para tornar visível que a gente vive ainda uma situação de extrema desigualdade, as mulheres ainda sofrem violência de seus maridos e de seus companheiros. Viemos exigir uma mudança real e concreta na vida das mulheres”, disse Camila Furchi, da Marcha Mundial das Mulheres. “Falta ainda, por exemplo, a gente ganhar o mesmo salário, falta a gente superar essa ideia de que as mulheres são responsáveis, só elas, pelo trabalho doméstico. Falta a gente tornar realmente intolerável que uma mulher sofra uma violência de seu marido”, acrescentou Camila.

A pouca quantidade de mulheres no legislativo e no executivo também foi um tema criticado pelos participantes da manifestação, que pediram apoio para a eleição de mulheres nas próximas votações. “O que a gente tem que fazer é nas próximas eleições dar o acesso ao poder para as companheiras que vão ser candidatas. Somos a maioria no Censo, mas a minoria no poder”, destacou a cantora, deputada estadual em São Paulo e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Leci Brandão.

De acordo com o Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais, apenas 9,1% das prefeituras são ocupadas por mulheres. Nas câmaras municipais, esse percentual é 12,5%, na Câmara Federal, 8,8%, e no Senado, 14,8%.

7

A Secretaria da Mulher do Siemaco e o Sindicato dos Comerciários, com apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, promoveram dia 23 de março um Júri Simulado para debater a violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha. Realizado no CEU Feitiço da Vila, o Júri Simulado foi aberto para a comunidade que teve a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os direitos das mulheres.

Neste Júri Simulado, atores representaram o réu, a vítima, advogados de defesa e de acusação, testemunhas e o juiz, para julgar o caso de um marido alcoolizado que agride a esposa.

A Lei Maria da Penha, aprovada em 22 de setembro de 2006, alterou o Código Penal Brasileiro, aumentando a punição para os agressores, atribuindo tempo maior de reclusão e facilitando a prisão preventiva de criminosos.

Considerada uma das três melhores leis do mundo pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher, a norma foi batizada em homenagem à biofarmacêutica Maria da Penha Fernandes, que ficou paraplégica após sofrer duas tentativas de assassinato por parte de seu ex-marido.

Júri simulado debate violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha

Page 8: Passeata em São Paulo comemora Dia Internacional da Mulher ... · A pesquisa só foi encerrada dois anos depois, em dezembro de 2010, permitindo traçar um amplo perfil da categoria,

3346-62003826-43193826-6668 5842-7467 3821-64443836-78112742-7163 3821-64442041-0401SANTA TERESA

3106-0095 5531-3351 0800-1717963821-64442961-4084 3326-02382280-2550

VIRTUALAuto Escola

2178-1212

ÓTICA

2071-3466

Filiado a

Na área de educação o SIEMACO-SP oferece o CENTRO DE CONVIVENCIA INFANTIL AIDA VISCONDE para

O associado SIEMACO-SP, conta com a Pousada, Pé na Areia, localizada em Bertioga, completa com Salão de Jogos, Playground, Quadra de Esportes e apenas a 100 metros da praia. - Reservas: 3821-6444

Modernas clínicas, para o associado e seus dependentes. Atendimento Clínico, Laboratorial e Odontológico, de segunda à sexta-feira em quatro unidades: CENTRO, ZONA SUL, ZONA LESTE I, ZONA LESTEII

SEDE : Alameda Eduardo Prado, 648 - Santa Cecília - São Paulo - Cep: 01218-012 - Tel: 11 3821-6444 SUBSEDE : Rua Doutor Carlos Augusto de Campos, 165 - Santo Amaro - São Paulo - Cep: 04750-060 - Tel: 11 5521-9108 w w w. s i e m a c o. c o m . b r

O SIEMACO-SP também possui a Secretaria da Mulher e o Departamento de Saúde e Segurança do

Nossos filiados contam com uma série de serviços, que se estende também aos dependentes, assistência jurídica gratuita, trabalhista e previdenciária e muito mais.