palestra: saúde do idoso dra. raquel da silveira · medicação, efeitos “mágicos”);...

20
Palestra: Saúde do Idoso Palestra: Saúde do Idoso Dra. Raquel da Silveira Dra. Raquel da Silveira Curso: Serviço Social – 5º Semestre – Universidade Unicastelo Curso: Serviço Social – 5º Semestre – Universidade Unicastelo Disciplina: Envelhecimento e Modernidade Disciplina: Envelhecimento e Modernidade 1

Upload: hoanganh

Post on 10-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Palestra: Saúde do IdosoPalestra: Saúde do IdosoDra. Raquel da SilveiraDra. Raquel da Silveira

Curso: Serviço Social – 5º Semestre – Universidade UnicasteloCurso: Serviço Social – 5º Semestre – Universidade UnicasteloDisciplina: Envelhecimento e ModernidadeDisciplina: Envelhecimento e Modernidade

1

Saúde da População Idosa

2

A especialidade responsável pela saúde do idoso é a geriatria que no estudo, na prevenção e o tratamento de doenças e incapacidade nas idades avançadas. O termo deve ser distinto de gerontologia, que é o estudo do envelhecimento em si.

Geriatras são médicos especializados no cuidado com o idoso e têm a sua formação variável em diferentes países, mas geralmente esta passa por uma formação generalista (medicina interna, medicina de família, etc.) e a seguir são treinados nos aspectos específicos da saúde do idoso. Em geral os geriatras têm de passar por um exame de qualificação para a especialização para obter um título ou certificado de especialista.

DR. MARCELO CABRAL ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UMA AVALIAÇÃO MÉDICA SOB DIVERSOS ASPECTOS

Saúde da População Idosa

3

Com o envelhecimento, ocorre uma desordem das funções cognitivas do ser humano e maior vulnerabilidade à doenças como: infecções, doenças cardiovasculares, neoplasias malignas, dentre outras.

Nesta fase da vida é importante focar sempre na prevenção, pois nem sempre o indivíduo irá manifestar sintomas de doença, até o idoso aparentemente saudável requer cuidados, pois as manifestações de doenças nos idosos são: atípicas, sub-clínicas, os sintomas são inespecíficos e geralmente não relatados, o início é insidioso e é muito fácil confundir um diagnóstico.

As principais ocorrências no idoso são (os gigantes da geriatria são: imobilidade, insuficiência cognitiva, iatrogenia, instabilidade e quedas, incontinência, delírio, demência e depressão.

Destaque para outras doenças

4

Quedas As quedas nas pessoas idosas no Brasil têm assumido dimensão de epidemia e apresentado altos custos à saúde pública, o que exige e requer uma atenção do poder público uma atenção especial a prevenção da população idosa.

A cada ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem gastos crescentes com tratamentos de fraturas em pessoas idosas. Em 2009, foram R$ 57,61 milhões com internações (até outubro) e R$ 24,77 milhões com medicamentos para tratamento da osteoporose.

A quantidade de internações aumenta a cada ano e as mulheres são as mais atingidas. Entre as mulheres foram 20.778 mil internações em 2009 e entre eles 10.020 mil (dados até outubro). Por causa da osteoporose, elas ficam mais vulneráveis às fraturas. Os homens caem, mas não fraturam tanto quanto as mulheres.

Objetivos da Geriatria

5

Manutenção da Saúde em idades avançadas

Manutenção da funcionalidade

Prevenção de doenças

Detecção e tratamento precoce

Máximo grau de independência

Cuidado e apoio durante doenças terminais

Tratamentos seguros

Planejamento para Prevenção de Doenças nos Idosos

6

Corrigir os maus hábitos, como: alimentação não balanceada, inatividade física, tabagismo, obesidade, abuso de drogas; Usar medicamentos racionalmente (prescrição consciente, início e término, respeitando à orientação médica, uso x abuso, evitar auto-medicação, efeitos “mágicos”); Equilibrar os ambientes emocionais; Ampliar a rede de suporte social (rede de apoio); Não deixar que o idoso crie expectativas; Rejeitar a fantasia do “rejuvenescimento ou da eterna juventude”; Estimular a prática de atividade física, para o aumento de resistência, força e flexibilidade, bem como unir os benefícios físicos aos sociais; Adequar o ambiente doméstico, diminuindo assim o risco de acidentes como quedas e suas consequências; Educar os cuidadores dos idosos dependentes, bem como reconhecer o seu adoecimento; Estar atento aos sinais de maus tratos e denunciá-los.

As 10 principais doenças nos Idosos

7

1. Infarto, angina e seus amigos 2. AVC – Acidente Vascular Cerebral — doença cerebrovascular3. Diabetes mellitus — Com o envelhecimento da população, espera-se um aumento cada vez maior do número de diabéticos. 4. Enfisema pulmonar e bronquite crônica – causada pelo tabagismo5. Mal de Alzheimer e outras demências — O esquecimento pode ter outras causas além da demência; o mais comum é uma depressão, mas também pode ser uma doença no corpo. 6. Perda de audição - isso não é bem uma doença, é uma condição crônica. Algumas pessoas realmente perdem a audição com a idade.7. Doença cardíaca hipertensiva - uma pressão arterial elevada por anos a fio pode causar uma série de doenças, como: infarto e o AVC, mas o próprio músculo do coração pode adoecer, causando a doença cardíaca hipertensiva. 8. Pneumonia - a vacina contra a gripe (suína ou comum) também previne HN1. 9. Osteoartrose - um tipo comum de reumatismo, diferente da osteoporose10. Catarata - com a idade o cristalino fica cada vez menos transparente – uma intervenção cirúrgica em casos de incômodo.

As principais doenças nas Mulheres

8

1. Depressão - a depressão afeta as mulheres duas vezes mais que os homens

2. Pneumonia - os extremos da vida são mais suscetíveis à pneumonia..

3. AVC (derrame) — O derrame é a causa mais frequente de morte no Brasil, nesta lista o AVC aparece “apenas” em terceiro lugar.

4. Infarto, angina e seus amigos - o infarto agudo do miocárdio (miocárdio é o músculo do coração) é a segunda causa de morte mais frequente no Brasil, mas as mulheres são menos afetadas que os homens, tanto por fatores hormonais quanto por usarem melhor os serviços de saúde.

5. Diarreia6. DPOC7. Diabetes mellitus

As principais doenças nos Homens

9

 1. Violência — Essa “doença” inclui assassinato, tentativa de assassinato e outros tipos de agressão, Estima-se que, no Brasil e região, o álcool seja responsável por 45% da mortalidade por assassinato em homens a partir dos 15 anos de idade, e 15% em crianças. O consumo de drogas ilícitas também tem uma contribuição, mas parece que trabalhar no tráfico é ainda pior.2. Acidentes de trânsito - Estima-se o álcool seja responsável por 60% das mortes por acidentes de trânsito nos homens entre 30 e 44 anos de idade no Brasil e região. Essa proporção ainda é maior de 56% entre os 15 e os 29 anos de idade3. Transtornos relacionados ao uso do álcool4. Doença cardíaca isquêmica — A angina, o infarto e os outros problemas da família aparecem nos homens antes do que nas mulheres, algo como 5 anos mais cedo.5. Depressão6. Pneumonia7. Outros tipos de acidentes: afogamento, queda, envenenamento ou incêndio.8. AVC9. Diarreia

Destaque para outras doenças

10

HIV - AIDs A vida sexual na terceira idade é bastante comum e ativa. 73,1% fez sexo no último ano e apenas 22,3% usaram preservativo na última relação, ao contrário da população de 15 a 24 anos, onde 57,3% usaram na última relação. A Campanha Clube dos Enta, que tem como slogan “Sexo não tem idade. Proteção também não”, trata de assuntos ligados à relação sexual, como o uso do preservativo, além de oferecer dicas para melhorar o sexo depois dos 50.

Com essa vida sexual ativa, cresce incessantemente o numero de idosos com doenças sexualmente transmissíveis, muitos por dificuldade de ereção não utilizam o preservativo, e a autoconfiança, e não preocupação com essas doenças, não realizam os exames em busca das mesmas o que levam a então contaminação do parceiro. Encontramos muitos pacientes com queixas rotineiras das doenças e se negam acreditar que a tenham, muitas vezes dificultando até os corretos tratamentos.

Cuidados Alimentares

11

Alimentação do Idoso

Os idosos deve se preocupar com a alimentação. Cumprindo pelo menos 3 refeições diárias e dois lanches, não devem pular as refeições. Incluir cereais na dieta, já que é próprio da idade o mal funcionamento intestinal, levando à constipações; comer feijão com arroz todos os dias, ou pelo menos 5 vezes por semana, ajuda a prevenção do quadro de anemia, doença comum da terceira idade.

Figura do Cuidador do Idoso

12

Quem é o cuidador? (Segundo o Guia Prático do Cuidador do Governo Federal)

Cuidador é um ser humano de qualidades especiais, expressas pelo forte traço de amor à humanidade, de solidariedade e de doação. A ocupação de cuidador integra a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO sob o código 5162, que define o cuidador como alguém que “cuida a partir dos objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida”. É a pessoa, da família ou da comunidade, que presta cuidados à outra pessoa de qualquer idade, que esteja necessitando de cuidados, com ou sem limitações físicas ou mentais, com ou sem remuneração.

Figura do Cuidador do Idoso

13

Algumas tarefas que fazem parte da rotina do cuidador:• Atuar como elo entre a pessoa cuidada, a família e a equipe de saúde.• Escutar, estar atento e ser solidário com a pessoa cuidada.• Ajudar nos cuidados de higiene.• Estimular e ajudar na alimentação.• Ajudar na locomoção e atividades físicas, tais como: andar, tomar sol e exercícios físicos.• Estimular atividades de lazer e ocupacionais.• Realizar mudanças de posição na cama e na cadeira, e massagens de conforto.• Administrar as medicações, conforme a prescrição e orientação da equipe de saúde.• Comunicar à equipe de saúde sobre mudanças no estado de saúde da pessoa cuidada.• Outras situações que se fizerem necessárias para a Melhoria da qualidade de vida e recuperação da saúde dessa pessoa.

Figura do Cuidador do Idoso

14

Cuidando de quem Cuida:

O ato de cuidar é complexo. O cuidador e a pessoa a ser cuidada podem apresentar sentimentos diversos e contraditórios, tais como: raiva, culpa, medo, angústia, confusão, cansaço, estresse, tristeza, nervosismo, irritação, choro, medo da morte e da invalidez. Por isso precisam ser compreendidos, pois fazem parte da relação do cuidador com a pessoa cuidada. É importante que o cuidador perceba as reações e os sentimentos que afloram, para que possa cuidar da pessoa da melhor maneira possível.

Figura do Cuidador do Idoso

15

Algumas dicas podem ajudar a preservar a saúde e aliviar a tarefa do cuidador:

• O cuidador deve contar com a ajuda de outras pessoas, como a ajuda da família, amigos ou vizinhos, definir dias e horários para cada um assumir parte dos cuidados. Essa parceria permite ao cuidador ter um tempo livre para se cuidar, se distrair e recuperar as energias gastas no ato de cuidar do outro; peça ajuda sempre que algo não estiver bem.

• É fundamental que o cuidador reserve alguns momentos do seu dia para se cuidar, descansar, relaxar e praticar alguma atividade física e de lazer, tais como: caminhar, fazer ginástica, crochê, tricô, pinturas, desenhos, dançar.

O cuidador pode se exercitar e se distrair de diversas maneiras, como por exemplo:

1. Enquanto assiste TV: movimente os dedos das mãos e dos pés, faça massagem nos pés com ajuda das mãos, rolinhos de madeira, bolinhas de borracha ou com os seus pés. 2. Sempre que possível, aprenda uma atividade nova ou aprenda mais sobre algum assunto que lhe interessa.3. Leia, participe de atividades de lazer em seu bairro, faça novos amigos e peça ajuda quando precisar.

Dicas de alguns Serviços aos Idosos

16

São Paulo - São PauloNúcleo de Atenção ao Idoso (NAI)

Oferece cursos e informações gerais para idosos, além de atender denúncias de abandono material, maus tratos e agressões.(11) 3874-6904

Dicas de alguns Serviços aos Idosos

17

Promotoria do IdosoMinistério Público do Estado de São PauloDefende o interesse de pessoas idosas, se desrespeitados seus direitos previstos na Constituição, e fiscaliza estabelecimentos que prestam serviços a idosos.Rua Riachuelo, 115.(11) 3119-9082  / 3119-9083

Dicas de alguns Serviços aos Idosos

18

Delegacia de Proteção ao IdosoRecebe denúncias de maus tratos, ameaças e abandono material, entre outras manifestações de violência.Metrô República - 1º piso.De segunda a sexta-feira, das 9 h às 18 h.(11) 3237-0666  e 3256-3540

Dicas de alguns Serviços aos Idosos

19

Coordenadoria do IdosoRua Líbero Badaró, 119 - 3º andar - Centro - São Paulo/SPTelefone: (11) 3113-9632/ 9640/ 9678

Delegacia de Proteção do Idoso - DECAPEstação República do Metrô – 1º piso – Praça da República - São Paulo/SP Telefone: (11) 3237-0666 - Fax (11) 3256-3540

Federação dos Aposentados do Estado de São PauloRua 24 de Maio, 250 - 11º andar – República – São Paulo/SPTelefone: (11) 3221-6064/ 3362-9393Site: www.federacaodosaposentadossp.com.br

Dicas de alguns Serviços aos Idosos

20

Conselho Estadual de Defesa dos Direitos HumanosSecretaria da Justiça e da Defesa da CidadaniaPátio do Colégio, 148 - 2º andar, sala 24 - Sé - São Paulo/SP Telefone: (11) 3291-2645 - Fax (11) 3105-1693

Conselho Estadual do IdosoSecretaria de Relações InstitucionaisRua Antonio de Godói, 122 - 11º andar - República - São Paulo/SP Telefone: (11) 3222-1229/ Fone/Fax: (11) 3361-4222